domingo, 31 de outubro de 2010

Ricardo Porém brilhou em Portalegre


• A dupla Ricardo Porém/Manuel Porém confirmaram a conquista do campeonato com mais uma excelente exibição na última prova da temporada;

• O piloto alcançou mais uma vitória no T2 e um 5º lugar à geral, sendo assim brindado com um 3º lugar à geral no CPTT.

Depois de terem confirmado a conquista do campeonato, no Rali TT Terras da Raia, os manos Porém regressaram à competição na mítica Baja Portalegre 500, prova que serviria para consagrar os jovens campeões. Assim a dupla entrou na prova sem qualquer tipo de pressão e no prólogo obteve um bom 13º lugar à geral e uma 3ª posição entre o agrupamento T2. A forte queda de chuva ao longo de toda a Sexta-Feira fazia prever que iríamos assistir a um Portalegre como antigamente, algo que se pôde confirmar ainda na Super Especial.

No Sábado havia para disputar cerca de 400 Km’s cronometrados e a chuva também não deu tréguas aos pilotos durante todo o dia. Ricardo Porém não teve a sorte do seu lado no primeiro Sector Selectivo, com cerca de 180 Km’s, onde foi vítima de um furo que o fez perder algum tempo e assim, quando ainda não tinha alcançado a primeira metade da prova, o piloto estava na 20ª posição. Contudo a parte da tarde trouxe muitas surpresas e com uma prestação notável, a jovem dupla leiriense conseguiu alcançar a 3ª posição no Sector Selectivo, que lhe permitiu terminar numa excelente 5ª posição da Geral e alcançar assim mais uma vitória no Agrupamento T2, numa prova que era pontuável para a Taça FIA de Bajas.

Esta fabulosa exibição permitiu que a dupla não só cimentasse a liderança do Agrupamento T2, mas permitiu também que alcançasse ainda um excelente resultado à geral no campeonato. Ricardo Porém subiu à terceira posição da geral no CPTT, atrás de Filipe Campos e José Dinis Lucas.

No final da corrida que encerrou a temporada Ricardo Porém não escondia toda a sua felicidade: “Foi uma prova bastante difícil, pois a chuva e a lama trouxeram-nos dificuldades acrescidas. No sector da manhã acabámos por não conseguir transformar o nosso bom andamento em resultados, visto que furámos por volta do Km 50 e tivemos ainda alguns problemas eléctricos no carro. Partimos para o SS3 dispostos a dar tudo para recuperar a desvantagem que tínhamos para o primeiro classificado do T2.”, afirmou o piloto que acrescenta: “Acabámos por conseguir vencer no Agrupamento e ainda atingir um brilhante 5º lugar à geral, ainda que um furo nos tenha voltado a fazer perder tempo quando faltavam cerca de 50 Km’s para o fim. Tal como queríamos fechámos o ano com “chave de ouro”. É uma sensação fantástica. Foi o concretizar de um sonho”, terminou.

Classificação Final:

Geral:

1º Krysztof Holowczyc; 2º Filipe Campos + 8min33s; 3º Joan Roca Vila + 19min24s; 4º Henrique Silva + 31min20s; 5º (1º T2) Ricardo Porém + 38min19s.

CPTT 2010:

T2:
1º Ricardo Porém - 139 pontos;
2º José Camilo Martins - 101 pontos; 3º Américo Antunes - 95 pontos.

Absoluto:

1º Filipe Campos - 45 pontos; 2º J. Dinis Lucas - 37 pontos; 3º Ricardo Porém - 31 pontos.

Estreia brilhante do Mazda CX7 Proto


4º lugar na prova de encerramento da Taça Internacional FIA de Bajas

O Mazda CX7 Proto construído e preparado pela DEpieres Competição e tripulado pela dupla Henrique Silva/Rui Gomes alcançou este fim de semana um notável 4º lugar, naquela que foi a sua estreia em competição. De destacar que este resultado foi conseguido na mais emblemática competição nacional de todo o terreno, a Baja 500 Portalegre, prova pontuável para o Campeonato de Portugal e para a Taça Internacional FIA de Bajas, que contou com alguns dos mais cotados pilotos internacionais da modalidade.

O Mazda CX7 Proto é a mais recente produção da DEpieres Competição, que nos últimos anos tem construído viaturas de competição para todo o terreno de excelente nível e com destacados resultados.

Para Fernando Santos, este foi “um dia muito importante, porque depois das inúmeras dificuldades porque passou este projecto, conseguir terminar uma prova tão dura e difícil como foi esta 24ª edição da Baja 500 Portalegre sem que o Mazda CX7 Proto tem registado o menor problema é o máximo que eu poderia desejar. Já o resultado em si não me surpreende. Não tinha a menor dúvida quanto ao seu potencial até porque a nossa experiência têm evoluído muito nos últimos anos e as nossas anteriores produções já tinham conquistado vários resultados”.

Apesar de um resultado menos expressivo na Super Especial, onde registou o 21º tempo, a dupla portuguesa surgia já no Top 10 no final do 2º Sector Selectivo, vindo a terminar a corrida na 4ª posição com o tempo total de 6h11m28,6s gasto a percorrer os 405,22 quilómetros de prova.

Santinho Mendes com resultado notável


• Aos 70 anos piloto de Abrantes leva Mitsubishi L 200 de série ao 12º lugar
• José Mendes no Opel Astra Proto ficou a 30 kms do final com Top 10 à vista


Com 70 anos recentemente celebrados, António Santinho Mendes foi este fim de semana uma das figuras em destaque na Baja 500 Portalegre. Campeão Nacional de Velocidade, de Ralis, de Autocross e de Todo o Terreno, Santinho Mendes teve como prenda dos filhos uma Mitsubishi L200 e uma inscrição na mais emblemática das provas nacionais.

O piloto de Abrantes, que em Portalegre foi por três vezes segundo classificado – 1987 (na 1ª edição), 1991 e 1997 – mostrou claramente que os anos não lhe pesam e levou a sua máquina, uma Mitsubishi L200 Strakar quase de série e preparada nas oficinas da Gercar pelo filho mais velho, a um notável 12º lugar absoluto desta prova pontuável para a Taça Internacional FIA de Bajase.

“E podia ter sido melhor. Tivemos de parar para substituir uma peça de acordo com as instruções que o meu Zé Manel me tinha dado, no caso de o carro começar a falhar e achei que era melhor não forçar porque queria terminar a corrida. Mas estava bem e podia ter aprtado um bocadinho mais com a máquina. Gosto do Portalegre assim e diverti-me bastante aqui com o meu amigo Carlos”, explica Santinho Mendes.

Na 6ª feira, na Super Especial com que se iniciou o rali nem tudo correu bem. A equipa só tarde se lembrou de ver a pressão dos pneus que estava exageradamente alta e não houve tempo para regular tudo. O 41º tempo teve todavia pouca influência porque, sem pó não houve qualquer dificuldade em fazer ultrapassagens e foram muitas as que Santinho Mendes teve de fazer. “Por mim só passou um” acrescenta divertido.

Menos sorte teve o piloto e técnico José Mendes que, acompanhado do irmão Vitor, estava bem próximo do Top 10 quando se partiu um roda do Opel Astra Proto a 30 kms do final.

Em finais de Novembro a família volta a reunir-se para disputar as 24 horas TT Vila de Fronteira e Santinho Mendes irá fazer mais uma pausa no golfe, com que agora ocupa a maioria dos dias.

Bruno Oliveira forçado a abandonar quando liderava Baja 500 Portalegre


Caixa de Velocidades ditou desistência

O piloto açoreano Bruno Oliveira, aos comandos da Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team, foi este fim de semana forçado a abondonar a Baja 500 Portalegre numa altura em que liderava a corrida com mais três minutos de vantagem sobre o segundo classificado.

Acompanhado de Pedro Colaço, que nesta prova se sentou no lugar habitualmente ocupado por Bruno Fernandes, o piloto açoreano estava a superar as enormes dificuldades de uma pista enlameada e coberta por centenas de poças de água, quando a caixa de velocidades da sua máquina revelou uma avaria incontornável e a equipa ficou impedida de prosseguir na prova com que se encerrava o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e a Taça Internacional FIA de Bajas.

Nessa altura Bruno Oliveira tinha uma vantagem de 3m03s sobre Pedro Carvalho e 4m48s sobre João Pais, o piloto que veio a triunfar. Apesar desta paragem, Bruno Oliveira manteve 2º lugar no Desafio ELF Mazda 2010 embora esteja agora com apenas um ponto de vantagem sobre Rui Lopes.

“Ainda não sabemos exactamente o que se passou mas foi na caixa de velocidades e não havia qualquer possibilidade de continuar. A pista estava muito difícil, mas até aí tinhamos conseguido superar todos os obstáculos com relativa facilidade e estavamos a impor um ritmo equilibrado, que nos iria permitir chegar ao fim sem correr riscos”
explica Bruno Oliveira.

Limpa vidros retirou Pedro Grancha do caminho para a vitória


Piloto de Cascais foi 2º em SS2

Uma avaria no limpa vidros impediu que Pedro Grancha tivesse alcançado uma vitória na Baja 500 Portalegre, a prova com que se encerrou o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e a Taça Internacional FIA de Bajas. Aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, o campeão nacional de 2006, que tinha sido o segundo mais rápido na Super Especial, manteve essa posição no final dos 186,3 quilómetros do SS2.

Nesse troço realizou exactamente o mesmo tempo que Krysztof Holowczyc, o piloto polaco que, aos comandos de uma máquina igual à sua, viria a ser o vencedor da prova. Infelizmente um problema com o limpa vidros viria a retirar Pedro Grancha e Vitor Jesus do caminho para uma vitória que, após o abandono de Miguel Barbosa, parecia estar ao alcance do piloto de Cascais.

