quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Hélder Rodrigues vai receber prémio de Campeão do Mundo


· Piloto alcançou o título no Rali dos Faraós, a última etapa do Campeonato do Mundo

Hélder Rodrigues vai ser galardoado com o prémio de Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno, que será atribuido pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo), dia 4 de Dezembro, no Casino Estoril.

A Gala FIM 2011 reune, em Portugal, os melhores atletas do mundo das várias disciplinas do motociclismo e conta com a presença de várias estrelas de renome deste desporto. A cerimónia será apresentada por Suzy Perry e terá transmissão televisiva em todo o mundo.

A entrega de prémios será precedida de uma conferência de imprensa que terá lugar no Hotel Palácio Estoril pelas 16:00 onde estarão presentes os atletas galardoados.

A Gala pode, ainda, ser seguida em fim-tv.com.

BOMCAR conclui Fronteira com sucesso!


Fronteira marcou mais um fecho de temporada do todo-o-terreno, como sempre num ambiente muito especial

Tendo como base os 17 km do Terródromo da Vila de Fronteira, a edição de 2011 contou com três equipas associadas ao concessionário da BMW – BOMCAR – de Coimbra e Leiria.

Estas três equipas participaram na prova raínha do todo-o-terreno nacional com uma Nissan Navara (número 61) e dois Nissan TerranoII (números 67 e 68), viaturas mais uma vez preparadas e assistidas pela equipa de Nelson Falardo, “Fera Racing”. As dificuldades do terreno marcaram a prova deste ano. Um desgaste mecânico acentuado e várias saídas de pista deram bastante trabalho aos pilotos. Devemos relembrar que o facto de todos os carros terem cruzado a linha de chegada, se deve especialmente à pronta e magnifica equipa de assistência.

Depois de reparada a direcção e perdidas as voltas de avanço que os distanciavam da concorrência mais directa, a Nissan Navarra numero 61 pilotada por Alexandrino Dinis, Cesário Santos e Ezequiel Reis, concluiu a prova em 21 lugar e conseguiu subir ao pódio para receber o troféu do terceiro lugar da classe promoção.

Ao volante do Nissan Terrano, numero 67, Rui Costa, Bernardo Marques e Nuno Gonçalves, alcançaram o 31º lugar da classificação geral, com uma prova bastante regular para estreantes na competição, comandados pelo já veterano Pedro Loureiro.

Mais dificuldades tiveram os pilotos do Nissan Terrano com o número 68, Sérgio Brites, Mário Duarte, Filipe Nascimento e Carlos Fonseca que depois do turbo partido na primeira volta, que obrigou a uma paragem forçada de sete horas na assistência, viram as suspensões da frente ceder perante as dificuldades do terreno – este ano bastante mais duro – e uma saída de pista às primeiras horas de manha. Todas estas dificuldades levaram a que esta equipa tivesse perdido 62 voltas para o vencedor da corrida, ainda que tivessem cruzado a 23ªh em 72º lugar entre as cerca de 90 equipas inscritas.

Alem dos apoios da Logidoc e Nextpower, as equipas BOMCAR participaram este ano com uma motivação que vai mais além da paixão pelo todo-terreno, apoiando causas maiores – a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral e a ASSOCIAÇÃO TUDO POR UM SORRISO, www.tudoporumsorriso.net, revertendo a favor destas instituições alguns dos patrocínios angariados através de empresas e particulares, que sensibilizados pela causa do grupo quiseram juntar-se a estas iniciativas solidárias.

“TUDO POR UM SORRISO é um projeto que parte do princípio de simplicidade: oferecer sorrisos a crianças. E quantos mais sorrisos melhor. Queremos que se juntem a nós, apadrinhando uma criança e oferecendo um presente neste Natal. Queremos que connosco façam a diferença! Basta aceder à nossa página do facebook e solicitar a lista de crianças.” Filipe Nascimento, piloto, gestor e co-fundador da Associação, sedeada em Cascais.

Participação do Açores TT Team nas 24 Horas TT Fronteira aproveitada para promoção turística dos Açores


O Açores TT Team, formação liderada por Bruno Oliveira e cujo projecto desportivo está intimamente ligado à promoção do turismo nos Açores, levou a cabo uma acção de distribuição de brochuras informativas sobre o arquipélago entre as equipas estrangeiras e nacionais que participaram, no passado fim-de-semana, nas 24 H TT Vila de Fronteira.

A mítica prova portuguesa de todo-o-terreno é famosa pelo ambiente salutar de convívio que se gera entre os pilotos das mais variadas nacionalidades, factor que permitiu ao piloto Bruno Oliveira promover, uma vez mais, as qualidades turísticas dos Açores aquém e além fronteiras.

Na noite de Sábado, no decorrer da prova, elementos da equipa Açores TT Team visitaram as diversas boxes e estabeleceram contactos com vários membros das equipas participantes que ficaram bastante sensibilizados pela acção e muito bem impressionados, particularmente os estrangeiros menos familiarizados, com as belezas naturais e o potencial turístico do arquipélago.

Piloto angolano termina 24 Horas TT no pódio

domingo, 27 de novembro de 2011

Carlos Sousa venceu hoje as 24 Horas TT no último teste antes do Dakar 2012


- Na 14ª edição da prova organizada pelo ACP, piloto dividiu a condução do Moncé Clio V6 com Mário Andrade, Francisco Pita e o estreante Cédric Duplé

- Foi a primeira vitória de Carlos Sousa em Fronteira, onde tinha como melhor resultado um 2º lugar conquistado em 2003


A sensivelmente um mês de se apresentar à partida do rali Dakar 2012, Carlos Sousa juntou-se este domingo à restrita lista de vencedores das 24 Horas TT – Vila de Fronteira, no regresso do piloto português à equipa liderada pelo luso-francês Mário Andrade e ao Moncé Clio V6 cuja estreia já tinha apadrinhado em 2002.

Numa edição que juntou 90 equipas e mais de 360 pilotos no Terródromo de Fronteira, Carlos Sousa logrou chegar à primeira vitória da sua carreira na prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal e onde apresentava até agora um 2º lugar como melhor resultado, quando em 2003 partilhou a Mitsubishi Strakar oficial com Miki Biasion, Stéphane Peterhansel e Miguel Barbosa.

“Nunca é fácil vencer uma prova e muito menos se esta tiver 24 horas de duração e quase uma centena de equipas em pista! Na verdade, mais do que ter o melhor carro e os pilotos mais rápidos, importa aqui saber encontrar o equilíbrio certo entre rapidez e regularidade, um pouco a exemplo do que acontece num Dakar”, explica Carlos Sousa, que aproveitou esta prova precisamente para ganhar algum ritmo competitivo antes da partida para a América do Sul.

“Nesse particular, e porque já não competia desde abril, foi um excelente teste para o Dakar, tanto do ponto de vista físico como da condução, uma vez que pude realizar bastantes quilómetros em ritmo de prova e em condições sempre muito díspares”
, acrescenta Carlos Sousa, recém-chegado da China na última quarta-feira, onde foi apresentado como piloto oficial do Team Great Wall no Dakar 2012.

Convidado por Mário Andrade para liderar um quarteto que incluía ainda Francisco Pita e o francês Cédric Duplé, este em estreia na prova alentejana, Carlos Sousa revelou-se determinante para o quarto sucesso da equipa em Fronteira, sobretudo quando tomou de assalto a liderança da corrida ao início da noite e, já a meio desta manhã, confirmou o triunfo do Moncé Clio V6 no seu último turno de condução.

“Nem tudo foi fácil de início, já que logo na partida tivemos uma avaria com a bomba de gasolina que nos atrasou bastante na classificação. Contudo, encetamos depois uma fantástica recuperação até final do dia, chegando à liderança já ao cair da noite, altura em que apostámos forte e fizemos toda a diferença na fase mais exigente da prova”
, resumiu Carlos Sousa, que viria a completar a corrida com 1 volta de vantagem sobre os segundos classificados e 2 voltas para os terceiros.

“O último turno foi particularmente difícil, não só pelo cansaço acumulado, mas principalmente porque o eixo traseiro do carro estava totalmente desalinhado. Face ao modo como iniciámos a corrida, a vitória acabou por ser algo surpreendente, mesmo se acabámos por ser regularmente os mais rápidos em pista”, concluiu o piloto português e um dos principais obreiros desta vitória em Fronteira.

Açores TT Team no pódio


• 3º lugar no Desafio ELF Mazda …
• … após excelente recuperação


O Mazda Açores TT Team alcançou esta tarde o 3º lugar nas 24 H TT Vila de Fonteira, derradeira etapa do Desafio ELF Mazda 2011. Aos comandos da Mazda BT 50 o quarteto composto por Bruno Oliveira, Lígia Albuquerque, José Ferraz e Rui Neves, teve uma actuação extremamente positiva tendo recuperado mais de trinta posições depois de a equipa ter sido obrigada a parar para substituir a caixa de velocidades.

A formação liderada por Bruno Oliveira e apoiada pela Santogal superou todas as dificuldades desta grande maratona internacional de todo-o-terreno e em particular a extrema dureza dos 17 quilómetros de traçado da prova organizada pelo ACP.

“Com o piso seco a pista tornou-se, como já se esperava, muito dura, com zonas muito cavadas e que, com o passar das horas, foram massacrando a mecânica das viaturas. Foi necessário fazer uma gestão muito eficaz da corrida e estamos todos de parabéns por termos conseguido superar estas enormes dificuldades levando a Mazda BT 50 de um projecto que visa a promoção dos Açores até à linha de chegada e ainda para mais terminando num lugar de pódio”
salienta Bruno Oliveira.

Piloto angolano termina 24 Horas TT no pódio


• Rómulo Branco (Isuzu D Max) foi 2º na categoria T2
• Equipa terminou à porta do Top 10 absoluto

Uma equipa liderada por Rómulo Branco, aos comandos de uma Isuzu D Max subiu esta tarde ao pódio das 24 Horas TT Vila de Fronteira, a competição com que encerrou a temporada internacional de todo-o-terreno.

