segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DS Racing Team vence UTV1 e brilha em Portalegre


Terminou ontem mais uma temporada de competição, com a mais importante prova do campeonato Nacional de TT, a 25º Baja Portalegre 500.
A DS Racing Team apresentou-se a um excelente nível, e concluiu os 394 kms de prova na 4ª posição da classificação geral, e no 1º posto da classe UTV1, consolidando a vitória na mesma, com o tempo de 6:04:52.00.

No final da prova, era visível a satisfação de toda a equipa, tendo José Denis referido: ”Este resultado é o corolário de uma excelente temporada, os objectivos delineados para a competição foram completamente alcançados. A prova correu muito bem em termos de condução, deu para andar rápido, e o RZR esteve perfeito.”, já Luís Santos, preferiu salientar a importância da gestão dos momentos de prova: “Esta é uma prova especial, muito longa e rápida, e há que dosear ainda mais os riscos, estivemos muito regulares e conseguimos inclusive, ficar mais perto do 3º classificado, Rui Serpa, a cerca de 5 minutos, do que o Carlos Miranda de nós (5º classificado), a cerca de 7 minutos.”

Piloto e co-piloto, deixaram um agradecimento especial à sua equipa de assistência e ao preparador FilipeSport: “O carro foi muito bem acompanhado durante toda a temporada e esteve bastante fiável, somos uma equipa, e quando assim é, os resultados acabam por surgir”, disse José Denis. Quando questionado em relação ao futuro, José Denis referiu: “Agora segue-se uma longa paragem, vamos ponderar, e para a próxima temporada todos os cenários são possíveis.”

Nota ainda para o 2º lugar no troféu Polaris, atrás de Jorge Monteiro, vencedor absoluto da Baja Portalegre 500 2011.

Campeonato Nacional (final após 7 provas) Absoluto: 1º Rui Serpa, 131 pontos; 2º Manuel Agonia, 98; 3º Sérgio Silva, 96; 4º Jorge Monteiro, 91; 5º José Denis/Luís Santos, 85; 6º Tiago Cunha, 81; 7º Luís Ramalho, 78; 8º Marco Melo, 59; 9º Carlos Miranda, 58; 10ºAvelino Luís.

Buggy: 1º Luís Ramalho, 147 pontos; 2º Pedro Almeida, 110; 3º António Brás, 88; 4º Gonçalo Porelo, 65.UTV 1: 1º José Denis/Luís Santos, 138 pontos; 2º Carlos Miranda, 88; 3º Mário Ferreira, 63 pontos.

UTV 2: 1º Rui Serpa, 134 pontos; 2º Jorge Monteiro, 93; 3º Tiago Cunha, 93; 4º Sérgio Silva, 76; 5º António Estêvão, 70.

Open: 1º Manuel Agonia, 125 pontos, 2º Márcio Estêvão, 62; 3º Jorge Branco, 44; 4º António Ferreira, 22.

Campeonato Nacional (final após 7 provas)
Absoluto: 1º Rui Serpa, 131 pontos; 2º Manuel Agonia, 98; 3º Sérgio Silva, 96; 4º Jorge Monteiro, 91; 5º José Denis/Luís Santos, 85; 6º Tiago Cunha, 81; 7º Luís Ramalho, 78; 8º Marco Melo, 59; 9º Carlos Miranda, 58; 10ºAvelino Luís.

Buggy: 1º Luís Ramalho, 147 pontos; 2º Pedro Almeida, 110; 3º António Brás, 88; 4º Gonçalo Porelo, 65.

UTV 1: 1º José Denis/Luís Santos, 138 pontos; 2º Carlos Miranda, 88; 3º Mário Ferreira, 63 pontos.

UTV 2: 1º Rui Serpa, 134 pontos; 2º Jorge Monteiro, 93; 3º Tiago Cunha, 93; 4º Sérgio Silva, 76; 5º António Estêvão, 70.

Open: 1º Manuel Agonia, 125 pontos, 2º Márcio Estêvão, 62; 3º Jorge Branco, 44; 4º António Ferreira, 22.Campeonato Nacional (final após 7 provas)

Absoluto: 1º Rui Serpa, 131 pontos; 2º Manuel Agonia, 98; 3º Sérgio Silva, 96; 4º Jorge Monteiro, 91; 5º José Denis/Luís Santos, 85; 6º Tiago Cunha, 81; 7º Luís Ramalho, 78; 8º Marco Melo, 59; 9º Carlos Miranda, 58; 10ºAvelino Luís.

Buggy: 1º Luís Ramalho, 147 pontos; 2º Pedro Almeida, 110; 3º António Brás, 88; 4º Gonçalo Porelo, 65.

UTV 1: 1º José Denis/Luís Santos, 138 pontos; 2º Carlos Miranda, 88; 3º Mário Ferreira, 63 pontos.

UTV 2: 1º Rui Serpa, 134 pontos; 2º Jorge Monteiro, 93; 3º Tiago Cunha, 93; 4º Sérgio Silva, 76; 5º António Estêvão, 70.

Open: 1º Manuel Agonia, 125 pontos, 2º Márcio Estêvão, 62; 3º Jorge Branco, 44; 4º António Ferreira, 22.

João Rato Domina Desafio Elf/Mazda na Baja Portalegre


Disputou-se este fim-de-semana a 25.ª Baja Portalegre, onde a dupla João Rato/José Motaco venceu o Desafio ELF/MAZDA pela 3.ª vez em outras tantas provas disputadas.
Depois de uma Super Especial menos conseguida, onde obteve apenas o 3.º lugar entre as Mazda, João Rato entrou ao ataque no SS2 e ao km 78 já liderava com 2m43s de vantagem para o segundo classificado. No final do SS2 a vantagem viria a cifrar-se em 4m30s.

No último SS que era também o mais longo, a dupla decidiu não baixar os braços e após 76 km percorridas detinha 11m33s de vantagem para o segundo classificado. Daqui para frente a vantagem continuaria a aumentar, sendo de 15m41s ao km 132 e de 16m10s no final da corrida.

No final João Rato disse: ”Estou muito satisfeito por ter vencido o Desafio ELF/MAZDA na Baja Portalegre pois estava a jogar em casa e queria muito vencer diante do meu público. Foi também a minha terceira vitória este ano em três possíveis, ou seja, todos os objectivos que tinha traçado para esta época estão a ser cumpridos. Queria agradecer à minha equipa pelo excelente trabalho realizado no carro, à JR PRODUÇÕES pela promoção da equipa, mais uma vez ao Eng. José Laranjeira pela ajuda que nos tem dado, ao Francisco Jacinto que tem sido uma peça fundamental na assistência, ao Paulo Pinto por ter acreditado neste projeto, à KRAFTWERK, e por fim queria deixar os parabéns ao meu navegador que já se sagrou campeão.”

O XUXAS TEAM SPORT fez-se também representar pelos pilotos Pedro Ruivo/Pedro Marcão em Nissan Navara, que não terminaram a corrida devido a um acidente e Paulo Pinto/Jorge Amaral em Mazda BT50, que terminaram a corrida no 5.º lugar do Desafio ELF/MAZDA, aproximando-se assim do 3º classificado em termos de Classificação Final.

O Desafio ELF/MAZDA vai ter a sua ronda final no último fim de semana de Novembro nas 24h TT Vila de Fronteira.

David Megre campeão nacional



Depois da quarta posição conquistada no prólogo da 25ª edição da Baja de Portalegre David Megre garantiu idêntico posto no final dos quase 400 quilómetros da prova desenhada no Alentejo e também o título nacional na classe TT3 no nacional de Todo-o-Terreno. Depois de dois títulos conseguido em TT1 e um título Europeu de Bajas em 2009, o piloto de Coruche junta mais um título ao seu palmarés, agora na classe reservada ás motos de maior cilindrada.

À chegada à prova alentejana, a derradeira do campeonato, David Megre não dependia apenas de si para se sagrar campeão e para o conseguir estava dependente do resultado da concorrência.
‘Sabia que não sería fácil, mas como tinha dito antes uma prova como esta pode decidir tudo e alterar mesmo o resultado final de um campeonato. Por isso vim preparado para fazer o que me competia...vencer.’

Palavras do piloto da KTM com as cores da Mercearia Vencedora, que mesmo com algumas dificuldades acabou a prova na quarta posição e com a liderança na sua classe.
‘Foi uma prova complicada especialmente na sua primeira fase. Demorei mais de uma centena de quilómetros até me encontrar com a corrida e só depois consegui realmente imprimir o meu ritmo. Na segunda metade da corrida, no percurso que os carros já tinham percorrido, as dificuldades foram igualmente grandes, mas senti-me mais confortável e mantive um ritmo forte. Estive sempre informado quanto ao posicionamento dos meus adversários e no final perdi o pódio por uma diferença mínima, mas esse não era o principal objectivo.’

Com o dever cumprido quanto à discussão do título David Megre teve depois que esperar pelo desfecho da prova do seu principal adversário, a quem terminar era suficiente para garantir o título.
‘O meu principal adversário precisava apenas de terminar para ser campeão, mas acabou por não conseguir alcançar o final da prova e assim depois de algum tempo de espera acabei por me sagrar campeão nacional... sem dúvida a cereja no topo do bolo no final de uma época complicada.’ referiu o piloto da Caismotor junto ao Parque-Fechado da prova, satisfeito com mais um título nacional. ‘Foi o prémio justo para um ano de muito trabalho! Muito obrigado a todos os meus patrocinadores! Agora quero saborear este título e começar já a trabalhar no próximo ano. Gostava de fazer mais provas no estrangeiro...especialmente em África.’

