quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Abertura das inscrições para a 2ª Expedição ao Montado

Gastronomia regional e vinhos de qualidade serão o "prato forte" .

Cultura, tradição e ecologia complementarão o "menu da Expedição"

Desde que a organização anunciou a realização deste evento que o interesse em redor do mesmo tem vindo a aumentar gradualmente, e a prova disso são as largas dezenas de pré-inscrições.

A partir do dia de hoje estão abertas ao público as incrições para a 2ª Expedição ao Montado, que será realizada no próximo dia 23 de Março. Os interessados terão até ao fim do próximo dia 20 para formalizarem todos os detalhes da sua participação. Após este prazo não será mais possivel aceitar quaisquer inscrições, uma vez que em alguns dos pontos de paragem o número de participantes é limitado e tem que ser informado com bastante antecedência. Desta foram também não serão aceites inscrições no próprio dia.

Assim, as pessoas que estejam interessadas em participar devem enviar a sua inscrição com a maior brevidade possível, pois o número de vagas é limitado. A ficha de inscrição bem como o programa da 2ª Expedição estão disponíveis em www.todoterreno.pt/expedicao

Este evento é de dificuldade baixa, e permite realizar todo o percurso sem qualquer problema. Não existirão obstáculos que possam causar demora ou quaisquer problemas na sua transposição. A organização escolheu um percurso que apesar de longo, aposta numa condução calma mas bastante divertida, e que em alguns locais irá exigir algum aprumo aos navegadores uma vez que este será um dos pontos de interesse da 2ª Expedição ao Montado, pois a navegação será feita com recurso a um roadbook.

A 2ª Expedição ao Montado aposta num programa rico em conteúdos, com especial foco na gastronomia regional e nos vinhos de qualidade. O dia começará com um pequeno almoço, passando por um espetacular almoço de Caça, ao que se segue a muito esperada visita às Adegas da Casa Cadaval, sendo o ponto final do evento em termos gastronómicos o Jantar Típico no Restaurante O Farnel em Coruche. Pelo meio a "Expedição" irá visitar a Herdade da Torrinha, a Escola Museu Salgueiro Maia, fazer a Plantação de Sobreiros e visitar logo de seguida a Aldeia da Erra.

A 2ª Expedição ao Montado para além de apostar bastante na promoção e divulgação da região do Vale do Sorraia, é também um evento com uma componente ambiental bastante acentuada.

Assim, durante a realização do passeio serão promovidas várias iniciativas para a minimização da pegada ecológica da Expedição. Um dos pontos mais relevantes da acção ambiental será a visita ao onde no ano passado foi feita a plantação de sobreiros, para esrte ano fazer a "Retancha", e ampliar um pouco mais a área já plantada.

A organização irá também distribuir sacos aos participantes para que durante o decurso do evento qualquer residuo, seja garrafas de agua ou simples lenços de papel não sejam deixados para trás, e que possam no final seguir para tratamento.

No dia 23 será também celebrada a Hora do Planeta, numa altura em que os participantes já estarão todos agrupados para Jantar. A hora do planeta é um momento simbólico em que algumas luzes se apagarão durante 60 minutos, demonstrando assim a preocupação de todos em preservar este planeta que é de todos nós. Em Coruche, onde os participantes jantarão, esse momento será assinalado com o desligar da iluminação exterior do Edifício Paços do Concelho, Parque do Sorraia e Pontes de Coruche durante 60 minutos. A Expedição não deixará para trás qualquer marca a não ser as dos pneus das viaturas, pois o percurso não terá qualquer sinalização. As tradicionais fitas ou setas são substituidas por um roadbook detalhado.

Poderá encontrar toda a informação sobre a "Expedição" em www.todoterreno.pt ou no site oficial em www.todoterreno.pt/expedicao

A Expedição tem no Todoterreno.pt o seu "Media Oficial" e tem como "Media Partners" a revista "Off Road 4x4, e os sites MaisTT, TTVerde e Dezasseis Válvulas.

São parceiros deste evento a FIAT Professional, a Casa Cadaval, a Herdade da Torrinha, a Fedima, a Freguesia de Vila Nova da Erra, O Municipio de Coruche, o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, o Museu Municipal de Coruche e o Moto Clube Sacho.