O piloto luso angolano que integrou na sua equipa Jorge Silva, Rui Farinha e Pedro Silva, terminou a corrida em 2º lugar entre os concorrentes inscritos com viaturas do agrupamento T2, tendo ainda alcançado um notável 11º lugar absoluto, na prova disputada no circuito português da vila alentejana de Fronteira.

Se a participação na prova organizada pelo ACP começou com um início menos feliz, já que a Isuzu D Max ficou um pouco mal tratada depois de ter capotado no decorrer dos treinos cronometrados, já na corrida o ritmo imposto permitiu à equipa apostar nas primeiras posições.

“Estou muito satisfeito. Disputei este ano três provas de grande relevo internacional e em todas elas consegui estar na luta pelo pódio. Estas 24 Horas TT foram particularmente duras mas a equipa esteve muito bem e conseguimos levar a Isuzu D Max até aos primeiros lugares, apesar de uma sequência de furos nas últimas horas não nos ter permitido terminar no Top 10, o que seria extraordinário”
, salienta Rómulo Branco.

Rui Lopes vence Desafio Elf/Mazda nas 24 Horas de Fronteira, mas... João Rato é o novo “Campeão”


Chegou hoje ao fim a maratona de Fronteira com a vitória a sorrir a Rui Lopes que se revelou o verdadeiro ponta de lança das cinco BT-50 do Desafio Elf/Mazda, na 24 Horas de Fronteira, sendo o mais rápido entre as “pick-ups” da marca nipónica, assegurando um excelente 10º lugar da geral. As Mazda BT-50 revelaram mais uma vez uma enorme fiabilidade com as cinco equipas inscritas a verem a bandeirada de xadrez depois de 24 horas de uma corrida muito dura e com uma série de peripécias. Foi, afinal, em ambiente de festa que terminou esta quarta edição do Desafio Elf/Mazda, disputado da primeira à última prova e com a totalidade das equipas a revelarem um empenho inigualável, e emprestando um ambiente de competição muitíssimo saudável.

Rui Lopes, que, com esta vitória assegurou o 2º lugar do Desafio Elf/Mazda mostrava-se no final “muito contente por termos atingido o objectivo que era ganhar a prova. Foi uma prova dura, em que o nosso carro não esteve isento de problemas, mas a verdade é que conseguimos debelar todas as crises e acabámos por vencer o Desafio aqui em Fronteira, conquistando ainda um óptimo 10º lugar à geral. Toda a equipa está de parabéns.”

O segundo classificado entre as Mazda foi Paulo Pinto, concorrente ao Desafio e o grande mentor da equipa Xuxas Team Sport que este ano disputou, com sucesso, o Desafio, fazendo alinhar duas Mazda BT-50. O 18º lugar à geral foi “muito bom. Trabalhámos muito, quer antes quer durante a prova e a verdade é que o esforço desta grande e muito empenhada equipa deu frutos. Estou, como é fácil de perceber, radiante.”

Bruno Oliveira, que já vencedor da primeira edição do Desafio Elf/Mazda, viu finalmente exorcizados os azares deste ano e fechou o pódio entre as BT-50. Ainda assim, o início foi periclitante, com a BT-50 a “queixar-se” novamente de problemas de caixa de velocidades. “Perdemos muito tempo na fase inicial da prova para trocar a caixa, mas dai em diante as coisas começaram a correr melhor, salvo uma ou outra crise normal, e não só conseguimos chegar ao final da prova, como asseguramos o terceiro lugar entre os carros do Desafio Elf/Mazda.”


Um erro na classificação após as primeiras 12 horas de prova ainda colocaram João Rato como vencedor antecipado do Troféu, mas a verdade é que o piloto de Portalegre teve mesmo que cumprir toda a prova e o quarto lugar final, a somar quinto obtido na primeira metade, significou a conquista do título para o piloto que até Fronteira tinha ganho todas as provas da competição. “Foi um ano excelente, mas esta corrida teve momentos muito stressantes. Tivemos acidentes, problemas mecânicos, enfim uma série de percalços que nunca nos tocaram ao longo de toda a época. Estou naturalmente radiante com a conquista do Desafio, que dedico inteiramente à Xuxas Team Sport, que esteve absolutamente imparável ao longo de toda a temporada e que provou mais uma vez, este fim-de-semana, aqui, em Fronteira todo o seu profissionalismo e dedicação.”

A fechar a armada do Desafio Elf/Mazda ficou Pedro Barroco, sendo entre todos aquele que mais problemas sentiu. Barroco chegou a estar na liderança do Desafio/Elf Mazda, mas...“foi uma prova complicada em, que terminámos quase a passo, após um problema de caixa de velocidades que nos atrasou praticamente desde metade da corrida. É sabido que esta é uma prova muito dura, mas para nós, foi , sem dúvida, uma jornada cheia de percalços que, obviamente se reflectiram no resultado final,” esclareceu o piloto.

Classificação Final:
1º Rui Lopes/Hélder Oliveira/João Pais/Durval Costa (Evicar), 24ho2mo6.91s
2º Paulo Pinto/Pedro Marcelo/Ricardo Porém/João Rato (Xanauto), a 7 voltas
3º Bruno Oliveira/Lígia Albuquerque/Rui Neves/José Ferraz (Santogal F), a 13 voltas
4º João Rato/José Motaco/Francisco Jacinto/Carlos Pinto (Xanauto), a 24 voltas
5º Pedro Barroco/José Pereira/Nuno Barroco/João Elias (Santos da Cunha II), a 39 voltas

Classificação do Desafio Elf/Mazda (Provisória):
1º João Rato, 97 pontos
2º Rui Lopes, 92
3º Paulo Pinto, 68
4º Pedro Barroco, 61
5º Bruno Oliveira, 27
6º Carlos Aires, 18
7º João Pais, 15
8º Durval Costa, 12

Carlos Sousa vence em Fronteira


A equipa luso-francesa, composta por Carlos Sousa, Mário Andrade, Cédric Duplé e Francisco Pita, venceu a 14ª edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira depois de um intenso domínio na pista alentejana, bem expresso pelo facto de ter assumido o comando à 10ª hora da corrida, mantendo-o até final.

Este triunfo reforça o estatuto de Mário Andrade no palmarés de Fronteira, sendo o quarto triunfo deste português a viver há largos em França e um adepto confesso das provas de resistência de todo o terreno. Para Carlos Sousa, «a vitória acabou por ser algo surpreendente face ao modo como começámos a corrida, mas depois conseguimos recuperar e manter o comando apesar de alguns problemas que, no entanto, acabaram por não afectar a nossa performance.»

Disputada sob excelentes condições atmosféricas, a prova alentejana foi bastante movimentada nas primeiras horas, com o francês Laurent Dornel (Caze Buggy) a impor o ritmo nas duas primeiras horas , ao fim das quais o BMW Oryx da equipa Vodafone passou para o comando, na altura com Miguel Barbosa ao volante.

No entanto, Dornel voltou á primeira posição quando estavam cumpridas cinco horas de corrida, numa altura em que era já evidente a recuperação de Mário Andrade e do seu Moncé Clio V6, muito perto dos lugares do pódio.

Seria à 10ª hora que os vencedores da prova assumiriam definitivamente a primeira posição, não mais a largando até ao baixar da bandeira axadrezada, numa altura em que os seus principais adversários conheciam alguns problemas, muito em especial o BMW de Miguel Barbosa, que viria a partir o turbo e a abandonar.

Na segunda posição terminou a melhor equipa portuguesa, constituída por José Amado, Américo Santos e Igor Marques, ao volante de um Nissan Navara, beneficiando de uma condução muito segura e de uma grande fiabilidade mecânica para um brilhante resultado.

O pódio ficou completo com o Renault Megane Proto da família Manfrinato - o pai, António, o filho Giovanni e o sobrinho, Michele - que travaram uma interessante luta com a equipa portuguesa , acabando por perder a segunda posição a duas horas do final, na sequência de um capotamento.

Saliência ainda para a vitória de João Rato, no Desafio Elf Mazda, com o piloto de Portalegre a assegurar o seu sucesso com o segundo lugar em Fronteira, já que Rui Lopes seria o mais rápido entre os pilotos das BT50.

Classificação final:
1º Andrade/Duplé/Sousa/Pita (Moncé Clio V6), 110 voltas em 24h 03m 07,58s; 2º Amado/Santos/Marques (Nissan Navara), a 2 voltas; 3º A. Manfrinato/M. Manfrinato/G. Manfrinato (Renault Megane Proto), a 2 voltas; 4º Vanier/Fabre/Knoll /(Schmit 206), a 4 voltas; 5º Beheity/Despujols/Carpin/Letu (Behheity), a 5 voltas; 6º Correia/Charbonnier/Dubrisay/Fromont (QT Wildcat), a 5 voltas; 7º A. Perillous/Juin/O. Perillous/Torane (ORC Mégane III), a 7 voltas; 8º Passemard/Cuisinier/Combier/Coste (Toyota KDJ95), a 9 voltas; 9º Gibon/Martin/A. Bastet/R. Bastet (Bowler Wildcat), a 9 voltas; 10º Lopes/Oliveira/Pais/Costa (Mazda BT50), a 11 voltas; etc.

Team Solar do Bitoque vence 24 H TT pelo segundo ano consecutivo


• Triunfo no Desafio ELF Mazda Equipa e...
• ... 2º lugar absoluto entre equipas portuguesas

Pelo segundo ano consecutivo o Team Solar do Bitoque alcança um magnífico triunfo nas 24 Horas TT Vila de Fronteira. O quarteto liderado por Rui Lopes e que teve ainda, aos comandos da Mazda BT 50 com as cores daquela cadeia de restaurantes, os pilotos Helder Oliveira, João Pais e Durval Costa, alcançou ainda o 2º lugar absoluto entre equipas 100% lusas e terminou muito perto de um lugar no Top 10 da classificação geral.

