sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Ricardo Porém entrou bem



Ricardo Porém, um jovem piloto apoiado pelo "MaisTT", estreou-se hoje na Baja Portalegre e entrou da melhor forma. O jovem que veio à mais mítica prova nacional ao volante de um UMM registou um excelente 2º tempo na Promoção A e o 8º no "Evento Nacional" de Promoção. O Jovem de Leiria estreou-se assim da melhor maneira.

O piloto começou por dizer ao "MaisTT" que "achei o Prólogo bastante exigente, pois estava escorregadio e já muito cavado fruto das passagens dos concorrentes anteriores. Penso que conseguimos um bom resultado mas não entrámos em loucuras pois o objectivo principal é terminar a prova". O piloto não deixou de realçar "a boa prestação do André (navegador) que fez um excelente trabalho".

O jovem leiriense afirma que "o nosso objectivo continua a ser o de terminar a corrida e por isso no dia de amanhã iremos implementar uma toada rápida mas cautelosa."

O dia de amanhã é composto por 2 sectores selectivos com aproximadamente 143Km e 253Km respectivamente.

Lama traz surpresas em Portalegre


Hoje decorreu a primeira etapa da Baja 500 Portalegre "debaixo", como já é costume, de um dia chuvoso. A primeira etapa percorria 6,18 km.

Nos automoveis aconteceu o que ninguem esperava, o russo Boris Gadasin numa Nissan Navara, venceu a SS1 com uma vantagem de 3,7s para um surpreendente 2º lugar de Pedro Gameiro, na 3ª posição vem um não menos surpreendente Ricardo Leal dos Santos que ficou a 4,2s do russo. Na quinta posição ficou o já campeão nacional Filipe Campos, que aproveitou para se divertir ficando assim a 6,6s do líder. Na 5ª posição ficou o piloto checo Miroslav Zapletal, a 6,7s de Gadasin. Seguiu-se o piloto do rav4 João Ramos a 6,9s do piloto russo, em 7º e após uma saída de estrada ficou o francês da equipa Mitsubishi Stephane Peterhansel que estreava "aqui" oficialmente o novo Racing Lancer. Miguel Barbosa estreou também um X3 com um 10º lugar, após ter tido um problema no motor logo na fase inicial da etapa deixando o carro "ir a baixo".


No T2 foi o piloto português Rui Sousa que venceu, ganhando assim um pouco de vantagem para o seu mais directo adversário.

Nos T8 foi Jorge Coutinho que venceu, na frente de Rui Marques.

Ainda nos automoveis, destaque para o estreante Ricardo Porém que na promoção A assinou um exelente 2º lugar, logo atraz do já conhecido piloto "Tucha".

Nas motas foi o já campeão nacional Antonio Maio que assinou o melhor tempo de hoje, na segunda posição ficou Mário Patrão, a 1.72s do líder. No 3º posto ficou o piloto da equipa Bianchi Prata / Vodafone Luís Ferreira a 13.6s do melhor tempo, a apenas 1s da 3ª posição ficou David Megre que deixava a Fausto Mota, na 5ª posição a 3s e a 17.33s do melhor tempo.

Nos quads, foi a vez de João Lopes assinar o melhor tempo, deixando a apenas 0.86s o 2º classificado Luis Engeitado. o 3º foi Oscar Romero, o piloto espanhol, que é o melhor não portugues até ao momento ficou a 3.34s do lider. na 4ª posição ficou João Peraboa a 4.99s de João Lopes. E a fechar o top 5 ficou Valério Gonçalves a 5.95s do primeiro classificado.

No que toca á nova categoria do TT nacional, a categoria QB, foi o piloto Marco Melo que assinou o melhor tempo deixando o piloto da Marinha Grande Bruno Martins a 24s.

Miguel Barbosa infeliz no prólogo em Portalegre


Não foi a estreia competitiva ideal da dupla da Vodafone Liberty Seguros Team, Miguel Barbosa/Luís Ramalho, aos comandos do BMW X3 no prólogo da Baja Portalegre 500. Um arreliador problema mecânico logo nos primeiros metros ditou a perda de tempo, que viria a ser agravada depois por um pião, numa altura em que o piloto procurava recuperar o do prejuízo na fase inicial. O percurso de pouco mais de seis quilómetros nos arredores de Portalegre é já bem conhecido de todos e não fossem os dois percalços e o tri-campeão nacional estaria muito provavelmente no topo da tabela de tempos.
“Logo na partida o motor entrou em modo de segurança. Tive de desligar tudo e arrancar de novo. Depois mais à frente e numa altura que vinha a tentar recuperar o tempo perdido acabei por fazer um pião. Foi pena, mas a parte principal da corrida é amanhã. Naturalmente que o lugar onde estamos não é o que queríamos, mas o facto de não estar pó faz com que não seja tão penalizador”, referiu o piloto.
Quanto ao novo carro, depois do que se passou nem deu para tirar ilações.”Aquele problema na fase inicial tira a concentração e num prólogo tão curto acaba por nem dar para nos apercebermos muito bem de como está o carro. Os testes de quarta-feira deixaram-me satisfeito, pelo que acredito que amanhã iremos estar na luta pela vitória” diz a terminar Miguel Barbosa.
A Baja Portalegre 500 tem amanhã dois Sectores Selectivos. Logo de manhã os pilotos arrancam para 140 quilómetros ao cronómetro, para da parte da tarde terem de enfrentar mais 250 quilómetros contra o relógio.



Resultados do Prólogo:
1º Boris Gadasin/Vladimir Demyanenko – Nissan Frontier, 5m57,4s
2º Pedro Gameiro/Manuel Dominguez – Nissan Navara, 3,7s
3º Ricardo Leal dos Santos/João Luz – BMW X5, a 4,2s

10º Miguel Barbosa/Luís Ramalho – BMW X3, a 13,3s

Press AvMMedia - Miguel Barbosa

Pedro Silva Nunes com prólogo difícil em Portalegre


Pedro Silva Nunes e Paulo Torres não tiveram o arranque esperado, muito por culpa da chuva que caiu nos últimos dias em Portalegre e que deixou o piso do prólogo da Baja 500 Portalegre muito enlameado. O elevado peso do Mitsubishi Pajero, quando comparado com os adversários directos, penalizou o andamento do piloto, que averbou apenas o sétimo tempo entre os concorrentes do Agrupamento T2.

No final deste primeiro dia da derradeira prova do Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, Pedro Silva Nunes considerou que “o resultado não foi o ideal mas foi possível, face às circunstâncias. Por um lado, as condições de aderência foram melhorando à medida que os carros passaram, pois a pista ia ficando mais limpa, por outro tenho um carro que é mais pesado que o dos meus mais directos adversários, o que me penaliza face ao estado lamacento em que se encontrava o piso. E a atestar o que estou a dizer, basta ver que o Termens, um piloto rápido, mas que foi dos primeiros a partir, só me ganhou três segundos”, explicou.


Mas o piloto do Mitsubishi Pajero sabe que a Baja Portalegre é muito especial. “Numa prova como esta, face à extensão do que está para vir, o resultado de hoje não é o mais importante, pois é a partir de amanhã que tudo vai ser decidido. As previsões apontam para que pare a chuva, pelo que acredito que estarei em condições de lutar pela vitória, mas será necessário ter alguma cabeça” disse a terminar.


