segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nuno Matos e o Astra Proto animaram NERPOR - Road Tour - Portalegre 2011


Equipa esteve em destaque ao longo de três dias no evento que decorreu no Parque de Feiras e Exposições de Portalegre

Aproveitando a pausa no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, Nuno Matos e Filipe Serra foram duas das mais mediáticas presenças na primeira edição do NERPOR - Road Tour – Portalegre 2011, um evento de divulgação e exposição de veículos motorizados de vários segmentos que animou o Parque de Feiras e Exposições de Portalegre, entre sexta-feira e domingo passados.

Aberto ao público em geral, o certame concentrou num único espaço um amplo conjunto de iniciativas (concentrações, exposições, provas de perícia e até um circuito) e tipos de veículos (desportivos, clássicos, TT, entre outros), numa oportunidade para a dupla vencedora da Taça FIA de Bajas de 2010 conviver de perto com os milhares de adeptos do desporto motorizado do Distrito de Portalegre e de toda a região do Alto Alentejo.

Assim, e ao longo de três dias, a equipa esteve em destaque no Pavilhão da NEPOR com um espaço de exposição que incluía o Astra Proto com que Nuno Matos e Filipe Serra disputam actualmente o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, a Isuzu D-Max com que os dois pilotos conquistaram a o título mundial da Taça FIA de Bajas em 2010 e o respectivo camião de assistência.

O espaço tinha ainda patente uma exposição dos fatos de competição da equipa e das principais taças e troféus conquistados ao longo dos últimos anos, tanto a nível nacional como internacional.

De resto, juntando a já habitual disponibilidade da equipa para o convívio com todos os amantes da modalidade, Nuno Matos e Filipe Serra encabeçaram com o seu Astra Proto o desfile do “Circuito Rampa de Portalegre” que se realizou na manhã de domingo ao longo das principais artérias da cidade de Portalegre e que culminou com a subida à saudosa Rampa de Portalegre, que durante anos fez as delícias dos amantes da velocidade no Alentejo.

De acordo com Nuno Matos, “foi um enorme prazer participar neste grande evento. Os meus parabéns à Organização por esta iniciativa que juntou milhares de adeptos nos pavilhões do NERPOR, mas também no circuito que reavivou a Rampa de Portalegre. Mesmo não tendo carácter competitivo, é a prova evidente da grande paixão que o público alentejano nutre pelo desporto automóvel. Da nossa parte, acho que contribuímos para o espectáculo e para o sucesso desta iniciativa, esperando que este seja a primeira de muitas edições”, concluiu o piloto.

Frio condiciona dia a Hélder Rodrigues no rali da Sardenha


Com o inicio do rali a ser marcado de uma forma cautelosa, Hélder Rodrigues começou ontem uma recuperação que o levou ao segundo lugar da classe e terceiro da geral, logo atrás do espanhol Marc Coma e do francês Cyril Despres.

O dia de ontem acabou por condicionar o de hoje pois no final da etapa maratona, o jovem piloto português dormiu numa tenda que não seria a mais indicada, tendo sentido bastante frio, não conseguindo por isso mais que uma hora de descanso.

Numa prova como esta de grande navegação por road-book, o cansaço fez-se sentir, levando a que Hélder Rodrigues se perdesse e com isso, prejudicando o tempo final da etapa. No entanto, mostrando sempre grande espírito de luta e andamento forte, conseguiu ainda acabar a etapa em sétimo da geral e manter a mesma posição na classificação geral, quer a nível da classe quer a nível da geral, abrindo por isso boas perspectivas para o dia de amanhã.

À chegada à zona de assistência, Hélder Rodrigues mostrava-se satisfeito por ter mantido o lugar, apesar de “achar que já não terei margem para lutar pela vitória” mas mantendo o objectivo de “conseguir pelo menos o segundo lugar e cimentar a liderança do campeonato”.

Quando faltam dois dias de prova e onde a “regularidade è um factor chave de sucesso”, a estratégia é “não cometer erros até ao final e pensar no campeonato”

Amanhã estão previstos duas especiais com pouco mais de 43kms e 64kms respectivamente, sendo um percurso muito técnico e de grande navegação.

Classificação 450cc World Championship:

1 M.COMA
Ktm 7:58'14.54

2 H.RODRIGUEZ
Yamaha 8:18'38.56 20'24.01

3 P.CECI
Beta 8:19'56.86 21'42.31

4 J.PRZYGONSKI
Ktm 8:23'06.12 24'51.57

5 S.PETERHANSEL
Yamaha 250 8:24'13.87 25'59.32

domingo, 29 de maio de 2011

Marc Coma assume a liderança


A primeira estapa do Rali da Sardenha, a que todos os participantes olham como uma especie de aquecimento, foi mais do que isso. Os 71 participantes, 61 em moto e 11 em quads partiram da Millionares Marina em Porto Cervo para se dirigirem para Porto Conte, a 330 quilómetros de distância, já próximo de Alghero. Duas especiais estavam no menu: uma primeira com 76 quilómetros e uma segunda com 65 quilómetros, mas com muita navegação no meio da floresta.

Partindo em primeiro, o vencedor da edição de 2010, Marc Coma, com a sua KTM 450 saíu na frente do seu eterno rival Cyril Despres. O Espanhol abriu a pista , percorrendo 115 quilómetros de ligação antes de atacar as duas especiais cronometradas.

No final Marc Coma venceu as duas especiais do dia, assumindo a liderança da geral. Atrás dele, e partindo do 15º lugar, devido a estar inscrito na classe Open, surgiu Cyril Despres, que teve um pequeno acidente e depois cometue um erro de navegação, que no conjunto serviram de conspiração para o fazer descer para o segundo lugar, a 2m25 do líder.

Andrea Mancini (Husqvarna) terminou em terceiro este primeiro dia dos 5 de competição que compõem a prova. Ruben Faria em KTM 530 , colega de Despres e o Espanhol Jordin Villadoms completam o top 5.

O actual lider do mundial, Helder Rodrigues, segue na frente de Luca Manca, o Italiano seriamente lesionado no Dakar 2010, e que está a fazer um regresso cauteloso ás competições, depois de longos meses de convalescença. Antes de participar no rali na Sardenha, Luca Manca participou em dois eventos regionais. Hoje terminou em segundo da classe e em sétimo da geral.
Stephane Peterhansel, que regressa neste evento ao seu "primeiro amor" a bordo da sua pequena Yamanha 250cc. O detentor do record de vitórias no Dakar ( 6 em moto) teve uma queda a baixa velocidade, partindo um cabo na sua moto, o que o fez perder algum ritmo e terminar apenas em 13º.

Cyril Neveu (Beta), com 5 vitórias no Dakar, terminou em 34º no final do dia, enquanto Andrea Mayer, também numa Yamaha 250cc terminou em 30º.

Fonte: todoterreno.pt

Rota da Seda ultrapassa os 100 inscritos


Numa altura em que falta ainda um mês e meio para a partida da prova em Moscovo, mais de 100 participantes já se inscreveram para o Rali Rota da Seda. Este número excede as 71 equipas que partiram para a corrida em 2009. E o número continua a aumentar.

Já passou muito tempo e muitos já se decidiram. Muitos participantes no Dakar estiveram interessados nas duas primeiras edições do Rali Rota da Seda, mas apenas seguiram a prova de longe. Este ano, eles decidiram dar o salto e explorar a Russia como forma de se prepararem para o Dakar. Tentados pelo que ouviram nos Bivouacs Argentinos e Chilenos ou pela mudança de data da prova deste ano, estes participantes estão a preparar a sua viagem pelas dunas do deserto Kalmykiano, pois já tomaram o gosto pelas areias quando passaram pelo deserto Atacama. Italianos, Alemães, Franceses, Belgas, Holandeses e até equipas Colombianas estão prontas para enfrentar as vastas estepes Russas, dando ao Rota da Seda um sabor mais internacional.

O interesse maciço do mundo dos ralis de todo o terreno foi óbvio após o anuncio da rota da terceira edição. Mas apenas foi tornado oficial esta semana: a barreira dos 100 veículos foi quebrada, o que torna o Rali Rota da Seda o segundo maior rali, superado apenas pelo Dakar. Mas, o número de participantes deverá ainda aumentar, pois muitas inscrições ainda não estão formalizadas. Com uma caravana tão forte, a disputa pela vitória na geral e por categorias deverá começar logo no ínicio do rali.

Fonte: todoterreno.pt

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hélder Rodrigues de regresso à Sardenha no comando do Campeonato do Mundo


A “Costa Smeralda” marca o cenário espectacular da 3ª prova do Campeonato do Mundo de Ralis TT, com início já no dia 28 de Maio e com um lista de inscrições de luxo, nomeadamente com o regresso de Cyril Despress e de Marc Coma, além dos outros habituais pilotos que disputam a liderança do campeonato do mundo.

Com um total de 1700 kms a ser dividido em 5 etapas, esta é uma das provas mais técnicas e sinuosas do calendário, sendo considerada por alguns como “universidade de navegação” dado o road-book ser a única fonte de orientação.

Hélder Rodrigues parte para esta prova com a confiança de quem lidera o campeonato e de quem tem demonstrado uma consistência impressionante de andamento, sendo por isso considerado pela imprensa especializada, como “o piloto que mais evoluiu no ultimo ano”.

Após um 2º e 1º lugar nas primeiras provas do campeonato, o objectivo para esta prova passa por “ manter a liderança do campeonato, não deixando de lutar pela vitória até porque, sinto que estou a passar por uma fase muito boa e com a mota muito desenvolvida e resistente, sinto que posso atacar mais”.

A prova percorre as etapas de Alghero, Sa Itria, Arbatax e Orosei, até à conclusão em San Teodoro no dia 1 de Junho.