PROGRAMA (PROVISÓRIO)

DIA 23 DE MARÇO

7:00 – Inicio da concentração junto ao Observatório do Sobreiro e da Cortiça

8:00 – Briefing e apresentação do evento com a presença de algumas entidades locais e parceiros.

8:30 – Arranque da 2ª Expedição ao Montado

8:45 - Pequeno Almoço na povoação de Fajarda

9:45 – Herdade da Torrinha - Mostra de Gado Bravo e Cabrestos em campo aberto

11:30 – Visita á Escola Museu Salgueiro Maia

13:00 – Almoço Temático – Produtos do Montado – Caça

15:00 – Visita aos Fornos de Carvão

16:00 – Eco-Iniciativa, Plantação de Sobreiros

17:00 – Visita à Aldeia Histórica de Vila Nova da Erra

18:00 – Visita à Casa Cadaval – Mostra de Vinhos e visita à Adega

20:00 – Jantar Típico em Coruche

Nota: Todos os horários são aproximados, e poderão ser objecto de correcção.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Opel Mokka Proto é a nova aposta de Nuno Matos para o Campeonato de Portugal de TT

- Dois anos após a estreia do Astra Proto, piloto de Portalegre assume mais um aliciante desafio na sua carreira, agora com o desenvolvimento de um protótipo que tem por base o novo SUV compacto da Opel

- Estreia está prevista já para a primeira de seis provas que compõem o calendário nacional de 2013, o Ervideira Rali TT, praticamente em simultâneo com o lançamento do Opel Mokka no mercado nacional

Determinado em dar um novo impulso à sua carreira, mas também em elevar ainda mais o nível competitivo da época que em breve se inicia, Nuno Matos prepara-se para estrear, tal como há dois anos, um novo e aliciante projeto no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT).

Dando a melhor sequência à ligação iniciada com a Opel Portugal em 2011, o piloto de Portalegre terá agora a responsabilidade de estrear em competição o novo Opel Mokka, modelo que assinala a entrada do construtor alemão no segmento dos SUV compactos, com lançamento no mercado nacional previsto para o início de abril.

“Embora muito satisfeito com o nível que conseguimos alcançar com o Astra Proto em apenas dois anos, a verdade é que o desejo de evoluir falou mais alto… Não sendo este o caminho mais fácil, é seguramente o mais desafiante”, confessa Nuno Matos, que ao volante do Astra Proto venceu duas provas à geral, subiu por cinco vezes ao pódio e esteve na luta pelo vice-campeonato até à última prova.

“Claro que preferia ter um pouco mais de tempo para testar mais exaustivamente o novo carro, mas confesso que não podia estar mais motivado com este projeto, quer pela oportunidade de darmos um importante salto competitivo, quer pelo voto de confiança manifestado por cada um dos nossos parceiros”, explica o vencedor da Taça FIA de Bajas em 2010.

Ainda em fase de construção nas oficinas da DePieres Competição, em Penafiel, o Opel Mokka Proto deverá cumprir o seu baptismo competitivo já na prova de abertura do Campeonato de Portugal de TT, que após o adiamento da Baja do Algarve passou a ser o Ervideira Rali TT, a 20 e 21 de abril.

“Como só muito recentemente é que conseguimos viabilizar este projeto, temos agora pela frente um calendário muito apertado para concluir o carro a tempo da prova de Reguengos. É uma tarefa difícil e que vai exigir muito esforço da nossa parte, se bem que toda a equipa está empenhada na concretização desse objetivo”, revela Nuno Matos, que voltará a formar dupla com Filipe Serra no CPTT.

Preparado de acordo com as mais recentes regras introduzidas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) ao nível da categoria T1, o Opel Mokka Proto constitui uma clara evolução face ao seu antecessor, nomeadamente ao nível do chassis, roll-bar, travões, eletrónica, distribuição de peso, centro de gravidade e distância entre eixos (com um acréscimo de 10 cm face ao Astra Proto), entre outros pequenos detalhes, mantendo apenas inalterada a motorização turbodiesel de 3 litros já utilizada no Astra Proto, assim como o sistema de suspensões e a caixa de velocidades.

Com um percurso irrepreensível nas categorias secundárias, conquistando o bicampeonato de T8 em 2007 e 2008 e os títulos nacional e mundial de T2 respetivamente em 2009 e 2010, Nuno Matos cumpriu em 2011 o desejado salto para a categoria rainha do CPTT, logrando chegar à sua primeira vitória à geral logo na sua época de estreia em T1.

