sexta-feira, 31 de maio de 2013

Gavião vai receber a 3ª jornada do CNTT

• Mário Patrão, Beto Borrego e Nuno Tavares lideram os respetivos campeonatos 

 • Formato da prova diferente das anteriores edições 

• Competição arranca amanhã as 16h45

 Tendo Gavião como centro nevrálgico, o Raid TT da Ferraria é terceira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A prova alentejana, que vai já na sua 26ª edição começa amanhã, Sábado, pelas 16h45m com o prólogo destinado aos Buggy/UTV. Seguem os Quads e cabe aos pilotos das motos encerrar este primeiro dia de corridas. No Domingo a competição desenrola-se através de uma dupla passagem por um troço que terá cerca de 120 km de extensão e o 1º setor seletivo começa às 8 horas.

  Mário Patrão lidera nas duas rodas

O campeão nacional Mário Patrão, aos comandos de uma Suzuki lidera o campeonato depois de um terceiro lugar no Ervideira Rali TT e uma vitória alcançada há três semanas no Raid TT a Góis. A segunda posição é ocupada por António Maio (Yamaha) com menos três pontos, enquanto o terceiro classificado Ruben Faria (KTM) não vai desta vez estar presente por se encontrar na Sardenha onde, juntamente com Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves, está a disputar uma prova do campeonato do Mundo. Entre os candidatos à vitória é importante referir o nome de Luís Ferreira (KTM) piloto que venceu a prova inaugural e que uma queda em Góis o forçou a abandonar a corrida. Entre as motos da classe TT1 a liderança pertence a David Megre (KTM) sendo a segunda posição ocupada por Domingos Santos (Kawasaki). A classe TT3 é liderada por Fidelino Rino (Yamaha) à frente de Pedro Vargas.

  Nos Quads Beto Borrego não dá hipóteses

Na competição destinada aos Quad é sem surpresa que o mais rápido continua a ser o campeão Beto Borrego piloto que venceu as duas primeiras corridas. A 2º posição absoluta é ocupada pelo jovem Ruben Alexandre que tal Borrego é um piloto Yamaha e que simultaneamente lidera na categoria Stock. A 3ª posição pertence a Carlos Miguelito que está aos comandos de uma Suzuki. Entre os candidatos aos primeiros lugares é importante salientar o albicastrense André Mendes (Suzuki), atual vice-campeão e Rui Cascalho Campeão Stock 2012.

  Bis de Nuno Tavares na categoria Buggy/UTV 

Na categoria Buggy/UTV o grande destaque deste início de temporada vai para o jovem Nuno Tavares que aos comandos de um Polaris venceu as duas provas já realizadas. A segunda posição é ocupada pela dupla campeão nacional em 2012, João Lopes/Bruno Santos também em Polaris enquanto, também aos comandos de uma destas máquinas americanas, o espanhol Robert Gallard ocupa o 3º lugar. João Dias que finalmente em Góis terminou uma corrida alcançando um magnífico 2º lugar é o líder da Classe Promoção. A ter em atenção neste Raid TT da Ferraria à prova do Rage de caixa manual que é pilotado pelo campeão 2011, Rui Serpa, à do novo Rage de António Ferreira, do Polaris Smart de Jorge Branco e do CanAm de António Estevão, entre um lote de muitos competitivos pilotos desta mais recente disciplina do TT.

Hélder Rodrigues vence prólogo

• Piloto oficial da Honda apostado em vencer a prova 

• Hélder Rodrigues foi 6s mais rápido que o 2º classificado

 O piloto português Hélder Rodrigues entrou ao ataque na 6ª edição do Sardegna Rally Race, a terceira etapa do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno onde hoje foi disputado o prólogo. O piloto equipa Honda HRC, apoiado pela Red Bull e TMN, gastou exatamente dois minutos a percorrer o traçado desta curta especial de abertura do rali e aos comandos da sua Honda CRF450 Rally gastou menos 6s que o segundo classificado.

  “O prólogo foi disputado numa pista de motocross de areia. Eu gosto de andar na areia mas há muito tempo que não andava neste tipo de piso. Tinha como objetivo ganhar e por isso ataquei. Correu bem. Ganhei e dei seis segundos ao segundo classificado”, salientou Hélder Rodrigues que referiu ainda: “Este resultado permite-me escolher a posição de partida para amanhã e por isso estou naturalmente satisfeito com este arranque. Esta é uma prova muito exigente do ponto de vista de navegação e completamente diferente de todas as outras que disputamos no Campeonato do Mundo. Mas o meu objetivo é vencer”.

 A 1ª etapa do Sardegna Rally Race desenrola-se entre Alghero e Arborea e conta com duas especiais uma de 60,4 kms e outra de 52 km.

Mário Patrão procura vantagem na Ferraria

“Mr. Baja” é recordista de títulos no Todo-o-Terreno nacional

 Mário Patrão compete este fim-de-semana naquela que é a terceira jornada da temporada de 2013 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O Raide da Ferraria é já uma prova clássica desta disciplina de Motociclismo, prometendo acesos despiques por entre os caminhos do concelho de Gavião.

