quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tudo a postos para rentrée do TT nacional


Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos bem encaminhada para estar em grande no fim-de-semana de 5 e 6 de Setembro.
A sexta etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno pode ser decisiva. Depois de Miguel Barbosa reconhecer estar definitivamente afastado da luta pelo título, resta aos homens da Yser Racing Team, Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia, lutarem para abalar o favoritismo de Carlos Sousa.

A capital do baixo-alentejo recebe, pela primeira vez, os buggys que têm atraído muito público na primeira metade da época noutras provas. Estas máquinas de quatro rodas, leves e potentes, proporcionam um grande espectáculo, já patente na Baja Terras d´el Rei e na Baja Serra de Monchique. É, agora, ao público bejense de se deliciar.

Na competição propriamente dita, no primeiro dia de prova, pelas 16:35 horas, uma Super Especial de seis quilómetros na zona de Vila Azedo permitirá aos concorrentes aquecerem os motores e prepararem-se para o dia seguinte. Zonas rápidas com partes mais técnicas e sinuosas compõem os 150 kms ao cronómetro que os pilotos terão de percorrer duas vezes no domingo. A partida dar-se-á na aldeia de Nossa Senhora das Neves pelas 08:00 horas.

Este ano, a Expobeja recebe o Parque Fechado, o Parque de Assistência, as Verificações Técnicas e o Pódio. Um espaço de excelência que agrega todos os concorrentes e onde o público poderá estar em contacto directo com os artistas.

Esta prova é organizada pelo Clube Beja TT, em colaboração com o Clube Automóvel do Algarve, desde a edição 2007 da Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos.

O evento conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Beja, da Solverde – Casinos do Algarve, da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, com os vinhos Terras d´El Rei e Monsaraz, da Selénia Motor Oil e do BejaParque Hotel.

Clube Automóvel do Algarve

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Carlos Sousa operado com sucesso a lesão na coluna


O piloto Carlos Sousa, líder do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, foi esta manhã operado no Hospital Egas Moniz a uma hérnia discal cervical. A operação foi levada a cabo pelo Doutor Cesário Vilela, amigo pessoal do piloto, e que irá agora acompanhar o almadense ao longo das quatro semanas de recuperação previstas.

Com o piloto ainda a recuperar da intervenção cirúrgica a que foi sujeito, foi a sua mulher Filomena que falou sobre a operação de Carlos Sousa. “Segundo o Doutor Cesário Vilela a cirurgia correu sem qualquer problema e teve a duração de três horas. O Carlos apresentava um quadro clínico agudo, uma hérnia discal cervical, que obrigou a esta intervenção de urgência. Ainda segundo o médico, deverá ter alta durante as próximas 48 horas, dando depois início ao período de recuperação, que deverá durar pelo menos quatro semanas”, explicou.

Amanhã serão dadas mais informações sobre o estado de saúde de Carlos Sousa, já com declarações do piloto.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Filipe Campos termina em 3º e Bernardo Moniz da Maia assume liderança do Troféu Ibérico de TT


Foi em ambiente de festa que a Yser Racing Team chegou ao final da edição de 2009 da Baja Espanha, com Filipe Campos/Jaime Baptista a terminarem num espectacular terceiro posto,

enquanto Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor regressam a Portugal como líderes do Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno. Nesta última etapa da prova, com um total de 337 quilómetros para cumprir, a Yser Racing Team acabou por confirmar as boas indicações que tinha deixado nos dias anteriores e cumpriu, sem mácula, os objectivos que havia estabelecido para esta viagem até à região de Aragon.

Depois de um auspicioso arranque, com o segundo lugar no Prólogo, Filipe Campos cumpriu o prometido e assumiu a luta pelo triunfo. Porém, alguns problemas, durante a primeira especial da segunda etapa, impediram o actual terceiro classificado no Campeonato de Portugal de TT de rodar mais próximo das “lebres” da X-Raid, Stéphane Peterhansel e Nani Roma. A verdade é que neste último dia de prova, em tudo semelhante ao anterior, Filipe Campos não desarmou e acabou por colher daí os melhores frutos, que foi terminar na terceira posição. Campos manteve a concentração, não “baixou a guarda” e nem o furo no BMW X3 que o atrasou na última especial desta prova da Taça FIA de Bajas impediu o piloto da Yser Racing Team de subir ao pódio. Aliás, este percalço resultou na impossibilidade de Campos conseguir manter a segunda posição que ocupava à partida da última especial, na sequência dos problemas de travões e do furo que atrasaram Peterhansel.

Naturalmente agradado com este resultado, Campos revelava no final que “cumprimos aquilo que tínhamos prometido. Demos o nosso melhor em cada quilometro de prova, sem estratégias escondidas. A verdade é que foi isso que nos permitiu chegar ao final e comemorar este terceiro lugar da geral, que tem um sabor especial pelo facto de termos evidenciado um bom andamento, mas também por nos estarmos a bater com os melhores pilotos do TT a nível Mundial, como são o Peterhansel o Roma e o Chicherit. O furo desta tarde é uma contingência das corridas, acontece a qualquer um, e a verdade é que uma incidência de prova semelhante a esta foi o que me tinha levado a subir uma posição durante a manhã... Acima de tudo, estou muito satisfeito e com a sensação do dever cumprido.”

No dia em que comemorou 48 anos, Bernardo Moniz da Maia, que tripulou o segundo BMW X3 da equipa Yser Racing Team, deu a si próprio uma valiosa prenda: terminou a prova na 10ª posição da geral e assumiu, a duas jornadas do fim, a liderança do Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno. Este último dia de Baja Espanha foi particularmente difícil devido a uma notória subida da temperatura ambiente, mas também como consequência do desaparecimento do vento. O muito pó que se levantava sobre a pista complicou de sobremaneira a tarefa dos pilotos e Bernardo Moniz da Maia não foi excepção. Este foi, aliás, o maior obstáculo que a equipa teve de enfrentar durante a última etapa.

Para o piloto de Cascais “este foi o dia mais duro de todos. Na primeira especial desta última etapa cumprimos praticamente 180 quilómetros no pó dos concorrentes que seguiam à nossa frente e que fomos apanhando no percurso. Este factor tornou a nossa vida muito complicada. Somos obrigados a andar mais devagar, perde-se a concentração e corremos mais riscos, até porque alturas há em que deixamos mesmo de ver a pista. Porém, o balanço final deste fim-de-semana é claramente positivo para equipa: o Filipe Campos terminou no terceiro lugar e eu subi à liderança do Troféu Ibérico de TT... Foi uma excelente prenda de aniversário,” esclareceu.

Depois desta presença fora de portas, a equipa Yser Racing Team aponta agora baterias para a próxima prova do Campeonato de Portugal de TT, a Baja TT Cidade de Beja, que se disputa nos 5 e 6 de Setembro.


Classificação Final


1º N. Roma/M. Perin (BMW), 7h25m00s
2º S. Peterhansel/J. Cottret (BMW), 4m03s
3º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW), 9m14s
4º N. Misslin/J. Polato (Mitsubishi), a 18m19s
5º T. Djeine/W. Rousegaar (Mitsubishi), a 44m54s
(...)
10º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW), a 1h08m03s

Classificação – Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno
1º Bernardo Moniz da Maia, 13 pontos
2º Nani Roma e Hélder Oliveira, 10
4º Filipe Campos 8
5º Rui Sousa e Lino Carapeta, 6

Classificação – Taça FIA de Bajas (Após 3 provas)
1º B. Gadasin, 30 pontos
2º M. Zapletal, 20
3º R. Misikov e T. Deijne, 11
5º N. Roma, 10
6º A. Mironenko, 9
7º S. Peterhansel, 8
8º A. Varentov, 7
9º Filipe Campos, 6
10º N. Misslin, L. Calubini e B. Szalay, 5

Foto: X-Raid

domingo, 26 de julho de 2009

Rui Sousa com estreia coroada de sucesso


A estreia da nova ISUZU D-Max da Prolama Competição foi revestida de sucesso, permitindo a Rui Sousa terminar a edição 2009 da Baja de Espanha Aragon na 6ª posição da classificação final.

Todo o trabalho desenvolvido nas instalações de Vila Nova da Rainha, foi testado com sucesso na pista, mesmo que em confronto directo com os melhores carros do panorama mundial da modalidade. Como foi referido pelo piloto; “…encaramos esta participação como um verdadeiro teste de competição, e o resultado final é muito positivo. Retiramos muita informação que vai ser analisada de forma a evoluir ainda mais este novo motor. A base é muito boa e este primeiro embate com viaturas tão evoluídas deu para fazer um primeiro balanço. Temos ainda muito que evoluir, mas estamos no bom caminho…”

Com uma lista de participantes tão recheada de estrelas, seria difícil pensar que a ISUZU D-Max pudesse entrar nesta luta, mas a determinação de Rui Sousa veio contrariar esta ideia e a posição que o piloto conquistou reflecte o esforço de toda a estrutura; “…nas últimas semanas todos trabalharam de forma a tornar possível este resultado, e a melhor forma de demonstrar a minha gratidão é dedicar a todos este resultado. Pensamos sempre fazer melhor, mas olhando para o parque fechado final desta Baja, reconheço que era impossível fazer melhor. Resta voltar ao trabalho para fazer deste carro uma opção ainda melhor…” concluiu.

A dupla Rui Sousa / Carlos Silva, vai voltar à actividade em Setembro para disputar 2 provas,; uma em Portugal e provavelmente uma nova deslocação a Espanha de forma a confirmar a validade das evoluções feitas até essa altura.


