quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Nuno Matos e ACAPO proporcionam “experiência única” a mais de duas dezenas de invisuais


- Numa iniciativa que o piloto já prometeu reeditar em breve, Nuno Matos deu a conhecer a mais de 20 invisuais e amblíopes as sensações vividas a bordo do seu Astra Proto de competição.


Naquela que considerou ser uma mais marcantes e gratificantes experiências de toda a sua carreira desportiva, o piloto Nuno Matos proporcionou a um grupo de mais de 20 pessoas portadoras de algum tipo de deficiência visual, uma aventura inesquecível – e plena de sensações – a bordo do seu Astra Proto de competição…

Intitulada “TT para quem não vê”, esta invulgar iniciativa da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, estendeu-se ao longo de praticamente toda a manhã do passado domingo, num pequeno trilho com perto de três quilómetros de extensão, desenhado em plena cidade de Coimbra.

No total, foram 36 viagens e outras tantas histórias para contar e mais tarde recordar: “Foi, de facto, uma experiência um tanto invulgar, tanto para mim como para cada um dos participantes, mas que espero poder repetir muito em breve”, admite Nuno Matos.

“É difícil explicar a sensação de felicidade que me percorreu após o final desta iniciativa, talvez mesmo superior a uma vitória numa qualquer prova do campeonato. Foram momentos muito fortes a cada viagem e que jamais vou esquecer”, confirma o piloto de Portalegre, profundamente reconhecido pelo convite que lhe foi dirigido pela ACAPO.

Vindos dos mais variados pontos do país, todos consideram este dia inesquecível, mesmo os mais nervosos e ansiosos na hora de apertar os cintos e partir para uma aventura a alta velocidade: “Confesso que fiquei um pouco inibida quando ouvi pela primeira vez o barulho do motor. Mas como fui logo a primeira a ser chamada, lá me deixei ir… E ainda bem, porque foi uma experiência única, mesmo espetacular. Não sabia o que esperar disto, só que sei que foi tudo muito diferente do que imaginei”, contou, no final da sua viagem, Rosa Esteves, presidente da Delegação de Coimbra da ACAPO.

“Eu por mim ia já outra vez. Gostei tanto que soube-me a pouco”, admitia, por sua vez, Sandra Antunes, como que incentivando os seus colegas que aguardavam (im)pacientemente pela sua vez de colocarem o capacete e ocuparem a bacquet direita do Astra Proto.

“É uma adrenalina muito mais táctil e sensitiva do que visual”, tentava resumir Carlos Lopes, atual presidente da ACAPO e também o atleta paraolímpico português mais medalhado de sempre.

“Mesmo a grande velocidade, procuramos estar atentos às sensações que o carro nos transmite, por exemplo, quando salta ou muda de direção. Num caso ou noutro, tudo se passa de uma forma muito intensa e notável a perícia e experiência do piloto”, acrescentava ainda Carlos Lopes após a sua estreia absoluta num carro de competição.

“Depois desta experiência, que foi magnífica, agora já só me falta mesmo cumprir mais um sonho, que era guiar eu próprio um carro de competição numa pista de aviação”
, confessou José Mário, já num tom bastante mais descontraído do que aquele com que iniciou a sua aventura naquela manhã de domingo.

“O Nuno foi muito acessível e comunicativo desde o primeiro momento, deixando-me bastante à vontade. De tal forma que quando regressei ao ponto de partida estava absolutamente descontraído”
, revelou ainda, enquanto era entrevistado por um jornalista.