Hélder Rodrigues forçado a abandonar


• Estava em 3º quando a moto teve um problema mecânico
• Piloto da Red Bull Yamaha TMN Team alvo de diversas homenagens


O Campeão do Mundo de todo-o-terreno, Hélder Rodrigues, não foi feliz na sua deslocação às pistas alentejanas, onde este fim-de-semana se disputou a 25ª edição da Baja 500 Portalegre, o evento mais importante da modalidade no plano nacional e que na comemoração das suas bodas de prata juntou mais de 500 participantes.

O piloto da Red Bull Yamaha TMN Team, aos comandos de uma Yamaha WR 450 Enduro, foi forçado a abandonar na sequência de uma avaria, quando ocupava a 3ª posição.
“Estava a andar bem sem correr riscos mas a moto teve um problema e não deu para continuar”, explica o piloto da Red Bull Yamaha TMN Team que acrescenta: “Agora vou concentrar-me em preparar da melhor maneira possível o Dakar que é a minha grande aposta”.

Homenageado pela Assembleia da Républica

A participação do piloto na Baja 500 Portalegre encerra um movimentado mês de Outubro que começou no Rallye des Pharaons, onde conquistou o título mundial e continuou com a vitória no Rallye Oilbya Maroc. Pelo meio e depois da já noticiada mensagem de felicitações do Presidente da República, também no passado dia 12 de Outubro, foi aprovado por unanimidade de todos os partidos com assento parlamentar, um voto de saudação ao piloto. Hélder Rodrigues é entretanto um dos cinco nomeados para Atleta do Ano, numa iniciativa promovida pela Confederação do Desporto de Portugal.

Ricardo Megre na grande festa da 25ª Baja 500 Portalegre


• Piloto da Megre Motorsport / Pneuvita forçado a abandonar
• Participação nas Bodas de Prata da prova em homenagem ao seu pai


Em 1996 José Megre iniciava o arranque das competições de todo o terreno em Portugal levando a cabo a primeira edição do então Raid Portalegre. 25 anos mais tarde Ricardo Megre estreou-se na Baja 500 Portalegre aos comandos de uma Nissan Navara ex-troféu Tomaz Mello Breyner, acompanhado de Pedro Velosa.

O piloto da Megre Motorsport / Pneuvita, que tinha sido o mais rápido no prólogo de entre os concorrentes inscritos na classe Promoção A, acabou por não ser feliz sendo forçado a abandonar ao fim de 50 quilómetros de corrida.

“Tivemos de partir atrás de todos os T8, depois de termos sido mais rápidos que quase todos eles no prólogo, o que nos obrigou a uma sucessão de ultrapassagens. Talvez por isso numa zona em que seguimos por uma pista paralela ao percurso fomos surpreendidos por uma sucessão de lombas e a nossa Nissan acabou por tombar de lado. Conseguimos colocá-la de novo em condições de prosseguir a corrida mas apercebemo-nos que o radiador estava furado e não havia nada a fazer”, explicou Ricardo Megre que salientou ainda:

“Tenho pena de termos tido uma participação tão breve mas por outro lado estou muito satisfeito pela enorme adesão que a prova teve ao nível de concorrentes já que quanto ao público ele nunca deixou de estar presente acorrendo aos milhares a esta grande manifestação desportiva. Um Portalegre com 500 pilotos é a uma excelente homenagem ao meu pai ”.

Team Solar do Bitoque sobe ao 2º lugar do Desafio ELF Mazda 2011


Com o 4º lugar obtido na Baja 500 Portalegre, o Team Solar do Bitoque subiu para o 2º lugar do Desafio ELF Mazda 2011 quando falta apenas disputar a derradeira dupla jornada que terá lugar nas 24 Horas TT Vila de Fronteira. A prova alentejana foi a derradeira etapa da Taça do Mundo e do Campeonato de Portugal.

Na jornada mais importante do todo-o-terreno nacional, que este ano comemorou as suas bodas de prata, a dupla do Team Solar do Bitoque, composta por Rui Lopes/Luís Ferreira, gastou 6h44m36,30s para percorrer os quase 500 quilómetros de prova, tendo ficado a pouco mais de dois minutos e meio do terceiro lugar, posição que foi ocupada pelo actual campeão desta competição.

“Demorei algum tempo a ganhar ritmo mas fui ganhando cada vez mais confiança e a corrida acabou por nos correr muito bem. Com mais uns quilómetros e talvez fosse possível ter terminado no lugar de pódio. A prova foi muito interessante e tinha milhares de espectadores a assistir o que exige ainda mais do nosso desempenho. Fico satisfeito com o nosso resultado já que fica tudo em aberto para a derradeira prova da temporada”
, referiu Rui Lopes, o piloto que participou na Baja 500 Portalegre aos comandos de uma Mazda BT 50, com as cores da cadeia de restaurantes Solar do Bitoque e o apoio da Evicar.

Jorge Monteiro vence em Portalegre


• Luís Ramalho é campeão na classe Buggy 1
• Sérgio Silva (Polaris) dominou durante grande parte da corrida


Jorge Monteiro aos comandos de um Polaris foi o vencedor da competição destinada aos Buggys e UTV’s na Baja 500 Portalegre. A jornada mais importante do todo-o-terreno nacional, que este ano comemorou as suas bodas de prata, foi também a derradeira etapa do Campeonato Nacional onde Luís Ramalho se sagrou campeão na classe Buggy 1, o único título que faltava atribuir.

O campeão nacional absoluto Rui Serpa aos comandos de um Rage foi o mais rápido no prólogo, mas na corrida o domínio pertenceu, durante grande parte dos 400 quilómetros de sector selectivo, ao Polaris de Sérgio Silva que chegou a ter mais de quatro minutos de vantagem sobre o segundo classificado. Uma avaria a 70 quilómetros do final colocou na frente da prova outro Polaris, o de Marco Melo. Mas um furo logo após ter saído da derradeira assistência, a 50 kms da linha de meta, permitiu que Jorge Monteiro (Polaris) carimbasse uma importante vitória.

A dupla José Denis/Luís Santos (Polaris) triunfou na classe UTV1 e Rui Porêlo, acompanhado do seu filho Gonçalo, num Semog, foram os vencedores entre os Buggy. De destacar o sétimo lugar final de Dorothee Ferreira (Polaris) e a estreia bem conseguida da dupla moçambicana João Perino/Pedro Oliveira (Semog).

Classificação Final

1º Jorge Monteiro (Polaris), em 5h50m46s; 2º Marco Melo (Polaris), a 2m50s; 3º Rui Serpa (Rage), a 9m03s; 4º José Denis/Luís Santos (Polaris), 1º UTV1, a 14m06s; 5º Carlos Miranda (Polaris), a 21m18s; 6º Paulo Sousa (Polaris), a 39m49s; 7º Dorothee Ferreira (Polaris), a 43m01s; 8º Gonçalo e Rui Porêlo (Semog), a 45m55s; 9º Luís Ramalho (Nany), a 47m53s; 10º António Brás (FBF), a 2h17m32s.

Campeonato Nacional (final após 7 provas)
Absoluto: 1º Rui Serpa, 131 pontos; 2º Manuel Agonia, 98; 3º Sérgio Silva, 96; 4º Jorge Monteiro, 91; 5º José Denis/Luís Santos, 85; 6º Tiago Cunha, 81; 7º Luís Ramalho, 78; 8º Marco Melo, 59; 9º Carlos Miranda, 58; 10ºAvelino Luís.
Buggy: 1º Luís Ramalho, 147 pontos; 2º Pedro Almeida, 110; 3º António Brás, 88; 4º Gonçalo Porelo, 65.
UTV 1: 1º José Denis/Luís Santos, 138 pontos; 2º Carlos Miranda, 88; 3º Mário Ferreira, 63 pontos.
UTV 2: 1º Rui Serpa, 134 pontos; 2º Jorge Monteiro, 93; 3º Tiago Cunha, 93; 4º Sérgio Silva, 76; 5º António Estêvão, 70.
Open: 1º Manuel Agonia, 125 pontos, 2º Márcio Estêvão, 62; 3º Jorge Branco, 44; 4º António Ferreira, 22.

domingo, 30 de outubro de 2011

Filipe Campos ganha com recital de condução


Após os dois furos no sector matinal do segundo dia da Baja Vodafone 500 Portalegre, Filipe Campos arrancou da parte da tarde para uma exibição de sonho, coroada com a quinta vitória no evento organizado pelo ACP, batendo Helder Oliveira por 2m41s e Miguel Barbosa por 2m53s. Com este resultado Filipe Campos torna-se assim no recordista de vitórias na mais mítica das provas nacionais de todo-o-terreno.

A concorrência bem tentou conter o avanço do Mini, mas Helder Oliveira e Miguel Barbosa tiveram de se render ao andamento imposto pelo piloto nortenho, passando a lutar pelo segundo posto, numa batalha em que o homem do Nissan acabou por levar a melhor por escassos 12 segundos. A "armada" russa afundou-se na última especial: Novitskiy terminou apenas em quinto e Gadasin em sexto, numa altura em que Pedro Grancha esteve também em bom plano, assinando a quarta marca, na frente de Ricardo Leal dos Santos, o que lhe permitiu minimizar as perdas e saltar para o sétimo lugar final, enquanto o piloto do Mini terminou no quarto lugar absoluto.

Depois dos azares da manhã, Filipe Campos reconhece que arrancou “com um bocadinho de raiva. Queria muito ganhar esta prova e dei tudo até ao último quilómetro. Fui sempre no limite. O carro é fantástico e embora não esteja totalmente ao meu gosto, da parte da tarde a nível de travagem e suspensão estava já bastante melhor. Mais uma vez esta prova foi um exemplo de organização e o terreno estava muito bom, embora existissem zonas ainda com alguma lama”, frisou no final o vencedor das bodas de prata da Baja Vodafone 500 Portalegre.

