quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone confiante para a Baja TT Oleiros – Proença´12

Após um longe interregno, o Nacional de TT 2012 regressa já nos dias 1 e 2 de Setembro com a Baja TT Oleiros – Proença. A quarta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno contará com locais inéditos no seu trajeto.

O percurso da prova compreenderá duas etapas num total de 238,7kms. A primeira etapa englobará uma Super Especial de 5,03kms; já a segunda incluirá dois Setores Seletivos com 233,04kms.

As verificações técnicas e documentais serão realizadas das 8h30 às 12h, do dia 1 de Setembro, na Escola EB 2, 3/S Padre António de Andrade em Oleiros. Às 14h30 do mesmo dia terá início a SE.

Na segunda etapa, dia 2, a partida dos pilotos para a SS1 será às 7h20 e para a SS2 às 12h.

A Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone estará presente na competição com os pilotos Luís Teixeira na classe TT3, Paulo Felícia na classe TT2 e Luís Ferreira na classe TT1.

Na liderança da classe TT3, o piloto Luís Teixeira tenciona manter o mesmo posto e avançar na geral: “ Tenho-me preparado e treinado bastante para atingir o meu objetivo que cada vez está mais perto de se tornar realidade, ser campeão na minha classe! Vou lutar por isso e, se possível, avançar na geral também. “

Após a queda no XXVII Enduro da Figueira da Foz – 17 de Junho – que provocou uma luxação no ombro, Paulo Felícia ultrapassou já a fase de recuperação e encontra-se em máxima força. Aos comandos da Husqvarna TE449, o piloto, que se encontra na frente da classe TT2, afirma: “ O meu ombro está completamente recuperado. Vou para esta Baja com o intuito de vencer a minha classe. Este é o único campeonato que me poderá salvar a época, pois sofri duas lesões e como tal, tem sido uma época bastante difícil para mim“.

O piloto LFSport, Luís Ferreira, líder da classe TT1 e da classificação geral, pretende continuar a somar vitórias: “Depois desta interrupção no campeonato, encaro a Baja Oleiros com o objetivo de vencer na minha classe e de defender a primeira posição na Geral.”

Após ter vencido a HunGarian Baja 2012 – pontuável para o Europeu de Bajas´12 – Pedro Bianchi Prata retorna ao Nacional de TT como team manager, expondo os objetivos da sua equipa para a Baja TT Oleiros – Proença: “ toda a equipa está motivada para continuar a ganhar, os pilotos neste tempo de intervalo nunca pararam os treinos e estão Super motivados, sabemos que vai ser uma prova muito disputada, mas tudo está preparado para alcançar os objectivos“.

Organizada pela Escuderia Castelo Branco, a prova em destaque será disputada nos concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova e Mação nas modalidades de motos, autos, quads e utvs/buggys. Espera-se uma prova renhida no primeiro fim-de-semana de Setembro de 2012.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Equipe Mitsubishi Petrobras finaliza Rally dos Sertões com o objetivo cumprido

Guilherme Spinelli e Youssef Haddad ficaram atrás apenas do melhor piloto da história dos ralis

Foram 10 dias e 4.840 quilômetros de muitos desafios pelo sertão brasileiro. A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e o navegador Youssef Haddad, cumpre a sua missão no maior desafio off-road do país e segundo maior do mundo, conquistando a segunda colocação e ficando como melhores brasileiros na prova.

"É muito importante termos a consciência de que fizemos um grande rali. Estávamos disputando com a melhor dupla do mundo e sabíamos que iria ser muito difícil. Como desfecho, sensação de dever cumprido, trabalho e ralis bem feitos", afirma Guiga, o maior vencedor do Rally dos Sertões nos carros, com quatro títulos.

A dupla fechou sua participação atrás apenas de ninguém menos que o francês Stephane Peterhansel, uma lenda viva das competições fora de estrada e detentor de dez títulos da Rally Dakar.

"O Rally dos Sertões cumpriu a promessa de ser um rali muito pesado, com características diferentes dos últimos anos, com areia ao invés de trial. E eu, particularmente, gosto muito mais. A Dunas Race conseguiu dar de presente à edição de 20 anos do rali uma edição muito difícil", explica Youssef.

Na edição 2012 do Rally dos Sertões, a Equipe Mitsubishi Petrobras fez uma boa prova a bordo do Mitsubishi Lancer Racing. Guiga e Youssef lideraram boa parte do rali e sempre andaram nas primeiras colocações. No tempo total, marcaram 26h30min26.

Parceria vitoriosa A parceria entre Guiga Spinelli e Youssef Haddad completou três anos em 2012. Sempre os melhores brasileiros nas competições internacionais que participaram, a dupla passou a defender as cores do Brasil e da Petrobras, com a nova parceria, que deu origem à equipe Mitsubishi Petrobras.

"A Equipe Mitsubishi Petrobras funcionou perfeitamente durante todas as etapas. Fizemos nossa parte bem feita e isso nos dá uma sensação de dever cumprido. Andamos rápido o rali inteiro, com segurança e mantendo o carro inteiro. A navegação do Youssef foi impecável e a pilotagem muito boa. Além disso, o Lancer Racing mostrou-se sempre muito rápido e resistente", exalta Guiga.

Duas vezes campeão do Rally dos Sertões ao lado de Guiga, Youssef ressalta a evolução da equipe. "Foi o melhor rali que fizemos juntos, sem nenhum erro. Tivemos apenas um minuto de navegação perdida e não tomamos penalização, mas tínhamos um adversário em um nível muito forte. Apesar de tudo, estamos contentes pela prova e satisfeitos pelo entrosamento. Tudo isso nos deixa motivados para os próximos desafios", conta o navegador.

Fonte: todoterreno.pt

Monster Energy X-raid Team e Peterhansel vencem Rally dos Sertões

• Stéphane Peterhansel wins with his MINI ALL4 Racing

• Riamburgo takes his BMW X3 CC to third place in the overall rankings

X-raid’s streak of success continues: following the win in the Dakar Series round held in Argentina and after having taken the lead in the FIA Cross Country Rally World Cup, the Trebur based team now celebrated its first win in the Brazilian Rally dos Sertões – courtesy of French pairing Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret and their MINI ALL4 Racing. In the end, they won the event with a 23-minute lead over the runner-up, Brazilian Guilherme Spinelli in a Mitsubishi. Brazilian’s Riamburgo Ximenes / Flavio França took their BMW X3 CC to third place in the overall rankings, thus completing the success of X-raid Team.

In the opening stages of the 10-day rally, it didn’t look as if Peterhansel would be able to dominate the event, at the end of the day. Following his win in the prologue he had to settle for finishing fourth in the first special stage. But one shouldn’t forget that the race organisation had to shorten the special stage as the cars were stopped by a too deep water crossing. In the following stages, the Frenchman and Brazilian Guilherme Spinelli in his Mitsubishi fiercely battled it out for the overall lead. From the fifth special stage, however, Peterhansel proved to be invincible. He secured special-stage win by special-stage win, thus increasing his lead over Spinelli day by day.

On the final two days, Peterhansel opted minimising the risk by a more conservative approach and so, he finished third and fourth, in the ninth and tenth special stages. Nonetheless, the MINI ALL4 Racing driver won the rally with a 23:33-minute lead over Spinelli.

Riamburgo Ximenes in the BMW X3 CC also delivered in great style. With two special-stage wins under his belt, he finished third in the overall rankings, at the end of the 10-special stage event. Only twice, the Brazilian failed to make it to the top three. In four special stages, Ximenes finished runner-up and on the ninth and tenth days he even upped the ante by celebrating two special-stage wins!

“Following several appearances in the Dos Sertões, we finally succeeded in winning the rally, this year,” said Team Manager Sven Quandt. “Stéphane once again did a great job – and the performance of Riamburgo also was extremely good. After all, he secured two special-stage wins and made it to the top three on nearly every day.”

Overall standings:

1st S. Peterhansel (FRA)/J.-P. Cottret (FRA) MINI ALL4 Racing - 26h 06m 53s

2nd G. Spinelli (BRA)/Y. Haddad (BRA) Mitsubishi Lancer - 26h 30m 26s

3rd R. Ximenes (BRA)/F. França (BRA) BMW X3 CC - 27h 09m 40s

4th F. Bibas (BRA)/E. Cavassin (BRA) Evoque Rally - 28h 58m 39s

5th M. Moraes (BRA)/F. Pedroso (BRA) T-Rex – 29h 35m 33s

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Gadasin triunfa na Húngria

Schlesser perde a liderança da Taça do Mundo.

Al-Mutaiwei cumpre objectivos de passar para o 1º lugar.

Disputou-se no passado fim de semana na região de Gyor, Hungria, a HunGarian Baja 2012, prova que integrou a Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo o Terreno, o Campeonato do Mundo FIM de Ralis de Todo o Terreno, e ainda o Campeonato Europeu de Bajas UEM, para além dos vários campeonatos locais.

A organização desta prova tem sido particularmente dedicada na tentativa de melhorar cada vez mais este evento. Por isso, esta foi a quarta vez consecutiva com pistas diferentes, se bem que neste ano se tenha repetido a localização do ano passado. Em 2011 os organizadores levaram a prova para Gyor, e desenharam as pistas numa região de colinas circundante, mas que recebeu algumas criticas por ter muitos kms no interior das densas florestas locais. Assim, este ano e para corrigir essa falha as pistas foram desenhadas em redor de uma pequena cidade chamada Kapuvar, percorrendo agora caminhos muito mais largos e abertos. A unica falha destas pistas é a repetição constante de curvas a 90º ás quais se segue quase sempre uma longa recta, no entanto, isto é algo que é mais dependente das caracteristicas dos terrenos do que da vontade da organização, e por isso não pode ser considerado exactamente como um problema.

A prova começou na sexta feira ao final do dia, com os concorrentes a disputarem um curto e rápido prólogo, desenhado nos terrenos de uma zona industrial nas proximidades do Danubio, com os concorrentes a terem mesmo que conduzir algumas centenas de metros junto ás águas deste grande rio.

Boris Gadasin foi o mais rápido na Super Especial, colocando logo a concorrencia em alerta e dando a entender que estava presente para lutar pela vitória. Em segundo lugar ficou o Mini de Al-Mutaiwei e em terceiro Miroslav Zapletal com o Hummer H3. Quanto a Jean-Louis Schlesser, desta vez ao volante do OSCar , ficava-se por um modesto 10º lugar.

