quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

301 - Carlos Sainz

.





.
Carlos Sainz e Michel Périn são a principal formação da Volkswagen para este Dakar. A Dupla vem ao Dakar mais uma vez num Race Touareg 2 e são a equipa número 301. Sainz estreou-se no Dakar em 2006.
.
Carlos Sainz nasceu em Madrid no dia 12 de Abril de 1962, em Madrid. Actualmente o piloto reside na sua cidade natal, é casado e pai de 3 filhas. O piloto é piloto professional, mas tem como hobbies a práctica de futebol, squash, ténis e motocros. Como todos sabem, Sainz estreou-se no automobilismo através dos ralis, onde foi 2 vezes campeão espanhol e também venceu o campeonato do Mundo por 2 vezes (1990 e 1992). O piloto juntou-se à equipa Volkswagen de Todo-o-Terreno em 2005, para fazer o Dakar em 2006, quando se estreou e foi 11º à geral. Em 2007 venceu o Rally Transibérico, que foi a sua primeira vitória no TT, e venceu a Taça do Mundo de TT. Em 2008 participou no "Dakar Series" que conseguiu vencer e também por isso também se assume como um dos principais candidatos à vitória.
.
Para este Dakar de 2009, Sainz tem como objectivo a vitória e é considerado um dos principais candidatos à vitória e por isso. O piloto vem mais uma vez acompanhado por Michel Périn e tem tudo para fazer um bom resultado.
.
.
Pontos Altos da Carreira no TT:
.
2005
- Em Junho juntou-se à equipa oficial da Volkswaen
2006
- 11º à geral no Dakar
- Participou no Rally da Tunísia
- Participou no Rally de Marrocos
2007
- 9º à geral no Dakar
- 1º à geral no Rally Transibérico
- 2º à geral no Rally de Marrocos
- 2º à geral no "UAE Desert Challenge"
2008
- 1º à geral no Rally da Europa Central
- 2º à geral no PAX Rally

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O sistema "Iritrack"


Combater a insegurança com satélites e Internet: Quando os quatro Volkswagen Race Touareg iniciarem o Rally Dakar pela Argentina e Chile, no Sábado (3 de Janeiro), que é composto por mais de 9500 quilómetros ao longo do deserto até 18 janeiro, no entanto, os fãs podem acompanhar toda a acção no conforto das suas próprias casas. Graças ao sistema Iritrack podem acompanhar o andamento de cada veículo ao vivo num simples clique do rato. Como resultado, não só para os fãs, mas também para a equipa de gestão da corrida, no bivouac mais próximo, que é informada sobre a posição, o tempo perdido e as diferenças de tempo entre os vários concorrentes durante as etapas ultra-longas. Os dias de completa incerteza, até ao momento em que os participantes chegam ao bivouac, estão acabados com o Iritrack.

O Iritrack é um sistema de posicionamento por satélite feito para o Rally Dakar que pode determinar a posição e velocidade, em qualquer momento de cada um dos 530 participantes. O componente principal é um pequeno transponder distribuídos pelos organizadores do rali, da A.S.O., e instalados em cada veículo.

A Volkswagen mais uma vez, fornece a todos os fãs o serviço Iritrack: O sinal pode ser seguido ao vivo através do portal na Internet: http://www.volkswagen-motorsport.com/. O sistema fornece os tempos intermédios, bem como as respectivas posições. Desta forma, os utilizadores podem ver exactamente onde os quatro Race Touareg de Carlos Sainz / Michel Perin (E / F), Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz (ZA / D), Mark Miller / Ralph Pitchford (E.U.A. / ZA) e Dieter Depping / Timo Gottschalk (D / D) estão, em determinado momento. Além disso, os fãs Automobilismo também podem encontrar os resumos diários, fotografias, ficheiros de áudio e vídeos da América do Sul no site da Volkswagen.

Volkswagen Motorsport

302 - Nasser Al Attiyah

.





.
Nasser Al Attiyah e "Tina" Thörner são a equipa 302 neste Dakar e os principais candidatos à vitória no lado da BMW. Al Attyah fez o seu primeiro Dakar em 2006 acompanhado por Alain Guehennec.
.
Nasser Al Attiyah nasceu no dia 21 de Dezembro de 1970 em Doha, no Qatar. Actualmente o piloto reside na sua cidade natal e é solteiro. Al Attiyah iniciou a sua carreira nos ralis, no campeonato de ralis do Médio Oriente, que já venceu por 4 vezes (2003, 2004, 2005 e 2006), contudo o ponto alto da sua carreira nos ralis localizou-se no ano de 2006, altura em que foi campeão Mundial de Produção, ao volante de um Subaru. Em 2005 estreou-se no Todo-o-Terreno ao realizar a Baja do Qatar ao volante de um BMW X5, preparado pela X-Raid, onde venceu logo na sua prova de estreia. Em 2006 fez a sua estreia no Dakar, ao volante de um X3 CC, mas não conseguiu terminar. Ainda em 2006 foi 5º no "UAE Desert Challenge" e voltou ao Dakar em 2007 onde foi o 6º classificado à geral. O piloto fez este ano um programa de competições que incluía o Campeonato Mundial de Ralis e também a Taça FIA de Bajas e a Taça do Mundo de TT, contudo o piloto acabou por ser mais bem sucedido no TT ao vencer a Taça FIA de Bajas de Todo-o-Terreno, bem com a Taça do Mundo de TT. Assim o piloto foi rapidamente reconhecido pelos adeptos do TT como sendo rápido e muito espectacular e é obviamente considerado um forte candidato a vencer o Dakar de 2009.

Para este Dakar os objectivos do piloto são claros, pretende lutar pela vitória e dar assim o primeiro título à BMW nesta prova. O BMW X3 tem tido várias evoluções e é sem dúvida um carro candidato a vencer acrescentando o facto da rapidez do piloto e da experiência da equipa. Estão assim juntos todos os "ingredientes" necessários para um bom resultado na América do Sul.

Pontos Altos da Carreira no TT:
2005
- 1º à geral na Baja do Qatar
2006
- Participou no Dakar (estreia)
- 5º à geral no "UAE Desert Challenge"
2007
- 6º à geral no Dakar
2008
- 1º à geral na "Saudi Arabia Hail Baja"
- 1º à geral na Baja de Itália
- 2º à geral no Rali Transibérico
- 1º à geral na Baja de Aragón
- 1º à geral na Baja da Hungria
- 5º à geral no PAX Rally
- 1º à geral no "UAE Desert Challenge"

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Ricardo Leal dos Santos de partida para a Argentina


Quando faltam escassos cinco dias para o arranque do Rali Dakar Argentina Chile, Ricardo Leal dos Santos deixou hoje Portugal, rumo a Buenos Aires, onde o BMW X5 do Pioneer Desert Team Delta Q o aguarda para serem feitos os procedimentos técnicos finais, antes do início da grande maratona de todo o terreno.

O café de despedida foi tomado no Espaço Delta Q, situado no Atrium Saldanha, cuja inauguração teve lugar em Novembro, com o piloto a mostrar-se extremamente confiante e não escondendo as suas ambições desportivas: “A minha aposta passa em primeiro lugar por ser a melhor equipa nacional, mas acredito que posso também lutar com as melhores formações privadas 4x4 e a minha meta é terminar no pódio reservado a esta classificação”, afirmou Ricardo Leal dos Santos para quem a opção sul americana, tomada pela organização do Dakar, após a anulação da prova que deveria ter partido de Portugal em Janeiro de 2008, é uma excelente decisão:“Já disputei uma prova na Argentina, em 2004, o “Por Las Pampas Rally”, na altura uma da etapas da Taça do Mundo, competição que venci na categoria dos Quad e confesso que fiquei fascinado. Acho que este Dakar vai ser o melhor de sempre. Estou certo de que vai haver um regresso ao espírito do Dakar. Para além disso as pistas são muito variadas e são todas magníficas para competição em todo o terreno. As paisagens são lindíssimas e as pessoas são de uma enorme simpatia.”