“É triste ter perdido a hipótese de alcançar uma vitória que seria histórica por causa de um limpa vidros. Poucos quilómetros depois do início do SS3 o limpa vidros começou a sair do vidro. Nas primeiras vezes eu ainda estiquei o braço para fora da janela e consegui que ele voltasse a fazer o seu trabalho normalmente, mas depois tivémos mesmo de parar e procurar uma solução mas percebemos que ia ser muito complicado, porque a rosca estava moída”, salienta Pedro Grancha que acrescenta:

“Foi numa dessas vezes que, ao arrancar, tivémos um sinal no sentinel. Encostámos à direita, mas era exactamente por aí que o Nuno Matos estava a tentar passar e o toque foi inevitável. Mais adiante, numa zona onde a nossa visibilidade já era quase nula, entrámos a fundo numa ribeira e de imediato me apercebi de que a corrida estava acabada, porque tinha entrada água para o motor. Provámos mais uma vez que somos competitivos e tempos carro para lutar pela vitória mas, ao contrário de Beja, desta vez não tivémos sorte”.

Team Solar do Bitoque conquista pódio em Portalegre


• Rui Lopes está a apenas um ponto do 2º lugar
• Luís Fonseca terminou a sua participação no Desafio ena 3ª posição


A dupla Rui Lopes/Luís Fonseca, aos comandos de uma Mazda BT 50, conquistou este fim de semana um lugar no pódio na mítica Baja 500 Portalegre. O Team Solar do Bitoque terminou uma corrida marcada por condições metorológicas muito adversas na 16º posição da na classificação geral absoluta e no 3º lugar da quinta jornada do Desafio ELF Mazda 2010 resultado que permitiu a Rui Lopes subir uma posição, ficando a apenas um ponto do 2º lugar.

“Estamos a lutar pelo segundo lugar no Desafio ELF/Mazda pelo que terminar esta corrida era muito importante. Conseguimos um bom resultado que vai ser uma preciosa ajuda para encarar as 24 Horas de Fronteira com uma motivação ainda maior. Foi por isso que resolvemos não atacar o 2º lugar nesta corrida, porque não quisémos correr o risco de ficar sem nada. A nossa Mazda BT 50 chegou ao fim sem uma belicadura. Com estas condições é uma alegria muito grande estar aqui à chegada”
, salientou no final dos quatrocentos quilómetros de prova Rui Lopes, piloto e team manager da equipa patrocinada pela cadeia de restaurantes de que é proprietário.

A participação do Team Solar do Bitoque Desafio no ELF/Mazda 2010 irá terminar dentro de um mês, com a disputa das 24 Horas TT Vila de Fronteira, competição do calendário internacional que se realiza de 26 a 28 de Novembro.


Classificação do Desafio ELF / Mazda 2010 (após cinco provas):

Pilotos: 1º João Pais, 46 pontos; 2º Bruno Oliveira,23; 3º Rui Lopes, 22.3º Paulo Pinto, 18.
Navegadores: 1º João Rato, 36 pontos; 2º Bruno Fernandes, 23; 3º Luís Ferreira, 22.

João Pais venceu e já é campeão


• Piloto de Viseu terminou no 11º lugar absoluto
• Chuva “inundou” Baja 500 Portalegre
• Carlos Aires e Rui Lopes completaram pódio


Numa Baja 500 Portalegre onde a chuva foi uma presença constante, tornando esta 24ª edição uma das mais difíceis de sempre, João Pais, acompanhado de José Janela, aos comandos da Mazda BT 50, inscrita pela Auto Sueco Coimbra, não só conseguiu o triunfo entre os concorrentes do Desafio ELF / Mazda 2010, como alcançou desde já o título, não tendo de esperar pelo resultado nas 24 TT Vila de Fronteira, prova que encerra a temporada.

O piloto de Viseu gastou 6h44m28,7s a percorrer os 405,22 quilómetros dos três sectores selectivos que compunham a prova. A somar a este grande triunfo no Desafio ELF / Mazda 2010, que é actualmente o único troféu monomarca existente em Portugal, João Pais conseguiu ainda terminar a prova num notável 11º lugar absoluto.

“Sou jovem e nos últimos anos não choveu em Portalegre por ocasião da Baja. Assim tive a oportunidade de me estrear e viver por dentro as dificuldades, mas também a enorme emoção de sentir uma prova que, por todas estas caraterísticas, se tornou mítica. As condições meteorológicas obrigaram a uma condução muito cautelosa com índices de concentração redobrados e o José Janela teve um papel importante neste capítulo. Claro que a infelicidade de alguns dos meus adversários tornaram o caminho para a vitória mais fácil, embora a tensão de estar na luta por uma determinada posição nos ajude a manter todos os sentidos ainda mais apurados. A nossa Mazda BT 50 esteve também impecável, superando uma prova com condições extremamente adversas”, salienta João Pais que acrescenta:

“A renovação do título vem coroar todo o trabalho de uma equipa e quero partilhar com todos os que comigo vivem este projecto a felicidade de me sagrar campeão um título que este ano adquire um significado ainda maior porque tem a chancela da FPAK”.

Nos lugares de pódio terminaram as duplas Carlos Aires/Francisco Bernardino e Rui Lopes/Luís Ferreira (Team Solar do Bitoque). Estas duas formações, com as suas Mazda BT 50, completaram a Baja 500 Portalegre respectivamente na 14ª e 16ª posições da classificação geral de uma corrida também pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e para a Taça Internacional FIA de Bajas e que contou com mais de meia centena de equipas à partida entre os quais alguns dos mais conceituados pilotos desta disciplina.

“Terminar uma prova tão emblemática como a Baja de Portalegre e ainda para mais nestas condições é o máximo que se pode desejar. Partimos de trás, mas a corrida correu-nos bem e fomos superando todas as dificuldades. Estamos muito satisfeitos ”
salientou à chegada Carlos Aires.

Para Rui Lopes “terminar era muito importante. Estamos a lutar pelo 2º lugar no Desafio ELF/Mazda e um bom resultado aqui era uma preciosa ajuda para encarar as 24 Horas de Fronteira com ainda maior motivação. Foi por isso que resolvemos não atacar o 2º lugar nesta corrida, porque não quisémos correr o risco de ficar sem nada. A nossa Mazda BT 50 chegou ao fim sem uma belicadura. Com estas condições é uma alegria muito grande estar aqui à chegada”.

A dupla Bruno Oliveira/Pedro Colaço (Mazda Açores TT Team) começou por liderar a prova, seguida Pedro Carvalho da SGS Car que, acompanhado por Nuno Madeira, regressava às competições ao fim de dez anos de paragem. Todavia, as enormes dificuldades da prova impediram essas duas formações, bem como as duplas Paulo Pinto/Filipe Fernandes (Xuxas Car) e Durval Costa/Pedro Marcão de completarem a corrida.

No final desta Baja 500 Portalegre Luís Morais, da Mazda Motor de Portugal destacou “o enorme empenho de todas as equipas do Desafio ELF/Mazda numa corrida disputada em condições extremas e felicito aquelas que conseguiram superar tudo isso e completar os quatrocentos quilómetros propostos pela equipa do ACP. Os meus parabéns ao João Pais pela conquista do título. Numa modalidade onde a veterania é um valor sobejamente reconhecido, a juventude de um campeão lançado pelo Desafio ELF/Mazda é um contributo que consideramos importante para a modalidade”.

O Desafio ELF/Mazda 2010 irá terminar dentro de um mês, com a disputa das 24 Horas TT Vila de Fronteira, competição do calendário internacional que se realiza de 26 a 28 de Novembro, organizada, tal com esta Baja 500 Portalegre, pelo Automóvel Clube de Portugal.


Classificação Final

1º João Pais/José Janela 6h44m28,7s
2º Carlos Aires/Francisco Bernardino 7h19m53,6s
6º Rui Lopes/Luís Ferreira 7h22m50,1s

Resultados online em http://bajaportalegre500.cronobandeira.com

Classificação do Desafio ELF / Mazda 2010 (após quatro provas):

Pilotos

1º João Pais Auto Sueco Coimbra 46 pontos
2º Bruno Oliveira RPF 2 23 pontos
3º Rui Lopes Fino Comércio de Automóveis 22 pontos
4º Paulo Pinto Xanauto 18pontos
5º Carlos Aires Xanauto 8 pontos
6º Henrique Silva Santos da Cunha 2 6 pontos
6º Durval Costa SGS Car 6 pontos

Navegadores
1º João Rato Auto Sueco Coimbra 36 pontos
2º Bruno Fernandes RPF 2 23 pontos
3º Luís Ferreira Fino Comércio de Automóveis 22 pontos
4º José Janela Auto Sueco Coimbra 10 pontos
5º Pedro Marcelo Xanauto 8 pontos
5º Francisco Bernardino Xanauto 8 pontos
7º Rui Gomes Santos da Cunha 2 6 pontos
7º Pedro Marcão SGS Car 6 pontos
9º Ricardo Cortiçadas Xanauto 5 pontos
9º Luís Cavaleiro Xanauto 5 pontos

Equipa Bianchi Prata / Vodafone sofre com o mau tempo na 24ª Baja de Portalegre


A 24ª Baja Portalegre 500 realizou-se dias 29 e 30 de Outubro. A clássica prova do TT Nacional integrou as modalidades de motos, quads, utv´s/buggy´s e autos num desafiante percurso.

A Equipa Bianchi Prata / Vodafone esteve presente na competição, aos comandos da BMW 450X, com os pilotos Paulo Gonçalves, Luís Teixeira e o piloto ACPmoto Norberto Teixeira.

A prova iniciou-se com um prólogo de 7 kms, onde os pilotos Paulo Gonçalves, Luís Teixeira e Norberto Teixeira obtiveram o 3º lugar, o 19º lugar e o 14º lugar respectivamente.

No último dia de prova, Paulo Gonçalves e Norberto Teixeira foram obrigados a desistir devidos a problemas eléctricos ocorridos nas motos pela muita água existente no circuito da prova.