 Por chegar à Ferraria na liderança das tabelas classificativas referentes às categorias Absoluto e TT2, Mário Patrão não esconde o interesse em dilatar a vantagem pontual para levar por diante a renovação de mais dois títulos na sua já célebre carreira.

  “Espero um fim-de-semana duro, com muito trabalho, mas o meu objetivo parte essencialmente por aumentar a vantagem pontual em ambas as categorias do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Sei que para isso terei que ser mais rápido que os meus adversários e é exatamente isso que vou procurar na Ferraria”, referiu o piloto da RR Motos, Suzuki e Crédito Agrícola.

 O Raide da Ferraria, já na 26.ª edição, apresenta aos concorrentes um percurso com cerca de 120 quilómetros de extensão, a ser percorrido por duas vezes no próximo Domingo.

 Ainda no Sábado, Mário Patrão entra em pista ao final da tarde para o habitual prólogo que estabelece a ordem de partida para Domingo.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Paulo Gonçalves foi hoje apresentado como piloto oficial da Honda

O piloto português Paulo Gonçalves foi hoje anunciado como piloto oficial da Honda na equipa Team HRC Rally Monster Energy, mantendo-se em disputa das provas principais do Todo-o-Terreno mundial, com destaque para o grande Rali Dakar de 2014.

 O piloto de Esposende iniciará a sua atividade na nova equipa a partir do próximo mês de Julho. 

Aproveitamos igualmente para lembrar que Paulo Gonçalves ocupa atualmente a segunda posição no Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, discutindo a partir de amanhã a terceira jornada da temporada de 2013 nos cenários italianos da Sardenha.

Apresentação do Team HRC

The Mugello circuit played host today to the presentation of the TEAM HRC due to take part in the next Dakar 2014.

 Five riders will line up on the new factory Honda CRF450 RALLY, Helder Rodrigues (Portugal, 34), Sam Sunderland (UK, 24), Javier Pizzolito (Arg, 33), Joan Barreda (Spain, 29), and Paulo Goncalves (Portugal, 34).

 The team will set off in June with some warm up events to prepare them for the main event: The Dakar, which begins on 5th January 2014 in Rosario, Argentina. It features some particularly gruelling stages in Bolivia and finishes on the 18th January in Valparaiso, Chile, some 8,000km later.

 For Helder Rodrigues and Javier Pizzolito the countdown for the next Dakar begins in June with the Desafio Ruta 40 in Argentina, while Joan Barreda and Paulo Goncalves debut on the new Honda CRF450 RALLY in the Pharaoh’s Rally at the end of September. Sam Sunderland, after taking a thrilling third place in the Abu Dhabi Desert Challenge, will continue the season with the other riders carrying out tests in North Africa, and will take part in the Morocco Rally and the Merzouga Rally.

 TEAM HRC’s aim is to win the Dakar; the most prestigious and toughest off road motorcycle race in the world. An exceptional work bench for the bike, which in turn will become tomorrow’s mass-production model.

 HRC’s Katsumi Yamazaki will serve as the Team Director with Martino Bianchi as General Manager of TEAM HRC, who has 30 years experience in the off road racing scene. In addition, TEAM HRC is made up of approximately 30 staff members who have rich experience with rally raids and off -road races.

Irmãos Franco em estreia no Serras do Norte

A dupla Alexandre Franco/Rui Franco fará este fim de semana a sua estreia no Rali TT Serras do Norte, depois de terem obtido um excelente segundo lugar na categoria T2 para a Scuderia Goldentrans/Dura Automotive Systems em Reguengos.

 A dupla que corre com uma Nissan Navarra da Prolama Competições está pela primeira vez na prova fafense, onde defende a vice-liderança na Categoria T2, partindo para a prova organizada pelo Motor Clube de Guimarães com o objectivo de cimentar a sua posição no campeonato.

  “Pensamos fazer uma prova á imagem da que fizemos em Reguengos, tentando andar num ritmo vivo, mas com algumas cautelas, pois esta é mais uma prova totalmente nova para nós, ao passo que a nossa concorrência directa já conta com várias participações nesta prova. Pelo que sabemos, é uma prova bastante técnica e onde andamos muito nas empenas das serras, mas também com zonas encadeadas a pedirem muita ‘mão de obra” e que já poderão ser a nosso gosto. Acima de tudo, queremos divertimo-nos e divertir que nos vai ver passar”, comentou Alexandre Franco.

 Já para Paulo Pacheco, Director da Equipa, “este Rali TT Serras do Norte em Fafe e Ribeira de Pena representa a segunda prova para a Scuderia Goldentrans/Dura Automotive Systems no Campeonato T2 e os nossos objectivos mantém-se. A estratégia passa por cimentarmos a nossa posição no pódio da categoria, mas também ganhar experiência no Campeonato de Portugal de Todo o Terreno em provas novas para nós, como é o caso desta, para depois podermos apontar a outros objectivos mais para a frente no calendário, onde encontraremos provas mais ao jeito da nossa equipa”.