Depois de um arranque brilhante, onde a equipa cedo chegou à liderança do Desafio ELF Mazda e que a levou a ocupar a 6ª posição absoluta após a 4ª hora de prova, a Mazda com o nº 7 esteve mais de uma hora parada nas boxes, para resolver um problema mecânico, que a empurrou para uma posição abaixo do 60º lugar.

A recuperação até ao final da corrida foi notável, o que levou Rui Lopes a salientar “o excelente trabalho feito por todos os elementos da equipa, que permitiram renovar a vitória alcançada no ano passado. É para mim uma enorme alegria que o Team Solar do Bitoque volte a estar em destaque nesta importante prova internacional de todo-o-terreno e em mais uma edição do Desafio ELF Mazda”, salienta o piloto que é também o proprietário cadeia de restaurantes Solar do Bitoque.

João Rato vence 4ª edição do Desafio Elf/Mazda


O piloto João Rato é o novo “campeão” do Desafio Elf/Mazda, depois de conquistar o quarto lugar entre as BT-50 e beneficiando também da vitória às 12 Horas de Pedro Barroco. Fazendo uma prova em que a sua principal preocupação era gerir o andamento dos seus adversários, João Rato não tem tido uma corrida fácil e já teve mesmo que trocar de caixa de velocidades da BT-50 inscrita pela Xuxas Team Sport. O piloto de Portalegre conseguiu nos últimos minutos da décima segunda hora, ganhar o quarto lugar entre as Mazda a Bruno Oliveira, amealhando os pontos necessários para poder festejar desde já a conquista do título.

Naturalmente satisfeito, o piloto comentava que “o objectivo está atingido. Não estávamos obrigados a ganhar, mas sabíamos que era possível garantir o título logo após as 12 horas e, uma vez mais, isto resulta do magnífico trabalho da equipa Xuxas Team Sport. Agora temos mais 12 horas de corrida pela frente, para tentar garantir o melhor resultado possível...”

Classificação à 12ª hora:
1º Pedro Barroco/José Pereira/Nuno Barroco/João Elias (Santos da Cunha II), 11h50m38,505s
2º Rui Lopes/Hélder Oliveira/João Pais/Durval Costa (Evicar), a 2 voltas
3º Paulo Pinto/Pedro Marcelo/Ricardo Porém/João Rato (Xanauto), a 4 voltas
4º João Rato/José Motaco/Francisco Jacinto/Carlos Pinto (Xanauto), a 8 voltas
5º Bruno Oliveira/Lígia Albuquerque/Rui Neves/José Ferraz (Santogal F), a 8 voltas

Classificação do Desafio Elf/Mazda (Provisória):

1º João Rato, 87 pontos
2º Pedro Barroco, 61
3º Rui Lopes, 60
4º Paulo Pinto 47
5º João Pais, 15
6º Durval Costa, 12
7º Bruno Oliveira, 10

Piloto angolano nas 24 Horas TT Vila de Fronteira


• Rómulo Branco luta pela vitória em T2 com uma Isuzu D Max
• Com 6 horas de prova ocupa o 2º lugar


Rómulo Branco, acompanhado de Jorge Silva, Rui Farinha e Pedro Silva, aos comandos de uma Isuzu D Max inscrita na Categoria T2, disputa este fim de semana mais uma clássica do todo o terreno mundial, a famosa competição de 24 horas disputada no circuito português da vila alentejana de Fronteira.

Na prova alentejana, para onde convergiram algumas das principais equipas francesas que se destacam neste tipo de provas, o piloto luso angolano não teve um início feliz capotando no decorrer dos treinos cronometrados. A sua equipa trabalhou ao longo de toda a noite e hoje, à partida para a prova, tudo estava em condições para Rómulo Branco arrancar para mais uma longa maratona desportiva.

Com seis horas de prova a equipa liderada por Rómulo Branco ocupa o 2º lugar entre os T2 e um lugar próximo do Top 20 absoluto.

“Esta é uma longa maratona. Sem chuva, a pista está muito dura o que penaliza muito a mecânica. Temos um carro bastante resistente e fiável e vamos jogar com isso para ir melhorando a nossa classificação com o passar das horas. A nossa grande meta é terminar e depois conseguir um bom resultado entre os T2”, salienta Rómulo Branco

Team Solar do Bitoque teve um início de prova brilhante


• Liderança do Desafio ELF Mazda Equipa e 6ª posição absoluta no final da 4ª hora
• Longa paragem na box não afecta moral da equipa


A participação do Team Solar do Bitoque em mais uma edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira não podia ter começado de melhor forma. Com Helder Oliveira a assumir o arranque, aos comandos da Mazda BR 50, a equipa cedo chegou à liderança do Desafio ELF Mazda.

Na paragem efectuada às duas horas e meia de prova, para mudança de piloto, colocava a equipa entre o Top 10 absoluto, posição que João Pais ajudou a consolidar tendo chegado a ocupar a 6ª posição após a 4ª hora de prova, numa altura em que a formação liderada por Rui Lopes era também a 2ª melhor entre as equipas nacionais.

Um problema com os injectores forçou todavia a uma paragem que se mostrou bem mais demorada do que seria desejável mas que nem por isso retirou o elevado moral com que a equipa está a encarar esta competição.

Para Rui Lopes esta paragem “faz parte dos imponderáveis de uma corrida mas não vamos desanimar. Começámos muito bem, tivémos azar, mas ainda falta muita corrida e vamos trabalhar em conjunto para recuperar o que for possível”, salienta o piloto que actualmente ocupa o 2º lugar no Desafio ELF Mazda.

Muita animação nas primeiras horas da corrida


Terceiro classificado na edição do ano passado, o francês Laurent Dornel (Caze Buggy) era o líder da presente edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira quando estavam cumpridas as primeiras cinco horas de uma corrida bastante movimentada e que já tivera vários comandantes.

Das 90 equipas presentes nos treinos cronometrados, largaram 86 formações, sendo a principal ausência a da formação francesa liderada por Hugues Moilet, uma vez que os estragos provocados no MGR 206 cc pelo despiste nos treinos foram impossíveis de reparar. Também Stephane Barbry, com o BMC BMW que ganhou a edição de 2010, seria forçado a largar das boxes para poder reparar os problemas de suspensão que o carro apresentava, perdendo desde logo imenso terreno.

Depois do sempre espectacular momento da largada, seria Laurent Poletti (Asmo Porsche) a tomar conta dos acontecimentos, impondo o ritmo da corrida, seguido por por Dornel e por António Coimbra, na altura aos comandos do BMW Oryx. No entanto, uma paragem prematura de Poletti permitiu a Dornel ascender ao comando, situação que seria alterada durante a terceira hora, aproveitada por António Coimbra para, de forma algo surpreendente, assumir a liderança com um carro de duas rodas motrizes.

Foi nestas condições que José Pedro Fontes rendeu o seu colega de equipa, mas alguns problemas com o carro obrigaram o campeão nacional de velocidade a ter de passar pelas boxes para reparar o sistema de lavagem do pára-brisas, obrigando-o a cair na classificação.

Deste modo, seria Dornel a recuperar a primeira posição, sendo ainda de destacar a excelente performance de duas equipas portuguesas nesta fase inicial da corrida, com saliência particular para a Toyota Hilux da equipa liderada por José Cunha, a ocupar um sensacional segundo lugar. Uma nota ainda para a Mazda BT50 de Rui Lopes, a rodar na sexta posição, posição que pouco servia os seus interesses em termos de Desafio Elf-Mazda, uma vez que o grande favorito desta competição, João Rato, rodava na 12ª posição mas segundo nesta iniciativa monomarca, situação que a manter-se seria suficiente para lhe garantir a vitória final.

Classificação após 5 horas de corrida: 1º Dornel/Lacam/Garicoix/Castan (Caze Buggy), 26 voltas em 5h 01m 20,98s; 2º Silva/Rolla/Inácio/Ramos/Cunha (Toyota Hilux), a 2m 55,41s; 3º Boullet/Duplé/Dubois/Jaffrennou (Sadev Buggy), a 5m 20,61s; 4º Fontes/Coimbra/Barbosa/Lauilhe/Vincendeau (BMW Oryx), a 1 volta; 5º A. Manfrinato/M. Manfrinato/G. Manfrinato (Renault Megane Proto), a 1 volta; 6º Lopes/Oliveira/Pais/Costa (Mazda BT50), a 1 volta; 7º Poletti/Annee/Desgranges (Asmo Porsche), a 1 volta; 8º Andrade/Duplé/Sousa/
Pita (Monce Clio V6), a 1 volta; 9º Durand/C. Duplé/Masson/Quinet (Fouquet Buggy), a 1 volta; 10º Beheity/Despujols/Capin/Letu (Beheity), a 2 voltas; etc.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Açores TT Team em 4º lugar


• Treinos cronometrados muito disputados
• Equipa ficou a 12 centésimos do 3º tempo


O Mazda Açores TT Team, formação liderada por Bruno Oliveira, registou esta tarde o 4º melhor tempo nos treinos cronometrados das 24 H TT Vila de Fonteira, onde a equipa disputa a derradeira etapa do Desafio ELF Mazda 2011. Aos comandos da Mazda BT 50 estiveram hoje no traçado do Terródromo Vila de Fronteira e para além de Bruno Oliveira, a conceituada Lígia Albuquerque e ainda José Ferraz e Rui Neves.

A equipa apoiada pela Santogal ficou apenas a 12 centésimos de segundo do 3º tempo e a menos de 10s da equipa que realizou a volta mais rápida aos cerca de 17 quilómetros de traçado da prova organizada pelo ACP.

“Estou bastante satisfeito com a forma como decorreram os treinos cronometrados já que os tempos de todos os principais competidores estão muito próximos o que significa que a prova promete ser bastante animada. Pela nossa parte estamos cientes de que vai ser uma corrida muito difícil já que com o piso seco a pista se torna muito dura e vai ser necessário fazer uma gestão muito eficaz da corrida”
salienta Bruno Oliveira.

