quarta-feira, 29 de abril de 2009

Apresentação do novo camião de Elisabete Jacinto poderá ser vista em qualquer ponto do globo


“A Internet é o melhor caminho para uma comunicação global”

No próximo dia 7 de Maio, pelas 12 horas, o camião com que Elisabete Jacinto e o Team Oleoban/MAN Portugal enfrentarão as próximas competições de todo-o-terreno, será apresentado em directo para todo o mundo via Internet. A apresentação do novo MAN TGS será realizada em moldes inéditos ao nível do desporto motorizado em Portugal e segue as novas tendências de comunicação que, cada vez mais, se apoiam no potencial que a World Wide Web permite.

“É com grande alegria que no próximo dia 7 vou apresentar o nosso novo camião. Quando na 5ª etapa do Dakar vi arder o nosso MAN M2000, achei que o meu projecto desportivo tinha chegado ao fim. Tinha feito tudo para alcançar o melhor resultado desportivo de sempre, trabalhei imenso na preparação do camião e empenhei-me ao máximo ao nível da comunicação, mas era difícil acreditar que seria possível superar aquele momento de enorme infortúnio” explica Elisabete Jacinto que acrescenta: “A força que me foi dada pelos responsáveis de algumas das mais importantes equipas de camiões presentes no Dakar, assim como pelos meus patrocinadores, abriu uma janela de esperança à qual me agarrei. Quatro meses depois aqui estamos com um projecto bastante sólido e com muitas inovações, que me deixam ao mesmo tempo muito feliz e orgulhosa. Existem pois, bastantes razões para querer partilhar este grande momento de alegria com aqueles que, em Portugal e no resto do mundo, nos têm apoiado. A única solução era criar as condições para que esta apresentação fosse aberta a todos, pela via da caixinha mágica que é a Internet”.

Mais pormenores sobre esta apresentação, que envolve uma parceria com o scn sportcanal (www.scn.pt) serão divulgados na próxima 2ª feira, dia 4 de Maio, data em que passará a estar disponível o novo site de Elisabete Jacinto no seu endereço habitual www.elisabetejacinto.com.

A2 Comunicação

sábado, 25 de abril de 2009

Rally Rota da Seda


No seguimento do anúncio do Rali Rota da Seda, estão agora abertas as inscrições para o novo rali que começa agora a tomar forma, e que irá para a estrada a 5 de Setembro, tendo a partida marcada para a Kazan, capital da Républica do Tatarstão. Este evento , destinado a carros e camiões irá enriquecer os ralis de todo o terreno com uma nova e prestigiada competição que irá percorrer uma parte da histórica Rota da Seda. Após a travessia do Tatarstão, o rali irá passar pelo Kazaquistão e Turkmenistão antes de alcançar a meta colocada em Ashgabat a 13 de setembro. Desde profissionais a amadores, todos irão poder redescobrir os principais fundamentos deste desporto. Todos os que desejam participar num evento de âmbito mundial, e que ao terem oportunidade de descobrir paisagens grandiosas e terrenos variados, ficarão amplamente satisfeitos.

O selo "Dakar Series" corresponde de forma ideal à personalidade do Rali Rota da Seda, que será um grande teste de resistência, com desafios ao nível físico e técnico de proporções massiças. Depois de nove dias, 4500kms percorridos incluindo 3200 disputados contra o relógio serão percorridos. No que diz respeito propriamente á competição, os terrenos que os participantes irão atravessar irão proporcionar batalhas muitas intensas pelos lugares do podium. As duas últimas etapas irão ser disputadas no vasto deserto de Karakoum, onde a arte de cruzar as dunas será determinante para fazer a diferença entre a vitória e a derrota.

Fonte: www.todoterreno.pt

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Terranova lidera na Tunísia


Um BMW substituiu outro na liderança da classificação geral. Hoje, depois da vitória de ontem de Guerlain Chicherit, foi a vez do Argentino Orlando Terranova vencer a etapa, na frente de um outro BMW, neste caso o pilotado por Leonid Novistkiy. Nicolas Misslin com o MPR13 conseguiu o tercerio lugar, com apenas 10 segundos de vantagem sobre o proto Dessoude de Christian Lavielle. A especial foi disputada ao longo de pistas estreitas ladeadas por vegetação em grande parte composta por Figos da índia, muito vulgares nesta região e utilizados como cerca. É muito provável que alguns motards tenham terminado a especial com algumas recordações destas plantas espetadas na pele, uma vez que se tratam de cactos. Um dos pilotos que hoje apanhou um grande susto foi Delahaye que capotou o seu buggy de forma muito espetacular , mesmo na frente do Chevy Protruck de Eric Vigoroux, mas felizmente sem consequências nem para piloto nem co-piloto.

Link à notícia completa


Fonte: todoterreno.pt

Ricardo Leal dos Santos leva convidados a viver as emoções do Dakar em Marrocos


Expedição Berner Newspeed Marrocos 2009


O piloto de todo o terreno, Ricardo Leal dos Santos, regressou recentemente de Marrocos onde liderou uma expedição que levou um grupo de 35 convidados da Berner a conhecer um país profundo cheio de tradições e costumes culturais que os roteiros turísticos não mostram.

Vítor Fernandes, da Berner, falou das vivências nesta expedição. ”A convite da empresa fui acompanhar um grupo de clientes a Marrocos ao lado de Ricardo Leal dos Santos e foi sem dúvida uma experiência interessante. Primeiro pelo convívio que nos foi proporcionado e depois pelo contacto com uma cultura diferente da nossa com costumes tão distintos, como é a cultura árabe. Poder percorrer as pistas do Dakar foi também um momento memorável e ainda para mais fazendo-o ao lado de um piloto tão experiente como o Ricardo.”

Para Ricardo Leal dos Santos a expedição foi um sucesso, bem patente no agrado dos participantes. “Foram quatro dias à descoberta de Marrocos a partir de Ouarzazate. Fizemos cerca de 800 km, em veículos 4x4 conduzidos pelos participantes, permitindo a alguns o primeiro contacto com o todo o terreno. Saliento, porque para nós é o mais importante, que esta foi uma expedição em que não se verificaram problemas de maior. É o sétimo passeio consecutivo que organizamos sem registo de qualquer tipo de incidentes”.

A2 Comunicação

Novo site de Elisabete Jacinto lançado na próxima semana


Apresentação do MAN TGS terá lugar a 7 de Maio

Modelo inédito de apresentação mantido em segredo



É já no próximo dia 7 de Maio, pelas 12 horas, que Elisabete Jacinto irá apresentar publicamente o seu novo camião de competição, o MAN TGS que vem substituir o MAN M2000, tragicamente devorado pelas chamas no decorrer da 5ª etapa do Dakar 2009.

É um momento muito importante para a piloto, mas também para o desporto motorizado em Portugal já que, para além de garantir a continuação de um dos mais sólidos projectos na área do todo o terreno internacional, acrescenta também ao parque português uma nova máquina de elevada performance, com a qual a piloto deverá ainda este ano participar em duas competições.


Uma apresentação inédita

Por todas estas razões, Elisabete Jacinto e a sua equipa optaram por dar um cunho muito pessoal e inovador a esta apresentação, cujos moldes serão apresentados na próxima semana, onde também será lançado o novo site da piloto, um espaço com mais funcionalidades e com uma componente multimedia bastante atractiva.

Para já podemos apenas adiantar que, não sendo a ideia original, nunca foi utilizada em Portugal ao nível dos desportos motorizados. Contudo, este tipo de evento teve grande repercussão, por exemplo, na recente campanha presidencial dos EUA.

Na apresentação do novo MAN TGS será dado ainda um grande enfoque ao facto de uma boa parte do seu desenvolvimento e preparação para competição ter tido lugar em Portugal, por técnicos portugueses. Através de uma reportagem vídeo serão apresentadas todas as etapas da sua preparação, desde a sua chegada á sua apresentação.

Visite o Canal de Elisabete Jacinto no You Tube em www.youtube.com/elisabetejacinto

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Novo camião de Elisabete está quase pronto


Marrocos e Transibérico serão as próximas etapas

Elisabete Jacinto e o Team Oleoban MAN Portugal preparam afincadamente o regresso às competições, depois de um Dakar que se revelou pródigo em mostrar as duas facetas bem distintas dos desportos motorizados. À liderança na categoria com um notável 11º lugar absoluto na etapa de abertura sucedeu que, como todos estarão bem recordados, o MAN M2000 foi consumido pelas chamas na quinta etapa. Ciente do seu valor desportivo e da excelente notoriedade associada ao seu projecto desportivo, Elisabete Jacinto não baixou os braços e o regresso as competições está próximo.

O novo MAN TGS, cuja base foi preparada pelo construtor germânico de camiões é considerado um dos melhores camiões de série do mundo. Tem vindo a ser evoluído em Portugal e será com ele que Elisabete Jacinto partirá para os primeiros treinos que se disputarão em Marrocos e estará presente no Rali Transibérico, a prova portuguesa da Taça do Mundo.

