quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Hélder Rodrigues numa equipa de sonho

• Team Dream Team celebrou 5º Aniversário e apresentou …

• … 11 atletas de outras tantas modalidades

Hélder Rodrigues é o representante do motociclismo numa equipa muito especial que junta onze atletas de outras tantas modalidades. Pelo quinto ano consecutivo o piloto de Aruil, Almargem do Bispo, campeão do Mundo em 2011 e agora piloto oficial da equipa do construtor japonês Honda, faz parte desta formação de sonho com que a TMN promove o talento, a juventude e a ambição de algumas das mais emblemáticas revelações do desporto português.

Para além de Hélder Rodrigues, o TMN Dream Team conta com Tiago “Saca” Pires (Surf), Inês Correia (Kitsurf), Patrícia Figueiredo (Kickboxing), Rui Machado (Ténis), Rodrigo Albuquerque (Skate), Francisco Mendes Rosa (Hipismo), Marta Simões (Ski Aquático), António Cardoso (Bodyboard), Emanuel Pombo (BTT) e André Neves (Escalada).

“Este projeto do TMN Dream Team é uma ideia extraordinária que tem ajudado muitos atletas portugueses das mais variadas modalidades e os tem levado a serem, nalguns casos, campeões do Mundo ou da Europa. Para mim tem sido um apoio muito interessante que continuo a manter, apesar de agora estar integrado numa equipa de fábrica como é o caso da Honda. Em 2013 gostava muito de poder conquistar de novo o título mundial e com ele partir para lutar pela tão ambicionada vitória no Dakar 2014”, salientou Hélder Rodrigues na sessão de apresentação da equipa para 2013.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Última Etapa... Chegada a Casa!

Foi num verdadeiro ambiente de festa que Ruben Faria foi recebido ontem à chegada ao Aeroporto de Faro. Antes já teria passado pelo Aeroporto de Lisboa onde mostrou o seu troféu aos muitos jornalistas que o aguardavam prontos para captar esse histórico momento, mas a festa, essa foi feita em Faro onde centenas de pessoas entre amigos, fãs, família e jornalistas deram as boas-vindas ao Ruben de uma forma unica e emocionante.

Assim que Ruben Faria surgiu na zona das chegadas do Aeroporto de Faro com o emblemático troféu do Dakar na mão foi uma explosão de emoções por parte de todos aqueles que o esperavam, lágrimas, cânticos, palavras de incentivo, agradecimentos e champanhe brindaram a chegada do piloto algarvio à sua terra.

Ruben Faria:

"Estou muito feliz de regressar a Portugal depois de um Dakar em que tudo me correu bem. Cumpri o objetivo de ajudar o Cyril Despres a conquistar o seu quinto título e tive uma prenda especial - o Segundo lugar da classificação geral.

Gostava de destacar excelente prestação dos pilotos portugueses em termos gerais, tanto em motos como nos automóveis, o que me enche de orgulho. Agora tenho uma semana para descansar com a família e festejar com os amigos e não quero pensar em mais nada. Também quero publicamente agradecer ao Cyril pela oportunidade que me deu quando me convidou para a equipa KTM Red Bull, que hoje é para mim uma segunda família".

Da nossa parte gostaríamos de agradecer a todos os que acompanharam o Ruben Faria ao longo de todos estes anos e que contribuíram para que este resultado fosse possível, a todos os fãs que sempre acreditaram e o incentivaram, aos patrocinadores, aos meios de comunicação que informaram o pais e o mundo do seu percuso.

Muito obrigado a todos!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vila Nova de Erra volta a ser ponto de passagem da "Expedição"

A 2ª Expedição ao Montado, que irá ser realizada no próximo dia 23 de Março voltará a visitar a Vila Nova da Erra, localidade onde o evento terminou no ano passado. A Vila Nova da Erra é uma aldeia tradicional, que ainda tem um casario de traço popular, estandosituada numa zona de fronteira entre o Montado e a fértil planície do Sorraia. Esta povoação, a apenas 8 quilómetros da actual sede do concelho, a Vila de Coruche, é habitada desde época pré- histórica, tal como comprovado pelas descobertas na Estação Arqueológica do Pé d'Erra, local que teve uma ocupação significativa em tempos muito remotos.

Conhecida desde há muitos séculos, a "Erra" foi elevada a vila por D.Fernando no distante ano de 1375, e pouco depois, em 1380 o mesmo rei elevou a Vila da Erra a sede de Concelho. Em 1514, o Rei D.Manuel I concedeu-lhe foral. Consta que no séc. XVIII possuía um Convento, duas Igrejas, Hospital, Misericórdia, Juiz, Câmara e Cadeia.

Esta povoação está localizada numa pequena colina, alargando-se depois em direcção a um vale próximo onde passa a "Ribeira da Erra", um pequeno curso de água que desagua no Sorraia a alguns quilómetros de distância.

No próximo dia 23 de Março, a Expedição voltará a passar por esta povoação, mas este ano um pouco mais cedo em termos de horário e programa quando comparado com o ano passado. Dependendo das condições da Ribeira, poderá ou não ser feita a travessia a vau deste pequeno curso de água, um momento que irá certamente agradar aos mais aventureiros. A "Expedição" irá depois parar alguns minutos no centro da vila, antes de rumar novamente á estrada. Caso a Ribeira tenha o nível de água muito alto ou os participantes não queriam lá passar, existirá uma alternativa que levará directamente ao ponto de paragem.

Esta paragem da Expedição conta com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Nova da Erra, que mais uma vez acolheu de braços abertos este evento. Do que constará este momento da "Expedição ao Montado" será divulgado dentro de mais alguns dias.

Embora existam ainda algumas possiblidades em aberto, o programa da Expedição prevê que a partir deste ponto a caravana rume de novo para o interior da floresta, que é afinal o palco principal do evento. Pela frente estarão ainda 35 quilómetros de estradas e estradões que serpenteiam pelo meio de montado, pinhal e eucaliptal, e que levarão os participantes até ao último ponto desta expedição, onde irá ter lugar certamente um dos pontos altos desta espetacular viagem pelo interior da floresta.

A 2ª Expedição ao Montado é um passeio TT, de baixo grau de dificuldade, acessível a viaturas 4x4 ou SUV sem preparação específica para todo o terreno. Também podem participar neste evento motos tipo "Trail" ou "Grande Trail" como por exemplo as Africa Twin ou Super Teneré. Este evento procura dar a conhecer importância que o Montado de Sobro assume em termos sociais, económicos, culturais e ambientais quer para a região quer para o próprio país. Os participantes são assim convidados a entrar numa viagem que quase 200 quilómetros que os irá levar a visitar locais muito pouco conhecidos, e que regra geral estão longe dos olhares de todos. Quer seja em familia ou com amigos, a 2ª Expedição ao Montado será certamente um evento para recordar, e no qual poderá participar sem o problema de danificar a sua viatura em passagens mais complicadas como acontece em outros eventos do género.

As inscrições ainda não estão abertas, mas poderá reservar a sua participação, fazendo desde já a sua pré-inscrição para o e-mail eventos@todoterreno.pt Não terá qualquer obrigação de participar, este email apenas servirá mesmo para reservar o seu lugar, uma vez que poderemos ter que limitar o número de vagas devido a um dos pontos de paragem ter capacidade limitada.

Poderá encontrar toda a informação sobre a "Expedição" em www.todoterreno.pt .

A 2ª Expedição ao Montado é organizada pela X-Adventure, em colaboração com o Todoterreno.pt A Expedição tem no Todoterreno.pt o seu "Media Oficial" e tem como "Media Partners" a revista "Off Road 4x4, e os sites MaisTT, TTVerde e Dezasseis Válvulas

Mário Patrão está de regresso a Portugal

Piloto de Seia estreou-se este ano no Rali Dakar!

Mário Patrão regressou hoje a Portugal, depois da sua estreia no Rali Dakar, prova que decorreu de 5 a 20 de Janeiro na América do Sul.

O piloto de Seia foi uma das revelações portuguesas na grande maratona, conseguindo levar de Lima, capital do Peru, até Santiago do Chile um projeto único e vitorioso. «A minha principal ideia quando saí de Portugal era chegar ao fim e ter o mínimo de problemas possíveis numa prova tão longa. Levei uma moto que nunca tinha ido ao Dakar e eu era também um piloto que nunca tinha ido ao Dakar, foi uma série de coisas novas para mim e para a moto, mas desenrascámo-nos muito bem e conseguimos ir até Santiago», disse Mário Patrão aquando da sua chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

Aos 33 anos de idade, o pluri-campeão nacional de motociclismo Todo-o-Terreno atingiu um novo patamar na modalidade e enfrentou com sucesso aquela que é considerada a maior prova da especialidade no mundo. «Para mim foi muito positivo, especialmente tendo em conta as minhas condições. Vivi e superei momentos inesquecíveis. No final, ainda consegui finalizar nos trinta primeiros e ser o quarto mais rápido na última etapa», recordou.

O sonho não fica por aqui!

Depois da estreia em tão consagrada competição, pensar em 2014 já é uma certeza para o piloto do Crédito Agrícola. «Este ano fiz um investimento da minha parte, mas espero conseguir condições para o próximo ano poder voltar ao Dakar com outra ambição. É uma prova com uma dimensão incrível, chegar a Portugal e ser recebido por família, amigos e imprensa com o reconhecimento daquilo que consegui só me dá vontade de querer mais e melhor», confessou.

De regresso a Portugal, Mário Patrão concentra agora a aposta nas competições nacionais de 2013, sem esquecer a participação em alguns dos afamados ralis internacionais.

Um ano para preparar o regresso na máxima força

Hélder Rodrigues regressou esta tarde a Portugal depois da sua sétima participação no Dakar, competição onde se apresentou aos comandos de uma Honda CRF 450 Rally, inscrita pelo Team HRC, a equipa oficial do construtor nipónico que escolheu o piloto português para nº 1 da sua formação.

Menos cansado do que era habitual e satisfeito com a sua prestação, Hélder Rodrigues regressa pronto para retomar os seus treinos e acredita que este projeto da Honda está vocacionado para ser bem-sucedido. Recebido pelos seus familiares e por muitos amigos, o piloto de Aruil, Almargem do Bispo, fez um balanço positivo e aponta claramente para um regresso em força no Dakar 2014.