Classificação Geral Final:

1º - N. Roma - BMW X3
2º - S. Peterhansel - BMW X3
3º - F. Campos - BMW X3
4º - N. Misslin - Mitsubishi Lancer
5º - T. Van Deijne - Mitsubishi MP13
6º - Rui Sousa - ISUZU D-Max
7º - M. Zapletal - Mitsubishi Strakar
8º - J. Schlesser - Schlesser proto
9º - M. Traglio - Nissan
10º - B.Moniz da Maia - BMX X3

Roma vence, Campos em 3º e Rui Sousa em 6º


O intenso final de competição que se viveu na Baja España-Aragón , teve como resultado o triunfo do catalão Nani Roma nos automóveis, que assim repetiu o resultado de 2005, e iguala o record que até hoje pertecia apenas a Isidre Esteve. O piloto que parecia ter tudo para ganhar, o seu companheiro de equipa Stéphane Peterhansel, sofreu problemas de travões no seu carro na parte final do primeiro sector especial de classificação, e , apesar de ter feito uma espetacular recuperação de tempo no último sector do dia, não conseguiu recuperar os segundos perdidos para Roma. Apesar desta complicação para o Francês, e outra para Chicherit os três BMW da X-Raid funcionaram na perfeição nesta Baja, tendo ainda o Português Filipe Campos conseguido alcançar o terceiro lugar do podium. Também ele repete a classificação, já que na edição de 2008 obteve o mesmo resultado.

Atrás, a quarta posição da geral foi supreendente para o Francês Misslin, de JMB Racing. Em quinto ficou Van Deijne, mais um repetente. Sexto lugar para Rui Sousa, sétimo Zapletal, oitavo Schlesser, nono Tráglio e décimo Bernardo Moniz da Maia. O segundo melhor espanhol foi Francesc Termens.

Muitos dos abandonos de hoje foram provocados pelas dificuldades colocadas pelo grande calor e ausência de vento, que fazia com que existisse uma grande quantidade de pó suspensa sobre a pista. Entre os abandonos na primeira parte estão nomes como os dos Russos Mironenko e Solovyev, Piñón (andinas Racing), Lardon (avaria), Chillida (avaria), J. De Dios (capotou), Fast, Van Loon, Belloso, Grasa, Sánchez e Gameiro. O histórico Aragonés da Suzuki Colás Motor, Vicente Colás, foi também obrigado a abandonar, e fica mais uma vez sem conseguir finalizar a prova, edição esta em que contava com o marinheiro Álvaro de Marichalar como copiloto. No segundo sector a má sorte bateu á porta de José María Hernández e Rafael Martínez, que também não conseguiram chegar até final.

Nas motos, a luta cerrada que manteviram Farrés e Viladoms pela obtenção da vitóra, foi favorável a Farrés que assim pode festejar a vitória na Baja. O piloto da KTM dominou a Baja de príncipio a fim, demonstrando que não assusta a presença de nomes como Casteau, Toral, ou o seu próprio companheiro de equipa, Jordi Viladoms. Atrás dos pilotos da KTM, Juan Pedrero que arrancou com o dorsal 252, foi a surpresa desta Baja e obteve uma excelente e merecida terceira posição final. A apenas três minutos o Espanhol, e a um passo do podium ficou, Marc Guasch, que tambem rubricou uma das suas melhores actuações , tendo ficado logo atrás Ruben Faria mesmo apesar da penalização de um minuto por sair tarde da assistência.

Nos quads, Xavi Montero não pode defender o título do ano passado, e foi Óscar Romero que subiu ao lugar mais alto do pódium nesta categoria. Com a sua Polaris recém estreada, e apesar dos problemas que sofreu, o piloto de Álava finalmente conseguiu terminar e consegue a sua primeira vitória em seis participações.

Abandonos primera etapa motos: Portolés devido a queda, Joao Rosa por avaria, Asensio, García.
Abandonos segunda etapa motos: Toral, Montero, Masante, Cunha, Blasco, Montoya

Quanto aos camiões, ainda não terminaram a corrida.

Por agora todas as classificações de todas as categorias ainda não são oficiais.

Fonte: www.todoterreno.pt

Rui Sousa em 6º após 2ª etapa


Depois de um prólogo atribulado por uma inexplicável avaria eléctrica, Rui Sousa cumpriu a 2ª Etapa da Baja de Espanha em grande estilo. O piloto da Prolama recuperou até ao 6º lugar da classificação geral, 2º melhor português, após os primeiros de 350 km cronometrados da corrida Aragonesa.

A estreia da nova ISUZU D-Max Proto, fica assim marcada por uma demonstração de grande fiabilidade, ao mesmo tempo que denota já um bom nível competitivo; tal a qualidade dos dez primeiros classificados desta prova da Taça FIA de Bajas; …” estou realmente muito satisfeito com o desempenho de hoje. Não ataquei demasiado e já esqueci a desilusão do mau resultado do prólogo. Quero relembrar que estes são os primeiros quilómetros de competição deste novo motor e não quero levar o esforço longe demais. Todos os elementos da equipa têm feito um trabalho exemplar, e o melhor que posso fazer é retribuir com um resultado digno para esta nova aposta, da ISUZU da ELF e obviamente da Prolama e todos os Patrocinadores que nos apoiam…” referiu Rui Sousa no final do dia, quando a equipa se preparava para colocar a D-Max entre os grandes desta Baja de Espanha

Restam disputar mais dois sectores selectivos, para terminar a edição 2009 da Baja de Espanha; a repetição da passagem nos 180 km do troço de Belchite, e os 130 km à volta de La Muela, a sul da cidade de Saragoça.

Classificação Geral após 2ª Etapa:
1º - S. Peterhansel - BMW X3
2ª - N. Roma - BMW X3
3º - F. Campos - BMW X3
4º - N. Misslin - Mitsubishi Racing Lancer
5º - T. Van Deijne - Mitsubishi MPR13
6º - Rui Sousa - ISUZU D-Max
7º - O. Hernandez - Mitsubishi Pajero
8º - M. Zapletal - Mitsubishi Strakar
9º - J. Schlesser - Schlesser proto
10º - B.Moniz da Maia - BMX X3

sábado, 25 de julho de 2009

Peterhansel continua na frente, Campos em bom nível


Após a segunda etapa da Baja España Aragón, que era composta por 2 sectores selectivos (com 180 km e 137 km), Stephane Peterhansel continua na frente, ele que tinha vencido o Prólogo no dia de ontem e que hoje voltou a vencer os 2 troços cronómetrados. Assim o francês, que se estreia em Espanha ao volante de um BMW X3 CC, consolidou a sua liderança. Contudo os seus mais directos adversários não entregaram já a vitória ao francês, já que Nani Roma seguiu de perto Peterhansel estabdo agora na 2ª posição e com uma diferença recuperável de 27 segundos.

A fechar um pódio dominado pela BMW vem Filipe Campos, que está a fazer um excelente prova, igualando para já o resultado do ano passado. O piloto português está agora a 4 minutos de Peterhansel depois de ter sido ontem o 2º classificado.

Na 4º Posição está agora Nicolas Misslin, ao volante de um Mitsubishi Pajero que pertencia à equipa oficial da Mitsubishi.

O 5º Classficado é Toni Van Deijne que tem uma curta vantagem para o piloto português, Rui Sousa, que no dia de ontem tinha tido problemas na Isuzu D-Max Proto, mas que hoje voltou a mostrar o seu excelente nível.

Bernardo Moniz da Maia é o 12º classificado, enquanto que o outro português em prova, José Gameiro, abandonou devido a uma avaria na sua Nissan Navara.

Nas Motas Gerard Farres é o líder seguido por Viladoms e Pedrero. Rúben Faria é o 5º classificado.

Peterhansel vence Prólogo, Filipe Campos em 2º


O francês Stéphane Peterhansel entrou forte na Baja de España. Não esteve presente na última edição da prova mas a última vez que participou na prova em 2007, foi proclamado vencedor. E parece que O piloto está disposto a repetir o resultado.
No prólogo realizado durante a tarde de ontem Peterhansel completou em 4:38.5 minutos os 2 quilómetros do traçado o que lhe permitiu ser o primeiro líder do rally.

Atrás dele, e a apenas 4 segundos, o Português Filipe Campos, que completa a sua 17ª baja e foi terceiro em 2008.
Guerlain Chicherit foi o terceiro, conseguindo assim uma boa posição inicial para a etapa de amanhã.

Nani Roma foi o quarto, Holowczyc o quinto e o russo Boris Gadasin, que ostenta o número 1, terminado na sexta posição.
Por seu lado, os franceses Pierre Lartigue, Jean-Louis Schlesser, que voltam à Baja após vários anos de ausência e que compartilham o título de tetracampeones nesta prova foram décimo terceiro e décimo sexto, respectivamente.

Artem Varentsov e Rui Sousa, ambos pilotos FIA, terminaram em posições modestas em comparação aquilo a que estamos acostumados. No entanto, amanhã estes pilotos partirão à frente (em vigésimo primeiro e vigésimo segundo, respectivamente), porque a organização alterou a ordem de partida, por razões de segurança.

Sousa viu-se relegado para a 58ª posição após ter tido alguns problemas na estreia da Isuzu D-Max Proto.
Durante a passagem dos carros, a prova esteve parada durante 8 minutos devido a problemas técnicos com o concorrente nímero 30, o italiano Larini.

Nas motas tudo decorreu sem problemas com a vitória do espanhol Joan Barreda, seguido por Oscar Romero, que se estreou com um quad da Polaris e Gerard Farres na terceira posição, com uma KTM.

Nos camiões Macik foi primeiro, seguido por Selga a 1,9 segundos e por David Oliveras. O atual campeão da categoria, Marco dono, terminou em quarto.

Fonte: todoterreno.pt
Traduzido por MaisTT

Estreia em Aragón


A nova ISUZU D-Max Proto T1 de Rui Sousa, vai estrear na Baja de Espanha, na região de Saragoça. O vencedor da Taça FIA de Bajas T2 2008, vai assim regressar actividade, de forma a retirar os primeiros indicadores sobre o projecto que vem desenvolvendo em parceria com a ISUZU e a ELF desde 2006.

Trata-se de uma nova motorização 3.0 litros da ISUZU, desenvolvida nas instalações da Prolama Competição, acoplada à unidade que Rui Sousa pilotou anteriormente. O conjunto sofreu diversas alterações de forma a aumentar a sua competitividade, e este primeiro teste é vital para o seu futuro, conforme referiu Rui Sousa; …”esta é uma evolução lógica para o projecto que a Prolama e a ISUZU lançaram em 2006. Já provamos que a nível do T2 a nosso trabalho deu indicações muito positivas, com a conquista da Taça Fia de Bajas, e agora queremos avançar para um novo estágio, com o desenvolvimento de um motor que pode servir de bases para outros pilotos e projectos. É certo que tudo é novo, e sabemos que partimos para esta aventura sem qualquer base de referência, por isso estamos conscientes que as primeiras provas vão ser fundamentais para retirarmos informação que permita um desenvolvimento mais eficaz…” referiu, visivelmente motivado com a possibilidade de voltar aos lugares da frente.