“Desde que o camião chegou a Portugal não tenho parado, mas estou muito satisfeita pois tudo tem corrido como o previsto. Vamos poder brevemente apresentar, em moldes inéditos, o nosso camião, que tem uma imagem muito mais racing” explica Elisabete Jacinto que acrescenta: “Temos em Portugal técnicos muito qualificados e torna-se mais fácil de trabalhar pois falamos todos a mesma língua. Optámos por fazer em Portugal a caixa de carga e a suspensão. O que se fez até agora tem um enorme potencial! Se considerarmos a nova decoração e as dimensões bem mais generosas do TGS, tenho a certeza que este camião terá uma imagem marcante”.

Com o novo camião preparado para grandes desafios, Elisabete Jacinto esteve recentemente em Paris onde acompanhou a apresentação do Silk Way, a nova grande competição de todo-o-terreno que terá lugar em Setembro. A equipa está ainda a ponderar a possibilidade de participar neste rali: “É de facto uma prova que está a suscitar um grande interesse. Tive um convite da Kamaz que muito me honrou, a mim e à equipa mas que tive de declinar por não ser compatível com o nosso actual projecto. Todavia a organização russa manifestou claro interesse na nossa presença com este novo MAN TGS e estamos a estudar as condições para analisar se é viável”.

A2 Comunicação

terça-feira, 21 de abril de 2009

RF Competição na Baja Terras D'El Rey



Avaria mecânica provoca desistência no Algarve


A passagem na Baja TT Terras D’El Rei ficou marcada pela desistência da equipa de Paulo Rui Ferreira, piloto, e Jorge Monteiro, navegador, com uma Nissan Navara cuja preparação esteve também a cargo da RF Competição. Depois de conseguir um excelente 16.º lugar na classificação geral, e devido a uma avaria mecânica, a equipa foi forçada a desistir, já no final do segundo sector selectivo.

Apesar da falta de sorte da equipa na prova do Algarve, o piloto refere que “a participação foi muito boa, tendo em conta as condições do troço, muito longo, e que exigia muita atenção e resistência. Estivemos sempre muito motivados e fizemos tempos excelentes”.


Próxima prova será o Rali de Vila Nova de Cerveira

Relativamente ao calendário para este ano, Nelson Falardo, responsável pela RF Competição, refere que “estão para já agendadas as participações do Peugeot 206 no Rali de Vila Nova de Cerveira, a 16 e 17 de Maio, e da Nissan Navara na Baja TT Cidade de Beja / Montes Alentejanos, dias 5 e 6 de Setembro, e na 23.ª Baja Portalegre 500, a 29 de Outubro e 1 de Novembro de 2009”.

Nuno Matos conquista 2º lugar na Baja Terras d’el Rei


Pontuação não reflecte resultado final mas balanço é positivo para a Cetelem Interdoces Team.

A Baja Terras d’el Rei que se disputou este fim-de-semana nas serras algarvias começou à imagem das anteriores rondas do Campeonato T2. De novo a dupla Nuno Matos – Jaime Cortes assegurou o 2º lugar na Super Especial, disputada debaixo de muita chuva. “O piso estava muito escorregadio e como não haveria pó no dia seguinte decidimos não arriscar nada na Super Especial, o 10º lugar e 2º T2 foi acima do que esperávamos, provavelmente a maioria das equipas pensou o mesmo que nós” disse Nuno Matos.

No Sábado a dupla portalegrense ainda passou pela liderança do agrupamento T2 nos primeiros quilómetros do 1º sector selectivo, acabando por terminar na 2ª posição a cerca de um minuto e meio do líder, Pedro Silva Nunes, ao cabo dos cerca de 240 quilómetros. No derradeiro sector do dia, encurtado devido a problemas com a cronometragem de Carlos Sousa, ficou tudo na mesma e Nuno Matos garantiu o 2º lugar, somando os correspondentes 17 pontos para o Campeonato. “Foi um dia bom para nós, no início conseguimos andar na frente e mesmo depois de termos perdido alguma eficiência nos travões acabamos por rodar sempre perto dos tempos do Pedro Silva Nunes. De tarde sabia que seria difícil recuperar, forcei um pouco de inicio mas não quis arriscar muito, já que tínhamos uma boa vantagem para o 3º classificado, e acabei por reduzir o ritmo, tentando poupar o carro para o segundo dia”, afirmou o piloto.

O derradeiro sector selectivo de Domingo, com apenas 125 quilómetros, valia tantos pontos como os cerca de 380 quilómetros de Sábado. Por isso era obrigatório andar rápido e Nuno Matos impôs um ritmo muitíssimo forte, liderando até meio do sector, mas a quebra de uma mola da suspensão traseira atrasou irremediavelmente a equipa que assim se limitou a levar o carro até final. “Queríamos vencer o dia e iniciámos o sector selectivo ao ataque. Recebemos a informação que estávamos na frente com 55 segundos de vantagem, mas um pouco antes de CP1 a mola da suspensão traseira cedeu. Parámos para perceber o que tinha acontecido e depois fomos obrigados a vir muito devagar até final. Ainda passámos pelo Pedro que entretanto havia furado, mas não pudemos aproveitar. Este esquema de pontuações estava já decidido e nós conhecíamo-lo, mas é injusto, porque entre outras coisas, permite-se pontuar melhor no conjunto dos dois dias uma equipa que terminou abaixo de nós na classificação final. Inexplicavelmente a lógica das pontuações introduzida este ano para esta prova para os agrupamentos é totalmente diferente das do Campeonato Absoluto e nós acabamos por ser os grandes prejudicados. Mas tenho que estar feliz, mostrámos mais uma vez que podermos discutir os primeiros lugares e para a próxima pode ser que tenhamos a pontinha de sorte que nos faltou nestas duas últimas corridas”, disse Nuno Matos

A próxima jornada levará de novo a caravana do TT ao Algarve, para a Baja Serra de Monchique, que se disputará a 23 e 24 de Maio

Press Cetelem / Interdoces Team

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Miguel Farrajota falhou Baja Terras d'el Rei


Problemas na centralina continuam a condicionar equipa

Questões técnicas que se julgavam ultrapassadas voltaram a impedir que a dupla Miguel Farrajota / Nelson Ramos regressasse às competições do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e por força disso a equipa esteve ausente na Baja Terras d’el Rei, a prova algarvia que se disputou neste fim de semana.

A electrónica e mais concretamente a centralina do motor BMW que equipa o Depieres Proto, estão na origem desta situação que se espera seja resolvida pelos técnicos alemães da Bosch Motorsport, de modo a permitir que Miguel Farrajota possa confirmar, nas próximas corridas, as excelentes prestações conseguidas no ano passado.

A2 Comunicação

Abandono no 2º sector selectivo


A equipa de Leiria, RF competição, viu-se obrigada a desistir no 2º SS devido a um problema mecânico. A equipa vinha a fazer uma boa prova, com um ritmo rápido e regular, sempre pensando no seu objectivo final que passava por terminara a prova. Tal não foi possivel devido á perda de uma das rodas da sua Nissan Navarra tripulada por Paulo Rui Ferreira / Jorge Monteiro

Fotografias "MaisTT" - Baja Terras D´el Rei 2009





Aqui ficam fotografias de automoveis da Baja Terras D´el Rei 2009, por Manuel Cordeiro.

Fotografias "MaisTT" - Baja Terras D´el Rei 2009




Aqui ficam fotografias de motos da Baja Terras D´el Rei 2009, por Manuel Cordeiro.

domingo, 19 de abril de 2009

Pedro Grancha forçado a abandonar


Piloto de Cascais estava na luta pela terceira posição

Numa altura em que lutava pela terceira posição na Baja Terras d’el Rei, o piloto de Cascais Pedro Grancha, inscrito pela VR2 Motorsport, foi forçado a desistir a meio do derradeiro sector selectivo da prova, depois da sua Nissan Navara Off Road ter ficado sem direcção assistida.

“Parti para esta segunda etapa bastante desagradado com o facto de nos ter sido retirado o 3º lugar da classificação geral da prova, quando objectivamente nós ficámos à frente do Miguel Barbosa na etapa de ontem. A falha da organização, que não controlou o tempo de Carlos Sousa, reverteu em grave prejuízo para nós, de uma forma perfeitamente injusta”, salienta Pedro Grancha que acrescenta: “Apesar de tudo não baixámos os braços e estávamos preparados para lutar até ao fim por um lugar no pódio, embora sabendo que iria ser muito difícil. O percurso deste terceiro sector era bastante adverso para as características da nossa Nissan mas sei que estávamos a andar bem quando, progressivamente, a direcção começou a ficar cada vez mais dura, até que se tornou inguiável e não havia nada a fazer senão parar. Foi inglório mas fiquei contente por ter mais uma vez demonstrado que, em condições normais, poderemos lutar pelas primeiras posições”.