MAN TGS de Elisabete Jacinto


Do Rali da Tunísia para a Feira Nacional de Agricultura

Elisabete Jacinto, que alcançou recentemente uma vitória no Rali da Tunísia aos comandos do seu MAN TGS, vai expor o camião de competição no stand da Hydraplan durante a 48ª Feira Nacional de Agricultura, que decorrerá de 4 a 12 de Junho no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A. A Hydraplan é uma empresa especializada na comercialização e manutenção de viaturas comerciais e pesadas que aproveita o evento para expor as marcas de que é concessionária, MAN e Volkswagen Veículos Comerciais, respectivamente.

A Feira Nacional de Agricultura, que é reconhecida como o certame de maior referência nacional no sector agrícola e agro-industrial, tem acolhido Elisabete nos últimos anos. Este ano não foi excepção e, para além do MAN TGS que vai estar exposto no local em que decorre a iniciativa, também Elisabete Jacinto irá estar presente no certame às 17:00h horas de Domingo, dia 5 de Junho, para uma sessão de autógrafos, altura em que também estará disponível para receber a comunicação social.

A Feira engloba: “Prazer de Provar” (salão dedicado ao vinho, alimentação e azeite), “Espaço do Ribatejo” (municípios da região, a cargo da CIMLT – Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo), “Fersant” (Feira das Actividades Económicas da Região de Santarém, a cargo do NERSANT – Núcleo Empresarial da Região de Santarém), equipamentos e artigos comerciais, artesanato e gastronomia. exposição de maquinaria e de equipamentos agrícolas, exposições e concursos de pecuária, outras áreas de produtos e serviços para a agricultura e sectores afins.

HORÁRIO
Nave A "Prazer de Provar": 12h00 às 22h30
Nave B e Zona Maquinaria Agrícola: 10h00 às 22h30
Zona Exterior: 10h00 às 22h30
Actividades Lúdicas: 10h00 às 03h00
Domingo, 12 de Junho: Todo o recinto encerra às 20h00

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Abriram as inscrições para o Africa Race


Rumo a Dakar: Enfrente o desafio!
A quarta edição do rali Africa Eco Race já tem as inscrições abertas. As equipas já se podem inscrever através do site www.africarace.com para particpar neste verdadeiro desafio entre a Europa e Dakar, atravessando Marrocos e a Mauritanea, numa aventura Africana que contem os valores de simplicidade, convivio e autenticidade. Entre 27 de dezembro de 2011 e 8 de janeiro de 2012, não esite e junte-se á corrida.

René METGE, Mestre de cerimónias...
O director desportivo do AFRICA ECO RACE ®, René Metge, compreendeu bem as expectativas dos participantes, e irá propor novamente este ano uma rota equilibrada, onde a navegação e condução irão alternar numa alquimia perfeita. Será um rali para todos, desde o profissional ao amador, todos terão a possibilidade de fazer a sua própria corrida...

Uma corrida para todos!
O rali AFRICA ECO RACE® 2012 é uma corrida aberta a carros, motos, quads, SSV e camiões. Mas para aqueles que não querem lutar contra o relógio, será sempre possível participar na versão Raid. Os participantes poderão assim percorrer a cada um dia uma secção da especial e enfrentar algumas das dificuldades dos concorrentes da prova principal.

O Espirito de corrida africano...
Mais do que nunca, a quarta edição do Africa Race será um evento diferente. Ao propor o melhor de Àfrica, é-lhe sugerido que partilhe um estado de espirito especial, bem acorado nos fortes valores do rali raid. René Metge preocupa-se bastatne com estes principios, e como habitualmente irá propor uma rota fascinante, que irá permitir partilhar o seu amor por Africa.

Uma vez mais, um esforço particular foi feito em garantir que os valores de inscrição se mantinham atractivos. Eles irão permitir que o máximo de participantes partilhem uma aventura inesquecivel em 2 ou 4 rodas.

CONTACTS
Déserts Aventures - 22/23 Quai Carnot - 92 210 Saint Cloud - France
Tel : + 33 1 49 11 32 07 - Fax: + 33 1 49 11 32 60
Competitors Department : concurrents@africarace.comEste endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Press Department: presse@africarace.comEste endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
General Information: info@africarace.comEste endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

For more information, please visit www.africarace.com

Fonte: todoterreno.pt

Rali TT em Santarém cancelado


Como é do conhecimento público, o Motor Clube de Guimarães acertou com a Câmara Municipal de Santarém, a realização naquela cidade, a edição 2011 do Rali TT Serras do Norte.

No entanto constatamos que até ao momento, não foi ainda possível iniciar qualquer processo com os responsáveis da edilidade, tendo em vista a organização da prova.
Pese embora todos os esforços encetados por dirigentes deste Clube, que se deslocaram propositadamente àquela cidade na passada semana, não conseguiram durante os dois dias da sua permanência, que fosse sequer designado um local para Parque Fechado, Parque de Trabalho ou mesmo para Secretariado.

Sabendo os dirigentes locais da urgência nesta definição, tal atitude só pode ser encarada como uma total falta de coerência, ética e de idoneidade moral, ignorando os prejuízos que a todos os envolvidos está a causar.


Estando conscientes de que tudo fizemos para não defraudar todos os interessados, lamentamos informar, que muito contra nossa vontade nos vemos forçados a anular a edição 2011 do Rali TT Serras do Norte.

Convictos da melhor compreensão de todos nesta tomada de posição, a Direcção do Motor Clube de Guimarães, decidiu desde já encetar novos contactos para a realização desta prova em 2012

terça-feira, 24 de maio de 2011

Rui Sousa continua preparação da época


A DUPLA DA PROLAMA, RUI SOUSA / CARLOS SILVA INTENSIFICAM O DESENVOLVIMENTO DO PROTO ISUZU D-MAX

Os campeões Mundiais Rui Sousa / Carlos Silva – Isuzu D-Max Proto, cumpriram mais uma etapa na preparação e desenvolvimento da época de 2011, na qual participarão em 3 provas da Taça do Mundo FIA de Ralis TT: Aragon, Hungria e Portalegre, sendo complementada com participações esporádicas nas provas do Campeonato de Portugal TT – a próxima já no final de Junho em Santarém.

Rui Sousa está verdadeiramente empenhado em continuar a desenvolver a sua Isuzu D-Max Proto. Em teste hoje realizado, o piloto percorreu cerca de 300 km, o equivalente a uma prova do Campeonato Nacional, tendo conseguido confirmar os progressos recentes ao nível da potência, binário e das afinações de suspensão.

Esta foi também a ocasião para a Prolama reunir os seus patrocinadores no sentido de lhes apresentar as mais recentes evoluções.

O programa de testes irá continuar, e Rui Sousa está optimista, «Iremos fazer um esforço para estar presentes na próxima prova do Campeonato de Portugal TT, pois sendo corrida tão próxima de nós, sentimo-nos na obrigação de estar presentes e dessa forma tentar contribuir para o sucesso desta prova. Desejo a melhor das sortes ao Motor Clube Guimarães na preparação desta jornada. Sabemos que não foi fácil ultrapassar as dificuldades encontradas para obterem os apoios necessários, ainda bem para a modalidade que esta prova se irá realizar».

Rui Sousa, continuará o seu programa de trabalho, tendo como objectivo conquistar o melhor resultado possível no Rali TT de Santarém que se disputa nos próximos dias 25 e 26 de Junho.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Novos desafios em Santarém


Próxima ronda do CPTT disputada no Ribatejo.

Depois de várias vicissitudes com a localização da prova de TT promovida pelo Motor Clube de Guimarães, a bela cidade de Santarém receberá nos dias 25 e 26 de Junho a terceira etapa do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno Nacional.

Esta será a décima nona vez que o Motor Clube de Guimarães realizará uma jornada de TT integrada no Campeonato, e nada melhor do que rumar a Sul, na procura de novos lugares, para uma modalidade que parece estar imune à crise, face aos outros Campeonatos que a sentem de uma forma acentuada.

A escolha de Santarém vai ao encontro de trazer os grandes eventos desportivos para as grandes cidades, garantindo assim um excelente retorno a todos os envolvidos.
Agora que esta prova ruma mais a Sul, está em estudo a mudança da sua designação, e espera-se que todas as equipas respondam de uma forma positiva com a sua participação neste evento, pois as deslocações serão mais curtas e as emoções esperadas com um novo percurso serão muito elevadas.

O centro nevrálgico estará instalado em Santarém, e os reconhecimentos dos caminhos florestais irão iniciar-se em breve, devendo ter uma estrutura idêntica à das últimas edições desta prova. Esta será uma jornada com muitas novidades, e para a elaboração do percurso irá “partir-se de uma folha em branco”, o que é muito positivo para todos os envolvidos na modalidade, pois acabam por descobrir novas pistas.

As inscrições abrirão brevemente, bem como serão dadas mais informações sobre o percurso que esperamos seja do agrado de todos. Uma palavra de apreço para a Câmara Municipal de Santarém, que vê neste evento desportivo mais uma forma de promover a sua belíssima região, dotada de todas as condições para receber este evento.

Fonte: todoterreno.pt

domingo, 15 de maio de 2011

Nuno Matos foi o mais rápido na prova extra-campeonato de Góis


- Prova organizada pelo Clube Automóvel Clube de Centro juntou 28 equipas
- Astra Proto garantiu o melhor tempo absoluto no sector cronometrado de 30 km


Nuno Matos e Filipe Serra foram a dupla em destaque na prova extra-campeonato que o Clube Automóvel do Centro organizou, ontem, em Góis, realizando o melhor tempo absoluto no sector cronometrado de 30 km entre as 28 equipas participantes.

Num ambiente bastante descontraído, o piloto alentejano cumpriu a dupla tarefa de acumular mais alguns quilómetros ao volante do Astra Proto e de testar novas soluções de afinação no carro estreado no início desta época.