Enfim, um dia de emoções fortes e que seguramente será repetida muito em breve num qualquer trilho de Portugal onde houver alguém que não vê decidido a confiar na perícia do mais jovem piloto português a conquistar um título mundial de todo-o-terreno.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Nuno Matos e ACAPO promovem no próximo domingo a experiência “TT para quem não vê”


- A menos de mês de iniciar a sua participação no Campeonato de Portugal de TT de 2012, Nuno Matos abraça desafio lançado pela Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal

A menos de um mês de iniciar a sua participação no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno de 2012, Nuno Matos viaja até Coimbra no próximo domingo para abraçar um desafio inédito e solidário: dar a conhecer as sensações de um carro de competição a um grupo de 25 invisuais selecionadas pela ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, num codrive que promete ser uma experiência inesquecível para piloto e participantes…

Como transmitir a uma pessoa com deficiência visual o ambiente e as sensações vividas por um piloto e respetivo navegador durante uma prova de todo-o-terreno? A resposta não se adivinha fácil e seguramente que nunca ilustrará toda a realidade vivenciada por uma equipa em plena competição.

É nesse contexto que surge a experiência “TT para quem não vê”. Uma iniciativa da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e que foi abraçada pelo piloto Nuno Matos logo desde a primeira hora.

“Nem sequer pensei duas vezes quando me contactaram pela primeira vez. Na verdade, mal sabia ainda em que moldes iria consistir esta ação e já tinha manifestado a minha total disponibilidade para ajudar no que fosse preciso”, recorda Nuno Matos.

“Na verdade, é um orgulho poder associar-me a esta iniciativa e proporcionar a cada uma destas pessoas as diferentes sensações que experimentamos num carro de competição e, particularmente, numa prova de todo-o-terreno”, explica Nuno Matos, sem esconder a sua aprofunda admiração por todos aqueles que têm de viver diariamente com esta incapacidade.

“Bastará fechar os olhos por momentos e pensar na dificuldade que teríamos em realizar qualquer tarefa quotidiana, por mais simples que ela possa parecer. Imagine-se, então, sair à rua e cumprir um pequeno percurso repleto de obstáculos? Enfim, são questões sensíveis como esta que não podem ser esquecidas e ignoradas. De facto, todos podemos e devemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas”, alerta o piloto, dando como exemplo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela ACAPO ao nível da mobilidade nas ruas das nossas cidades.

Inspirado por algumas iniciativas realizadas pela ACAPO, o próprio Nuno Matos predispôs-se a vivenciar uma experiência inédita ao volante do seu Astra Proto, procurando realizar um pequeno percurso de olhos vendados, tendo como único auxílio as notas e indicações transmitidas pelo seu habitual navegado, Filipe Serra.

“Acho que será a melhor forma de perceber as limitações que estas pessoas experimentam no dia a dia e também uma experiência fundamental para o codrive que vou depois proporcionar a cada um dos participantes nesta ação”, admite o mais jovem português de sempre a conquistar um título mundial de todo-o-terreno e que, no próximo domingo, fará uma curiosa e inédita dupla com o atleta paraolímpico português mais medalhado de sempre.

Com efeito, entre os 25 participantes desta experiência estará precisamente Carlos Lopes, o atual presidente da ACAPO e um dos mais mediáticos exemplos de como é possível superar as adversidades.

Programada para a manhã do próximo domingo, dia 26 de fevereiro, a experiência “TT para quem não vê” terá lugar na cidade de Coimbra, estando a concentração marcada para as 9 horas no Parque da Eco-Via, Vale das Flores.

O percurso desenvolver-se-á ao longo de sensivelmente 3 km, nos terrenos entre a Estação Elevatória de águas da Boa Vista e a ponte de Ceira (em frente à Urbanização Zen).

Além da própria ACAPO, apoiam esta iniciativa a Câmara Municipal de Coimbra, o Turismo de Coimbra, a Auto Industrial e o P.A. Total/Cepsa Sta. Clara - Coimbra.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ACP cancela "Rally TT Estoril-Marrakech"


O Automóvel Club de Portugal (ACP) decidiu cancelar a prova "Rally TT Estoril-Marrakech", inscrita nos calendários da Taça do Mundo FIA de Ralis TT, do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, do Campeonato do Mundo de Ralis TT de Motos e do Campeonato Nacional TT de Motos, em virtude das dificuldades na angariação dos meios financeiros necessários para uma organização com o nível da qualidade que é timbre do ACP.