Depois de em 2012 ter sido um dos principais animadores do Campeonato, vencendo a prova inaugural e liderando a competição até à terceira etapa do calendário, o piloto de Portalegre assume para 2013 o desejo de lutar regularmente pelos primeiros lugares em todas as provas e concluir o ano no pódio do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Baja Algarve adiada para Junho

O Clube Automóvel do Algarve não reuniu as condições necessárias, quer financeiras, quer em termos de logística, para a realização da Baja Algarve na data inicialmente prevista, em Março.

Sendo pontuável para os campeonatos nacionais Todo-o-Terreno, com vertente automóvel, motos, quads e buggys, a organização efetuou um pedido de adiamento da Baja Algarve, junto das entidades federativas – FPAK e FMP.

Depois de considerar uma data que viabilizasse a realização da prova algarvia, o evento em principio deverá ter lugar a 22 e 23 de Junho.

Fonte: todoterreno.pt

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Secção de Motorismo da SAR homenageia amigos

Decorreu este Sábado a festa de comemoração dos 25 anos da proba organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense na qual foram homenageados alguns amigos e todos os vencedores da prova alentejana.

Durante a manhã, os co-drives organizados na zona do parque de assistência junto ao recinto de feiras, foi um sucesso com cerca de uma centena de pessoas anónimas e ligadas ao desporto automóvel a experimentarem as sensações de verdadeiros carros de corrida.

O almoço que contou com mais de 200 participantes, foi um sucesso, estiveram presentes vencedores da prova de Reguengos, entidades que sempre colaboraram com a Secção de Motorismo e alguns anónimos, No restaurante a Moira em Reguengos de Monsaraz o tema de conversa durante o repasto foi sempre em torno desta prova e de episódios que a marcaram.

Pelas 17 horas teve lugar no Auditório Municipal da cidade do Alentejo a cerimónia de encerramento desta festa, local onde a Secção de Motorismo homenageou todos os vencedores deste Rali e algumas entidades e pessoas que sempre colaboraram com a Secção e tornaram possível a comemoração das suas bodas de prata. O ponto alto na cerimónia foi a homenagem feita a titulo póstumo ao “pai do todo-o-terreno nacional”, José Megre, que foi aplaudido de pé por um auditório repleto.

Durante a cerimónia a Secção de Motorismo foi galardoada pela Sociedade Artística reguense, duas entidades autónomas, com o Diploma de Mérito desportivo e ainda pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz representado pelo seu presidente Dr. José Gabriel Calisto. “A cidade agradece à Secção todo o empenho durante estes 25 anos. A Câmara e o povo de Reguengos gostam desta prova que permite termos durante quase uma semana que a cidade se encha para esta grande festa,” afirmou o presidente da edilidade.

“Foram 25 anos de muito sacrifício mas também de muitas alegrias esperamos continuar com, o agora denominado Vinhos Ervideira Rali TT 2013, durante muitos anos.”, referiu José Prego no final da colorida festa em Reguengos de Monsaraz.

“A organização irá realizar todas as competições no fim-de-semana de 20 e 21 de Abril, aproveitando a perfeita coordenação de toda uma grande equipa que, ano após ano, tem elevado o Vinhos Ervideira Rali TT a uma categoria à parte das demais provas das respectivas federações”, sublinhou o mentor da prova. “Esperamos, por isso, uma grande festa, com a presença de muito público e a presença dos melhores pilotos nacionais”.

Mas, antes disso, terá lugar este almoço convívio, em jeito de antecipação da 25ª edição do “Vinhos Ervideira Rali TT”. Espectáculo e animação estão assegurados.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Hélder Rodrigues em Tóquio na apresentação Mundial da Honda

• Nº1 da Honda no todo-o-terreno …

• … que regressa ao Dakar em 2014 com renovadas ambições

A Honda Motor Co., Ltd. anunciou hoje em Tóquio as linhas gerais do seu programa desportivo bem como a sua estratégia de atuação e iniciativas para em 2013 dinamizar a popularidade das várias disciplinas do desporto motorizado em que o construtor japonês está envolvido.