Um desafio para concretizar


Chegar a Buenos Aires, na companhia de toda a estrutura da Padock Competições, é o grande desafio a que Martine Pereira e José Marques se propõem para esta edição do Dakar Argentina-Chile. O piloto do PTCC terá a sua primeira grande prova de "fogo" no todo-o-terreno, depois da bem conseguida estreia nas 24 Horas de Fronteira: "Será de facto o meu grande baptismo, e logo pela mais longa e dura prova de TT do mundo. O gosto pela aventura, e a realização de um sonho em participar no Dakar, levou-me a aceitar este desafio que o Adélio me propôs. O desafio de participar numa das competições mais duras do mundo, conhecer um novo continente, novos desertos, novas gentes e belas paisagens" começou por revelar o piloto de Famalicão que leva consigo a ambição de terminar esta longa etapa que se estende a mais de nove mil quilómetros, entre competição e ligações.





Entrevista a Alex Doringer - Manager da Equipa oficial da KTM


O Dakar 2009 representa novos desafios para as equipas. Qual a diferença na preparação para a corrida na América do Sul em relação à corrida africana?
No total, eu diria que a preparação é mais menos semelhante. A maior diferença pode ser o horário! Com o Dakar a ser este ano realizado na América do Sul, temos de enviar todo o material a aproximadamente um mês antes da corrida começar. O primeiro passo foi o de reunir todos os veículos em Le Havre.

Este é um território novo para todos os pilotos. Será que isto pode significar que não existe realmente um favorito à vitória para o Dakar 2009?
A maior parte dos pilotos já competiu na América do Sul. Os favoritios continuam a ser os mesmos que eram há um ano atrás!
.
Quem são os pilotos de fábrica da KTM e espera que os pilotos Marc Coma e Cyril Despres estarão entre os favoritos este ano?
Temos Cyril Despres, Marc Coma, Jordi Viladoms e Alain Duclot na equipa. Muitas coisas são necessárias para ganhar uma corrida e estas não são fáceis de calcular. Eu considero que os favoritos são as mesmas que eram há um ano atrás. Com certeza que a nossa equipa, os nossos pilotos e as nossas motas estão prontos para correr e sempre prontos para vencer!

Descreva como é feita a preparação de um piloto de fábrica para este Dakar.
Os pilotos sabem que este Dakar vai ser muito difícil para eles. Eles fizeram muita preparação física e mental, bem como inúmeras horas a andar de moto. Portanto, há muitos tipos diferentes de preparação - mental, física, bicicleta e trabalhar com a equipa. Também é muito importante durante a preparação usar bem o resto dos dias. Eles vão utilizar esses dias para recolher o máximo de informação possível sobre o novo terreno que vamos encontrar na Argentina e no Chile.

Que tipo de pressão existe sobre a equipa KTM, dado o facto de terem sido a equipa dominante nos últimos anos?
É uma espécie de pressão positiva para mim e para a equipa. Sabemos que estamos prontos e, depois de toda a dura preparação, estamos ansiosos para o início da corrida. Nós vamos lá para trabalhar o mais que conseguirmos, para alcançar os nossos objectivos e levar para casa a mais uma glória para a KTM, os nossos patrocinadores e naturalmente para os nossos fãs!

Na prespectiva de um piloto, qual será a maior diferença na realização da corrida na América do Sul e em África?
Acho que vamos encontrar mais do que normalmente enfrentaríamos em África, aqui certamente o terreno será repleto de dunas e montanhas - no dia 7 iremos até 3250 m de altitude. O terreno natural durante as especiais será principalmente sobre areia, solo ou pedras e, por isso, a principal diferença será a variedade de terrenos. Também teremos que passar a cordilheira dos Andes a 4000 m de altitude!

Olhando para além da equipa KTM quão importante é esta corrida para a marca como um dos melhores fabricantes Mundias de motas?
Este são os Jogos Olímpicos no desporto motorizado! O Dakar 2009, sendo este ano num local diferente após a edição 2008 ser cancelada, será muito interessante para muitas pessoas mundiais! Para KTM fábrica é um dos maiores destaques do ano. Do lado da empresa (marca), porque não estamos apenas a cuidar da equipa, vão estar à partida 235 concorrentes na categoria motos e mais de 55% participarão de KTM. Para o maior e mais famoso rally do mundo é obrigatório para KTM, com o grande sucesso que tivemos no passado e da forma como a nossa equipa continua a trabalhar, nós mantermos o nível da nossa imagem! No final do dia, temos a venda motos. Grande parte da imagem será sempre associada aos resultados das corridas e à nossa relação com os clientes! Em ambas as partes nós somos uma das melhores marcas e equipas.

Alex quais são as suas metas para o Dakar e para temporada de 2009?
Obviamente, nós somos favoritos para a vitória final, por isso o nosso primeiro objectivo deve ser o de conseguir que essa ambição - um pódio repleto de pilotos da equipa oficial KTM seria óptimo! No total, serão 20 os membros da equipa e num nível mais pessoal meu objectivo é criar um bom ambiente entre todos e levar tods com segurança até o final.

Press KTM

Entrevista a Giniel de Villiers


Com um segundo lugar no Rally Dakar 2006 Volkso piloto oficial da Volkswagen, Giniel de Villiers obteve o melhor resultado até hoje para um veículo a Diesel no Dakar. Se colocarmos a questão de que, nesta edição do Dakar o vencedor será muito provavelmente um veículo diesel, na sua estreia na América do Sul ( de 3 a 18 de Janeiro), então o sul Africano juntamente com o seu co-piloto Dirk von Zitzewitz , ao volante um Race Touareg equipado com o motor de 280cv TDi , será certamente um dos candidatos à vitória. Numa breve entrevista o piloto de 36 anos de idade oriundo de Stellenbosch fala das dificuldades que irá passar ao longo dos 9578 quilómetros que atravessam o deserto na Argentina e Chile, da preparação intensiva e também as hipóteses de vitória - e acerca de uma recompensa muito especial que o espera quando terminar.


O "Dakar" é considerado como o maior desafio de Automobilismo, como um teste para homem e máquina.


O que é que precisa para sair vitorioso desta prova?

Giniel de Villiers: "Três coisas são importantes. Em primeiro lugar: Temos de nos preparar o melhor possível e não devemos, de maneira alguma deixar nada ao acaso. O mesmo se aplica à equipa, material, pilotos e co-pilotos. O Rally Dakar é realmente um jogo de equipa. Outra coisa é devemos sempre tomar as decisões certas ao longo dos 15 dias de prova. Um pequeno erro e o rally pode acabar mesmo antes de começar. Por último, mas de modo nenhum menos importante, precisamos da sorte do nosso lado para que as coisas corram a nosso favor ".


O que é que faz com que a Volkswagen tenha hipóteses de vencer o "Dakar"?

"Acredito firmemente que a Volkswagen tem grandes hipóteses de vencer o « Dakar ». Com o Race Touareg, temos rapidez, desenvolvimente e fiabilidade. Penso que os pilotos e navegadores também estão perfeitamente preparados. Temos feito o nosso trabalho ao longo do ano e reunimos o melhor conjunto".


