segunda-feira, 31 de maio de 2010

Paulo Amaral com objectivo quase cumprido


Integrado na equipa que Cyril Despres criou com vista à edição 2010 do Rallye da Sardenha e lado a lado com outros seis pilotos mais ou menos experientes oriundos de diversas nacionalidades como a África do Sul, Canadá, Guatemala ou Austrália num verdadeiro cocktail multicultural gerido pela equipa do piloto francês residente em Andorra, o português Paulo Amaral continua a manter a sua posição no pelotão desta terceira ronda do Campeonato do Mundo de Rallye Raids aos comandos da sua KTM.

Após as sete etapas já realizadas o ‘gentleman rider’ português, ocupa a 43ª posição da geral fruto de uma gestão de prova que não tem sido isenta de contratempos “...especialmente ao nível da navegação, como aconteceu hoje, mas sem colocar em perigo a minha posição, que tem sido quase sempre esta desde o primeiro dia.”

O também piloto de velocidade aceitou o desafio proposto por Cyril Despres para poder participar numa prova do calendário mundial com todas as condições possíveis de angariar por parte de um piloto amador e até ao momento a experiência “...tem sido espectacular. O Cyril é um piloto fantástico, mas ao mesmo tempo um excelente professor e tanto ele como os restantes elementos da equipa, como é o caso do Ruben, tem dado todo o apoio possível a todos os sete que integramos este pequeno lote. Antes da prova tivemos mesmo algumas aulas de navegação e noções básicas para prepararmos o dia a dia de corrida, como a marcação do ‘road-book’ ou a preparação de tudo o que transportamos connosco. A experiência do Cyril é imensa em todos os aspectos e dia após dia vamos aprendendo. Uma experiência única, sem dúvida!”

Apaixonado pela competição em moto, Paulo Amaral participa também habitualmente em provas dos campeonatos nacionais de velocidade, este ano aos comandos de uma Aprilia RSV4, sendo igualmente ‘cliente’ da Baja de Portalegre ou dos passeios em Marrocos, por norma com os amigos.

“Mas aqui é diferente. Estou no mesmo pelotão dos melhores pilotos da especialidade e para uma apaixonado pelo TT como eu esta foi uma oportunidade única que não poderia desperdiçar assim que tomei conhecimento da mesma.”

Aos 41 anos de idade Paulo Amaral mostra que querer é poder e tem enfrentado o dia a dia de uma ronda do Mundial de Rallye Raids com o à vontade próprio de quem tem muita experiência aos comandos de uma moto TT, faltando-lhe apenas duas especiais para cumprir a totalidade da prova.

Paulo Amaral conta com os apoios da Caismotor, Rosa Mecânica, M-Trux e Activate Brand Action.

No dia mais longo, Sorte continua longe de Faria


No dia em que o Rallye da Sardenha realizou a sua especial mais extensa de todo o programa de prova, com pouco mais de duas centenas de quilómetros, Ruben Faria continuou a ser perseguido pelo infortúnio.

Após os problemas com a suspensão no dia de ontem que originaram mesmo uma ‘saída em falso’ ravina abaixo para o piloto de Olhão, hoje foi o combustível que faltou ao piloto português. “Parece incrivel mas é verdade. Nem queria acreditar! Fiquei sem gasolina e como consequência voltei a perder tempo. Hoje realizou-se a maior especial da prova e apostei em conseguir recuperar algum do atraso, talvez mesmo aproximar-me um pouco mais do lote dos dez primeiros. Sabia que sería complicado, mas a especial era a meu jeito. Arranquei bem, com um ritmo mais do que suficiente para levar a bom termo o meu objectivo, mas depois…a moto parou sem gasolina. Nem queria acreditar. Excepção feita ao prólogo todos os dias algo me acontece.” Palavras de um desiludido Ruben Faria na chegada a Gavoi, localidade que recebe a prova antes do regresso agendado para amanhã ao ponto de partida desta terceira ronda do Campeonato do Mundo de Rallye Raids que se realiza na bonita ilha do Mediterrâneo.

Ruben Faria foi hoje 13º classificado na especial ganha por Marc Coma, que continua a liderar a classificação geral. Em termos de posição global e após as sete especiais já realizadas, Ruben Faria ocupa a 16ª posição antes das duas derradeiras especiais da prova que vão levar a caravana de novo ao ponto de partida original em San Teodoro.

“Amanhã temos mais duas especiais curtas onde espero poder de alguma forma fazer esquecer esta semana negativa. Mas até tenho receio de pensar em resultados porque tudo pode acontecer. E aqui na Sardenha tem sido sempre de forma diária qualquer coisa a atrasar-me. Mas fisicamente estou bem e pronto para atacar neste derradeiro dia.”

O colega de equipa de Ruben Faria, o francês Cyril Despres, também não tem tido uma prova isenta de problemas técnicos, como a avaria no sistema ICO que hoje lhe retirou alguma velocidade e capacidade de gestão da prova. Despres está na quarta posição da classificação geral com menos de três minutos de atraso para o segundo classificado mas já a quase quinze minutos do comandante, o espanhol Marc Coma.

Amanhã termina este Rallye da Sardenha, com ligação a San Teodoro.

Hélder Rodrigues volta a ser 2º na etapa e sobe ao 5º lugar da geral


A quarta etapa do Rali da Sardenha voltou a mostrar o grande andamento do piloto português que conseguiu obter novo 2ª lugar da geral e mantendo-se muito próximo da liderança da prova numa altura em que falta apenas a etapa de amanhã para terminar a prova.

Mantendo-se as dificuldades em acompanhar devidamente a prova em directo, tendo apenas disponível os tempos do dia anterior, resta-nos o depoimento do próprio Hélder Rodrigues que no final do dia de hoje garante “estar muito bem fisicamente e ansioso pelo dia de amanhã onde tudo se irá decidir”. Tendo desde o inicio da mesma conseguido sempre bons resultados quando não é um dos primeiros pilotos a ir para os troços, o piloto apoiado pela Red Bull, TMN e Yamaha reconhece que “foi um erro ter terminado o prologo em 2º que me obrigou a ser um dos primeiros a sair e para quem tem menos experiência neste tipo de navegação, origina que, por vezes, fiquemos perdidos.”

Amanhã a etapa Gavoi/San Teodoro (especial com 116km) marcará o final do Rali.

Miguel Barbosa quer manter liderança do campeonato


Terminar as três etapas portuguesas do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech à frente do pelotão de pilotos nacionais é o objectivo principal da dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho para a primeira edição daquela prova, sucessora consideravelmente melhorada do Transibérico, que se disputa entre os dias 5 e 13 de Junho.

Embora sublinhe ser essa a sua grande preocupação inicial, a equipa do BP ULTIMATE VODAFONE TEAM não irá, naturalmente, encarar com menos seriedade todo o resto da prova, a quinta pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) e que é organizada pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP). «Sendo certo que importantes serão as etapas portuguesas, não é menos verdade que todo o resto do rally será fundamental para ganhar ainda mais experiência», confessou Miguel Barbosa, aludindo não só às provas que falta disputar do CPTT mas também, já, à participação na próxima edição do Dakar.

Sendo uma prova nova, com o aliciante de ter um percurso não apenas variado mas também marcado pelas dunas que os concorrentes terão de enfrentar em todas as especiais que terão lugar nas pistas marroquinas, factor que por si só constitui um aliciante para pilotos e co-pilotos, esta primeira edição do Rally Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech está naturalmente a gerar uma enorme expectativa tanto a nível nacional como internacional. O facto de ser pontuável para a Taça do Mundo FIA de Ralis Todo-o-Terreno implica, no entender de Miguel Barbosa, que «a concorrência será ainda mais forte», o que, claro, obrigará o actual líder do CPTT a uma prestação não apenas determinada mas também sempre com um alto nível de concentração.

Naturalmente muito mais habituado ao Mitsubishi Lancer Turbo, o piloto português tudo fará para terminar a prova numa posição que lhe permita manter a liderança do campeonato, até porque continua a ter uma prova a menos do que os seus mais directos concorrentes.

A primeira etapa da prova disputa-se no dia 5, com a realização de uma super especial em Grândola (7,5 km) e um sector selectivo de 180 quilómetros. A 6 de Junho realizar-se-á a segunda etapa, composta por um sector selectivo de 250 quilómetros entre Almodôvar e Portimão, enquanto a última consistirá num percurso de 100 quilómetros que decorrerá na zona de Alcoutim, depois do qual todos os pilotos farão a ligação até Algeciras, numa distância de 350 quilómetros.

As pistas marroquinas surgirão no quarto dia, com a caravana a ter de disputar um sector selectivo de 275 quilómetros entre Merija e Er Rachidia, zona à volta da qual, aliás, se realizará também a quinta etapa, numa distância de 360 quilómetros. No dia seguinte, mais uma longa tirada, com 350 quilómetros, desta vez entre El Rachidia e Zagora. A chegada a Marrakech está prevista para o sétimo dia da prova, disputando os pilotos mais um longo sector selectivo – novamente 350 quilómetros – desde Zamora até à cidade onde o rally acaba. A última etapa disputar-se-á num SS de 70 quilómetros à volta de Marrakech.

domingo, 30 de maio de 2010

Ruben Faria de novo com Problemas


Maré de Azar na Sardenha

Quase para esquecer é o que se pode dizer acerca da presença de Ruben Faria na edição 2010 do Rallye da Sardenha. Aos comandos da KTM 530 do Team Red Bull KTM o piloto algarvio apenas conseguiu um ‘dia limpo’ aquando do prólogo e daí para cá os dias têm sido um acumular de problemas e dificuldades acrescidas.