“Foi um dia muito positivo em todos os capítulos: Desde logo, porque pudemos conviver e trocar impressões com alguns dos nossos adversários no Campeonato num ambiente bastante descontraído, algo que nem sempre é possível durante as provas do Campeonato. Depois, porque tivemos a possibilidade de cumprir um teste exaustivo ao Astra Proto em ambiente de competição e com todas as condições de segurança. Finalmente, e embora isso não fosse o mais importante, porque acabámos por realizar o melhor tempo absoluto num troço fantástico sob o ponto de vista da condução e que justamente é um dos mais apreciados da região pelos adeptos dos ralis”, destacou Nuno Matos no final do dia.

Com uma lista de 28 participantes, onde se incluíam nomes como Pedro Grancha, antigo Campeão Nacional Absoluto de Todo-o-Terreno, ou Ricardo Porém, actual Campeão Nacional de T2, a prova teve por base um único sector cronometrado com 30 km de extensão e que os concorrentes puderam cumprir por três vezes em intervalos de duas horas.

“Conseguimos o melhor tempo precisamente na última passagem, depois de na anterior termos sido obrigados a parar em pleno troço para substituir um pneu furado. Foi um bom teste no global e um dia em que me diverti imenso a conduzir num troço verdadeiramente espectacular”, concluiu Nuno Matos que, após o final da prova, teve ainda tempo para realizar alguns “co-drives” com convidados.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate no pódio na 1ª prova do Campeonato de Cross-Country Alemão


Nos dias 7 e 8 de Maio, o piloto Paulo Gonçalves competiu na primeira prova do Campeonato de Cross-Country da Alemanha.

No Team Husqvarna Monster Energy Speedbrain, lado a lado com o piloto David Fretigne, Paulo Gonçalves alcançou o segundo lugar na classificação geral com a Husqvarna TE310.

Com 900 pilotos e uma larga adesão do público, cerca de 5000 pessoas, a prova revelou-se difícil pela intensa batalha com pó que os pilotos tiveram de enfrentar.

Na Classe Pro, o piloto de Esposende refere como correu a sua primeira experiencia no Cross-Coutry alemão: " A minha estreia correu bem, consegui ficar no segundo lugar em termos absolutos numa competição com centenas de pilotos. Na segunda prova, como já conheço melhor as características do campeonato, espero melhorar o resultado. Apenas conseguirei fazer melhor, se conquistar o primeiro lugar. "
A segunda prova do Campeonato de Cross-Country da Alemanha será dias 28 e 29 de Maio em Marisfeld.

Nuno Matos participa este sábado em Góis em prova extra-campeonato


Organizada pelo Clube Automóvel Clube de Centro, a “Prova TT de Góis” vai dar ao piloto alentejano a possibilidade de testar o Astra Proto em ambiente de competição

Aproveitando a pausa no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e o longo interregno entre o Ervideira Rali TT e Rali TT Serras do Norte, Nuno Matos e Filipe Serra responderam positivamente ao desafio lançado pelo Clube Automóvel do Centro, participando, este sábado, 14 de Maio, na “Prova TT de Góis”.

“É mais uma oportunidade para testarmos o nosso Astra Proto em ambiente de competição e com todas as condições de segurança. Apesar nos sentirmos cada vez mais à vontade com o carro, tanto eu como o Filipe (Serra) entendemos que há ainda margem para evoluir, pelo que vamos aproveitar esta prova para testar mais algumas afinações no Astra Proto
”, justifica Nuno Matos.

Aberta à participação de todo tipo de viaturas que estejam de acordo com os regulamentais actuais e antigos e que cumpram todas as nomas de segurança, a prova disputada no Concelho de Góis terá uma extensão total de 60 km, divididos em duas etapas e dois sectores selectivos de 30 km cada, com partida às 10h30 e 12h30, respectivamente. Do figurino consta ainda um terceiro sector selectivo facultativo, este com início às 15h30.

“Apesar da reduzida extensão do percurso cronometrado, o intervalo de duas horas entre cada sector vai permitir-nos recolher importantes informações e ensaiar diferentes soluções, o que poderá vir a revelar-se bastante útil em próximas jornadas do Campeonato”
, conclui o piloto do Astra Proto.

Volkswagem a um passo de terminar as suas participações nos ralis de todo o terreno


Não é exactamente uma novidade o anúncio que a Volkswagen fez ontem acerca da sua entrada no WRC. Já há bastante tempo que circulavam notícias e rumores acerca deste novo rumo da casa alemã, que demonstravam um forte interesse dos alemães em entrar no Mundial de Ralis. Subsistia a dúvida se essa entrada seria feita com um Sirocco ou se com um Polo, dúvida essa agora desfeita ao divulgar que seria um uma versão do novo Polo.

Através do comunicado oficial, Kris Nissen, o director desportivo da marca disse que: "Nós podemos apoiar-nos numa experiente e bem sucedida equipa que fez um trabalho extraordinário nos últimos anos. Mesmo que o WRC seja um novo território para nós e envolva um processo de aprendizagem em muitas areas, a equipa já conhece vários dos pré-requisitos e tem uma atitude profissional estando disposta a fazer tudo na absoluta perfeição neste novo desafio."

Agora, depois do marco na história da Volkswagen e do Dakar, ao ter sido a primeira marca a conseguir vencer o Dakar com um carro a diesel, feito que repetiu mais 2 vezes, a equipa germânica decide entrar em mais uma modalidade altamente competitiva, uma uma máquina totalmente diferente do Volkswagen Race Touareg. O novo Polo R WRC que irá estar equipado com um motor 1.6 TSI, que coloca quase 300cv no chão através de um sistema de tracção integral.

A equipa anunciou que a entrada em força no WRC será apenas em 2013, e que durante o ano de 2012 cumprir um programa de desenvolvimento do novo carro que prevê algumas participações em provas do campeonato, para além de muitos testes.

Mas para além do que de bom possa trazer a entrada da VW no Mundial de Ralis, levanta-se finalmente a grande dúvida do que irá acontecer no tocante aos ralis de todo o terreno. Na prática, a equipa irá abandonar as suas participações no Dakar e nas outras (poucas) provas onde ainda fazia correr os seus pilotos. Aqui e ali já vão surgindo comentários e alguns rumores, que com ou sem fundamento vão apontando algumas das hipoteses do que poderá vir a acontecer no futuro com os carros e pilotos da equipa.

Recordemo-nos que a VW tinha desenvolvido uma nova versão do Race Touareg para o Dakar 2011, e que também este novo carro demonstrou grande fiabilidade e rapidez, permitindo a Nasser Al-Attyiah vencer a corrida, onde teve como concorrência a sério apenas o seu companheiro de equipa Carlos Sainz. Estes carros levantam agora muita curiosidade, quanto ao destino que a equipa lhes irá dar. Porém, devido a toda a tecnologia que encerram, não será fácil certamente a VW deixar que eles venham para o mercado. Algumas fontes já dizem que outra marca poderá pegar nos carros, modificando-lhes a carroçaria para um dos seus modelos. Outras dizem que os carros irão ser vendidos a outros pilotos... rumores!

Quanto aos pilotos, já se disse que Carlos Sainz irá fazer parte da equipa de ralis, não se sabendo ainda com o devido detalhe qual a função que irá ter. Quanto aos outros, embora o director de equipa fale na sua própria equipa como um todo, não tocou em nomes, mas será muito pouco provável que De Villiers ou Marc Miller venham a integrar a equipa de ralis.

Na teoria, o abandono da VW, apesar de ser uma relativa má notícia, poderá acabar por trazer algo de novo aos ralis de todo o terreno, em particular ao Dakar. Esta marca dominava em absoluto, apesar dos esforços da X-Raid, Robby Gordon e dos pilotos que utilizam carros da extinta equipa oficial da Mitsubishi. Agora, com a quase certa saída de cena dos carros alemães (pelo menos a nível oficial) os outros, e em particular a X-Raid poderá ter finalmente a sua grande chance de conseguir o resultado que tanto procura: A vitória no Dakar.

Para que tudo o que foi dito atrás seja confirmado, ainda temos que aguardar até que seja divulgado de forma oficial o que vai acontecer a frota de viaturas Race Touareg e aos seus pilotos, mas para já, é com alguma tristeza que se assiste ao quase certo abandono da maior equipa, ao mesmo tempo que com alguma esperança se espera por um (grande) aumento na competitividade das provas.

Fonte: todoterreno.pt

terça-feira, 10 de maio de 2011

Novitskiy triunfa na Tunisa. Roma terceiro no seu regresso á X-Raid


Vitória para a Moster Energy X-Raid Team
Terceira posição para Roma no regresso á equipa X-Raid.
Chileno Garafulic confirma o sexto posto na estreia na X-Raid.


A dupla de pilotos da Monster Energy X-raid composta por Leonid Novitskiy e Andreas Schulz confirmaram uma soberba vitória no Rali da Tunisia, a terceira ronda da Taça do Mundo de Ralis de Todo o Terreno FIA, na sexta feira ao fim do dia.

O Russo venceu duas das cinco especiais do rali no seu caminho para a vitória conseguida com 14m21s de vantagem sobre o duplo vencedor do Dakar Jean Louis Schlesser. O primeiro sucesso de Novitskiy conseguido na Tunisia permitiu-lhe extender a lideranºa na Taça do Mundo FIA 2011.

O Espanhol Joan Nani Roma regressou á equipa Monster Energy X-Raid com o francês Michel Périn a seu lado, e terminou na terceira posição com o segundo BMW X3 CC. A dupla perdeu tempo na areia mole na terceira especial, mas mesmo apesar de ter vencido duas especiais no deserto, tiveram que se contentar com o último lugar do podium.

O Chileno Boris Garafulic apreciou bastante a sua estreia com a equipa X-Raid juntamente com o seu navegador Laurent Lichtleuchter, tendo terminado o duro evento do Norte de África na sesta posição da geral com terceiro BMW X3 CC.
"Leonid conseguiu finalmente a sua primeira vitória de 2011, e isso é muito bom", disse o director da equipa Monster Energy X-Raid , Sven Quandt. "O Nani está de regresso á equipa depois de um ano fora, e adaptou-se depressa. Tal como Boris que mostrou uma boa performance sem ter tido um teste anterior a este rali."