A2 Comunicação

Menos mal


Após um segundo dia de prova desastroso, com o piloto da Castrol Vodafone Liberty Seguros Team a deparar-se com uma falta de competitividade da afinação escolhida para esses longos sectores selectivos, Miguel Barbosa apostava em reduzir os danos no ultimo dia de prova, minimizando os prejuízos para a classificação do campeonato nacional.

Depois da confusão com os tempos no dia anterior, onde erradamente, Miguel Barbosa tinha descido uma posição, para o 4º lugar da geral, hoje, partindo de um 3º lugar, o piloto do BMW X3 CC voltou a tentar imprimir um ritmo muito forte conseguindo o 2º tempo no sector selectivo mas, ainda assim, sem alteração na classificação final.

Miguel Barbosa referiu no final da Baja Terras d’el Rei que «tentamos minimizar o dia de ontem, onde estávamos muito longe do Carlos e do Filipe, ao efectuar algumas alterações no set-up do carro. Hoje estivemos mais competitivos mas também ataquei ao máximo e acredito que o Carlos e mesmo o Filipe não tenham arriscado tanto. O 2º lugar no sector é importante em termos de campeonato mas vamos ter de trabalhar muito para a próxima prova e podermos voltar às vitórias. Sinceramente, continuo sem perceber o dia de ontem» .

www.miguelbarbosa.com
Foto: Aifa

Carlos Sousa mantém o pleno de vitórias no regresso ao CPTT


O regresso de Carlos Sousa ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno está a ser coroado de êxito, com o piloto de Almada a manter o pleno, três provas, três vitórias. Depois do Alentejo e Trás-os-Montes terem assistido ao domínio do Mitsubishi Racing Lancer, foi agora a vez do Algarve ser dominado pela máquina nipónica. Hoje o objectivo era defender o comando, mas Carlos Sousa foi mais longe e venceu o Sector Selectivo, conseguindo garantir 15 pontos para o campeonato, que agora lidera com 11 pontos de vantagem.

Depois de dois dias de chuva, hoje o sol apareceu, “e tivemos o Algarve no seu melhor, com um dia excelente e com uma boa temperatura. Quanto a nós fizemos uma prova perfeita, mas devo confessar que esta manhã estava um pouco nervoso. Sair na frente era uma desvantagem, sobretudo porque os adversários conseguiam saber os nossos tempos de forma mais imediata, mas quando recebi a informação ao quilómetro 20 que estávamos a fazer jogo igual com a concorrência, percebi que aquele era o andamento para não perder a corrida. Depois a concorrência atrasou-se e conseguimos vencer o SS, o que nos permitiu roubar-lhes mais um ponto nas contas do campeonato Quando eles se atrasaram gerimos. Gostei da corrida, road book bom e dava confiança. Hoje Algarve no seu melhor”, referiu.

Após três provas e outras tantas vitórias, o primeiro balanço do ano “só pode ser muito positivo, aliás melhor era impossível. Mas atenção que ainda falta muito campeonato e nada está decidido, mas naturalmente que é melhor estar na frente e com esta margem, porque cada vez mais são os nossos adversários que terão de atacar e correr mais riscos. O carro esteve mais uma vez excelente, numa corrida muito bem marcada e com um road-book muito bom, que nos dava confiança para andar depressa”, finalizou Carlos Sousa.

AvMMedia

Campos segundo no pódio e Moniz da Maia em quarto


• Filipe Campos tira pé do acelerador devido a problema no diferencial mas segura o segundo lugar

• Dupla Campeã em título cada vez mais satisfeita com o desempenho do BMW X3 CC preparado pela X-Raid e segue crente na vitória do Campeonato

• Bernardo Moniz da Maia acaba em quarto com prova consistente e desistência de Pedro Grancha


No final da terceira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a Baja Terras D’el Rei, Filipe Campos/ Jaime Baptista acabam no segundo lugar do pódio, repetindo a posição alcançada em 2008. Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor fecham a competição com o quarto da geral, beneficiando do abandono de Pedro Grancha/ Paulo Primaz em Nissan Navara.

Filipe Campos/ Jaime Baptista enfrentaram na etapa de hoje novas dificuldades no diferencial do seu BMW X3 CC, “ao quilómetro vinte e sete o diferencial encravou. Felizmente conseguimos desbloquear, mas tive que tirar o pé do acelerador até ao final da prova para não correr riscos. Ainda assim estou muito satisfeito com o desempenho do carro e com o segundo lugar”.

A propósito do Campeonato, o piloto Campeão em título considera “ainda estar tudo em aberto. Temos andamento para estar na frente e há bastante Campeonato para disputar”. A promessa de ataque cerrado a Carlos Sousa pelo primeiro lugar é assente no final de mais uma prova.

Após desistência na última prova quando seguiam em terceiro lugar, Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor tiveram uma actuação consistente e contaram na Baja Terras d’el Rei com a sorte do seu lado subindo uma posição no final com o abandono do ontem quarto classificado Pedro Grancha. No descanso dos 126 quilómetros da etapa de hoje, Bernardo Moniz da Maia referia que “apanhámos o piso bastante mais seco hoje mas tinha o carro menos equilibrado que ontem o que me reduziu um pouco o ritmo. No entanto, o resultado final era o ambicionado e estou contente com o nosso desempenho geral”.

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno promete continuar animado pelos BMW X3 CC da Yser Racing Team já no próximo dia 23 e 24 de Maio, novamente por terras Algarvias, na Baja Serra de Monchique.

Yser Racing Team

Sousa, outra vez...


Carlos Sousa voltou a vencer mais uma prova do CPTT 2009, mantendo-se como o único vencedor da época, já que venceu 3 em 3.

Depois do dia de ontem onde o piloto "fugiu" aos furos, ao contrário dos seus mais directos adversários, hoje o piloto só teve de gerir o minuto e meio de vantagem em relação a Filipe Campos, tarefa que se tornou ainda mais fácil com os problemas no diferencial do X3 de Campos a agravarem-se. Assim o piloto de Almada terminou com uma vantagem mais folgada, com 3 minutos sobre Campos e obteve a pontuação máxima na prova, já que venceu as duas etapas, amealhando assim 15 pontos para o campeonato.

Quem não esteve ao seu melhor nível foi Miguel Barbosa, piloto que ontem apesar dos dois furos nunca teve andamento para lutar com os dois primeiros classificados. Ainda assim o piloto ainda conseguiu hoje levar o BMW à segunda posição no sector, mas não foi o suficiente para fazer melhor que o 3º lugar da geral, terminando a prova a quase 16 minutos de Carlos Sousa.

Bernardo Moniz da Maia beneficiou da desistência de Pedro Grancha, piloto que ontem tinha feito uma boa prova, e subiu assim à 4ª posição da geral, terminando a quase 37 minutos de Carlos Sousa.

José Dinis Lucas teve hoje um bom dia ao ser 6º neste último sector selectivo, subindo assim da 8ª posição (que ocupava ontem) para o 5º lugar.

Na 6ª posição terminou Rómulo Branco e venceu assim a categoria T8. O piloto do Pajero Evo voltou a fazer uma grande prova, tal como tinha acontecido em Macedo de Cavaleiros.

Pedro Silva Nunes venceu o T2 e foi também o 7º classificado da geral, na frente de António Baiona (2º T8) e de Nuno Matos que foi o segundo entre os T2's, ainda que a mais de 6 minutos de Silva Nunes.

José Camilo Martins fechou o Top 10 da classificação geral e terminou também no lugar mais baixo do pódio no que toca à categoria T8.

Mario Dinis Lucas foi o 3º T2 e o 11º na geral, logo à frente de Mário Raposo, que foi 12º.

Classificação final:
1º Carlos Sousa / Luis Ramalho - Mitsubishi Racing Lancer - 6h49m45,5s
2º Filipe Campos / Jaime Baptista - BMW X3 CC - a 3m05,5s
3º Miguel Barbosa / Miguel Ramalho - BMW X3 CC - a 15m59,3s
4º Bernardo Moniz da Maia / Joana Sotto-Mayor - BMW X3 CC - a 36m54,8s
5º José Dinis Lucas / Luis Tirano - Mitsubishi Pajero DID - a 54m50,5s
6º Rómulo Branco / Pedro Colaço - Mitsubishi Pajero EVO - a 1h04m01,4s
7º Pedro Silva Nunes / Paulo Torres - Mitsubishi Montero DID - a 1h07m34s
8º António Baiona / Pedro Baiona - Nissan Navara - a 1h11m21,2s
9º Nuno Matos / Jaime Cortes - Isuzu D-Max- a 1h23n42,2s
10º José Camilo Martins / Mário Feio - Nissan Navara - a 1h27m46,6s

Bianchi Prata / CIN no podium do Nacional de TT


Paulo Gonçalves 4º da geral

Gustavo Gaudêncio 2º da classe TT3



A localidade de Monte Gordo, recebeu a 2ª prova do Campeonato Nacional de Todo o Terreno . Alguma chuva, frio, paisagens lindíssimas e um percurso muito técnico, marcaram os dois dias de prova.

