segunda-feira, 25 de julho de 2011

Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate na última etapa da Baja de Espanha - Aragão


Chegou ao fim a Baja de Espanha - Aragão, a última etapa teve um total de 530 kms onde 306kms eram cronometrados.

Na 3ª etapa, os pilotos depararam-se com um piso bastante estragado devido à anterior passagem dos carros e utvs. A saída para o SS3 foi iniciada às 6h45, com o SS4 a começar às 11h07.

Paulo Gonçalves subiu na classificação, tendo conquistado o 2º lugar da classificação geral, com a Husqvarna TE511. Visivelmente satisfeito, o piloto de Esposende declarou: " O dia correu bem, consegui ficar em 2º lugar na Baja; foi um resultado bom para a Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate. Não ataquei demasiado mas ainda assim obtive a 2ª posição. Estamos confiantes nos próximos desafios. "

O piloto Pedro Bianchi Prata manteve o 11º lugar da geral. Aos comandos da Husqvarna TE449, o piloto analisou a etapa e a competição: " Hoje foi um dia difícil muito devido ao piso, bastante degradado. Optei por efetuar uma prova algo rápida mas sempre cautelosa, pois podia deitar tudo a perder. Foi a primeira vez que participei na Baja, não tinha a noção que era constituída por pistas tão rápidas. Estou feliz pelo resultado da equipa; as motos estão espetaculares e os novos depósitos da Cross Pro são excelentes, o que é uma mais valia para o Nacional de TT. "

Concluídos os 1163 kms correspondentes às três etapas da competição, o saldo da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate revelou-se positivo. Os pilotos da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate alcançaram uma ótima classificação que perspetiva uma melhor preparação e consequentes resultados na próxima competição da equipa, o Rally dos Sertões.

Equipa Mitsubishi Brasil com Guiga Spinelli e Youssef Haddad anuncia participação nos Sertões 2011


Dupla atual campeã correrá a bordo do Mitsubishi Lancer Racing

A dupla atual campeã do Rally dos Sertões na geral da categoria carros, Guiga Spinelli e Youssef Haddad, vai disputar a 19ª edição do Rally Internacional dos Sertões com novidades. Pela primeira vez, o piloto Guilherme Spinelli e o navegador Youssef Haddad correrão no Brasil com o Mitsubishi Lancer Racing, mesmo veículo utilizado por eles no Dakar 2011. Em 2010, Guiga e Haddad fizeram história com a conquista do título a bordo da Mitsubishi Triton SR, o primeiro veículo movido a etanol a vencer um rali internacional. Para este ano, a dupla da Equipe Mitsubishi Brasil testará mais uma vez toda a potência e resistência do Lancer em uma grande competição. O Rally dos Sertões 2011 largará no dia 09 de agosto, em Goiânia, com chegada em Fortaleza, dia 19.

" Vai ser muito bom voltar a pilotar o Lancer e pela primeira vez no Brasil. O Rally dos Sertões é um rali com dificuldades diferentes do Dakar, mas com muitas armadilhas também e para isso precisaremos estar concentrados o tempo todo", contou Guiga Spinelli.

A organização promete para 2011 um roteiro com bastante dificuldade de terreno, o que exigirá muita cautela dos competidores. Serão em torno de 220 pilotos e navegadores em dez dias cruzando o interior do país, passando por 11 cidades e percorrendo 4.026 Km. A estratégia da dupla da Equipe Mitsubishi Brasil será concentração máxima.

" Os resultados anteriores são secundários na nossa estratégia de corrida. Iremos descobrindo o nosso ritmo na prova e o resultado será consequência. Acredito que tenha em torno de 10 duplas capazes de ser campeãs", completou Spinelli que disputará o seu 11o Rally dos Sertões, tendo vencido três na geral e dois ficado em segundo lugar na classificação geral.

O navegador Youssef Haddad tem oito participações, quatro como engenheiro e quatro como navegador. Para ele, as condições do roteiro deste ano exigirão mais técnica dos competidores.

" A média de velocidade deverá ser baixa em função das condições de terreno com mais trial. Com isso, terá que sobressair a técnica das duplas e a resistência dos carros para o bom resultado. Quem arriscar com consciência, levará vantagem", explicou Haddad.

Filipe Campos vence Baja Espanha num BMW X3 CC


- Leonid Novitskiy defendeu a liderança na Taça do Mundo FIA

- Bernardo Moniz da Maia estreou o Mini All4 Racing


Just one week after the one-two success at the Silk Way Rally in Russia, the team was again in winning ways at the Baja Spain.

The Portuguese duo of Filipe Campos and Jaime Baptista claimed victory in the round of the FIA World Cup for Cross-Country Rallies at the wheel of their BMW X3 CC.

Portuguese team mates Bernardo Moniz da Maia and Joana Sotto-Mayor secured eighth position in the MINI All4 Racing and the Russian-German duo of Leonid Novitskiy and Andreas Schulz finished seventh in their BMW X3 CC and maintained the lead in the 2011 FIA World Cup.

Campos gave his opposition no real chance in the three-day event around Zaragoza. The
Portuguese won the super special and three of the four stages. The result was all the more impressive, bearing in mind that the BMW driver had to open all four specials as the first car on the route and had no tracks to follow. Only on the last stage did he set the fourth fastest time.

Novitskiy maintains his lead in the FIA World Cup for Cross-Country Rallies after this fourth round, courtesy of seventh position. Main French rival Jean-Louis Schlesser could only finish 10th. Novitskiy lost several minutes on the last stage with three flat tyres and, because his car was only carrying two spares, he had to wait for team mate Moniz da Maia to lend him a spare wheel.

Baja Spain marked Moniz da Maia’s first appearance in the MINI All4 Racing. The Portuguese tackled all the stages without problems and set several useful stage times to record an eventual eighth overall.

"All three cars in the top eight. That’s a really good weekend for us," said Monster Energy X-raid team boss Sven Quandt. "Filipe has driven very fast and steady and has rightly secured the victory. The Baja Spain was also a success for Leonid.

“We must also remember that our rivals in the Mitsubishis were able to run with a six-speed manual gearbox and a larger air restrictor. Bernardo also had a good run to eighth. That was a really good result. "

Baja Spain – overall standings:


1. Filipe Campos (POR) / Jaime Baptista (POR) BMW X3 CC
7h 18m 16s

2. Bernhard Ten Brinke (NLD) / Matthieu Baumel (FRA) Mitsubishi
7h 20m 40s

3. Erik van Loon (NLD) / Harmen Scholtalbers (NLD) Mitsubishi
7h 27m 40s


7. Leonid Novitskiy (RUS) / Andreas Schulz (GER) BMW X3 CC
7h 55m 52s

8. Bernardo Moniz da Maia (POR)/Joana Sotto-Mayor (POR) MINI All4 Racing7h 58m 25s

Buggy Electrico McRae presente na Baja Espanha 2011


No passado fim de semana, o Buggy McRae pode finalmente ser testado em verdadeiras condições de competição. O pequeno veículo movido a electricidade fez a abertura da super especial da Baja Espanha 2011. Tudo correu como previsto, e o Buggy percorreu a especial em 6m40s, o que o teria colocado na 13ª posição da geral, caso estivesse em prova.

Neste momento o carro é apenas um prótotipo. Foi utilizado apenas um dos três bancos de baterias previstos. Por agora tem uma autonomia avaliada em 100kms, mas durante as próximas semanas serão instaladas as baterias restanes, o que deverá extender a autonomia para além dos 250 quilómetros. O testes irão também continuar para tornar cada vez mais fiável o pequeno carro.

Em Espanha esta máquina causou surpresa por ser tão silencioso, e muitas pessoas só se apareceberam da sua aproximação quando ele já estava muito perto deles.

Fonte: todoterreno.pt

Buggy McRae vence em Espanha


No passado fim de semana, Chris Leyds venceu a classe T3 FIA (veículos ultra ligeiros) na Baja Espanha ao volante do seu Buggy McRae. O piloto conseguiu uma vantagem de 30 minutos sobre o seu rival no Danisi Dust Devil. Na classificação geral o piloto ficou em 19º, com uma penalização de 7 minutos a somar ao resultado obtido em pista.

No final da prova, Chris Leyds era um homem satisfeito com o resultado obtido: "O carro foi muito fiável durante todo o evento, nada correu mal a não ser o atraso para chegar ao controlo de partida, o que me rendeu uma penalização. Tive ainda um atraso devido a um carro acidentado que estava a bloquear a pista. No SS4 conseguimos terminar em 13º, o que é fantástico para um carro deste tamanho e orçamento."

Fonte: todoterreno.pt

Quarta vitória consecutiva para o Team Sonangol Schlesser!


A 28º Baja Espanha, disputada na região, que fez parte da Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo o Terreno, foi como sempre, um evento muito exigente.
Jean Louis Schlesser, o dententor do recorde de vitória ( imbatível entre 1998 e 2002) e actual líder da Taça do Mundo na categoria de 2 rodas motrizes, segundo na classificação geral, participou obviamente neste evento.
Depois de duas dias de competição pura, o piloto construtor conquistou a quarta vitória consecutiva em quatro vitórias possíveis com o Sonangol Buggy, e subiu ao topo do podium na categoria de 2 rodas motrizes. Outra vitória com um novo navegador, desta vez a simpática Fina Roman, esposa de Josep Maria Servia.