Na classe TT3, Paulo Gonçalves declarou: " Este último TT do ano de 2010 não terminou da forma como queríamos. Andei sempre em 3º lugar mas a 40 kms do fim tive um problema. A muita água existente acabou por desenvolver um problema eléctrico na moto e tive de desistir. Apesar de toda a equipa ter trabalhado muito para uma vitória, não foi possível alcança-la. "

O piloto ACPmoto, Norberto Teixeira, teve também de desistir: " Penso que a minha moto sofreu o mesmo problema que a do Paulo. As ribeiras que tivemos de ultrapassar estavam muito cheias e isso acabou por constituir um problema e fazer-me desistir. De resto correu tudo bem. "

Luís Teixeira terminou a prova no 27º lugar. Com a sua primeira participação na Baja Portalegre, o piloto afirmou: " Foi um percurso muito duro e com muita lama. As condições atmosféricas eram adversas mas consegui chegar ao fim sem qualquer problema. "

O team manager da Equipa Bianchi Prata / Vodafone comentou a prestação da sua equipa na última prova de TT do ano decorrente: " Foi uma pena o que aconteceu ao Paulo, pois o nome da BMW iria entrar para a história da Baja Portalegre. Mas a muita água e lama existente condicionou o nosso objectivo. De qualquer das formas, vamos prosseguir com os nossos objectivos. "

A próxima prova da equipa da CIN será em Gondomar, no dia 14 de Novembro, a contar para o Campeonato Nacional de Cross-Country. Nesta prova, o projecto de Responsabilidade Social desenvolvido pela KIA Motors e Equipa Bianchi Prata / Vodafone dará mais um passo, neste caso, com alunos de Engenharia Mecânica do ISEP.

Uma prova dura mas saborosa


• FERNANDO ANDRÉ ALCANÇA EXCELENTE 6º LUGAR
• JOÃO PAIS TRIUNFA EM MAIS UM DESAFIO MAZDA


O regresso de Fernando André e Luís Gomes à competição não poderia ter sido melhor. Parados desde Outubro do ano passado, a dupla do Renault Mégane Proto preparado pela ARC Sport alcançou um fabuloso 6º lugar da classificação geral, numa prova demasiado dura e selectiva.

“Divertimo-nos imenso e sei que fizemos o melhor possível. Estou muito satisfeito com o comportamento do carro e com o trabalho de toda a equipa, mas essencialmente, estou muito feliz por ter regressado à competição. A classificação acabou por ser um bónus, depois de tanto trabalho que tivemos. Foi uma prova muito difícil e desgastante, carregada de armadilhas, mas nós gostamos de corridas deste tipo. A próxima época ainda é uma incógnita, mas só espero não voltar a estar um ano sem correr”, declarou Fernando André.

Outro êxito alcançado pela ARC Sport foi a vitória de João Pais e José Janela no Desafios ELF Mazda. A terceira vitória do ano para o piloto, e a garantia da revalidação do título.

“Foi mesmo uma prova muito dura e violenta para as mecânicas, e até para o físico. É a terceira vitória da época, o que prova bem a solidez do nosso projecto. Quero dar os parabéns a toda a equipa da ARC Sport, sem excepções, pelo trabalho fabuloso que efectuaram. Este é o nosso segundo título consecutivo, e foi bom tê-lo alcançado em Portalegre, pois já não necessito da lotaria de Fronteira. Quero dedicar esta vitória ao meu tio José Luís, recentemente falecido”
, afirmou João Pais.

A ARC Sport consegue em Portalegre mais um resultado extremamente positivo. O Todo-o-Terreno é também uma vertente importante para a equipa de Aguiar da Beira.

“Fomos rápidos e competitivos. O Mégane Proto está de facto muito melhor e representa uma boa base de trabalho. Quero dar os parabéns ao Fernando André pela excelente prova que realizou perante as péssimas condições climatéricas que marcaram a prova, o que não é tarefa fácil. Depois de uma longa paragem, demonstrou que ainda está em forma. O João Pais foi sempre o piloto Mazda mais rápido em prova, conseguindo uma excelente vitória. Para ele vão também as minhas felicitações pela conquista de mais um título. Quero felicitar toda a equipa pelo excelente trabalho que realizou, debaixo de condições atmosféricas muito adversas”
, concluiu Pedro Patrocínio, responsável pelo departamento de todo-o-terreno da ARC Sport.

José Dinis Lucas Vice-Campeão nacional de Todo-o-Terreno


A Baja de Portalegre só termina mesmo com a chegada ao pódio. Uma prova tradicionalmente dura e cheia de incógnitas. José Dinis Lucas e Luís Tirano resistiram à intempérie que uma vez mais inundou o Alto Alentejo, e chegaram ao final do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno como Vice-Campeões Nacionais. Um resultado fantástico, mas que não era um objectivo quando começou o campeonato.

“Assim ainda soube melhor! Ainda não estou em mim, vou ter de me habituar à ideia. É lógico que este resultado final me dá um enorme gozo, ainda mais quando é obtido a lutar com carros de outro mundo. Em relação ao ano que vem, ainda é muito cedo para falar, só espero que exista bom senso”, afirmou, visivelmente feliz, José Dinis Lucas.

Portalegre foi uma prova dura e desgastante, mas que acabou por ter um final feliz, como admite Luis Tirano: “Foi uma grande alegria ter terminado o campeonato no segundo lugar absoluto. Esta foi uma corrida com muita água e muito dura, mas valeu a pena”.

A equipa Dinis Lucas Consulting Team alcançou em Portalegre o 7º e o 9º lugar da classificação geral. Mário Dinis Lucas e Francisco Luís conquistaram a 2ª posição no agrupamento T2, depois de um dia “cheio de trabalho”.

“Foi duro! Muito duro… Tentei lutar pela vitória, mas andar mais nestas condições, seria arriscar muito. Era impossível fazer melhor. Parabéns aos vencedores do T2”, afirmou, com o habitual desportivismo Mário Dinis Lucas.

Francisco Luís também não escondia a alegria de terminar na 9ª posição da geral: “O resultado foi excelente dadas as condições da prova. Foi mesmo muito duro”.

José Dinis Lucas e Luís Tirano, Vice-Campeões Nacionais de Todo-o-Terreno, vão ter tempo suficiente para digerir este excelente resultado de 2010. Em jeito de graça o piloto vice-campeão afirmou: “Para o ano são vocês”, referindo-se a Mário Dinis Lucas e Francisco Luís.
Dinis Lucas Consulting Team, uma equipa para quem a atitude desportiva vale mais que mil palavras.

Nuno Matos abandona em Portalegre quando liderava T2 e lutava por lugar no pódio absoluto


-Final inglório para o já vencedor da Taça Internacional FIA de Bajas na categoria T2
-Piloto de Portalegre assumia-se como a grande surpresa da prova organizada pelo ACP
-Seguia em quarto da geral quando partiu ponteira da direcção após toque de um adversário


Jornada de consagração pela conquista do título mundial da categoria T2, a ponta final da Baja BP Ultimate Portalegre 500 revelou-se madrasta para as legítimas ambições de Nuno Matos e Filipe Serra naquela que é justamente considerada a prova “rainha” do calendário nacional da modalidade.

Líder destacada da categoria T2 desde a Super Especial da véspera, a dupla do Cetelem | Fedima | Team acabaria por ser forçada a abandonar já no decorrer do terceiro e último sector da prova quando era quarta classificada à geral e lutava por uma surpreendente presença no pódio absoluto.

Um toque inadvertido de um concorrente à altura da sua ultrapassagem, sensivelmente ao km 120 do último sector, precipitou a quebra da ponteira da direcção da Isuzu D-Max, impossibilitando a equipa de prosseguir em prova.

“É um daqueles incidentes algo insólitos de acontecer, sobretudo durante uma prova de todo-o-terreno, mas que infelizmente nos veio estragar a corrida e a hipótese de fecharmos o ano com chave de ouro. Apesar das difíceis condições em que se encontrava a pista, estávamos a realizar uma prova isenta de percalços, controlando os nossos principais adversários ao nível da categoria T2 – a vantagem era já superior a 10 minutos – e tentando defender a nossa posição à geral”, começa por explicar o portalegrense.

“Na verdade, as coisas até estavam a correr melhor do que o previsto… Mas tudo se alterou após apanharmos o Pedro Grancha quase parado em pista: ao tentar ultrapassá-lo numa recta, e após assinalarmos a nossa presença pelo Sentinel, ele desviou-se para a direita quando, por azar, seguíamos já a seu lado, batendo numa das rodas do nosso carro. Sei que ele não teve qualquer culpa neste incidente, até porque a visibilidade era quase nula, mas o facto é que a direcção da Isuzu ficou de tal forma afectada que a ponteira viria a ceder após mais cerca de 30 km”, contou o desalentado piloto.

Apesar deste inglório desfecho, fica o registo de Nuno Matos ter garantido em 2010 o quarto título consecutivo da sua ainda carreira, numa época em que venceu três provas internacionais (Espanha, Hungria e Estoril-Marrakech) e concluiu duas outras no pódio (Rússia e Itália).

sábado, 30 de outubro de 2010

Filipe Campos conquista “tetra” na Baja 500 Portalegre


- Filipe Campos e Jaime Baptista são campeões absolutos da categoria T1.
- Bernardo Moniz da Maia foi oitavo à geral, 4º no CPTT e assegura, tal como em 2009,
o vice-campeonato de T1.


Apesar de se ter disputado sob condições bem diferentes, repetiu-se a história de 2009, com Filipe Campos a sair de Portalegre com mais um título “no bolso”. Já são quatro os ceptros do piloto portuense (campeão em 1998, 2008, 2009 e 2010) e três deles consecutivos. Uma vez mais, o “ponta de lança” da Yser Racing Team não falhou e mesmo não tendo conseguido vencer a 24ª Baja 500 Portalegre, o segundo lugar alcançado foi mais do que suficiente para voltar a sagrar-se campeão.

Para a Yser Racing Team esta foi uma prova preparada com todo o cuidado. Tratando-se de uma jornada reconhecidamente difícil havia que ter cada detalhe antecipado. A verdade é que o resultado final deixou cada elemento da formação com um enorme sorriso nos lábios. Por um lado Filipe Campos e Jaime Baptista sagraram-se Campeões Absolutos e da Categoria T1, enquanto Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor alcançaram o terceiro lugar absoluto do CPTT, ao qual juntaram, a exemplo do que tinham conseguido em 2009, o 2º lugar entre os T1, fruto do oitavo lugar à geral em Portalegre, que significou um quarto posto na classificação do campeonato.