O dia de hoje foi reservado à realização de mais duas especiais onde dificuldades com a suspenseo dianteira da sua moto ditaram mais tempo perdido para os homens da frente.
“Na primeira especial do dia senti que a suspensão não estava bem. Após alguns quilómetros verifiquei que um dos retentores da mesma não estava a cumprir a sua função e deixava escapar o óleo. Naturalmente que acabei por perder bastante tempo.” referiu Ruben Faria no final da especial de abertura do dia, a mais longa da jornada com pouco menos de 114 quilómetros e onde não conseguiu melhor do que o 13º posto final.

Mas o pior estava mesmo para vir nos pouco mais de 60 quilómetros da especial que encerrou o dia. “Na zona de assistência não conseguimos trocar a suspensão da minha moto na integra e conseguimos apenas trocar uma das jarras da mesma. Devido ao esforço que a jarra operacional sofreu na especial anterior também o retentor desta deixou de funcionar e quando começou a perder óleo o mesmo acabou por sujar o disco de travão da minha moto. Como consequência acabei por falhar uma travagem e caí por uma ravina. Aí sim perdi muito tempo porque senti sérias dificuldades em conseguir regressar à pista. Enfim…mais um dia para esquecer. Parece que só mesmo o prólogo correu bem.”

Palavras de um desolado Ruben Faria, num dia em que também o seu colega de equipa Cyril Despres, se perdeu e permitiu a Marc Coma ganhar mais alguma vantagem no comando da prova.

Com o contratempo durante a segunda especial Ruben Faria acabou por ser apenas 33º no final da especial ocupando agora a 15ª posição em termos de classificação geral da prova com quase 45 minutos de atraso face ao líder.

“Só nesta derradeira especial perdei mais de 18 minutos para o Coma.”
Comentou ainda Ruben Faria, já a preparar as duas especiais de amanhã. “Espero que sejam mais ‘amigáveis’ para mim. Sei que chegar aos primeiros lugares está fora de questão, mas quero pelo menos tentar vencer uma especial até ao final da corrida. Vamos ver.”
Amanhã realiza-se a especial mais longa da prova, com 201 quilómetros.

Bruno Oliveira quer repetir a vitória de 2009


Piloto açoreano treinou no Terródromo de Fátima


O piloto açoreano Bruno Oliveira quer repetir a vitória no Desafio ELF/ Mazda, alcançada em 2009, na prova portuguesa pontuável para a Taça do Mundo de Todo o Terreno. Aos comandos da Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team, a dupla Bruno Oliveira / Bruno Fernandes apresenta-se com grande motivação e uma forte ambição de regressar às vitórias e promete lutar pelo triunfo ao longo das três etapas que definem a pontuação para o Desafio ELF / Mazda 2010, no Rally TT Estoril Portimão Marrakech.

“Estou convicto de que temos todas as condições para lutar pelo triunfo na corrida que se avizinha. A máquina está excelente e provou-o recentemente nos treinos que efectuámos no Terródromo de Fátima. A nossa motivação é a maior e o tipo de pistas que vamos enfrentar são muito do nosso agrado”, salientou Bruno Oliveira que acrescentou: “Naturalmente que tenho pena de não poder fazer o Estoril Portimão Marrakech na totalidade, porque gostava imenso de competir em África, mas o nosso budget é limitado mas pode ser que surjam outras oportunidades”.

O Rally TT Estoril Portimão Marrakech começa no próximo sábado, com as verificações administrativas e técnicas no Estoril e em Portugal a prova terá três etapas cujo resultado final apura o vencedor de mais uma jornada do Campeonato de Portugal e do Desafio ELF / Mazda 2010.

No Domingo terá lugar o prólogo e um sector selectivo com 150km (Grândola / Grândola). No dia seguinte, entre Ourique e Portimão, disputa-se o SS3 com 240km. A prova nacional termina na 3ª feira, com um sector de 100km a realizar entre Portimão e Alcoutim.

Team Solar do Bitoque preparado para o grande desafio


Depois da excelente vitória alcançada por Rui Lopes/Luís Fonseca, na segunda jornada do Desafio Elf/Mazda 2010, a dupla do Team Solar do Bitoque assume estar preparada para o grande desafio que se segue. Uma prova de nove dias, pontável para a Taça do Mundo de Todo o Terreno, com cinco etapas a serem disputadas em pistas marroquinas.

Aos comandos de uma Mazda BT 50 a equipa irá participar no novo Rally Estoril Portimão Marrakech que no próximo Sábado arranca no Estoril. Ontém, em Sintra, a equipa reuniu amigos e clientes do restaurante Solar do Bitoque, um dos cinco espaços de que o piloto é proprietário e afirmou claramente que África não lhe mete medo.

“Tanto eu como o meu navegador já fomos por diversas vezes a Marrocos, nunca em competição, mas já percorremos em viatura 4x4 muitas das pistas por onde este rali se vai desenrolar. Estamos cientes das dificuldades que nos esperam, mas contamos superá-las com a excelente capacidade já demonstrada pela nossa Mazda BT50. Vamos trabalhar muito em equipa já que, para além de nós, vai também participar na prova o José Pereira da Pro TT, o preparador da nossa máquina, e que conta com o apoio do Solar do Bitoque”
, referiu Rui Lopes

Recorde-se que o Team Solar do Bitoque dispõe de um magnífico camião com todos os meios logísticos para servir de oficina, mas que funciona também como Motorhome com capacidade para albergar todos os membros da equipa.

Parceria importante com os Bombeiros Voluntários de Sintra

Uma presença de destaque na acção de ontém foi a de vários elementos da corporação de Bombeiros Voluntários de Sintra. “Existe uma parceria que muito nos honra. Nos vários passeios de todo o terreno que nós organizámos nesta região, sempre contámos com o seu apoio e retribuímos apoiando algumas das suas actividades” explicou Rui Lopes

sábado, 29 de maio de 2010

Depois da vitória no Prólogo, primeiro dia para esquecer na Sardenha


Após a saborosa vitória nos 2500 metros do prólogo realizados ontem ao final do dia, o algarvio do Team KTM Red Bull teve hoje uma primeira etapa do Rallye da Sardenha menos produtiva em termos de resultado.

Tal como Ruben Faria receava a sua lesão no pulso não está ainda totalmente recuperada e logo após os primeiros quilómetros deste segundo dia de prova, dividido em duas especiais com a primeira a ter um total de 122 quilómetros e a segunda com apenas 65, o piloto algarvio começou a sentir dificuldades na sua progressão por força das dores e da incapacidade em conseguir segurar o guiador da sua moto da melhor forma.

“Os primeiros quilómetros foram calmos. Saí na frente e de imediato tentei colocar um ritmo que me permitisse estar em discussão pelos primeiros lugares na especial. Sabia que mais tarde ou mais cedo podería acusar algum excesso e quis defender-me dessa eventualidade. Mas acabei por começar a sentir dores e tive mesmo que abrandar.”

Como se não bastasse as dificuldades fisicas, Ruben Faria cometeu ainda um erro no percurso e acabou por perder bastante tempo para a concorrência. “Ainda foi pior do que o problema com o pulso. Mas as dores acabaram por prejudicar a minha concentração e cometi um erro num cruzamento. Com tudo isso perdi bastante tempo e quando regressei à pista estava já longe dos homens da frente.” comentou ainda Ruben Faria no final da jornada.

Com todos estes contratempos o algarvio perdeu logo na primeira especial 11 minutos e meio para Marc Coma, o vencedor, aos quais se juntaram mais 6 minutos e 53 na secção da tarde.

“Não consegui mesmo andar. O troço da tarde foi ainda mais complicado porque depois de massacrar o pulso pela manhã assim que comecei a segunda especial começaram igualmente as dores. Não consegui mesmo andar.”

Ruben Faria desceu assim à 15ª posição de uma tabela de classificações liderada agora pelo espanhol Marc Coma, vencedor e ambas as especiais.
Cyril Despres, o líder da formação da KTM Red Bull, está no terceiro posto, ele que se defendeu igualmente hoje por estar lesionado num braço – ainda com uma sutura fresca – em virtude de uma queda sofrida alguns dias antes do arranque da prova.

“Nenhum de nós está a 100%, mas vamos lutar por estar entre os primeiros. O Cyril é terceiro e está na luta pelo pódio…eu vou tentar recuperar o mais possível.”

Amanhã os cerca de 70 pilotos enfrentam 160 quilómetros de especiais.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Estratégia dupla para a Yser Racing Team


O Rali TT Estoril-Marrakech, quinta prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) organizada pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) irá realizar-se nos próximos dias 5 a 13 de Junho e terá como grande aliciante a visita ao deserto marroquino, uma estreia para muito dos pilotos nacionais. A Yser Racing Team estará presente com as duplas Filipe Campos / Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia / Joana Sotto-Mayor ao volante dos BMW X3 CC, preparados e assistidos pela X-Raid GmbH.

Após os desaires conhecidos nas duas últimas provas, a Yser Racing Team encara esta prova de uma forma calculista e com os pés bem assentes na terra, pois como refere Filipe Campos “não temos experiência nenhuma nas areias do deserto e comprovámos isso mesmo nos três dias de testes que realizamos em Marrocos.”