No sábado, o dia grande desta prova os pilotos tinham pela frente 4 sectores selectivos: duas passagens pelo sector de 66kms e mais duas pelo de 85 kms desenhados nos campos próximos de Kapuvar.

Um dos motivos de interesse desta prova residia na estreia na Toyota Hilux Overdrive por parte de Erik Korda, que desta vez deixava a sua habitual Nissan Navara na garagem. Ao longo de todo este segundo dia, Korda foi sempre um dos mais espetaculares, senão mesmo o mais espetacular piloto em pista, mas nem sempre a espetacularidade se traduz em resultados e o piloto acabou o dia em sexto lugar. Em quinto lugar terminou o piloto russo Ilya Kuznetsov, ao volante um Mitsubishi Pajero EVO ex-oficial. Um lugar mais á frente ficou o Romeno Costel Casuneanu, com mais um Mistubishi, neste caso um Racing Lancer a gasolina.

No lugar mais baixo do podio de sábado ficou o piloto da casa Karoly Fazekas, que utilizava de forma muito eficaz o seu BMW X5 de motor V8, particularmente adaptado ás condições das pistas locais. O segundo lugar ficou para outro piloto que é quase da casa, o Checo Zapletal que conseguia com o Hummer fazer frente a carros em teoria muito melhores que o seu, e parecia demonstrar que a sua escolha por este carro em detrimento do BMW X3 CC parecia ter sido acertada. Na frente Gadasin liderava a prova com algum á vontade, sem grandes problemas e deixando a concorrencia a uma distância segura.

Quanto á luta pela taça do mundo as coisas estavam no minimo estranhas, considerando as ambições dos pilotos directamente interessados neste campeonato: Al-Mutaiwei terminou o dia num modesto sétimo lugar da classificação. Este resultado aparentemente fraco deveu-se a pelo menos uma saída de estrada durante a prova, quando o pó bloqueou a visão do piloto e este não conseguiu evitar uma saida em frente, tendo perdido alguns segundos para sair da posição em que ficou. Quanto a Schlesser, ao longo do dia nunca pareceu o verdadeiro Schlesser, comentendo inclusivamente alguns erros o que é raro no Francês. A certa altura parecia um piloto de segunda linha. Esta prestação demasiado fraca ter-se-á devido a problemas de combustivel no OSCar, que afligiram o piloto ao longo de todo o dia e motivaram a sua decisão de parar depois do terceiro SS. Schlesser perdia assim a oportunidade de pontuar para a Taça do Mundo, e deixou a porta aberta a Al-Mutaiwei. Poderá ser uma questão de contabilidade, e no Egipto as coisas podem até mudar.

No domingo os pilotos regressavam aos sectores do dia anterior, mas desta vez para apenas uma passagem em cada um deles. Já não eram esperadas grandes mudanças nas classificações, a não ser que viesse a acontecer algum problema e que fizesse atrasar alguém.

Na frente da corrida, Gadasin estava agora em "gestão" da sua vantagem. Com o carro isento de problemas e com as pistas bastante "amigas" do proto, com facilidade Gadasin conseguiria ir-se embora caso isso fosse necessário. Venceu a corrida com uma vantagem de 3m33s sobre o segundo classificado. O segundo lugar ficou para Fazekas, que atacou nos ultimos sectores na tentativa de ainda conseguir chegar a primeiro. A vitória não foi possivel, mas relegou para terceiro Zapletal e terminando assim numa excelente classificação. Em terceiro, a mais de 9 minutos de Gadasin, ficou como dissemos Miroslav Zapletal, com o Hummer de motorização Toyota. Comprovou-se que a escolha pelo Hummer foi acertada, mas ainda assim fica a duvida do que teria sido caso ele tivesse optado pelo X3 CC.

Em quarto e quinto ficaram os Mitsubishi's ex-oficais. O primeiro dos dois foi o Racing Lancer de Costel Casuneanu e depois o Pajero Evo de Kuznetsov. O sexto lugar ficou para Erik Korda, que voltou a ser um dos mais espetaculares em pista, mas que não conseguiu melhorar a sua prestação. Quanto a Al-Mutaiwei , ficou apenas em sétimo, mas apesar de ser uma classificação "modesta" se olharmos apenas para a geral, foi suficiente para ultrapassar Schlesser na classificação da Taça do Mundo, que era realmente o objectivo do piloto e da equipa.

A Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo o Terreno continua já daqui a 2 semanas na Polónia, para a disputa da Baja Poland.

Fonte: todoterreno.pt

Mais uma etapa encarada com confiança

A dupla Ricardo e Manuel Porém está no terceiro lugar do Campeonato Absoluto de Todo-o-Terreno e parte para a Baja Oleiros-Proença, cheia de confiança nas suas possibilidades e na competitividade do renovado BMW Serie 1 Proto, com o qual tentará manter-se na luta pelo título.

A três provas do final do CPTT 2012, tudo está ainda por decidir e o PRF Bomcar racing team, está bem colocado para lutar pelo título, partindo para uma prova que agrada à equipa, onde conseguiu o primeiro bom resultado na época transata, quebrando assim uma série de maus resultados e dando um alento decisivo para a continuação da época.

Este ano tudo tem corrido bem melhor e para aumentar as hipóteses de um bom resultado a equipa técnica fez uma revisão completa ao Bomcar Serie 1 Proto, que está assim pronto para ajudar a equipa a lutar pelos primeiros lugares:

“Este longo intervalo entre o Serras do Norte e a primeira prova da Escuderia Castelo Branco, serviu para verificar quase tudo no carro, com a equipa técnica a fazer uma revisão completa ao carro e a efetuar as afinações necessárias, para que possamos ir confiantes, à luta.

Temos que marcar pontos para o campeonato, para mantermos a esperança de lutar pelo título. Tal como tínhamos estabelecido desde o início do ano, encaramos as nossas participações prova a prova, mas vamos sempre determinados a lutar pelo triunfo. Por isso podem contar connosco para tentar discutir a vitória, ou pelo menos um lugar no pódio final, de forma a conseguirmos continuar a manter viva a esperança, de lutar pelo título. Assim a sorte também nos acompanhe. ”

A Baja Oleiros-Proença disputa-se no próximo fim de semana na zona do pinhal centro, sendo dividida em duas partes distintas: Sábado, 1 de Setembro, uma Super-Especial com 5 Kms e no dia seguinte, Domingo, 2, um percurso com um total de 320 Kms, dividido em dois setores seletivos, com assistência a meio, em Oleiros, onde também será a partida e chegada da prova.

A Super- Especial começa no Sábado às 14h30 e o Sector Seletivo de Sábado, inicia-se às 09h45 de Domingo, pelo que esperamos que todos garantam uma vez mais o apoio à equipa do BOMCAR Série 2 Proto, do PRF BOMCAR racing team, que conta com os apoios da PRF, BOMCAR, CASTROL, FEDIMA, SPIKE, HRV e TERMOCOMPO.

Rui Sousa e Prolama ao ataque…

* Rui Sousa na luta pela vitória

* João Cardoso com olhar sobre o campeonato T2

* Edgar Condenso quer vencer categoria T2

A Prolama Competição estará á partida da Baja Oleiros-Proença com três duplas, que já demonstraram durante o Campeonato 2012 argumentos suficientes para estarem incluídos no lote dos favoritos, da prova que a Escuderia Castelo Branco vai colocar nas pistas empoeiradas da Beira Baixa nos próximos dia 1 e 2 de Setembro.

Rui Sousa/Carlos Silva, vão utilizar uma vez mais a ISUZU D-Max Proto, capaz de ombrear com os melhores conjuntos nacionais, alimentando assim legítima aspiração a entrar no lote de pilotos que vão discutir a vitória, da mesma forma que o fizeram no ano transacto, conforme referiu Rui Sousa…”vencemos esta prova em 2011 e estamos naturalmente motivados para voltar a lutar por um lugar de destaque. O Resultado de Reguengos demonstrou que a nossa ISUZU D-Max tem condições para entrar na luta pela vitória, e com as características desta prova podemos estabelecer um nível muito competitivo. A equipa trabalhou especificamente para esta corrida, e por isso vamos atacar desde o inicio para que o resultado final possa corresponder às nossas espectativas…”.

João Cardoso/Luis Marques, com a Nissan Navara T2 estão a fazer um Nacional de grande nível, se considerarmos que o piloto disputa esta competição pela primeira vez. No entanto este factor não tem impedido o piloto de ter terminado todas as provas até agora disputadas no pódio, ocupando o 2º lugar na categoria T2 e mesmo o 5º posto do campeonato absoluto; ...”temos trabalhado para alcançar bons resultados, e vamos a Oleiros para discutir a vitória na categoria T2. Acreditamos na evolução que o carro tem registado, e agora temos que arriscar um pouco mais para ter aspirações ao titulo…” concluiu João Cardoso, antes de testar as ultimas alterações que a Prolama desenvolveu na Navara do piloto de Leiria.

Por fim, Edgar Condenso/Nuno Silva aos comandos da ISUZU D-Max T2 do Team Consilcar, vão a Oleiro vingar os azares sofridos nas provas anteriores. Edgar Condenso realizou em Fafe uma corrida de grande determinação, disputando toda a prova com apenas tracção traseira e pretende agora lutar pela vitória que está claramente ao seu alcance…”esta pode ser a prova que necessitamos para virar os acontecimentos. Temos demonstrado rapidez suficiente para aspirar a um lugar cimeiro no campeonato, mas a sorte não nos tem ajudado, por isso vamos apostar forte nesta prova para finalmente subir ao lugar mais alto do pódio …” concluiu Edgar Condenso.

A Baja TT Oleiros - Proença, realiza-se no Sábado dia 01/09 com um Prólogo durante a tarde (16.00H), e tem agendado o seu prato forte para Domingo dia 02/09 a partir das 07.00H, com uma dupla passagem por um sector selectivo de 140 quilómetros, na região de Oleiros e Proença-a-Nova.