A equipa Monster Energy X-raid venceu quatro das cinco especiais, com uma exibição dominante, que começou com Novitskiy a assumir a liderança na primeira especial de 263 quilómetros entre Tozeur e Ksar Ghilane. O russo depressa ocupou a frente da corrida com uma vantagem de 1m43s sobre Schlesser. Roma terminou em terceiro e Garafulic em sexto.

A segunda secção em redor de Ksar Ghilane foi cancelada devido ás fortes tempestades e ás areias sempre em movimento. Novitskiy foi assim o primeiro na estrada, mas na terceira etapa a sul de Ksar Ghilana.

Schlesser conseguiu ser o mais rápido nas traiçoeiras dunas e subiu ao primeiro posto com uma vantatgem de apenas 30s, apesar de ambos os pilotos terem-se ultrapassado vários vezes um ao outro e perderem tempo na areia.

Roma perdeu a sua chance conquistar a vitória com o seu BMW X3 CC quando saltou muito alto sobre o topo de uma duna e aterrou muito forte num poço de areia. O Espanhol e o seu navegador levaram 40 minutos para tirar o carro do buraco, mas conseguiram segurar o terceiro posto na geral. Garafulic que parou para assistir o seu companheiro foi também atrasado pela areia. Ainda assim o Chileno foi quinto na etapa e conservou o sexto posto.

Os 219kms do quarto sector selectivo entre Ksar Ghilane e Ras El Oued foram cruciais, e Roma regressou ao topo, conquistando a vitória com 1h57m13s, consolidando assim o seu terceiro posto. Novitskiy foi mais rápido que Schlesser por 1m50s e recuperou a liderança com uma vantagem de 1m10s. Garafulic foi o sexto mais rápido e continuou na mesma posição em termos da geral.

Novitskiy venceu confortavelmente os 295kms da quinta especial entre Ras El Oued e Tozeur, com o Russo a ser 2m24s mais rápido que Roma e a alargar a vantagem sobre Schlesser para 13m23s naquele que foi um dia muito duro no deserto Tunisino. Garafulic foi o quarto mais rápido.

Na sexta etapa foi a vez de Roma ser o mais rápido , na etapa em Tozeur. O Espanhol bateu Novitskiy por 1m16s, e o Russo voltou a extendar a sua liderança para Schlesser em mais 48s para confirmar a sua vitória na Tunisia. Garafulic foi o sexto mais rapido no terceiro BMW X3 CC da X-Raid e terminou o rali no mesmo posto.

Final Results:
1.Leonid Novitskiy (RUS)/Andreas Schulz (D) BMW X3CC 13h 23m 02s
2.Jean-Louis Schlesser (F)/Konstantin Zhiltsov (RUS) Sonangol Schlesser 13h 37m 23s
3.Nani Roma (E)/Michel Périn (F) BMW X3CC 13h 58m 38s
4.Miroslav Zapletal (CZ)/Tomas Ourednicek (CZ) BMW X3CC 15h 11m 39s
5.Roberto Tonetti (I)/Fabian Lurquin (B) Tonetti Nissan 17h 07m 08s
6.Boris Garafulic (CHL)/Laurent Lichtleuchter (CHL) BMW X3CC 17h 24m 37s

Fonte: todoterreno.pt

Elisabete Jacinto (MAN TGS) vence Rali da Tunísia


• MAN TGS foi o mais rápido em todas as etapas ...
• ... e terminou no Top 10 dos automóveis
• Triunfo histórico de Elisabete Jacinto


O MAN TGS do Team Oleoban / MAN Portugal, pilotado por Elisabete Jacinto, triunfou de forma categórica no Rallye Oilibya de Tunisie 2011, competição da Taça do Mundo de Todo o Terreno, tendo sido o mais rápido em todas as cinco etapas disputadas. Um triunfo categórico e histórico, já que a piloto portuguesa, que venceu a edição de 2010, iguala assim a alemã Jutta Kleinschmidt. Ambas registam duas vitórias em provas da Taça do Mundo.

Juntamente com a vitória nos camiões, a equipa alcançou ainda um notável 8º lugar na classificação conjunta auto/camião. À sua frente apenas ficaram quatro BMW X3CC, o buggy de Jean Louis Schlesser e o Nissan da equipa oficial italiana, tendo o QT 7º classificado terminado com apenas 12 minutos de vantagem. O Rallye Oilibya de Tunisie 2011 foi a 30ª edição desta importante competição africana, sendo o primeiro evento desportivo a ter lugar neste país do Norte de África, após a revolução de Janeiro.

No final da corrida Elisabete Jacinto fez um balanço desportivo muito positivo: “Conseguimos um optimo resultado, pelo que toda a equipa está de parabéns. Trabalhámos muito antes da corrida para evoluir o nosso MAN TGS com os ensinamentos que tirámos do Africa Eco Race e durante a corrida demos sempre o nosso melhor, com muito rigor e concentração. Pela minha parte sinto que evoluí bastante, em comparação com a prova anterior, em particular na etapa que foi toda disputada em dunas e areia e isso deixa-me muito satisfeita. O MAN TGS teve um comportamento impecável e apenas um toque numa erva de camelo gigante lhe danificou um pouco a carroçaria”.

A próxima participação desportiva do Team Oleoban / MAN Portugal está agendada para Outubro, em Marrocos, seguindo-se, no final do ano, mais uma presença na grande maratona que termina em Dakar, o Africa Eco Race.

Classificação Geral Final Auto/Camião
1º Novitskiy/Schulz (BMW), em 13h23m02s; 2º Schlesser/Zhiltsov (Buggy), a 14m21s; 3º Roma/Perin (BMW), a 35m36s; 4º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 1h48m37s; 5º Tonetti/Lurquin (Nissan), a 3h4m06s; 6º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 4h01m35s; ... 8º Elisabete Jacinto/Charly Gotlib/Marco Cochinho (MAN), 1º dos camiões, a 6h19m24s.

Resultado histórico de Elisabete Jacinto


• Segunda vitória em provas da Taça do Mundo
• Elisabete Jacinto iguala Jutta Keinschmidt
• Tunísia recebeu o primeiro evento pós-revolução


Elisabete Jacinto fez história ao repetir o triunfo alcançado no ano passado numa prova da Taça do Mundo. A vitória na categoria camião da 30ª edição do Rali da Tunísia permite-lhe assim igualar a piloto alemã Jutta Kleinschmidt, a única mulher até à data com dois triunfos nos automóveis.

No primeiro evento desportivo que se realizou na Tunísia após a revolução de Janeiro, Elisabete Jacinto, aos comandos do MAN TGS inscrito pelo Team Oleoban / MAN Portugal, triunfou na categoria de camiões vencendo todas as etapas. Nos automóveis a vitória pertenceu ao actual campeão do mundo, o russo Leonid Novitskiy, enquanto que nas motos triunfou o português Helder Rodrigues.

No final da corrida a piloto portuguesa, que foi acompanhada pelo navegador belga Charly Gotlib e pelo mecânico português Marco Cochinho, destacou a importância deste triunfo:

“Todas as vitórias são importantes, mas sendo esta uma etapa da Taça do Mundo tem um sabor muito especial, já para não falar do prestígio que lhe está associado. Por outro lado o Rali da Tunísia é uma prova de que gosto particularmente, como quase todas as que são disputadas em África. Só que esta sua 30ª edição teve lugar num momento histórico muito importante, por ter sido o primeiro evento a realizar-se na Tunísia após a revolução de Janeiro. O país e os habitantes com quem contactámos mostraram um grande carinho pelo rali e esperam que ele sirva para projectar a realidade do país para o exterior: uma Tunísia que oferece excelentes condições para receber de novo o turismo, actividade que é tão importante para sua economia”, salienta Elisabete Jacinto que faz um balanço desportivo muito positivo: “Toda a equipa está de parabéns porque conseguimos um optimo resultado, fruto do nosso empenho, rigor e concentração. Pela minha parte sinto que evoluí bastante, em comparação ao Africa Eco Race e isso deixa-me muito satisfeita”.

A próxima participação desportiva do Team Oleoban / MAN Portugal está agendada para Outubro, em Marrocos, seguindo-se, no final do ano, mais uma presença na grande maratona que termina em Dakar, o Africa Eco Race.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Vídeo 6ª etapa Team Oleoban/MAN Portugal no Rallye Oilibya Tunisie 2011

Vídeo imagens gerais do Rali da Tunisia 2011

Elisabete Jacinto bisa na Taça do Mundo


• Vitória nos camiões e Top 10 auto/camião
• Ao vencer por duas vezes uma prova da Taça do Mundo, Elisabete iguala Jutta Keinschmidt
• 5 etapas – 5 vitórias

Se no ano passado Elisabete Jacinto fez história ao ser a primeira mulher a vencer uma prova da Taça do Mundo em camião, o sucesso agora alcançado na 30ª edição do Rali da Tunísia permite-lhe igualar a piloto alemã Jutta Kleinschmidt que também averbou dois triunfos nos automóveis. Aos comandos do MAN TGS inscrito pelo Team Oleoban / MAN Portugal, Elisabete Jacinto foi hoje a mais rápida na 6ª e última etapa da prova tunisina, o Grande Prémio, disputado em duas voltas a um percurso de 63 quilómetros, próximo de Tozeur.

A piloto portuguesa triunfou entre os camiões, venceu todas as etapas e repetiu o brilhante 8º lugar na classificação conjunta auto/camião, um resultado notável tendo em conta as máquinas presentes neste que foi o primeiro evento desportivo realizado na Tunísia após a revolução de Janeiro.