Apesar do ACP não se ter poupado a esforços na tentativa de colocar de novo em pé uma competição que recebeu na altura os maiores elogios de todos os participantes, a actual conjuntura económica não permitiu atingir os objectivos estabelecidos, pelo que a organização lamenta os prejuízos que esta decisão possa acarretar aos pilotos inscritos nos respectivos Campeonatos mas, ao tomar esta medida a uma distância considerável do evento, está certa de que as suas consequências poderão ser minimizadas.

No entanto, o ACP não abandonou a ideia de reeditar esta competição e tudo continuará a fazer de forma a encontrar uma solução financeira que viabilize a realização desta prova com grande impacto nos desportos motorizados a nível nacional e internacional e de enorme retorno para o nosso país.

Por outro lado, o ACP quer aproveitar este momento para reforçar o seu total empenho na organização das restantes provas de Todo-o-Terreno que constam do seu calendário desportivo para 2012, a Baja Portalegre 500, também inscrita na Taça do Mundo FIA de Ralis TT e na Taça do Mundo de Bajas em Motos, e as 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Calendário CPTT actualizado

A um mês do arranque oficial do CPTT, a FPAK divulgou uma nova versão do seu calendário para 2012, onde a alteração principal se prende com a exclusão do Rally Estoril Portimão Marrakech.

O CPTT vê assim reduzido o número de provas, que fica agora com apenas 6 evenhttp://www.blogger.com/img/blank.giftos.

O Calendário fica também com 2 grandes intervalos, um de mais de 2 meses entre o Ervideira Rali TT e o Rali TT Serras do Norte, disputados a meados de Abril e finais de Junho respectivamente. E depois, segue-se outra longa "travessia no deserto" com mais 2 meses de pausa até que se dispute a Baja TT Oleiros Proença

Quanto ao Rali Estoril Marrakech, por enquanto integra o Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo o Terreno (autos) e Campeonato FIM de Ralis de Todo o Terreno (motos), e está agendado para 25 a 31 de Maio.

Calendário oficial aqui.

Fonte: todoterreno.pt

Organização do Rali do Qatar irá ter Portugueses


- Baja do Qatar passa a Rali ao aumentar de 2 para 5 dias a sua duração.
- Jaime Santos e Pedro Almeida assumem cargos na organização.


O novo aspecto do "Sealine Rally - Baja Qatar", organizado pela Qatar Motor and Motorcycle Federation (QMMF) irá ser o terceiro evento da Taça do Mundo de Ralis de Todo o Terreno FIA (auto) deste ano, ao mesmo tempo que será o segundo evento da Taça do Mundo FIM (motos), sendo disputado de 15 a 21 de Abril, o que corresponde a um aumento de 2 para 5 dias. O rali irá ser aberto a carros inscritos nas categorias T1, T2, T3, 2WD (duas rodas motrizes), T4(camiões), motos e quads.

Nasser Khalifa al-Attiyah (não confundir com o vencedor do Dakar, mas sim o presidente da QMMF), devido ao aumento de dois para cinco dias do "Sealine Cross-Country Rally" adicionou três elementos chave á sua equipa de organização.

"Foi importante termos sido evento candidato no ano passado, e pudémos ver onde podiamos melhorar e como é que podiamos extender o evento para cumprir os requisitos de um rali de todo o terreno"
, disse Nasser Khalifa al-Attiyah.

"Estou muito feliz por poder anunciar novas adições á nossa equipa. Estamos ansiosos por fazer disuputar um evento da Taça do Mundo FIA no Qatar pela primeira vez."

O antigo co-piloto e consultor internacional de ventos Fred Gallagher foi designado como director do evento, e irá trabalhar em conjunto com a experiente dupla Portuguesa composta por Pedro Almeida e Jaime Santos. Pedro Almeida é o director de prova do Rali de Portugal, e irá desempenhar um papel semelhante no Qatar, enquanto Jaime Santos - que tem uma considerável experiência em eventos tipo Baja em Portugal - será o responsável pelas pistas e pelo roadbook.