Em quatro corridas, o piloto do Team Sonangol venceu quatro vezes frente a uma competição feroz. Em Espanha, na presença dos participantes de topo, o buggy azul teve que enfrentar alguns incidentes na corrida. Durante a primeira especial, quando Jean Louis Schlesser conduzia a um ritmo tranquilo, uma paragem súbita colocou uma pausa na sua progressão: "Tudo estava bem até atravessarmos uma especie de wadi... depois o Tripmaster recusou-se a trabalhar mais. Sem marcação de quilómetros, nós acabamos por visitar a região ao nosso redor! Acabou por ser o tempo suficiente para perdermos minutos precisos..."
Em jeito de desforra, Jean Louis rubricou um tempo magnifico na segunda especial, e manteve assim o seu rival mais directo na Taça do Mundo, Leonid Novitskiy debaixo de olho.
No dia seguinte, na quarta e última especial, uma roda "rebelde" causou sarilhos ao carro azul...

"Eu senti que algo estava errado. Eu preferi parar e encontrei uma fuga de ar. Mudei a roda, e depois continuámos, mas a perder tempo. Esta última etapa teve lugar debaixo de condições algo duras. Foi a primeira vez que encontrei tanto fesh fesh aqui, voando por cima do para brisas e a entrar no cockpit."

Apesar dos incidentes, o Buggy Sonangol venceu a categoria de 2 rodas motrizes, e terminou em décimo da geral.

"Conduzir em Espanha é sempre um prazer, com uma atmosfera amigável. Durante a minha carreira eu venci muitas corridas aqui, e sinto-me muito próximo deste país. Em adição, é claro que estou muito satisfeito por visitar os meus amigos. Foi a primeira vez que eu corri com a Fina, e estou muito satisfeito com o trabalho que ela fez durante este evento. Foi perfeito. O Buggy Sonangol não teve quaisquer problemas mecânicos, o que nos aconteceu pode ser classificado como situações de corrida normais. Foi o tipo de incidente que pode acontecer a qualquer um em qualquer momento. Eu estou muito feliz com a vitória para a equipa e para os nossos parceiros."

Fonte: todoterreno.pt

domingo, 24 de julho de 2011

2ª etapa: Francisco Inocêncio no Top 10


• Piloto foi 9º no SS3 e 10º em SS4
• Excelente desempenho marcado pelo incidente da véspera


A dupla Francisco Inocêncio/Pedro Velosa cumpriu hoje a 2ª e derradeira etapa da Baja España Aragón, prova pontuável para a Taça do Mundo de Todo o Terreno, tendo averbado tempos dentro do Top 10, tanto no SS3 (9º) como no SS4 (10º). Uma prestação deveras positiva, onde apenas o incidente com a manete das mudanças partida no segundo sector da primeira etapa impediu o Red Line Off Road Team de alcançar um lugar no Top 10 final, daquela que é uma das competições mais importantes disputadas no continente europeu.

Resolvido o problema na assistência, a equipa viu a direcção de prova atribuir à dupla portuguesa a 21ª posição à partida para esta 2ª etapa, o que “nos permitiu ter muito menos ultrapassagens para fazer – fizemos quatro no SS3 e apenas uma no SS4 – e com isso darmos o nosso melhor nestas pistas bem rápidas e muito interessantes da prova espanhola”, salienta Francisco Inocêncio, que acrescenta: “O Top 10 era de facto a nossa meta e os tempos alcançados nesta etapa comprovaram que isso era possível. Foi uma corrida que nos permitiu ganhar mais experiência com este carro, já que é apenas a segunda corrida que disputamos com ele”.

Ainda antes do Dakar, no início de 2012, o piloto do Red Line Off Road Team irá participar numa das provas organizadas pela Escuderia de Castelo Branco e realizar também uma sessão de treinos em Marrocos.

Yser Racing Team ganha prova da Taça do Mundo


No último dia da etapa espanhola da Taça do Mundo FIA de Ralis, Filipe Campos e Jaime Baptista confirmaram, pela primeira vez nas suas carreiras, a conquista da Baja Aragón. A dupla da Yser Racing Team, actual campeã nacional de Todo-o-Terreno, foi a mais rápida em praticamente todas as fases da prova, à excepção do SS4, e adicionou mais um importante troféu ao seu palmarés. Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor mantiveram a tendência de subida verificada desde o inicio e terminaram na 8ª posição.

No SS3, que teve inicio por volta das 7h26 locais, a dupla Campos/Baptista voltou a ganhar terreno para o adversário mais próximo e garantiu uma vantagem de quatro minutos para os quilómetros finais em relação à concorrência. Moniz da Maia/Sotto-Mayor conseguiram também andar mais rápido que os oponentes mais directos e voltaram a subir, passando a ocupar o 9º posto da geral.

No que diz respeito ao SS4, e ao contrário do que foi habitual, a dupla Campos/Baptista não conseguiu ser a mais rápida, mas a margem assegurada durante os restantes dias de competição valeu-lhes a vitória final. Já a dupla Moniz da Maia/Sotto-Mayor continuou sempre nos limites e com isso ascendeu mais um lugar na classificação, acabando a 40m09s dos seus companheiros de equipa.

No final, Filipe Campos era visivelmente um homem satisfeito com o feito alcançado: ”No geral, correu-nos muito bem a prova. Tivemos de parar algumas vezes durante o SS4 devido a várias luzes de alarme que se acenderam, mas felizmente correu tudo pelo melhor. Esta é uma etapa fantástica, com troços rapidíssimos, e é para mim um imenso prazer ganhar aqui pela primeira vez”, confessou.

Bernardo Moniz da Maia também fez um balanço positivo da sua presença, bem como de toda a equipa, na Baja Aragón 2011: “Julgo que, no global, foi muito bom. Carro novo, muito tempo sem competir, penso que não poderia pedir mais. Hoje ainda parámos duas vezes, para ajudar o Matos que tinha capotado e o Novitskiy que tinha tido um furo, e mesmo assim terminámos em 8º. Aliás, tendo em conta a vitória do Filipe, posso mesmo afirmar que este foi um excelente resultado para a Yser Racing Team”, atirou.

Fonte: todoterreno.pt

Embraiagem dita abandono de Rui Sousa


Rui Sousa cumpria o que tinha prometido, atacar e tentar entrar no Top 5 desta prova. Separado ontem por apenas 38 seg. deste objectivo, a dupla da Prolama rodava já nesta posição em SS5, quando um súbito problema de embraiagem pôs um ponto final nesta participação.

O piloto da Isuzu D-Max, faz o seguinte balanço desta prova: "Ainda não foi desta que a sorte nos acompanhou até ao final. Estamos tristes por ter abandonado, porém saímos daqui com algumas conclusões importantes. Sentimos que o trabalho que temos desenvolvido está a ser feito no bom sentido e que temos hoje condições para nos bater melhor com os nossos adversários, autênticos carros de fábrica que estão no limiar do seu desenvolvimento. Quero agradecer a toda a Equipa e a todos os que nos têm apoiado e estaremos à partida da Baja da Hungria, dentro de sensivelmente um mês, com a firme convicção de fazermos novamente o nosso melhor"

Classificação Geral Final
1º Filipe Campos / Jaime Baptista – BMW X3 CC
2º B. Tem Brinke / M. Baumel – Mitsubishi Lancer
3º E. Loon / H Scholtalbers – Mitsubishi Lancer

Nuno Matos e Astra Proto resistiram a tudo na Baja Espanha Aragon


- Saída de pista e furo no penúltimo setor comprometeu resultado mais positivo no final.

- Dupla portuguesa atrasou-se quase 20 minutos e caiu cinco lugares na classificação Potencial e fiabilidade do Astra Proto ficaram bem demonstrados nesta baja.


Nuno Matos e Astra Proto resistiram a tudo na Baja Espanha Aragon mesmo sem terem uma prova isenta de percalços, Nuno Matos e Filipe Serra superaram esta tarde o primeiro desafio internacional do Astra Proto, concluindo a Baja Espanha Aragon, que no ano passado venceram ao nível da categoria T2, no 13º lugar da classificação geral.

Um resultado pouco condizente com o andamento demonstrado pela dupla portuguesa, mas que se explica pelo atraso acumulado tanto na fase final da etapa de ontem, após duas paragens forçadas para tentar solucionar um problema na roda esquerda traseira, como no primeiro setor de hoje, na sequência de uma ligeira saída de estrada que precipitou um furo.

“Apesar de algumas contrariedades, a verdade é que cumprimos com o nosso objetivo principal, que era chegar ao fim da prova e acumular preciosos quilómetros ao volante do nosso Astra Proto, algo que era para nós fundamental nesta fase da época”
, começou por referir Nuno Matos, que a meio da prova espanhola chegou a ocupar um lugar entre os cinco primeiros da geral. “A outra parte positiva foi constatar o enorme potencial deste carro, uma vez que mesmo sem arriscar demasiado andámos regularmente ao nível dos mais rápidos, superando até as nossas melhores expetativas. Claro que o resultado final não foi propriamente o que mais desejávamos, mas isso acaba por ser secundário face às indicações que levámos desta prova”, analisou ainda o piloto.

Sexto classificado no Prólogo de sexta-feira e oitavo no final da etapa de ontem, após os quatro minutos perdidos com duas paragens forçadas no decorrer do segundo setor, Nuno Matos acabou por não ser feliz no reatar da prova esta manhã, protagonizando um pequeno excesso na passagem por uma zona de gravilha que deixou o Astra Proto tombado fora de estrada. “Vinha muito depressa e fui surpreendido na travagem pela sujidade da pista. Felizmente, o carro pouco sofreu, mas acabámos por perder cerca de 15 minutos até regressar à pista com a preciosa ajuda do Bernardo Moniz da Maia, que não se importou de prejudicar a sua prova para nos auxiliar. Mas como se não bastasse, ainda tivemos que substituir um pneu furado… Enfim, foi uma manhã para esquecer, pois o atrasado acumulado fez-nos cair cinco posições na classificação”.