“É uma vitória muito importante por ser numa etapa da Taça do Mundo, por ser numa edição muito importante deste rali, por ser num país que nos acolhe de forma magnífica e que bem merece que se olhe para ele com muito carinho e admiração”, salienta Elisabete Jacinto que acrecenta: “Parti para esta etapa quando o Hélder, que já tinha completado a primeira volta, me disse que o percurso era muito fácil. Só que ele esqueceu-se que o meu camião é bem mais largo que a sua moto e foi uma etapa muito trabalhosa, exigente e técnica. Rolámos muito bem, estou muito satisfeita por eu e os meus companheiros de equipa termos alcançado este suado triunfo”.

Classificação 6ª Etapa Auto/Camião

1º Roma/Perin (BMW), em 1h38m06s; 2º Novitskiy/Schulz (BMW), a 1m16s; 3º Schlesser/Zhiltsov (Buggy), a 2m14s; 4º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 6m31s; 5º Tonetti/Lurquin (Nissan), a 9m22s; 6º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 10m02s; ...11º Elisabete Jacinto/Charly Gotlib/Marco Cochinho (MAN), 1º dos camiões, a 19m44s.

Classificação Geral Final Auto/Camião
1º Novitskiy/Schulz (BMW), em 13h23m02s; 2º Schlesser/Zhiltsov (Buggy), a 14m21s; 3º Roma/Perin (BMW), a 35m36s; 4º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 1h48m37s; 5º Tonetti/Lurquin (Nissan), a 3h4m06s; 6º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 4h01m35s; ... 8º Elisabete Jacinto/Charly Gotlib/Marco Cochinho (MAN), 1º dos camiões, a 6h19m24s.

Hélder Rodrigues vence rali da Tunísia e assume comando do Campeonato do Mundo de Ralies


Foi já hoje ao final da manhã que Hélder Rodrigues confirmou a brilhante prestação nesta segunda prova do campeonato, obtendo um segundo lugar numa etapa e vencendo na geral com uma vantagem superior a 9 minutos do piloto polaco, Jacob Przygonski.

Com um começo de rali muito forte desde o primeiro dia, Hélder Rodrigues acabou por ter mais dificuldades ao 3º dia de prova, onde acabou por ter de abrir a pista de navegação muito difícil, vendo-se por isso, ultrapassado na classificação geral pelo piloto polaco da KTM. Para o piloto nacional da Yamaha “A dificuldade de abrir a pista permitiu que os outros concorrentes me alcançassem e por isso perdi a liderança mas sabia que podia recuperar nos dias seguintes.”

Sempre a mostrar um ritmo mais forte, Hélder Rodrigues voltou a realizar uma etapa espectacular no 5º dia de prova, onde apesar de sair na frente deu “tudo por tudo sabendo que podia ser apanhado. Acabei por fazer uma etapa perfeita e não só recuperei a liderança como acabei com uma grande vantagem.”

A prova da Tunísia ficou marcada com uma queda grave de Chaleco Lopez que inclusive obrigou o piloto nacional a parar para o assistir no local até à chegada de assistência médica, tendo sido “um momento muito difícil para todos os concorrentes e estamos a torcer para que recupere rapidamente”.

Para Hélder Rodrigues este é “mais um passo de consolidação de um trabalho que venho a realizar desde o ano passado e de perseguir o objectivo de sagrar-me campeão do mundo e de poder ter as condições para vencer o Dakar.”

Vídeo 5ª etapa Team Oleoban/MAN Portugal no Rallye Oilibya Tunisie 2011

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Prova TT de Góis


O Clube Automóvel do Centro, vai organizar o evento “PROVA TT DE GÓIS”.

Este evento decorre no dia 14 de Maio de 2011, conta com patrocínio da Câmara Municipal de Góis e está licenciada pela FPAK.

A PROVA TT DE GÓIS tem como objectivos:
• Proporcionar aos participantes do CNTT a possibilidade de testarem em ambiente de competição as suas viaturas, aproveitando o largo período de tempo sem provas (Abril a Setembro)
• Proporcionar aos possuidores de viaturas de competição para todo o terreno, com ou sem homologação (tipo UMM, Nissan Terrano e Navara, Suzuki Jimny e muitos outros carros que estão parados) pelas mais diversas razões, a possibilidade de “competirem”;
• Proporcionar aos possuidores ou habituais concorrentes no CNTT com "buggy’s" a possibilidade de participar ou testar;
Para o efeito o Clube Automóvel do Centro criou as condições necessárias para permitir a participação de todos os interessados, a saber:
• Sector selectivo com 30 quilómetros de extensão, percorrido por duas vezes (eventualmente 3 vezes);
• Troço de 4 quilómetros para co drive’s à disposição dos interessados, com todas as condições de segurança;
• Parque de assistência;
• Tempo (cerca de uma hora) entre cada etapa para permitir afinações e alterações;
• Lanche para os participantes e suas equipas;
• Como não se trata duma competição não será atribuído qualquer troféu;

Valor das inscrições: Carros: 150€; buggy's: 90€.

Desta forma o Clube Automóvel do Centro quer contribuir para reactivar o TT de competição em Portugal permitindo a todos que tenham condições para o fazer, que participem neste evento inédito entre nós.

Toda a informação disponível em: www.cacsport.com

ou no link directo: http://cacsport.com/page5.html.

Poker para Elisabete Jacinto


• 4ª Vitória consecutiva para a piloto portuguesa
• Polegar ferido em pancada do volante


Ao vencer hoje a 5ª etapa disputada entre Ras El Oued e Tozeur, Elisabete Jacinto, aos comandos de um MAN TGS, continua a brilhar na 30ª edição do Rali da Tunísia, terceira etapa da Taça do Mundo de Todo o Terreno. A piloto portuguesa do MAN TGS do Team Oleoban / MAN Portugal gastou 3h47m52s a percorrer os 295 quilómetros de sector selectivo, menos 2h14m12s que o segundo classificado da categoria camião, somando assim o seu quarto triunfo consecutivo.

Acompanhada do belga Charly Gotlib e do português Marco Cochinho, Elisabete Jacinto teve todavia de sofrer ao longo de parte da etapa já que lesionou o polegar numa forte pancada do volante.

“Já estou habituada a que isto me aconteça nestas etapas muito técnicas. Há muito trabalho de volante e as reacções são, por vezes, violentas. Dói mas supera-se, até porque na corrida tudo correu bem. O nosso MAN continua impecável. O Charly fez uma excelente navegação numa etapa que não era nada fácil, mas o balanço é muito positivo”
, salienta Elisabete Jacinto.

Amanhã terá lugar a derradeira etapa denominada Grande Prémio com um percurso diferente para motos e carros/camiões num circuito de 60 km a percorrer por duas vezes. Pódio de chegada e parque fechado no bivouac. No final do dia, partida para os hotéis e uma festa surpresa para comemorar o 30º aniversário do Rallye Oilibya de Tunisie!

Classificação Auto/Camião Etapa

1º Novitskiy/Schulz (BMW), em 2h56m34s; 2º Roma/Perin (BMW), a 2m24s; 3º Schlesser/Zhiltsov (Buggy), a 13m40s; 4º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 28m44s; 5º Tonetti/Lurquin (Nissan), a 29m44s; 6º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 34m07s; ... 9º Elisabete Jacinto/Charly Gotlib/Marco Cochinho (MAN), 1º dos camiões, a 51m18s.

Classificação Auto/Camião Geral
1º Novitskiy/Schulz (BMW), em 1h43m40s; 2º Schlesser/Zhiltsov (Buggy), a 13m23s; 3º Roma/Perin (BMW), a 36m52s; 4º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 1h43m22s; 5º Tonetti/Lurquin (Nissan), a 3h36m00s; 6º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 3h52m49s; ... 8º Elisabete Jacinto/Charly Gotlib/Marco Cochinho (MAN), 1º dos camiões, a 5h30m16s.

Elisabete Jacinto aos comandos de um MAN TGS domina Rali da Tunísia


• MAN TGS de Elisabete Jacinto triunfou em todas as etapas já disputadas ...
• ... e está na 8ª posição da classificação auto/camião


O MAN TGS do Team Oleoban / MAN Portugal, pilotado por Elisabete Jacinto, está no comando do Rallye Oilibya de Tunisie 2011 competição da Taça do Mundo de Todo o Terreno e prova que disputa a sua 30ª edição sendo o primeiro evento desportivo a ter lugar neste país do Norte de África, após a revolução de Janeiro.

A piloto portuguesa triunfou, na categoria camião, nas três etapas já disputadas e está excelentemente posicionada na classificação conjunta auto/camiões onde ocupa um notável 8º lugar.

A organização teve de anular a etapa do 2º dia devido a forte tempestade. Todavia, o percurso desta etapa foi disputado no dia segunte, já que era uma etapa 100% nova: “Estou muito satisfeita pelo facto de a organização não ter abdicado deste percurso, dado que foi uma etapa muito técnica, toda ela com dunas, na qual consegui progredir bastante e perceber que já não cometo os mesmos erros que aconteceram recentemente na Mauritânia. Tive de rolar, por vezes, bastante devagar, mas nunca fiquei plantada. Tivemos de parar três vezes porque o pneu saiu da jante e parámos mais duas vezes, uma para reparar o pára-choques e outra para tentar ajudar um concorrente. Foi uma etapa muito difícil e com o sol a pique tornava-se muito complicado procurar os traços que nos ajudam bastante a perceber qual a melhor abordagem às dunas. Já a etapa seguinte que foi bastante rápida, cumprimos a uma média de quase 90km/h. O nosso MAN TGS tem tido um comportamento exemplar e os resultados estão à vista. Estamos bem próximo dos carros da frente, numa prova da Taça do Mundo. Estou muito satisfeita com a nossa prestação”, salienta Elisabete Jacinto.

Classificação Geral Auto/Camião (após a 4ª etapa)
1º Novitskiy/Schulz (BMW), em 8h47m06s; 2º Schlesser/Zhiltsov (Buggy),a 1m10s; 3º Roma/Perin (BMW), a 34m28s; 4º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 1h09m15s; 5º Tonetti/Lurquin (Nissan), a 3h06m16s; 6º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 3h24m05s; ... 8º Elisabete Jacinto/Charly Gotlib/Marco Cochinho (MAN), 1º dos camiões, a 4h59m38s.

