quarta-feira, 30 de março de 2011

Construção de Pista de Todo-o-terreno já arrancou no AIA


Já começaram as obras de construção da Pista de Todo-o-terreno no Autódromo Internacional do Algarve que será intitulada de ‘Off Road Park’. Mais uma valência que vem complementar um vasto complexo que reúne várias estruturas de apoio à pista principal. O ‘Off Road Park’ estava previsto desde o início no projecto do Algarve Motor Park e começa agora a ganhar forma.

A estrutura será construída numa área de 317.000 m2 e terá uma extensão de aproximadamente 5 kms. O objectivo desta pista visa concentrar no complexo Algarve Motor Park, todas as variantes dos desportos motorizados. Esta pista vai poder ser utilizada para testes de veículos Todo-o-terreno, SUV e Ralis. Tem algumas particularidades como zonas de riachos, zonas artificiais de obstáculos, vários tipos de traçado, etc. Faz igualmente parte desta infra-estrutura uma pista para motos com base numa especial de provas de Enduro.

A conclusão da obra já prevista para o final do mês de Abril e junta-se às várias valências já em funcionamento como: a pista principal, o Kartódromo Internacional do Algarve, a Zona Comercial e de Restauração, o Hotel e Apartamentos também em fase de conclusão, o Parque Tecnológico e a Central Fotovoltaica.

Para Paulo Pinheiro, administrador do AIA, este é mais um passo importante na construção do Algarve Motor Park: “É com enorme satisfação que vimos o complexo a ganhar cada vez mais a sua forma final. A construção desta pista de TT e Ralis vai permitir alargar o âmbito da nossa acção e chegar a todas as vertentes dos desportos motorizados. É mais um passo importante para o nosso negócio mas também uma ferramenta privilegiada para marcas, equipas e pilotos”, disse.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Nuno Matos e Filipe Serra abdicam de disputar prova em Espanha


Nuno Matos e Filipe Serra abdicaram à última hora de participar na Baja Comarca de la Janda, elegível parao Campeonato da Andaluzia de Todo-o-Terreno.

Convidada pela Organização a tomar parte desta prova no fim-de-semana, na província de Cádis, a dupla alentejana chegou a formalizar a sua inscrição na última quinta-feira, por entender que esta seria uma boa oportunidade para testar o seu Opel Astra Proto e ganhar algum ritmo competitivo.

Contudo, e após ser informada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting de que esta baja não estaria, afinal, inscrita no calendário oficial da Real Federação Espanhola de Automobilismo (RFEA), a equipa decidiu, naturalmente, retirar a sua inscrição.

Gorada a oportunidade de se deslocarem a Espanha, Nuno Matos e Filipe Serra aproveitaram à mesma o fim-de-semana para cumprir um teste mais exaustivo ao novo carro, preparando já a próxima etapa do calendário nacional, o Ervideira Rali TT, a realizar nos dias 16 e 17 de Abril.

Team Solar do Bitoque apresentou programa para 2011


Quando já falta menos de um mês para o arranque do Desafio ELF/Mazda 2011, o Team Solar do Bitoque, equipa que em 2010 se sagou vice-campeã, apresentou o seu programa de todo o terreno para esta temporada.

Patrocinada pela cadeia de restaurantes Solar do Bitoque, a equipa liderada por Rui Lopes irá participar no Desafio ELF/Mazda competição que tem cinco das suas seis provas integradas no Campeonato de Portugal de Todo o Terreno (CPTT). A jornada final será mais uma vez a prova internacional das 24 Horas TT Vila de Fronteira, de onde o Team Solar do Bitoque alcançou recentemente um retumbante sucesso, tendo Rui Lopes alcançado a pontuação máxima no Desafio Elf/Mazda, resultado que lhe permitiu terminar o ano de 2010 a apenas dois pontos do primeiro classificado.

Aos comandos da Mazda BT50 Rui Lopes será de novo acompanhado por Luís Ferreira e a assistência estará a cargo da Pro TT. Em Torres Vedras, palco da apresentação que contou com a presença de patrocinadores, amigos e outros convidados, o piloto mostrou-se muito confiante:

“Vamos participar na totalidade das provas que pontuam para o Desafio Elf/Mazda 2011 e gostariamos de, pelo menos, conseguir tão bons resultados como no ano passado. A nossa Mazda BT 50 sofreu algumas melhorias que nos poderão ajudar a melhorar as nossas prestações. Sabemos que o Desafio Elf/Mazda vai contar com um leque de participantes mais numeroso do que no ano passado e com mais pilotos candidatos à luta pelos primeiros lugares, mas estamos optimistas e com tudo preparado para enfrentar este novodesafio”, refere o piloto Rui Lopes que é também o proprietário da cadeia de restaurantes Solar do Bitoque.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Novo Desafio


Decorreu no passado fim-de-semana a ronda inaugural do Campeonato Nacional de TT 2011.

A cidade de Tavira foi a anfitriã da prova e ao longo de dois dias o piloto do Team KTM/Município de Coruche, David Megre, enfrentou não apenas os mais de 200 quilómetros de prova mas igualmente a descoberta de uma nova classe em que participa nesta época 2011.

‘Este ano decidi enfrentar o campeonato numa nova categoria, a TT3. Depois de ter feito tantos anos em TT1 com as motos de menor cilindrada neste momento faz sentido subir de escalão não apenas para procurar uma evolução como piloto mas igualmente porque pretendo dar continuidade ás minhas participações em provas internacionais, onde utilizamos máquinas de maior cilindrada e por isso a opção por esta 505 que aqui utilizei e que será a minha moto para este ano de 2011.’ Palavras do piloto antes da prova algarvia, que infelizmente não teve o resultado final esperado para as cores da KTM da equipa.

O primeiro dia contou com um prólogo com pouco mais de seis quilómetros e que serviu essencialmente para um primeiro contacto com a moto em competição.

‘O piso escorregadio obrigou a algumas cautelas e não arrisquei nada de forma a conseguir uma posição de partida que permitisse ‘jogar’ com a posição de partida.’
Referiu o piloto da Cetelem no final do dia inaugural deste novo campeonato.

Mas o segundo dia sería bem mais amargo para o piloto de Coruche, já que depois de enfrentar um troço muito exigente fisicamente e escorregadio, David Megre foi vitima no final da prova de falta de gasolina na sua moto, que o forçou mesmo a empurrar para atingir a linha de meta..

A prova estava a desenrolar-se com relativa normalidade mas a falta de gasolina condicionou tudo e depois do esforço para conseguir ser um dos três primeiros da classe acabei por perder muito tempo nos últimos dez quilómetros, com o motor a deixar de trabalhar por diversas vezes, até o deixar de fazer definitivamente.’

David Megre foi mesmo assim o quarto na sua categoria, minimizando as percas para a concorrência, tendo agora cerca de um mês para preparar a segunda prova do campeonato, a realizar nas pistas da Ferraria nos dias 16 e 17 de Abril.

Nuno Matos e Filipe Serra vão disputar prova a Espanha no fim-de-semana


Objectivo da dupla portuguesa é testar o Opel Astra Proto antes da próxima jornada do Campeonato de Portugal de TT

Oito meses depois da sua fantástica vitória na Baja Espanha Aragon, determinante para a conquista da Taça Internacional FIA de Bajas em T2, Nuno Matos e Filipe Serra estão de regresso ao país vizinho, agora para se apresentarem à partida da primeira edição da Baja Comarca de la Janda, pontuável para o Campeonato da Andaluzia de Todo-o-Terreno.

Agendada para o próximo fim-de-semana, na província de Cádis, a prova junta um total de 38 equipas, constituindo a oportunidade ideal para a dupla portuguesa cumprir um teste mais exaustivo ao novo Opel Astra Proto com que este ano se apresentam no Campeonato português da disciplina.

“Devido ao abandono prematuro na Baja CARMIM do último fim-de-semana, entendemos que esta prova constituía uma óptima oportunidade para realizarmos um teste ao Opel Astra Proto em condições de corrida. Sem qualquer preocupação ao nível do resultado, o objectivo é fazer quilómetros, conhecer o carro e perceber se os problemas que identificámos no Algarve estão já ultrapassados”
, como explica Nuno Matos.

“Entre realizar um teste em Portugal ou disputar esta prova a Espanha, preferimos optar pela segunda hipótese, quer por uma questão de segurança, quer também pela possibilidade de ganharmos algum ritmo competitivo”, acrescentou o piloto do Alentejo.

Dividida em duas etapas, a Baja Comarca de la Janda inicia-se este sábado, 26 de Março, pelas 12h30, com uma Super Especial de 9,4 km, prosseguindo depois à tarde, a partir das 15h00, com um sector cronometrado de 67 km. Para domingo, 27 de Março, fica reservado o segundo e último sector, numa distância de 127 km, com início às 09h05 e final cerca das 12h15.

Elisabete Jacinto regressa ao rali da Tunísia


• NPO garante segurança no Rali da Tunísia
• A aposta no norte de África mantém-se
• Rali de Marrocos e África Eco Race também em agenda

Depois de ter tido uma participação notável na 3ª edição do Africa Eco Race onde alcançou um magnífico 7º lugar absoluto e 2º na categoria de camiões, Elisabete Jacinto esta já a preparar a temporada de 2011. Esta terá início com o rali da Tunísia que decorrerá entre 30 de Maio e 6 de Abril.

