quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Com um pé no TOP 5


A dupla Eduardo Rodrigues e António Nunes, aos comandos do Proto SRTeam, foi forçada a abandonar a 30Km do final da prova devido a problemas mecânicos e impedida assim de repetir um lugar entre os seis primeiros como aconteceu no inicio do mês na Baja Cidade de Beja.

Com a anulação da Super Especial a equipa Sobralpneus Racing Team acabou por sair prejudicada uma vez que a partida para o primeiro sector selectivo foi dada por ordem numérica. Numa prova bastante técnica e em que o andamento foi muito dificultado pelo pó, e correndo alguns riscos, conseguiram terminar o primeiro sector em 6º lugar da geral. Já de tarde durante o segundo sector selectivo, quando estavam a rodar dentro do quarto lugar da geral, um engano devido à falta das fitas de marcação numa curva, fizeram esta equipa perder mais de cinco minutos decisivos na luta pelo 5º lugar.

No domingo, numa prova que continuava a ser marcada pela falta de visibilidade, e em que era preciso arriscar mais para tentar chegar à frente na geral, mais ou menos a meio do último troço e quando já estavam a ganhar cerca de minuto e meio ao carro da frente, numa passagem de estrada a transmissão partiu ditando assim o abandono da equipa quando tudo indicava que a conquista do 5º lugar estava ao seu alcance.

Para o piloto Eduardo Rodrigues: “Esta foi uma prova muito disputada, conseguimos rodar mais rápido do que em Beja, e apesar de alguns contratempos no primeiro dia e da sorte não ter estado do nosso lado na parte final da prova quando tudo indicava que uma classificação no TOP 5 estava ao nosso alcance, o balanço é muito positivo. O carro está sem dúvida mais competitivo e isso deixa-nos bastante confiantes para encarar o próximo ano com muito optimismo e confiança.”

A próxima participação será na última prova do Campeonato Nacional de TT, em finais de Outubro na “23ª Baja 500 Portalegre Automóvel Clube de Portugal”, até lá há muito trabalho a fazer na afinação mecânica do Proto SRTeam para evitar mais surpresas desagradáveis.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Fotografias de Daniel Rodrigues no Rali TT Terras da Raia


O MaisTT tem uma nova parceria, agora com o fotógrafo Daniel Rodrigues, que acompanha a equipa RF Competição, mas que tem mostrado sempre excelentes fotografias. Para ver as fotografias deste Rali clique aqui.

Vejam também outras fotografias no site do fotógrafo: www.drodrigues.com

RF Competição conquista primeiro lugar do grupo T8 em Castelo Branco


A RF Competição e a dupla Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro conquistaram o primeiro lugar do grupo T8 no Rali TT Terras da Raia, que se realizou este fim-de-semana, dias 26 e 27 de Setembro, em Castelo Branco.

Numa prova marcada por várias situações complicadas, desde problemas na organização, às grandes dificuldades impostas por troços agressivos, que resultaram em acidentes e algumas desistências, a RF Competição acabou por classificar-se em primeiro lugar na categoria T8, consolidando assim o segundo lugar no grupo do Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno.

Nelson Falardo, responsável pela RF Competição e pela preparação da Nissan Navara de Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro, salientou o “excelente espírito de equipa que dominou toda a prova, e que foi determinante para a vitória”. “Depois de várias provas juntos, a confiança entre pilotos e preparadores tem garantido um trabalho seguro, com resultados visíveis, que nos orgulham a todos”, acrescenta.

Por seu lado, Paulo Rui Ferreira refere que o Rali TT Terras da Raia “é uma prova muito dura, com troços complicados em que predominou o pó e o calor”, e acrescenta que “o objectivo era, como é sempre, chegar ao fim, fazendo uma condução simultaneamente agressiva e cautelosa, de forma a não arriscar a permanência, e mantendo o diálogo e a articulação com os preparadores, que fazem connosco a gestão da prova”.

Os resultados da equipa leiriense têm sido cada vez mais positivos, com o reconhecimento geral dos profissionais e amantes do desporto automóvel, que acompanham a sua evolução ao longo das provas. “Mesmo em situações mais complicadas, como foi desta vez uma avaria na Nissan Navara, a equipa foi capaz de resolver o problema num tempo de assistência muito reduzido, garantindo a manutenção em prova”, salienta Nelson Falardo. “Sentimos o nível de exigência a aumentar à medida que os resultados vão aparecendo e nos vão colocando num nível mais elevado, mas este era o nosso objectivo e, por isso, queremos levá-lo ainda mais longe”, acrescenta o preparador.

A sorte não esteve, no entanto, com Ricardo Porém e Nuno Sousa, que acabariam por desistir ainda no primeiro sector selectivo, após um acidente aparatoso, que, felizmente, não teve consequências mais graves. O piloto marcará presença na Baja de Portalegre, no fim de Outubro, com Paulo Rui Ferreira e também Luís Carvalho, e a assistência será novamente assegurada pela RF Competição.

“O Ricardo (Porém) tem um grande potencial como piloto, tem a agressividade própria da sua idade e, além disso, o talento necessário para conseguir excelentes resultados, o que, tenho a certeza, acontecerá em breve”, salienta Nelson Falardo.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Eduardo Antunes vence T2 em Castelo Branco


O piloto Mafrense Eduardo Antunes acompanhado pelo já experiente Francisco Esperto surpreendem ao conquistar o 1º lugar na categoria T2 em excelente 7º lugar na geral no Rali Terras da Raia a contar para o Campeonato Nacional de TT de 2009.

Foi em Castelo Branco que no dia 26 e 27 de Setembro decorreu a penúltima jornada do campeonato ficando logo desde o início da prova confirmado que esta dupla estava para discutir o pódio na categoria T2, "no inicio da prova fui informado pela equipa que estaria em 2º do T2 e perto de entrar nos 10 primeiros da geral, fiquei surpreendido porque apesar de vir com um ritmo vivo estava a ser muito cauteloso devido á dureza da prova."

A dupla passagem pelos 120km de pista deixou muitas marcas em todas as equipas, sendo esta equipa uma das sobreviventes á dureza e dificuldades deste primeiro dia de prova, " consegui imprimir um andamento certo e acabar este primeiro dia em 1º do T2 e 9º da geral, amanhã é tentar manter esta liderança e tentar subir alguns lugares na geral".

No domingo a ultima etapa de 60km foi de puro todo terreno de elevado grau de dificuldade para maquinas e pilotos mas esta dupla conseguiu subir mais 2 lugares na geral e manter o 1º lugar na categoria T2 . "Fiquei muito feliz por esta vitoria e por este 7º lugar, espero que este resultado me possa abrir algumas portas para de futuro poder fazer um projecto mais ambicioso e ganhador. Gostaria de dedicar esta vitoria ao meu co-piloto Francisco Esperto´, á minha equipa BaiautoSport em especial ao Hélder Santos que fez de tudo para eu poder realizar esta prova e também á minha família e amigos."

Fotografias Mais TT | Rali TT Terras da Raia




Aqui ficam mais algumas fotografias do Rali TT Terras da Raia, disputado em Castelo Branco, por Luís Marques. Clique aqui.

Nuno Matos desiste em Castelo Branco


Quebra de transmissão obriga Cetelem Interdoces Team a abandonar cedo

Nuno Matos e Jaime Cortes abandonaram cedo o Rali TT Terras da Raia, que este fim-de-semana se disputou em Castelo Branco e Idanha-a-Nova. A prova, que ficou marcada por diversos incidentes, constituiu a primeira desistência da dupla de Portalegre, ao fim de cerca de três mil quilómetros de sectores selectivos.

A quebra do diferencial dianteiro logo nos quilómetros iniciais acabou por precipitar o fim da corrida para a dupla já campeã nacional T2. “Ainda equacionámos continuar e mantermo-nos em prova apenas com tracção traseira, mas estávamos ainda no início da prova e tínhamos muitos pilotos atrás de nós a quem prejudicaríamos com o pó. Nesse sentido, e já que, em termos de campeonato, tudo está já decidido optámos por parar”, assegurou o piloto.

A etapa de Castelo Branco do CPTT ficou, contudo, marcada por um incidente organizativo que provocou a anulação da Super Especial. “Foi uma infelicidade. Penso que fizemos um bom prólogo, era um percurso bem ao nosso jeito, muito encadeado e técnico. A Escudeira habituou-nos a uma prova bem organizada, mas infelizmente este ano as coisas não correram bem. Creio também que este figurino não é o melhor, nem creio que seja bom repetirmos as pistas que já disputámos no Transibérico, por isso espero que, para o ano, tudo volte à normalidade. Agora toda a equipa vai começar já a preparar com todo o empenho a Baja Portalegre onde, por jogarmos em casa, queremos fazer boa figura e terminar em beleza mais um ano fantástico para a Cetelem Interdoces Team”, disse Nuno Matos.

O Campeonato de Portugal de Todo o Terreno termina, como habitualmente, com a grande “festa” do TT nacional em Portalegre, a 23ª Baja ACP Portalegre 500, que se disputa de 29 a 31 de Outubro.

BMW G 450 X com duplo podium, no segundo dia do Raid de Castelo Branco


O Rally TT Terras da Raia, realizou-se nos dias 25, 26 e 27 de Setembro de 2009, evento organizado pela Escuderia Castelo Branco. O Rally TT de Castelo Branco 2009 teve um percurso de 430 km, entre os quais, estavam incluídos 1 Super-Especial e 3 Sectores Selectivos / Provas de Classificação.

A Bianchi Prata / CIN participou nesta competição com 2 pilotos, aos comandos da BMW. Na classe TT2, Paulo Gonçalves e na classe TT3, Filipe Santos.

