sábado, 28 de março de 2009

“Troféu José Megre”


No sentido de homenagear condignamente a memória do mentor e principal impulsionador das competições de Todo o Terreno em Portugal, a Direcção da FPAK decidiu criar o “Troféu José Megre”, que será constituído por uma peça única, em cuja base serão inscritos anualmente os nomes dos seus respectivos vencedores, a quem será entregue uma réplica desse “Troféu”.

Nela serão inscritos os nomes de todos os Campeões Nacionais Absolutos de Todo o Terreno (1º e 2º Condutor) desde 1994, ano em que começou a disputar-se o Campeonato Nacional de Todo o Terreno, bem como os dos Vencedores do Troféu Nacional de Todo o Terreno que o antecedeu.

O “Troféu José Megre” ficará na posse da FPAK e será exposto anualmente na respectiva Gala dos Campeões, ostentando as placas gravadas com os nomes de todos os Campeões Nacionais (absolutos) de TT, placas essas que serão anualmente actualizadas.

Todos os seus vencedores (incluindo os dos anos anteriores) receberão na Gala dos Campeões 2009, a realizar em Janeiro de 2010, uma réplica deste Troféu. O mesmo sucedendo em anos futuros.

Pretende simplesmente a Direcção da FPAK com a criação deste “Troféu José Megre”, perpetuar a memória daquele que foi, sem qualquer margem de dúvida, o “Pai” das competições de Todo o Terreno em Portugal.

E a quem todos consideramos como uma das raras excepções à regra comum de não haver pessoas insubstituíveis. Já que o José Megre, integrará para sempre, a muito restrita “galeria dos insubstituíveis” do desporto automóvel.


COMUNICADO N.º 022/2009 – FPAK
Lisboa, 26 de Março de 2009

Elisabete Jacinto em iniciativa de prevenção rodoviária


Acção promovida pelo Governo Civil de Setúbal e com a presença de Rui Pereira, Ministro da Administração Interna

Elisabete Jacinto vai marcar presença na iniciativa "Induzir a Cidadania Rodoviária", uma acção distrital promovida pelo Governo Civil de Setúbal, dedicada à Prevenção e Segurança Rodoviárias.

O evento vai ter lugar no próximo dia 31 de Março, terça-feira, no Centro de Férias da Fundação Inatel, "Um lugar ao Sol", Costa de Caparica e contará com a presença de Rui Pereira, Ministro da Administração Interna.

Para além de Elisabete Jacinto, à acção associaram-se também o ex-treinador de futebol Octávio Machado, o ex-internacional do Benfica, José Augusto, o capitão de equipa do Vitória Futebol Clube, Sandro Mendes, o presidente da Fundação INATEL, Vítor Ramalho, o presidente da Associação Empresarial da Região de Setúbal, Capoulas Santos, o presidente da Cáritas Diocesana, Eugénio da Fonseca, o representante da Brisa, Fernando Castro, a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Canha, Honorina Silvestre, o comandante operacional distrital da Protecção Civil, Alcino Marques, o representante das Estradas de Portugal, João Fonseca, entre muitos outros.

"Induzir a Cidadania Rodoviária", integra também a assinatura da "Carta de Compromisso de Cidadania Rodoviária", conforme consta no programa que se segue.


Programa Provisório - Induzir a Cidadania Rodoviária

10h00 – Recepção
Acolhimento dos participantes e convidados

10h15 – Filme / Apresentação de Exposição Virtual

10h30 – Abertura

Intervenção - Governadora Civil do Distrito de Setúbal

10h40 – Apresentação de Relatório de Sinistralidade (Janeiro/Setembro 2008 – Janeiro/Março 2009)

11h00 – Assinatura de Protocolos de Cooperação

12h00 – Assinatura da "Carta de Compromisso para a Cidadania Rodoviária"

12h30 – Intervenção – Ministro da Administração Interna

13h00 – Almoço

14h30 – Recepção de Participantes

15h00 – Acções de Sensibilização Segurança Rodoviária – Crianças/Idosos

Sessão de sensibilização conjunta para crianças e idosos, com Escola Móvel de Trânsito; Jogo Didáctico; Simulador; Ateliê; de pintura e ‘concurso’; Primeiros socorros; Exercícios de prevenção de acidentes; Exposição de fotografias

16h30 – Lanche

17h00 – Encerramento

A2 Comunicação

sexta-feira, 27 de março de 2009

Ricardo Leal dos Santos chegou ao fim


Piloto considera que uma parte dos objectivos foram cumpridos

Depois de, no decorrer da 3ª etapa, um início de incêndio ter quase inviabilizado a continuação em prova de Ricardo Leal dos Santos no Abu Dhabi Desert Challenge, o piloto do Pioneer Desert Team Delta Q completou hoje a sua participação na jornada de abertura da Taça do Mundo de Todo o Terreno onde, aos comados do seu BMW X5, teve como navegador Filipe Palmeiro.

“Desportivamente é óbvio que não estou satisfeito. Esperava e creio que poderia fazer muito melhor. Tivemos todavia diversos problemas no nosso BMW X5, que surgem na sequência dos que se evidenciaram no Dakar e que, com o pouco tempo de assistência, já que o carro não chegou a ir a Portugal, se voltaram a verificar. O principio de incêndio veio ainda a agravar esta situação e na etapa de hoje o motor voltou a aquecer, o que nos obrigou a optar por um andamento muito moderado para chegar até ao fim”
, salienta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: “A parte positiva advém do excelente treino em areia que esta corrida nos proporcionou e de que, estou certo, iremos retirar dividendos no futuro. É uma prova integralmente em areia onde é sempre possível evoluir muito e nunca tinha feito tantos quilómetros neste tipo de terreno com este carro”.

O regresso a Portugal, agendado para dentro de um mês, marca o fim de um longo período em que o BMW X5 está for a de casa e o arranque da sua preparação para o Rali Transibérico a próxima competição de Ricardo Leal dos Santos e do Pioneer Desert Team Delta Q.

Veja o vídeo da etapa da 3ª etapa aqui.

A2 Comunicação

quinta-feira, 26 de março de 2009

Boris Gadasin vence pela 2ª vez


In 2007 victory was given to him as though it were handed to him on a plate right at the end of the race; Marc Blazquez Roura from Spain was always in front and then in the last stage was stopped due to a mechanical fault. But this time the Tsar of Russia can finally say triumphantly “I came, I saw, I conquered” when going back to St Petersburg. Boris Gadasin, with co-driver Vladimir Demyanenko, driving a Nissan Pick-up G-Force, dominated and won the sixteenth edition of the Italian Baja with a total time of 3h46’05’’, in front of the Czech crew Zapletal-Ourednicek (Mitsubishi L 200) with a 4’16’’ gap and the Dutch crew composed of Van Deijne-Rosegaar (Mitsubishi Pajero Evolution) with a gap of 5’41’’.

Slightly surprising was the first of the Italians, Riccardo Colombo (Mitsubishi L 200) from Milan with co-driver Rudi Briani, seventh overall with a gap of 25’41’’ from first position, preceding Valter and Stefano Benazzato (New Grand Vitara); father and son who saved the pride of Suzuki after the fiasco of the Italian champion Lorenzo Codecà, who stopped straight away during the Prologue on Friday due to the rupture of his engine.

Angelo Montico from Pordenone was also unlucky (Fornasari RR 450): even though constantly being slowed down by electrical problems, he was the first out of the Italians after the first leg on Saturday. Sunday morning he was racing very fast on the riverbed of the Cosa stream when he crashed into a small concrete pillar and detached the right posterior tyre. This was the end of his dreams of glory which also resulted in his long goodbye to this four-wheeled vehicle as for the rest of this year he will dedicate himself once again to quads in the European race.

The events of these three days of races saw Van Deijne’s (from Holland) ambition of being first extinguish itself; he was first only in the Prologue, but was always important in keeping the pace of the race. Gadasin however had the best times in four out of the five stages along the Selective Section “Baja Italia” - slightly shortened to 78.4 km (as a result of fords on the Tagliamento river) - and he only allowed his adversary some breathing space in the last stage due to the fact that he had already won. Zapletal’s performance was more consistent and he therefore arrived in second position.

As always the stages on the riverbeds, in particular that on the Tagliamento River, were spectacular especially when competitors had to challenge the masses of water. Only 27 out of the 39 cars at the start of the race reached the finishing line. The National Trophy became a sort of Emilian duel and was won by Andrea Lolli against Andrea Debbi (both driving a Suzuki New Grand Vitara), whilst Giorgio Facile (Suzuki Jimny) from Udine arrived in third place.

MOTORBIKES Victory for Nicola Dutto (Husqvarna Te) in 3h07’04’’ over Claudio Mana (Aprilia Rxv 550) with a gap of only 40’’, and Stefano Bosio (Ktm Excr 530) arrived third with a 6’02’’gap.