Apesar dos recentes conflitos ocorridos neste país a piloto mostra-se bastante confiante nas garantias dadas pela organização que concluiu recentemente o reconhecimento do percurso: “A NPO, empresa organizadora deste rali, tem estado no terreno e assegura que não há qualquer tipo de impedimento à sua realização e que as autoridades tunisinas estão altamente empenhadas na realização da 30ª edição deste rali. Este constituirá, sem dúvida, uma importante demonstração de estabilidade e segurança no país e constituirá um forte incentivo ao turismo.”

Elisabete revela também alguma curiosa em ralação á Tunísia que irá encontrar: “A Tunísia é um país extremamente simpático. Fico muito satisfeita que a sua revolução tenha sido pacífica e espero que lhe permita melhorar a sua situação económica e social. Faço votos que me seja possível, durante o rali, encontrar já alguns sinais de progressos”.

No Rali da Tunísia, Elisabete Jacinto irá ser de novo navegada pelo belga Charly Gotlib, com o mecânico Marco Cochinho a manter-se como o terceiro elemento desta equipa portuguesa que é apoiada pelo construtor germânico de camiões MAN. O MAN TGS tem estado a ser revisto e preparado para a temporada de 2011 nas oficinas da Hydraplan, pelo Marco Cochinho, tendo a equipa aproveitado este interregno para fazer algumas melhorias que oportunamente serão apresentadas.

Ao longo da época, e mantendo uma forte aposta nas competições no norte de África, a equipa Oleobam/Man Portugal irá também participar no rali de Marrocos que se realizará em Outubro e na próxima edição do rali Africa Eco Race que terá início no dia 28 de Dezembro de 2011.

Festa do Todo-o-Terreno volta a animar Reguengos de Monsaraz


O Ervideira Rali TT, organizado pela Sociedade Artística Reguenguense, que este ano, é a segunda etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o- Terreno 2011 (CPTT) e primeira do Desafio Elf/Mazda regressa ás pistas de Reguengos de Monsaraz nos dias 16 e 17 de Abril.

O principal patrocinador da prova, a Adega Ervideira, e a Sociedade Artística Reguenguense, voltam a apostar no figurino do ano passado ao concentrar a prova no fim-de-semana com a realização de uma dupla passagem pela Super Especial (com uma distância de sensivelmente cinco quilómetros e cujo traçado é desenhado dentro dos terrenos da Herdadinha, na Vendinha) no Sábado, para no Domingo os pilotos cumprirem dupla passagem pelo sector selectivo de 150 quilómetros.

Tendo sempre como preocupação a presença de público, a Super Especial deste ano será completamente nova, deixando de passar por detrás da Adega, permitindo assim, que todos os que se desloquem à Adega Ervideira nesse dia, possam ver qualquer ponto da mesma, que se desenrolará do lado direito de quem entra na zona das vinhas.

Como vem já vem sendo hábito, os homens da Sociedade Artística Reguenguense preparam para este ano um sector bem selectivo, num misto de zonas mais técnicas e lentas com grandes estradões em terra, com os últimos 30 km, a serem, quase na sua totalidade novos. Estas alterações foram feitas, para criar mais espectacularidade para todos os amantes do todo-o-terreno que se deslocarem às belas planícies alentejanas da zona de Reguengos de Monsaraz,

E para facilitar o acesso e o desfrutar do espectáculo, estão previstas várias zonas espectáculo ao longo do percurso, medida que aumenta a segurança e permite aos espectadores assistir à prova num só local evitando deslocações e contratempos.

Forças em Presença


O Ervideira Rali TT, tem sido nos últimos anos um verdadeiro sucesso, em termos de números de inscritos e qualidade dos mesmos. Por esse motivo os seus organizadores, aguardam as presenças dos principais pilotos do pelotão nacional e também algumas estrelas internacionais.

Assim, espera-se a presença em Reguengos, de pilotos como Carlos Sousa, de regresso novamente ao Campeonato Nacional, e de Miguel Barbosa, ambos em Mitsubishi Racing Lancer, sempre candidatos à vitória na prova e também no Campeonato. Depois da vitória na primeira prova do Nacional, aguarda-se que a Yser Racing Team participe com os dois BMW X3 CC, de Bernardo Moniz da Maia e do campeão nacional e actual líder do Campeonato Filipe Campos.

Pedro Grancha é outro dos nomes que poderá animar a prova, a par da nova geração do TT nacional, Nuno Matos e Ricardo Porém ao volante do Opel Astra Proto e BMW X1 Proto, respectivamente a procurarem melhor sorte em Reguengos após a desistência na primeira corrida.

Quanto a nomes internacionais foi já anunciada a presença do piloto Matthias Khale e Peter Göbel em SAM – Mercedes 35 CC, e da dupla húngara Pal Loniay e Zoltan Garanvölgyi em Mitsubishi Pajero da RedLine Offroad Team.

Por outro lado, merecem ainda referência os concorrentes ao Desafio Elf/Mazda que, a exemplo do que aconteceu nos últimos anos, voltam a ter no Ervideira Rali uma da importantes jornadas do seu calendário, desta vez na abertura desta competição monomarca promovida pela Mazda Motor de Portugal.

Outras atracções

A organização e a sua organização voltam a apostar na criação de um fim-de-semana de família e não apenas num fim-de-semana, do apaixonado dos carros, procurando criar outras atracções em redor da festa do Todo-o- Terreno.

Quem se deslocar à Herdadinha poderá sentir as emoções do todo-o-terreno bem por dentro ao realizar um “co-drive” com pilotos do Desafio Elf/Mazda e com o piloto Rogério Almeida num UMM V6, assim como testar vários os modelos da Mazda. Está também assegurada a presença do Balão de ar-quente da BP.

A Amieira Marina volta a estar presente com na Adega da Ervideira, com barcos expostos e com o sorteio de um fim-de-semana no lago da Barragem do Alqueva.

Promoção do Ervideira Rali TT 2011

Os responsáveis da Adega Ervideira e da Sociedade Artística Reguenguense, têm, nestes últimos procurado promover o mais possível o Ervideira Rali TT, criando um maior mediatismo à prova tornando-a mais apetecível aos pilotos e patrocinadores que vêem neste rali uma excelente forma de potenciarem ainda mais o seus investimento.

Assim foi, novamente, estabelecido um acordo com a Rádio Renascença, que passará pela divulgação da prova através de 87 spots de rádio e divulgação na internet, que dará uma dimensão nacional ao Rali.

Na zona do Alentejo foram também definidos três media partners, duas rádios e um jornal para uma maior e melhor divulgação da prova, A Rádio Telefonia está já a emitir 15 spots por dia, que passarão, brevemente, a ser também emitidos pela Unirádio. O jornal associado é o Diário do Sul, que irá fazer a cobertura mediática da prova, tendo também prevista a inserção de publicidade.

A Adega Ervideira, principal patrocinador, irá também lançar mais um campanha no multibanco, que terá mais de 3.000.000 de visualizações. A nível de publicidade estática, estão já produzidos e colocados cerca de 300 cartazes de rua e diversos outdoors em Reguengos e Évora.

Refira-se que toda esta campanha de imagem começou bem cedo, com o criação, do já divulgado, novo logótipo da prova, que foi resultado do concurso lançado na Universidade de Évora.

Será um fim-de-semana em cheio na zona de Reguengos de Monsaraz e na Herdadinha, que contará com os melhores pilotos nacionais de todo-o-terreno e muitas actividades lúdicas e gastronómicas que pretendem chamar público e oferecer o devido retorno aos patrocinadores.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Argentina, Chile e Peru na rota do Dakar 2012


Para a 4ª edição Sul Americana, o Dakar irá levar os participantes por uma nova rota, com uma mudança de cenário em 2012, e assim, ao contrário dos últimos anos em que a prova fazia um "loop", a jornada irá arrancar de Mar del Plata , na Argentina, e irá terminar em Lima, a capital do Perú, passando pelo Chile e pelas dunas do deserto Atacama.

Ao anunciarem esta nova rota para o Dakar 2012, os organizadores abordaram o mapa sul americano a partir de um novo ângulo, que lhe proporcionou uma diferente perspectiva. Entre 1 e 15 de Janeiro, os motards, pilotos e co-pilotos irão enfrentar uma rota com quase 9000 quilómetros no total, navegando entre o Atlântico e o Pacífico, percorrendo montanhas e desertos. Aumentndo as relações já establecidas com este continente, este ano o rali irá descobrir o Peru, dando á aventura um "sabor" Pan-Americano: Os três maiores países hispânicos do mundo estão no programa. Para oficializar a aliança, o presidente o Insituto Peruano dos Desportos, Arturo Woodman Pollitt, viajou até Paris para a apresentação do evento, onde teve a companhia de Enrique Meyer, o Ministro Argentino do Turismo, e por Gabriel Ruiz Tagle, o Secretário de Estado do Desporto do Chile.

Agenda do Dakar 2012:

- 12th April: Peru (Lima)
- 13th April: Chile (Santiago)
- 19th April: Argentina (Mar del Plata)
- 19th April: Spain (Barcelona)
- 20th April: Belgium (Brussels)
- 21st April: The Netherlands (Eindhoven)
- 28th April: Central Europe (Prague)
- 5th May: Italy (Milan)
- 17th May: China (Beijing)

16 de Maio: Abertura das inscrições.