Vídeo 4ª etapa Team Oleoban/MAN Portugal no Rali da Tunisia 2011

Roma regressa à vitória (Press Original)


Heading south west and with a radical change of scenery for the 4th stage of the Oilibya Rally of Tunisia. Very fast tracks and navigation galore, before finishing with a much more technical portion of winding trails in the hills bordering the Bivouac of Ras El Oued. After two days of sand and dunes, the navigation enthusiasts were going to be happy. In the car category, the battle still rages between the buggy of Jean-Louis Schlesser (Buggy Schlesser No. 300) and the BMW X3 X-Raid team of the Russian Novitsky (No. 301) and Nani Roma (No. 302) is today's winner. In the bike category, the day's special was upset by the heavy fall of Chilean Francisco Lopez (Aprilia 450 No. 1) six kilometres from the finish.

First rider to pass the finish line in the fourth stage of the Oilibya Rally of Tunisia, is the young Polish Jakub Przygonski (KTM 450 No 15), leaving in pole position this morning, he was quite upset upon arrival. He was in the wake of Francisco Lopez (Aprilia 450 No 1) and he saw the Chilean fall heavily. Within moments, he triggered the alarm, Portugal's Helder Rodrigues (Yamaha 450 No. 3), then the Spaniard Jordi Viladoms (Yamaha 450 No 4) arrived at the scene, the Polish prodigy then got back on his bike in order to inform the arrival station, while the other two riders remained with “Chaleco” pending the arrival of the medical helicopter. In these circumstances it seems clear that the sporting interest of the 4th stage passes quickly into the background ... very quickly transported by helicopter to the medical unit of the bivouac, the Chilean pilot, conscious but suffering from a fractured leg and hand, and a thoracic trauma was immediately transferred by helicopter to a hospital in Djerba La Douce for further tests...

ENDURO CUP: ROUX LEARNS QUICKLY


In these difficult circumstances, we will concentrate on the Enduro Cup which has, meanwhile, celebrated its third different winner of the stage in as many days. Indeed the Frenchman Thierry Roux (KTM No. 252), on his first African rally, signing the fastest time of the day in front of Xavier Moreau (KTM No. 251) and Tobias Younger (KTM No. 255). Fourth: Thomas Bourgin (Husaberg No. 253) retains the overall lead ahead of Italy's Mossi (KTM No. 250). Congratulations to the Bulgarian duo consisting of Zomitsa Todorova (KTM 261) and Todor Hristov (CAN-AM No. 263) doing very well and always enjoying every moment.

QUAD: THE PAVLOV REFLEX


Always in the quad category, but in the FIM rankings, the Russian Dmitry Pavlov (Honda No 200) seems equally at home in the sand and on the fast and technical tracks. Signing his third stage victory in a row, despite the attempts of the Tunisian Karim Dilou (Yamaha 202), back in shape after a medical problem three days ago . Followed by the Italian Norbert Cangani (Polaris No. 203).

CARS: ROMA WINS THE SCRATCH BUT NOVITSKY REMAINS TOP OF THE OVERALL


Three cars arrived, in the precise order of departure, beware of appearances: in pole position and first arrived at Ras El Oued was Jean-Louis Schlesser and Konstantin Zhiltsov (Buggy Schlesser No. 300) who concede more than a minute and a half to the Russian Leonid Novitsky (BMW X3CC No. 301). The duo Roma / Perin (BMW X3CC No. 302), are nevertheless the winners of the day's special, comforting for the Hispano-French duo after their difficult stage yesterday ... As for Jean-Louis Schlesser, now second overall at just over a minute. He will have to take his departure order ( 3rd) in tomorrow's stage... In the wake of the leaders, Italy's Roberto Tonetti and Fabian Lurquin (Nissan Pathfinder No. 305) also made a comeback after “drowning” in the dunes of Ksar Ghilane. The Italian and Belgian duo beats the Czechs Zapletal / Ourednicek (BMW X3CC No. 307), Boris Garafulic (BMW X3CC No. 303), is definitely feeling more comfortable at the wheel of his new BMW. ...

TRUCKS: JACINTO IS HAVING FUN

Eighth in the combined classification car / truck, of the day is the Portuguese Elisabete Jacinto, accompanied by Charly Gotlib and Marco Cochinho (MAN No. 401). An excellent test in terms of steering and suspension settings for the Lusitanian, unbeaten on African soil since last year ...

WILDCAT TROPHY: GUILLOT DID WELL


Ninth passed the finishing line, Christophe Guillot and Jean-Pierre Garcin (No. 312) were nevertheless the first QT Wildcat and therefore first victory in a special of the Wildcat Trophy. Michel Visy and Sébastien Delaunay (No. 315), are still leading the overall trophy in front of Gaetan Ge and Annie Gauvineau (No. 320). As for Eugenie Decré and Patrick Antoniolli (No. 306), they got the 3rd time of the day, despite a puncture on the right rear tire. A small consolation after their 48-hour penalty, following engine trouble yesterday.

INTERVIEWS

BIKES

Jakub Przygonski (Pol / KTM 450 No 15) :
"Lopez overtook me 50 kilometers into the race and we rode together. The pace was very fast. When the accident occurred, near the finish, I was minute behind him. He was on the ground. I immediately raised the alarm on my Iritrack. When Helder Rodrigues arrived, we decided it was better that I inform the arrival post to confirm the request for emergency help... they were luckily already underway. "

Jacek Czachor (Pol / KTM 450 No 5) :
"I noticed on the road book that danger was approaching, so I slowed down and that's when I saw that Chaleco, he was on the ground. In my opinion he was surprised by a series of tight corners ... "

Jordi Viladoms (ESP / Yamaha 450 No 4) :
"It's never nice to go through this kind of event. Francisco is a friend. We are all very close and you will understand that in these circumstances, the sporting aspect is secondary ... I hope I have reassuring news before tonight. "

Thierry Roux (Fra / KTM No. 252) :
"This is my first African rally and I'm there to learn, especially in navigation. Yesterday was wonderful. We had time to enjoy the scenery. Today, however, the concentration was extreme because the track was fast and winding up to the end. But I did well... "

Alain Delaunay (Fra / KTM, No 257) : “A bit too fast, with a lot of hidden traps, easy to fall off. This is my second raid in Tunisia, In 2007 I attempted the Dakar but didn’t make it, but in 2010 I finished the race, and feel confident. So far I’ve been really enjoying this Rally, more sand than Morocco, and Tunisia is so welcoming, I feel very safe here, the organisation is great. “

Zornitsa Todorova (Bul / Quad KTM, No 261) :”I enjoyed the navigation; it was not easy, as this stage was very fast, but we decided to take it easy and make sure we finished the stage. It’s my first time in the desert and my teacher Todor (No 263) is helping me learn this fantastic sport. Yesterday was tougher for me, but I’m loving the fun and experience of this rally.

Todor Hristo (Bul / CAN-AM, No 263) : “I broke three ribs, in the last special of the Dakar, 37 Kms from the finish line, So the pain is still there but I so wanted to come to Africa for the first time...there’s no fesh-fesh here ! I am having so much fun that I am definitely coming to Morocco in October. And a quick word for the great medical team here, they stitched me up after I hit the controls yesterday, and did a fine job, thanks!”

CARS-TRUCKS

Nani Roma (Spa / BMW X3CC No. 302) :
"This stage was rolling and technical Michel and I have found our bearings in the BWM X3. We maintained a very high rhythm over 200 kilometers without taking too many risks and it paid off. I am obviously very pleased to offer this victory to my team. "

Jean-Louis Schlesser (Fra / Buggy Schlesser No. 300) :
"It was fast but, paradoxically, not really pro-buggies. However, we kept our own against the BMW. A little over a minute two specials from the end, it will be very difficult, but everything remains open ... "

Roberto Tonetti (Ita / Nisan Pathfinder No. 305) : "A perfect special for us. The car is really great and I am adapting a little better every day ... "

Elisabete Jacinto (Por / MAN No. 401) :
"It was not at all comparable to yesterday's stage. I enjoyed myself in terms of steering, but I also like it when, it's slower and more complicated for my truck. "

Christophe Guillot (Fra / QT Wildcat No. 312) : "Beautiful stage for us today with a car that runs like clockwork again. It's nice to get some speed on the technical stages. "

Eugenie Decré (Fra / QT Wildcat No. 306) :
"A much easier day, despite a flat tire, I had fun. Now I understand why my co pilot sometimes asks me to repeat a note, when one is focused on the driving, it's not always easy to listen to what the other person says ... "

Gaetan Ge (Fra / QT, No 320) : “Our car is definitely not the fastest, 130 to the most, so this terrain is not our favourite; we took the time to marvel at the incredible landscapes on this classic special. Yesterday we unfortunately stopped three times and lost some valuable time, but all is fine now.”

Amadeus Matzkher (Ger / Land rover Defender No 316) :
”Today was nice and fast with a lot of jumps and beautiful landscapes, just as I like it. We are testing different set ups everyday and the car is doing well. So far we had a bit of bad luck on the first day (the prop shaft broke and we finished the special in two wheel drive), but since then things are getting better and better. Oh! And I must say the rally is well organised!”

Ghilene Baaziz (Tun / Toyota, No 323) :”A lot of navigation, very different from yesterday and too many stones...We punctured twice on my side. This is my fifteenth rally in succession, eighteen in total, so I have a long experience here. Tunisia is on the way up; things are changing fast, go Tunisia!”

Hend Chaouch (Tun / Toyota, No 317) :
“I did not like this special at all! It was for the powerful cars not for us, and my steering is still faulty so I can’t feel my shoulder. This is my sixteenth year in succession, it’s the absolute record! (Man and woman combined). I want the rally to gain more competitors, and celebrities, come and join us!”