Nuno Matos e Filipe Serra querem repetir pódio do ano passado na Baja TT Proença-Oleiros

- Vencedora da primeira prova do ano, dupla de Portalegre inicia no próximo fim de semana o ataque à segunda e decisiva metade do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2012

- Organizada pela Escuderia de Castelo Branco, a baja disputada pela primeira vez em 2011 desenvolve-se ao longo de quase 300 quilómetros nos concelhos de Oleiros e Proença-a-Nova

Após dois meses de paragem, as emoções do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) estão de regresso nos dias 1 e 2 de setembro com a realização da 2ª edição da Baja TT Oleiros-Proença, a primeira de duas jornadas organizadas consecutivamente pela Escuderia de Castelo Branco e que há um ano permitiram a Nuno Matos e Filipe Serra festejar o seu primeiro pódio absoluto no CPTT e sua primeira vitória à geral na competição.

Com um percurso em quase tudo semelhante ao ano passado e que se desenvolve na chamada zona do Pinhal Interior, nos concelhos de Oleiros e Proença-a-Nova, a quarta prova pontuável para o CPTT de 2012 constitui, por isso, uma excelente oportunidade para a dupla de Portalegre regressar às boas exibições, sobretudo, após o duplo desaire somado nas últimas duas provas do calendário, no Ervideira Rali TT e no Rali TT Serras do Norte.

“São duas desistências que queremos esquecer rapidamente… Por isso, nada melhor do que retomar a competição precisamente numa baja que tão boas recordações nos deixou no ano passado, marcando, de resto, o início de um ciclo fantástico em termos de resultados para o nosso Astra Proto”, explica Nuno Matos, vencedor da primeira jornada do ano no Algarve e líder do Campeonato até à entrada para a terceira prova.

“Está a ser uma época de altos e baixos. Entrámos da melhor maneira na Baja Carmim, garantindo a pontuação máxima para o Campeonato e provando o enorme potencial do Astra Proto, especialmente após as evoluções que ensaiámos no defeso. Infelizmente, por pequenos percalços mecânicos, não conseguimos dar a melhor sequência a este resultado nas provas seguintes, sendo agora já muito difícil recuperar o atraso pontual que nos separa do líder”, como constata o piloto de Portalegre, triplo Campeão Nacional dos agrupamentos T8 (2007 e 2008) e T2 (2009) e vencedor da Taça FIA de Bajas de T2 em 2010.

“Queremos agora apontar ao pódio do Campeonato e dar o tudo por tudo nas três provas que faltam ainda disputar. Confiamos no potencial e na fiabilidade do nosso carro, pelo que partimos para esta prova com o mesmo otimismo com que iniciámos a temporada no Algarve. Sabemos que a concorrência está muito forte, mas estamos determinados em dar o nosso melhor e em reagir da melhor maneira às contrariedades sofridas nas últimas provas”, garante Nuno Matos.

Com um figurino muito próximo ao do estreado no ano passado, a 2ª edição da Baja TT Oleiros-Proença compreende um percurso competitivo de quase 300 quilómetros, iniciado no próximo sábado à tarde com a habitual dupla passagem por uma Super Especial com cerca de 5 km, desenhada junto à bonita vila de Oleiros e ao centro nevrálgico da baja.

No dia seguinte, a prova desenvolve-se pelos espetaculares trilhos dos concelhos de Oleiros e Proença, em dois setores seletivos de 140 km, intercalados por uma assistência bem no centro de Proença, num percurso quase sempre em muito bom piso e que varia entre zonas de serra e rápidos estradões.

PROGRAMA:

Sábado, 1 de setembro 2012

10h00/14h00: Verificações Administrativas (Escola Padre António de Andrade - Oleiros)

10h30/14h30: Verificações Técnicas (Campo da Feira - Oleiros)

15h30: Hora limite para entrada em Parque Fechado (Campo da Feira – Oleiros)

16h10: Partida do Pódio (Praça do Município) para a Super Especial

16h30: Partida para a Super Especial 1 (5,03 km)

18h15: Partida para a Super Especial 2 (5,03 km)

19h45: Conferência de Imprensa (Praça do Município)

Domingo, 2 de setembro 2012

09h15: Partida do Pódio para para o Percurso Seletivo

09h45: Partida para o 1º Setor Seletivo (143,01 km)

12h00: Chegada prevista ao final do 1º Setor Seletivo

15h30: Partida para o 2º Setor Seletivo (143,01 km)

17h45: Chegada prevista ao final do 2º Setor Seletivo

19h30: Distribuição de prémios no Pódio (Praça do Município - Oleiros)

No penúltimo dia de Rally dos Sertões, Equipe Mitsubishi Petrobras termina em 2º

A penúltima etapa do Rally dos Sertões foi bem curta, com apenas 143 quilômetros. Mas o suficiente para a dupla da Equipe Mitsubishi Petrobras, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, fazer uma boa prova e se manter na segunda colocação da classificação geral.

"A especial foi bem curta, com piso bom e bem sinuosa. Foi extremamente prazerosa de pilotar. Viemos sem forçar nada, mas aproveitando as escorregadas e curvas emendadas umas nas outras. Uma ótima especial", empolga-se Guiga.

O trecho foi bem rápido para a dupla. "O começo foi bem sinuoso e com piso bom. Com o cascalho, parecia que tinha bolinha de gude em cima da estrada, que deixava muito escorregadio", explica Youssef. "Por ser uma etapa curta, era um dia que não dava para ganhar nada. Mas, se abusássemos, poderíamos comprometer todo o rali", completa. Em parte do trecho, a prefeitura passou uma máquina para alisar a pista, e muitas referências não batiam com as que estavam na planilha.

E amanhã, último dia de Rally dos Sertões, a dupla já está feliz com o resultado e busca manter-se na segunda colocação da classificação geral, atrás apenas dos franceses, atuais campeões do Rally Dakar, Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret.

"Estamos bem satisfeitos com nosso rali e o ritmo que andamos. Cuidamos quando tivemos que cuidar e andamos rápido quando dava. Vamos continuar nessa tocada até o fim do dia de amanhã", ressalta Guiga.

10ª Etapa - 28 de agosto Iguatu (CE) - Fortaleza (CE) A última especial do Rally dos Sertões será marcada por muita beleza, além de extremamente prazerosa, passando por dunas e estradas com piso bom. Os pilotos serão recepcionados na rampa de chegada em Fortaleza.

Deslocamento Inicial: 184 km Trecho de Especial: 103 km Deslocamento Final: 170 km Total: 457 km

Fonte: todoterreno.pt

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Stéphane Peterhansel amplia a vantagem no Brasil

• A total of six stage wins for Peterhansel

• Riamburgo Ximenes consolidates his third position in the overall standings

The Monster Energy X-raid team enters the ‘home straight’ of the Rallye dos Sertões in Brazil as leader. With eight stages raced, French pairing Stéphane Peterhansel /Jean-Paul Cottret and their MINI ALL4 Racingof hold a 24-minute lead over Brazilian Spinelli. While Brazilians Riamburgo Ximenes and Flavio França consolidated their third position, with their BMW X3 CC. The competitors still have to race another two stages, on the way to the finish line in Fortaleza.

After having won the first part of the marathon stage, Peterhansel also prevailed in part two. The navigation in the opening stages of the 277-kilometre stage from Alto Parnaíba to Bom Jesus represented a true challenge and the pairing lost its way several times. Afterwards, however, Peterhansel really took the MINI ALL4 Racing to its limits and in the end, he was five minutes faster than his team-mate Ximenes who finished runner-up, with his BMW X3 CC.

On the following day, the Frenchman continued his streak of success. In the eighth special stage, to Petrolina, Peterhansel celebrated his fourth consecutive special-stage win and extended his lead over Spinelli by another six minutes, thus gaining a truly promising initial position for the final two days of the event. Ximenes also delivered in great style, in the 335-kilometre special stage, by once again securing the second position.

The ninth stage will take the drivers from Petrolina to Iguatu. From there, they will have to race just one more stage – to the finish in Fortaleza.

Overall standings after stage 8:

1st S. Peterhansel (FRA)/J.-P. Cottret (FRA) MINI ALL4 Racing - 23h 23m 27s

2nd G. Spinelli (BRA)/Y. Haddad (BRA) Mitsubishi Lancer - 23h 47m 57s

3rd R. Ximenes (BRA)/F. França (BRA) BMW X3 CC - 24h 29m 34s

4th F. Bibas (BRA)/E. Cavassin (BRA) Evoque Rally - 25h 51m 41s

5th M. Moraes (BRA)/F. Pedroso (BRA) T-Rex – 26h 42m 00s

domingo, 26 de agosto de 2012

Dakar Desert Challenge 2012 – A grande aventura low cost cada vez mais perto!

O objetivo "Dakar" está cada vez mais perto. A rota a percorrer durante intensos 14 dias, levará os participantes pelas extraordinárias e amplas paisagens da África Ocidental: Marrocos (Sahara Ocidental), Mauritânia e Senegal serão os países africanos anfitriões. Na Europa será realizado o prólogo da expedição e uma relaxante travessia Portugal/Espanha rumo a Tarifa, sul de Espanha.

Apesar de boas notícias sobre África serem difíceis de encontrar - por razões incompreensíveis, assentes não poucas vezes no preconceito e na intolerância -, a realidade é que este continente tem muito oferecer, quer seja na dimensão humana, resultante da enorme diversidade de povos que o habitam, quer seja ao nível do património natural, cultural e arquitetónico. A região particular de África que será palco do Dakar Desert Challenge, reúne em igual medida uma grande autenticidade cultural e uma solidão que preenche a alma muito mais do que possamos imaginar... há quem diga que esta é uma realidade que só os espaços desérticos, na sua imensidão, nos oferecem. Mas o Sahara não é um deserto qualquer, é um espaço onde o isolamento ganha uma dimensão genuína, apaixonante e irresistível.

O Dakar Desert Challenge assume-se desde o seu início como uma aventura humana que apela à aplicação prática de um conjunto de valores que lhe dão forma: o companheirismo e o espírito de aventura são essenciais; a capacidade para dar, receber e respeitar é fundamental; o bom humor é obrigatório... aos participantes é pedido que interiorizem uma atitude e um espírito aberto e nessa medida acreditamos numa grande viagem, numa viagem que marcará. No Dakar Desert Challenge repelimos o mediatismo, procuramos sobretudo que quem participa se sinta um viajante e identifique a organização como um companheiro de viagem, identificador das diversas variáveis que estão associadas a uma travessia deste género. O Dakar Desert Challenge somos todos!

Fecho da 1ª fase de inscrições:

Aproxima-se a grande velocidade o fecho da 1ª fase de inscrições no Dakar Desert Challenge. As inscrições recebidas até ao final do próximo dia 31 de Agosto têm um custo inferior em 30% face a inscrições formalizadas após essa data… o mote é não “guardar para depois o que podes fazer já”! Participa no Dakar Desert Challenge e vive a vida de forma criativa!

25% de desconto na inscrição para participantes em Fiat Strada:

A Fiat Profissional, main sponsor do Dakar Desert Challenge com a “Nova Fiat Strada Aventure – viatura 4x2 oficial”, convida todos os detentores de uma Fiat Strada, seja ela mais velha ou o novo modelo, a mostrarem a sua audácia participando na expedição… a “prenda” são 25% de desconto no preço de inscrição…

Mais informações sobre a única expedição do género de organização ibérica em 2012 em www.dakardesertchallenge.com e www.facebook.com/dakardesertchallenge!

Khalifa Al Mutaiwei Termina em sétimo a HunGarian Baja 2012

• Khalifa Al Mutaiwei leads the FIA World Cup for Cross Country Rallies

• Heat and hard track surfaces a true challenge for the drivers

Although it didn’t seem to be the case, at first glance: X-raid could live Hungary in a satisfied mood. Khalifa Al Mutaiwei from Dubai and his German navigator Andreas Schulz finished seventh in the Baja Hungary, the fifth round of the FIA Cross Country Rally World Cup season. A result that was enough for them to gain the World Cup lead. In the third special stage, Jean-Louis Schlesser, the previous World Cup leader, was forced into retirement by a technical failure and consequently, he had to leave Hungary empty-handed.

With distances of about 50 and 70 kilometres, the special stages of the Baja Hungary were short – but extremely demanding. At temperatures of more than 30° C, the competitors had to cope with extremely dry and bumpy track surfaces – that proved to be gruelling for both vehicles and drivers. Following the retirement of Schlesser, Al Mutaiwei opted for taking it somewhat easy. The driver from Dubai didn’t want to take a risk and preferred to secure the points for finishing seventh, instead.

In two weeks time, the World Cup for Cross Country Rallies calendar features the next round, the Baja Poland.

Overall result Baja Hungary: 1st B. Gadasin (RUS)/A. Kuzmich (RUS) G-Force Proto – 4h 01m 29s 2nd K. Fazekas (HUN)/A. Horn (HUN) BMW X5 – 4h 05m 02s 3rd C. Casuneanu (ROM)/M. Zani (ITA) Mitsubishi – 4h 09m 23m 4th M. Zapletal (CZE)/M. Marton (POL) H3 Evo – 4h 10m 48s ... 7th K. Al Mutaiwei (UAE)/A. Schulz (GER) MINI ALL4 Racing – 4h 19m 24s

Pedro Bianchi Prata volta a vencer na HunGarian Baja 2012

Terminou hoje a HunGarian Baja 2012, pontuável para o Campeonato Europeu de Bajas 2012. Na terceira e última prova, os pilotos enfrentaram dois setores seletivos num total de 151kms cronometrados.

Após ter vencido as duas etapas anteriores na classe B1, Pedro Bianchi Prata venceu novamente, hoje. O piloto da Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone, satisfeito com a sua prestação, comentou a 3ª etapa: “ Hoje, o dia correu muito bem!A moto esteve a 100% e não cometi nenhum erro. Venci a geral e a classe no Campeonato da Europa! As especiais, com várias passagens dos carros, melhoraram em alguns locais e ficou mais fácil de andar rápido. Dedico a vitória na geral a toda a Equipa, em especial à Sandra e ao Renato, que tanto trabalharam nestes três dias. A vitória na classe, dedico-a ao Andrea Brunod que embora esteja no céu, nunca será esquecido.”

A próxima prova do Team Bianchi Prata KIA / Vodafone será a Baja Oleiros, que conta para o Nacional de TT, dia 1 de Setembro.

Fonte: todoterreno.pt

sábado, 25 de agosto de 2012

From Russia, With Speed

Gadasin vence prologo da HunGarian Baja.

Schlesser fica-se por um resultado demasiado modesto.

Se não fosse divulgado o nome da prova, a julgar apenas pelas condições climatéricas, a HunGarian Baja facilmente poderia passar por uma prova qualquer em Africa: muito calor e muito pó fazem-nos pensar em outras paragens e não num país da europa central. No entanto há que salientar o esforço da organização que regou constatemente algumas partes mais complicadas do troço do prólogo de abertura desta baja. E assim, foi debaixo de um calor quase sufocante que a HunGarian Baja arrancou hoje, com os pilotos a terem que percorrer um prologo com perto de 5 kms, em parte a percorrer literalmente as margens do Danubio, e depois a percorrer um troço com alguns saltos e rectas numa zona industrial perto de Gyor, onde o espetaculo proporcionado foi bastante interessante, traduzindo-se numa melhoria significativa face a 2011.

Em termos desportivos, a batalha pelos primeiros lugares foi o que se esperava: Intensa. Os dois favoritos , Al Mutaiwei e Schlesser não conseguiram chegar em 1º, pois Boris Gadasin pode aplicar de forma muito eficaz todas as suas capacidades e do seu proto e venceu este curto sector. Em segundo ficou o piloto do Mini All4 Racing a apenas 3 segundos. Em terceiro mais um carro da G-Force, desta vez o conduzido por Vasilyev, que começa a ser cada vez mais normal aparecer bem classificado. O quarto lugar podemos considerar talvez a primeira surpresa, e servida em dose dupla: Miroslav Zapletal surpreendeu ao decidir-se por trazer o Hummer em vez do seu X3 CC, e voltou a supreender ao terminar em 4º o prologo de hoje.

O quinto classificado foi Erik Korda, na sua estreia ao volante da Toyota. Korda foi de longe o piloto mais espetacular em pista, entusiasmando o publico com as suas longas derrapagens, e talvez tenha sido este sido o seu erro, pois terá perdido alguns segundos. No entanto ganhou o reconhecimento dos fãs. Quanto a Schlesser, terá sido a segunda surpresa deste prologo, pois o 10º lugar parece pouco para este piloto. Vale-lhe o facto de ser prioritário FIA e poder amanhã arrancar um pouco mais a frente do que aquilo que deveria considerando apenas os seus resultados.

Fonte: todoterreno.pt

Pedro Bianchi Prata em bom plano no Prólogo da HunGarian Baja'12

Teve início hoje a primeira etapa da HunGarian Baja 2012, prova pontuável para o Europeu de Bajas´12 na Hungria.

Após as verificações técnicas e administrativas, realizadas das 6h30 às 13h30, os pilotos tiveram de enfrentar a 1ª etapa. Esta consistiu num Prólogo de 5,5kms que teve como hora de partida as 17h35.

Com a Husqvarna TE 449 Rally, Pedro Bianchi Prata venceu a classe B1 e alcançou o 4º lugar da geral.

O piloto da Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone comentou a etapa de hoje: “ O Prólogo era muito rápido e com muito pó. Infelizmente, apanhei o piloto da frente que me fez perder muito tempo pois devido ao pó não consegui ultrapassá-lo. Amanhã vou partir um pouco atrasado mas a corrida é muito grande e tenho a certeza que vou conseguir recuperar. “

A segunda etapa terá duas especiais a percorrer por duas vezes cada, culminando em quatro setores seletivos num total de 302kms.

Fonte: todoterreno.pt

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Spinelli desce a segundo no Rali dos Sertões

Guiga Spinelli e Youssef Haddad enfrentaram problemas na especial desta quinta-feira

Guilherme Spinelli e Youssef Haddad foram os primeiros a largar na etapa de hoje. Só não contavam com um pneu furado logo no início da prova. "Foram uma série de infelicidades. Passamos por uma erosão que tinha uma ponta de pedra e furou o pneu do Lancer Racing. A porta do Youssef demorou para abrir. Quando fomos tirar os pneus, as cintas estavam invertidas e tivemos que tirar os dois. Fizemos a troca e depois demorei muito para prender meu cinto. Enfim, perdemos um tempo precioso logo no início mas, no geral, está ótimo. Estamos em segundo e abrimos uma vantagem ainda maior do terceiro colocado na geral. Ainda falta muito rali, tem Jalapão e a etapa maratona. Já sabíamos que a briga não seria simples", disse Guiga.

No momento da parada, a dupla da Equipe Mitsubishi Petrobras foi ultrapassada pelos franceses Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, que largaram em segundo e venceram a prova. "Ficamos apreensivos de estar muito no começo da especial e com apenas um estepe. Todo o trecho que tinha mais risco de furar o pneu, fomos conservadores", ressalta o piloto, Guilherme Spinelli.

A especial de hoje começou muito travada, depois vieram as depressões e, no final, longas retas e alta velocidade. A dupla se prepara agora para enfrentar o mais longo dia desta edição do Rally dos Sertões. Ao todo, serão 680 quilômetros entre as cidades de Palmas (TO) e Alto Parnaíba (MA). E para complicar ainda mais, será novamente etapa maratona.

Ao chegar na cidade maranhense, os competidores não podem ter auxílio de suas equipes de apoio. "Os próximos três dias serão decisivos no rali. Além da maratona, temos a entrada no Jalapão e a especial de areia no oitavo dia, que promete ser a mais dura do rali. Vamos mantendo o ritmo e a concentração a cada dia", avalia Youssef.

A especial, com 468 quilômetros, marca a entrada no Jalapão, e trás todos os elementos característicos do maior rali do país, além de navegação por GPS.

Fonte: todoterreno.pt

Peterhansel reassume liderança nos Sertões

Etapa que ligou as cidades de Carolina (MA) e Palmas (TO) teve mais uma vitória da dupla francesa, que agora abriu oito minutos de vantagem para os segundos colocados na classificação geral

A edição comemorativa de 20 anos do Rally Internacional dos Sertões terá muitas emoções até a chegada em Fortaleza (CE). Pelo menos é o que tem prometido a disputa pela liderança. Desde a largada, no domingo passado, a ponta da competição trocou de mãos três vezes em apenas cinco dias. Após perder a liderança na etapa disputada ontem, os franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret voltaram ao topo nesta quinta-feira (23/08) ao vencerem a especial disputada entre Carolina (MA) e Palmas (TO). Agora, a dupla que comanda o MINI All 4 Racing lidera a competição com oito minutos de vantagem para os vice líderes, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que hoje chegaram na segunda posição. De acordo com Peterhansel, esse foi o primeiro dia sem contratempos até agora. "Foi o primeiro dia em que não tivemos problemas. Sem batidas, sem enjoos, sem problemas de navegação e por isso foi uma etapa realmente muito boa. Dessa forma conseguimos arriscar mais. Além disso a especial foi a mais rápida até agora. Desde o começo do rali foi a etapa em que mais conseguimos acelerar", comentou o francês.

O Rally dos Sertões volta amanhã para o Estado do Maranhão, com a realização da segunda etapa maratona da edição 2012, que ligará Palmas a Alto Parnaíba. Este trecho apresentará a maior especial disputada até aqui, com 468 km de trechos cronometrados. O deslocamento total será bem longo: 680 km. "Amanhã será um dia muito cansativo. Não podemos ir tão rápido, principalmente no começo, e temos que dosar bastante o carro para não enfrentarmos problemas, pois será uma etapa maratona", acrescenta. "A navegação aqui no Sertões nunca é fácil, mas hoje foi uma etapa muito boa. Conseguimos acelerar e abrir vantagem. Aqui todo dia é diferente e esperamos ir ainda melhor amanhã", acrescenta o navegador Cottret.

Confira como está a classificação geral após cinco etapas:

1. Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret - 12h20min59s

2. Guilherme Spinelli/Youssef Haddad - a 00:08:05

3. Riamburgo Ximenes/Flavio França - a 00:52:58

4. Fellipe Bibas/Emerson Cavassin - a 00:56:34

5. Romeu Franciosi/Deco Muniz - a 01:05:00

6. Marcos Moraes/Fabio Pedroso - a 01:24:14

7. Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin - a 01:33:32

8. Paulo Cesar Bertolini/Anderson Bertolini - a 02:20:51

9. Mauro Guedes/Neurivan Calado - a 02:41:20

10. Marcos Baumgart/Kleber Cíncea - a 02:48:52

Fonte: todoterreno.pt

HunGarian Baja a poucas horas da luz verde

Luta pela liderança da Taça do Mundo prestes a recomeçar.

Schlesser irá conduzir um OSCar e Korda uma Hilux Overdrive.

Faltam poucas horas para o arranque da HunGarian Baja 2012, e a curiosidade e expectativa em torno do evento vão aumentado à medida que se aproxima o momento em que os motores devem ser colocados em funcionamento. Para hoje está previsto o tradicional prólogo, que a organização teve particular cuidado em planear e desenhar, procurando por um lado proporcionar uma boa pista e segura e por outro lado, pensando no publico, desenhou o traçado numa zona junto ao rio Danubio onde as várias curvas e saltos irão certamente ser do agrado do público.

Por esta altura não é claro quem é exactamente o favorito à vitória nos automóveis. Muitos dirão que será o Mini de All Mutaiwei o primeiro a cruzar a meta, mas a verdade é que isso não será exactamente simples. O piloto da Fazza Team terá como principal opositor Jean Louis Schlesser, que para esta prova deixou o seu habitual Buggy em casa e trouxe um inesperado OSCar, que muitos dos fãs portugueses lembrarão das 24 Horas de TT. O Francês, apesar de muito experiente terá assim uma curva de aprendizagem algo complicada nos primeiros quilómetros face ás diferenças óbvias entre este novo carro e o seu tradicional Buggy de duas rodas motrizes. A G-Force está presente na prova com dos carros, um para Boris Gadasin e outro para Vasilyev. Quanto a Gadasin são sobejamente conhecidas as suas capacidades e rapidez e se tudo lhe correr bem será um dos da frente certamente.

Vasilyev, mas recente nesta competição demonstrou já em vários eventos uma velocidade surpreendente, conseguindo manter-se a salvo de incidentes e somando bons resultados uns atrás dos outros. Miroslav Zapletal é outro dos potenciais candidatos aos lugares da frente, mas talvez a idade do seu BMW X3 CC se torne num handicap para conseguir colocar pressão nos lideres da prova. No que diz respeito ainda aos automóveis, estão presentes dos Mitsubishi Ex-Oficiais, o Mitsubishi MPR13 do Russo Ilya Kuznetsov e o Romeno Costel Casuneanu com um Racing Lancer. São carros bastante capazes de andar na frente, resta apenas esperar pelo arranque da prova para perceber se os seus pilotos estão à altura do desafio. As cores da casa irão ser defendidas por uma "armada" bem equipada, onde em teoria caberá a Erik Korda o papel de ponta de lança. O piloto Hungaro firmou um acordo de ultima hora com a Overdrive, e terá à sua disposição a mesma Hilux com que Nasser Al-Attiyah venceu o Rali do Qatar.

Depois seguem-se Fazekas com o seu já habitual BMW X5 com motor V8 e Pal Lonyai com a Nissan Navara apoiada pelo Todoterreno.pt, que depois das recentes melhorias a nivel de motor, está muito mais bem preparada para lutar por um lugar dentro do Top10. A prova terá o seu dia grande amanhã, com os pilotos a percorrem por duas vezes cada um dos dois sectores que a organização preparou. Estes sectores também são uma novidade, sendo inteiramente novos, e segundo o organizador, muito interessantes.

Fonte: todoterreno.pt

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Bianchi Prata na HunGarian Baja

A terceira prova do Campeonato Europeu de Bajas 2012 será realizada de 24 a 26 de Agosto na cidade húngara de Gyor.

Este ano com novas pistas, a competição contará com três etapas em 458,5 kms cronometrados totais. A Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone participará neste desafio com o piloto Pedro Bianchi Prata, aos comandos da Husqvarna TE 449 Rally, na classe B1. Depois de uma brilhante prestação na Baja Carpathia (Polónia), o piloto Pedro Bianchi Prata tenciona ganhar novamente, agora na Hungria, para obter uma vantagem confortável no 1º lugar. “ Estou bastante confiante para esta Baja. Nestes últimos dias estivemos a testar um novo amortecedor de trás, com isso a moto ficou muito melhor, mais estável e com mais tração, o que é uma mais-valia. O meu objetivo é a vitória, mas sei que vai ser difícil, pois estão muitos pilotos bons e com vontade de ganhar também. Vou dar o meu melhor e lutar pelo meu objetivo nos mais de 800 km de prova.”

As verificações administrativas estão a ser realizadas hoje, desde as 12h até às 19h e amanhã das 6h30 às 13h30. Amanhã iniciar-se-á também a primeira etapa, às 17h35, com um Prólogo de 5,5kms junto ao rio Danúbio.

Fonte: todoterreno.pt

Erik Korda ao volante de uma Toyota Hilux Overdrive na Hungria

Piloto Hungaro participará pela primeira vez com uma Toyota.

HunGarian Baja começa na sexta feira á tarde.

A equipa Overdrive alcançou um acordo de ultima hora com o piloto hungaro Erik Korda para a participação na Baja da Hungria, disputada já no próximo fim de semana e que será a quinta ronda da Taça do Mundo de Ralis de Todo o Terreno. Korda irá ter a seu lado Csaba Fábzán ao volante de uma Toyota Hilux , que já este ano conseguiram o primeiro e o segundo lugar na Rali do Qatar "O Erik já tinha interessa na Hilux há algum tempo, por isso é muito bom conseguir tê-lo ao volante de uma Toyota na Hungria," disse o director da Overdrive Jean Marc Fortin. "Esperamos uma vez mais conseguir uma boa performance e validar alguns dos desenvolvimentos que já implementámos este ano. Pela minha experiencia esta corrida pode ser algo complicada e a caravana forte irá ajudar a "formar" algo interessante."

Korda é um dos pilotos de todo o terreno mais experientes da Hungria e tem sido um participante regular em provas de todo o terreno já há vários anos. Foi o primeiro piloto a conduzir o McRae Enduro em 2008 e já conduziu um vasto leque de carros de todo o terreno em vários eventos europeus. Korda também já participou em vários ralis tradicionais ao volante de um Subaru WRC.

A HunGarian Baja tem pouco mais de 30 participantes no evento FIA na categoria de automoveis, com Korda a ter que competir contra nomes como Jean Louis Schlesser ou ainda Khalifa Al-Mutaiwei. A estes dois junta-se vários outros pilotos de nome, onde se incluir Boris Gadasin, Miroslav Zapletal e Vadym Nesterchuck.

A Overdrive Racing Team começa a competição com a disputa do tradicional prólogo, que está desenhado nas proximidades da cidade de Gyor e tem uma extensão de 4,89kms. Na sexta feira as equipas irão percorrer duas especiais por duas vezes, fazendo assim 4 sectores. No domingo será feita mais uma passagem por cada um dos sectores.

As Overdrive Racing Toyotas são construidas na Africa do Sul em parceria com a Toyota Motorsport South Africa e Hallspeed, e estão equipas com um motor V8 de 4,6Litros conforme os regulamentos FIA. A Overdrive está sediada em Villers-le-Bouillet, próximo de Huy na Belgica.

Fonte: todoterreno.pt

Al Mutaiwei parte à conquista da liderança da Taça do Mundo

Fazza Rally Team parte atrás do seu rival com a diferença de apenas um ponto.´ Al-Mutaiwei e Schulz irão conduzir o Mini All4 Racing em Gyor.

Khalifa Al-Mutaiwei e o seu navegador Andreas Schulz irão tentar assumir a liderança da Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo o Tereno quando participarem na HunGarian Baja já no próximo fim de semana. A Fazza Rally Team, que utiliza um Mini All4 Racing na principal competição de todo o terreno mundial, está actualmente colocada em segundo lugar a apenas um ponto de Jean Louis Schlesser, e está bastante confiante que conseguirá ultrapassar o seu rival nesta quinta ronda disputada na Hungria.

Tendo já sido campeão em 2004, Al-Mutaiwei fez um excelente regresso á competição depois de oito anos de ausência: "Agora já entramos na segunda parte da temporada e eu estou em muito melhores condições do que no inicio do ano." disse o piloto dos Emiratos, que procura ser o terceiro piloto da X-Raid a vencer esta prova em cinco anos. "Eu ganhei confiança e mais experiencia à medida que a temporada ia decorrendo. Agora conheço muito melhor o meu carro e estou em harmonia com a equipa. Estou apenas um ponto atrás de Jean Louis Schlesser no campeonato e bastante seguro no seguindo lugar. O meu objectivo é terminar no podium pela quarta vez esta epoca." "Esta será a minha primeira vez na Hungria. É uma Baja e não um rali de todo o terreno tradicional, por isso a abordagem será diferente. Não há hipoteses de cometer erros. Tentarei encontrar o equilibrio entre andar de depressa, atacar e ser cauteloso ao mesmo tempo."

Para além de ter que enfrentar o experiente rival Francês, Schlesser, Al-Mutaiwei e Schulz irão ainda ter a seu lado a dupla russa da G-Force, Boris Gadasin e o seu colega de equipa Vasiliey, que actualmente é o quinto na classificação.

A categoria de Autos FIA é torna-se ainda um pouco mais competitiva pela presença de Miroslav Zapletal e também do Ucraniano Vadym Nesterchuck que constam entre os inscritos na lista provisória.

A Fazzza Rally Team irá começar a sua prova já na próxima sexta feira ás 6 da tarde locais quando for disputado o prólogo de 4,89kms. Na sexta feira as equipas irão percorrer duas especiais por duas fazes, fazendo assim 4 sectores. No domingo será feita mais uma passagem por cada um dos sectores.

Fonte: todterreno.pt

Equipa Mitsubishi Brasil vence o dia e regressa a 1º

Guiga Spinelli e Youssef Haddad passaram sem problemas pela etapa maratona e abrem 10 segundos dos líderes.

Com a maior quilometragem até aqui, a dupla da Equipe Mitsubishi Petrobras, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, venceu a especial de hoje no Rally dos Sertões e reassumiu a primeira colocação na prova. Guiga e Youssef tiraram a diferença de 2 minutos da dupla francesa Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret e abriram 10 segundos na ponta da tabela. "É uma sensação muito gostosa de dever cumprido. Estamos fazendo uma prova consistente e iremos continuar caprichando ao máximo. Estamos muito satisfeitos com o dia de hoje, independentemente do resultado", comemora Guiga.

Mesmo com a vitória e a volta ao topo da classificação, a dupla da Equipe Mitsubishi Petrobras sabe que ainda faltam muitos quilômetros de Sertões. "É muito boa a sensação de voltar à liderança, mas sabemos que isso não significa nada, pois é apenas o quarto dia e tem muito rali pela frente."

Quarto dia

A prova de hoje começou com a etapa maratona, onde os competidores não receberam auxílio de suas equipes de apoio na noite anterior. "Fiz uma checagem rápida no motor para ver se estava tudo em ordem, na parte de calibragem dos pneus e no visual externo. Não foi encontrado nada e o carro largou em perfeito estado", ressalta Youssef. A especial de hoje foi a mais longa do rali até aqui, com 309 quilômetros. "Foi uma especial bem completa, técnica, com trecho estreito, onde mal cabia o Lancer, alternando para trechos de areia rápidos, e em uma estrada principal com muitas erosões e lombadas", completa o navegador. A maior comemoração da dupla foi pelo dia perfeito, sem problemas, e com um entrosamento essencial. "O mais importante é que conseguimos fazer dentro da especial, tanto a parte de pilotagem e navegação, como Lancer Racing. Todo o conjunto funcionou muito bem. Conseguimos ir em um ritmo bom desde o início, aproveitando o máximo do carro. Esse conjunto é que nos permitiu ter o bom resultado de hoje", completa.

Carolina (MA) - Palmas (TO)

O Rally dos Sertões entra, nesta quinta-feira, no Tocantins. A prova chega à capital, Palmas, e terá um percurso muito duro para os competidores. Serão 238 quilômetros de especial, com um deslocamento final de 231 km. O total do dia chega a 472 km.

5ª Etapa - 23 de agosto

Deslocamento Inicial: 3 km

Trecho de Especial: 238 km

Deslocamento Final: 231 km

Total: 472 km

Fonte: todoterreno.pt

Peterhansel passa mal, mas ainda assim chega em 2º

Bom desempenho do MINI All 4 Racing na etapa maratona garantiu a segunda colocação para o francês, que após quatro etapas ocupa a vice liderança, a apenas 10 segundo do líder.

A primeira etapa maratona do Rally dos Sertões 2012 foi encerrada nesta quarta-feira, após os 523 km (sendo 309 de especial) que ligaram as cidades maranhenses de Barra do Corda e Carolina. O MINI All 4 Racing comandado pelos franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret terminou a etapa na segunda posição, pouco mais de dois minutos atrás dos vencedores Guilherme Spinelli e Youssef Haddad. Com isso, os franceses agora ocupam a segunda posição na classificação acumulada, apenas 10 segundos atrás dos líderes Spinelli/Haddad. Esta foi, até agora, a especial mais longa do Sertões 2012, com 309 km de trecho cronometrado.

Devido a longa distância e o forte calor, o francês chegou até a passar mal durante a prova. "Estou satisfeito com o resultado, mas passei mal e tive de parar no meio da especial. Apesar disso, o dia foi bastante competitivo e a disputa que travei com o Guilherme me deixa feliz. Amanhã é um novo dia e pretendo descontar esta diferença", afirmou o piloto. A edição que comemora 20 anos do Rally dos Sertões chega a sua metade amanhã e se prepara para deixar o estado do Maranhão, rumo a Palmas, no Tocantins. Com 284 km de deslocamento, a prova terá 188 km de especial.

Veja como terminou o quarto dia do Rally dos Sertões:

1. Guilherme Spinelli/Youssef Haddad - 04:21:36

2. Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret - 04:23:47

3. Romeu Franciosi/Deco Muniz - 04:47:24

4. Fellipe Bibas/Emerson Cavassin - 04:50:54

5. Riamburgo Ximenes/Flavio França - 04:56:51

Confira como está a classificação geral da prova:

1. Guilherme Spinelli/Youssef Haddad - 09h54min02s

2. Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret - a 00:00:10

3. Fellipe Bibas/Emerson Cavassin - a 00:41:02

4. Riamburgo Ximenes/Flavio França - a 00:42:55

5. Romeu Franciosi/Deco Muniz - a 00:49:33

Fonte: todoterreno.pt

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

MINI vence terceiro dia dos Sertões e assume a liderança no acumulado

Mais uma vez Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret levaram o carro campeão do Dakar à vitória. A diferença para o segundo lugar está em quase dois minutos

O terceiro dia do Rally dos Sertões foi disputado nesta terça-feira (21/08), na etapa maratona - que não permite que mecânicos realizem qualquer tipo de manutenção nos carros após a chegada - entre as cidades de Bacabal e Barra do Corda, no Maranhão. Pelo segundo dia consecutivo o MINI All 4 Racing comandado pelos franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret foi superior aos adversários e terminou com o melhor tempo do dia, 1h59min42s.

Além de ter sido a única dupla a completar o trecho abaixo de duas horas, Peterhansel e Cottret assumiram a liderança acumulada da prova. "O trecho de hoje era bem legal, com muitas derrapagens controladas, muito bacana de guiar. Houve também alguns momentos assustadores, quando encontramos carros de pessoas locais e motos com famílias inteiras em cima no trecho da especial. Então tivemos que tomar um pouco mais de cuidado com isso. Todo dia tem sido uma novidade para mim, a cada dia é uma paisagem diferente e um novo estilo de pilotagem a ser adotado", comentou Peterhansel.

A segunda posição de hoje ficou com Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que agora estão na segunda posição também do acumulado. "É muito legal brigar com ele. Conheço o Guiga (Spinelli) há bastante tempo, ele é muito rápido e acima de tudo, um cara muito bacana. A disputa tem tudo para ser bem divertida", acrescenta o atual campeão do Dakar.

Após três dias de competição, o Rally dos Sertões segue para a cidade de Carolina (MA) nesta quarta-feira, para um deslocamento total de 523 km, sendo 309 de especiais. Como ainda faltam sete etapas para o final da prova, o piloto do MINI All 4 Racing espera grande dificuldade até a chegada em Fortaleza. "São quase dois minutos (de vantagem) para o segundo colocado. Só estamos no terceiro dia, e esta diferença não é nada, porque ainda há muito pela frente", finalizou.

Fonte: todoterreno.pt

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Início excitante no Rally dos Sertões

• Stéphane Peterhansel second, with his MINI ALL4 Racing

• BMW X3 CC driver Riamburgo Ximenes third

During the course of the first days of the event, the Rally dos Sertões across Brazil proved to be rather emotional for the X-raid team members and drivers, Stéphane Peterhansel FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA) in the MINI ALL4 Racing and Riamburgo Ximenes (BRA)/Flavio França (BRA): party atmosphere in Sao Luís, the venue of the start, amazement at a water crossing on day one and joy about Peterhansel’s win in the second special stage. In the overall standings, the Frenchman currently holds second position, right ahead of his Brazilian team-mate.

On Saturday, Peterhansel and Ximenes had to contest the prologue as start into the Dos Sertões. At the beach of Calhau, the Frenchman won the 1.7-kilometre prologue, with Ximenes finishing third. In the evening, the best eight drivers of the prologue battled it out with one another once again – in the ‘Super Prime’ held on the occasion of the Dos Sertões’ 20th anniversary. More than 11,000 motor-racing enthusiasts came to the Arena in the Sao Luís shopping mall and celebrated the drivers.

On the day following the party in Sao Luís, things got more serious: the first 365-kilometre special stage to Barreirinhas, featuring sand tracks and several water sections. At kilometre 266, however, the competitors of the car category couldn’t continue due to a water crossing being just too deep. So, they contacted the race control that opted for aborting the special stage and using the times achieved at the 223.17-kilometre check point as result. So, special stage one was won by Guilherme Spinelli, with Ximenes in the BMW X3 CC following in second position and Peterhansel taking his MINI ALL4 Racing to fourth place.