Novembro: Embarque das viaturas Europeias rumo à Argentina.

De 19 a 31 de Dezembro: Verificações técnicas e administrativas em Mar del Plata

1 de Janeiro: Briefing, cerimónia de partida, e 1ª especial do rali

8 de Janeiro: dia de descanso no Chile

15 de Janeiro: Última especial, antes da cerimónia de chegada em Lima

Fonte: todoterreno.pt

Nani Roma testa SAM Mercedes 35 CC


Os fãs mais interessados na Baja Itália tiveram a sua particular recompensa: Nani Roma, o vencedor do Dakar em motos em 2004, e ex-piloto das equipas Mitsubishi e X-Raid apareceu em Pordenone no domingo à noite, não porque o tenha vindo participar na prova, mas porque tinha algo para fazer: Realizar um teste oficial com o SAM Mercedes 35CC.

Na segunda feira de manhã, alguns dos membros da organização da Baja Itália voltaram a fechar um dos troços das primeiras especiais, situado numa zona militar, para que Nani Roma pudesse experimentar o carro alemão. O piloto de Folgueroles participou em primeiro lugar num "briefing" com os membros da equipa, e depois esteve três horas ao volante do protótipo, com diferentes passageiros ao seu lado, desde os engenheiros, técnicos da equipa, do próprio Sven Knorr o dono do carro, o piloto Matthias Kahle e ainda o organizador do GORM, Jorg Sand.

Nani Roma desde o início ao fim que adoptou uma postura profissional no tocante ao seu primeiro ensaio com o SAM 35CC. Graças à sua experiência, depois de apenas alguns quilómetros com o veículo, já estavam claras algumas vulnerabilidades do mesmo: " Muitas podem ser ajustadas rapidamente com uma afinação mais personalizada, o resto é questão de evolução." disse Nani Roma acerca da sua experiência com SAM nas pistas italianas.

Depois da análise técnica , o carácter mais entusiasta do espanhol acabou por sobressair: "É um carro muito interessante e está desenhado ao detalhe." disse Nani quando falava do projecto."O carro tem um grande potencial, mas não tem o nível do BMW embora esteja no bom caminho. Muitas soluções estão bem pensadas. As prestações são inferiores ao do BMW, mas há que levar em conta que o motor Mercedes já cumpre as novas especificações da FIA. Isto promete."

Sven Knorr, o manager da equipa SAM também estava muito satisfeito: "Não podemos bater nem os Volkswagen, nem os BMW mas começamos a caminhar para esse objectivo. Este é o primeiro prótotipo da SAM e já descobrimos muitas coisas que podem ser melhoradas. O opinião de Nani foi muito importante, interessante e sobretudo motivadora" disse Knorr.

Nani mostrou-se muito optimista com o SAM, neste teste que foi uma iniciativa da G-Raid de Thuringen. Será Roma o novo piloto da SAM? Terá sido apenas um teste com intercâmbio de conhecimentos e não será vinculativo? Quem sabe Nani Roma mostre interesse no projecto, mesmo que isto tenha um custo.

Nani Roma está actualmente sem equipa para os ralis de todo o terreno, embora tenha estado presente no Dakar com uma Navara da equipa Overdrive apoiado pela Nissan Espanha. "Actualmente estou aberto a tudo" comentou Roma a este respeito.

Há muito movimento actualmente, o projecto da SAM é muito interessante, e o carro poderá ser uma alternativa válida aos BMW's da X-Raid. Inclusivamente também a Mitsubishi se está a movimentar, o mesmo se passando com a Overdrive que tem projectos com a Toyota.

Nani Roma tem podido contar com a fidelidade dos seus patrocinadores, e "Teoricamente poderia voltar á BMW" disse o piloto. Mas actualmente o seu patrocinador pessoal, a Red Bull é incompatível com o patrocinador da equipa alemã. "Para mim a Red Bull é mais que um patrocinador, e posso mesmo falar numa relação de amizade." concluiu.

O SAM Mercedes 35CC virá dentro de poucos dias a Portugal, para participar no Rali Ervideira. Será assim mais uma equipa estrangeira a estar presente, resta agora saber com que piloto: Matthias Kahle ou Nani Roma? Em breve iremos saber.

Fonte: todoterreno.pt

Serras do Norte regressa às origens


A décima nona edição do RALI TT SERRAS DO NORTE será disputada nos dias 25 e 26 de Junho, e terá a sua base operacional montada na Cidade de Fafe, local que acolheu as primeiras edições desta clássica de todo o terreno.

Este é um regresso às origens pelo Motor Clube de Guimarães, que terá deixado muitas boas recordações aos pilotos que alinharam nas primeiras edições, sendo o seu percurso delineado a partir da Cidade de Fafe. Serão as serras circundantes da Sala de Visitas do Minho que voltarão a ser percorridas pelos veículos de TT, numa edição que voltará a ser muito compacta, estando nesta altura a ser feito o levantamento dos caminhos a serem percorridos.

Todos aqueles que participarão nesta quarta jornada de abertura do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno sentirão mais uma vez, a hospitalidade das gentes do Minho, que tem um carinho muito especial pelas provas de desporto automóvel.

Gadasin vence nos autos. Portugueses dominam nos quads.


A Italian Baja disputada no último fim de semana assistiu a mais um triunfo Russo naquela que é a prova de abertura da Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo o Terreno. Depois as fortes chuvas da última semana, a organização foi forçada a reduzir de forma muito significativa a distância das especiais, redução essa que acabou por transformar a prova num misto pistas de WRC com zonas onde de muita água, e sublinhamos "muita água", pois tal era a extensão e profundidade de alguns troços onde os pilotos conduziam centenas de metros dentro de água. Ainda assim, o tipo de pista acabou por beneficiar os pilotos de "rali" e prejudicar aqueles que traziam verdadeiros carros de todo o terreno e vinham preparados para os milhões de pedras do Tagliamento.

O "Czar" de São Petersburgo, Boris Gadasin acompanhado de Dan Shchemle no seu Proto G-Force venceu a prova pela terceira vez, depois dos triunfos em 2007 e 2009, com o tempo de apenas 2:24:03, e uma magra vantagem, de 52s sobre o mais direto rival, o também Russo Leonid Novitskiy acompanhado de Andreas Schulz com um BMW X3 da X-Raid.
A terceira posição é talvez o resultado mais sensacional de todos: A equipa Alemã SAM conseguiu que o seu piloto Matthias Kahle levasse o SAM Mercedes 35CC ao pódium na sua estreia na prova Italiana.

Em quarto lugar ficou outro piloto que fazia nesta prova uma estreia, no caso a estreia de um novo carro: Miroslav Zapletal apresentou-se à partida com um BMW X3 produzido pela X-Raid, nesta prova que serviu ainda como aquela que marcou o regresso oficial ao activo do piloto Checo depois do grave acidente no Dakar 2010. "Estou muito feliz" disse Zapletal depois de terminar, "Sinto falta do meu Hummer H3 mas é um grande carro, cheio de potência. É o carro que pertenceu a Nasser Al-Attyiah. Conseguir o quarto lugar no primeiro rali com este carro é muito bom!" concluiu.

A quinta posição foi obtida pelo campeão Francês Jean Louis Schlesser. O resultado do Francês é notável, pois se com as condições inicialmente previstas para a corrida já estaria em desvantagem, com as mudanças no percurso devido ás chuvas e um terreno que se foi tornado cada vez mais díficil, conseguir terminar em 5º com um carro de duas rodas motrizes é algo digno de registo.

Como seria de prever em Itália, as equipas estrangeiras ocuparam o topo de classificação, sendo os primeiros 7 todos estrangeiros.
Má sorte teve Joan Roca, que depois da enorme supresa que foi a vitória no prólogo de sexta feira e de um excelente prestação no sábado, foi forçado a abandonar a corrida devido a problemas numa das rodas da frente da sua L200 Proto.

Nos quads , vitória para André Mendes que conseguiu superar todas as dificuldades. Em segundo lugar ficou outro Português, Rafael Acúrcio. O podium da Baja Itália só não ficou completo com as cores lusas porque Pedro Mariano, o outro piloto em prova não conseguiu ir além do 8º lugar da geral. Ainda assim, o Portugueses estiveram em muito bom plano em Itália e trazendo uma exclente classificação quer individualemente, quer no geral.

Nas motos também esteve um prova um Português, Rui Costa em Husqvarna que conseguiu o terceiro lugar da geral. A vitória ficou para o Italiano Alberto Basso , que foi 5m43s mais rápido que o seu compatriota Ugo Filosa (segundo classificado). Rui Costa como se disse foi terceiro a 5m50 do vencedor, ou seja a apenas 7 segundos do segundo classificado.

Fonte: todoterreno.pt

terça-feira, 22 de março de 2011

Vitória de Sergio Silva (Polaris)


• Prova quase perfeita do vencedor
• Dois Polaris e três Rage nos cinco primeiros lugares
• Rui Serpa (Rage), Manuel Agonia (Rage) e Luís Ramalho (Goka) venceram nas restantes categorias


Sérgio Silva aos comandos de um Polaris RZR 800S conquistou hoje a vitória na prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo o Terreno Buggy / UTV. Na Baja CARMIM, disputada no Algarve, o piloto da SS Motorsport gastou menos 4m53,5s a percorrer os 230 quilómetros de sector selectivo que Rui Serpa, o piloto do Rage que tinha sido o mais rápido na Super Especial.