Team Solar do Bitoque em 2º lugar nos treinos cronometrados


O Team Solar do Bitoque registou hoje o 2º melhor tempo nos treinos cronometrados de mais uma edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira, a derradeira prova da temporada para o Desafio ELF Mazda 2011. A equipa liderada por Rui Lopes efectuou a sua melhor volta ao traçado do Terródromo Vila de Fronteira em 11m08,166s apenas mais 7s que a equipa que averbou o melhor tempo.

Aos comandos da Mazda BT 50 que ostenta o nº 7 estiveram sucessivamente João Pais, o vencedor das duas anteriores edições do Desafio ELF Mazda, o consagrado Hélder Oliveira, piloto que recentemente alcançou uma notável 2ª posição na 25ª edição da Baja 500 Portalegre e Durval Costa um dos pilotos que participa habitualmente nesta competição. Todos eles apostam em levar Rui Lopes e o Team Solar do Bitoque a repetir a vitória alcançada em 2010.

Para Rui Lopes estes treinos “correram sem incidentes e comprovaram a mais-valia desta equipa. Vamos ter pela frente uma prova com um piso muito duro, sem chuva e com um ambiente magnífico com muitos milhares de espectadores a assistir a uma corrida que é sempre muitíssimo animada”, salienta o piloto que participa no Desafio ELF Mazda aos comandos da Mazda BT 50, com as cores da cadeia de restaurantes Solar do Bitoque de que é proprietário e que conta com o apoio da Evicar.

João Rato lidera pelotão Mazda para as 24 Horas


Treinos cronometrados dão o mote para uma jornada plena de animação

A batalha das 24 horas de Fronteira, não serve para conquistar terras aos mouros, mas sim de epílogo ao Desafio Elf/Mazda que nesta prova decide o vencedor de 2011, com o piloto João Rato a ter de defender o “Castelo” dos seus mais directos seguidores Rui Lopes, Pedro Barroco e Paulo Pinto, os únicos com possibilidade de retirar a coroa ao, pelo menos até ao final da corrida, “Rei” da competição.

Assim, e fazendo jus à posição de líder do Desafio, João Rato logrou ser o mais rápido nos treinos cronometrados, colocando a sua equipa no topo do pelotão das Mazda BT-50, assegurando a sua melhor volta em 11m00,92s, apenas oito segundos mais lesto que a equipa liderada por Rui Lopes, que teve como “lebre” o vencedor das duas anteriores edições do Desafio, João Pais.

Numa sessão sem sobressaltos, Pedro Barroco averbou a terceira melhor marca, mas prova do calor que se vive nesta competição e da igualdade de andamento entre as equipas é a diferença que o separou da formação liderada por Bruno Oliveira, que foi de apenas um centésimo de segundo, o que, tendo em conta que a pista tem cerca de 17 quilómetros, é de sublinhar.

Apostado na luta por um lugar no pódio final do Desafio Elf/Mazda, Paulo Pinto viu a sua Pick-Up colocada na quinta posição da competição promovida pela marca nipónica, com o melhor tempo da responsabilidade de Ricardo Porém.

A verdade é que a totalidade das equipas Mazda concorrentes do Desafio em Fronteira “couberam” em apenas 13 segundos, o que, naturalmente, deixa antever uma muito renhida disputa para a corrida propriamente dita, que arranca amanhã pelas 13 horas, sendo que o arranque terá transmissão em directo no Canal 1 da RTP, numa emissão que terá início às 12h45.

Classificação dos Treinos Cronometrados:

1º João Rato/José Motaco/Francisco Jacinto/Carlos Pinto (Xanauto), 11m00,92s
2º Rui Lopes/Hélder Oliveira/João Pais/Durval Costa (Evicar), 11m08,16s
3º Pedro Barroco/José Pereira/Nuno Barroco/João Elias (Santos da Cunha II), 11m10,48s
4º Bruno Oliveira/Lígia Albuquerque/Rui Neves/José Ferraz (Santogal F), 11m10,49s
5º Paulo Pinto/Pedro Marcelo/Ricardo Porém/João Rato (Xanauto), 11m13,96s

Laurent Poletti mais rápido no domínio das equipas estrangeiras


O francês Laurent Poletti, aos comandos de Asmo Porsche de 360 cavalos de potência, estabeleceu o melhor tempo nos treinos cronometrados para a 14ª edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira, a última competição oficial da temporada de todo o terreno.

Com 90 equipas presentes, num total de 338 pilotos, a prova alentejana apresenta este ano uma pista totalmente seca, ao contrário do que tem sido habitual nas últimas edições, facto que irá também ser mais exigente para as mecânicas, pelo que a resistência das máquinas será muito mais decisiva para a vitória final do que as suas performances.

Poletti, vencedor da prova em 2005, aproveitou bem o pouco trânsito na pista para conseguir logo nos primeiros momentos a sua volta mais rápida, confirmando assim as boas indicações que este conjunto já tinha dado nas 24 Horas de Paris, onde também estabeleceu a "pole": «A pista estava excelente e a volta correu muito bem. No entanto, o nosso objectivo é terminar a prova, pelo que iremos impor um ritmo mais a pensar nisso do que em tentar lutar pela vitória. É sempre um prazer vir correr em Fronteira, sem dúvida o melhor traçado na Europa para este estilo de prova».

Curiosamente, o resultado dos treinos desta edição foi muito semelhante ao do ano passado, com o francês Laurent Dornel a repetir a segunda posição com o Caze Buggy equipado com motor Nissan, o único a andar relativamente perto dos tempos de Poletti: «A pista estava excelente mas muito escorregadia, mas é muito mais agradável conduzir com estas condições atmosféricas, apesar de podermos arriscar um pouco de pó».

Tal como em 2010, José Pedro Fontes foi o piloto português mais rápido, estabelecendo a terceira melhor marca, mas já a 10,75s da "pole": «Guiar aqui um carro de duas rodas motrizes, como é o caso do BMW Oryx, torna as coisas bem mais difíceis, pois andamos sempre de lado, sem grande tracção, sobretudo nas zonas mais lentas. Mas o veículo parece-me robusto, capaz de suportar a dureza da prova, e este pode ser o nosso principal trunfo».

O domínio das equipas estrangeiras nestes treinos cronometrados foi evidente, pois só outra equipa nacional - a de Jorge Silva, numa Toyota Hilux - se conseguiu intrometer no "top ten", sendo as restantes oito posições ocupadas por sete formações franceses e uma italiana.

A partida para esta edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira está agendada para as 13h00 de amanhã, dia 26, depois da realização do "warm up", previsto entre as 9h00 e as 10h00.

Classificação dos treinos:


1º Poletti/Annee/Desgranges (Asmo Porsche), 10m 05,27s;
2º Dornel/Lacam/Garicoix/Castan (Caze Buggy), a 1,83s;
3º Fontes/Coimbra/Barbosa/Lauilhe/Vincendeau (BMW Oryx), a 10,75s;
4º Moilet/Galland/Baille (MGR 206 CC), a 10,76s;
5º Vanier/Fabre/Knoll (Schmit 206), a 16,33s;
6º Andrade/Duplé/Sousa/Pita (Monce Clio V6), a 21s;
7º Barbry/Clerget/Andrade/Lansac (BMC BMW), a 22,74s;
8º Demota/Andrieu/Encausse/Meyleu (Nissan DRV2), a 22,8s;
9º Silva/Rolla/Inácio/Ramos/Cunha (Toyota Hilux), a 30,49s;
10º A. Manfrinato/M. Manfrinato/G. Manfrinato (Renault Megane Proto), a 30,8s; etc

Francisco e Nuno Inocêncio fazem equipa nas 24 H TT Vila de Fronteira


• Aos comandos de um Mitsubishi Pajero DiD e …
• ... acompanhados de Pedro Velosa e Carlos Gonçalves


Francisco Inocêncio e Nuno Inocêncio vão fazer equipa no próximo fim-de-semana nas 24 H TT de Fronteira derradeira competição desta temporada de 2011 onde o Red Line Off Road Team inscreveu um Mitsubishi Pajero DiD.

Os irmãos Inocêncio, pilotos com um vasto palmarés nacional e internacional serão acompanhados por Pedro Velosa, navegador de Francisco Inocêncio na edição de 2011 do Dakar e que recentemente teve uma estreia muito bem conseguida no Merzouga Rallye (Marrocos) onde participou de moto. O 4º piloto será Carlos Gonçalves um dos mecânicos da equipa.

Para Francisco Inocêncio o “objectivo desta participação é acima de tudo tirar prazer da magnífica competição que é esta prova de 24 Horas organizada pela equipa do ACP. O Pedro Velosa e o Carlos Gonçalves empenharam-se na preparação do carro para a prova e lá estaremos para nos divertirmos e para andarmos o melhor que nos for possível”

Team Solar do Bitoque quer repetir vitória com quarteto de luxo


Depois da brilhante vitória conquistada pelo Team Solar do Bitoque na edição do ano passado das 24 Horas TT Vila de Fronteira, a equipa liderada por Rui Lopes que ocupa actualmente a 2ª posição no Desafio ELF Mazda 2011 está apostada em lutar pelo triunfo nesta prova de encerramento da temporada.

Para que isso seja possível aos comandos da Mazda BT 50 que irá ostentar o nº 7 irá estar uma formação de luxo composta por Rui Lopes que terá como parceiros de equipa o consagrado Hélder Oliveira piloto que recentemente alcançou uma notável 2ª posição na 25ª edição da Baja 500 Portalegre, João Pais, nada menos do que o vencedor das duas anteriores edições do Desafio ELF Mazda e ainda Durval Costa um dos pilotos que participa habitualmente nesta competição.