QUADS Josef Machacek (Yamaha Raptor) from the Czech Republic arrived first with a total time of 2h48’51’’, in front of Tiziano Sette (Polaris 525) from Vicenza and Martin Plechaty (Ktm 530) also from the Czech Republic. For the Italians, Sette was first in front of Massimiliano Masante (Kawasaki 450) and Gianmarco Fossà (Suzuki Ltr 450).

Fonte: www.todoterreno.pt

Helder Oliveira forçado a abandonar


Motor do Nissan Patrol GR cedeu após o final da especial

A quarta e penúltima etapa do Abu Dhabi Desert Challenge, hoje disputada nos Emiratos Árabes Unidos, com partida e chegada a Moreeb, foi madrasta para Helder Oliveira. O piloto de Barcelos tinha completado o sector selectivo, com uma classificação próxima do Top 10 quando, já na ligação para o Bivouac, o motor do seu Nissan Patrol GR se calou e infelizmente de forma irremediável. Terminou assim um dia antes do previsto a participação de Helder Oliveira na prova de abertura da Taça do Mundo de Todo o Terreno, numa altura em que ocupava a 7ª posição entre os concorrentes da Categoria T2.

“É de facto com muita amargura que encaro esta situação. A etapa correu-nos bastante bem, embora tenha sido mais uma vez muito dura. Era como as anteriores toda ela disputada em areia e desta vez só fomos forçados a parar por uma ocasião para desenterrar o carro. Passámos vários concorrentes e em CP4 a prova foi neutralizada devido a uma tempestade de areia. A organização juntou vários concorrentes e levou-nos até ao alcatrão que dava acesso ao acampamento. Foi nessa altura que o motor se calou e não mais conseguimos por o carro a trabalhar. Não sei exactamente qual foi a origem do sucedido, mas o certo é que estamos fora de prova quando faltam pouco mais de cem quilómetros para a corrida terminar”, explicou desanimado o piloto de Barcelos.

A próxima etapa da Taça do Mundo de todo o terreno disputa-se na Tunísia e na Líbia de 23 de Abril a 2 de Maio.

A2 Comunicação

quarta-feira, 25 de março de 2009

Helder Oliveira traído pela mecânica


Piloto de Barcelos estava no Top 10

Depois da duríssima etapa de ontem do Abu Dhabi Desert Challenge, hoje foi a vez de a mecânica do Nissan Patrol GR ceder na terceira etapa da prova de abertura da Taça do Mundo de Todo o Terreno. Helder Oliveira, que até então estava a efectuar uma excelente especial, ocupando já um lugar no Top 10, viu-se de novo forçado a não cumprir a totalidade do percurso e a baixar para o 8ª posição entre os concorrentes da Categoria T2.

“Hoje foi mais um dia difícil. O início da etapa estava a correr bastante bem e chegámos a rolar, durante muito tempo, entre os dez primeiros. No entanto, após o CP3 partimos uma transmissão e, com isto, ficámos só com tracção atrás o que, nestas dunas de areia muito macia, se torna uma tarefa demasiado complicada. Tentámos sair das dunas e chegar à estrada fazendo a restante etapa por pista, mas não foi fácil e por várias vezes ficámos enterrados na areia. Depois de muito trabalho conseguimos, finalmente, chegar ao alcatrão. O problema é que falhámos o último CP e chegámos já fora de tempo ao final da etapa. Por tudo isto, o balanço não é dos mais positivos já que não conseguimos rolar sem evitar estas contrariedades”, salientou o piloto de Barcelos.

Amanhã disputa-se a 4ª e penúltima etapa com novo sector selectivo, desta vez com 314 quilómetros, de partida e chegada a Moreeb, onde se mantém instalado o Bivouac.

A2 Comunicação

Ricardo Leal dos Santos temeu o pior


Princípio de incêndio combatido com sucesso

A participação de Ricardo Leal dos Santos no Abu Dhabi Desert Challenge ficou hoje marcada por momentos dramáticos quando, no decorrer da 3ª etapa da prova de abertura da Taça do Mundo de todo o terreno, piloto e o seu navegador foram forçados a utilizar todos os meios ao seu alcance para debelar um início de incêndio que começou no habitáculo do motor do seu BMW X5.

“Foi muito complicado. Está uma temperatura altíssima. As pistas sempre em areia forçam imenso o motor e a meio da etapa, numa altura em que rolávamos nas primeiras posições, percebemos que algo estava errado no motor. Quando abrimos o capot já havia chamas. Usámos os extintores e muita areia. Conseguimos estancar a progressão das chamas mas foram momentos muito difíceis”, salienta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: “Depois, com alguma calma, mas com a frustração de mais este incidente, verificámos que o problema teve origem no alternador. O sobreaquecimento do motor fê-lo deitar fora toda a água e óleo que, em contacto com uma mecânica a elevadas temperaturas, provocou o incêndio. Creio que não houve danos na parte eléctrica e a nossa equipa de assistência tudo irá fazer esta noite para amanhã estarmos à partida da 4ª etapa ”.

A 4ª e penúltima etapa, que se disputa amanhã com novo sector selectivo de partida e chegada a Moreeb, onde se mantém instalado o Bivouac, terá desta vez com 314 quilómetros.

A2 Comunicação

terça-feira, 24 de março de 2009

Etapa complicada para Helder Oliveira


Apesar do atraso piloto de Barcelos prossegue em prova

A duríssima segunda etapa do Abu Dhabi Desert Challenge , hoje disputada com partida e chegada a Moreeb, fez mossa na caravana de participantes na prova de abertura da Taça do Mundo de Todo o Terreno e Helder Oliveira, aos comandos do Nissan Patrol GR da equipa Tecnosport (Nissan Itália), foi um dos muitos pilotos que tiveram dificuldades em superar o duro e complicado percurso traçado nas areias dos Emiratos Árabes Unidos, sendo que apenas oito equipas concluíram o dia sem penalizar.

"Foi uma etapa muito bonita, mas muito difícil. De início ao fim sempre dunas, mas com uma areia muito difícil de transpor porque já não chove à muito tempo e a areia está muito macia. Tinham-me avisado que os primeiros quilómetros iam ser muito difíceis e infelizmente caímos num buraco, donde só saímos com a ajuda de carros da organização. O tempo que aí perdemos, estamos a falar de quase três horas, acabou por nos penalizar na parte final, já que nos indicaram que tínhamos de ir directamente para o bivouac e falhámos dois controles de passagem. Está a ser bem mais difícil do que eu esperava, mas estou apostado em fazer melhor nos próximos dias e a tentar melhorar a nossa classificação na Categoria T2, que no fundo é o nosso grande objectivo”, salientou o piloto de Barcelos.

Amanhã, com partida e chegada a Moreeb, onde está instalado o Bivouac, disputa-se a segunda etapa que conta com um sector selectivo de 340 quilómetros.

A2 Comunicação

Ricardo Leal dos Santos traído por transmissão


Piloto foi 2º ao longo de quase toda a etapa

Ocupando durante quase toda a 2ª etapa do Abu Dhabi Desert Challenge a 2ª posição, Ricardo Leal dos Santos viu a sua excelente prestação na prova de abertura da Taça do Mundo de todo o terreno ser prejudicada pela quebra de uma transmissão do seu BMW X5, a cerca de 60 quilómetros do final de uma jornada duríssima.

O piloto do Pioneer Desert Team Delta Q, acompanhado por Filipe Palmeiro, perdeu bastante tempo até conseguir colocar a sua máquina em condições de completar o sector selectivo e amanhã estará à partida de mais uma etapa desta prova, que se disputa nos Emiratos Árabes Unidos.

“Foi uma etapa duríssima e estávamos a pouco mais de dois quilómetros do 4º e último Controle de Passagem, quando demos conta de que algo não estava bem no nossos BMW X5. Até aí a prova estava a correr muito bem. Já tínhamos superado as duas equipas locais, que ontem ficaram à nossa frente e seguíamos na 2ª posição atrás do BMW da equipa oficial”
, salienta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: “O que pode ter acontecido é um fole romper-se, entrar areia e com tanta areia a transmissão danifica-se num instante. É pena porque estou em crer que, já adaptados às características da prova, poderíamos assegurar a 2ª posição. Agora vamos continuar em prova, esquecer o resultado à geral e fazer o melhor possível em cada etapa ”.

Amanhã, com partida e chegada a Moreeb, onde está instalado o Bivouac, disputa-se a terceira etapa que conta com um sector selectivo de 340 quilómetros.

Veja o vídeo da etapa de hoje aqui.