A fase inícial da corrida foi marcada pelo duelo entre dois pilotos da Polaris, com Sérgio Silva a ganhar vantagem sobre Marco Melo. Depois da paragem deste, Rui Serpa subiu ao segundo lugar, sempre muito pressionado pelo Rage de Manuel Agonia, que terminou a apenas 11 segundos.

Sérgio Silva triunfou na Categoria UTV1, Rui Serpa na UTV2, Manuel Agonia na Open e Luís Ramalho entre os Buggys.

Destaque ainda para a estreia do novo Can Am 1000 XT, que António Estevão levou até ao 6º lugar e para a corrida do jovem Márcio Estevão que, na sua estreia em competição, levou o XT 650 até ao final, encerrando o Top 10.

Para o vencedor “esta foi uma prova quase perfeita. Não cometi erros, fiz uma corrida de trás para a frente e o Polaris funcionou impecavelmente”, explicou no final Sérgio Silva.

O campeonato prossegue a 16 de Abril com o Raid da Ferraria.

Classificação Final
1º Sérgio Silva (Polaris RZR 800S), 1º UTV1, em 4h06m04,2s ; 2º Rui Serpa (Rage R140T), 1º UTV2, a 4m53,5s; 3º Manuel Agonia (Rage R180RT), 1º Open, a 5m04,5s; 4º José Denis/Luís Santos (Polaris RZR 800S), 2º UTV1, a 9m14,2s; 5º Tiago Cunha (Rage R140T), 2º UTV2, a 21m19,8s; 6º António Estevão (Can Am 1000 XT), 3º UTV2, a 23m29,3s; 7º Jorge Branco (JB Racing), 2º Open, a 24m18,6s; 8º Mário Ferreira (Polaris RZR 800S), 3º UTV1, a 1h08m04,9s; 9º Luís Ramalho (Goka R3), 1º Buggy, a 1h10m03,5s; 10º Márcio Estevão (XT 650), 3º Open, a 1h47m00,7s.

Campeonato Nacional (após 1 prova)
1º Sérgio Silva, 25 pontos; 2º Rui Serpa, 22; 3º Manuel Agonia, 20; 4º José Denis/Luís Santos, 18; 5º Tiago Cunha, 16; 6º António Estevão, 15; 7º Jorge Branco, 14; 8º Mário Ferreira, 13; 9º Luís Ramalho, 12; 10º Márcio Estevão, 11.

Fotografias da Baja TT Carmim por Manuel Cordeiro - Sector selectivo



Mais algumas fotografia tiradas por Manuel Cordeiro, desta feita no dia de domingo enquanto decorria o derradeiro sector selectivo. clique aqui.

Fotografias da Baja TT Carmim por Manuel Cordeiro - Prólogo



Algumas fotografias tiradas no decorrer do prólogo da Baja TT Carmim por Manuel Cordeiro, clique aqui.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Saldo positivo na 1ª Prova do Nacional de TT


O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2011 iniciou-se nos dias 19 e 20 de Março, na Baja Carmim, organizado pelo Clube Automóvel do Algarve.
Foram efectuadas duas etapas: um Prólogo / Super Especial de 7,8 kms e um Super Sector Selectivo com um total de 231,05 kms num piso bastante seco e já com muito pó, que dificultou um pouco a vida aos pilotos.

A Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate participou nesta prova com os pilotos Paulo Gonçalves e Victor Oliveira na Classe TT3, Pedro Bianchi Prata e Luís Teixeira na Classe TT2 e Luís Ferreira na Classe TT1.

As verificações técnicas da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate decorreram no sábado entre as 8h30 e as 11h30. O Prólogo / Super Especial teve início às 15h. No domingo, dia 20, teve lugar o percurso selectivo às 8h.

A competir em todas as classes, os pilotos da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate mostraram a sua excelente performance desportiva com os resultados alcançados.

Apesar de algumas dificuldades físicas, Paulo Gonçalves, terminou a prova no 2º lugar da Classe TT3 e 5º da geral. Relativamente à prova efectuada comentou: " Tendo em conta o meu estado físico, que não está ainda a 100%, o resultado foi bastante bom. Vou continuar a treinar e a preparar-me para levar a TE511 à vitória, na próxima prova. Esse é o meu objectivo ".

O recente piloto da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate, Luís Ferreira, ficou em 1º lugar da Classe TT1 e 6º da geral. O piloto afirmou: " A prova correu bem. Fiquei em 1º lugar da minha Classe, o objectivo estruturado para esta Baja foi cumprido. Com mais treino, tenho a certeza que na próxima prova, vou aproximar-me dos lugares da frente na classificação geral. "

Luís Teixeira atingiu, na primeira prova de TT do ano 2011, o 3º lugar da Classe TT2 e o 3º da geral. O piloto referiu: " A prova correu bem. Tive um bom ritmo desde o inicio até ao fim apesar de ter sofrido um percalço, mas consegui recuperar. A TE449 esteve sempre perfeita e eu correspondi com o meu óptimo estado físico. Agora, vou continuar a atacar para obter melhores resultados. "

No decorrer da Assistência II, os pilotos Luís Ferreira e Luís Teixeira tiveram um contratempo que, apesar de ter sido solucionado rapidamente, retirou a ambos os pilotos tempo e consequentemente a hipótese de alcançaram uma melhor classificação. O incidente sucedido deveu-se ao derramamento de gasolina sobre o tube de escape das motos, incendiando-o em ambas. Nada que a equipa técnica da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate não esteja qualificada e pronta a resolver.

Principiante em provas Todo-o-Terreno, o novo piloto da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate, Victor Oliveira obteve o 5º lugar da Classe TT3 e o 12º da geral. O piloto de Caminha declarou: " A minha primeira prova de TT correu bem mas podia ter corrido muito melhor. Digamos que a sorte não esteve muito do meu lado mas com mais treino, na próxima prova vou obter um melhor resultado ".

No decorrer da Assistência II, os pilotos Luís Teixeira e Luís Ferreira tiveram um contratempo que, apesar de ter sido solucionado rapidamente, retirou a ambos os pilotos tempo e consequentemente a hipótese de um melhor resultado. O incidente sucedido baseou-se no derramamento de gasolina sobre o tubo de escape das motos, incendeando-o em ambas. Nada que a equipa técnica da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate não esteja qualificada para resolver.

Devido a problemas do foro pessoal, o piloto Pedro Bianchi Prata não fez o Prólogo, assim teve que partir em último lugar para o Sector Selectivo, tendo finalizado a prova no 29º lugar da geral. O team manager da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate expressou a sua satisfação pelo resultado positivo de todos os pilotos da sua equipa: " Foi bom voltar a correr no Nacional de TT. Foi uma prova dura mas muito bem organizada. Não foi um fim-de-semana fácil para mim, pois perdi a minha avó mas estou bastante contente com os resultados alcançados pela equipa. Vai ser um campeonato com muita disputa e a Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate com pilotos nas diferentes classes vão conquistar otimos resultados. Nesta prova foi também possível tirar favoráveis conclusões acerca das motos. Foi a primeira prova em que utilizamos todas as motos nas diferentes categorias e deu para perceber que são motos muito competitivas e como tal, ajudarão os pilotos a conseguir vitórias. "

A próxima prova da equipa da ISUZU será em Ferraria, dias 16 e 17 de Abril, também pontuável para o Campeonato Nacional de TT.

Pedro Grancha termina em 4º lugar


Problemas de travões limitaram prestação do piloto de Cascais

Pedro Grancha, aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, acompanhado por Vitor Jesus, completou hoje a sua participação na Baja CARMIN, a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, que se disputou no Algarve, tendo averbado um excelente 4º lugar absoluto.

O piloto de Cascais terminou a corrida atrás do BMW do campeão nacional Filipe Campos e dos dois Mitsubishi pilotados por Carlos Sousa e Miguel Barbosa. Problemas de travões limitaram o andamento da dupla da Nissan nº 12, desde o quilómetro 40 do primeiro dois dois sectores selectivos disputados e impediram uma eventual subida ao pódio.

“Embora este não fosse o tipo de traçado ideial para as características da nossa Nissan, porque era na sua maioria muito sinuoso e estreito, penso que conseguimos andar bastante bem até começarmos a sentir problemas de travões. Tinha de carregar no pedal duas ou três vezes até conseguir efectuar a travagem, o que nos obrigou a imprimir uma toada menos agressiva e muito mais cuidadosa. De resto conseguimos não ter outros problemas o que, face aos resultados finais, nos permite acreditar que poderíamos ter terminado a corrida no pódio”, salientou no final Pedro Grancha.

Classificação Final:
1º Campos/Baptista (BMW), em 5h52m32,7s; 2º Sousa/Ramalho (Mitsubishi), a 10,9s; 3º Barbosa/Ramalho (Mitsubishi), a 9m17,4s; 4º Pedro Grancha/Vitor Jesus (Nissan Navara Off Road), a 15m20,5s.