Já sem hipóteses de recuperar o tempo perdido, Nuno Matos e Filipe Serra acabaram por cumprir “de forma calma e tranquila” o quarto e derradeiro setor desta longa e exigente baja que teve como vencedor o tetracampeão nacional Filipe Campos. Após um longo interregno no campeonato português, Nuno Matos e Filipe Serra regressam às competições nacionais no primeiro fim-de-semana de Setembro para disputarem a Baja TT Proença – Oleiros, terceira etapa do calendário que se desenrola na região de Castelo Branco.

Filipe Campos vence de forma exemplar a Baja Espanha


Numa altura em que a prova ainda decorre, uma coisa já é certa: Filipe Campos vence de forma exemplar a Baja Espanha Aragão 2011. O piloto do BMW X3 CC da Yser Racing Team inscrito pela BMW X-Raid pura e simplesmente demoliu toda a concorrência, e apenas "levantou o pé" no último sector do último troço.

Filipe Campos foi ao longo de toda a corrida o mais rápido em pista, só permitiu aos outros "sentirem o aroma a diesel" da traseira do seu BMW após passar CP2 do SS4, numa altura em que já poucos quilómetros faltavam para o final e pode então reduzir um pouco o andamento para evitar correr riscos desnecessários numa altura em que a vitória já estava assegurada.

Em segundo lugar após percorridos todos os sectores da 28ª Baja de Espanha ficou Berhnard Ten Brinke, o Holandês que com o Racing Lancer consegui sempre andar perto de Filipe Campos, sem que no entanto fosse suficiente para incomodar.
Terceiro classificado foi Erik Van Loon, que venceu o último sector e depois de um começo de corrida algo modesto foi conseguindo melhorar na classificação, tirando partido não só do seu Racing Lancer, como também dos problemas que foram acontecendo á sua frente, como por exemplo o abandono de Rui Sousa, ou o atraso de Novitskiy no último sector.

Quanto aos Portugueses, como já dissemos Rui Sousa abandonou a prova. Nuno Matos teve também hoje um dia azarado, com uma saida de pista no primeiro sector do dia à qual se seguiu um furo, e no último sector perdeu muito tempo já na parte final por motivos que ainda desconhecemos tendo terminado em 13º. Atrás dele ficou José Dinis Lucas, que conseguiu assim um resultado bastante bom tendo em conta a diferença do seu carro para os outros que terminaram á sua frente.
Bernardo Moniz da Maia com o Mini terminou também bem classificado, colocando o Yser Mini em 8º da geral.

Quanto a Francisco Inocêncio e Rómulo Branco ainda não dispomos de informação quanto á classificação geral, no entanto no SS4 o Piloto da Redline Offroad Team terminou no 12º lugar. Rómulo Branco precisou de 2:24:30s para percorrer o mesmo sector, mas desconhecemos qual a sua posição no final uma vez que ainda faltam terminar bastantes viaturas.

Fonte: todoterreno.pt

Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate sobe ao pódio na 2ª etapa da Baja de Espanha - Aragão


A segunda etapa da Baja de Espanha - Aragão 2011 contou com dois setores seletivos que perfizeram um total de 306kms.

Os pilotos iniciaram a competição às 9h, a saída para o SS1, de 131kms realizou-se às 9h42. Por sua vez, com 131kms, o SS2 teve inicio às 14h.

Apesar de um dia de prova muito longo e duro, a Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate subiu na classificação geral da Baja de Espanha - Aragão.

O piloto Paulo Gonçalves estabeleceu-se agora na terceira posição com a Husqvarna TE511. O piloto da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate declarou: " Foi o primeiro dia de prova a sério; muito duro devido ao pó e ao piso muito seco. Consegui subir uma posição, atingindo assim um lugar no pódio. O meu objetivo agora prende-se por manter o terceiro lugar mas tentando sempre atacar e subir. "

Pedro Bianchi Prata avançou também na classificação, ficando no 11º da geral. O piloto comentou a 2ª e penúltima etapa da Baja de Espanha: " Estou muito contente com o resultado do Paulo, estamos assim a cumprir os objetivos delineados. O dia de hoje teve duas partes muito distintas; de manhã, não correu muito bem, sentia-me algo inseguro pois as especiais exigiam muita rapidez. Já da parte de tarde, a especial era alternada por partes técnicas e rápidas, o que me permitiu subir quatro lugares. Vamos ver como corre o dia de amanha."

A última e derradeira etapa da Baja de Espanha - Aragão terá lugar domingo, com saída dos pilotos para a etapa às 6h. O percurso terá novamente 306kms e uma ligação de 224kms.

Rui Sousa em 7º lugar no final do 2º Dia


Está cumprido o 2º dia da 28ª Baja TT de Espanha. Rui Sousa e Carlos Silva em Isuzu D-Max, são 7º classificados tendo apenas à sua frente as “armadas oficiais” da BMW e Mitsubishi que alternadamente ocupam as 6 primeiras posições.

Rui Sousa, seguiu à risca a estratégia planeada, que passava por defender um pouco da parte da manhã e atacar à tarde – o que se veio a verificar. Esta postura garantiu um excelente 7º lugar provisório no final deste segundo dia, tendo conquistado um fosso relativamente seguro para quem o precede e permite ainda olhar para a parte cimeira da geral e sonhar ir um pouco mais além.

Rui Sousa, descreve o dia de hoje da seguinte forma: "Estou muito contente com a nossa prestação. Não tivemos qualquer problema o que confirma todos os progressos que temos feito. As classificativas de hoje tinham zonas muito rápidas e os nossos adversários têm uma velocidade máxima superior à nossa. Este dado não é surpresa, pois nós já sabíamos que carros preparados para o Dakar são muito fortes neste ponto. Estamos onde podemos estar e amanhã vamos continuar a imprimir um ritmo forte para ver até onde podemos chegar".

Classificação Geral Provisória - após o 2º dia:


1º Filipe Campos / Jaime Baptista – BMW X3 CC ( 3.40.24 )
2º B. Tem Brinke / M. Baumel – Mitsubishi Lancer ( + 3.21 )
3º L. Novitskiy / A. Schulz – BMW X3 CC ( + 7.41 )
4º E. Loon / H Scholtalbers – Mitsubishi Lancer ( + 8.25 )
5º M. Zapletal / T. Ourednicek – BMW X3 CC ( + 12.31 )
6º E. Wevers / M. Poel – Mitsubisho Lancer ( + 12.50 )
7º Rui Sousa / Carlos Silva – Isuzu D Max ( + 13.09 )
8º N. Matos / F. Serra – Opel Astra ( + 17.03 )
9º J.L Schlesser / F. Roman – Schlesser ( + 17.40 )
10º B. Moniz Maia / Joana S. Mayor ( + 24.27 )

Amanhã a prova conclui-se com a disputa de mais 2 sectores selectivos num total de 306, 27 km.

Manete da caixa de velocidades traiu Francisco Inocêncio


• Piloto já estava no “Top 10” quando a manete se partiu
• Equipa vai arrancar amanhã para a 2ª etapa


A dupla Francisco Inocêncio/Pedro Velosa não iniciou da melhor forma a sua participação na Baja España Aragón, a prova pontuável para a Taça do Mundo de Todo o Terreno. Quando já tinham subido quatro posições na classificação geral e ocupavam um lugar no Top 10. foram forçados a parar no SS2, com a manete das mudanças partida.

Uma situação que se pode classificar de manifesta falta de sorte e que levou o piloto a afirmar, em tom jocoso, que “tenho mesmo de ira à bruxa. É mesmo pouca sorte. Nem sequer se pode dizer que tenha sido um problema mecânico. É uma peça que não é suposto partir. O certo é que nos impediu de terminar o segundo sector, quando estávamos com um excelente andamento”, salienta Francisco Inocêncio, que acrescenta: “O primeiro sector já tinha sido muito rápido e este, embora mais sinuoso, também era bastante rápido. Estávamos a fazer uma corrida limpa, sem pó, já que nunca nos chegámos ao carro da frente, nem o de trás nos alcançou”.

A Nissan Navara do Red Line Off Road Team foi levada para a sua assistência, em Saragoça, onde será preparada para amanhã estar à partida da 2ª etapa, composta por dois sectores selectivos, de respectivamente 133 e 183 quilómetros.

Campos mantém 1º lugar nos autos. Marc Coma sobe a 1º nas motos


Marc Coma alcança a liderança nas Motos, Campos, Romero e Vila mantêm primeiros lugares nos carros, quads e camiões.

Numa jornada que ao contrário das edições anteriores não foi marcada pelo calor, o Portugês Filipe Campos dominou de principio ao fim as duas especiais disputadas, acumulando agora o tempo de 3:40:24s

Terceiro em 2009, Campos voltou depois de um ano de ausência com energias renovadas que parecem poderem servir-lhe para conquistar a vitória final nesta prova e que há anos persegue, já que desde 1988 já somou 17 participações.
A surpresa do dia foi protagonizada por Joan Roca, que foi segundo no primeiro sector do dia, mas que depois foi forçado a abandonar devido á falha da transmissão do seu Mitsubishi.

Em segundo terminou o Holandês Ten Brinke, a 3m21s de Campos, e em terceiro ficou o Russo Leonid Novitskiy.
Rui Sousa, muito rápido no prólogo de ontem, terminou hoje em sétimo, e Jean Louis Schlesser terminou em nono.