Following the exciting start into the rally, the second stage – to Bacabal – could be contested without any unscheduled difficulties. Peterhansel won the special stage with a lead of nearly two minutes over Spinelli. In the overall standings, his gap to the still leading Brazilian now amounts to just three seconds. Ximenes came sixth, in the second special stage.

Overall standings after two stages:

1st G. Spinelli (BRA)/Y. Haddad (BRA) Mitsubishi Lancer - 3h 31m 40s

2nd S. Peterhansel (FRA)/J.-P. Cottret (FRA) MINI ALL4 Racing - 3h 31m 43s

3rd R. Ximenes (BRA)/F. França (BRA) BMW X3 CC - 3h 39m 06s

4th F. Bibas (BRA)/E. Cavassin (BRA) Evoque Rally - 3h 39m 39s

5th R. Franciosi (BRA)/D. Muniz (BRA) – 3h 49m 29s

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dia difícil no Rally dos Sertões teve vitória da Equipe Mitsubishi Petrobras

Rio muito fundo impediu a passagem dos competidores e organização encurtou o trecho

Logo no primeiro dia de Rally dos Sertões, a prova já mostrou que tem tudo para ser a mais desafiadora dos últimos tempos.

A bordo do Mitsubishi Lancer Racing, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, largaram na frente e abriram a especial. "Fizemos a opção correta em largar em primeiro. Conseguimos impor um ritmo bom no início da prova", destaca Youssef. A dupla venceu a prova de hoje com o tempo de 1h17min17.

O trecho da especial de hoje era bem estreito, com piso fofo de areia e diversos riachos. "De repente surgiu um rio largo e fundo. Conseguimos passar, mas com dificuldade. Alguns quilômetros mais para frente, nos deparamos com outro rio, em que estavam alguns UTVs e quadris parados. Tinha uma área ao lado, esperei um pouco para ver se tinha espaço, eles sinalizaram e fui. Mas era extremamente fundo. Quando chegou no meio, o carro começou a descer, e tinha uma subida no fim. Acabamos ficando parados. O pessoal que estava ali tentou nos ajudar, mas não tinha jeito. Chegaram alguns outros carros e optaram por nos puxar para trás pois era a única opção", lembra Guiga.

Com a impossibilidade da travessia, os pilotos contataram a organização, que os orientou que voltassem e seguissem em deslocamento até Barreirinhas (MA), local da chegada da prova de hoje. A prova foi encurtada e o trecho teve pouco mais de 100 quilômetros.

Em 2003, quando Spinelli conquistou seu primeiro título no Rally dos Sertões, a história foi muito parecida. A última especial cruzava exatamente a mesma região de hoje, e muitos competidores ficaram parados. Como característica do local, o leito dos rios é muito arenoso e fofo. Conforme as motos, quadriciclos e UTVs vão passando, os veículos cavam e deixando o rio ainda mais profundo. "Foi um dia incomum para ser primeiro dia de rali. Um dia muito pesado", disse Youssef.

Fonte: todoterreno.pt

Escuderia de Castelo Branco apresentou a Baja TT Oleiros / Proença 2012

Presentes na apresentação deste evento, estiveram os autarcas de Oleiros e Proença-a-Nova, Exmos. Senhores José Marques e João Paulo Catarino, realçando o primeiro " a importância que a realização destes eventos têm na região, refletindo-se os mesmos em todas as áreas económicas envolvidas mas muito em especial na restauração e hotelaria, lamentando só o facto de a nova Unidade Hoteleira, que será inaugurada em Oleiros, se encontrar ainda em fase de conclusão, estando prevista a inauguração no dia 19 de Setembro deste ano, referindo ainda que tinha conhecimento da taxa de ocupação das unidades existentes se cifrar nos 100%."

Por sua vez, o Sr. João Paulo Catarino, além de realçar a importância deste tipo de provas no seu contexto económico, apelou também aos patrocinadores " que devem encarar a Escuderia Castelo Branco como um veículo de divulgação dos seus produtos e um investimento publicitário com retorno, apostando para isso no apoio às provas".

Para além das entidades oficiais acima mencionadas, estiveram também presentes, elementos da Organização, patrocinadores e profissionais da Comunicação Social, demonstrando desta forma uma conjugação de esforços e o interesse que este evento constitui para a região, pois só com todos eles se pode construir um nível organizativo de qualidade que sempre esteve patente nas provas organizadas pela Escuderia, mas que sem a excelente divulgação que a Comunicação Social já nos habituou todos estes esforços seriam em vão.

Fonte: todoterreno.pt

domingo, 19 de agosto de 2012

X-Raid com três veículos em dois continentes

• Stéphane Peterhansel with the MINI ALL4 Racing in Brazil

• Khalifa Al Mutaiwei battling it out for points in Hungary

In the forthcoming two weeks, X-raid will be racing on two continents. A part of the Trebur based team already travelled to Brazil for the Rally dos Sertões (18th to 28th August) that will be started on Saturday. And about a week later, the other half of the team will hit the road to Hungary for the Baja Hungary (24th to 26th August, 2012), the fifth round of the FIA Cross Country Rally World Cup.

In the Brazilian event, X-raid will be represented by two vehicles: following their win in the Baja Spain, Stéphane Peterhansel and his Co-driver Jean-Paul Cottret are going to try to secure another win for the Monster Energy X-raid Team, with their MINI ALL4 Racing. While local champions Riamburgo Ximenes and Flavio França will race the event with a BMW X3 CC. The rally will be kicked off on 18th August by a prologue in São Luis and afterwards, the 10 stages of the event will take the competitors across Brazil to Fortaleza. Altogether, the squads will have to cover 4,846 kilometres, with the special-stage mileage adding up to 2,296 kilometres. The Dos Sertões is well-known for its demanding and varied route through the Brazilian jungle, sand sections and across the mountains.

Meanwhile, Khalifa Al Mutaiwei from Dubai and his German navigator Andreas Schulz will contest the Baja Hungary, with their MINI ALL4 Racing, to add as many points as possible to their World Cup tally. Prior to the event, Al Mutaiwei’s gap to World Cup leader Jean-Louis Schlesser amounts to just four points. The Baja begins with a 5.5-kilometre Superspeciale on Friday. On the following day, the drivers will race four special stages – two of with a mileage of 66 and the other two of 85 kilometres. And the Sunday action comprises one 66-kilometre and one 85-kilometre special stage.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Terródromo de Fronteira vai apresentar grandes novidades

As obras no circuito seguem em bom ritmo!

O Terródromo de Fronteira está diferente! A equipa da Câmara Municipal de Fronteira está a avançar, em grande velocidade, com os trabalhos de melhoramento que irão proporcionar aos participantes melhores condições no Paddock, nas Boxes e na circulação em geral.

O Paddock, mais concretamente a parte de trás das Boxes, vai receber um tapete de asfalto, aumentando significativamente as condições de circulação e de trabalho dos concorrentes e das equipas.

As novas Boxes aumentam de 3,75 m para 4,5 m de largura, mantendo-se a profundidade nos 4m.Com esta alteração nas Boxes e no piso do Paddock, o espaço atrás das mesmas cresce para 4,5 m x 15 m (12 m em asfalto), ao invés dos 3,75 m x 12 m que existiam anteriormente, poderão consultar, em anexo, o layout das boxes.

As lonas do telhado serão substituídas por material mais resistente e adequado: as frontais e as traseiras deixarão de existir, ficando assim ao critério das equipas a colocação ou não de equipamento equivalente nestas zonas. As lonas laterais (divisão entre Boxes) mantêm-se inalteráveis. No cômputo geral, as novas Boxes proporcionarão, sem dúvida, melhores condições para todos.

Porém, estas mudanças, e sobretudo a nova dimensão das Boxes, também implicam algumas limitações. Assim, a área de asfalto só abrange 75 das 90 Boxes existentes, ocupando as restantes 15 um piso de terra bem compactado, que mesmo assim proporcionam melhores condições do que as anteriormente existentes.

Visto que as condições não poderão ser idênticas para todos os concorrentes, a Organização decidiu que os veículos inscritos nas categorias T1, T2, E e C, terão prioridade na distribuição das Boxes. Aos restantes concorrentes, Promo A, B e D serão distribuídas as restantes Boxes. Lembramos que normalmente os veículos das categorias indicadas em primeiro lugar não ocupam a totalidade das 75 Boxes, normalmente estas categorias ocupam cerca de 55 lugares. Assim, os primeiros inscritos das promoções A, B e D irão ocupar as Boxes livres do Paddock em asfalto. De qualquer forma, as condições das restantes Boxes são exatamente as mesmas, à exceção da traseira das Boxes, que num caso é em asfalto e no outro caso em terra, bem compactada, (tout-venant).

Contudo, os melhoramentos não se ficam por aqui! A zona do público, em frente às Boxes, também sofre uma alteração, tornando-se mais larga, permitindo, assim, uma melhor circulação.

Em suma, os melhoramentos serão bastante significativos!

Fonte: todoterreno.pt

Top Car mostra o Evoque Sertões

Equipa Brasileira TOP CAR apresenta protótipo baseado no EVOQUE

Depois do enorme sucesso que foi o ínicio de comercialização do Land Rover Evoque, era previsivel que mais tarde ou mais cedo surgisse alguma equipa disposta a correr nas provas de todo o terreno com um destes carros. Já existem há algum tempo rumores da participação destas máquinas no rali Dakar dentro de uma estrutura oficial ou semi-oficial, mas na verdade os primeiros a aparecer foram os Brasileiros da Top Car, que apresentaram no fim desta semana o protótipo Top Car Evoque Sertões, que vai fazer a sua estreia em corrida muito em breve, no Rali dos Sertões disputado dentro de poucos dias.

"Uma receita impressionante" disse Felipe Bibas que será o piloto de um dos dois Top Car Evoque inscritos. "Desde que começamos a desenvolver a idéia junto com o pessoal da Top Car e da Promacchina tínhamos como meta ter um carro rápido e confiável, o melhor é que ele ficou mais do que isso, se tornou um objeto de desejo." terminou o piloto. A seu lado como navegador irá estar Emerson Cavassine. O outro Eovque irá ser entregue aos irmãos Maurício e Gustavo Bortolanza. "Uma surpresa muito bem-vinda, posso dizer" disse o director da equipa Top Car Oswaldo Scheer."Para todos nós que gostamos de Rally, um projeto do qual não apenas nós que fazemos parte dele desde o início podemos nos orgulhar, isso porque toda a comunidade do Cross Country sai vencedora com a iniciativa, tenho certeza de que vocês vão adorar."

"Com este carro novo do qual vocês vêem apenas um detalhe na foto (na verdade serão duas unidades dele) e que vai estar na largada em São Luís do Maranhão no próximo dia 19 de agosto, demos um novo passo." Acrescentou Maurício Neves, que é o responsável pela construção dos dois protótipos, "Temos um carro de dimensões compactas, muito bonito e que se mostrou muito eficiente em todos os testes que fizemos, estou muito feliz e nesta 5ª feira, na Top Car em Florianópolis, estarei mais feliz ainda de dividir o momento com vocês."

Ficha Técnica:

Chassis Tubular

Caixa de velocidades Sadev Francês com diferencial central auto-blocante.

Motor V-6 4.0 Flex 300HP e 45mkgf de binário.

Diferenciais Transtad com auto blocantes.

Eixos Transtad.

Travões Tarox com 320mm de diametro,pinças dianteiras com 10 pistões e traseiras com 6 pistões.

Reservatório de combustivel com capacidade para 400 litros e homologação FIA.

Amortecedores Baratec, - 2 por roda, com sistema de Fast reboud, duplo pistão e 3 pontos de regulação.

250 mm de curso de suspensão

Rodas Evo Corse.

Pneus BFGoodrich

Peso Total 1.830KG conforme regulamento FIA

Velocidade maxima 194km/h (na terra)

Fonte: todoterreno.pt

Equipe Mitsubishi Petrobras é apresentada no Mit Café, em São Paulo

Shopping Cidade Jardim recebeu representantes da Petrobras, BTG Pactual, URacer, imprensa e atletas na noite desta terça-feira

A noite desta terça-feira (31) foi de festa para a Equipe Mitsubishi Petrobras. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad receberam amigos e convidados para a apresentação da equipe que disputará o Rally dos Sertões, a partir do dia 18 de agosto. A dupla estará a bordo do Mitsubishi Lancer Racing, que agora carrega as cores do Brasil e da Petrobras.

"A parceria com a Mitsubishi representa a continuidade do foco principal do Programa Petrobras Esporte Motor, que é desenvolver e testar produtos que possam trazer benefícios para os consumidores. Agora associados a uma equipe oficial de uma das maiores montadoras do mundo, vamos testar nossos produtos em condições extremas de uso", disse Claudio Thompson, gerente de Patrocínios Esportivos da Petrobras.

O presidente da Mitsubishi Motors, Robert Rittscher, destaca a importância dessa nova relação: "Fazia tempo que a Mitsubishi buscava uma aproximação junto a Petrobras. Entendemos que temos vários objetivos em comum e acreditávamos que se as empresas estreitassem sua relação somariam uma força muito grande. Estamos muito satisfeitos."

Estiveram presentes representantes do patrocínio esportivo da Petrobras e da área de desenvolvimento de produtos da Companhia, mais nova parceira da equipe, diretores do banco BTG Pactual, que há três anos apóia a Equipe Mitsubishi nos principais desafios off-road do mundo, além dos executivos da URacer, especializada em roupas esportivas, e que fornece o uniforme da equipe e todo o equipamento para piloto e navegador da marca Pulman.

"Para nós, é uma grande honra poder carregar a marca de uma empresa brasileira como a Petrobras, ao lado de companhias de grande destaque, como a Mitsubishi, BTG Pactual e URacer. Sem dúvida, irão agregar muito valor à nossa equipe e é uma tranquilidade a mais para superarmos os maiores desafios no Rally dos Sertões e Rally Dakar. E podermos reunir todos eles nessa festa, é motivo de muita alegria", ressalta Guilherme Spinelli, que é o piloto com maior número de títulos nos carros no Rally dos Sertões.

Atletas 4x4 Muitas personalidades e atletas estiveram presentes no lançamento da equipe, e fizeram questão de parabenizar e desejar "boa sorte" para Guilherme Spinelli e Youssef Haddad. Dentre os presentes estavam o medalhista olímpico Torben Grael, o montanhista Rodrigo Raineri, o velejador Beto Pandiani, o paraquedista Luigi Cani, o tenista Fernando Meligeni e os pilotos Duda Pamplona, Bia Figueiredo, Felipe Maluhy, Chico Serra, Fabio Fogaça, Ingo Hoffmann, Marcos Baumgart, Lucas Moraes, Reinaldo Varela, Marcos Moraes, Beco Andreotti e Kleber Cincea.

"Reunimos em uma só noite diretores de grandes empresas e nomes de peso do esporte nacional, para celebrar uma parceria muito importante e promissora entre a Mitsubishi e a Petrobras, que renderá ótimos frutos", comemora Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Mitsubishi Motors.

Rally dos Sertões 2012 A maior prova off road do país completa 20 anos e terá uma das maiores quilometragens da história, com 4.840 quilômetros entre São Luiz (MA) e Fortaleza (CE), de 18 a 28 de agosto. "O Rally dos Sertões deste ano será muito exigente, tanto para os carros, quanto para as duplas. Teremos muita areia e piso ruim", lembra Youssef. "Será uma disputa intensa o tempo, todos andando no ritmo de Mitsubishi Cup. Vai elevar o nível das disputas e será muito bom", completa ele, referindo-se à competição monomarca da Mitsubishi, onde as etapas são tão intensas que o vencedor é definido até por centésimos de segundo.

Lancer Racing Guiga e Youssef estarão a bordo do Lancer Racing, um veículo projetado para as mais duras provas off-road do planeta.

"Correr no Lancer é sempre um prazer. O carro é muito veloz, resistente e tem um conforto ímpar em veículos de rali cross country. Só me dá ainda mais confiança e vontade de que a prova comece logo", anima-se Youssef.

Para acompanhar de perto a Equipe Mitsubishi Petrobras com Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, acesse o site www.mitsubishipetrobras.com.br e siga a equipe no Twitter @eqpmitsubishibr e pelo Facebook: Equipe Mitsubishi Brasil.

A equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi, Petrobras, BTG Pactual e URacer.

Fonte: todoterreno.pt

Portuguesas em destaque em Aragón

- Elisabete Jacinto foi 2ª entre 15 camiões e já tem sucessora nas motos

- Liliana Calado venceu Taça das Senhoras

De entre a comitiva portuguesa que este ano se deslocou até Saragoça para participar na Baja España Aragón, competição pontuável para a Taça do Mundo da modalidade, o destaque no final da corrida pertenceu às duas portuguesas presentes: Elisabete Jacinto e Liliana Calado. A consagrada piloto lusa terminou num notável 2º lugar entre os 15 camiões presentes, enquanto a jovem motard ultrapassou com sucesso todas as dificuldades que se lhe apresentaram nesta estreia em Aragón e triunfou na Taça das Senhoras.

Com este triunfo, Liliana Calado vê o seu nome inscrver-se num lista onde o de Elisabete Jacinto já surgia por quatro vezes (1994, 1997, 1998 e 2001). Para a ex-motard o facto de Liliana Calado ter alcançado este sucesso com apenas 20 anos, pode vaticinar um futuro risonho na modalidade:

“Fico muito satisfeita por ver uma jovem como a Liliana a fazer uma aposta bastante forte no todo-o-terreno. A modalidade continua infelizmente a atrair poucas mulheres e mantêm uma tónica essencialmente masculina. Faço votos que a Liliana vá superando as suas metas. Ela tem uma grande vantagem face ao meu percurso: começou cedo. Para além disso tem excelentes bases e técnica, o que por certo lhe permitiu enfrentar a dureza desta prova sem desanimar. Fico muito contente por ter outra portuguesa a partilhar comigo os lugares de pódio nesta Baja España Aragón”, salientou a piloto do Team Oleoban MAN Portugal.

“Dakar Desert Challenge”, a grande expedição trans-sahariana de 2012!

Mais de 4200 kms através de 2 continentes e 5 países...

O "Dakar Desert Challenge" (DDC), única expedição do género de organização ibérica em 2012, continua a atrair atenções dos entusiastas ibéricos pelas grandes viagens de aventura todo terreno e dos apaixonados pela mística da África Sahariana e pelo extraordinário rendilhado de culturas que a povoam... e são já inúmeros os inscritos nas categorias 4x4, 4x2 e moto todo terreno, destemidos aventureiros que viverão uma experiência que se espera memorável (a lista provisória de inscritos será publicada em www.dakardesertchallenge.com a 5 de Agosto).

O DDC é uma expedição sem carácter competitivo, que liga dois continentes, Europa e África, atravessa Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e termina na capital do Senegal. A expedição, que decorre entre 26 dezembro 2012 e 8 janeiro 2013, pretende proporcionar aos participantes grandes momentos de evasão e aventura com um conceito verdadeiramente “low cost”. Uma boa dose de coragem, espírito de aventura e boa disposição são os ingredientes indispensáveis para empreender a fantástica rota definida para esta expedição que ninguém pode perder!

A 1ª fase de inscrições no DDC termina no final de Agosto, sendo que as inscrições realizadas dentro deste período têm um custo mais reduzido em 30% do que as realizadas durante a 2ª fase, que termina no final do mês de Outubro.

Uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas e formalizar inscrições pelo valor mais reduzido (menos 30%) será durante a presença do DDC no Encontro Ibérico Land Rover (www.landroveriberico.com) no dia 9 de Setembro (domingo), evento que promete juntar mais de 3000 apaixonados pelo "mundo" Land Rover. Na manhã do dia 9 de Setembro (a partir das 10h30) o DDC, a convite da organização do Encontro, promoverá a realização de um workshop sobre a “preparação para expedições”, durante o qual será abordada a própria preparação do DDC!

Acompanhe em pormenor a preparação do DDC em www.facebook.com/dakardesertchallenge clicando em “gosto”!

A Fiat Profissional e a Nova Strada Adventure, o Município de Coruche e o portal Coruche Inspira Turismo e a RMS Radio-Comunicações e Navegação GPS, são main sponsors do DDC.

www.dakardesertchallenge.com