Amanhã os pilotos terão pela frente 390 quilómetros ao cronómetro, divididos em dois Sectores Selectivo, um de 140 e outro de 250 quilómetros.


Classificação Oficiosa da Classe T2:

1º Rui Sousa/Carlos Silva – Isuzu D-Max 6m47,5s

2º Francisco Esperto/Filipe Palmeiro – Nissan Navara, a 1,0s

3º Edgar Condenso/Nuno Silva – Isuzu D-Max, a 5,3s


Press AvMMedia - Pedro Silva Nunes

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ausência de pó garante maior espectáculo


Tal como a maioria do País, também Portalegre acordou esta manhã com chuva e algum nevoeiro, garantindo desde logo que a ausência de pó nesta edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500 é um dado confirmado. Vamos ter espectáculo!

Um dos grandes cartazes desta edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500 é, sem dúvida, a estreia mundial em competição do Mitsubishi Racing Lancer pelas mãos de Stephane Peterhansel, também ele a fazer a sua estreia em quatro rodas, depois de ter participado em moto, já lá vão 10 anos : «Fizemos largos meses de testes em Marrocos, Espanha e França, com 15.000 quilómetros percorridos. Esse trabalho foi sobretudo desenvolvido em pisos mais ao estilo africano e agora estamos em Portalegre para experimentar um traçado mais técnico, mais parecido com os ralis. O essencial é validar todo o trabalho efectuado para sabermos se estamos na direcção correcta. O novo carro não obriga a uma mudança radical no estilo de condução, antes nos exige um maior desempenho de travagem com o pé esquerdo para mantermos sempre em alta a pressão do turbo. Vai ser uma prova interessante

Outro motivo de interesse será a presença de Miguel Barbosa, na sua estreia aos comandos de um BMW X3 da X Raid, ele que venceu no ano passado em Portalegre, mas com um X5: «Tive ontem o primeiro contacto com o carro, fazendo cerca de 90 quilómetros em Arronches, sobretudo para testar o estado do X3 ex-Nasser Al-Attiyah, que foi totalmente reconstruído. Aproveitámos também para alterar alguns aspectos da suspensão e colocá-la mais a nosso gosto, mudando as molas. Não posso comparar o X3 ao Nissan, pois são carros totalmente diferentes, com centros de gravidade bem distintos, pelo que agora quero adaptar-me o mais depressa possível às suas características

Quem está presente em Portalegre totalmente livre de qualquer pressão é o novo campeão nacional de todo-o-terreno, Filipe Campos: «Foi óptimo ter decidido o título na última prova e agora chegar aqui sem qualquer compromisso. Só tenho pena que não tenha chovido mais para termos um Portalegre à antiga, com muita lama. Espero uma concorrência forte e vamos ver no que vai dar a prova

Agendada para os dias 30 de Outubro a 2 de Novembro, a BP Ultimate Portalegre 500 é válida para a Taça Internacional FIA de Bajas, para o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, Desafio Elf-Mazda, Campeonato de Espanha de Todo-o-Terreno, Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno e Mitsubishi Evo Cup (Espanha). A competição alentejana está ainda aberta às motos e aos quads, embora extra-campeonato, pontuando para o Troféu Honda CRF.

Em termos de percurso, a prova tem uma extensão total de 620 quilómetros, dos quais 517 são percorridos em sectores selectivos. Amanhã terá lugar a primeira etapa, com a realização da super especial, numa distância aproximada de 7 quilómetros, com partida para a primeira moto pelas 09.30 horas e para os automóveis às 13.00 horas, estes com transmissão directa na RTP N.

Press ACP - Baja BP Ultimate Portalegre 500

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Miguel Barbosa já testou o novo BMW X3


Durante o dia de hoje, quarta-feira, Miguel Barbosa esteve nos arredores de Portalegre, para uma sessão de testes com o novo BMW X3, carro que vai estrear este fim-de-semana na prova de encerramento do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Acompanhado desta vez por Luís Ramalho, o tri-campeão nacional fez várias passagens por um troço com cerca de dois quilómetros para ficar a conhecer melhor o carro.

Depois de um primeiro ensaio da parte da manhã ter revelado uma suspensão demasiado dura para os desejos do piloto do Vodafone Liberty Seguros Team, durante a tarde o carro foi ficando cada vez mais ao gosto de Miguel Barbosa. “O ideal teria sido conseguir fazer dois dias de testes, porque normalmente o primeiro, sobretudo num carro construído de raiz como foi este, serve para ver se tudo está a funcionar em pleno e para resolver pequenos percalços que por vezes surgem. Ainda assim, fiz cerca de 70 quilómetros, o que não sendo o ideal acaba por ser já importante para esta corrida”, comentou a partir de agora piloto do BMW X3.

Para a corrida que arranca já depois de amanhã o objectivo é “lutar pela vitória. Acredito que há medida que a prova for decorrendo vou ficando cada vez mais adaptado ao carro, mas penso que seremos competitivos desde o primeiro metro e que estaremos em condições de discutir a vitória, numa prova que já venci por três vezes, que tem um carisma muito próprio e que tem também sempre milhares de espectadores a acompanhar. Vou dar como sempre o meu melhor e espero ter a melhor estreia possível com o carro”, diz a finalizar Miguel Barbosa.

A Baja Portalegre 500 arranca na sexta-feira com um prólogo de sete quilómetros, seguindo-se no sábado dois sectores selectivos, de 140 e 250 quilómetros respectivamente, para terminar no domingo de manhã com mais uma especial de 120.

Press AvMMedia - Miguel Barbosa

Portalegre com 247 Inscritos


A qualidade estava garantida. Agora o mesmo se pode dizer da quantidade. Nada menos do que 247 inscritos na 22.ª edição da BP Ultimate Portalegre 500, uma demonstração cabal da força e projecção que a competição tem no todo-o-terreno nacional.

Numa altura em que a crise se faz sentir aos mais diversos níveis da actividade, com consequências bem evidentes na maioria das grandes competições desportivas motorizadas, o sucesso global desta Baja BP Ultimate Portalegre 500 mesmo antes dela ir para a estrada, com uma lista de inscritos bem preenchida e recheada de grandes nomes nacionais e internacionais, é bem o sinónimo da pujança da prova alentejana.

As contas são simples de fazer:

- Inscritos Auto no Evento FIA 68
- Inscritos Auto no Evento Nacional 27
- Inscritos Motos 90
- Inscritos Quads 62
- TOTAL 247

Compreensível, pois, o sentimento de satisfação de José Megre, presidente da Comissão Organizadora da prova: « É evidente que um interesse destes por parte de Marcas e Pilotos não pode deixar um organizador indiferente. Trata-se, no fundo, de um prémio pelo intenso esforço que temos desenvolvido ao longo de mais de 20 anos em termos de imagem e prestígio da competição e que garante à Portalegre 500 um lugar único no todo-o-terreno nacional

Agendada para os dias 30 de Outubro a 2 de Novembro, a BP Ultimate Portalegre 500 é válida para a Taça Internacional FIA de Bajas, para o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, Campeonato de Espanha de Todo-o-Terreno, Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno e Mitsubishi Evo Cup (Espanha). A competição alentejana está ainda aberta às motos e aos quads, embora extra-campeonato, pontuando para o Troféu Honda CRF.

Em termos de percurso, a prova tem uma extensão total de 620 quilómetros, dos quais 517 são percorridos em sectores selectivos.