"Visitei o Qatar pela primeira vez em 1986 durante o Qatar International Rally e gostei do rali." disse o director do evento Fred Gallagher. "A primeira vez que estive lá, Björn Waldegård e eu vencemos esta ronda do Médio Oriente do campeonato e é muito bom estar de regresso. Fiquei surpreendido com a variedade de pistas que o Qatar tem nos seus desertos, e isso é perfeito para o desenhar eventos desafiantes no futuro." Gallagher ainda acrescentou que: " Sob a presidência de Nasser Khalifa al-Attiyah, os ralis de todo o terreno irão ganhar cada vez mais força, e já vários paises mostraram interesse em se juntar ao calendário FIA. O evento do Qatar promete ser um dos mais disputados no campeonato e coloca o Médio Oriente no topo da disciplina de ralis de todo o terreno."

A secção FIM do evento para motos e quads irá ser dirigida por Iain Black, e pelo sub-director Rashid al-Sulaiti

Os regulamento e todos os detalhes da inscrição do evento estão disponiveis no site oficial em www.qmmf.com . As inscrições a preço reduzido terminam na segunda feira dia 27 de Fevereiro, e encerram definitivamente a 26 de Março.

As verificação administrativas e técnicas irão ter lugar no dia 15 de Abril para os pilotos locais, enquanto os internacionais irão só as irão realizar no dia seguinte, antes da cerimónia de partida que terá lugar á tarde.

No dia 17 de Abril irá ser disputada uma super especial, e depois a primeira das quatro etapas de deserto do novo Sealine Cross-Country Rally irá ser disputada a 18 de Abril. O rali termina no sábado dia 21.

Fonte: todoterreno.pt

Baja CARMIM com 320 kms em linha


A um mês da Baja CARMIM, a equipa do Clube Automóvel do Algarve empenha-se no seu trabalho com o propósito de aumentar a qualidade com os recursos existentes. A aposta também passa por um traçado eficiente com um esquema de assistência simples e económico.

Falta pouco mais de um mês para a primeira prova de todo-o-terreno nacional – a Baja CARMIM que se realiza a 17 e 18 de março, percorrendo os concelhos de Tavira, Mértola e Alcoutim.

Mantendo a aposta numa prova compacta, esta começará com o prólogo, com 5.750 quilómetros de extensão, disputado nas imediações de Tavira na tarde de sábado. Os automóveis e os buggys fazem duas passagens, enquanto as motas e quads percorrem uma vez o troço selecionado.

Para o segundo dia de prova, e procurando oferecer soluções simples, a organização desenhou um percurso com 320 quilómetros em linha para os automóveis, com dois pontos de assistência facultativa, sempre no mesmo local. Para as restantes categorias - motos, quads e buggys, terão pela frente 220 quilómetros.

Com o objetivo de diminuir os custos dos participantes, foi elaborado um plano de assistências em que basta um só veículo de assistência para conseguir fazer as duas zonas propostas, a primeira ao km 76 e a segunda ao km 152.

A Baja CARMIM é uma organização do Clube Automóvel do Algarve com o patrocínio da Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e os apoios das Câmaras Municipais de Tavira, Mértola e Alcoutim.

Toda a informação em www.clubeautomovelalgarve.pt ou na página do Clube Automóvel do Algarve no Facebook.

Hélder Rodrigues foi o centro das atenções


Na Feira Nacional das Motos (Exposalão Batalha)

O Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno, Hélder Rodrigues, marcou presença na Feira Nacional das Motos, na Batalha, onde distribuiu centenas de autógrafos entre os visitantes que estiveram no stand da Yamaha Portugal.