Rainer Krech (Ger / Land rover, No 321) :
”Fine stage, not difficult but I still prefer the dunes of the previous days. This is my second trip to Africa and I am liking it. This is a strong and solid car, but not the fastest so in this special we enjoyed the landscapes and the tracks was impressive, so we are enjoying it”.

Vitória do regressado Nani Roma


· Piloto espanhol é o mais recente reforço da equipa
· Delta Q que patrocina equipa fica assim com trio de pilotos de referência em Portugal, Espanha e França


Depois de recentemente a dupla Stéphane Peterhansel/ Jean-Paul Cottret ter levado o Mini all4 Racing à vitória no Abu Dhabi Desert Challenge 2011, a segunda etapa da Taça do Mundo de Todo o Terreno, o espanhol Nani Roma conquistou hoje o seu primeiro triunfo em etapas do Rallye Oilibya Tunisie 2011 a 3ª etapa do mais importante Campeonato FIA da disciplina .

O piloto espanhol junta-se agora a Stéphane Peterhansel (França) e Ricardo Leal dos Santos (Portugal) no Monster Energy X-raid team, equipa que é patrocinada pela marca portuguesa de cafés Delta Q. Três países onde a Delta Q está bem presente com o seu magnífico café.

Nani Roma, acompanhado do francês Michel Perin, aos comandos de um BMW X3 CC, foi o mais rápido na 4ª etapa, hoje disputada entre Ksar Ghilane e Ras El Oued, tendo gasto 1h57m17s para percorrer os 219 quilómetros de sector selectivo, menos 3m14s que o russo Leonid Novitskiy, actual detentor do título mundial e comandante da prova.

Classificação Etapa

1º Roma/Perin (BMW), em 1h57m13s; 2º Novitskiy/Schulz (BMW),a 3m14s; 3º Schlesser/Zhiltsov (Buggy), a 4m54s; 4º Tonetti/Lurquin (Nissan), a 22m49s; 5º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 27m49; 6º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 27m57s.

Classificação Geral


1º Novitskiy/Schulz (BMW), em 8h47m06s; 2º Schlesser/Zhiltsov (Buggy),a 1m10s; 3º Roma/Perin (BMW), a 34m28s; 4º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 1h09m15s; 5º Tonetti/Lurquin (Nissan), a 3h06m16s; 6º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 3h24m05s.

3ª Vitória de Elisabete Jacinto


• Elisabete Jacinto ficou apenas a cinco minutos do BMW 5º classificado auto ...
• ... e está cada vez mais perto de bisar na Taça do Mundo


Elisabete Jacinto, acompanhada do belga Charly Gotlib e do português Marco Cochinho, conquistou hoje mais uma vitória no Rali da Tunísia, terceira etapa da Taça do Mundo de Todo o Terreno. Aos comandos do MAN TGS do Team Oleoban / MAN Portugal, a piloto portuguesa gastou 2h30m19s a percorrer os 219 quilómetros da etapa que ligou Ksar Ghilane a Res El Oud, menos 1h16m38s que o segundo classificado da categoria camião. Um resultado que tem ainda maior expressão se comparado com o dos automóveis, já que terminou a escassos cinco minutos do 5º e do 6º classificado, pilotos que conduzem os rapidíssimos BMW X3 CC.

“Foi uma etapa completamente diferente da especial ontem, sempre disputada em pistas rápidas e que nos correu muito bem. Apenas a parte final, numa zona de montanha, nos obrigou a refrear um pouco o andamento, mas estou muito satisfeita com a nossa prestação”, salienta Elisabete Jacinto.

A etapa de amanhã, com mais de 300 quilómetros de especial, disputa-se em ritmos muito variados, desde o muito lento (pistas de montanha com ravinas, dunettes), ao muito rápido (pistas largas em planície), entre pedra e areia. A organização da prova adverte que tudo é ainda possível ocorrer nas classificações: navegação, armadilhas e suspense.

Classificação Auto/Camião Etapa
1º Roma/Perin (BMW), em 1h57m13s; 2º Novitskiy/Schulz (BMW),a 3m14s; 3º Schlesser/Zhiltsov (Buggy), a 4m54s; 4º Tonetti/Lurquin (Nissan), a 22m49s; 5º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 27m49; 6º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 27m57s; ... 8º Elisabete Jacinto/Charly Gotlib/Marco Cochinho (MAN), 1º dos camiões, a 33m06s.

Classificação Auto/Camião Geral
1º Novitskiy/Schulz (BMW), em 8h47m06s; 2º Schlesser/Zhiltsov (Buggy),a 1m10s; 3º Roma/Perin (BMW), a 34m28s; 4º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 1h09m15s; 5º Tonetti/Lurquin (Nissan), a 3h06m16s; 6º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 3h24m05s; ... 8º Elisabete Jacinto/Charly Gotlib/Marco Cochinho (MAN), 1º dos camiões, a 4h59m38s.

Vídeo 3ª etapa Team Oleoban/MAN Portugal no Rali da Tunisia 2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Schlesser e Przygonski 30 segundos à frente na classificação geral (Press Original)


Under a clear blue sky and a blazing sun, the race was back on today, on this, the 30th anniversary of the Oilibya Rally of Tunisia. They left at dawn, six am for the first bike and eighteen minutes past seven for the first car, the competitors had a loop of over 200 km of dunes to swallow on this, de facto, second stage. A special of sand and dunes, considered as one of the best the by organizers. That probably adds more to the joy of Jakub Przygonski (KTM 450 No 15), stage winner in the bike category and to the satisfaction of the Schlesser / Zhiltsov (Buggy Schlesser No. 300) duo, winners of the day in the car category. Real icing on the cake for the young Pole and for the crew of the blue buggy: both grabbed the opportunity to seize the overall lead...

The calm after the storm ...the saying was indeed confirmed in Ksar Ghilane today allowing the organizers to open the famous "southern loop" to competitors. All you had to do was to see their faces at the finish line to understand that the day had certainly not been easy. The organization was well advised yesterday to advance starting times to dawn to allow all competitors to finish the stage in the best possible conditions. Knowing that the leaders accomplished the special at speeds well below 60 km per hour, on this route, it was totally justified...

JORDI’S SUFFERING


In the bike category, the image that we all have today is of poor Jordi Viladoms (No. 4), literally exhausted after pushing his Yamaha 450 up to the finish line. A faulty fuel pump leading to excessive fuel consumption, meant that he ran dry 800 meters from the finish line! The young Catalan champion was gutted! A few miles earlier, the former lieutenant to Marc Coma was poised to win the stage. 6th on the starting block....he had made a spectacular comeback and had caught up with the trio of leaders, formed by Helder Rodrigues (Yamaha 450 No. 3), Francisco Lopez (Aprilia 450 No. 1) and Jakub Przygonski (KTM 450 No 15).! Przygonski, started third behind his two opponents and pocketed all the benefits of a stage victory he now leads the overall ranking ahead of Lopez and Rodriguez. Viladoms now 6th overall.

Jacek Czachor (KTM 450 No. 5) is now 4th overall and Marek Dabrowski (KTM 690 No 100 ) takes a proud 5th position in the overall ranking, A good position for the Tunisian Anis Nabli in 7th, Just behind the excellent Manuel Lucchese (Husaberg 450 No. 18).Edoardo Piero Mossi (KTM 450), fared well and is now 2nd in the overall endure cup ranking, Leading the Enduro cup is the Frenchman Thomas Bourgin (Husaberg No. 253).

While many competitors were drawing on their last resources to vent their joy at passing the finish line, Dmitry Pavlov (Honda No. 200) pushed a sigh of relief. Taking advantage of Pascal Delesque’s mechanical problems (Honda No. 260) and Karim Dilou’s health concerns (Yamaha 202), the Russian ogre has largely consolidated his dominance in the overall classification in the quad category.

CARS: SCHLESSER, THE RESISTANT ...


For this second round in the car category, we expected a fight between the BMW X3’s of Novitsky (301) and Roma (302) facing up to the blue buggy of Jean-Louis Schlesser (300). And while the battle did seem to take shape, Nani Roma and Michel Perin had to let go. Their black X3 jumped to high over a dune and ended up in a sand bowl. It took them forty minutes to dig themselves out. As expected the excitement lay in the battle between :Leonid Novitsky and Jean-Louis Schlesser, each overtaking each time and time again, at one point both stranded for a while in the deep sand, but finally it’s Shlesser and Zhiltsov who sign a stunning stage victory and regain the overall lead ... just 30 seconds in front of their Russian challenger. Third in today, the Czechs Zapletal and Ourednicek put their privately owned BMW X3 onto the podium and are now tailgating Roma / Périn with just seven minutes, in 4th place overall.

GARAFULIC AND KUZNETSOV: ALWAYS READY TO HELP OUT

Trying as best he could to help his teammate Roma, Boris Garafulic (BMW X3 No. 303) concedes almost an hour and a half, today. As for Italy's Roberto Tonetti (Nissan Pathfinder), trapped on four occasions in the dunes, he has now lost all the benefits of a perfect first special, In the T2 category, Ilya Kuznetsov (Toyota)...proves that not only can you dominate the category but also be a perfect gentleman, he had no hesitation in stopping to help Ludovic Leloup and Sofiane Driss (Toyota n°318), in trouble at one point.

WILDACT TROPHY: VISY IS LAUGHING, DECREE IS CRYING

Among the sporting achievements of the day let’s acknowledge: Visy Michel and Sébastien Delaunay (QT Wildcat No. 315). The crew from the Cantal region in France defeated Christophe Guillot (QT Wildcat No. 312) literally exhausted and still dealing with fuel feed problems, and took this opportunity to shake up the rankings.Eugenie Decré and Patrick Antoniolli (QT Wildcat) lose big time with a broken axle shaft before ...

Finally, while many competitors were reported in difficulty, Elisabete Jacinto, Charly Gotlib and Marco Cochinho (MAN No. 401) leading in the truck category, finally crossed the finishing line after more than 6 hours of agony.
Work it out for yourself: 200 kilometers, six hours, that works out at an average time of ... 30 km / h!