Press ACP - Baja BP Ultimate Portalegre 500

“Depois da tempestade, vem a bonança”


A Equipa Permutauto\Trimotor vai estar este fim-de-semana de volta para mais uma prova do CPTT, a 22º Baja BP Ultimate Portalegre 500.
Depois de uma prova onde tudo correu mal, a dupla João Marques\Joaquim Serrão parte para esta prova com a moral em alta e com vontade de ganhar no Desafio Elf Mazda, como o próprio João Marques afirma “…Portalegre é uma Baja que eu sempre gostei, sendo mesmo a minha preferida, e depois de uma profunda revisão á carrinha parto com a moral em alta e com vontade de voltar a casa com o dever cumprido e a vitoria no Desafio.” Esta prova marca também a segunda prova desta dupla e onde Joaquim Serrão afirma que agora o entrosamento será muito melhor que em Castelo Branco “…em Castelo Branco com os problemas todos que tivemos não conseguimos acertar algumas coisas que precisavam de ser corrigidas, depois de os testes realizados depois da prova onde comprovamos que a carrinha estava a 100% e corrigidos alguns pormenores entre mim e o João, partimos para Portalegre com confiança e moral em alta.
O segundo carro da Equipa que ia continuar o seu desenvolvimento nesta prova, devido a problemas familiares do piloto Nuno Marques, não vai poder correr nesta prova.

Press Team Permutauto/Trimotor

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Pedro Silva Nunes quer acabar época a ganhar em Portalegre


Vai terminar este fim-de-semana o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e nada melhor que a Baja Portalegre 500 para colocar ponto final em mais uma temporada. Pedro Silva Nunes parte apostado em vencer entre os concorrentes do Agrupamento T2, sabendo que desta vez para além dos habituais adversários do campeonato, terá também pela frente Rui Sousa, Francesc Termens e Majed Al-Ghamdi, mas o objectivo do piloto do Mitsubishi Pajero é colocar ponto final nos azares, como os dois furos que custaram o triunfo em Castelo Branco.

O andamento demonstrado na capital da Beira Baixa demonstrou que Pedro Silva Nunes estava em condições de vencer e o objectivo agora é igual." Quero ganhar. Sei que vamos ter mais adversários de peso, o que só favorece o espectáculo e valoriza uma possível vitória. É bom termos mais concorrentes de valor e vou dar o meu máximo para os conseguir bater. Vai ser um espectáculo muito interessante para o público, mas vai ser também preciso ter cabeça para gerir uma corrida tão longa, onde as coisas mudam muito rapidamente”, explica.

Portalegre é a rainha das provas de todo-o-terreno em Portugal e Pedro Silva Nunes tem já um bom número de vitórias no evento do ACP. “Ganhei sempre no Troféu Thomaz Mello Breyner. Gosto muito da corrida, que tem algo de especial e sempre muito público a ver. Vou atacar desde o início, sabendo que no prólogo quero estar nos cinco primeiros do T2. Depois vou impor um ritmo rápido, mas com cabeça, porque a corrida é longa. É importante não furar, algo que em Castelo Branco custou a vitória, mas que aqui tem um papel menos decisivo, embora se a prova estiver a ser discutida com diferenças curtas possa fazer a diferença”, acrescenta.

Na corrida de Castelo Branco o Mitsubishi Pajero esteve excelente e o piloto acredita que isso vai suceder de novo. “Depois de termos detectado o problema em Beja, o carro ficou outro. Está fantástico, o que nos dá confiança para atacar”, diz a finalizar.

A Baja Portalegre 500 começa na sexta-feira com uma super-especial de sete quilómetros nos arredores da cidade alentejana. Sábado os pilotos enfrentam dois sectores selectivos, um de 140 quilómetros e outro de 250 da parte da tarde. Domingo uma derradeira tirada com cerca de 120 quilómetros coloca ponto final na prova e no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Press AvMMedia - Pedro Silva Nunes

O regresso do Bowler amarelo


Lino Carapeta quer fazer uma prova descontraída e sem qualquer tipo de pressões. É assim que Lino Carapeta e Rui António vão participar na última prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno de 2008. O Team Tanqueluz/Paredecar e o popular Bowler Wildcat amarelo vão regressar à competição enfrentando as carismáticas pistas de uma prova muito apetecível.

Vou a Portalegre essencialmente para me divertir um pouco. Depois de alguns azares que marcaram a presente temporada, o único objectivo é tentar acabar. Espero que desta vez o Bowler consiga corresponder da melhor forma, até porque foram corrigidos alguns problemas encontrados ao longo da época. Tanto eu como o meu navegador, estamos confiantes que vai ser possível efectuar uma prova descontraída”, declara Lino Carapeta.


Link à notícia completa...

Fonte: www.offroadphoto.com

Mazda Açores TT Team busca 5ª vitória consecutiva


Depois do triunfo obtido no Rali TT Castelo Branco, terceiro consecutivo do piloto e quarto da equipa, Bruno Oliveira, aos comandos da Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team, prepara-se agora para mais uma jornada do Desafio Elf Mazda que no próximo fim de semana terá lugar integrada no programa da Baja BP Ultimate Portalegre 500.

É um facto que participamos em todas as corridas para vencer mas não vamos condicionar a nossa participação numa prova tão mítica como é a de Portalegre apenas preocupados com essa disputa” começou por dizer Bruno Oliveira, que acrescentou: “O nosso objectivo é dar o máximo dentro de limites que nos permitam concluir a prova e tentar alcançar o melhor resultado possível à geral. Desta vez tendo em conta a excelente lista de inscritos da prova terminar no Top 20 já seria muito bom. Para isso temos de começar bem e arrancar para a corrida numa boa posição o que implica aplicarmo-nos a fundo na Super Especial”.

Mais informações sobre a prova e classificações em Agendada para os dias 30 de Outubro a 2 de Novembro e válida também para a Taça Internacional FIA de Bajas, a BP Ultimate Portalegre 500 tem uma extensão total de 620 quilómetros, dos quais 517 são percorridos em sectores selectivos. A prova começa na sexta-feira com a realização da super especial, numa distância de 7 quilómetros. No feriado de 1 de Novembro (sábado), o programa propõe dois sectores selectivos, o primeiro com 140 quilómetros e o segundo com 250. No domingo, dia 2 de Novembro está previsto um sector selectivo de 120 quilómetros.

Classificação Desafio Elf Mazda (após quatro provas):
1º Bruno Oliveira, 30 pontos; 2º António Teixeira, 20; 3º Pedro Costa, 18; 4º Lígia Albuquerque, 10; 5º Manuel Rosa e João Marques, 8; 7º Nuno Marques, 2.


Fonte: Press A2 Comunicação - Mazda Açores TT Team


ARC Sport procura boas classificações


António Mendes/Pedro Lima em Nissan Navara e Fernando André/Luís Gomes em Renault Mégane Proto são os dois concorrentes inscritos pela ARC Sport para disputar a última prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno de 2008. As ambições da equipa de Aguiar da Beira para a carismática prova de Portalegre são legítimas, esperando alcançar posições de destaque.

Esperamos um bom resultado. As bases dos dois carros estão cada vez sólidas, o que nos dá grande confiança para enfrentar uma prova tão exigente como Portalegre. Temos total confiança nos pilotos e sabemos que efectuámos um trabalho minucioso para que a fiabilidade da Nissan e do Renault seja uma certeza”, afirma, com convicção, Pedro Patrocínio, responsável pelo departamento de TT da ARC Sport.