O Rally TT Terras da Raia 2009 teve início na tarde de Sexta-feira com a Super-Especial de 5 km. A equipa Bianchi Prata/CIN obteve o 4º lugar da geral com Paulo Gonçalves e 3º lugar da classe TT3 com o piloto ACP moto Filipe Santos

No Sábado, os pilotos da Polisport, foram forçados a desistir, com problemas no percurso.

No Domingo, completou-se a acção, com um percurso percorrido duas vezes, a classificativa designada por "Castelo Branco" com um percurso de 59,2 km. Neste último dia, a sorte dos pilotos da BP Ultimate foi bem diferente e ambos foram 3º classificados nas respectivas classes com Paulo Gonçalves a fazer um excelente 3º da classificação geral.

Relativamente a esta prova, o piloto de Esposende, Paulo Gonçalves, comentou:” com o azar de ontem, hoje tive um dia muito complicado devido ao muito pó. Felizmente a organização teve o bom senso de alterar os tempos de partida para de 2 em 2 minutos, o que me permitiu apanhar menos pó. Ataquei desde o inicio e estou contente com o resultado, pois este 3º da geral prova mais uma vez que a nossa moto é muito boa e que estamos sempre nos lugares da frente.”

Na classe TT3, o piloto Polisport, Filipe Santos, declarou: “Estou contente com este podium, foi muito difícil devido ao pó, mas a moto e a equipa estiveram muito bem e se não fosse o azar de ontem, podia ter chegado ao segundo lugar.”

O chefe de equipa, Pedro Bianchi Prata, depois das mais de 5 horas de prova comentou " não posso estar contente, pois o nosso objectivo são as vitorias, mas com tudo que aconteceu este fim de semana os dois terceiros de hoje não foram maus, temos pilotos e motas para andar na frente e mais uma vez o provamos.”

Fotografias MaisTT | Manuel Cordeiro - Rally TT Terras da Raia


Aqui ficam as imagens do Rally TT Terras da Raia , tiradas por Manuel Cordeiro. Clique aqui.

domingo, 27 de setembro de 2009

Bruno Oliveira vence e reforça liderança


Piloto açoreano alcança 8º triunfo consecutivo

O piloto açoreano Bruno Oliveira, aos comandos da Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team conquistou esta tarde mais um importante triunfo, ao ser o mais rápido entre os concorrentes do Desafio Elf Mazda 2009 no Rali TT Terras da Raia, a penúltima etapa do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

Vencedor das ultimas sete provas em que participou, Bruno Oliveira perdeu muito tempo no primeiro dos três sectores selectivos que compunham a prova, na sequência de um toque numa pedra seguido de furo, mas recuperou de forma exemplar, tenho ganho ao seu mais directo adversário 6 minutos no troço seguinte, enquanto no de 60 quilómetros disputado esta manhã, terminou colocado a João Pais que partira dois minutos à sua frente.

“Acreditámos sempre que era possível chegar ao triunfo. Fomos sempre os mais rápidos em prova e lutámos até ao fim pela vitória. A pressão que exercemos sob o nosso mais directo adversário levou-o também a cometer erros, a danificar a mecânica e a atrasar-se”, salienta o piloto açoreano, que acrescenta: “Estou naturalmente satisfeito com este triunfo, que nos coloca ainda mais na frente do Desafio Elf Mazda, muito feliz por ter uma máquina extremamente fiável, que nunca me deixou ficar mal e só tenho pena de não ter conseguido fazer uma prova limpa, porque dessa forma teria terminado na 5ª posição absoluta, se bem que o 6º lugar sexto lugar à geral seja um resultado magnífico e o melhor que consegui até hoje”.

O Desafio Elf Mazda prossegue em Outubro com a Baja Portalegre 500 terminando em Novembro nas 24 Horas TT Vila de Fronteira.

Classificação do Desafio Elf Mazda 2009 após 4 provas
1º Bruno Oliveira, 40; 2º João Pais, 29; 3º António Teixeira; 17.

Filipe Campos assume liderança e Bernardo Moniz da Maia é segundo a uma prova do final da temporada


Cumprida a última especial da edição de 2009 do Rali TT Terras da Raia, a Yser Racing Team assumiu a liderança do Campeonato de Portugal de TT, com Filipe Campos a saltar para o comando da classificação a uma prova do final da temporada, e com quatro pontos de avanço para o seu mais directo rival, que é afinal o seu colega de equipa, Bernardo Moniz da Maia.

A derradeira etapa, disputada nesta solarenga manhã de Domingo na zona de Castelo Branco, com cerca de 60 quilómetros, acabou por sorrir à equipa. Apesar de Filipe Campos não ter conseguido, como aliás o piloto já tinha previsto, ganhar o tempo suficiente para alcançar a liderança, a verdade é que foi o vencedor da especial. Por outro lado, e realizando uma última etapa sem mácula, Bernardo Moniz da Maia conseguiu em Castelo Branco garantir o seu segundo pódio da época – depois do que obteve em Monchique – e assumiu o segundo lugar do Campeonato de Portugal de TT.

Para Filipe Campos este segundo lugar tem, obviamente, “um sabor amargo. Eu e toda a equipa estamos conscientes de que em condições normais teríamos ganho a prova. O episódio que marcou a fase final da etapa de ontem teve uma influência no resultado e eu sabia que, os 46 segundos de desvantagem eram extremamente difíceis de anular. Ainda assim, cumprimos com o que nos competia e atacámos para tentar vencer a prova. A verdade é que estamos na frente do campeonato e vamos para Portalegre firmes no objectivo de revalidar o título e, paralelamente, ganhar a prova."

Bernardo Moniz da Maia não escondeu a sua satisfação pela conquista de mais um pódio e que, desta vez, lhe valeu a subida ao segundo lugar do campeonato. “Depois da complicada manhã que tivemos ontem, hoje foi um dia bastante positivo. Tínhamos 34 segundos de atraso em relação ao terceiro classificado e a meta era, naturalmente, tentar recuperar esse tempo nos 60 quilómetros de hoje. Andámos muito bem, mas o nosso rival não nos facilitou a vida e o certo é que subimos ao terceiro lugar por apenas três segundos, o que prova bem o nível de andamento imposto nesta derradeira etapa. Apesar de tudo, acabou por ser uma prova com balanço positivo para a Yser Racing Team. Vamos para a última prova, a Portalegre 500, com os dois carros nos dois primeiros lugares do campeonato, algo que me deixa muitíssimo satisfeito.”

O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno terá a sua derradeira jornada novamente no Alentejo, e naquela que é uma das mais carismáticas provas portuguesas da especialidade. A Baja 500 Portalegre, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, estará na estrada entre os dias 28 e 31 de Outubro.

Classificação:

1º Miguel Barbosa/Luís Ramalho (BMW), 4h09m36s
2º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW), a 22s
3º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW), 29m09s
4º José Gameiro/António Saraiva (Nissan), a 29m12
5º Mário Raposo/Pedro Cação (Nissan), a 45m43s

Campeonato de Portugal de TT (Após 7 provas):
1º Filipe Campos, 53 pontos
2º Bernardo Moniz da Maia, 49
3º Carlos Sousa, 47
4º Miguel Barbosa, 42
5º Nuno Matos, 29

Miguel Barboa de regresso às vitórias


O Rali Terras da Raia marca o regresso de Miguel Barbosa às vitórias no CPTT, demonstrando desde o primeiro dia que, dispondo de material idêntico, iria disputar os troços ao segundo com os méis directos adversários.

Depois de ontem ter assumido a liderança da prova com mais de 40s hoje, numa classificative curta e sinuosa, limitou-se a controlar a vantagem, acabando por vencer a prova de Castelo Branco. No entanto, não se pode dizer que tenha sido uma tarefa fácil, pois todo o público presente pôde assistir a uma luta verdadeiramente espectacular entre os dois pilotos equipados com X3CC da X-Raid.

Para o Piloto da BP Ultimate Vodafone Liberty Seguros Team, a partida para o último sector selectivo foi efectuada a “um ritmo alto no inicio que nos daria para depois gerir a vantagem para o Filipe, evitando surpresas desagradáveis. Foi uma prova extremamente disputada e acho que quem veio assistir gostou do que viu. Parabéns ao Luís Ramalho que conseguiu também o título de navegadores”.

Este regresso às vitórias era bastante esperado e, para Miguel Barbosa, “sinto que já merecíamos esta vitória. Temos trabalhado muito e, com este novo carro, o andamento é totalmente diferente. Não tendo azares, sei que posso lutar sempre pelas vitórias. Não posso deixar de agradecer aos meus patrocinadores que sempre estiveram ao nosso lado. Esta vitória é dedicada a todos eles”.

Luís Ramalho acompanhou desta vez Miguel Barbosa tendo-se sagrado campeão absoluto de navegadores.

A classificação final foi a seguinte:
1º Miguel Barbosa / Luís Ramalho BMW x3 CC 4h09m36s
2º Filipe Campos / Jaime Baptista BMW X3CC a 22s
3º Bernardo M. Maia / Joana S. Mayor BMW X3CC a 29m09s

1ª vitória do ano para Miguel Barbosa

Terminou hoje, pela manhã, o Rali TT Terras da Raia, em Castelo Branco. Depois de um dia algo atribulado, hoje disputaram-se os últimos 60Km cronómetrados e tudo estava ainda em aberto no que diz respeito à luta pela vitória e pelo último degrau do pódio.