No primeiro dia de competição o grande destaque vai para os pilotos da CIN, Paulo Gonçalves e Gustavo Gaudêncio, que na 1ª etapa venceram a geral ficando apenas separados por 1 segundo, deixando o terceiro da geral a mais de 40 segundos . Infelizmente na 2ª etapa alguns problemas técnicos, impediram os pilotos do ACPmoto de discutir a vitoria final. Paulo Gonçalves e Filipe Santos foram forçados a desistir e Gustavo Gaudêncio chegou ao fim em 4º lugar da classe TT3.

No segundo dia a historia foi bem diferente, Paulo Gonçalves levou a sua BMW G450X ao quarto lugar da geral e da classe TT3, tendo discutido um lugar no podium até ao final.

Na classe TT3 Gustavo Gaudêncio classificou-se em segundo lugar, somando preciosos pontos para o campeonato e Filipe Santos em sexto lugar.

O team manager, Pedro Bianchi Prata, não escondia alguma tristeza, depois de um fim de semana tão atribulado “ o inicio da prova correu muito bem, melhor era impossível, dois pilotos na frente da geral, a provarem que as BMW G450X são motos muito competitivas e que o trabalho que temos vindo a fazer está no bom caminho, na segunda parte do primeiro dia, tudo aconteceu….mas as corridas são assim. No segundo dia atacamos de novo e já correu muito bem, foi um fim de semana de muito trabalho, não quero deixar de dar uma palavra de agradecimento a toda a equipa técnica e de cronometragem, pela dedicação e trabalho de todo o fim de semana e aos pilotos da equipa por nunca baixarem os braços e nunca deixarem de lutar.”

www.bianchiprata.com

sábado, 18 de abril de 2009

Tempos do SS2 corrigidos pelo CCD


Um erro de um controlador, que não ligou as células de cronómetragem, levou o Colégio de Comissários desportivos a corrigir os tempos finais do SS2. Assim, os últimos 30 Km foram anulados e os tempos em CP3 foram os tempos finais do sector. Alguns pilotos foram prejudicados, como é o exemplo de Pedro Grancha que perde assim a 3ª posição, mas é certo que Filipe Campos nunca teria ganho 1 minuto e 46s, tendo o próprio admitido que nunca chegou a ver a traseira do Racing Lancer.


Após a etapa de hoje a classificação fica, por isso, assim ordenada:

1 Carlos Sousa/Luis Ramalho Mitsubishi Racing Lancer T1 04:49:19.567s
2 Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3 CC T1 00:01:32.5
3 Miguel Barbosa/Miguel Ramalho BMW X3 CC T1 00:15:45.3
4 Pedro Grancha/Paulo Primaz Nissan Navara T1 00:16:23.0
5 Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor BMW X3 CC T1 00:27:34.8
6 Romulo Branco/Pedro Colaço Mitsubishi Pajero EVO T8 00:37:58.4
7 José Gameiro/António Saraiva Nissan Off-Road 06 T1 00:39:08.9
8 José Dinis Lucas/Luis Tirano Mitsubishi Pajero DID T1 00:42:06.5
9 Pedro Silva Nunes/Paulo Torres Mitsubishi Montero DID T2 00:43:55.0
10 Nuno Matos/Jaime Cortes Isuzu D-Max T2 00:47:14.2
11 António Baiona/Pedro Baiona Nissan Navara T8 00:52:54.2
12 Lino Carapeta/Rui António Bowler Wildcat T1 00:57:49.6
13 José Camilo Martins/Mário Feio Nissan Navara T8 01:04:06.6
14 Mário Dinis Lucas/Francisco Luis Mitsubishi Montero T2 01:05:36.9
15 Mário Raposo/Alvaro Pereira Nissan Navara T1 01:18:36.6
16 Jorge Plácido Simões/Anibal Mendonça Nissan Pathfinder T2 01:23:06.5
17 Francisco Gil/Filipe Rasteiro Nissan Terrano II T8 01:24:46.8
18 Helder CostaFilipe Salgueiro Nissan Navara T1 06:43:37.6
19 Paulo Martins/António Morais Nissan Navara GRX T1 06:50:53.9
20 Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro Nissan Navara T8 07:21:02.2
21 Afonso Batista/José Manuel Marques Isuzu Rodeo T2 07:50:36.2
22 Tiago Avelar/Silva Santos Nissan Navara T2 07:57:53.1
23 Américo Santos/João Salgueiro Nissan Pathfinder T2 10:25:39.2
24 Adélio Machado/Paulo Fiuza Toyota Land-Cruiser T2 13:37:32.7

Carlos Sousa lidera no Algarve


Carlos Sousa dominou hoje o segundo dia da Baja Terras d’el Rei. O piloto do Mitsubishi Racing Lancer venceu o Sector Selectivo da manhã, controlando os adversários da parte da tarde, sendo apenas surpreendido pelos problemas na atribuição do seu tempo, que levaram a que a especial da tarde acaba-se por ser encurtada. Num terreno que não favorece as características da máquina do almadense, Sousa conseguiu mais uma vez fazer vir ao de cima toda a sua experiência e rapidez, conseguindo escapar aos furos, que vitimaram os mais directos adversários, o que lhe permite arrancar amanhã com 1m32s de vantagem sobre Filipe Campos, estando por isso em boa posição de assegurar a terceira vitória da temporada.

O final do dia acabou por ser um pouco atribulado para Carlos Sousa. “Quando nós passámos a tomada de tempo não estava montada e acabaram por nos atribuir um tempo igual ao do Filipe (Campos). Pelas nossas contas temos cerca de 1m30s de vantagem e penso que será essa a vantagem que o colégio de comissários desportivos nos vai atribuir depois da reunião. Quanto à corrida correu-nos bem, não furámos e temos vindo sempre num ritmo forte, numa luta muito intensa com o Filipe (Campos) e quando ele ataca nós respondemos e temos conseguido manter a distância, num terreno difícil, mas igual para todos”, referiu.

Amanhã vai ter que abrir a estrada, “e esse vai ser o maior problema. Vamos procurar andar rápido e manter a liderança. Espero conseguir continuar a evitar os furos e apesar de termos feito algo por isso, esta é uma questão em que também é preciso sorte e espero que amanhã ela continue do nosso lado”, concluiu o piloto que defende as cores da TMN.

A Baja Terras d’el Rei termina amanhã, com a realização de um Sector Selectivo de 150 quilómetros, estando a cerimónia do pódio marcada para as 13 horas em Monte Gordo.

AvMMedia

Campos ganha terreno


• Filipe Campos vence segundo Sector Selectivo e recupera 40 segundos para Carlos Sousa apesar da anulação dos últimos 30 quilómetros de prova

• Bernardo Moniz da Maia sólido no quinto lugar



Apesar da anulação dos trinta quilómetros finais da primeira etapa da Baja Terras d’el Rei, a equipa Filipe Campos/ Jaime Baptista fechou o dia com a vitória no segundo Sector Selectivo e uma recuperação forte para Carlos Sousa, líder da prova, mantendo o segundo lugar da geral. Os colegas de equipa Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor solidificaram a quinta posição com um avanço de dez minutos para o sexto classificado.

O Campeão em título foi o mais rápido no segundo Sector Selectivo com 01h01,55 horas, ganhando 40 segundos para Carlos Sousa face ao tempo obtido de manhã, onde contou com um furo lento que o deixou a dois minutos do líder do Campeonato. “Viemos a andar no máximo que podíamos. Recuperámos algum tempo mas não o suficiente para chegar ainda ao primeiro lugar” referia Filipe Campos no final da etapa. A propósito da disputa do primeiro lugar, o piloto disse ainda que “está a dar realmente gozo e a ser muito animada”.

A dupla que está a 14 minutos do terceiro classificado enfrentou à tarde um problema no BMW X3 CC, “desde o quilómetro dezassete começámos a ouvir um ruído que até ao fim não parou” mas apesar do receio inicial não condicionou o andamento. Já se verificou, no parque da assistência, que o problema não era determinante e foi resolvido para o arranque promissor de amanhã.

O segundo BMW X3 CC da Yser Racing Team manteve o quinto lugar nos dois Sectores Selectivos e fechou o dia comodamente na quinta posição geral a dez minutos de Rómulo Branco em Mitsubishi Pajero Evo. No final da etapa, Bernardo Moniz da Maia indicava que “apanhei uma boa parte de piso seco mas ainda muitos locais com lama que não me permitiram andar mais depressa mas estou satisfeito. Acredito que fiz um tempo à minha altura perante os pilotos que tenho pela frente na prova”.

A Baja Terras d’el Rei encerra amanhã com a segunda e última etapa que se prolonga por 127 quilómetros. Ao contrário do ano passado, em que os pilotos competiram na vizinha Espanha, esta etapa vai continuar por terras algarvias.