Mas se Filipe Campos estava satisfeito, igualmente contente estava Helder Olliveira. “Correu muito bem. Foi pena só ter dois pneus novos para colocar à tarde, pois com velhos atrás ao fim de 40 ou 50 quilómetros já estava à procura do carro. Foi o meu melhor resultado aqui e de todo não estava à espera, embora depois do que se passou de manhã tivesse chegado a acreditar que podia mesmo vencer, mas o Filipe esteve soberbo e o carro dele é de outro nível. No final tive de atacar um pouco para passar o Miguel e consegui”, afirmava no final muito satisfeito o piloto de Barcelos.

Resignado estava Miguel Barbosa. Apesar de ter feito uma prova em que “tudo correu bem, não deu para mais. Nas zonas mais lentas ainda consigo ganhar qualquer coisa, mas depois nas partes rápidas não tenho hipótese. Conseguimos chegar ao pódio, mas não na posição de que gostaríamos, ainda assim foi bom. Somamos a pontuação máxima para o campeonato e cumprimos na plenitude os objectivos que tínhamos para este ano”, concluiu o novo campeão nacional de todo-o-terreno.

Quanto aos pilotos russos, que lideravam ao final da manhã, tiveram uma tarde para esquecer. Leonid Novitskiy furou, ao passo que Boris Gadasin foi sempre perdendo tempo para os mais rápidos, terminando apenas no sexto lugar, a 13 minutos exactos do vencedor, enquanto o homem do Mini fechou o “top five”, a 8m28s do vencedor.

Em jogo em Portalegre em termos nacionais estava o título do Agrupamento T2. Mário Dinis Lucas fez o que lhe competia e venceu, com o próprio a reconhecer “que esta vitória aqui vale como um título. Correu muito bem”. Mas a festa maior acabou por ser feita por Carlos Almeida que, graças ao terceiro lugar, garantiu o título.

No Desafio Elf/Mazda vitória tranquila de João Rato, que desta forma se mantém imbatível em 2011 nesta iniciativa monomarca.

X-Raid alcança o Título da Taça do Mundo de TT pelo quarto ano consecutivo


• Novitskiy e Schulz alcançaram a Taça do Mundo com o MINI All4 Racing
• Campos e Baptista ficaram com a vitória na Baja Portalegre 500


Portugal’s Baja Portalegre, the final round of the 2011 FIA World Cup for Cross-Country Rallies, was a successful one for the X-raid team, with Russia’s Leonid Novitskiy and German co-driver Andreas Schulz retaining their FIA World Cup title and Portugal’s Filipe Campos and Jaime Baptista winning the event outright in their MINI All4 Racing.

Finishing fifth was sufficient for Novitskiy and Schultz to retain their title in a Monster Energy X-raid MINI All4 Racing. Portuguese team-mates Ricardo Leal dos Santos and Paulo Fiuza reached the finish in fourth position in a third Monster Energy MINI All4 Racing, while the Portuguese crew of Bernardo Moniz da Maia and Joanna Sotto Mayor rounded out off the X-raid team’s success with eighth overall in a fourth MINI All4 Racing.

After his eighth place on the short 5.52 km super special stage, Novitskiy set the fastest time on the second stage and he snatched the overall lead. But the Russian had to change a flat tyre on the next stage, lost valuable time and slipped to fifth overall, but the pair still did enough to retain their FIA World Cup title.

Dos Santos and Campos finished second and third on Friday’s stage, but Dos Santos struck a stone in a water crossing the following day and had to stop and change a tyre. Campos also had to contend with two punctures and the duo slipped to seventh and eighth after the second stage, but Campos fought back on the third and final timed section to secure outright victory, with Dos Santos finishing in third place.

"This is a great result and a sensational finish to the season," said X-raid team manager Sven Quandt. "Unfortunately we had to fight right to the last stage. But we were able to win the FIA World Cup for the fourth consecutive year. This is again a great boost to the team and a boost to motivation as we head into the final preparations for the Dakar."

Novitskiy and Schulz won the FIA World Cup for the first time in 2010 at the wheel of a BMW X3 CC. Frenchman Guerlain Chicherit secured the title for the Trebur-based team in 2009 and Qatar’s Nasser Saleh Al-Attiyah won the prestigious championship in 2008.

Baja Portalegre 500 – Results:

1. F. Campos (POR) / J. Baptista (POR) MINI All4 Racing – 5h 26m 42s
2. H. Oliveira (POR) / F. Palmeiro (POR) Nissan – 5h 29m 23s
3. M. Barbosa (POR) / M. Ramalho (POR) Mitsubishi – 5h 29m 36s
4. R. L. dos Santos (POR) / P. Fiuza (POR) MINI All4 Racing – 5h 33m 20s
5. L. Novitskiy (RUS) / A. Schulz (GER) MINI All4 Racing – 5h 35m 11s

8. B. M. da Maia (POR) / J. Sotto-Mayor (POR) MINI All4 Racing – 5h 46m 06s

Piloto angolano brilha na Taça do Mundo


• Rómulo Branco esteve na luta pela vitória
• Piloto angolano quer lutar pelo título mundial em 2012


O piloto angolano Rómulo Branco, acompanhado de João Serôdio, aos comandos de uma Isuzu D Max inscrita na Categoria T2, teve um excelente desempenho na Baja 500 Portalegre, derradeira etapa da Taça do Mundo que se disputou em Portugal.

Durante grande parte dos 500 quilómetros de sector selectivo da mais emblemática das provas portuguesas da modalidade o piloto esteve a lutar pelas primeiras posições e apenas um problema mecânico o arredou de terminar num lugar de pódio. Recorde-se que já este ano o piloto angolano terminou a Baja España Aragón, outra prova pontuável para a Taça do Mundo, num magnífico 3º lugar.

“Conseguimos de facto imprimir desde o início um bom ritmo, mas ainda no primeiro sector selectivo acabámos por partir uma transmissão. Fizemos mais de 50 quilómetros em apenas duas rodas motrizes e terminámos o troço a 1,9 s do 3º lugar. Infelizmente só tínhamos 10 minutos de assistência e acabámos por penalizar 21 minutos para poder partir com a nossa Isuzu devidamente recuperada. Andámos o melhor que conseguimos no segundo sector e, não fora a penalização, voltávamos a subir ao pódio numa prova da Taça do Mundo. Para fecho de temporada faço um balanço muito positivo ”
, salientou Rómulo Branco no final da corrida.

Para 2012 o piloto angolano está a preparar um projecto que lhe permita disputar diversas corridas da Taça do Mundo, com o objectivo de tentar alcançar o título mundial na classe T2.

Equipa ribatejana soma títulos


• Dinis Lucas Consulting Team vence por equipas
• José Dinis Lucas vice-campeão nacional
• Mário Dinis Lucas vice-campeão T2


A participação do Dinis Lucas Consulting Team na Baja 500 Portalegre foi um verdadeiro sucesso. Na jornada mais importante do todo-o-terreno nacional, com a prova alentejana a comemorar as suas bodas de prata, pontuando para a Taça do Mundo e Campeonato de Portugal, a formação ribatejana colocou dois carros no Top 10 absoluto e venceu na categoria T2.

Com estes resultados a equipa somou diversos títulos, conseguindo assim terminar em beleza esta temporada de 2011. Na Taça Nacional de Equipas, o Dinis Lucas Consulting Team sagrou-se vencedor superiorizando-se à formação do campeão nacional Miguel Barbosa, contando para isso com uma excelente prestação nesta prova de Pedro Grancha e José Dinis Lucas.

A dupla José Dinis Lucas/Luís Tirano, em Mitsubishi Pajero, revalidou o título de vice-campeã nacional em 2011, depois de ter alcançado um excelente 9º lugar absoluto no final da Baja 500 Portalegre 2011. Para Mário Dinis Lucas, que faz equipa com Francisco Luís num Mitsubishi Montero, o título da Categoria T2 ficou a apenas 2 pontos. Nesta prova o piloto triunfou de forma absoluta na corrida conseguindo assim uma importante vitória numa jornada da Taça do Mundo.

Mais informações sobre a prova em www.bajaportalegre500.com

Classificação Final do Campeonato:

Absoluto: 1º Miguel Barbosa, 90; 2º José Dinis Lucas, 46; 3º Pedro Grancha, 45; 4º Nuno Matos, 44; 5º José Gameiro, 42.
T1: 1º Miguel Barbosa, 87; 2º José Dinis Lucas, 52; 3º José Gameiro, 49; 4º Nuno Matos, 47; 5º Pedro Grancha, 45.
T2: 1º Carlos Almeida, 72 pontos; 2º Mário Dinis Lucas, 70; 3º Francisco Gil, 46; 4º Pedro Ruivo, 41.

João Rato assegura terceira vitória e coloca-se a um passo do título


Muita animação no Desafio Elf/Mazda

Terminou esta tarde mais uma edição, a 25ª, da Baja Portalegre 500, prova emblemática do Todo-o-Terreno nacional e que, uma vez mais, animou de sobremaneira a capital norte-alentejana. Pois para esta grande festa do TT contribuiu também o Desafio Elf/Mazda que, com oito carros partida, emprestou um colorido adicional à prova do Automóvel Clube de Portugal. João Rato (Xuxas Team Sport/Xanauto) venceu sem contestação naquele que foi o seu terceiro triunfo do ano em termos de Desafio, sendo que este teve um sabor especial, já que se tratou da prova disputada na sua terra natal.