Depois de não ter sido feliz no dia de ontem, Filipe Campos, que perdeu muito tempo na parte final do úlitmo SS, entrou hoje ao ataque para recuperar os 46 s de desvantagem em relação a Miguel Barbosa. Ainda assim o esforço foi em vão, pois os 24s ganhos deixaram-no ainda a 22 segundos do outro BMW X3.

Acesa estava a luta pela 3ª posição, com Bernardo Moniz da Maia a pouco mais de 30s de José Gameiro. Esperava-se que o piloto do Yser Racing Team conseguisse passar o piloto da Nissan e foi mesmo isso que sucedeu. Moniz da Maia ganhou 37 segundos a Gameiro terminando assim com uma vantagem de 3 segundos sobre o piloto da Motivo.

Na quinta posição terminou Mário Raposo que, depois do acidente em Beja, realizou uma excelente prova com a Nissan Navara. Bruno Oliveira foi o 6º classificado vencendo assim o troféu Mazda.

No que toca à categoria T2 foi Eduardo Antunes o vencedor que, acompanhado por Francisco Esperto, alcançou ainda uma boa 7ª posição. Carlos Almeida foi o 2º T2 e fechou também o Top8.

No T8 Paulo Rui Ferreira terminou na 12ª posição e foi o vencedor deste agrupamento. O piloto assistido pela RF Competição consolidou assim a 2ª posição no campeonato de T8.

Classificação Final:

1º Miguel Barbosa / Luis Ramalho BMW X3 CC 4h09m36s
2º Filipe Campos / Jaime Batista BMW X3 CC a 22s
3º Bernardo M. Maia / Joana S.Mayor BMW X3 CC a 29m09s
4º José Gameiro / Antonio Saraiva Nissan Off-Road 06 a 29m12s
5º Mário Raposo / Pedro Cação Nissan Navara a 45m43s
6º Bruno Oliveira / Bruno Fernandes Mazda BT 50 a 53m36s
7º Eduardo Antunes / Francisco Esperto Nissan Navara (T2) a 59m48s
8º Carlos Almeida / Ricardo Mendonça Nissan Navara a 1h07m23s
9º Antonio Teixeira / Jorge Amaral Mazda BT 50 a 1h08m45s
10º Paulo Pinto / Ricardo Cortiçadas Mazda BT 50 a 1h19m45s
11º João Pais / João Rato Mazda BT 50 a 3h 02m33s
12º Paulo Ferreira / Jorge Monteiro Nissan Navara a 7h 25m46s

Falta de condições de segurança forçam Pedro Grancha a abandonar


Piloto de Cascais chegou a ocupar o terceiro lugar

Depois da recente conquista de um terceiro lugar na Baja Cidade de Beja, o ex-campeão nacional Pedro Grancha não conseguiu repetir o resultado no Rali TT Terras da Raia, penúltima etapa do Campeonato de Portugal, que se está disputar em Castelo Branco, onde foi forçado a abandonar alegando falta de condições de segurança para continuar em prova.

Aos comandos da Nissan Navara Off Road, inscrita pela VR2 Motorsport, o piloto de Cascais que foi mais uma vez acompanhado por Paulo Primaz explica as razões do seu abandono:

“Na medida em que a organização foi forçada a anular a Super Especial, a partida para o primeiro sector selectivo foi dada por ordem numérica. Felizmente que essa foi uma situação que não me afectou. Pior, foram os furos e especialmente o que aconteceu na parte final da etapa, que nos obrigaram a perder bastante tempo e partir atrás de concorrentes mais lentos para a segunda passagem. São coisas de corrida. O que não se admite é que numa prova onde o pó dificulta imenso, não sejam utilizados aparelhos que já estão mais do que testados e são utilizados noutras provas no nosso país e que servem para avisar os concorrentes que devem facultar a ultrapassagem. Fui mais de 70 quilómetros atrás de um piloto que sabia da nossa presença, mas que não facilitou. Estive muitas vezes parado até o pó assentar, mas rapidamente voltava a ficar atrás dele, a ponto de ter corrido alguns riscos. A certa altura achei que estava a ser perigoso demais e abandonei a prova”, salienta Pedro Grancha.

Bruno Oliveira supera dificuldades e aposta tudo na luta pela vitória


Mazda Açores TT Team está em 2º na prova de Castelo Branco


O piloto açoreano Bruno Oliveira, aos comandos duma Mazda BT 50 não iniciou da melhor forma a sua participação no Rali TT Terras da Raia, a penúltima etapa do Campeonato de Portugal depois de um toque numa pedra seguido de furo ter feito a equipa do Mazda Açores TT Team perder cerca de 11 minutos para o seu mais directo adversário. Vencedor das ultimas sete provas do Desafio Elf Mazda 2009 em que participou Bruno Oliveira conseguiu contudo recuperar quase metado do tempo perdido no sector seguinte e parte para a etapa de amanhã em busca da vitória.

“Estavamos a andar muito bem mas aconteceu um percalço que nos fez perder algum tempo. Batemos numa pedra e o pneu rebentou, tornando a tarefa de o substituir bastante complicada”, salienta o piloto açoreano, que acrescenta: “Da parte da tarde demos o máximo para diminuir a desvantagem e chegámos colados ao João Pais que tinha partido seis minutos à nossa frente. Para amanhã vai ser muito difícil chegar à vitória mas vamos dar tudo o que temos e lutar até ao fim.”.

O Rali TT Terras da Raia, completa-se amanhã com um sector selectivo de cerca de 60 Kms (Domingo), que antecederá a festa dos 10 anos do TT na Beira Baixa.

Yser Racing Team no pódio


Terminou, esta tarde, junto ao santuário da Sr.ª do Almurtão, no concelho de Idanha-a-Nova a primeira das duas etapas que compõem a edição de 2009 do Rali TT Terras da Raia, sétima prova pontuável para o Campeonato de Portugal de TT e que teve como grande dominador o piloto da Yser Racing Team Filipe Campos, que venceu a primeira das duas especiais agendadas para este primeiro dia da prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco.

Filipe Campos/Jaime Baptista, aos comandos do BMW X3 com as cores da Yser e preparados pela X-Raid, não deram hipóteses à concorrência e ao impor um ritmo muito forte em ambas as passagens pela especial de 127 quilómetros, dominou os acontecimento porém o facto de se terem visto atrasados na pista por um concorrente de um Buggy acabou por deitar por terra todo o esforço feito, resultando na queda para o segundo lugar, a 46 segundos da liderança
Na primeira passagem, Filipe Campos bateu o seu mais directo rival por 17 segundos, mesmo queixando-se do facto de “o carro estar ligeiramente solto de traseira. Tenho plena consciência de que em muitas zonas podia ter andado mais depressa, mas o carro, e nomeadamente esta tendência sobre-viradora, não me transmitiram a confiança necessária para o fazer. Ainda assim estamos na frente e vamos querer manter essa posição.”

Apesar de resolvido o problema, algo que se comprovou pelo facto de Filipe Campos ter voltado a ganhar tempo para o seu rival: “inexplicavelmente apanhámos um Buggy que seguiu na nossa frente durante mais de 20 quilómetros, fazendo-nos perder não só tempo ganho na especial, como o avanço conquistado durante a manhã. Estou, como facilmente se compreende, perfeitamente desolado, sentindo que a verdade desportiva foi falseada. Empenhei-me a fundo, arrisquei muito para continuar a ganhar tempo e afinal tudo caiu por terra por causa de um concorrente de outro campeonato que nada tem que ver sequer com a luta em que estamos envolvidos. É altamente frustrante.”

Quanto a Bernardo Moniz da Maia está na quarta posição a uma curta distância do pódio, isto depois de uma etapa matinal muito complicada, “em que nos vimos atrasados na sequencia de dois furos. Foi uma manhã difícil, mas que acabámos por conseguir esquecer na parte da tarde. A segunda especial correu muito bem, andámos sem problemas e conseguimos não só recuperar o tempo perdido como diversos lugares à geral. Estamos muito perto do terceiro lugar e acho que podemos subir o lugar que nos falta para conquistar mais um pódio.”

A etapa de amanhã terá um especial única com cerca de 60 quilómetros e que tem arranque marcado para as 9h30.

Classificação após a 1ª Etapa:
1º Miguel Barbosa/Luís Ramalho (BMW), 3h19m20s
2º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW), a 46s
3º José Gameiro/António Saraiva (Nissan), a 23m27s
4º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW), a 24,01s
5º Mário Raposo/Pedro Cação (Nissan), a 35m25s

Miguel Barbosa e Filipe Campos em luta ao segundo pelas serras de Castelo Branco


A partida para a prova realizada em Castelo Branco revestia-se de algumas novidades, nomeadamente o facto de existirem novos troços e de Miguel Barbosa poder voltar a contar com o carro da X-Raid.

Com bastante calor para o dia de hoje, o rali ficou marcado logo no final da Super Especial quando, para espanto dos concorrentes, se terem deparado com falta de tempos e placas indicativas, alegadamente por falta de um elemento da organização.

A anulação da Super Especial adiava para o 1º Sector Selectivo o início da prova, tendo Miguel Barbosa imprimido um ritmo alto, liderando a prova até meio do 1º Sector Selectivo, quando “o alarme da bomba de água disparou, o que me fez ter algumas cautelas”. Revelando-se um falso alarme, Miguel Barbosa voltou a imprimir um ritmo muito forte discutindo sempre ao segundo as classificativas com Filipe Campos, acabando este primeiro dia a liderar a prova com mais de 46 segundos sobre o campeão em título.

Para Miguel Barbosa este rali está a ser “bastante desafiante, podendo voltar a discutir ao segundo com o Filipe em todos os troços. Sinto-me cada vez mais confiante com o carro e esta aposta na X-Raid foi a acertada. Espero amanhã, atacar ao máximo logo pela manhã, de forma a manter esta vantagem e poder regressar às vitórias que infelizmente me vêm fugindo”.