Os primeiros testes dinâmicos decorreram na passada semana na região de Reguengos de Monsaraz, e o resultado foi bastante animador, decorrendo sem qualquer percalço de assinalar. Agora é necessário um confronto directo em competição, para que seja possível aferir o nível a que se encontra esta primeira fase de trabalho dos técnicos da Prolama; “…é difícil saber onde nos vamos posicionar, mas estou muito satisfeito com o nível que o motor já demonstra neste seu primeiro nivel. Temos ainda uma faixa de progressão muito grande e vamos a Espanha para rodar sem qualquer pressão, apenas avaliar como está o trabalho feito até agora…” concluiu.

A Prolama arranca desta forma para o projecto que delineou para a presente época; a participação no Troféu Ibérico de Todo o Terreno, que teve o seu início no Rali Transibérico, e continua agora com a Baja de Espanha, seguida da Baja Tierras d’él Cid em Burgos, e por fim a tradicional Baja de Portalegre.

A deslocação a Saragoça tem inicio na próxima 5ª feira (23 Julho), disputando-se o Prólogo 6ª feira (24) e os sectores selectivos sábado (25) e Domingo (26), em mais de 650 Km cronometrados.

domingo, 19 de julho de 2009

Baja Portalegre 2009


A Baja BP Ultimate Portalegre 500 2009, que será disputada de 28 a 1 de Novembro nas proximidades de Portalegre já está em preparação por parte do ACP, o clube organizador.

A edição de 2009 da mais tradicional prova de todo o terreno do nosso país ponturará para vários campeonatos nacionais e internacionais, incluindo a Taça FIA de Bajas, o CPTT(Campeonato de Portugal de Todo o Terreno), CERTT (Campeonato Espanhol de Ralis de Todo o Terreno) e ainda o Troféu Ibérico.

Além disso, esta prova será a segunda competição que será pontuável para o Memorial José Megre, a iniciativa do ACP que pretende perpetuar a imagem do criador da prova alentejana.

Nas motos , o Portalegre 500 de 2009 contará com o regresso do Campeonato Nacional da especialidade, fazendo ainda parte do calendário dos Troféus KTM/Husaberg e Troféu Polaris Challenge 2009.

As inscrições para o Portalegre 2009 abrem a 1 de Setembro de encerram a 9 de Outubro a preços reduzidos. O fecho definitivo das inscrições está previsto para 13 de Outubro.

Nesta altura, a organização trabalha na preparação do percurso da Baja Portalegre , e por isso nada se sabe quanto a locais de passagem, mas certamente serão visitados os locais mais tradicionais desta prova, e em breve saberemos novidades sobre mais uma edição da clássica prova alentejana de todo o terreno.

ACP Motorsport

Peterhansel estreia-se com o novo carro


A equipa X-raid Team irá participar com 5 carros na Baja Espanha Aragon 2009, terceiro evento do FIA International Cup for Cross-Country Bajas, que será disputado na região de Aragão, no noroeste de Espanha de 24 a 26 de Julho. A equipa conquistou recentemente o campeonato FIA de Ralis de Todo o terreno, o que aconteceu pela terceira vez. Os recém coroados campeões, Guerlain Chicherit e Tina Thorner irã ter a companhia dos mais recentes elementos da equipa dos BMW X3 CCs , Stéphane Peterhansel e Joan ‘Nani’ Roma, e ainda dos carros da Yser Racing Team , oriunda de Portugal.

Peterhansel e o seu co-piloto Jean-Paul Cottret assinaram pela X-raid Team depois do Transiberico Rally e antes da recente sessão de testes realizada na região de Erfoud em Marrocos. Eles irão fazer a sua estreia em competição com o BMW na exigentes etapas da Baja Espanha, que serão certamente quentes e poeirentas, uma vez que estamos a meio do Verão.

Esta dupla é uma das mais bem sucedidas no história dos ralis de todo o terreno FIA Cross-Country e ganhou o evento espanhol com um Mitsubishi de fábrica em 2007. A mudança para a X-Raid volta a colocar o piloto Francês a trabalhar na companhia do piloto Catalão Joan ‘Nani’ Roma, que também tinha entrado para a equipa de Sven Quandt pouco antes do recente Rali Transiberico e que também participou nos testes em Marrocos.

Roma já ganhou a Baja Espanha de moto por quatro vezes, e venceu o evento em automóvel com o falecido Henri Magne em 2005. Agora faz equipa com o experience co-piloto Francês Michel Périn pela segunda vez em Zaragoza. Perin já venceu o evento em três ocaisões (1993, 1995 e 1997) com Pierre Lartigue.

As duas novas duplas irão utilizar a participação na Baja Espanha, para ganharem o máximo de experiência possível com a equipa X-Raid. "Eu lembro-me o quão especial foi vencer a Baja Espanha pela primeira vez com um carro e gostaria de experimentar esse sentimento novamente com a X-Raid." admitiu Roma. "Participei numa corrida com esta equipa pela primeira vez no Transibérico e fiquei impressionado pelo comportamento e força do carro. Os testes recentes foram também muito uteis e espero ansiosamente pela minha primeira vitória com a equipa."

Chicherit, Peterhansel e Roma irão tentar dar a terceira vitória á X-raid na Baja Espanha pela terceira vez no espaço de sete anos - Luc Alphand venceu o evento em 2003 com um BMW X5, e Nasser Saleh Al-Attiyah triunfou no ano passado, acompanhado de Tina Thörner no seu caminho para o titulo de campeão FIA de Bajas.

"Temos uma equipa forte e o objectivo, claro, é vencer a corrida. Mas queremos também que Nani e Peterhansel continuem a ganhar experiência com o carro" disse Sven Quandt. "Estivemos fora oito dias, a testar em Marrocos recentemente e os nossos pilotos conduziram ao longo de quase 3000kms na totalidade, com Guerlain a juntar-se aos nossos dois novos pilotos já no final da sessão. O resultado foi de que pudemos perceber que ainda temos trabalho a fazer em várias áreas para colocar o carro no nível de performance e fiabilidade que queremos. A Baja Espanha servir-nos-á para continuarmos este programa. Não será fácil vencer este evento. São vários os bons pilotos na lista de participantes e as etapas são muito exigentes."

Filipe Campos e Jaime Baptista terminaram em terceiro na Baja Espanha do ano passado, atrás de Al-Attiyah e Roma, e lideram a dupla de carros da Yser Rally Team, que ainda inclui a segunda formação totalmente portuguesa, composta por Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor. Campos foi um dos líderes do recente Rali Transiberico , no qual Moniz da Maia obteve o melhor resultado da sua carreira com um terceiro lugar na geral ao volante do seu BMW X3 CC.

"A Yser Racing Team tem alcançado bons resultados no campeonato Português" disse Quandt. "Filipe liderou o Rali Transibérico durante várias etapas, e mostrou um grande potencial. Depois, Bernardo terminou em terceiro, o que serviu para melhor demonstrar a nossa evolução ao longo das últimas temporadas"

(...)

Fonte: www.todoterreno.pt

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Baja de Espanha com 105 inscritos


Já está disponível a lista provisória de inscritos da Baja Spain Aragon 2009, que será disputada de 23 a 26 de julho. A prova contará com 57 automóveis, 44 motos e 4 camiões, o que representa ainda assim um motivo de satisfação para a organização, levando em linha de conta que estamos a viver tempos muito dificeis.

Um reflexo das dificuldades que das equipas, é facto de que até os pilotos de primeira linha, e antigos vencedores da Baja, como é o caso de Nani Roma, Luc Alphand, Stéphane Peterhansel ou Nasser Al-Athyiah apesar de já terem confirmado a sua participação, não finalizaram ainda o processo de inscrição no evento.

Mas outros já o fizeram, caso de Vicente Colás (com o seu novo co-piloto, o aventureiro Álvaro de Marichalar). Também o Português Rui Sousa e o Holandês Van Deijne, que conseguiu um quuinto lugar no ano passado.

Nas motos, a prova irá contar com David Casteau, terceiro no ano passado, Jordi Viladoms e Gerard Farrés (ambos da equipa KTM Repsol Redbull), e Marc Guasch. Nos quads, até ao momento apenas Xavi Montero, terceiro no ano passado confirmou a sua participação.

Nos camiões, a equipa Epsilon já inscreveu 3 participantes : Oliveras, Selga nad Adua. Todos eles já conseguiram importantes resultados desportivos desde que a corrida de camiões foi introduzida na Baja em 2005. Selga, venceu a edição de 2005, enquanto Oliveras venceu em 2006 e 2007. Adua terminou em terceiro na edição do ano passado.

Lista de Inscritos

Fonte: www.todoterreno.pt

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Rally dos Sertões na voz de Bianchi Prata


Após 10 dias de rally, 46h 37m 38s, um total de 5.056 Kms percorridos, 2.605 Kms de percurso cronometrado, 3 provas de Super Prime, o piloto BMW, Pedro Bianchi Prata, terminou mais um Rally dos Sertões.


Resumo da prova pelo piloto, Bianchi Prata:

“Antes de mais foi uma honra pela primeira vez na minha vida subir ao pódio de uma prova do mundial, aos comandos de uma BMW, e ter conquistado 22 pontos no mundial de Rally Raide.

Os objectivos para esta prova estavam bem definidos, testar a evolução da moto desde o último Dakar e lutar por um lugar entre os primeiros e poder ajudar o nosso principal patrocinador para esta prova, a POLISPORT, a aumentar a sua notoriedade no Brasil. Na minha opinião foram todos compridos e retirámos informação preciosa destes 10 dias de intensa competição.

Esta edição do Rally dos Sertões, foi a mais dura e completa das três em que participei, em termos organizativos sem nada a apontar e em termos desportivos, muito disputada pois qualquer erro implicava uma grande descida na classificação.