O piloto alentejano entrou ao ataque e desde cedo deixou indicações de que estava disposto a repetir os sucessos alcançados na Ervideira e em Idanha-a-Nova. A verdade é que a dupla João Rato/José Motaco dominou os acontecimentos, tendo, porém, como rival mais directo o surpreendente Carlos Aires (Xanauto) que, mesmo com uma penalização, alcançou um excelente segundo lugar no Desafio Elf/Mazda, naquela que foi a sua primeira pontuação esta época (abandonou no Ervideira Rali TT e não marcou presença em Idanha-a-Nova). A luta pelo segundo lugar prendeu, porém, a atenção de todos, já que João Pais (MCoutinho/Ibertal) nunca baixou os braços, perdendo a maior fatia de tempo já na derradeira fase da prova e claramente por não se sentir apto fisicamente. Por outro lado, resultado muito positivo alcançou, também, Rui Lopes (Evicar) que foi quarto - com uma prova sem um único problema e que lhe valeu a ascenção ao segundo lugar da classificação do Desafio após quatro provas - seguido de Paulo Pinto (Xuxas Team Sport/Xanauto) que, igualmente sem problemas no carro, queixou-se apenas da exigência física da prova.

Impossibilitados de participar na festa da chegada ao final desta 25ª Baja Portalegre 500 ficaram Bruno Oliveira – primeiro líder da prova – que desistiu ainda na fase matinal devido a problemas de embraiagem, Pedro Barroco, na sequencia de problemas de injecção na sua Pick-Up, e ainda Durval Costa, que abdicou após a sua carrinha ter ficado retida no reagrupamento com o motor parado.

Com estes resultados, a decisão em relação à entrega do título do Desafio Elf/Mazda fica guardada para a última etapa do ano, as 24 Horas de Fronteira, da qual serão extraídas duas pontuações. Isto significa que em disputa estão ainda 50 pontos, sendo que a vantagem de João Rato (líder) para Rui Lopes (segundo classificado) é agora de 28 pontos.

No final, João Rato estava, naturalmente satisfeito com mais este sucesso, esclarecendo que: “foi uma importante vitória e, uma vez mais, toda a equipa está de parabéns. Durante a especial da manhã atacámos e mesmo assim ainda fomos parados por um furo. Porém, conseguimos um avanço confortável que nos permitiu gerir o andamento na segunda metade da corrida. O título vai decidir-se em Fronteira, onde, apesar do bom avanço que temos, há que estar bem preparado e os nossos olhos estão postos na vitória.”

Classificação Final:

1º João Rato/José Motaco (Xanauto), 6h19m32,2s
2º Carlos Aires/Francisco Bernardino (Xanauto), a 6m10,1s
3º João Pais/José Janela (M.Coutinho), a 22m31s
4º Rui Lopes/Luís Ferreira (Evicar) a 25m04,1s
5º Paulo Pinto/Jorge Amaral (Xanauto), 40m23,5s

Classificação do Desafio Elf/Mazda – Pilotos (Após a 3ª prova)


1º João Rato, 75 Pontos
2º Rui Lopes, 42 Pontos
3º Pedro Barroco, 36 Pontos
4º Paulo Pinto, 32 Pontos
5º Carlos Aires, 18 pontos
6º João Pais, 15 pontos
7º Durval Costa, 12 pontos

(Bruno Oliveira não se encontra classificado)

ARC Sport em forma na festa do TT


- Fernando André perto dos lugares da frente
- João Pais foi terceiro no Desafio Mazda


Para a ARC Sport foi gratificante regressar às azáfamas do TT numa prova de enorme prestígio, comemorando ao mesmo tempo os 25 anos de uma competição que é uma referência em termos internacionais. Ficou provado que a equipa de Aguiar da Beira também está bem oleada ao nível do todo o terreno. Dois carros à partida e dois carros à chegada, sem qualquer tipo de problemas mecânicos durante uma prova muito dura e selectiva.

Fernando André e Luís Gomes efectuaram uma prova segura, ganhando confiança na condução do Renault Mégane Proto com o decorrer dos quilómetros. Mais um teste positivo passado com distinção. A equipa alcançou o 11º lugar final, numa prova recheada com concorrentes de topo.

“Foi muito agradável estar presente em Portalegre e correr perante imenso público, o que é de facto um prazer. Apesar do bom tempo que se fez sentir, a prova foi bastante dura, mas o carro foi de uma fiabilidade extrema, nunca dando qualquer tipo de problemas ao longo da prova, o que espelha o bom trabalho efectuado pela ARC Sport. Penso mesmo que o nosso carro nunca esteve tão bom. Em relação à nossa classificação, é necessário não esquecer que este ano a concorrência foi bastante maior, pois esta Baja estava recheada com equipas de grande qualidade, tanto a nível nacional como internacional. Andámos o que estava ao nosso alcance”, afirmou Fernando André.

Com dois títulos consecutivos no Desafio ELF-Mazda (2009 e 2010), João Pais esteve longe da sua habitual agressividade. Sem qualquer pretensão em termos de pontuação, João Pais e José Janela alcançaram, mesmo assim, o 3º lugar entre as Mazda BT 50.

“Não estive à altura do carro, que se mostrou sempre em perfeitas condições. Quebrei fisicamente no início do sector mais longo, e foi bastante difícil chegar ao fim. Quero deixar os meus sinceros parabéns ao João Rato pela excelente vitória alcançada. Em relação ao futuro, vamos continuar bastante esperançados”
concluiu João Pais.

A equipa da ARC Sport efectuou um excelente trabalho na dura e exigente Baja de Portalegre. Pedro Patrocínio, responsável pelo departamento de TT da casa de Aguiar da Beira, faz um balanço positivo.

“Quero dar os meus parabéns ao Fernando André e ao João Pais pela resistência evidenciada ao longo de uma prova muito dura e exigente em termos físicos e mecânicos. Terminar uma prova mítica como esta, sem qualquer tipo de problemas nos dois carros é excelente. Toda a equipa está de parabéns pelo trabalho realizado. Hoje, em escassos quinze minutos, os nossos técnicos conseguiram fazer um trabalho impecável para garantir a resistência necessária para enfrentar a parte mais exigente e longa desta Baja”, referiu o responsável da ARC Sport.

Resultado de conjunto, Paulo Sousa vence T8


• Edgar Condenso 3º T2
• Marcos Moraes termina na primeira participação
• Nuno Tordo foi 12º da geral


A participação da Prolama Competição na 25ª edição da Baja de Portalegre, foi coroada com um excelente resultado de conjunto. O Campeão Nacional T8, completou o pleno de vitórias nas corridas do campeonato 2011.

Edgar Condenso, demonstrou mais uma vez a sua rapidez, liderando o grupo T2 até perto do final. Nuno Tordo alcançou o objectivo traçado, e Marcos Moraes viajou do Brasil para terminar na sua estreia ao volante da Isuzu T2, a difícil Baja de Portalegre. Apenas Rui Sousa, não atingiu o palanque final com problemas na direcção da D-Max Proto.

Paulo Sousa/ João Santos, venceram de forma categórica a classificação do evento nacional (T8), cumprindo a promessa…”era um objectivo pessoal vencer todas as provas em 2011, e hoje consegui concretizar esse objectivo, embora tenha realizado todo o sector final sem tracção à frente. Foi o culminar de um ano perfeito com mais uma vitória e mais um Titulo. Quero agradecer à Prolama e a todos os seus elementos, assim como aos meus Patrocinadores e Amigos. Agora vamos todos festejar…” comentou visivelmente emocionado.

Edgar Condenso/Nuno Silva, voltaram à competição e terminaram no pódio da categoria T2, embora o 3º lugar final na categoria não traduza o real andamento do Team Consilcar, que dominou claramente até perto do fim, “…conquistamos um resultado interessante, após um ano de paragem. No sector matinal demorei a encontrar o ritmo ideal, mas depois assumi a liderança e só no final perdemos a vitória. De qualquer forma diverti-me muito com a pilotagem da Isuzu D-Max, que é um carro fabuloso para esta categoria…” conclui Edgar Condenso.

Marcos Moraes/ Du Sachs, em representação do Rali dos Sertões, vieram participar na Baja de Portalegre pela primeira vez em automóvel e sentiram a dureza da prova, ”…foi um evento fantástico, e estou grato à Prolama e todos os seus elementos pela forma como fomos recebidos. A viatura resistiu muito bem à dureza da prova, e para mim foi uma autêntica descoberta a forma e o ritmo ideal para vencer as dificuldades. Qualquer diferença de 2 ou 3 quilómetros por hora provoca uma descida imediata na classificação, mas estou feliz por terminar esta dura corrida. Para o ano quero voltar…” concluiu Marcos Moraes.

Nuno Tordo/Francisco Esperto, realizaram uma prova táctica, sempre a pensar no palanque final, conforme palavras do piloto; “…finalmente terminei uma Baja de Portalegre, e logo a edição comemorativa dos 25 anos. Foi uma corrida difícil, mas a ajuda do Francisco Esperto foi preciosa…” referiu no final Nuno Tordo.

Por fim Rui Sousa comentou a actuação da equipa da seguinte forma; “ só a nossa prova não correu como desejávamos. Estava confiante num bom resultado, mas este foi comprometido por um problema na direcção. De qualquer forma estou satisfeito com o resultado global da Equipa, que em conjunto consegui um leque de bons resultados. Reforço o agradecimento a todos os técnicos da Prolama que demonstraram durante toda a prova um grande profissionalismo, assim como a todos os nossos Patrocinadores que nos têm apoiado sempre nestes momentos mais difíceis. Para o ano vamos voltar mais fortes…” concluiu.

A Prolama, projecta já a possível participação nas 24 Horas TT de Fronteira, no final do próximo mês de Novembro

4º lugar para Leal dos Santos e Delta Q - Monster Energy X-raid Team na Baja Portalegre


• Preparação para o Dakar 2012: Missão cumprida

Chegou ao fim a 25ª edição da Baja Portalegre que teve lugar este fim-de-semana. Ricardo Leal dos Santos e o MINI all4 Racing da Delta Q – Monster Energy X-raid Team terminou no quarto lugar. Uma prova que serviu essencialmente para preparar a máquina para a mais dura e mítica prova do Todo-o-terreno mundial, o Dakar Argentina Chile Peru 2012.