Esta edição de 2010 da Baja 500 Portalegre, teve duas fases distintas: uma em que Filipe Campos/Jaime Baptista dominaram por completo os acontecimentos e uma segunda que se iniciou com um furo que atrasou a equipa, a 20 quilómetros do fim do sector matinal. Ocupando o quarto lugar à chegada à neutralização de Portalegre, Campos acabou por ter uma tarde complicada em que, apesar de ter garantido o segundo lugar final, acabou por sentir grandes dificuldades, todas elas com origem no temporal que esta tarde se abateu sobre a região.

Filipe Campos era, à chegada a Portalegre, o rosto da alegria partilhada pela equipa, afirmando que “foi uma prova espectacular. Difícil, mas espectacular. Tenho pena de não ter ganho, mas certo é que os objectivos foram alcançados. De manhã tivemos um furo, a cerca de 20 quilómetros do final do troço e, à tarde, a muita chuva causou-nos problemas enormíssimos, em parte pelo facto de termos ficado sem limpa pára-brisas. Foi muito complicado e em condições como as que encontrámos foi um esforço muito grande. Conquistámos mais um título, o terceiro da Yser Racing Team que está, sem dúvida alguma de parabéns por mais esta fantástica conquista.”

Quanto à dupla Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor asseguraram mais cinco pontos, fruto do quarto lugar do CPTT assegurado em Portalegre. Cientes da dificuldade dos obstáculos a ultrapassar, realizaram uma prova isenta de erros e cumprida com naturais cautelas. “Hoje foi um dia muito complicado”, resumiu Bernardo Moniz da Maia que suspirou de alívio ao atravessar a linha de meta. “A chuva e lama complicaram-nos imenso a tarefa e em certas alturas o carro parecia que tinha vontade própria e eu nada podia fazer para o contrariar. Foi uma Baja duríssima, especialmente por causa do mau tempo, mas a verdade é que a Yser Racing Team superou todos os obstáculos, saindo de Portalegre com mais um título Absoluto, o quarto do Filipe Campos, e eu e a Joana com mais um segundo lugar na Categoria T1 e o terceiro posto absoluto do Campeonato de Portugal de TT. Por tudo isto, o balanço final só pode ser extremamente positivo.”

Classificação da Baja 500 Portalegre:

1º Krysztof Holowczyc/Jean-Marc Fortin (Nissan), 5h41,08m
2º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW), a 7m33s
3º Joan Roca Vila/Josep Ferrer (Mitsubishi), a 18m24s
4º José Alvo/Rui Gomes (Mazda), a 30m20s
5º Ricardo Porém/Manuel Porém (Nissan), 37m19s
(...)
8º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW), 42m06s

Campeonato de Portugal de TT Absoluto:


1º Filipe Campos, 45 pontos
2º José Dinis Lucas, 37
3º Ricardo Porém, 33
4º Bernardo Moniz da Maia, 31

Agrupamento T1:

1º Filipe Campos, 120 pontos
2º Bernardo Moniz da Maia, 112
3º José Dinis Lucas, 106

Miguel Barbosa obrigado a desistir com vitória ao alcance


A dupla de pilotos da BP Ultimate Vodafone Team dominou quase por completo a Baja Portalegre 500 tendo sido novamente obrigada a desistir a poucos kms do final e quando já detinha uma vantagem muito significativa sobre os mais directos adversários.

Depois de ontem ter começado com uma vitória no prólogo, Miguel Barbosa começou hoje também da melhor forma impondo-se logo no primeiro sector selectivo do dia a toda a concorrência, mostrando-se muito confiante com as condições difíceis de aderência que os troços apresentavam devido à chuva que se fez sentir nos últimos dias. No final do primeiro Sector selectivo do dia, Miguel Barbosa tinha já mais de 2 minutos de vantagem sobre Pedro Granja e do campeão em título, Filipe Campos.

No entanto, o ultimo sector do dia seria sinónimo de azar para o Mitsubishi Lancer Turbo que mostrou novamente problemas de fiabilidade, tendo obrigado o jovem piloto de Lisboa a debater-se ao longo de mais de 50 kms de prova sem direcção assistida, tendo de baixar o ritmo mas mantendo a liderança até que a mecânica cedeu de vez e obrigou a mais uma desistência quando a vitória estava praticamente garantida.

Para Miguel Barbosa, este foi um dia de “sentimentos opostos porque fizemos uma prova espectacular em condições muito difíceis e, quando tínhamos já praticamente a vitória assegurada, um novo problema mecânico obrigou-nos a desistir quase com o final à vista” Depois de ter sido obrigado a lutar com “uma direcção assistida que primeiro ia e vinha e depois desapareceu de vez, obrigando-nos a grande esforço físico ao longo de vários kms” foi um outro problema que forçou ao abandono quando “a correia partiu, deixou de carregar o alternador e o carro acabou por se calar de vez”.

Para o piloto da BP Ultimate Vodafone Team, “este foi um ano que merecíamos muito mais porque mostramos ser rápidos em vários troços mas não tivemos a fiabilidade que precisávamos para poder conquistar o titulo.” Com a ultima prova do campeonato a terminar, “resta-me agradecer a todos que me apoiaram, principalmente aos meus patrocinadores que estiveram sempre envolvidos neste projecto desde o inicio.”

Campos e Holowczyc garantem títulos


Kryzstof Holowczyc, na Taça FIA de Bajas, e Filipe Campos, no Campeonato Nacional, acabam por ser os pilotos com maiores motivos para festejar no final da 24ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, corrida sob difíceis condições atmosféricas, com a chuva a tornar a tarefa dos concorrentes ainda mais dura. O polaco juntou ainda a vitória na prova, garantindo o seu primeiro sucesso em Portugal.

Holowczyc partiu com oito pontos de desvantagem sobre o russo Boris Gadasin e praticamente só a vitória lhe interessava. E as coisas nem pareciam correr de feição para o piloto da Nissan Navara, pois Miguel Barbosa, que alinhava precisamente com o mesmo objectivo, começou por dominar o prólogo e depois impor-se no primeiro sector selectivo do segundo dia de prova, ampliando a sua vantagem na frente da classificação.

No entanto, a mecânica do Mitsubishi não colaborou e Miguel Barbosa acabou por partir a correia do alternador, ficando sem carga de bateria e sendo obrigado a desistir. Com Filipe Campos atrasado no SS2 com um furo e imprimindo um andamento mais tranquilo a partir do momento em que Barbosa parou, Holowczyc acabou por ascender ao primeiro lugar e, com a desistência de Gadasin - problemas de pressão de combustível - acabou por conquistar um merecido sucesso que lhe garantiu a conquista da Taça FIA de Bajas.

“Foi incrível esta tarde", começou por afirmar Holowczyc. "Nunca tinha visto tanta água na vida. Parece que entrámos numa poça de água no início da especial e saímos no fim. Era muito fácil cometer um erro. Era um sector para quem tem sensibilidade, uma vez que não era fácil perceber onde era o limite. A organização foi perfeita, tenho feito muitas corridas e nunca vi um road-book tão perfeito, só não conseguem controlar o tempo. Estou muito contente com esta vitória."

Quanto a Filipe Campos, confirmou em pleno o favoritismo que lhe era atribuído à partida da prova e, com o segundo lugar final, revalidou justamente o título nacional que ostentava: “Esta tarde foi muito difícil. Entrava água por todo o lado e o pára-brisas deixou de funcionar e por isso o Jaime (Batista) tinha que ir sempre a carregar no botão. Foi muito complicado, mas cumprimos o objectivo que tínhamos que era revalidar o título e por isso estamos muito satisfeitos. Sabíamos que este percurso da tarde faz menos lama, mas que acumula muita água, mas nunca tinha visto nada assim”.

Excelente a actuação do espanhol Joan Roca Vila, que levou a sua Mitsubishi ao último lugar do pódio, enquanto o já campeão da categoria T2, Ricardo Porém, confirmou o título com mais uma vitória no agrupamento, depois de Nuno Matos ter liderado durante bastante tempo, mas acabando por ser eliminado numa tentativa de ultrapassagem a Pedro Grancha, que seguia com problemas, com os dois carros a tocarem-se e a ponteira de direcção do Isuzu de Matos a ceder.


Terceira vitória para António Maio

O prematuro abandono de Ruben Faria e o atraso de Paulo Gonçalves fez com que a luta pela vitória fosse uma discussão entre António Maio e Mário Patrão. Na fase inicial o piloto da Yamaha teve dificuldade em encontrar o melhor ritmo e chegou ao CP1 a perder 21 segundos para Patrão.

Depois os pilotos das duas rodas entraram numa zona do percurso em que o piso estava já bastante deteriorado pela passagem dos automóveis, e aí Maio conseguiu aumentar o ritmo e inverteu a classificação, passando para a frente por apenas dois segundos quando faltavam cerca de 90 quilómetros para o final. A partir daí foi sempre ao ataque e beneficiou dos problemas de Patrão para alargar a vantagem e vencer a corrida.

No final António Maio estava bastante satisfeito. “Foi uma corrida difícil. Não me consegui encontrar na fase inicial, os braços incharam um pouco e estava com dificuldades. Depois quando entrei na zona do percurso em que os pilotos do carro já tinham passado, ataquei. O piso estava muito estragado, ainda caí, mas na chegada à assistência 4 apanhei o Mário Patrão e a partir daí vim sempre a fundo. Foi uma corrida dura e difícil, mas estou muito contente por ter ganho”.

De referir que António Maio inscreveu pela terceira vez o seu nome na lista de vencedores - depois de ter ganho em 2007 e 2008 e ser segundo no ano passado.

Mário Patrão começou por comandar mas, na parte final, teve problemas de travões e não conseguiu resistir ao forcing de António Maio. “Foi uma boa corrida, difícil, com zonas com o piso já muito mau. Foi pena ter ficado sem travões na parte final, o que fez com que caísse duas vezes e por isso optei por controlar o andamento e terminar em segundo, que acaba por ser um bom resultado”.

Paulo Gonçalves abandonou a cerca de 50 Km do final, quando era um confortável terceiro classificado, com problemas eléctricos na sua BMW. Deste modo, David Megre fechou o pódio, mas já a mais de 23 minutos dos dois da frente, demonstrando que o ritmo de quem lutou pela vitória era claramente outro.