Para Rui Lopes, a aposta “vai claramente em repetir a vitória alcançada no ano passado. Conseguimos juntar na equipa um grupo de pilotos com muitas provas dadas e estou certo de que estão reunidas todas as condições para que o Team Solar do Bitoque se apresente nas melhores condições nesta magnífica corrida”, salienta o piloto que participa no Desafio ELF Mazda aos comandos da Mazda BT 50, com as cores da cadeia de restaurantes Solar do Bitoque de que é proprietário e que conta com o apoio da Evicar.

Bruno Oliveira apresenta equipa em Ourém


• Bruno Oliveira foi felicitado pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém
• Mazda Açores TT Team esteve representada pelos seus pilotos nos Paços do Concelho de Ourém


Bruno Oliveira, piloto dos Açores TT Team, foi recebido pelo Presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, que felicitou toda a formação que vai participar nas 24 H TT Vila de Fonteira, prova que se realiza este fim-de-semana onde a equipa vai estar aos comandos da Mazda BT 50 que disputa o Desafio ELF Mazda 2011.

Para Bruno Oliveira, líder da Mazda Açores TT Team, esta acção levada a cabo por parte da Câmara Municipal de Ourém é motivo de grande orgulho: “é com enorme satisfação que recebo as felicitações do Presidente, Paulo Fonseca, tendo em especial linha de conta o facto de termos na nossa equipa pilotos que são naturais de Ourém e de toda a preparação do veículo de competição ser feita nesta cidade. Para nós é importante saber que os nossos esforços enquanto desportistas são reconhecidos e por isso a recepção que nos foi feita pela autarquia da cidade de Ourém é, sem dúvida, uma ocasião muito especial e que iremos guardar sempre na memória”, assinalou Bruno Oliveira.

Durante a recepção aos pilotos, o autarca Paulo Fonseca manifestou o seu agrado pela projecção que os desportistas dão ao concelho através da modalidade que praticam. O momento foi assinalado com a entrega de uma medalha a todos os pilotos bem como uma t-shirt “Ourém Vive”, em jeito de homenagem a este projecto empreendedor que, através de muito esforço e empenho, constitui uma mais valia para a divulgação de Ourém.

Para as 24 Horas TT Vila de Fronteira a equipa do Mazda Açores TT Team será composta, para além de Bruno Oliveira, pela conceituada Lígia Albuquerque, por José Ferraz responsável pela preparação da Mazda BT 50 e por Rui Neves.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Prolama com equipa surpresa


• Nuno Silva; Rui Sousa; Nuno Tordo e Alexandre Franco

A Prolama Competição vai participar nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, com uma formação de pilotos inédita. A ISUZU D-Max do Team Consilcar foi a viatura escolhida para defender as cores da Equipa, de forma a dar continuidade ao excelente desempenho conseguido na pretérita edição da prova mais eclética do TT nacional.

Para acompanhar a dupla Edgar Condenso/Nuno Silva, a equipa reuniu ainda Nuno Tordo e o estreante Alexandre Franco, para cumprir o objectivo de lutar por um lugar no Top 5 da classificação final. Contudo, um problema físico de última hora com Edgar Condenso, impossibilitou o piloto de dar o seu contributo à equipa, vindo a ser substituído por Rui Sousa que assim volta uma vez mais à prova que já venceu em 2003.

Nuno Silva é assim o representante da Consilcar/NSA na prova, onde vai pilotar pela primeira vez a D-Max do Team. “…estou consciente das dificuldades que vou enfrentar, mas também sei que todo o conhecimento da Equipa sobre esta grande prova servirá para uma aprendizagem mais rápida. Acredito que a fiabilidade da Isuzu vai ser fundamental para um resultado final de grande nível, que todos queremos dedicar ao Edgar que não pode estar presente na corrida…” declarou Nuno Silva.

Por sua vez Rui Sousa, estará numa corrida que conhece muito bem, e pode ajudar de forma clara para que o resultado final vá de encontro ao objectivo traçado, reconhecendo no entanto ser uma surpresa esta sua participação. “…não fazia parte dos meus planos participar este ano nas 24 Horas, mas não pude negar a Convite que o Edgar Condenso e o Nuno Silva da Consilcar me endereçaram. Agradeço o desafio e estarei na corrida para cumprir a estratégia desenhada pela direcção da Equipa, com vista a levar a Isuzu e os nossos Patrocinadores a um lugar de destaque…” conclui

Nuno Tordo, vai cumprir a terceira participação consecutiva com a Prolama em Fronteira, terminando sempre no lote dos dez primeiros, e espera este ano conseguir um lugar de topo na classificação; “ foi um ano de competição bastante difícil para mim, e espero que esta participação seja um novo fôlego para lançar o projecto do próximo ano. Temos um carro excelente e uma equipa técnica que conhece bem a prova e as necessidade do nosso carro e uma formação de pilotos que permite sonhar com um resultado de grande nível, por isso acredito que vamos encerrar o ano em grande…” concluiu Nuno Tordo.

Também o estreante Alexandre Franco está entusiasmado com a sua integração na equipa Prolama, que irá apadrinhar a estreia do piloto em Fronteira e em provas de Todo-o-Terreno, como o próprio referiu; “…não conduzo em terra á mais de 20 anos, na altura em que participava nos ralis regionais de Alenquer, e no TT é mesmo uma estreia absoluta. Fiz alguns quilómetros de teste esta semana, e fiquei admirado com o nível que estes carros tão pesados conseguem atingir. Vou para aprender e divertir-me com o trabalho que a Equipa irá preparar para mim, tentando cumprir o que me for pedido…” conclui Alexandre Franco.

A prova tem o seu inicio marcado para a próxima 6ª feira com os treinos cronometrados entre as 14h e as 18h,30m, ficando a partida das 24 Horas TT para as 13h de Sábado, e logicamente o seu termino para as 13h de Domingo, encerrando as actividades na Vila de Fronteira ás 15,15 de Domingo com a distribuição de prémios.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Henrique Menezes e a sua equipa presentes em Fronteira


Depois de ter estado à partida da 25ª edição da Baja de Portalegre, Henrique Menezes regressa á competição já no próximo fim de semana para participar nas míticas 24 Horas de TT Vila de Fronteira. Desta vez, com um Patrol devidamente preparado e disposto a fazer esquecer a avaria na última prova, a equipa apresenta-se confiante num bom resultado. "Ainda a digerir o problema de motor que tive logo no prologo da Baja de Portalegre que me obrigou a desistir, reaparecemos com todas as ganas de fazer um bom resultado no 24 Horas com a seguinte equipa : Henrique Menezes, Paulo Gomes, João Oliveira e Nuno Marques, com um Patrol GR Proto com motor BMW 530 D devidamente preparado para esta dura e fantástica prova." disse-nos o chefe de equipa Henrique Menezes.

A animação em Fronteira começa já na próxima sexta feira com uma sessão de treinos onde se inclui ainda um periodo nocturno. No sábado pela manhã haverá tempo para o tradicional warm-up, e depois pelas 13 horas será dada a partida para 14ª Edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira.

Fonte: todoterreno.pt

Africa Eco Race 2012: Uma nova rota de França até Dakar.


Saint-Cyprien, uma estância túristica perto de Perpignan, irá participar no "Africa Eco Race" 2012 ao acolher todos os participantes desta prova, proporcionando as melhores condições possíves para as verificações técnicas e administrativas. Será um bom arranque para a prova que liga os dois continentes, Europa e Africa , e que irá terminar a 8 de Janeiro, na costa Atlântica em 8 de Janeiro na cidade de Dakar, no Senegal.

Sempre atento aos desejos dos participantes, René Metge, quis este ano, manter o equilibrio na rota do Africa Eco Race 2012. Entre as dificuldades e a diversão ao volante, sempre em cenários espetaculares, o director desportivo parece muito satisfeito com o itinerário.

"Não vou mentir, a rota é geralmente muito exigente. Com quase 3500 quilómetros de especiais e troços de ligação minimizados, esta edição será muito 'desportiva'" disse o Francês. "Mas o meu primeiro aviso será para evitar qualquer precipitação no arranque da corrida. A partida irá ser exigente devido ás condições da pista, muito danificada em alguns locais em resultado as fortes chuvas."

Metge acrescentou: "Marrocos irá proporcionar todo o tipo de terrenos e dificuldades que é possível encontrar num rali de todo o terreno. Mauritanea irá permanecer fiel a si mesma, com toda a majestade do vasto deserto. Será pura diversão para os amantes das dunas e da areia. A minha etapa favorita, do ponto de vista desportivo , será a 9ª etapa, entre Akjout e Tenadi. Será um grande momento para os olhos. Durante a última etapa na Mauritanea, tudo poderá acontecer e a classificação geral poderá realmente mudar."

"Globalmente falando, acerca desta rota, não será necessário andar muito depressa, mas sim ser eficiente e essencilamente saber preservar o carro, mantendo-se vigilante para evitar erros de navegação. Novamente este ano, isso será um factor determinante. Estou muito satisfeito com o resultado, mas devo admitir que encontrar uma rota como esta não é fácil. Os reconhecimentos levaram-nos mais uma semana do que os da edição de 2011."




Africa Eco Race 2012 - the official route


27th of December 2011 : Saint-Cyprien - Administrative and Technical checks

28th of December 2011 : Saint- Cyprien - Almeria (Spain) : 1027 km
Boat from Spain to Morocco

29th of December 2011 : Nador - Tarda (Morocco)
Liaison : 239,40 km - SS : 276, 90 km - Liaison : 106 km

30th of December 2011 : Tarda - Mhamid (Morocco)
Liaison : 8,26 km - SS : 375,14 km

31st of December 2011 : Mhamid - Assa (Morocco)
SS : 414, 14 km - Liaison : 75,90 km

1st of January 2012 : Assa - As Sakn (Morocco)
Liaison : 10,76 km - SS : 290,23 km - Liaison : 14,75 km

2nd of January 2012 : As Sakn - Dakhla (Morocco)
SS : 376,67 km - Liaison : 348,18 km

3rd of of January 2012 : Dakhla (Morocco) - Boulanouar (Mauritania)
Rest day / Border crossing: 381 km

4th of January 2012 : Boulanouar - Akjoujt (Mauritania)
SS : 425,89 km - Liaison : 9,66 km

5th of January 2012 : Akjoujt - Akjoujt (Mauritania)
SS : 412,34 km

6th of January 2012 : Akjoujt - Tenadi (Mauritania)
SS : 445,48 km

7th of January 2012 : Tenadi (Mauritania) - Kebemer (Senegal)
SS : 280 km - Liaison : 394,76 km

8th of January 2012 : Kebemer - Dakar (Senegal)
Liaison : 130,96 km - SS : 23,83 km - Liaison : 41 km

Fonte:todoterreno.pt

BOMCAR acelera em Fronteira de 24 a 27 de Novembro!