Os Sertões é uma prova com uma beleza única, tendo paisagens de nos deixar de boca aberta e que nos fazem lembrar desde África até à Europa, encontrando todo tipo de pisos desde areia a pedra, passando pela lama e a erva bem verde. O Brasil é um país com uma riqueza natural tão grande que em nenhum local falta uma zona verde ou água.

Foi uma competição que exigiu grande concentração pois a navegação era muito difícil e o nível técnico das especiais muito elevado, qualquer distracção poderia originar uma perda no percurso ou uma queda e deitar tudo a perder, durante os cerca de 5000 Km do rally, não sofri nenhuma queda e tive somente duas pequenas perdas no percurso.

Ao longo dos 10 dias de prova, a BMW G 450 X, esteve irrepreensível. Os dois únicos problemas que sofremos foi devido ao combustível brasileiro, nos locais de abastecimento das especiais, era de fraquíssima qualidade, sendo misturado com álcool, solventes e água, como a nossa moto está muito desenvolvida em termos electrónicos, a injecção da moto entrava em modo de segurança e não a deixava andar com gasolina de tão fraca qualidade, o que nos levou a penalizar em dois dias e ficar fora da luta por um lugar melhor.

Nos outros dias nem um parafuso se desapertou, o que revela grande fiabilidade. Em termos de estabilidade, a moto melhorou muito com as alterações que fizemos na carenagem da frente e nos depósitos de gasolina, pois a gasolina dos depósitos laterais ficou mais baixa, o que baixou o centro de gravidade da moto.

A BMW G 450 X é das melhores 450cc da actualidade, a nossa velocidade máxima em todo o Rally foi 159,8 Km/h…este valor fala por si!!!

Sem dúvida que este Rally foi um grande teste para o Dakar 2010, prova que com as novas regras, só podemos pensar na vitória. Até lá temos uma grande luta para arranjar os apoios necessários, de modo a conseguirmos montar o projecto para o Dakar 2010, mas temos a certeza que a BMW nos vai ajudar, pois uma vitória no Dakar é muito importante para o posicionamento da G 450 X no mercado mundial e um bom resultado no Dakar vale mais do que todas as modalidades no mundo juntas.”

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Elisabete Jacinto confirmada no Africa Race


“África é o espaço natural do todo o terreno”

Elisabete Jacinto está já confirmada como concorrente ao AFRICA ECO RACE, prova liderada por René Metge e que tem como principal impulsionador Hubert Auriol e cuja segunda edição arranca a 27 de Dezembro de 2009, chegando ao Lac Rose, em Dakar, a 10 de Janeiro de 2010. A prova africana, que se disputará em pistas de Marrocos, Mauritânia e Senegal, poderá ter partida de Portugal, conforme foi anunciado na apresentação que decorreu no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. Aos comandos do seu novo MAN TGS, a piloto do Team Oleoban/MAN Portugal assume esta aposta africana, como uma opção pelo espaço mais indicado para as competições de todo o terreno em camião.

“Fazer uma grande maratona de todo o terreno em África é associar o espírito de aventura ao de competição, pois o isolamento e a dureza do deserto levam-nos, muitas vezes, aos limites das nossas capacidades. Estou por isso muito satisfeita por perceber que o Africa Race nos pode proporcionar tudo isto e que a prova está no bom caminho. Esta apresentação em Portugal foi muito importante e creio que vai entusiasmar ainda mais os pilotos portugueses”, salienta Elisabete Jacinto, que destaca ainda: “A possibilidade aventada de uma partida portuguesa é muito aliciante, porque os portugueses já demonstraram que são grandes adeptos dos desportos motorizados e do todo o terreno em particular. Seria magnífico poder arrancar de casa, para uma competição desta envergadura. Já confirmámos a nossa participação e vamos começar a preparação com o objectivo de conseguir alcançar um bom resultado entre os camiões”.

O Africa Race será composto por 12 etapas, seis das quais decorrerão em Marrocos, cinco na Mauritânia e uma no Senegal, perfazendo um total de 6200 quilómetros dos quais mais de quatro mil serão cronometrados.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Africa Race apresentado em Lisboa


Portugal possível ponto de partida da prova

Foi apresentada, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, a segunda edição da competição Africa Eco Race que se irá realizar entre 27 de Dezembro de 2009 e 10 de Janeiro de 2010.

Marrocos, Mauritânia e Senegal serão os três países atravessados por esta prova, mas ficou ainda por revelar que país acolherá a sua partida. Portugal é apontado como um dos eventuais anfitriões, tendo como principal concorrente a vizinha Espanha.

Nesta apresentação do Africa Eco Race 2010 marcaram presença, entre outros, os pilotos Elisabete Jacinto, Hélder Rodrigues, Miguel Barbosa, Bernardo Moniz da Maia e Pedro Grancha, que foram unânimes em considerar a proposta de percurso interessante e o programa apetecível para quem gosta do deserto e da aventura que o todo o terreno proporciona. Embora ausente por questões profissionais, Carlos Sousa anunciou aos organizadores a sua intenção de procurar os apoios necessários para estar à partida da corrida.

A organização da prova, que tem René Metge como director desportivo, tem estado a trabalhar no percurso com o objectivo de propôr de novo, para o AFRICA RACE 2010, um traçado de grande qualidade.

Hubert Auriol e René Metge revelaram ainda os contornos gerais desta competição “As grandes linhas do percurso já estão estabelecidas, só falta agora debruçarmo-nos com precisão nas etapas. Desejamos que esta edição siga as pisadas da anterior, que foi muito marcante devido a etapas quase inéditas. Para a competição de 2010 a nossa vontade de oferecer aos concorrentes novas paisagens e novos desafios, mantém-se”, revelou René Metge.

O Africa Race será composto por 12 etapas, seis das quais decorrerão em Marrocos, cinco na Mauritânia e uma no Senegal, perfazendo um total de 6200 quilómetros a percorrer pelos participantes.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sainz e Al-Attiyah: "Bom teste"


At the Rallye dos Sertões in Brazil a captivating team-internal duel thrilled the fans: Carlos Sainz and Nasser Al-Attiyah in the Race Touareg jointly won all ten stages of the toughest and longest cross-country rally after the "Dakar”. At the finish, after 2,605 kilometres of special stages, the factory drivers were separated by just 1m 09s. In a joint interview Carlos Sainz from Spain and Nasser Al-Attiyah from Qatar talk about the experiences they gained, about teamwork, mutual respect and future goals.

Carlos Sainz, did you expect your new team colleague Nasser Al-Attiyah to be able to put so much pressure on you at the first rally?
Carlos Sainz: "Actually, I had no doubt he would. After all, Nasser was not signed by Volkswagen for the ‘Dakar’ programme by chance. He is one of the world’s quickest rally drivers and now competes in the world’s best team – and he proved this in the Race Touareg from the very first minute.”

How much do you respect each other?

Nasser Al-Attiyah: "I respect a lot of good things a rally driver needs in Carlos. He has a wealth of experience in sprint and cross-country rally racing. It’s a great pleasure for me to compete in the same team and to be able to match my skills against his. I can still learn a great deal from him. He is truly a personality – the many text messages I received ever since it became known that we will jointly run for Volkswagen have shown this as well. Everyone is happy for me. And for me, it’s a great opportunity too.”

Carlos Sainz: "Like Nasser, I try to learn something from every good driver. The day you stop developing is the day you should end your career. At Volkswagen, we’re a stronger team also thanks to Nasser.”

Your duel at the "Sertões” thrilled the fans, either of you could have won and both of you continually demonstrated the will to win. So, what are the typical traits of a red-blooded racer?
Carlos Sainz: "Nasser, for example, has the personal traits of a red-blooded racer and I think we’re very similar in this respect: Always determined to win, always thinking ahead and aiming to fully exploit the potential, with calculated risks. Our style of driving is identical to our general approach to the sport.”

At this rally you worked together with new co-drivers in competitive conditions for the first time. How would you rate this cockpit teamwork?
Nasser Al-Attiyah: ”When you’ve got a new co-driver at your side you need to engage in a new process of coordination, gather joint experience and improve your communication in detailed aspects day by day. This also requires a bit of patience. Not only co-drivers can make mistakes and fail to find the way; the driver, too, can choose the wrong speed. For me, it’s always very important to have good rapport on board. With Timo Gottschalk I immediately found a good way of communicating. This makes me optimistic for the Silk Way Rally in September and for the Dakar Rally in January.”

Carlos Sainz: "I’ve got to agree with Nasser in this respect from my point of view and can say the same about my teamwork with Lucas Cruz Senra. We had an outstanding opportunity here to try ourselves out as a team in varying conditions and to coordinate our actions. Every day at the rally was different and took us across different types of terrain. It takes time to achieve perfect coordination between the driver and co-driver. Here at the ‘Sertões’ we also made great strides in this respect. Particularly at this rally the co-drivers’ job was difficult due to a different type of roadbook. Lucas handled it very well.”

The time difference between the two of you after the rally was minute: just 1m 09s. Doesn’t such a narrow defeat grate on you, Mr Al-Attiyah?
Nasser Al-Attiyah: "For me, the result is not as crucial as it is for the media. I contested this event in order to complete as many kilometres in the car as possible and to coordinate my actions with Timo. Whether I’d finish in first or second place was not important for me because I’ve got another rally to prepare for the ‘Dakar’ on my schedule. Then, the situation will probably look completely different. But honestly: The only thing that really counts is that Volkswagen clinched the one-two victory – which had been expected to some extent – in a dominant way. It’s about the team. I don’t feel like a loser in any respect. When Carlos wins, I’m a winner as well. After all, we’re both driving for the same team.”

Carlos Sainz: "Like at any cross-country rally, the roadbook posed a challenge to the drivers and co-drivers. The ‘Sertões’ is the world’s toughest rally after the ‘Dakar’ – that’s why minor setbacks are completely normal, they’re part of the sport – particularly in our speciality. But, all in all, these setbacks were balanced out, as the results show as well. I think Nasser and I drove at the same level and our co-drivers, too, had the same high level. On one day Nasser lost some time, on another day I did. But circumstances as well as fortune were balanced for both pairings.”