O primeiro Espanhol na tabela de classificação é Salvador Segura, em décimo quarto, que com este resultado conseguiu vencer a prova do Campeonato de Espanha de Ralis de Todo o Terreno, seguido nesta competição por Mark Blázquez, décimo sexto na geral da Baja.

A equipa feminina formada por Marta Suria e Mari Angeles Hernandez, que começou hoje uma nova aventura, terminou na trigésima sexta posição.
Nas motos, Marc Coma subiu ao primeiro lugar depois do abandono de Joan Barreda, que liderou até final do primeiro sector. Desta forma, Coma passou a ocupar o primeiro lugar com uma vantagem de 5m19s sobre Gerard Farrés, em segundo e 10m39s sobre o Português Paulo Gonçalves.

Marc Guasch, vencedor do ano passad, sofreu problemas com a estratégia de combustivel para o final da primeira etapa e por isso atrasou-se. Ainda que tenha conseguido terminar, perdeu muito tempo, e embora tenha arrancado para o segundo troço e o sexto posto que alcançou, não conseguiu ainda assim recuperar muitas posições na geral.

Entre os quads, òscar Romero voltou a dominar claramente, e foi mesmo o segundo na geral das motos, sendo superado apenas por Marc Coma. Mario Gajon ocupou o segundo lugar na categoria, até que uma avaria mecânica o obrigou a abandonar, de modo a que Masante e Montero completaram o podium provisório.
Nos camiões, Vila e o seu Iveco voltou a marcar a diferença e acumula uma vantagem de 10m46s sobre o seu seguidor mais directo, David Oliveras.

Nos buggys, Miquel Vila não conseguiu fazer frente a Perera que lidera a prova e teve que se contentar com o segundo lugar.
Amanhã a partida do primeiro troço será em Perdiguera ás 6h43m para as motos, e em Tauste às 7H12s para os carros.

Fonte: todoterreno.pt

Yser Racing Team comanda prova da Taça do Mundo


As duplas da Yser Racing Team, equipa tri-campeã nacional de Todo-o-Terreno, estiveram em particular destaque nos dois Sectores Selectivos (SS) realizados hoje na Baja Aragón 2011. Filipe Campos e Jaime Baptista mantêm a liderança conquistada desde o primeiro dia de competição, enquanto Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor terminaram no top 10 da geral.

No SS1 desta 4ª etapa espanhola da Taça do Mundo de Ralis, cumprido da parte da manhã, a dupla Campos/Baptista ainda sentiu algumas dificuldades com a traseira do seu BMW X3 CC, mas isso não os impediu de terminar os 131 quilómetros do percurso com 45s de avanço sobre o adversário mais próximo. Por outro lado, muito por culpa da falta de ritmo competitivo e habituação ao Mini All4 Racing, a dupla Moniz da Maia/Sotto-Mayor acabou o SS1 como 16º colocado da geral.

Da parte da tarde, após o final da SS2, a história foi bem diferente. A dupla Campos/Baptista não teve qualquer problema com o seu carro e garantiu uma vantagem de 3m21s para o 2º classificado que poderá ser decisiva para o último dia de prova. Seguindo este exemplo, também a dupla Moniz da Maia/Sotto-Mayor teve uma tarde mais inspirada e assegurou o 10º melhor tempo da geral a 24m27s dos seus companheiros de equipa.

No final do dia, Bernardo Moniz da Maia estava satisfeito com a sua prestação global e mostrou-se seguro de que amanhã as coisas lhe correrão ainda melhor: “O carro é novo, a pista é muito rápida, os pilotos inscritos são muito bons e nós há muito que não competíamos, tudo isso contribuiu para que de manhã não estivéssemos tão bem. Contudo, quanto mais o tempo passa e nós nos vamos adaptando ao carro, tenho a certeza que os resultados irão melhorar. Por isso, acredito que amanhã já poderemos estar mais próximos do nosso melhor nível”, garantiu.

Filipe Campos, por seu turno, não escondeu a sua felicidade pelo resultado obtido, mas mostrou-se algo cauteloso para os derradeiros quilómetros da etapa: “Foi um bom dia. De manhã tivemos alguns problemas na traseira do carro, estava mal afinada, e isso acabou por nos custar algum tempo, mas da parte da tarde correu tudo dentro da normalidade e conseguimos andar bem. Porém, e porque já ando nisto há muitos anos, tenho plena noção que três minutos é muito pouco e, se quisermos ganhar, teremos de voltar a meter o prego a fundo”, concluiu.

Fonte: todoterreno.pt

Nuno Matos mantém-se dentro do Top 10


Depois de um início verdadeiramente auspicioso, com a obtenção do sexto melhor tempo no Prólogo de ontem, Nuno Matos e Filipe Serra voltaram hoje a estar em grande nível na Baja Espanha Aragon, chegando a ocupar um lugar no top-5 da geral provisória, até serem confrontados com a suspeita de um furo na roda traseira esquerda do Astra Proto, a escassos 50 km do final da etapa.

Superando, uma vez mais, as suas próprias expetativas, o piloto de Portalegre concluiu o primeiro setor do dia, numa distância de 131 km, no sexto lugar da classificação, conseguindo ultrapassar o compatriota Rui Sousa, segundo classificado no Prólogo da véspera, e manter atrás de si o BMW X3 CC do checo Miroslav Zapletal ou mesmo o Buggy do francês Jean-Louis Schlesser.

Plenamente satisfeito com o comportamento do Astra Proto, Nuno Matos arrancou para o segundo e mais longo setor do dia (175 km) determinado em recuperar minuto de diferença que o separava ainda de um lugar no top-5 da geral, o que viria a suceder logo na passagem pelo segundo ponto intermédio do setor cronometrado.

Porém, a fase final do troço reservaria uma infeliz surpresa ao português: “A cerca de 50 km do fim, o carro começou a ter um comportamento estranho, como se de um furo se tratasse, pois tinha dificuldade em controlar a traseira nas travagens mais fortes. Chegámos a parar duas vezes e numa delas até a ensaiar a mudança do pneu. Mas a verdade é que não havia qualquer furo”, contou o piloto à chegada, lamentando os mais de quatro minutos perdidos com este percalço.

“A explicação é que devemos ter dado um pequeno toque numa pedra, o suficiente para desalinhar a roda e deixar o carro praticamente inguiável até final. Foi pena porque estava a divertir-me imenso, aproveitando o facto de este ser um troço rápido e com muita condução. De qualquer forma, o balanço no final deste segundo dia de prova só pode ser amplamente positivo, uma vez que andámos regularmente ao nível dos mais rápidos e à frente de adversários que dispõem de carros oficiais”, destacou ainda o piloto.

A segunda e última etapa da Baja Espanha Aragon, com partida agendada para as 05h00 da madrugada de amanhã, inclui nova passagem pelos dois setores disputados hoje, com 131 e 175 km de extensão, respetivamente, estando a chegada e a cerimónia de pódio previstas para as 13h23.

PROGRAMA*

Amanhã
05h00 Partida do Parque Fechado
06h12 Partida do SS3 (131 km)
10h29 Partida do SS4 (175 km)
13h23 Chegada – Pódio
* Hora portuguesa (menos 1 hora que em Espanha)

Mais informações sobre a prova em www.bajaspain.com

sábado, 23 de julho de 2011

Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate na 1ª etapa da Baja de Espanha - Aragão


Efetuadas as verificações técnicas e administrativas, das 9h às 13h no Motorland, a competição teve início às 16h30, com a primeira etapa. Esta, contou com um prólogo de 5,45kms e com uma ligação 102, 96kms.

Os pilotos da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate, Paulo Gonçalves e Pedro Bianchi Prata alcançaram o 4º e o 15º lugares respetivamente. A realização do prólogo serviu para ordenar a saída dos pilotos para a segunda etapa.

Os pilotos da equipa estavam à espera de atingir lugares mais à frente no entanto não deixaram de evidenciar que é apenas o primeiro dia de prova, faltando ainda muitos quilómetros para percorrer.

O piloto Pedro Bianchi Prata, na Husqvarna TE449, relatou o 1º dia: " Durante o prólogo fui cauteloso. O piso estava muito escorregadio, houve inclusive, pilotos que caíram e preferi não arriscar demasiado. A classificação que obtive não é um bom lugar mas nos dias seguintes vou recuperar. "

O piloto de Esposende, Paulo Gonçalves, na Husqvarna TE511, referiu como lhe correu a 1ª etapa: " Correu bem, fiquei nos primeiros cinco lugares. Amanhã parto numa posição razoavelmente boa mas tentarei sempre atacar ao máximo para alcançar um bom resultado. "

A segunda etapa, dia 23 de Julho - sábado, inicia-se com a partida dos pilotos às 9h, tendo pela frente 306kms de especial e 224kms de ligação.

Nuno Matos e Filipe Serra com entrada auspiciosa na Baja Espanha Aragon


De regresso a uma prova de que guardam excelentes recordações, graças à vitória conquistada no ano passado ao nível da categoria T2, Nuno Matos e Filipe Serra entraram esta tarde da melhor maneira na 26ª edição da Baja Espanha Aragon, rubricando o sexto melhor tempo absoluto no Prólogo que abriu as hostilidades da quarta etapa do ano pontuável para a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno.

Apesar forte concorrência local e internacional, o piloto de Portalegre acabou por conseguir um resultado bem acima das suas expetativas, sobretudo face ao elevado número que lhe foi atribuído pela Organização, que o fez ser apenas o trigésimo carro a partir para o Prólogo, uma vez mais desenhada no complexo Motorland de Aragón, em Alcañiz.