 O Rali TT Serras no Norte arranca no próximo sábado com dupla passagem na Super Especial, enquanto no domingo será a vez dos concorrentes efectuarem dupla passagem por um sector selectivo com cerca de 130 kms.

Honda com Hélder Rodrigues assume objetivo de vencer Dakar 2014

• Team HRC apresentou equipa com cinco pilotos 

• Hélder Rodrigues disputa a partir de amanhã o Rali da Sardanha

 A equipa Honda HRC apresentou hoje, ao início da tarde, a sua formação para o Dakar 2014. À cabeça da lista dos cinco pilotos que irão disputar a mais emblemática das competições de todo-o-terreno aos comandos da nova Honda CRF450 Rally, continua a estar o português Hélder Rodrigues, piloto da Honda, Red Bull e TMN que se sagrou Campeão do Mundo em 2011.

 Hélder Rodrigues, que continuará a ter como companheiros de equipa o argentino Javier Pizzolito e o inglês radicado nos EAU, Sam Sunderland, viu agora juntarem-se à formação da HRC dois pilotos da equipa Speedbrain, o espanhol Joan Barreda e o português Paulo Gonçalves.

  “O grande objetivo da Honda tal como o meu é vencer o Dakar. A equipa continua a evoluir e estes dois novos pilotos entram para reforçar essa ambição. O próximo passo será a estreia da nova moto”, salientou Hélder Rodrigues que referiu ainda: “Pela minha parte continuo a preparar-me de forma intensa e ainda hoje vou para a Sardanha onde amanhã começa mais uma etapa do Campeonato do Mundo. É mais uma prova onde tudo farei para chegar à vitória”.

 O Sardegna Rally Race disputa-se de 31 de Maio a 5 de Junho.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy leva sete pilotos ao Raid TT da Ferraria

António Maio apostado em conquistar a vitória

 Se não é um recorde absoluto é pelo mesmo uma situação notável para os tempos que correm. A equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy apresenta-se no próximo fim-de-semana, 1 e 2 de Junho, na 26ª edição do Raid TT da Ferraria, a terceira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013, com uma formação composta por sete pilotos.

 Ocupando atualmente o 2º lugar do campeonato, António Maio assume-se como candidato à vitória na prova alentejana. Frederico Fino, que para além de piloto é ainda um dos líderes desta formação apoiada pela Yamaha, ocupa também um excelente 5º posto da classificação absoluta, enquanto o jovem Rui Porto Nunes é um dos quatro pilotos que estão a apenas um ponto do líder do Troféu de Promoção, uma classe onde a competitividade tem sido fortíssima.

 Na prova que terá como centro nevrálgico a vila do Gavião este trio oficial da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy, será reforçado pelas presenças de Miguel Guerra, dos veteranos Rui Ventura e Miguel Navarro e pela primeira vez este ano de Duarte Champalimaud.

  “Esta prova disputa-se em pistas onde me sinto particularmente à vontade e garantidamente que tudo irei fazer para terminar a prova, dando uma vitória a esta magnífica equipa que tanto me tem apoiado” salienta o piloto alentejano, António Maio. Para Frederico Fino “este número tão elevado de pilotos que a equipa inscreve tem naturalmente a ver com a qualidade da estrutura que os apoia, da excelência das motos Yamaha, mas também do ambiente extremamente agradável que a equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy consegue criar nestas provas.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Rali TT Serras do Norte marca estreia competitiva do Opel Mokka de Nuno Matos e Filipe Serra

• Impossibilitada de estrear o novo carro na jornada que abriu oficialmente a temporada de 2013, dupla de Portalegre aproveitou as últimas semanas para desenvolver e testar exaustivamente o Opel Mokka Proto com que se apresentará, já a partir deste sábado, no Rali TT Serras do Norte, a segunda prova do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-Terreno (CPTT) e que este ano celebra a sua vigésima edição…

 Seis semanas após a abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) no Ervideira Rali TT, Nuno Matos e Filipe Serra preparam o regresso à competição, já no próximo fim de semana, para cumprirem a estreia oficial do Opel Mokka na única etapa do calendário disputada a norte do rio Douro. Organizado há já 20 anos pelo Motor Clube de Guimarães, o Rali TT Serras do Norte terá uma vez mais como pano de fundo os concelhos de Fafe e Ribeira de Pena, num figurino muito semelhante ao do ano passado, com pistas rápidas e quase sempre em bom piso.

  “É uma jornada com características muito próprias e que se desenrola nalguns dos mais belos trilhos da região norte, sempre muito espectaculares do ponto de vista da condução. Acredito, por isso, que vai ser um enorme prazer percorrer estas pistas pela primeira vez ao volante do nosso Opel Mokka”, assume Nuno Matos, sem esconder alguma ansiedade pela estreia do novo carro.

“Depois de falhada a estreia no Ervideira Rali TT, estou naturalmente ansioso por esta corrida que marcará o início de um novo e ambicioso projeto para a equipa. Trabalhámos muito nestas últimas semanas, procurando as melhores afinações e resolvendo pequenos problemas que fomos identificando. Sinto que estamos no bom caminho, mas falta agora perceber onde é que nos poderemos situar no confronto direto com a concorrência”, acrescenta o piloto de Portalegre, preferindo não estabelecer qualquer tipo de objetivo ao nível do resultado.