Miguel Barbosa cumpriu o dia de hoje com um tempo total de 03:19:20, ficando Filipe Campos a 46 segundos de distância.

Para amanhã haverá um pequeno sector selectivo de 59,322km que encerrará a prova por volta das 11H00.

sábado, 26 de setembro de 2009

Miguel Barbosa lidera em dia confuso


Disputou-se hoje o primeiro dia de prova do Rali TT Terras da Raia, em Castelo Branco, que era composto por um Prólogo com cerca de 5 km, seguido de uma dupla passagem por um sector selectivo com 127 Km cronómetrados. O dia foi marcado por graves erros cometidos pela organização.

O prólogo, com início marcado para as 7h15min começou da pior forma, quando os pilotos se depararam com a ausência de tempos, bem como das placas de "Stop". Tudo isto devido a um erro grave por parte de elementos da organização, que se "esqueceram" de colocar as células de tiragem de tempos no final do prólogo, o que levou a que os pilotos não soubessem o seu tempo. Assim a organização optou pela anulação da super especial, que era a única solução plausível para o erro, sendo que os pilotos partiram para o 1º SS por ordem numérica. Contudo esta decisão penalizaria os pilotos mais rápidos mas com números de porta mais altos, pois facilmente se chegariam aos pilotos à sua frente que levantavam muito pó, devido ao calor que se fez sentir ao longo de todo o dia. António Mendes, que seria um destes pilotos mais rápidos com um número alto, optou por não partir para SS1, mostrando o seu descontentamento.

O 1º sector começou então pelas 10h, onde Miguel Barbosa se impôs inicialmente e em CP1 levava uma pequena vantagem de 4s sobre Filipe Campos. Porém Filipe Campos respondeu rapidamente e venceu o sector com uma vantagem de 17s sobre Barbosa. Nesta altura Rui Sousa era o 3º classificado seguido de Américo Santos, que era também o 1º T2 e de José Gameiro na 5ª posição.

Pedro Grancha seguia na 6ª posição, Eduardo Rodrigues era o 7º e João Pais fechava o Top8. Bernardo Moniz da Maia não ia além da 9ª posição, pois foi vítima de dois furos. O líder no T8 era Paulo Sousa, que fazia uma boa prova na 11ª posição da Geral.

Tudo em aberto para o 2º SS pois a diferença de 17s era perfeitamente recuperável por parte de Miguel Barbosa, mas Filipe Campos entrou ao ataque ganhando tempo nos dois primeiros CP's e seguia com uma vantagem à geral já superior a 30 segundos. Todavia na parte final do Sector Filipe Campos apanhou um Buggie mais lento, o que lhe custou todo o tempo ganho, perdendo no final mais de 1 minuto para Miguel Barbosa. Mais uma vez a organização não esteve bem, ao não prever uma situação destas. Assim no final do dia Miguel Barbosa é líder com 46s de vantagem sobre Filipe Campos.

Na 3ª posição segue José Gameiro na Nissan Navara, com uma vantagem pouco superior a 30s sobre Bernardo Moniz da Maia, que está a fazer uma prova de trás para a frente. Espera-se assim uma bela luta pelo último degrau do pódio, durante o dia de amanhã.

Na 5ª posição vem Mário Raposo, que vem a fazer uma excelente prova numa Nissan Navara e vem na frente de Eduardo Rodrigues, João Pais e Eduardo Antunes, que é o 1º T2 e vem acompanhado por Francisco Esperto.

Paulo Rui Ferreira partiu hoje um diferencial e fez todos o 2º sector apenas com tracção traseira. Ainda assim o piloto da Nissan Navara é líder entre os T8.

Amanhã o Rali Termina com um pequeno sector de 60 Km.

Classificações:


1º Miguel Barbosa / Luís Ramalho - BMW X3 CC - 3h19m20,0s
2º Filipe Campos / Jaime Batista - BMW X3 CC - a 46s
3º José Gameiro / António Saraiva - Nissan Off-Road - a 23m27s
4º Bernardo M. Maia / Joana Sottomayor - BMW X3 CC - a 24m01s
5º Mário Raposo / Pedro Cação - Nissan Navara - a 35m25s
6º Eduardo Rodrigues / António Nunes - SR Proto Team - a 39m20s
7º João Pais / João Rato - Mazda BT50 - a 39n45s
8º Eduardo Antunes / Francisco Esperto - Nissan Navara - a 44m38s
9º Bruno Oliveira / Bruno Fernandes - Mazda BT50 - a 45m33s
10º Carlos Almeida / Ricardo Mendonça - Nissan Navara - a 52m20s

Ricardo Porém de UMM em Castelo Branco


Ricardo Porém vai estar à partida do Rali TT Terras da Raia, a disputar em Castelo Branco a partir de amanhã. O jovem piloto de 20 anos surge mais uma vez no "mítico" UMM, desta feita acompanhado por Nuno Sousa. O piloto, que é apoiado pelo MaisTT, disputará a Categoria T8 neste UMM assistido pela RF Competição.

Os objectivos do jovem leiriense passam por chegar ao fim, mostrando a resistência do jipe português, coisa que já fez em 2008 ao terminar a Baja de Portalegre. Para além de Castelo Branco Porém vai ainda regressar a Portalegre para disputar a Baja 500 Portalegre.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Carlos Sousa não vai Castelo Branco


De acordo com as últimas noticias, Carlos Sousa, o (ainda) actual lider do campeonato vai uma vez mais ficar fora de corrida, depois de em Beja isso já ter sucedido. Agora os mais directos adversários na luta pelo título vão poder recuperar uma vez mais e até mesmo ultrapassar o Sousa na classificação. Filipe Campos é neste momento o melhor "posicionado" para assumir a liderança, pois está a apenas 2 pontos de Sousa antes de "Castelo Branco", e poderá assim facilmente subir a primeiro. Bernardo Moniz da Maia poderá também subir na classificação. No entanto, estas contas só se poderão fazer com absoluta certeza após a prova do próximo fim de semana.

Quanto a Carlos Sousa, o piloto que há algumas semanas foi sujeito a uma intervenção cirurgica, ainda não obteve a necessária autorização dos médicos para poder voltar ás pistas. Felizmente tudo parece indicar que a recuperação vai no bom sentido, mas como medida de precaução Sousa ainda irá ainda ficar de fora , mas com o claro objectivo de garantir a completa recuperação a tempo da Baja de Portalegre, a clássica do Todo o terreno nacional disputada no Alto Alentejo.

Fonte: todoterreno.pt

SR Team no Rali TT Terras da Raia


Depois de uma estreia promissora no inicio deste mês, ao conquistar a sexta posição na Baja Cidade de Beja, a dupla Eduardo Rodrigues e António Nunes, aos comandos do Proto SRTeam, participará no próximo fim de semana (25, 26 e 27 de Setembro) em Castelo Branco na décima edição do rebaptizado Rali TT Terras da Raia, sétima e penúltima etapa do calendário nacional de TT.

Segundo o piloto Eduardo Rodrigues, “A Baja Cidade de Beja correu-nos bem tendo em conta que esta foi a prova de baptismo do novo carro e também por isso não quisemos arriscar demasiado. É certo que entrámos já a meio do campeonato, mas desde o inicio que sabíamos que este seria o ano zero, o qual servirá principalmente para conhecer e afinar melhor o carro com vista ao objectivo de no próximo ano vir a discutir um lugar no TOP5. Isto não quer dizer que as próximas provas sejam apenas para cumprir calendário, pelo contrário. Estou confiante que vamos dar muita luta até ao final do campeonato... e quem sabe fazer melhor do que há 3 semanas!”.

Esta prova terá a sua primeira etapa no sábado com uma Super Especial de 5 km às 7h15 e a partir das 09h30 a dupla passagem por um sector de 127 km na zona de Idanha-a-Nova. A prova completa-se domingo de manhã com um terceiro sector de 60 km, com chegada ao Complexo de Desportos Motorizados cerca do meio-dia. Um pouco mais extensa será a prova reservada às motos e aos quads, com três etapas e quatro sectores selectivos precedidos de uma Super Especial logo na sexta-feira.

Para todos os interessados está disponível no site da Escuderia Castelo Branco em - www.escuderiacastelobranco.pt - o GUIA do RALI TT TERRAS DA RAIA 2009, que contém toda a informação actualizada acerca da próxima prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Yser Racing Team procura terceira vitória consecutiva


Após as vitórias de Filipe Campos no Rali TT Cidade de Beja e na Baja TT Terras d’El Cid, em Espanha e a conquista provisória dos dois primeiros lugares do Troféu Ibérico de TT na posse de Bernardo Moniz da Maia e Filipe Campos, respectivamente, a Yser Racing Team chega ao Rali TT Terras da Raia novamente apostada em o vencer.

O Rali TT Serras da Raia, sétima e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, vai realizar-se nos dias 26 e 27 de Setembro. A prova albicastrense contará com a presença de uma muito motivada Yser Racing Team, com as duplas Filipe Campos/Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto Mayor aos comandos dos BMW X3 CC com assistência da X-Raid, embalados pelo magnífico resultado de conjunto (1º lugar para Filipe Campos e 2º lugar para Bernardo Moniz da Maia) obtido este fim-de-semana em Burgos - Baja Terras d’el Cid.