A próxima etapa do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno terá lugar em Reguengos de Monsaraz onde, com organização da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, se irá disputar, a 16 e 17 de Abril, o Ervideira Rali TT.

domingo, 20 de março de 2011

Lino Carapeta e Rui António com bons indicadores


Rolou entre os dez primeiros

Não existem dúvidas de que o Bowler do Team Tanqueluz está muito mais competitivo. Durante mais de duzentos quilómetros, ficou provado que o revigorado Bowler possui capacidades mais competitivas. Quando faltavam apenas quatro quilómetros para o final do sector selectivo mais longo, a caixa de transferências acabou por trair a confiança que Lino Carapeta e Rui António depositavam no carro, numa altura em que a equipa já ocupava o 8º lugar da classificação geral.

“O carro acabou por ceder através de um ponto mecânico que já se esperava. Apesar de estar preparado para que isso pudesse acontecer, foi uma pena, pois estávamos a efectuar bons tempos e o carro a demonstrar um comportamento excelente, apesar de serem necessárias pequenas afinações em termos de suspensão. O motor mostrou-se fabuloso. Estamos preparados para o próximo desafio”
, concluiu Lino Carapeta.

Apesar do abandono, ficaram excelentes indicadores em relação a um carro que foi alvo de profundos melhoramentos. O Team Tanqueluz/Paredecar prepara agora a sua participação no Ervideira Rali TT, prova que Lino Carapeta e Rui António venceram na época passada.

Em dia de estreia - a sorte não colaborou


Tudo parecia perfeito para a estreia da Nissan Navara Off Road da Oceanotrade Racing Team, depois do fantástico 6º lugar obtido após as duas passagens pelo prólogo de ontem. No entanto, o dia mais longo da Baja Carmim, transformou-se numa etapa demasiado curta para Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva, que acabaram por percorrer pouco mais de três dezenas de quilómetros do sector inaugural. Apesar do excelente comportamento evidenciado pela Navara e do entusiasmo da equipa, problemas graves com a direcção assistida impediram o conjunto de ir mais longe. Como se não bastasse o esforço de Paulo Graça, um furo obrigou a equipa a perder mais de vinte minutos, por inoperância total dos macacos hidráulicos, devido ao mesmo problema na bomba que já tinha motivado a falta de direcção assistida.

“Ainda tentámos retomar a corrida, mas depois de tanto tempo perdido e sem direcção assistida, o mais sensato foi desistir. De qualquer forma, e apesar de poucos quilómetros percorridos, conseguimos tirar boas conclusões em relação ao comportamento da Nissan Navara. Vamos esperar ansiosamente pela próxima prova, tendo a certeza que este novo projecto acaba por ser uma boa aposta”, afirmou Paulo Graça.

A estreia do novo projecto da Oceanotrade Racing Team, acabou por não ser bafejado pela sorte, apesar do empenho total de toda a equipa. Nuno Rodrigues da Silva também se estreou ao lado de Paulo Graça. Para o popular navegador, esta foi uma prova com sabor a pouco.

“A corrida podia ter sido tão bonita, como o fabuloso dia de Verão que se fez sentir no Algarve. No entanto, e apesar da falta de sorte, estamos a calibrar e analisar comportamentos, já a pensar na próxima prova”, concluiu Nuno Rodrigues da Silva, com algum optimismo.

O Ervideira Rali TT, nos próximos dias 16 e 17 de Abril, será a próxima etapa do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, onde a Oceanotrade Racing Team voltará a estar presente na máxima força.

Tavira volta a abençoar duplas da Yser Racing Team


Após o término da primeira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CPTT), Filipe Campos/Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor garantiram o 1º e 5º lugar, respectivamente, da Baja TT Carmin 2011. Mesmo depois de um resultado algo desencorajador no prólogo, a cidade de Tavira voltou a servir de amuleto para as duplas que compõem a equipa actualmente detentora do título nesta modalidade.

Apesar de algum pessimismo, especialmente após a 4ª (Campos/Baptista) e 8ª (Maia/Sotto-Mayor) posição obtida na Super Especial, o Sul do país voltou a ser palco de mais uma bela demonstração de mestria ao volante por parte dos pilotos da Yser Racing Team. Filipe Campos e Jaime Baptista repetiram a vitória do ano passado, com uma vantagem de 10 segundos sobre o segundo classificado, enquanto Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor ficaram a somente 20 segundos da quarta posição.

“Esta é uma grande vitória para a equipa, mas o percurso encadeado acabou por disfarçar as limitações do nosso carro”, considerou Filipe Campos. Já Bernardo Moniz da Maia fez questão de destacar a qualidade do seu companheiro e actual tetra-campeão nacional: “Os carros efectivamente não andam, mas o Filipe é um fora de série e conseguiu este resultado. Mas estas limitações assemelham os nossos carros aqueles Toyotas antigos, não desenvolvem”, atirou.

Em relação ao futuro, todos os membros da equipa foram unânimes em classificar este como um momento de ponderações.

“Agora que temos a certeza do tipo de dificuldades que iremos encontrar na competição com estas limitações, vamos reunir todos e decidir se continuamos ou não no CPTT”, garantiu Joana Sotto-Mayor.

Paulo Sousa / João Santos, começam da melhor forma a defesa do Título de Campeões nacionais T8


Disputada sobre um calor intenso, terminou hoje em Tavira a 1ª Prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

A dupla Campeã Nacional T8, Paulo Sousa acompanhado por João Santos em Mitsubishi Pajero, suplantaram todas as dificuldades desta dura prova finalizando em 1º lugar (T8), o que constitui um resultado excelente e muito moralizador para a época que agora se iniciou, cujo objectivo assumido é a revalidação do titulo alcançado na época transacta.

Fazendo uma corrida sempre com um ritmo muito vivo, registaram ontem um quarto lugar no prólogo, vindo a conquistar posições à medida que a prova se desenrolou terminando no lugar mais alto do pódio no seu grupo e num excelente 9º lugar à geral.

No final, Paulo Sousa referiu, «Estou muito feliz, quero agradecer em primeiro lugar ao meu navegador, João Santos que fez um excelente trabalho. Uma palavra também para toda a Equipa Prolama, que me entregou um carro excelente e me dá todas as garantias para esta época que se iniciou».

A Equipa Prolama esteve nesta prova com mais duas Equipas que tiveram sorte diferentes.

Nuno Tordo / Marco Santos em Nissan Pick-up, abandonaram com um problema na direcção, sensivelmente ao km 90, quando ocupavam o 6º lugar, o que fazia adivinhar um resultado muito bom, confirmando o 10º lugar do prólogo ontem realizado.

Nuno Tordo e Marco Santos, prometem ser uma das Equipas animadoras deste Campeonato, pois demonstraram ser rápidos e consistentes, prometendo voltar ainda com mais animo e motivação para o resto do Campeonato.

A 3ª Equipa do Team Prolama, Henrique Marques / Luis Marques em Isuzu D-Max, abandonaram após o prólogo com problemas na caixa de velocidades, o que veio impossibilitar a sua continuidade na prova.

Rui Sousa, enquanto um dos responsáveis pela Prolama, no final da prova fez as seguintes declarações: «Quero dar os parabéns a todos os pilotos que aqui defenderam as cores da Prolama. Sinto que deram todos o seu melhor. Temos a responsabilidade de ter um Campeão Nacional em titulo no Grupo T8, a dupla Paulo Sousa / João Santos que começaram muito bem, sendo que acredito que o Nuno Tordo / Marco Santos, irão ainda dar que falar neste Campeonato. Uma palavra ainda para o Henrique Marques aqui acompanhado pelo seu Filho Luis, que numa presença pontual nas nossas fileiras, adaptaram-se muito bem ao carro e estou certo que melhores resultados virão».

Carlos Silva, acrescentou «estamos cientes do potencial da Equipa Prolama. Estão já programadas um conjunto de melhorias nos nossos carros e estou certo que este bom arranque aqui protagonizado pelo Paulo Sousa / João Santos vai ser um tónico importante para toda a Equipa. Uma palavra também de agradecimento à Equipa de assistência que trabalhou muito bem».

A Prolama voltará a marcar presença na 2ª prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, o Ervideira Rali TT, que se disputará nos próximos dias 16 e 17 de Abril e onde estará representada por 5 carros, marcando a estreia nesta época da dupla Rui Sousa / Carlos Silva em Isuzu Proto.

Classificação Final da 1ª Prova do Campeonato de Portugal – Baja Carmim

1º Filipe Campos / Jaime Baptista – BMW X3 ( 5:52.32 )

2º Carlos Sousa / Luis Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer ( 5:52.43 )

3º Miguel Barbosa / Miguel Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer ( 6:01.50 )



9º ( 1º T8 ) Paulo Sousa / João Santos – Prolama Competição – Mitsubishi Pajero

Carlos Sousa a apenas 10s de vencer prova de abertura da nova época de TT


- Piloto esteve na discussão pela vitória na Baja CARMIM até ao derradeiro quilómetro
- Chegou a liderar corrida a meio do primeiro e mais longo sector cronometrado
- Vitória no último troço não foi suficiente para regressar ao primeiro lugar


Após dois dias e quase 380 quilómetros disputados ao cronómetro, escassos 10,9 segundos separaram primeiro e segundo classificados da Baja CARMIM – a jornada de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Embora afastado das competições nacionais há quase ano e meio, Carlos Sousa acabou por ser o grande animador da prova algarvia, que chegou a liderar com quase minuto e meio de vantagem...

Carlos Sousa e Luís Ramalho iniciaram com um auspicioso segundo lugar a nova temporada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, deixando escapar a vitória na Baja CARMIM, que hoje se concluiu em Tavira, por escassos 10,9 segundos de diferença ao cabo de 378 quilómetros cronometrados – uma das mais curtas diferenças de sempre em provas do Nacional.