Link à notícia completa...

Fonte: www.offroadphoto.com

Rui Sousa vai lutar pelo Titulo FIA Bajas


O Team ISUZU Portugal volta a participar em provas nacionais, na mítica Baja de Portalegre, com Rui Sousa/Carlos Silva na luta pelo Titulo FIA de Bajas T2. De 30 de Outubro a 2 de Novembro a D-Max do piloto da PROLAMA vai medir forças com os principais candidatos à vitória na prova portuguesa, colocando a fasquia ao mais alto nível, de forma a poder vencer entre os concorrentes da categoria onde militam as viaturas mais próximo dos carros de produção.

Depois de duas expressivas vitórias em Espanha e na Hungria, Rui Sousa chega a Portalegre com um ponto apenas a separá-lo do seu principal adversário, o que significa que tem necessariamente de controlar o piloto Saudita: “…é um enorme prazer voltar a Portalegre, para disputar uma das minhas provas preferidas. Embora tenha como objectivo principal controlar a prova do nosso adversário na Taça FIA de Bajas, quero estar com a máxima concentração para realizar uma corrida sem sobressaltos. Sabemos que a corrida é longa e tem contornos únicos que por vezes ultrapassam tudo o que preparamos; mas acredito num bom resultado final…” começou por referir Rui Sousa.


Link à notícia completa...

Fonte: www.offroadphoto.com

Miguel Farrajota aposta no 5º lugar

Com quatro pódios em sete corridas este ano disputadas, Miguel Farrajota e o seu DePieres Proto “Made in Portugal” são a grande revelação da temporada 2008 de Todo o Terreno. Na Baja BP Ultimate Portalegre, derradeira jornada do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno que se disputa no próximo fim de semana o piloto algarvio do LC-Loulé Concelho Team promete manter o elevado nível até agora apresentado e assegurar o 3º lugar que ocupa na competição.

Terminei todas as corridas disputadas esta temporada e não gostaria que isso não acontecesse em Portalegre. Esse será portanto um grande objectivo mas, com a concorrência a ser ainda mais forte que o que é habitual, vamos tentar dar luta para conquistar um lugar entre os primeiros e porque não tentar chegar a mais um pódio, o quinto de 2008. O Depieres Proto foi todo revisto para esta prova e pela primeira vez esta época substitui-se diverso material, pelo que não há receio de partir por andar forte, que é o que iremos fazer” salienta Miguel Farrajota que será acompanhado, como habitualmente, por Nelson Ramos.

Agendada para os dias 30 de Outubro a 2 de Novembro e válida também para a Taça Internacional FIA de Bajas, a BP Ultimate Portalegre 500 tem uma extensão total de 620 quilómetros, dos quais 517 são percorridos em sectores selectivos. A prova começa na sexta-feira com a realização da super especial, numa distância de 7 quilómetros. No feriado de 1 de Novembro (sábado), o programa propõe dois sectores selectivos, o primeiro com 140 quilómetros e o segundo com 250. No domingo, dia 2 de Novembro está previsto um sector selectivo de 120 quilómetros.

Campeonato Nacional
1º Filipe Campos, 75; 2º Miguel Barbosa, 59 pontos; 3º Miguel Farrajota, 35; 4º Pedro Grancha, 31; 5º Ricardo Leal dos Santos, 26; 6º Helder Oliveira, 20.


Fonte: Press A2 Comunicação - Miguel Farrajota


Pedro Grancha quer lugar no pódio


Pedro Grancha, piloto inscrito pela VR2 Motorsport, disputa no próximo fim de semana a Baja BP Ultimate Portalegre, derradeira jornada do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno. Aos comandos da Nissan Navara Off Road, com que alcançou a segunda posição no recente Rali TT Castelo Branco, logo atrás do novo campeão nacional, o piloto de Cascais aposta em subir de novo ao pódio na emblemática prova do Alto Alentejo.

A Baja de Portalegre é uma das minhas provas favoritas mas onde não tenho tido sorte nos últimos anos. Quero tentar inverter essa situação andando forte e lutando por uma das primeiras posições”, salienta Pedro Grancha que acrescenta: “O objectivo é terminar num dos três lugares de pódio. Ainda não sei como vai estar o tempo mas se as condições meteorológicas se agravarem o resultado pode ser uma grande lotaria. Nesse caso espero superar todas as dificuldades e poder ser um dos premiados”.

Agendada para os dias 30 de Outubro a 2 de Novembro e válida também para a Taça Internacional FIA de Bajas, a BP Ultimate Portalegre 500 tem uma extensão total de 620 quilómetros, dos quais 517 são percorridos em sectores selectivos. A prova começa na sexta-feira com a realização da super especial, numa distância de 7 quilómetros. No feriado de 1 de Novembro (sábado), o programa propõe dois sectores selectivos, o primeiro com 140 quilómetros e o segundo com 250. No domingo, dia 2 de Novembro está previsto um sector selectivo de 120 quilómetros.

Campeonato Nacional
1º Filipe Campos, 75; 2º Miguel Barbosa, 59 pontos; 3º Miguel Farrajota, 35; 4º Pedro Grancha, 31; 5º Ricardo Leal dos Santos, 26; 6º Helder Oliveira, 20.

Fonte: Press A2 Comunicção - Pedro Grancha

Ricardo Porém estreia-se em Portalegre


Ricardo Porém, um jovem de 19 anos vai sentar-se ao volante pela primeira vez numa prova de Todo-o-Terreno na próxima Baja Portalegre 500. O jovem piloto vai conduzir um mítico UMM e é acompanhado por outro jovem, André Carvalho que se estreou na Rali TT FAMO Castelo Branco ao lado de Luís Carvalho.

Ricardo Porém é de Leiria e vai a Portalegre apoiado pelo "MaisTT". O piloto começou por dizer que que "o principal objectivo que tenho para esta prova é acumular experiência e terminar a prova".

Quanto à escolha deste carro e desta prova não foi algo que o piloto tenha feito ao acaso, é "uma questão de gosto e homenagem, pois faz 20 anos que um UMM venceu Portalegre". Quanto à escolha da prova o piloto assume ainda que esta "é a prova mais mediática do Todo-o-Terreno nacional e que tem grande significado para mim, pois há 21 anos o meu pai estreou-se também em Portalegre", concluiu o piloto.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Pedro Gameiro irá estar presente na Baja Portalegre


Pedro Gameiro confirmou a semana passada a sua inscrição na Baja BP Ultimate Portalegre, ao volante da Nissan Navara do Team Motivo. O piloto de Lisboa levará ao seu lado Manolo Navarro, o co-piloto espanhol com quem já disputou o Pax Rally em Setembro.

Gameiro apresentar-se-á na linha de partida, em Portalegre, para a prova de TT que mais e melhores recordações lhe traz: “É verdade que participar na Baja de Portalegre é algo especial. É como ir ao Dakar. Há uma mística em redor desta prova que me estimula muito, porque sinto que todas as pessoas que ali estão gostam mesmo muito do Todo-o-Terreno e acarinham todos os pilotos e todas as equipas, sejam os mais rápidos ou os mais lentos. Creio que não podemos deixar de corresponder a esse espírito, participando e dando o nosso melhor”, afirma o piloto.

Ver a Notícia completa...