Recuperada parte da desvantagem pontual com o triunfo em Beja, Filipe Campos parte para esta penúltima prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, uma vez mais, com os olhos postos no ceptro que com autoridade conquistou em 2008. “A nossa meta é ganhar a prova e tentar assumir a liderança do campeonato, que, sabemos, só será decidido em Portalegre. Sabemos que estamos a atravessar um bom momento e que temos condições para assumir uma postura vencedora e é firmes nestes objectivos que encaramos esta prova. A diferença pontual existente para os nossos rivais obriga-nos a ganhar e para tal há que imprimir um andamento forte do princípio ao fim.”

Bernardo Moniz da Maia, assume que “vamos tentar fazer o melhor que pudermos. A equipa tem trabalhado muito e com excelentes resultados, portanto só temos razões para estar confiantes. Uma classificação semelhante à que obtivemos em Monchique ou até em Beja deixar-nos-ão satisfeitos. A disputa do campeonato está muito animada e, naturalmente,estamos também de olhos postos na prova do Filipe Campos que está nesta “guerra” e em quem confiamos a tarefa de lutar pela vitória.”

A prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco terá o seu início no dia 26 de Setembro(Sábado) com a realização da Super Especial às 07.15 horas, seguindo-se às 10.00 horas a partida para o primeiro sector selectivo (SS) de 127,44 quilómetros. O segundo SS com a mesma distância iniciar-se-á às 14.20 horas. No Domingo os pilotos vão cumprir a derradeira classificativa de 59,22 quilómetros a partir das 09.30 horas.

ARC de regresso em Castelo Branco


António Mendes regressa para tentar ganhar o T8

Augusto Ramiro vai tomar o gosto ao Todo-terreno


A sempre apetecível prova de Castelo Branco, penúltima etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, marca o regresso da ARC Sport a esta especialidade. Nesta época a formação de Aguiar da Beira apenas marcou presença no Transibérico e já sente saudades do TT. Por isso, este regresso tem um sabor especial e trás também algumas novidades.

António Mendes vai regressar à competição após quase um ano de paragem. Com a sua competitiva Nissan Navara agora inscrita no agrupamento T8, o popular piloto faz-se acompanhar por José Janela, um navegador que conhece bem os cantos à casa, e também esta vertente do desporto automóvel.

“Não consegui resistir a uma paragem tão prolongada, que se deveu apenas à falta de apoios. Esta minha participação tem como principal objectivo preparar Portalegre e vencer o agrupamento T8, tentando não ficar muito longe do pódio”, afirma, optimista, António Mendes.

Outra das surpresas que a ARC Sport leva até Castelo Branco é a participação de Augusto Ramiro, o responsável pela equipa de Aguiar da Beira, que desta vez quer estar bem por dentro de uma prova de todo-o-terreno. Acompanhado por Rui Soares, um dos engenheiros da empresa, Augusto Ramiro tem como único objectivo divertir-se. Depois de quatro anos consecutivos como piloto de ralis, chegou agora a vez de ensaiar a sua segunda experiência no TT, depois de já ter feito equipa com seu pai e o seu irmão Pedro, numas bem conseguidas 24 Horas de Fronteira, onde alcançaram o 4º lugar final, com esta mesma Nissan Navara que inscreveram para Castelo Branco.

“Vou aproveitar a oportunidade para me divertir e viver mais uma experiência no desporto automóvel, que faz parte integrante da minha vida. Eu e o Rui vamos enfrentar este desafio com a melhor disposição do mundo, esperando não dar demasiado trabalho aos meus companheiros da nossa assistência”, declara, sorridente, Augusto Ramiro.

Desta vez, Pedro Patrocínio não se vai sentar ao volante da Nissan Navara com a qual alcançou alguns sucessos e vitórias no saudoso Troféu Tomás Mello Breyner. O responsável pelo departamento de todo-o-terreno da ARC Sport, está optimista para alcançar bons resultados.

“É sempre bom regressar ao TT depois de uma época inteira onde só estivemos presentes no Transibérico com o Fernando André. Nesta prova, com o António Mendes e o José Janela, vamos tentar lutar pela vitória no agrupamento T8 e juntar uma boa classificação à geral. Quanto ao meu irmão Ramiro e ao Rui, espero sinceramente que se divirtam o mais possível”, afirma Pedro Patrocínio.

ARC Sport

Team Bianchi Prata com 2 pilotos em Castelo Branco


O Rally TT Terras da Raia, a realizar nos dias 25, 26 e 27 de Setembro de 2009 irá ser organizado pela Escuderia Castelo Branco. A prova de TT para Motos e Quads está integrada no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O Rally TT de Castelo Branco 2009 compreende um percurso de 430 km nos quais estão incluídos 1 Super-Especial e 3 Sectores Selectivos / Provas de Classificação.

No dia 25, sexta-feira, serão efectuadas as verificações documentais e técnicas. O rali terá a sua primeira etapa no sábado, dia 26, com uma Super Especial de 5 km à volta do circuito do Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, seguida de uma dupla passagem por um sector de 127 km na zona de Idanha-a-Nova A prova completa-se domingo de manhã, dia 27, com um terceiro sector de 60 km com dupla passagem, com chegada ao Complexo de Desportos Motorizados.

A Bianchi Prata / CIN irá participar com 2 pilotos, aos comandos da BMW. Na classe TT2, Paulo Gonçalves e na classe TT3, Filipe Santos.

Relativamente à participação na prova, o piloto de Esposende, Paulo Gonçalves, comentou: “Esta será a penúltima prova do campeonato. Nas últimas provas conseguimos uma vitória e lutamos pelos lugares da frente. Nesta prova, espero conseguir o 1º lugar da minha classe e recuperar posições em termos de lugares absolutos.”

“Vou dar o meu melhor, tentar lutar pelos lugares da frente na minha classe. Espero não ter nenhum azar e conseguir um bom resultado”.Comentou o piloto, da BP Ultimate, Filipe Santos.

www.bianchiprata.com

David Megre é campeão Europeu


O resultado não poderia ser melhor. No primeiro ano em que uma das suas opções desportivas foi a participação no campeonato Europeu de TT, o piloto do Team KTM / Município de Coruche, David Megre, conquistou o título. Após uma suada vitória na exigente Baja Hungria, o recruta da Mercearia Vencedora recebeu com surpresa a noticia da anulação da derradeira prova do campeonato, agendada para o início do mês de Outubro na Sardenha. ‘O comunicado anunciou a anulação da prova, prevista para a zona militar de Perdas de Fogu, devido à falta de condições de segurança, pelo que o campeonato ficou com menos esta prova.’ Comentários do piloto da Caismotor após ter recebido a noticia.

Desta forma a KTM EXC 250F com as cores da Cetelem é a moto campeã europeia neste ano de 2009, no final de um campeonato em que se realizaram três das cinco provas inicialmente agendadas. ‘Após a anulação da prova de Montenegro foi com surpresa que todos os pilotos tomaram conhecimento de mais este ‘corte’ no campeonato. Estava pronto para lutar pelo título na Sardenha, mas desta forma está tudo decidido e posso encarar com mais à vontade o final do campeonato nacional de TT.’ revelou igualmente o piloto da Fox.


David Megre venceu três dos seis dias de provas realizados neste campeonato, com destaque para a primeira posição em ambos os dias da ronda húngara do campeonato e uma vitória no dia de abertura da Baja Puglia & Lucania, a segunda prova do campeonato. ‘Venci metade dos dias realizados e foi segundo noutros dois dias. Foi pena os problemas que me atrasaram no segundo dia dessa prova, mas o objectivo final foi cumprido, sou o Campeão Europeu de Bajas, e esse era um dos meus objectivos para este ano.’

David Megre pensa agora no campeonato nacional de TT ‘onde me espera uma grande luta pelo comando do mesmo já este fim-de-semana em Castelo Branco. Mas estou confiante que posso conseguir o título e depois do Europeu seria sem dúvida muito positivo conseguir mais um campeonato em Portugal.’ referiu ainda o piloto da MXT já a pensar na próxima etapa do nacional de TT, a decorrer este fim-de-semana nas rápidas pistas de Castelo Branco ‘bem ao meu gosto’.

Fonte: todoterreno.pt

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Nuno Matos preparado para Castelo Branco


Conquistado o título T2, o piloto da Cetelem Interdoces Team define para o Rali TT Terras da Raia novos objectivos

Depois de assegurar o título nacional de TT, no agrupamento T2, a dupla portalegrense Nuno Matos e Jaime Cortes estabeleceu para a prova de Castelo Branco do próximo fim-de-semana um novo objectivo, que obrigará a equipa a redobrar a motivação e concentração. “Vamos esforçarmo-nos por defender o 5º lugar em termos absolutos”, assegura Nuno Matos.

Para o piloto da Isuzu, “resolvidas que estão as contas do campeonato T2, estamos libertos de pressão e tentaremos andar rápido e desfrutar ao máximo da prova de Castelo Branco. Creio que estamos em boas condições para concretizar este segundo objectivo que agora nos propusemos, por isso espero acima de tudo divertir-me tanto quanto nos últimos dois anos. Fiz um pequeno teste com a Isuzu D-Max e pareceu-me estar extraordinária.”

É em Castelo Branco, capital da Beira Baixa que tem lugar, de 25 a 27 de Setembro, a penúltima prova do CPTT, num total de mais de 400 quilómetros, dos quais cerca de 320 ao cronómetro. Num figurino diferente do habitual, a prova prevê para 6ª-feira as verificações técnicas, para Sábado a Super Especial, seguida de uma dupla passagem por um Sector Selectivo de 130 quilómetros e, no Domingo, um Sector Selectivo de 60 quilómetros.

“As pistas de Castelo Branco têm sido das que mais gosto. Estou confiante de que as alterações deste ano não alteram substancialmente o tipo de traçado que habitualmente encontramos. É uma prova bem organizada e penso que devemos enaltecer o esforço que este ano a Escuderia de Castelo Branco fez para trazer mais pilotos à prova, que comemora o seu 10º aniversário. Tenho a certeza de que a prova, e principalmente o público, sairão a ganhar com este regresso de alguns pilotos de referência do TT em Portugal” disse Nuno Matos

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pedro Grancha quer repetir pódio


Piloto de Cascais muito motivado após 3º lugar em Beja

Depois de no início deste mês ter conquistado a terceira posição e subido ao pódio na Baja Cidade de Beja, Pedro Grancha participa, no próximo fim de semana, na penúltima etapa do Campeonato de Portugal, o Rali TT Terras da Raia, que terá lugar em Castelo Branco, de 25 a 27 de Setembro.

Aos comandos da Nissan Navara Off Road, inscrita pela VR2 Motorsport, o piloto de Cascais será mais uma vez acompanhado por Paulo Primaz e promete lutar por um lugar entre os primeiros:

“Apesar de nem tudo ter sido perfeito, a corrida alentejana correu-nos bastante bem e o terceiro lugar é um excelente resultado, tendo em linha de conta as máquina que ficaram à nossa frente. Na prova de Castelo Branco espero poder lutar por um lugar entre os primeiros, numa corrida em que o calor e o pó serão determinantes para o desenrolar da competição. Para isso é importante conseguir uma boa posição na Super Especial”, salienta Pedro Grancha.

O Rali TT Terras da Raia, é composto por 300 quilómetros de sectores selectivos, que se iniciam com uma Super-Especial, com cerca de 5 kms, disputada à volta do circuito do Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, para onde estão também marcadas as Verificações Administrativas e Técnicas e ainda colocado um dos Parques de Assistência da prova. Esta, abre com uma dupla passagem por um percurso de cerca de 127 Km (Sábado) e completa-se com um epílogo de cerca de 60 Kms (Domingo), que antecederá a festa dos 10 anos do TT na Beira Baixa.

42 inscritos em Castelo Branco


A Escuderia Castelo Branco divulgou hoje a lista de inscritos para o Rali TT Terras da Raia, que se disputará no próximo fim-de-semana na zona de Castelo Branco.

A Prova começa no sábado, pela manhã, com um Prólogo com cerca de 5 Km's à volta do parque de desportos motorizados de Castelo Branco. Logo após o Prólogo os pilotos fazem uma dupla passagem num sector de 127 Km's.

No Domingo os pilotos correm os últimos 60 Km's cronómetrados, num epílogo final.

Uma agradável surpresa é o regresso de Carlos Sousa para disputar o campeonato, ele que é o líder com uma vantagem de 2 pontos sobre Filipe Campos.

Destaque ainda para Rui Sousa, Hélder Oliveira, José Mendes, Pedro Gameiro e António Mendes, entre outros, que regressam ao campeonato português.

Lista de Inscritos

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"Dobradinha" da Yser Racing Team


Filipe Campos venceu e Bernardo Moniz da Maia foi segundo e mantém liderança do Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno

A equipa Yser Racing Team cumpriu à risca os objectivo que havia estabelecido para esta presença na Baja Tierras d’El Cid ao assegurar o primeiro e segundo lugares, através de Filipe Campos/Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor, respectivamente.

Filipe Campos dominou por completo esta terceira ronda do Troféu Ibérico e acabou por alcançar uma vitória folgada, sem sequer ter imposto um forte ritmo. Aliás, o avanço conseguido na primeira passagem pelos 225 quilómetros do percurso permitiu-lhes parar na zona de assistência, mesmo a contar para o tempo final, e descomprimir durante alguns minutos.

Quanto a Bernardo Moniz da Maia delineou a estratégia correcta para “atacar” a prova de Burgos e ao terminar no segundo posto final acabou por manter a sua posição de líder do Troféu Ibérico e ao mesmo tempo evitar o risco de danificar o seu BMW X3 de modo a que, dentro de quatro dias, este possa estar em plenas condições à partida da Baja Terras da Raia (Castelo Branco). Aliás a dupla Moniz da Maia/Sotto-Mayor segurou com autoridade a segunda posição e nem um engano no percurso que os fez perder mais de cinco minutos, impediu que a Yser Racing Team repetisse o resultado Prólogo, ou seja o primeiro e segundo lugares. Mesmo assim, este segundo lugar final, faz com que a equipa mantenha as suas aspirações em termos de competição ibérica, mantendo o piloto de cascais a posição de líder, enquanto atrás de si, a três pontos, passou a ter o seu colega de equipa, Filipe Campos.

À chegada à Lerma (centro operacional da Baja Tierras d’El Cid, Filipe Campos estava obviamente contente, sublinhando que “é sempre importante conseguir uma vitória para a equipa. Para nós foi uma prova a um ritmo diferente do habitual, bem mais calmo, mas o importante é que conseguimos vencer e o resultado da equipa é uma vez mais muito positivo.”

Por seu turno, Bernardo Moniz da Maia referiu que: “este foi mais um excelente resultado da Yser Racing Team. O Filipe alcançou uma vitória impressionante e eu e a Joana fomos segundos, o que faz com que a equipa esteja ainda mais forte em termos de Troféu Ibérico de TT. Para nós foi uma prova interessante, em que na fase final acabámos por atacar um pouco mais, no sentido de manter a segunda posição. Deste modo, vamos para Portalegre, derradeira prova do Troféu, com dois carros em posição de assegurar o título ibérico.”

Classificação Final:
1º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3), 5h17m57ss
2º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3), a 19m53s
3º Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu), a 20m53s

Classificação – Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno
1º Bernardo Moniz da Maia, 21 pontos
2º Filipe Campos 18
4ºs Rui Sousa, 12
5º Nani Roma e Hélder Oliveira 10.

domingo, 20 de setembro de 2009

Pódio para Rui Sousa


Vitória T2 na Estreia da ISUZU D-Max

A grande surpresa da Baja Tierras del Cid 2009, foi protagonizada por Rui Sousa e a ISUZU D-Max T2. Para além de uma vitória esmagadora na categoria, com mais de 3 minutos de vantagem, o piloto da Prolama/ELF, brindou o público espanhol com um honroso 3º lugar da classificação geral.

O resultado final desta prova, acaba por premiar o trabalho da equipa, que para poder alinhar nesta prova recorreu a uma viatura que em dia de estreia esteve irrepreensível; “…estou naturalmente feliz com este resultado, que numa primeira análise não seria possível com uma viatura de série. Não sentimos qualquer dificuldade mecânica. Uma vez mais ficou provada a real capacidade do modelo e o estado de desenvolvimento que apresenta. Já é possível juntar resultados à geral, à sua capacidade no grupo T2…” começou por referir o piloto.

O desempenho desta corrida coloca Rui Sousa no 3º lugar do Troféu Ibérico de Todo o Terreno, e deixa para a Baja de Portalegre a decisão final desta competição; “…o objectivo que colocamos para esta participação foi perfeitamente alcançado. Podíamos efectivamente ter somando mais alguns pontos; mas durante a parte da manhã sentimos alguma dificuldade de navegação, e perdemos algum tempo. Na parte final passamos ainda pela possibilidade de não ter combustível suficiente para terminar a prova e optamos por rodar um pouco mais devagar para garantir mais uma vitória T2 e um lugar no pódio geral…” concluiu Rui Sousa.

A equipa regressa agora a Vila Nova da Rainha para ultimar a participação no Rali TT Terras da Raia, no próximo fim-de-semana em Castelo Branco.


Classificação Final:

1º Filipe Campos / Jaime Batista
2º Bernardo M.Maia/ Joana Sottomayor
3º Rui Sousa / Carlos Silva
4º Jaime colldeval
5º Francesc Termens / Albeto Pascual
6º Manuel Plaza / Inácio Salvador

Rui Sousa vence prólogo entre os T2


Estreia da D-Max com o 4º tempo da classificação geral

Rui Sousa venceu de forma brilhante o prólogo da Baja Terras del Cid, que se realizou em Lerma, a poucos quilómetros da cidade de Burgos, somando menos 17 segundos que o seu mais directo adversário. Este resultado foi ainda reforçado com o 4º melhor tempo da classificação geral, entre os melhores T1 em competição.

A estreia de nova ISUZU T2 da equipa Prolama Competição, fica desta forma registada com uma excelente vitória, conforme referiu Rui Sousa…” preparamos muito bem o prólogo durante a primeira passagem pelo sector, e depois atacamos muito forte na segunda, uma vez que só o melhor registo é que conta para a classificação. De qualquer forma, esta a estreia deste novo carro não podia ser melhor. Amanhã vamos gerir a prova de forma a cumprir os 450 km do sector selectivo sem paragens. Estou confiante no trabalho que a equipa técnica da Prolama desenvolveu na construção de mais uma ISUZU D-Max T2, e esperamos poder lutar pela vitória na categoria, e somar alguns pontos para o Troféu Ibérico...” concluiu.

O andamento da D-Max foi uma das confirmações deste prólogo, colocando os especialistas da modalidade de olho no modelo que começa a afirmar-se em diversos mercados. O interesse do público numa viatura de série que consegue resultados desportivos de relevo, demonstra que a aposta da ISUZU Portugal e da ELF no projecto conjunto com a Prolama é reconhecido.

A Baja Tierras del Cid 09, desenrola-se num sector único de 450 quilómetros, com uma Zona de Assistência facultativa, e na qual a D-Max de Rui Sousa/ Carlos Silva, vai tentar não parar”, “…essa é a nossa intenção. Acreditamos na fiabilidade da D-Max e podemos ganhar alguma vantagem com o facto de não parar. Sabemos que é uma viatura (T2 /série), e que tem algumas limitações regulamentares e que alguns componentes são levados a um esforço tão grande, que podem apresentar saturação, mas vamos gerir a situação conforme o desenrolar da prova…” rematou Rui Sousa, verdadeiramente motivado com o resultado do Prólogo.

Durante o sector selectivo, a prova vai cumprir um percurso à volta de Lerma, uma vila histórica da região de Castylla & León.

http://www.odenarallyraid.es/

sábado, 19 de setembro de 2009

Dobradinha da Yser Racing Team no Prólogo


A equipa Yser Racing Team entrou com o “pé direito” no Prólogo que serviu de tiro de partida para a Baja Tierras D’el Cid, terceira prova do Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno que este fim-de-semana se disputa na região de Burgos (Espanha), tendo como base operacional a cidade de Lerma. À recepção calorosa que recebeu à chegada a estas paragens a equipa respondeu com uma excelente exibição no Prólogo, com a Filipe Campos/Jaime Baptista a assinarem o melhor tempo e Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor a colocarem-se na segunda posição.

Cientes dos objectivos estabelecidos para esta prova, mas também da necessidade de não correr riscos, uma vez que dentro de uma semana a formação estará a disputar em Castelo Branco a penúltima prova do Campeonato de Portugal de TT, os representantes da equipa Yser Racing Team estiveram em evidência e deram, assim, um excelente passo no sentido de reforçar a posição no Troféu Ibérico de TT, liderado por Bernardo Moniz da Maia.

Filipe Campos venceu e convenceu apesar de “ter imposto a mim próprio que não poderia arriscar. Foi um Prólogo engraçado, muito rápido, mas em que andámos sem qualquer tipo de pressão. Correu bem e estou muito contente por nós, mas também pelo excelente resultado do Bernardo Moniz da Maia. O objectivo da nossa vinda a Burgos é que a equipa consiga somar pontos suficientes para ficar mais à vontade em termos de Troféu Ibérico. Espero poder contribuir para um bom resultado global da Yser Racing Team, sendo certo que amanhã temos pela frente uma jornada muito longa e em que será necessário ter em mente que o carro tem que ser poupado, para que nada inviabilize que estejamos na máxima força dentro de uma semana em Castelo Branco.”

Quanto a Bernardo Moniz da Maia, segundo no prólogo desta tarde em Lerma, mostrou-se satisfeito, esclarecendo que “não corremos riscos, mas conseguimos imprimir um bom ritmo. Como este Prólogo tinha duas passagens, das quais contou apenas o melhor tempo, conseguimos aproveitar esta regra e melhorámos bastante da primeira para a segunda passagem. Agora há que pensar no dia de amanhã, que promete ser duro, principalmente pelo facto de no total termos para cumprir 450 quilómetros.”

A etapa de amanhã será composta por uma dupla passagem pela especial de 225 quilómetros, sendo que, existindo a possibilidade de assistir e reabastecer os carros entre as duas passagens, o tempo gasto neste processo contará como tempo de prova.

Classificação do Prólogo:

1º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3), 5m15s

2º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3), a 16s


3º Luís Recuenco/Victor Alijas (Mitsubishi L200), a 17s

4º Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu D-Max), a 18s

5º Oscar Fuertes/Victor Vico (Herrator), a 19s

Fonte: todoterreno.pt

Mais de 40 inscritos em Castelo Branco


O prometido é devido e a Escuderia cumpriu! Decididos a festejar de forma condigna o 10º aniversário da presença do TT em terras da Beira Baixa, convidámos os nossos amigos e alguns estreantes, a juntarem-se à caravana pouco numerosa do CPTT 2009 e conseguimos ultrapassar as 40 inscrições nos automóveis. Um motivo de orgulho, até porque acções destas, em prol da modalidade, não são raras… são inéditas!

Nem todos conseguiram responder à chamada feita atempadamente por quem quer que o Rali TT Terras da Raia, acabe em festa; Faltam alguns nomes que fizeram crescer em qualidade a prova organizada desde 1999 pela Escuderia Castelo Branco, mas felizmente muitos vão erguer connosco o champanhe…

Num panorama parco de concorrentes, assustava-nos a forma como iríamos comemorar o nosso 10º aniversário; As provas anteriores, poucas vezes ultrapassaram a vintena de inscritos e outras houve que nem a esse número chegaram, pelo que estava na hora de apostar nos concorrentes!

Como habitualmente, as taxas de inscrição são as mais baixas do nacional, mas desta feita convidamos antigos pilotos e estreantes na modalidade, que assim entram – pensamos nós – pela porta grande no TT nacional, já que vão disputar uma prova em que o que é mais importante é o respeito pelas equipas, afinal os verdadeiros intérpretes de uma modalidade que ainda é seguida por um público apaixonado.

Rui Sousa, Helder Oliveira, António Mendes, José Mendes, Rui Costa, Pedro Gameiro e tantos outros, são nomes que estão de regresso ao TT Nacional pela mão da Escuderia Castelo Branco, juntando-se aos principais interessados na disputa do CPTT 2009, numa luta pela vitória e lugares de destaque da prova albicastrense.

O Rali TT Terras da Raia, marca a viragem completa do TT na Beira-Baixa; Pisa este ano terras da planície raiana, dominada pela bonita vila da Idanha-a-Nova, regressando Domingo a Castelo Branco, para terminar no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, antes da festa – para TODOS os elementos da caravana – na Discoteca Republica, que também há dez anos nos ajuda a erguer o champanhe da vitória.

No site da Escuderia Castelo Branco, está disponibilizada toda a informação necessária para equipas e espectadores, num completo TT Guia, que é igualmente uma tradição de qualidade das provas organizadas pelo clube albicastrense. Consulte por favor www.escuderiacastelobranco.pt e aceda a todos os segredos da prova.

Durante o fim-de-semana, disponibilizaremos uma lista provisória de inscritos – que apenas será definitiva na próxima 3ª Feira dia 22 – e juntamos a esta informação o Horário do Evento, que como se sabe conta também com a presença numerosa das Motos, Quads e Buggys, sempre interessante principalmente para as camadas mais jovens.

Esperamos que venham todos ao Rali Terras da Raia. Bem Hajam por tanto apoio ao longo de dez anos.

Escuderia Castelo Branco

BMW X6 HRT


De vez enquando surge um projecto de um veiculo de todo o terreno que pelas suas caracteristicas cativa de imediato a atenção, e é esse o caso do BMW X6 HRT, desenvolvido em França pela HRT - Hardy Racing Team, e destinado aos Ralis de Todo o Terreno.

Como o próprio nome indica, esta viatura é baseada no modelo alemão, mas não terá certamente muitas mais semelhanças. Este é um prótotipo de chassis tubular (25CD4S), ao qual se junta uma carroçaria de kevlar, carbono e poliester, o que confere ao conjunto um baixo peso e elevada rigidez estrutural. O X6 HRT é equipado com um motor da casa Bávara, com 6 cilindros de 3200cc. , capaz de debitar uma potência acima dos 300cv. Para passar toda esta força ao solo, foi instalada neste protótipo, uma caixa sequencial SADEV de 6 velocidades, com embraiagem cerâmica AP Racing e diferenciais também SADEV. Quanto á suspensão, a HRT optou por um sistema de triângulos sobrepostos às 4 rodas, acompanhados por 2 amortecedores em cada roda podendo o piloto optar por 3 marcas diferentes de amortecedor (Ohlins, Boss ou MVS) aos que se juntarão molas Eilbach . A tarefa de parar este "mostro" do todo o terreno, cabe a um conjunto de fornecido pela Brembo, com travões de disco (250mm) ás 4 rodas .

Avaliando pelas imagens e pelos detalhes técnicos desta máquina, estaremos sem dúvida perante um carro muito competitivo, capaz de lutar pelas primeiras posições. Resta agora esperar que o preparador comece a disponibilizar as viaturas aos seus clientes , para podermos ver como se comporta em competição.

Podem ser encontrados todos os detalhes desta fantástica máquina em HRT Hardy Racing Team

Fonte: todoterreno.pt

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Rui Sousa estreia nova D-Max T2


Baja Tierras Del Cid 2009

Rui Sousa / Carlos Silva, vão estrear na Baja Tierras del Cid, próxima prova do Troféu Ibérico de Todo o Terrano, a nova D-Max T2 construída nas instalações da Prolama Competição. Trata-se da 6ª (IZ6) unidade desenvolvida em parceria com a ISUZU, e destina-se a alargar o leque de oferta da equipa para pilotos que pretendam dar continuidade ao projecto iniciado em 2006, que conta no seu palmarés com vários títulos conquistados: a Taça FIA de Bajas 2008 com Rui Sousa; e agora o Titulo Nacional T2 com Nuno Matos.

Na impossibilidade de utilizar a D-Max Proto, que está neste momento a receber uma nova e mais desenvolvida motorização com vista à participação em Castelo Branco, a dupla da Prolama decidiu apostar na estreia de uma viatura que pode marcar a diferença numa prova de tão grande distância ”…após o bom desempenho na Baja de Aragon, a programação para o desenvolvimento da D-Max Proto contemplava a montagem de uma motorização mais evoluída. Com o atraso registado na chegada de alguns componentes fundamentais a esta operação a equipa técnica decidiu centrar todos os esforços para o Rali TT Terras da Raia, substituindo a viatura com que vamos participar em Espanha. Vamos apostar numa nova D-Max T2, de forma a não comprometer uma pontuação para o Troféu Ibérico. Sabemos que estamos mais limitados, mas acredito que a fiabilidade deste novo carro pode ajudar a um bom desempenho na geral, e lutar pela vitória no grupo…” explicou Rui Sousa

A Baja Tierras del Cid tem o seu centro nevrálgico na região de Burgos, e arranca no Sábado com uma super especial, cumprindo-se no Domingo uma dupla passagem num sector selectivo de 250 km, percorridos em linha, uma solução pouco vista nos últimos anos em provas de Todo o Terreno. A zona de assistência estará montada no final dos primeiros 250 quilómetros, penalizando os concorrentes que decidirem parar, uma vez que o cronometro continuará sempre em marcha.