“Fui para este Dakar muito bem preparado tanto física com tecnicamente e por isso, salvo uma ou outra etapa de montanha, nunca me senti verdadeiramente fatigado. Este projeto que trazia a Honda de volta ao Dakar, depois dos grandes sucessos da marca nipónica nas provas africanas dos anos 80, foi apresentado apenas seis meses antes do início do rali e implicou que esta participação tenha sido um grande teste para o futuro. Ao longo do rali fomos retificando, evoluindo e ajustando todas as situações que não estavam tão bem quanto queríamos, mas toda a equipa se empenhou imenso em dar o seu melhor e estou seguro que a experiência vivida nestes quinze dias vai ser extraordinariamente importante para o futuro. A Honda quer ganhar o Dakar como marca e eu quero ganhar o Dakar como piloto. O ano de 2013 vai ser de intenso trabalho, eventualmente muitas corridas e treinos, para um regresso na máxima força no Dakar 2014. Estou muito satisfeito pela aposta que a Honda fez em mim e agradeço muito tudo o que me tem proporcionado, um agradecimento que é extensivo aos meus patrocinadores portugueses, TMN e Red Bull, que me continuam a acompanhar nesta nova etapa da minha carreira”, salientou Hélder Rodrigues à chegada a Lisboa.

Pedro Bianchi Prata: "Fizemos um quarto lugar que fica para a história."

Acabou ontem, dia 20 de Janeiro, no Chile, mais uma edição deste que é o maior Rally do Mundo, criado por Thierry Sabine. Nesta prova, em que competiram pilotos de motos, carros, camiões e quads, o lema foi sempre a sobrevivência.

Nestas 14 etapas, as experiências e as aventuras foram muitas. Os trilhos, desta vez percorridos ao contrário, escondem sempre uma imensidão de segredos e ratoeiras e por isso, nem todos conseguiram a maior premiação, chegar ao final.

Pedro Bianchi Prata, um dos vários Portugueses a competir em moto, contou com um período nem sempre fácil devido a vários entraves e obstáculos que foram ocorrendo com o passar dos dias.

Uma falha técnica na sua moto, na 5ª etapa, fez com que se distanciasse de todos os outros pilotos acabando por terminar a prova com uma grande penalização. Contudo, mostrando a força e a vontade de levar todos os que o ajudaram á final, seguiu sempre de cabeça erguida e chegou ao final.

“Acabei agora mais um Dakar, o sexto, a missão foi cumprida... Mas o objetivo ficou bem longe, mas pelo menos fizemos um quarto lugar que fica para a história. Obrigado a todos que acreditaram e ajudaram este projeto.” Pedro Bianchi Prata

O piloto, termina assim este Dakar 2013 na posição 58ª, levando também para casa um 4º lugar referente á 8ª etapa que uniu Salta a San Miguel de Tucumán.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dakar 2013 com dois Iveco no ‘top-10’: de Rooy foi 4º e Kuipers 9º

O Team Petronas De Rooy Iveco obteve um 4º, um 9º e um 13º lugares na Classificação Geral do Dakar 2013, através, nomeadamente, de Gerard de Rooy com um Iveco Powerstar, Renè Kuipers num Iveco New Trakker Evolution 3 e Miki Biasion num Iveco New Trakker Evolution 2.

Na 14ª e última etapa do Dakar, Gerard de Rooy obteve o 2º melhor tempo, seguido por Miki Biasion em 3º. Apesar de bastante positivos, aqueles resultados não tiveram influência directa no escalonamento final da categoria de ‘Camiões’.

Gerard de Rooy e o seu Iveco Powerstar perdeu um lugar do pódio por apenas três minutos atrás do 3º classificado. Apesar da sua tenacidade e dos grandes esforços em face de uma série de dificuldades e do ambiente desafiador durante todo o rali, o piloto holandês não conseguiu reconquistar o prestigiado 1º lugar que alcançara no Dakar 2012, contentando-se com uma 4ª posição na edição deste ano.

De Rooy exibiu as suas qualidades como líder da equipa desde o início da prova, obtendo uma vitória tripla nas três primeiras especiais. Ao longo da corrida voltaria a ganhar mais três etapas. Já o seu companheiro de equipa Miki Biasion demonstrou frequentemente um enorme apoio para com o líder de Rooy. A sua 13ª posição no ‘ranking’ final regista uma recuperação significativa para o piloto do seu posicionamento a meio da prova.

Renè Kuipers fez, também, um excelente regresso, terminando em 9º da geral: “O Dakar 2013 marcou a minha estreia na competição na categoria de ‘Camiões’, mostrando-se uma experiência maravilhosa. Também desenvolvi um grande apreço para com o novo Trakker que tive o prazer de conduzir. Pretendo começar tudo de novo," disse Kuipers no final da prova sobre esta sua experiência.

Miki Biasion, piloto italiano e veterano do Dakar referiu que "o Dakar deste ano mostrou-se muito difícil devido à areia, especialmente na primeira parte da corrida onde havia um percurso muito mais variado em termos de terreno. O trabalho em equipa é essencial em momentos como esses, quando se têm de enfrentar tais desafios. No início não tive sorte e perdi algum tempo, mas continuei a lutar, ajudando a equipa a alcançar um lugar no pódio para as cores da Iveco. No final não o conseguimos, mas decerto que fizemos o nosso melhor."

Monster Energy X-raid: uma equipa forte com pilotos únicos

• 11th Dakar triumph for Stéphane Peterhansel

• Best result of a Russian in the car category

The Monster Energy X-raid Team may look back on an extremely successful 2013 Dakar Rally. The MINI ALL4 Racing ran perfectly throughout the event.

First of all Stéphane Peterhansel: the Frenchman won ‘only’ two stages but while his rivals made mistakes, Peterhansel pursued his proven strategy: keep your cool, avoid making mistakes and push only where you can make perfect use of the advantages of your MINI ALL4 Racing. After all, this calmness and his huge experience resulted not only in 11 Dakar wins but also in the admiration of the other drivers

The Russian pairing Leonid Novitskiy / Konstantin Zhiltsov also impressed with their consistency, in the 2013 Dakar. In 2012, Novitskiy caused a stir by finishing fourth and this year, he did even better. His stage results admittedly didn’t look that spectacular but in the end, his style of driving took him to the podium. Novitskiy’s third place is the best result ever secured by a Russian in the Dakar’s car category!

Nani Roma also delivered in unique style: he sacrificed his third place in the overall rankings to safeguard Stéphane Peterhansel in the final stages. But apart from this fantastic team spirit, the 2013 Dakar represented a development step for Nani Roma in other areas, too. The Spaniard definitely has got the potential to win the Dakar but two hard days that cost him a lot of time made him drop back in the overall standings. Nonetheless, Roma opted for keeping his cool and trying to make up for the lost ground with a clever approach instead of taking risks that could have resulted in an early retirement.

Orlando Terranova also may celebrate. He is the first South American who succeeded in securing a stage win in the Dakar. In addition, the Argentinean and his co-driver Paulo Fiúza seem to be a match made in heaven. With its BMW X3 CC, the Argentinean-Portuguese pairing impressed to the max and clinched the very fine fifth place.

Meanwhile Stephan Schott once again proved to be the unlucky fellow of the Monster Energy X-raid Team, in the 2013 Dakar. Together with his navigator Holm Schmidt, he spent numerous additional hours in the desert. Following a fech-fech field, they needed the support of a race truck to have their clutch changed and a few days later, they collided with another vehicle. But the German displayed outstanding determination. He never gave up to always take his MINI ALL4 Racing to the finish and the bivouac!

Nonetheless, the Monster Energy X-raid Team also encountered its day to forget, in this year’s Dakar Rally. On day three, Krzysztof Holowczyc and Filipe Palmeiro had an accident. A helicopter took Holowczyc to a hospital in Pisco and later, the Pole was flown to Lima. One day later, however, he was allowed to leave the hospital again and a few days later he took a plane home to his family.

In the coming hours, the MINIs ALL4 Racing and the service vehicles will be loaded on a ship for the shipment back to Europe! Following this short break, the Monster Energy X-raid Team will keep on working flat out.

Overall After 14 Stages:

1st S. Peterhansel (FRA) / J.-P. Cottret (FRA) MINI ALL4 Racing – 38h 32m 39s

2nd G. De Villiers (RSA) / D. Von Zitzewitz (GER) Toyota – 39h 15m 01s

3rd L. Novitskiy (RUS) / K. Zhiltsov (RUS) MINI ALL4 Racing – 40h 01m 01s

4th N. Roma (ESP) / M. Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 40h 09m 22s

5th O. Terranova (ARG) / P. Fiúza (POR) BMW X3 CC – 40h 21m 49s

...

12th B. Garafulic (CHI) / G. Picard (FRA) MINI ALL4 Racing – 43h 18m 59s

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48th S. Schott (GER) / H. Schmidt (GER) MINI ALL4 Racing – 61h 08m 16s

Balanço positivo de um projeto jovem

Hélder Rodrigues a 100% no Top 10 do Dakar

Com a festa de encerramento do Dakar a brilhar nas ruas de Santiago do Chile, Hélder Rodrigues completou mais uma participação no Dakar, onde se apresentou aos comandos de uma Honda CRF 450 Rally e como piloto nº 1 do Team HRC, no regresso do construtor japonês às competições de todo-o-terreno, onde se destacou na década de 80 através da conquista de cinco edições desta mítica prova.

Apesar de ambicioso, a juventude do projeto limitou as naturais intenções do piloto português lutar pelo triunfo, mas foram essencialmente as três paragens forçadas já na ponta final da 2ª, 3ª e 11ª etapa que retiraram a Hélder Rodrigues a hipótese de lutar até ao fim por um lugar no pódio. De assinalar o facto de o piloto da Honda, Red Bull e TMN registar posições no Top 10 em todas as suas participações no Dakar, um palmarés apenas superado por Cyril Despres, o vencedor desta edição de 2013.

“Foi um grande desafio e uma enorme honra para mim fazer parte deste projeto e representar as cores da Honda no Dakar. Não estou naturalmente feliz com o meu resultado em termos de posição final, porque com esta equipa e com esta máquina creio que tinha potencial para lutar pelo pódio, mas não nos podemos esquecer que este é um projeto jovem e não pudemos testar tanto quanto nós gostaríamos. Tivemos algum azar e também alguns problemas de combustível na segunda e na terceira etapas, que prejudicaram o nosso resultado, mas a equipa esforçou-se muito e a moto evoluiu significativamente depois do dia de descanso. Estou muito satisfeito de estarmos todos aqui em Santiago e sei que a equipa está muito motivada para continuar esta experiência”, salientou Hélder Rodrigues em Santiago do Chile.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Monster Energy X-Raid Team defendeu o título com sucesso

• Stéphane Peterhansel and Jean-Paul Cottret the 2013 Dakar winners

• Four X-raid vehicles in the top 10

Reliability, consistency and perfection: features that don’t sound spectacular – but represented the basis for a spectacular triumph! After all, these were the features that enabled the Monster Energy X-raid Team to successfully defend its Dakar Rally title! In the green MINI All4 Racing, the two Frenchmen Stéphane Peterhansel and Jean-Paul Cottret celebrated their second consecutive Dakar win. With 14 stages in Peru, Argentina and Chile contested, they won the prestigious event with a 44:42-minute lead over Giniel de Villiers.

“It’s just incredible that we really succeeded in defending the title,” beamed Peterhansel. “We had to battle it out with numerous extremely competitive opponents but in the end, we were the ones who secured the win. Just as it was the case last year, the MINI ALL4 Racing ran perfectly. I have to thank the entire team that did a fantastic job – and not only during the past two weeks.”

On the way to the triumph in the 2013 Dakar Rally, the Monster Energy X-raid Team succeeded in prevailing against a truly tough competition. And indeed: the one or the other proved to be faster, at times – but in the end, the MINI ALL4 Racing shone with other attributes that proved to be crucial: not a single time, on of the Monster Energy X-raid Team drivers had to stop due to a technical failure! Every evening and – if necessary – throughout the night, the crew perfectly prepared the cars for the challenges they would have to cope with on the following day. And with their calmness, consistency and experience, Peterhansel and Cottret made full use of the car’s and team’s potential to cross the podium in Santiago de Chile as Dakar winners.

“I just can’t believe that we succeeded in winning the Dakar for the second consecutive time,” said Monster Energy X-raid Team Manager Sven Quandt. “Prior to the start, many people regarded us as favourites but you mustn’t underestimate your opponents. And in the opening stages of the event, our rivals demonstrated that they were determined to give us a hard time. In the end, however, our reliable MINI ALL4 Racing and our professional team enabled us to make it to the highest step on the podium.”

About 12 months ago, a major dream came true, for Team Manager Sven Quandt: the Monster Energy X-raid Team secured its maiden Dakar Rally win! Together with Stéphane Peterhansel, who celebrated his 10th Dakar triumph, the Trebur based squad had delivered in virtually perfect style.

Stéphane Peterhansel joined Team X-raid following the 2009 Dakar Rally. At that point in time, the Dakar record winner already had six Dakar wins on the motorbike (1991, 1992, 1993, 1995, 1997, 1998) and three on four wheels (2004, 2005, 2007) under his belt. And now, together with the Monster Energy X-raid Team und at the wheel of the MINI ALL4 Racing, he added another two wins to his stunning Dakar record.

The Frenchman who was born on 06th August, 1965, in Vesoul, has been a true sportsman throughout his life. As juvenile, he won the French Skateboard Championship. Then, he fully focused on the Enduro sport and quickly celebrated his first successes in this sport, too. Following a TV feature on the Dakar Rally he began to dream about competing in this event – and in 1988, he made his first appearance in the desert rally, thus kicking off an amazing career.

The MINI ALL4 Racing made his Dakar Rally debut in 2011. The small-ish racing car quickly thrilled the crowds but had to wait for some weeks before it secured its maiden win: courtesy of Peterhansel and Cottret, the MINI ALL4 Racing – still in a red livery, in those days – won the Abu Dhabi Desert Challenge. From the 2011 Silk Way Rally, however, green became the identifying feature of the two Frenchmen – and in the green MINI ALL4 Racing, they celebrated their two Dakar wins for the Monster Energy X-raid Team.

Overall After 14 Stages:

1st S. Peterhansel (FRA) / J.-P. Cottret (FRA) MINI ALL4 Racing – 38h 32m 39s

2nd G. De Villiers (RSA) / D. Von Zitzewitz (GER) Toyota – 39h 15m 01s

3rd L. Novitskiy (RUS) / K. Zhiltsov (RUS) MINI ALL4 Racing – 40h 01m 01s

4th N. Roma (ESP) / M. Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 40h 09m 22s

5th O. Terranova (ARG) / P. Fiúza (POR) BMW X3 CC – 40h 21m 49s

...

12th B. Garafulic (CHI) / G. Picard (FRA) MINI ALL4 Racing – 43h 18m 59s

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48th S. Schott (GER) / H. Schmidt (GER) MINI ALL4 Racing – 61h 08m 16s

Carlos Sousa brilha em mais um Dakar sul-americano igualando o 6º lugar de 2010 e 2012

Despedindo-se do Dakar 2013 com um 8º lugar na 14ª e última especial, depois de um furo logo ao km 74 os ter impedido de lutar por uma eventual vitória à chegada a Santiago do Chile, Carlos Sousa e Miguel Ramalho confirmaram, apesar de tudo, um resultado que era para muitos era impensável à partida desta edição: um 6º lugar na classificação geral da corrida automóvel. “Foi muito bom e não dava mesmo para mais” – desabafou o piloto português após igualar os seus anteriores registos na América do Sul, em 2010 e 2012. “Este tem outro sabor, porque foi arrancado a ferros, com um carro sem evoluções e ao fim de ano inteiro sem competir”. Melhor, de facto, era impossível…

Provando que não há duas sem três, Carlos Sousa confirmou hoje, à chegada a Santiago do Chile, após mais de 8.000 quilómetros percorridos desde a partida em Lima, há exatamente duas semanas, um brilhante 6º lugar da classificação geral, repetindo assim os feitos alcançados em 2010 e 2012 no atual formato sul-americano do rali Dakar.

Superando as expetativas mais otimistas, face ao nível competitivo das equipas presentes e a extrema dureza desta edição, o piloto português voltou a sublinhar toda a sua experiência e enorme regularidade, garantindo uma presença no top-10 final pela décima vez em 14 participações.

“Considerando que estive um ano parado, que fiz apenas 300 km de testes em novembro e que o carro não sofreu qualquer evolução face ao ano anterior, chegar ao fim e novamente em 6º lugar é simplesmente formidável. Estou muito feliz com este resultado que honestamente supera as nossas melhores expetativas e ainda mais as dos responsáveis da equipa Great Wall”, revelou Carlos Sousa à chegada a Santiago do Chile, após concluir a 14ª e última etapa deste longo e exigente Dakar.

“Queríamos muito terminar este Dakar com um bom resultado, até para vingar os pequenos azares que tivemos nestes últimos dias. Estávamos a ser rápidos, mas um furo logo ao km 74 voltou a estragar-nos os planos, tal como ontem”, lamentou o português, ainda assim, o 8º mais rápido a cumprir os dois setores cronometrados deste último dia, cedendo apenas 3m19s para o vencedor, Nani Roma.

“Hoje, sem o furo, acho que poderíamos ter lutado pela vitória na especial ou, pelo menos, por um lugar no top-3. Talvez se o Dakar começasse agora”, atirou Carlos Sousa, confirmando o excelente andamento demonstrado ao longo destes últimos dias.

“Já o início foi particularmente duro e acusámos naturalmente alguma falta de ritmo nas primeiras etapas”, recorda o piloto da Great Wall, que era apenas 17º da geral após o terceiro dia, com um atraso superior a uma hora para o líder. “Não foi o melhor arranque, é verdade, mas daí para a frente foi sempre a recuperar”, como o comprova a subida ao 10º lugar, então já a pouco mais de meia hora do 6º classificado, no final da primeira semana.

Embora já dentro do objetivo apontado para este Dakar, Carlos Sousa logo admitiu que era ainda possível chegar mais longe… Dito e feito com o português a fixar-se no 6º posto logo após a jornada de descanso, impondo toda a sua experiência na mais longa especial desta edição.

Aproveitando um tipo de terreno mais propício às características do SUV Haval – este ano bastante mais limitado em potência e velocidade de ponta –, a segunda e última semana permitiu à dupla portuguesa consolidar a sua posição e brilhar em algumas etapas, mesmo apesar de alguns percalços mecânicos:

“Tivemos dois dias complicados na sequência de um problema com a correia que faz a ventilação ao motor. Num deles, chegámos a temer o pior… Felizmente, tudo se resolveu e hoje podemos estar aqui com toda a equipa a festejar este fantástico resultado. É uma classificação que me deixa muito orgulhoso e com a plena satisfação de dever cumprido. Face a todas as nossas limitações, acho que era mesmo impossível aspirar a melhor”, destacou o piloto, antevendo já um possível regresso em 2014.

“Gostaria muito de voltar mas para lutar por um objetivo bem mais ambicioso do que um top-10. Espero que os responsáveis pela Great Wall mantenham este entusiasmo e possam dar um passo em frente neste projeto”, desejou. As decisões estão para muito breve…

CLASSIFICAÇÃO – ETAPA 14

Cl. Piloto/Navegador Carro Tempo/Dif.

1º Roma/Périn MINI 1h44m10s

2º Terranova/Fiuza BMW a 13s

3º Alvarez/Graue Toyota a 31s

4º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota a 2m05s

5º Chicherit/Garcin SMG a 2m05s

(…)

8º SOUSA/RAMALHO GREAT WALL a 3m19s

12º Zhou/Maimon GREAT WALL a 6m39s

CALSSIFICAÇÃO GERAL – FINAL

Cl. Piloto/Navegador Carro Tempo/Dif.

1º Peterhansel/Cottret MINI 38h32m39s

2º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota a 42m22s

3º Novitskiy/Zhiltsov MINI a 1h28m22s

4º Roma/Périn MINI a 1h36m43s

5º Terranova/Fiuza BMW a 1h49m10s

6º SOUSA/RAMALHO GREAT WALL a 2h38m16s

(…)

19º Zhou/Maimon GREAT WALL a 7h27m51s

Triunfo para Despres e para a KTM no Dakar 2013

Red Bull KTM factory rider Cyril Despres of France on Saturday picked up his fifth Dakar trophy when he crossed the line of the 2013 edition of the world’s most famous rally as the winner after more than 8000 km. It was KTM’s twelfth consecutive title and KTM riders took all five top overall paces.

Despres’ long time ‘water carrier’ or factory support rider Ruben Faria of Portugal won the final stage and finished second overall, ten minutes 43 behind the leader. Chilean Chaleco Lopez (KTM) was third overall while Slovak KTM rider Ivan Jakes was fourth and KTM factory rider Joan Pedrero of Spain was fifth.

The French rider, a veteran of this amazing race said it all after securing his fifth title: “I went for it, with all the surprises a Dakar can throw at you,” he said. “Little navigational mistakes, perhaps fewer than the others, taking care of my motorcycle and being in a good team. In the end, I've got a good reason to be very happy. The day when winning the Dakar becomes easy, it won't be interesting any more. And this day is still far! It's too long, it's too tough, it's too hot. It's too cold. You've got to get up early in the morning. You've got to find your way out of the maze of dunes in Peru and Chile. You've got to tackle the stones and cactuses on the courses near Córdoba. It's just too tricky for it to be easy to win. And it's even better when you win a difficult race. I'm always focused on what I have to do. We're up against a grueling element, the desert. Then there are the stones, the Andes... and we experience them. It's as real as it gets.” Despres won Stage three and led the overall standings from Stage 10.

Faria too was thrilled to finish second. “Yesterday I lost second place and I thought that just being on the podium would be great for me; to be Cyril Despres' lieutenant. I didn’t believe it could happen that I could finish second. It's inconceivable.”

Alex Doringer KTM’s Factory Team Manager praised Despres’ riding, his tactics and strategy and said after the race that he was very proud of his entire team. “The result is amazing. The whole team did an exceptional job and we have to thank them all. We believed in our bikes and we believed in our riders. All seven of our factory riders finished and to have five KTM riders on the top of the list was a fantastic result.”

The Dakar 2013 had more than its share of dramatic moments for the KTM Factory team, including the last minute withdrawal just before the race by Despres’ long time teammate and rival Marc Coma. Coma’s injured shoulder, banged up in a crash in the Morocco Rally late last year was still giving him problems and doctors declared he was not fit enough to compete.

Despres also suffered a major setback in the marathon Stages 7-8 during which riders were unable to call upon outside mechanical help from their team. He was put back on track after being offered the engine from KTM supported rider Marek Dabrowski of the Orlen Team and by the collective effort of his fellow KTM riders who banded together to work at night and change out the engine themselves in the riders’ bivouac.

Jakub Przygonski of Poland and Riaan Van Niekerk of South Africa of KTM’s Factory B team finished eleventh and thirteenth. Kurt Caselli, KTM’s American rider drafted in to ride for injured Coma and Darryl Curtis of South Africa both recovered well from crashes and technical setbacks to put adversity behind them and finished a creditable 31st and 32nd.

Another outstanding performance came from KTM Australia’s Ben Grabham who entered this test of man and machine after a massive crash one year ago while competing in the Australian outback when he hit a kangaroo at high speed and broke his back in several places. KTM had five riders in the top ten and 10 in the top 20 finishers in the 2013 edition.

Results Stage Fourteen – final stage La Serena to Santiago: total distance 630 km, timed special 128 km

1, Ruben Faria, Portugal KTM 1 hour 43.06

2, Joan Barreda, Spain, Husqvarna at 0.08~

3, Helder Rodrigues, Portugal, Honda at 0.24

4, Mario Patrao, Portugal, Suzuki at 1.21

5, Olivier Pain, France, Yamaha at 2.14

Other KTM

9, Ivan Jakes, Slovakia, KTM at 3.07

12, Jakub Przygonski, Poland, KTM at 3.43

14, Cyril Despres, France, KTM at 3.58

16, Ben Grabham, Australia, KTM at 4.50

22, Riaan Van Niekerk, South Africa, KTM at 8.36

51, Kurt Caselli, USA, KTM at 16.45

56, Darryl Curtis South Africa at 18.24

Final results after 14 stages and over 8,000 km from Lima, Peru to Santiago, Chile

1, Despres KTM – wins fifth Dakar title; twelfth consecutive title for KTM

2, Faria KTM at 10.43

3, Chaleco Lopez, Chile, KTM at 18.48

4, Jakes, KTM at 23.54

5, Joan Pedrero, Spain, KTM at 55.29

Other KTM

11, Jakub Przygonski, Poland, KTM at 1:33.59

13, Riaan Van Niekerk, South Africa KTM at 2:02.54

15, Ben Grabham, Australia, KTM at 2:45.14

16, Plan Anders Ullevalseter, Norway, KTM at 3:00.56

19, Henk Knuiman, Netherlands, KTM at 3:15.20

31, Caselli, KTM at 6:03.40

32, Curtis, KTM at 6:05.38

Rúben Faria faz História no Dakar 2013 – 2º lugar à geral!!!

Foi de loucos esta edição do DAKAR 2013!!! E tudo se decidiu na última Etapa entre La Serena e Santiago onde Ruben Faria imprimiu um ritmo muito rápido e que só não foi premiado com o primeiro lugar na especial pois teve uma pequena queda nos últimos km do troço, garantido o segundo lugar na etapa a apenas 29 segundos do vencedor o chileno Lopez também em KTM. Para a história deste Dakar fica a dobradinha da equipa oficial KTM / Red Bull com Ruben Faria a garantir o segundo lugar a apenas 10 minutos do seu chefe de fila o francês Cyril Despres. Aspeto muito importante, principalmente para a KTM, foi o facto de Ruben Faria não ter trocado de motor o que prova que é um piloto completo a todos os níveis e que sabe poupar a mecanica.

Ruben Faria: “ Hoje o que me apetece dizer é “Nada mau para um aguadeiro”. Quero agradecer à minha equipa KTM / Red Bull, especialmente ao Cyril, a todos os que me apoiaram diariamente, aos meus patrociandores, aos meus fãs, aos meus amigos, à minha família, à minha mulher, este resultado é para partilhar com todos vocês!!! Eu sei que hoje eu não fui sozinho na moto!!! Espero que se tenham divertido tanto quanto eu!!! Muito, Muito Obrigado!!!"

Classificação 14ª e última Etapa Dakar 2013

1º Lopez KTM 01:42:37

2º RUBEN FARIA KTM 01:43:06

3º Barreda Husqvarna 01:43:14

Classificação FINAL DAKAR 2013

1º Despres KTM 43:24:22

2º Ruben Faria KTM 43:35:05

3º Lopez KTM 41:43:10

Foto: Maragni M. / KTM Images

Hélder Rodrigues encerra Dakar 2013 com 4º lugar

No dia em que Portugal colocou quatro pilotos no Top 10

Hélder Rodrigues encerrou hoje a sua participação no Dakar 2013 com um excelente 4º tempo na derradeira especial cronometrada, da etapa que ligou La Serena a Santiago do Chile. Neste regresso da equipa oficial da Honda ao Dakar, após 24 anos de ausência, Hélder Rodrigues piloto nº 1 da equipa nipónica, terminou na 7ª posição da classificação geral, mantendo um impressionante currículo nesta grande maratona de todo-o-terreno onde se estreou em 2006, com um 9º lugar, tendo a partir daí completado todas as suas participações no Top 10.

O piloto português pautou a sua participação neste Dakar 2013 por uma notável regularidade, praticamente não cometendo erros e superando com a sua determinação todas as dificuldades da prova e os imponderáveis da juventude de um projecto de elevado potencial.

A jornada de encerramento deste Dakar ficou marcada por mais uma demonstração do valor dos pilotos portugueses nesta competição de duas rodas, com o Top 10 do sector selectivo a registar a presença de quatro pilotos lusos.

“Este foi o meu sétimo Dakar e o quinto na América do Sul. Terminei todas as minhas participações e sempre no Top 10. Chegar ao fim é uma satisfação muito grande e pela minha parte sinto que cumpri. Cheguei muito bem preparado, senti-me sempre bem fisicamente, estou a navegar cada vez melhor e esforcei-me muito para conseguir resultados positivos em cada dia de prova. Nunca baixei os braços e o 4º lugar na etapa de hoje é um bom prémio final”, referiu hoje, à chegada a Santiago do Chile, o piloto da Honda, Red Bull e TMN.

Mário Patrão termina em sexto o Rali Dakar

Português cumpriu objetivo de chegar ao fim da grande maratona!

Mário Patrão fez hoje parte de mais uma página da história do Motociclismo português. O piloto de Seia inscreveu o seu nome na lista de portugueses que chegaram ao fim do Rali Dakar, prova que este ano partiu de Lima, no Peru, e terminou hoje em Santiago do Chile.

A última etapa levou a caravana de La Serena até à capital chilena, com um total aproximado a 600 quilómetros, cerca de 100 cronometrados.

Sem navegação, a derradeira tirada foi propícia aos mais velozes e, neste patamar, Mário Patrão não quis deixar de fora as suas qualidades.

O senense conseguiu o quarto melhor tempo do dia e ‘bateu’ grandes nomes da maior prova de Todo-o-Terreno do mundo. «Foi espetacular, a etapa de hoje tinha caraterísticas propícias ao meu ataque e, já que tudo estava a correr bem, não quis deixar de terminar de forma especial esta minha estreia e poder dar uma alegria a todos os que nela me acompanharam», salientou o piloto do Crédito Agrícola no final.

Nas contas finais, o Patrão português deteve a 30.ª posição de uma tabela geral que contava 184 pilotos nas duas rodas a 5 de Janeiro.

Um sonho que ficou cumprido com revelação!

Chegar ao fim foi sempre o principal objetivo. «Desde sempre que não escondi que queria chegar ao fim, esta foi uma aposta que conciliou diferentes entusiasmos, mas mantive-me sempre concentrado na minha verdadeira aposta. Hoje soltei-me mais, já me andava a conter faz muitos dias», confessou o único piloto Suzuki em prova.

Termina, assim, a 35.ª edição do Rali Dakar.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Cyril Després vence e Rúben Faria faz História

- O francês Cyril Després venceu a edição de 2013 do Dakar, tal como se esperava;

- Francisco Lopez trocou de motor no final do dia de ontem e Rúben Faria confirmou hoje o segundo lugar.

A última etapa deste Dakar 2013, entre La Serena e Santiago do Chile, ainda trouxe algumas surpresas. Francisco Lopez venceu a especial cronometrada, mas viu-lhe ser aplicada uma penalização de 15 minutos, devido à troca do motor da sua KTM no final do dia de ontem. O piloto chileno ficou sem a 4ª velocidade e foi por isso obrigado a mudar de motor. No final, Francisco Lopez alcança o 3º lugar, somando o seu segundo pódio da carreira.

Assim foi Rúben Faria quem saiu beneficiado. O piloto português subiu para a segunda posição e alcança assim o melhor resultado português na História do Dakar. Faria conseguiu ainda na última etapa ser o 2º classificado, a 29 segundos de Lopez.

Este acaba por ser um justo prémio para o piloto algarvio que, para além de ter desempenhado o seu papel de aguadeiro na perfeição, conseguiu ser sempre muito rápido, passando inclusivé pela liderança do Rally. No final as contas para o Team KTM Red Bull não poderiam ser mais favoráveis, com uma "dobradinha" para a marca austríaca.

Cyril Després alcançou o seu 5º triunfo, o segundo consecutivo e fica assim a uma vitória de igualar Stephane Peterhansel em termos de vitórias nas Motas. Després termina estas duas semanas de aventura com cerca de 10 minutos de vantagem face ao seu colega de equipa, Rúben Faria.

Destaque para Joan Barreda Bort, que hoje voltou a entrar no Top 3, terminando a etapa em 3º. O piloto espanhol da Husqvarna foi sempre muito rápido, no entanto os problemas mecânicos na sua moto não lhe permitem ser melhor do que 17º. Fica contudo o registo de 4 vitórias em etapas para Barreda, sendo apenas superado por "Chaleco" Lopez, que alcançou 5 triunfos.

Brilhante prestação de Ivan Jakes neste Dakar, com o piloto eslovaco a ser o melhor dos privados, na 4ª posição. Com uma corrida caracterizada pela regularidade, a verdade é que o piloto da KTM conseguiu fugir aos problemas mecânicos e o 4º posto é completamente merecido. Esta foi apenas a segunda vez que o eslovaco terminou o Dakar, depois de em 2009 ter sido 43º. Na especial de hoje alcançou o 12º melhor tempo.

Quinto classificado na etapa e também na classificação geral, Juan Pedrero efectuou também ele um bom Dakar. O piloto que incialmente seria "aguadeiro" de Marc Coma, aproveito a ausência do seu "Patrão" para realizar uma corrida sem preocupações. Pedrero igualou o seu melhor resultado, em 2011.

Quanto a Hélder Rodrigues, não se poderia pedir muito mais ao piloto da Honda. Depois dos problemas com a bomba de gasolina da CRF 450 Dakar X nas primeiras etapas e após o tempo perdido na etapa 11, o 7º lugar acaba por ser um resultado positivo para o português. Rodrigues conseguiu na etapa de hoje terminar em 4º, no entanto fica a sensação que a Honda e o Team HRC ainda têm alguns aspectos para evoluir. A equipa tem um ano a partir de agora para trabalhar...

Mário Patrão brilhou nesta última etapa do Dakar 2013. O único piloto Suzuki presente na prova alcançou o seu melhor resultado de sempre em etapas do Dakar, terminando o dia num notável 6º lugar. Com uma corrida sempre em crescendo, Patrão termina a sua primeira aventura no Dakar com um Top 30, precisamente no 30º lugar.

Paulo Gonçalves conseguiu confirmar o seu Top 10 neste Dakar 2013. O piloto oficial da equipa Husqvarna terminou a etapa no 9º lugar e igualou o seu melhor resultado à geral. Com 4 resultados dentro do pódio de etapas, Gonçalves foi um dos pilotos mais rápidos neste Dakar.

Pedro Bianchi Prata terminou a última etapa no 33º lugar provisório, alcançando também, para já, o 56º lugar à geral. Fica como destaque o 4º lugar alcançado na Etapa 8.

Em jeito de balanço há a destacar mais uma vez o domínio da KTM no Dakar. A marca austríaca dominou por completo o Top 5. Olivier Pain acabou por ser o melhor Não-KTM na sexta posição, ele que esteve durante vários dias na liderança da prova.

Nota também muito positiva para a prestação portuguesa nesta edição. Com 5 pilotos à partida e 5 pilotos à chegada, Portugal consegue ainda ter 3 pilotos no Top 10 e nesta última Etapa foram 4 os portugueses que entraram nos 9 melhores.

Classificação da Etapa 14:

1º Francisco Lopez, 2º Rúben Faria, 3º Joan Barreda Bort, 4º Hélder Rodrigues, 5º Juan Pedrero, 6º Mário Patrão, ..., 9º Paulo Gonçalves, ..., 33º Pedro Bianchi Prata.

Classificação Final - Após Etapa 14:

1º Cyril Després

2º Rúben Faria +10min43s

3º Francisco Lopez +18min48s

4º Ivan Jakes +23min54s

5º Juan Pedrero +55min29s

...

7º Hélder Rodrigues +1h11min22s

10º Paulo Gonçalves +1h28min20s

30º Mário Patrão +6h02min02s

56º P. Bianchi Prata +10h53min22s

Foto: Maragni M. / KTM Images

Excelente trabalho de equipa por parte de Nani Roma

• Roma protects overall leader Stéphane Peterhansel

• Orlando Terranova takes his BMW X3 CC to third position in stage 13

Every racing driver wants to win but there are moments when the team enjoys the top priority. A fact Nani Roma also is aware of and therefore, he and his French navigator Michel Périn opted for deliberately dropping behind Stéphane Peterhansel, in the 13th stage, from Copiapo to La Serena. So, the overall leader would have had the chance of relying on fast and professional help if it had been necessary.

The French leader once again opted for a conservative approach to avoid any unnecessary risk. Together with his compatriot and co-driver Jean-Paul Cottret, he finished ninth and nonetheless, he still holds a 44:38-minute lead. “Today we focused on safety and therefore, we lost several minutes of our lead,” revealed Peterhansel. “But that’s okay.” Due to the support for their team-mate, Roma (ESP) and Michel Périn (FRA) had to settle for finishing 11th, today. “Well, that’s a part of the game,” said Roma. “If you are contesting the Dakar as a part of a team you know that you could have to cope with a situation like that. It goes without saying that this isn’t exactly what I would call a nice situation for me – but it’s important that Stéphane will win the Dakar, tomorrow.”

At the same time, the Argentinean / Portuguese pairing Orlando Terranova / Paulo Fiúza has established as constant among the front-runners. Today, their BMW X3 CC was the fastest four-wheel driven car of the entire field. Terranova finished third and consequently, he was solely defeated by the buggies of Robby Gordon and Guerlain Chicherit. “Altogether, today’s special stage was really nice,” said Terranova, “But the second part was extremely bumpy and rocky. There, the buggies with their bigger spring travel enjoyed a clear advantage. But I’m happy with our performance.”

The two Russians Leonid Novitskiy and Konstantin Zhiltsov finished fifth, with their orange MINI ALL4 Racing. “We pushed hard today – but not without using our wits,” Zhiltsov said with a smile. Boris Garafulic (CHI) and Gilles Picard (FRA) also delivered in great style, today. They took their MINI ALL4 Racing to 13th position. With their time, they worked their way up to 10thj position in the overall rankings.

“I know that dropping back deliberately was a matter of course for Nani – but anything but easy at the same time,” said Monster Energy Team Manager Sven Quandt. “But today, the overall win had to be our top priority.”

Tomorrow, the Monster Energy X-raid Team will have to tremble for the last time. The 14th and final stage will take the field from La Serena to the finish in Santiago de Chile. The total special-stage distance amounts to 346 kilometres. The first 111 kilometres will be followed by a neutralisation phase that will end with just five more kilometres to go to the special stage’s finish line at Limache. These final kilometres will be held as show lap for the spectators. Afterwards, the competitors will have to cover another 158 kilometres to the Parc Fermé in Santiago. Only there, the fear of making a mistake that could cost the team the 2013 Dakar win will be finally over!

Result 13th Stage (Copiapo – La Serena):

1. R. Gordon (USA) / K. Walch (USA) Hummer – 3h 40m 53s

2. G. Chicherit (FRA) / J.-P. Garsin (FRA) Buggy – 3h 41m 15s

3. O. Terranova (ARG) / P. Fiúza (POR) BMW X3 CC – 3h 45m 34s

5. L. Novitskiy (RUS) / K. Zhiltsov (RUS) MINI ALL4 Racing – 3h 49m 28s

9. S. Peterhansel (FRA) / J.-P. Cottret (FRA) MINI ALL4 Racing – 3h 54m 44s

...

11. N. Roma (ESP) / M. Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 4h 04m 04s

...

13. B. Garafulic (CHI) / G. Picard (FRA) MINI ALL4 Racing – 4h 08m 42s

26. S. Schott (GER) / H. Schmidt (GER) MINI ALL4 Racing – 4h 40m 08s

Result after 13 Stages:

1. S. Peterhansel (FRA) / J.-P. Cottret (FRA) MINI ALL4 Racing – 36h 44m 46s

2. G. De Villiers (RSA) / D. Von Zitzewitz (GER) Toyota – 37h 29m 24s

3. L. Novitskiy (RUS) / K. Zhiltsov (RUS) MINI ALL4 Racing – 38h 14m 17s

4. N. Roma (ESP) / M. Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 38h 25m 12s

5. O. Terranova (ARG) / P. Fiúza (POR) BMW X3 CC – 38h 37m 26s

...

10. B. Garafulic (CHI) / G. Picard (FRA) MINI ALL4 Racing – 41h 30m 44s

...

43. S. Schott (GER) / H. Schmidt (GER) MINI ALL4 Racing – 59h 06m 54s

Ruben Faria a uma etapa de garantir o Pódio!

A Etapa de hoje confirmou que no Dakar nada está ganho nem nada está perdido até ao último Km desta aventura. Depois Ruben Faria ter ganho ontem tempo precioso aos mais diretos adversários, hoje a etapa não correu conforme previsto pois Ruben Faria percebeu no inicio da especial que tinha falhado um WP e resolveu voltar atrás para não ser penalizado e garantir que não iria perder muito tempo mas como isto é o Dakar amanhã apesar de ser a última etapa tudo está em aberto para qualquer um dos lugares do pódio e Ruben Faria continua na luta.

Ruben Faria: “Hoje não correu como planeado. Falhei um WP e resolvi voltar atrás pois seria muito penalizado se não o tivesse marcado e baixava muito na classificação pondo em causa um lugar no pódio. Para já continuo muito satisfeito com os resultados e estou a menos de 24 horas de concretizar um sonho. Quero agradecer ao Cyril o que fez ontem por mim e mais uma vez provámos que somos uma equipa e quando trabalhamos assim somos muito fortes. Neste momento deverão estar todos a perguntar como vai ser amanhã, se vou atacar ou não? Vão ter que esperar e acreditar que irei trabalhar para fazer o melhor resultado possível. Obrigado a todos e vemo-nos em Santiago!"

Classificação 13ª Etapa

1º Lopez KTM 03:44:54

2º Despres KTM 03:50:19

3º Gonçalves Husqvarna 03:50:23

(...)

15º Ruben Faria KTM 03:59:21

Classificação geral após 13ªEtapa

1º Despres KTM 41:37:18

2º Lopez KTM 41:45:33

3º Ruben Faria KTM 41:51:59

Amanhã irá disputar-se a 14ª Etapa entre La Serena e Santiago do Chile com pouco mais de 100Km de especial cronometrada e onde tudo pode acontecer! Boa sorte Ruben! Amanhã não irás sozinho na moto! Somos muitos a acreditar que vais conseguir! FORÇA!!!

Van Biljon e Karginov vencem na 13ª etapa

- O Sul africano do e-atv levou a melhor sobre os seus adversários, mostrando que não são só as yamaha's que andam bem no deserto

- Com o Dakar já em contagem decrescente os camiões ainda mexem na classificação geral e Karginov, depois de ganhar no dia de hoje, subiu mais uma posição na geral

Nos quads a etapa que ligava Copiapo a La Serena nada alterou nos cinco primeiros da classificação com o líder a gerir a sua enorme vantagem para não correr riscos de a perder de um momento para o outro.

O melhor tempo do dia foi conseguido por um piloto que não se encontra no top 5 da classificação geral, Van Biljon demorou cerca de 4h42min45s a percorrer a etapa cronometrada do dia de hoje, vencendo com uma vantagem de apenas 41s para o segundo classificado que foi Husseini.

O segundo classificado da classificação geral não foi além do terceiro tempo na etapa número 13, Casale ficou ainda assim a escassos 7s do segundo posto e a 48s do vencedor.

Na quarta posição ficou Bonetto que mantém assim a mesma posição na geral, ganhando tempo ao líder mas perdendo 1min22s para o vencedor da etapa. O actual líder isolado do Dakar 2013 fez apenas o 5º melhor tempo e demonstra mais uma vez não estar a arriscar nada, para não colocar a sua larga margem em perigo.

No top 5 da geral do rally tudo parece estar decidido, sendo difícil em condições normais haver alguma alteração de posições até ao final da prova.

Classificação após etapa 13

1º Marcos Patronelli

2º Ignacio Casale +1h50min24s

3º Rafal Sonik +3h14min43s

4º Lukas Bonetto +3h39min55s

5º Sebastián Palma +4h27min48s

Quanto aos camiões foi mais uma vez Karginov com um Kamaz a vencer a etapa de hoje, os jovens russos da equipa da Kamaz já preenchem o pódio da geral, com Karginov a subir hoje para a segunda posição por troca com o seu colega de equipa.

O russo, agora segundo classificado, venceu a etapa com uma margem de 2min48s para o Iveco de De Rooy que depois dos problemas parece não querer desistir de levar mais algumas vitórias em etapas para casa.

Na terceira posição ficou Loprais e perdeu 8min04s para o vencedor de hoje. Já a uns distantes 10min57s ficou Biasion, o antigo campeão do mundo de Rally's foi 4º e está agora a mais de 4 horas do líder.

A fechar o top 5 ficou Nikolaev, o piloto russo do Kamaz perdeu 14min2s para o seu compatriota e vencedor da etapa, contudo não tem para já a sua liderança ameaçada.

Classificação geral após a 13ª etapa

1º Eduard Nikolaev

2º Karginov +36min24s

3º Mardeev +40min27s

4º Gerard De Rooy +45min08s

5º Kolomy +1h4min31s

Foto: DPPI/Dakar.com

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Carlos Sousa a cerca de 500 km de conquistar um excelente 6º lugar

O português Carlos Sousa está a cerca de 500 quilómetros (pouco mais de 100 disputados ao cronómetro) de conquistar mais um excelente resultado no Dakar. O piloto parte para a derradeira etapa na 6ª posição da geral e como as maiores dificuldades parecem estar vencidas, tudo aponta para que, pela 10ª vez na sua carreira, em 14 participações, termine no top-10 – só numa edição foi obrigado a desistir! Na etapa de hoje, a dupla Carlos Sousa/Miguel Ramalho foi a 7ª classificada e aumentou para 23m45s a vantagem para o mais direto opositor.

A etapa 13 não foi aziaga para as pretensões de Carlos Sousa e Miguel Ramalho, com a dupla do Great Wall a estabelecer o 7º tempo da especial e, mais importante do que isso, a cimentar o 6º lugar da geral. Na realidade, com 23m45s de vantagem para o buggie de Ronan Chabot, os portugueses podem encarar a especial de amanhã com tranquilidade, seguros que só um percalço os pode impedir de obter um resultado que supera as expetativas mais otimistas. Na realidade, face ao nível e quantidade das equipas que se apresentaram à partida, a 6ª posição não pode deixar de ser considerada brilhante.

Apesar da elevada extensão daquela que foi a penúltima etapa do Dakar, o dia foi tranquilo para a dupla Carlos Sousa/Miguel Ramalho: “O Great Wall portou-se impecavelmente e permitiu-nos imprimir um ritmo rápido e consistente, mas sem correr riscos desnecessários”, começa por referir o almadense. “O mais importante foi não perder a concentração e poupar nos pisos mais duros. Andámos sistematicamente entre os mais rápidos e foi pena o furo que sofremos já depois da neutralização, porque podíamos ter conseguido uma classificação mais positiva na etapa. Mas estamos satisfeitos, porque até consolidámos o 6º lugar da geral”.

Para amanhã, dia reservado à derradeira etapa do Dakar, os objetivos são claros: “Para além da ligação, temos a especial com pouco mais de 100 quilómetros, onde apenas vamos procurar manter o carro na estrada. Sim, amanhã não há nada a ganhar, mas sim a perder para quem estiver disposto a correr riscos. Como não é esse o nosso caso, vamos apostar na concentração e num ritmo calmo. Afinal, estamos prestes a conquistar um resultado que nem sequer estava nas nossas expetativas quando iniciámos a prova…”

A ETAPA DE AMANHÃ Os últimos 630 km do percurso serão percorridos este sábado entre La Serena e Santiago, numa etapa de consagração onde são esperadas milhares de pessoas à chegada à capital chilena. Já com a sensação de dever cumprido, os heróis deste Dakar 2013 terão ainda pela frente uma especial de 128 km, em pistas sempre muita rápidas e largas. A pensar no espetáculo e no público, a parte final será cumprida num circuito que inclui vários saltos… os últimos desta edição.

CLASSIFICAÇÃO – ETAPA 13

1º Gordon/Walch Hummer 4h50m53s

2º Checherit/Garcin SMG a 22s

3º Terranova/Fiuza BMW a 4m41s

4º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota a 8m08s

5º Novitskiy/Shiltsov MINI a 8m35s

6º Alvarez/Graue Toyota a 11m01s

7º SOUSA/RAMALHO GREAT WALL a 12m45s

GERAL APÓS ETAPA 13

1º Peterhansel/Cottret MINI 36h44m46s

2º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota a 44m38s

3º Novitskiy/Zhiltsov MINI a 1h29m31s

4º Roma/Périn MINI a 1h40m26s

5º Terranova/Fiuza BMW a 1h52m40s

6º SOUSA/RAMALHO GREAT WALL a 2h38m40s

Mário Patrão a um dia de terminar o Rali Dakar

Piloto de Seia voltou a subir na classificação geral!

O Rali Dakar já entrou na reta final e Santiago do Chile aproxima-se a passos largos para receber os resistentes da grande maratona. O estreante Mário Patrão mantém-se em prova e, dia após dia, com maior evidência.

A penúltima etapa levou a caravana até à cidade de La Serena num total de 735 quilómetros, dos quais 441 pertenceram a uma especial cronometrada com dois troços divididos por uma neutralização.

Mário Patrão apostou na regularidade numa altura em que está cada vez mais próximo de alcançar o grande objetivo final. «Nestes últimos dias é sempre muito importante ser regular, é muita a dureza e cansaço acumulado até agora. Vim com o objetivo de terminar nesta minha primeira experiência e isso está prestes a acontecer. Claro que andar dentro dos trinta primeiros classificados é sempre uma regalia, só posso estar contente por isso», salientou o senense.

O piloto Suzuki alcançou o 35.º melhor tempo na décima terceira etapa e confirmou nova subida na tabela geral classificativa, sendo agora o 32.º melhor classificado por entre mais de uma centena de participantes.

Santiago do Chile é o destino final!

O último dia da 35.ª edição do Rali Dakar completa uma tirada entre La Serena e a capital chilena, Santiago, onde no próximo Domingo terá lugar a tradicional cerimónia de encerramento.

Um total de 625 quilómetros separam a conclusão da grande maratona, mas o pelotão tem ainda pela frente mais uma especial de 128 quilómetros cronometrados. «Vamos ter a última etapa, por um lado é uma sensação de alívio saber que tudo correu bem até aqui, tanto comigo como com a minha Suzuki, mas é mais um dia como os outros e a corrida só acaba em Santiago», concluiu o piloto apoiado pelo Crédito Agrícola.

Hélder Rodrigues foi 6º na penúltima etapa

Piloto português sobe para 7º da classificação geral

Quando falta apenas um dia para o Dakar 2013 terminar, Hélder Rodrigues foi um dos mais rápidos da etapa 13 que levou a caravana de Copiapó a La Serena, numa jornada que tinha uma especial cronometrada de 441 km. O piloto do Team Honda HRC rodou sempre entre os primeiros e chegou a abrir a pista, altura em que teve uma ligeira falha de navegação, terminado o troço com o 6º melhor tempo, resultado que lhe permitiu ascender ao 7º lugar da classificação geral.

Na véspera da prova terminar é todavia de salientar que os 66 minutos que o piloto perdeu nos três dias em que foi forçado a parar quase no final das respectivas etapas, é exatamente a diferença que neste momento o separa de Chaleco Lopez, o piloto que ocupa a 2ª posição.

“Foi um dia bastante positivo. Andei bem, cheguei à frente da corrida quando os pilotos que iam à minha frente cometeram um erro na navegação, mas isso também me aconteceu quando falhei uma nota logo a seguir a passar um waypoint. A navegação era muito exigente, mas superei bem todas as dificuldades. Estou satisfeito por saber que estamos três portugueses no Top 10 do Dakar. Somos o único país a ter três pilotos aí. É muito positivo”, referiu hoje, à chegada a La Serena, o piloto da Honda, Red Bull e TMN.

A etapa de amanhã, a última deste Dakar 2013, leva a caravana até Santiago onde a recepção promete juntar uma enorme multidão de espectadores. O derradeiro troço cronometrado terá 128 km e termina nos arredores da capital do Chile.

Despres na frente e cada vez mais perto de chegar a Santiago

Red Bull KTM factory rider Cyril Despres of France got down to the serious business of the Dakar on Friday in the penultimate stage of the 2013 edition managing to extend his overall lead to eight minutes 15 as he chases his fifth Dakar title going into Saturday’s final stage.

After another 440 km of timed special, Despres finished second to Chilean KTM rider Chaleco Lopez, who won the stage five minutes 25 ahead of Despres. This sets the stage for a final dash to the finish between these two KTM riders when they complete the more than 8000 km charge from Lima to Santiago, Chile via Argentina. Despres must go into the final stage bearing in mind that Chaleco is a formidable threat on his home ground. The Chilean rider has a record of a total of six stage victories since the Dakar moved to South America and four of these have been on his home territory. Chaleco will also be spurred on by the hundreds of thousands of local fans who are expected to come out to cheer him and the riders as they head for the finish.

Ruben Faria, the factory support rider is at third overall, trailing the leader by 14.41 but lost some time finishing at fifteenth in Stage 13 and slipped from down second overall. Going into the penultimate stage KTM riders occupy the first five places in the overall standings.

Speaking after the timed special Despres underlined that the Dakar is about strategy and the sport of rally raid. “I felt good on the first section, where there was quite a bit of navigation. Then I saw that I'd got some time back on Chaleco and that he wasn't going to disappear into the distance over 140 km. So I thought I had better be careful with the engine. Since I ate quite a bit of dust in the morning, I preferred to make sure and take it easy. For Ruben, we tried our best… but the navigation wasn't that easy in the morning. There were two or three tricky bits of reading to select the right track.” Despres is a veteran rider who knows that in the Dakar nothing is decided until riders reach the finish line and he was quick to point out that there was still a total of 630 km to travel before Santiago. “It's not going to be a walk in the park,” he said.

Unlucky on Friday was KTM factory rider Kurt Caselli, who stepped in at the last minute to ride for the injured Marc Coma and has delivered a great performance in his rookie Dakar, including two stage wins. On Friday Caselli was reported to have had some technical problems at the 396 km mark and at the time of writing was making his way back to the bivouac. KTM team manager Alex Doringer said the crew would make the necessary repairs on Caselli’s bike to make sure he is able to complete the final stage. He said up to a million people are expected to welcome the riders at the finish line in Santiago, the Chilean capital.

“We’re in good shape heading for Santiago with five KTM riders topping the overall standings and both our teams are very upbeat. Tonight we will be doing a thorough check of the bikes ahead of the last 128 km timed special.”

Saturday riders still have to travel 630 km south along the Pacific coastline and survive 128 km of timed special to complete this edition of the Dakar.

Results Stage Thirteen (Provisional)

Copiapo – La Serena: total distance 735 km, timed special 441 km

1, Chaleco Lopez, Chile, KTM 3 hours 44.54

2, Cyril Despres, France, KTM at 5.25

3, Paolo Goncalves, Portugal, Husqvarna at 5.29

4, Joan Pedrero, Spain, KTM at 7.42

5, Joan Barreda, Spain, Husqvarna at 8.24

6, Helder Rodrigues, Portugal, Honda at 9.37

Other KTM

7, Ivan Jakes, Slovakia, KTM at 9.54

9, Jakub Przygonski, Poland, KTM at 11.02

15, Ruben Faria, Portugal, KTM at 14.27

16, Ben Grabham, Australia, KTM at 17.18

19, Riaan Van Niekerk, South Africa at 21.57

Overall standings after Stage Thirteen

1, Despres, KTM 41 hours 37.18

2, Lopez, KTM at 8.15

3, Faria, KTM at 14.41

4, Jakes, KTM at 24.45

5, Pedrero, KTM 43.31

Other KTM

11, Przygonski at 1:34.14

13, Van Niekerk at 1:58.16

15, Grabham at 2:44.22

"Chaleco" Lopez vence etapa e "rouba" segundo lugar a Rúben Faria

- O piloto chileno entrou ao ataque na etapa 13 e está agora no segundo lugar;

- Bom resultado de conjunto para os portugueses, que ocupam 3 lugares dentro do Top 10.

A Etapa 13 revelou-se madrasta para o português Rúben Faria. O piloto português perdeu-se no Way Point 6 e no final da tirada que ligou Copiapó a La Serena tem de se contentar com o último degrau do pódio.

Os 441 Km's de especial serviram para Francisco Lopez vencer mais uma etapa em "casa", a sua 10ª vitória em etapas de Dakar. O chileno ganhou mais de 5 minutos ao segundo classificado da etapa e líder da geral, Cyril Després.

Paulo Gonçalves voltou a estar em destaque, terminando a etapa na 3º posição. O português da Husqvarna terminou na frente de Pedrero e Barreda Bort, que fecharam o Top 5.

Numa altura em que já se começa a fazer o rescaldo desta edição de 2013 do Dakar, a uma etapa do fim, Portugual leva 3 pilotos no Top 10. Rúben Faria é o melhor e ocupa o último degrau do pódio, após o 15º lugar da etapa de hoje. O piloto do Team KTM Red Bull prepara-se para igualar a melhor prestação lusa no Dakar, de Hélder Rodrigues.

Rodrigues está na sétima posição da geral, este é o resultado possível num Dakar onde os problemas da Honda não lhe permitiram fazer melhor. O piloto do Team HRC terminou o dia de hoje em 6º e está a mais de meia hora do último lugar do top 5, ocupado por Juan Pedrero.

Quanto a Paulo Gonçalves, o piloto entrou hoje no Top 10, ocupando precisamente a 10ª posição. A confirmar-se Gonçalves igualará assim o seu melhor resultado, em 2009.

Excelente prova para Ivan Jakes, que se mantém em 4º lugar. O eslovaco é o primeiro privado e está a uma etapa de confirmar o seu sonho.

Mário Patrão é o 32º na geral e Pedro Bianchi Prata está em 60º.

Classificação da Etapa 13:

1º Francisco Lopez, 2º Cyril Després, 3º Paulo Gonçalves, 4º Juan Pedrero, 5º Joan Barreda.

Classificação Após Etapa 13:

1º Cyril Després

2º Francisco Lopez +8min15s

3º Rúben Faria +14min41s

4º Ivan Jakes +24min45s

5º Juan Pedrero +43min31s

...

7º Hélder Rodrigues +1h14min56s

10º Paulo Gonçalves +1h29min46s

32º Mário Patrão +6h04min39s

60º P. Bianchi Prata +10h45min59s

Foto: Maragni M. / KTM Images

Robby Gordon vence na penúltima Etapa

- O americano do Hummer voltou a vencer neste Dakar 2013. Na frente Peterhansel está a um dia de confirmar o 11º triunfo.

- Carlos Sousa mantém-se em 6º e prepara-se para igualar os resultados de 2011 e 2012.

A especial entre Copiapo e La Serena não trouxe novidades na frente da corrida. Giniel De Villiers recuperou algum tempo a Peterhansel, mas os quase 6 minutos ganhos revelaram-se insignificantes na luta pela geral, quando falta apenas uma etapa para o fim. O sul-americano foi o 4º classificado nos 441 Km's cronometrados, enquanto Peterhansel quedou-se pelo 9º lugar.

O vencedor foi Robby Gordon, que repetiu a vitória da etapa 11. O piloto fez uma Dakar brilhante a partir da 5ª etapa, no entanto isso não é o suficiente para o piloto ir além do 14º posto na geral.

Guerlain Chicherit fez também uma especial ao ataque, sendo obrigado a passar inúmeros concorrentes em pista. Nas contas finais o francês perdeu 22 segundos para o Hummer laranja e foi assim o 2º da etapa. Na geral, Chicherit está em 8º.

Em terceiro da etapa terminou o fantástico Orlando Terranova. O argentino navegado pelo português Paulo Fiúza efectuou um Dakar de grande nível, com um BMW X3 CC teoricamente menos competitivo em relação aos outros concorrentes que ocupam o Top 5. Na geral a dupla Luso-Argentina ocupa precisamente o último degrau do pódio.

A única mudança em termos de contas na geral foi a troca entre Nani Roma e Leonid Novitskiy. O piloto espanhol, que ontem tinha passado o russo e subido para terceiro, voltou hoje a trocar com o seu colega de equipa, pois teve que assumir funções e aguadeiro de Peterhansel. Roma não foi além do 11º posto da etapa, enquanto Novitskiy foi o 5º e tem uma vantagem de cerca de 11 minutos para o ex-vencedor do Dakar em Mota.

Carlos Sousa voltou a fazer uma boa etapa, que poderia ter sido ainda melhor, não fosse um furo a atrasar o piloto português na parte final. Acompanhado por Miguel Ramalho, Sousa foi o 7º na etapa e continua encaminhado para o 6º lugar final.

Classificação da Etapa 13:

1º Robby Gordon, 2º Guerlain Chicherit, 3º Orlando Terranova, 4º Giniel De Villiers, 5º Leonid Novitskiy.

Classificação Após Etapa 13:

1º Stephane Peterhansel

2º G. De Villiers +44min38s

3º Leonid Novitskiy +1h29min31s

4º Nani Roma +1h40min26s

5º O. Terranova / P. Fiúza +1h52min40s

6º C. Sousa / M. Ramalho +2h38min40s

Foto: DPPI/Dakar.com

Iveco com o 3º e 4º melhores tempos na 12ª etapa do Dakar 2013

Gerard de Rooy (Iveco) foi o piloto mais rápido no início da 12ª especial do Dakar 2013, seguido de Ales Loprais (Tatra), piloto que o apanharia no controlo de passagem intermédio, depois de um furo ter obrigado de Rooy a parar alguns quilómetros após o início da etapa, fazendo-o perder cerca de 10 minutos.

No km 37 da especial, Peter Versluis (Man) seguia na liderança, à frente Martin Kolomý (Tatra) por 15m, enquanto Loprais caía para 3º. Ao km 91 foi Miki Biasion (Iveco) quem ultrapassou Loprais, alcançando o 3º posto, apenas 9s atrás do líder da especial.

Após o km 169, sensivelmente a meio do percurso, Biasion e o seu Novo Iveco Trakker seguiam na frente com o melhor registo, batendo Loprais por 25s e Andrey Karginov (Kamaz) por 26s. Versluis era 4º, 1m33s atrás de Biasion, seguido de Kolomý e Gerard de Rooy, respetivamente a 2m36s e 3m46s atrás do líder da especial. Pouco antes do km 239, Gerard de Rooy subia para 3º, a 3m07s do líder da especial.

Karginov (Kamaz) foi o mais rápido na especial com 4h09m44s, seguido do seu colega Mardeev, a 2m36s. Os dois camiões Iveco colocaram-se logo atrás dos Kamaz, com Gerard de Rooy a 2m49s do vencedor e Miki Biasion com mais 19s do que este último.

À geral da classificação reservada aos camiões, Gerard de Rooy ocupa agora a 5ª posição, a 56m22s do líder Nikolaev (Kamaz). René Kuipers e Miki Biasion, do Team Petronas De Rooy Iveco, ocupam o 8º e o 14º lugares, respetivamente.

A 13ª especial corre-se hoje ao longo de 441 km, tendo mais 294 km de ligação, entre Copiapó a La Serena. Será uma especial muito competitiva, representando a última hipótese para o Team Petronas De Rooy Iveco alcançar um lugar no top-3.

Patronelli e Nikolaev seguem na frente

- Marcos Patronelli segue na frente da corrida dos Quads, com uma vantagem cada vez maior...

Classificação da Etapa 12:

1º Husseini, 2º Patronelli, 3º Casale, 4º Bonetto, 5º Sonik.

Classificação Após Etapa 12:

1º Marcos Patronelli

2º Ignacio Casale +1h52min35s

3º Rafal Sonik +3h04min50s

4º Lukas Bonetto +3h41min32s

5º Sebastián Palma +4h04min32s

- Nikolaev parece caminhar para a sua primeira vitória no Dakar...

Classificação da Etapa 12:

1º Karginov, 2º Mardeev, 3º De Rooy, 4º Biasion, 5º Versluis

Classificação Após Etapa 12:

1º Eduard Nikolaev

2º Mardeev +31min20s

3º Karginov +50min26s

4º Kolomy +53min02s

5º Gerard De Rooy +56min22s

Foto: DPPI/Dakar.com

Stéphane Peterhansel: "Menos um dia que falta para o fim"

• Third stage win for Nani Roma and Michel Périn

• Just two more days to go to the finish in Santiago

The distance to Santiago is reduced day by day – just another two days to go to the relieving final finish line. The tension in the Monster Energy X-raid Team increases day by day and for Stéphane Peterhansel (FRA), every single kilometre covered represents a major relief. Now, the Frenchman also successfully conquered the dunes of Copiapo. Together with his French navigator Jean-Paul Cottret, he took his green MINI ALL4 Racing to fourth position, thus losing just about three minutes of his lead over second-placed Giniel de Villiers. Meanwhile, the promising position in the battle for the overall win wasn’t the only thing making the Monster Energy X-raid Team members happy: After all, Nani Roma (ESP) and Michel Périn (FRA) celebrated their third stage win in the 2013 Dakar Rally, in the 12th stage, from Fiambala to Copiapo.

Due to the chaotic conditions encountered yesterday, Roma had to start into today’s special stage behind five trucks. “Once again, I had to eat a lot of dust and at the same time, I also had to be careful to avoid hitting any rocks,” reveals the Spaniard. “But in the desert, we could make full use of our skills. Roma worked his way up step by step – until he suffered a puncture with just three more kilometres to go. But he opted for continuing without changing the tyre. “I definitely don’t stop that close to the finish,” says the Spaniard. “Fortunately, the off-road section was completed and so, we made good progress despite the puncture.” In the end, the yellow MINI ALL4 Racing proved to be unstoppable, today, and set the fastest time. In the overall rankings, Roma gained another position and holds third place, now.

Peterhansel and Cottret encountered a moment of stress, in their green MINI ALL4 Racing. “We got stuck,” says the Frenchman. “So, we had to reduce the tyre pressure and use the sand ladders to work our way out of the sand.” Due to the reduced tyre pressure, the pairing had to complete the following, rocky section at reduced speed to avoid a puncture. “Consequently, we lost three minutes of our lead over Giniel but that’s okay. And now, there’s another day less to go.”

Argentinean Orlando Terranova and his Portuguese co-driver Paulo Fiuza finished fifth, with their BMW X3 CC. “At first, Paulo made a mistake and then, it was my turn,” admits Terranova, “And these mistakes cost us valuable minutes.” The Russians Leonid Novitskiy and Konstantin Zhiltsov took their orange MINI ALL4 Racing to ninth position, with Boris Garafulic (CHI) and Gilles Picard (FRA) finishing 18th.

Result 12th stage (Fiambala - Copiapo):

1. N. Roma (ESP) / M. Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 3h 36m 34s

2. R. Gordon (USA) / K. Walch (USA) Hummer – 3h 40m 52s

3. G. De Villiers (RSA) / D. Von Zitzewitz (GER) Toyota – 3h 40m 59s

4. S. Peterhansel (FRA) / J.-P. Cottret (FRA) MINI ALL4 Racing – 3h 42m 37s

5. O. Terranova (ARG) / P. Fiúza (POR) BMW X3 CC – 3h 43m 00s

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9. L. Novitskiy (RUS) / K. Zhiltsov (RUS) MINI ALL4 Racing – 3h 51m 44s

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18. B. Garafulic (CHI) / G. Picard (FRA) MINI ALL4 Racing – 4h 20m 25s

..

30. S. Schott (GER) / H. Schmidt (GER) MINI ALL4 Racing – 5h 05m 254s

Overall after 12th:

1. S. Peterhansel (FRA) / J.-P. Cottret (FRA) MINI ALL4 Racing – 32h 50m 02s

2. G. De Villiers (RSA) / D. Von Zitzewitz (GER) Toyota – 33h 40m 23s

3. N. Roma (ESP) / M. Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 34h 21m 08s

4. L. Novitskiy (RUS) / K. Zhiltsov (RUS) MINI ALL4 Racing – 34h 24m 49s

5. O. Terranova (ARG) / P. Fiúza (POR) BMW X3 CC – 34h 51m 52s

...

11. B. Garafulic (CHI) / G. Picard (FRA) MINI ALL4 Racing – 37h 22m 02s

...

tba S. Schott (GER) / H. Schmidt (GER) MINI ALL4 Racing – 54h 26m 46s

Quinto e Nono lugares para Rodrigues e Pizzolito

SS12 Fiambala – Copiapo (392 km liaison – 319 Special - 4 km liaison)

The bikes were the first to leave the Fiambala bivouac this morning at 04:15 am, opening the road that climbs up to 4,700 metres crossing the Andes Mountains from east to west. Passing the San Francisco Pass, the Dakar marathon returns to the Atacama Desert in Chile where the 12th stage of the 2013 Dakar took place.

It was another technical and demanding stage with the major section of big dunes right in the middle of the special, with some difficult rocky and stony tracks at the beginning and at the end of the stage. Helder Rodrigues finished in the top 5, only 3’35” behind stage winner Frans Verhoeven, Pizzolito worked as a good team mate throughout the stage gaining the 9th position, while Johnny Campbell gave another brave performance, getting to the finish in 45th place, despite the pain and the altitude sickness.

Helder Rodrigues, SS12 5th +3’35”, 8th overall: “When we passed the San Francisco Pass this morning it was freezing, I think the temperatures were below zero. What a difference from the heat of the Atacama desert! I enjoyed today's stage as navigation was important as well as being fast. At the beginning there were many rocks with a lot of dust and fech fech and then the challenging dunes of the Atacama desert. Today everything went well, the bike worked well and I finished 5th but, unfortunately yesterday I lost the possibility of fighting for a place on the podium. It’s a pity, now I’m 8th overall but I will continue to push and try to get the best possible result for Team HRC”.

Javier Pizzolito, SS12 9th +5’22”, 9th overall: “Navigation was important in this stage and I particularly enjoyed the big dunes of the Atacama desert, famous because they're very difficult to climb. Today it was a very demanding stage for the body and the machine due to the altitude when we crossed the Pass but also because it was very tiring to face the special after 392 km of liaison. Today our team work was excellent, once I caught Helder, I followed him and we did the special together. I'm now sitting in the top 10 overall and I intend to continue to push and try to improve my final result”.

Johnny Campbell 45th +50’53”, 44th overall: “It was freezing this morning. When I stopped to change gloves I felt dizzy then when we started the descent I felt kind of sleepy because of the altitude sickness. I started the stage feeling weak. Fortunately the pain was less intense, but I rode conservatively as there was no reason to push. I stopped to help Marc Guasch, who had crashed hitting a rock and then I continued at a nice pace to have fun with the bike and the terrain. It’s a pity that I’m not fit to push but I prefer to ride more conservatively aiming to bring the bike to Santiago”.

SS12 Unofficial results: 1. Verhoeven (Yamaha), 2. Faria (KTM) +1’38”, 3.Barreda (Husqvarna) +3’01, 4. Duclos (sherco) +3’17, 5. Rodrigues Team HRC (Honda) +03’35”..9. Javier Pizzolito Team HRC (Honda) +5’22”, 45. Johnny Campbell Team HRC (Honda) +50’53”

Overall Standing 1.Despres (KTM), 2.Faria (KTM) +5’39”, 3.Lopez (KTM) +13’40, 4 Jakes (KTM) +20’15”, 5. Pedrero (KTM) +41'14”…8. Rodrigues Team HRC (Honda) +1h10’44”, 9. Javier Pizzolito Team HRC (Honda) +1h19’20, 44. Johnny Campbell Team HRC (Honda) +7h37’21”.