O que tem de tão especial a estreia do Rally Dakar na América do Sul?

"É muito difícil avaliar de antemão como é o "novo Dakar" sem ver os desafios que nos irá proporcionar. Há um grande número de incógnitas neste ano, como, por exemplo, como é o terreno. Afinal, o que se ouve é que vai ser mais difícil do que no anos anteriores. As etapas são longas, as temperaturas são mais elevadas do que em África e muitas passagens com dunas muito altas nos esperam. Por isso, estou convencido de que os organizadores têm preparado um rali único. "


Uma das incógnitas são as altitudes extremas que vão ser passadas durante a travessia pela Cordilheira dos Andes. O que tem este assunto de tão especial ?

"O factor altitude é realmente algo completamente novo para cada equipa. Vamos passar em zonas com uma altitude acima dos 4.700 metros acima do nível do mar - não serão apenas os motores a terem "falta de ar". Os pilotos e co-pilotos também devem estar preparados para essas condições. Em virtude dos testes feitos com o Race Touareg, acredito que nada foi deixado ao acaso no que diz respeito à parte técnica. O mesmo pode ser dito para os pilotos e navegadores. Nós damos um grande valor à aptidão física, porque só temos a concentração necessária para prevenir erros, se estivermos em perfeitas condições físicas. "


Terminou a preparação para o "Dakar". Como vai passar o tempo até ao início do rali em Buenos Aires no dia 3 de Janeiro?

"Para ser sincero os próximos dias serão os únicos onde terei tempo para descansar após o duro programa físico. No dia 28 de dezembro vou de avião desde a Cidade do Cabo para Buenos Aires. Teremos a oportunidade para nos ambientarmos à diferença horária, acompanhar os nossos carros na verificações técnicas e participar nas nossas obrigações de relações públicas".


Nasceu na África do Sul numa das melhores regiões vinícolas. O rali também passa em Mendoza, onde são produzidos os melhores vinhos sul-americanos. Irá ter a oportunidade de os experimentar?

"Durante a competição não certamente, porque no dia seguinte torna-se complicado. No entanto, talvez possa ter a oportunidade de comprar uma garrafa de vinho e levá-la comigo, e se conseguirmos fazer aquilo a que nos propusemos - o que significa vencer o «Dakar» - vamos abri-la no final e saboreá-la ao máximo. "


Volkswagen Motorsport

Dieter Depping faz o seu primeiro Dakar num Race Touareg 2


Quando os quatro Volkswagen caminharem para o "palanque" onde se iniciará o próximo Dakar nível de antecipação e ansiedade é enorme, principalmente para um piloto em particular - Dieter Depping. É uma dupla estreia para o piloto: Ao mesmo tempo que o Rally Dakar se estreia na América do Sul, o piloto estreia-se também na prova ao volante de um Race Touareg 2. No entanto, Depping é tudo menos um "rookie". O piloto com 42 anos de idade é um elemento integrante da família Volkswagen desde 1998 e fez com que o seu nome "aparecesse" no todo-o-terreno tão rapidamente como se estivesse a correr numa corrida de velocidade. "Dieter Depping é um piloto com muitos talentos e é assim um bónus para a nossa equipa", diz Kris Nissen, o Director da Volkswagen Motorsport. "Ele consegue conduzir qualquer veículo de 4 rodas no limite e assim consegue dar sempre informações importantes e confiáveis aos engenheiros."

Dieter Depping iniciou-se no Todo-o-Terreno "de repente" em abril de 2008: No Rally da Europa Central, na Hungria e Roménia, onde terminou num excelente terceiro lugar, com Timo Gottschalk como seu co-piloto. O piloto subiu assim ao pódio na sua primeira corrida contra os melhores pilotos que participam no "Dakar", os seus três companheiros equipa na Volkswagen, Carlos Sainz (E), Giniel de Villiers (ZA) e Mark Miller (E.U.A.), assim como contra a equipa Mitsubishi, BMW X-raid e Robby Gordon. Ele "apresentou-se" com "garra" e venceu uma etapa na luta pela terceira posição, que ele ganhou contra o ex-vencedor do "Dakar", Luc Alphand (Mitsubishi).

"Foi um resultado fantástico que eu gostaria de repetir no 'Dakar' ", afirma Depping, que conduziu um Tarek no Rally Dakar em 2003 e também o camião MAN em 2007. "Tenho vontade de começar o rali, mal posso esperar. Cada aspecto na estreia na América do Sul é novo, a experiência não conta para nada. Nós preparámos-nos perfeitamente, agora é só uma questão de provar aquilo de que somos capazes. Queremos alcançar o melhor resultado possível para a Volkswagen."


Volkswagen Motorsport

303 - Luc Alphand

.



.
A formação de Luc Alphand e Gilles Picard é a número 303 para este "Dakar" 2009 que vai decorrer na Argentina e no Chile no início do mês de Janeiro de 2009. Alphand estreou-se no Dakar em 1998 e logo em 1999 venceu a categoria T1.
.
Luc Alphand nasceu a 6 de Agosto de 1965, em França. Antes de ser piloto, Luc Alphand era um conhecido esquiador que iniciou a sua carreira em 1983 e chegou a ser campeão do Mundo de esqui alpino em 1997. Só em 1998 se estrou nos automóveis ao fazer o Dakar e em 1999 venceu a categoria T1. Após dois anos de interregno o piloto só voltou em 2002 e voltou a vencer o agrupamento T1, mas desta vez entre os Diesel. Em 2003 participou com um BMW X5 e foi 9º à geral e venceu entre os Diesel. Neste ano de 2003 o piloto venceu a Baja de Espanha e da Alemanha e participou ainda nas 24 Horas de Le Mans, tendo mais tarde criado a sua própria equipa exclusivamente para esta competição. Em 2004 foi 4º à geral no Dakar, onde venceu 2 especiais mais uma vez com um BMW X5 da equipa X-Raid. No verão de 2004 juntou-se à equipa da Mitsubishi para fazer o Dakar em 2005, onde foi logo 2º à geral, mas o ponto mais alto da sua carreira como piloto foi até agora a sua vitória no mais duro rally do Mundo, em 2006. Em 2007 voltou a participar no Dakar, igualando o feito de 2005 ao ser mais uma vez 2º à geral.

Para 2009, Alphand é com certeza um candidato à vitória e será, obviamente, esse o seu objectivo. Mais uma vez ao serviço da Mitsubishi, o francês irá guiar um Racing Lancer e será acompanhado por Gilles Picard, que é seu navegador desde 2006.

Pontos Altos da Carreira no TT:
1998
- Participou no Dakar (estreia)
1999
- Venceu a categoria T1 no Dakar
2002
- 7º à geral no Dakar (venceu a categoria T1 Diesel)
2003
- 9º à geral no Dakar (venceu entre os Diesel)
- 1º à geral na Baja de Espanha
- 1º à geral na Baja da Alemanha
2004
- 4º à geral no Dakar
- Juntou-se à equipa Mitsubishi
2005
- 2º à geral no Dakar
- 1º à geral no Rally da Tunísia
- 1º à geral na Baja Anta da Serra 500 - Portalegre
2006
- 1º à geral no Dakar
- 1º à geral no "Patagonia-Atacama Rally"
- 3º à geral no Rally Transibérico
- 1º à geral no "UAE Desert Challenge"
2007
- 2º à geral no Dakar
- 4º à geral no Rally Transibérico
- 1º à geral no "Por Las Pampas/Patagonia-Atacama Rally"

domingo, 28 de dezembro de 2008

Afinal os Irmãos Inocêncio sempre estarão presentes no Dakar 2009


De acordo com a edição on-line do jornal Autosport, os Irmãos Inocêncio sempre estarão presentes no Dakar 2009. Apesar de ter sido noticiado que os pilotos não poderiam estar presentes devido ao grave estado de saúde de um familiar, o falecimento do mesmo acabou por colocar um ponto final á situação. O "MaisTT" apresenta as sentidas condolências à família, e deseja aos pilotos que, apesar do momento complicado que vivem, que tudo corra pelo melhor, e que cumpram os objectivos que tinham traçado inicialmente para esta prova.