Por isso mesmo, a Yser Racing Team terá uma estratégia dupla para esta prova onde apenas as três primeiras etapas, realizadas em território nacional, contarão para o CPTT. Com uma super especial de 7,5 quilómetros realizada na zona de Grãndola – após uma ligação de 220 quilómetros desde o Estoril, local de partida - e um sector selectivo de 180 quilómetros, a primeira etapa afigura-se dura para máquinas e pilotos que no dia seguinte realizarão um sector selectivo longo de 250 quilómetros entre Almodôvar e Portimão. A última etapa para o CPTT partirá de Portimão para depois iniciar uma etapa de 100 quilómetros, na zona de Alcoutim, e no final os pilotos da Yser Racing Team seguem para uma ligação de 350 quilómetros até Algeciras.

Este será o programa para a prova “nacional” que será encarada por Filipe Campos como “uma corrida normal do campeonato e tudo vamos fazer para vencer pois temos de recuperar os pontos que perdemos no Ervideira Rally TT e na Baja TT Cidade de Beja.” Pelo mesmo prumo alinha Bernardo Moniz da Maia. “Até ao final da terceira etapa é uma prova do campeonato nacional e temos de andar o melhor que for possível para alcançar o melhor lugar que estiver ao nosso alcance. Depois se verá, pois a experiência conta muito no deserto, particularmente nas dunas.”

O Rali TT Estoril Marrakech deixará Portimão para trás no dia 8 de Junho, rumo a Nador, Marrocos, depois de uma longa viagem de Barco. No dia seguinte os concorrentes terão pela frente um sector selectivo de 275 quilómetros entre Merija e Er Rachidia. A quinta etapa leva a caravana a disputar pistas em rodor de Er Rachidia cumprindo um sector selectivo de 360 quilómetros. Para a sexta etapa está programada mais uma tirada de 350 quilómetros disputada de Er Rachidia até Zagora. A sétima etapa liga Zagora a Marrakech com um sector selectivo de 350 quilómetros. A oitava, e última, etapa percorre 70 quilómetros ao cronómetro, na área de Marrakech.

Para esta parte da prova, a Yser Racing Team irá adoptar uma atitude diferente. Após três dias de testes cumpridos em Marrocos, Filipe Campos ficou com a certeza que “andar na areia não é tão fácil como parece e percebi facilmente nos três dias que estivemos em testes que para se andar depressa neste tipo de piso é necessária muita experiência que, manifestamente, não possuo.” Por isso mesmo, o campeão nacional não vai “exagerar e temos como missão aprender e andar o melhor que conseguirmos. É evidente que se tudo correr muito bem e tivermos possibilidade de ganhar à geral, não a vamos enjeitar, mas não é esse o nosso objectivo.”

Bernardo Moniz da Maia refere que “seriam muito optimismo pensar que sem experiência e apenas com um teste de três dias estaríamos na luta pela vitória. Temos de ser mais realistas e tentar o melhor resultado possível pois se a navegação não cria problemas muito complicados, a verdade é que a areia obriga a algum cuidado e conhecimento que nós não possuímos. Por isso, vamos para fazer o melhor possível e aprender uma lição que poderá ser muito útil no futuro.”

Classificação do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2010

1º Miguel Barbosa 22 pts
2ºFilipe Campos 20 pts
4º Bernardo Moniz da Maia 14 pts
3º José Dinis Lucas 13 pts
5º José Gameiro 13 pts
Classificados mais 22 pilotos

Rally Estoril Portimão Marrakech com bom plantel


A nova aposta do ACP, o Rally Estoril Portimão Marrakech, conseguiu mesmo apesar da crise económica e da "juventude" do projecto -pois é primeira vez que a organização leva o rali para África - reunir um bom lote de pilotos para a edição de 2010 do rali. Nos camiões, apesar de terem sido abertas as inscrições, não se increveu nenhuma equipa.

No tocante aos automóveis, a maior dúvida surge logo no primeiro inscrito, Carlos Sousa, que há muito prometeu a sua participação nesta prova, mas por enquanto nem a organização nem o próprio piloto confirmaram se irá ou não estar presente à partida, e se estiver, com que viatura será. De qualquer forma será de prever que o Carlos Sousa alinhe com um dos novos Racing Lancer Turbo da equipa JMB Stradale, que estará presente com outros dois carros em corrida, o de Miguel Barbosa, e o do Holandês Eric Van Loon. Para fazer frente á armada da Mitsubishi estará a BMW com os X3 de Filipe Campos, Bernardo Moniz da Maia e do Russo Leonid Novitskiy. Á partida , ainda no lote dos pilotos com ambições, estarão ainda Rui Sousa com a D-Max Proto, o regressado Hélder Oliveira com o Pathfinder da Tecnosport e Ricardo Leal dos Santos com o BMW X5. Nos T2 o destaque vai para a presença do líder da Taça FIA de Bajas, Nuno Matos, que irá nesta prova fazer mais uma estreia, depois das várias já de este ano, e que é participar pela primeira vez numa prova disputada no deserto. O piloto de Portalegre terá como "companhia" as equipas que lutam pelo Campeonato T2 do CPTT, com o grupo a ser liderado por Ricardo Porém, seguido de José Camilo Martins e Francisco Gil.

Muitos outros nomes compõem a lista, que apesar de não ser muito longa (50 inscritos), apresenta uma qualidade média bastante aceitável e garante um bom espetáculo de Todo o Terreno, com a presença de diversas equipas estrangeiras. Eventualmente a dimensão do evento acabou por afastar alguns pilotos a que já estávamos habituados a ver no formato anterior , ou seja no rali Transibérico, mas este ano deverá ser considerado o ano zero, e a arriscada aventura do ACP poderá trazer bons frutos nas próximas edições.

A lista completa de inscritos pode ser encontrada aqui.



Info Rally Guide :

Os primeiros 4 dias de prova serão disputados em Portugal e os restantes 5 em Marrocos.Em Portugal, a prova inicia-se com a realização das verificações administrativas e técnicas no Estoril, seguida de 3 etapas com 4 Sectores Selectivos, sendo queum deles é uma Super Especial.Os Sectores Selectivos terão cerca de 180 km, 240 km e 80 km, o que perfaz cerca de 500 km.Em Marrocos, os cinco Sectores Selectivos terão entre 200 e 400 km de extensãocada, num total de cerca de 1500 km.Os percursos serão efectuados uma única vez, não existindo, portanto, o sistemade “boucle”.
Stéphane Le Bail e Orlando Romana, Director do Evento, concluíram a elaboração do Road Book. Stéphane, um profundo conhecedor de Marrocos e responsável pelos Cadernos de Itinerários de diversas provas da Taça do Mundo, inclusivé do Dakar, confirmou que se trata de uma excelente prova. O percurso será a mistura de dois estilos que, embora diferentes,se complementam na perfeição, proporcionando formas de condução e condições de terreno ímpares entre Portugal e Marrocos .

Fonte: todoterreno.pt

Poucos... Mas bons!


O título deste artigo, deverá ser a melhor expressão que define a lista de inscritos do Rally Estoril Portimão Marrakech na categoria de motos. Serão certamente variadas as razões que motivam uma lista de inscritos tão curta, mas tal como nos automóveis a crise económica, a juventude do projecto em termos Africanos, e a tradição que o ACP perdeu de permitir a participação de motos e quads na sua maior prova serão talvez os factores mais importantes por trás de tão escassa "entry list." No entanto o facto de ser curta não significa que não seja uma lista de fraca qualidade, até pelo contrário. Os pilotos presentes irão certamente criar vários duelos animados até final, garantindo o interesse da prova.

Do lado dos pilotos estrangeiros a comitiva será liderada pelo experiente Cyril Despres, acompanhado pelo seu compatriota David Casteau, pelo Espanhol José M. Pellicer e por Frans Verhoeven da Holanda, cada um deles tripulando uma moto diferente, ou seja respectivamente KTM, Sherco, Yamaha e BMW.

Já as "cores da casa" serão defendidas por um grupo maior de pilotos, e onde se destacam alguns bastante experientes e capazes de dar muito que fazer aos estrangeiros. Assim, entre os que se espera que lutem pelos lugares no podium estão Ruben Faria com uma KTM, Hélder Rodrigues com uma Yamaha, e Pedro Bianchi Prata em BMW. Há ainda que contar com a presença de Paulo Gonçalves, Mário Patrão e Ricardo Megre , este último que foi o campeão Europeu de Bajas em 2009 e certamente irão ter alguns argumentos a seu favor, pelo menos nas etapas disputadas em solo Portugês.

A lista completa de inscritos pode ser encontrada aqui.

Fonte: todoterreno.pt

RF Competição representa Leiria em Marrocos


Única equipa leiriense na prova internacional do Rali Estoril-Portimão-Marrakech

A RF Competição prepara mais uma etapa do Campeonato Vodafone de Todo-o-Terreno, desta vez rumo a Marrocos para o Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, e será a única equipa leiriense inscrita para a parte internacional desta prova, que se disputa em África.

A equipa vai assegurar a preparação das duplas Ricardo e Manuel Porém, que farão apenas a parte portuguesa da prova, e Paulo Rui Ferreira / Jorge Monteiro, que apostam na parte internacional do rali, e que na edição de 2009 se classificaram em terceiro lugar do grupo T8.

Nelson Falardo, responsável pela RF Competição, explica que “este rali é muito importante pela sua dimensão, não apenas em quilómetros, mas pelas implicações que traz à pontuação do campeonato”, uma vez que cada etapa portuguesa contará como uma prova do campeonato. “Estamos muito entusiasmados com a possibilidade de consolidar ainda mais a liderança do campeonato T2 pelo Ricardo Porém, e pelo orgulho de levar um carro nosso a Marrocos, um terreno que conhecemos bem, e que é um grande desafio para qualquer equipa”, salienta o preparador.

O Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech surge do anterior Rali Transibérico, que este ano chega pela primeira vez a Marrocos. A prova, que conta também para a Taça do Mundo FIA de Ralis Todo-o-Terreno, será disputada entre os dias 5 e 13 de Junho, com início no Estoril e passando por Portimão, antes do embarque para Marrocos.

A prova terá oito etapas, três em Portugal e as restantes em Marrocos, com uma quilometragem máxima de 3000 km, sendo que 2000 km serão de troços cronometrados, e está aberta a automóveis, quads, motos e camiões.

Guilherme Spinelli participa nos "sertões series" este Sábado


Competição servirá para testar a Mitsubishi L200 Triton RS em condições diferentes da Mitsubishi Cup

O piloto Guilherme Spinelli participará neste sábado (29/05) da primeira etapa do Sertões Series, em Avaré, interior de São Paulo. A bordo do Mitsubishi L200 Triton RS, Spinelli usará a competição para avaliar o desempenho do veículo nos diversos tipos de terreno que encontrará nas especiais desta competição.

"Pela primeira vez vamos experimentar este carro com um tipo de piso diferente do da Mitsubishi Cup. Encontraremos o terreno nas suas condições naturais. Serão trechos sinuosos e muito rápidos, com muitos saltos e erosões, além de pisos duros e bem arenosos. Apesar da prova ser com especiais curtas como as da Cup, a variedade de terreno é o diferencial. Será um bom teste para analisarmos o comportamento do carro nestas condições"
, explicou Spinelli.

A Mitsubishi Triton RS é um veículo desenvolvido e fabricado pela Mitsubishi Motors do Brasil especificamente para a Cup. Ele é movido a etanol e usa um motor V6 3.5l, que equipa a Triton Flex. Atualmente 12 carros foram alugados e fazem parte da categoria Triton RS na Mitsubishi Cup, onde todos os veículos são preparados e mantidos pelo time da montadora. Os pilotos e navegadores recebem o equipamento pronto para as disputas, sem se preocupar com manutenção, organização da equipe, compra de material etc. Além disso, existe uma total igualdade de equipamentos, tornando a disputa somente entre a performance das duplas.

Para a prova de Avaré, Guiga Spinelli terá como navegador Youssef Haddad. A substituição temporária do seu navegador oficial Filipe Palmeiro foi estratégica. Haddad trabalhou durante sete anos nos projetos e na fabricação dos veículos de competição da montadora Mitsubishi e ajudará o piloto a avaliar o desempenho da Triton RS na prova.

"O Youssef é engenheiro e trabalhou no projeto deste carro. Além de ser um navegador super experiente, ganhou os dois últimos campeonatos brasileiros e tem participações nos Sertões e no Dakar. Ele vai me ajudar a fazer a avaliação do carro. Não estamos preocupados com o resultado da prova e sim em fazer este teste"
, contou Guiga.

O Sertões Series será formado por três etapas, sendo a primeira em Avaré, a segunda acontecerá durante o Rally dos Sertões, em agosto, e a terceira em dezembro, também no Estado de São Paulo. O evento contará pontos para os campeonatos: Brasileiro de Rally Cross Country da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e Paulista de Rally Cross Country nas categorias carro e caminhões.

"Estou muito feliz em correr uma prova no Brasil. Ultimamente tenho me dedicado mais as competições no exterior e será muito bom voltar a competir contra os melhores pilotos e navegadores do país. Além do que certamente será uma excelente prova", completou Spinelli.


SERTÕES SERIES - 1ª etapa


Sábado - 29/05
1ª especial
10h50min - Largada para o deslocamento (21km)
11h20min - Largada da Especial (67,45Km)
Previsão de Chegada 1ª Especial: a partir das 12h30

2ª especial
13h50min - Largada para o deslocamento (40km)
14h20min - Largada da Especial (67,45Km)
Previsão de Chegada 2ª Especial: a partir das 14h50min
Deslocamento Final: 19,48Km
Total do Percurso: 215km

FICHA TÉCNICA L200 TRITON RS
Chassi: tubular
Motor: V6 3.5l
Potência: 247 HP @ 5.200 rpm
Torque: 407 Nm @ 4.200 rpm
Transmissão: 5 velocidades
Transferência: acoplamento viscoso
Freios: Dianteiro e traseiro: discos ventilados
Suspensão: Dianteira: braços triangulares / molas Eibach (2 por roda) e amortecedores Ohlins (2 por roda). Traseira: braço triangular superior + barras tensoras inferiores / molas Eibach (2 por roda) e amortecedores Ohlins (2 por roda)
Carroceria: Fibra de vidro

Hélder Rodrigues de partida para a Sardenha


Depois de ter realizado uma longa viagem entre Lisboa e Marraquexe inserido na campanha humanitária Yamaha Super Teneré Ride for Life, onde procedeu à entrega de motos que prestarão serviços médicos nesta região Africana, Hélder Rodrigues parte já amanhã para mais uma prova do campeonato do mundo de Rally da FIM, agora disputado na região da Sardenha.

Sem qualquer tempo para descansar, o jovem piloto da Yamaha volta à mítica prova italiana onde espera conseguir um bom resultado na geral e na classe 450 cc apesar de contar com toda a armada italiana e ser uma prova “bastante diferente das outras porque são especiais mais curtas que o normal, não há GPS e é necessário saber interpretar muito bem o Road-book”.

Tendo estado sempre em grande evidência nas provas anteriores pelo ritmo demonstrado, a presença na 3ª prova do campeonato do mundo de rali é encarado sempre de igual forma, “preparando-me diariamente para estar sempre na melhor forma e apesar de não termos os mesmos meios que os nossos concorrentes, estamos sempre prontos para lutar pelas vitórias”

O programa está definido da seguinte forma:

27 de Maio – Prólogo
28 de Maio – San Teodoro/Arborea (duas especiais com 184,8km no total)
29 de Maio – Arborea/Teulada (duas especiais com 160km no total)
30 de Maio – Teulada/Muravera (especial com 160km)
31 de Maio – Muravera/Gavoi-Fonni (especial com 202km)
1 de Junho – Gavoi/San Teodoro (especial com 116km)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Estrelas dos desportos motorizados unidas por África


O que têm em comum Stéphane Peterhansel, Randy Mamola, Franco Picco, David Frétigné ou Hélder Rodrigues?
Estas estrelas dos desportos motorizados uniram-se por uma boa causa ao alinhar na Expedição YAMAHA Super TÉNÉRÉ Ride for Life. Depois de mais de 3.000 Kms percorridos entre Paris e Marraquexe, a viagem teve como ponto alto a entrega de cinco novas YAMAHA Super TÉNÉRÉ à ONG Riders for Health.

Uma marca, várias estrelas dos desportos motorizados e uma Organização Não Governamental acabam de mostrar ao Mundo como a união de esforços pode fazer toda a diferença na melhoria do dia-a-dia das populações que vivem nas mais remotas regiões de África. A Expedição YAMAHA Super TÉNÉRÉ Ride for Life, que chegou ao fim depois de percorridos mais de três mil quilómetros entre Paris e Marraquexe, é assim o exemplo vivo de uma dinâmica colectiva capaz de fazer toda a diferença num Continente onde os cuidados de saúde têm ainda um alcance reduzido sobretudo em áreas de difícil acesso.

Unindo esforços, a YAMAHA e a ONG baseada no Reino Unido, Riders for Health criaram este projecto juntando numa só caravana condutores anónimos (seleccionados via Internet) e grandes nomes do desporto. O recordista de vitórias no Rali Dakar, Stéphane Peterhansel (que venceu por seis vezes aos comandos de uma YAMAHA Super TÉNÉRÉ) fez assim um inesperado regresso às duas rodas - rodando por estradas nacionais até Lisboa, onde passou o comando da expedição a Hélder Rodrigues. Também do todo-o-terreno, o gaulês David Frétigné e o italiano Franco Picco (que nos anos 80 chegou a terminar o Dakar em 3º lugar) marcaram presença, um “plantel” que foi reforçado à última da hora pela lenda do Moto GP Randy Mamola.

O piloto Hélder Rodrigues liderou a caravana da Expedição YAMAHA Super TÉNÉRÉ Ride for Life entre Lisboa e Marraquexe, uma experiência que marcou o percurso daquele que é o mais bem sucedido português no Rali Dakar; “Tive um enorme prazer por fazer parte desta incrível iniciativa e já expressei a minha total disponibilidade para voltar a colaborar com a Riders for Health. Acredito nesta causa e penso que com a ajuda de todos podemos realmente fazer a diferença e melhorar a vida das populações mais desfavorecidas”.

Aproveitando um intervalo no seu apertado calendário competitivo, Rodrigues voltou ao Norte de África, mas desta vez para rolar a um ritmo bem mais calmo que o habitual; “Marrocos é o meu campo de treinos preferido, passo aqui muito tempo a preparar-me. Desta vez o ritmo foi bem mais calmo e além do passeio foi bom sentir que estava a contribuir para uma causa nobre!”

Destinadas a operar na província oriental da Zâmbia, melhorando assim o apoio médico às comunidades mais remotas, as cinco YAMAHA Super Ténéré doadas à ONG Riders for Health foram recebidas simbolicamente em Marraquexe pelo representante africano da organização. Cherno Jallow mostrou-se emocionado ao receber este reforço na frota; “Não encontro palavras para descrever o valor que estas motos têm para a missão que desenvolvemos e só posso agradecer à YAMAHA este apoio. Foi emocionante ver como tantas pessoas se juntaram para ajudar africanos que nem conhecem!”