Fronteira marcará mais um fecho de temporada do todo-o-terreno, como sempre num ambiente muito especial

Tendo como base os 17 km do Terródromo da Vila de Fronteira, a edição de 2011 irá contar com três equipas associadas ao concessionário da BMW – BOMCAR – de Coimbra e Leiria.

Estas três equipas irão participar na prova raínha do todo-o-terreno nacional com uma Nissan Navara (número 61) e dois um Nissan TerranoII (números 67 e 68), viaturas mais uma vez preparadas e assistidas pela equipa de Nelson Falardo, “Fera Racing”.

As equipas BOMCAR participarão este ano com uma motivação que vai mais além da paixão pelo todo-terreno, apoiando causas maiores – a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral e a ASSOCIAÇÃO TUDO POR UM SORRISO, revertendo a favor destas instituições alguns dos patrocínios angariados através de empresas e particulares, que sensibilizados pela causa do grupo quiseram juntar-se a estas iniciativas solidárias.

A equipa BOMCAR com o número 68, contará com o apoio da Logidoc e Nextpower, irá igualmente apoiar a “Associação Tudo Por Um Sorriso”, www.tudoporumsorriso.net.
“TUDO POR UM SORRISO é um projeto que parte do princípio de simplicidade: oferecer sorrisos a crianças. E quantos mais sorrisos melhor. Queremos que se juntem a nós, apadrinhando uma criança e oferecendo um presente neste Natal. Queremos que connosco façam a diferença! Basta aceder à nossa página do facebook e solicitar a lista de crianças.” Filipe Nascimento, piloto, gestor e co-fundador da Associação, sedeada em Cascais.

Nesta 14ª edição, aos comandos do Nissan Terrano II 3.0, com o número 68, estarão pela BOMCAR, Mário Duarte, Sergio Brites, Carlos Fonseca e Filipe Nascimento. Depois de terem concluído com bastante êxito a edição do ano passado, o objetivo principal é chegar ao fim da mais dura prova de resistência no todo-o-terreno nacional… cumprindo a 24ª hora seja em que lugar for….

Carlos Sousa no Dakar 2012 como piloto oficial do Team Great Wall Motors


- O mais consagrado piloto nacional de todo-o-terreno está de volta à condição de piloto oficial depois das passagens por Mitsubishi, Nissan e Volkswagen

- Apresentação do Team Great Wall Motors teve lugar esta manhã na abertura do IX Salão Automóvel Internacional de Guangzhou

- Carlos Sousa, que fará dupla com o francês Jean-Pierre Garcin ao volante de um SUV Haval, acredita que é possível repetir uma presença no top-10 da classificação final


Carlos Sousa foi formalmente apresentado esta segunda-feira, na cidade chinesa de Guangzhou, como piloto do Team Great Wall Motors na 33ª edição do Dakar, a disputar entre 1 a 15 de janeiro de 2012.

Será a 13ª vez na sua carreira, segunda no continente sul-americano, que o mais consagrado piloto nacional de todo-o-terreno se apresenta à partida do rali Dakar, embora a primeira como representante oficial do maior construtor automóvel independente da China.

Testemunhada por mais de 80 jornalistas nacionais e internacionais, a cerimónia de apresentação do Team Great Wall Motors decorreu esta manhã na abertura do IX Salão Automóvel Internacional de Guangzhou, onde até ao dia 28 de novembro são esperados mais de meio milhão de visitantes.

Primeiro estrangeiro de sempre a representar um construtor automóvel chinês no Dakar,
Carlos Sousa revela que este foi um “aliciante mas inesperado convite, uma vez que nunca tinha desenvolvido qualquer contacto junto da equipa. Além disso, existiam nesta altura vários pilotos de reconhecido valor disponíveis no mercado”.

De qualquer forma, prossegue, “foi um convite que surgiu na altura certa. Permite-me
regressar ao mais alto nível e integrado um projeto altamente ambicioso e profissional”
, como admite o tetracampeão nacional e único português a exibir um título mundial e dois europeus no seu palmarés.

Reconhecendo o seu notável percurso desportivo, Dong Ming, vice-presidente da Great
Wall Motors e responsável pelo Departamento de Competição da marca, dirigiu os maiores elogios a Carlos Sousa durante a cerimónia desta manhã: “É um dos melhores e mais experientes pilotos a nível internacional. Tem o perfil e as características que procurávamos para a nossa equipa”, justificou.

“Com o seu capital de experiência, seremos capazes de responder ainda com maior ambição a este duro e exigente desafio, atestando a qualidade da terceira geração do
SUV Haval, nomeadamente ao nível da segurança e fiabilidade, componentes tão essenciais numa prova com as características do Dakar”
, acrescentou Dong Ming, reiterando a importância desta prova na estratégia de crescimento e projeção internacional da Great Wall Motors.

MEIOS TÉCNICOS E HUMANOS REFORÇADOS

Apesar da relação entre os chineses e o Dakar ser ainda muito recente (desde 2004,
participaram apenas 20 pilotos na prova), a Great Wall Motors é já apontada como uma
das equipas emergentes da caravana automóvel do Dakar, onde já conta duas participações, respetivamente em 2010 e 2011, tendo um 22º lugar como melhor resultado.

Reforçada em meios técnicos e humanos, a Great Wall Motors regressa em 2012 determinada em fazer história no maior e mais difícil rali do Mundo, onde inscreveu dois novos 4x4 de motorização Diesel para as duplas Carlos Sousa/Jean-Pierre Garcin e Young Zhou/Pascal Maimon.

De 42 anos e já com quatro participações no seu currículo, Young Zhou tem sido o
representante solitário da Great Wall Motors nos últimos dois anos, sendo unanimemente reconhecido como o melhor piloto chinês da atualidade. Curiosamente, já se cruzou com Carlos Sousa no Team Dessoude em 2005, reconhecendo no português várias qualidades: “Sem dúvida, é um piloto de top a nível mundial. Com a sua experiência, as suas capacidades técnicas e o seu ritmo, o Carlos Sousa é naturalmente o piloto certo para conseguir um resultado histórico para a equipa”,
enfatiza Young Zhou.

Agora sob a direção do experiente Philippe Gache, o Team Great Wall Motors será
composto por um total de 35 elementos no Dakar 2012, colocando no terreno três camiões de assistência (1 T4 e 2 T5) e cinco viaturas de apoio, a que se juntam ainda mais 2 carros para Imprensa.

“Mesmo sem ter ainda os avultados meios de uma Volkswagen ou X-Raid, trata-se de uma estrutura bastante profissional e que está empenhada em melhorar os seus resultados a cada ano”, explica Carlos Sousa, reiterando a ambição do Team Great Wall em estabelecer o melhor resultado de sempre de uma marca chinesa na prova.

“Face ao potencial dos novos carros, acredito que poderemos aspirar a uma classificação nos dez primeiros lugares. Porém, é sempre difícil apontar um resultado numa prova tão longa e imprevisível como Dakar”, acrescentou o piloto que terminou 11 das suas 12 participações no Dakar, oito delas no top-10 final.

“Sem competir desde o passado mês de abril e apenas com três dias de testes realizados em Marrocos, admito que os primeiros dias serão os mais difíceis. Mas daí para a frente, vamos procurar entrar no ritmo dos mais rápidos e lutar pelos melhores lugares da classificação a cada etapa”
, promete ainda Carlos Sousa, que regressa a Portugal esta quarta-feira e no fim de semana participa em mais uma edição das 24 Horas TT de Fronteira.

sábado, 19 de novembro de 2011

Fecho da temporada TT com mais de 360 pilotos


Nada menos do que 92 equipas, perfazendo 361 pilotos, eis o total impressionante que a lista de inscritos para a 14ª edição das 24 horas TT Vodafone - Vila de Fronteira apresenta e que ainda poderá ser aumentado depois das verificações finais, na medida em que várias equipas têm ainda várias confirmações nominais para fazer.

Deste modo, tudo se conjuga para que a festa de encerramento da temporada de todo o terreno volte a ser marcada por uma intensa animação no Terródromo daquela vila alentejana, pois à quantidade das equipas presentes - 55 nacionais, 33 francesas, 2 italianas, 1 angolana e outra de Letónia - junta-se a excelente qualidade dos pilotos, com os principais protagonistas das provas de resistência de TT a marcarem presença em Fronteira.

Será, por isso, interessante assistir a novo duelo entre os melhores pilotos portugueses e os valores estrangeiros que nos visitam, já que depois de seis edições consecutivas dominadas pelos pilotos franceses, no ano passado foi uma formação lusa a levar a melhor e impor-se à geral.

Deste modo estarão em pista nomes nacionais como o campeão nacional de TT, Miguel Barbosa, Carlos Sousa, os irmãos Francisco e Nuno Inocêncio, Adélio Machado, José Pedro Fontes, Santinho Mendes, Paulo Marques, Edgar Condenso, Francisco Pita, João Ramos, Carlos Rolla, entre outros, face aos grandes especialistas franceses, em que pontificam os vencedores das 24 Horas de Paris deste ano e campeões gauleses de TT Resistência - Stephane Barby e Nicolas Clerget, que fazem equipa com Alexandre Andrade no carro que venceu a prova portuguesa no ano passado - para além de Mário Andrade e da vencedora do Challenge francês de duas rodas motrizes, Anne Perillous.