A dulpa que já tinha decidido não participar na prova, acaba agora por regressar ao plano anteriormente deliniado, e ir ao encontro dos restantes membros da equipa que teriam na mesma que seguir para a América do Sul , uma vez que para além do suporte dos irmãos Inocêncio, a Rel Line Off Road Team irá prestar apoio a Hélder Rodrigues, Jean Azevedo e aos brasileiros Paulo Picini/Lorival Roldan.


Irmãos Inocêncio não vão ao Dakar


A RED LINE/LG Art Cool irá mais uma vez estar presente na famosa corrida mundial de todo-o-terreno, que desta vez se realizará entre 3 a 18 de Janeiro, tendo lugar pela primeira vez na América do Sul, com início de prova na Argentina, cruzando a Cordilheira dos Andes rumo ao Chile, mas com a ausência dos seus mais notáveis membros. Nuno Inocêncio e Francisco Inocêncio não irão estar presentes devido a problemas familiares, o que os impedem de se deslocar á América do Sul.

A restante comitiva da equipa RED LINE/LG Art Cool, irá estar presente com Paulo Pichini/Lourival Roldan. Como apoio à estrutura irá estar presente um camião T4, 2 carros 4x4 de assistência rápida e 2 camiões inscritos na classe T5. A deslocação de meios continuará a ser bastante grande, porque a equipa irá prestar apoio ainda a Hélder Rodrigues e Jean Azevedo da equipa Petrobrás .


Bianchi Prata / CIN rumo ao Dakar 2009


A poucos dias do arranque oficial da maior maratona de todo-o-terreno e preparados para perseguirem os seus objectivos, os pilotos Pedro Bianchi Prata, Luís Ferreira e os restantes membros da equipa Bianchi Prata/CIN, partem hoje rumo à Buenos Aires, Argentina, para finalizar os últimos preparativos antes do inicio do Dakar 2009.

Esta aventura entre dois oceanos, na descoberta de um novo continente, com inicio e fim em Buenos Aires, Argentina, passando em Valparaiso no Chile, conta com 14 dias de prova com mais de 6,000km de especiais numa luta pelo título da prova mais esperada do ano.

Com a nova parceria com a BMW Motorrad Portugal anunciada em Novembro pela Equipa Bianchi Prata/CIN, a BMW G 450 X exclusivamente desenvolvida para a competição na sua classe, é agora a nova ferramenta de trabalho da equipa, marcando a estreia do modelo neste Dakar, aumentando ainda mais as expectativas.

Pedro Bianchi Prata : “Para esta participação no Dakar já estivemos a fazer as alterações necessárias para adaptar a nova moto BMW G 450 X às exigências dos diversos terrenos que vamos enfrentar, sendo o meu objectivo chegar nos 10 primeiros lugares da Geral e vencer a classe. As expectativas são altas, com o cancelamento do Dakar 2008, que teve repercussões graves, este Dakar vai contar muito. Com a mudança de país de África, em que sabíamos com o que contar, para América do Sul para o Dakar 2009, a sensação é de estar a preparar tudo para um novo desafio, num país desconhecido, na expectativa de chegar ao fim da prova mais mítica do mundo numa posição da frente.”

Luís Ferreira: “O Dakar 2008 ia ser a minha estreia, tinha criado muitas expectativas e foi um ano a preparar para uma prova que à última, foi cancelada. Depois de mais um ano de preparação e com a nova moto BMW G 450 X adaptado para este Dakar as expectativas aumentaram. Vou estar a percorrer terrenos que nunca antes experimentei, com temperaturas altas e baixas, num país que desconheço. As minhas expectativas são altas, quero chegar ao fim e ganhar mais experiência em todo-o-terreno. Vai ser um grande desafio e acho que estamos todas na expectativa do que vai ser o primeiro Dakar Argentina-Chile.”

A equipa chega dia 29 à Buenos Aires, onde terá as verificações técnicas dia 1 de Janeiro às 12 horas, para assegurar as condições e requisitos necessários para a sua participação.
.

304 - Joan Roma

.



.
Joan Roma e Lucas S. Cruz são a equipa 304 no Dakar 2009, eles que são uma das 4 formações oficiais da Mitsubishi, que irão tripular o novo Mitsubishi Racing Lancer.

Joan Roma Nasceu em Espanha no dia 17 de Fevereiro de 1972, tem 36 anos. Roma iniciou-se nas competições nas duas rodas, começando no campeonato espanhol de enduro em 1991, quando foi 2º na classe júnior. Em 1994 o Espanhol foi campeão europeu de enduro e em 1995 venceu a baja de aragón em moto e foi 2º no campeonato espanhol. Em 1996 o piloto estreou-se no Dakar e em 1997 voltou a vencer a Baja de Aragón, feito que voltou a repetir nos três anos seguintes (98, 99, 00). Em 2000 voltou ao Dakar (Paris-Dakar-Cairo) e foi 17º à geral, ainda assim este resultado não mostrou o andamento do espanhol, pois Roma venceu mesmo 4 especiais deixando a ideia que poderia fazer muito melhor e foi mesmo isso que fez, em 2002 liderou o Dakar até às últimas etapas, altura em que desistiu. O piloto não "baixou os braços" e em 2004 voltou para vencer. Em 2004 juntou-se à equipa mitsubishi passando assim para os automóveis, tal como Stephane Peterhansel. Em 2005, já nos automóveis, venceu a Baja de Aragón e em 2006 foi 3º no Dakar.

Para este Dakar de 2009 o espanhol espera lutar pelos lugares cimeiros, ainda que admita que para vencer o Dakar necessite de mais experiência. Contudo o piloto confia a 100% na equipa, no novo carro e no seu novo navegador, que é agora Lucas Cruz.


Pontos Altos da Carreira no TT:

1996
- Participou no Dakar de mota (estreia)
1997
- 1º a geral na Baja de Aragón (mota)
1998
- 1º à geral na Baja de Aragón (mota)
- 4º à geral no Rally da Tunísia (mota)
- 1º à geral no campeonato espanhol de TT (mota)
1999
- 1º à geral na Baja de Aragón (mota)
- 1º à geral na Baja de Itália (mota)
- 2º à geral no Rally do Egipto (mota)
- 2º à geral no "UAE Desert Challenge" (mota)
2000
- 17º à geral no Dakar (mota)
- 1º à geral na Baja de Aragón (mota)
- 1º à geral na Baja de Itália (mota)
2001
- 2º à geral na Baja de Aragón (mota)
2002
- 1º à geral no Rally da Tunísia (mota)
- 1º à geral na Baja de Aragón (mota)
2004
- 1º à geral no Dakar (mota)
- Juntou-se à equipa Mitsubishi Oficial
- 2º à geral na Baja do Qatar
2005
- 6º à geral no Dakar
- 4º à geral no "Patagonia-Atacama Rally"
- 4º à geral no Rally de
- 1º à geral na Baja de Aragón
2006
- 3º à geral no Dakar
- 2º à geral no "Patagonia-Atacama Rally"
- 2º à geral no Rally Transibérico
2007
- 13º à geral no Dakar
- 2º à geral no Rally Transibérico
- 2º à geral na Baja de Aragón

sábado, 27 de dezembro de 2008

Red Line Off Road Team / LG Artcool presentes no Rallye Argentina/Chile


IRMÃOS INOCÊNCIO EM FORÇA NA AMÉRICA DO SUL
A RED LINE/LG Art Cool mais uma vez presente na famosa corrida mundial de todo-o-terreno, que desta vez se realizará entre 3 a 18 de Janeiro, tendo lugar pela primeira vez na América do Sul, com início de prova na Argentina, cruzando a Cordilheira dos Andes rumo ao Chile.

