sexta-feira, 30 de abril de 2010

Divulgado percurso do 3º Dakar Sul Americano


Os organizadores do Dakar revelaram esta manhã o percurso da 33ª edição desta prova , que se realizará de 1 a 16 de Janeiro de 2011 na Argentina e no Chile. As inscrições para os participantes irão ser abertas a 15 de Maio.

A terceira edição do Dakar Sul Americano, os pilotos e equipas irão percorrer alguns lugares já tradicionais neste rali, como é o caso das dunas brancas de Fiambalá, o grande deserto Atacama, a vertiginosa descida de Iquique. Os participantes terão ainda a ocasião de descobrir cinco novas províncias Argentinas, de se aproximarem da Bolívia e de se aventurarem até ao extremo norte do Chile, até à província de Arica, às portas do Perú.

Para se adequar ao espirito do rally raid, o regulamento continua a sua evolução em 2011, com a obrigação de todos os pilotos de elite da categoria motos, de terem de utilizar motos de cilindrada que não supere os 450cc. Por outro lado, as funcionalidades do GPS irão ser reduzidas para chegar aos "wpm" (pontos de passagem obrigatórios): Assim será dada prioridade á leitura do road book.

A colaboração entre a organização do rali e as diversas autoridades encarregadas de questões ambientais, continuará em todas as fases de preparação da edição 2011 do Dakar Sul Americano, com um cuidado especial em evitar zonas sensíveis .

A organização da prova irá em breve dar ínicio a um conjunto de apresentações que terão lugar em diversas cidades do mundo, para dar a conhecer aos pilotos, equipas, patrocinadoes e imprensa os detalhes da 3 edição sul americana do mais duro rali do mundo.

Fonte: todoterreno.pt

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Yser Racing Team quer voltar às vitórias


A Baja Cidade de Beja, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) e organizada pelo Clube Automóvel do Algarve a realizar-se nos dias 8 e 9 de Maio, será o palco ideal para a Yser Racing Team tentar regressar às vitórias. As duas duplas de pilotos, Filipe Campos / Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia / Joana Sotto-Mayor, querem vingar o resultado menos favorável averbado no Ervideira Rali TT, regressando com os BMW X3 CC preparados e assistidos pela X-Raid GmbH.

Depois do sucedido no Ervideira Rali TT, onde um conjunto de factores adversos se conjugou para um resultado menos favorável, o único objectivo para esta participação na Baja Cidade de Beja terá de ser a vitória. Os dois primeiros lugares consecutivos no Rali TT Serras do Norte e na Baja Terras d’el Rei e a consequente liderança do campeonato, não deixam a Filipe Campos outra alternativa. Segundo o piloto da Yser Racing Team, é essencial “dilatar a vantagem no Campeonato, após o abandono no Ervideira Rali TT. Exactamente por isso, será muito importante vencer esta prova, pois segue-se uma prova muito dura que se tem mostrado uma verdadeira lotaria nos últimos anos. Com o novo figurino do campeonato, todos os pontos amealhados são preciosos, por isso há que trabalhar para vencer em Beja.”

O revés experimentado na última prova não foi suficiente para desmotivar Filipe Campos. “O TT é mesmo assim, embora o nosso objectivo e desejo seja ganhar sempre, embora isso não seja sempre possível”, deixando uma nota de confiança ao afirmar estar “preparado para lutar pela vitória. Vai ser, como sempre, uma prova rápida e seca, além do facto de ser em linha, ou seja, sem paragens bem ao meu jeito, pelo que têm de contar comigo na contenda para o primeiro lugar.”

Apoquentado por vários problemas no Ervideira Rali TT, Bernardo Moniz da Maia conseguiu chegar ao final da prova e conquistar alguns pontos para o campeonato. Para a Baja Cidade de Beja, o piloto do segundo BMW X3 CC, navegado por Joana Sotto-Mayor, tem como objectivo “andar no melhor ritmo que for possível, tendo como alvo um lugar no pódio e tentar assim contribuir para um maior distanciamento do Filipe Campos em relação aos seus adversários.” Com um andamento cuja evolução não tem parado, Bernardo Moniz da Maia mostra-se confiante e nada desanimado com o sucedido na prova anterior. “A competição automóvel é mesmo assim e por isso não estou nada desmotivado. Sinto-me cada vez mais rápido e confiante ao volante do X3 CC e, por isso mesmo, espero contribuir para que a Yser Racing Team conheça mais um fim-de-semana de sucesso, permitindo o reforço da liderança do Filipe na tabela absoluta e o meu primeiro lugar no agrupamento T1.”

O Clube Automóvel do Algarve preparou, para esta Baja Cidade de Beja, uma Super Especial com 6 km, que os pilotos cumprirão por duas vezes (contando ambas para a classificação) e um sector

selectivo de 300 km em linha onde o tempo gasto em assistência conta para o tempo total da prova. Espera-se uma corrida muito dura e seca, que será um teste para homens e máquinas.

O início da Baja Cidade de Beja está previsto para Sábado, 8 de Maio, às 16.00 horas, com a realização da Super Especial, estando reservado para Domingo, 9 de Maio, o Sector Selectivo de 300 quilómetros, com partida às 08.00 horas.

O pódio e a entrega de prémios serão realizados às 15 horas, no Pódio de Chegada na ExpoBeja.

Classificação do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno


1º Filipe Campos 20 pts

2º Miguel Barbosa 14 pts

3º José Dinis Lucas 13 pts

4º Bernardo Moniz da Maia 12 pts

5º João Paulo Sousa 12 pts

Classificados mais 20 pilotos

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Hélder Rodrigues na Tunísia à procura da vitória


De partida para a segunda prova a contar para o Campeonato do Mundo FIM de Todo-o-Terreno, Hélder Rodrigues carrega consigo a ambição de alcançar mais um excelente resultado neste tipo de provas para as quais concentrou os esforços na época corrente.

Após a estreia em 2009, aos comandos de uma KTM LC4 690 Rally, Hélder Rodrigues regressa agora na sua Yamaha 450 cc que, devido à falta de limitador das motos mais potentes e ao tipo de terreno, “praticamente impede a luta pela geral mas, como o meu objectivo é as 450cc, penso estar em condições de lutar pela vitória, até porque evoluímos bastante a mota desde o Dubai”.

Com um trajecto diferente do ano passado, agora sem passar pela Líbia mas bastante variado e original, contará com 6 dias de prova acrescidos de um prólogo já no sábado, perfazendo um total de 2000Kms. Para o piloto português, “este tipo de prova é perfeito para preparar o Dakar e demonstrar o potencial da Yamaha que vimos desenvolvendo ao longo do ultimo ano, apesar de que, pela sua duração, poder trazer muitas surpresas, como por exemplo o problema que tive no Dubai que me atrasou imenso na etapa”.

Fotografia do Prólogo do Ervideira Rali TT 2010 - Manuel Cordeiro




Aqui ficam as fotografias tiradas por Manuel Cordeiro no Prólogo do Ervideira Rali TT 2010. Clique Aqui.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Apesar da muita chuva, prova foi um enorme sucesso


O ERVIDEIRA RALI TT, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) e para o Desafio Elf/Mazda, organizada pela Sociedade Artística Reguenguense (SAR) com o patrocínio da Adega ERVIDEIRA, foi um verdadeiro sucesso. Apesar da anormal quantidade de chuva que desabou sobre a zona de Reguengos de Monsaraz, muito público deslocou-se ao percurso delineado pela equipa do SAR liderada por José Prego, para assistir a uma das mais emotivas provas de Todo-o-Terreno dos últimos anos.

Com um entorno verdadeiramente espectacular criado pelo principal patrocinador da prova, a Adega ERVIDEIRA, os quase 5 mil espectadores que se deslocaram à herdade da Vendinha saíram satisfeitos com as muitas actividades que foram sendo oferecidas e por assistirem a uma corrida tão emotiva cujo desfecho foi conhecido apenas a poucos quilómetros do final.

Exemplos da excelente promoção feita a esta prova, estão na distribuição de rosas a todos os presentes, as diversas actividades, os sorteios – do qual destacamos um cruzeiro no Alqueva oferecido pela Amieira – as provas de queijos e enchidos do Monte da Vinha e da Montanheira. Não foi por isso de estranhar que apesar da muita chuva, quase 5 mil pessoas tenham passado pela Herdade da Vendinha, onde foram presenteados com uma rosa oferta da Adega ERVIDEIRA, como forma de agradecimento por todo o apoio dado as esta prova e ao seu organizador a Sociedade Artística Reguenguense.

“O ERVIDEIRA RALI TT foi um verdadeiro sucesso”
declarou no final Duarte Leal da Costa, responsável pela Adega ERVIDEIRA. “Pena que algo verdadeiramente excepcional em termos de pluviosidade tenha sucedido exactamente nos dias de prova. Nesta zona chovem 550 mm de água por ano e 80 por cento desse valor concentra-se entre Novembro e Fevereiro, ficando assim 110 mm de chuva para o resto do ano. Só no fim-de-semana da prova, caíram 90 mm de chuva!” Verdadeiramente impressionante!

Apesar disso, Duarte Leal da Costa estava muito satisfeito, não deixando de “agradecer ao muito público que acorreu à Herdade da Vendinha, mas também que se espalhou pelo percurso. Não posso deixar de agradecer a todos os parceiros que nos ajudaram a colocar de pé a prova com a melhor promoção de todos os campeonatos do desporto automóvel em Portugal e, naturalmente, aos pilotos. Estiveram aqui mais de meia centena de bravos que enfrentaram as dificuldades e nos honraram com a sua escolha. Por tudo isto, tenho apenas de agradecer a todos!”