  “Acima de tudo, será importante terminar esta prova para ganhar confiança e recolher o maior número de informações possível sobre o comportamento do Opel Mokka em ritmo de competição. Estamos ainda numa fase muito inicial do seu desenvolvimento, embora já perfeitamente conscientes do seu enorme potencial competitivo”.

 Segunda prova do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, a vigésima edição do Rali TT Serras do Norte será disputada ao longo de 420 km, dos quais 260 em percurso cronometrado.

Tal como na anterior edição, o primeiro dia será cumprido em Fafe e inclui uma Super Especial com 7,9 km desenhada nos terrenos contíguos à conhecida classificativa da Lameirinha.

 Para domingo, o Motor Clube de Guimarães reservou uma dupla passagem por um Setor Seletivo de 122 km que terá como cenário a região de Ribeira de Pena. A chegada está prevista para cerca das 16h00 no Multisusos de Fafe.

Paulo Graça quer chegar ao pódio

Depois do 6º lugar alcançado na primeira prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, em Reguengos de Monsaraz, Paulo Graça está desejoso por voltar à competição. O líder da Oceanotrade Racing Team desloca-se propositadamente de Angola para participar na prova minhota, chegando precisamente na véspera da Super Especial agendada para o dia 1 de Junho. Sem pausas para descansar ou planear devidamente a prova, Paulo Graça que terá a seu lado Nuno Rodrigues da Silva, espera lutar pelos lugares do pódio.

  “Esta é uma prova onde me sinto bem, por isso tudo farei para tentar chegar aos três primeiros lugares. A Nissan Navara é demasiado grande para o traçado estreito e sinuoso, mas gosto particularmente de uma prova que seja semelhante aos ralis. Para além de chegar e partir para Angola sem tempo para descansar, estou bastante entusiasmado com esta participação”, afirmou Paulo Graça.

 Já recuperado da lesão da coluna vertebral que o perturbou durante algum tempo, Paulo Graça que levar a Nissan Navara Off Road da Oceanotrade Racing Team aos lugares de topo do Rali TT Serras do Norte, contando com a preciosa colaboração do seu navegador Nuno Rodrigues da Silva.

 A prova do Motor Club de Guimarães comemora o seu 20º aniversário, desenrolando-se nas zonas de Fafe e Ribeira de Pena. Para o dia 1 de Junho está agendada a Super Especial com duas passagens por um traçado de 7,6 km, enquanto para Domingo, 2 de Junho estão marcadas as duas passagens por um sector selectivo com 122 km.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

João Lopes vai lutar pela vitória

- Piloto de Torres Vedras venceu no Gavião a sua primeira corrida de UTV 

- Valter Martins regressa às competições inscrito pela equipa JL Racing 

A dupla João Lopes / Bruno Santos, aos comandos de um Polaris Ranger RZR XP vai participar no próximo fim-de-semana na 26ª edição do Raid TT da Ferraria, a terceira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Na prova alentejana a equipa JL Racing inscreve ainda Valter Martins, piloto que em 2002 se sagrou vice-campeão mundial júnior de Enduro. Um acidente sofrido em 2004 deixou-o paraplégico, mas o tão ambicionado regresso às competições de todo-o-terreno vai ter agora lugar, depois de recentemente ter participado no Raid TT a Góis aos comandos de um Polaris que teve como função abrir a pista.

  “Estamos de regresso às pistas alentejanas e à prova onde venci pela primeira vez de UTV. Vamos naturalmente lutar pela vitória mas o meu principal objectivo é terminar bem classificado. O campeonato está muito competitivo e para tentar renovar o título temos de fazer uma boa gestão, evitando correr riscos que nos levem a ser forçados a abandonar”, salienta o piloto da JL Racing, que acrescenta: “Neste curto interregno a nossa grande preocupação foi resolver o problema de travões, que nos causou tantas aflições na prova anterior. Creio que já encontrámos a solução para que isso não volte a acontecer”.

 Tendo Gavião como centro nevrálgico, o Raid TT da Ferraria começa do Sábado com um prólogo que para os Buggy/UTV está marcado para as 16h45m. No Domingo a competição desenrola-se através de uma dupla passagem por um troço que terá cerca de 120 km de extensão.

Pedro Grancha no Rali TT Serras do Norte

• Equipa aposta na luta pelo título 

• Piloto de Cascais ocupa 3º lugar no Campeonato

 A dupla Pedro Grancha/Inês Ponte, aos comandos do BMW Evo X1 inscrito pela equipa PMG Motorsport, vai participar no próximo fim-de-semana na 20 ª edição do Rali TT Serras do Norte, a segunda etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

 Depois de cumprida a etapa inaugural o piloto de Cascais, tal como Inês Ponte, a sua navegadora ocupa o 3º lugar na classificação absoluta da edição 2013 do CPTT.