O piloto, que recentemente alcançou um brilhante 3º lugar no Dakar, esteve no Sábado dia 11 na feira que, mais uma vez, atraiu à Exposalão milhares de amantes das duas rodas. O espaço da Yamaha Portugal contou ainda com a exposição da moto com a qual Hélder Rodrigues participou na última edição do Dakar.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Motos, quads e buggys são novidade em 2012 no Ervideira Rali TT


Como sempre com a exemplar organização da Sociedade Artística Reguenguense e com o patrocínio da Adega ERVIDEIRA, está já em adiantada fase de preparação nova edição do ERVIDEIRA Rali TT, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2012. Como grande novidade para esta edição, que irá para os estradões em redor de Reguengos de Monsaraz nos dias 21 e 22 de Abril, destaque-se o facto do evento alentejano passar a contar, igualmente, para as competições da Federação Nacional de Motociclismo, abrangendo motos, quads e buggys.

“A grande novidade desta edição 2012 do ERVIDEIRA Rali TT será, de facto, a inclusão de novas categorias, novas classes e novas competições, reforçando-se este autêntico espectáculo de todo-o-terreno”
, refere Duarte Leal da Costa, Director Geral da Adega ERVIDEIRA. “Os participantes irão encontrar um traçado espectacular e muito competitivo, deliciando o muito público que nesta época, tradicionalmente, se desloca ao Alentejo, seja para assistir à prova ao longo do percurso, quer na Herdadinha, onde volta a ser desenhada a fantástica pista da Super Especial”.

Quanto a presenças, “é ainda prematuro falar sobre candidatos, pelo facto de estarmos a cerca de três meses da realização da prova, mas existe a certeza de que os pilotos habituais irão encontrar, de novo, as melhores pistas ao longo dos concelhos de Évora, Reguengos de Monsaraz e Alandroal, enquanto para os novos participantes da corrida será tempo para descobrir uma das melhores jornadas de TT a nível nacional”, refere aquele responsável e principal patrocinador da prova alentejana, acrescentando que “de qualquer modo, é certo que iremos contar com a presença de grandes nomes do TT nacional e internacional”.

Com um largo historial no panorama nacional, o ERVIDEIRA Rali TT é uma das mais antigas provas nacionais de todo-o-terreno, sendo uma das preferidas dos pilotos, que não se cansam de tecer elogios à qualidade e variedade dos pisos e, sobretudo, à exemplar qualidade organizativa da Sociedade Artística Reguenguense. À semelhança de edições anteriores, a prova contará com o apoio da Adega ERVIDEIRA, que volta a dar o seu nome ao evento, recebendo do melhor modo, como é seu hábito, todos os apaixonados do todo-o-terreno que ali se

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Hélder Rodrigues com a TMN Dream Team em sessão de autógrafos na estação de metro do Chiado


O Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno, Hélder Rodrigues, vai estar, com os restantes membros da TMN Dream Team, numa acção inédita que terá lugar na estação de metro Baixa-Chiado PT Bluestation, em Lisboa.

Com o piloto, que recentemente alcançou um brilhante 3º lugar no Dakar, estarão os atletas Tiago Pires, Francisco Lobato, Rodrigo Albuquerque, Francisco Mendes Rosa, Inês Correia, Patrícia Figueiredo e Rui Machado. Juntos vão autografar o livro de fotografias produzido pela TMN no âmbito do projecto desportivo TMN Dream Team.

Esta acção terá lugar na próxima 2ª feira, dia 6 de Fevereiro, pelas 17:00.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Desafio Total/Mazda pretende prolongar o sucesso de uma iniciativa ímpar no TT nacional


- Competição com nova nomenclatura em 2012

Está prestes a arrancar a temporada de 2012 do Campeonato de Portugal de TT e, com ela, o início de uma nova época da competição monomarca promovida pela Mazda Motor de Portugal e que já se tornou numa referência nesta disciplina do automobilismo.

A partir deste ano passa a disputar-se o denominado Desafio Total/Mazda, resultante de uma troca estratégica do nome da marca patrocinadora da iniciativa, que sublinha a relevância da parceria de longa data existente entre a Cepsa Portuguesa (que distribui os produtos ELF e Total no nosso país) e a Mazda Motor de Portugal, numa bem sucedida associação que, neste particular, remonta ao arranque desta competição, em 2008.