What was the special aspect of the Rallye dos Sertões?
Carlos Sainz: "To be quick here you’ve got to have a very good handle on technical aspects. Normally, to be quick in off-road events, a good car, which we’ve definitely got with the Race Touareg, and a bit of experience help. But to be quick at the ‘Sertões’ you need one thing in particular: control of the vehicle in any situation.”

Nasser Al-Attiyah: "That’s exactly right. These narrow gravel trails tended to resemble a classic sprint rally and the trial sections and water passages made additional demands on the drivers’ skills. It was really a good test for the ‘Dakar.’”

What were your learning goals at your first rally in the Volkswagen factory team?
Nasser Al-Attiyah: "Finishing the rally and gathering loads of experience were definitely goals. I joined Volkswagen after driving for a different team. Volkswagen has a completely different, much more professional technological level. Of course another one of my goals was to prove myself here. I enjoyed every minute and every turn in the car.”

A question about your future goals will probably result in the same answer ...

Carlos Sainz: "I think so, too. Everyone wants to win the ‘Dakar’. However, this not only applies to Nasser and me but also to our team colleagues Giniel de Villiers and Mark Miller, to all the drivers at X-raid-BMW and to Robby Gordon in the Hummer. Every driver always wants just one thing: to win.”

But there can be only one winner – to what extent are you working together towards achieving the big goal of repeating the "Dakar” exploit from January?
Carlos Sainz: "Let’s put it this way: When you’re driving in the best team you can also be sure to have the strongest team colleagues of all. This is the case at Volkswagen. And all of us working together move the whole package forwards with each kilometre of additional experience. The entire team keeps developing this way.”

Let’s talk about the team that was confronted with a major challenge here in Brazil as well. What can a driver do to make the job of the technical crew easier?
Nasser Al-Attiyah: "I always try to maintain a very close relationship with my mechanics. This includes many individual conversations to explain the situations that result in additional work during the service. This rally in particular resulted in a lot of body damage because the trails were very narrow. But the guys can always be sure that we’re doing our best to bring the car home to the finish without any scratches. But sometimes there are situations which are simply inevitable. This is what I try to explain.”

What kind of a tip would you give to each other?

Nasser Al-Attiyah: "More than likely, I can’t give Carlos any good tips. Instead, I want to learn from him. But maybe he can copy some of my ways during the next test in the dunes. That’s where I’ve got a bit more experience …"

Carlos Sainz: "That’s exactly what it’s all about. Only through mutual exchange the whole team and each driver pairing continually improves. Any solution I find is shared with the whole team and the same is true for all the other drivers at Volkswagen. That’s the only way we can achieve our goals.”

sábado, 4 de julho de 2009

Rally dos Sertões 2009 – 10ª Etapa

A décima e última etapa do Rally dos Sertões 2009, ligou as cidades de Caicó e Natal. O percurso cronometrado teve 85 Km, 5 Km de deslocamento inicial e 250 Km de final, fazendo um total de 340 Km. O Super Prime de 9 Km nas dunas potiguares de Natal, culminou com o fim do rally.

A etapa de hoje não foi grande, o percurso cronometrado apesar de curto foi bastante técnico, com vários tipos de pisos. Muito público presente em Natal, apesar da chuva, aguardava a chegada dos pilotos e da Super Prime.

O percurso cronometrado começou bastante rápido, numa região sinuosa e com rochas grandes, exigindo atenção na navegação. Travessia de riachos, zonas de trial e estradas de fazenda finalizaram esta etapa. Após a chegada a Natal os pilotos tiveram um Super Prime nas Dunas Douradas, com um percurso de 9 Km em forma de “U”. O Super Prime foi obrigatório para os pilotos mas não contou para a classificação. O piloto BMW, Pedro Bianchi Prata, obteve o 5º lugar da 10ª etapa, na categoria Production até 450 cc, Mundial FIM.

Classificação da 10ª etapa:

1º Denisio Do Nascimento (Deni) – 01:12:09.6
2º Jakub Przygonski (Kuba) – 01:12:30.5
3º José Hélio G. Rodrigues Filho (Zé Hélio) – 01:13:46.9
4º Sergio Henrique Klaumann (Ike) – 01:14:26.6
5º Joaquim Gouveia Rodrigues (Juca Bala) – 01:15:22.5
6º Jacek Czachor (Jacek) - 01:15:40.1
7º Leonardo S. Uratani (Leo Uratani) – 01:16:34.5
8º Sérgio Augusto Klaumann (Guto) – 01:18:44.7
9º Rodolpho Mattheis (Rodolpho) – 01:18:53.2
10º Sergio Ferraz Ribeiro Filho (Serginho) – 01:19:26.8
11º Dimas Mattos (Dimas) – 01:20:25.6
12º Pedro Bianchi de Aguiar Macedo Prata (Bianchi) – 01:20:43.6

Classificação Geral

1º José Hélio G. Rodrigues Filho (Zé Hélio)
2º Pedro Bianchi de Aguiar Macedo Prata (Bianchi)

Relativamente à prova, o piloto Polisport, Pedro Bianchi Prata, comentou: “Foi uma etapa espectacular, pequena mas com muita navegação….hoje andei para ganhar a etapa mas uma distracção num cruzamento fez me perder muito tempo. Foi um Rally difícil, com muitos contratempos, mas a BMW mostrou ser uma moto muito fiável o único problema que tivemos foi por causa da gasolina de fraca qualidade. Não estou contente com o resultado final, mas foi um óptimo teste para o Dakar e esta última evolução da moto melhorou em tudo as suas prestações, quero agradecer a toda a equipa o esforço de tantos dias de trabalho e a todos os patrocinadores e em especial á Polisport pelo apoio dado."

Após 10 dias de rally, 46h 37m 38s de condução, um total de 5.056 Kms percorridos, 2.605 Kms de percurso cronometrado, 3 provas de Super Prime, o piloto BMW, Pedro Bianchi Prata, chegou ao fim do Rally dos Sertões 2009.

Volkswagen celebrates one-two win at "little Dakar" in Brazil

Wolfsburg (03 July 2009). Ten out of ten possible stage wins, four lead changes and a captivating duel: Volkswagen decided the Rallye dos Sertões in Brazil in their favour with a one-two win and thus took the first successful step in the title defence the brand targets at the Dakar Rally in January 2010. The all-Spanish factory duo in the Race Touareg, Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra, secured third place on the final stage of the rally regarded as the toughest and longest cross-country after the legendary "Dakar” and thus clinched overall victory. On the tenth and last special stage between Caicó and Natal, which covered 85 kilometres of narrow gravel tracks and sandy sections, Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D) took the stage win and finished as the overall runners-up, just 1m 09s behind Sainz/Cruz Senra. The team-internal duel for stage victories ended in a score of 6:4 for the newly formed duo Al-Attiyah/Gottschalk. The Brazilian pairing Maurício Neves/Eduardo Bampi in another 280-hp diesel prototype from Wolfsburg finished the rally in sixth place overall.

Carlos Sainz vs. Nasser Al-Attiyah: nail-biting duel for the top position
Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra and Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk delivered a nail-biting duel for victory to the countless cheering spectators of the Rallye dos Sertões, who enthusiastically welcomed the "Blue Frogs” – as the "Dakar” winning cars are affectionately nicknamed by the Brazilian fans due to their uncompromising off-road-capable shape – every day in the towns where the stages finished. In the well-balanced fight between the two new pairings who have been put together for the next Dakar Rally the largest gap during the rally was just a little more than ten minutes, and on the eighth day of the rally a mere three seconds. The Volkswagen duos took turns leading the event a total of four times.

Ideal "Dakar” preparation: toughest cross-country rally after the off-road classic
The track profile of the 17th edition of the Rallye dos Sertões made maximum demands on man and machine on the 5,036-kilometre route from the start in Goiânia to the finish in Natal. Extremely narrow gravel trails along farm roads alternated with washed-out trial passages and sections with deep, soft sand. The rally featured very quick as well as slow special stages. For Volkswagen, it was an ideal test for the Dakar Rally in January 2010, which will again be held in Argentina and Chile. Unlike at the "Dakar”, there was no day of rest scheduled during the ten-day rally. Consequently, the "Sertões” was a serious test for the entire team, from the drivers and co-drivers to the mechanics, in terms of technology, logistics and endurance. The "Sertões” also included numerous water passages which posed additional challenges during the cross-country rally through Brazil. Besides the Rallye dos Sertões the Silk-Way-Rallye from 05 to 13 September – organised by "Dakar” organiser A.S.O. – through the Russian republic of Tatarstan as well as through Kazakhstan and Turkmenistan is part of the preparation for the 2010 "Dakar”.

Pressure test in team-internal duel: new duos prove themselves in Brazil
At their first joint performances both "Dakar” pairings, Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra as well as Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk, demonstrated why they were signed for the Volkswagen brand’s "Dakar” programme. Nasser Al-Attiyah, the personable driver from Qatar, competed for the first time together with his German co-driver Timo Gottschalk and – with stage wins during the first six days of the rally – delivered a strong showing as a new team member. Carlos Sainz shared the cockpit of the 280-hp Race Touareg for the first time with Lucas Cruz Senra. This combination worked successfully as well. As early as on the second leg the all-Spanish duo was victorious and captured the lead on the penultimate leg of the 2009 "Sertões”.

Brazilian duo in sixth place overall despite setbacks
The Brazilian duo Maurício Neves/Eduardo Bampi in a third factory-fielded and factory-prepared Volkswagen Race Touareg finished sixth overall despite smaller setbacks. The local heroes were struck by misfortune as early as on the second day of the "Sertões”. A motorcycle rider obstructed them on one of the numerous narrow wooden bridges. While passing the rider Neves/Bampi damaged their rear suspension. Despite a gap of several hours they subsequently moved forwards in the overall standings by clinching a total of seven top-three stage finishes – including three second and four third places.

Kris Nissen (Volkswagen Motorsport Director)
"If I could award a maximum of five stars for perfect work I’d give each and every team member exactly five stars. The one-two victory here in Brazil can be credited equally to the team and the drivers. The work of the entire crew was perfect, just as it was at the Dakar Rally. The outstanding job by Carlos Sainz, Nasser Al-Attiyah and their co-drivers makes me just as optimistic about the future. Both would have deserved victory and, in the end, were separated by just a few minutes after a tough fight. The Brazilian pairing Maurício Neves and Eduardo Bampi, without a lot of experience in the car, did a great job as well. I’m proud of the entire squad.”