Para o Director da Divisão Motorcycle da YAMAHA Motor Europe, Arno Sunnotel, “A YAMAHA orgulha-se de apoiar o inestimável trabalho desenvolvido pela Riders for Health. Esperamos sinceramente que as nossas Super TÉNÉRÉ possam contribuir para fazer a diferença junto de milhares de pessoas que nos dias de hoje ainda não têm acesso a medicamentos ou outros cuidados de saúde básicos”.

Miguel Barbosa novamente no Rali de Portugal


Miguel Barbosa conduzirá o carro 0 no Rali de Portugal, voltando assim a estar envolvido na organização de uma das provas mais emblemáticas do WRC e um dos grandes eventos desportivos realizados em Portugal.

Foi com bastante orgulho e satisfação que o actual líder do CPTT recebeu novamente o convite para voltar a abrir os troços do Rali de Portugal ao volante do Mitsubishi Lancer de grupo N com o número 0. Aproveitando um período de interrupção no campeonato português de TT, Miguel Barbosa pode assim continuar o contacto com os troços de terra desta zona do país enquanto aguarda para a estreia do Rali TT Estoril – Marrakech marcado para o próximo dia 5 de Junho.

Para o tricampeão nacional, este é “sempre um convite que me honra e para o qual estou disponível sempre que possível. É muito bom poder participar nesta festa do automobilismo ainda que de uma forma não competitiva”. Fazendo votos para que este seja mais um ano de sucesso desta prova, terá a seu cargo verificar o estado dos troços e principalmente comportamento do público, alertando por isso para que “o público respeite as zonas indicadas para assistir à prova, garantindo o máximo de segurança para todos e mostrando mais uma vez que esta é uma das melhores provas mundiais de automobilismo.”

O Rali de Portugal tem inicio no próximo dia 27 de Maio, tendo este ano algumas novidades como uma super especial nocturna no estádio do Algarve.

domingo, 23 de maio de 2010

Helder Oliveira quer lutar pelo pódio


No ano passado o piloto de Barcelos foi 2º e o melhor português

Depois da segunda posição absoluta no Rali Transibérico Vodafone 2009, onde se cotou ainda como a melhor equipa nacional, Helder Oliveira, assume agora que se apresenta à partida do Rally TT Estoril / Potimão / Marrakech, a prova portuguesa da Taça do Mundo de Todo o Terreno, com fundadas expectativas de voltar a subir a um lugar no pódio. Aos comandos do Nissan Pathfinder inscrito pela equipa Tecnosport (Nissan Itália) e acompanhado de José Marques, o piloto de Barcelos terá como principais adversários os pilotos inscritos em viaturas oficiais ou ex-oficiais, da BMW e Mitsubishi.

“O resultado alcançado no ano passado foi um dos mais interessantes da minha carreira. Para fazer melhor teria de agora ganhar. Não posso prometer isso, mas não escondo que vou lutar por um lugar no pódio. É uma prova muito diferente da de 2009 onde, às etapas tipo Baja, se juntam variados percursos africanos. Pessoalmente estou muito entusiasmado. Gosto de ambas as coisas e uma semana de prova é um grande desafio, mas estou bastante confiante porque disponho de uma máquina capaz de grandes performances. Em relação ao ano passado o Nissan Pathfinder, que a Tecnosport coloca à nossa disposição, tem algumas melhorias, especialmente a nível de motor”, salientou o piloto de Barcelos.

O Rally TT Estoril / Potimão / Marrakech disputa-se de 5 a 13 de Junho e em Marrocos serão disputadas cinco etapas onde se conjugam vários cenários que incluem areia, planaltos, montanhas e rios secos. A etapa inicial tem a sua entrada pelos grandes planaltos de Rekkam, a 1500m de altitude média, com um pequeno exercício de navegação nas inúmeras pistas que se cruzam um pouco por todo o lado. Globalmente, o bom piso define a etapa, com algumas passagens mais lentas entre montanhas.

Nos três dias que se segue, o “menú” serve-se com areia e pistas rápidas, sobressaindo o bom piso. Os rios secos serão uma constante, intervalando com imensas pistas paralelas nos vastos planaltos desérticos, com uma especial atenção á navegação, não existindo tempo para distracções com as fantásticas paisagens. A condução será, sem duvida, um tremendo prazer, em etapas com cerca de 350km, que farão a delícia dos menos habituados a esta andanças. Para terminar, uma etapa no “deserto de Marrakech”. Uma zona de pequenas montanhas, muito parecidas com as dunas do Sul, com pistas de muito bom piso e rápidas. A juntar a tudo isto os excelentes bivouacs que caracterizam a cultura marroquina e proporcionam um ambiente de “mil e uma estrelas”.

Paulo Amaral do Rallye da Sardenha


ESPIRITO GENTLEMAN DRIVER

Aos 41 anos de idade Paulo Amaral aceitou a proposta de Cyril Despres e vai participar na prova do Campeonato do Mundo de Rallye Raids integrado na estrutura que o piloto francês criou para apoiar pilotos amadores. Este licenciado em engenharia electrotécnica e mestrado em Business Administration pelo INSEAD participou em algumas Bajas Portalegre, ficando sempre a “meio da tabela”, tendo igualmente participado em provas do campeonato nacional de TT. Não perde uma oportunidade de dar a sua “voltinha” com os amigos ao fim de semana e de “dar um salto” a Marrocos onde tira total proveito da sua KTM 660 Rally. Verdadeiro apixonado pela competição em moto Paulo Amaral participa este ano, 3º consecutivo, no Campeonato Open de Velocidade, Troféu Promomoto 1000, integrado na estrutura do team AG Racing, aos comandos de uma Aprilia RSV4.

“Apesar de já não ser propriamente um jovem para estas andanças e de sempre ter encarado as competições motociclisticas apenas numa perspectiva de diversão, não deixa de ser verdade que sempre tive o sonho de participar um dia numa prova “à séria”, nomeadamente no Dakar. Sempre imaginei, também, como seria a vida dos pilotos de fábrica e quando me falaram da possibilidade de fazer o Rally da Sardenha, prova emblemática no calendário do TT internacional, integrado na equipa Cyril Despres KTM achei que finalmente teria oportunidade de viver o meu sonho durante uns dias. Estar fisicamente com o Cyril e o Ruben Faria, ouvir os seus conselhos absorver todos os seus ensinamentos será certamente uma experiência inesquecível que espero ter oportunidade de, a seu tempo, contar aos meus filhos e netos. No imediato, basta-me a satisfação de ver o brilho nos olhos dos meus amigos quando lhes conto o que vou fazer!”

Num espírito verdadeiramente de ‘gentleman driver’, Paulo Amaral vai descobrir no final deste mês de Maio uma prova do Mundial de Rallye Raids, contando com os apoios da Caismotor, Rosa Mecânica, M-Trux e Activate Brand Action.

PROGRAMA
27 de Maio – Prólogo
28 de Maio – San Teodoro/Arborea (duas especiais com 184,8km no total)
29 de Maio – Arborea/Teulada (duas especiais com 160km no total)
30 de Maio – Teulada/Muravera (especial com 160km)
31 de Maio – Muravera/Gavoi-Fonni (especial com 202km)
1 de Junho – Gavoi/San Teodoro (especial com 116km)

Rubén Faria aposta no Pódio no regresso à Sardenha


Nem mesmos os recentes azares que o afastaram da luta pelas primeiras posições em provas do Campeonato Nacional de TT conseguiram quebrar o espirito de Ruben Faria no seu regresso ás provas do Campeonato do Mundo de Rallye Raids da FIM. “Depois do Dakar chegou o momento de regressar ás grandes provas internacionais. Nos meses que entretanto passaram apenas fiz três corridas, vencendo uma e abandonando nas restantes duas. Estive igualmente em testes na Tunisia e antes de vir aqui para a Sardenha estive em Andorra a preparar a prova em conjunto com o Cyril e toda a restante equipa e partimos naturalmente com o objectivo de vencer, como o fazemos em todas as provas em que participamos.”

Com arranque marcado para o próximo dia 27 de Maio, esta será a terceira prova da temporada 2010 do Campeonato do Mundo de Rallye Raids e a primeira vez este ano em que a formação da Red Bull / KTM estará presente numa prova, regressando assim à actividade na ilha do Mediterrâneo.

“O Cyril já venceu aqui e eu próprio venci aqui a classe 450, pelo que é uma prova em que nos sentimos bastante à vontade. É uma excelente prova para regressar ás corridas para qualquer um de nós e pela primeira vez este ano vamos comparar o nosso andamento com o dos restantes pilotos do campeonato.” comentários ainda de Ruben Faria antes da partida para a prova.

Esta terceira ronda do campeonato é considerada por muitos pilotos como uma das mais espectaculares da temporada, com especiais curtas e muito técnicas, bem diferentes das provas africanas mas mesmo assim com um forte carisma entre a caravana.
“Sinto-me bem e sei que vou estar em terreno muito adequado à minha condução. Por isso quero tentar estar no pódio. Posso ser uma das surpresas e aposto nisso.” revelou igualmente o piloto de Olhão.


PROGRAMA
27 de Maio – Prólogo
28 de Maio – San Teodoro/Arborea (duas especiais com 184,8km no total)
29 de Maio – Arborea/Teulada (duas especiais com 160km no total)
30 de Maio – Teulada/Muravera (especial com 160km)
31 de Maio – Muravera/Gavoi-Fonni (especial com 202km)
1 de Junho – Gavoi/San Teodoro (especial com 116km)

Pilotos Mazda vão a Marrocos


* Forte participação em jornada da Taça do Mundo
* João Pais defende liderança


De 5 a 13 de Junho cabe a Portugal e mais particularmente ao Automóvel Clube de Portugal, organizar a terceira e derradeira etapa da Taça do Mundo de Todo o Terreno. Uma competição agora denominada Rali TT Estoril Portimão Marrakech, que apresenta como grande novidade cinco etapas disputadas em solo marroquino e que integra também mais uma jornada do Desafio ELF / Mazda 2010.