Com Hélder Rodrigues como piloto nº 1 da sua equipa, a Honda competiu no Rally Dakar pela primeira vez após 24 anos de ausência. Com base nos conhecimentos adquiridos através da participação deste ano, a Honda propõe-se voltar a competir no rali mais famoso do mundo em 2014. O piloto português esteve em Tóquio onde se juntou aos seus agora companheiros de marca, Dani Pedrosa, Marc Marquez, Toni Bou, campeão do mundo de Trial e Tiago Monteiro, entre outros.

“Para uma marca como a Honda, que está envolvida nas mais importantes competições mundiais de desporto motorizado, o regresso ao Dakar, onde já viveu um período áureo, fez todo o sentido. A experiência agora recolhida, na prova que recentemente terminou, vai permitir um regresso com uma ambição ainda maior em 2014 e a equipa está já a planear o seu programa para esta temporada”, salientou em Tóquio o piloto da Honda, Red Bull e TMN.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A Fiat Strada Adventure será a viatura oficial da 2ª Expedição ao Montado

- Working, Trekking ou Adventure três versões para as mais diversas tarefas do Montado.

- Mais de 200 quilómetros de estradas e estradões aguardam pela caravana.

Os Montados do Vale do Sorraia deverão ser uma das paisagens do nosso país que mais riqueza natural tem e que permite uma maior diversidade de actividades realizadas nas suas áreas. Muitas pessoas relacionam os sobreiros apenas com a extracção de cortiça ou com o seu abate para lenha, mas quando bem geridos, os montados são muito mais do que isso. O pastoreio, a agricultura extensiva, a caça bem como mais recentemente as actividades de turismo e lazer fazem destas florestas um palco belo e singular. Mas a importância do Montado ainda vai muito além do que aquilo que ao ser humano diz directamente respeito. Também para o mundo natural os Sobreiros têm particular importância, pois são inúmeras as espécies de fauna e flora e até fungos que deles dependem.

O ser humano faz parte desta paisagem há milénios, e cedo percebeu que estes espaços podiam ser uma fonte quase inesgotável de riqueza. As formas de explorar estas riquezas evoluiram tal como todas as outras tecnologias, incluindo os meios que o Homem usa para se deslocar.

Durante muitos anos as pessoas confiaram apenas nos animais como força de tracção, porém, durante os dois últimos séculos uma evolução enorme mudou radicalmente este detalhe da nossa vida quotidiana. O primeiro grande passo em frente surgiu com o vapor e com o caminho-de-ferro, mas a maior modificação surgiu com os motores de combustão interna, que ainda hoje perduram e que fazem parte do nosso dia-a-dia. Como tal, a sua utilização no Montado é incontornável, desempenhado estas máquinas tarefas muito diversas e em alguns casos extremas.

Tal diversidade de tarefas encontra um paralelo na diversidade de capacidades da nova FIAT Strada, a viatura oficial da 2ª Expedição ao Montado. Dotada de um conceito bastante actual a nova Strada tem na sua concepção uma filosofia que encaixa na perfeição na "Expedição" e a sua participação como viatura oficial acaba por surgir de uma forma muito natural pois a sua versatilidade é a resposta certa para as diferentes actividades realizadas nos montados, quer seja trabalho, lazer ou mesmo aventura.

A gama da Nova Fiat Strada conta com três níveis de equipamento (Working, Trekking e Adventure) e três tipos de carroçaria (Cabina Curta, Longa e Dupla), totalizando seis versões. A principal novidade da mais recente geração é a introdução do bloqueio de diferencial e da cabina dupla (para as versões Working e Adventure) que pode transportar comodamente 4 pessoas, mantendo excelente capacidade de transporte.

A versão Adventure é sem dúvida a mais emocionante de todas, com o para-choques pintado da cor da carroçaria, com grelha preta e elementos cromados, contornada por uma robusta protecção que se estende até às cavas das rodas e com os faróis de nevoeiro colocados na zona inferior.

Equipado com o motor 1.3 Multijet 16v Euro 5 que debita 95 cv de potência e 200 Nm de binário máximo (20,4 kgm ás 1500 rotações por minuto) este modelo revela-se bastante capaz. Ao bloco de 1.300cc, junta-se um turbocompressor e intercooler, garantindo assim um nível de prestações excelentes mantendo ao mesmo tempo reduzidos custos de operação bem como baixas emissões de CO2. A Strada pode-se orgulhar de conseguir consumos na ordem dos 5,3 litros/100 km em ciclo combinado.