#301 – Carlos Sainz (E), 3rd place leg / 1st place overall
"A victory that makes me very happy, clinched after a hard fight. The ‘Sertões’ was truly a challenge for us drivers. The special stages were long and extremely demanding, the terrain exceptional varied, and a continuous change of rhythm demanded full concentration. For me and my co-driver Lucas Cruz Senra it was a good test to get used to each other in the cockpit in competitive conditions. I think we definitely achieved this. That we won our first joint rally against such strong team-internal rivals was the icing on the cake.”

#301 – Lucas Cruz Senra (E), co-driver
"When you first join a team there’s an incredible number of influences to deal with. You’ve got to familiarise yourself with new team colleagues, new technicians, new engineers and, in particular, a new driver in every detailed aspect in order to be able to deliver a top performance. That I managed to do this with a victory straight away in my maiden race with Carlos Sainz makes me feel proud. Especially because the ‘Sertões’ is the longest and toughest rally after the ‘Dakar’. In some sections it was even tougher.”

#302 – Nasser Al-Attiyah (Q), 1st place leg / 2nd place overall
"The Rallye dos Sertões was my first competition with Volkswagen and I’m more than happy with the result. Everyone in the team works in a highly professional manner; the technical crew members love their jobs and give everything to achieve success. I need to thank them because they made it possible for me to make such a great debut with material that was always one-hundred-percent right. Thanks to the team spirit and my co-driver Timo Gottschalk, with whom I got on perfectly from the outset, I’m sure that I’ll be able to make my dream of winning the ‘Dakar’ come true.”

#302 – Timo Gottschalk (D), co-driver
Quite honestly: Before the ‘Sertões’ almost none of us thought that the rally would be this tough. It was a really competitive test for Volkswagen to prepare for the Dakar Rally in January and it showed that it’s regarded as the second-toughest and second-longest cross-country of the world for good reason. The communication with Nasser Al-Attiyah in the cockpit worked smoothly just about from the start. The ‘Sertões’ offered the optimum opportunity for us to get accustomed to each other.”

#309 – Maurício Neves (BR), 2nd place leg / 6th place overall
"To compete in such a professional and well organised team as the Volkswagen team was like entering a new world for me. Every day we learned more about the car and the way the team works. We were able to always fully concentrate on our job. Unfortunately, a few mistakes repeatedly set us back somewhat, so we weren’t able to fully meet our own expectations. Nevertheless, contesting the ‘Sertões’ with Volkswagen has made a dream come true for us.”

#309 – Eduardo Bampi (BR), co-driver
"The Rallye dos Sertões in 2009 had everything a cross-country rally stands for. All sorts of terrain were included: stones, gravel, sand, mud or water passages. To have the chance to contest this event with the world’s best off-road vehicle was a great honour for us. And we’re proud of that. If I could pick a place and time to be at, I’d choose exactly the place and time we’re at right now.”

Number of the day The Rallye dos Sertões was also a technical preparation for Volkswagen for the "Dakar” which, among other things, confronts the contenders with extreme altitudes due to two crossings of the Andes. On the fifth day of the rally the sensors controlling the engine electronics in the Race Touareg logged an ambient pressure of 872 mbar, which corresponds to the pressure at an altitude of about 1,400 metres.

Tentative final standings after Leg 10, Caicó (RN) – Natal (RN)85 km/340 km SS 11+12/overall

1 Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra (E/E), Volkswagen Race Touareg 2, 1h 06m 38.7s (3), 29h 16m 40.1s
2 Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D), Volkswagen Race Touareg 2, 1h 03m 55.1s (1), + 1m 09. 4s3
3 Jean Azevedo/Youssef Haddad (BR/BR), Mitsubishi L200, 1h 19m 37.0 (14), + 3h 53m 02.7
4 Roberto Reijers/Marcos Almeida (BR/BR), Ford Ranger, 1h 22m 11.2 (12), + 5h 35m 21.6
5 Felipe Bibas/Emerson Cavassi (BR/BR), Mitsubishi L200, 1h 16m 38.3 (9), + 5h 51m 53.2
6 Maurício Neves/Eduardo Bampi (BR/BR), Volkswagen Race Touareg 2, 1h 04m 24.6 (2), + 6h 00m 00.2
7 Luiz Facco/Silvio Deusdara (BR/BR), Mitsubishi L200, 1h 22m 43.3 (16), + 6h 21m 29.3
8 Richard Vaders/A. Spacassassi (BR/BR), Sherpa, 1h 14m 50.9 (7), + 7h 47m 26.1
9 Jarbas de Castro/W. von Schmidt (BR/BR), Sherpa 1h 17m 29.3 (11), + 7h 51m 19.6
10 Romeu Franciosi/Deco Muniz (BR/BR), Sherpa, 1h 14m 13.2 (6), + 9h 00m 00.8

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Rally dos Sertões 2009 – 9ª Etapa

A nona e penúltima etapa do Rally dos Sertões 2009, ligou as cidades de Juazeiro do Norte e Caicó. O percurso cronometrado teve 141 Km, 39 Km de deslocamento inicial e 249 Km de final, fazendo um total de 429 Km. O Rally aproxima-se do fim, entrando no estado brasileiro de Rio Grande do Norte, em direcção a Natal.

A etapa de hoje foi percorrida sob temperaturas muito elevadas, acima dos 30º C. Com a chegada à cidade de Caicó foi possível admirar um dos mais belos cenários desta prova, as dunas.

Um percurso cronometrado bem travado em regiões montanhosas com trilhos bastante estreitos e sinuosos, onde os pilotos tiveram de ter cuidado redobrado com a condução, no final os pilotos tiveram de enfrentar algumas zonas de trial. A média de velocidade nesta etapa foi baixa devido aos obstáculos que o trajecto apresentou. O piloto BMW, Pedro Bianchi Prata, obteve o 4º lugar da 9ª etapa, na categoria Production, Mundial FIM

Classificação da 9ª etapa:
1º Jakub Przygonski (Kuba) – 02:04:54.7
2º José Hélio G. Rodrigues Filho (Zé Hélio) – 02:06:15.5
3º Sérgio Augusto Klaumann (Guto) – 02:09:18.2
4º Pedro Bianchi de Aguiar Macedo Prata (Bianchi) – 02:12:50.1
5º Rodolpho Mattheis (Rodolpho) – 02:17:01.8

Relativamente à prova, o piloto Polisport, Pedro Bianchi Prata, comentou: “ Mais uma etapa dura e lenta. Andei sempre perto dos primeiros, apesar da velocidade reduzida pois as condições do trajecto assim o obrigavam, com trilhos muito apertados e fechados, especialmente no deslocamento final. A moto teve uma boa performance nesta etapa. Falta apenas mais uma para chegar a Natal. São já 9 dias de prova, todos eles com etapas muito diferentes, está a ser uma óptima experiência e mais um desafio profissional. É fantástico.”

A 10ª e última etapa, será amanhã, dia 3, entre as cidades de Caicó e Natal, com um total de 340 Km, sendo 85 Km de percurso cronometrado.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Volkswagen driver Sainz: with stage win to overall ’Sertões’ lead

Wolfsburg (02 July 2009). After clinching their fourth stage victory at the Rallye dos Sertões the Volkswagen factory duo Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra (E/E) has taken the outright lead. On the ninth leg of the cross-country rally through Brazil Sainz/Cruz Senra mastered the demanding route from Juazeiro do Norte to Caicó by setting the day’s fastest time and relegated Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D), who finished the special stage as the runners-up, to second overall. The duo that drives a 280-hp Race Touareg from Wolfsburg as well missed a branch-off while being the leading vehicle shortly before the stage ended, turned around on the narrow gravel trail and then collided with the third Volkswagen duo Maurício Neves/Eduardo Bampi (BR/BR) that had missed the branch-off as well. Both pairings lost a few minutes but finished the stage in places two and three.

Kris Nissen (Volkswagen Motorsport Director)
"Today was equally thrilling and demanding as yesterday. All three Race Touareg vehicles were running perfectly yet again. But today the Rallye dos Sertões once more proved to be tougher to some extent than the ‘Dakar’. The fact that we’re handling the stages flawlessly from a technical point of view despite the high demands makes me feel optimistic about the next Dakar Rally in South America.”

#301 – Carlos Sainz (E), 1st place leg / 1st place overall
"An incredibly action-packed day. Today we had a slow puncture, had to change the tyre and Nasser Al-Attiyah passed us in the process. We stayed close on his heels but when Nasser Al-Attiyah and his co-driver Timo Gottschalk made a navigation error we were in front again. ‘Well done’ to my co-driver Cruz Senra for keeping us on track throughout.”
#302 – Nasser Al-Attiyah (Q), 2nd place leg / 2nd place overall
"Almost up to the end the stage was absolutely positive for us. We overtook Carlos Sainz at some point and thus made up the two-minute starting difference. Then we got lost. When we turned around and drove back we had a head-on collision with Maurício Neves who was headed in the wrong direction as well. Then we slowly drove to the finish. That’s too bad but these things can happen in our sport.”

#302 – Timo Gottschalk (D), co-driver
"A strange incident cost us the stage win today. 15 kilometres before the end of the stage we misjudged a branch-off, had to turn around and go back. Because we noticed Maurício Neves approaching us too late we had a collision with him. Things like this can, but shouldn’t, happen.”

#309 – Maurício Neves (BR), 3rd place leg / 6th place overall
"Today an absolutely positive day changed into one that wasn’t quite so good. The special stage was very fast, with narrow trails and gravel sections. We were running well and, as I’ve been told, even leading for some of the time. Then this incident happened – unfortunately, we can’t undo what happened.”

Number of the day Before the start of the ninth leg Nasser Al-Attiyah had an advantage of three seconds over his team-mate Carlos Sainz. This equates to a distance of 75 metres and 58 centimetres – at the average rally speed of 90.7 kph - and after a total of 2,379 kilometres of special stages.