Embora a classificação do Desafio ELF / Mazda 2010, tal como a do Campeonato de Portugal, fiquem definidas no final das três etapas disputadas em Portugal, está já garantida a participação de três equipas Mazda na totalidade da prova.

À dupla Rui Lopes / Luís Ferreira (Team Solar do Bitoque), grande vencedora do Ervideira Rali TT, juntam-se nesse enorme desafio africano, as equipas Paulo Pinto/Pedro Marcelo (Xuxas Car) e José Pereira/Rui Fernandes, sendo que este último par se estreia no único Troféu monomarca de Todo o Terreno existente na presente temporada.

De acordo com os dados fornecidos pela equipa organizadora da prova em Marrocos, serão disputadas cinco etapas de contrastes, onde se conjugam vários cenários que incluem areia, planaltos, montanhas e rios secos. A etapa inicial tem a sua entrada pelos grandes planaltos de Rekkam, a 1500m de altitude média, com um pequeno exercício de navegação nas inúmeras pistas que se cruzam um pouco por todo o lado. Globalmente, o bom piso define a etapa, com algumas passagens mais lentas entre montanhas.

Nos três dias que se segue, o “menú” serve-se com areia e pistas rápidas, sobressaindo o bom piso. Os rios secos serão uma constante, intervalando com imensas pistas paralelas nos vastos planaltos desérticos, com uma especial atenção á navegação, não existindo tempo para distracções com as fantásticas paisagens. A condução será, sem duvida, um tremendo prazer, em etapas com cerca de 350km, que farão a delícia dos menos habituados a esta andanças.

Para terminar, uma etapa no “deserto de Marrakech”. Uma zona de pequenas montanhas, muito parecidas com as dunas do Sul, com pistas de muito bom piso e rápidas. A juntar a tudo isto os excelentes bivouacs que caracterizam a cultura marroquina e proporcionam um ambiente de “mil e uma estrelas”.

Antes da entrada em Marrocos, disputam-se as três etapas portuguesas que pontuam para a terceira jornada do Desafio ELF / Mazda 2010 e que irão contar ainda com mais três equipas, para além das já citadas anteriormente: a dupla João Pais / João Rato, na Mazda BT 50 apoiada pela Auto Sueco Coimbra e que ocupa actualmente a liderança, bem como o par Bruno Oliveira/Bruno Fernandes, do Mazda Açores TT Team, formação apoiada pela concessão RPF 2, campeã em 2009 e equipa sempre apostada em lutar pela vitória. O trio completa-se com a equipa Carlos Aires / Francisco Bernardino.

Classificação do Desafio ELF / Mazda 2010 (após as duas primeiras provas):

1º João Pais/João Rato Auto Sueco Coimbra 18 pontos
2º Rui Lopes/Luís Ferreira Fino Comércio de Automóveis 10 pontos
2º Bruno Oliveira/Bruno Fernandes RPF 2 8 pontos
3º Henrique Silva/Rui Gomes Santos da Cunha 2 6 pontos
4º Paulo Pinto/Ricardo Cortiçadas Xanauto 5 pontos

sábado, 22 de maio de 2010

"Sertões serão mais difíceis que no ano passado"


Diretor técnico da Dunas já tem oito etapas concluídas para a 18ª edição da maior aventura do off road brasileiro

O Rally Internacional dos Sertões criou uma tradição ao longo de 17 edições: nenhum roteiro se repetiu e, além disso, a cada ano a competição fica cada vez mais difícil. E a regra se aplicará também à edição deste ano, que começa no dia 10 de agosto em Goiânia (GO) e terminará no dia 21 em Fortaleza (CE).

Com oito etapas concluídas no levantamento terrestre - que confere e faz algumas alterações no trajeto determinado no trabalho aéreo -, o diretor técnico da Dunas Race (empresa organizadora do evento), Edu Sachs disse que a 18ª edição do rali deverá ser a mais dura das últimas temporadas.

"O Rally dos Sertões deste ano vai ser mais duro e mais técnico do que no ano passado. Vai exigir muito controle mental. O piloto vai ter que saber cuidar muito bem da máquina. Os navegadores também terão muito mais trabalho"
, comentou Sachs, que concluiu o planilhamento de oito das dez etapas do rali.

"Foi o levantamento mais duro e difícil que já fiz em dez anos como diretor técnico da Dunas", disse. "Na montagem do sexto dia, tivemos de dormir às margens de um rio, no meio do mato mesmo. É uma especial completa, com areia, rios, estradas de alta velocidade, trechos sinuosos, Trial, uma subida fantástica por uma serra e muitas savanas", descreveu.

"No sétimo dia, também tivemos que dormir no meio da trilha em uma fazenda. Ficamos alojados e pudemos ter algum conforto graças à hospitalidade de um casal que mora na região há 15 anos. Tecnicamente, a especial será desafiadora, com um trecho longo de areia com partes mais travadas, erosões, lombas e travessias de pontes. Haverá trechos rápidos, mas percorrerá muitas trilhas fechadas", explicou.

Segundo Sachs, o antepenúltimo dia do rali terá o deslocamento mais longo de toda a competição. "Então será um dia bem desgastante para pilotos e equipes, já que o Sertões estará perto do final", afirmou. "A especial começa com trechos de pedras e trilhas estreitas. Depois ela fica um pouco mais rápida no meio, com algumas travessias de rios e pontes até voltar para o trecho de serra - serão duas, na verdade - com a chegada passando por algumas vilas. Os competidores também terão um belo visual, por regiões de carnaúbas e coqueiros com muito verde e água. O deslocamento final terá uma travessia de balsa bem bacana", detalhou.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Miguel Barbosa termina amanhã a semana de prevenção rodoviária junto das escolas


O intervalo competitivo não significou descanso para o piloto de Lisboa, tendo participado activamente numa acção de prevenção rodoviária que envolveu centenas de alunos de diversas escolas em cidades como Cascais, Évora e Vila Franca de Xira.

Esta acção com o apoio da Sagres Zero, termina amanhã junto de milhares de jovens no Parque da Cidade no Porto, inserido no VIII Encontro dos Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica que todos os anos consegue reunir dezenas de escolas e seus alunos num dia de convívio e muita diversão, procurando no entanto, alertar para alguns dos temas mais sensíveis na sociedade portuguesa.

Como piloto profissional e atento ao problema da sinistralidade rodoviária, Miguel Barbosa tem procurado agir junto dos mais novos de forma a que estes possam actuar junto das suas famílias e amigos, alertando para a necessidade de evitar comportamentos de risco e desenvolver acções preventivas sempre circulem nas estradas mesmo que de forma pedonal.

Esta iniciativa contou com o apoio e entusiasmo das escolas, sendo para o líder do campeonato de TT, “um motivo de orgulho poder participar neste tipo de acções e uma surpresa pela forma estusiástica como fomos recebidos. Este projecto tem vindo a ser desenvolvido ao longo do ultimo ano com resultados muito positivos pelo que para o próximo ano deveremos estender o alcance a outras zonas do país. ”

Com um formato muito variado e interessante, que combina imagens de competição com dados e imagens de prevenção rodoviária, as acções premeiam ainda os alunos mais aplicados com algum equipamento desportivo fornecido pelo Miguel Barbosa.

Miguel Barbosa considera ainda que “este tipo de projectos faz parte do nosso projecto desportivo. Queremos aproveitar a exposição que temos para trazer algo para a sociedade. Sentimos que os jovens nos olham como um exemplo e por isso mesmo, temos de saber passar as mensagens certas de uma forma descontraída. “

Para amanhã está assim prevista a ultima acção pelas 10H00 no Parque da Cidade no Porto agora ao ar livre e com a presença do carro de competição bem como de milhares de jovens com idades compreendidas entre os 14 aos 18 anos que, de acordo com os números do ano passado, serão à volta de 30.000.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A SRTeam proporciona um dia diferente


Evento de solidariedade social

No passado dia 15 de Maio a SRTeam teve o prazer de proporcionar um dia diferente aos jovens e adultos da ELO SOCIAL - Associação para a Integração e Apoio ao Deficiente Jovem e Adulto - num evento realizado no Campo de Tiro de Alcochete patrocinado pela Força Aérea Portuguesa.

De salientar que alguns elementos desta associação tiveram este Sábado a oportunidade de andar pela primeira vez num veículo TT de competição.
Segundo o Piloto Eduardo Rodrigues: “De acordo com feedback que fomos tendo ao longo do dia esta tratou-se de uma experiência única para estes jovens e sem dúvida altamente gratificante para mim e para toda a equipa que se envolveu a 100% desde o primeiro momento”.

Uma vez que a entrada em competição está agendada já para o próximo dia 5 de Junho na prova internacional “Rali TT VODAFONE Estoril - Marrakech”, este evento foi também uma excelente oportunidade para testar o comportamento da Proto SRTeam em condições muito próximas das de competição.

Após os testes e de acordo com o piloto Eduardo Rodrigues: “Depois das correcções feitas este ano no carro o balanço desta manhã é francamente positivo, no entanto temos ainda algumas afinações a realizar de forma a preparar melhor a nossa estreia em competição no próximo dia 5 de Junho. Estamos conscientes que temos em mão uma viatura mais competitiva e mais fiável do que no ano passado. É com bastante expectativa e entusiasmo que aguardamos a entrada em prova.”