Fonte: Offroadphoto.com

Miguel Barbosa estreia novo carro e quer lutar pela vitória


Chega ao fim o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e mais uma vez o fim de festa decorre em Portalegre, palco da mais carismática das provas nacionais da modalidade. Miguel Barbosa, desta vez acompanhado por Luís Ramalho, vai à procura da quarta vitória na jornada do ACP-Sport, num evento em que estreia uma nova máquina, o BMW X3.

Apesar de só na quarta-feira ir experimentar pela primeira vez o novo carro, o piloto do Vodafone Liberty Seguros Team quer discutir o triunfo em Portalegre. “Vou procurar no teste que vamos fazer adaptar-me o mais rápido possível ao carro. É uma nova etapa na minha carreira, que apesar de ter vontade que tivesse começado mais cedo só foi possível concretizar agora. Apesar do desconhecimento que tenho do BMW X3 vou para a prova para procurar vencer, sabendo que é uma corrida muito longa e em que tudo pode acontecer, sobretudo se as condições meteorológicas forem adversas”, começa por dizer o tri-campeão nacional.

Vencedor por três vezes da prova rainha do TT nacional, Miguel Barbosa sabe que a concorrência é forte, mas “vou dar como sempre o meu melhor, à procura do melhor resultado possível, que espero seja a vitória. Sei que vamos ter a concorrência forte da Mitsubishi, mas acredito que posso lutar até ao final. Vai ser importante também fazer o máximo de quilómetros possível com o carro, até para o ficar a conhecer bem em condições de corrida, até a pensar no futuro, mas penso que isso não será um entrave para a luta pelo triunfo”, termina o tri-campeão nacional.

Como é hábito em Portalegre, a prova estende-se por três dias. Na sexta-feira os pilotos percorrem uma super-especial de sete quilómetros nos arredores da cidade alentejana e em tudo idêntica às últimas edições. Sábado logo de manhã os concorrentes arrancam para um Sector Selectivo de 140 quilómetros, para às 11h45 arrancarem para um outro com 250 quilómetros. Domingo, às 9h00, os pilotos que ainda estiverem em prova arrancam para um derradeiro SS de 120 quilómetros.

Press: AvM Media - Miguel Barbosa

Mais um título para decidir em Portalegre


Para acompanhar o título nacional de T2 que ainda está por decidir, Portalegre tem também uma palavra a dizer quanto à decisão da taça FIA de Bajas, que tem em Portugal a sua última prova.

Rui Sousa e Carlos Silva têm como objectivo para esta prova alcamçar o título FIA de Bajas no que diz respeito ao Agrupamento T2, a dupla parte para este último rally com apenas um ponto de desvantagem que o coloca neste momento em segundo lugar, na primeira posição está Majed Al Gamedhi, que nas duas provas anteriores não pontuou mais do que Rui Sousa. O piloto português venceu nas duas, em Espanha e na Hungria. O piloto está assim em boas condições de alcançar o título já que vai jogar em "casa" o que concerteza serve também de motivação para o piloto do Team Isuzu Portugal.

domingo, 26 de outubro de 2008

VW completa com sucesso os testes em Marrocos


Durantes estes , que foram os últimos testes que o prótotipo de todo terreno da Volkswagen, o Race Touareg 2 realizou antes do Dakar, foram percorridos cerca de 2500kms em diferentes tipos de terreno sem qualquer problema. Nesta derradeira sessão de testes, que teve lugar nas próximidades de cidade Marroquina de Erfoud, aproveitou-se para realizar as últimas verificações e afinações de material tendo em vista já o "Dakar", que pela primeira vez terá lugar na Argentina e no Chile , arrancando a 3 de Janeiro de 2009. Os testes foram realizados por apenas um Race Touareg 2 , mas conduzido alternadamente por 3 tripulações compostas por Carlos Sainz/Michel Périn (E/F), Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (ZA/D) e Mark Miller/Ralph Pitchford (USA/ZA), que também realizaram sessões de treino com os mecânicos, que lhes permitiram adquiri conhecimentos para solucionar alguns problemas em plena pista durante o evento que preparam.

Fonte: VW Motorsport

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Baja BP Ultimate Portalegre 500 - Inscritos


Foi hoje divulgada a vasta Lista de Inscritos para Portalegre que conta com 96 automóveis, divididos pelo "Evento FIA" e "Evento nacional", 91 motas e 61 Quads.
O Destaque é obviamente para a estreia do novo Mitsubishi Racing Lancer que será guiado por Stephane Peterhansel. Destaque ainda para o duelo que promete animar a prova, entre Filipe Campos e Miguel Barbosa, agora com máquinas iguais. Estão também por entregar os títulos nacional e da Taça FIA de bajas no Agrupamente T2. Se em Portugal o candidato é Nelson Clemente, na Taça FIA de Bajas o vencedor também pode falar português, é ele Rui Sousa que se mantém na luta e que é um forte candidato ao título. De resto destaque ainda para a presença do vencedor da Taça FIA de Bajas em 2007, Boris Gadasin ao volante da Nissan Navara Overdrive.
No que diz respeito ao "Evento Nacional" são 28 inscritos, um lista bem alargada que não merece ser desprezada, neste "Evento Nacional" os principais candidatos à vitória são Nuno Matos e Jorge Coutinho. Destaque ainda para a presença de 4 míticos UMM entre eles Carlos Barbosa "Tucha", que volta assim aos "velhos tempos" e para Ricardo Porém, um jovem piloto de 19 anos que se estreia na competição aqui em Portalegre e que é apoiado pelo "MaisTT".
Ficam aqui as listas de inscritos e ainda o mapa das zonas espectáculo disponibilizados pela organização:

Lista de Inscritos Auto ( Evento FIA )

Lista de Inscritos Auto ( Evento Nacional )

Lista de Inscritos Moto

Lista de Inscritos Quad


Zonas espectáculo:

Descritivo ZE's
ZE1 a ZE4
ZE5

Filipe Campos para vencer em Portalegre


O já campeão nacional de Todo-o-Terreno vai também deslocar-se a Portalegre para a última prova do ano onde já se espera um grande duelo entre os dois protagonistas desta época, Filipe Campos e Miguel Barbosa, este último que se estreia ao volante de um novo carro em tudo semelhante ao de Campos, um BMW X3 preparado pela X-Raid. Mesmo já sendo campeão Filipe Campos encara a prova como mais um desafio onde o objectivo "é ganhar tal como em todas as provas em que participo. Portalegre é uma prova que varia muito conforme as condições atmosféricas mas é sempre difícil, dura mas com a vantagem de ao longo de todo o percurso haver um mar de público que nos apoia."
Para o campeão "hoje já quase que não se pode gerir uma prova porque se anda a fundo do principio ao fim o que nos obriga a uma maior concentração."
Quanto a prova o piloto do Porto considera que Portalegre "é a prova rainha do TT" e há que dar "os parabéns ao José Megre e sua equipa que ao longo destas 22 edições a mantiveram ao mais alto nível."
Filipe Campos destaca ainda "a estreia do novo carro da Mitsubishi que para a modalidade e para o Publico é muito bom."
O piloto do BMW parte assim confiante para a mais mítica prova do Todo-o-Terreno em Portugal onde espera "guardar" mais uma vitória no seu vasto palmarés como piloto.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Cetelem Interdoces Team joga em casa na última prova do ano


Conquistado que está o campeonato T8 pelo segundo ano consecutivo, a dupla portalegrense Nuno Matos - Jaime Cortes quer vencer o T8 na Baja Portalegre 500 e fechar com chave d’ouro mais uma excelente época no nacional de Todo-o-terreno.