Para ampliar as capacidades desta pequena pick-up, a FIAT equipou-a com o diferencial ELD (Electronic Locking Differential) que facilita a utilização em condições de fraca aderência. Quando necessário, o sistema activado eletronicamente através de um simples botão na consola bloqueia o diferencial dianteiro, transferindo todo o binário disponível para ambas as rodas simultaneamente, de modo a tirar a viatura de situações potencialmente difíceis. Em suma, prestações de “fora de estrada” aliadas a todas as qualidades de um 4x2. Com efeito, o ELD não implica os custos acrescidos de um sistema de tração 4x4, nem a penalização na tara ou na capacidade de carga do veículo e não tem impacto nos consumos nem nos custos operacionais (uma vez desligado o sistema ELD, os consumos são os de um 4x2).

O ambiente a bordo da nova Fiat Strada é confortável e cuidado em todos os detalhes. Novos revestimentos, um novo tabliê e nova instrumentação de leitura clara e imediata contribuem para a sensação de bem-estar. Para tornar as viagens agradáveis, confortáveis e seguras, o Novo Fiat Strada proporciona bancos ergonómicos e “antisubmarining” (antiescorregamento), fecho central, vidros eléctricos, barras de protecção do vidro traseiro de correr e sistema de ar condicionando de série no Adventure.

A Strada Adventure oferece aos seus condutores um leque de equipamento muito completo, que adiciona itens aos já existentes nas versões inferiores, fazendo desta versão a mais bem equipada. Na base está o nível de equipamento Working que oferece de série a nova instrumentação com computador de bordo, retrovisor exterior regulável manualmente pelo interior com piscas integrados e ABS. A estes conteúdos, a versão Trekking junta os faróis frontais escurecidos e faróis de nevoeiro, enquanto o Novo Strada Adventure acrescenta: uma imagem mais arrojada, faróis de profundidade, ar condicionado e jantes de liga leve com pneus sobredimensionados com sulcos profundos 205/65 R15. Reforçando a versatilidade do modelo mesmo em terrenos mais difíceis, a versão Adventure oferece de série o diferencial ELD (Electronic Locking Differential) que representa um importante contributo em pisos de escassa aderência, onde são exigidas prestações típicas de veículos 4x4. Para complementar o espírito “off-road”, o tabliê das versões Adventure dispõe de instrumentação suplementar com bússola e inclinómetro. Em termos de conforto, por fim, o Novo Fiat Strada propõe uma completa lista de conteúdos opcionais para personalizar a viatura tais como o autorrádio com leitor de CD/Mp3 incrustado no painel, tela de cobertura da caixa de carga, teto de abrir manual, bancos e volante revestidos de pele e um exclusivo Pack Lumberjack.

Ao longo dos mais de 200 quilómetros da 2ª Expedição ao Montado, a FIAT Strada irá demonstrar todas as suas potencialidades como um excelente veículo de lazer e Aventura.

A 2ª Expedição ao Montado na qual a Strada vai participar, é um passeio TT de baixo grau de dificuldade, acessível a viaturas 4x4 ou SUV sem preparação específica para todo o terreno. Também podem participar neste evento motos tipo "Trail" ou "Grande Trail" como por exemplo as BMW R 1200 GS ou KTM 990 Adventure.

O percurso será ditado por um roadbook, que para além de assinalar o trajecto propriamente dito e todas as informações necessárias a uma progressão em segurança, irá ter ainda alguns detalhes sobre os locais onde se está a passar naquele momento.

A "Expedição", que será realizada dia 23 de Março, pretende mostrar um pouco daquilo que é o Montado de Sobro, dar a conhecer a sua importância para a região e para o país a nível social, económico, cultural e até de conservação da biodiversidade.

Quer seja em família ou com um grupo de amigos, a 2ª Expedição ao Montado é uma aventura excelente para se iniciar no todo o terreno turístico percorrendo um cenário espetacular. Concebido a pensar nos 4x4, SUV e Pick-up, o percurso é sempre de um grau de dificuldade baixo, e nos locais que ofereçam alguma complicação, existirá sempre uma alternativa viável para que todos possam prosseguir sem problemas.