Apesar de algumas das iniciativas não terem sido realizadas devido ao mau tempo – os passeios em balão de ar quente e os co-drives, por exemplo – a verdade é que pilotos, jornalistas e espectadores não hesitaram em considerar esta uma das melhores provas do todo-o-terreno nacional.

No final, a vitória justa de Lino Carapeta foi a cereja no topo deste bolo confeccionado pela SAR e pela Adega ERVIDEIRA, referindo no final o piloto que “esta foi a vitória do todo-o-terreno português, de uma equipa privada como nos bons velhos tempos da competição fora de estrada. Uma prova espectacular que permitiu emoção e uma vitória que nos deixa muito felizes” acrescentando de uma forma divertida que “não penso em ser campeão nacional por causa desta vitória, mas que sabe muito bem vencer ainda por cima nestas condições, lá isso sabe!”

Elisabete Jacinto quer vencer prova da Taça do Mundo


Piloto portuguesa já partiu para a Tunísia

• 8ª participação da piloto nesta importante prova internacional
• Estreou-se em 1997, sendo o único piloto que correu de moto e de camião
• Venceu a Classe 250 cc em moto e etapas de camião


Elisabete Jacinto e o Team Oleoban/MAN Portugal partiram esta manhã para a Tunísia onde irão participar no Rallye Oilibya Tunisie 2010, segunda prova da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno. A piloto portuguesa, aos comandos do MAN TGS, irá ser acompanhada nesta corrida pelo belga Charly Gotlib e por Marco Cochinho, apresentando-se muito motivada e com o objectivo de lutar pela vitória aboluta entre os camiões.

“Estreei-me em África, de moto em 1997, na edição desse ano do Rali da Tunísia e tornei-me entusiasta das provas africanas. Esta é uma prova fantástica, muito variada e exigente em termos de técnica de condução. No ano passado não foi possível participarmos mas, desta vez, eu o Charly e o Marco partimos com o claro objectivo de tirar partido da nossa experiência. Se não formos surpreendidos por nenhuma falha ao nível da evolução do nosso MAN, creio que estaremos em condições de lutar pela vitória absoluta entre os camiões”, salienta Elisabete Jacinto.

O percurso de Elisabete Jacinto no rali da Tunísia começou em 1997 com um 2º lugar na Classe Maratona até 400 cc. No ano seguinte foi 1ª da Classe 250 cc, enquanto as participações de 1999 e 2000, então aos comandos de uma KTM Rally, contribuíram para os dois títulos mundiais alcançados na classificação de Senhoras.

Em 2004 Elisabete Jacinto regressou à Tunísia mas desta vez aos comandos de um camião onde, para além do 2º lugar absoluto, foi a primeira senhora a ganhar uma etapa em provas da Taça do Mundo, o que foi um feito histórico. Em 2007 e 2008, voltou a classificar-se na 2ª posição e juntou mais algumas vitórias em etapas ao seu palmarés. Agora, já só falta mesmo uma vitória absoluta.

Rally dos Sertões 2010 já conta mais de 100 veículos inscritos


Francês David Casteu é um dos destaques da 18ª edição do campeonato

Faltando pouco mais de três meses para o início do Rally Internacional dos Sertões, alguns pilotos de currículo destacado no cenário off-road já confirmaram sua presença no evento. 60% das vagas para motos e quadriciclos já foram preenchidas, e cerca de 30 carros e cinco caminhões estão inscritos. A 18ª edição da competição acontece entre os dias 10 e 21 de agosto e vai passar por sete estados brasileiros - Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará -, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE).

Pelo regulamento, visando a segurança, a categoria de motos/quadriciclos é a única com limite de 100 competidores. O motociclista francês David Casteu, de 36 anos, é um dos que já garantiram sua vaga no Sertões 2010. Esta será a quarta participação de Casteu na maior aventura off road brasileira. Em 2006 e 2007 ele foi vice-campeão, e em 2008, ficou na terceira colocação.

Ele também teve boas atuações nas últimas edições do Rally Dakar. Na temporada 2010, o francês, que é piloto oficial da marca francesa SHERCO, foi campeão do Desert Challenge, disputado em Abu Dhabi, na categoria para motos de 450 cm³ de cilindrada, e busca o título mundial na mesma categoria.

Além de Casteu, também estão confirmados os irmãos Moara e Ramon Sacilotti, Tiago Fantozzi, Dimas Mattos, Deni do Nascimento, Fabrício Bianchini, e os estrangeiros Antonio Narino, Dave Peckham e Phillip Bowman, entre outros. Isso só entre as motos e quadris.

Os pilotos Jean Azevedo, Reinaldo Varela e Luiz Facco já estão confirmados entre os carros. O uruguaio Javier Fernandez Diego está de volta à mesma categoria, após também participar dos Sertões de moto. O cearense Riamburgo Ximenes e o baiano Regis Braga Maia são alguns dos pilotos que terão o prazer de cruzar seus estados durante a disputa.

Entre os caminhões, destaque para o tetracampeão Edu Piano (em 2005 nos carros e 2007, 2008 e 2009 nos caminhões) e o pentacampeão André Azevedo (em 1997 e 98 nos carros e 2000, 2002 e 2004 nos caminhões), que já participou mais de 10 vezes da competição.

Mais informações para as equipes participantes podem ser consultadas com Sabrina Proença, através do telefone (11) 4191-0133, ou pelo email sabrina@dunas.com.br.
BLOG RALLY DOS SERTÕES
Está no ar o blog do levantamento do roteiro da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões. No www.webventure.com.br/blogsertoes, o público interessado pode acessar as informações e bastidores de todo o trabalho que está sendo desenvolvido por Marcos Moraes e Edu Sachs.

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vitória no Ervideira Rali TT festejada no Cacém


Team Solar do Bitoque no Ervideira Rali TT

A excelente vitória alcançada pela dupla Rui Lopes/Luís Fonseca, na segunda jornada do Desafio Elf/Mazda 2010, foi ontém festejada no restaurante Solar do Bitoque no Cacém, um dos cinco espaços do grupo que patrocina a equipa que esteve em destaque no Ervideira Rali TT, prova do Campeonato Nacional de Todo o Terreno, disputada em Reguengos de Monsaraz.

O triunfo dos pilotos do Team Solar do Bitoque que, aos comandos de uma Mazda BT 50, superaram todas as dificuldades de uma prova que decorreu sob condições meteorológicas muito adversas, foi o mote para um amplo convívio, animado pelos bombos da Associação Grupo de Bombos das Mercês.

Para Rui Lopes, o piloto e proprietário da cadeia de restaurantes Solar do Bitoque, “esta festa tem como objectivo reunir amigos e clientes que muito nos têm apoiado e partilhar com eles esta nossa grande alegria por termos alcançado um resultado tão importante”.

Recorde-se que a dupla Rui Lopes / Luís Fonseca alcançou a vitória no Ervideira Rali TT, prova onde terminou à frente do campeão 2009, o visiense João Pais. Uma competição em relação à qual Rui Lopes confessa que “só me apercebi que tinha ganho quando, à chegada, me deram os parabéns e me entrevistaram para a televisão. Mesmo nessa altura, pensei que me estavam a felicitar por ter conseguido terminar esta prova que se revelou bastante difícil, pois a pista estava toda esburacada, com inúmeras valas e quase sempre cheia de muita lama. Penso, por isso, que devo a vitória à nossa força de vontade e à robustuez da Mazda BT 50, impecavelmente preparada pela Pro TT, do nosso grande amigo José Pereira”.

A próxima jornada do Desafio ELF / Mazda 2010 é o Rali Estoril / Portimão / Marraquexe, competição da Taça do Mundo que terá três etapas em Portugal e cinco em Marrocos. Embora para o Desafio ELF / Mazda 2010 só a parte portuguesa pontue, Rui Lopes não esconde que “gostava muito de ir até Marrocos. Já la estive e as pistas são magníficas. Estamos a tentar obter os apoios necessários para conseguirmos apostar nessa aventura”.

Vitórias de Nuno Ferreira e Sérgio Silva


XXIII Raid TT Ferraria 2010 – 3 Horas de Resistência

· Estreia de partida em grelha

· Nuno Van Uden venceu prólogo e foi o autor da volta mais rápida


Nuno Ferreira num FBF Roler da equipa Four by Four (Buggy’s) e Sérgio Silva, num Polaris RZR 800S (UTV’s), foram os vencedores da segunta jornada do Campeonato Nacional de Todo o Terreno que este fim de semana se disputou na Ferraria.

A prova alentejana teve a particularidade de ser a única da temporada no formato de resistência, com um percurso de 19 quilómetros a ser percorrido ao longo de 3 horas. Em estreia absoluta, a partida com as máquinas alinhadas em grelha foi bastante espectacular, embora não tenha sido do agrado da generalidade dos pilotos.

Depois do acidente que destruiu por completo o Redline Revolt estreado na Baja Terras d’el Rei quando, a 15 quilómetros do final, seguia no comando, Nuno Van Uden regressou com uma máquina idêntica, mas completamente de série. O piloto da Four by Four / Redline impôs-se no prólogo, onde foi 13 segundos mais rápido que o Polaris RZR do futuro vencedor Sérgio Silva. Na corrida, o depósito de apenas 19 litros obrigou Nuno Van Uden a parar de duas em duas voltas, o que lhe retirou qualquer hipótese de chegar a vitória, apesar de ter sido o autor da volta mais rápida.