A2 Comunicação

segunda-feira, 23 de março de 2009

Helder Oliveira mantém posição


Primeira etapa do piloto de Barcelos nos Emiratos Árabes

Com quase 300 quilómetros de extensão a primeira etapa do Abu Dhabi Desert Challenge hoje disputada marcou a estreia de Helder Oliveira nas pistas rápidas que alternam com muita areia dos Emiratos Árabes Unidos. Aos comandos do Nissan Patrol GR da equipa Tecnosport (Nissan Itália) e acompanhado pelo consagrado François Borsotto o piloto de Barcelos efectuou o 14º tempo na 1ª etapa da prova de abertura da Taça do Mundo de Todo o Terreno.

"Parti para esta etapa com um conhecimento de apenas dois quilómetros deste Nissan Patrol GR ou seja, tantos quanto os que compunham a Super Especial, disputada em Abu Dhabi. Para além disso não estou de facto muito familiarizado com este tipo de pistas, diferentes das provas africanas. Por outro lado, percebe-se que os pilotos locais e a maioria deles com máquinas iguais à nossa, conhecem a zona como ninguém. Assumo que ainda estou a aprender e estou em crer que amanhã poderei fazer melhor. Para além de pilotar fui obrigado, por duas vezes a fazer trabalho de pá, nas duas ocasiões em que a nossa máquina ficou plantada. Já vi também que é fácil capotar e isso é precisamente o que quero evitar. O meu objectivo é chegar ao fim e não cometer asneiras”, salientou o piloto de Barcelos.

Amanhã, com partida e chegada a Moreeb, onde está instalado o Bivouac, disputa-se a segunda etapa que conta com um sector selectivo de 296 quilómetros.

A2 Comunicação

Ricardo Leal dos Santos na 4ª posição


Primeira etapa feita em ritmo cauteloso

Ricardo Leal dos Santos ocupa a 4ª posição no Abu Dhabi Desert Challenge, a prova de abertura da Taça do Mundo, que hoje realizou a primeira etapa, nos Emiratos Árabes Unidos. Aos comandos do BMW X5, com que recentemente participou no Dakar, o piloto Pioneer Desert Team Delta Q, acompanhado pelo experiente Filipe Palmeiro, apostou numa toada cuidadosa para evitar os acidentes que já fizeram algumas baixas entre os candidatos às primeira posições, na etapa que ligou Abu Dhabi a Moreeb, com 281 quilómetros de sector selectivo.

“Tendo por comparação a minha anterior participação em Quad percebi que nas pistas rápidas que fazem a ligação entre as zonas de areia, se anda muito mais depressa e os riscos são muito grandes particularmente nos momentos de transição. Por isso optei por uma toada cautelosa e não fui ultrapassado por nenhum concorrente na pista, sendo o segundo carro a chegar ao final logo atrás o BMW oficial do Guerlin Chicherit”
, salienta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: “Para além disso ainda não estou muito habituado a estes pneus e não quero cometer erros. Os pilotos locais são muito agressivos, conhecem o percurso como a palma das mãos e arriscam bastante. O nosso propósito é chegar ao final e, se não cometermos erros, poderemos conseguir um bom resultado”.

Amanhã, com partida e chegada a Moreeb, onde está instalado o Bivouac, disputa-se a segunda etapa que conta com um sector selectivo de 296 quilómetros.

Veja o vídeo da etapa de hoje aqui.
A2 Comunicação

domingo, 22 de março de 2009

Fotografias "MaisTT" - Rali TT Serras do Norte 2009






Aqui ficam mais fotografias do Rali TT Serras do Norte 2009, desta vez por Manuel Cordeiro.

Helder Oliveira com entrada cautelosa


Primeiros kms do piloto de Barcelos aos comandos do GR

Helder Oliveira teve esta tarde uma estreia cautelosa aos comandos do Nissan Patrol GR da equipa Tecnosport (Nissan Itália) na Super Especial do Abu Dhabi Desert Challenge a prova de abertura da Taça do Mundo de Todo o Terreno, onde o piloto de Barcelos aposta na conquista do título mundial em T2.

O piloto da Tecnosport terminou na quinta posição da sua categoria, mas foi o primeiro depois dos pilotos locais, que dominaram por completo num traçado da Super Especial que tão bem conhecem.

"Nunca tinha guiado este Nissan Patrol GR e antes da Super Especial apenas rodei com ele no alcatrão das ligações. Tive algumas dificuldades de adapatação à caixa de velocidades. Falhei duas passagens de caixa e perdi algum tempo a conhecer as reacções do carro. Como o percurso era muito curto não deu para mais, mas as diferenças para os meus maiores concorrentes foram pequenas, o que me deixa bastante animado para a corrida que começa verdadeiramente amanhã. Ainda vou necessitar de mais alguns quilómetros para me poder sentir à vontade, mas a prova é longa e espero que isso jogue a meu favor”
, salientou o piloto de Barcelos.

O Abu Dhabi Desert Challenge nos Emiratos Árabes Unidos é a prova de abertura da Taça do Mundo, que prossegue em África, com o Rali da Tunísia e termina em Junho em Portugal, no Rali Transibérico. Helder Oliveira tem como co-piloto o consagrado François Borsotto, que já venceu a Taça do Mundo de T2 ao lado do seu compatriota Thierry Magnaldi, tendo acompanhado por diversas vezes o também francês Jean Louis Schlesser.

A2 Comunicação

Nuno Matos termina Serras do Norte em 5º entre os T2


Problemas no 1º sector selectivo de Sábado impediram a Cetelem Interdoces Team de lutar pelos primeiros lugares

O Rali TT Serras do Norte, segunda prova do CPTT, que se disputou este fim-de-semana em redor de Macedo de Cavaleiros em Trás-os-Montes , até começou bem para a dupla Nuno Matos – Jaime Cortes que garantiram o 2º lugar na Super Especial a apenas 3 segundos do vencedor Pedro Silva Nunes. O mesmo lugar foi garantido no 1º SS de cerca de 40 kms, disputado ainda durante o final de tarde de 6ª-feira. “Apesar de alguns pequenos excessos a super especial correu bem e o tempo acabou por não ser demasiado comprometedor. Já no SS1 o muito pó que se fez sentir, aliado a alguma dificuldade de adaptação ao carro neste tipo de troço, acabou por deixar-nos num óptimo segundo lugar entre os T2 mas já a mais de 1 minuto para o Pedro. ” disse Nuno Matos.

Sábado, a prova delineada pelo Motor Clube de Guimarães, previa uma dupla passagem por um sector selectivo de cerca de 150 Kms aos quais se seguiram uma Especial de 2 kms já dentro da cidade de Macedo de Cavaleiros. Depois do atraso registado no 1º dia, a equipa decidiu encarar a prova com o objectivo primeiro de segurar o segundo lugar, optando, para isso, por um ritmo cauteloso que poupasse ao máximo a mecânica e os travões da D-Max. Mas, dois furos logo no 1º SS acabaram por condicionar toda a prova e atrasar irremediavelmente a dupla Portalegrense. No final, salvou-se o 5º lugar e mais alguns pontos para o Campeonato que deixam a Cetelem Interdoces Team no 2º lugar entre os T2, categoria liderada agora por Pedro Silva Nunes que garantiu a vitória final na prova. “Decidimos poupar, e pese embora essa opção, estávamos a rodar perto do ritmo do Pedro. Mas, por volta do quilómetro 50, ouvimos um barulho no carro e, só à 4ª paragem, percebemos que se tratava de um problema com um dos pneus. Decidimos levar um novo composto de borracha da Fedima que não tivemos tempo de testar antes da prova, tal opção revelou-se um erro que assumo por inteiro. Com isso acabámos por perder muitíssimo tempo e quando já rodávamos há algum tempo no pó do Adélio Machado acabámos por voltar a furar. Depois disto, o único objectivo passou a ser trazer o carro até ao final e aproveitar para “aprender” um pouco mais da nossa Isuzu D-Max. Parabéns ao Pedro Silva Nunes que liderou de principio ao fim e mereceu a vitória” afirmou o piloto.

A próxima jornada será a Baja Terras d’el Rei que se disputará de 17 a 19 de Abril no Algarve.

Press Cetelem/Interdoces Team

Fotografias "MaisTT" - Rali TT Serras do Norte 2009





Aqui ficam algumas imagens do Rali TT Serras do Norte 2009, por Luís Marques.

Ricardo Leal dos Santos 2º na Super Especial


BMW X5 apenas superado por X3 oficial

Ricardo Leal dos Santos entrou da melhor forma no Abu Dhabi Desert Challenge, a prova de abertura da Taça do Mundo que se está a disputar desde hoje nos Emiratos Árabes Unidos. Aos comandos do BMW X5, com que recentemente participou no Dakar, o piloto Pioneer Desert Team Delta Q, acompanhado pelo experiente Filipe Palmeiro, averbou o 2º melhor tempo logo atrás do piloto oficial da equipa germânica o francês Guerlin Chicherit.