  “Estamos apostados em lutar pelo título nacional e por isso abordamos mais esta participação focados na luta pelas primeiras posições da corrida”, salienta Pedro Grancha que acrescenta: “Na prova inaugural tivemos alguns problemas mas foram situações que já estão identificadas e resolvidas. Vamos agora para uma prova com características bem diferentes da corrida de Reguengos mas que costuma ter um traçado bastante interessante”.

 Tendo Fafe como centro nevrálgico, o Rali TT Serras do Norte começa do Sábado com um prólogo de 7,6 quilómetros. O percurso de Domingo será disputado na zona de Ribeira de Pena com uma dupla passagem por um troço que terá 122 km de extensão.

domingo, 26 de maio de 2013

Helder Oliveira regressa mais forte

• Equipa MRacing tem trabalhado afincadamente na preparação do BMW 

• Piloto de Barcelos apostado em lutar pelos primeiros lugares

 Helder Oliveira regressa no próximo fim-de-semana às competições do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno onde irá participar na 20 ª edição do Rali TT Serras do Norte, de novo aos comandos do BMW Série 1 Proto com o qual se estreou no Vinhos Ervideira Rali TT. O piloto de Barcelos será de novo acompanhado pelo experiente Filipe Palmeiro.

  “Desde o início que afirmei ter como objectivo lutar pelas primeiras posições em cada corrida que participar. Gosto de andar depressa e estou convencido que o BMW que estamos a utilizar esta temporada tem potencial para isso”, salientou Helder Oliveira, que acrescenta: “Infelizmente na prova alentejana de abertura do campeonato, surgiram diversos contratempos que nos impediram de alcançar um resultado de acordo com o nosso andamento. Antes dessa prova houve pouco tempo para a MRacing, que nos está a preparar o BMW e a dar assistência nas corridas, o ficar a conhecer de forma mais profunda, mas agora estou certo de que já terá encontrado as soluções indicadas para os problemas que surgiram no Ervideira e por isso parto para a prova nortenha com muita confiança”.

 O Rali TT Serras do Norte terá o seu centro nevrálgico em Fafe onde se disputará um prólogo com 7,6 quilómetros. No dia seguinte o percurso será disputado em Ribeira de Pena e terá uma extensão de 122 km, sendo percorrido por duas vezes pelos concorrentes.

sábado, 25 de maio de 2013

Ricardo Porém regressa ao CPTT em Fafe

Aos comandos do Evoque Cattiva no Rali TT Serras do Norte

 Ricardo Porém está de volta ao Campeonato de Portugal de TT para disputar, já nos próximos dias 1 e 2 de Junho, a segunda prova daquela competição, o Rali TT Serras do Norte, organizado pelo Motor Clube de Guimarães.

 O piloto leiriense, vai apresentar-se nesta segunda ronda da temporada de 2013 aos comandos do Evoque Cattiva, que Henrique Silva estreou no Rali TT Vinhos Ervideira, prova que marcou também o arranque oficial da estrutura Cattiva Sport, responsável, pela concepção, preparação e assistência da unidade que causou sensação na prova alentejana.

 Ricardo Porém, um dos mais jovens pilotos do plantel português de TT é, ainda assim, um dos mais sonantes nomes da modalidade, reconhecido pela sua rapidez e espectacularidade. Pois é com objectivos perfeitamente definidos que o piloto se apresentará na região de Fafe: “Aquilo que eu gostava que acontecesse é um pouco diferente dos objectivos que traçámos para esta minha estreia com o Evoque Cattiva em provas nacionais. Eu gostava de vencer, ainda para mais numa prova que me agrada tanto como esta. Porém, a minha meta por conseguir o melhor resultado possível, mas, acima de tudo, fazer quilómetros e contribuir de forma positiva para mais esta etapa do desenvolvimento do carro.”

 Ricardo Porém acrescenta que “o Evoque Cattiva está ainda em fase de desenvolvimento e com apenas duas provas disputadas (Rali TT Vinhos Ervideira e Rally TT Comarca Del Jiloca) são naturais os problemas de juventude que tem revelado. Não tenho, ainda assim, dúvidas em afirmar que se trata de uma unidade com um enorme potencial e que dentro em breve estará entre os mais rápidos do campeonato. Face ao BMW Serie 1 Proto que guiei no ano passado, as diferenças são grandes, nomeadamente na capacidade de travagem e no comportamento do chassis em curva, permitindo uma abordagem muito mais confiante a cada obstáculo. Destaca-se também pela capacidade que revela de colocar a potência “no solo”. Paralelamente, e apesar de o motor ser semelhante ao do Série 1, aquilo que noto é que as evoluções feitas em termos de electrónica fazem com que ache este carro com uma resposta mais eficaz a baixa rotação.”