Entre os UTV’s, Sérgio Silva passou para a liderança no início da terceira volta e manteve-se assim até ao final, passando para a frente do campeonato, já que Jorge Monteiro num Polaris RZR 800S da Formula 95/NZR, vencedor da prova inicial, foi obrigado a desistir à 2ª volta. Marco Melo (Polaris RZR 800S) foi 2º à frente de Nuno Van Uden (Redline Revolt) e do estreante Carlos Miranda (Polaris RZR 800S).

Entre os Buggy’s a corrida foi mais animada. João Carvalho foi o mais rápido no Dazon 1100 da Megakart à frente do FBF Roler da equipa Four by Four, pilotado por Mário Ferreira, enquanto que o 3º tempo pertenceu ao JB 1100 da BuggySport/JB Racing de Jorge Branco.

Todavia, tal como tinha acontecido na prova algarvia, tanto João Carvalho como Jorge Branco (JB 1100) cedo ficaram fora de prova. À passagem pela primeira volta o lider era Mário Ferreira (FBF Roler), seguido do Semog 1100 da dupla Pedro Ramilo / Alcides Calçada inscrita pelo construtor português Semog. Na 3ª posição surgia o FBF Roler do futuro vencedor Nuno Ferreira.

Equipa Bianchi Prata/Vodafone vence no XXIII Raid TT de Ferraria


Paulo Gonçalves vence classe TT3

Realizou-se, nos dias 24 e 25 de Abril, a segunda prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno em Ferraria, no concelho de Gavião.

O trajecto da prova contou com uma super especial e um sector selectivo de aproximadamente 80km, a ser percorrido por três vezes, o que perfaz 240km de extensão.

A Equipa Bianchi Prata/Vodafone esteve presente, aos comandos das BMW G 450X, com os pilotos Paulo Gonçalves, na classe TT3, o piloto do ACPmoto, Norberto Teixeira e o recente piloto da equipa, Luís Teixeira, nas classes TT2.

Já na XXIII edição, o Raid TT de Ferraria teve muita disputa pelos vários pilotos inscritos. Houve assim uma larga adesão por parte do público, que observou de forma atenta e animada o decorrer da competição.

Paulo Gonçalves, voltou de novo às vitórias, vencendo a classe TT3 “ ainda não estou a 100% do ombro, mas já me sinto muito melhor. A prova era muito rápida e com algumas ratoeiras, tive um ritmo forte e venci…estou na frente do campeonato e vou continuar a trabalhar para vencer nas próximas provas.” comentou o piloto de Esposende .

Norberto Teixeira, piloto do ACPmoto, foi forçado a desistir devido a uma queda, sem consequências graves para o piloto.

O novo piloto da Equipa Bianchi Prata/Vodafone, Luís Teixeira, obteve o 4º lugar da classe TT2 e relatou sobre como é competir pela primeira vez na equipa “foi a primeira prova na moto e na equipa, gostei muito, mas ainda me tenho de habituar muito à moto, andei rápido mas não consegui imprimir o ritmo que quero“.

bianchiprata.com

domingo, 25 de abril de 2010

Baja Cidade de Beja definida


Depois de um rigoroso inverno, está terminada a definição do percurso da prova da capital do baixo-alentejo. O Clube Beja TT, mais uma vez em colaboração com o Clube Automóvel do Algarve, continua a inovar e apresenta uma Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos renovada. Inscrições iniciam a 12 de Abril.

Marcada para 8 e 9 de Maio, a prova conta pela primeira vez com a participação de todas as vertentes do todo-o-terreno federado. Assim, autos, motos, quads e buggys estão convidados para mais uma etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT).

Com um trabalho de pesquisa de vários meses, a organização conseguiu delinear um percurso composto por um terço de trilhos completamente novo. Muitas surpresas em perspectiva!

Sábado, dia 8, um prólogo de 6 kms será percorrido duas vezes pelos autos e uma vez pelas quads, buggys e motas – estes com direito a reconhecimentos.

No dia seguinte, aos concorrentes autos, para quem esta será a quarta prova do CPTT, será proposto um sector de 300 kms. A assistência é permitida e incluída no percurso ao km 125 (assistência a pagar).

Para motos, quads e buggys, um grande sector igualmente de 300 kms (com três assistências) é o desafio do Clube Beja TT para a que é a terceira prova do Campeonato para essas modalidades.

O Parque Fechado e o Parque de Assistência continuam, à imagem do ano anterior, na Expobeja, que também receberá a cerimónia de pódio.

O BejaParque Hotel recebe o secretariado e o gabinete de imprensa.

A Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Beja, Carmim com os vinhos Terras d´el Rei e Monsaraz, Solverde – Casinos do Algarve, JV – Xerox, bem como os hóteis BejaParque, Francis e Melius.

Volkswagen anúncia a continuidade nos ralis de todo o terreno


Depois de alguma especulação sobre se a Volkswagen continuaria ou não a participar nos ralis de todo o terreno, a casa alemã veio desfazer essas dúvidas, tornando pública a sua vontade de continuar a participar nas provas da especialidade, continuando a evolução para os eventos disputados na América do Sul.
Para a marca a participação nas provas Sul Americanas, reveste-se de particular importância, pois este é um mercado muito importante para a VW, onde tem instaladas várias fábricas e vende uma gama alargada de veículos.
Segundo disse o Dr Ulrich Hackenberg, Membro do Management Board of the Volkswagen Brand for the Development Division: "A América do Sul é um mercado em crescimento muito importante para a Volkswagen, e por isso estas participações são ideais para continuar a expandir o nome e a popularidade da marca Volkswagen."

Comentando também a decisão de continuar nos ralis de todo o terreno, o Director Desportivo da Volkswagen disse que :" Temos a oportunidade de alcançar o hat-trick, e com isto a possibilidade de fazer história no desporto motorizado uma vez mais. Iremos novamente investir toda a nossa paixão, coração e alma neste projecto ..."

Um dos principais motivos que contribuiu para esta decisão da VW foi o anuncio oficial de que os grandes ralis continuarão a ser disputados na América do Sul. Se a decisão fosse outra, como por exemplo a vinda para África possivelmente o cenário seria outro.
Convém no entanto não esquecer que a Volkswagen é actualmente a única equipa oficial a participar na disciplina, pois a Mitsubishi saíu como marca devido á crise económica tendo vendido a sua estrutura á JMB Stradale, e a BMW não é representada directamente , mas sim pela X-Raid que tem a seu cargo toda a gestão do envolvimento da marca nos ralis de todo o terreno.

Fonte: todoterreno.pt
Foto: Volkswagen Motorsport

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Américo Antunes volta a brilhar


Depois de na prova anterior, e logo na estreia do novo carro e do novo navegador, ter sido uma das figuras do Raid Terras Del Rey, Américo Antunes voltou a estar ao mais alto nível na terceira etapa do Campeonato Nacional de TT, o Ervidera Rali TT. Quando foi obrigado a abandonar por causas mecânicas, era quarto da geral e segundo da classe T2, “Já percebemos que temos carro e andamento para lutar pela vitória da classe, agora só falta que a estrela do azar se vá embora”, referia o piloto de Torres Vedras, depois de ter sido, pela segunda vez esta temporada, obrigado a abandonar por problemas técnicos no Mitsubishi: “Com um traçado cheio de lama era impossível prosseguir somente com tracção nas rodas posteriores após a quebra de uma transmissão da frente”.

A prova alentejana começou com Américo Antunes a rubricar o nono tempo da geral e o terceiro na classe T2. Quanto à prova propriamente dita, que tinha cerca de 300 quilómetros de extensão, esta estava dividida em dois sectores de 150 quilómetros cada: “No primeiro sector as coisas foram muito difíceis para nós. Fomos com pneus de seco e como o piso, ao contrário daquilo que nós pensávamos, estava completamente enlameado foi um calvário aguentar o carro na estrada. Nunca apanhei tantos sustos na vida. No segundo sector trocámos para pneus de lama e foi sempre a subir na classificação até sermos obrigados a abandonar a 60 quilómetros do fim, numa altura em que já estávamos em quarto da geral, segundo na classe T2 e com mais de um minuto de avanço para aquele que viria a ser o futuro vencedor da prova”, esclareceu Américo Antunes.Quero agradecer ao meu navegador, patrocinadores ,família,amigos á equipa de assistência baiauto e a todos os que me apoiaram á beira das pistas e espero já na próxima prova baja cidade de Beja 8 e 9 de Maio poder dedicar a todos uma vitória.

Fotografias Ervideira Rali TT 2010 - Daniel Rodrigues



Aqui ficam as fotografias tiradas pelo nosso colega Daniel Rodrigues, no decorrer do Ervideira Ralli TT. Clique Aqui.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Fotografia do SS1 do Ervideira Rali TT 2010 - Luís Marques




Fotografias tiradas por Luís Marques no decorrer do 1º Sector Selectivo do Ervideira Rali TT 2010. Clique Aqui.

Fotografia da SS1 E SS2 do Ervideira Rali TT 2010 - Manuel Cordeiro



Aqui ficam as fotografias tiradas por Manuel Cordeiro no Ervideira Rali TT 2010 (SS1/SS2). Clique Aqui.

Maldito Limpa Vidros...


Com a realização do Rali Ervideira TT 2010, disputou-se este fim de semana a terceira prova do Nacional de Todo o Terreno.

A prova de Reguengos foi disputada em condições atmosféricas deveras adversas para todos, o que obrigou a muitas desistências, tendo somente terminado 16 equipas das 52 que se apresentaram para o lamaçal com que se disputou o prólogo de sabado, tendo a corrida decorrido no domingo num autêntico mar de água e lama que compunham as duas passagens pelo troço de 153 km’s.

O Team RISER PERSUR, foi infelizmente, apanhado por esta hecatombe de desistências.

A equipa Tiago Avelar / Silva Santos, depois de um bom 22º lugar no prólogo desistiu ainda muito cedo com a avaria na direcção assistida.

A equipa Rui Trindade / Joaquim Serrão, depois de um prólogo dificil, pois os pneus não eram os mais adequados para o lamaçal existente, partiu para a primeira ronda de 153km em 34º lugar da geral.

No final da primeira ronda e 153 kms cumpridos em 2h:49m:26s, encontrava-se em 19º lugar da geral e 4º do agrupamento T8.

Após 7 kms do inicio da segunda ronda, o motor do limpa vidros decidiu deixar de trabalhar. Esta arreliadora avaria, sem solução em plena prova, comprometeu um eventual bom resultado, mas era impossivel prosseguir em prova sem limpa vidros, pois a água e a lama era demasiadas.

Fica a recordação de uma prova como á muito já não se via, com imensa chuva e rios de água e lama. Quem venha Beja, nos próximos dias 8 e 9 de Maio.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Team Solar do Bitoque vence em Reguengos


A dupla Rui Lopes/Luís Fonseca, aos comandos da Mazda BT 50 inscrita pelo Team Solar do Bitoque, triunfou na segunda jornada do Desafio Elf/Mazda 2010 que teve lugar em Reguengos de Monsaraz, onde se disputou o Ervideira Rali TT.

Um enorme sucesso na hora do regresso da equipa às competições, com um projecto totalmente renovado e do qual faz parte também um magnífico camião de assistência, que suscitou enorme curiosidade no Padock instalado naquela cidade alentejana.

A vitória começou a desenhar-se após o primeiro dos dois sectores selectivos, quando a equipa conseguiu chegar ao primeiro lugar com 9m25s sobre o actual lider do Desafio ELF Mazda 2010 e actual campeão.

“Foi uma prova duríssima. Choveu ao longo de todo o fim de semana e as pistas estavam com muita lama, poças de água e a dificuldade em progredir era imensa. Na primeira passagem pelo troço de 150 quilómetros ainda apanhámos um susto mas foi magnífico ter chegado ao primeiro lugar. Partimos para a segunda com a grande preocupação em não cometer erros, de modo a conseguir chegar ao fim. Foi isso que aconteceu e claro que estou muito satisfeito por termos alcançado esta vitória. É um justo prémio para o excelente trabalho de toda a equipa e para esta nossa forte aposta na modalidade”, salientou à chegada o piloto que é também o responsável pelo Team Solar do Bitoque e pela cadeia de restaurantes com esse nome.

Também o navegador Luís Fonseca contribuiu para este grande êxito, destacando que “foi muito importante termos tido à nossa disposição uma Mazda BT 50 muito bem preparada pela Pro TT, porque as condições ultrapassavam tudo o que é habitual neste tipo de corridas. Foi mesmo muito duro, mas nunca tive dúvidas de que iríamos superar todas as dificuldades. A vitória acaba por ser um prémio bem merecido”.

Estreia notável de Pedro Bayona


Pedro Bayona 7º Lugar de Geral, 3º Grupo T8 e 1º Classe.

Com as condições climatéricas muito adversas, a prova de Ervidieira Rally TT 2010 indicava dificuldades acrescidas para todos os participantes, e muito mais para o estreante Pedro Bayona que desde logo cedo sentiu essas dificuldades no prólogo. “A nossa ideia era terminar o prólogo nos 30 primeiro e esse objectivo foi cumprido, mas sentimos muitas dificuldades de adaptação nos primeiros quilometros do troço, devido também a sermos dos últimos carros a partir e a pista estar completamente degradada, mas com a excelente ajuda do Paulo Torres fui melhorando a minha adptação.”

Nos Selectores Selectivos com 150 km cada, a aprendizagem foi evidente acabando o SS 2 em sexto lugar da geral. “ Foi fantástica esta minha estreia, nunca tinha sequer pensado em terminar a prova no Top-Ten, tinha como objectivo acabar e acumular o máximo de quilometros possiveis. No início comecei a “apalpar” e a aprender o terreno com uma condução muito defensiva até ao final do SS1, devido á muita lama existente nos pisos. Na 2º “volta” começei com andamento mais solto, mais tranquilo e a tirar partido das indicações do Paulo Torres que são sempre crucias nesta fase de aprendizagem, ele fez um excelente trabalho comigo e deixou-me muito seguro e confiante durante toda prova, a nossa Nissan Navarra também se portou de forma irreprensível com o excelente trabalho feito pela BaiautoSport.” concluiu Pedro Bayona.

Ricardo Porém vence Ervideira Rali TT


• Ricardo e Manuel Porém voltaram a brilhar no Ervideira Rali TT, ao serem os vencedores do agrupamento T2 e terminarem ainda num espectacular 4º lugar da classificação geral.

Ricardo e Manuel Porém voltaram a estar em grande nível no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, ao alcançarem a primeira vitória em duas provas realizadas na categoria T2. A dupla apoiada pelo MaisTT vinha motivada com 2º lugar alcançado Algarve, na Baja Terras D’El Rei e garantiu a vitória, beneficiando de penalizações de alguns adversários já no final da corrida. Ainda assim o jovem quase deitou tudo a perder na segunda passagem pelo sector selectivo, quando bateu numa pedra.

Depois de, na Super Especial, ter realizado um excelente tempo, ao ser o 10º classificado da geral e o 4º T2, Ricardo Porém referiu que a etapa de hoje “foi realmente muito dura”.

Ricardo Porém mostrou um andamento muito forte desde início e no final do primeiro sector selectivo era um tranquilo 2º classificado no Agrupamento e ainda o 8º classificado da geral. Nuno Matos liderava o T2 e tinha já uma grande vantagem sobre o piloto leiriense, contudo o terceiro classificado, Américo Antunes, estava também a mais de 2 minutos dos manos Porém. “Após a primeira passagem pelo sector de 153 km estávamos em 7º lugar da geral e 2º do agrupamento T2, o que nos abria boas perspectivas para a segunda passagem.”, afirmou Ricardo Porém.

Com a desistência de Nuno Matos, já perto do fim, Ricardo Porém teria todas as hipóteses para alcançar a sua primeira vitória, mas um erro na fase inicial do segundo sector selectivo quase deitou por terra todas as suas possibilidades, pois “ao km 20 da segunda passagem partimos uma mola e furámos, o que nos deixou bastante apreensivos quanto às nossas hipóteses de terminar a prova. Mas com muito esforço conseguimos levar o carro até ao fim e obter o excelente 4º lugar à geral e o mais importante, terminar em primeiro do Agrupamento T2.”

Com este excelente resultado, Ricardo Porém considera que o balanço “é de todo excelente, pois conseguimos o máximo de pontos para o nosso campeonato, passámos para a liderança do mesmo e ainda somámos mais alguns pontos para o CPTT.”, referiu, muito feliz, Ricardo Porém, que é agora o líder do Campeonato, assumindo ainda que “com esta vitória os objectivos passam a ser outros, pois se no início do campeonato queríamos terminar nos 5 primeiros, penso que agora terminar entre os 3 primeiros está ao nosso alcance.”

Manuel Porém estava também muito feliz: “Foi uma prova muito dura de puro todo-terreno. O resultado alcançado ultrapassou as nossas expectativas e conseguimos assim subir à liderança no campeonato de T2, o que é muito bom, quando realizámos apenas duas provas. Para Beja vamos tentar não perder muitos pontos pois é uma prova rápida, onde o nosso carro estará em desvantagem.”

No final, o piloto Ricardo Porém falou ainda da próxima prova: “A nossa próxima corrida será em Beja, onde nos iremos esforçar para defender a nossa posição no campeonato, apesar desta prova ser-nos totalmente desconhecida.”

A próxima prova realiza-se no fim-de-semana de 8 e 9 de Maio com a Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos, organizada pelo Automóvel Clube do Algarve e Clube Beja TT, onde a dupla irá estar presente.


Classificação Final:

1º Lino Carapeta
2º Miguel Barbosa + 8min01s
3º Paulo Sousa + 33min05s
4º Ricardo Porém + 39min18s


Grupo T2:

1º Ricardo Porém
2º Edgar Condenso + 55min14s
3º Francisco Gil + 1h07min10s

domingo, 18 de abril de 2010

Prolama em destaque


* Edgar Condenso venceu T2 – 3º geral
* Paulo Sousa Venceu T8 – 4º geral
* Rui Sousa Dominou corrida até 40 km do final


A Equipa Prolama Competição marcou definitivamente a edição 2010 do Ervideira Rali TT, escrevendo uma página importante no seu palmarés recente.

Desde o prólogo que a presença da Equipa de Vila Nova da Rainha se fazia notar, mas durante os 300 quilómetros cronometrados da prova esse desiderato foi ainda aumentado.

Rui Sousa / Carlos Silva levaram a ISUZU D-Max Proto desde os primeiros quilómetros à liderança da corrida, vencendo o 1º sector selectivo, elevando bem alto as cores da ISUZU e da ELF. Contudo uma arreliadora avaria no turbo-compressor, viria a ditar o abandono da dupla a pouco mais de 40 quilómetros do final, levando o piloto a declarar: “…. não foi o final que desejávamos, mas cumprimos na integra tudo o que tínhamos assumido. Lideramos a prova, até perto do final, e o lutamos contra as enormes dificuldades do piso. Colocamos os nossos adversários em sentido, e este desempenho vem trazer a motivação que faltava para continuar a trabalhar neste projecto…” contra um parque automóvel do melhor que existe no TT mundial, a D-Max Proto desenvolvida pela Prolama dá assim boas indicações de competitividade.

Resultado espectacular registou a dupla da Consilcar, com Edgar Condenso e Nuno Silva a levar a sua D-Max T2 até uma brilhante vitória no agrupamento T2, e ainda mais notável uma presença no pódio absoluto; “…estou naturalmente muito contente, com este resultado. Não foi uma vitória fácil, pelo estado de degradação que os pisos apresentaram, e também por alguns problemas que nos afectaram nas zonas com mais água, mas juntar à vitória no T2 ao 3º lugar da geral é um prémio fabuloso para toda a equipa…” concluiu Edgar Condenso no final.

No agrupamento T8, o resultado final de Paulo Sousa e José Marques, não é menos brilhante. O piloto de Alcanena venceu o Grupo T8, reforçou a liderança no campeonato e voltou a repetir o 4º lugar da geral que já tinha obtido em Macedo cavaleiros. No final Sousa estava naturalmente feliz com este resultado, “… é muito gratificante terminar esta prova tão dura nesta posição. O trabalho que realizamos foi muito bom, e a ajuda do Zé Marques foi preciosa para manter o estado de alerta necessário para não cometer erros nas muitas armadilhas desta prova. Quero dedicar este resultado ao grande impulsionador desta corrida, o Sr. Duarte da Ervideira, que foi o grande motor deste evento…”

Afonso Batista aos comandos da Isuzu Rodeo, realizou uma prova de grande nível e determinação, acabando por ficar atascado num lamaçal, 1 km do final da prova, quando seguia na 3ª posição do Agrupamento T2 e comandava destacado a Taça dos Veteranos. Um final inglório para o desportivismo do piloto da Multipessoal.

O campeonato de Portugal de Todo o Terreno, prossegue no próximo mês com o Rali TT Montes Alentejanos em Beja.

Vitória Histórica


* Lino Carapeta e Rui António venceram num mar de lama
* Excelente prestação do Bowler preparado pela Paredecar


Melhor era impossível! Lino Carapeta e Rui António venceram pela primeira vez uma prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Esta foi também a primeira vitória à geral numa prova pontuável para o campeonato nacional de um Bowler QT Wildcat, um carro que se mostrou ideal para lutar contra as condições atmosféricas adversas e um piso impróprio para consumo.

“Não foi uma vitória minha, mas sim do TT nacional”
afirmou, bastante feliz, Lino Carapeta ao festejar a primeira vitória da sua carreira. Há alguns anos que o Team Tanqueluz/Paredecar perseguia um resultado deste tipo.

“Foi uma corrida fantástica e uma vitória verdadeiramente espectacular. Diverti-me imenso, numa prova onde tudo correu bem, excepção feita a um furo e um pára-brisas partido durante o primeiro sector. À partida ninguém diria que poderíamos vencer, tendo em conta a grande quantidade de carros e pilotos favoritos que participaram. Sempre acreditei que um dia isto poderia ser possível”
, afirmou o piloto.

Lino Carapeta e Rui António já tinham dado sinais da competitividade do conjunto, quando alcançaram o 4º lugar no prólogo e quando chegaram a passar pela liderança da prova nos primeiros vinte quilómetros do sector inaugural.

“Espero que isto possa fazer pensar quem decide. Ou querem fazer um campeonato para três ou quatro carros, ou preferem fazê-lo para trinta ou quarenta. Apesar de tudo, as coisas já estão bastante melhores este ano, pois o regulamento é visivelmente melhor que nos anos anteriores, ao tentar nivelar as coisas”, declarou Lino Carapeta, numa altura legítima para festejar uma vitória histórica.

A grande competitividade do conjunto vencedor do Ervideira Rali TT, não teve a ver exclusivamente com a excelente postura e agressividade do piloto durante toda a prova. O navegador Rui António e toda a equipa técnica da Paredecar contribuíram muito para este grande êxito.

No final da prova Rui António não conseguia conter algumas emoções.

“Tudo isto tem um significado muito especial para mim. Ninguém pode imaginar a importância desta vitória. Se não fizer mais nenhuma corrida, esta já me chega. A vitória alcançada não chegou sequer ao patamar dos sonhos foi muito melhor que isso”
, declarou, visivelmente emocionado, Rui António.

O sucesso alcançado em Reguengos de Monsaraz tem também muito a ver com o desenvolvimento do carro vencedor. Se o líder do Team Tanqueluz tem muito a ver com as evoluções do Bowler QT, também os técnicos da Paredecar merecem esta vitória.

“Tem de facto um sabor muito especial”, afirmou visivelmente feliz Filipe Correia, acrescentando, “O Lino é um homem que gosta de acompanhar e contribuir para todos os desenvolvimentos do carro. O seu grande interesse por tudo o que se faz também passa por ser a chave do êxito. Para além disso, gostava de sublinhar a grande importância do Rui António, um navegador extraordinário, que tem incentivado muito o seu piloto e ajudado a desenvolver tudo o que se faz na equipa. O carro tem sido ao longo dos anos um verdadeiro laboratório. Estamos muito felizes por esta maravilhosa vitória”, afirmou Filipe Correia, responsável pela Paredecar, onde se destaca também o trabalho dedicado de Tó Zé e de toda uma equipa bastante coesa.

Depois do êxito alcançado nas 24 Horas de Fronteira de 2008 com a vitória de um Bowler preparado pela Paredecar, a vitória absoluta de Lino Carapeta e Rui António no Ervideira Rali TT, tem de facto um sabor muito especial, para além de se um triunfo histórico, que ficará gravado nos registos do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Rui Lopes estreia-se a vencer


* O Team Solar do Bitoque conquista a sua primeira vitória
* João Pais foi segundo e confirma liderança
* Dificuldades extremas encontradas pelos concorrentes


A dupla Rui Lopes / Luís Ferreira, equipa que representa o Team Solar do Bitoque e é apoiada pela Fino Comércio de Automóveis, foi a grande vencedora do Ervideira Rali TT, segunda jornada do Desafio ELF / Mazda 2010. A prova ficou marcada pelas duríssimas condições atmosféricas que muito maltrataram as pistas escolhidas pela organização, exigindo um grande esforço de pilotos e máquinas, o que levou a que menos de duas dezenas, dos 55 pilotos que começaram a prova, a tenham terminado.

O sucesso da equipa vencedora assentou na excelente regularidade com que soube pautar a sua corrida, o que lhe permitiu chegar a um ambicionado triunfo, o primeiro no palmarés de Rui Lopes:

“Terminámos o primeiro sector selectivo no comando da corrida, o que foi para nós uma grande alegria e partimos para a segunda passagem pelos 150 quilómetros, acima de tudo com a preocupação de não cometer erros, de modo a conseguir chegar ao fim. Sabíamos que se completassemos essa segunda passagem, ficariamos decerto bem classificados, tão difícil que estava a prova. Conseguimos chegar, o que para nós já foi uma vitória. Saber que tinhamos sido os mais rápidos, claro que foi magnífico”, salientou à chegada o piloto e responsável do Team Solar do Bitoque

Se no prólogo coube à dupla João Pais / João Rato, na Mazda BT 50, apoiada pela Auto Sueco Coimbra, averbar o melhor tempo, os diversos problemas que impediram a equipa de manter o ritmo a que já habituou quem acompanha as competições de todo o terreno, fazem com que o facto de ter terminado seja já por si uma vitória. Com este resultado João Pais confirma a liderança no Desafio ELF / Mazda 2010, com oito pontos de vantagem sobre o vencedor desta segunda prova.

Para o vencedor do Desafio ELF / Mazda 2009 “esta foi uma corrida de grande sacrifício. Tivémos ao longo de toda a corrida um problema que nos impedia de ter disponível a potência normal da nossa Mazda, pelo que atascámos por diversas vezes. Sofremos muito mas chegámos ao fim” salienta João Pais

Pelo caminho ficou Bruno Oliveira, do Mazda Açores TT Team, equipa apoiada pela concessão RPF 2, que foi o primeiro lider da corrida e que estava a ter um excelente desempenho, ocupando o 7º posto da classificação geral absoluta, quando foi vítima de uma saída de estrada que danificou a sua máquina, a ponto de não poder prosseguir.

Não lograram também terminar o Ervideira Rali TT, prova organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, as duplas apoiadas pela Xanauto, Carlos Aires / Francisco Bernardino e Paulo Pinto / Ricardo Cortiçadas (Xanauto).

Para Miguel Costa, da Mazda Motor de Portugal, “é de louvar o enorme esforço e empenho de todos os pilotos do Desafio ELF / Mazda, que tiveram pela frente condições que são pouco habituais nas competições de todo o terreno. Por outro lado não posso deixar de salientar o empenho da Adega Ervideira e da organização para que esta corrida tivesse forte presença de público e muita animação. A chuva não ajudou, mas mesmo assim as pessoas corresponderam e esta jornada foi uma grande festa de todo o terreno”.

Esta segunda jornada do único Troféu monomarca de Todo o Terreno existente na presente temporada, acompanhou a terceira etapa do Campeonato de Portugal sendo que a próxima jornada, o Rali Estoril / Portimão / Marraquexe, corresponde à etapa portuguesa da Taça do Mundo da modalidade.

Classificação do Desafio ELF / Mazda 2010 após as duas primeiras provas:

1º João Pais 18 pontos
2º Rui Lopes 10 pontos
3º Bruno Oliveira 8 pontos
4º Henrique Silva 6 pontos
5º Paulo Pinto 5 pontos

Bernardo Moniz da Maia no “top ten” do Ervideira Rally TT


Yser Racing Team soma mais dois pontos no campeonato Ervideira Rali TT

Esta terá sido, certamente, das jornadas mais difíceis que a Yser Racing Team teve de enfrentar nas últimas temporadas. O temporal que hoje voltou a assolar a região de Reguengos de Monsaraz complicou ainda mais as condições da prova e a verdade é que mais de metade das equipas que alinharam à partida não conseguiram cortar a meta. Pois foi com grandes dificuldades que a dupla Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor conseguiu trazer o BMW X3 CC de volta a Herdadinha, premio para uma exibição esforçada.