Interim standings after Leg 09, Juarzeiro do Norte (CE) – Caicó (RN)141 km/429 km SS 10/overall

1 Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra (E/E), Volkswagen Race Touareg 2, 1h 55m 54.8 (1), 28h 09m 43.4
2 Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D), Volkswagen Race Touareg 2, 1h 59m 57.7 (2), + 3m 59.0
3 Jean Azevedo/Youssef Haddad (BR/BR), Mitsubishi L200, 2h 23m 52.5 (14), + 3h 40m 22.4
4 Roberto Reijers/Marcos Almeida (BR/BR), Ford Ranger, 2h 19m 51.8 (8), + 5h 20m 01.5
5 Felipe Bibas/Emerson Cavassi (BR/BR), Mitsubishi L200, 2h 15m 35. 4 (7), + 5h 41m 40.6
6 Maurício Neves/Eduardo Bampi (BR/BR), Volkswagen Race Touareg 2, 2h 03m 12.9 (3), + 6h 00m 38.3
7 Luiz Facco/Silvio Deusdará (BR/BR), Mitsubishi L200, 2h 20m 56.1 (11), + 6h 05m 24.7
8 Richard Vaders/A. Spacassassi (BR/BR), Sherpa, 2h 23m 36.4 (13), + 7h 38m 48.9.
9 Jarbas de Castro/W. von Schmidt (BR/BR), Sherpa, 2h 20m 42.0 (9), + 7h 39m 11.0.
10 Antonio Franciosi/Rafael Capoani (BR/BR), Sherpa, 2h 06m 22.6 (5), + 8h 49m 21.3

Rally dos Sertões 2009 – 8ª Etapa

A oitava etapa do Rally dos Sertões 2009 ligou as cidades de Petrolina e Juazeiro do Norte. O percurso cronometrado teve 197 Km, 65 Km de deslocamento inicial e 176 Km de final, fazendo um total de 436 Km.

Uma prova com muita poeira e estradas estreitas, caracterizaram esta etapa. O traçado do percurso cronometrado teve passagem por algumas barragens, pisos com pouca areia mas muita pedra, os trilhos com cascalho e vegetação densa abundaram neste dia. O piloto BMW, Pedro Bianchi Prata, obteve o 7º lugar da 8ª etapa, na categoria Production, Mundial FIM.

Classificação da 8ª etapa

- José Hélio G. Rodrigues Filho (Zé Hélio) – 02:20:20.5
- Jakub Przygonski (Kuba) – 02:23:47.8
- Rodolpho Mattheis (Rodolpho) – 02:29:26.7
- Sérgio Augusto Klaumann (Guto) – 02:30:43.6
- João Ricardo Geaquinto (Jotão) – 02:36:36.2
- Joao Batista Tagino Da Silva (Tagino) – 02:37:39.9
- Pedro Bianchi De Aguiar Macedo Prata (Bianchi) – 02:44:44.2

Ontem cheguei muito tarde ao acampamento, mais de 17 horas de jipe e muitas aventuras pelo meio, o Elson trabalhou a noite toda e pôs a moto a 100% para hoje, que foi uma etapa de grande condução, com o que aconteceu ontem parti em último dos pilotos do mundial e tive de passar muita gente, ataquei do começo ao fim, mas não deu para fazer melhor, amanhã já vou arrancar mais próximo dos primeiros pilotos e vai ser mais fácil, já só faltam 2 dias para Natal embora não esteja a correr como eu queria, vai ser uma grande alegria conseguir chegar lá ”, comentou o piloto Polisport, Pedro Bianchi Prata .

A 9ª etapa será amanhã, dia 2, entre as cidades de Juazeiro do Norte e Caicó, com um total de 429 Km, dos quais, 141 Km são de percurso cronometrado.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sainz and Al-Attiyah: Volkswagen double-pack separated by three seconds

Wolfsburg (01 July 2009). Volkswagen’s internal duel for the lead at the Rallye dos Sertões has become even more dramatic two days before the end of the cross-country rally through Brazil. The factory pairing Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra (E/E) decided the eighth leg between Petrolina and Juazeiro do Norte in its favour with a 1.37-minute advantage, relegating Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D) in another Race Touareg to second place on the stage. The gap between the two leading rally vehicles has now shrunk to three seconds. The leg covering a total distance of 438 kilometres featured winding roads with stony and sandy sections and demanded the co-drivers’ full concentration due to hidden directional changes. The Brazilian duo Maurício Neves/Eduardo Bampi finished the stage in third place and thus completed the one-two-three exploit of the Volkswagen squad.

Kris Nissen (Volkswagen Motorsport Director)
"The ‘Sertões’ has evolved into an extremely thrilling duel between Nasser Al-Attiyah and Carlos Sainz. Today Carlos Sainz benefited from the fact that Nasser Al-Attiyah had to start in front of him and open the course. Tomorrow the situation will be reversed. So, we’ll have to wait until the end of the rally to see who will decide this extremely demanding event in their favour. It’s a matter of seconds.”

#301 – Carlos Sainz (E), 1st place leg / 2nd place overall
"Today it was clearly beneficial not having to be the first car to go out. I followed Nasser Al-Attiyah’s track. Even though that wasn’t the best option at all times I was able to make up the two minutes of starting difference, but wasn’t able to overtake in the dust. It was a very rough and difficult leg. I’m happy to have won it.”

#302 – Nasser Al-Attiyah (Q), 2nd place leg / 1st place overall
"A tough day for us in the cockpit. The track had lots of sand, some rocks and loads of hidden branch-offs for my co-driver Timo Gottschalk that were not always clearly marked in the roadbook. We had to turn around a few times and that cost us some time. It’ll be a close fight and a nail-biting duel with Carlos Sainz up to the very end.”

#309 – Maurício Neves (BR), 3rd place leg / 7th place overall
"The leg today suited me very well and featured everything the Rallye dos Sertões is known for. It included a little bit of every type of terrain. Navigation was very demanding too. Of course I’m very happy with third place and a day without any mistakes.”

Number of the day At the Rallye dos Sertões the Volkswagen factory team is carrying a sufficient supply of mosquito repellents and suntan lotion – 20 litres of each - for the total of 35 team members – from the motorsport director to the mechanic.

Interim standings after Leg 08, Petrolina (PE) – Juazeiro do Norte (CE)197 km/438 km SS 09/total

1 Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D), Volkswagen Race Touareg 2, 1h 52m 04.9 (2), 26h 13m 44.7
2 Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra (E/E), Volkswagen Race Touareg 2, 1h 51m 04.9 (1), + 3,0s
3 Jean Azevedo/Youssef Haddad (BR/BR), Mitsubishi L200, 2h 19m 52.1 (9), + 3h 12m 28.6
4 Roberto Reijers/Marcos Almeida (BR/BR), Ford Ranger, 2h 19m 30.2 (8), + 4h 56m 08.0
5 Felipe Bibas/Emerson Cavassi (BR/BR), Mitsubishi L200, 2h 12m 12.3 (6), + 5h 22m 04.9
6 Luiz Facco/Silvio Deusdará (BR/BR), Mitsubishi L200, 2h 21m 01.7 (10), + 5h 40m 27.3
7 Maurício Neves/Eduardo Bampi (BR/BR), Volkswagen Race Touareg 2, 1h 56m 50.8 (3), + 5h 53m 24.1
8 Richard Vaders/A. Spacassassi (BR/BR), Sherpa, 2h 16m 19.8 (7), + 7h 11m 12.2
9 Jarbas de Castro/W. von Schmidt (BR/BR), Sherpa, 2h 22m 52.6 (12), + 7h 14m 15.7
10 Antonio Franciosi/Rafael Capoani (BR/BR), Sherpa, 2h 07m 46.5 (4), + 8h 23m 23.6

Rally dos Sertões 2009 – 7ª Etapa


A sétima etapa do Rally dos Sertões 2009 ligou a cidade baiana da Barra e a cidade de Petrolina, estado de Pernambuco. O percurso cronometrado teve 240 Km, 18 Km de deslocamento inicial e 289 Km de final, fazendo um total de 548 Km. Faltam apenas 3 etapas para o fim do rali.

A etapa de hoje foi mais um desafio para os pilotos. Depois da etapa maratona de ontem, em que não foi permitido qualquer tipo de assistência, a prova de hoje foi percorrida sob imenso calor e muita areia, do começo ao fim.

Com um percurso cronometrado bastante arenoso e temperaturas elevadas, os pilotos tiveram de se acautelar nesta etapa, devido ao desgaste de ontem provocado nos veículos. Riachos com alguma profundidade, areia muito pesada, possibilidade de animais na pista e trilhos com vegetação densa, caracterizaram esta etapa. Os primeiros 80 Km do percurso cronometrado foram muito lentos, devido aos imensos buracos no asfalto. O piloto BMW, Pedro Bianchi Prata, não participou nesta etapa devido a problemas técnicos.


Classificação da 7ª etapa:


1º José Hélio G. Rodrigues Filho (Zé Hélio) – 03:11:42.0

2º Nielsem Paraiso Bueno (Nielsem) – 03:11:43.1

3º Sérgio Augusto Klaumann (Guto) – 03:12:42.2

4º João Ricardo Geaquinto (Jotão) – 03:13:18.7

5º Sergio Henrique Klaumann (Ike) – 03:18:03.6


Relativamente à prova, o piloto Polisport, Pedro Bianchi Prata, comentou: “Azar, é como defino esta etapa. Hoje no início do deslocamento inicial, a moto não trabalhava e como não era permitido qualquer tipo de assistência, não pude participar. O problema detectado foi a presença de água no combustível da moto, o qual será reparado esta noite. Amanhã é um novo dia, e tudo farei para acabar o rali.”

A 8ª etapa será amanhã, dia 01, entre as cidades de Petrolina e Juazeiro do Norte, com um total de 436 Km, dos quais 197 Km de percurso cronometrado.