Ricardo Porém foi 3º na Super Especial


• Muita chuva e lama marcaram o prólogo da 24ª Baja Portalegre 500, onde Ricardo Porém obteve o 3º melhor tempo entre os concorrentes do agrupamento T2

Teve hoje início a 24ª Baja Portalegre 500, a última prova do campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, onde os irmãos Ricardo e Manuel Porém serão consagrados Campeões Nacionais de T2, feito que alcançaram matematicamente após o Rali TT Terras da Raia.

Ricardo Porém estava, antes da prova, bastante entusiasmado pois esta é uma corrida que lhe permitirá desfrutar ao máximo, sem qualquer pressão de resultados. Ainda assim o piloto prometia andar depressa e foi o que fez ao rubricar o 3º tempo entre os concorrentes do agrupamento T2 e ainda a 13ª posição da classificação geral, no prólogo de 5,5km’s disputado hoje. As condições meteorológicas não foram as mais favoráveis com a chuva a “tomar conta da tarde” em Portalegre. Com a muita chuva que caiu o piso ficou também muito enlameado e consequentemente muito escorregadio, o que dificultou a “vida” do piloto.

No final do Prólogo o piloto afirmou: “O dia de hoje foi difícil pois a super especial estava bastante escorregadia e eu não me senti suficientemente confiante. Ainda assim conseguimos o 3º tempo entre os T2 e o 13º na geral.”.

Pensando do dia de amanhã Ricardo Porém afirma: “A verdadeira corrida começa amanha onde vamos tentar andar o mais rápido possível.”.

Amanhã os concorrentes irão disputar 2 sectores selectivos, um primeiro com cerca de 180Km’s e o segundo com cerca de 220Km’s. O primeiro concorrente vai para a estrada pelas 8 horas.

Classificação – Após Super Especial:
1º Miguel Barbosa; 2º Pedro Grancha +2,8s; 3º Filipe Campos +15,1s; … 13º (3º T2) Ricardo Porém + 35,2s.

João Pais com arranque brilhante


• Piloto de Viseu foi o mais rápido e alcançou um 11º lugar absoluto
• Sete Mazda BT 50 na mais emblemática competição de TT
• Chuva e lama na Super Especial que ditou ordem de partida


João Pais, acompanhado de José Janela, aos comandos da Mazda BT 50, inscrita pela Auto Sueco Coimbra, foi o mais rápido de entre os concorrentes do Desafio ELF / Mazda 2010, cuja quinta etapa se está a realizar este fim de semana em Portalegre, cidade onde decorre mais uma edição da mítica Baja 500 alentejana.

O piloto de Viseu gastou 6m07,7s a percorrer os 5,52 quilómetros da Super Especial esta tarde disputada sob um forte bátega de água, o que tornou a pista enlameada e muito escorregadia. À vitória no único troféu monomarca actualmente existente em Portugal, João Pais juntou ainda um brilhante 11º lugar absoluto, numa prova que é também pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e para a Taça Internacional FIA de Bajas, e que conta com a participação de alguns dos mais conceituados pilotos desta disciplina.

“Correu bem mas foi difícil. A pista estava muito traiçoeira e felizmente que conseguimos ultrapassar da melhor forma todas as situações que nos foram aparecendo pela frente e alcançar um bom tempo. Amanhã vamos ter de ser muito cautelosos para conseguir cumprir com êxito os quatrocentos quilómetros de percurso”, salienta João Pais.

Já para o par Bruno Oliveira/Pedro Colaço (Mazda Açores TT Team) nem tudo correu bem, apesar da segunda posição alcançada.

“Deixámos o motor calar-se na partida e perdemos três ou quatro segundos. Não dava para vencer mas poderíamos ter ficado três ou quatro posições mais à frente na classificação geral. Sem pó não vamos ter problemas com eventuais ultrapassagens que tenhamos de efectuar, mas o estado da pista vai exigir muita concentração” destaca Bruno Oliveira.

Paulo Pinto, acompanhado do consagrado Filipe Fernandes “Fifé” alcançou a 3ª posição numa jornada que conta com a participação de sete equipas, todas elas dispondo para esta prova de Mazda BT 50.

Para Luís Morais, da Mazda Motor de Portugal “as fortes chuvadas que cairam vão por certo fazer desta Baja 500 Portalegre uma prova “molhada” como tem acontecido na maioria das suas anteriores 23 edições. Acreditamos que os pilotos do Desafio ELF Mazda vão superar todas as dificuldades e contamos com eles amanhã na linha de chegada. Hoje quero dar os meus parabéns ao João Pais pelo excelente resultado alcançado ”.

Os concorrentes à Baja 500 Portalegre, que conta com algumas equipas de primeiro plano do TT internacional, terão amanhã pela frente dois sectores selectivos, respectivamente com 183,60 e 216,10 quilómetros.

Classificação SS1
1º João Pais/José Janela 6m07,7s
2º Bruno Oliveira/Pedro Colaço 6m18,2s
3º Paulo Pinto/Filipe Fernandes 6m25,8s
4º Pedro Carvalho/Nuno Madeira 6m26,7s
5º Durval Costa/Pedro Marcão 6m37,7s
6º Rui Lopes/Luís Ferreira 7m00,1s
7º Carlos Aires/Francisco Bernardino 7m23,6s

Pedro Grancha entrou ao ataque


-Piloto de Cascais foi 2º ...mas podia ter sido primeiro

Pedro Grancha, acompanhado de Vitor Jesus, alcançou esta tarde a 2ª posição no primeiro sector selectivo da Baja 500 Portalegre, a prova com que se encerra o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2010. Aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, o campeão nacional de 2006 apenas não foi o mais rápido nesta Super Especial porque foi forçado a ultrapassar o concorrente que largou à sua frente e a quem ganhou mais de um minuto nos 5,52 quilómetros de extensão do troço esta tarde disputado.

“Correu-nos de facto muito bem e ficou mais uma vez provado que com a pista escorregadia e enlameada o nosso carro tem um comportamento fabuloso. Infelizmente a ordem de partida para esta Super Especial não tem em linha de conta os andamentos dos inscritos e perdemos algum tempo a ultrapassar o concorrente que partiu à nossa frente, seguramente mais do que os dois segundos que nos separaram da vitória alcançada pelo Miguel Barbosa. Para amanhã, na corrida, até nos é mais favorável partir atrás do Mitsubishi, mas gostava de ter ganho. Vamos lutar pela vitória numa prova tão emblemática como é a Baja 500 Portalegre mas sabemos que temos pela frente uma longa maratona e vai ser necessário gerir muito bem a corrida ”, salienta o piloto de Cascais.

Os concorrentes à Baja 500 Portalegre, que conta com algumas equipas de primeiro plano do TT internacional, terão amanhã pela frente dois sectores selectivos, respectivamente com 183,60 e 216,10 quilómetros.

Nuno Matos vence sexto Prólogo do ano em T2 e coloca Isuzu D-Max no top-5 absoluto


-Chuva intensa e pisos traiçoeiros no primeiro dia competitivo da Baja BP Ultimate 500 Portalegre
-Piloto de Portalegre surpreende ao terminar Super Especial a apenas 1,7s do pódio absoluto
-Derradeira jornada da Taça FIA de Bajas conclui-se amanhã com 2 sectores de 140 e 240 km


Provando uma vez mais todo o seu virtuosismo, Nuno Matos assegurou hoje, ao início da tarde, o melhor tempo da categoria T2 na Super Especial que marcou o arranque da 24ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, sexta e última prova do ano pontuável para a Taça Internacional FIA de Bajas. A correr em “casa” e já com o título mundial assegurado desde a prova anterior, o portalegrense não só deu “espectáculo à chuva” como ainda cometeu a proeza de intrometer a sua Isuzu D-Max entre os cinco primeiros classificados da geral. Sem dúvida, um excelente prenúncio para a decisiva etapa de amanhã…

Determinados em fechar com chave de ouro a sua primeira temporada internacional, já coroada com a conquista antecipada do título mundial de T2, Nuno Matos e Filipe Serra iniciaram hoje da melhor forma a sua participação na 24ª edição da Baja BP Ultimate 500 Portalegre, sexta e última jornada do ano pontuável para a Taça FIA de Bajas.

Com efeito, e apesar das difíceis condições em que foi disputada a Super Especial desta tarde, a dupla do Cetelm | Fedima | Team não deixou escapar aquela que foi já a sua sexta vitória do ano ao nível da categoria T2 ao cabo de oito provas...

Contudo, mais do que confirmar o seu habitual domínio no Agrupamento T2, o dado mais importante a reter deste Prólogo é mesmo o facto de o portalegrense ter cometido a proeza de se imiscuir na luta pelos lugares cimeiros, colocando a sua Izusu D-Max num surpreendente quinto lugar da geral, a escassos 0,2s do quarto classificado, o russo Boris Gadasin, e a apenas 1,7s do terceiro lugar de Filipe Campos…

“Foi um Prólogo bastante divertido, apesar de a chuva que caiu desde o início do dia ter deixado a pista bastante escorregadia e traiçoeira. Também por isso, acabamos por cometer um ligeiro excesso na travagem para uma curva, onde acabámos por sair de pista e perder alguns segundos. Sem esse percalço, acredito que poderíamos ter terminado duas posições à frente”, admitiu Nuno Matos, apesar de tudo, bastante satisfeito com o resultado deste primeiro dia.

“A chuva acaba sempre por diluir um pouco as diferenças de potência entre carros, apesar de também diminuir a nossa margem de erro. Hoje tudo correu bem, mas amanhã acredito que as condições vão ser ainda mais difíceis. O nosso objectivo é lutar pela vitória no agrupamento, mas é claro que não vamos desperdiçar a hipótese de tentar lutar por um bom lugar à geral”, prometeu o piloto.

Com partida agendada para as 7h30, a etapa de amanhã compreende mais dois sectores selectivos de 140 e 240 km, com início respectivamente às 08h00 e 12h50.

Rui Sousa foi 7º num Prólogo enlameado


-Edgar Condenso 2º e Américo Antunes 4º na Categoria T2

Rui Sousa, conquistou a sétima posição no Prólogo da 24ª Edição da Baja de Portalegre. Festejando 20 anos de carreira o piloto da Prolama/elf, levou a ISUZU D-Max a percorrer o traçado 5,5 km em 5,57,90, debaixo da chuva intensa que se fez sentir a partir da tarde na região de Portalegre.