Na primeira das suas passagens pelo troço de 150 quilómetros, a dupla da Yser Racing Team
conseguiu ascender da 26ª até à sétima posição à geral, lugar que abria excelentes perspectivas. “Foi uma manhã agitada”, referiu Bernardo Moniz da Maia que se queixou, ainda assim, de ter andado “durante muito tempo a um ritmo bastante lento pelo facto de o pára-brisas se embaciar com enorme facilidade. Isto complicou-nos muito a vida, mas o sétimo lugar até nem foi mau de todo, face aos condicionalismos existentes.”

Pior correram, porém, as coisas na parte da tarde. Dois “atolanços”, que custaram à equipa cerca de 40 minutos, deitaram por terra o ritmo de recuperação que vinha sendo imposto. “Foi uma tarde muitíssimo complicada. Ficámos com o carro totalmente enterrado na lama por duas vezes, ao que se juntou a pouca colaboração do limpa pára-brisas. Chegar ao final foi, sem dúvida alguma, uma tarefa que nos chegou a parecer impossível de cumprir. Todavia conseguimos e o sétimo lugar no campeonato e, assim, mais dois pontos, o que acaba por ser uma espécie de prémio de consolação...”, esclareceu o piloto.

Quando à dupla Filipe Campos/Jaime Baptista voltaram a ter um dia pouco feliz, com a repetição dos problemas que já haviam afectado o seu carro na Super Especial. A desistência da prova foi inevitável e aconteceu logo no arranque do Sector Selectivo. “Para nós foi uma prova que não queremos recordar, mas, pelo menos, o Bernardo e a Joana conseguiram somar mais dois pontos no campeonato. Que venha a próxima prova!”

Campeonato de Portugal de TT (após três provas)
1º Filipe Campos, 20 pontos
2º Miguel Barbosa, 14
3º José Dinis Lucas, 13
4º Bernardo Moniz da Maia, 11
5º Lino Carapeta, 10

Nuno Matos abandona a 15 km do fim quando era 2º da classificação geral


- Final inglório para o piloto de Portalegre numa prova em que esteve muito perto de fazer história
- Desistência fica a dever-se à quebra dos pernos da roda traseira esquerda da Isuzu -Max
- Campeão Nacional de T2 liderava destacado a categoria e secundava Miguel Barbosa


De regresso às competições nacionais após o duplo terceiro lugar brilhantemente conquistado nas bajas da Rússia e de Itália, Nuno Matos e Filipe Serra ficaram hoje a escassos 15 quilómetros de fazerem história no regresso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Com efeito, a dupla do Cetelem | Fedima | Team parecia ter tudo a seu favor para juntar ao triunfo na categoria T2 um estupendo segundo lugar da geral ou, quem sabe até mesmo, a vitória final neste Ervideira Rali TT... Porém, o sonho viria a desmoronar-se a escassos 15 km da meta, quando se partiram os pernos da roda esquerda traseira da Isuzu D-Max, impossibilitando a equipa de prosseguir em prova. À altura, o Campeão Nacional de T2 seguia com mais de 2m02s de vantagem relativamente a Lino Carapeta, o vencedor final deste surpreendente rali…

É o que se costuma dizer “ter o pássaro na mão e deixá-lo fugir”… Indiferente às adversas condições em que a prova alentejana se disputou, com a chuva a deixar o terreno bastante lamacento e traiçoeiro, Nuno Matos cedo se assumiu como uma das figuras do Ervideira Rali TT, primeiro ao dominar a categoria T2, e depois ao conseguir imiscuir-se na luta pelos lugares cimeiros da geral, habitualmente só ao alcance das mais rápidas equipas do Agrupamento T1.

Fechando o primeiro dia em sétimo lugar da geral absoluta, e com a vice-liderança ao nível dos T2, o portalegrense, como sempre acompanhado por Filipe Serra, entrou decidido a recuperar o comando da categoria logo no sector inaugural de hoje, num total de 150 km cronometrados. E se bem o pensou, melhor o fez, deixando logo aí o seu mais directo perseguidor a mais de 4m de diferença, logrando ainda subir uma posição em termos de geral (6º), imediatamente atrás do Mitsubishi do francês Nicolas Misslin.

Mas as muitas incidências da corrida produziriam ainda mais alterações no topo da classificação geral durante o segundo e decisivo sector, especialmente no último terço do percurso. Embora já algo limitada pelo facto do motor da Isuzu D-Max não ultrapassar as 3.000 rpm – “tivemos que parar cinco vezes no percurso porque o carro entrava em modo de segurança!” – a verdade é que a dupla do Cetelem | Fedima | Team colocava-se surpreendentemente na vice-liderança do rali a pouco mais de 25 km do final.

O pior, contudo, estava ainda para acontecer: “A sensivelmente 15 km da chegada, e sem que nada o fizesse prever, os pernos da roda traseira esquerda pura e simplesmente partiram”, explica, desolado, o piloto.

“É um sentimento difícil de explicar, sobretudo quando faltava tão pouco… Estivemos realmente muito perto de alcançar um resultado histórico, mas a exemplo do que aconteceu a outras equipas, também nós acabámos por ser vítimas do azar. De qualquer forma, e mesmo tratando-se de uma desistência que tão cedo não esquecerei, acho que só podemos sair daqui de consciência tranquila e orgulhosos com tudo aquilo que fizemos. Num rali duríssimo, a lembrar as bajas de Portalegre de há 20 anos, conseguimos estar sempre entre os mais rápidos, aproveitando as condições do terreno para de alguma forma minimizar as diferenças de potência para carros bem mais performantes”, enfatizou.

Mantendo inalterado o objectivo de lutar este ano pelo título da Taça Internacional FIA de Bajas, competição que lidera isolado ao nível da categoria T2, Nuno Matos espera vingar este desaire já no próximo Rali TT Vodafone Estoril-Marrakesch, na estrada entre os dias 5 a 13 de Junho.

Falha mecânica evita vitória clara


Com uma prova isenta de erros, Miguel Barbosa e Miguel Ramalho conquistaram o comando do Ervideira Rali TT até 50kms do final quando viram o turbo do Mitsubishi partir obrigando a ir até ao final da prova a uma velocidade muito reduzida de forma a evitar a desistência.

Depois de na primeira passagem pela sector selectivo terem recuperado a desvantagem da super especial de ontem e discutir a liderança com o piloto da Prolama Competições, foi já na segunda passagem que solidificaram a conquista do primeiro lugar, dilatando a vantagem para o segundo classificado que chegou a ser de 9 minutos. No entanto, o Mitsubishi Lancer acabou por partir o turbo, obrigando o piloto de Lisboa a rodar a 50 km/h até ao final, não sem antes ver-se também sem direcção assistida e sobreaquecimento do motor que quase impossibilitavam a continuação em prova.

Tendo conseguido terminar a prova, fica a satisfação de ainda ter conseguido conquistar o 2º lugar e de assim relançar a luta pelo título com Filipe Campos que se viu forçado a abandonar também devido a avaria logo no inicio da prova.

Depois de uma super especial muito difícil e de ter gerido bastante bem a prova, Miguel Barbosa apresentava um rosto de desilusão com “a vitória ali tão perto e numa altura que estávamos só a controlar até ao final”. O problema no turbo acabou por obrigar a que “andássemos muito devagar para tentar chegar ao final e sinceramente não consigo descrever bem o que sinto, depois de uma prova que acabou por ser disputada em condições difíceis e que merecíamos a vitória certamente.Apesar da desilusão do resultado, agora “é levantar a cabeça e preparar a próxima prova pois demonstramos novamente que temos o andamento e que vamos vencer a próxima prova”.

Esta prova contava ainda com a presença do russo Novistkiy em BMW X3 cc, recente vencedor do Abu Dhabi Chalenge que acabou por terminar na 6ª posição e do “patrão” da JMB Stradale também em Mitsubishi Lancer que também desistiu por avaria.

Classificação final:

1º Lino Carapeta / Rui António 05:21:32
2º Miguel Barbosa / Miguel Ramalho +02:01
3º Edgar Condenso / Nuno Silva + 18:32

Acidente força Bruno Oliveira a abandonar


Piloto açoreano liderava destacado

Uma saída de estrada, seguida de um choque frontal contra uma árvore, obrigou o piloto açoreano Bruno Oliveira a desistir quando ocupava a liderança do Desafio ELF/ Mazda 2010 na prova alentejana Ervideira Rali TT, competição que esta tarde se disputou nos arredores da cidade alentejana de Reguengos de Monsaraz.

Acompanhado de Bruno Fernandes e aos comandos da Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team o piloto seguia ainda num magnífico sétimo lugar absoluto, numa prova com um plantel receheado de boas equipas e diversos pilotos e equipas internacionais.

“Apesar das dificuldades inerentes ao facto de a pista estar muito escorregadia e com diversas zonas bastante degradadas, a corrida estava a correr muito bem. Tinhamos a nossa BT 50 muito bem afinada e estavamos a conseguir andar bastante bem”, salientou Bruno Oliveira que acrescentou: “Quando chegámos a uma lomba que não tinha indicação nenhuma de perigo, demos de frente com um sobreiro e não o conseguimos evitar. A pancada foi forte e danificou o radiador e o intercooler, pelo que não dava para tentar continuar. É pena porque estávamos folgados no comando do Desafio ELF /Mazda e agora vamos ter de esperar pela próxima prova, para tentar regressar às vitórias”.