 Ricardo Porém faz assim o seu regresso ao Campeonato de TT, desta feita acompanhado por Jorge Monteiro, devido a compromissos académicos inalteráveis do seu irmão Manuel Porém, que é quem habitualmente ocupa o banco do lado direito. Esta temporada poderá trazer ainda mais novidades para equipa que surge na ronda da agremiação vimaranense com o apoio da PRF e da Cattiva Sport. O piloto Campeão de T2 em 2010 e vice-campeão absoluto de TT na época transacta sublinha que “a minha participação no Rali TT Serras do Norte deve-se ao apoio da PRF e, naturalmente, ao convite endereçado pela Cattiva Sport, desafio que muito orgulhou. Estou pronto para retribuir com um resultado à altura das expectativas…”

 O Rali TT Serras do Norte arranca com uma Super Especial (dupla passagem por um troço de aproximadamente sete quilómetros) desenhada em terrenos contíguos à bem conhecida especial da Lameirinha, a disputar no dia 1 de Junho (Sábado). Para o dia seguinte o Motor Clube de Guimarães reservou nova dupla passagem mas por um Sector Selectivo de 122 quilómetros tendo como pano de fundo a região de Ribeira de Pena.

BPinhão Racing Team ao ataque no Rali TT Serras do Norte

A dupla Bruno Pinhão/José Caetano, participa no próximo fim-de-semana de 1 e 2 Junho, no Rali TT Serras do Norte, prova na qual saíram vencedores da classe promoção em 2012. Esta equipa quer esquecer os azares sentidos na primeira ronda do campeonato na Ervideira, repetindo o excelente resultado alcançado no ano passado.

  “No ano passado fizemos aqui uma boa prova e vencemos, este ano esperamos repetir o resultado, temos no entanto consciência que estamos numa nova classe e que os nossos adversários também querem fazer aqui boas classificações, mas as coisas são assim mesmo, quanto mais competitivo for o campeonato mais motivante é para nós pilotos e para o publico em geral.” disse Bruno Pinhão.

 Esta será a vigésima edição do Rali TT Serras do Norte, centrado mais uma vez em Fafe e Ribeira de Pena. A Super-Especial, de dia 1, volta a ser realizada nos míticos pisos em terra de Fafe/Lameirinha com uma extensão de 7,6 km, proporcionando a pilotos e espectadores imagens únicas.

 A BPinhão Racing Team, conta mais uma vez e agradece o apoio dos seus amigos e patrocinadores, em particular Maxxis/Easy Pneus, Adega Cooperativa da Vidigueira, RNM, Inogás e Vale da Rosa sem eles não seria possível.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Hélder Rodrigues satisfeito com exigente treino

• Piloto português prepara-se para a próxima corrida do mundial de TT 

• Enduro continua a ser uma modalidade muito querida do antigo campeão do mundo

 Campeão Mundial Júnior em 2000 e por sete vezes campeão nacional de Enduro, Hélder Rodrigues regressou no passado fim-de-semana às competições internacionais desta muito exigente disciplina, que congrega especiais de cross com trial e ainda um troço de rali tt. O piloto da Honda, Red Bull e TMN participou no GP Portugal, prova que se disputou em Torres Vedras e que trouxe até ao nosso país a elite mundial dos pilotos de Enduro.

  “Foi um fim-de-semana bom. Uma corrida destas, perto de casa é um privilégio para mim. O mais importante foi treinar bem e acabar a corrida sem lesões, porque daqui a duas semanas tenho a Sardenha e tenho de estar em forma”, salientou Hélder Rodrigues que referiu ainda: “Esta modalidade é uma excelente base para os ralis e uma grande escola. Competir aqui ajuda-nos a manter a forma e a pensar depressa em cima da moto e assim sermos mais rápidos”

O Sardegna Rally Race disputa-se de 31 de Maio a 5 de Junho. Hélder Rodrigues irá participar nesta terceira etapa do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno aos comandos de uma Honda da equipa oficial nipónica.

sábado, 18 de maio de 2013

X-raid e Terranova juntos em 2013

• Orlando Terranova to race a MINI ALL4 Racing 

 • Three rallies on the schedule

 In January, Argentinean Orlando Terranova delivered in fantastic style to impress fans and pundits with one of the best Dakar performances in his career. And in stage 10 he made for a historic success: as first Argentinean car driver in the history of the event, he celebrated a stage win. Now, Terranova wants to prepare for the 2014 Dakar together with X-raid and is going to contest three rallies for the Trebur based team, this year.

 As early as next month (15th to 22nd June), Terranova and his Portuguese co-driver Paulo Fiúza will contest the Argentinean ‘Ruta 40’ with the Branca Unico MINI ALL4 Racing. A month later (19th to 21st July), the pairing will compete in the Baja Spain, a three-day event, with the final appearance of Terranova / Fiúza prior to the 2014 Dakar being the Rally Morocco (13th to 19th October).

 Orlando Terranova was born on 11th October, 1979, and lives in Mendoza, Argentina, the city of his birth. In 2005, he made his first appearance in the Dakar – on a motorbike, in that year. Four years later he switched to four wheels. He already raced the 2009 and 2011 Dakars with X-raid and in 2013, he rejoined the team to finish fifth in the Dakar right away.

  “We are delighted about the fact that Orlando will race this year with us,” says X-raid Team Manager Sven Quandt. “In the past years, he improved consistently and is a truly strong driver, now. ´The combination Orlando Terranova / Paulo Fiúza is a really competitive team and they certainly will give the competition a hard time, with their MINI ALL4 Racing.”