“Correu bastante bem e o resultado acabou por ser até bem melhor do que esperava. Ao contrário do ano passado, o traçado era muito técnico e sinuoso, o que nos permitiu explorar da melhor forma as potencialidades do nosso carro e particularmente o binário do motor Diesel. A parte menos positiva é que, face à nossa ordem de saída, acabámos por ser prejudicados em alguns pontos da pista onde o terreno estava já bastante degradado”, afirmou Nuno Matos à chegada.

Embora a apenas 4 segundos exatos de conseguir um lugar no pódio provisório desta baja, o piloto do Astra Proto é o primeiro reconhecer que esta posição “acaba por ser perfeita para enfrentar a longa etapa de amanhã, uma vez que seremos agora o sexto carro a sair para estrada. Face à qualidade dos concorrentes que sairão imediatamente à nossa frente, muito dificilmente apanharemos pó, algo sempre problemático nesta prova”, recordou.

De qualquer forma, acrescenta em jeito de antevisão, “amanhã vamos seguramente imprimir um ritmo mais cauteloso que nos permita atingir o nosso primeiro e grande objetivo, que é o de chegar ao fim da prova e acumular o máximo de quilómetros ao volante do nosso Astra Proto”.

Juntando este ano um elenco de luxo, com nada menos do que 71 equipas, a Baja Espanha Aragon prossegue amanhã, logo a partir das 07h30 portuguesas, com a primeira de duas etapas que compreendem duplo setor seletivo de 131 e 175 km de extensão, respetivamente.

PROGRAMA*


Amanhã
07h30 Partida do Parque Fechado
08h42 Partida para o SS1 (131 km)
13h01 Partida para o SS2 (175 km)
17h08 Chegada

Domingo, 24 de julho
05h00 Partida do Parque Fechado
06h12 Partida do SS3 (131 km)
10h29 Partida do SS4 (175 km)
13h23 Chegada – Pódio

* Hora portuguesa (menos 1 hora que em Espanha)

Foto: todoterreno.pt

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Arrancou a 28ª Baja Espanha Aragón


Filipe Campos, Joan Barreda, Óscar Romero e Pep Vila como vencedores

A Baja Espanha Aragão arrancou esta tarde mo Motorland de Aragón, com a disputa dos 5,4 quilómetros cronometrados do Prólogo, que determinava a ordem de saída para a etapa de amanhã, tendo sido Filipe Campos, Joan Barreda, Óscar Romero e Pep Vila como vencedores nas categorias de automóveis, motos, quads e camiões respectivamente.
Óscar Romero demonstrou o enorme potencial do seu Polaris, já que foi o primeiro classificado nos quads, com um tempo de 5m09,9s, a 5,2s da primeira moto: Joan Barreda.

Atrás do jovem de Castela em Husquvarna, que volta a liderar a prova depois de no ano passado o ter feito durante a maior parte da prova, terminou o "Dakariano" Marc Coma, seguido de Gerad Farrés e do Português Paulo Gonçalves. Pelo seu lado, o Aragonés Mario Gajón foi o segundo quad a cruzar a meta, na sétima posição da geral.
Durante a conferência de imprensa antes da prova, o próprio Marc Coma salientou o "grande potencial dos quads", que já no ano passado demonstraram que podem colar-se ás posições da frente, e inclusivamente ser mais rápidos que algumas motos. Coma comentou também que, depois de dois anos de ausência está "feliz por estar aqui", já que é "a corrida mais importante de Espanha e da Europa."

No que diz respeito aos carros, o primeiro a arrancar amanhã será Filipe Campos, especialista nas Bajas, que conseguiu um tempo de 5m28s, com 6,4s de vantagem sobre o seu compatriota Rui Sousa, e a 6,7s de Joan Roca, tendo conseguido superar Novitskiy, Ten Brinke e Nuno Matos.

Nos camiões, o favorito Pep Vila disse que a Baja : "é uma corrida em que tens que terminar, não é um passeio." Para ele esta oportunidade é um sonho que tentará "desfrutar quilómetro após quilómetro." porque não sabe "Se se poderá repetir." Com um tempo total de 6m44,22s e na frente do segundo classificado David Oliveras, Vila demonstrou que é o piloto com mais opções nesta categoria.

Como novidade nesta edição, um Buggy McRae electrico partiu para a Baja com um grande êxito. Além disso, a prova conta pelo segundo ano consecutivo com uma presença de Benôit Maurice a bordo de um Buggy Ecoproto consebido para ser sustentável. Para isso este veículo foi construido com materiais 100% biodegradáveis: Uma carroçaria de resinas, pintura sem crómio, nem componentes voláteis, e pneus recicláveis.

A etapa de amanhã começa com a partida dos carros do Parque Fechado situado no pavilhão Principe Felipe logo pelas 8:30 (para arrancarem para a pista ás 9:42), e ás 9 da manhã serão as motos que irão arrancar para a super especial ás 9:43
(os sectores das motos e dos carros são diferentes)

Fonte: todoterreno.pt

Yser Racing Team lidera Baja Aragón


As duplas da Yser Racing Team, equipa tri-campeã nacional de Todo-o-Terreno, registaram hoje um excelente resultado na Super Especial da 4ª prova da Taça do Mundo FIA de Ralis: a Baja Aragón 2011. Filipe Campos e Jaime Baptista conseguiram cumprir os 5,39 quilómetros (km) de Prólogo em incríveis 5m28s, enquanto Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor foram os sétimos mais rápidos com mais 15,5s do que os seus companheiros.

Pela primeira vez ao volante do novíssimo Mini All4 Racing X-Raid, Moniz da Maia ainda conseguiu ser durante muito tempo o quarto classificado da geral. Contudo, e devido a alguma falta de adaptação ao carro, acabou por perder alguns lugares nos últimos quilómetros. Já Filipe Campos esteve ao seu melhor nível e ao comando do seu BMW X3 CC garantiu que, amanhã, será o primeiro a arrancar para o Sector Selectivo 1.

Filipe Campos, tetracampeão nacional desta modalidade, não escondeu a sua satisfação pelo bom resultado alcançado e elogiou a qualidade dos pilotos presentes este ano em Aragón: “Estamos muito felizes por termos conseguido o primeiro lugar. O nosso objectivo era ficar entre os três primeiros, para amanhã podermos disputar a prova, por isso esta classificação não podia ser melhor para nós. Queria destacar também a qualidade do parque automóvel e, acima de tudo, dos pilotos inscritos, facto que torna ainda mais relevante o resultado que conseguimos aqui hoje”, atirou.

Por outro lado, Bernardo Moniz da Maia, realçou a qualidade do seu Mini, mas não escondeu a natural falta de adaptação ao mesmo: “Este carro corresponde em tudo às nossas expectativas e foi muito bom poder competir com ele. Pena que não tenhamos conseguido assegurar o quarto posto, mas estou certo que amanhã, já mais adaptado, iremos fazer ainda melhor”, considerou o principal responsável pelo projecto Yser Racing Team.

Fonte: todoterreno.pt

Rui Sousa em 2º Lugar no Prólogo


Começou em Aragon, a Baja TT de Espanha 2011 que decorrerá até ao próximo Domingo. Após o prólogo disputado junto ao circuito Motorland com a extensão de 5,39 km a dupla Rui Sousa / Carlos Silva em Isuzu D-Max Proto são segundos classificados a apenas 6,4 seg. de Filipe Campos / Jaime Baptista que foram os mais rápidos.

Classificação Após Prólogo

1º Filipe Campos / Jaime Baptista – BMW X3 CC ( 5.28.0 )
2º Rui Sousa / Carlos Silva – Isuzu D Max ( 5.34.4 )
3º J.Roca / J. Ferrer – Mitsubishi L200 ( 5.37.7 )

Amanhã serão disputados 2 sectores selectivos num total de 306, 27 km.

Esta prova marca o regresso de Rui Sousa à competição, e ele estava naturalmente feliz no final do dia de hoje, «correu tudo bem. O percurso do prólogo era relativamente enrolado, mas com bom piso. Não quisemos arriscar em demasia pois existiam algumas armadilhas que podiam deitar tudo a perder. Este 2º lugar no prólogo é animador para a prova que amanhã vai verdadeiramente começar, e advinha-se um dia longo e duro. Vamos tentar andar rápido e não cometer erros. Se a sorte nos
acompanhar estaremos bem classificados no final. Penso que fizemos bem o trabalho de casa, a Isuzu atingiu um nível de desenvolvimento muito bom e nós encaramos esta prova com confiança»
.

Este 2º lugar de Rui Sousa no prólogo, deixando para trás nomes que dispensam apresentações é fantástico e deixa a Prolama Competição muito satisfeita.

Francisco Inocêncio foi 14º no prólogo


• Piloto apanhou a pista muito cavada e escorregadia
• “Só grandes máquinas estão à nossa frente”


A dupla Francisco Inocêncio/Pedro Velosa disputou esta tarde hoje, no Motorland Aragón (Alcañiz), o prólogo da Baja España Aragón, num traçado com cinco quilómetros de extensão. A dupla do Red Line Off Road Team participa nesta prova pontuável para a Taça do Mundo de Todo o Terreno aos comandos da Nissan Navara que o piloto estreou no Dakar Argentina Chile 2011.

O nº muito elevado atribuído pela organização prejudicou claramente o piloto da Red Line, já que “a pista se apresentava muito cavada, com muita terra levantada, o que a tornava bastante escorregadia”, salienta Francisco Inocêncio, que acrescenta: “Tive alguma dificuldade em manter o carro em pista, já que ele tinha uma grande tendência para se atravessar. Mesmo assim e tendo em conta os carros que amanhã vão partir à nossa frente, estou satisfeito com o resultado”.

A prova espanhola prolonga-se por mais dois dias onde, em cada um deles, será feita uma dupla passagem por dois sectores selectivos, de respectivamente 133 e 183 quilómetros.

Classificação do prólogo
1º F.Campos/J.Baptista (BMW X3), em 5m28,0s; 2º R.Sousa/C.Silva (Isuzu D Max), a 6,4s; 3º J.Roca/J.Ferrer (Mitsubishi L200), a 6,7s; 4º L.Novitskiy/A.Schulz (BMW X3), a 6,9s; 5º B.Brinke/M.Baumel (Mitsubishi Racing Lancer), a 7,4s; ... 14º Francisco Inocêncio/Pedro Velosa (Nissan Navara), a 25,3s.

Portugueses ao ataque em Espanha. 4 carros dentro do Top10


Arrancou hoje em Alcañiz, Saragoça a 29ª edição da Baja Espanha, ao ser disputado o curto prólogo de 5,400 metros. Com objectivo de ordenar os pilotos de acordo suas prestações para a prova a sério que irá arrancar amanhã, a organização desenhou este percurso em redor do Motorland percorrendo as pistas de terra existentes na infraestrutura.

Filipe Campos foi o mais rápido a percorrer este primeiro sector, demorando apenas 5m28s a chegar ao final. Com este resultado o piloto da Yser Racing Team garantiu a 1ª posição em pista amanhã, libertando-se do pó dos adversários, mas tendo a dura tarefa de abrir a pista.

Em segundo lugar ficou um surpreendente Rui Sousa, com a sua Isuzu D-Max Proto. Precisando apenas de mais 6,4 segundos que Filipe Campos, o piloto da Prolama arrancará amanhã numa posição priveligiada, mas terá que se preocupar com o grupo de seguidores que de certo não lhe dará descanso.

O Português seguinte foi Nuno Matos, que acompanhado de Filipe Serra, que conseguiu terminar em sexto lugar a 10.7 segundos do mais rápido. Sem dúvida um bom resultado e que deixa antever uma boa prestação amanhã.

Logo atrás de Nuno Matos ficou Bernardo Moniz da Maia com o novo Yser Mini All4 Racing. Sendo esta a primeira prova do piloto com o novo carro, este resultado acaba por ser bastante satisfatório, e é com alguma expectativa que se aguarda a disputa do primeiro SS para perceber como é que a dupla Moniz da Maia/Joana Sottomayor se situam agora face á concorrência dita directa.

O quinto Português foi Francisco Inocêncio, que teve que arrancar em 44º para a super especial. Ainda assim conseguiu aproximar-se bastante dos da frente, terminando em 14º a 25,3 segundos de distância de Filipe Campos.
O grupo de pilotos Portugueses participantes na categoria T1 fica completo com José Dinis Lucas. De todos este será o que tem a viatura menos competitiva (mas fiável), e por isso o 25º lugar no final não será uma grande supresa. Porém amanhã com o passar dos quilómetros não será estranho começarmos a ver o piloto do Pajero a subir na classificação.

O mais azarado de todos foi Rómulo Branco, que ao volante da Isuzu D-Max T2 teve que se resignar a ficar em último lugar. Um problema que ainda desconhecemos colocou o piloto na posição de lanterna vermelha, e amanhã irá ter um dia muito complicado pela frente para conseguir subir posições e passar os pilotos que ficaram logo à sua frente.

Amanhã, tal como se disse atrás, arranca a prova a sério com os concorrentes a percorrem dois exigentes sectores pelo deserto Aragonês. Da parte da manhã os concorrentes irão disputar o SS1, com 131 quilómetros. Para a tarde está reservado o sector mais longo e mais duro com 175 quilómetros de extensão.

Fonte: todoterreno.pt

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Francisco Inocêncio, Pedro Velosa e a Nissan Navara já cumpriram as verificações


• Prólogo, com 5 quilómetros, disputa-se amanhã
• Piloto conseguiu “2 minutos” para não ser prejudicado no prólogo


A dupla Francisco Inocêncio/Pedro Velosa cumpriu hoje, em Saragoça, as verificações administrativas e técnicas da Baja España Aragón, prova pontuável para a Taça do Mundo de Todo o Terreno e onde a dupla do Red Line Off Road Team vai participar aos comandos da Nissan Navara que o piloto estreou no Dakar Argentina Chile 2011.

A principal novidade deste primeiro dia da Baja España Aragón prende-se com o facto de a organização da prova “ter sido sensível à nossa preocupação de irmos efectuar o prólogo atrás de um concorrente mais lento, situação essa que poderia penalizar seriamente a nossa posição de partida para a corrida. Não sendo possível alterar a nossa posição de partida para o prólogo, a direcção da corrida decidiu que iríamos partir dois minutos depois do concorrente que parte antes de nós e não apenas um, como seria normal. É uma solução que nos agrada e agora só temos de nos empenhar em dar o nosso melhor, para alcançar um bom resultado”, salienta Francisco Inocêncio.

O prólogo de amanhã será disputado no Motorland Aragón (Alcañiz), com uma extensão de cinco quilómetros. A prova espanhola prolonga-se por mais dois dias onde serão disputados quatro sectores selectivos prefazendo um total de 613 quilómetros.

Yser Mini All4 Racing irá fazer a estreia na Baja Aragón


Poucas horas depois ter conquistado o primeiro, segundo e quinto lugar da geral no Rali Rota da Seda, a Monster Energy X-Raid Team anunciou a sua participação na Baja Espanha Aragon que será disputada já no próximo fim de semana.

Os camiões de assistência, e equipa de assistência começaram a viagem para Espanha, onde terá lugar a quarta ronda da Taça FIA de Ralis de Todo o Terreno no passado domingo. O piloto Russo Leonid Novitskiy e o seu navegador Andreas Schulzz irão participar com um BMW X3 CC no evento que será marcado pela aparição do segundo Mini All4 Racing.

A Baja Espanha irá ser a primeira de uma série de participações, com o carro a viajar também até à Baja Hungria, Baja Polónia e Rali de Marrocos já no final da temporada.

Novitskiy foi forçado a "falhar" o Rali Rota da Seda, depois de um queda numa bicicleta de montanha e onde magoou o pulso. Mas o Russo já está recuperado e ansioso por competir em Espanha, para continuar a defender o título da Taça do Munod FIA. Actualmente lidera a classificação com 123 pontos de vantagem sobre o seu rival Francês Jean Louis Schlesser.

"A Baja Espanha tem dois motivos para celebrar" disse o patrão da Monster Energy X-Raid, Sven Quandt."Em primeiro lugar, as boas notícias de que Leonid está melhor e pode atacar a Taça do Mundo. Segundo porque este é um momento excitante com o segundo Mini All Racing e o nosso piloto Português Bernrado. O nosso objectivo para Espanha é claro - Leonid deve manter a liderança na taça do mundo, e nós devemos continuar o desenvolvimento dos carros."

Os veículos de assistência usados no Rali Roda da Seda ainda estão em viagem desde Sochi, e dirigem-se para a base da equipa em Trebur. A equipa tem ainda outra complicação logística, pois um kit completo de equipa já está em viagem para o Brasil, onde irá participar no Rali dos Sertões, que será disputado de 9 a 19 de Agosto.

"Nós não temos uma grande quantidade de peças suplentes," acrescentou Quandt. "Vários ralis serão disputados num curto espaço de tempo, e não é fácil para nós em termos de logística."

Fonte: todoterreno.pt

terça-feira, 19 de julho de 2011

Francisco Inocêncio vai lutar por um lugar no Top 10 da Baja España Aragón


• Piloto insatisfeito com nº. atribuído pela organização
• Prova espanhola é a 4ª etapa da Taça do Mundo 2011


A dupla Francisco Inocêncio/Pedro Velosa partiu hoje para Espanha onde vai disputar a 4ª etapa da Taça do Mundo de Todo o Terreno. Os pilotos do Red Line Off Road Team vão participar na Baja España Aragón aos comandos da Nissan Navara que o piloto estreou no Dakar Argentina Chile disputado no início deste ano.

Para o piloto da Red Line esta, “vai ser a primeira vez que vou pilotar a Nissan Navara em provas europeias. Estive a fazer diversos testes no Alentejo e sinto-me suficientemente adaptado para acreditar que posso lutar por um lugar no Top 10. Incomoda-me apenas o facto de a organização nos ter atribuído um nº. de prova que não corresponde ao nosso andamento e ter receio de vir a apanhar o concorrente que parte à nossa frente durante o prólogo. Se isso acontecer, a nossa posição de partida para a corrida pode ser seriamente penalizada”, salienta Francisco Inocêncio.

A prova espanhola terá um total de 618 quilómetros de sector selectivo repartido por três dias de corrida. O centro nevrálgico terá lugar, como é habitual, na cidade de Saragoça com o prólogo a ter lugar no Motorland Aragón (Alcañiz).

No Dakar o Red Line Off Road Team teve uma entrada notável, com um 17º lugar na etapa inicial e 8º lugar entre os privados. Mais tarde, mas um acidente de onde resultaram problemas no depósito de combustível, estiveram na origem do abandono da equipa.

Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate em preparação para a Baja de Espanha - Aragão 2011


A Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate vai participar pela primeira vez na mais importante prova do calendário espanhol, a Baja de Espanha - Aragão.