Se deseja participar na 2ª Expedição ao Montado, deve enviar um e-mail para eventos@todoterreno.pt fazendo a sua pré-reserva. A organização irá conceder um prazo de 7 dias ás pessoas que se pré-inscreveram para formalizarem todos os detalhes antes de abrir as inscrições ao publico em geral. Esta decisão deve-se ao facto de o número de participantes ser limitado, e estar a haver uma grande adesão por parte de pessoas interessadas em participar quer em auto, quer em moto.

Poderá encontrar toda a informação sobre a "Expedição" em www.todoterreno.pt

Para ficar a conhecer melhor a nova FIAT Strada Adventure, visite-a em http://novastrada.pt ou visite a sua página oficial no facebook em http://www.facebook.com/FiatStradaPortugal

A 2ª Expedição ao Montado é organizada pela X-Adventure, em colaboração com o Todoterreno.pt .

A Expedição tem no Todoterreno.pt o seu "Media Oficial" e tem como "Media Partners" a revista "Off Road 4x4, e os sites MaisTT, TTVerde e Dezasseis Válvulas

Yamaha Pinhelworks aposta na luta pelo título

- António Maio já triunfou na Baja de Portalegre por cinco vezes

- Ator Rui Porto Nunes regressa às competições

O projeto liderado por Frederico Fino e Fernando Pinhel e apoiado pela Yamaha está já a preparar a temporada de 2013 de todo-o-terreno. Se em 2012 uma queda, na prova inaugural, impediu António Maio de lutar pelo título, o piloto de 26 anos regressou todavia no pleno das suas capacidades e venceu de forma categórica a prova de encerramento da temporada, a internacional Baja 500 Portalegre, onde soma já um recorde de cinco triunfos, três dos quais consecutivos.

António Maio, juntamente com Frederico Fino e o jovem ator Rui Porto Nunes, irão formar o trio oficial da equipa Yamaha Pinhelworks, que integra ainda na sua formação os pilotos Miguel Guerra, Miguel Navarro e Rui Ventura.

“Estou muito motivado para lutar este ano pelo título. Estou numa excelente equipa, com uma moto muito boa e tenho-me preparado muito bem para começar a primeira corrida na máxima força” salienta o piloto alentejano, António Maio.

Para Frederico Fino “a aposta na Yamaha tem sido muito bem-sucedida e vamos continuar a contar com a preparação sempre muito eficaz do Fernando Pinhel, bem como da Reiger, ao nível das suspensões. Temos uma estrutura muito competente que nos permite dar apoio a diversos pilotos, para além dos da equipa oficial. Este ano o António Maio está totalmente recuperado e o mesmo se passa também com Rui Porto Nunes que fará algumas corridas em 2013. Estou certo de que vamos conseguir bons resultados desportivos e dar muitas alegrias a todos os que têm apostado em nós”.

A equipa Yamaha Pinhelworks irá apresentar-se com algumas novidades que oportunamente serão divulgadas na temporada de todo-o-terreno arranca a 9 e 10 de Março com a realização da Baja Algarve.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Encontro de Sábado prepara 25º aniversário da carismática prova da Secção de Motorismo da SAR

É já no próximo Sábado, dia 9 de Fevereiro, que a Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense e o Município de Reguengos de Monsaraz levam a efeito um encontro que se pretende memorável e que marcará a primeira jornada pública de dinamização do 25º aniversário da prova alentejana.

A região de Reguengos começa, assim, a preparar-se para receber a sua carismática prova, uma jornada pontuável para os principais campeonatos nacionais de duas e quatro rodas e que se realizará nos próximos dias 20 e 21 de Abril, sendo uma das mais antigas jornadas do calendário de competição nacional.

“O Vinhos Ervideira Rali TT 2013 vai ser, estou certo, uma edição de características muito especiais, atendendo a que celebramos os 25º aniversário da prova e também porque existe uma grande aposta da SAR – Secção de Motorismo nesse sentido”, refere José Prego, Director desta prova alentejana.

A organização do evento está, assim, a ultimar os preparativos para a acção deste Sábado (dia 9), num programa diversificado que integra, entre outras acções, um conjunto de ‘co-drives’ abertos à população e aos seus restantes convidados, a que se seguirá um almoço e uma sessão de homenagem a varias individualidades, nomes que contribuíram para o desenvolvimento e sucesso da modalidade e, por inerência, levaram mais longe o nome do Vinhos Ervideira Rali TT.