 Branca Unico was founded by Bernardino Branca back in 1845 and has remained family-owned since then. With Fernet Branca that is made of herbs and roots, Branca invented one of most popular amaro-liqueurs worldwide. In Orlando Terranova’s home country, Argentina, Fernet Branca nearly is regarded as national drink.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ruben Faria é 2º classificado no Raid TT Góis 2013

Realizou-se no presente fim de semana o RAID TT GÓIS 2013, 2ª prova pontuável para o Campeonato Nacional de Todo o Terreno 2013 em motos. Ruben Faria alinhou na prova mais uma vez apenas com a intenção de treinar, pois o seu calendário internacional e compromissos com a REDBULL KTM não premitem que cumpra todas as provas do Campeonato Nacional, devendo já falhar a 3ª ronda do Campeonato.

 Ruben Faria mais uma vez, ajudou a abrilhantar a prova classificando-se no 2º lugar da classificação geral e da classe TT2, a mais disputada.

 Ruben Faria: “Pretendo apenas treinar e fiz o que tinha a fazer, não arriscar nada, pois estas provas têm sempre um risco associado que eu não posso correr. Mais uma vez a mota esteve 100%. Não vou estar no Raid da Ferraria pois vou estar na Sardenha para o Ralli Raid da Taça do Mundo. Agradeço à REDBULL KTM, à MOTOBRIOSO que me está a ajudar nas provas nacionais e a todos os meus outros patrocinadores”

terça-feira, 14 de maio de 2013

Góis recebeu a 2ª jornada do Campeonato Nacional de TT

• Nas duas rodas Mário Patrão em Suzuki regressou aos triunfos 

 • Entre os Quads Beto Borrego não deu hipóteses 

 • Nuno Tavares em Polaris, bisou na categoria Buggy/UTV 

Numa organização do Moto Clube de Góis o nacional de TT regressou à Região Centro depois de um ano de ausência, com uma lista de inscritos bem composta e em quase tudo semelhante à da prova alentejana de abertura da temporada.

  Mário Patrão venceu nas duas rodas

 Com quase 12 quilómetros de extensão, o prólogo disputado na tarde de sábado com bastante calor, deu início às hostilidades. A correr mais perto de casa e de terrenos onde é particularmente forte o campeão nacional Mário Patrão, aos comandos de uma Suzuki foi o mais rápido. Com mais 0,93s ficou Luís Ferreira (KTM) piloto que venceu a prova inaugural de 2013. 3º tempo para António Maio (Yamaha) que gastou mais 3,22s. Posições seguintes para Ruben Faria (KTM), João Lourenço (KTM), o mais rápido da Categoria Promoção, Frederico Fino (Yamaha) e Domingos Santos (Kawasaki) que foi o mais rápido entre as motos da classe TT1.

 No dia seguinte os concorrentes tinham pela frente uma dupla passagem por um sector seletivo com pouco mais de uma centena de quilómetros. A primeira passagem da corrida das duas rodas ficou marcada por uma violenta queda de Luís Ferreira, ainda dentro da zona de assistência que o forçou à desistência. O piloto do Entrocamento caiu exatamente no mesmo sítio onde dois minutos antes caíra o beirão Mário Patrão, que todavia pode continuar em prova e levar a sua moto até à vitória.

 Brilhante 2º lugar final para Ruben Faria que levou a sua KTM a terminar a 3m50s do vencedor. O piloto algarvio que recentemente foi pai, continua em Portugal a preparar-se com um excelente ritmo para as provas mundiais que se avizinham. 3ª posição para António Maio que ficou apenas a 10 segundos de Ruben Faria depois de ter recuperado mais de três minutos perdidos na sequência de uma queda.

 Depois de ao longo de ¾ da prova ter mantido um animado duelo com o algarvio João Lourenço Frederico Fino acabaria por ver o seu adversário sofrer uma queda. O piloto da Yamaha que ainda parou para dar indicações do ocorrido às equipas da organização veio a terminar num magnífico 4º lugar.

 5ª posição e segunda vitória consecutiva para David Megre entre os concorrentes à Classe TT1. Entre os concorrentes à classe Promoção vitória para Filipe Goucha em Kawasaki, 12º da geral. Na 2ª posição ficou Luís Aguiar em Yamaha pertencendo o 3º posto ao ator Rui Porto Nunes também em Yamaha. Entre os veteranos a vitória pertenceu ao regressado Jorge Oliveira que levou a Husqvarna até ao 16º posto absoluto, ficando escassos 22 segundos à frente de José Alvoeiro (Honda). Última mas merecida referência para o triunfo de Ariana Pinto (AJP) entre as senhoras e que logrou terminar a corrida apesar de múltiplos percalços.

  Nos Quads Beto Borrego não deu hipóteses

 Na competição destinada aos Quad foi sem surpresa que o mais rápido do prólogo foi o campeão Beto Borrego. 2º posição para o jovem Ruben Alexandre o mais rápido entre os inscritos na categoria Stock.