A próxima jornada do Desafio ELF / Mazda 2010 começa a 5 de Junho dia em que arranca o Rali Estoril/Portimão/Marraquexe, a jornada portuguesa da Taça do Mundo e que este ano inclui cinco etapas em Marrocos.

Vitória surpreendente de Lino Carapeta


Terminou à pouco a edição de 2010 do Ervideira Rali TT, uma prova que foi marcada pelas más condições climatéricas, que deixaram o piso muito degradado e escorregadio, provocando inúmeras desistências.

No final do primeiro sector selectivo era Rui Sousa, na Isuzu Proto, quem liderava a prova, na frente de Miguel Barbosa, com cerca de 27 segundos de vantagem. Leonid Novitsky era nesta altura o 3º classificado na frente de Nicolas Misslin e de Américo Santos, que liderava o agrupamento T8. Nuno Matos era líder entre os T2, na sexta posição da Geral, na frente do piloto apoiado pelo MaisTT, Ricardo Porém, que ocupava um brilhante 8º lugar da classificação geral.

O mau piso não deu tréguas aos pilotos e durante a segunda passagem pelo Sector Selectivo a chuva regressou, o que veio a complicar ainda mais a vida aos pilotos. Assim, até ao momento terminaram apenas 14 concorrentes e contabilizam-se mais de 30 desistências.

No 2º SS a luta pela vitória estava em aberto, mas cedo Miguel Barbosa tentou ganhar vantagem face a Rui Sousa e no primeiro controle o piloto do Racing Lancer tinha já uma vantagem de quase um 1 minuto. Tudo inidicava que Barbosa fosse vencer a corrida, com a desistência de Rui Sousa, contudo um problema no turbo do Mitsubishi atrasou o piloto e Lino Carapeta, num ritmo fortíssimo, aproveitou da melhor forma e venceu assim a corrida, com o seu Bowler. Carapeta tinha mostrado um andamento rapidíssimo desde o Prólogo, ao ser 4º.

Miguel Barbosa teve de se contentar assim com a 2ª posição, mas relançou as contas do campeonato, devido à desistência de Filipe Campos na fase inicial deste Ervideira Rali TT.

Na terceira posição terminou Edgar Condenso, que obteve assim um excelente resultado à geral e ainda a vitória no Agrupamento T2. Jorge Simões terminou logo a seguir, na 4ª posição, contudo uma penalização de duas horas "atirou-o" para a última posição, perdendo também o 2º lugar entre os T2.

Paulo Sousa, realizou mais uma excelente prova e venceu pela primeira vez este ano o agrupamento T8 e somou ainda um 4º lugar à geral, reforçando a sua liderança no campeonato T8.

5ª posição para o o Russo da X-Raid, Leonid Novitsky e na 6ª posição terminou Ricardo Porém, que no 2º sector bateu numa pedra, partindo uma mola de suspensão e teve ainda um furo, perdendo muito tempo, que lhe custou a vitória entre o T2. O jovem piloto realizou ainda assim mais uma excelente prova, terminando na segundo posição do T2, beneficiando da penalização atribuída a Jorge Simões. Manuel Rosa terminou em 7º, com o seu Bowler e Luís Ferreira foi o 2º T8 em 8º da geral.

Classificações

Fotografia: Luís Marques | MaisTT

sábado, 17 de abril de 2010

Ricardo Porém com excelente resultado no Prólogo


·Ricardo e Manuel Porém entraram no Ervideira Rali TT 2010 com o “pé direito”, ao realizarem um excelente 10º lugar da geral (4º T2) no difícil Prólogo na Herdade da Vendinha.

Ricardo e Manuel Porém iniciaram a sua participação no Ervideira Rali TT da melhor maneira, num prólogo que se revelou muito difícil, devido às más condições climatéricas que se fizeram sentir não só no dia de hoje, mas também nos dias anteriores à corrida, que deixaram o piso em muito mau estado e muito escorregadio, fruto da chuva que caiu nesta zona. A dupla apoiada pelo MaisTT rubricou o 4º melhor tempo entre os T2, na primeira super especial, que acabou por ser a única, devido à anulação da segunda passagem. Assim os pilotos percorreram apenas 5 km’s cronometrados, que ditam a ordem de partida para amanhã.

O piloto evidenciou um bom andamento, aproveitando o facto de ter menos potência na sua Nissan Navara, face aos T1, para realizar o prólogo com um ritmo rápido, que lhe permitiu “intrometer-se” no Top 10 da classificação geral.

No final do dia o piloto leiriense ficou com a quarta posição entre os T2, a cerca de 25 segundos do primeiro classificado e alcançou ainda um excelente 10º lugar na geral. Após a Super Especial Ricardo Porém mostrava-se obviamente satisfeito e revelou que “a Super Especial encontrava-se em condições de aderência praticamente nulas, o que nos provocou bastantes dificuldades em conseguirmos manter o carro em pista. Estou satisfeito com o resultado obtido, mas o principal objectivo continua a ser o de terminar a prova e continuar a aprender, não esquecendo contudo o nosso campeonato, que é o agrupamento T2.”

Com o bom resultado de hoje o piloto mostra-se bastante confiante para o dia de amanhã “onde vamos impor um ritmo forte, mas que nos dê confiança face às adversidades do terreno. Esperamos obter um bom resultado.”

Amanhã os pilotos percorrerão uma dupla passagem por um Sector Selectivo com cerca de 150kms, com início marcado para as 08H00.


Classificação Após Super Especial:


1º Nicolas Misslin
2º Américo Santos + 4,90s
3º Edgar Condenso + 10,07s
...
10º Ricardo Porém + 35,25s

T2:

1º Edgar Condenso
2º Nuno Matos + 15,45s
3º Américo Antunes + 23,97s
4º Ricardo Porém + 25,18s

Edgar Condenso 3º da Geral


* Líder do Agrupamento T2

Edgar Condenso/Nuno Silva, aos comandos da Isuzu D-Max, iniciaram de forma surpreendente a edição 2010 do Ervideira Rali TT em Reguengos de Monsaraz, marcado pela chuva e por um autêntico mar de lama.

Rui Sousa iniciou este primeiro sector com confiança, mas um corte de segurança no sistema electrónico da D-Max Proto, viria a imobilizar a viatura por duas vezes, penalizando o desempenho do piloto da Prolama/elf.

Assim, a dupla da Consilcar terminou os 5 km do prólogo da 3ª prova do Nacional Todo-o-Terreno num brilhante 3º lugar da geral, vencendo com uma margem de mais de 16 segundos o Agrupamento T2, declarando no final: “…atacamos forte desde o primeiro metro. Sabia que com este estado de piso, muito escorregadio, a D-Max seria verdadeiramente competitiva, e o andamento mais equilibrado. O resultado é excelente, e amanhã vamos continuar com um andamento forte. Queremos vencer esta corrida e para tal não podemos facilitar…” concluiu Edgar Condenso verdadeiramente entusiasmado.

Por outro lado, Rui Sousa mostrava resignação pelo resultado menos positivo, (21º) mas continua a alimentar a ambição de chegar a um lugar no pódio, “…não era este o resultado que esperava neste prólogo, mas as corridas são assim e agora resta atacar a fundo amanhã. Vamos partir com uma estratégia arriscada e jogar trunfos que podem ajudar a recuperar posições. Vamos enfrentar uma corrida dura, mas vamos lutar até ao limite das nossas capacidades, para entrar na frente da corrida…”

Entre os concorrentes do Agrupamento T2, um destaque ainda para a prestação de Afonso Batista, que colocou a Isuzu Rodeo no 9º posto, posicionando-se num lugar que irá permitir subir ainda algumas posições.

No Grupo T8; Paulo Sousa acompanhado de José Marques estabeleceu o 5º melhor registo, posição ideal para gerir os mais de 300 quilómetros cronometrados que serão disputados amanhã, na região ribeirinha da Barragem do Alqueva. “…o piso estava muito difícil e não arrisquei nada. Amanhã temos muitos quilómetros para cumprir. O carro está bom e estou a adaptar-me ao meu novo navegador, por isso acho que estou num bom lugar para somar pontos para o campeonato…” concluiu.

João Belo, terminou o prólogo com algumas dificuldades mecânicas, e aguarda que o trabalho da equipa técnica da Prolama seja concluído de forma a poder alinhar na corrida, que sai de Reguengos de Monsaraz amanhã domingo, pelas 07 horas da manhã.

Chuva, pistas enlameadas e muitas dificuldades esperam os cerca de 50 participantes deste Ervideira Rali TT, que a Sociedade Artística Reguenguense organiza todos os anos nesta simpática região alentejana.

Bruno Oliveira foi 2º no prólogo


Travões bloquearam numa pista transformada em lamaçal

O piloto açoreano Bruno Oliveira averbou esta tarde a segunda posição no prólogo disputado nos arredores da cidade alentejana de Reguengos de Monsaraz onde hoje se iniciou a segunda jornada do Desafio ELF/ Mazda 2010. Aos comandos da Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team e acompanhado de Bruno Fernandes, teve todavia um arranque conturbado no Ervideira Rali TT mas mantém uma forte ambição de alcançar o triunfo na corrida.

“Apesar da pista se apresentar completamente enlameada, entrámos bem mas a certa altura senti que qualquer coisa prendia o carro e tive de fazer o resto do percurso em 1ª velocidade e com a temperatura a subir na parte final”, salientou Bruno Oliveira que acrescentou: “Quando chegámos à assistência percebemos que os travões traseiros, que tinham sido colocados novos, colaram com a lama e foi isso que nos impediu de fazer um tempo bem melhor que creio nos poderia ter dado a vitória e um lugar no Top 10 da classificação geral. Mesmo assim não estou muito preocupado porque temos 300 quilómetros pela frente e as diferenças são mínimas”.