A equipa RED LINE/LG Art Cool, irá ser composta por os seus já habituais 3 MITSUBISHI DID com a equipa Francisco Inocêncio/Paulo Fiúza, Nuno Inocêncio/Jaime Santos e Paulo Pichini/Lourival Roldan. Como apoio à estrutura tem também em corrida um camião T4, 2 carros 4x4 de assistência rápida e 2 camiões inscritos na classe T5.

Todos estes elementos fazem parte da equipa RED LINE/LG Art Cool.

De salientar, que a RED LINE/LG Artcool, vai prestar serviço de assistência a uma outra equipa inscrita no rallye, nomeadamente a Jean Azevedo da equipa Petrobrás.

Como meta, a equipa Francisco Inocêncio/Paulo Fiúza, Nuno Inocêncio/Jaime Santos e Paulo Pichini/Lourival Roldan, propõe-se entrar nos 30 primeiros da geral.


Veículos da equipa Mitsubishi Brasil já estão na Argentina para o Dakar 2009


Mitsubishi Pajero Evolution chegou ontem a Buenos Aires

O Mitsubishi Pajero Evolution, veículo com o qual Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo disputarão o Rally Dakar 2009, já está em Buenos Aires. Além do veículo pentacampeão do Rally Dakar, chegaram também à capital argentina, as duas Mitsubishi L200 Savana e os dois camiões que compõem a frota da Equipa Mitsubishi Brasil na competição.

As duas Mitsubishi L200 Savana estão inscritas na categoria T5 (apoio), para dar assistência rápidoá aos piloto e navegador brasileiros. Estas duas viaturas irão com mão-de-obra dinâmica, eficiente, e alguns itens de reparação rápida. O camião MAN será a oficina da Equipa Mitsubishi Brasil. O automóvel levará peças, equipamentos, mantimentos e todo o suporte técnico necessário para a dupla Spinelli/Vivolo. O camião Mercedes Benz 6X6, único que estava na Argentina desde o dia 19 de dezembro, será usado estrategicamente para assistência rápida. O veículo está inscrito na categoria de camiões T4 e irá fazer parte da competição, porém sua função principal é dar suporte mecânico.

O responsável pela logística da equipa, Eduardo Zani e o mecânico Jadeílson Silva (Gabi) embarcaram ontem para Buenos Aires para começar a trabalhar nos veículos em solo argentino. A restante Equipa Mitsubishi Brasil chega à Argentina na próxima segunda-feira (29/12).

A partida do Rally Dakar será no dia 3 de janeiro. Antes disso, apenas revisões nos carros e treinos de trabalho em equipa.

"Antes da partida teremos alguns trabalhos em equipa, como por exemplo rever os carros, saber onde estão as peças e treinar uso de telefones satélites. O Marcelo (Vivolo) vai nos ajudar a rever os hodômetros eletrônicos de todos os veículos de apoio, além de treinar toda a equipa para utilizá-los", explicou o chefe de equipe, Klever Kolberg, com 20 participações no Dakar, no currículo. "Faremos apenas check up nos carros, nada deles irem para a pista" completou Klever.


Turno nocturno para os navegadores: o "Road-book"é fundamental para o sucesso


Enquanto que os pilotos Volkswagen descansam e recarregam as suas baterias no "bivouac" após uma das 14 etapas do Rally Dakar, os seus co-pilotos começam logo a preparar o dia seguinte: No chamado "Road-Book", que é distribuído a cada noite, uma rota aproximada para o dia seguinte é delineada. Antes do início da etapa, pela manhã, esta rota é aperfeiçoado individualmente. A experiência conta muito pouco neste caso: Durante a estreia do Rally Dakar na América do Sul, entre 3 e 18 de Janeiro, o as condições são iguais para todos os pilotos e co-pilotos.

O organizador utiliza um sistema de abreviaturas e setas que marcam cruzamentos, locais distintos, pontes e também informações de quilómetragem no "Road-book". "Eu marco com diferentes cores informações importantes, tais como zonas perigosas e mudanças de direcção. Acima destes surgem as mudanças importantes na pista e que devemos incluir nas notas ", diz Dirk von Zitzewitz (D), que orienta Giniel de Villiers (ZA), no "Argentina-Chile", num dos quatro Volkswagen Race Touareg 2.

O "Road-book" tem particular importância num veículo de alta tecnologia como o Race Touareg 2: Enquanto que nos veículos normais, dos dias que correm, temos um ecrã que nos mostra o caminho a seguir, no Todo-o-Terreno este tipo de sistemas de navegação são proíbidos. Por este motivo, os co-pilotos da Volkswagen só vão para a tenda ou hotel, quando sabem que o seu "sistema de navegação" por escrito está meticulasamente preparado e debaixo da sua almofada. Michel Périn, co-piloto do bi-campeão mundial de ralis Carlos Sainz, sabe disso muito bem: "Só posso dormir bem, se souber que estou preparado a cem por cento."

Press VW Motorsport

"África e as competições de Todo o Terreno"


Numa iniciativa que veio complementar a exposição de fotografia Dez anos de desafios em África, com a qual Elisabete Jacinto homenageia o continente africano, após dez anos de participações no mais duro rali do mundo, teve lugar no auditório do Padrão dos Descobrimentos, um debate aberto ao público e à Comunicação Social sobre "África e as competições de Todo o Terreno".

Este debate, cuja moderação e organização esteve a cargo do jornalista Pedro Barreiros, juntou um invejável leque de personalidades com os mais diversos conhecimentos da matéria em causa: Carlos Barbosa, presidente do ACP, instituição que representa em Portugal o Africa Race e organiza a etapa portuguesa da Taça do Mundo; Pedro Abecassis, director da Total/Elf; os pilotos Carlos Sousa, Elisabete Jacinto e Ricardo Leal dos Santos; o antigo piloto e actual presidente da Região de Turismo da Costa do Sol, Duarte Guedes; o fotógrafo Jorge Cunha, actual representantes em Portugal dos Ralis da Tunísia e de Marrocos e Alberto Gonçalves, actual colaborador da ASO.

José Megre, figura de referência do todo o terreno em Portugal e no Mundo, não pode estar fisicamente presente, por o seu estado de saúde ainda não lho permitir, mas um vídeo com as suas opiniões sobre esta matéria, gravado na véspera e passado durante o debate (http://rapidshare.com/files/176040158/Jos__Megre__frica.wmv), mostrou todo o seu profundo conhecimento de África, passado, presente e com uma perspectiva para o futuro de que o território africano irá continuar a receber competições mas que as organizações devem redobrar as suas cautelas e serem profundamente dialogantes com as autoridades locais.

De entre as mais diversas opiniões, afirmações e revelações feitas por todos os intervenientes destaca-se o projecto de uma nova competição a organizar pelo ACP em África para ser inserida na Taça do Mundo de 2010, a confirmação de que Carlos Sousa vai mesmo participar no Campeonato Nacional em 2009 com o objectivo de se preparar para o Dakar 2010 que o piloto acredita possa estar de regresso a África e a concordância generalizada de que a repetição sistemática do mesmo percurso do Dakar tornava a prova menos interessante mas o facto de a mudança ter sido imposta pela anulação da edição de 2008 não foi de modo algum benéfica.