Portalegre recebe entre os dias 30 de Outubro a 2 de Novembro, a Baja BP Ultimate Portalegre 500, a grande festa do todo-o-terreno nacional, que como habitualmente encerra a época da modalidade. A prova conta mais uma vez para o Campeonato de Portugal, Espanha e Taça Internacional Fia de Bajas. Num total de 620 quilómetros, dos quais cerca de 520 em sectores selectivos a disputar no figurino habitual entre 6ª e Domingo, para Quinta-feira estão reservadas as verificações técnicas no parque da NERPOR.

Finalmente está a chegar o mais aguardado fim-de-semana do ano para mim. A Baja Portalegre é para a maioria dos pilotos “A PROVA”, e para mim que sou de Portalegre, que acompanho e vibro com a prova desde criança, tem um significado ainda mais especial, por isso, estou ansioso mas ao mesmo tempo confiante na obtenção de um bom resultado” disse Nuno Matos.

No que ao T8 concerne tudo está já decidido. Os quatro primeiros lugares no campeonato já não poderão sofrer alterações, por isso, espera-se uma prova sem grandes estratégias e onde todas as equipas darão o seu melhor com o intuito de vencer. Sabe-se que a Baja Portalegre é uma prova imprevisível, principalmente com lama, o que já não acontece há dois anos.

Gostava que este ano tivéssemos uma prova com lama, as mais míticas edições da prova foram disputadas nestas condições. Penso que o espectáculo para o público é ainda melhor, e ao mesmo tempo para nós, pilotos, é um desafio extra. No entanto, sejam quais forem as condições, espero ter a sorte do meu lado e poder fazer uma prova sem problemas, se o conseguirmos com certeza que alcançaremos um bom resultado. O objectivo é a vitória no T8, vamos ver se conseguimos fechar a época com quatro vitórias em oito possíveis” assegurou o piloto.

Mais informações em: http://www.bajaportalegre.com

- APRESENTAÇÃO DA EQUIPA À BAJA PORTALEGRE 500 -

Como habitualmente, a Cetelem Interdoces Team e os seus pilotos marcarão presença na apresentação das equipas do Distrito de Portalegre à Baja Portalegre, que acontecerá no próximo dia 25 na Praça da República em Portalegre e para a qual convida, desde já, todos os amantes do TT.

- PASSATEMPO DE FOTOGRAFIA CETELEM INTERDOCES TEAM -

Foi lançado pela Cetelem Interdoces Team e o site www.offroadphoto.com um passatempo de fotografia, que dará a oportunidade aos autores das melhores fotografias da equipa na Baja Portalegre, ganharem “co-drives” onde poderão experimentar as sensações de andar ao lado de Nuno Matos no Nissan Terrano II, bem como ganhar T-shirts da equipa. Mais informações no referido site.

Recordar Portalegre...


Aqui ficam belos momentos da Baja Portalegre 500 nos anos de 1996, 1999 e 2002.
As fotografias são do site www.offroadphoto.com.
Aqui ficam os links:

Baja Sagres 500 Portalegre 1996

Baja Porta da Ravessa 500 Portalegre 1999

Baja Porta da Ravessa 500 Portalegre 2002

Red Line LG Art Cool prepara Dakar


A Red Line Lg Artcool esteve em Marrocos a testar um dos carros, preparado pela equipa, que vai marcar presença no Dakar de 2009, a realizar entre a Argentina e o Chile. A maior estrutura portuguesa de todo o terreno acompanhou o piloto e empresário brasileiro Paulo Pichini, nos treinos em África, no sentido de preparar esta equipa para a participação no maior evento mundial do desporto automóvel.

O piloto brasileiro, que já por diversas vezes participou em provas de todo o terreno com destaque para o internacional Rali dos Sertões, vai agora lançar-se na aventura do Dakar e optou por integrar a Red Line LG Artcool nesta sua primeira experiência da prova que em Janeiro próximo se realiza no continente Sul Americano.

Link à notícia completa...

Fonte: Offroadphoto.com

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Portalegre promete


A última prova da Taça Internacional FIA de Bajas, bem como dos Campeonatos português e espanhol disputa-se, como já é habitual, em Portugal com a realização da mais carismática prova do Todo-o-Terreno nacional.

A Baja BP Ultimate Portalegre 500 deixa bons indicadores para ser mais um grande espectáculo, não só pela estreia do novo Mitsubishi Racing Lancer, que será conduzido por Stephane Peterhansel, como também por estarem ainda vários títulos por decidir. Portalegre 500 irá então consagrar os campeões do agrupamento T2, não só ao nível da Taça FIA de Bajas como também a nível nacional. Rui Sousa está na corrida ao título na Taça FIA de Bajas ao nível do agrupamento T2, ele que está na 2ª posição no campeonato, mas a apenas 1 ponto do líder, que é Majed Al-Ghamedi. O piloto da Isuzu, sendo um grande conhecedor dos terrenos portugueses, tem então todas as condições para vencer. Por cá é Nelson Clemente que está em melhor posição para ser o campeão já que tem 15 pontos de vantagem para o segundo classificado, Edgar Condenso.

Como foi já referido anteriormente, Portalegre serve também de cenário para a grande estreia do novo projecto da Mitsubishi, que se desloca a portugal com o Racing Lancer, o novo carro da marca com motor Diesel.
Também Miguel Barbosa estreará um novo carro, o BMW X3 preparado pela X-Raid que é em tudo semelhante ao do já campeão nacional, Filipe Campos. Antevê-se assim um grande duelo entre aqueles que discutiram o título nacional absoluto em 2008.
Boris Gadasin é outro grande nome que estará presente na Baja, o vencedor da Taça FIA de Bajas em 2007 vem a Portugal aos comandos da habitual Nissan Navara preparada pela Overdrive.
Miguel Farrajota, Ricardo Leal dos Santos, João Ramos e Pedro Grancha são nomes que também não poderão ser esquecidos e que podem fazer bons resultados frente aos grandes nomes internacionais.
Prevê-se assim mais um grande espectáculo organizado pelo Autmóvel Club de Portugal e que vai para a estrada a partir do próximo dia 31 de Outubro.

Aqui fica também o link á Lista dos Principais Inscritos.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Entrevista a Nuno Matos


O “MaisTT” tem vindo a evoluir dia após
dia e estamos plenamente satisfeitos com o nosso trabalho e queremos agradecer a todos os que nos têm apoiado e ajudado. Já ultrapassámos as 1500 visitas e pensamos que estamos no bom caminho para fazer ainda mais e melhor.
Como já tínhamos referido quando este projecto se iniciou, o “MaisTT” “prometeu” começar com entrevistas a alguns pilotos e navegadores. Para isso quem melhor do que Nuno Matos, actual Bi-Campeão Nacional do agrupamento T8, para ser o nosso primeiro “convidado”!?

Nuno Matos é um piloto natural de
Portalegre que se estreou no Todo-o-Terreno em 2003 na Baja de Portalegre e que se tem vindo a destacar no campeonato. Na época passado tornou-se campeão Nacional de T8, feito que repetiu também este ano em Beja. O piloto conduz actualmente um Nissan Terrano II e é habitualmente acompanhado por Jaime Cortes.