INTERVIEWS

BIKES

Jakub Przygonski (Pol / KTM 450 No 15) :
"A great special, but very physically demanding. In catching up with Helder and Chaleco, I knew I could win the stage. So I got very motivated. In the end, in the dunes, it was more like a motocross race. Tomorrow I will open the track, this will be an additional experience ... "

Francisco Lopez (Chi / Aprilia 450 No. 1) :
"Everything went as I expected. We ganged up, and all I had to do was be careful not to make a mistake. Leaving third tomorrow means I can gain a little time ... "

Helder Rodrigues (Por / Yamaha 450 No. 3) : "I knew that opening the track today really would not be an advantage, but eventually I had fun. I was surprised that we had caught up with Jordi Viladoms. Too bad, he was really unlucky to experience these setbacks right at the end..”

Jordi Viladoms (ESP / Yamaha 450 4) : "I believe that fate is not on my side! After my troubles on Monday, I again had problems with that fuel pump. The bike stopped dead less than one kilometer from the finish. I thought I would die. I was exhausted but still managed to pass the finish line.”

Manuel lucchese, (Ita / 450 Husaberg, No 18) : “It was hard, a lot of dunes, small but cut, no time to breathe! Once in the rhythm of things, it got easier, and the special was not too long so it got better. It’s only my second rally, in Abu Dhabi I finished 13th, so I am hoping to do better here, especially as in Tunisia the scenery is much nicer...”

Kemal Merkit, (Tuk / KTM 450, No 101) : “Yesterday I had a problem with my fuel injection and relied on the team spirit and friendship of the other teams to repair during our day of rest (caused by the sand storm). So today, I had fun on these easy dunes even though I broke a couple of ribs in Abu Dhabi and I am still on painkillers.”

Edouardo piero mossi, (Ita / KTM 450, No 250) : “I haven’t had this much fun in a long time! Great sand and fast on the dunes. I actually live in Morocco and organise raids for tourists, so I feel right at home in the desert. Weighing in at 100 kgs, I am not the lightest of bikers, so I am in the Oilibya Rally of Tunisia to enjoy myself, more than to win it “

Dmitry Pavlov, (Rus, Honda Quad, No 200) :
“I enjoyed the day; this was a difficult special for quads. Compared to Abu Dhabi where I came third three weeks ago, Tunisia offers a change of scenery every day. The quad albeit heavy is very reliable.”

Philippe Pages (Fra, Yamaha 450, No 16) :
“this special was easier than when I saw the road book last night the sand was fun, I even caught myself looking at the beautiful landscape. The first two specials have honestly been the toughest and yet nicest ones I have done this year. I said to myself that if I make it through the Ksar loops, I’ll get to the end.....”

Tobias Younger and Jago Pickering (Eng, KTM, Nos 254 and 255) : “Today was awesome! Lots of jumping, navigation was fast and furious, great scenery we loved it. For Jago, it is rally number two (we were in Morocco last October), and Tobias is at his third, we enjoy the friendship and team spirited people than come on the NPO rallies. “

Karim Dilou (Tun / Yamaha Quad No. 202): "Before yesterday I had health problems, despite the forced rest day yesterday, I could not recover completely, so I cut short today, in order to rest, I really want to finish the rally you see.”

AUTOS-TRUCKS

Jean-Louis Schlesser (Fra / Buggy Schlesser No. 300) :
"What rhythm! We had to concentrate to keep up with Novitsky. Not easy because the ground was not fast. I won this stage and I'm leading in the overall, but we must remain feet on the ground. The BMW is more powerful and it will be very difficult to keep that advantage "

Leonid Novitsky (Rus / BMW X3CC No. 301) :
"It was very intense with Jean-Louis today. We got stuck twice, but fortunately we did not lose too much time. It will not make any mistakes in the days to come ... "

Nani Roma (Spa / BMW X3CC No. 302) :
"We had overtaken Jean-Louis and we were behind Leonid when our car fell into a hole. It took almost 40 minutes to get out. That's racing ... Too bad because we had a good shot to play today. On a rally this short, I fear that we will not be able to claim a final victory. "

Boris Garafulic (Chi / BMW X3CC No. 303) :
"We stopped to help Nani, and then we got stuck just after that! Which made us loose time, this stage was very difficult, but I am gradually getting used to my new car "

Ilya Kuznetsov (Rus / Toyota No. 310) : "Given the weight of my car, I was not at an advantage today. Actually I'd say it was an ordeal. I hope it’s another terrain for tomorrow, I'm exhausted ... "

Michel Visy (Fra / QT Wildcat No. 315) :
"Following last night’s briefing by Stéphane Clair , we fully focused on the road book: the result was a flawless special that allows us to achieve a good result in our class! "

Roberto Tonetti (Ita / Nisan Pathfinder No. 305) :
"We got stuck four times today! Costing us over an hour and a half It's a special to forget as quickly as possible ..."

terça-feira, 3 de maio de 2011

Nova vitória de Elisabete Jacinto


• Elisabete Jacinto continua a liderar competição em camião...
• ... e subiu para o 8º lugar da geral auto/camião


Apesar da extrema dificuldade para os camiões, Elisabete Jacinto superou com sucesso a etapa de hoje disputada do Rali da Tunísia, onde voltou a averbar o melhor tempo entre os concorrentes da sua categoria, conseguindo ainda subir duas posições na classificação geral conjunto de automóveis e camiões desta prova da Taça do Mundo de Todo o Terreno.

“Foi uma etapa quase toda ela com dunas. Quando comecei achei que ia terminar já de noite. Felizmente, não foi isso que aconteceu. Estou muito satisfeita pelo facto de a organização não ter abdicado deste percurso, dado que foi uma etapa muito técnica, na qual consegui progredir bastante e perceber que já não cometo os mesmos erros que aconteceram recentemente na Mauritânia. De camião tive de rolar, por vezes, bastante devagar, mas nunca fiquei plantada. Tivemos de parar três vezes porque o pneu saiu da jante. Parámos mais duas vezes, uma para reparar o pára-choques e outra para tentar ajudar a piloto do Bowler. Foi uma etapa muito difícil e com o sol a pique tornava-se muito complicado procurar os traços que nos ajudam bastante a perceber qual a melhor abordagem às dunas, mas felizmente correu tudo bem”, salienta Elisabete Jacinto.

A etapa de amanhã, com mais de 250 quilómetros, é rolante e disputa-se entre o deserto e a montanha. Pistas rápidas, às vezes duras e muitas vezes técnicas, com navegação. Muita pilotagem no final da etapa e com chegada ao bivouac pela montanha.

Classificação Auto/Camião Etapa
1º Schlesser/Zhiltsov (Buggy), em 3h19m24s; 2º Novitskiy/Schulz (BMW),a 2m13s; 3º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 20m40s; 4º Roma/Perin (BMW), a 37m11s; 5º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 1h25m07s; ... 11º Elisabete Jacinto/Charly Gotlib/Marco Cochinho (MAN), 1º dos camiões, a 2h45m17s.

Classificação Auto/Camião Geral
1º Schlesser/Zhiltsov (Buggy), em 6h46m09s; 2º Novitskiy/Schulz (BMW),a 30s; 3º Roma/Perin (BMW), a 39m12s; 4º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 345m10s; 5º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 2h59m52s; ... 8º Elisabete Jacinto/Charly Gotlib/Marco Cochinho (MAN), 1º dos camiões, a 4h30m16s.

Vídeo 2ª etapa Team Oleoban/MAN Portugal no Rali da Tunisia 2011

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tempestade obriga a cancelar 2ª etapa e Elisabete Jacinto passou o dia no Bivouac de Ksar Ghilane


• Etapa de amanhã promete ser muito complicada
• Elisabete Jacinto lidera competição camião


Uma forte tempestade, que assolou toda a região em redor de Ksar Ghilane, obrigou hoje a organização do Rali da Tunísia a cancelar a 2º etapa. Ainda houve uma tentativa de utilizar, no dia de hoje, o percurso destinado à terceira etapa, mas também aí as condições meteorológicas não o permitiram, pelo que Elisabete Jacinto e os seus companheiros do Team Oloeban / MAN Portugal, acabaram por ficar retidos no Bivouac.

Elisabete Jacinto que ocupa a primeira posição na competição destinada aos camiões e fecha o Top 10 da classificação conjunta auto/camião, compreende a posição tomada pela organização, mas manifesta a sua preocupação face à etapa a disputar amanhã.

“Sendo uma etapa totalmente inédita, toda em areia e disputada numa área que foi facultada especialmente para a prova pelo exército tunisino, a organização decidiu que, apesar de anulada hoje, será disputada amanhã, em lugar do percurso inicialmente escolhido para a 3ª etapa. O grande problema que se levanta é que, após este tipo de tempestades, a areia fica muito mole e pode vir a causar ainda mais dificuldades do que as que inicialmente se previam. De camião tudo vai ser ainda mais complicado, mas vamos dar o nosso melhor para superar todos os obstáculos”, salienta Elisabete Jacinto.

A etapa a disputar amanhã é uma boucle de 206 quilómetros de sector selectivo a sul de Ksar Ghilane. Uma etapa 100% de areia, num percurso 100% inédito, com areia a perder de vista. Face às dificuldades do percurso a organização irá fornecer mais de duas dezenas de pontos GPS de modo a impedir os concorrentes de sair da linha ideial do traçado escolhido. O final da etapa está situado junto ao bivouac.

Classificação após a 1ª etapa
1º Novitskiy/Schulz (BMW), em 3h25m02s; 2º Schlesser/Zhiltsov (Buggy), a 1m43s; 3º Roma/Perin (BMW), a 2m44s; 4º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 26m13s; 5º Tonetti/Lurquin (Nissan), a 45m51s; 6º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 1h36m28s; ... 10º Elisabete Jacinto/Charly Gotlib/Marco Cochinho (MAN), 1º dos camiões, a 1h46m42s.