“É de facto um excelente resultado, o melhor que até hoje consegui numa Super Especial de uma prova da Taça do Mundo auto, embora já tenha conquistado várias vitórias quando competia nos Quad”, salienta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: “É a primeira vez que estou competir aqui na categoria auto por isso a minha aposta vai em primeiro lugar para tentar terminar a corrida e aprender o melhor possível o que posso fazer com o BMW X5 em provas com estas características. Não posso dizer que tudo me tenha corrida bem na Super Especial mas no essencial correu bem a classificação obtida permite-me acreditar que será possível lutar por um lugar de pódio. Amanhã a etapa é completamente diferente desta Super Especial e vai requerer de mim e do Filipe muita concentração”.

A2 Comunicação

Carlos Sousa volta a vencer

2ª prova... 2ª vitória para Carlos Sousa no CPTT. O piloto do Racing Lancer conseguiu novamente subir ao lugar mais alto pódium numa prova do nacional de TT e cimentar a sua liderança sobre a principal concorrência. O piloto que antes da prova tentava afastar de si o favoritismo , relembrando a "aparente" falta de potência do seu carro e o fraco conhecimento das pistas, beneficiou por um lado de uma estratégia cautelosa e por outro lado dos problemas que afectaram a concorrência directa. No final da prova, Carlos Sousa era um homem satisfeito, dizendo que : “No primeiro sector perdi 45 segundos para o Filipe (Campos) e depois foi pena o que lhe aconteceu, mas as corridas são assim. É preciso estar no sítio certo e evitar ao máximo os problemas e foi o que fizemos. O Miguel (Barbosa) também se atrasou durante a manhã, pelo que durante a tarde me limitei a gerir a vantagem. A margem era segura, como costumamos dizer era superior a um furo, mas foi preciso não nos desconcentrarmos, pois quando o avanço é grande existe sempre essa possibilidade”

Mas se Carlos Sousa estava satisfeito, o mesmo não podia dizer Miguel Barbosa, que mesmo apesar dos inumeros precalços que sofreu ao longo da prova conseguiu ainda assim um bom resultado em termos de campeonato. O piloto perdeu-se várias vezes, e um furo mais tarde custou-lhe ainda mais tempo. O piloto criticou fortemente a organização em algumas declarações que fez a alguns orgãos de comunicação social e considera a má marcação da pista e falhas no roadbook com causas das suas saidas da pista principal. O piloto referiu que mais tarde atraves do seu site que : "esta foi uma prova de extremos. Ontem tudo corria bem e hoje logo nos primeiros Kms vimo-nos privados de poder disputar pela vitória. Estamos muito desapontados pois foi evidente que tínhamos andamento para ganhar esta prova e que demos sempre 100% para que isso acontecesse"

Mas o principal azarado do Rali TT Serras do Norte foi Filipe Campos, que foi forçado a abandonar numa altura em que nem sequer estava em competição, mas sim a percorrer o percurso de ligação. Durante este percurso uma avaria eléctrica e um principio de incêndio ditaram o abandono do piloto, numa altura em que era líder da geral. Sorte idêntica teve Bernardo Moniz da Maia, vitima de um problema em tudo semelhante ao seu colega de equipa e sofreu as mesmas consequências, colocando assim fora de prova os 2 carros do Team Yser.

Quem acabou beneficiado com os problemas da frente foi José Dinis Lucas que subiu assim ao podium no "Serras do Norte", conseguindo assim um resultado algo inesperado .

Quanto aos T2 a vitória coube a Pedro Silva Nunes , que conseguiu aqui uma boa operação em termos de campeonato que passa agora a liderar. Em segundo lugar ficou Adélio Machado, que também tinha participado nesta prova com fundadas ambições, uma vez que o Toyota Land Cruiser já se encontrava nas devidas condições. Em terceiro na categorias ficou Jorge Simões.

Nos T8 o vencedor foi Rómulo Branco, que ficou num surpreendente 5º lugar da geral, á frente mesmo do primeiro T2. Seguiu-se Fernado Rito.

Finalmente no Desafio ELF/ Mazda a vitória coube uma vez mais a Bruno Oliveira que no final da prova disse que : "Apesar de ter a noção que poderia ter subido dois ou três lugares na geral, temos a consciência de dever cumprido. Vencemos entre os Mazda e assumo que estamos focados na reconquista do Desafio. Esse sim é o nosso principal objectivo. Não podemos esquecer que a BT-50 que tripulamos, á imagem de todas as que participam no Desafio, são veículos praticamente de série. Tudo o que vem a mais…é por acréscimo."


Classificação Final:


1º Carlos Sousa/Luís Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer – a 4h53m30,3s
2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho – BMW X3C – a 13m06,0s
3º José Dinis Lucas/Luís Tirano – Mitsubishi Pajero DID, a 33m59,3s
4º José Gameiro/António Saraiva – Nissan Navara Off-R, a 34m12,7s
5º Rómulo Branco / Pedro Colaço - Mitsubishi Pajero – a 49m34,9s >>>>1º T8
6º Pedro Silva Nunes / Paulo Torres - Mitsubishi Pajero – 49m36,6s >>>>1º T2
7º Fernando Rito/Filipe Martins – Toyota Land Cruiser - a 52m46,8s
8º Adélio Machado/Paulo Fiuza – Toyota Land Cruiser - a 57m34,1s
9º Bruno Oliveira/Bruno Fernandes – Mazda BT50 – a 1h00m30,1s >>>>1º Desafio ELF/Mazda
10º Jorge Simões/Anibal Mendonça – Nissan Pathfinder – a 1h01m08,0s

Fonte: www.todoterreno.pt

Carlos Sousa continua imbatível


Depois de ontem ter passado por algumas dificuldades, devido ao tipo de traçado do Sector Selectivo não favorecer o Mitsubishi Racing Lancer, hoje Carlos Sousa foi mais feliz e beneficiando dos problemas dos principais adversários durante a manhã chegou ao comando, para durante a tarde se limitar a gerir o avanço, que ainda assim aumentou em mais de quatro minutos. Esta foi a segunda vitória do piloto de Almada em duas provas do campeonato, que assim lidera com 19 pontos, mais seis que o segundo classificado que é Miguel Barbosa.

Esta era uma das provas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno menos favoráveis ao Mitsubishi Racing Lancer, mas mesmo assim Carlos Sousa venceu. “No primeiro sector perdi 45 segundos para o Filipe (Campos) e depois foi pena o que lhe aconteceu, mas as corridas são assim. É preciso estar no sítio certo e evitar ao máximo os problemas e foi o que fizemos. O Miguel (Barbosa) também se atrasou durante a manhã, pelo que durante a tarde me limitei a gerir a vantagem. A margem era segura, como costumamos dizer era superior a um furo, mas foi preciso não nos desconcentrarmos, pois quando o avanço é grande existe sempre essa possibilidade”, referiu o piloto apoiado pela TMN.

Para quem duvidada de que Carlos Sousa estaria na discussão do título nacional, esta duas vitórias são “a melhor resposta. Hoje o terreno era menos penalizante para nós do que o de ontem e o facto de conseguirmos vencer aqui é muito positivo, uma vez que este, a par das rondas do Algarve, é um dos eventos mais penalizantes para o nosso carro. Em termos de campeonato estamos bem, melhor era impossível, mas ainda faltam muitas corridas. O carro esteve mais uma vez excelente e se é verdade que não tem a mesma potência dos BMW, isso acabou por não nos impedir de vencer pela segunda vez”, finalizou o almadense.

AvMMedia

Dia de azar para Miguel Barbosa no Rali TT Serras do Norte


Erro na delimitação do percurso e falha no macaco hidráulico deixam Miguel Barbosa longe do primeiro lugar, depois de ter liderado o primeiro dia do Rali TT Serras do Norte.

O dia começou mal para Miguel Barbosa no primeiro troço do dia quando, devido à má delimitação do percurso e distâncias trocadas no roadbook, acabou por se perder logo no Km 1 do troço e novamente ao km 6, entregando a liderança ao campeão nacional, Filipe Campos e caindo para 3º lugar. Durante este longo sector de 145kms ainda sofreu um furo e uma falha no macaco hidráulico que acabaram por lhe condicionar toda a prova, ficando, no final do 3º sector selectivo a mais de 8:38s do primeiro classificado Carlos Sousa que, acabou por beneficiar da desistência do Filipe Campos no troço de ligação entre os dois sectores, numa altura em que liderava confortavelmente a prova.