O “Mais TT” decid
iu então ir “ao encontro” do piloto:

De onde vem a tua paixão pelo Todo-o-Terreno?
Dizer que sou de Portalegre praticamente responde a essa pergunta. Desde a primeira edição que acompanho a Baja Portalegre 500, na altura ainda criança, depois na adolescência aguardava com ansiedade o fim-de-semana da Baja, inclusivamente faltava às aulas na 6ª feira para ir de bicicleta ver o prólogo. Enfim, desde esses tempos que sonhava um dia poder também eu participar na prova. Existe em Portalegre e nos portalegrenses uma enorme paixão pelo TT, e eu, não fujo à regra.

Qual é o balanço que fazes da tua ca
rreira como piloto?
Comecei em 2003 e, até 2006 apenas disputava a Baja Portalegre. Consegui nesses anos um 17º à Geral vencendo a classe, depois um 1º e um 2º no T8.

Nestes dois últimos anos é que disputei todo o Campeonato e o balanço é o mais positivo possível: dois anos, dois títulos. Desejar mais é impossível.

Soubemos que começaste no “banco do lado d
ireito”. O que é que te fez “saltar” para o volante e qual a sensação?
Sim, é verdade. Entrei no TT na altura como co-piloto do meu irmão Pedro. Disputámos os 3 anos do Troféu Terrano II e, depois de extinto o troféu, apenas participávamos em 2 a 3 provas por ano. Em 2003, o meu irmão, por razões profissionais, não pode estar presente, e foi já bem e cima da hora que soube que ia ter a minha oportunidade. Infelizmente desisti nesse ano, mas o “bichinho” e o prazer de conduzir em competição ficou, desde aí que tudo tenho feito para poder continuar a correr.

Qual das provas no Todo-o-Terreno nacional te dá mais gozo fazer? Porquê?

Por razões óbvias, a Baja Portalegre 500. Em primeiro porque corro “em casa”, mas tenho certeza que esta é também a escolha de muitos outros pilotos. O “Portalegre” é a prova mais antiga, mais carismática, mais imprevisível, mais participada, mais bem organizada, com mais público e com as melhores e mais variadas pistas do Campeonato. Apenas trocaria o primeiro Sector Selectivo pelo Sector Selectivo de Mora do Rali Transibérico para a tornar absolutamente perfeita.

Este ano mudaste para um carro mais evoluído. Quais os aspectos positivos e negativos do novo carro?

Não é fácil encontrar aspectos negativos. A escolha deste Terrano II foi uma decisão muito difícil. No inicio da época vi e testei muitos outros carros, quase todos eles, mais rápidos e
nem por isso mais caros, mas decidi-me pelo Terrano II ex-João Cruz, desenvolvido pela MRacing, porque tinha dado enormes provas de fiabilidade e também porque praticamente todas as soluções técnicas são herdadas de carros do dia-a-dia da Nissan. Sabia que esta era a única forma de poder fazer uma época regular e com um custo relativamente baixo mas, ainda assim, desenvolvemos bastante o carro, principalmente ao nível das suspensões. Hoje tenho a certeza que fiz a melhor opção. Não é o mais rápido carro no T8, mas consegui cumprir o objectivo de vencer provas e ser campeão, com um orçamento que não foi, com toda a certeza, o mais alto de entre todos os que disputaram o campeonato T8 connosco este ano.

Quais os planos para 2009?

Estou já neste momento a trabalhar no projecto para 2009. Decidido que estou a não fazer mais uma época em T8, o objectivo passa por tentar subir mais um degrau e montar um projecto em T2. Estaremos dependentes da vontade dos nossos patrocinadores e dos
apoios que consigamos reunir. Uma época em T2 exige um orçamento muito mais elevado que em T8, mas espero e acredito que o bom trabalho que penso termos feito até aqui, nos trará a possibilidade de viabilizar mais esta etapa.

Qual é o teu carro de sonho no Todo-o-Terreno?
O meu carro de sonho é o carro com que gostava de poder correr no próximo ano: a Isuzu D-Max T2. Mesmo que pudesse, dificilmente escolheria outro carro, pois tenho ainda muito a aprender e ex
periência a ganhar na modalidade e não acho que se devam “queimar” etapas. Por isso, o sonho para já, é esse: poder disputar o campeonato T2 ao volante de uma D-Max.

O Todo-o-Terreno nacional atravessa uma crise. O que achas que está mal? O que mudarias?
A palavra crise é mu
ito usada, não só no TT mas em quase tudo no nosso país.
É verdade que estes não serão os anos de ouro do TT em Portugal, até porque a alteração da fiscalidade sobre os veículos todo-o-terreno trouxe dificuldades à modalidade. Ainda assim, é unânime que continuamos a ter o melhor cam
peonato do mundo. Os portugueses gostam de TT e as nossas provas continuam a “arrastar” muito público e, por isso, não alinho no discurso derrotista que tudo está mal e com tendência a piorar. O país e o mundo atravessam um período mais difícil do qual o TT, obviamente, não consegue escapar ileso, mas acredito que com o empenho de pilotos, clubes organizadores e FPAK continuaremos a melhorar o nosso campeonato e a envolver cada vez mais gente na nossa disciplina.


Queres agradecer a alguém em especial?

Sim, quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a muitas pessoas, porque todas foram determinantes na obtenção deste título. Em primeiro lugar agradecer o a
poio que a minha família e amigos me dispensam, em particular ao meu irmão sem o qual todo este “sonho” jamais se teria tornado realidade. Ao Jaime, meu co-piloto, para além do amigo que sempre foi, é hoje também um elo determinante na obtenção dos nossos resultados. Uma palavra ainda para todos os que connosco disputaram este campeonato: sem a sua réplica, este título não teria o mesmo sabor. Agradeço também a carolice e amizade do João, do Jorge, do Manuel e do Orlando que são os quatro responsáveis mais directos pela “saúde” do nosso Terrano II, e também às pessoas que com maior ou menor visibilidade nos ajudaram ao longo da época - esses saberão que falo para eles. Por último, aos nossos patrocinadores, em especial à Cetelem, Interdoces, Lubripor e Fedima: obrigado pela confiança que depositaram em nós e no nosso projecto, e é por isso, e porque sem essa decisiva ajuda nada disto seria possível, que lhes dedico este título.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Em 2007 a 21ª edição da Baja 500 Portalegre foi assim...


No passado ano a Baja Anta da Serra 500/Portalegre, serviu de cenário para mais uma vitória de Miguel Barbosa desta feita o campeão nacional em título conduzia um BMW X5 preparado pela X-Raid.
Nas motas António Maio em Yamaha YZ 480F foi o vencedor, logo seguido de Mário Patrão.
Nos quads Vitor Santos venceu numa das 4 suzuki´s LTR 450 que ocuparam os 4 primeiros lugares na classificação geral dos quads.
Aqui para ver mais fotos da 21ªedição da Baja 500 Portalegre, capturadas por Manuel Cordeiro.