De destacar que Fronteira marcará a decisão da edição deste ano do Desafio Elf/Mazda, para a qual João Rato parte como grande favorito, com o piloto de Portalegre a surgir invencível na presente temporada, com uma vantagem de 33 pontos sobre Rui Lopes, 39 sobre Rui Barroco e 43 sobre Paulo Pinto, os únicos com hipóteses matemáticas de ainda poderem chegar ao triunfo.

A 14.ª edição da prova de Fronteira inicia-se na sexta-feira, dia 25 de Novembro, com a realização dos treinos entre as 14 e as 18.30 horas. No sábado de manhã, dia 26, entre as 9 e as 10h00, terá lugar o warm-up. Pelas 13.00 horas será dada a partida oficial para a corrida.

Ricardo Porém vai ajudar o Xuxas Team nas 24H de Fronteira


Ricardo Porém foi convidado pela Xuxas Team Sport, para integrar a equipa que se prepara para alinhar nas 24 Horas de Fronteira, a disputar nos próximos dias 26 e 27 de Novembro. Convite aceite, vamos para a corrida!

Tal como acontece desde que José Megre “inventou” as corridas de TT em pista, as 24 Horas TT de Fronteira, encerram a temporada nacional de Todo-o-Terreno, com muitas equipas a recorrerem aos melhores pilotos,
para se agruparem e tentarem o melhor resultado possível na prova alentejana.

O Xuxas Team Sport, endereçou o convite a Ricardo Porém, para integrar uma equipa forte, constituída ainda por Paulo Pinto, João Rato e Pedro Marcelo, com objectivos bem definidos: Vencer o Desafio ELF/Mazda nas 24h TT e fazer com que o Paulo Pinto termine no pódio no Desafio que tem aqui a sua derradeira prova.

Trata-se de uma experiência nova, e do regresso às pick-up, depois do título conquistado em 2010, com a Nissan Navara. Desta feita, a máquina é a Mazda BT 50, que tem evoluído ano após ano e tem garantido ás equipas que optaram por este tipo de participação no CPTT, alguns resultados de relevo, garantidos também pela fiabilidade evidenciada por um modelo, simples, mas eficaz.

Para Ricardo Porém, trata-se de uma honra e também de assumir as responsabilidades inerentes ao convite:

“Foi com enorme agrado que recebi o convite por parte do Xuxas Team Sport, tanto pela excelente relação que tenho com todos os elementos da equipa, como também por se tratar de um desafio cheio de ambição. Vamos para ganhar e ajudar o Paulo Pinto a terminar Desafio Mazda no pódio… Estou confiante e a equipa está bastante motivada, com toda a gente a trabalhar para que tudo corra na perfeição.”

As 24 Horas de Fronteira, são uma das provas mais participadas do TT Nacional, tendo sido recentemente anunciado pelos organizadores, que o limite de inscrições (90) tinha sido atingido, o que faz antever muita competição entre as melhores equipas nacionais e um conjunto de equipas estrangeiras, que habitualmente se apresentam com fortes argumentos de vitória.

Os treinos são na 6ª Feira dia 25 – com um período nocturno previsto – e a prova decorre entre sábado e domingo, após um “warm-up” matinal, que costuma ser bastante animado.

Passe por Fronteira e venha apoiar o Xuxas Team Sport desta feita com Ricardo Porém.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Proto Dessoude N011...


...ou a nova vida do Mitsubishi Racing Lancer.

Em 2012 a equipa Francesa Team Dessoude irá celebrar 30 anos de participações no Dakar. Este aniversário irá coincidir com um verdadeiro reavivar da equipa de St. Lô, que irá ter este ano três novos veículos : 2 Prótotipos, N011 e Atacama, e ainda um novo buggy Oryx a diesel que partipará pela primeira vez neste evento.

No entanto, é sobre o N011 que recaem as maiores atenções. Qualquer um que olhe para este carro certamente o reconhecerá: Este é mais um dos Racing Lancer da extinta equipa oficial, que agora foi rebatizado e voltou a sofrer alterações ao nível de motor. Inicialmente equipados com motores a diesel de última geração, viram depois os motores serem subsituidos por unidades a gasolina de 4.0L ou 2.0 Turbo. Agora, pelas mãos da equipa liderada por André Dessoude, outra modificação foi feita, como nos diz o próprio chefe da equipa: "A nossa equipa irá subir de nível este ano, com novos veículos de produtos de alta qualidade. Nós escolhemos Christian Lavielle para guiar o nosso "último" carro, o Proto N011. É um carro de alta tecnologia e de acordo com os regulamentos de 2012. Está equipado com um motor Nissan 3.7L. Bem equilibrado, tem uma performance e uma relação peso potência muito interessante. É um bom carro e com uma boa equipa que irá tentar destabilizar a armada BMW. E irá haver muito trabalho assim que virmos o contingente inscrito pela equipa Alemã. A adaptação do motor colocou os maiores problemas, mas depois dos testes que fizémos, não temos nada de complexo para fazer. Como é normal, iremos andar "cuidadosamente" e gerir a nossa corrida diariamente porque o Dakar nunca é uma corrida simples. Eu estou muito confiante porque em 2011 esta estratégia deu dividendos e Christian terminou em oitavo com um veículo muito menos eficiente."

Será a dupla Christian Lavieille / Jean Michel Polato que irá conduzir no Dakar este novo carro "de fábrica". É um carro novo feito nas oficinas da Dessoude e que seduziu desde inicio o piloto. "Tenho a verdadeira consciência da sorte que tenho em poder conduzir este carro, e quero agradecer sinceramente a André Dessoude por confiar em mim de novo. É um belo carro e muito equilibrado. Ao volante tudo é "fácil" e tudo acontece muito depressa. O motor é excelente e o carro é simplesmente fantástico nas pistas com pedras. A sua eficiência é muito surpreendente. Senti-me confortável desde o ínicio e tive muito prazer quando descobri esta nova máquina. Mas eu sei o que irei enfrentar dentro de algumas semanas, e não será um passeio." disse o piloto.

"No papel, temos um carro mais potente do que na última edição, mas o Dakar é o Dakar e temos que permancer cautelosos. Temos que ser espertos e sensatos, porque penso que teremos que evitar muitas ratoeiras, incluindo as das últimas etapas. Ainda não competimos com este carro, e por isso é díficil comparar com os nossos oponentes. Mas temos muito a nosso favor para tentar conseguir um bom resultado."
concluiu Laveille.

Fonte: todoterreno.pt

Nasser Al Attyiah participará na Baja Qatar com o SAM Mercedes 35CC


O vencedor do último Dakar, Nasser Al-Attyiah irá participar na Qatar International Baja, ao volante do SAM Mercedes, de 24 a 26 de Novembro próximos. Esta prova, organizada pelo Qatar Motor and Motorcycle Federation é uma das candidatas a integrar a Taça do Mundo de Ralis de Todo o Terreno.

A organização confirmou recentemente a participação do ex-piloto da Volkswagen ao volante do carro alemão. Assim, Nasser poderá lutar pela terceira vitória no evento disputado na sua terra natal, pois já venceu esta prova em 2004 e 2005.

"Este é um evento que é especial para mim, e um em que eu gosto sempre de participar." disse Al-Attyiah. "Nós somos um pequeno país, mas temos um deserto fantástico com um terreno muito diverso. A disputada da Baja significa que podemos mostrar ás pessoas de todo o mundo o que o Qatar tem para oferecer em termos do desporto de ralis de todo o terreno."

Al-Attiyah fez equipa com o Francês Didier Le Gal em 2004, quando conseguiu vencer a prova com um Chevrolet Protruck. Em 2005 fez equipa com Alain Guehennec num BMW X5, voltando a vencer a prova. A prova foi suspensa para evitar a sobreposição de datas com Jogos Asiáticos, disputaso em Doha.

Al-Attyiah será assim a estrela na categoria dos carros, que inclui 20 pilotos de seis países - Quatar, UAE, Arabia Saudita, Inglaterra, Ucrania e Kuwait. Nas motos estarão presentes 21 pilotos de novo paises e ainda 2 pilotos em quad.

"Estamos muito satisfeitos por ter atraído tantos pilotos internacionais para a nossa nova prova, candidata à Taça FIA."
disse Nasser Khalifa Al-Attiyah, presidente da QMMF. " A nossa equipa preparou uma rota exigente através do deserto e deverá ser suficiente para testar pilotos de carros e motos ao máximo." concluiu.

As verificações técnicas e administrativas irão ter lugar na sede da QMMF, em Doha na quarta feira 23 de Novembro. No dia seguinte terá lugar a cerimónia de partida ás 13:00 locais, e será disputada de seguida uma super especial de 6.5 quilómetros.
No sábado, dia 26 serão percorridas duas especiais, uma primeira com 242 quilómetros à qual se segue uma paragem de 30 minutos, antes da segunda e ultima especial de apenas 100 quilómetros. O final da prova será ás 15 horas, junto ao parque fechado em Doha.

Fonte: todoterreno.pt

Curso de Moto Todo-o-terreno no Off Road Park do Autódromo do Algarve


No próximo dia 10 de Dezembro vai ter lugar na pista de Todo-o-terreno do Autódromo Internacional do Algarve, o Off Road Park o primeiro curso de moto todo-o-terreno. Por apenas 75€ os aficionados do motocross vão ter oportunidade de se iniciar ou aperfeiçoar as suas técnicas de condução com o experiente Jorge Brioso.

O curso será dividido em quatro exercícios: Posição de Condução, Técnica de Travagem, Introdução à Condução de Pé e Técnica de Curva. Decorrerá entre 9.30h e as 17h, estando previsto logo para o início um Briefing Teórico.