Aquele responsável antecipa, assim, “uma jornada de enorme sucesso, não só por todo o historial em volta da nossa prova, como também pelo enorme apelo que a mesma tem junto do público da região e de todo o país. As acções, nomeadamente os ‘co-drives’, decerto servirão de chamariz, pois são muito raras as oportunidades de andar ao lado das principais referências nacionais”.

Para o efeito, a Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense e a Adega Ervideira garantiram as presenças dos pilotos Miguel Barbosa, Carlos Sousa, Santinho Mendes, João Vassalo, Inverno Amaral, Tucha, entre outros.

Adicionalmente e após o almoço, haverá uma sessão de homenagem a todos os vencedores da prova, quer em motos, quer em automóveis, bem como a diversos amigos da organização. Algumas das distinções serão atribuídas a título póstumo, como são os casos de José Mégre, Tucha, Dr Francisco Marcão, José Xtrod e Pedro Vilas Boas, entre outros.

Programa - Sábado, 9 de Novembro de 2012

09h00: Sessão de co-drives, parque de estacionamento junto ao parque de feiras

13h00: Almoço convívio, em Restaurante A Moira

16h30: Sessão de homenagem a varias individualidades, em Auditório Municipal

Nota: Valor de inscrição: 12 euros por pessoa

A edição de 2013 do Vinhos Ervideira Rali TT’

Recorde-se que, no seguimento do exemplo de grande sucesso registado no ano passado, o ‘Vinhos Ervideira Rali TT 2013’ irá juntar na mesma prova motos, quads, buggys e automóveis, pontuando, assim, para os calendários da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e da Federação de Motociclismo de Portugal, antecipando-se, assim, uma enorme e colorida festa em Reguengos de Monsaraz.

“A organização irá realizar todas as competições no fim-de-semana de 20 e 21 de Abril, aproveitando a perfeita coordenação de toda uma grande equipa que, ano após ano, tem elevado o Vinhos Ervideira Rali TT a uma categoria à parte das demais provas das respectivas federações”, refere José Prego. “Esperamos, por isso, uma grande festa, com a presença de muito público e a presença dos melhores pilotos nacionais”.

Mas, antes disso, terá lugar este almoço convivio, em jeito de antecipação da 25ª edição do “Vinhos Ervideira Rali TT”. Espectáculo e animação estão assegurados.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

400 Anos de História esperam pelos participantes da "Expedição" em Muge

• Expedição ao Montado visita a Casa Cadaval.

• Tradição, história e vinhos de qualidade para conhecer nas margens do Tejo.

A paisagem do Ribatejo desde há séculos que conta com a presença das videiras para a produção de vinho, recuando a tempos quase imemoriais a sua introdução, muito antes ainda desta região ser conhecida com esse nome e mesmo antes sequer da conquista do território que viria a dar origem ao nosso Portugal.

Foram várias as culturas e vários os períodos de expansão e regressão que passaram, mas o vinho, século após século foi superando todas estas convulsões e crescendo em importância e notoriedade, passando dos pequenos volumes de produção que se destinavam na sua quase totalidade ao consumo local, para uma cultura de grande importância em termos regionais e até nacionais por tudo aquilo que implica em termos de actividade económica, social e cultural.

Obviamente que existe uma ligação histórica entre a cultura do vinho e a cortiça, mas essa ligação entre estes dois produtos tão distintos faz-se de uma forma que vai muito além da simples coabitação na mesma área geográfica. Esta ligação entre a vinha e o montado faz-se na verdade através da pequena rolha de cortiça, que ainda que nada tenha a ver directamente com o vinho propriamente dito ou com a sua produção, desempenha um papel decisivo na conservação, ao mesmo tempo que é para muitos parte integrante e indissociável da imagem de marca dos vinhos de qualidade, não devendo haver muitos produtos de origem natural, em que a qualidade de um influencie tanto a qualidade do outro.

Há muito tempo que a humilde rolha de cortiça foi escolhida para selar as garrafas de vinho, devido sobretudo às suas inúmeras qualidades de vedante natural impermeável e extremamente eficaz , e tem contribuído ao longo das gerações para o aumento de qualidade dos vinhos. Foi também a rolha de cortiça que permitiu que a exportação de vinho engarrafado fosse uma realidade, desde a altura em que as viagens se contavam em meses até aos dias de hoje em que em menos de 24 horas se chega a qualquer parte do mundo civilizado.