 O 3º tempo foi averbado por Carlos Miguelito a escassos 0,73s do piloto que o precedeu na classificação. Aos comandos de uma Suzuki o jovem André Mendes realizou o 4º tempo a 25,62s do vencedor.

 A corrida dos Quads teve uma história já bem conhecida. Campeão em 2012 com vitórias em todas a as corridas, Beto Borrego liderou a corrida de princípio a fim e terminou com 4m30s de vantagem sobre o 2º classificado, o albicastrense André Mendes (Suzuki) atual vice-campeão. O derradeiro lugar do pódio foi ocupado por Carlos Miguelito que ficou a escassos 15s do piloto que terminou à sua frente. Vitória na categoria Stock e 4º lugar absoluto para o jovem Ruben Alexandre (Yamaha).

  Nuno Tavares em Polaris, bisou na categoria Buggy/UTV 

A prova começou com o regresso às vitórias nos prólogos por parte do campeão 2011, Rui Serpa que foi o mais rápido aos comandos do Rage de caixa manual que em 2012 era pilotado por António Ferreira. Com mais 21s colocou Vítor Santos o seu Polaris na 2º posição, seguido de outro Polaris, o de João Dias. 

Destaque para o 8º tempo no prólogo de Dorothee Ferreira, a única senhora que compete nesta categoria. António Ferreira, vencedor do prólogo na Ervideira foi altamente prejudicado neste prólogo serrano já que um furo no carro que partiu à sua frente e a impossibilidade de se conseguir ultrapassar o levou a realizar um tempo demasiado modesto. Um susto monumental apanhou, por outro lado, o campeão João Lopes (Polaris) quando a meio do prólogo ficou completamente sem travões.

 Na corrida Nuno Tavares chegou à liderança no final do 1º SS quando tanto o espanhol Teofilo Gallart (Polaris) como António Ferreira (Rage) chegaram a estar perto do futuro vencedor mas os dois foram posteriormente forçados a abandonar.

 Nuno Tavares repetiu assim o triunfo e consolidou a sua liderança do campeonato enquanto que, depois de muitos abandonos, João Dias terminou finalmente uma corrida alcançando um magnífico 2º lugar.

 Os três pilotos que se classificaram nas posições seguintes ficaram separados por escassos 50s. No lugar de pódio ficou António Estevão (CanAm). Na 4ª posição terminou Rui Serpa autor de uma excelente recuperação, já que era 10º no final da 1ª volta.

 Notável foi o 5º lugar da classificação geral alcançado por Dorothee Ferreira. Depois do furo no prólogo que o obrigou a partir para a corrida da penúltima posição o espanhol Robert Gallard ainda levou o seu Polaris até ao 6º lugar final à frente do Polaris Smart de Jorge Branco. A segunda volta teve como piloto mais rápido o campeão João Lopes. Mas, o tempo perdido no 1º troço, onde voltou a sentir problemas de travões, impediram-no de ir além de um 8º lugar. Aos comandos do único Polaris da anterior geração Luís Caseiro, vencedor da categoria Promoção em 2012, terminou na 9ª posição.

 A 3ª jornada do campeonato nacional de todo-o-terreno terá lugar a 1 e 2 de Junho quando a vila do Gavião receber os concorrentes para o XXVI Raid TT da Ferraria.

Vídeo do Raid TT a Góis: João Lopes recuperou e venceu a 2ª PEC

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Vitória absoluta para Mário Patrão em Góis

Piloto de Seia é o novo líder da temporada nacional

 Mário Patrão saiu em grande destaque da festa dos vinte anos do Raide TT de Góis. O piloto português venceu a segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno e passou para a dianteira da classificação nas categorias TT2 e Absoluto.

 O Góis Moto Clube preparou mais um verdadeiro desafio ao estilo do seu currículo desportivo e brindou os concorrentes do Todo-o-Terreno nacional com um percurso seco e técnico de 107 quilómetros de extensão percorrido por duas vezes.

 À procura da vitória, Mário Patrão venceu a ação nos dois dias de prova. No Sábado, o piloto de Seia foi o mais rápido no prólogo e, no Domingo, nem uma aparatosa queda o arredou da conquista do melhor tempo por entre o elevado pelotão de inscritos.

  “Esta prova de Góis é dura, mas tem caraterísticas que me agradam muito, pistas rápidas e muito técnicas. Senti-me bem, estava com um andamento forte e seguro, mas na saída da Zona de Assistência sofri uma queda bastante aparatosa que me danificou a moto e o físico, abrandei o ritmo para chegar até ao final e estou muito feliz com o resultado. Consegui duas vitórias em Góis, só posso agradecer a toda a minha equipa de assistência e a todos os meus patrocinadores e apoiantes”, salientou o piloto da RR Motos, Suzuki e Crédito Agrícola.

 Graças à conquista do lugar mais alto dos pódios TT2 e Absoluto, o “Mr. Baja” assume-se como novo líder dos Campeonatos referentes a ambas as categorias e começa a ganhar espaço para o objetivo assente na renovação de mais dois títulos.

 Em recuperação das consequências físicas da jornada de Góis, