segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MAZDA FAZ RESULTADO HISTÓRICO NA 12ª EDIÇÃO DAS 24 HORAS DE FRONTEIRA


A edição deste ano das 24 Horas de Fronteira, ficará para sempre gravada a «ouro» nos anais da, já de si rica, história desportiva da Mazda.

Com sete equipas à partida e outras tantas à chegada, com quatro equipas nos quinze primeiros classificados, três concorrentes no «top ten», terceiro lugar absoluto da geral, primeira equipa portuguesa classificada, primeiro no agrupamento T1 e primeira viatura com motorização diesel, a marca Japonesa marca de forma indelével edição de 2009
das 24 Horas de Fronteira.

Desde os treinos cronometrados até ao final da 24ª hora, as BT-50 da Mazda ocuparam um lugar de destaque entre as 74 equipas concorrentes à mais dura e longa - não esquecer que em Fronteira se percorrem mais Km do que nas restantes cinco provas do Desafio – prova de TT disputada em Portugal.

Fronteira, ainda antes do seu início, já fazia fervilhar as hostes do Desafio Elf/Mazda 2009, visto que aqui se decidiam os três primeiros classificados desta competição.

Com um excelente 3º lugar da classificação geral, João Pais da Auto Sueco Coimbra, acompanhado por João Rato, Francisco Cabral e António Pais, levou de vencida toda a concorrência, ao conseguir um pleno nas duas pontuações previstas para esta prova, sagrando-se assim, vencedor da 2ª edição do Desafio Elf/ Mazda. O piloto visiense esteve particularmente brilhante, com um ritmo forte mas sabendo contornando todas as armadilhas do terródromo de Fronteira, João Pais não só consegue o título no ano de estreia, como conquista o segundo lugar na 1ª Edição do Memorial José Megre.

Visívelmente emocionado, o jovem piloto limitou-se a dizer:
“ Ainda não estou em mim. Tudo isto, o 3º lugar aqui, a vitória no Desafio é muito mais do que aquilo que eu esperava no início do ano. Agradeço a todos os que me apoiaram e envio um abraço a todos os meus adversários/companheiros do Desafio Elf/ Mazda. Ganhar em concorrência com pilotos deste calibre só valoriza a minha vitória.”

Menos feliz foi o Campeão em título Bruno Oliveira, RPF2, aqui a fazer equipa com Ligia Albuquerque, José e Rogério Ferraz. O piloto Açoreano foi assolado por diversos problemas, que fizeram com que o lugar conseguido ficasse aquém do esperado, sendo apenas sexto aqui em Fronteira. Contudo, fruto do dominio exercido no inicio do Desafio, foi segundo classificado no final do Desafio Elf/Mazda 2009.

Mostrando todo o seu fair play Bruno Oliveira fez questão de: “ Felicitar o João Pais pela boa época e espéctacular prova que fez aqui. Quanto a nós e apesar de não termos renovado o título, atingimos o outro dos objctivos, promover a imagem dos nossos patrocinadores e da nossa região. Parabéns João e até para o ano!”

O 2º lugar em foi pertença de Paulo Pinto/Ricardo Cortiçadas/ Pedro Marcelo e Carlos Pinto, que desta forma terminaram o Desafio no terceiro posto, em igualdade pontual com António Teixeira. No final esta equipa estava particularmente feliz: “ Estamos muito contentes. Mais do que o segundo lugar na prova e o terceiro no Desafio, vai ser para nós um gozo enorme ir até Tires entregar o prémio monetário que ganhamos à Casa da Criança.”
Teixeira sétimo classificado nesta prova, mostrou mais uma vez toda a garra que lhe é reconhecida e, apesar de furos, saídas de estrada e outras contrariedades, levou até ao fim da prova a BT-50 da Gomes&Leonardo.

Rui Lopes/José Pereira/Gonçalo Fino/José Alberto, relizaram também eles uma excelente prova, 3º entre os Mazda e 9º da geral.

Na 15º lugar da geral, 4ª Mazda, concluiram Nuno Barroco / Pedro Barroco/Joaquim Miranda/Carlos Braga, com esta equipa a surpreender pela positiva, dada ser esta a sua primeira incursão no Desafio e em Fronteira.

A quinta Mazda a cortar a meta ao fim de 24 horas de prova foi a tripulada por Pedro Costa/«Tucha»/Luis Amaral/José Gonçalves, que com uma bela gestão de prova, realizaram 82 voltas ao Terródromo sem registar qualquer problema.

Mas se todas as equipas estavam felizes por tão significativo resultado de conjunto da Mazda, o que dizer do Director de Relações Publicas da marca e principal obreiro por este projecto ter passado do papel para a realidade,Jorge Natário. Com um sorriso rasgado, afirmava: “ Estou verdadeiramente feliz e orgulhoso. Orgulhoso não só pelos nossos pilotos, mas muito orgulhoso por representar uma marca que tantas alegrias me tem dado. Se mais provas fossem necessárias da excelência dos nossos produtos, o que se passou aqui hoje não deixa margem para duvidas. Ao longo da época, mostramos os nossos produtos, a qualidade, fiabilidade, robustez e avanço tecnológico que caracterizam a MAZDA. Com a época terminada, felicito o João Pais/João Rato pelo brilhantismo da vitória alcançada. Ao Bruno Oliveira/Bruno Fernandes, uma palavra de carinho e reconhecimento pelo quanto me incentivou a trazer a Mazda para o TT. Um grande abraço de incentivo para o António Teixeira /Jorge Amaral e para o Paulo Pinto/Ricardo Cortiçadas pelo terceiro lugar. A todos por tudo quanto fizeram pelo Desafio, pois só este empenho e entusiásmo é que fazem do Desafio o sucesso que ele é. Sinto ainda que, o Desafio Elf / Mazda já tem um lugar no panorama automobilistico nacional, e estou confiante que em 2010 essa presença será ainda mais marcante.Grande Abraço e até para o ano.”

Classificação final do Desafio Elf/Mazda 2009:
1º João Pais (Auto Sueco Coimbra) – 59 pontos
2º Bruno Oliveira (RPF 2) – 45 Pontos
3º António Teixeira (Gomes&Leonardo) – 32 Pontos
3º Paulo Pinto (Xanauto) – 32 Pontos
5º Rui Lopes (Fino) – 16 Pontos
6º Nuno Barroco (Fino) – 10 Pontos
7º Pedro Costa (Xanauto) – 8 Pontos
8º Manuel Rosa (Xanauto) – 6 Pontos
9º Carlos Aires (Xanauto) – 5 Pontos


Fonte Todoterreno.pt

domingo, 29 de novembro de 2009

Helder Oliveira vence “Memorial José Megre”


“É a minha homenagem à importante figura que criou esta grande festa”

Depois da segunda posição absoluta e melhor equipa nacional no Rali Transibérico Vodafone, a etapa portuguesa da Taça do Mundo de Todo o Terreno e um 4º lugar na Baja BP Ultimate Portalegre 500, derradeira jornada da Taça Internacional FIA de Bajas, o piloto de Barcelos, Helder Oliveira, conquistou esta tarde o “Memorial José Megre”, ao terminar nas primeiras posições as 24 Horas TT Vodafone Vila de Fronteira, competição que registou a presença de mais de sete dezenas de viaturas e grandes nomes do automibilismo nacional e internacional.

“É um triunfo muito importante dentro do meu percurso desportivo, tal como tinha sido a equivalente vitória em 2001. Estar sempre entre os primeiros nas três mais importantes provas que se disputam em Portugal e todas elas com participação internacional de grande nível, é extremamente satisfatório. Mas mais importante é que, para mim, esta é a melhor forma de homenagear essa grande figura que foi José Megre, o responsável pelo nível superior do todo o terreno que se disputa em Portugal e na prática o obreiro da grande festa a que tivémos oportunidade de assistir, tanto por dentro como por fora
”, salientou o piloto de Barcelos que acrescenta: “Quanto a esta corrida e apesar de um bom resultado final, fomos claramente prejudicados por um lote de pneus defeituosos, que nos fizeram ter furos nos quatro primeiros turnos. A Isuzu Rodeo não teve quaisquer problemas ao nível da mecânica, foi um carro simpático de pilotar e a equipa funcionou de forma coesa e muito equilibrada”.

Classificação do Memorial José Megre
1º Helder Oliveira, 318 pontos; 2º João Pais, 242; 3º Bernardo Moniz da Maia, 216; 5º Lino Carapeta, 205; 6º José Dinis Lucas, 188; 7º Filipe Campos, 174; 8º Miguel Barbosa e Nuno Matos, 148.

Bruno Oliveira no sucesso Mazda da grande festa do TT


Piloto açoreano termina em 2º lugar, apesar de somar mais triunfos

O Mazda Açores TT Team cumpriu hoje com sucesso a sua participação nas nas 24 H TT Vodafone – Vila de Fronteira, prova inscrita no calendário internacional e derradeira jornada do Desafio Elf Mazda, competição que Bruno Oliveira venceu em 2008. Aos comandos da Mazda BT 50, que triunfou em quatro das seis corridas disputadas este ano, acompanhado por Lígia Albuquerque e os irmãos José e Rogério Ferraz, o piloto açoreano terminou o Desafio na 2ª posição. No Terródromo de Fronteira foi um dos heróis desta jornada, já que completou a prova envolvido no sucesso da marca, que teve todos os seus carrros à chegada.

“Durante o primeiro terço da corrida estivémos muito bem. Liderámos o Desafio, chegámos ao 4º lugar da geral, numa altura em que todas as principais equipas estavam em prova. Tivémos a infelicidade de ver a caixa de velocidades partir, mas a nossa equipa técnica trabalhou de forma soberba e podémos regressar à pista, para uma recuperação que nos fez subir quase vinte posições, em apenas oito horas ”,
salienta o piloto açoreano, que acrescenta: “Não conseguimos renovar o título, mas em seis corridas disputadas, vencemos quatro. Penso que representámos de forma muito interessante os Açores, nos grandes palcos internacionais do Todo o Terreno, onde tivémos a oportunidade de divulgar o arquipélago junto dos jornalistas e das equipa estrangeiras que nos visitaram e os nossos sucessos permitiram que a imagem dos Açores fosse bem difundida na Imprensa e na Televisão ”.

Equipa de Mário Andrade soma 3ª vitória nas 24 Horas de Fronteira


Depois de 2004 e 2007 a equipa composta por Mário Andrade, Alexandre Andrade, Stephane Barbry e Georges Lansac voltou a vencer as 24 Horas de Todo-o-Terreno, disputadas na Vila de Fronteira. O Clio Moncé V6, preparado especialmente para este tipo de provas, voltou assim a dar uma grande alegria a esta equipa luso-francesa, que liderou ao longo de toda a prova, que decorreu quase sem qualquer problema para esta formação, ainda que um princípio de incêndio num reabastecimento quase tenha deitado tudo a perder, o que acabou por não se verificar. A equipa liderada por Nicolas Gibon, que venceu na edição de 2008, voltou a fazer uma grande exibição, mostrando toda a fiabilidade do Bowler, ao alcançar a 2ª posição da geral. Esta equipa venceu também a categoria T1. Na terceira posição ficou a primeira equipa totalmente portuguesa, composta por João Pais, João Rato, Francisco Cabral e António Pais, que realizaram uma excelente prova com a Mazda BT-50, que permitiu a João Pais vencer o Desafio Elf/Mazda em 2009.

Destaque ainda para os vencedores das restantes categorias com José Lopes a vencer a Promoção C e a alcançar um 7º lugar da geral; Yves Morize impôs-se entre os T2, na 12ª posição da Geral; Vítor Gonçalves venceu a Promoção B, na 30ª posição da geral e Filipe Santos levou o UMM ao triunfo na Promoção A, com o 36º posto da geral. De referir ainda que se classificaram 52 equipas.

Classificação Final Oficial


Foto: todoterreno.pt

Classificação Após 23 Horas


Classificação Após 23 Horas

Entrámos já na última hora destas 24 Horas de Fronteira. A equipa do Clio caminha para a vitória enquanto que o Hummer H3 de Miroslav Zapletal continua a recuperar posições, estando agora no 4º lugar da geral, passando assim a equipa de Bruno Picard.

Classificação Após 22 Horas


Classificação Após 22 Horas
Classificação Após 21 Horas
Classificação Após 20 Horas
Classificação Após 19 Horas
Classificação Após 18 Horas
Classificação Após 17 Horas
Classificação Após 16 Horas
Classificação Após 15 Horas
Classificação Após 14 Horas
Classificação Após 13 Horas

A Equipa de Mário Andrade aproxima-se da sua 3ª vitória nas 24 Horas de fronteira, nesta que é a 12ª edição da prova. O Clio Moncé V6 não tem dado grandes problemas o que, aliado à sua rapidez, permite que a equipa esteja na frente de Nicolas Gibon com 2 voltas de vantagem.
A Equipa de João Pais está a realizar também um excelente prova, colocando para já a sua Mazada BT-50 na 3ª posição da geral, o que pode significar a vitória deste piloto no desfio Elf/Mazda 2009. Bruno Picard está a realizar também uma prova muito regular e tem o seu Subaru Forester na 4ª posição. Miroslav Zapletal com o seu Hummer fez uma grande recuperação ao longo da noite e está já na 5ª posição.

Classificação Após 12 Horas


Classificações Após 12 Horas
Classificações Após 11 Horas
Classificações Após 10 Horas
Classificações Após 9 Horas
Classificações Após 8 Horas
Classificações Após 7 Horas

A equipa Luso-Francesa do Moncé Clio V6 continua a dominar por completo as 24 Horas TT Vila de Fronteira quando alcançámos as 12 horas de corrida. No que diz respeito aos lugares do pódio não houve até agora alterações, mas começam a surgir cada vez mais desistências. João Pais é o quarto classificado, vencendo assim a 1ª "corrida" das 24 Horas do desafio Elf/Mazda. Esperam-se mais dificuldades nos turnos da noite que habitualmente trazem mais desistências, onde a visibilidade é reduzida. De referir a má divilgação das classificações por parte da organização, pois tivemos grandes períodos de tempo sem qualquer informação.

sábado, 28 de novembro de 2009

Classificação Após 6 Horas


Já decorridas 6 horas de prova temos a seguinte classificação. O domínio continua a ser da formação luso-francesa do Clio Moncé V6.

Classificações Após 6 Horas

Classificação Após 5 Horas



Classificações Após 2 Horas

Classificações Após 3 Horas
Classificações Após 4 Horas
Classificações Após 5 Horas

A Equipa de Mário Andrade continua a liderar as 24 Horas TT de Fronteira. Após 5 Horas já muitas equipas tiveram problemas mecânicos e já houve por isso muitas alterações na tabela classificativa. As equipas que discutiram na primeira hora de prova a 2ª posição, caíram todas na classificação sendo, de entre essas 3 equipas, a de João Ramos e Carlos Sousa que está melhor classificada, na 10ª posição. De destacar a boa prova da equipa de Manuel Inácio que segue na 2ª posição com a toyota Hilux e ainda a boa corrida da equipa vencedora da última edição, que está em 3º com o Bowler.

Classificaçoes Após 5 Horas de Prova:

1 - 22 - Mário Andrade - Moncé Clio V6 - E

2 - 6 - CLF / Foco Rally Team - Toyota Hilux - T1

3 - 1 - Nicolas Gibon - Bowler Wildcat - T1

4 - 68 - João Pais - Mazda BT-50 - T1

5 - 23 - Bruno Picard - Subaru Forester - E

6 - 25 - Fréderic Strand - M3 RSR - E

7 - 67 - Bruno Oliveira - Mazda BT-50 - T1

8 - 17 - José Lopes - Mitsubishi Pajero - C

9 - 71 - Rui Lopes - Mazda BT-50 - T1

10 - 74 - João Ramos - Toyota Land Cruiser - T1

24 Horas TT Vila de Fronteira - Classificações após 1 Hora


A equipa de Mário Andrade está a mostrar toda a sua rapidez liderando a prova desde a primeira curva, com Alexandre Andrade ao Volante. Muito animada está a luta pela 2ª posição com 3 equipas muito próximas, a de Bruno Taltavull, de Miroslav Zapletal e a de Carlos Sousa.

Classificações após 1 hora.

Partida das viaturas Bianchi Prata para o Dakar 2010


O team Bianchi Prata/Vodafone esteve em França nas verificações para o Dakar 2010, onde as viaturas embarcaram ontem com destino a Buenos Aires.

Após o periodo de resgisto, verificou-se um aumento significativo do numero de participantes comparativamente com o ano anterior. Entre as 184 motos, os 138 carros e os 50 camiões que partiram de Le Havre, encontram-se as duas motos, o camião e jipe de assistência da equipa Bianchi Prata / Vodafone.

Os pilotos Pedro Bianchi Prata e Paulo Gonçalves, assim como os mecânicos da equipa, certificaram-se que as BMW G450X se encontram preparadas para o arranque do Dakar 2010 antes de embarcarem para a Argentina onde são esperadas dia 28 de Dezembro.

Pedro Bianchi Prata: "foram duas semanas de muito trabalho, para ter tudo pronto para as verificações e embarque das motos, agora vão ser só pequenos promenores até ao dia 27 de Dezembro, dia que viajamos para a Argentina. Toda a equipa está bastante motivada e o grande objectivo é a vitória. ".

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Helder Oliveira já rodou na pista de Fronteira


Piloto de Barcelos estreou-se na Isuzu Rodeo fazendo o melhor tempo da equipa

Na liderança do “Memorial José Megre”, onde regista a segunda posição no Rali Transibérico Vodafone, a etapa portuguesa da Taça do Mundo e um 4º lugar na Baja BP Ultimate Portalegre 500, derradeira jornada da Taça Internacional FIA de Bajas, o piloto de Barcelos, Helder Oliveira, participa este fim de semana, nas 24 Horas TT Vodafone Vila de Fronteira. Nos treinos cronometrados estreou-se aos comandos da Isuzu Rodeo inscrita pela equipa Prolama, onde tem como companheiros Nuno Tordo, Eduardo Rodrigues e Carlos Silva. Realizou o melhor tempo da equipa e vai partir na 15ª posição de uma grelha de partida composta por mais de sete dezenas de viaturas.

“Foi a primeira vez que pilotei a Isuzu Rodeo que, embora inscrito em T1, é um verdadeiro T2, bastante simpático e não tive dificulades em me adaptar, embora esteja longe de ter ficado com um conhecimento perfeito do carro. Acabei por fazer o melhor tempo da equipa, mas o mais importante é que todos conseguimos rodar e apreender a pista”, salientou o piloto de Barcelos que acrescenta: “O 15º tempo, tendo em conta o nível de máquinas presentes, dá-nos uma excelente posição para começar a prova, mas esta promete ser muito longa e dura. O meu objectivo é conquistar o “Memorial José Megre” e para isso nem necessito de lutar pelas primeiras posições, o que retira alguma pressão que pudesse existir”.

Classificação do Memorial José Megre (após 2 provas)

1º Helder Oliveira, 238 pontos; 2º Bernardo Moniz da Maia, 216; 3º José Dinis Lucas, 188; 4º Filipe Campos, 174; 5º Lino Carapeta, 163; 6º Miguel Barbosa e Nuno Matos, 148; 8º Guerlin Chicherit, 140; 9º Ricardo Leal dos Santos, 138; 10º José Camilo Martins, 127.

Bruno Oliveira em luta pela renovação do título


Bruno Oliveira em luta pela renovação do título

O Mazda Açores TT Team iniciou hoje a sua participação nas 24 H TT Vodafone – Vila de Fronteira, prova inscrita no calendário internacional e derradeira jornada do Desafio Elf Mazda, competição que o piloto açoreano Bruno Oliveira venceu em 2008 e lidera em 2009. Aos comandos da Mazda BT 50, que triunfou em quatro das cinco corridas disputadas este ano, vão estar ainda Lígia Albuquerque, que esta tarde rubricou o melhor tempo da equipa nos treinos cronometrados e ainda os irmãos José e Rogério Ferraz, que são também os preparadores técnicos da máquina.

“As 24 Horas TT de Fronteira apresentam-se como um enorme desafio para a equipa que está a fazer tudo para assegurar mais um triunfo e a renovação do título. A prova terá duas pontuações para o Desafio, uma após 12 horas de corrida e outra no final. Hoje, nos treinos, não fui muito feliz, porque fui travado por um concorrente francês, na altura em que estava em melhores condições para fazer um bom tempo”, salienta o piloto açoreano, que acrescenta: “Mais tarde e apesar do muito tráfego na pista, a Lígia Albuquerque, que tem muita experiência neste tipo de corridas, conseguiu melhorar o tempo e vamos partir nas primeiras linhas da grelha de partida, o que é muito importante, embora com 24 Horas de corrida pela frente, muito está ainda por acontecer”.

Classificação do Desafio Elf Mazda 2009 após 5 provas
1º Bruno Oliveira, 40; 2º João Pais, 39; 3º António Teixeira; 23.

Família Andrade dominou os treinos


O Moncé Clio V6 de Mário e Alexandre Andrade foi o carro mais rápido nos treinos e por isso mesmo largará da primeira posição da grelha de partida das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira, que amanhã se realizam nesta povoação alentejana.

Para esta 12.ª edição da prova compareceram 74 equipas, das quais 51 nacionais e 23 estrangeiras, o que representa um acréscimo de 13 formações face ao ano anterior, o que não deixa de ser considerável face à conjuntura actual.

Num percurso de 15 900 metros, bastante melhorado no seu conjunto, fruto do trabalho desenvolvido pela edilidade local, os pilotos procuraram adaptar as suas máquinas às condições do piso, algo enlameado pelas chuvas dos dias anteriores, muito embora ainda em quantidade insuficiente para, por exemplo, a água surgir com alguma quantidade nos três riachos que o percurso atravessa.

Os treinos acabaram por provocar alguns “estragos”, muito em especial para uma das equipas favoritas, a formação da Letónia que inscreveu o OSC Oscar que no ano passado terminou na terceira posição, uma vez que um problema de motor inultrapassável obrigou à desistência cumpridas apenas três voltas de treinos, numa deslocação inglória de tantos quilómetros!

A superioridade da família Andrade, vencedora das edições de 2004 e 2007, foi evidente ao longo destes treinos, conseguindo uma vantagem de quase onze segundos sobre a equipa francesa de Bruno Taltavull, numa Nissan Caze, com o imponente Hummer H3 de Zdenek Porizek a estabelecer a terceira marca mais rápida.
A formação onde está inserido Carlos Sousa conseguiu a quarta posição na grelha e é também a melhor equipa em termos nacionais, enquanto Pedro Lamy não foi além de um 20.º tempo absoluto, com o Proto RMA Racing a apresentar alguns problemas técnicos e a não permitir aos pilotos umas voltas iniciais isentas de problemas, conseguindo melhorar a sua posição já na fase final dos treinos.

De destacar ainda o excelente sétimo tempo absoluto conseguido por João Pais, o piloto mais rápido na jornada decisiva do Desafio Elf/Mazda, mais rápido do que António Teixeira e Bruno Oliveira, os três grandes intérpretes neste despique final.

As 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira têm a partida agendada para as 13.00 horas de amanhã, num desafio que promete bastante dureza, num enorme desafio à resistência de homens e máquinas.

Classificação dos treinos:
1.º M. Andrade/A. Andrade/Barbry/Lansac (Moncé Clio V6), 10m 07,141s;
2.º Taltavull/Dornel/Lacam/Caze (Nissan Caze), 10m 18,071s;
3.º Porizek/Zapletal/Zabransky (Hummer H3), 10m 29,809s;
4.º Ramos/Sousa/Pita/Lopes (Toyota Land Cruiser), 10m 30,222s;
5.º A. Manfrinato/G. Manfrinato/M. Manfrinato (Renault Megane Proto), 10m 37,915s;
6.º Inácio/Silva/Rolla/Cunha (Toyota hilux), 10m 47,543s;
7.º J. Pais/Rato/Cabral/A. Pais (Mazda BT-50), 10m 55,398s;
8.º Gibon/Charbonnier/Martin/Fromond (Bowler Wildcat), 10m 57,271s;
9.º Strand/S. Rigal/H. Rigal/Mazot (M3 RSR), 10m 59,059s;
10.º A. Bayona/P. Bayona/Oliveira/Nunes (Nissan Navara), 10m 59,176s; etc.

Classificações completas

www.24horastt.com

Africa Race - De Portimão rumo a Dakar


René Metge e Jean Louis Schlesser estiveram em Portimão a preparar o arranque da grande maratona africana de todo o terreno e prometem para breve mais novidades

O director desportivo do Africa Eco Race, René Metge, acompanhado de Jean Louis Schlesser, esteve esta semana em Portimão onde, juntamente com responsáveis da edilidade local, se definiram os moldes em que vai ser feita a partida portuguesa desta grande maratona de todo o terreno, que percorrerá pistas de Marrocos, Mauritânea e Senegal, atingindo Dakar e o seu Lac Rose no próximo dia 10 de Janeiro.

Se ao longo dos últimos meses René Metge trabalhou no percurso africano, com o objectivo de propôr de novo, para o AFRICA ECO RACE 2010, um traçado de grande qualidade, chegou agora a altura de delinear a partida da Europa, cujo palco será a bela cidade algarvia de Portimão.

“Portugal é um país com muitos fãs do todo o terreno e justificava-se plenamente que a prova tivesse aqui sua partida daqui, antes de rumar a África” explica Jean Louis Schlesser que liderou os contactos em Portugal. “Fomos muito bem recebidos em Portimão, cidade que reune condições excepcionais para a partida da prova. Vamos em breve anunciar o programa dos dias em que o Africa Eco Race 2010 vai estar em Portimão e também outras novidades, já que sabemos que a prova está a suscitar o interesse dos pilotos portugueses”.

Enquanto anfitrião da etapa de lançamento desta segunda edição do Africa Eco Race, o presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, não tem dúvidas sobre o sucesso da prova, realçando a sua vertente ecologista: “Na senda da aposta do município em eventos desportivos de grande projecção, constitui uma honra muito especial acolhermos esta nova competição, que tem tanto potencial e que, sem esquecer a vertente de aventura que irá testar as capacidades físicas e mentais de todos os concorrentes, encerra em si a nobre consciencialização para práticas de respeito pelo meio ambiente. É, de resto, uma questão bastante actual e pertinente nos tempos que correm e aplaudo em particular esse espírito”.


www.africarace.com

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

OBJECTIVO: Vencer Memorial José Megre


Pilotos: Hélder Oliveira / Nuno Tordo / Eduardo Rodrigues / Carlos Silva

A tradicional festa do TT de competição regressa à Vila de Fronteira, para cumprir a 12ª edição das 24 Horas TT. Prova criada pelo saudoso José Megre, viu a sua continuidade assegurada pelo ACP, que instituiu ainda uma competição de homenagem ao grande fundador deste tipo de eventos.

Para a presente edição, a equipa reuniu um leque de pilotos que pela experiência na prova e pela capacidade da ISUZU D-Max, pretendem um resultado final de bom nível, fazendo alinhar em conjunto Hélder Oliveira, o regressado Nuno Tordo, Eduardo Rodrigues e o navegador de Rui Sousa, Carlos Silva que regressa também à corrida.

Neste contexto, a Prolama Competição volta ao circuito da Vila alentejana com o objectivo claro de lutar pela vitória no Memorial JOSÉ MEGRE, através de Hélder Oliveira, piloto que regressa à equipa de Vila Nova da Rainha com fundadas esperanças, conforme o próprio referiu; “... claro que o objectivo principal é vencer o Memorial, e a escolha da Prolama foi a mais lógica. Acredito no potencial da Equipa, com quem já trabalhei no passado, e considero a aposta na fiabilidade da ISUZU um factor determinante. A formação de pilotos é muito homogénea e por isso acho que estão reunidas todas as condições para alcançar um resultado positivo…”

Por sua vez, Nuno Tordo encara esta participação como um regresso à competição e pode lançar aqui os alicerces da próxima época. Pela primeira vez na Equipa, tem naturais expectativas, “…quero acima de tudo ajudar a equipa a alcançar o objectivo traçado. Estou muito motivado e espero um resultado final ao nível do que a Prolama nos habituou. É um privilégio integrar esta equipa e espero um fim-de-semana de grande convívio ao lado de pilotos que sempre foram uma referência para mim…" concluiu.

Outra estreia na Prolama é a participação de Eduardo Rodrigues, que depois de estrear o novo Protótipo do Team Sobralpneus nas provas do Nacional TT, vai participar em Fronteira integrado numa equipa que; “…permite uma presença mais despreocupada. Vou tentar aprender o máximo com a equipa, trocando informações com pilotos experimentados como o Hélder ou o Nuno Tordo. Quero participar num bom resultado final, e ajudar o Hélder a vencer o Memorial José Megre…” rematou no final.

Carlos Silva é o quarto elemento da formação substituindo Rui Sousa, que estará na direcção da equipa, dando assim a possibilidade ao seu navegador de participar mais uma vez na prova; “…tenho de agradecer ao Rui esta oportunidade. A escolha natural seria a sua participação ao volante, mas depositou confiança no meu desempenho e agora só tenho que corresponder com o melhor que sei de Fronteira. Conheço bem a prova e as suas dificuldades. Estou confiante no potencial da equipa técnica, na ISUZU que vamos pilotar, e no alinhamento de pilotos que vamos ter. É um prazer voltar a competir em Fronteira e partilhar o volante com o Hélder o Nuno e o António Eduardo. Vamos lutar pelo objectivo principal, que é proporcionar ao Hélder a possibilidade de vencer o Memorial que tem o nome de uma pessoa muito especial para mim, o Zé Megre…” concluiu

A parte desportiva tem o seu início marcado para 14 horas de 6ªfeira (27 Novembro), com os treinos cronometrados, ficando a partida oficial das 24 Horas TT agendada para Sábado às 13 Horas.

O final será dado naturalmente às 13 horas de Domingo, seguindo-se às 14h30m a distribuição de prémios no quartel dos Bombeiros Voluntários de Fronteira.

www.prolama.com

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

28ª edição do Transportugal terá lugar em Fevereiro na Região Centro


Uma das mais carismáticas iniciativas lançada por José Megre

A 28ª edição do Transportugal Accenture irá decorrer entre os dias 26 e 28 de Fevereiro de 2010, tendo a Região Centro como cenário de passagem. Três etapas, com as cidades de Tomar e Coimbra a servirem de ponto de partida e chegada, prometem um fim-de-semana alargado repleto bem servido de emoções e excelentes paisagens.

Realizado desde 1986, o Transportugal teve sempre uma filosofia muito própria, facto que o transformou no mais conhecido passeio de todo o terreno em Portugal. A mestria e excelência, associadas ao grande prestígio deste raid, permitiu-lhe adquirir, desde cedo, vários adeptos de diferentes quadrantes da sociedade.

Ao longo de 24 anos, o Transportugal, lançado por José Megre e levado a cabo pelo “seu” Clube Aventura, permitiu aos que nele participaram, conhecer um Portugal cheio de encantos naturais e históricos, sendo que cada passeio tem a particularidade de ser único.

A motivação de José Megre na organização deste passeio, ou seja, de fazer de cada raid um momento especial para os seus participantes, será lembrada nesta 28ª edição do Transportugal Accenture, que se realiza sensivelmente um ano após a partida para a sua ultima viagem.

A escolha da Região Centro permitirá, entre outros, a passagem pelas Serras do Sicó e Penela, pela bela aldeia de Piodão e andar ao lado do Rio Zêzere e da Barragem de Castelo de Bode.

Mitsubishi Brasil anuncia participação no Rally Dakar com Novidades


Piloto Guilherme Spinelli correrá a bordo do moderno Mitsubishi Racing Lancer e com Filipe Palmeiro a seu lado

O piloto Guilherme Spinelli defenderá pela segunda vez o Brasil na maior aventura off-road do mundo, o Rally Dakar 2010. O brasileiro irá a bordo do Mitsubishi Racing Lancer, uma evolução do Mitsubishi Pajero Evolution de competição e fará parte da equipe JMB Stradale, a melhor equipe da história do Dakar com sete títulos consecutivos e 12 no total, sendo até a edição de 2009 a equipe oficial da Mitsubishi Japão. A outra novidade é que Guilherme terá como navegador o português Filipe Palmeiro. Os dois treinaram juntos pela primeira vez com o novo carro no Marrocos. O carioca de 37 anos não esconde a motivação em representar novamente o país na maior competição off-road do mundo.

"Vai ser um enorme prazer levar o nome do Brasil mais uma vez para o Dakar. A estrutura que eu terei este ano é de altíssimo nível, integrando a equipe que era a oficial da Mitsubishi Japão, ou seja, a maior vencedora da história da competição. Estou trabalhando duro para atingir o meu objetivo final que é fazer um bom Rally”, disse Spinelli.

"Esse carro é impressionante. É muito fácil de guiar, confortável e rápido. O Lancer de corrida é uma bela evolução do consagrado Pajero Evolution, que venceu o Dakar cinco vezes. É atualmente a mais moderna tecnologia de competição da Mitsubishi Japão”
, completou o piloto.

A equipe JMB Stradale é comandada por Dominique Serieys e durante 27 anos foi a equipe oficial da Mitsubishi Japão, a única que venceu por 12 vezes o Rally Dakar. A estrutura em 2010 contará com cinco caminhões de apoio, um caminhão de corrida para apoio, quatro carros de apoio, mecânicos, engenheiros, fisioterapeutas, diretor técnico, assistente de logística, diretor de logística e chefe de equipe.

Outra novidade para edição de 2010 é que o português Filipe Palmeiro assume a navegação para Spinelli. Aos 32 anos, o português já tem no currículo o vice-campeonato mundial do Rally Cross Country.

"O Filipe é extremamente profissional, organizado e bem experiente na navegação. Estou apostando muito nesta nova parceria”, acreditou Guiga.

"Eu gostei muito de navegar para o Guiga, acho que em breve poderemos estar na disputa pela vitoria dos grandes rallys mundiais”, revelou Filipe.

Juntos, Guiga Spinelli e Filipe Palmeiro irão desbravar as dificuldades do Rally Dakar 2010, que será realizado pela segunda vez na América do Sul. Ao todo serão 9.000 quilômetros em 15 dias de pura adrenalina entre a Argentina e o Chile. Assim como a edição de 2009, a do ano que vem oferecerá possibilidades ilimitadas aos amantes dos circuitos abertos. A viagem começa no dia 01 de janeiro na cidade argentina de Buenos Aires, desafiando a resistência de competidores e máquinas ao longo de todo o trajeto, até a chegada no dia 16, também em Buenos Aires.

Para acompanhar bem de perto a Equipe Mitsubishi Brasil antes e durante o Dakar 2010, acesse o site www.mitracing.com.br e siga a equipe pelo Twitter: www.twitter.com/eqpmitsubishibr.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Vodafone Team em Fronteira


A equipa VodafoneTeam comandada por Antonio Bayona irá estar presente nas 24horas
TT Vila de Fronteira com a assistencia da BaiautoSport, a equipa sediada em Mafra
trabalha aficandamente de modo a propocionar as melhores condições aos seus pilotos
para este grande e exigente desafio. A Equipa nº4 Vodafone Team vai estar aos
comandos de uma Nissan Navarra ex - Trofeu TTMB, com o objectivo de terminar a prova
no melhor lugar possivel dado as caracteristicas da Pick-Up.

António Bayona contará com companheiros de equipa o seu filho Pedro, que marcará a
estreia neste tipo de prova de TT, Adelino Oliveira que já tem provas dadas neste tipo de competição e o regressado Pedro Silva Nunes que depois da sua desclassificação do Rally Transiberico, abandonou o Campeonato Nacional de TT quando seguia isolado no Grupo T2. Bayona afirma “ a equipa está extremamente motivada para a longa maratona de fronteira e confiante no trabalho efectuado pela equipa técnica liderada por Helder Santos na preparação da Navarra na luta pelo objectivo traçado”.

“As 24 Horas de Fronteira são o melhor exemplo do espírito do todo-o-terreno”


“As 24 Horas de Fronteira são o melhor exemplo do espírito do todo-o-terreno”, refere Nelson Falardo, um dos responsáveis pela RF Competição e pela preparação de dois dos carros que representarão a região na mítica prova alentejana.

O rali que encerra oficialmente a temporada de 2009 do todo-o-terreno nacional começa já no próximo dia 27 de Novembro, sexta-feira, e promete ser uma das melhores edições de sempre desta prova. Estão inscritas nas 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira 75 equipas e, tendo em conta que cada carro pode ter até quatro pilotos, serão mais de duas centenas ao volante.

A RF Competição vai a Fronteira com dois carros e oito pilotos. “Estamos a preparar uma Nissan Navara, que será pilotada por Mário Duarte, Sérgio Brites, José Outeiro e Cesário Santos, e um Nissan Terrano II com João Olaio, Carlos Fonseca, Ricardo Porém e Alexandrino Dinis ao volante, todos pilotos de Leiria”, explica Nelson Falardo.

A prova, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, realiza-se nos dias 27, 28 e 29 de Novembro de 2009, no Terródromo da Vila de Fronteira, um troço de 17 quilómetros. Este ano a principal novidade será a possibilidade de transportar um navegador, com o objectivo de abrir e apresentar a prova e novas pessoas, e de servir até de cartão-de-visita para potenciais relações comerciais.

“Quem já passou pelas 24 Horas de Fronteira tem sempre vontade de voltar, acima de tudo pelo espírito de equipa, pelo convívio, e pelo fim de mais um ano de provas de todo-o-terreno que ali se assinala”
, refere Nelson Falardo. “É um teste à resistência de todos, dos carros, da equipa de preparadores, dos pilotos, e até do público, que faz questão de se manter com grande entusiasmo durante as 24 horas de prova”, acrescenta.

Esta é a décima edição da prova alentejana, a única de todo-o-terreno que se realiza em pista no nosso país de forma regular, e para além do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. É também a única prova nacional que junta os profissionais da competição automóvel, e os amantes da disciplina, que se juntam, ano após ano, para a mítica partida no meio de dezenas de carros, e para 24 horas de prova, a que apenas os maiores adeptos deste desporto resistem.

Joana Sottomayor e Vânia Paim nas 24 Horas TT com o Mazda Açores TT Team


Competição do ACP estreia formato com navegadores

Pela primeira vez, desde a sua criação, as 24 H TT Vodafone – Vila de Fronteira vão permitir a presença de navegadores a bordo das viaturas em competição. Uma estreia que o Mazda Açores TT Team vai naturalmente utilizar, alargando a componente feminina da equipa. O piloto açoreano Bruno Oliveira, que lidera o Desafio Elf Mazda e será o responsável pelo primeiro turno da equipa, terá a seu lado Vânia Paim, enquanto que Lígia Albuquerque será acompanhada por Joana Sottomayor, que fez toda a temporada ao lado do vice campeão nacional, Bernardo Moniz da Maia.

O Mazda Açores TT Team coloca nesta derradeira participação de 2009 o máximo empenho e assegurou já os serviços do experiente Sérgio Cerveira para gerir toda a acção da equipa, durante a corrida.

“A gestão feita nas boxes é da maior importância neste tipo de prova. Enquadrar o piloto, que está a rolar, no ritmo que é necessário imprimir, fazer a programação dos turnos, das entradas na boxe, dos reabastecimentos, do plano de manutenção, são tudo tarefas que requerem uma equipa a tempo inteiro e a experiência do Sérgio vai ser fundamental para o nosso desejado êxito”
, salienta Bruno Oliveira, que acrescenta: “Quanto à presença das navegadoras na equipa, sou dos aplaude vivamente a decisão do ACP e creio que vai ser muito interessante ter companhia durante o nosso turno de condução”.

Classificação do Desafio Elf Mazda 2009 após 5 provas
1º Bruno Oliveira, 40; 2º João Pais, 39; 3º António Teixeira; 23.

domingo, 22 de novembro de 2009

Carlos Sousa deverá trocar o Africa Race pelo Dakar


Desde há algumas semanas que circulam noticias de que Carlos Sousa poderia eventualmente participar no Dakar 2010, ao invés do que previsto, uma vez que quer o piloto quer a organização do Africa Race já haviam anunciado oficialmente a sua participação no evento que irá arrancar de Portimão no final do ano. No entanto o apelo pelo Dakar foi mais forte, e o piloto acabou por aceitar o convite que lhe foi feito e irá assim estar presente na partida do Dakar em Buenos Aires.

Segundo as mais recentes notícias, o piloto deverá utilizar um Racing Lancer equipado com o motor a gasolina , uma modificação que já havia sido anunciada para as provas do CPTT mas que apenas agora será efectuda. A ida ao Dakar acaba por ser compreendida com a falta de meios que a JMB Stradale teria para suportar a participação em dois eventos em simultâneo, e como a equipa de Nicolas Misslin já se havia decidido pelo Dakar, Carlos Sousa iria sem viatura para participar no Africa Race, o que obrigava a procurar soluções noutras equipas, talvez com carros menos competitivos.

Sousa entretanto também lamentou o facto de estar incluido numa lista "negra" como lhe apelidou, que é composta por um grupo de pilotos que caso participem em provas onde estejam as representadas oficialmente as 3 grandes - Volkswagen, BMW e Mitsubishi -, verão os seus carros equipados com um restritou de potência que " rouba" 60 cv ao motor, e terão ainda que usar caixas de velocidades de apenas 5 relações, significando isto que este grupo de pilotos estará sempre em desvantagem face ás equipas oficiais e em condições normais, e nunca estarão em condições de lutar pelos melhores lugares da classificação. Por esta razão, Carlos Sousa já contactou a organização do Dakar, pois á 2 anos que não tem qualquer contrato com equipas oficiais, e por isso crê que não é justa a sua inclusão nesta lista, tanto mais que aparentemente é o único piloto que está sujeito a esta regra.

Espera-se então que Carlos Sousa anuncie oficialmente a sua participação no Dakar nos próximos dias para que tudo seja confirmado. Por outro lado, não se sabe ainda qual a reacção da organização do Africa Race, que vê assim fugir um dos nomes sonantes e que há muito que foi anunciado como uma das presenças mais mediáticas. Será então também de esperar por algum tipo de reacção desta organização.

Fonte: Todoterreno.pt

Clube Terra-a-Terra leva 400 a Fronteira


Elisabete Jacinto também faz parte da caravana

Cumprindo uma tradição, que cresce de ano para ano, o Clube Terra-a-Terra preparou uma iniciativa que vai levar da cidade de Loures até à vila alentejana de Fronteira, 400 pessoas para, no próximo fim de semana, assistirem às 24 Horas TT de Fronteira, a competição que encerra o calendário nacional da modalidade.

Serão 150 as viaturas 4x4 que arrancarão de Loures, entre as 6 e as 8 horas da manhã de Sábado, com pequeno almoço no restaurante Quinta do Almirante e que terão à sua disposição um espaço próprio num sector do percurso das 24 Horas TT Vila de Fronteira.

No local estará instalada uma enorme tenda e os participantes serão recebidos com um belo porco no espeto. Será nesta tenda que será igualmente servida a ceia e comida não faltará até à bandeirada final da corrida, dada pelas 13 horas de Domingo.

Para além da corrida nada foi deixado ao acaso e até o emotivo jogo Sporting-Benfica será exibido numa televisão de grande formato, instalada no local. O espaço compreende ainda um estacionamento privado para os participantes, o local de acampamento, uma tenda Red Bull e uma área Santogal, com viaturas 4x4 para Test Drive.

Elisabete Jacinto é um dos participantes

Entre as 150 equipas participantes no evento, estará um nome bem conhecido das competições todo o terreno. Elisabete Jacinto acompanhada do seu marido e director desportivo, Jorge Gil, vai desta vez enveredar por uma toada mais calma e a bordo dum 4x4, em vez do habitual camião MAN. Este, estará todavia presente no espaço e promete ser alvo de muitas atenções.

www.terra-a-terra.com

Helder Oliveira quer conquistar “Memorial José Megre”


Piloto de Barcelos já venceu Trofeu SIC Vodafone em 2001

Depois de, no passado mês de Junho, ter conquistado brilhantemente a segunda posição no Rali Transibérico Vodafone, a etapa portuguesa da Taça do Mundo, Helder Oliveira voltou a estar em excelente nível na Baja BP Ultimate Portalegre 500, derradeira jornada da Taça Internacional FIA de Bajas, onde terminou em 4º lugar, a apenas dois segundos do pódio. Estes dois resultados colocaram o piloto de Barcelos na liderança do “Memorial José Megre”, constituído pelas três mais importantes provas nacionais e que se completa no próximo fim de semana, com a realização das 24 Horas TT Vodafone Vila de Fronteira.

Helder Oliveira que já venceu o Trofeu SIC Vodafone em 2001, equivalente ao actual “Memorial José Megre”, no mesmo ano em que triunfou nas 24 Horas TT, estará presente na edição de 2009, aos comandos da Isuzu Rodeo inscrita pela equipa Prolama, onde terá como companheiros Nuno Tordo, Eduardo Rodrigues e um quarto piloto que será oportunamente anunciado. O objectivo é claro: triunfar no “Memorial José Megre” e assim homenagear o “pai” do TT em Portugal.

“Foi um ano curto em termos de participações desportivas mas, por outro lado, bastante competitivo e estou muito contente com os resultados alcançados. Não tinha em programa fazer as 24 Horas, até porque a equipa Tecnosport não tinha esta prova na sua agenda. Todavia, a partir do momento em que assumi a liderança do “Memorial José Megre”, demonstrei todo o meu interesse em participar na corrida e estou bastante satisfeito com a solução encontrada”
, salientou o piloto de Barcelos que acrescenta: “A Prolama tem conseguido excelentes resultados com esta Isuzu Rodeo, um T2 que vai ser inscrito em T1 tendo em conta o equipamento adicional que uma prova desta natureza implica e a equipa vai apostar num andamento muito regular para terminar a prova com um bom resultado. A vitória do Memorial seria uma forma muito especial de elogiar e enaltecer a figura impar que foi o José Megre, a quem todos nós, os adeptos do todo o terreno, muito devemos”.

sábado, 21 de novembro de 2009

Carlos Sousa regressa em Fronteira


A 12.ª edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira acabam de receber mais um importante contributo para o seu já de si elevado interesse desportivo: o regresso de Carlos Sousa à competição!

Na verdade, o popular volante de todo-o-terreno esteve em evidência no início da presente temporada, com várias vitórias em provas do Campeonato Nacional, mas, a meio da época, problemas de ordem física obrigaram o piloto da Mitsubishi a parar a sua actividade e a ter de ceder a liderança do campeonato.

Depois de um período de recuperação e de testes realizados em Marrocos, Carlos Sousa ainda chegou a equacionar o seu regresso à competição em Portalegre, mas isso só irá suceder agora em Fronteira.

Mas Carlos Sousa não estará só neste aspecto: o mesmo sucede com João Ramos, que volta às provas de todo-o-terreno depois de uma época em que disputou o Nacional de Clássicos de Velocidade. Aliás, João Ramos é o responsável pela inscrição do Toyota Land Cruiser que terá como pilotos, para além de Carlos Sousa, o presidente da Federação de Jet-Ski e regular participante no Dakar, Francisco Pita, e um dos terceiros classificados de 2006, Rui Lopes.

Para Carlos Sousa, «a oportunidade surgiu com o convite do Francisco Pita e como se trata de um evento em que o convívio se sobrepõe claramente à parte competitiva, considerei tratar-se de uma excelente oportunidade para rodar e verificar um pouco as minhas condições físicas actuais.»

De referir ainda que a equipa francesa vencedora na edição do ano passado - Charbonnier/Gibon/Fromont – voltará a estar presente na sua totalidade aos comandos do Bowler Wildcat nas 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira e reforçada por Patrick Martin.

Toda a informação em www.24horastt.com

Fonte: todoterreno.pt

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Objectivo cumprido!


Com a colaboração de todos aqueles que acreditaram no nosso projecto, conseguimos o nosso objectivo de levarmos até Fronteira a Peugeot 504 Pickup.

Todos irão sentir o prazer de ver o seu nome associado ao carro mais carismático e acarinhado das 24H de Fronteira.

Tudo faremos para levar este carismático carro e o Seu nome ao podium na tarde de Domingo dia 29/11.

Podem ver a Peueot 504, com o Nº 39, na televisão no seguinte horário:

Sábado, dia 29:

Partida – transmissão directa na RTP N, das 12h45 às 14h00;

• directo das 15h00 às 15h30 na RTP 2 e mais dois directos até às 19.00h em horários a definir;

• Domingo, final da prova, 12h45 às 13h30 na RTP N;

• Domingo, às 15h, resumo de 30’ da prova na RTP 2.


Um agradecimento especial a www.todoterreno.pt e www.maistt.blogspot.com, pela divulgação deste projecto.


Bem Haja a todos…

www.peugeot504pickup.blogspot.com

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

“Lotação esgotada” em Fronteira!


Lista de inscritos já divulgada

Não podia haver melhor demonstração da popularidade e aceitação das 24 Horas Vodafone-Vila de Fronteira, a realizar de 27 a 29 de Novembro, do que uma lista com nada menos do que 74 equipas inscritas a que correspondem, para já, 283 pilotos!

Por outras palavras, no actual figurino da pista, bem se pode dizer que a prova alentejana esgotou a sua “lotação”, pois a organização não dispõe de capacidade logística, em termos de boxes, para poder aceitar mais concorrentes, pelo que a adesão de participantes acabou por deixar particularmente satisfeito Orlando Romana, director de prova: «As 24 Horas Vodafone-Vila de Fronteira confirmaram uma vez mais ser uma prova de excepção, para a qual os pilotos olham com um carinho muito especial, preparando especificamente viaturas com as quais desafiam a dureza de uma competição tão longa. Subir o número de inscritos em quase 10 por cento de uma edição para a outra num momento de situação económica difícil só nos pode deixar muito satisfeitos.»

Mas, para além da quantidade, também a qualidade dos inscritos deixa antever mais uma prova rijamente disputada e será bom recordar que as últimas edições só foram decididas nas últimas horas de corrida, deixando a emoção pairar até quase final sobre o Terródromo de Fronteira.

Entre as principais referências, destaque para o francês Nicolas Gibon, vencedor no ano passado e que regressa à pista alentejana aos comandos de Bowler Wildcat, embora com novos pilotos na equipa. Já Pedro Lamy tentará melhorar o segundo lugar de 2008, surgindo integrado numa formação francesa aos comandos de um Proto RMA Racing, um veículo a diesel de duas rodas motrizes preparado por Jean-Marc Schmit, que este ano não estará ao volante.

Outras das atracções da prova serão o rápido Oscar da equipa letã Dambis/Saukans/Skoks, que terminou em terceiro lugar no ano passado, depois de uma espectacular recuperação, o imponente Hummer H3 do checo Miroslav Zapletal, piloto que esteve recentemente em Portalegre a discutir a Taça FIA de Bajas, para além do Mercedes 430 ML do francês Yves Morize, segundo classificado em 2007, e do Moncé Clio V6 da família Andrade, vencedora em Fronteira em 2004 e 2007. De registar ainda a curiosa participação de uma equipa feminina das “Gazelles”, aos comandos de um Nissan Patrol GR.

Em pista estarão também várias equipas nacionais de nomeada, que por certo quererão colocar um ponto final no domínio que as formações gaulesas vêm registando desde 2004, com vitórias nas últimas cinco edições.

De referir que as 24 Horas Vodafone-Vila de Fronteira marcarão a decisão do Desafio ELF/Mazda e do Memorial José Megre. Em relação à primeira competição, Bruno Oliveira parte com um ponto de vantagem sobre João Pais, mas António Teixeira na terceira posição, a 13 pontos do comandante, também tem hipóteses matemáticas de chegar ao triunfo, uma vez que a prova alentejana corresponde a duas pontuações para o Desafio.

No tocante ao Memorial José Megre e apesar do actual líder, Hélder Oliveira, não estar inscrito em Fronteira, a verdade é que o piloto ainda não pode cantar vitória, pois nomes como Lino Carapeta ou João Pais ainda têm hipóteses matemáticas de chegarem ao primeiro lugar.

A 12.ª edição da prova de Fronteira inicia-se na sexta-feira, dia 28 de Novembro, com a realização dos treinos entre as 14 e as 18.30 horas. No sábado de manhã, dia 29, entre as 9 e as 10.00 horas, terá lugar o warm-up. Pelas 13.00 horas será dada a partida oficial para a corrida.

De referir que as 24 Horas Vodafone-Vila de Fronteira terão uma vasta cobertura televisiva por parte da RTP, com base no seguinte horário:

• Partida – transmissão directa na RTP N, das 12h45 às 14h00;
• Sábado, dia 29, directo das 15h00 às 15h30 na RTP 2 e mais dois directos até às 19.00h em horários a definir;
• Domingo, final da prova, 12h45 às 13h30 na RTP N;
• Domingo, às 15h, resumo de 30’ da prova na RTP 2.


Lista de Inscritos

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ricardo Leal dos Santos arranca para o Dakar 2010


BMW X5 parte no próximo sábado rumo a Buenos Aires

Depois do excelente resultado alcançado na Baja Portalegre 500, derradeira jornada da Taça Internacional FIA de Bajas, onde conquistou um brilhante lugar no pódio, Ricardo Leal dos Santos ultima os preparativos para a sua participação na 32ª edição do Dakar onde o Pioneer Desert Team Delta Q estará presente com o BMW X5 tendo como navegador o experiente Paulo Fiúza.

"Este ano o nosso objectivo foi o de aprofundar a condução nos mais variados tipos de pistas depois de, no ano passado, ter disputado várias provas europeias com o BMW X5 acabado de adquirir. Participámos com sucesso num conjunto variado de corridas e treinos, pelo que agora estamos em condições de poder regressar à América do Sul com as mais fortes ambições desportivas”
, salienta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: “O Dakar sul americano agradou-me imenso, embora nem tudo nos tenha corrido bem. Achei algumas zonas do percurso fantásticas e fico muito satisfeito que os organizadores tenham optado por intensificar as etapas no deserto do Atacama e no Chile, que julgo serem bem mais interessantes”.

O Dakar Argentina Chile parte de Buenos Aires no primeiro dia de Janeiro de 2010, terá em Antofagasta o dia de descanso e estará de regresso à capital da Argentina no dia 16.

sábado, 14 de novembro de 2009

Já ocupou o seu lugar na Peugeot 504?


Como é do conhecimento público, tem sido grande a adesão de amantes do todo o terreno ao desafio lançado em torno do projecto Peugeot 504.

Até ao momento, já 333 amigos e amantes da Peugeot 504 tomaram o seu lugar para participarem activamente nas 24H de Fronteira, nos dias 28 e 29 de Novembro.

Neste momento a equipa de design da Imagine Virtual (www.imaginevirtual.com) prepara afincadamente a decoração e a disposição dos lugares de todos participantes neste estimulante e original projecto.

Portanto se ainda não marcou o seu lugar na Peugeot 504, não se atrase, os lugares estão quase a esgotar e seguramente que não quer perder esta oportunidade única de “ir fazer” as 24H de Fronteira de 504.


Para não gorar as expectativas, A Peugeot 504 está num credenciado atelier a ser preparada com todo o carinho, estando já na parte final da sua minuciosa preparação. Depois de revistas todas as peças e zonas chave, começou a montagem que terminará dentro de dias.


Para mais informações visite www.peugeot504pickup.blogspot.com

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Subaru no "Dakar" 2010


A Subaru mostrou ao mundo um dos seus dois novos Forester, com os quais irá participar no Dakar 2010. A apresentação decorreu na capital Argentina, Buenos Aires. Fica assim oficializada a presença de mais um grande fabricante no Dakar, que é unanimemente considerado o mais "duro" rali do Mundo. A prova irá para a estrada a 1 de Janeiro e terminará dia 17.

O novo Forester está equipado com um motor Boxer Turbo 2.0, preparado pela Elaion Competicion, garantindo assim o melhor rendimento possível ao longo de todo o evento. O desenvolvimento e preparação dos carros foi realizado pela equipa Barattero, conhecida por se dedicar exclusivamente á investigação, desenvolvimento e contrução de veículos da Subaru destinados aos campeonatos de Ralis, sendo as máquinas produzidas segundo as especificações FIA.

Os pilotos contratados são o Argentino Gabriel Pozzo e o Japonês Yoshiu Ikemachi, ambos com provas dadas no todo o terreno.

Aqui fica um vídeo do Subaru Forester:



Mais informações em : http://rallyeraidinfos.ning.com/

Fonte: todoterreno.pt

Bruno Oliveira prepara renovação do título


Lígia Albuquerque de regresso à equipa


O Mazda Açores TT Team prepara activamente a sua participação nas 24 H TT Vodafone – Vila de Fronteira, prova inscrita no calendário internacional e derradeira jornada do Desafio Elf Mazda, competição que o piloto açoreano Bruno Oliveira venceu em 2008 e lidera em 2009. A Mazda BT 50, que triunfou em quatro das cinco corridas disputadas este ano, está a ser preparada para a longa maratona e à equipa regressa Lígia Albuquerque que, acompanhada de Vânia Paim, triunfou na prova de estreia do Desafio em 2008.

“Com duas pontuações em jogo, uma após 12 horas de corrida e outra no final, as 24 Horas TT de Fronteira apresentam-se como um enorme desafio para a equipa que está a fazer tudo para assegurar mais um triunfo e a renovação do título. A nossa Mazda tem demonstrado uma enorme fiabilidade e tinha terminado todas as corridas do Desafio Elf Mazda em que a equipa participou no último ano e meio, mas a infelicidade que tivemos em Portalegre obriga-nos a ser ainda mais exigentes na sua preparação para esta longa e dura maratona”, salienta o piloto açoreano, que acrescenta: “A equipa está consciente das dificuldades, mas a experiência da Lígia Albuquerque neste tipo de corridas e o rigor dos irmãos Ferraz, que conhecem como ninguém a máquina, dão-nos uma enorme garantia de que a missão será bem sucedida”.

Classificação do Desafio Elf Mazda 2009 após 5 provas
1º Bruno Oliveira, 40; 2º João Pais, 39; 3º António Teixeira; 23.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Africa Race Parte de Portugal


A edição de 2010 do rali Africa Eco Race, irá arrancar do Algarve, a magnifica região do sul de Portugal. Portimão, a conhecida estância túristica á beira mar, conhecida por ter uma das mais belas praias de todo o país, irá receber as verificações técnicas e administrativas. A cidade tem fortes raízes ligadas ao desporto, e a sua afinidade ao desporto motorizado é bastante clara graças ao seu soberbo circuito, o "Autódromo Internacional do Algarve", onde várias competições de alto nível - em duas e quatro rodas - têm lugar. Uma garantia de que muitos verdadeiros fãs da região irão estar presentes para receber as equipas presentes no Africa Eco Race 2010.

Cobertura Televisiva

Muitos canais de Televisão Europeus irão transmitir actualizações diárias do desenrolar da corrida. Em França os parceiros de TV Direct8 e Sport+ irão transmitir programas diários, para além de um resumo semanal alargado. Portugal, Espanha, Itália, Polónia e Bélgica também já confirmaram os seus programas.

Dimanche 27 décembre
PORTIMAO : Vérifications Administratives et Techniques
Lundi 28 décembre 2009
PORTIMAO: Vérifications Administratives et Techniques
Mardi 29 décembre 2009
ETAPE 2 : PORTIMAO/NADOR
Mercredi 30 décembre 2009
ETAPE 3 : NADOR/BORJ FRISSATE
Jeudi 31 décembre 2009
ETAPE 4 : BORJ FRISSATE/ LA MOMIE
Vendredi 1er janvier 2010
ETAPE 5 : LA MOMIE/ MRHIMINA
Samedi 2 janvier
ETAPE 6 : MRHIMINA/ AGADIR
Dimanche 3 janvier
AGADIR : JOURNEE DE REPOS
Lundi 4 janvier
ETAPE 7 : AGADIR/ GREID LAREICH
Mardi 5 janvier
ETAPE 8 : GREID LAREICH/ BOULANOUAR
Mercredi 6 janvier
ETAPE 9 : BOULANOUAR/ TABRENKOUT
Jeudi 7 janvier
ETAPE 10 : TABRENKOUT/TABRENKOUT
Vendredi 8 janvier
ETAPE 11 : TABRENKOUT/TENADI
Samedi 9 janvier
ETAPE 12 : TENADI/ SAINT-LOUIS
Dimanche 10 janvier
ETAPE 13 : SAINT-LOUIS/DAKAR

domingo, 8 de novembro de 2009

RF Competição sagra-se vice-campeã nacional de T8 em Portalegre


A RF Competição sagrou-se vice-campeã de todo-o-terreno na categoria T8, com a dupla Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro a fazer mais um excelente resultado na 23.ª Baja Portalegre 500 com a sua Nissan Navara. Luís Carvalho e Pedro Cação conseguiram o terceiro lugar no Evento Nacional, e Ricardo e Manuel Porém terminaram a prova como vencedores da categoria Promoção A.

A prova, que já faz parte da tradição da competição automóvel nacional, realizou-se entre 29 e 31 de Outubro, e contou com mais de centena e meia de participantes, entre autos, motos, quads e buggies. Cada dia da competição correspondia a uma etapa, pontuada de forma independente.

No balanço da época oficial de todo-o-terreno de 2009, Nelson Falardo e Rui Ferreirinho, responsáveis pela RF Competição, fazem um balanço muito positivo, salientando “o excelente espírito de equipa, que foi crescendo sempre, ao longo da época”. “Todos lutámos sempre por objectivos comuns, bons resultados e boas provas” refere Nelson Falardo, e acrescenta que “às tantas, cada piloto torcia por outro, e todos por todos, o que criou um ambiente espectacular que nós, felizmente, tivemos a sorte de levar para todas as corridas”.

No primeiro dia de prova, sexta-feira, decorreu a Super Especial e um sector selectivo, com um total de 127 quilómetros. A dupla Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro, ao volante da Nissan Navara, classificou-se em nono lugar, enquanto Luís Carvalho e Pedro Cação, com o Nissan Patrol, conquistaram a sétima posição. Ricardo e Manuel Porém terminaram esta primeira etapa como primeiro UMM da competição.

Sábado, dia 31 de Outubro, foi o dia mais duro da prova, com dois sectores selectivos de 383 quilómetros, muito calor e muito pó. Apesar dos percalços, a transmissão partida da Nissan Navara e a avaria na caixa de velocidades do Nissan Patrol, ambas as equipas tiveram uma recuperação muito significativa, afirmando a qualidade de toda a equipa na mítica Baja de Portalegre.

Na confirmação do vice-campeonato, Paulo Rui Ferreira mostrou grande satisfação, e referiu que “foi um ano cheio de desafios e surpresas, em que tudo correu da melhor forma, só possível com o empenho de todos, meu, do Jorge (Monteiro) e da RF Competição”. “Disse várias vezes, ao longo do campeonato, que todos os dias tinha o prazer de conduzir um carro novo, e isso só foi possível graças ao profissionalismo dos nossos preparadores, que este ano provaram que estão ao lado das melhores equipas”, salientou o piloto.

Luís Carvalho, que consegue um pódio na corrida que assinalou os seus 20 anos como piloto, explicou que “a Baja de Portalegre tem um significado muito especial, ainda para mais nesta fase de consolidação da parceria com a RF Competição”, e acrescenta que “os resultados que obtivemos e a confiança na equipa de preparadores que me acompanha, deixa-me cheio de vontade de entrar em 2010 para marcar pontos no todo-o-terreno nacional”.

Nelson Falardo destaca ainda a boa prestação de Ricardo Porém, e refere que “quanto ao Ricardo, acho que a Baja de Portalegre foi a prova do que eu sempre acreditei: ele é um piloto. Tem a força e o ímpeto próprio da idade, mas uma leitura do terreno notável e uma grande capacidade de ser racional e arriscar em simultâneo”.

O jovem piloto, de 20 anos, levou o UMM até ao fim da prova e conquistou o primeiro lugar na categoria Promoção A. Quanto à dupla que estreou com o seu irmão, Manuel Porém, Ricardo Porém refere que “embora esta tenha sido a sua primeira grande experiência como navegador, o Manuel habitou-se com muita facilidade à leitura do road book e, sinceramente, foi uma excelente mais-valia e um grande orgulho tê-lo do meu lado nesta vitória”.

Dois Carros marcam a participação da RF Competição nas 24 Horas de Fronteira

A época oficial do todo-o-terreno terminou em Portalegre, mas a RF Competição prepara já a participação naquela que é uma das provas mais emblemáticas da competição automóvel em Portugal, as 24 Horas TT Vodafone - Vila de Fronteira.

A prova, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, realiza-se nos dias 27, 28 e 29 de Novembro de 2009, no Terródromo da Vila de Fronteira, um troço de 17 quilómetros. Este ano a principal novidade será a possibilidade de transportar um navegador, com o objectivo de abrir e apresentar a prova e novas pessoas, e de servir até de cartão-de-visita para potenciais relações comerciais.

Os carros e equipas a preparar pela RF Competição serão uma Nissan Navara, pilotada por Mário Duarte, Sérgio Brites, José Outeiro e Cesário Santos, e um Nissan Terrano II com João Olaio, Carlos Fonseca, Bruno Cortinhas e Alexandrino Dinis ao volante.

504 Pick-Up sempre em Movimento


Dando seguimento ao projecto para as 24H de Fronteira, colocamos a Peugeot 504 Pickup, num dos melhores “ateliers” de mecânica do País.
A equipa técnica, liderada por João Lima Carlos, está a fazer uma revisão profunda, diríamos, dos pés à cabeça, a toda a máquina para que nada falhe na prova tão exigente como é as 24H.

Os amortecedores estão entregues a um especialista de renome internacional, para a revisão adequada à dureza da prova.

O coração desta incrível máquina, está entregue a um especialista que lhe fará um electrocardiograma completo, já que a prova de esforço será na prova propriamente dita…

Os pneus estão em movimento em direcção ao analista de borrachas, para verificar a validade da mesma.

A carroçaria somente precisa de ligeiros retoques, dado que irá receber uma roupagem completamente nova e inovador no desporto motorizado em Portugal.

Por falar em carroçaria, continuamos a receber a colaboração de todos aqueles que queiram “participar” nas 24H de Fronteira, dando o seu contributo a este projecto, veja todos os pormenores em www.peugeot504pickup.blogspot.com.

A incrível Peugeot 504 Pickup, está neste momento completamente "descascada" da sua roupagem, para aparecer ainda mais esbelta e resistente em Fronteira, nos próximos dias 27 a 29 de Novembro

Última prova do CPTT 2009


A dupla Eduardo Rodrigues e António Nunes, aos comandos do Proto SRTeam, na Baja BP Ultimate Portalegre 500, última prova do campeonato nacional de TT, foi forçada a abandonar no final da penúltima classificativa devido a problemas mecânicos.

As coisas até começaram bem na SS1 onde conseguiram um 15º lugar na geral, ficando em 7º lugar entre os portugueses. Mas no último terço da SS2 as coisas começaram a complicara-se com os primeiros sinais de problemas mecânicos ao nível da caixa, prejudicando significativamente o andamento e levando a perder muitos minutos. Apesar do trabalho notável da equipa mecânica para colocar o carro em prova para o dia seguinte, era já expectável que ia ser muito difícil rodar no mesmo ritmo, e até chegar ao fim da prova, dada a gravidade do problema mecânico detectado. Apesar do optimismo da equipa a continuação em prova ficou definitivamente comprometida no último terço da SS3, com o agravar do problema o que ditou o abandono definitivo da prova.

Para o piloto Eduardo Rodrigues: “Sabíamos que esta seria uma prova bastante disputada e por isso tínhamos de rodar num ritmo muito forte para podermos aspirar a um lugar entre os primeiros 10 da geral. Mas fomos atraiçoados uma vez mais por problemas mecânicos. Este é o tipo de problemas que acontecem em competição principalmente no ano “zero” de um projecto totalmente criado de raiz. Sabíamos que este primeiro ano ia ser muito difícil em termos de resultados, não só porque entrámos a meio do campeonato, mas porque tratando-se de um projecto novo e sem provas dadas os apoios, numa altura particularmente difícil para o sector automóvel, não abundam, e em competição um orçamento forte é meio caminho andado. Mas apesar de tudo, o balanço final é bastante positivo, o carro revelou-se muito competitivo e os principais problemas estão claramente identificados, agora há que trabalhar para conseguirmos as melhores soluções para o próximo ano.”

Não queríamos terminar sem deixar um especial agradecimento a todos aqueles que tornaram possível este projecto, equipa SRTeam, patrocinadores e a todos os admiradores.

Com uma promessa.... termina aqui o campeonato mas não o sonho!

Volkswagen leva 5 Race Touaregs ao "Dakar" 2010


Faltam 57 dias até ao início do Rally Dakar 2010

É realmente uma formação de "5 estrelas": 5 Race Touaregs na Argentina e Chile no "Dakar" 2010. A marca de Wolfsburg revelou outra dupla Volkswagen para o Rally Dakar, os brasileiros Maurício Neves e Clécio Maestrelli ao lado das já confirmadas duplas Carlos Sainz / Lucas Cruz, Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz, Mark Miller / Ralph Pitchford, bem como Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk. A duplas oficias da Volkswagen não tiveram dúvidas em definir os objectivo para a corrida: repetir a vitória alcançada em 2009, quando fizeram história ao ser o primeiro carro a Diesel a vencer o Rally. Em janeiro de 2009 de Villiers / von Zitzewitz triunfaram frente dos seus companheiros de equipa Miller / Pitchford e, portanto, fez-se história: Volkswagen ganhou o primeiro "Dakar", realizado em solo sul-americano com o protótipo de 280 cavalos.

"No Rally Dakar 2009 mostrámos que o Race Touareg não é apenas o mais fiável, mas também o veículo de todo-o-terreno mais rápido do Mundo e que a tecnologia do Grupo Volkswagen TDI é superior a outros conceitos de energia a diesel", diz o diretor da Volkswagen Motorsport Kris Nissen. "Queremos defender com sucesso o nosso título no próximo Dakar. Reunimos um elenco de pilotos muito forte. Estou feliz com a entrada de Maurício Neves e Clécio Maestrelli, pois fomos capazes de contratar dois heróis locais do continente sul-americano."

Maurício Neves estreou-se com o Race Touareg no Brasil

Maurício Neves já está intimamente familiarizado com o Volkswagen Race Touareg. O piloto brasileiro fez sua estreia na competição com o protótipo de Wolfsburg no Rally dos Sertões no final de Junho de 2009. No "pequeno Dakar" no Brasil, que teve uma distância de 4.500 quilómetros, o piloto de 40 anos, Maurício Neves, terminou em terceiro lugar da classe e em sexto na geral. Clécio Maestrelli foi dado como co-piloto de Maurício Neves para o próximo "Dakar".

"Para o Clécio e para mim, é uma grande honra poder participar no Rally Dakar com uma equipa tão perfeitamente organizada e profissional", diz Maurício Neves. "Isto é a realização de um sonho de há muitos anos. Nos 'Sertões' tive oportunidade de conhecer e adaptar-me ao estilo de trabalho da equipa e ao tratamento perfeito dado ao Race Touareg, agora quero provar no Dakar que a confiança da Volkswagen em mim se justifica."

Maurício Neves é o piloto mais bem sucedido no todo-o-terreno brasileiro: já conquistou no Brasil vários títulos. Clécio Maestrelli é o seu navegador na maioria das corridas.