Fotos por: MaisTT/ Manuel Cordeiro

domingo, 12 de outubro de 2008

"Same Adventure - New Places"


É este o lema que a A.S.O. utiliza para caracterizar o próximo "Dakar" Argentina-Chile que vem substituir as habituais paisagens africanas. A A.S.O. anda a "todo o gás" na preparação da prova e disponibilizou alguns vídeos das extraordinárias paisagens Sul-Americanas. É verdade que as críticas e a curiosidade são muitas, mas as paisagens são realmente encantadoras e prevê-se assim um belíssimo rally com a mesma dureza de sempre. Depois da "desilusão" que foi a anulação do Lisboa-Dakar, a A.S.O. procura organizar uma prova totalmente inovadora mas manter o espírito do Dakar, por isso procuram "seduzir" todos dizendo que a aventura é a mesma em novos lugares. Fiquem com os vídeos dos reconhecimentos e deliciem-se com as fabulosas paisagens por onde o mais duro rally do Mundo vai passar.

Reconhecimentos:


Argentina/Chile:


Entrevistas:

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Buggie SEMOG na Baja Portalegre


Há vários meses a trabalhar neste projecto, a SEMOG conseguiu esta semana que o Buggie 1.100 cc ficasse devidamente homologado e aceita pela FNM para participar em provas desportivas nacionais.
A SEMOG coloca á disposição dos seu clientes mais uma possibilidade de utilização dos Buggies 1.100cc.
Depois possibilidade de utilização do Buggie SEMOG, na via publica no dia-a-dia, em lazer, em passeios todo o terreno, chega agora utilização em provas de competição em todo o terreno.
Após vários testes que tem sido efectuados ao longo dos últimos meses a SEMOG já tem uma versão base para participar em provas de todo-o-terreno.
A SEMOG tem em montagem vários Buggies para clientes que queiram adquirir para participar na 22ª Baja Portalegre 500, ao preço de 10.000,00 euros (IVA incluído).

Para mais informações:
info@semog.com
www.semog.com

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Racing Lancer já apresentado e inscrito


O novo Mitsubishi Racing Lancer, o sucessor de um dos mais vitoriosos automóveis na história do Todo-o-Terreno, o Pajero, já foi apresentado em Paris, no passado dia 2 de Outubro. Nesta apresentação estiveram presentes as 4 duplas que irão pilotar o racing lancer em 2009.

Para além de já estar apresentado o racing lancer tem já a sua estreia marcada, e curiosamente é em Portugal, local onde também o Pajero disse adeus a uma longa e vitoriosa história. Ainda assim o único piloto que o irá pilotar em Portalegre é Stéphane Peterhansel.

Condenso desclassificado, Clemente mais perto do Título


O Rali TT FAMO Castelo Branco poderia também ter arrumado as contas do campeonato T2 a favor de Edgar Condenso. O piloto da Isuzu que era até aqui líder do campeonato poderia ter sido campeão, mas a prova não lhe correu de feição sendo vítima de alguns problemas ao nível da transmissão que o fizeram perder muito tempo. Ainda assim o piloto tinha sido o 5º classificado na categoria T2, mas excesso de tempo no cumprimento do 1º Sector Selectivo deitaram por terra todos os esforços durante a prova. No campeonato é agora Nelson Clemete o líder, ele que foi também o vencedor em Castelo Branco. O piloto do Nissan Pathfinder tem agora uma vantagem de 15 pontos sobre Condenso e está assim a "um passo" do Título.
Fica tudo por decidir em Portalegre.

Nuno Matos foi 4º no T8


Quando liderava a prova entre os T8, problemas com a embraiagem e um furo, obrigaram o piloto a abdicar da luta pela vitória.

O Rali TT Famo que se disputou este fim-de-semana em Castelo Branco, começou bem para a dupla portalegrense, que conquistou o segundo lugar na longa e rapidíssima Super Especial de 6ª-Feira.

Fiquei muito satisfeito com o resultado que alcançámos na Super Especial. Imprimimos um ritmo muito forte para tentar minimizar os prejuízos de um traçado que não era nada favorável ao nosso carro, por isso, o 17º lugar à geral e o 2º lugar entre os T8, foram um prémio que, apesar de não esperado, nos deixou ainda mais confiantes para Sábado” disse o piloto.

Sábado, apostado em atacar desde início, o piloto portalegrense cedo conseguiu a liderança entre os T8. Conquistando uma vantagem de mais de 1 minuto para o segundo classificado logo ao quilómetro 44, mas pouco depois a embraiagem traiu as aspirações da Cetelem Interdoces Team que acabou por terminar o 1º SS em 6º entre os T8.

Depois da conquista do Campeonato, a táctica só podia ser atacar e divertirmo-nos. Foi isso que fizemos, mas infelizmente, quando já liderávamos com uma boa vantagem conquistada em poucos quilómetros, o pedal da embraiagem ficou no fundo, impedindo-nos praticamente de fazer mudanças de caixa. Fiz muitos quilómetros em 3ª o que nos fez perder muito tempo, e para piorar acabámos por furar numa zona de mau piso onde entrei depressa de mais para não deixar “morrer” o motor” afirmou o piloto.

Parcialmente resolvido o problema na assistência, a segunda passagem pelo sector selectivo apenas permitiu minimizar os estragos em termos de classificação, recuperando até ao 4º nos T8 no final da prova.

Os objectivos que tínhamos já estavam comprometidos, mas continuámos num bom ritmo de tarde, poupámos ao máximo a embraiagem que ainda assim voltou a ceder no final, mas divertimo-nos muito e ficámos com a certeza que não fossem os problemas da manhã teríamos ganho. Ganhei este ano o Rali TT Serras do Norte graças a um problema do Fernando Rito, desta vez foi ao contrário, mas as corridas são mesmo assim, parabéns para ele e para o Jorge Coutinho que conquistou já o segundo lugar final no Campeonato T8” disse Nuno Matos.

O Campeonato termina como habitualmente com a grande “festa” do TT Nacional em Portalegre, a realização da 22ª Baja ACP Portalegre 500, que se disputa entre 30 de Outubro a 02 de Novembro.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Prova madrasta para a Equipa Permutauto/ Trimotor


Depois de uma prova em Beja onde tudo correu na perfeição, o Rali TT FAMO Castelo Branco foi madrasta para a dupla João Marques\Joaquim Serrão e Nuno Marques\Rogerio Almeida.
A dupla João Marques\Joaquim Serrão, que partia para esta prova com o objectivo de repetir os resultados na prova anterior, começou logo no prólogo com a transmissão da frente partida, tenda a sua mudança, obrigado a uma penalização de 5 minutos à entrada para o parque fechado.
Para o primeiro sector de sábado, esta dupla partiu decidida a recuperar o tempo perdido, mas aos 30km de prova nova quebra da transmissão da frente levou a que o ritmo baixasse bastante, mas mesmo assim foram 23º neste sector.
No segundo sector, já com outra afinação na suspensão e só com tracção traseira, o ritmo foi o mais elevado possível, tendo inclusive subido de 5º no Desafio Elf/Mazda, para 3º.
Mas ao km 90, a quebra da barra de direcção, deitou definitivamente por terra todo as aspirações a um resultado de relevo nesta prova, como João Marques afirma “… mesmo vindo só com tracção traseira vínhamos com um ritmo muito vivo e já íamos em terceiros das Mazda, mas a barra de direcção partida foi um final triste depois de tanto esforço…”
A dupla Nuno Marques\Rogerio Almeida, que partia com o objectivo de continuar a desenvolver a sua Mazda Proto BT-50, também teve problemas desde o inicio da prova, vindo a desistir já no segundo sector com problemas de sobreaquecimento no motor.
O Campeonato de Portugal de Todo o Terreno encerra com a Baja Portalegre 500 que terá lugar de 30 de Outubro a 2 de Novembro.