O resultado da dupla Rui Sousa/Carlos Silva, abre boas perspectivas para atacar os sectores selectivos seguintes, uma vez que a posição de saída permite um controle mais efectivo do desenrolar da corrida, “…foi um inicio cauteloso, de forma a garantir uma boa posição de saída para amanhã. Choveu muito antes da partida, e sabia perfeitamente como estava o piso deste prólogo, por isso limitei-me a gerir o andamento para não cometer erros. Estamos numa boa posição de saída e vamos partir com toda a determinação para alcançar um resultado final digno de uma comemoração de 20 anos de carreira…” declarou Rui Sousa já na Zona de Assistência.

No agrupamento T2, os pilotos das Prolama Edgar Condenso e Américo Antunes cumpriram uma estratégia idêntica, alcançando o 2º e 4º posto da categoria. Edgar Condenso acabou por referir: “não ataquei porque percebi que podia estragar o resultado e a corrida mais importante é amanhã. Vamos continuar neste ritmo para assegurar os pontos que necessitamos para conquistar o vice-titulo…”

Américo Antunes com o primo Vicente Antunes como navegador defendeu-se do piso escorregadio, terminando em 4º da categoria: “…talvez tenha defendido demasiado, mas decidi não arriscar, e o tempo perdido hoje não significa nada na grande e difícil corrida de amanhã. Vamos continuar a lutar pelo nosso objectivo…” concluiu.

Paulo Sousa, virtual Campeão Nacional T8, encontrou a pista muito degradada e concluiu o prólogo sem grandes percalços, aguardando pelo dia de amanhã para subir na classificação geral do Evento Nacional.

A prova regressa aos trilhos enlameados de região de Portalegre, amanhã pelas 07h30m com direcção a Sul, terminando ao fim da Tarde em Portalegre, depois de 400 quilómetros disputados ao cronómetro.

Miguel Barbosa mais rápido no prólogo da 24ª Baja Portalegre


A mítica Baja Portalegre 500 começou da melhor forma com o piloto da BP Ultimate Vodafone Team a impor-se a todos os concorrentes ao longo dos primeiros 5,5kms da super especial de hoje.

Com condições muito difíceis devido à forte chuva que se fez sentir, a dupla Miguel Barbosa / Miguel Ramalho conseguiu imprimir um excelente ritmo, garantindo o primeiro lugar na tabela de tempos e evitando surpresas perante um piso muito escorregadio.

No final do prólogo, Miguel Barbosa mostrava-se satisfeito mas cauteloso para o dia longe de amanhã, onde espera “muitas dificuldades porque o piso está mesmo muito escorregadio e de um momento para o outro podemos perder o controle do carro”. Com dois sectores selectivos de 180 e 210 kms respectivamente, a estratégia será “aproveitar as dificuldades que todos iremos sentir para, imprimindo um bom ritmo e aproveitar uma maior igualdade entre os carros, conseguir chegar ao final em primeiro.”
Classificação após super especial:

1º - Miguel Barbosa / Miguel Ramalho em Mitsubishi Lancer: 5:37
2º - Pedro Grancha / Victor Jesus em Nissan Off Road + 0:02
3º - Filipe Campos / Jaime Batista em BMW X3 + 0:15
4º - Boris Gadasin / Vladimir Demyanenko em Proto G-Force + 0:16

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Miguel Barbosa impõe-se no prólogo


Portalegre não fugiu à situação que o País viveu ao longo do dia e a chuva marcou presença no início da 24ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, sobretudo depois da metade dos motards ter concluído a primeira classificativa, um prólogo com 5,52 quilómetros, tornando a situação muito mais difícil para os participantes.

Na categoria de automóveis, em que alinharam 50 equipas no evento FIA e 25 na prova nacional, Miguel Barbosa entrou com o pé direito e estabeleceu o melhor tempo, batendo um surpreendente Pedro Grancha por 2,8 segundos: "O carro esteve bastante bem e o tempo conseguido foi excelente, apesar de percebermos a táctica dos nossos principais adversários. Mas como o nosso objectivo é vencer a prova, quisemos liderar desde o primeiro momento. A chuva pode equilibrar os andamentos, o que só nos pode ser favorável", referiu o líder em quatro rodas.

Filipe Campos estabeleceu a terceira melhor marca e parecia evidente que, ao perder 15,1 segundos para Barbosa, o campeão nacional queria largar numa posição estratégica, algo que o piloto do BMW nega: "A prova estava simplesmente inguiável e acabei por perder muito tempo. Apenas isto e não qualquer táctica premeditada em termos de posições de largada. Esperemos que tudo melhore para o segundo dia de competição", afirmou o piloto à chegada ao parque fechado.

No seu duelo particular, o russo Boris Gadasin levou a melhor sobre o polaco Kryzstof Holowcyc, conseguindo a quarta melhor marca absoluta, e de permeio entrou o local Nuno Matos, com o piloto português a confirmar na prova alentejana a sua vitória em termos do agrupamento T2 na Taça do Mundo.

No evento nacional, Henrique Meneses levou a melhor sobre Luís Inácio e Paulo Ferreira.

Para o segundo e último dia de prova está previsto um único sector selectivo de 368,41 km para motos, quads e UTV/Buggy, com partida pelas 09h30 e chegada prevista para as 15h45; dois troços (SS2 e SS3) para os automóveis, com 160 e 240 km respectivamente, com partida para a SS2 pelas 08h00 e para a SS3 pelas 12h50. A chegada sucederá pelas 16h10.


António Maio reinou na chuva entre os motards


Como habitualmente as motos deram um grande espectáculo e levaram muito público à zona do prólogo. A batalha prometia ser intensa entre os homens da frente e acabou por ser António Maio a sentir-se mais à vontade com as difíceis condições climatéricas que se faziam sentir. Se para os primeiros a partir o piso ainda estava seco, a intempérie que se abateu a partir de meio do pelotão tornou o piso naturalmente mais escorregadio, mas o piloto da Yamaha acabou por ser o que melhor se deu com essas condições.

Logo atrás ficou Mário Patrão. O piloto da Suzuki cedeu pouco mais de dois segundos para o rival, enquanto Paulo Gonçalves, depois de uma semana na areia e no calor de Marrocos, não se deu mal com a chuva de Portalegre e é para já terceiro. A luta pela vitória promete ser muito interessante, uma batalha em que deve entrar também Ruben Faria, apenas 5º no prólogo. O algarvio foi batido por João Nobre na guerra pelo quarto lugar, mas amanhã são quase 370 quilómetros de luta com o cronómetro. As estratégias podem alterar a ordem de partida para o dia de amanhã, mas o espectáculo promete.

Ricardo Carvalho foi o mais rápido nos quads

Entre os quads Ricardo Carvalho dominou os pouco mais de 5,5 kms do prólogo, embora o piloto da Yamaha estivesse um pouco surpreendido com este desfecho, pois como o próprio reconheceu “não correu muito bem. Logo na fase inicial fiz um pião, o que naturalmente me fez perder algum tempo. Depois conseguir impor um bom ritmo e passei bem nas duas ribeiras. Apesar disso não estava à espera de ser o mais rápido. Agora vou reunir com a equipa e decidir qual a melhor posição para partir amanhã” explicou Carvalho.
João Lopes em Suzuki foi segundo a escassas duas décimas do mais rápido, enquanto Roberto Beto ficou para já com a terceira posição. As diferenças na frente são naturalmente muito curtas, pelo que é de esperar grande luta amanhã nos 368 quilómetros do Sector Selectivo.

Tiago Cunha o melhor nos UTV

Nos Buggy Tiago Cunha arrancou a melhor marca, batendo Marco Melo por pouco mais de três segundos, sendo que a terceira posição ficou para Bruno Martins. Nota nesta categoria para o mau tempo de Jorge Monteiro, um dos pilotos normalmente mais rápidos, mas que está com problemas nos seu Polaris. “O carro não funciona muito bem em altas. Desde há semanas que isso sucede. Pensámos que o problema podia ser da massa de ar, mas já percebemos que não é. Amanhã vou tentar chegar o mais à frente possível”.

Classificações aqui

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Todos querem ganhar!


Apesar da temporada nacional de todo o terreno ter sido menos pujante do que em anos anteriores, a verdade é que o Campeonato Nacional chegou à sua última prova, a Baja BP Ultimate Portalegre 500, com nada menos do que quatro candidatos ao título!

Vencedor da prova alentejana e campeão em 2009, Filipe Campos parte em vantagem com o seu BMW X3: lidera o campeonato com quatro pontos de avanço e terão de ser os seus adversários a anular esta diferença: «Penso que esta situação não espelha o que foi o campeonato e só foi possível pelos azares que tive em duas provas, onde fui forçado a abandonar. Preferia a situação do ano passado, em que havia dois dias de prova e duas pontuações a recolher, mas temos de viver com a situação actual. A estratégia é andar a fundo e conseguir mais um triunfo», referiu Filipe Campos na conferência de Imprensa antes da prova.

Já José Dinis Lucas vincou bem a sua situação de "outsider" neste despique: «Só entrei nesta luta em função dos resultados da última prova, mas devo confessar que me sinto bem neste grupo restrito. Prevê-se muita chuva para a prova e gosto mais de andar em seco, pelo que isso poderá ser um handicap. Mas Portalegre é uma prova de características únicas e vamos desfrutar isso!»

Para Miguel Barbosa, terceiro classificado do Nacional a 9 pontos do líder, só a vitória está no seu objectivo: «Depois da última prova, o campeonato passou quase a ser uma miragem e neste momento tudo o que me interessa é fazer uma boa prova e vencer. Venho com o carro do Dakar, com o motor de 6 cilindros, em teoria mais fiável e não tenho outros objectivos do que ganhar esta edição de Portalegre.» Bernardo Moniz da Maia é o quarto pretendente ao título, empatado em pontos com Barbosa, e, tal como sucede com Dinis Lucas, as suas hipóteses parecem mais remotas, mas o piloto do BMW X3 parte apostado em tentar melhorar a sua posição no campeonato.