A Baja Portalegre pontuável para a Taça do Mundo e uma das provas mais exigente do calendário Nacional de TT reuniu um sem número de pilotos de renome do panorama internacional e nacional e Leal dos Santos foi um dos protagonistas nas exigentes classificativas de Portalegre: “Estamos satisfeitos com o resultado final. Sabemos que poderia ter sido melhor, mas tivemos vários problemas que não nos permitiram discutir os lugares do pódio, nomeadamente um furo que nos fez perder mais de três minutos no primeiro sector selectivo e o problema de embaciamento do vidro, que nos dificultava a visibilidade. Adversidades próprias deste tipo de provas”, começou por explicar o piloto de Coimbra.

Depois do Rallye Oilibya Maroc e agora a Baja Portalegre, Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiúza dão por terminada a preparação para o Dakar: “Foi um bom teste. Não rodámos nos limites pois o carro embarca dentro de 15 dias para a Argentina e não havia necessidade de correr riscos desmedidos. Estamos conscientes que temos nas mãos a máquina ideal para enfrentar o Dakar”, rematou o piloto português que daqui até ao início do Dakar vai centrar a sua actividade na preparação física para a mais longa prova do Todo-o-terreno.

Resultados da Baja Portalegre 500:

1º Filipe Campos/Jaime Baptista – MINI all4 Racing com 5.26.42,7s
2º Hélder Oliveira/Filipe Palmeiro – Nissan Pathfinder a 2.41,10s
3º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer a 2.53,5s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza – MINI all4 Racing a 6.37,4

Problema de caixa limita prestação de Nuno Matos e Filipe Serra na última etapa da Baja Portalegre


Depois de um início auspicioso, com o 4º melhor tempo absoluto no Prólogo, dupla de Portalegre enfrentou sucessivos problemas mecânicos na etapa de hoje, vindo a terminar no 23º lugar

Derradeira prova do ano do calendário nacional e internacional de todo-o-terreno, a 25ª edição da Baja Portalegre 500 não correu da melhor forma a Nuno Matos e Filipe Serra, com a dupla de Portalegre a não conseguir melhor que o 23º lugar final na sequência de sucessivos problemas mecânicos no seu Astra Proto ao longo da etapa de hoje.

“Foi realmente um dia para esquecer. Confirmando os nossos piores receios da véspera, os problemas começaram logo aos primeiros quilómetros do setor inaugural e persistiram mesmo até final. Na verdade, só com muito esforço e persistência conseguimos atingir o final. Infelizmente, nem isso foi suficiente para conseguirmos confirmar o vice-campeonato absoluto, que falhámos por dois escassos pontos”, explicou um desolado Nuno Matos à chegada a Portalegre.

Se o 4º lugar alcançado no Prólogo de ontem até abria excelentes perspetivas à equipa, cedo se tornou claro que esta 25ª edição da Baja Portalegre 500 iria colocar dificuldades acrescidas à dupla que tinha vencido a anterior etapa do calendário português.

“Durante o troço da manhã, o carro entrou sucessivamente em modo de segurança nas partes rápidas do percurso, precisamente quando o turbo estava em máxima carga. Perdemos imenso tempo, mas ainda assim conseguimos estar entre o top-10, deixando tudo em aberto para a parte da tarde”, recordou o piloto.

Após a paragem na assistência, a equipa decidiu retirar pressão ao turbo, procurando remediar o problema. E embora limitado em potência, Nuno Matos até começou bem o segundo e mais longo setor desta baja, recuperando duas posições e subindo até 8º da geral.

Contudo, os problemas regressaram pouco depois, “quando à saída de uma curva lenta ficámos com a caixa encravada em 1ª velocidade. Cheguei a pensar que a prova terminaria ali… Mas, após várias tentativas e muitos minutos perdidos, conseguimos engrenar a 3ª velocidade e seguir assim até final. Foi um esforço tremendo que, infelizmente, não chegou para segurar a vice-liderança do campeonato. Em todo o caso, fica a certeza de que tudo fizemos para alcançar este objetivo num ano que serviu essencialmente de adaptação ao novo carro”, disse ainda Nuno Matos, no final de uma época em que subiu ao pódio por duas vezes e festejou a sua primeira vitória de sempre à geral numa prova do Campeonato.

“Apesar de tudo, provámos que conseguimos já andar ao nível dos mais rápidos e que a aposta pelo Astra Proto, no início desta época, foi a mais acertada, pois trata-se de um carro com um enorme potencial competitivo. É isso que espero continuar a provar ao longo do próximo ano”, conclui Nuno Matos.

Campeão Nacional Miguel Barbosa fecha época com terceiro lugar na Baja 500 Portalegre


À festa do 25º aniversário da Baja Vodafone 500 Portalegre, juntou-se a festa de encerramento do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno com o Campeão Nacional Miguel Barbosa da BP Ultimate Vodafone, a subir ao pódio com o Mitsubishi Racing Lancer, para celebrar o seu 4º Título Nacional e o terceiro lugar na mítica prova idealizada por José Megre.

Depois de ontem vencer o prólogo, a dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho, abriu, hoje bem cedo, a estrada num primeiro sector selectivo em que o sol mais baixo do raiar da manhã causou algumas dificuldades. Com a vitória em mente o piloto de Cascais procurou “atacar desde inicio. O carro estava impecável e andámos sempre no limite, a verdade é que nas zonas rápidas o Mitsubishi não é tão forte como desejávamos.”

Partindo na quarta posição da geral para o derradeiro sector selectivo, Miguel Barbosa ainda rodou na liderança da prova. “De tarde voltei a imprimir um andamento forte para recuperar o que perdi de manhã. O inicio deste segundo sector era mais técnico e lento e acabei por estar na frente, para depois claudicar no final, onde voltámos a apanhar zonas mais rápidas. Queria mesmo ganhar esta Baja 500 mas o terceiro lugar acaba por ser muito positivo,” referiu no final Miguel Barbosa.

“Esta época foi excelente, com bons resultados e com a conquista do meu quarto título Nacional, agora queremos todos desfrutar o feito alcançado e começar a pensar na próxima temporada” concluiu Miguel Barbosa.

Classificação Final
1º Filipe Campos/Jaime Baptista (Mini) 5h26m42,7s
2º Hélder Oliveira/Filipe Palmeiro (Nissan) a 2m41,1s
3º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi), a 2m53,5s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza (Mini) a 6m37,4s
5º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz (Mini) a 8m28,9s

Helder Oliveira com notável 2º lugar


• Piloto de Barcelos lutou pela vitória com máquina “de outro campeonato”
• Chegou a passar pelo comando da prova


Helder Oliveira foi um dos grandes protagonistas da 25ª edição da Baja Portalegre 500 derradeira jornada da Taça do Mundo de Todo o Terreno onde se apresentou aos comandos do Nissan Pathfinder inscrito pela Tecnosport (Nissan Itália).

O piloto de Barcelos, que em Portalegre fazia a sua primeira corrida desta temporada, conseguiu de início a fim dos quase 500 quilómetros de prova, estar na luta pela vitória contra pilotos equipados de máquinas claramente superiores em potêncial desportivo. Acompanhado pelo experiente Filipe Palmeiro, Hélder Oliveira apenas não foi capaz de se superiorizar ao ritmo impressionante imposto por Filipe Campos, mas terminou à frente do campeão nacional Miguel Barbosa e dos dois Mini da equipa oficial, um dos quais pilotado pelo russo Leonid Novitskiy que revalidou em Portugal o título mundial.

“Estou muito satisfeito naturalmente com este resultado. Ainda não foi desta que consegui vencer uma prova à geral e sempre por causa do Filipe Campos. A corrida correu muito bem e apesar do receio que tinha de não estar devidamente preparado, por não fazer corridas vai para um ano, o certo é que tudo funcionou muito bem. O Filipe Palmeiro esteve impecável e o Nissan Pathfinder que a Tecnosport colocou à nossa disposição, não sendo uma máquina de topo, é um magnífico compromisso entre fiabilidade, robustez e excelente andamento”, salienta Helder Oliveira que acrescenta: “Só foi pena ter partido para o derradeiro sector selectivo com apenas dois pneus novos porque passados 50 quilómetros já se notava a falta de tracção. Como sabia que estava tudo em aberto dei o máximo e apenas não consegui acompanhar o ritmo do Filipe”.

"Passeio" de António Maio em Portalegre


Teve pouca história a luta pela vitória nos 25 anos da Baja Vodafone 500 Portalegre no que diz respeito às motos, com António Maio a impor um ritmo impossível de seguir por parte da concorrência. Os adversários aparentemente mais fortes foram capitulando, com nota de destaque para os abandonos de Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves, ambos por avaria mecânica.

Depois de vencer o prólogo, Maio tinha a vantagem de poder escolher a posição de partida e optou por arrancar no terceiro grupo de pilotos, para assim poder gerir melhor a corrida e não ter a missão de abrir a pista. A estratégia resultou em parte, pois rapidamente o homem da Yamaha passou para a frente e foi mesmo o primeiro a percorrer grande parte da prova. “Se soubesse que seria assim, se calhar tinha optado por partir ainda mais atrás. Antes da primeira assistência cheguei ao comando e depois foi ir gerindo o ritmo. Esta é uma corrida muito longa em que é preciso controlar o desgaste da moto e o físico. O piso não estava muito demolidor, tinha bastante tracção, o que para nós é muito bom, e consegui fazer uma prova sem sustos. Ganhar em Portalegre tem o mesmo sabor de um campeonato. O reconhecimento e o retorno ao ganhar esta corrida é superior a ser campeão nacional, por isso voltar a ganhar aqui e logo nos 25 anos da prova, com um lote tão alargado de inscritos, tem um sabor especial”, explicou no final António Maio.