Depois de uma temporada de 2011 plena de sucessos, com a luta pelo título a prolongar-se até à última jornada do ano e um número recorde de participantes, o Desafio Total/Mazda 2012 sai para a estrada com o objectivo de contribuir para uma animação adicional nas provas do CPTT, mas, acima de tudo, para permitir a participação com custos controlados e condições muito aliciantes num dos mais mediáticos campeonatos nacionais de automobilismo. A aposta voltar a apostar na oferta de condições de participação aliciantes e de um pacote de prémios muito apetecível.

Continuidade terá, também, a forte e imprescindível relação com a Rede de Concessionários Mazda, sendo que a obrigatoriedade de inscrição através de um dos distribuidores Mazda espalhados pelo nosso país continua como condição do regulamento do Desafio Total/Mazda.

Em termos de provas, o Desafio Total/Mazda 2012 arranca em terras alentejanas com o Ervideira Rally TT (Abril), seguindo-se o Rali TT Serras do Norte (Junho) e as Baja TT Idanha-a-Nova (Setembro) e Portalegre 500 (Novembro). O fecho da temporada volta a fazer-se com as 24 Horas de Fonteira, prova que, a exemplo, do que aconteceu em épocas anteriores volta a atribuir duas pontuações.

Prémios 2011

Esta Sexta-Feira (27 de Janeiro), foram entregues os prémios relativos à temporada de 2011, tendo a dupla João Rato/José Motaco sido as ‘estrelas’ da noite. Foram eles os grandes vencedores do Desafio ELF/Mazda 2011, sucedendo a João Pais, ‘campeão’ em 2009 e 2010. Destaque, igualmente, para outros vencedores da noite, o Melhor Concessionário – prémio atribuído à Xanauto – e Melhor Preparador – galardão atribuído ao Xuxas Team Sport.

Calendário 2012

21 e 22 de Abril – Ervideira Rali TT
29 e 30 de Junho – Rali TT Serras do Norte
28 e 29 de Setembro – Baja TT Idanha-a-Nova
1 a 3 de Novembro – Baja Portalegre 500
30 Novembro a 2 de Dezembro – 24 Horas Vila de Fronteira (duas pontuações)

Campeões 2011

Piloto – João Rato
Navegador – José Motaco
Concessionário – Xanauto
Preparador – Xuxas Team Sport

Classificações


2011 – 1º João Rato, 97 pontos; 2º Rui Lopes, 92; 3º Paulo Pinto, 68; 4º Pedro Barroco, 61; 5º Bruno Oliveira, 27; 6º Carlos Aires, 18; 7º João Pais, 15; 8º Durval Costa, 12

2010 – 1º João Pais, 46 pontos; 2º Rui Lopes, 44; 3º Paulo Pinto, 30; 4º Bruno Oliveira, 29; 5º José Manuel, 16; 6º Durval Costa, 15; 7º Gonçalo Correia, 9; 8º Henrique Silva, 6.

Vencedor do Dakar 2012 passou por Lisboa


- Peterhansel, Roma e Leal dos Santos partilharam experiências
- Encontro em Lisboa reuniu jornalistas, amigos e patrocinadores
- Sessão de Autógrafos encheu loja Delta Q


A Delta Q – X-raid Team que venceu a edição 2012 do Dakar Argentina Chile Peru, esteve hoje em Lisboa para partilhar as experiências vividas na mais dura e mítica prova do todo-o-terreno. Stephane Peterhansel, Nani Roma e Ricardo Leal dos Santos reuniram um sem número de jornalistas, amigos, patrocinadores e fãs num encontro animado na loja Delta Q na Avenida da Liberdade. Igualmente presentes esteve, Rui Miguel Nabeiro, administrador da Delta Q, marca patrocinadora da equipa e Sven Quant Director da estrutura X-raid.