Para Miguel Barbosa “esta foi uma prova de extremos. Ontem tudo corria bem e hoje logo nos primeiros Kms vimo-nos privados de poder disputar pela vitória. Estamos muito desapontados pois foi evidente que tínhamos andamento para ganhar esta prova e que demos sempre 100% para que isso acontecesse. “ Considerando que, dentro do azar acabou por beneficiar do abandono do Filipe Campos para ascender ao 2º lugar, o piloto de Lisboa referiu no final que “para o Filipe terá sido ainda mais desapontante ao ter ficado parado na ligação dos sectores. Como disse, este campeonato vai ser muito competitivo e a sorte ou azar vão acabar por tocar a todos. Vamos continuar a trabalhar para alcançar já no Algarve a 1ª vitória da época”.

A próxima prova está marcada para 18 e 19 de Abril no Algarve com a Baja TT Serras de Monchique.

www.miguelbarbosa.com

Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia desistem após forte recuperação


• Filipe Campos/ Jaime Baptista alcançam primeiro lugar da geral na segunda secção mas vêm-se obrigados a desistir antes da primeira Especial de Espectáculo

• Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor desistem quando tinham a terceira posição da geral praticamente garantida


Após forte recuperação na terceira e quarta secção do Rali TT Serras do Norte 2009, Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia vêm-se obrigados a desistir devido a problemas eléctricos.

Partindo em desvantagem de um minuto e trinta e seis segundos para o primeiro classificado, a dupla Filipe Campos/ Jaime Baptista alcançam o primeiro lugar da tabela classificativa na terceira secção com alguma vantagem sobre o ontem vencedor BMW X3 CC e o Mitsubishi Racing Lancer. Na ligação para a quarta secção, o carro da dupla Campeã em Título sofreu um problema eléctrico e já não conseguiu arrancar.

Já Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor recuperaram tempo nas duas secções para o Proto DP04 e seguraram a terceira posição. A meio da quarta secção, a dupla vê-se obrigada a desistir também devido a problemas eléctricos.

Press Yser Racing Team

Bruno Oliveira soma sexta vitória


Mazda Açores TT Team completou um ano sempre a vencer

Com a sexta vitória consecutiva alcançada esta tarde em Macedo de Cavaleiros por Bruno Oliveira no Desafio Elf Mazda 2009, o piloto açoreano confirma a liderança na competição. Com este triunfo o Mazda Açores TT Team completa assim um ano inteiro de vitórias, num total de sete, tendo cabido a Lígia Albuquerque iniciar este ciclo notável no Rali TT Serras do Norte do ano passado.

Bruno Oliveira conseguiu ainda um lugar no Top 10 absoluto do Rali TT Serras do Norte, segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, apesar de um problema mecânico, já na parte final da prova, o ter impedido de terminar entre os cinco primeiros.

“Estou naturalmente muito satisfeito por mais esta vitória, mas acima de tudo porque nesta prova se completa um ciclo em que terminámos todas as corridas e em todas elas saímos vencedores. A máquina está de facto excelente, pese embora um pequeno percalço mecânico nos tenha retirado a hipóteses de terminar à geral na 5ª posição, o que seria magnífico” salienta o piloto açoreano que explica o sucedido: “A certa altura o carro parou e depois de abrirmos o capot percebemos que um tubo do intercooler se tinha solto. Pegámos nas ferramentas e no material que sempre trazemos connosco e reparámos a situação, embora nisso tenhamos perdido cerca de 15 minutos. Foi pena porque estávamos a andar muito bem”.

O Desafio Elf Mazda 2009 prossegue em Junho, com a realização do Rali Vodafone Transibérico, mas Bruno Oliveira espera que a todo o momento sejam desbloqueados os indispensáveis patrocínios, que lhe permitam fazer a totalidade da temporada do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

A2 Comunicação

sábado, 21 de março de 2009

Miguel Barbosa lidera no Norte


A história do Rali TT Serras do Norte parece querer repetir-se, uma vez que o lider da prova é também o vencedor das duas últimas edições. Após a disputa da super especial de abertura e do primeiro sector selectivo, é Miguel Barbosa que comanda a caravana, mostrando uma vez mais a sua excelente adaptação a este tipo de pista. Logo atrás de si aparece Filipe Campos, e em terceiro Carlos Sousa, que parece provar que estava certo quando afirmou que não se sentiria muito à vontade quer pelo desconhecimento das pistas, quer por alguma falta de potência do motor do seu carro.

Nos T2 Pedro Silva Nunes lidera , sendo seguido de perto pelo líder do campeonato Nuno Matos em Isuzu D-Max. Em terceiro aparece Adélio Machado, agora já com o Land Cruiser revisto e a realizar também bons tempos dentro da classe.

Nos T8 lidera Rómulo Branco, seguido de Fernando Rito e João Belo. Os dois primeiros estão inclusivamente bem classificados na geral, com o 1º T8 a aparecer em 10º e o 2º em 12º.

Amanhã é o dia grande da corrida com quatro sectores selectivos, o mais logo dos quais com 150 km, e que terá que ser percorrido duas vezes. No final das cada passagem (SS 2 e 4), as equipas realizarão uma especial espectáculo (1,6 km) disputada centro da cidade, , uma novidade introduzida este ano e com o objectivo de aproximar o público da corrida

Classificação do Rali TT Serras do Norte após o SS1 (inclui penalizações):


1 Miguel Barbosa BMW X3 CC 00:37:50.30 T1
2 Filipe Campos BMW X3 CC 00:39:26.30 T1
3 Carlos Sousa Racing Lancer 00:39:30.30 T1
4 André Amaral Proto DP4 00:43:12.00 T1
5 Bernardo M. Maia BMW X3 CC 00:43:36.50 T1
6 José Gameiro Navarra Off Road 00:44:26.00 T1
7 Paulo Martins Navarra GXR 00:44:50.40 T1
8 José DinisLucas Pajero DiD 00:45:22.60 T1
9 Pedro Silva Nunes Pajero 00:45:51.90 T2
10 Rómulo Branco Pajero 00:46:58.20 T8
11 Nuno Matos Isuzu D-Max 00:47:08.70 T2
12 Fernando Rito Land Cruiser 00:48:08.10 T8
13 Adélio Machado Land Cruiser 00:48:31.40 T2
14 João Pero Pais Mazda BT-50 00:48:31.50 T1
15 Bruno Oliveira Mazda BT-50 00:48:44.40 T1
16 António Teixeira Mazda BT-50 00:48:55.60 T1
17 João Belo Terrano II 00:50:14.10 T8
18 José Camilo Martins Nissan Navarra 00:50:19.30 T8
19 Mário Dinis Lucas Mitsubishi Montero 00:50:30.90 T2
20 Jorge Simões Pathfinder 00:50:58.30 T2
21 Paulo Pinto Mazda BT-50 00:51:00.80 T1
22 Francisco Gil Terrano II 00:52:13.70 T8
23 Afonso Batista Isuzu Rodeo 00:54:08.40 T2

Fonte: www.todoterreno.pt

sexta-feira, 20 de março de 2009

Primeiro dia em bom plano no Rali TT Serras do Norte


• Dupla Campeã em Título fecha dia no segundo lugar

• Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor agarram quinta posição


No arranque do Rali TT Serras do Norte, a dupla Filipe Campos/ Jaime Baptista fecha o dia com a segunda posição da tabela classificativa. Já os seus companheiros de equipa Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor arrebataram a quinta posição.

Os Campeões em título partiram para a primeira etapa com o terceiro lugar da Superespecial. Ao manter um andamento rápido no primeiro sector selectivo da prova ganhou um lugar e ultrapassou em quatro segundos o Mitsubishi Racing Lancer, fechando o dia a um minuto e trinta e seis do vencedor do ano passado. No balanço dos primeiros quilómetros de Prova, Filipe Campos considerou “o dia razoável. Tivemos uma saída de estrada na Superespecial e no troço tivemos dez quilómetros sem travões”. Apesar da distância “ainda são 300 quilómetros onde tudo pode acontecer” afiança o piloto.

Já a dupla Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor obteve o quarto lugar na Superespecial e desceu uma posição no primeiro sector selectivo. Segundo Bernardo Moniz da Maia “perdemo-nos no percurso mas mantendo a tranquilidade acredito que temos condições de amanhã recuperar”.

Amanhã o Rali TT Serras do Norte 2009 continua em Macedo de Cavaleiros distribuídos por mais uma secção e quatro sectores selectivos. Dois dos sectores selectivos serão de curta distância (cerca de 1,5 km), ao jeito de Especial Espectáculo, junto ao centro de Macedo de Cavaleiros, local onde o público poderá apreciar os BMW X3 CC da Yser Racing Team no seu pleno.