O Ervideira Rali T prossegue amanhã com uma dupla passagem por um sector selectivo de 150 quilómetros.

Fotografia do Prólogo do Ervideira Rali TT 2010 - Luís Marques




Aqui ficam as fotografias tiradas por Luís Marques no dia de Hoje do Ervideira Rali TT 2010. Clique Aqui.

Yser Racing Team aposta tudo na segunda etapa


Chuva, lama e muito público marcam arranque do Ervideira Rali TT

Teve lugar ao início da tarde de hoje a primeira das duas etapas que fazem parte da edição de 2010 do Ervideira Rally TT, terceira prova pontuável para o Campeonato de Portugal de TT. Foi sob o olhar dos vários milhares de espectadores que se deslocaram à Herdadinha (Vendinha) que a organização fez disputar a Super Especial que acabaria, por contar apenas com uma passagem, quando o regulamento contemplava que o percurso fosse cumprido por duas vezes. A verdade é que a muita chuva que se fez sentir nos últimos dias nesta região de Évora e Reguengos de Monsaraz deixou os pisos de terra da Herdade propriedade da Adega Ervideira muito mal tratados e a verdade é que em algumas zonas até a primeira passagem parecia uma tarefa hercúlea.

Para a Yser Racing Team este foi um dia claramente aziago, com a equipa a ter de contentar-se para já com a 26ª posição da dupla Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor, que se viram claramente prejudicados pelos enormes lamaçais que o percurso ostentava. “Em certas zonas foi quase um milagre conseguirmos passar, tal a quantidade de lama e a profundidade do regos na pista. Foi uma especial muito complicada e o melhor mesmo é pensar já no dia de amanhã e esperar que a chuva abrande...” referiu no final Bernardo Moniz da Maia.

Filipe Campos viu-se forçado a parar a meio da especial devido a um problema electrónico que colocou o BMW em modo de segurança, limitando de forma clara a performance do piloto tri- campeão nacional. O tempo perdido no troço fez com que o piloto tivesse mesmo ultrapassado o tempo máximo previsto para cumprir a especial e, assim, como se não bastasse, Campos ainda viu somada ao seu tempo uma penalização.

Deste modo, e apesar do inquestionável “handicap” que sobre eles pesa, a verdade é que os dois pilotos estão motivados e dispostos a mostrar, uma vez mais, as suas capacidades, estando assim apostados em brilhar nos cerca de 300 quilómetros que estão reservados para amanhã, Domingo, dia em que se disputa a segunda e última etapa do Ervideira Rali TT.

Nuno Matos “ultrapassa” lamaçal alentejano num excelente 7º lugar absoluto (2º T2)


- Chuva e muita lama marcam o primeiro dia competitivo do Ervideira Rali TT
- Organização forçada a anular segunda passagem pela Super Especial
- Etapa de amanhã compreende um duplo sector de 150 km


Marcado pela intempérie, o primeiro dia competitivo do Ervideira Rali TT revelou-se, apesar de tudo, uma agradável surpresa para Nuno Matos e Filipe Serra. No regresso às competições nacionais, a dupla do Cetelem | Fedima | Team colocou-se já em posição privilegiada para discutir a vitória na categoria T2 e até um lugar de destaque na classificação geral absoluta. Mesmo com “redobradas cautelas”, o actual líder da Taça FIA de Bajas logrou ser o sétimo mais rápido na traiçoeira Super Especial de abertura – a segunda passagem acabou por ser anulada devido ao mau estado do terreno –, imediatamente atrás do russo Leonid Novitskiy (BMW X3) e à frente, por exemplo, do compatriota Miguel Barbosa (Mitsubishi Racing Lancer Turbo). Sem dúvida, um óptimo prenúncio para a decisiva etapa de amanhã, onde o grande objectivo é repetir a vitória de há um ano ao nível dos T2…

Depois das incaracterísticas pistas de neve e gelo da Baja Rússia e dos tortuosos caminhos de pedra da Baja Itália, hoje foi a vez de Nuno Matos experimentar os pisos traiçoeiros e lamacentos do Ervideira Rali TT…

Resultado da verdadeira intempérie que se abateu um pouco por todo o país, o arranque deste terceira prova do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno ficou indubitavelmente marcado pelas adversas condições do percurso, situação que obrigou mesmo a Organização a anular a segunda passagem pelos 5 km da Super Especial, desenhada nos terrenos da Herdade da Vendinha, junto a Reguengos de Monsaraz.

“Foi um início muito complicado mas, ao mesmo tempo, divertido”, começou por afirmar o Campeão Nacional em título do Agrupamento T2, antes de ironizar. “É a terceira prova que disputamos este ano e sempre em condições diferentes! Aqui, o segredo foi mesmo não exagerar e evitar a todo o custo ultrapassar os limites da estrada, o que nem sempre foi fácil. Além de um piso muito escorregadio, o traçado era bastante sinuoso, com curvas muito fechadas e traiçoeiras. Felizmente, tudo correu de feição e o resultado final superou as expectativas, garantindo-nos, além do mais, uma excelente posição na estrada para a etapa de amanhã”, sublinhou ainda o piloto de Portalegre.

Com 52 equipas à partida, 12 das quais inscritas na categoria T2, a edição de 2010 do Ervideira Rali TT assume-se já como a jornada mais participada do ano, destacando-se as presenças de alguns pilotos internacionais de nomeada, casos do francês Nicolas Misslin, piloto e patrão do JMB Stradale Off Road Team, ou do russo Leonid Novitskiy, recente vencedor do Abu Dhabi Challenge.

“É realmente uma óptima lista de presenças e acho que só teremos a ganhar se a prova for competitiva e bem disputada até final. O nosso grande objectivo este ano, já o disse, é lutar pelo título da Taça Internacional FIA de Bajas. Mas é claro que tudo farei para repetir a vitória conquistada aqui há um ano. Pelo menos, é com esse pensamento que arrancarei para a etapa de amanhã”
, conclui Nuno Matos, para já na vice-liderança da categoria T2.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – (Após Super Especial)



Nicolas Misslin/Pascal Maimon
Mitsubishi Racing Lancer
7m12,84s


Américo Santos/João Salgueiro
Nissan Navara
a 4,90s


Edgar Condenso/Nuno Silva
Isuzu D-Max 4X4
a 10,07s


Lino Carapeta/Rui António
Bowler Wildcat
a 14,27s


Jerome Degranges/Ahmed Benbecti
Bowler Wildcat
a 17,41s


Leonid Novitskiy/Andreas Schulz
BMW X3 CC
a 19,11s


Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 25,52s (2º T2)


Miguel Barbosa/Miguel Ramalho
Mitsubishi Racing Lancer
a 32,93s

João Pais foi o mais rápido no Ervideira Rali TT


* Percurso transformado num incrível lamaçal
* Bruno Oliveira (Mazda Açores TT Team) em 2º a sete segundos
* Paulo Pinto, Carlos Aires e Rui Lopes nas posições seguintes


Arrancou esta tarde mais uma edição do Ervideira Rali TT com a qual se iniciou a segunda jornada do Desafio ELF / Mazda 2010. Muito maltratado pelas intensas chuvas que persistem em cair, o prólogo realizado na Herdade da Vindinha, em Reguengos de Monsaraz, foi disputado em precárias condições, numa pista muito enlameada. Todas as equipas Mazda superaram com êxito as dificuldades que encontraram pela frente e coube à dupla João Pais / João Rato, na Mazda BT 50 apoiada pela Auto Sueco Coimbra averbar o melhor tempo

A segunda posição, com mais sete segundos, foi conquistada por Bruno Oliveira, do Mazda Açores TT Team, equipa apoiada pela concessão RPF 2 que, como habitualmente, apresenta o madeirense Bruno Fernandes, como navegador.

Esta segunda jornada do único Troféu monomarca de Todo o Terreno existente na presente temporada, acompanha a terceira etapa do Campeonato de Portugal e, apesar do mau tempo, o prólogo teve várias centenas de espectadores a presenciá-lo e contou com um programa muito animado.

Para o vencedor do Desafio ELF / Mazda 2009 “esta foi a primeira vez que encontrei um prólogo com tanta lama. Comecei mal e dei um toque, logo no início, mas depois consegui encontrar o ritmo e a atitude correcta e estou bastante satisfeito já que, para além da vitória no Desafio ELF / Mazda, consegui um bom resultado na classificação geral” salienta João Pais

O terceiro lugar do prólogo do Ervideira Rali TT, prova organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, pertenceu à dupla Carlos Aires / Francisco Bernardino (Xanauto), enquanto que nas posições imediatas se colocaram Paulo Pinto / Ricardo Cortiçadas (Xanauto) e Rui Lopes / Luís Ferreira, equipa que representa o Team Solar do Bitoque, apoiado pela Fino Comércio de Automóveis.

Esta noite o Desafio ELF /Mazda 2010 vai reunir a “família Mazda” num jantar que promete apresentar algumas surpresas. Para amanhã, o Ervideira Rali TT apresenta um sector selectivo de 150 quilómetros que os concorrentes terão de percorrer por duas vezes.

Classificação do prólogo:

1º João Pais / João Rato 8m03,32s
2º Bruno Oliveira / Bruno Fernandes 8m10,00s
3º Carlos Aires / Francisco Bernardino 8m35,84s
4º Paulo Pinto / Ricardo Cortiçadas 9m01,34s
5º Rui Lopes / Luís Ferreira 9m46,41s