Em termos de Taça FIA de Bajas, apenas os dois primeiros da geral confirmaram a sua presença em Portalegre - o russo Boris Gadasin, que conquistou este título na edição do ano passado da prova portuguesa, e o polaco Krzystof Holowczyc - uma vez que o ucraniano Bodgan Novitskiy acabou por não efectuar a deslocação. Gadasin parte com oito pontos de vantagem, o que parece ser suficiente para assegurar a revalidação do seu título.

De referir que a Baja BP Ultimate Portalegre 500 tem amanhã o seu primeiro dia competitivo, com a realização de uma primeira especial, com 5,52 km de extensão, que servirá sobretudo para determinar a ordem de partida para o decisivo segundo dia de competição, a disputar no sábado. A primeira moto parte às 11h00 para a SSS1, enquanto o primeiro automóvel o fará pelas 14h15.

Equipa levou “sabor” do TT aos mais novos


-Yser Racing Team de visita à Escola Básica de Fortios (Portalegre)

Este que é o primeiro dia de animação em Portalegre, por ocasião da Baja 500 Portalegre, a equipa Yser aproveitou para levar a cabo uma acção de promoção, que acabou por resultar num verdadeiro dia de festa para os alunos do 4º Ano da Escola Básica do 1º Ciclo de Fortios, Freguesia do Concelho de Portalegre.

Esta foi, assim, uma manhã claramente diferente para os quase trinta alunos desta turma que foram brindados coma visita das duplas da Yser Racing Team, Filipe Campos/Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia, que fizeram questão não só de falar da sua experiência no Campeonato de Portugal de TT, mas também de deixar algumas lembranças.

A acção, desenvolvida com a colaboração do Agrupamento de Escolas Cristóvão Falcão,
representou também uma experiência muito rica que os quatro elementos classificaram de “divertidíssima”, como explicou Joana Sotto-Mayor, que acabou por ser a estrela do grupo, em boa parte pela curiosidade gerada junto dos alunos o facto de se tratar de uma mulher num desporto onde a presença feminina é diminuta. “Fomos muito bem recebidos. A curiosidade e o interesse dos miúdos é de facto assinalável e foi com natural prazer que passámos uma parte da nossa manhã nesta escola.”

Yser Racing Team recebe convidado especial em Arraiolos


-Pedro Fernandes “navega” Bernardo Moniz da Maia

Aproveitando a sessão de testes para a Baja Portalegre 500, a Yser Racing Team recebeu em Arraiolos Pedro Fernandes, apresentador do programa da RTP2 “5 para a Meia-noite”, que se sentou no lugar habitualmente ocupado por Joana Sotto-Mayor, ao lado de Bernardo Moniz da Maia, no BMW X3 CC da equipa.

Para Pedro fernandes esta foi a primeira experiência a bordo de um carro de competição.

Enquanto aguardava pela sua vez para se sentar ao lado do piloto Bernardo Moniz da Maia, que já rolava no Terródromo de Arraiolos, o apresentador mostrou-se “impressionado com a velocidade que estes carros atingem. Não tinha noção da capacidade deste BMW X3, quando se vê na televisão parece tudo muito mais lento e nunca imaginei que um TT conseguia atingir tão alta performance.”

Depois de se sentar na baquet de Joana Sotto-Mayor, Pedro fernandes mostrava-se algo receoso com o que iria acontecer a seguir... A verdade é que o apresentador fez uma volta ao terródromo e terminou esta sua estreia em corridas, “deliciado com este convite, foi realmente fantástico viver por dentro esta sessão de testes. Impressionou-me bastante o facto de quando apareciam pedras ou mesmo grandes valas no caminho o Bernardo não abrandava como costumo fazer no meu carro. Fiquei impressionado com a qualidade do BMW e do Bernardo também. Foi realmente uma experiência única, mas ... porque não penso repetir. É de doidos.”

No final Pedro Fernandes aproveitou para “agradecer a toda a estrutura da Yser Racing Team o modo como fui recebido e pela exepriência que me proporcionaram. Espero que tenham sorte em Portalegre e que conquistem os títulos que estão a disputar.”

David Megre em Portalegre


Após ter encerrado o campeonato nacional de TT 2010 com o segundo posto final na classe TT1 aos comandos da sua KTM 250, o ribatejano David Megre participa este fim-de-semana na Baja de Portalegre, este ano sem contar para o campeonato nacional da especialidade.

O piloto de Coruche estará em prova aos comandos de uma KTM 450, uma estreia na prova aos comandos de uma máquina de maior capacidade, Megre parte para a grande prova do ano com a ambição de discutir um lugar de pódio.

“Esta é a prova mais carismática do nosso calendário e depois de ter terminado o campeonato quis participar com a 450 de forma a ser um pouco mais competitivo numa prova de longa duração. A 450 está mais à vontade neste tipo de provas e depois da experiência positiva no Estoril-Marrakech estou bastante entusiasmado por correr de novo com a moto maior, naturalmente sem o kit para a prova africana.”O piloto da Mercearia Vencedora vai envergar o número 4 na prova portuguesa, numa lista de inscritos onde estão os mais rápidos pilotos portugueses da especialidade.

“É sempre bom estar ao lado dos melhores e aqui em Portalegre estão sempre muitos pilotos. É uma grande festa e vai ser com toda a certeza mais uma grande prova.”
A jornada de Portalegre começa amanhã com a realização do tradicional prólogo e no Sábado o piloto da Cetelem enfrenta as mais de três centena de quilómetros que o ACP preparou para aquela que é a sua prova mais carismática.

“É sempre uma prova longa e o facto de poder chover pode ser um factor de equilíbrio ainda maior face aos pilotos mais adaptados a esta cilindrada. O Portalegre tradicionalmente deve ter chuva e parece que isso será novamente uma realidade.”Palavras de David Megre antes de rumar à cidade alentejana que durante este fim-de-semana volta a ser o centro das atenções no que diz respeito ao TT nacional.

“É uma excelente forma de encerrar o ano, para logo de seguida começar a pensar na época 2011 onde vou tentar novamente ser campeão nacional e garantir apoios para conseguir realizar mais provas internacionais.”

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Yser Racing Team testou em Arraiolos


Na véspera do arranque da 24ª edição da Baja 500 Portalegre, as duplas Filipe Campos/Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia estiveram no Terródromo de Arraiolos a realizar o último teste antes da prova que, uma vez mais, vai decidir os títulos Nacionais de Todo-o-Terreno.

Na tarde desta Quarta-feira a equipa colocou na pista alentejana os dois BMW X3 CC e este teste foi aproveitado para que os pilotos pudessem voltar a “fazer a mão” aos seus carros, após a excelente exibição na Rally TT Terras da Raia. Sem alterações de relevo em termos técnicos, Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia fizeram apenas alguns ajustes, assumindo o objectivo de rodar um pouco mais antes de uma prova que tem, obviamente, uma importância enorme, pelo facto de ser o palco de todas as decisões no Campeonato de Portugal de TT.

Amanhã a equipa estará logo pela manhã em Portalegre para as verificações técnicas e documentais que marcam o arranque oficial da última prova da temporada de 2010.

Provas do ACP saem da Taça do Mundo


Competições Todo o Terreno 2011

O Automóvel Club de Portugal decidiu não inscrever as suas provas tradicionais no calendário da Taça do Mundo de Todo o Terreno 2011, mantendo-as no programa do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

Esta opção surge na sequência de posições já tornadas públicas por parte do ACP de discordância do regulamento técnico da FIA para o todo o terreno, que mantém a desigualdade de competitividade entre os concorrentes, tornando as provas da Taça do Mundo de Todo o Terreno mais desequilibradas e com menor interesse desportivo, não justificando, por isso mesmo, o forte investimento que era feito para a organização destas provas por parte do ACP.

Deste modo, o ACP projecta organizar em 2011 as duas provas integradas no calendário do Campeonato Nacional de Todo o Terreno: o Vodafone Rali TT Portugal 1000, uma competição que apresentará novidades e que vai substituir o Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, e a Baja BP Ultimate Portalegre 500, uma das provas rainha do TT em Portugal.

Em 2012 e face às alterações que vierem a ser introduzidas na regulamentação técnica e desportiva da Taça do Mundo de Todo o Terreno, o Automóvel Club de Portugal ponderará a possibilidade de voltar a candidatar as suas provas à integração neste campeonato.

Lisboa, 27 de Outubro de 2010.

Press ACP Motorsport

Bruno Oliveira quer ganhar em Portalegre


Piloto açoreano vai tentar Top 10 absoluto

Depois de, há um mês, ter conquistado uma vitória categórica no Rali TT Terras da Raia, Bruno Oliveira, agora acompanhado de Pedro Colaço, apresenta-se este fim de semana na Baja 500 Portalegre, quinta etapa do Desafio ELF Mazda 2010, onde irá estar aos comandos da Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team, com o ojectivo claro de lutar pela vitória.

“Na corrida beirã consegui quebrar o enguiço e regressar às vitórias. Agora vamos ter pela frente a prova mais carismática do todo o terreno. É uma corrida que conta com um ambiente fantástico e onde ganhar tem um sabor ainda mais importante. Vamos muito motivados e esperançados em repetir o triunfo. Sabemos que vamos ter em João Pais um adversário muito forte, mas vamos dar o melhor de nós e contar com a valia da nossa máquina para tentar chegar à vitória. Por outro lado, seria fantástico se conseguisse terminar a corrida no Top 10 absoluto”
salienta Bruno Oliveira.

De salientar que o piloto açoreano venceu o Desafio ELF Mazda em 2009 e que, no ano passado, terminou na segunda posição, apesar de ter triunfado em quatro das seis corridas disputadas.

A Baja 500 Portalegre começa na 5ª feira, dia 28, com as verificações administrativas e técnicas. No dia seguinte tem lugar a Super Especial que, para os automóveis, se disputa a partir das 14h15m. No sábado os concorrentes terão pela frente dois sectores selectivos, respectivamente com 183,60 e 216,10 quilómetros.