O vencedor terminou com mais de 17 minutos de vantagem sobre Luís oliveira, espectacular na sua estreia no todo-o-terreno, com o piloto da Yamaha YZ a coroar a sua entrada na disciplina, logo na prova mais emblemática, com o segundo lugar do pódio. “Senti-me muito bem fisicamente e, apesar da prova ser dura, não tive qualquer problema. Foi uma boa experiência que gostava de repetir, mas talvez só em Portalegre. Esta é uma prova especial, que já tinha vontade de fazer há bastante tempo e agora tive oportunidade de concretizar esse desejo”, referiu o piloto.

Mais conturbada foi a corrida de Fausto Mota, que chegou ao final sem travão dianteiro: “Após a última assistência, um pau danificou o travão da frente e vim assim até ao final. Ser terceiro em Portalegre é um resultado fantástico e tem um sabor especial”, rematou o terceiro classificado.

David Megre lutou pelo pódio até ao final, mas acabou por terminar em quarto, na frente de Nuno Silva que fechou o “top five”.

Ruben Faria perde Campeonato por 1 ponto

Problemas de embraiagem e em consequência o motor partido, Ruben Faria não consegue terminar 25ª Baja de Portalegre 500. Com este resultado o titulo de Campeão foi para David Megre.



Ruben Faria: "Estou muito desiludido pois não consegui alcançar o meu objectivo de ser campeão nacional TT3. Apesar de todos os esforços na recuperação da moto para chegar ao final, isso não foi possível. A partir de agora o meu objectivo é concentrar-me e preparar-me a 100% para o Dakar. Gostaria de agradecer o apoio de todos os meus Patrocinadores e amigos."

Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate azarada na 25ª Baja Vodafone Portalegre 500


A 25ª edição da Baja Portalegre500 realizou-se nos dias 28 e 29 de Outubro. A mediática prova do TT nacionalintegrou motos, quads, utvs/buggys e autos num desafiante percurso.

Os pilotos da Equipa BianchiPrata / BP Ultimate estiveram presentes na competição com Paulo Gonçalves eVictor Oliveira na classe TT3, Luís Teixeira na classe TT2 e Luís Ferreira naclasse TT1.

A prova iniciou-se com um prólogode 5kms no primeiro dia e um Setor Seletivo de 450kms no último dia.

A última prova do CampeonatoNacional de Todo-o-Terreno 2011 revelou-se muito dura para todos os pilotos daEquipa Bianchi Prata / BP Ultimate.

Na classe TT3, o Paulo Gonçalves,que obteve o terceiro lugar no prólogo, foi obrigado a desistir no segundo diadevido a um problema na moto. O piloto declarou: " A prova correu muito mal. A minhamoto teve um problema elétrico e não pude prosseguir. O fim de época não foimuito positivo mas estamos confiantes que para o próximo ano, tudo correrá pelomelhor. "

O piloto de Caminha, VictorOliveira, sofreu uma queda durante o SS2. No entanto, o piloto conseguiuterminar a prova, tendo alcançado o 27º da geral. O piloto analisou a provaalentejana: " Estava tudo a correr bem mas numa zona rápida, caí e magoei-me num pé.Ainda assim, consegui terminar a prova. O resultado não foi muito bom masconsegui terminar a prova e isso é positivo."

O campeão nacional de TT1, LuísFerreira, não teve também muita sorte, terminado a Baja no 23º da geral. O pilotoreferiu: " A prova estava a correr dentro dos objetivos delineados, ia em 2º dageral e 1º da classe mas ao quilómetro 30, um parafuso desapertou-se do pinhãoda moto e com isso perdi uns 15minutos. Este contratempo deitou por terra osmeus objetivos mas de qualquer das formas, sou campeão TT1, que me deixabastante satisfeito! "

Com a sua 2ª participação na Bajade Portalegre, o piloto algarvio, Luís Teixeira ficou no 32º da classe TT2. Talcomo Victor Oliveira, Luís Teixeira sofreu uma queda, que o prejudicou. Opiloto disse: " Infelizmente, caí durante o percurso, que me fez perder muito tempo ecomo tal, alcancei o 32º da minha classe, o que não muito positivo. "

O team manager da Equipa Bianchi Prata / BPUltimate comentou o desempenho da sua equipa na última prova de TT e ao longodo decorrente ano: " Foiuma pena o que aconteceu a todos os pilotos da equipa. Mas o piso secoalternado com poças de água, existentes no trajeto, condicionou o nossoobjetivo. No geral, foi um bom campeonato. Toda a equipa, pilotos e mecânicos,trabalhou para atingir bons resultados, que foram muitas vezes obtidos. Estamosconfiantes que em 2012, o desempenho desportivo será ainda melhor! "

O Campeonato Nacional deTodo-o-Terreno 2011 terminou com a Baja Portalegre. Esta última prova, foi umgrande espetáculo do desporto motorizado off road, que atraiu muito público àzona de assistência.

sábado, 29 de outubro de 2011

Miguel Barbosa dá o mote em batalha lusitana


Como se esperava foram os portugueses a ditar o ritmo no Prólogo que abriu a edição 2011 da Baja Vodafone 500 Portalegre. Apesar da presença de algumas estrelas do panorama internacional, com natural destaque para Leonid Novitskiy e Jean-Louis Schlesser, foi Miguel Barbosa a ditar o ritmo, mas o piloto do Mitsubishi Racing Lancer por pouco não foi surpreendido por Ricardo Leal dos Santos, que cedeu apenas nove décimos.

Na estreia com o Mini All4racing, Filipe Campos assinou a terceira marca, a 2,5s. No Agrupamento T2 o mais rápido foi o regressado Edgar Condesso, enquanto no Desafio Elf/Mazda, Bruno Oliveira bateu toda a concorrência. Entre os pilotos do Evento Nacional, o mais rápido foi Vitor Caeiro.

Aliás, o equilíbrio foi a nota dominante do arranque da comemoração das bodas de prata da Baja Vodafone 500 Portalegre, para além do imenso público presente, com os 10 primeiros a caberem em menos de 14 segundos, num lote em que constam Nuno Matos, Mathias Kahle, Boris Gadasin, Rui Sousa, Leonid Novitskiy, Hélder Oliveira e Vladimir Vasilev, o que abre excelente perspectivas para uma grande corrida ao longo dos mais de 400 quilómetros. Essa é uma luta em que já não vai estar Ricardo Porém, que não conseguiu colocar o carro a trabalhar para sair do parque fechado.

Como é habitual Miguel Barbosa ganhou o prólogo que, segundo o piloto, «correu dentro da normalidade, embora pudesse ter sido melhor. Para os dois sectores finais é indiferente largar na frente, embora reconheça que quem sai atrás controla melhor a corrida. No entanto, o carro está óptimo e por isso vou impor um ritmo forte desde o início. Apesar de não ser uma obsessão, até porque já ganhei aqui, é sempre um prazer ganhar em Portalegre e é isso que vou procurar fazer uma vez mais», afirmou.

Ricardo Leal dos Santos teve um excelente início de prova, assinando a segunda marca, perdendo menos de um segundo para o mais rápido: «Foi bom, mas não sei se esta é a posição ideal. Acho que deviam fazer como nas motos, deixar os mais rápidos escolher a posição de partida. Para o segundo dia de prova o objectivo é o pódio e para isso contamos com um carro fantástico que passa por cima de tudo de uma forma impressionante».

Na estreia com o Mini, Filipe Campos considerou o terceiro lugar «quase uma vitória. Perder apenas 2,5s para o Miguel é excelente. Vou para ganhar como sempre, apesar desta ser a minha estreia com o carro e deste ter um comportamento diferente do BMW, sobretudo ao nível da estabilidade», explicou o portuense.

Em Portalegre está Jean-Louis Schlesser, que tripula um carro de quatro rodas motrizes «já a pensar no próximo ano. Vou tentar ser o mais rápido possível, mas sei que é muito difícil ganhar a Taça do Mundo, pois para isso teria de ficar na frente do Novitskiy e não me parece possível. É uma alegria regressar a Portugal e logo numa prova tão especial como a comemoração dos 25 anos da Baja Portalegre», referiu o francês.

O segundo dia de prova começa bem cedo, com um sector selectivo de 172 quilómetros, e a partir das 12h30 os pilotos de automóveis arrancam para os derradeiros 253 quilómetros competitivos da 25ª edição da Baja Vodafone 500 Portalegre. Enquanto isto, os motards fazer essa distância numa única especial em linha, a partir das 09h05.

Ricardo e Manuel Porém de fora da Baja Portalegre 500


Ricardo e Manuel Porém, não começaram da melhor forma a sua participação na Baja 500 Portalegre, já que a equipa, após ter efectuado o “shakedown” sem problemas, passado nas verificações técnicas e colocado o BMW Série 1 Proto no Parque Fechado, não conseguiu que o motor funcionasse à partida para a ligação com a Super Especial, hipotecando assim de alguma forma, a possibilidade de conseguir uma boa classificação na prova que este ano comemora os 25 anos desde a sua primeira realização. Com natural desalento, o piloto comentou assim o infortúnio:

”É uma grande desilusão, até porque nos parecia, depois do shakedown, que tudo deveria estar impecável. Estávamos cheios de confiança, mas foi impossível colocar o carro a trabalhar para sair do Parque Fechado, pelo que não disputámos a super-especial. Um problema electrónico, impede que tenhamos sequer hipótese de alinhar amanhã, pelo que vamos ficar por aqui. Ainda pensámos partir, mesmo atrasados e penalizados, mas tecnicamente isso não vai ser possível, pelo que para nós a Baja 500 Portalegre termina já hoje.”

Termina assim de forma inglória a aposta deste ano no CPTT, contabilizando-se apenas um bom resultado na Baja Proença – Oleiros, mas a equipa promete voltar muito mais forte em 2012.