Yser Racing Team

Pedro Grancha sobe ao 3º lugar


Piloto de Cascais ganha duelo com Miguel Barbosa

Pedro Grancha aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, inscrita pela VR2 Motorsport e acompanhado por Paulo Primaz ocupa a 3ª posição na Baja Terras d’el Rei, terceira do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2009, cumprida que está a primeira etapa da prova. O piloto de Cascais, que tinha averbado o 4º melhor tempo na Super Especial, superou, no último dos dois sectores selectivos disputados durante o dia de hoje, o ex-campeão nacional Miguel Barbosa, com quem tem mantido um animado duelo.

“Da parte da manhã, no sector mais longo, a pista estava bastante escorregadia. Tivémos um furo e a nossa Nissan atravessou-se uma vez. Na manobra amachucaram-se umas fibras da carroçaria. Terminámos em quarto, mas perto do Miguel Barbosa”, salienta Pedro Grancha que acrescenta: “Da parte da tarde andámos muito bem, apesar de um estranho barulho que o carro apresentava e que depois viémos a verificar ser um desaperto nos parafusos da transmissão. Felizmente não passou disso, conseguimos fazer o 3º tempo e ainda passar para a terceira posição. Amanhã tudo iremos fazer para defender o nosso lugar e terminar a corrida no pódio”.

Com cerca de 500 kms cronometrados no total, a edição de 2009 da Baja Terras d’el Rei cumpre amanhã o terceiro e último sectores selectivo, com mais de uma centena de quilómetros de extensão.

A2 Comunicação

Carlos Sousa mantém liderança


Carlos Sousa conseguio aguentar o ataque de Filipe Campos no segundo sector selectivo do dia. Depois de uma manhã em que o piloto do BMW X3 não foi feliz, ao ser vítima de um furo, na parte da tarde impôs um ritmo muito forte onde arriscou tudo para tentar chegar à liderança. Ainda assim o piloto do Yser Racing Team não conseguiu acabar o dia em 1º, mas reduziu a desvantagem de mais de 2 minutos para apenas 27 segundos que o separam agora de Carlos Sousa (esta diferença ainda não está confirmada devido a um erro de cronómetragem).

Uma surpresa foi o 3º lugar de Pedro Grancha na frente de Miguel Barbosa. O piloto de Cascais, que também não evitou um furo e um "toque" na parte da manhã, ganhou bastante tempo a Miguel Barbosa na parte da tarde acabando o dia com uma vantagem de 16,3 segundos sobre o piloto do BMW. Por sua vez, Miguel Barbosa não encontrou uma resposta para o facto de ter perdido tanto tempo, restando-lhe esperar pelo dia de amanhã.

Na 5ª posição vem, sem grande surpresa, Bernardo Moniz da Maia que aumentou um pouco o ritmo na parte da tarde, já que os piso estava mais seco.

Em 6º está agora o 1º classificado da categoria T8, Rómulo Branco, que está a fazer uma excelente prova colocando assim o seu Mitsubishi Pajero na frente de José Gameiro que é agora o 7º, enquanto que José Dinis Lucas vem na 8ª posição.

A fechar o Top 10 estão os dois primeiros classificado na categoria T2, são ele Pedro Silva Nunes, em 9º e Nuno Matos, que teve problemas na transmissão da Isuzu deixando o piloto do Mitsubishi "ir-se embora".

Classificações:

1º Carlos Sousa / Luis Ramalho - Mitsubishi Racing Lancer - 5h24m56,5s
2º Filipe Campos / Jaime Baptista - BMW X3 CC - a 27,5s
3º Pedro Grancha / Paulo Primaz - Nissan Navara Off Road - a 16m23,0s
4º Miguel Barbosa / Miguel Ramalho - BMW X3 CC - a 16m39,3s
5º Bernardo Moniz da Maia / Joana Sotto-Mayor - BMW X3 CC - a 29m43,8s
6º Romulo Branco / Pedro Colaço - Mitsubishi Pajero EVO - a 41m02,4s
7º José Gameiro / António Saraiva - Nissan Off-Road - a 43m20,9s
8º José Dinis Lucas / Luis Tirano - Mitsubishi Pajero DID - a 45m28,5s
9º Pedro Silva Nunes / Paulo Torres - Mitsubishi Montero DID - a 48m05,0s
10º Nuno Matos / Jaime Cortes - Isuzu D-Max- a 55m19,2s

Filipe Campos sobe para segundo na Baja Terras d’el Rei


• Filipe Campos fura quando ia à frente no primeiro Sector Selectivo

• Bernardo Moniz da Maia mantém quinta posição com andamento cauteloso


No arranque da primeira etapa da Baja Terras d’el Rei, Filipe Campos fechou o primeiro Sector Selectivo na segunda posição da geral, a dois minutos de Carlos Sousa, agora líder da prova. Bernardo Moniz da Maia mantém a quinta posição com que arrancou de manhã.

A dupla Filipe Campos/ Jaime Baptista concluiu o primeiro Sector Selectivo de 244 quilómetros em 3h48,57 horas. No primeiro controlo de tempo, a equipa seguia na liderança da prova mas devido a um furo perdeu a posição para Carlos Sousa. Para a tarde, o piloto mantém a promessa de andamento rápido.

Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor fecham o primeiro Sector Selectivo na quinta posição. As condições atmosféricas adversas não têm ajudado o piloto lisboeta que seguiu a um ritmo cauteloso. Ainda assim, a dupla está satisfeita com a posição actual e segue confiante no desempenho do BMW X3 CC.

A prova continua ao início da tarde com o segundo Sector Selectivo de 110 quilómetros que vai fechar a primeira das duas etapas da Baja Terras d’el Rei.

Classificação Geral após o primeiro Sector Selectivo:
1º Lugar – Carlos Sousa/ Luís Ramalho, Mitsubishi Racing Lancer, 03:46:43,50
2º Lugar – Filipe Campos/ Jaime Baptista, BMW X3 CC, 03:48:57,10
3º Lugar – Miguel Barbosa/ Miguel Ramalho, BMW X3 CC, 04:00:44,80
4º Lugar – Pedro Grancha/ Paulo Primaz, Nissan Navara, 04:01:49,60
5º Lugar – Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor, BMW X3 CC, 04:08:06,40

Yser Racing Team

Carlos Sousa na frente após SS1


Carlos Sousa venceu hoje o primeiro sector selectivo da Baja Terras D'El Rey, beneficiando dos furos dos adversários. O piloto do Racing Lancer voltou a ter a sorte do lado dele para ficar assim na frente da prova com uma vantagem de 2 minutos e 13 segundos sobre o segundo classificado, Filipe Campos, que teve um furo lento perdendo mais de 4 minutos. Miguel Barbosa também voltou a não ser feliz, já que o piloto sofreu 2 furos estando agora a 14 minutos de Carlos Sousa. O piloto do BMW X3 diz ter perdido alguma concentração após os furos o que ainda piorou a situação.

Pedro Grancha não escapou também aos furos e deu ainda um ligeiro toque, que o fez perder mais algum tempo. Ainda assim o piloto está na 4ª posição a pouco mais de 1 minuto de Barbosa.

A fechar o Top5 vem Bernardo Moniz da Maia com o seu BMW X3 a mais de 21 minutos de Carlos Sousa.

Um agradável surpresa tem sido Hélder Costa, que colocou a Nissan Navara na 6ª posição, na frente de José Gameiro e Rómulo Branco, que é também o 1º T8.

A fechar os 10 primeiros vêm José Dinis Lucas e Paulo Martins, que são respectivamente os 9º e 10º classificados.

No que toca aos T2 é Pedro Silva Nunes quem lidera com uma vantagem de cerca de 1 minuto e 30 segundos sobre Nuno Matos, que se queixou de problemas de travões na Isuzu.

Classificações

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Rotina na Super Especial


A edição de 2009 da Baja TT Terras d’el Rei começa como as primeiras duas provas do campeonato nacional de Todo-o-Terreno, com a dupla da equipa Castrol Vodafone Liberty Seguros Team, a liderar novamente após o 1º dia de prova.

Miguel Barbosa iniciou a Baja TT Terras d’el Rei novamente ao ataque, tendo nesta super-especial de 7 kms, imprimido um ritmo espectacular que permitiu chegar ao final do dia com uma vantagem de mais de 8 segundos para o líder do campeonato, Carlos Sousa em Mitsubishi Racing Lancer e mais de 10 segundos para campeão em título, Filipe Campos, também em BMW X3 CC

A estrear uma nova evolução do motor do seu BMW X3 CC, Miguel Barbosa procura alcançar a primeira vitória no campeonato, após os azares que o perseguiram nas duas rondas anteriores. Com um piso «muito escorregadio e traiçoeiro» que implicavam muita concentração e técnica apurada, Miguel Barbosa conseguiu encontrar «um ritmo muito alto, que me permitiu desfrutar muito desta super-especial e obter um excelente tempo no final»

Para amanhã com o longo sector selectivo de 240kms, Miguel Barbosa vai procurar manter a liderança da prova e «tentar fugir aos azares que me perseguiram nas duas primeiras provas, pois é aqui que se vai decidir a vitória da Baja TT Terras d’el Rei», apostando também no desgaste físico que a duração da mesma irá originar, ainda que as temperaturas estejam abaixo do esperado para esta época do ano.

www.miguelbarbosa.com
Foto: Aifa

Carlos Sousa bem colocado para lutar pela vitória


A Baja Terras d’el Rei arrancou hoje no Algarve e Carlos Sousa conseguiu garantir o segundo lugar na super-especial, o que abre boas perspectivas para os dois dias de corrida que o piloto do Mitsubishi Racing Lancer vai ter pela frente, até porque não vai abrir a pista amanhã e não terá pó. Contudo, o almadense sabe que terá algumas dificuldades pelo estilo de pistas que não favorecem a sua máquina, embora a chuva possa ser factor de equilíbrio.