Grande duelo na frente dos "Sertões": Al-Attiyah de novo na frente


The Volkswagen duos Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D) as well as Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra (E/E) continue fighting for overall victory at the Rallye dos Sertões, with gaps of just a few minutes between them. On the seventh leg of the cross-country rally through Brazil Al-Attiyah/Gottschalk clinched their fifth stage win and took the lead again in the interim standings in front of their team-mates Sainz/Cruz Senra. The 548-kilometre stage between Barra and Petrolina again took the three factory prepared Race Touareg vehicles across narrow trails with deep, soft sand and put the drivers and co-drivers as well as the material to the test. The third Volkswagen duo Maurício Neves/Eduardo Bampi (BR/BR) lost several minutes due to a navigation error but still improved to seventh position overall.

Kris Nissen (Volkswagen Motorsport Director)
"We can be very happy with the way the rally has gone so far. The drivers and the team are doing an outstanding job. It comes as no surprise to me that we’re running in the top two positions – after all, we’ve got powerful and reliable cars. But these types of rallies make maximum demands on man and material and are a good way to prepare for the Dakar Rally.”

#301 – Carlos Sainz (E), 2nd place leg / 2nd place overall
"Another extremely tough day – also for the material. Today in particular it was no advantage having to open the course as the stage winner of the previous day. We not only had to be the first to find the way but also had to stop several times to clean the radiator that was clogged by leaves because the engine temperature was rising repeatedly.”

#302 – Nasser Al-Attiyah (Q), 1st place leg / 1st place overall
"Again it was a positive day for us. The ‘Sertões’ displayed a completely different character today than it did the days before because we had to drive through deep sections of sand. I’m happy about having decided this leg in my favour and taken the lead again, and I’m even more pleased about the fact that the teamwork between Timo Gottschalk and me is getting increasingly better.”

#309 – Maurício Neves (BR), 5th place leg / 7th place overall
"It’s incredible how well the Race Touareg works on sand. That really impressed me a lot today. Unfortunately, we made a few mistakes on the marathon leg we covered during the past two days which cost us a lot of time.”

Number of the day Each of the three service trucks in Brazil carries a tool set on board – consisting, among other things, of 27 different pairs of pliers, 58 wrenches, 48 screwdrivers, but just nine special tools. In addition, every mechanic carries a case containing the most essential tools for his job on the Race Touareg 2.

Interim standings after Leg 07, Barra (BA) – Petrolina (PE)
240 km/548 km SS 07/total

Pos. Team Vehicle Leg 07 Total time
1 Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D), Volkswagen Race Touareg 2, 2h 37m 16.3s (1), 24h 21m 02.5s
2 Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra (E/E), Volkswagen Race Touareg 2, 2h 44m 05.8s (2), + 1m 41.2s
3 Jean Azevedo/Youssef Haddad (BR/BR), Mitsubishi L200, 3h 06m 15.2s (3), + 2h 45m 18.7s
4 Roberto Reijers/Marcos Almeida (BR/BR), Ford Ranger, 3h 40m 47.9s (8), + 4h 29m 20.0s
5 Felipe Bibas/Emerson Cavassi (BR/BR), Mitsubishi L200, 3h 07m 54.9s (4), + 5h 02m 34.8s
6 Luiz Facco/Silvio Deusdará (BR/BR), Mitsubishi L200, 3h 30m 53.9s (6), + 5h 12m 07.8s
7 Maurício Neves/Eduardo Bampi (BR/BR), Volkswagen Race Touareg 2 3h 27m 39.5s (5) + 5h 49m 15.5s
8 Jarbas de Castro/W. von Schmidt (BR/BR), Sherpa 3h 48m 46.3s (11), + 6h 43m 53.3s
9 Richard Vaders/A. Spacassassi (BR/BR) Sherpa, 3h 46m 49.9s (9), + 6h 47m 34.6s
10 Elsinho Cascao/Elson Menezes (BR/BR), Sherpa, 4h 13m 55.1s (13), + 8h 45m 55.2s

Rally dos Sertões 2009 – 6ª Etapa


A sexta etapa do Rally dos Sertões 2009 ligou as cidades baianas de Luíz Eduardo Magalhães e da Barra, com 361 Km de percurso cronometrado, 36 Km de deslocamento inicial e 160 Km de final, fazendo um total de 557 Km. Teve lugar hoje a etapa maratona, a estratégia foi essencial, visto que na prova de amanhã não será permitido o apoio mecânico nem a ajuda de companheiros de equipa, durante toda a prova deste rali.

Após a longa e exaustiva etapa de ontem, durante a noite o mecânico da Bianchi Prata Team fez uma revisão total à BMW GX 450, a escolha dos pneus e a troca de material desgastado foi essencial, visto que após a chegada de hoje à cidade da Barra, não é permitido qualquer tipo de reparo ou troca de material.

O percurso cronometrado de hoje começou bastante rápido, apresentando todo o tipo de pisos, desde trilhos sinuosos de areia com pedra, travessia de rios e passagem em áreas agrícolas com alguns labirintos, sendo essencial uma boa navegação. A etapa de hoje marcou a entrada da prova nas “temidas” areias deste rali. O piloto BMW, Pedro Bianchi Prata obteve o 3º lugar da 6ª etapa, na categoria Production, Mundial FIM.


Classificação da 6ª etapa:

1º Jakub Przygonski (Kuba) – 04:39:04.9
2º José Hélio G. Rodrigues Filho (Zé Hélio) – 04:41:25.3
3º Denisio Do Nascimento (Deni) – 04:47:02.2
4º Sergio Henrique Klaumann (Ike) – 04:49:54.9
5º Joaquim Gouveia Rodrigues (Juca Bala) – 04:52:03.8
6º Pedro Bianchi De Aguiar Macedo Prata (Bianchi) – 04:56:08.8


Relativamente à prova, o piloto Polisport, Pedro Bianchi Prata, comentou: “Mais um percurso cronometrado espectacular, com partes muito técnicas, rápidas e lentas. Apanhei todo o tipo de piso, com muitas pedras e areia. A mota andou a rolar muito bem, a navegação não foi fácil mas acelerei o máximo que podia. Após acabar o percurso cronometrado, percorri o deslocamento final com muita cautela, de modo a poupar a BMW na prova de amanhã que não irá ter qualquer tipo de assistência. Em suma, sinto-me feliz pela etapa de hoje”.

A 7ª etapa será amanhã, dia 30, entre as cidades da Barra e Petrolina, com um total de 548 Km, dos quais 240 Km de percurso cronometrado.

Sainz à frente de Al-Attiyah (6ª Etapa)


4:2 in the team-internal duel for stage wins; the "blue” lead has changed again: The Volkswagen duo Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra (E/E) took the overall lead again on the sixth leg of the Rallye dos Sertões, narrowly relegating their team-mates Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D) in another factory-fielded Race Touareg to position two. After his second stage victory at the cross-country rally through Brazil Sainz is now 5m 08s ahead of Al-Attiyah who finished the stage from Luís Edoardo Magalhães to Barra as the runner-up after a repair stop. After finishing the stage in fourth place the third Volkswagen pairing Maurício Neves/Eduardo Bampi (BR/BR) is ranking ninth overall. The sixth and seventh day of the rally form a combined marathon leg on which no evening service by the mechanics is permitted.

Kris Nissen (Volkswagen Motorsport Director)
"The sixth leg showed that in sport nothing is predictable – particularly not in cross-country rally racing. The smallest oversight may cost minutes, and perhaps even the whole rally. Nasser Al-Attiyah and Maurício Neves lost a lot of time today because of these imponderables. Like the ‘Dakar’, the ‘Sertões’ is an unrelenting rally which needs to be mastered before anything else. But we’re continuing to head in the right direction to successfully achieve this.”

#301 – Carlos Sainz (E), 1st place leg / 1st place overall
"A really tough and very difficult leg containing very narrow trails on the one hand and quick sections on the other, which made maximum demands on us drivers as well as the material. Tomorrow the second part of the marathon leg will follow without service tonight at the bivouac. That’s why we proceeded with caution today.”

#302 – Nasser Al-Attiyah (Q), 2nd place leg / 2nd place overall
"That was simply a case of misfortune. Apparently we hit a tree stump that was hidden in the grass stump in such an unfortunate way that we had to change the right rear tie rod. The repair cost us at least 15 minutes as well as the lead. Today you could see that the rally is tough and long. That is also true for the next four days.”

#309 – Maurício Neves (BR), 4th place leg / 9th place overall
"Today we lost some time again. We came to a place where the soil was heavily washed out, which hadn’t been marked in the roadbook. We braked but got stuck with the front end and had to be pulled out by a rival. That cost us quite a bit of time.”

Numbers of the day The roadbooks of the first half of the rally comprised about 300 pages and 2,100 pictures. The co-driver would issue instructions every 750 metres on average – at an average speed of 91 kph this corresponds to every 29.7 seconds.

Interim standings after Leg 06, Luís Eduardo Magalhaes (BA) – Barra (BA)
361 km/557 km SS 07/total

Pos. Team, Vehicle, Leg 06, Total time
1 Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra (E/E), Volkswagen Race Touareg 2, 4h 04m 10.0s (1), 21h 38m 37.9 s
2 Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D), Volkswagen Race Touareg 2, 4h 21m 09.4s (2), + 5m 08.3s
3 Jean Azevedo/Youssef Haddad (BR/BR), Mitsubishi L200, 4h 46m 59.2s (8), + 2h 22m 28.1s
4 Riamburgo Ximenes/Stanger Eller (BR/BR), Sherpa, 4h 30m 56.7s (3), + 2h 30m 34.6s
5 Roberto Reijers/Marcos Almeida (BR/BR), Ford Ranger, 4h 44m 24.5s (7), + 3h 30m 56.7s
6 João Franciosi/Rafael Capoani (BR/BR) Sherpa, 5h 02m 47.1s (12), + 3h 50m 43.9s
7 Luiz Facco/Silvio Deusdará (BR/BR), Mitsubishi L200, 4h 59m 39.1s (11), + 4h 23m 38.5s
8 Felipe Bibas/Emerson Cavassi (BR/BR), Mitsubishi L200, 4h 42m 33.3s (6), + 4h 37m 04.5s
9 Maurício Neves/Eduardo Bampi (BR/BR), Volkswagen Race Touareg 2, 4h 31m 37.5s (4), + 5h 04m 00.6s
10 Romeo Franciosi/Deco Muniz (BR/BR), Sherpa, 4h 57m 57.4s (10), + 5h 10m 39.7s