Protagonizando a grande surpresa desta jornada de abertura, a dupla do Mitsubishi Racing Lancer esteve na discussão pelo triunfo praticamente do primeiro ao último quilómetro, chegando a ocupar a liderança da corrida, com quase minuto e meio de vantagem, até meio do primeiro e mais longo sector cronometrado do dia, altura em que teve de parar na sua assistência para trocar de pneus…

“Foi o momento decisivo e que acabou por decidir a corrida, pois ao contrário dos meus adversários, tive que parar na assistência para trocar pneus, já que não tinha disponível o componente mais duro e resistente. A estratégia talvez não fosse errada, só que perdemos demasiado tempo na paragem, cerca de três minutos…”, lamentou o piloto.

“Como se isso não bastasse, tivemos que ultrapassar o Miguel (Barbosa) novamente em pista, perdendo mais algum tempo quando andámos no pó dele. Enfim, partimos depois para o último sector sem poder controlar os tempos do Filipe (Campos), que era apenas o terceiro carro na estrada, o que também não ajudou… De qualquer forma, foi uma boa luta e está visto que o Campeonato deste ano promete”, analisou Carlos Sousa, à chegada ao pódio em Tavira.

“Os meus parabéns ao Filipe pela vitória. É a segunda vez que ele me bate por uma margem tão curta”
recordou Carlos Sousa, aludindo à Baja de Monchique de 2009, uma prova que os dois terminaram separados por… 14,5 segundos.

“Apesar do meu segundo lugar, saio daqui plenamente satisfeito. Afinal, não me ressenti da longa paragem e consegui rodar já em alguns momentos ao melhor nível. Foi uma verdadeira baja e diverti-me bastante”
, concluiu o piloto do Mitsubishi Racing Lancer.

O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno está de regresso nos dias 16 e 17 de Abril, em Reguengos de Monsaraz, com Ervideira Rali TT, numa organização da Sociedade Artística Reguenguense.

CLASSIFICAÇÃO FINAL


Filipe Campos/Jaime Baptista
BMW X3 CC
5h52m32,7s


Carlos Sousa/Luís Ramalho
Mitsubishi Racing Lancer
a 10,9s


Miguel Barbosa/Miguel Ramalho
Mitsubishi Racing Lancer
a 9m17,4s


Pedro Grancha/Vítor Jesus
Nissan Navara
a 15m20,5s


Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor BMW X3 CC
a 15m40,5s

(…)

Campeonato (Após 1 prova): 1º F. Campos, 25pontos; 2º CARLOS SOUSA, 18; 3º M.
Barbosa, 15; 4º P. Grancha, 12; 5º M. da Maia, 10 (…).

Estreia muito positiva apesar do abandono


RICARDO E MANUEL PORÉM, começaram da melhor forma a sua participação no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2011, já que na primeira passagem pela Super Especial da Baja Carmin, obtiveram o terceiro lugar absoluto, apenas atrás de dois carros ex-fábrica, pilotados por dois ex-campeões nacionais. No entanto a equipa de Leiria não conseguiu continuar em prova, pois alguns problemas de alimentação, impediram-nos de partir para a segunda etapa, tal como explica Ricardo Porém:

“Partimos com bastante confiança para a prova, pois ainda durante a 6ª Feira tínhamos feito um teste ao BMW Serie 1 Proto e tudo parecia estar perfeito. Na primeira passagem tudo correu da melhor forma e sem cometermos erros, conseguimos ficar atrás dos dois Mitsubishi e á frente do BMW do Campeão Nacional, o que nos encheu de orgulho. Mas, infelizmente, um problema de alimentação fez com que o motor não pegasse no início do troço… Perdemos muito tempo a arrancar e voltámos a parar no meio do percurso, pelo que decidimos depois não continuar, pois o atraso era já muito significativo.”


A equipa decidiu que a melhor atitude a tomar seria não continuar em prova, tentando agora corrigir o erro definitivamente – o carro voltou a funcionar minutos depois, sem quaisquer problemas – marcando desde logo uma sessão de testes muito completa, como preparação para a prova de Reguengos.

Pedro Grancha em 5º na Super Especial


Piloto de Cascais quer terminar no pódio

Pedro Grancha aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, acompanhado por Vitor Jesus alcançou esta tarde o quinto tempo no somatório das duas passagens pelo troço da Super Especial com que se iniciou a Baja CARMIN, a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

O piloto de Cascais terminou este primeiro dia de prova logo atrás dos três Mitsubishi de Miguel Barbosa, Carlos Sousa e Nicolas Missilin e do BMW do campeão nacional Filipe Campos, mantendo com este resultado fundadas expectativas de terminar a corrida num lugar de pódio, podendo mesmo entrar na luta pela vitória.

“O percurso da Super Especial era muito estreito, sinuoso e escorregadio e por isso muito propício a que o mais pequeno erro fosse fatal. Tivémos por isso bastante cuidado. A afinação da suspensão também não estava no ponto mais indicado, mas é uma situação que agora iremos rever para a corrida, onde esperamos entrar na luta pelas primeiras posições de modo a terminar num dos três lugares de pódio”, salienta Pedro Grancha.

Classificação Super Especial:

1º Barbosa/Ramalho (Mitsubishi) em 12m30,1s; 2º Sousa/Ramalho (Mitsubishi), a 11,5s; 3º Misslin/Polato (Mitsubishi), a 34,9s; 4º Campos/Baptista (BMW), a 37,5s; 5º Pedro Grancha/Vitor Jesus (Nissan Navara Off Road), a 47,0s.

A etapa de hoje da Baja CARMIM reparte-se por um sector com 230 kms e outro com 130 quilómetros de extensão.

sábado, 19 de março de 2011

Lino Carapeta e Rui António na 11ª posição


Problemas na direcção assistida do Bowler impedem melhor resultado

“Podia ter sido muito melhor”
. Esta a conclusão de Lino Carapeta depois das duas passagens pelo prólogo. Um problema na direcção assistida do Bowler Wildcat, antes da partida, limitou bastante a prestação do Team Tanqueluz/Paredecar.

“Foi tudo a força de braços. Foi uma pena, pois o carro mostrou que nos pode trazer muitas alegrias. Já resolvemos o problema com a direcção assistida, e estamos bastante confiantes para o dia mais longo e decisivo desta prova”
, referiu Lino Carapeta.

Dois sectores selectivos bastante competitivos marcam o dia de amanhã, com Lino Carapeta e Rui António prontos para mais um desafio, que consideram ser bastante aliciante, no primeiro medir de forças do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

Oceanotrade Racing Team no 6º lugar do Prólogo


Foi excelente a estreia da Nissan Navara Off Road tripulada por Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva. Após dupla passagem pelo prólogo, a equipa alcançou a 6ª posição. O novo carro mostrou bastante potencial.

“Estou muito satisfeito com a Navara. Este sim, é um verdadeiro carro de corridas. Gostei também do envolvimento entre piloto e navegador, que resultou em pleno. Hoje foram poucos quilómetros, e só amanhã poderemos tirar conclusões definitivas, mas tanto eu como o Nuno, estamos bastante optimistas”, afirmou Paulo Graça.

Amanhã, durante os dois sectores selectivos, a Oceanotrade Racing Team terá oportunidade de medir as verdadeiras potencialidades da Nissan Navara Off Road. Para já, o primeiro contacto foi excelente, e Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva estão prontos para lutar por uma boa posição na prova inaugural do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

Nuno Matos forçado a abandonar Baja CARMIM por problema mecânico


-Regresso infeliz do piloto alentejano ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno
-Quebra de uma manga de eixo precipitou desistência no final da Super Especial


Nuno Matos e Filipe Serra foram os grandes azarados do primeiro dia competitivo da Baja CARMIM, a
prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno de 2011.

No regresso às competições nacionais, a dupla vencedora da Taça FIA de Bajas de 2010 foi forçada a abandonar logo após o final da primeira passagem pela Super Especial (7,8 km), depois de surpreendida pela quebra de uma manga de eixo do estreante Opel Astra Proto.

“Evidentemente, não era este o desfecho que esperávamos para esta primeira prova, até porque mais do que o resultado final, o importante mesmo era fazer quilómetros e adaptarmo-nos à condução do novo carro”
, lamenta Nuno Matos.

“Apesar de termos iniciado esta prova com todas as cautelas, a verdade é que fomos surpreendidos no final da Super Especial com a quebra de uma manga de eixo, precisamente na altura em que passávamos a tomada de tempos. Após uma análise mais detalhada, percebemos que o problema terá tido origem no cubo da roda, que era um componente novo e ainda pouco testado”, explica o piloto.

A equipa ainda chegou a ponderar recuperar o carro e regressar à corrida amanhã… “Contudo, havia o sério risco do problema se poder repetir, pelo que decidimos, também por uma questão de segurança, abdicar da prova e começar já trabalhar numa solução definitiva para o próximo rali”, o Ervideira Rali TT, a disputar nos próximos dias 16 e 17 de Abril.