A chuva marcou o desenrolar da super-especial, que assim ficou “mais escorregadia. Gostei do traçado e correu-nos bem. Não arriscámos nada e estamos numa boa posição para o verdadeiro início da corrida que é amanhã, embora preferisse largar de terceiro, mas não podemos escolher”, explicou o piloto apoiado pela TMN.

Para os dois Sectores Selectivos de amanhã espera-se de novo chuva, o que torna o terreno mais escorregadio e “pode jogar um pouco a nosso favor, embora fique igualmente traiçoeiro, pois umas vezes escorrega e outras não. É bom não haver pó e num tipo de prova em que o nosso carro não é tão forte como o da concorrência, penso que a chuva equilibra ainda mais as coisas. Estou optimista, satisfeito com o Mitsubishi Racing Lancer, pelo que estão reunidas as condições para mais um bom resultado”, finalizou Carlos Sousa.

Amanhã os concorrentes irão enfrentar dois Sectores Selectivos. O primeiro logo a partir das 8h15 terá uma extensão de 230 quilómetros, enquanto da parte da tarde, a partir das 14 horas, os pilotos terão pela frente mais 150 quilómetros cronometrados.

AvMMedia

Filipe Campos terceiro no Prólogo da Baja Terras d’el Rei


• Mantendo-se as condições atmosféricas, dupla Campeã em Título considera terceira posição excelente para arrancar no segundo dia de prova

• Colegas de equipa Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor partem do nono lugar para segurar o quinto da geral



O piloto Filipe Campos conquistou hoje, sexta-feira, o terceiro lugar na Superespecial da Baja Terras d’el Rei, terceira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, ficando a apenas dez segundos do líder Miguel Barbosa. Já o segundo piloto da Yser Racing Team, Bernardo Moniz da Maia partiu da nona posição da geral para segurar o quinto melhor tempo.

Ao volante do BMW X3 CC, Filipe Campos completou os sete quilómetros do primeiro dia de competição em 6.09,1 minutos, e segue para a primeira etapa a menos de dois segundos do líder do campeonato Carlos Sousa.

“Dada a escolha de pneus foi um resultado positivo mas amanhã é que vai começar realmente a prova. Se continuar a chover e não houver pó partimos numa excelente posição. Controlando o nosso andamento, acredito fechar a primeira etapa na liderança”
, refere Filipe Campos.

A dupla Bernardo Moniz da Maia/ Joana Sotto-Mayor rolou também a bom ritmo, saindo da nona posição para fechar o Prólogo em quinto, a apenas trinta segundos do líder da prova.

O piloto da segunda equipa da Yser Racing Team indicou no fim da Superespecial “estar satisfeito com o resultado mas acreditar que podia ter ido mais longe”. Neste sentido, e apesar do tipo de condições menos de feição enfrentadas hoje, o piloto do também BMW X3 CC segue optimista com “boas perspectivas para o resultado global da prova”.

A Baja Terras D’el Rei continua amanhã com a primeira etapa que se divide em dois Sectores Selectivos, de 244 e 110 quilómetros respectivamente. Pelos tempos obtidos no Prólogo, a luta pelos cinco primeiro lugares promete ser renhida e altamente competitiva até ao próximo domingo por serras do sotavento algarvio.

Press Yser Racing Team

Pedro Grancha foi 4º na Super Especial


Piloto de Cascais vai lutar por um lugar no pódio

Comecou bem a participação de Pedro Grancha na Baja Terras d’el Rei, terceira do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2009 que esta tarde arrancou tendo a vila algarvia de Monte Gordo com base. O piloto de Cascais, aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, inscrita pela VR2 Motorsport e acompanhado por Paulo Primaz registou o 4º melhor tempo na Super Especial e parte amanhã para a corrida com a ambição de terminar num dos lugares de pódio.

“Estou satisfeito com o quarto tempo que alcançámos. Andámos bem e gostei do comportamento do carro, todavia a Super Especial não começou muito bem para nós”, salienta Pedro Grancha que explica: “O tempo estava chuvoso mas a chuva que caía não era muito forte. Só ligámos o desembaciador quando percebemos que o vidro iria começar a embaciar e de repente tudo ficou branco à nossa frente. Perdemos alguns segundos e a concentração mas rapidamente tudo regressou ao normal”.

A edição de 2009 da Baja Terras d’el Rei que apresenta como novidade o facto de ser cumprida, integralmente, em território nacional, conta com três sectores selectivos, com cerca de 500 kms cronometrados no total, que terão lugar no Sábado e no Domingo de manhã.

A2 Comunicação

Ricardo Leal dos Santos em Marrocos


Piloto dirige expedição onde explica o desafio do Rali Dakar

Depois da sua participação no Abu Dhabi Desert Challenge, Ricardo Leal dos Santos partiu esta semana para Marrocos onde, nos próximos dias, a Newspeed leva um grupo de quadros e convidados da Berner a vislumbrar um Marrocos profundo. Viver o espírito do todo o terreno, num ambiente tipicamente marroquino e numa atmosfera de confraternização, foi o repto proposto, levando os participantes a aflorar a experiência do que é o desafio do rali Dakar.

“Vamos estar quatro dias à descoberta de Marrocos a partir de Ouarzazate. Vamos fazer cerca de 800 km, em veículos 4x4 conduzidos pelos participantes, incluindo passagem em algumas das pistas habitualmente utilizadas no Dakar. Para isso serão dadas algumas dicas contextualizadas de condução em 4x4”, salienta Ricardo Leal dos Santos o piloto do Pioneer Desert Team Delta Q e responsável máximo da Newspeed que acrescenta: “O programa compreende ainda três noites em hotéis e albergues típicos de qualidade, visitas a cidades, aldeias e pontos turísticos, passando por alguns dos locais mais interessantes de Marrocos”.

Após o regresso a Portugal, Ricardo Leal dos Santos começará a preparar a sua participação no Rali Transibérico, a prova portuguesa incluída na Taça do Mundo do Todo o Terreno, onde se apresentará aos comandos do BMW X5 do Pioneer Desert Team Delta Q, acompanhado de João Luz.

A2 Comunicação

Bianchi Prata / CIN vence TT3 super especial da Baja Terras Del Rei 2009


Muita chuva marcou a super especial da Baja Terras Del Rei, Gustavo Gaudêncio aos comandos de uma BMW G 480 X foi o mais rápido entre as motos da classe TT3 e 3º da classificação geral. Na classe TT2 Paulo Gonçalves foi 3º e 4º da geral.

O piloto ACPmoto/BPultimate/Motojornal, Filipe Santos levou a sua BMW G 480 X ao 4º lugar da classe e 21º da geral.

“ com esta chuva estamos numa boa posição para a partida de amanhã, desta maneira podemos controlar os nossos adversários e saber sempre quando precisamos de atacar.” Comentou Pedro Bianchi Prata.

Amanhã os pilotos da CIN enfrentam duas especiais de 100km e de 246km.

www.bianchiprata.com

Baja Terras D'El Rey - Tempos Super Especial


Sem surpresa, Miguel Barbosa voltou a vencer o prólogo, neste caso na baja Terras D'El Rey. O Piloto do BMW X3 CC ganhou mais de 8 segundos a Carlos Sousa e 10 ao campeão nacional, Filipe Campos.

Nos T2 Pedro Silva Nunes venceu e nos T8 foi Rómulo Branco quem foi o mais rápido.

Nas Motas Ruben Faria, Mário Patrão e Gustavo Gaudêncio foram os 3 primeiros classificados, respectivamente.

Link à classificações completas.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Roteiro Rally TT está de volta


O Roteiro Rally TT da Baja Terras del Rey, já está desde esta terça-feira na rua e marca o regresso desta publicação às provas do Campeonato de Portugal de TT.

O Roteiro Rally TT, surge com uma imagem renovada, mas sem fugir das linhas mestras, que fizeram destes Roteiros, os mais populares de sempre nos desportos motorizados em Portugal.

Sem dúvida, que esta é uma boa noticia para as provas de Ralis de Todo-o-Terreno Nacional, não só para o publico em geral, que beneficia de uma simples e completa informação sobre as provas. Como ainda os pilotos, equipas, organizações e patrocinadores, que voltam a ganhar novamente uma melhor visibilidade, junto do público que acompanha as provas.