A 2ª Expedição ao Montado levará os participantes a conhecer um propriedade onde tudo aquilo que dissemos atrás se conjuga: história, tradição, vinhos de qualidade e obviamente a cortiça.

Iremos pois visitar a Casa Cadaval em Muge, no Concelho de Salvaterra de Magos.

Localizada na margem esquerda do Tejo, a apenas 80kms de Lisboa, Herdade de Muge pertence à família Álvares Pereira de Mello(Cadaval) há quase quatro séculos, sendo detentora de uma tradição ímpar na região. A Casa Cadaval, pelo seu prestigio e pelas instalações que possui, as quais incluem uma loja do vinho equipada com sala de provas, apresenta condições únicas para o turismo do vinho, estando integrada na Rota dos Vinhos do Tejo.

Com uma área de 5.000 hectares, a Casa Cadaval há muitos anos que apostou numa estratégia que alia tradição, inovação e investimento. Os resultados estão á vista, tendo os vinhos deste produtor alcançado um sucesso assinalável quer em Portugal, quer nos 18 mercados internacionais onde são comercializados.

A Expedição irá entrar nos terrenos da propriedade pela zona de floresta, contornando as localidades de Glória do Ribatejo e Granho antes de chegar ás instalações da "Casa" já dentro da vila de Muge. Aqui, os participantes irão ser recebidos pelo staff da Casa Cadaval, que irá dar a conhecer a história desta magnífica propriedade, mostrar algum do património e também apresentar os Vinhos da Casa Cadaval que os presentes também terão oportunidade de experimentar.

A loja do Vinho irá estar aberta para quem quiser levar um "pouco desta herdade" para a sua própria casa.

O programa base da 2ª Expedição ao Montado termina assim neste espetacular local, depois de quase 200 quilómetros de estradas e estradões percorridos pelos concelhos de Coruche e de Salvaterra de Magos, visitando Charneca Ribatejana, o Vale do Sorraia e já na recta final fazendo um pequeno troço no vale do Tejo.

Em estudo está a possibilidade de, para os participantes que o desejarem, fazer o regresso á Vila de Coruche, para um jantar convívio.

A 2ª Expedição ao Montado é um passeio de todo o terreno, de baixo grau de dificuldade, acessível a viaturas 4x4 ou SUV sem preparação específica para todo o terreno. Também podem participar neste evento motos tipo "Trail" ou "Grande Trail" como por exemplo as BMW R 1200 GS ou KTM 990 Adventure.

O percurso será ditado por um roadbook, que para além de assinalar o trajecto propriamente dito e todas as informações necessárias a uma progressão em segurança, irá ter ainda alguns detalhes sobre os locais onde se está a passar naquele momento.

A "Expedição" pretende mostrar um pouco daquilo que é o Montado de Sobro, dar a conhecer a sua importância para a região e para o país a nível social, económico, cultural e até de conservação da biodiversidade. Quer seja em família ou com um grupo de amigos, a 2ª Expedição ao Montado é uma aventura na qual poderá participar sem receio de ficar pelo caminho, e é uma excelente forma de se iniciar no todo o terreno túristico num cenário espetacular. Concebido a pensar nos SUV, o percurso é sempre de um grau de dificuldade baixo, e nos locais que ofereçam alguma complicação, existirá sempre uma alternativa para viável para que todos possam prosseguir sem problemas.

As inscrições ainda não estão abertas, mas poderá reservar a sua participação, fazendo desde já a sua pré-inscrição para o e-mail eventos@todoterreno.pt . Não terá qualquer obrigação de participar ao enviar este e-mail, o mesmo apenas servirá para reservar o seu lugar, uma vez que poderemos ter que limitar o número de vagas devido a um dos pontos de paragem ter capacidade limitada.

Poderá encontrar toda a informação sobre a "Expedição" em www.todoterreno.pt

Para ficar a conhecer melhor a Casa Cadaval, visite o site www.casacadaval.pt

A 2ª Expedição ao Montado é organizada pela X-Adventure, em colaboração com o Todoterreno.pt

A Expedição tem no Todoterreno.pt o seu "Media Oficial" e tem como "Media Partners" a revista "Off Road 4x4, e os sites MaisTT, TTVerde e Dezasseis Válvulas