Press Yser Racing Team

Carlos Sousa na luta pela vitória em Trás-os-Montes


Começou hoje em Macedo de Cavaleiros a segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Carlos Sousa e Luís Ramalho terminam este primeiro dia do Rali TT Serras do Norte no terceiro lugar, a 1m40s do líder, depois da realização da Super-especial e de um Sector Selectivo de 40 quilómetros.

Hoje o dia foi mais preenchido que o habitual. No final Carlos Sousa explicou que: “Não foi um dia muito bom para nós, pois a especial tinha muitas zonas a subir e como o nosso motor tem pouco binário as coisas ficaram mais complicadas. Para além disso era um Sector Selectivo com muitos ganchos e tivemos de fazer manobra em alguns deles e acabámos por perder muito tempo. Os nossos adversários também estiveram fortes e por isso esta diferença”, disse o piloto de Almada.

Apesar do atraso, o piloto apoiado pela TMN acredita que amanhã pode lutar por um bom resultado. “Vou tentar encurtar as distâncias e se possível lutar pela vitória. Sei que não vai ser fácil. Espero que o Sector Selectivo de amanhã seja menos penalizante para o nosso carro, para podermos discutir o triunfo”, concluiu Carlos Sousa.

Amanhã os pilotos terão pela frente uma dupla passagem por um Sector Selectivo de 140 quilómetros e por uma super-especial de 1.8km a realizar dentro da cidade de Macedo de Cavaleiros, numa louvável ideia da organização de levar esta modalidade junto do público.

AvMMedia

Bruno Oliveira vence Super Especial


Engano no percurso atrasou piloto do Mazda Açores TT Team no 1º SS

Arrancou hoje, em Macedo de Cavaleiros, a segunda etapa do Desafio Elf Mazda 2009, competição onde o Mazda Açores TT Team soma já seis vitórias consecutivas. O piloto açoreano Bruno Oliveira, que conquistou as últimas cinco, entrou muito bem na corrida vencendo a Super Especial, onde averbou ainda a 8ª posição absoluta.

Da parte da tarde o Rali TT Serras do Norte, segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, cumpriu um sector selectivo com 40 quilómetros, onde a equipa açoreana já não foi tão feliz.

“Não estamos de facto habituados a ter destes percalços, mas desta vez não evitámos um engano no percurso. Um dos concorrentes que partiu à nossa frente deve ter arrancado uma das fitas, que cortavam uma saída e foi por aí que nós seguimos. Por azar, as notas seguintes até eram semelhantes e só tivemos a certeza que estávamos errados à entrada de uma povoação” salienta o piloto açoreano que acrescenta: “Voltámos para trás com algum cuidado, não fosse mais alguém ter cometido o mesmo erro e com tudo isto perdemos para aí uns quatro minutos. É pena, até porque estávamos a andar muito bem e poderíamos manter ou até melhorar a nossa posição da Super Especial. A diferença para o primeiro do Desafio Mazda é apenas de 13 segundos, pelo que estou convencido que poderemos manter como objectivo a luta pela vitória”.

O percurso de amanhã do Rali TT Serras do Norte será todo ele disputado no concelho de Macedo de Cavaleiros, sendo composto por um troço com cerca de 150 quilómetros que será percorrido por duas vezes. No final de cada passagem será disputada, bem no centro da cidade, uma especial espectáculo, com 1,6 km de extensão.

A2 Comunicação

Mais uma para Miguel Barbosa


Miguel Barbosa foi o mais rápido na superespecial de abertura do Rali TT Serras do Norte. O verdadeiro "papa-superespeciais" ganhou com mais de 15 segundos de avanço sobre Carlos Sousa.

Um verdadeiro dia de Verão, com uma superespecial muito "fustigada" pelo pó. Com os concorrentes a sairem de minuto a minuto, alguns ainda foram algo prejudicados pelo pó que teimava em ficar no ar, largos segundos depois da passagem de cada concorrente.

Com pó ou sem pó, Miguel Barbosa foi o mais rápido e por larga margem. Fosse o TT feito de superespeciais e Miguel Barbosa seria campeão por avanço!

Na segunda posição, terminou Carlos Sousa, mas já a 15,09s de Barbosa. Em terceiro terminou Filipe Campos a 18,09 de Barbosa.

No Agrupamento T2, Pedro Silva Nunes, 10º da geral, foi o mais rápido, enquanto no Agrupamento T8, Fernando Rito, 11º da geral, foi o melhor.

Apenas partiram 24 concorrentes, e somente 23 se classificaram nesta superespecial. Destaque para o carro 0, uma Toyota Hilux, pilotada por Luís Valente que sofreu um forte capotanço, embora felizmente sem que a equipa nada sofresse, o mesmo não se pode dizer da Toyota Hilux...

Classificações completas

Fonte: www.motoresmagazine.net

quinta-feira, 19 de março de 2009

Campeão nacional de Todo-o-Terreno recebe Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros como co-piloto



• Filipe Campos convida Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros para co-drive

• Câmara de Macedo de Cavaleiros apoia Todo-o-Terreno

• Yser Racing Team valoriza regiões onde se desenvolvem provas do Campeonato Nacional



Macedo de Cavaleiros, 19 de Março de 2009 – No dia que antecede o arranque da prova Rali TT Serras do Norte, o Campeão em Título Filipe Campos convidou para ser co-piloto na sessão de testes, o Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros Engº Beraldino José Vilarinho Pinto. A iniciativa teve como objectivo apoiar o desenvolvimento das actividades de todo-o-terreno na região e, de igual forma, valorizar o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

No rescaldo da sessão de co-drive com o Campeão Nacional, o Engº Beraldino José Vilarinho Pinto, Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, considerou esta “uma experiência única” acrescentando que “foi um prazer muito grande efectuar esta iniciativa com o Filipe Campos”.

Segundo o Campeão em Título “há que valorizar as pessoas e entidades que apoiam o todo-o-terreno em Portugal e neste sentido reconhecer a actuação da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e do seu Presidente pelo apoio à passagem do Campeonato Nacional na região norte”.

A par do co-drive com o Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, a Câmara Municipal apoiou ainda a realização de um passatempo através da rádio Onda Livre para que um cidadão da terra pudesse também ser co-piloto do Campeão Filipe Campos.

Para a vencedora do passatempo, Maria Isabel Bento, esta foi uma experiência “nova e sem igual na minha vida”. A quente da sessão de co-drive as palavras eram parcas para as emoções sentidas.

No dia de preparação para a Prova, houve tempo ainda para um conjunto de meios de comunicação social regionais experimentarem as emoções vividas nos BMW X3 da Yser Racing Team.
A Yser Racing Team tem o objectivo de ao longo do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno efectuar outras iniciativas junto das regiões onde forem efectuadas as provas.

Press Yser Racing Team

Expectativas em alta para o Rali TT Serras do Norte


É já no próximo dia 21 e 22 de Março em Macedo de Cavaleiros que se realiza a 2ª prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, com Miguel Barbosa a procurar repetir a vitória de 2008.
Após uma primeira prova algo atribulada com problemas de pneus e alguma falta de competitividade do BMW que não permitiu ir além do 3º posto, Miguel Barbosa espera encontrar em Macedo de Cavaleiros as condições meteorológicas e de traçado ideais para voltar a impor o seu estilo de condução, neste que é sem duvida, um dos mais espectaculares campeonatos internacionais de todo-o-terreno.

Com um esquema de prova bastante interessante para pilotos e público, o Rali TT Serras do Norte permitirá avaliar o patamar competitivo dos automóveis, prevendo-se uma prova a 3 com o líder, Carlos Sousa em Mitsubishi Racing Lancer, a ser posto à prova pelo BMW X3 CC do campeão em título, Filipe Campos e o da equipa Castrol Vodafone Liberty Seguros Team, representada pelo tri-campeão nacional, Miguel Barbosa.

Com o objectivo claro de vencer e de alcançar a liderança do campeonato, Miguel Barbosa referiu que “esta prova vai permitir perceber onde nos situamos dado que no Ervideira debatemo-nos com problemas de pneus que não nos permitiu andar a 100%. Esta prova tem um esquema muito interessante com um sector selectivo de 40kms logo após o prólogo e penso estar bastante competitivo para aproveitar da melhor forma as melhorias que se efectuou ao carro.” Prevendo grande competitividade, Miguel Barbosa não vê vantagens para nenhum dos carros até ao final do campeonato, acreditando que “vamos andar os três sempre muito próximos e será extremamente difícil vencer o campeonato, mesmo estando sempre a 100% em todas as provas mas é exactamente por isso que temos visto sempre imenso publico nas especiais.”

segunda-feira, 16 de março de 2009

Carlos Sousa estreia-se em Macedo de Cavaleiros


Após o excelente triunfo na prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, Carlos Sousa ruma agora para Macedo de Cavaleiros, onde terá lugar o Rali TT Serras do Norte, prova organizada pelo Motor Clube de Guimarães, e que será a segunda da temporada. Este é um regresso do piloto do Mitsubishi Lancer a Trás-os-Montes, região do país que chegou a ser palco de outros eventos do campeonato no início do século.