“Ao colocar na rua o Roteiro nesta altura de crise, é sem dúvida um acto de coragem da nossa parte. Agora só esperamos, que todos aqueles, que beneficiam directamente com a promoção proporcionada através deste meio de comunicação, não deixem de apoiar, a unica publicação que de momento promove em esclusivo Campeonato Nacional de Todo o terreno”, explicou Humberto Silva, o mentor do Roteiro Rally TT, que desta forma espera poder voltar a trazer mais público às estradas.

Assinale-se que esta edição do Rally TT conta com a colaboração do MOTORES magazine.

Veja aqui o Roteiro da Baja Terras D'El Rey


www.motoresmagazine.net

Hélder Rodrigues assina pelo Vectra Racing Team


Terminado no passado mês de Março o contrato que ainda o ligava ao Team Lagos, Hélder Rodrigues não perdeu tempo e garantiu hoje mesmo um lugar no Vectra Racing Team, equipa semi-oficial da KTM, sedeada na Roménia, e que tem como principais representantes o francês David Casteu (4º classificado no último Dakar sul-americano), o espanhol Jordi Villadoms e o chileno Francisco "Chaleco" Lopez.
Hélder Rodrigues assina pelo Vectra Racing Team -

O piloto de Sintra, agora com 30 anos, igualou em Janeiro passado o quinto lugar de há dois anos no Dakar, começando já próxima semana a sua preparação para a edição de 2010, estando confirmado à partida do Rali da Tunísia (22 de Abril a 2 de Maio), segunda etapa do Campeonato do Mundo FIM de Todo-o-Terreno: "Será a minha primeira participação com a equipa e também a primeira vez que disputo esta prova. O objectivo principal é ganhar experiência e tentar uma classificação dentro dos
cinco a dez primeiros da geral"
, anteviu.

Relativamente à nova equipa, Hélder Rodrigues garante que se tratou "de uma excelente escolha, pois tem óptimos pilotos e uma equipa que acaba por ser mais numerosa que a própria formação oficial da KTM".Além da Tunísia, o motard luso deverá ainda participar em três provas este ano, respectivamente na Sardanha (26 de Maio a 1 de Junho), Egipto/Faraós (3 a 11 de Outubro) e Marrocos (24 a 30 Outubro), toda incluídas no calendário do Campeonato do Mundo.

Fonte: www.autosport.pt

RF Competição na Baja Terras D'El Rey


O Rali do Vidreiro e a Baja TT Terras D’El Rei arrancam já esta sexta-feira, dia 17 de Abril, com a presença de dois carros preparados pela RF Competição. O Peugeot 206 Ex-Troféu e a Nissan Navara, que representarão a equipa nas provas da Marinha Grande e do Algarve, respectivamente, foram apresentados na passada quinta-feira, dia 9 de Abril, num evento que decorreu junto à Praça Rodrigues Lobo, em pleno centro histórico de Leiria.
Nelson Falardo e Rui Ferreirinho, responsáveis pela RF Competição, salientaram a motivação do grupo para as provas que se avizinham. “Para nós é um grande orgulho poder representar Leiria em duas provas tão importantes da competição nacional. Os pilotos e navegadores estão muito motivados, os carros estão prontos, e temos a certeza que todos darão o seu melhor neste desafio”, explica Rui Ferreirinho.

Jorge Monteiro, navegador, esteve também no evento para apresentar a carrinha Nissan Navara que conduzirá com Paulo Rui Ferreira na prova do Algarve, na categoria T8 Promoção A. A Baja TT Terras D’El Rei está integrada no Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno.

Relativamente ao calendário da RF Competição para este ano, Nelson Falardo refere que “além das provas do próximo fim-de-semana, estão para já agendadas participações na Baja TT Cidade de Beja / Montes Alentejanos, dias 5 e 6 de Setembro de 2009 e na 23.ª Baja Portalegre 500, a 29 de Outubro e 1 de Novembro de 2009”.

A RF Competição

A RF Competição é uma equipa de desporto automóvel que se dedica à preparação de carros e à assistência técnica profissional a provas automobilísticas, oficiais ou outras, em que desempenha o papel de organizadora ou backup team. Nelson Falardo e Rui Ferreirinho são os responsáveis e preparadores da equipa, e têm ambos grande experiência na área automóvel e na competição desportiva.

Nelson Falardo iniciou a sua carreira na competição desportiva nas duas rodas, todo-o-terreno, na classe 250 e 125, classe em que foi vice-campeão. Em 2004 passou para os automóveis, e conquistou 2.º lugar da classe, nas 24 Horas de Todo-o-Terreno, em Fronteira, como preparador e piloto de um BMW 325i. Já em 2007 cria a Fera Racing Team, equipa responsável pela preparação de três carrinhas Nissan Navara, que competem no Campeonato Nacional de Todo-o-terreno e no Troféu Ibérico Nissan.

Rui Ferreirinho iniciou a sua carreira ligada à competição automóvel em 1999, ano em que colaborou na preparação de carros para o Campeonato Regional Oeste. Entre 2000 e 2004 prepara um Fiat 127 Abarth com que compete no Campeonato Nacional de Ralis Clássicos. No início de 2005 é convidado a colaborar com a LPM Grupo Lena Competição na preparação dos seus carros de competição, equipa que disputa o Troféu Peugeot 206 no Campeonato Nacional de Ralis em 2005 e 2006. Em 2007, ainda com a LPM Grupo Lena Competição, entra no Campeonato Open de Ralis e vence, nesta competição o Campeonato Júnior de Ralis.

Entre outros apoios, a RF Competição é patrocinada oficialmente por duas empresas leirienses, a Bomcar, concessionário BMW e Mini, e a Auto Charneca – Reparações Auto.

RF Competição

terça-feira, 14 de abril de 2009

Prova mais curta e com camiões!


A cerca de três meses da data de realização de mais uma edição do Rali Transibérico Vodafone, o ACP - Automóvel Club de Portugal, tem definidas as grandes linhas de orientação da competição pontuável para a Taça do Mundo FIA de Cross Country, Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e Troféu Ibérico de Todo o-Terreno.

A edição de 2009 vai apresentar importantes novidades:
Quatro dias de competição: adequando esta prova de referência do Todo-o-Terreno mundial, às actuais exigências da situação estrutural a nível internacional. O ACP decidiu encurtar um dia no figurino habitual, pelo que vão ser quatro dias de intensa competição, com cerca de 1300 km de troços ao longo de 4 Etapas;

Admissão de camiões: com o intuito de aumentar o nível espectacular da competição, a edição de 2009 do Rali Vodafone Transibérico estará aberta à categoria de camiões – T4, tendo sido tomada uma especial atenção ao percurso, de forma a que os camiões possam evoluir de uma forma segura. De referir, que os participantes na categoria T4, efectuam apenas em cada dia, o primeiro sector selectivo, partindo atrás do último T8.

Mantendo a tradicional etapa por terras de Espanha, este ano com a visita a Mérida, Cidade Património da Humanidade. O Rali Vodafone Transibérico 2009, promete trazer até nós, as grandes referências do TT mundial em mais um confronto directo com os melhores valores nacionais da modalidade.

TELEVISÃO

Para esta prova contamos novamente com uma forte cobertura televisiva. O Eurosport irá transmitir cerca de 8 horas de imagens em directo, reportagens e resumos da prova.

Contamos também com a habitual cobertura da RTP (cerca de 10 horas) e ainda as reportagens nos programas da especialidade.


PROGRAMA

6 de Abril: Abertura das Inscrições
15 de Maio: Encerramento das Inscrições a preço reduzido
29 de Maio: Encerramento definitivo das Inscrições
17 de Junho: Verificações e Cerimónia de Partida - Estoril
18 de Junho: 1ª Etapa → Estoril – Castelo Branco
SS1 (Super Especial) com cerca de 7 Km e SS2 com aproximadamente 200 km. Assistência em Idanha-a-Nova e Bivouac em Castelo Branco.
19 de Junho: 2ª Etapa → Castelo Branco – Mérida (Espanha)
SS3 e SS4, cerca de 150 km cada. Assistência em Valverde del Fresno (Espanha) e Bivouac em Mérida.
20 de Junho: 3ª Etapa → Mérida - Beja
SS5 e SS6, cerca de 200 km cada. Assistência em Mora e Bivouac em Beja.
21 de Junho: 4ª Etapa → Beja - Estoril
SS7 e SS8, cerca de 180 km cada. Assistência em Beja e Cerimónia de Pódio nos Jardins do Casino Estoril, a partir das 18h00.

www.ralitransiberico.com

Regressar às vitórias numa baja especial


A edição de 2009 da Baja TT Terras d’el Rei – 3.ª prova do Campeonato Nacional de Todo-o-terreno – realiza-se no próximo fim-de-semana, na região de Montegordo. Vencedor das últimas duas edições daquela Baja, Miguel Barbosa voltará a tentar, este ano, ser o mais rápido nos troços algarvios.