Assim a primeira participação da equipa SRTeam no campeonato Nacional de TT deste ano acontecerá já no próximo dia 5 de Junho na prova “Rali TT VODAFONE Estoril - Marrakech”, seguindo-se a “24ª Baja Portalegre 500” entre os dias 28 e 30 de Outubro, e por fim as “24 Horas TT de Fronteira” em Novembro.

Não está ainda posta de parte uma eventual participação numa das duas provas do calendário nacional do CPTT a realizar em Setembro, a primeira nos dias 5 e 6 no Algarve, ou a segunda em Castelo Branco de 24 a 26.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Levantamento segue para 4ª etapa



Director técnico do Rally dos Sertões concluiu as três primeiras especiais da competição. Trabalho continua nesta semana

Desde a última quarta-feira (5) realizando o levantamento terrestre do roteiro que desafiará pilotos e equipes na 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões, o director técnico Edu Sachs continua o trabalho nesta semana. Três etapas já foram planeadas, com leves alterações em relação ao levantamento aéreo feito há cerca de dois meses.

A competição começa no dia 10 de Agosto com a super especial e a largada em Goiânia. A primeira etapa, segundo Sachs, terá o cascalho como piso predominante. "O percurso é muito bonito, mas bastante técnico, com muitas estradinhas travadas, riachos, pedras e muitas, mas muitas lombas e lombadas", detalhou. "Além disso, não será necessário o abastecimento para as motos nesta especial", disse.

A segunda etapa, que será disputada no dia 12 de Agosto, também exigirá técnica de pilotos e navegadores. "O segundo dia está fantástico, com muitas trilhas por fazendas e trechos de serra. É uma especial muito selectiva e terá de tudo um pouco. O visual continua incrível, com trechos técnicos, bem sinuosos e com estradinhas que lembram muito a Serra da Canastra (MG). Os rios continuam presentes com muitas travessias", apontou Sachs, que enfrentou alguns problemas nesta fase do levantamento.

"Encontramos algumas pontes sem condições de travessia, mas houve outros entraves que nos forçaram a elaborar desvios. Tivemos que desmontar algumas porteiras para poder atravessar, mas os proprietários de algumas fazendas não autorizaram a passagem da prova", descreveu. "Felizmente, conseguimos contornar os problemas. Fizemos um novo desvio que não deixou nada a desejar ao roteiro aéreo previsto", afirmou.

O terceiro dia de percurso foi uma prévia do que os competidores poderão enfrentar durante o rali. "Ao atravessar um pequeno riacho, tivemos um problema com a nossa L200. Algumas pás da hélice que ventila o radiador quebraram e o danificaram. Tivemos que abortar o final do terceiro dia e seguir para a manutenção, mas depois concluímos. Haverá lindas trilhas, muitos trechos de serra, pontes e mais riachos", descreveu.

"Teremos uma especial de mais ou menos 220 quilómetros com muitas zonas de radar para travessias de pontes. O deslocamento inicial é de 29,6 quilómetros e o deslocamento final deve ficar por volta de 160 km, mas ainda vamos confirmar a extensão", comentou o director técnico da Dunas.

"O rali vai começar com um alto nível e tudo indica que a tendência é só aumentar", concluiu.

Elisabete preparada para novos desafios



- Marrocos será o palco da próxima corrida
- África é o espaço de eleição de Elisabete Jacinto


De regresso a Portugal, depois de ter alcançado um triunfo histórico no Rallye Oilibya Tunisie 2010, a piloto Elisabete Jacinto começa já a preparar as próximas etapas do seu programa desportivo. A piloto do Team Oleoban/MAN Portugal, que foi a primeira mulher a triunfar numa prova da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno aos comandos de um camião, quer ainda fazer melhor e continuar a evoluir, não deixando de afirmar que é em África que gosta de competir. Considera os grandes espaços africanos os indicados para as corridas com este tipo de veículos.

“Por minha vontade as corridas podiam suceder-se umas às outras mas, na realidade, o nosso orçamento é limitado. Assim sendo, a nossa próxima corrida será de novo em África, no Shamrock Rali de Marrocos, a terceira prova do Troféu NPO”, explica Elisabete Jacinto que aproveita para fazer um balanço, naturalmente muito positivo, desta participação no Rallye Oilibya Tunisie 2010:

“Desde Março do ano passado em que começámos a preparar este camião que sabíamos que estávamos no bom caminho. Contudo, por uma razão ou por outra, houve sempre qualquer coisa que não correu bem. Esta vitória veio dar-nos razão e, por isso, foi duplamente saborosa. Ao nível da macânica, o MAN TGS não teve o menor problema, apesar da corrida ter sido sempre disputada num ritmo muito elevado. As suspensões são fabulosas e isso permite-nos competir directamente com os automóveis e alcançar, na classificação conjunta, um resultado que me enche de alegria e orgulho. Acho que ainda podemos fazer melhor e aquilo que eu mais gostaria era de poder voltar a ter os camiões todos reunidos numa grande corrida em África”.

Para Jorge Gil o Team Manager da equipa, “o resultado supera os melhores prognósticos, e estamos conscientes de que podemos ainda evoluir mais. A Elisabete, apoiada na navegação pelo Charly, deixou muita gente admirada durante a prova e a sua prestação foi muito aplaudida pela generalidade dos pilotos. Para além da sua grande vitória, acho que a equipa saiu muito fortalecida e carregou bem as baterias para as próximas missões”.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fotografias do Prólogo da Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos 2010 - Manuel Cordeiro


Fotografias tiradas no primeiro dia de prova, no decorrer da super especial em Beja, por Manuel Cordeiro. Clique Aqui.

De Lisboa a Marrakech por uma boa causa


Expedição YAMAHA Super TÉNÉRÉ Ride for Life 2010

Depois de Paris e de Madrid, a Capital portuguesa é o ponto de partida de mais uma etapa da Expedição YAMAHA Super TÉNÉRÉ Ride for Life. Guiada pelo mais bem sucedido piloto português do Rali Dakar, Hélder Rodrigues, a caravana entrará em breve no Norte de África - tendo como destino final a cidade de Marraquexe.

Assinalando o regresso de um dos seus mais emblemáticos modelos com características mistas, a Super TÉNÉRÉ, a YAMAHA uniu esforços com a Organização Não Governamental (ONG) Riders for Health para criar uma iniciativa única. A Expedição Super TÉNÉRÉ Ride for Life estabelece a ligação por estrada entre a Europa e o Magreb para concretizar um importante apoio aos profissionais de saúde que operam todos dos dias no continente africano.

Mobilizando grandes nomes do motociclismo internacional, com destaque para estrelas do Rali Dakar como Stéphane Peterhansel (que precisamente aos comandos de uma Super TÉNÉRÉ venceu por seis vezes a mítica maratona africana), David Frétigné, Franco Picco e Hélder Rodrigues, esta acção junta também sete condutores seleccionados entre o público via Internet.

Acabado de chegar da Tunísia, o piloto da YAMAHA Hélder Rodrigues irá assim substituir Peterhansel no comando da caravana que deixa agora Lisboa rumo a Marrocos; “Fiquei muito orgulhoso com este convite e aceitei desde logo associar-me a esta causa, pois todos devemos dar o nosso contributo para melhorar as condições de vida das populações mais carenciadas”.

Em Marraquexe, será concretizada a doação de cinco YAMAHA Super Ténéré à ONG Riders for Health, uma frota que será acompanhada por um conjunto de peças essenciais para garantir a operação das motos num ambiente de grande dureza, por um período mínimo de três anos. Estas unidades destinam-se à província oriental da Zâmbia, melhorando assim o apoio médico às comunidades mais remotas.

Para o Director da Divisão Motorcycle da YAMAHA Motor Europe, Arno Sunnotel, “A YAMAHA orgulha-se de apoiar o inestimável trabalho desenvolvido pela Riders for Health. Esperamos sinceramente que as nossas Super TÉNÉRÉ possam contribuir para fazer a diferença junto de milhares de pessoas que nos dias de hoje ainda não têm acesso a medicamentos ou outros cuidados de saúde básicos”.

A RIDERS FOR HEALTH

Fundada em 1996 por um grupo de motards de vários países, incluindo o piloto de Moto GP Randy Mamola, a Riders for Health é uma ONG que tem como missão prioritária o apoio aos profissionais de saúde que trabalham em regiões desfavorecidas de África. Este apoio consiste na implementação de soluções de transporte sustentável, incluindo a formação de condutores e mecânicos. As motos com características todo-o-terreno são assim uma ferramenta essencial para todo o projecto. Mais de 1200 profissionais de saúde já receberam o apoio da Riders for Health na Gâmbia, Zimbabué, Nigéria, Quénia, Tanzânia e Lesoto.

Para Andrea Coleman, o CEO da Riders for Health; “É com grande satisfação que anunciamos o apoio da YAMAHA Motor Europe ao nosso trabalho em África com a realização desta iniciativa. Este é mais um grande exemplo do significado de união da comunidade das motos no sentido de levar ajuda às regiões mais pobres e vulneráveis do globo, contribuindo para que as pessoas que ali habitam possam também receber os cuidados de saúde que nos países desenvolvidos são um direito garantido. Estas motos irão certamente fazer toda a diferença no nosso trabalho na Zâmbia, estamos gratos a todos aqueles que viabilizaram e ajudaram a concretizar esta missão”.