Já na sua 28ª edição, a competição está agendada de 22 a 24 de Julho. Com cerca de 1134 kms, os pilotos terão de atravessar a região autónoma de Aragão, recheada de paisagens áridas e secas aliadas às usuais altas temperaturas.

A Baja de Espanha - Aragão é uma prova Todo-o-Terreno de extrema dificuldade devido às características próprias da região. Por essas mesmas adversidades, vários são os pilotos que estão inscritos nesta prova, que pode desde já ser um teste para o Rally dos Sertões e Rally Dakar 2012.

Os pilotos da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate, Paulo Gonçalves e Pedro Bianchi Prata vão competir com as Husqvarna TE 511 e Husqvarna TE449 respetivamente.

Em declarações, os pilotos da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate demonstraram confiança, ambicionando alcançar lugares no podium da Baja de Espanha - Aragão 2011.

Paulo Gonçalves - " O objetivo para a Baja de Espanha - Aragão é discutir a vitória. Esta prova de renome internacional é um otimo treino para o Rally dos Sertões que é a próxima prova que se segue. Estamos certos que iremos conquistar um lugar no pódio. "

Pedro Bianchi Prata - "A Baja Espanha é considerada a prova mais importante da Europa neste momento. Foi com grande satisfação que aceitamos este convite da organização. Claro que sem apoio dos nossos patrocinadores a nossa participação não era possível, deixo um agradecimento especial à KIA, Vodafone e ao novo patrocinador espanhol as tintas VALENTINE. O nosso objectivo é a vitória da equipa e para tal, fizemos um grande trabalho de preparação de motos e pilotos, as nossas Husqvarnas vão estar equipadas com uns novos depósitos desenvolvidos em conjunto com a CrossPro que sem dúvida serão uma ferramenta fundamental para o bom resultado na Baja. "

Os pilotos da equipa têm treinado diária e intensamente para estar à altura desta competição internacional, que este ano é pontuável para a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno.

A Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate conta, como sempre, com a crucial ajuda de todos os patrocinadores. Nesta prova, a equipa tem um apoio reforçado da Vodafone, da KIA, sendo esta última a primeira vez que patrocina os pilotos da equipa numa competição, a Valentine, empresa inserida no grupo CIN, que vende também tintas mas no país vizinho. Os pilotos da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate de tudo farão para singrar o nome e o indispensável apoio de todos os seus patrocinadores

Uma equipa de reportagem da Sport TV vai acompanhar a Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate durante os três dias de prova. Assim, todos os amantes do desporto motorizado e fãs da equipa, terão a hipótese de assistir ao desenrolar da competição no canal de televisão desportivo.

Ao longo do dia 22 de Julho, sexta, decorrerão as verificações técnicas e administrativas, das 9h às 13h. Às 16h30 do mesmo dia, realizar-se-á a Super Especial, com partida no Motorland Aragon (Alcañiz) com uma extensão de aproximadamente 5kms.

No sábado, os pilotos partirão às 9h45 para o Setor Seletivo 2, este com 131kms e às 14h para o Sector Seletivo 1 de 175kms. Já no último dia de prova, dois setores seletivos serão também realizados com os mesmos quilómetros do dia anterior, a diferença consta no horário; 06h45 saída para o SS4 e 11h saída para o SS3.

Irão no total participar 129 veículos sendo 71 carros, 32 motos, 11 quads, 12 utvs e 3buggys. Espera-se uma disputa feroz entre todos os pilotos inscritos.

Vitória de Holowczyc (BMW), Mini de Peterhansel em 2º


· Domínio absoluto do Monster Energy X-raid

· Delta Q sobe mais uma vez ao pódio


Depois da vitória de Stéphane Peterhansel no Abu Dhabi Desert Challenge e do triunfo do russo Leonid Novitskiy no Rally da Tunísia, coube agora a vez ao polaco Krzysztof Holowczyc alcançar mais um sucesso para o Monster Energy X-raid team, ao vencer o Silk Way Rally, competição que durante uma semana se disputou na Rússia.

Holowczyc, que tripulou um BMW X3, bateu Peterhansel por uma margem ligeiramente inferior a duas horas, toda ela conseguida na primeira etapa quando, sob uma chuva diluviana, o Mini all4 Racing foi afectado por problemas electrónicos. O piloto francês ganhou duas etapas, tantas como o seu colega de equipa, tendo as restantes duas vitórias pertencido a pilotos russos.

Com este resultado é o terceiro pódio consecutivo alcançado pela Delta Q em provas de todo o terreno. Recorde-se que o patrocínio da marca portuguesa de cafés está presente nas viaturas oficiais do Monster Energy X-raid team. Para além de Stéphane Peterhansel, são pilotos oficiais da equipa, o espanhol Nani Roma e o português Ricardo Leal dos Santos, que não estiveram presentes na corrida russa. Pilotos dos três países onde a Delta Q já está presente com a sua linha de produtos.


Classificação Final

1º Holowczic Krzysztof (POL)/Jean-Marc Fortin (BEL), BMW X3 CC em 29h11m27s; 2º Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA), MINI All4 Racing, a 1h59m28s; 3º Aleksandre Zheludov (RUS)/Andrey Rudnitskiy (BLR), Nissan, em 3h24m33s; 4º Vadym Nesterchuk (UKR)/Laurent Lichtleuchter (FRA), Mitsubishi, a 3h58m13s; 5º Alexander Mironenko (RUS)/Sergey Lebedev (RUS), BMW X3 CC, a 4h20m58s.

domingo, 17 de julho de 2011

Dupla da Monster Energy X-Raid Holowczyc/Fortin vencem Rally Rota da Seda


- Stephane Peterhansel foi o segundo classificado
- Alexander Mironenko termina em quinto


The Monster Energy X-raid Team completed the gruelling Silk Way Rally in first,
second and fifth positions at the podium ceremony in Sochi on Saturday.

Polish driver Krzysztof Holowczyc and Belgian co-driver Jean-Marc Fortin claimed outright victory in their BMW X3 CC, the French pairing of Stéphane Peterhansel and Jean-Paul Cottret finished second in a MINI All4 Racing and the Russian duo of Alexander Mironenko and Sergey Lebedev were fifth.

The team’s three crews had crossed the start line in Moscow’s Red Square on July 9th and reached the podium at the Olympic village in Sochi today.

The success was a first for Holowcycz and Fortin with the X-raid team and it was made a little easier when the seventh and final short stage between Maykop and Sochi was cancelled at short notice because of heavy rains that made a crucial river crossing too hazardous. The Pole had taken the lead on the second day and won two specials en route to the win.

“I am happy about this victory, my first with the X-raid team,” said Holowcycz. “They have given me a good car and provided excellent service and assistance.

“This is the only way to fight for victory. From a sporting point of view I was lucky that Stéphane had his problem on the first two day. Otherwise he would have certainly won. As well as the stage wins, it was also very nice to be able to follow behind him. I’ve learned a lot. The Silk Way Rally was hard, the stages were long and it was good preparation for the Dakar.”

For Peterhansel, the first stage had been crucial to the eventual outcome. After problems with a supply of diesel, he lost over two hours to the front-runners and was classified down in 68th position.

But the Frenchman worked his way quickly back up the leader board and, after the third stage, he had already reached fourth overall. A day later, he snatched second position. Peterhansel also won two of the six stages.

"I'm rather disappointed, I finally came to Russia to win," said the Frenchman. "But at least we were able to use the rally well to continue to test the MINI. The prerequisite for this was good. The long tests were stressful and there was also a certain amount of pressure weighing on us."

Mironenko caused a stir with fifth overall. The Russian finished in third position on two stages and was fourth for long periods. Unfortunately, he remained stuck on two legs and had to wait for help from other competitors. "The fifth place is fine for us," said Mironenko. "I think we showed we can compete with the top."

"We started with three cars and have taken three to the finish, plus we could still secure the top two spots in the standings,” said Monster Energy X-raid team boss Sven Quandt. “Alexander took a good fifth place. It could not have worked out better for us. Surely Stéphane is disappointed but, on the other hand, we carried out a lot of work on the MINI. The Silk Way Rally was good preparation for the Dakar, but we still have work to do."

The next event for the Monster Energy X-raid team takes place next weekend. The team will tackle the Baja Spain, the fourth round of the FIA World Cup for off-road rallies, on July 22-24.


Silk Way Rally - Overall Standings after Stage 6:

1. Krzysztof Holowczyc (POL)/Jean-Marc Fortin (BEL) BMW X3 CC
29h 11m 27s
2. Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA) MINI All4 Racing
31h 10m 55s
3. Aleksandre Zheludov (RUS)/Andrey Rudnitskiy (BLR) Nissan
32h 36m
00s
...
5. Alexander Mironenko (RUS)/Sergey Lebedev (RUS) BMW X3 CC
33h 32m 25s

Rui Sousa regressa a Aragón


A Prolama Competição, através da dupla Rui Sousa / Carlos Silva em Isuzu D-Max Proto marcará presença na próxima prova da Taça do Mundo FIA de Ralis TT que decorrerá entre 22 e 24 de Julho, na região de Saragoça.

Com uma lista de mais de 70 inscritos a edição 2011 da Baja de Aragon apresenta uma lista de participantes de grande nível, com destaque natural para o vencedor da pretérita Taça do Mundo, e ainda várias Equipas de nível mundial e que lutam normalmente pela vitória. A prova desenrola-se num traçado de aproximadamente 800 quilómetros, divididos por 3 dias e 5 sectores selectivos, caracterizados pela rapidez e também pelo calor que assola normalmente aquela região nesta altura do ano.