Carlos Sousa conclui primeiro dia da Baja CARMIM na vice-liderança


Piloto de Almada foi o segundo mais rápido nas duas passagens pela Super Especial desta tarde, cedendo apenas 11,5 segundos para o primeiro líder da prova algarvia

Apesar de afastado das competições nacionais há cerca de ano e meio, Carlos Sousa surpreendeu já neste seu regresso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, concluindo o primeiro dia competitivo da Baja CARMIM na vice-liderança da classificação. Com apenas 11,5 segundos a separá-lo do primeiro lugar, a luta pelo triunfo mantém-se em aberto para o segundo e decisivo dia da prova que inaugura a temporada de 2011…


De regresso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno após uma pausa de ano e meio, Carlos Sousa e Luís Ramalho assumem-se já como uma das figuras da Baja CARMIM, concluindo o primeiro da prova algarvia, a primeira do calendário de 2011, na vice-liderança da classificação, a apenas 11,5 segundos do líder provisório.

Sem acusar a longa paragem, e após um único teste ao Mitsubishi Racing Lancer realizado na véspera, o piloto de Almada mostrou-se já ao melhor nível, sendo o segundo mais rápido nas duas passagens pela Super Especial (7,8 km) que compunham o programa competitivo de hoje.

“Os prólogos nunca foram a minha especialidade, mas confesso que as coisas até correram bem e, acima de tudo, diverti-me bastante”, admitiu Carlos Sousa à chegada ao Parque de Assistência, em Tavira.

“No fundo, acho que foi um bom início para quem já estava parado há tanto tempo, se bem que este primeiro dia foi apenas um aperitivo para a longa etapa que nos espera amanhã”, como reconheceu o piloto, já por quatro vezes vencedor da prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve.

Apesar de uma entrada mais cautelosa no primeiro troço cronometrado, Carlos Sousa viria depois a falhar a vitória na segunda passagem por apenas 1 segundo de diferença em quase 8 km de percurso, melhorando em 7 segundos o seu registo anterior.

“Na segunda passagem, entramos já mais confiantes e num ritmo talvez mais próximo àquele que pensamos poder imprimir amanhã”, completou Carlos Sousa, que, para já, mantém tudo em aberto em relação à luta pelo triunfo, partindo para o segundo e decisivo dia de prova a apenas 11,5 segundos do primeiro classificado.

Com início agendado para as 10h00 de amanhã, a segunda etapa da Baja CARMIM compreende um duplo sector cronometrado de 230 e 130 km, respectivamente.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – APÓS DIA 1


Miguel Barbosa/Miguel Ramalho
Mitsubishi Racing Lancer
12m30,19s


Carlos Sousa/Luís Ramalho
Mitsubishi Racing Lancer
a 11,50s


Nicolas Misslin/Jean-Michel-Polato Mitsubishi Racing Lancer
a 34,90s


Filipe Campos/Jaime Baptista
BMW X3 CC
a 37,52s


Pedro Grancha/Vítor Jesus
Nissan Navara
a 47m04s
(…)

Nuno Matos estreia Opel Astra Proto no regresso ao Campeonato português


Baja CARMIM deste fim-semana marca o arranque de um novo e ambicioso projecto no plano nacional após a conquista do título mundial de T2 em 2010

Contagem decrescente para o início de uma das mais aguardadas edições do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e cuja prova inaugural, a Baja CARMIM, se inicia já amanhã, em Tavira, no Algarve. Após a aventura internacional do ano passado, Nuno Matos e Filipe Serra assume novo e ambicioso projecto no plano nacional, concretizando a subida à principal categoria do Campeonato e estreando um novo Opel Astra Proto. O baptismo competitivo está marcado para as 16 horas deste sábado…

Após um ano de glória na Taça Internacional FIA de Bajas, com a conquista do título mundial de T2, Nuno Matos e Filipe Serra estão de regresso, em 2011, ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, desta vez para competirem na principal categoria (o Agrupamento T1) ao lado dos nomes mais consagrados da modalidade.

“A motivação é grande, pois este era o passo lógico e desejado após dois anos (e outros tantos títulos) no Agrupamento T2. Contudo, sabemos também que este é um salto gigante, já que vamos agora lutar directamente com os melhores pilotos e os carros mais evoluídos do pelotão”, como salienta o piloto, que volta a fazer dupla com Filipe Serra.

“Mas esse é um desafio que, ao invés de nos deixar apreensivos, aumenta ainda mais a nossa motivação”, garante Nuno Matos, na véspera de se apresentar à partida da Baja CARMIM, a prova que inaugura a temporada de 2011 do Campeonato e onde dupla alentejana estreia o Opel Astra Proto.

“Fizemos apenas uma sessão de testes antes desta prova, pelo que temos que ser cautelosos nesta primeira abordagem… Acima de tudo, queremos fazer quilómetros e perceber o potencial do carro. Para já, ainda é tudo uma novidade para mim, a começar logo pelo manuseamento da caixa sequencial”
, aponta, a título de exemplo.

Sem se comprometer com objectivos – “até pela falta de referências” –, Nuno Matos quer, acima de tudo, retirar “preciosas indicações desta baja, pois é seguro que há alguns pormenores que temos de evoluir e corrigir no carro. Para isso, nada melhor do que chegar ao fim e começar o ano logo com o pé direito”.

Organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, a Baja CARMIM tem o seu início agendado para amanhã, às 16 horas, com um Super Especial de 7,8 km de extensão. Para domingo, a partir das 9h00, fica reservada a etapa mais longa, com um duplo sector selectivo de 230 e 130 km, respectivamente.

Team Solar do Bitoque apresenta temporada de 2011


O Team Solar do Bitoque, equipa de todo o terreno patrocinada pela cadeia de restaurantes Solar do Bitoque, está já a preparar a sua participação no Desafio ELF/Mazda 2011, troféu integrado no Campeonato de Portugal de Todo o Terreno (CPTT), onde em 2010 se sagou vice-campeã.

A apresentação oficial da equipa terá lugar num evento que se realiza no próximo dia 25 de Março, no restaurante Solar do Bitoque de Torres Vedras. Entre as 12h00 e as 16h30 a participação nesta acção terá entrada livre e conta com a oferta de diversos materiais de merchandising e também um sorteio de 50 vouchers de oferta de um prego e uma bebida. A partir das 18h00 terá lugar a apresentação do projecto para 2011, numa iniciativa que conta com diversos convidados e com a presença da Comunicação Social.

De notar que o Team Solar do Bitoque, liderado pelo piloto Rui Lopes, conquistou em 2010 duas importantes vitórias no Desafio Elf/Mazda, tendo terminado a apenas dois pontos do primeiro classificado. Para este ano, a equipa promete continuar a dar que falar e, para o efeito, levantou já um pouco o véu dos principais objectivos e ambições para esta temporada do CNTT 2011.

“Estamos muito confiantes na nossa prestação neste Desafio Elf/Mazda 2011. A nossa Mazda BT 50 sofreu algumas melhorias e a aquipa constituida por sete elementos está a postos para mais uma temporadade de provas do CPTT. No ano passado fomos vice-campeões e para este ano, aquilo que ambicionamos é, pelo menos, manter a segunda posição, muito embora saibamos também que o Desafio Elf/Mazda vai contar com um leque de participantes um pouco maior que no ano passado, o que irá por certo aumentar a luta pelos primeiros lugares”
, refere Rui Lopes.

Contagem decrescente para o 29º Transportugal Accenture


* Entre os dias 1 e 3 de Abril, um dos mais antigos e históricos raids portugueses volta à Beira Interior

As paisagens da região beirã vão ser palco de mais uma edição do mítico Transportugal Accenture que regressa ao interior de Portugal para cumprir um raid repleto de animação e aventura.

Habituado a desvendar um país cheio de recantos surpreendentes, o Transportugal Accenture, agora na sua 29ª edição, volta à estrada para descobrir cerca de 500 quilómetros de belas paisagens e tesouros culturais e naturais.

Para esta edição do Transportugal Accenture, a equipa do Clube Aventura elegeu as cidades de Gouveia e Covilhã para, durante três dias, acolher a caravana deste passeio que, mais uma vez, conta com a adesão de um grande grupo de entusiastas conquistados por este raid cheio de história.

Um dos pontos fortes deste fim-de-semana será a passagem pela Serra da Estrela, tal como revela Ricardo Megre, representante do Clube Aventura, “o trajecto deste Transportugal Accenture vai estar repleto de paisagens interessantes. Apesar de já termos feito alguns passeios nesta zona vamos ter novidades que vão de certeza agradar aos participantes. A travessia da Serra da Estrela vai ser uma delas. De resto penso que nos espera um raid bem ao jeito dos amantes dos passeios fora de estrada e tenho a certeza que uma vez mais vai ser uma festa animada”.

As aldeias históricas do concelho de Idanha-a-Nova também fazem parte do percurso estando prevista a passagem por Monsanto, Idanha-a-Velha, Penha Garcia e Aldeia do Bispo.

A 1 de Abril, a cidade de Gouveia vai receber a grande caravana. A etapa inaugural vai iniciar-se pela encosta norte da Serra da Estrela, passando pelos planaltos do Malhão até ao Sabugueiro, considerada a aldeia mais alta de Portugal. Os últimos quilómetros do dia vão fazer-se já com a Covilhã e a Cova da Beira no horizonte dos participantes.

Na segunda etapa, os caminhos trilhados transportam a caravana por entre eucaliptais e serras graníticas num dia em que os concelhos de Penamacor e de Idanha-a-Nova serão os anfitriões.