Press A2 Comunicação

305 - Giniel de Villiers





.
Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz são a equipa número 305 para este Dakar. De Villiers estrou-se no Dakar em 2003, mas só é piloto da Volkswagen desde 2005.

Giniel De Villiers é Sul Africano e nasceu na cidade de Robertson no dia 25 de Março de 1976, tem por isso 36 anos de idade. O piloto vive agora numa localidade próxima da sua terra natal, Stellenbosch. De Villiers é solteiro e ser piloto de Todo-o-Terreno é a sua profissão, como quase todos os outros pilotos oficiais. Nos tempos livres o piloto gosta de praticar golf e andar de mota. Estreou-se na competição automóvel no ano de 1993, no campeonato de carros de turismo na Àfrica do Sul e logo em 2004 foi campeão de produção nesta competição. Os anos de 97, 98, 99 e 2000 foram de glória para o piloto que se tornou assim tetra-campeão sul-africano de carros de turismo, tudo isto ao serviço da Nissan. Foi também com a Nissan que o piloto ingressou no Todo-o-Terreno, em 2000 e foi campeão nacional de produção no seu país logo em 2001. Em 2003 o piloto fez a sua internacionalização no Todo-o-Terreno logo com um 5º lugar no Dakar e uma vitória em Marrocos. Em 2005 entrou para a equipa Volkswagen e em 2006 obteve um 2º lugar no Dakar, que foi até hoje a sua melhor prestação.

Para 2009 o piloto está bastante confiante que poderá lutar pela vitória. O piloto confia plenamente nas suas capacidades, nas da equipa e no carro, portanto o sul-africano tem tudo para ser "feliz" neste Dakar. De Villiers vem acompanhado por Dirk von Zitzewitz e são uma equipa a ter em conta na luta pela vitória.


Pontos Altos da Carreira no TT:

2000
- Participou no campeonato sul-africano de TT (Nissan)
2001
- 1º na produção do campeonato sul-africano de TT (Nissan)
2002
- Participou no campeonato sul-africano de TT (Nissan)
2003
- 5º à geral no Dakar (Nissan)
- 1º à geral no Rally de Marrocos (Nissan)
2004
- 7º à geral no Dakar (Nissan)
- Participou no campeonato sul-africano de TT, onde obteve 3 vitórias (Nissan)
2005
- 4º à geral no Dakar (Nissan)
- Em Maio torna-se piloto oficial da Volkswagen
- 2º à geral no Rally de Marrocos
- 2º à geral no "Rally D'Orient"
2006
- 2º à geral no Dakar
- 2º à geral no Rally da Tunísia
- 1º à geral no Rally Transibérico
- 1º à geral no Rally de Marrocos
2007
- 11º à geral no Dakar
- 2º à geral na Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno
- 1º à geral no Rally de Marrocos
- 3º à geral no "UAE Desert Challenge"
2008
- 1º à geral no Rally dos Sertões
- 4º à geral no PAX Rally

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

306 - Guerlain Chicherit




.
Guerlain Chicherit é este ano o número 306. O francês está ligado à X-Raid desde o Dakar de 2007, mas já se tinha estreado na prova em 2005, quando ficou na 49ª posição à geral.

Chicherit é um jovem piloto de 30 anos que nasceu em Paris no dia 20 de Maio de 1978. Actualmente vive em Tignes, também em França e é solteiro. O piloto entrou na competição pelos ralis onde obteve várias vitórias e títulos franceses. Mais tarde teve uma breve passagem pelo troféu Andros onde chegou mesmo a vencer uma prova. No ano de 2004 Chicherit foi piloto oficial da Citröen Sport no Mundial de Ralis onde participou em 10 provas, nesse mesmo ano. 2005 marcou a estreia do piloto no Dakar e em 2007 tornou-se piloto da X-Raid e fez o seu segundo Dakar ao volante de um BMW X3 CC. O piloto foi uma boa surpresa na parte inicial da prova, tendo sido o melhor piloto da equipa até a 6ª etapa, altura em que sofreu um aparatoso acidente que o obrigou a abandonar a prova, nesta altura o piloto era sexto da geral.
.
Para este ano de 2009 o piloto só pode querer mais. O francês mostrou em 2007 que pode fazer "coisas boas" e este ano espera lutar por um lugar no pódio. Chicherit vai à America do Sul novamente acompanhado por Matthieu Baumel e ao volante do agora mais evoluido BMW X3 CC. A X-Raid procurou evoluir as suas máquinas e está confiante num bom resultado.

Pontos altos da Carreira no TT:
2005
- 49º à geral no Dakar (Estreia)
2006
- 9º à geral no Dakar
2007
- Participou no Dakar
- 14º à geral no Rally de Marrocos
2008
- 17º à geral no Rally da Europa Central
- 8º à geral no PAX Rally

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Números: com 182 litros de água para 9578 km na América do Sul


Faltam 9 dias para o "Dakar" 2009 na Argentina e no Chile.

530 equipas de 49 nações vão para novos "pastos" no dia 3 de Janeiro. Isto não é apenas figurativamente, mas também um pouco literalmente, já que o primeiro Rally Dakar na América do Sul não só passa no Atlântico, mas também pelo o Oceano Pacífico. Os concorrentes em carros, motos, quads e camiões irão à conquista de um terreno completamente novo ao longo de 9500 quilómetro entre a Argentina e o Chile. Há uma enorme quantidade de factos interessantes em relação ao primeiro "clássico" fora de África sobre a equipa Volkswagen e os quatro Race Touaregs para Carlos Sainz / Michel Perin (E / F), Giniel de Villiers / Dirk von ZITZEWITZ (ZA / D), Mark Miller / Ralph Pitchford (E.U.A. / ZA) e Dieter Depping / Timo Gottschalk (D / D).

Por exemplo, você sabia que ...

... O condutor e co-piloto têm 13 litros de água potável todos os dias a bordo do Race Touareg e que para beber têm apenas de pressionar um simples botão?

... Os fluidos são extremamente importantes? É verão na América do Sul e, portanto, está calor. Para além disso, o Deserto do Atacama tem 100 vezes menos humidade do que o conhecido Vale da Morte.

... Só as Especias cronómetradas perfazem um comprimento total de 5656 quilómetros o que facilmente ultrapassa a distância percorrida durante uma época inteira de Fórmula 1? A mais longa etapa é composta por 837 quilómetros, incluíndo as ligações o "Dakar" de 2009 irá percorrer 9578 quilómetros.

... A lista de carga só de um camião de assistência da equipa Volkswagen é composta por 60 páginas A4?

... Em cada camião de assistência é transportada uma caixa de ferramentas com 27 conjuntos de alicates, 58 chaves inglesas e 48 aparafusadores ? Ainda assim, com estas ferramentas cada mecânico terá ao seu dispôr só as ferramentas que são absolutamente necessários para o seu trabalho sobre o Race Touareg 2.

... A Volkswagen Motorsport enviará um total de 23 veículos e 80 membros da equipa para a América do Sul?

... O Volkswagen Race Touareg já é uma "raça" vencedora? Desde a sua estreia em 2004, já soma nove vitórias, 29 pódios, 79 vitórias em especiais e 70 dias na liderança, tudo isto em 29 provas em que participou.