A 28ª Baja de Espanha, marca o regresso de Rui Sousa à competição, após as diversas evoluções que têm vindo a ser testadas na Isuzu D-Max Proto, demonstrando o trabalho intenso dos últimos meses da equipa técnica da Prolama, comprovado pelo programa de testes que têm sido realizados.

Rui Sousa tem no seu palmarés excelentes resultados em Espanha, e encara a edição de 2011 da Baja de Aragon como mais uma oportunidade de competir ao mais alto nível. «Temos aproveitado este interregno nas competições nacionais para continuar a evoluir a Isuzu D-max em diversas áreas. Os resultados foram muito positivos e animadores. Vamos para esta prova sem qualquer pressão de resultados, mas vamos andar rápido. Estamos certos que se tivermos a sorte que nos tem faltado, chegaremos ao fim muito bem classificados e assim darmos uma alegria a todos os que nos têm apoiado ao longo deste projecto»

A Baja de Espanha, tem início com um Prólogo a realizar na Sexta-feira (dia 22) no complexo do Autódromo Motorland em Alcanis, cerca de 100 quilómetros a sul de Saragoça; ao que se segue 2 etapas, uma no Sábado (dia23) com dois sectores selectivos, repetidos no Domingo (dia24), com centro nevrálgico na Cidade de Saragoça.

Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate com o GRUPÓTICO


A Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate estabeleceu uma ligação com o conhecido GRUPÓTICO.

Com elevado prestígio nas áreas em que atua, nomeadamente optometria, contatologia e audiometria, o GRUPÓTICO inaugurou recentemente no Porto a 1ª Óptica Desportiva do Norte, um conceito inovador para o desporto. Através do resultado de um simulador pioneiro que mede os campos visuais utilizados enquanto o desportista pratica o seu desporto favorito, são aconselhadas umas lentes personalizadas que permitem maximizar a performance dos atletas através de tecnologia avançada.

Com intuito de se vincular ao desporto motorizado, Hélder Oliveira - diretor-geral do GRUPÓTICO - referiu a elevada importância desta parceria: " Fruto do nosso recente investimento e especialização na área da óptica desportiva, consideramos estratégico efectuar parcerias ao nível da competição e do desporto em geral. O Team Bianchi Prata é uma estrutura muito profissional, com resultados comprovados e que acreditamos nos pode ajudar a desenvolver esta área de negócio e mesmo contribuir para o desenvolvimento do nosso know-how. "

A Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate, que se mantêm sempre atenta a novas oportunidades de sucesso, de forma a potencializar os resultados e o bem-estar dos seus pilotos, entendeu que esta parceria lhe trará vários benefícios. O Team manager da Equipa Bianchi Prata referiu essas mesmas vantagens: " sem dúvida que esta ligação com o Grupótico é uma mais-valia muito grande para a nossa equipa, pois através das novas tecnologias da Óptica Desportiva do Norte podemos garantir que os nossos pilotos conseguem ter a visão a 100% com os vários testes que tem para as varias modalidades ".

Ambas as entidades esperam que esta parceria contribua para melhores desempenhos desportivos para todos os atletas, tanto amadores como profissionais.

A Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate desafia todos os pilotos a testarem a visão na 1ª Óptica Desportiva do Norte - Avenida Boavista, 201.

Segundo lugar para Stephane Peterhansel na sexta etapa do Silk Way Rally


- Holowczyc segura o terceiro lugar na etapa
- Dupla da X-Raid aumenta vantagem


After three long days racing across Russia, the Monster Energy X-raid team only had to tackle a relatively short 168km special stage against the clock between Stavropol and Maykop on the Silk Way Rally on Friday.

The French pairing of Stéphane Peterhansel and Jean-Paul Cottret were pipped to the stage win by the Russian driver Vladimir Vasijev and duly set the second fastest time in their Mini All4 Racing, a mere 1m 24s behind the Proto driver.

Krzysztof Holowczyc and Belgian co-driver Jean-Marc Fortin finished the short special in third and maintained a comfortable overall lead in the classification.

Peterhansel was the fastest driver on the track for much of the stage, but had to stop and change a flat tyre. The delay cost the Frenchman about three minutes and the day's stage win. "Too bad we had to stop short," said a disappointed Peterhansel. "Especially since the test was very nice to drive today. The navigation was not too difficult for the stage. "

Holowczyc was content to complete the section - the penultimate stage of the event before the finish in Sochi on Saturday – without problems. He now has a lead of nearly two hours in the overall standings and must avoid any risks on the final day. “It was a beautiful stage,” said the Pole. “For us the primary concern was not to have and problems and get through the special.”

Mironenko and Lebedev were not without their own problems on the day’s stage. Their BMW X3CC slipped on a small hillock with the tail over the edge and the front wheels hanging in the air. They lost around 15 minutes before the car could be put back on all four wheels. They maintain fifth overall. "We are pretty shocked," said the Russian. "But Kabirov in the Kamaz helped us and pulled us back."

"For the team, it means that we hold our existing positions and hope that nothing will happen at the last minute," said Monster Energy X-raid team boss Sven Quandt. "Tomorrow it will be only 16 (km) and nothing should really happen anymore, but we still have to be careful. Thank you to the Kamaz guys who saved our Alexander."

Tomorrow (Saturday) is the final leg of the 2011 Silk Way Rally. Crews tackle a 227km liaison section and then a short 16km seventh special against the clock. The route runs through a riverbed and includes numerous water crossings. After a further 117km road section, crews arrive in Sochi for what the Monster Energy X-raid Team hopes will be a triumphant podium finish.

Silk Way Rally - Stage 6 @ 12:00 hrs:
1. Vladimir Vasiliev (RUS)/Kirill Shubin (RUS) G-Force Proto 2h 24m 38s
2. Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA) 2h 25m 52s MINI All4 Racing
3. Krzysztof Holowczyc (POL)/Jean-Marc Fortin (BEL) BMW X3 CC 2h 31m 26s
...
18. Alexander Mironenko (RUS) / Sergey Lebedev (RUS) BMW X3 CC 2h 49m 38s

Silk Way Rally - Overall Standings after Stage 6 @ 12:00 hrs:
1. Krzysztof Holowczyc (POL)/Jean-Marc Fortin (BEL) BMW X3 CC 29h 11m 27s
2. Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA) MINI All4 Racing 31h 10m 55s
3. Aleksandre Zheludov (RUS)/Andrey Rudnitskiy (BLR) Nissan 32h 36m 00s
...
5. Alexander Mironenko (RUS)/Sergey Lebedev (RUS) BMW X3 CC 33h 32m 25s

Nuno Matos regressa a Espanha para realizar baptismo internacional do Astra Proto


Após magnífica vitória ao nível da categoria T2 na edição do ano passado, Baja Espanha Aragon é o próximo desafio do piloto de Portalegre

Um ano volvido após a auspiciosa estreia na Baja Espanha Aragon, coroada com um triunfo que se revelaria determinante para a conquista do título mundial da categoria T2, Nuno Matos e Filipe Serra estão de regresso ao país vizinho, agora para concretizarem o baptismo internacional do Astra Proto inscrito na mais competitiva categoria T1.

Agendada para os dias 22 a 24 de Julho, na província de Saragoça, a mais importante prova do calendário espanhol modalidade junta este ano um elenco de luxo, com um total de 129 equipas inscritas, das quais 71 na categoria automóvel.

Entre os principais nomes confirmados incluem-se, entre outros, cinco pilotos Prioritários FIA, três representantes da equipa oficial da X-Raid – entre eles, o atual líder da Taça do Mundo FIA de TT – e o veterano e quádruplo vencedor da prova, Jean-Louis Schlesser.

“Além dos principais animadores do campeonato espanhol, esta edição apresenta uma das melhores e mais extensas listas dos últimos anos, situação a que não será alheia a anulação do nosso Rali Transibérico e o consequente regresso desta baja ao principal calendário da FIA”, afirma Nuno Matos.

“Sem qualquer pressão quanto a resultados”, o piloto de Portalegre assume que o principal objetivo “é mesmo chegar ao fim na melhor classificação possível, aproveitando para realizar mais alguns quilómetros no Astra Proto. É verdade que já me sinto muito mais confiante que no início do ano, mas também sei que há ainda muito trabalho a fazer até podermos assumir outro tipo de objetivos mais ambiciosos”, constatou o piloto, que este ano regressou ao campeonato português para se estrear no Agrupamento T1.

“Acima de tudo, acho que vai ser interessante situar-nos em relação à concorrência internacional e avaliar o potencial do nosso Astra Proto numa prova tão longa e exigente como esta”
, revelou ainda.

Com quase 1200 quilómetros de extensão, metade dos quais disputados ao cronómetro, a 26ª edição da
Baja Espanha Aragon é proposta ao longo de duas etapas e quatro setores seletivos, dois no sábado e
outros dois no domingo, antecedidos de uma Super Especial ao final da tarde de sexta-feira.


PROGRAMA*

Sexta-feira, 22 de julho
16h45 Partida do Parque Fechado
17h18 Partida para a Super Especial (5,39 km)
20h21 Chegada

Sábado, 23 de julho
07h30 Partida do Parque Fechado
08h42 Partida para o SS1 (131 km)
13h01 Partida para o SS2 (175 km)
17h08 Chegada

Domingo, 24 de julho
05h00 Partida do Parque Fechado
06h12 Partida do SS3 (131 km)
10h29 Partida do SS4 (175 km)
13h23 Chegada – Pódio

* Hora portuguesa (menos 1 hora que em Espanha)