Dinis Lucas Consulting Team na Baja 500 de Portalegre


· José Dinis Lucas encerra Top 20
· Mário Dinis Lucas foi 6º entre os T2
· Equipa ribatejana disputa titulos em todas as categorias


O Dinis Lucas Consulting Team iniciou hoje a sua participação na Baja 500 Portalegre, a jornada mais importante do todo-o-terreno nacional que este ano comemora as suas bodas de prata.

Derradeira etapa da Taça do Mundo e do Campeonato de Portugal desta modalidade, a prova alentejana organizada pelo ACP é de extrema importância para a formação ribatejana que disputa títulos em todos os campeonatos em que participa.

Piloto angolano em 3º lugar na Baja Portalegre 500


• Rómulo Branco alcançou excelente resultado com uma Isuzu D Max
• Em 2012 o piloto angolano quer conquistar Taça do Mundo


Rómulo Branco, acompanhado de João Serôdio, aos comandos de uma Isuzu D Max inscrita na Categoria T2, alcançou esta tarde um magnífico 3º lugar na Baja 500 Portalegre, a jornada mais importante do todo-o-terreno português, que este ano comemora as suas bodas de prata.

Na prova alentejana, disputa-se simultaneamente a derradeira etapa da Taça do Mundo e do Campeonato de Portugal desta modalidade. Recorde-se que já este ano o piloto angolano terminou a Baja España Aragón 2011, num magnífico 3º lugar.

Estou bastante satisfeito por ter alcançado este terceiro lugar no prólogo da Baja 500 Portalegre já que a prova portuguesa tem uma lista de inscritos fabulosa com muitos dos melhores pilotos do mundo desta modalidade. Correu-nos tudo bem, não cometemos erros e manhã vamos ter pela frente um pouco mais de quatrocentos quilómetros cronometrados. Temos uma excelente máquina e quermos com ela assegurar que terminamos esta corrida onde seria bom conseguirmos mais um lugar no pódio”.

A Baja Portalegre 500 continua amanhã e os concorrentes têm pela frente dois troços com cerca de 160 e 280 km cada, entre ambos tem uma paragem para assistência (15m) e para reabastecimento (20m), seguida de um reagrupamento que antecede o SS3.

Ricardo Megre em Nissan Navara brilha no prólogo da Baja 500 Portalegre


• Piloto da Megre Motorsport / Pneuvita vence Promoção A com uma Nissan Navara do antigo Troféu Tomaz Mello Breyner
• Participação nas Bodas de Prata da prova em homenagem ao seu pai


Ricardo Megre estreou-se hoje na Baja 500 Portalegre a prova com que há 25 anos o seu pai José Megre iniciava o arranque das competições de todo o terreno em Portugal.

O piloto da Megre Motorsport / Pneuvita acompanhado de Pedro Velosa, foi o mais rápido na classe Promoção A, com uma Nissan Navara ex-troféu Tomaz Mello Breyner, já bastante rodada e que estava parada há mais de quatro anos.

“Esta é uma carrinha bastante rodada à qual apenas foi feita uma revisão muito básica e essencialmente a nível de motor. Foi a solução possível já que queria muito participar nesta prova”, refere Ricardo Megre que acrescenta:

“Sempre gostei muito do todo-o-terreno e cheguei mesmo a participar em algumas edições das 24, 6 e 3 horas TT. Em provas em linha apenas tive uma experiência em Reguengos em 2005 exactamente com esta Nissan Navara. Amanhã vou fazer tudo para conseguir terminar a corrida embora saiba que esta máquina está bastante cansada. Estou muito satisfeito por estas Bodas de Prta da prova terem tido uma adesão fantástica tanto ao nível de concorrentes como de público”.

A Baja Portalegre 50 continua amanhã e os concorrentes têm pela frente dois troços com cerca de 160 e 280 km cada, entre ambos tem uma paragem para assistência (15m) e para reabastecimento (20m), seguida de um reagrupamento que antecede o SS3.

Bruno Oliveira vence prólogo


• Piloto dos Açores foi o mais rápido do Desafio ELF Mazda
• Mazda Açores TT Team com o apoio da Santogal


Bruno Oliveira, acompanhado por Pedro Colaço, aos comandos de uma Mazda BT 50 foi hoje o mais rápido no prólogo na terceira jornada do Desafio ELF Mazda 2011 que se disputa em conjunto com a 25ª edição da Baja 500 Portalegre prova portuguesa pontuável para a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno.

O piloto dos Açores Team, agora apoiado pela Santogal, gastou menos 3,4s que João Pedro Pais e foi ainda mais ráido 5,4s que João Rato o actual lider da prova.

“A Baja 500 Portalegre é uma prova fantástica que este ano conseguiu juntar mais de 500 participantes. Conseguimos fazer um bom prólogo e vencer na competição onde estamos inseridos o que nos vai permitir partir amanhã para a corrida numa das posições cimeiras entre os automóveis. Estou muito satisfeito pelo nosso desempenho numa prova que junta nomes tão importantes desta modalidade” salienta Bruno Oliveira.

A Baja Portalegre 50 continua amanhã e os concorrentes têm pela frente dois troços com cerca de 160 e 280 km cada, entre ambos tem uma paragem para assistência (15m) e para reabastecimento (20m), seguida de um reagrupamento que antecede o SS3.

Helder Oliveira no Top 10


* Piloto de Barcelos quer terminar no pódio
* Ficou imediatamente atrás do actual campeão do mundo

Parado há quase um ano Helder Oliveira regressou às grandes competições internacionais e esteve em excelente plano esta tarde ao alcançar o 9º melhor tempo no prólogo da Baja Portalegre 500 derradeira jornada da Taça do Mundo de Todo o Terreno. O piloto de Barcelos participa na 25ª edição da mais importante competição nacional da modalidade aos comandos do Nissan Pathfinder inscrito pela Tecnosport (Nissan Itália), no qual é acompanhado pelo experiente Filipe Palmeiro.

ARC Sport no lugar certo!


Um simples aperitivo para uma prova dura e exigente. Foi o que se passou em pouco mais de cinco quilómetros do prólogo da 25ª Baja Vodafone Portalegre 500, vencido com devoção por Miguel Barbosa. Com fervor e entusiasmo estiveram também os dois pilotos apoiados pela ARC Sport na prova rainha do TT. Fernando André e Luís Gomes levaram o Renault Mégane Proto ao 18º lugar, posição que permite à equipa enfrentar os duros sectores de amanhã com a calma necessária para conquistar mais um bom resultado.

João Pais e José Janela estiveram rápidos e impecáveis nos comandos da Mazda BT 50. O duplo vencedor do Desafio ELF-Mazda (2009/20110) obteve o segundo melhor tempo da competição monomarca, colocando-se com dois segundos de vantagem frente ao actual comandante dos Desafios. Uma prova que promete evoluções positivas para os pilotos ARC Sport, nos dois longos sectores selectivos de Sábado.

Rui Sousa 7º no Prólogo


• Edgar Condenso vence categoria T2
• Paulo Sousa 2º T8
• Marcos Moraes continua adaptação à Isuzu
• Nuno Tordo sem problemas

Com a realização do prólogo, arrancou a 25ª edição da Baja de Portalegre, uma das mais carismáticas aventura de Todo-o-Terreno da Europa; competição que o saudoso José Megre elevou até ao nível da Taça do Mundo da especialidade.

Com 5 equipas em prova a Prolama é a formação com maior numero de carros em competição e conquistou através de Rui Sousa/Carlos Silva o 7º lugar da classificação geral, o que levou ao comentário do piloto na zona de Assistência; “…este é um bom inicio para a grande corrida de amanhã. Estamos no lugar ideal para a partida, o que nos permite controlar muito bem a corrida. A Isuzu D-Max está impecável e acredito que vamos continuar no grupo da frente, a corrida é muito longa e o importante é manter um bom ritmo ao longo dos quilómetros. Quero dedicar um agradecimento especial à nossa Equipa Técnica que dedicou um esforço enorme para concluir o nosso carro, assim como todas as viaturas que a Prolama colocou na corrida. …” conclui Rui Sousa.

Em grande destaque estiveram Edgar Condenso/Nuno Silva com a D-Max T2 a registar o melhor tempo do agrupamento, demonstrando toda a capacidade da ISUZU na categoria de viaturas de série; “…correu tudo muito bem, e acabamos por vencer o grupo o que permite partir na frente para a prova. Não competia à um ano e fiquei surpreendido pelo excelente resultado. Amanhã vamos manter o ritmo...” concluiu Edgar Condenso.

A dupla brasileira, Marcos Moraes/Du Sachs cumpriu o prólogo de forma tranquila, para continuar a adaptação à Isuzu T2, viatura muito diferente do Protótipo que utiliza no Brasil; declarando…”correu tudo bem, mas fui com muito cuidado porque o traçado apresentava muitos sulcos, e ainda não conheço bem as reacções do carro. Estou motivado para a grande prova e acredito que vamos manter um bom nível amanhã…” declarou Marcos no final.

Nuno Tordo/Francisco Esperto com a Pick-Up V6, terminaram o prólogo no 23º tempo, com o objectivo focado nos dois sectores selectivos de amanhã; “…a corrida só começa verdadeiramente amanhã e abordei o prólogo com alguma contenção. A corrida vai ser muito dura, e conto com a ajuda do Francisco Esperto para conquistar um lugar de destaque no final…”

No agrupamento T8, os já Campeões Nacionais Paulo Sousa/João Santos levaram o Pajero ao 2º posto, esperando o dia de amanhã para impor um ritmo necessário para alcançar mais uma vitória, que a acontecer será um feito inédito, vencer todas as provas do campeonato…”não é uma obrigação, mas vou tentar esse objectivo. Temos trabalhado muito bem com a Prolama, e este segundo titulo é o culminar de dois anos de intenso trabalho…” rematou Paulo Sousa.