No entanto, esta será a estreia nesta prova e na zona de Macedo de Cavaleiros, mas Carlos Sousa vai procurar o melhor resultado possível. “Sabemos que o ritmo entre nós, o Miguel (Barbosa) e o Filipe (Campos) é muito semelhante, pelo que o facto de eles conhecerem a prova de anteriores participações pode naturalmente ser uma vantagem para eles. Mas nós vamos procurar fazer um rali sem erros e se correr bem estou convicto que teremos mais um bom resultado”, diz o actual líder do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

O Mitsubishi Racing Lancer vai chegar ao nordeste transmontano igual ao que esteve presente na abertura do campeonato. “O nosso carro não sofreu nenhuma alteração. Como se viu na abertura da temporada é competitivo, embora gostasse se o motor fosse um pouco melhor. Estou optimista para esta prova e acredito que senão tivermos problemas vamos conseguir lutar de novo pela vitória”, finalizou Carlos Sousa.

O Rali TT Serras do Norte começa na sexta-feira, com a Super-especial e um curto Sector Selectivo de 40 quilómetros. No sábado os pilotos enfrentam um SS de cerca de 170 quilómetros por duas vezes, percorrendo igualmente por duas vezes uma curta especial com sensivelmente 1,5km no centro de Macedo de Cavaleiros, uma medida sem dúvida inovadora e que leva o TT ao centro da cidade.

Press AvMMedia

Ricardo Leal dos Santos na Taça do Mundo


Piloto aposta em levar BMW X5 às primeira posições

Ricardo Leal dos Santos está de partida para os Emiratos Árabes Unidos onde, a partir do próximo dia 21 de Março se disputa a prova de abertura da Taça do Mundo, agora denominada Abu Dhabi Desert Challenge. Aos comandos do BMW X5, com que recentemente participou no Dakar, o piloto Pioneer Desert Team Delta Q será desta vez acompanhado pelo experiente Filipe Palmeiro.

A prova do Médio Oriente onde Ricardo Leal dos Santos participa pela terceira vez terminará a 27 de Março, depois de disputadas cinco etapas e uma Super Especial de abertura. Tal como nas anteriores participações o piloto português conta trazer para Portugal um bom resultado:

“A primeira vez que participei foi em 1998, de Quad e terminei na primeira posição. Em 2005 fiquei em segundo lugar mas esse resultado permitiu-me conquistar o título mundial de Quads”, salienta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: “É a primeira vez que vou competir na categoria auto mas isso não me impede de acreditar que posso lutar por uma das primeiras posições. Creio que terminar entre os cinco primeiros seria um bom resultado. Todavia o mais importante nesta altura é ganhar experiência com o nosso BMW X5 nos mais variados tipos de pistas e esta é uma corrida famosa pelas suas dunas e por pistas bastante rápidas. Desconheço quais serão os mais directos adversários mas a prova conta sempre com um nível muito elevado de participantes”.

A2 Comunicação

Nuno Matos no Rali TT Serras do Norte


Cetelem Interdoces Team optimista e confiante para a segunda prova do campeonato

A simpática e acolhedora cidade de Macedo de Cavaleiros recebe nos próximos dias 20 e 21 o Rali TT Serras do Norte, naquela que é a única deslocação da caravana do TT nacional ao norte do país. Depois da vitória na prova inaugural, a dupla Nuno Matos – Jaime Cortes espera dar seguimento ao excelente arranque de campeonato na categoria T2. “ Depois da surpresa que foi termos vencido em Reguengos, sabemos que existe uma maior expectativa em relação à nossa prestação. No entanto, não queremos desviar-nos dos nossos objectivos, por isso, terminar será mesmo o mais importante. Se o conseguirmos conquistando um lugar no pódio, seria óptimo” afirmou Nuno Matos.

A prova delineada pelo Clube Automóvel de Guimarães prevê muitas novidades no percurso que, nesta sua 17ª edição, viu a sua extensão aumentada para cerca de 350 quilómetros. Na sexta feira terá lugar a super especial, seguindo-se um Sector selectivo de 40 quilómetros. Para Sábado, estão reservados os restantes quilómetros, os quais serão disputados numa dupla passagem pelo sector selectivo que, este ano, terá uma pequena especial no centro de Macedo de Cavaleiros que de certo aproximará ainda mais o público transmontano da prova. Apesar das alterações, espera-se uma prova à imagem dos anos anteriores, com um percurso muito técnico e onde pilotos e máquinas terão que enfrentar as fortes inclinações das serras transmontanas. ”Mesmo sendo ainda cedo para tirar muitas ilações, penso que esta não será a prova ideal para a nossa Isuzu D-Max. Apesar disso esta é uma prova de que gosto muito e onde as coisas me têm corrido bem, espero que volte a ser assim” disse Nuno Matos.

Press Cetelem/Interdoces Team

domingo, 15 de março de 2009

Lista de inscritos Serras do Norte 2009


Aqui fica a lista de inscritos para o "Serras do Norte" 2009:


1 X - RAID GMBH FILIPE CAMPOS / JAIME BAPTISTA BMW X3 T1

2 CASTROL VODAFONE LIBERTY SEGUROS TEAM MIGUEL BARBOSA / MIGUEL RAMALHO BMW X3 CC T1

3 CARLOS SOUSA / LUIS RAMALHO MITSUBISHI RACING LANCER T1

4 X - RAID GMBH BERNARDO MONIZ DA MAIA / JOANA SOTTO MAYOR BMW X3 T1

5 PADOCK COMPETIÇÕES PEDRO SILVA NUNES / PAULO TORRES MITSUBISHI PAJERO T2

6 JORGE SIMÕES / ANIBAL MENDONÇA NISSAN NAVARA T2

7 DINIS LUCAS CONSULTING TEAM JOSÉ DINIS LUCAS / LUIS TIRANO MITSUBISHI PAJERO DID T1

8 DINIS LUCAS CONSULTING TEAM MÁRIO DINIS LUCAS / FRANCISCO LUIS MITSUBISHI MONTERO T2

9 FRANCISCO ESPERTO / NN MAZDA BT-50 T1

10 ANDRÉ AMARAL / ANTONIO ALBANO PROTO DP04 T1

11 TEAM MOTIVO JOSÉ GAMEIRO / ANTÓNIO SARAIVA NISSAN NAVARA OFF-ROAD T1

12 JOSÉ CAMILO MARTINS / MÁRIO FEIO NISSAN NAVARA T8

14 JOÃO MARQUES / TIAGO LOURENÇO MAZDA BT-50 T1

15 PROLAMA COMPETIÇÃO AFONSO BATISTA / JOSE MARQUES ISUZU D RODEO T2

16 PADOCK COMPETIÇÕES ADELIO MACHADO / PAULO FIUZA TOYOTA LAND CRUISER 120 T2

17 PAULO MARTINS / ANTÓNIO MORAIS NISSAN NAVARA GRX T1

18 NUNO MATOS / JAIME CORTES ISUZU D-MAX T2

19 BRUNO OLIVEIRA / BRUNO FERNANDES MAZDA BT-50 T1

20 ANTONIO TEIXEIRA / JORGE AMARAL MAZDA BT-50 T1

21 PROLAMA COMPETIÇÃO FERNANDO BARREIROS / PEDRO BRANCO NISSAN NAVARA T2

22 JOÃO PERO PAIS / JOÃO RATO MAZDA BT-50 T1

23 TIAGO AVELAR / SILVA SANTOS NISSAN NAVARA T2

24 PAULO PINTO / RICARDO CORTIÇADAS MAZDA BT-50 T1

25 PADOCK COMPETIÇÕES FERNANDO RITO / FILIPE MARTINS TOYOTA LAND CRUISER T8

26 PROLAMA COMPETIÇÃO JOÃO NUNO BELO / LINO SILVA NISSAN TERRANO II T8

27 FRANCISCO GIL / FILIPE RASTEIRO NISSAN TERRANO II T8

28 ROMULO BRANCO / PEDRO COLAÇO MITSUBISHI PAJERO T8

29 RUI LOPES / LUIS FONSECA MAZDA BT-50 T1

30 FILIPA MARQUES / PAULA BRANCO MAZDA BT-50 T1

Bruno Oliveira procura sexta vitória


Piloto do Mazda Açores TT Team aposta ainda num bom lugar à geral

É já na próxima sexta feira que, em Macedo de Cavaleiros, arranca a segunda etapa do Desafio Elf Mazda 2009, competição onde o Mazda Açores TT Team soma já seis vitórias consecutivas, sendo que as últimas cinco foram conquistadas pelo piloto açoreano Bruno Oliveira.