No último dia dá-se o regresso a Gouveia. É a mais curta de todas as etapas, mas ainda haverá tempo para visitar duas das mais belas aldeias de Portugal: Linhares e Folgosinho.

As provas especiais de navegação e regularidade bem como diversos exercícios de trial também fazem parte da animação de um passeio fora de estrada carregado de pontos emotivos.

Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva com a garra habitual


* Equipa estreia Nissan Navara Off Road

A persistência e a competitividade são apenas algumas das credenciais de Paulo Graça, um piloto com o TT nas veias desde 1993, quando se estreou no Troféu UMM. A partir daí, a paixão pelo fora de estrada foi aumentando, apesar do mundo empresarial onde se movimenta lhe deixar pouco tempo para as corridas. Um piloto combativo, que dezoito anos depois, decidiu apresentar um programa desportivo mais ambicioso. Depois de na época passada ter subido ao pódio em Castelo Branco, o adeus ao irreverente Strakit com que viveu anos intensos foi inevitável. Agora uma competitiva Nissan Navara Off Road poderá fazer muita diferença, na procura de resultados com maior destaque.

Para Paulo Graça este vai ser um ano de aprendizagem, para criar maior intimidade com a Nissan Navara.

“Este vai ser um ano de adaptação à Navara, um carro muito mais equilibrado, e, essencialmente mais competitivo. Vou tentar fazer o melhor que sei, mas essencialmente quero aprender bastante”
, afirma Paulo Graça, que apesar de uma vasta experiência, sente-se bastante estimulado com o novo projecto, mas também com o seu novo navegador.

“O Nuno Rodrigues da Silva encarou muito bem este projecto, e achei que foi uma boa oportunidade. Queremos evoluir de prova em prova, e dependendo da adaptação, poderemos pensar em propósitos diferentes”
, afirma, com entusiasmo.

Com um palmarés invejável, onde se contam diversos títulos nacionais e até um mundial ao nível dos ralis, Nuno Rodrigues da Silva conta igualmente com uma vasta experiência ao nível do todo o terreno. Para ele este vai ser um projecto com qualidade.

“As expectativas são boas e o Paulo merece um projecto deste género. Vai ser um início de campeonato prometedor”, afirmou, convicto, o popular navegador.

Com sete provas previstas para 2011, onde espera alcançar alguns lugares do pódio, a “Oceanotrade Racing Team”, conta com a preparação e assistência da MRacing e a garra habitual que sempre caracterizou Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva.

Tavira vai ser a cidade que no próximo Sábado irá dar partida a um Campeonato de Portugal de Todo o Terreno que se prevê bastante disputado.

Carlos Sousa é a grande novidade na prova de abertura do Nacional de TT


Piloto cumpriu hoje o primeiro e único teste ao Mitsubishi Racing Lancer com que se apresenta, amanhã, em Tavira, à partida da Baja CARMIM

Após uma pausa de ano e meio, Carlos Sousa regressa este sábado ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e a uma prova que já venceu por quatro vezes no passado – a últimas das quais em 2009, também aos comandos de um Mitsubishi Racing Lancer. Com uma lista de 37 inscritos, onde se incluem quatro campeões nacionais, a Baja CARMIM marca o início de uma época que se antevê bastante competitiva…

Afastado das competições nacionais há cerca de ano e meio, Carlos Sousa concretiza
este fim-de-semana, no Algarve, o regresso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, sendo a grande novidade da lista de 37 inscritos da Baja CARMIM, a prova de
abertura da temporada 2011.

“É um prazer estar de volta e perceber, desde logo, que o campeonato português está a gerar renovado interesse. A lista de inscritos desta primeira prova é, aliás, ilustrativa disso mesmo, no que constitui um óptimo prenúncio para o resto da temporada”, constata o piloto.

“Num momento tão difícil, é justo enaltecer o esforço de todos os concorrentes, pois
acredito que a maioria preparou este campeonato com muito esforço e limitações, por força da paixão que todos partilhamos pelos automóveis e pelas corridas
”, destaca Carlos Sousa, fazendo votos para que este renovado fulgor pela modalidade possa igualmente “atrair cada vez mais pessoas às provas”.

Quebrando um jejum competitivo que durava já desde o final do Dakar 2010, o tetracampeão Nacional de Todo-o-Terreno colocou hoje novamente o capacete para realizar o primeiro e único teste ao Mitsubishi Racing Lancer com que se apresenta,
amanhã, à partida da Baja CARMIM, em Tavira.

“Confesso que já tinha saudades, mas agora há que encurtar caminho para voltar ao
melhor nível”
, promete o piloto, que em 2011 volta a dividir o Mitsubishi ex-equipa oficial com o navegador Luís Ramalho, numa reedição da dupla que dominou a primeira metade do campeonato de 2009 (três vitórias e um 2º lugar em quatro provas).

“Espero fazer um bom resultado no Algarve, mas sei que não será fácil repetir aquele
início de época. Pela falta de ritmo competitivo, os primeiros quilómetros vão ser
mais difíceis… Mas, ultrapassado esse ‘handicap’, farei os possíveis para estar no
grupo da frente e, porque não, tentar discutir o primeiro lugar”
, afirma Carlos Sousa, já por quatro vezes vencedor da jornada organizada pelo Clube Automóvel do Algarve.

“É um carro que conheço bem e se mantém competitivo, apesar de já não ter o suporte de fábrica e recorrer a um motor com tecnologia algo ultrapassada face aos Diesel da nova geração. Veremos de que forma o novo regulamento ajuda a equilibrar a balança, embora a minha convicção é que os carros a Diesel se manterão ainda um passo à frente dos gasolina”, admite.

“Ridículo, quanto a mim, era permitir que os campeonatos continuassem desajustados face a esta realidade, como, aliás, bem se viu pelo último Dakar”
, acrescenta, em tom crítico.

Dividida em dois dias, a Baja CARMIM arranca este sábado, 19 de Março, às 16 horas,
com uma Super Especial de 8 km, prosseguindo depois no domingo, a partir das 9h00, com um duplo sector selectivo de 230 e 130 km, respectivamente.

Camané torna-se co-piloto do Campeão Nacional de TT por um dia


Conceituado fadista português andou ao lado de Filipe Campos no vitorioso BMW X3 em Arraiolos

Na continuidade da sua política de promoção da competição Todo-o-Terreno junto das mais diversas áreas em Portugal, a Yser Racing Team convidou o fadista português Camané para um co-drive com o campeão nacional da modalidade, Filipe Campos, ontem em Arraiolos.

“Foi óptimo. É uma outra realidade andar nestes carros. O Filipe Campos transmite uma grande confiança, o que tornou esta experiência fantástica”, indicou Camané.

Para além do co-drive no BMX X3 CC, campeão em título da Yser Racing Team, o conceituado fadista teve também oportunidade de ser co-piloto de Filipe Campos no BMW Mini X-Raid que esteve no último Dakar.

Desde a sua fundação, a Yser Racing Team utiliza como política de comunicação o convite de figuras relevantes da sociedade portuguesa para ajudar a promover a principal competição de TT junto das diferentes esferas nacionais.

“Acreditamos que é não só responsabilidade das entidades oficiais e respectivos organizadores das provas mas também das equipas fazer um esforço por promover este desporto, que em Portugal tem um dos melhores parques automóveis e que passa por algumas das mais belas regiões do país” explica Bernardo Moniz da Maia, mentor da Yser Racing Team.

Joan Roca lidera Baja Itália


Joan Roca e Josep Maria Ferrer arrancaram hoje para a sua participação na Taça do Mundo de Todo o Terreno com o melhor tempo no prólogo da Baja Itália. A Mitsubishi L200 Proto foi a mais rápida a percorrer os 7,36 kilómetros de pista lamaçenta que compunham o prólogo.

Atrás dos Espanhóis ficou Matthias Kahle a apenas um segundo. Na terceira posição ficou o Proto G-Force de Boris Gadasin.

No final da especial, Juan Roca, que se bem se lembram foi terceiro classificado na última edição da Baja Portalegre era um homem satisfeito, mas cauteloso: "Hoje vou dormir como líder da Baja Itália, mas falta muita guerra," disse no final do dia.

Fonte: todoterreno.pt

Miroslav Zapletal regressa á competição com um BMW X3CC!


Sim, é verdade. Depois de 15 meses parado devido ao grave acidente que sofreu no Dakar 2010, Miroslav Zapletal está de regresso acompanhado de Tomas Ourednicek. Zapletal, um dos pilotos de topo da Taça FIA, e antigo campeão Checo e Húngaro estão finalmente recuperados das lesões que sofreram

Mas o seu regresso não é "apenas" o regresso, pois eles guardavam uma supresa para os seus fãs, e também para o seus rivais. Zapletal comprou um novo carro, um BMW X3 CC produzido pela X-Raid, e será este o carro com que irão participar na Baja Itália e também no Rali da Tunisia.

Este BMW X3 CC tem por trás um historial interessante. Ele vem da fábrica da X-Raid , e há alguns anos atrás Nasser Al-Attiyah, o vencedor do Dakar 2011 chegou a pilotar esta unidade. Este é o primeiro e único carro deste nível na Republica Checa.
"O BMW X3 é uma opção 'rápida'. Nós decidimos que deviamos participar na Taça do Mundo, e por isso necessitavamos de comprar um carro com qualidade. E esperamos tê-lo conseguido fazer!", disse Zapletal.

Fonte: todoterreno.pt