Team Solar do Bitoque quer pódio em Portalegre


• Rui Lopes e Luís Fonseca vão tentar recuperar posição no Desafio

A dupla Rui Lopes/Luís Fonseca, aos comandos de uma Mazda BT 50, vai marcar presença no próximo fim de semana na grande festa do Todo o Terreno nacional que é a Baja 500 Portalegre. O Team Solar do Bitoque não foi feliz no Rali TT Terras da Raia, prova que se disputou em Idanha-a-Nova, mas aposta agora em chegar ao pódio na prova alentejana organizada pelo ACP e com isso permitir ao piloto subir uma posição na classificação geral do Desafio ELF Mazda 2010.

“A Baja 500 Portalegre é uma corrida única em Portugal, seja pelo facto de ser aquela que junta maior número de participantes, como pelos muitos milhares de espectadores que acompanham a prova no terreno. Estamos muito motivados para esta grande maratona e vamos fazer tudo para conquistar um bom resultado. Terminar num dos três lugares do pódio do Desafio ELF Mazda seria magnífico e talvez nos permitisse subir uma posição na classificação geral do Troféu, deixando tudo em aberto para a derradeira dupla jornada das 24 Horas TT de Fronteira”
, salienta Rui Lopes, piloto e team manager da equipa patrocinada pela cadeia de restaurantes de que é proprietário.

A Baja 500 Portalegre começa na 5ª feira, dia 28, com as verificações administrativas e técnicas. No dia seguinte tem lugar a Super Especial que, para os automóveis, se disputa a partir das 14h15m. No sábado os concorrentes terão pela frente dois sectores selectivos, respectivamente com 183,60 e 216,10 quilómetros.

Classificação do Desafio ELF / Mazda 2010 (após quatro provas):
Pilotos:
1º João Pais, 36 pontos; 2º Bruno Oliveira,23; 3º Paulo Pinto, 18; 4º Rui Lopes, 16.
Navegadores: 1º João Rato, 36 pontos; 2º Bruno Fernandes, 23; 3º Luís Ferreira, 16.

Equipa Bianchi Prata / Vodafone na 24ª Baja Portalegre


Nos dias 29 e 30 de Outubro, vai se disputar a 24ª edição da Baja Portalegre. A prova rainha do TT Nacional irá percorrer grande parte o concelho de Portalegre tendo algumas passagens pelo concelho de Évora. A última prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno integra as modalidades de motos, autos, quads e utv´s/buggys.

A prova compreende uma Super Especial de 5,52 kms e um Sector Selectivo de 368,41 kms na sexta e no sábado, respectivamente.

As verificações técnicas e administrativas serão realizadas no dia 28 de Outubro, das 16h às 20h30. No primeiro dia de prova,os pilotos têm como hora prevista de saída as 11h. No dia seguinte, os pilotos partirão às 9h30.

A Equipa Bianchi Prata / Vodafone vai participar, aos comandos da BMW G 450X, com os pilotos Paulo Gonçalves na Classe TT3, Luís Teixeira e o piloto ACPmoto, Norberto Teixeira, na Classe TT2.

Recentemente chegado do Rally de Marrocos 2010, onde conquistou o 8º lugar da geral, o piloto Paulo Gonçalves explica as suas expectativas mediantes esta mítica prova: " É a última prova de Todo-o-Terreno de 2010, embora não seja pontuável para o nacional de TT, não deixa de ser um prova muito importante no panorama nacional. O objectivo é fazer, como sempre, uma boa prestação. "

Na sua primeira participação na Baja Portalegre, o piloto Luís Teixeira, esclarece: " Estou um pouco nervoso pois além de ser a primeira vez que compito nesta prova sei que é uma prova muito dura. Por outro lado, estou também ansioso para que chegue o primeiro dia de prova, pois estou em boa forma física, graças ao personal trainer da equipa, Rui Sousa. A minha prestação nas últimas provas tem também vindo a melhorar por isso estou preparado e confiante num bom resultado tanto para mim como para toda a equipa. "

O piloto ACPmoto, Norberto Teixeira, declara: " Apesar de ser uma prova extra-campeonato espero que me corra bem e espero também conseguir um bom resultado. Tenho treinado bastante e seguido rigorosamente o plano de treinos delineado pelo PT da equipa, logo penso que vou atingir uma boa classificação. "

O team manager da Equipa Bianchi Prata / Vodafone comenta a importância da 24ª Baja Portalegre e demonstra confiança na sua equipa: " É uma prova muito importante para a equipa, onde os patrocinadores ACP, BP Ultimate e a Vodafone são também os organizadores da prova. O objectivo da equipa é a vitória. Todos os pilotos sonham em ganhar esta prova e a Equipa Bianchi Prata / Vodafone já a ganhou algumas vezes. Esperamos acabar em beleza na última prova do Nacional de TT 2010. "

As planícies alentejanas terão, nos dias 29 e 30 de Outubro, bastante acção com cerca de 255 pilotos inscritos. O ACP, entidade organizadora, disponibiliza zonas privilegiadas para a muita audiência que espera receber.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pilotos Mazda na mítica Baja de Portalegre


• Terminar é o primeiro objectivo de todas as equipas
• João Pais quer confirmar a liderança
• Regresso de Carlos Aires e estreia de Pedro Carvalho


A quinta etapa do Desafio ELF / Mazda 2010 realiza-se no próximo fim de semana em Portalegre, cidade que irá receber mais de duas centena de concorrentes para mais uma edição da mítica baja alentejana, a mais antiga competição de todo o terreno que se disputa em Portugal. Esta corrida será também pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e para a Taça Internacional FIA de Bajas, trazendo até ao nosso país alguns dos mais conceituados pilotos desta disciplina.

Para a prova alentejana é de antever novo duelo entre a dupla Bruno Oliveira/Bruno Fernandes que venceu a derradeira jornada disputada em Idanha-a-Nova e a actual dupla campeã, João Pais/João Rato, que lidera a competição deste ano.

Na cidade beirã que recebeu o Rali TT Terras da Raia, João Rato, conseguiu sagrar-se antecipadamente vencedor da classificação destinada aos navegadores. Para a prova que agora se irá disputar João Pais, aos comandos da Mazda BT 50, inscrita pela Auto Sueco Coimbra, aposta em conservar a vantagem.

“Vamos confiantes para esta prova. O carro está excelente, temos uma boa vantagem e por isso não vamos arriscar nada. Queremos, obviamente, ganhar mas se tal não for possível tentaremos pelo menos obter uma boa pontuação sempre sem correr grandes riscos. Acima de tudo pretendemos chegar a Fronteira com uma boa pontuação para vencermos logo nas primeiras 12 horas”
, salienta João Pais.

Já para o par Bruno Oliveira/Bruno Fernandes (Mazda Açores TT Team) a vitória em Portalegre, independentemente do resultado de João Pais, pode relançar a equipa na luta por um título que já foi seu em 2008.

“Tivémos um início de temporada algo atribulado mas regressámos às vitórias e queremos repetir o triunfo agora em Portalegre até porque esta a prova mais importante e mediática desta modalidade. Vencer em Portalegre é sempre um grande êxito para qualquer piloto”
destaca Bruno Oliveira.

Na luta pela 3ª posição dois pilotos estão separados por apenas dois pontos. A corrida alentejana promete oferecer por isso um animado duelo entre as duplas Paulo Pinto/Luís Cavaleiro (equipa Xuxas Car) e Rui Lopes/Luís Ferreira (Team Solar do Bitoque),

Paulo Pinto refere que “acima de tudo queremos chegar ao fim e, se possível, ficar no 3º lugar. Esta é a penúltima prova do campeonato e queremos dar o nosso melhor para chegar às 24 Horas bem posicionados. Este Portalegre vai ser muito bem disputado. Teremos máquinas e pessoas novas na competição o que vai tornar a prova ainda mais renhida”.

Rui Lopes afina pelo mesmo diapasão ao salientar que “a prova de Portalegre promete ser muito animada, dentro e fora das pistas. Pela nossa parte vamos tentar fazer uma corrida equilibrada e consistente, de modo a terminar sem cometer erros. Se assim for estou convencido que conseguiremos um bom resultado”.

Durval Costa, que se estreou no Rali TT Terras da Raia, joga em casa e será de novo navegado por Pedro Marcão. O piloto alentejano assegura que “vamos tentar fazer o melhor possível. O nosso principal objectivo é acabar e ficar entre os três primeiros. Sabemos que vai ser uma corrida dura, as condições climatéricas nem sempre ajudam, mas sem dúvida que vai ser uma prova muito interessante”.

De regresso e acompanhado por Francisco Bernardino está Carlos Aires para quem “o nosso principal objectivo é chegar ao fim. Penso que vai ser uma prova interessante”.

Mas a Baja 500 Portalegre assinala uma estreia. Pedro Carvalho da SGS Car será acompanhado por José Madeira e assinala em Portalegre o regresso às competições depois de uma longa paragem: “Espero, acima de tudo, divertir-me. Não corro há bastante tempo e já tenho algumas saudades. Passaram-se 10 anos desde a última vez em que participei numa corrida e espero que seja uma experiência positiva. Para esta prova vou dar o meu melhor e quero fazer um bom resultado. No entanto não tenho grandes expectativas. Quero principalmente perceber qual é o meu ritmo”.

Para Luís Morais, da Mazda Motor de Portugal “a Baja de Portalegre é uma prova emblemática do nosso todo o terreno. Desejo aos pilotos do Desafio ELF Mazda as melhores felicidades e lá estarei à chegada para os cumprimentar. É que terminar uma prova tão dura e extensa como esta é só por si uma vitória”.

A Baja 500 Portalegre começa na 5ª feira, dia 28, com as verificações administrativas e técnicas. No dia seguinte tem lugar a Super Especial que, para os automóveis, se disputa a partir das 14h15m. No sábado os concorrentes terão pela frente dois sectores selectivos, respectivamente com 183,60 e 216,10 quilómetros.

Classificação do Desafio ELF / Mazda 2010 (após quatro provas):

Pilotos

1º João Pais Auto Sueco Coimbra 36 pontos
2º Bruno Oliveira RPF 2 23 pontos
3º Paulo Pinto Xanauto 18pontos
4º Rui Lopes Fino Comércio de Automóveis 16 pontos
5º Henrique Silva Santos da Cunha 2 6 pontos
5º Durval Costa SGS Car 6 pontos