Foi um feito único aquele que se viveu com o término da 34ª Edição do Dakar. Stephane Peterhansel venceu pela 10ª vez na sua carreira a mais dura e mítica prova do Todo-o-terreno, o MINI All4 Racing e a X-raid conseguiram a primeira vitória na prova e a Delta Q conseguiu ser a primeira marca portuguesa a chegar ao lugar mais alto do pódio com o patrocínio à equipa que teve, para além de Peterhansel, Nani Roma no segundo lugar e Ricardo Leal dos Santos no oitavo.

A prova foi, ao longo de todas as etapas extremamente competitiva e dura. O número de pilotos candidatos à vitória nunca deixou a estrutura alemã tranquila. E dia após dia, os três pilotos lutavam por se superiorizar aos seus adversários, ao mesmo tempo que evitavam qualquer percalço.

Peterhansel, apelidado de “Sr. Dakar” foi a estrela maior, venceu 3 das 13 especiais disputadas e assumiu a liderança da prova na quarta etapa e não mais largou até ao final; Nani Roma venceu igualmente três etapas e a cinco dias do final do evento assegurou o segundo lugar. Ricardo Leal dos Santos conseguiu um recorde pessoal ao ficar em segundo na derradeira etapa. No entanto, as ambições do piloto português de fazer melhor que o sétimo lugar da edição anterior ficaram por terra, quando no terceiro dia um ‘atascanço’ quando evitava um ‘motard’ o remeteu para a 50ª posição da geral. Ainda assim protagonizou uma recuperação notória e esteve sempre em plano de evidência impondo um ritmo ao nível dos mais rápidos. Ricardo teve ainda a missão de ajudar os seus companheiros de equipa sempre que necessário.

Resultados que colocam a equipa no patamar mais elevado no que ao Todo-o-terreno diz respeito.

Para Rui Miguel Nabeiro: “Era uma ambição nossa conseguir que a equipa vencesse esta prova. Terminámos o ano de 2011 a ganhar e começámos 2012 a vencer também. Obrigada X-raid por esta magnifica vitória”, disse.

“É uma vitória muito saborosa sobretudo porque já não vencia a prova há quatro anos. Fiz todo o Dakar sem qualquer problema mecânico. O MINI teve um desempenho notável. Toda a equipa fez um excelente trabalho”, disse Stéphane Peterhansel que das 10 vitórias, quatro foram nos carros e seis nas motos.

Para Nani Roma: “Habitualmente diz-se que o segundo lugar é o primeiro dos derrotados. Eu não sinto assim. Estou muito contente com a prestação que tive. Mas sobretudo pela equipa que lutou muito por chegar à vitória”, disse Roma que nunca venceu o Dakar nos carros mas que já o fez uma vez nas motos.

Ricardo Leal dos Santos, o único representante português na equipa agradeceu a todos a oportunidade que lhe foi concedida no seio da X-raid e pelo sempre apoio da Delta Q: “Faço um balanço extremamente positivo desta edição do Dakar. Aprendemos muito com a equipa e isso reflectiu-se no andamento que fomos impondo ao longo da prova. Cumprimos com a missão que nos foi estipulada e isso é sem dúvida o mais importante”, disse o piloto português.

Sven Quant director da equia X-raid não escondia a satisfação por ter conseguido, dez anos após o inicio na mais dura e mítica prova do todo-o-terreno, a primeira vitória da sua estrutura: “Foram dez anos de muito trabalho. Mas é muito gratificante festejar esta vitória com o Stéphane. O Nani fez exactamente aquilo que lhe dissemos. Uma corrida com rapidez mas ao mesmo tempo cautelosa e o Ricardo teve a difícil missão de ajudar os seus companheiros e ainda assim esteve sempre entre os mais rápidos. Não podíamos estar mais satisfeitos”, concluiu.

Resultados do Dakar 2012:

1º Peterhansel/Cottret – MINI com 38h54m46s
2º Roma/Perin – MINI a 41m56s
3º De Villiers/Von Zitzewitz – Toyota a 1h13m25s
(…)
8º Leal dos Santos/Fiúza – MINI a 5h03m18s