Sobre este tema, Rui Sousa referiu ainda; “…este é um regresso às origens do TT de competição. A gestão do esforço dos pilotos e das máquinas vai ser elevado ao expoente máximo, e o resultado final poderá ser uma surpresa. Vamos lutar pela vitória no T2, não esquecendo um bom lugar na geral, para subir no Troféu Ibérico…”

Rui Sousa ocupa actualmente o 5º posto na classificação provisória do Troféu Ibérico, depois do brilhante 6º lugar conquistado na Baja de Aragon, competição que terá como próxima prova a mítica Baja de Portalegre.

http://www.odenarallyraid.es/

Bruno Oliveira vai lutar pela 8ª vitória consecutiva


Mazda Açores TT Team em Castelo Branco


Depois de em Junho ter triunfado em mais uma jornada do Desafio Elf Mazda 2009, na etapa realizada no Rali Vodafone Transibérico, a prova portuguesa da Taça do Mundo, o piloto açoreano Bruno Oliveira, aos comandos da Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team apresenta-se, de 25 a 27 de Setembro, no Rali TT Terras da Raia, a penúltima etapa do Campeonato de Portugal, que terá lugar em Castelo Branco, disposto a lutar pela sua 8ª vitória consecutiva.

“A luta pela vitória no Transibérico foi muito intensa e foi extremamente difícil chegar ao triunfo. Conseguimos dar a volta a um resultado que começou por nos ser desvavorável e agora, em Castelo Branco, vamos lutar mais uma vez por terminar na primeira posição e vencer mais esta jornada do Desafio Elf Mazda”
, salienta o piloto açoreano, que acrescenta: “Apesar do nosso principal objectivo ser o Desafio Elf Mazda, não vou deixar de lado a hipótese de lutar por um lugar no Top 10 absoluto ou ainda melhor. Já o conseguimos no passado e gostava de chegar ao fim da corrida perto dos primeiros na classificação geral”.

O Rali TT Terras da Raia, é composto por 300 quilómetros de sectores selectivos, que se iniciam com uma Super-Especial, com cerca de 5 kms, disputada à volta do circuito do Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, para onde estão também marcadas as Verificações Administrativas e Técnicas e ainda colocado um dos Parques de Assistência da prova. Esta, abre com uma dupla passagem por um percurso de cerca de 127 Km (Sábado) e completa-se com um epílogo de cerca de 60 Kms (Domingo), que antecederá a festa dos 10 anos do TT na Beira Baixa.

Helder Oliveira regressa à competição


Piloto de Barcelos foi o melhor português no Transibérico

Depois de em Junho ter conquistado a segunda posição absoluta no Rali Transibérico Vodafone, a etapa portuguesa da Taça do Mundo, Helder Oliveira está de regresso às competições de todo o terreno, para disputar, de 25 a 27 de Setembro, o Rali TT Terras da Raia, a penúltima etapa do Campeonato de Portugal, que terá lugar em Castelo Branco.

Aos comandos do Proto Depieres 04, cedido pelo seu conterrâneo André Amaral, o piloto de Barcelos será mais uma vez acompanhado por Filipe Palmeiro e acredita que poderá alcançar um bom resultado:

"Estou bastante contente por poder regressar à competição e em particular depois da excelente jornada que foi o Transibérico. Estou com uma enorme curiosidade para experimentar o carro que o André gentilmente colocou à minha disposição e por outro lado, esta será uma forma de manter a mão, na expectativa que tenho de poder vir a participar na Baja de Portalegre, onde pretendo defender a liderança no “Memorial José Megre”, conquistada com a posição de melhor português na prova do Clube Aventura. Em Castelo Branco não tenho nada a defender, já que não estou envolvido nas “contas” do Campeonato, mas gostaria de completar a corrida e lutar por uma boa classificação, ou seja, andar o mais rápido que souber e que a máquina permitir, sempre dentro dos razoáveis limites de risco”, salientou o piloto de Barcelos.

O Rali TT Terras da Raia, é composto por 300 quilómetros de sectores selectivos, que se iniciam com uma Super-Especial, com cerca de 5 kms, disputada à volta do circuito do Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, para onde estão também marcadas as Verificações Administrativas e Técnicas e ainda colocado um dos Parques de Assistência da prova. Esta, abre com uma dupla passagem por um percurso de cerca de 127 Km (Sábado) e completa-se com um epílogo de cerca de 60 Kms (Domingo), que antecederá a festa dos 10 anos do TT na Beira Baixa.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Entrevista a Pedro Grancha



Encerramos hoje a nossa série de entrevistas, com umas perguntas a mais um campeão nacional. Pedro Grancha começou de mota no enduro e só em 2001 passou para as 4 rodas, para mais tarde, em 2006, se tornar campeão nacional de TT e em 2008 ser campeão Ibérico de T1.


O piloto de Cascais actualmente tripula uma Nissan Navara Off-Road, foi 3º classificado no último campeonato e este ano fez apenas algumas provas com destaque para o 3º lugar alcançado na última prova em Beja.


Há alguns anos que te vemos correr no Campeonato nacional de TT. Há quanto tempo andas no TT? E o que te fez experimentar?

Competi durante mais de 10 anos em motos em enduro e todo o terreno e em 2001 a vida profissional já não permitia os treinos e a forma física necessárias para poder continuar a competir resolvi experimentar o TT automóvel.


Em 2006 sagraste-te campeão nacional de TT e em 2008 foste campeão Ibérico de T1. Achas que é possível que estes cenários se voltem a repetir?

O actual cenário no TT nacional não me permite sonhar muito alto mas acredito que com persistência e dedicação os resultados sempre aparecem.


Este ano não fizeste todas as provas do CPTT, mas ainda conseguiste um excelente 3º lugar nos Montes Alentejanos. Esperas fazer mais provas ainda este ano?

Provavelmente irei falhar o Rally de Castelo Branco mas certamente estarei em Portalegre.


Os BMW são praticamente imbatíveis no CPTT. Quais são, para ti, os pontos fracos da Navara Off-Road em relação aos X3 preparados pela X-Raid?

A Navara Off-Road é um bom carro de TT mas feito para longas provas tipo Rally Raid. O sistema de suspensão e diferenciais e principalmente o motor a gasolina creio ser o seu ponto mais fraco relativamente aos BMW que são carros muito bons e evoluídos pois contam com o desenvolvimento de uma equipa de fábrica. Os meios e os recursos de que dispõem permitem que estejam sempre a evoluir o que vai deixando para trás os carros do tipo da Navara.


Qual é o Balanço que fazes da tua carreira no Todo-o-Terreno?

Estou satisfeito com a minha carreira no TT pois tenho conseguido bons resultados mesmo não tendo os mesmos meios doutras equipas e não dispondo dos melhores carros.


Das provas portu
guesas, qual é aquela que te dá mais gozo participar? Porquê?

Sem dúvida que é Portalegre. A festa do TT nacional, o nº de participantes, o envolvimento do público e as pistas sinuosas e rápidas do Alto Alentejo, e bem molhadas na época em que se realiza a prova, são os principais factores da minha escolha.


Em 2006 fizeste o Dakar e em 2008 também irias participar, não fosse o cancelamento do rali. Esperas poder voltar ao Dakar? Para quando esse objectivo?

Espero que a economia do pais melhore para que possamos novamente voltar a encontrar patrocínios que nos permitam participar numa próxima edição. Por mim estou pronto!


O que pensas do “novo” Dakar na América do Sul?

Acho que é uma prova fantástica pelos locais que percorre e pela competição que encerra. Quanto a mim só não deveria chamar-se Dakar pois o verdadeiro Dakar é em África.


Começamo-nos a aproximar do final do ano. Quais são os planos competitivos para 2010?

Neste momento são uma incógnita!


Tens ainda algum sonho por cumprir no Todo-o-Terreno?

Tenho ainda muitos sonhos por cumprir! Um Dakar … no top ten!; Participar em todas as provas da taça do mundo……e outros…


Quais consideras serem as medidas mais correctas para combater a crise económica que o Todo-o-Terreno atravessa?

A crise no TT é consequência da crise económica nacional e internacional mas não só! Os altos custos de participação, os custos das inscrições, a falta de divulgação ao grande público, o número exagerado de provas do calendário são os pontos a rever para se conseguir sobreviver á crise. Por outro lado é necessário incentivar os troféus mono marca bem como trazer para as corridas muitos carros de TT que estão parados para que tenhamos provas com mais participantes, caso contrário vamos assistir ao definhamento da modalidade.


Tens alguma história caricata nas corridas que nos queiras contar?

Lembro-me por exemplo dum episódio passado no deserto da Tunísia onde ficámos atascados nas dunas com um turbo partido no Mitsubishi Pajero. Tivemos que aguardar que a caravana passasse e depois vieram os locais (habitantes do deserto) e lá negociámos um valor para um reboque com um camião que eles tinham. O mais engraçado foi quando lhe estava a pagar, junto ao carro no meio dum mar de dunas, e ele me pergunta se quero factura e puxa do livro de facturas e começa a passar a factura!

MaisTT - Luís Marques e Manuel Cordeiro