Organizada pelo Clube Automóvel do Algarve e contando também para o campeonato europeu de motos e quads, a Baja TT Terras d’el Rei poderá, este ano, servir para a equipa Castrol Vodafone Liberty Seguros Team colocar para trás das costas os azares que claramente condicionaram a prestação do seu representante, o tricampeão nacional Miguel Barbosa, nas duas primeiras provas do CNTT 2009.

Ocupando neste momento o segundo lugar da classificação do CNTT 2009, a seis pontos do líder, Carlos Sousa, Miguel Barbosa espera mesmo voltar a levar o seu BMW X3 CC a trilhar o caminho das vitórias no próximo fim-de-semana, numa prova que muito lhe é querida, ou não a tivesse ele vencido já por três vezes, as últimas das quais nas edições de 2007 e 2008.

«Estou muito expectante em relação à Baja TT Terras d’el Rei», confessa Miguel Barbosa, admitindo ter-se preparado «muito bem» para esta prova, na qual o seu BMW X3 CC já estará equipado com uma nova evolução do motor «que penso que irá fazer alguma diferença». O piloto da Castrol Vodafone Liberty Seguros Team promete ir imprimir um andamento «muito forte» logo a partir da super-especial que se realiza na sexta-feira, embora sublinhe que, em seu entender, a prova deverá ficar decidida no sector selectivo de 240 kms que terá lugar no sábado, sector selectivo este que decorrerá num piso muito rápido e técnico.

A Baja TT Terras d’el Rei é uma das melhores e mais selectivas provas do CNTT, sendo que, na opinião de Miguel Barbosa terá três adversidades, o calor, o pó e a exigência técnica do traçado, nomeadamente dos dois sectores selectivos.

www.miguelbarbosa.com

Pedro Grancha de regresso


Piloto de Cascais assume que irá lutar por um lugar no pódio

Quarto classificado na prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2009 o Ervideira Rali TT 2009, o piloto de Cascais, Pedro Grancha, aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, está de regresso às competições depois de ter optado por não participar no Rali TT Serras do Norte. O piloto inscrito pela VR2 Motorsport será acompanhado, na Baja Terras d’el Rei, por Paulo Primaz e aposta na luta pelas primeiras posições.

“Tal como tinha anunciado no início da temporada não estou apostado em fazer a totalidade do Campeonato, mas quero sempre lutar por um bom lugar nas provas em que participar”, salienta Pedro Grancha que acrescenta: “A prova algarvia já é sobejamente conhecida e tudo indica que será bastante competitiva. É uma prova longa com meio milhar de quilómetros para serem disputados ao cronómetro e com pistas que variam entre o bastante sinuoso e técnico da zona de serra e as partes mais rápidas quando a prova entra no Alentejo ou anda por lá próximo. Apesar de saber que há três excelentes candidatos aos lugares de pódio, não escondo que a minha meta aponta para terminar numa dessas posições”.

A edição de 2009 da Baja Terras d’el Rei apresenta como novidade o facto de ser cumprida, integralmente, em território nacional, com uma super especial (7,0 km) disputada na 6ª feira e três sectores selectivos, com cerca de 500 kms cronometrados no total, que terão lugar no Sábado e no Domingo de manhã.

A2 Comunicação

Miguel Farrajota regressa ao Nacional de TT


“Quero lutar por um lugar no pódio”

Ultrapassadas diversas questões técnicas que obrigaram a equipa a não marcar presença no Rali TT Serras do Norte, a dupla Miguel Farrajota / Nelson Ramos está de regresso ao Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, competição onde, em 2008, na estreia do Depieres Proto, se destacou com um magnífico 4º lugar final e várias passagens pelo pódio das diversas corridas disputadas. Um ano depois da estreia que ocorreu na Baja Terras d’el Rei prova que terá lugar no próximo fim de semana, Miguel Farrajota aposta em lutar por um lugar no pódio da prova algarvia.

“O Depieres Proto tem estado a ser evoluído para ser ainda mais competitivo e foi necessário parar para não nos arriscarmos a prejudicar a nossa participação desportiva em corridas onde não só queremos lutar para terminar, como o nosso objectivo é sempre tentar chegar ao fim num dos lugares de topo” salienta o piloto do LC – Loulé Concelho Team que acrescenta: “Um ano depois da nossa estreia com o Depieres Proto e com um caminho já muito interessante percorrido quero, numa prova que se disputa na minha região, tentar lutar por um lugar no pódio, embora saiba que os adversários são de muito valor”.

A edição de 2009 da Baja Terras d’el Rei apresenta como novidade o facto de ser cumprida, integralmente, em território nacional, com uma super especial (7,0 km) disputada na 6ª feira e três sectores selectivos, com cerca de 500 kms cronometrados no total, que terão lugar no Sábado e no Domingo de manhã.

A2 Comunicação

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Carlos Sousa vai defender liderança do campeonato no Algarve


Em ano de comemoração dos 20 anos de carreira, Carlos Sousa regressou ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e venceu as duas provas já realizadas, o Ervideira Rali TT e o Rali TT Serras do Norte. O Mitsubishi Racing Lancer, decorado com as cores da TMN, tem estado irrepreensível e o piloto de Almada ruma ao Algarve, palco da Baja Terras d’el Rei, apostado em manter a liderança do campeonato e na tentativa de manter os 100 por cento de vitórias, embora este seja um dos eventos menos favoráveis à máquina nipónica.

Contudo, esta não será a primeira corrida menos favorável ao Mitsubishi. “Parto optimista para esta corrida e com o objectivo de ganhar. É uma prova de que gosto, mas onde sei que o terreno não é o ideal para o nosso carro. Actualmente nenhuma ronda do campeonato é favorável ao Mitsubishi, mas nos eventos mais lentos e em zona de serra as dificuldades aumentam. Mas nós estamos na frente do campeonato com duas vitórias, queremos manter a liderança e se possível reforçá-la”, explica o piloto de Almada.

Tal como sucedeu desde o início da temporada, o Racing Lancer não tem nenhuma evolução. “Ainda não foram feitas alterações ao carro, algo que deverá suceder em breve. Estou com alguma curiosidade para ver o que os nossos adversários vão fazer, embora acredite que vão impor uma toada forte. Conheço esta corrida, que é muito técnica e que alterna zonas lentas, com outras mais rápidas, numa constante mudança de ritmo”, concluiu Carlos Sousa.

Como é hábito no todo-o-terreno, uma super-especial abre a prova na sexta-feira, no caso com oito quilómetros e a correr a partir das 16 horas. No sábado o programa do Clube Automóvel do Algarve começa logo de manhã com um Sector Selectivo de 230 quilómetros, enquanto da parte da tarde os pilotos enfrentam mais 150 quilómetros ao cronómetro. Domingo termina a Baja Terras d’el Rei, com mais um SS de 110 quilómetros.

AvMMedia

Cetelem Interdoces Team pronta para a Baja Terras d’el Rei


Nuno Matos e Jaime Cortes confiantes na obtenção de mais um bom resultado.

Preparados para dar seguimento ao excelente inicio de Campeonato onde ocupam o 4º Lugar absoluto e o 2º entre os T2, a dupla Portalegrense irá enfrentar esta que é uma das mais exigentes e importantes provas do Campeonato, acreditando que poderá alcançar um bom resultado. “A Baja Terras d’el Rei é, quer pela exigência dos pisos das pistas Algarvias, quer pela sua extensão, uma das mais exigentes para pilotos e máquinas. Agora, em T2, sabemos que será ainda mais determinante fazer uma boa gestão do carro, bem como, saber poupar os pneus. No ano passado, foi isso que fizemos e fomos felizes, uma vez que alcançamos a nossa primeira vitória no T8. Espero, por isso, que as coisas nos voltem a correr bem." disse Nuno Matos.

Este ano, o evento assume mais importância em termos de campeonato, uma vez que fruto das alterações regulamentares serão atribuídas duas pontuações para o Campeonato (uma por cada dia de corrida), sendo, por esse motivo, bastante importante terminar os dois dias de corrida. Na opinião do piloto: “Estarão em jogo tantos pontos nesta prova como nas duas anteriores, terminar ambos os dias será importante para o Campeonato, para isso, contamos com a fiabilidade da nossa Isuzu D-Max que foi exaustivamente revista pela equipa técnica da A.MatosCar. Estamos, por isso, confiantes na obtenção de uma boa prestação que nos permita dar continuidade à candidatura aos primeiros lugares no T2 que fizemos no inicio do ano.” concluiu.

A Baja Terras d’el Rei, terceira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno, terá como habitualmente o centro nevrálgico em Monte Gordo. O programa da prova estende-se desde 17 até 19 de Abril, estando prevista para Sexta-Feira a Super Especial de 8 quilómetros. Sábado será o dia preenchido, com o os pilotos a terem que percorrer dois sectores selectivos de aproximadamente 380kms. Para domingo, está reservado um "curto" sector de 110 quilómetros, antes da cerimónia de consagração que terá lugar em Monte Gordo.

Press Cetelem/Interdoces Team