Amanhã a prova sai da zona industrial de Portalegre pelas 7.00horas da madrugada rumo a sul para cumprir o primeiro sector de 180 Km, voltando á Zona de Assistência, de onde os concorrentes irão partir para os últimos e decisivos 250 km.

Bruno Oliveira (Santogal F) arranca em força e ganha o Prólogo


Decorreu hoje ao inicio de uma tarde solarenga o prólogo da Baja 500 Portalegre, que contou mais uma vez com a animação das oito BT-50 que participam no Desafio Elf/Mazda, com a vitória entre as pick-up da marca japonesa, a sorrir à dupla Bruno Oliveira/Pedro Colaço (Santogal F). A fiabilidade destas máquinas foi colocada novamente à prova, e a sua robustez foi comprovada pelo excelente 19º lugar à geral alcançado pelo vencedor deste primeiro Sector Selectivo, numa Baja recheada de grandes nomes nacionais e internacionais do TT.

“Ataquei forte e andei o melhor que pude. O resultado foi muito bom e espero conseguir manter o ritmo amanhã,” esclareceu Bruno Oliveira à chegada ao final do Prólogo que contou, como habitualmente, com a presença de diversos milhares de espectadores. O segundo lugar no Desafio Elf/Mazda, sorriu João Pais com o 21º lugar da geral. O piloto de Viseu, apoiado pela concessionário Mazda MCoutinho, vencedor da competição promovida pela Mazda Motor de Portugal em 2009 e 2010, imprimiu “um ritmo forte, não tivemos problemas e o resultado final acabou por ser positivo. Porém, amanhã temos mais de quatrocentos quilómetros para cumprir e há que saber gerir o esforço.”

A encerrar o pódio esteve o líder incontestado da edição de 2011 da competição. João Rato (Xuxas Team Sport/Xanauto) foi o 26º da geral, num Prólogo em que “nem tudo correu bem. Hoje parece que não estava nos meus dias, mas a corrida propriamente dita é amanhã.”

Prestação positiva teve, também, Durval Costa (SGS Car) que fez a quarta melhor marca entre os carros do Desafio Elf/Mazda, logo à frente de Pedro Barroco (Santos da Cunha II) e Paulo Pinto (Xuxas Team Sport/Xanauto), que terminaram o Prólogo separados por escassos 4,3 segundos. Carlos Aires (Xanauto) foi o sétimo e Rui Lopes (Evicar) o oitavo entre os homens do Desafio, ainda que inserido num lote de pilotos que registaram todos diferenças mínimas de tempo entre si, o que deixa antever uma luta animada para os sectores de amanhã.

Amanhã, os concorrentes têm pela frente cerca de 460 quilómetros ao cronómetro, com arranque logo pelas 7h15, estando o final agendando para as 15h00 na cidade de Portalegre.


Classificação do Prólogo:

1º Bruno Oliveira/Pedro Colaço (Santogal F), 5m18,8s
2º João Pais/José Janela (MCoutinho), a 3,4s
3º João Rato/José Motaco (Xanauto), a 5,4s
4º Durval Costa/José Marques (SGS Car), a 15,50s
5º Pedro Barroco/Daniel Amaral (Santos da Cunha II), a 19,6s
6º Paulo Pinto/Jorge Amaral (Xanauto), 23,9s
7º Carlos Aires/Francisco Bernardino (Xanauto), a 33,5s
8º Rui Lopes/Luís Ferreira (Evicar), a 49,5s

Nuno Matos e Filipe Serra entre os mais rápidos na etapa inaugural da Baja Portalegre 500


Dupla de Portalegre foi uma das boas surpresas deste primeiro dia de prova do ACP ao garantir a quarta melhor marca do Prólogo, a apenas 2,6 segundos dos mais rápidos

Confirmando o bom momento que a equipa atravessa, Nuno Matos e Filipe Serra protagonizaram, esta tarde, uma das boas surpresas do Prólogo que marcou o arranque oficial da 25ª edição da Baja Portalegre 500, última prova do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno.

Motivado pela recente vitória na Baja TT Idanha-a-Nova e também pelo enorme apoio que recebeu do muito público presente, o piloto do Astra Proto surpreendeu neste arranque ao estabelecer o quarto melhor tempo da geral, gastando apenas mais 2,4s que os mais rápidos a cumprir os 5,52 km do percurso.

“Acho que foi talvez o meu melhor Prólogo de sempre aqui em Portalegre. Saiu tudo certinho de início ao fim e o apoio do público ao longo de todo percurso foi absolutamente fantástico”, confessou Nuno Matos à chegada.

“A minha única apreensão agora é conseguir resolver em definitivo um pequeno problema no turbo que identificámos já na véspera. Não sendo grave, limita um pouco o desenvolvimento do motor em baixa rotação”, revelou.

Relativamente à postura para a decisiva etapa de amanhã, Nuno Matos reafirma que “o grande objetivo é confirmar o vice-campeonato absoluto. Mas obviamente que numa prova que conhecemos particularmente bem, vamos tentar arriscar um pouco mais, procurando andar sempre próximo dos lugares da frente. Para já, e face ao resultado de hoje, provámos que estamos ao nível dos mais rápidos”, concluiu o piloto.

Com início agendado para as 7h00 da manhã deste sábado, a segunda e decisiva etapa da Baja Portalegre 500 compreende dois setores seletivos com 142 e 236 km de extensão, respetivamente, estando a chegada ao final prevista para as 15h15 da tarde.

Rui Serpa (Rage) foi o mais rápido no prólogo


· Campeão gastou apenas menos 0,29s que Marco Grilo (Polaris)
· Pilotos têm amanha 400 kms para disputar


Rui Serpa aos comandos de um Rage foi o mais rápido no prólogo da Baja 500 Portalegre entre as três dezenas de Buggys e UTV’s inscritos na jornada mais importante do todo-o-terreno nacional, que este ano comemora as suas bodas de prata. O Campeão Nacional 2011 gastou 5m09,74s a percorrer os 5,52 quilómetros deste sector selectivo, menos 0,29s que o Polaris pilotado por Marco Grilo. Na terceira posição colocou-se outro Polaris, o de Sérgio Silva que gastou mais 2,38s que o vencedor.

2º lugar para a Delta Q - Monster Energy X-raid Team com Leal dos Santos no Prólogo da Baja Portalegre


• Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiúza em lugar de destaque

Arrancou hoje para a estrada a Baja Portalegre 500 com realização dos cerca de cinco quilómetros do Prólogo. A dupla da Delta Q – Monster Energy X-raid Team ao volante do MINI all4 Racing, Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza foi a segunda mais rápida a escassos 0,9 segundos do líder.

Para Ricardo Leal dos Santos este foi um resultado importante, pese embora o objectivo desta prova seja sobretudo preparar o Dakar Argentina Chile Peru 2012 e testar o MINI: “Entrámos no prólogo com o objectivo de ficar em quarto lugar para amanhã não abrirmos o troço. Acabámos por ficar mais à frente do que o esperado”, começou por dizer.

Para a etapa de amanhã, o piloto da Delta Q – Monster Energy X-raid Team espera: “Concluir a prova nos lugares do pódio. O MINI é um carro excelente com um comportamento fantástico. Acho que temos condições para o fazer”, concluiu Leal dos Santos.

A segunda e última etapa com mais de 420 quilómetros de extensão e dois sectores selectivos tem início às 7.45h estando prevista o seu término pelas 16.30h.

A RTP Informação vai transmitir em directo, amanhã 29 de Outubro, a partir das 12.45h cerca de 45 minutos do primeiro Sector Selectivo. Às 16.30h será a RTP2 a fazer a transmissão de 30 minutos do segundo Sector Selectivo.

Resultados do Prólogo:

1º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer com 4.48,20s
2º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza – MINI all4 Racing a 0,90s
3º Filipe Campos/Jaime Baptista – MINI all4 Racing a 2,50s

Miguel Barbosa vence prólogo da Baja Vodafone Portalegre 500


A Baja Vodafone 500 Portalegre teve hoje, num dia em que a chuva abriu tréguas, o seu inicio, com a realização do prólogo de 5,52 km,no qual a dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho e o Mitsubishi Racing Lancer da equipa BP Ultimate Vodafone, foram os mais rápidos, alcançando a vitória com quase um segundo de avanço em relação ao mais directo seguidor.

No final da desta super-especial, Miguel Barbosa revelava-se “satisfeito com a vitória e com o andamento que imprimi. O piso estava óptimo e isso ajudou a que conseguíssemos andar sempre muito rápido e no limite. Estou contente com o resultado embora a frente do carro não estivesse perfeita, principalmente nas curvas lentas, mas acho que é um bom inicio para esta Baja 500.”

Ciente das dificuldades que se adivinham para o dia de amanha, não só pela sua dureza e extensão, mas também pelo elevado nível competitivo entre as equipas inscritas, o piloto, que amanhã abrirá a “estrada”, considera não ser ”relevante para o desenrolar da corrida ser primeiro ou não. Tem as coisas boas e más por isso é-nos indiferente. Estamos livres de pressão e a vontade é de andar sempre no máximo, com um ritmo forte para conseguirmos o que realmente interessa, que é vencer esta Baja, e logo no seu 25º Aniversário.”

Para amanhã estão reservados dois Sector Selectivos com o primeiro de 170 quilómetros a ter inicio às 7H45 e o segundo às 12 horas com 280 quilómetros, o pódio esta agendado para as 17 horas nas instalações da NERPOR.

Classificação Prólogo

1º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi), 4m48,20s
2º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza (Mini) a 0,90s
3º Filipe Campos/Jaime Baptista (Mini) a 2,50s
4º Nuno Matos/Filipe Serra (Opel) a 2,60s
5º Mathias Kahle/André Jockusch (SAM-Mercedes) a 7,20S