... A carroçaria de carbono de um Race Touareg 2 pesa somente 50 kg? Ainda mais impressionante é o peso das peças que a Volkswagen levará para todos os carros: 50 mil toneladas.

... Os participantes serão confrontados com diferenças de temperatura de até 40 graus Celsius e 4.700 metros de diferença de altitude?

... O rali atravessa onze províncias argentinas e três províncias chilenas no seu percurso ao longo da América do Sul?

Press VW Motorsport

X-Raid com 6 X3 no Dakar 2009 - Press Original


• Al-Attiyah joined by Chicherit and Van Merksteijn
• Novitskiy, Terranova and Kuipers complete driver line-up
• BMW team eyes outright victory in South American classic

TREBUR (Germany): X-raid’s Power Racing Team will field six BMW X3 CCs in the
Dakar Rally 2009, which takes place in South America for the first time. The event
starts in Buenos Aires on Saturday, January 3rd and finishes back in the Argentine
capital on Sunday, January 18th.

Newly-crowned FIA World Cup and FIA International Baja Cup champion Nasser
Saleh Al-Attiyah will be joined in the Trebur-based team’s line-up by Frenchman
Guerlain Chicherit and Dutchman Peter van Merksteijn, with X-raid Russia’s Leonid
Novitskiy, Argentina’s Orlando Terranova and Dutchman René Kuipers completing
the driver line-up.

Al-Attiyah, from Qatar, will be partnered by Sweden’s Tina Thörner, while
Frenchman Matthieu Baumel and Belgian Eddy Chevallier partner Chicherit and Van
Merksteijn. Russian Oleg Tyupenkin, Frenchman Alain Guehennec and Portugal’s
Filipe Palmeiro complete the six-car team’s co-driving line-up.

All six drivers will wheel out the latest version of X-raid’s potent BMW X3 CC,
updates of which have already taken outright wins in the punishing UAE Desert
Challenge, Ha’il Saudi Baja, Baja Italy, Baja Spain and Baja Hungary this season in
the hands of Al-Attiyah.

We have a large team with strength and experience in depth,” enthused team
director Sven Quandt. “Our drivers have a wide range of experience in all forms of
rallying and I am confident that our preparations will be rewarded with success in
January."

“We have been developing the BMW X3 CC for many months and I have been
delighted with the increased competitiveness of the car and the professional attitude
of the entire team.”

Al-Attiyah recently confirmed a third FIA title of the season, when he clinched the FIA
Middle East Rally Championship for the fifth time in six seasons, but he would dearly
love to add a Dakar win to his impressive list of recent victories. The Qatari finished
sixth overall with Alain Guehennec in 2007, while co-driver Thörner has tackled the
Dakar several times and finished runner-up with South African Giniel de Villiers in
2005.

This is it, the big one,” enthused Al-Attiyah. “This is the event that we have all been
preparing for all year and I am so looking forward to the start. I have competed in
Argentina before in the WRC and enjoyed the stages there very much. But this will be
a totally different challenge. We have shown over the last few months that this new
BMW is more than capable of winning the Dakar."


“I know we have the pace and the reliability to win stages and, maybe, take victory. It
will not be easy. Volkswagen are very strong and Mitsubishi have a new car, but
there are less difficult sand dunes than we would find on a traditional Dakar Rally in
Africa and this could be more of a sprint event, which could suit me and the other
WRC drivers better. Altitude will also play an important factor and it is important that
we have the car set-up spot on for each day.”


Chicherit, 30, has won a stage on the Dakar Rally in the past and his co-driver
Matthieu Baumel is in winning form this season. The Frenchman partnered Al-Attiyah
to success in Saudi Arabia earlier this year and won a recent special stage event in
the Eastern Province of Saudi Arabia before switching his attention to final
preparations for January’s Dakar.

Chicherit has the pace to match the Dakar Rally front-runners and is relishing his new
South American challenge. The Tignes resident first competed in the African classic
in 2005 and finished 49th overall and has set several useful times on off-road events
in 2008.

Fifty-two-year-old Van Merksteijn is the oldest driver in the X-raid line-up, but the
Dutchman is also one of the most experienced. The Enschede pilot has vast experience in Dutch special stage rallying and circuit racing, including success in numerous long-distance GT races.

He returned to rallying two years ago and tackled several WRC rallies, in addition to
working on the 2006 Dakar Rally. He and Belgian co-driver Eddy Chevallier will need
to call upon all his experience for his maiden Dakar outing.

Chevallier also has extensive WRC experience and finished ninth overall in the truck
category of the Dakar Rally in 2004 and was leading the section with Hans Stacey in
2005 until engine failure robbed the pair of a potentially stunning result. In 2008,
Chevallier finished fourth overall in the Monte Carlo Rally with François Duval and
won the truck category in the Central Europe Rally.

Terranova tackled the Por Las Pampas Rally last season and will be doubly
determined to achieve a top finish in his native Argentina. Orlando is the main local
hope for success, is sure to attract massive local support and will be heavily reliant
on the vast experience of co-driver Alain Guehennec.

The Frenchman has partnered Al-Attiyah, former Dakar winner Pierre Lartigue,
former Group N world champion Grégoire de Mevius and X-raid’s former FIA World
Cup champion Khalifa Al-Mutawei in the past. This will be Guehennec’s 17th Dakar
Rally campaign.

Russian Leonid Novitskiy is one of the fastest improving drivers in off-road racing and
had been second overall in the early stages of the recent UAE Desert Challenge. He
and Oleg Tyupenkin will be hoping for a top five finish in the X-raid Russia-run BMW
X3 CC.

Dutchman René Kuipers completes the driver line-up. He has tackled several rallies
in Europe, including winning the Conrad Rally, finishing third in the Hellendoorn Rally
and fourth at the Lautzits event this year. His co-driver Filipe Palmeiro has
considerable cross-country rally experience and the Portuguese navigated for
Brazilian Paulo Nobre on previous X-raid team campaigns.

The X-raid Racing Team faces its toughest ever challenge if it is to emerge victorious
from the world’s most famous off-road rally. A provisional 230 bikes, 30 quads, 188
cars and 82 trucks from 49 countries will take part in the event, but X-raid will need to beat the might of the factory Volkswagen and Mitsubishi teams to stand a chance of taking an outright win in the car category for the first time.

The ever-improving BMW X3 CC has been a match for its factory rivals on several
events this season, with Al-Attiyah beating the factory Mitsubishis fair and square in
the Baja Spain and the X-raid car swapping fastest stage times with the Volkswagens
and Mitsubishis on the two rounds of the 2008 Dakar Series.

Dakar 2009 gets underway from the Argentina capital on January 3rd, with a short
liaison into a 371km special stage in the direction of Santa Rosa de la Pampa. This is
followed by specials across remote Argentinean agricultural land and barren
wasteland, taking in overnight stops at Puerto Madryn, Jacobacci, Neuquen and San
Rafael.

On January 8th the event reaches the Argentine city of Mendoza, before crossing the
border into Chile on the second longest day of the entire event on January 9th. This
section consists of 397km of liaison roads and a 419km special stage in the Andes
foothills en route to the Chilean Pacific coastal port of Valparaiso, which will also host
the traditional rest day on Saturday, January 10th.

Competitive action resumes in Chile on Sunday, January 11th with a 294km special
stage between Valparaiso and La Serena, using terrain similar to that used in the
former Patagonia-Atacama Rally. The route continues to head north through Chile
and into the Atacama Desert – the highest and driest desert in the world – where
teams will benefit from much needed rest at two successive overnight halts in
Copiapo.