Para Miguel Praia, responsável pelo desenvolvimento desta formação: “Depois da inauguração do Off Road park, era inevitável desenvolvermos um curso de moto nesta área, até porque o Algarve sempre foi uma zona com enorme tradição nesta modalidade. Os cursos serão supervisionados por Jorge Brioso, que devido a toda a sua experiência como piloto de Motocross e responsável pelos estágios da Federação, nos garante o nível desejado, desde o praticante amador ao mais profissional”, disse o piloto português.

Para participar neste curso basta possuir uma moto de motocross e o respectivo equipamento.

Pedro Velosa estreou-se como piloto de motos


- Depois do Dakar Argentina Chile, que concretizou em 2011 ao lado de Francisco Inocêncio, Pedro Velosa aventura-se em África nas duas rodas

O piloto Pedro Velosa terminou a sua participação no Merzouga Rally na 6ª posição na classe Rally Lite, numa prova apenas aberta a motas e que decorreu em Marrocos, entre 7 e 11 de Novembro.

Pedro Velosa, que já fez par com diversos pilotos de renome em Portugal como Francisco Inocêncio, da Red Line Off Road Team, ou Ricardo Megre, participou pela primeira vez num rali africano em moto e faz um balanço positivo desta estreia: "Gostei muito do Merzouga Rally, superou as minhas expectativas! Foi o meu primeiro rali de moto e logo com um nível de navegação tão exigente. Dado a prova ser apenas aberta a motos, a localização dos waypoints era complicada e em locais de difícil acesso. Na generalidade, o percurso, tinha um nível de dureza elevado, com muitos "fora de pista", obrigando a uma concentração na navegação e condução extrema, pois havia muitas armadilhas. O bom é que era igual para todos”, afirmou Pedro Velosa.

O piloto da Red Line Off Road Team conseguiu averbar a 20ª posição à geral, numa prova que cumpriu cerca de 1000 quilómetros em volta da pequena vila marroquina que dá o nome a este rali, tendo como principal atracção o Erg Chebbi, considerado o maior aglomerado de dunas do Sahara Ocidental.

No final da prova Pedro Velosa mostrou-se satisfeito com a sua prestação: “O facto de nunca ter, sequer, experimentado a moto com que fiz o rali deixa-me ainda mais contente uma vez que não estava habituado à moto e familiarizado com todos os aparelhos de navegação. Entrei com o objectivo de treinar a navegação, que cumpri na íntegra pois, em 6 dias de corrida, validei todos os waypoints”, referiu o piloto.

Tendo já participado, no início deste ano, ao lado de Francisco Inocêncio, numa edição do Dakar Argentina Chile, o objectivo de Pedro Velosa passa agora por estar presente na mítica prova de todo-o-terreno nas duas rodas: “Gostava, agora, de poder voltar a fazer um rali de moto para poder treinar mais a navegação, ganhar mais ritmo de corrida, para um dia poder cumprir um grande sonho: fazer o Dakar de moto. Quero agradecer a todos os que acreditaram em mim, e aos meus parceiros que tornaram possível a minha presença neste rali: a Red Line Off Road Team, a Delta Cafés, a A2 Comunicação e o site TodoTerreno.pt. Em especial aos meus amigos que me apoiaram até ao último minuto, fazendo-me sempre acreditar que seria possível: Jaime Santos, Bernardo Villar e Orlando Romana", concluiu o piloto da Red Line Off Road Team.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate termina o Rally Merzouga 2011


Após 1000kms cronometrados pelas dunas de Erg Chebbi, oRally Merzouga 2011 terminou hoje com a 5ª etapa.

A Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate participou na sua edição deste Rally com o piloto Pedro Bianchi Prata aos comandos da HusqvarnaTE449 Rally. O piloto manteve-se, durante as cinco etapas do rally, entre os dez primeiros lugares.

Com 128kms de especial, a última etapa desenrolou-se nas dunas de Erg Chebbi, nome dado a esta etapa. Nesta, o piloto Pedro Bianchi Prata obteve o 9º lugar, concluindo o Rally no 7.

O team manager e piloto da Equipa Bianchi Prata / BPUltimate, que realizou esta prova tendo como objetivo o Dakar, comentou: " O dia de hoje foi tranquilo. Era difícil subir na classificação por isso optei por não arriscar em demasia. Não cometi nenhum erro pois queria assegurar o lugar na geral. No final, precisei apenas de controlar. O saldo foi positivo. Foi um bom treino e a moto esteve em excelentes condições. Vamos agora continuar os treinos para o Rally Dakar. "

Durante o Rally, a Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate prestou assistência aos pilotos portugueses. Estes, perfizeram um ótimo treino durante a prova e apreciaram bastante a experiência e a exigente navegação no deserto.

A Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate prepara-se agora para a mais dura e mediática prova do mundo, o Rally Dakar 2012.

Classificação Geral:


· Pedro Bianchi Prata 7º

· Alexandre Azinhais 35º

· Didier Frederico 26º

· Bruno Nobre 44º

· Bernardo Villar 23º

· Pedro Velosa 20º

João Rato e Xuxas Team Sport em força nas 24 Horas TT Vila de Fronteira


O DESAFIO ELF/MAZDA vai terminar nas 24 Horas TT Vodafone / Vila de Fronteira, a disputar no último fim de semana de Novembro e o XUXAS TEAM SPORT vai tentar consolidar nesta prova o domínio evidenciado ao longo de toda época de 2011.
Depois de uma temporada 100% vitoriosa, João Rato parte para esta corrida com 33 pontos de vantagem sobre a concorrência, cotando-se nesta altura como o principal candidato a alcançar o título.

Todavia esta é uma prova com ingredientes completamente diferentes das provas de sprint disputadas até à altura e João Rato vai ter que repartir o volante da sua MAZDA BT 50 com a restante equipa, que integra o seu habitual navegador, José Motaco, já consagrado Campeão entre os navegadores do DESAFIO ELF/MAZDA 2011 que terminaram o seu campeonato na Baja Portalegre, tal como Carlos Pinto e Francisco Jacinto.

Relativamente às 24 Horas TT João Rato afirma: “estou bastante motivado, pois é uma corrida do meu agrado e na qual me divirto muito durante os turnos de condução. Os meus objectivos para esta prova são sagrar-me campeão do DESAFIO ELF/MAZDA e ajudar o XUXAS TEAM SPORT colocar as duas Mazda BT 50 no pódio final desta competição provida pela Mazda e pela ELF. Para atingir o título do DESAFIO ELF/MAZDA vou contar com a ajuda dos meus colegas de equipa, que estão todos bastante motivados para me ajudarem a vencer. Para ajudar o Paulo Pinto a alcançar o pódio do Desafio vou também conduzir a sua Mazda BT 50. Estou convicto que vai ser muito exigente mas espero estar à altura das circunstâncias.”

A segunda formação do XUXAS TEAM SPORT, vai tentar ajudar Paulo Pinto a chegar ao pódio do DESAFIO ELF/MAZDA. Para alcançar esse objectivo, Paulo Pinto vai contar na sua equipa com Ricardo Porém que é um dos pilotos mais rápidos do TT nacional, Pedro Marcelo e João Rato que também vai tentar contribuir para aquele que poderá um excelente resultado de conjunto para a Formação do XUXAS TEAM SPORT.

“O meu objectivo para esta prova é vencer o DESAFIO ELF/MAZDA e subir posições no campeonato, para isso conto com o João Rato que vai conduzir nas duas Mazda BT 50 da equipa. Vai ter tarefa redobrada e vai ficar muito sobrecarregado em termos de turnos de condução, mas acredito nas suas capacidades. O Ricardo Porém vai ser a outra coqueluche da equipa pois da sua rapidez ninguém tem dúvidas. Mostrou ao longo deste ano e aquando da conquista do título da categoria T2 em 2010 que se encontra num patamar bastante alto. O outro elemento da equipa vai ser o Pedro Marcelo que conhece muito bem as nossas MAZDA BT 50 e conta já com uma vasta experiência nesta prova. Penso que estão reunidos todos os ingredientes para fazer uma excelente corrida.”

Casa cheia em Fronteira


Depois do grande sucesso de Portalegre, com mais de cinco centenas de participantes, nova e elucidativa prova de vitalidade das competições de todo o terreno organizadas pelo Automóvel Club de Portugal (ACP): a uma semana do fecho das inscrições, nada menos do que 90 equipas fizeram chegar ao ACP a sua intenção de participar nas 24 Horas Vodafone-Vila de Fronteira, ou seja, foi atingido o número máximo de inscrições previsto pelo regulamento, garantindo assim uma vez mais "casa cheia" naquela pista alentejana.

Na verdade e como o espaço disponível no Terródromo de Fronteira não permite mais do que 90 boxes, isto quer dizer que todo esse espaço se encontra já "esgotado", pelo que nesta última semana de inscrições - que encerram na próxima sexta-feira - só poderão ser aceites equipas que se enquadrem em estruturas de outras já inscritas, ou seja, partilhem a mesma box para assistência aos carros, ou então se integrem numa verdadeira "lista de espera", na expectativa que alguma das equipas já inscritas não possa comparecer de 25 a 25 de Novembro em Fronteira!

A adesão de participantes acabou por deixar particularmente satisfeito Orlando Romana, director de prova: «As 24 Horas Vodafone-Vila de Fronteira confirmaram uma vez mais ser uma prova de excepção, para a qual os pilotos olham com um carinho muito especial, preparando especificamente viaturas com as quais desafiam a dureza de uma competição tão longa. Face ao interesse registado, vamos agora fazer todos os esforços para criar condições para que nenhuma equipa fique de fora, sobretudo em termos de boxes, tentando corresponder a esta enorme adesão."

A 14.ª edição da prova de Fronteira inicia-se na sexta-feira, dia 25 de Novembro, com a realização dos treinos entre as 14 e as 18.30 horas. No sábado de manhã, dia 26, entre as 9 e as 10h00, terá lugar o warm-up. Pelas 13.00 horas será dada a partida oficial para a corrida.