Pese o facto de ainda não poder garantir uma presença regular nesta temporada, o piloto açoreano parte para o Rali TT Serras do Norte, segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, apostado em intrometer-se também na luta pelas primeiras posições absolutas, tal como aconteceu na prova de abertura da temporada de 2009.

“Depois de um ano em que participámos com regularidade na maioria das provas do Nacional de TT, sinto que disponho de uma excelente máquina que me tem permitido, não só conquistar vitórias no Desafio Elf Mazda, mas também sonhar um pouco mais alto” salienta o piloto açoreano que acrescenta: “Não parto para a corrida com nenhum resultado em mente, sendo a minha maior preocupação não cometer erros, nem excessos, que nos obriguem a abandonar. Quero levar as provas até ao fim, porque isso é que me dá gozo. Agora, enquanto lá ando dou o melhor de mim e tiro todo o partido da nossa Mazda BT 50. Se der para terminar num bom lugar, a satisfação será por certo ainda maior”.

O percurso do Rali TT Serras do Norte será disputado no concelho de Macedo de Cavaleiros, sendo composto por uma Super Especial com cerca de 5,4 kms a disputar ao inicio da tarde de Sexta Feira dia 20, seguida de um sector selectivo com 40 kms. No Sábado um troço com cerca de 150 kms será percorrido por duas vezes. No final de cada passagem será disputada, bem no centro da cidade uma especial espectáculo, com 1,6 km de extensão.

A2 Comunicação

sábado, 14 de março de 2009

Elisabete Jacinto já tem um novo camião


Foi a piloto que foi buscar a nova máquina ao departamento de competição da MAN na Alemanha

Três dias de viagem, entre a Alemanha e Portugal, permitiram a Elisabete Jacinto ter um primeiro contacto com a nova máquina que vai permitir à piloto do Team Oleoban MAN Portugal continuar a desenvolver o seu projecto desportivo, no âmbito das competições internacionais de todo o terreno. O novo MAN TGS, cuja base foi preparada no departamento de competição do construtor germânico de camiões, é considerado um dos melhores camiões de série do mundo e será com ele que Elisabete Jacinto irá evoluir nos próximos meses.

Mais alto, mais pesado, mas também mais potente do que o MAN M2000 consumido pelas chamas na quinta etapa do Dakar, o MAN TGS é uma máquina da nova geração de camiões de um construtor que tem um longo percurso nas competições de todo o terreno, tendo saído vitorioso da derradeira edição do Dakar, disputada em África.

“Para primeiro contacto foi excelente. De neve a sol, passando por uma chuvada torrencial, tivemos um pouco de tudo, numa viagem que decorreu sem qualquer tipo de incidentes. Gostei muito do motor, que tem uma alma extraordinária, da caixa de velocidades, que é extremamente fácil de manusear e da enorme capacidade de travagem. Por outro lado, a insonorização é excelente, o que nos permitiu vir a ouvir música, sem ruído de fundo” explica Elisabete Jacinto que fez a viagem até Portugal acompanhada de Marco Cochino, um dos seus dois parceiros de equipa e ao qual estão entregues os cuidados mecânicos da nova máquina.

Chegado a Portugal o MAN TGS 18.480 rumou às instalações da Hydraplan em Alverca, onde a sua preparação será terminada. “Temos a caixa de carga para construir, os amortecedores para desenvolver, todo o equipamento para instalar na cabine e uma quantidade muito grande de pormenores a verificar e preparar até partirmos para Marrocos, em meados de Maio, para testar tudo, com vista às próximas competições. É um camião com um potencial enorme, mas vai requerer muito trabalho, tanto ao nível técnico, como no capítulo da condução já que é bastante diferente do MAN M2000, com o qual já me sentia perfeitamente identificada. Teoricamente, este será bastante melhor em pista, mas o seu peso e altura vão exigir outro cuidado nas dunas”, salienta a piloto que, por esta ocasião, está nos Açores a tirar a certificação de “mergulho com ar enriquecido”, uma outra faceta da mulher de grandes desafios, que é Elisabete Jacinto.

A2 Comunicação

quinta-feira, 12 de março de 2009

Campeão Filipe Campos aponta vitória para Rali TT Serras do Norte e desafia nortenhos a serem co-pilotos


• Filipe Campos e Jaime Baptista partem com sede de vitória para a prova transmontana

• Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor querem manter posição nos lugares cimeiros

• Campeão em título desafia residentes na região norte para co-drive, através do website: www.yserracingteam.com

É com boas perspectivas que Filipe Campos/ Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor partem para o Rali TT Serras do Norte, a segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Filipe Campos assume o objectivo de ganhar a prova transmontana e Bernardo Moniz da Maia deseja uma posição nos primeiros cinco da geral. A anteceder a prova, o campeão em título efectuará um co-drive com o vencedor do passatempo lançado na página oficial da Yser Racing Team.

Depois do 2º lugar conquistado na primeira prova do nacional, a dupla Filipe Campos / Jaime Baptista promete continuar a dar espectáculo e parte para Macedo de Cavaleiros com muita vontade de ganhar. Para o Campeão em título “esta é uma boa prova para a equipa e na qual vamos contar com o carro em condições perfeitas”. Não prevendo quaisquer dificuldades com o piso nortenho, a dupla confia seriamente “na conquista do primeiro lugar” e reitera “a grande vontade de vencer o máximo de provas do campeonato”.

Com pretensões um pouco menores mas não menos ambiciosas parte a dupla Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor, que obteve o 5º lugar no Ervideira Rally TT 2009 e contribuiu para a liderança do campeonato por equipas, acreditando que “no pressuposto de não chover, ficar nos cinco primeiros”. O piloto da dupla vê esta prova como “muito agradável, simpática e competitiva pelo facto de se desenrolar numa altitude superior face às outras provas, o que reduz de alguma forma o desempenho dos carros”.

O Rali TT Serras do Norte terá o seu centro nevrálgico em Macedo de Cavaleiros, e tem início no dia 20 de Março à tarde com a disputa de um prólogo com cerca de 5,4 kms, seguido do primeiro sector da prova com 40 kms. No dia seguinte, a prova é composta por mais quatro sectores. Em comparação com a edição anterior, este ano o rali sofreu reformulações e a quilometragem foi aumentada com o fim de aproximar ainda mais a prova das populações, contando com um percurso total de 350 kms.

Desafio de co-drive aos habitantes da região norte


A Yser Racing Team lança hoje o desafio, a todos os habitantes da região norte do país, a concorrer ao passatempo para um co-drive com o Campeão em título no BMW X3 CC com que alinha no Campeonato. O desafio é lançado hoje no site oficial da equipa www.yserracingteam.com.

Rumo a uma ainda maior aproximação entre pilotos e amantes do desporto motorizado “acho lindamente esta interacção com os fãs do TT” indica Filipe Campos.

Este tipo de passatempos da Yser Racing Team irá ter continuidade ao longo da época, em outras regiões do país.

Press Yser Racing Team

quarta-feira, 11 de março de 2009

VW ruma a oriente para participar na "Rota da Seda"


Os vencedores do Dakar irão competir no oriente: A Volkswagen irá participar no evento inaugural do Rali Rota da Seda disputado através da Rússia, Quazaquistão e Turquemenistão. O evento organizado pelos organizadores do Dakar , a ASO (Amaury Sport Organisation) disputado ao longo da "Rota da Seda", a rota comercial histórica que ligava a Europa e a Ásia, irá arrancar de Kazan, capital da República de Tatarstão , e terminará em Ashgabat, capital do Turquemenistaão, a 13 de Setembro.

"O novo rali disputado no Oriente é praticamente um pequeno "Dakar" com uma distância total de 4500 quilómetros e um novo desafio para nós, e no qual queremos competir pela vitória." disse o director da Volkswagen Motorsport Kris Nissen. "Esperamos uma variedade de terreno que realmente reflicta as exigências de um "Dakar". Em adição , o esforço de Marketing e organização profissional por parte da ASO , representam a melhor apresentação possível do evento e dos seus participantes."

Em Janeiro, a Volkswagen triunfou no Dakar ao arrebatar os 2 primeiros lugares da classificação do rali, que se disputou pela primeira vez na América do Sul, com Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (ZA/D) ae Mark Miller/Ralph Pitchford (USA/ZA) a vencerem pela primeira vez este rali com um veículo diesel. Em 2010, o Dakar será novamente disputado na Argentina e no Chile, de 2 a 17 de Janeiro.

VW Motorsport
Tradução: www.todoterreno.pt