Yser Racing Team testa em Marrocos


Já a preparar o próximo Rali Estoril/Portimão/Marraquech, os elementos da Yser Racing Team viajaram até Marrocos, para quatro dias de testes em que o objectivo é, basicamente, ganhar alguns hábitos em termos de navegação em deserto, situação que se apresentará como a grande novidade a encontrar pela equipa na prova portuguesa do Mundial da especialidade

Para Filipe Campos, estes testes “são sempre muito importantes, apesar de todos estes anos de experiência, nunca se sabe tudo e é sempre bom aprender mais. Muito embora a prova em termos de campeonato acabe em Portimão, enfrentamos todas as corridas sempre com o intuito de as ganhar, e este “treino” poderá revelar-se fundamental para tentar alcançar mais uma vitória”.

Já Bernardo Moniz da Maia revela que “a nossa “guerra” é o campeonato, mas esta é uma das mais prestigiantes provas do Mundo em termos de TT, e queremos estar ao melhor nível, logo não poderíamos dispensar esta preparação.” O piloto e mentor da equipa, referiu ainda “que o objectivo para este rali é levar o Filipe à vitória e se possível não só até Portimão mas também em Marraquech, daí estes ensaios serem de vital importância para nós que nunca rodámos nestas condições. Por um lado há que ter em conta a travessia das dunas, que tem exigências particulares, mas, por outro, há também a parte da navegação.”

A equipa permanecerá em testes até ao dia 14 de Maio

Apresentação da equipa SRTeam


Evento de solidariedade social

No próximo dia 15 de Maio a Força Aérea Portuguesa irá realizar um evento de solidariedade social em parceria com a ELO SOCIAL - Associação para a Integração e Apoio ao Deficiente Jovem e Adulto – cuja principal missão é “Promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, e ao qual a equipa SRTeam irá se associar.

Assim e no seguimento das boas indicações dadas pelo Proto SRTeam durante o campeonato nacional TT de 2009, na categoria T1, e depois de corrigidos os principais problemas mecânicos da época passada, este evento irá marcar o regresso da equipa às competições o que acontecerá já no próximo dia 5 de Junho na prova internacional “Rali TT VODAFONE Estoril - Marrakech”.

Fruto da actual conjuntura económica a equipa SRTeam teve que optar em termos estratégicos por participar este ano apenas nas 3 principais provas Nacionais/ Internacionais organizadas pelo ACP, também pontuáveis para o Troféu José Megre, e que à partida reúnem maior projecção a nível nacional, com o objectivo não só de promover e divulgar os actuais patrocinadores, como também conseguir atrair novos apoios para o próximo ano.

Assim a primeira participação da equipa SRTeam no campeonato Nacional de TT deste ano acontecerá já no próximo dia 5 de Junho na prova “Rali TT VODAFONE Estoril - Marrakech”, seguindo-se a “24ª Baja Portalegre 500” entre os dias 28 e 30 de Outubro, e por fim as “24 Horas TT de Fronteira” em Novembro.

Não está ainda posta de parte uma eventual participação numa das duas provas do calendário nacional do CPTT a realizar em Setembro, a primeira nos dias 5 e 6 no Algarve, ou a segunda em Castelo Branco de 24 a 26. Apesar da limitada participação, o projecto para 2010 foi preparado com muito entusiasmo por toda a equipa, e as expectativas em termos de resultados são bastante elevadas em especial para o piloto Eduardo Rodrigues, que acredita que as melhorias mecânicas realizadas este ano, permitirão colocar a equipa num lugar de destaque.

A SRTeam tem assim o prazer de convidar toda a comunicação social, a assistir no próximo Sábado, 15 de Maio de 2010, a partir das 10h30 no Campo de tiro de Alcochete a este evento de solidariedade social, no qual teremos oportunidade de apresentar o novo projecto para 2010.

terça-feira, 11 de maio de 2010

RF Competição consolida participação no Campeonato Vodafone de Todo-o-Terreno


Ricardo Porém mais forte na liderança do grupo T2

A RF Competição consolidou este fim-de-semana, dias 8 e 9 de Maio, na Baja Cidade de Beja Montes Alentejanos, a sua participação no Campeonato Vodafone de Todo-o-terreno. A dupla Ricardo Porém / Manuel Porém contabilizou mais 15 pontos no campeonato, que fortalecem a liderança do Grupo T2, e Paulo Rui Ferreira / Jorge Monteiro venceram o prólogo e iniciaram o sector selectivo também na liderança do Grupo T8.

Uma prova tradicionalmente rápida e muito competitiva, a baja alentejana contou com mais de uma centena de concorrentes, entre carros, motos, quads e buggys, e ainda com chuva e sol que foram aparecendo ao longo dos dois dias.

A Baja Cidade de Beja começou muito bem para as duas duplas acompanhadas pela RF Competição, Ricardo Porém discutia o primeiro lugar do grupo com Nuno Matos, enquanto Paulo Rui Ferreira assegurava a liderança do T8 com uma prova muito rápida. A dupla Ricardo e Manuel Porém ficou, no entanto, afastada da possibilidade de conquistar o primeiro lugar do grupo depois de um toque numa vala que deslocou o eixo traseiro. O problema seria ultrapassado na assistência, mas a segunda parte do sector selectivo apenas daria para assegurar o 13.º lugar da geral e o 3.º do grupo, que ainda assim dilatam a diferença do segundo classificado para nove pontos.

A história iria repetir-se para a dupla Paulo Rui Ferreira / Jorge Monteiro, mais uma vez afastada da prova por um incidente com aquele que viria a ser o vencedor do grupo. Depois de uma saída de troço das duas equipas, Miguel Veloso acabaria por bater no Toyota Land Cruiser dos leirienses numa manobra de marcha-atrás mal calculada, que danificou o radiador e, em consequência, o motor, forçando-os a abandonar a prova.

Nelson Falardo, responsável pela RF Competição, refere que “independentemente dos azares que acontecem durante as provas, que valem para todos, acho que podemos dizer com muita segurança que os nossos pilotos já deram provas de que estão no campeonato para discutir a liderança nos grupos respectivos”. “O Ricardo Porém é já um piloto conhecido e referido pelos colegas, e Paulo Rui Ferreira é um piloto muito regular, com uma condução muito segura, capaz de repetir o excelente resultado da época passada”, acrescenta o preparador.

A RF Competição é uma equipa de desporto automóvel que se dedica à preparação de carros e à assistência técnica profissional a provas automobilísticas, oficiais ou outras, em que desempenha o papel de backup team. Entre outros apoios, é patrocinada por algumas empresas leirienses, nomeadamente a Bomcar, concessionário BMW e Mini, e o Grupo Auto Júlio, representante da Nissan em Leiria.

Américo Antunes no lugar mais alto do pódio


Piloto de Torres Vedras é quarto e triunfa nos carros de série

Depois de nas duas provas anteriores ter sido obrigado a abandonar quando liderava a Classe T2 (Veículos Todo-o-Terreno de série) Américo Antunes não se deixou surpreender pela mecânica e venceu de forma convincente a sua classe, tendo ainda ficado em quarto lugar da geral na Baja Cidade de Beja – Montes Alentejanos, prova pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2010. É caso para dizer: À terceira foi de vez: “Estou muito contente com o resultado. Finalmente conseguimos não ter azares mecânicos. Isto vem confirmar o bom andamento que estamos a ter neste primeiro ano de competição em TT. A equipa está de parabéns e obrigado ainda a todos aqueles que apoiaram a equipa da Mototorres, que era uma das mais ruidosa da prova”, referiu Américo Antunes.

Esta quarta etapa da temporada começou com o prólogo onde o piloto de Torres Vedras não foi além do 17º lugar da geral, “aqui se vê bem que o facto de a maior parte dos meus adversários terem anos de experiência de TT, dá-lhes vantagem do conhecimento do terreno, já que este troço era exactamente igual ao do ano passado”. Américo Antunes começou a corrida logo ao ataque e ao fim de 78 quilómetros de muita lama já tinha deixado para trás 12 pilotos, e ocupava o quarto lugar da geral e segundo na classe T2. “Para se andar depressa na lama temos que acreditar mesmo. Físicamente é muito exigente, pois mesmo em recta estamos sempre a mexer no volante, caixa de velocidades, travões e acelerador. Depois mentalmente é muito exigente, pois temos que ir muito concentrados. Foram duzentos quilómetros onde nunca pensei guiar daquela forma na lama. Quase segundo a segundo estávamos para bater. Parece que todas as árvores vinham ter connosco!”, desabafava o piloto de Torres Vedras no final.

Os últimos 100 quilómetros da prova sem lama foram mais tranquilos,

Tendo no entanto que atacar nos últimos 50 quilometros para recuperar a liderança no agrupamento T2 com Américo Antunes a manter a posição até ao final. “Com este resultado ainda dá para acreditar que é possível fazer um bom resultado no Campeonato até ao final”, concluiu o piloto que voltou a recorrer ao Mitsubishi Pajero preparado pela Baiauto. A próxima prova será o rali Estoril-Portimão-Marrakech organizada pelo ACP que conta para a taça do mundo TT a disputar-se 5 e 13 de Junho.

Classificação Final:
1º Pedro Grancha;
2º Miguel Barbosa + 9min51s;
3º José Gameiro + 16,49s;
4º Américo Antunes+19,37s;
5º Nuno Matos + 20.16s
6º Nicolas Misslin + 21,44s;
7º Bernardo Moniz da Maia + 23,51s

T2:
1º Américo Antunes;
2º Nuno Matos + 39s;
3º Ricardo Porém + 52min41s