The competitive action continues at high altitude as the route heads east towards the
Argentinean border and a rest at Fiambala, after a tricky section in excess of 4,700
metres above sea level. Once the rally has returned to Argentina, the competition
resumes with trails through sand dunes en route to La Rioja and on to more
traditional FIA World Cup tracks en route to Cordoba, Argentina’s second largest city,
on January 16th.

The final stage takes teams back to Buenos Aires on Saturday, January 17th for the
traditional fanfare welcome and ceremonial finish after 5,652 competitive kilometres
in a total route of 9,574km.


Dakar Rally 2009 – X-raid teams
302. Nasser Saleh Al-Attiyah (QA)/Tina Thorner (S) BMW X3 CC
306. Guerlain Chicherit (F)/Matthieu Baumel (F) BMW X3 CC
315. Orlando Terranova (RA)/Alain Guehennec (F) BMW X3 CC
316. Leonid Novitskiy (RUS)/Oleg Tyupenkin (RUS) BMW X3 CC
318. Peter van Merksteijn (NL)/Eddy Chevallier (B) BMW X3 CC
330. Rene Kuipers (NL)/Filipe Palmeiro (P) BMW X3 CC
Press X-Raid

307 - Dieter Depping





.
Dieter Depping é o número 307 neste "Argentina - Chile" e fará aqui a sua estreia de automóvel nesta prova, pela equipa oficial da Volkswagen.

Depping é alemão e nasceu em Hanover no dia 7 de Agosto de 1966, tem por isso 42 anos de idade. O piloto reside actualmente em Wedemark, também na Alemanha e é casado com Claudia, com quem já teve 2 filhos. O piloto era mecânico automóvel, mas neste momento dedica-se exclusivamente às corridas, como piloto. No tempo-livre o alemão gosta de praticar BTT, fitness e gosta de automóveis clássicos. Depping começou nos rallies no seu país e foi campeão alemão de rallies por 3 vezes. O piloto passou também pelas 24 horas de Nürburgring em 1998 e 1999, ao serviço da VW, com um Golf GTI. Mais tarde foi piloto de testes na VW, fez o dakar num dos camiões da equipa Volkswagen e só recentemente (2007) ingressou na equipa Volkswagen de Todo-o-Terreno como piloto oficial.

Para este "Dakar" Argentina - Chile 2009 o piloto espera ganhar experiência, pois esta será a sua primeira participação na prova. Ainda assim o piloto já mostrou ser rápido, com a 3ª posição no Rally da Europa Central, e dispõe de uma excelente "máquina", por isso Depping tem todas as condições para conseguir um bom resultado. O piloto terá Timo Gottschalk no banco direito do seu Race Touareg 2.


Pontos altos da Carreira no TT:
2003
- Participou no Dakar (Volkswagen Tarek)
2007
- Participou no Dakar (Camião Volkswagen)
- Torna-se piloto oficial da Volkswagen (Race Touareg 2)
2008
- 3º à geral no "Central Europe Rallye"

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Equipe Mitsubishi Brasil conta com experiência, coragem e talento no Dakar 2009



Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo, piloto e navegador da Equipa Mitsubishi Brasil, competem pela primeira vez no Rally Dakar, que é considerado o mais difícil e ao mesmo tempo, o mais excitante e estimulante rally do mundo. E para evitar maiores surpresas aos desbravadores estreantes, o experiente Klever Kolberg foi convocado para a função de chefe da equipa.

Aos 46 anos, Klever Kolberg já participou em 20 edições do Dakar. Foi o primeiro brasileiro ao lado de André Azevedo a participar neste Rally, em 1988, nas motos. Em 1997, passou a disputar o rally nos automóveis cumprindo a sua última participação em 2007. Obteve seu melhor resultado em 2002, quando foi vice-campeão nos carros a diesel e oitavo na classificação geral, junto com Lourival Roldan.

“Depois de 20 participações no Dakar, entro numa nova fase da minha carreira, num novo modelo de Dakar, já que será disputado na América do Sul pela primeira vez. Cheguei para unir forças com o Guilherme e Marcelo e acredito que a energia de toda a equipa será importantíssima para conquistar-mos o nosso objetivo”, afirmou Kolberg.

A Equipe Mitsubishi Brasil contará ao todo com 17 pessoas no Dakar, entre piloto, navegador, chefe de equipe, engenheiros e mecânicos.

“Sem dúvida ter o Klever por perto será muito importante. A experiência dele e todas as suas participações no Dakar irão ajudar-nos muito”, disse o navegador Marcelo Vivolo.

A dupla Spinelli/Vivolo, bi-campeã do Rally dos Sertões, tetracampeã brasileira de Todo-o-Terreno e bicampeã da Taça Brasil de Rally, já está na contagem decrescente para a partida do maior desafio da sua carreira.

“Todos os pilotos desejam correr nesta competição. O Dakar é o Rally mais difícil do Mundo. Não vejo a hora de começar”, revelou Spinelli.

Segundo Klever, o Dakar é a Fórmula 1 do Rally.

“O piloto começa no kart sonhando com a Fórmula 1. No Rally, o piloto começa nas provas, sonhando com o Dakar”, acreditou o experiente Klever Kolberg.

Aqui fica um vídeo dos testes da equipa que adquiriu um dos Mitsubishi Pajero MPR13 oficial e que estará à partida para este "Argentina-Chile 2009". A equipa terá nas portas o número 322:



Fonte: www.mitracing.com.br

Um Bom Natal e um Feliz Ano de 2009


Numa altura em que o "MaisTT" completa 3 meses e meio de "vida" é tempo de fazer um pequeno balanço. O nosso blogue tem evoluído todos os dias, já ultrapassámos as 130 notícias e as 7500 visitas. O nosso balanço não poderia ser mais positivo, continuamos com algumas parcerias e iniciámos as entrevistas com o Nuno Matos. No ano de 2009 mais novidades virão, comçando pelas entrevistas. Esperamos que no próximo ano o nosso successo seja ainda maior, com mais visitantes a confiarem em nós. É para os visitantes que nós queremos dar o nosso Muito Obrigado e desejar um Bom Natal e um Feliz Ano Novo.

308 - Mark Miller




Mark Miller é o número 308 para este Dakar, é americano e é também candidato a um lugar de relevo na prova Sul-Americana. Miller está ligado à Volkswagen desde 2005, mas estreou-se no Dakar em 2002.
.
Mark Miller nasceu no dia 24 de Outubro de 1962 em Phoenix e vive no Arizona e no Colorado. É casado e pai de dois filhos a sua profissão original era manager de investimentos, mas neste momento está apenas ligado à competição automóvel sendo piloto profissional. Miller já passou pela NASCAR, Off-Road e até pelo enduro de mota. Mas neste momento é piloto oficial da Volkswagen e faz apenas Rally-Raids, como é o caso do Dakar, ainda que este ano tenho participado na Baja 1000 mas ao volante de um Volkswagen especialmente preparado para a prova.
.
Para este Dakar, Miller estará mais uma vez aos comandos de um Race Touareg 2 e leva "a seu lado" Ralf Pitchford, um Sul Africano de 46 anos que também já foi navegador de Alfie Cox. O piloto já deu provas de rapidez e espera este ano lutar pelo pódio ou mesmo pela vitória e dar assim o primeiro triunfo à marca alemã.

Pontos altos da Carreira no TT:
.
2002
- 19º à geral no Dakar

2004
- Participou no Dakar (Protruck Chevrolet)
2005
- Em Setembro torna-se piloto oficial da Volkswagen

2006
- 5º à geral no Dakar

2007
- 4º à geral no Dakar

- 5º à geral no Rally de Marrocos
2008
- 2º à geral no Rally dos Sertões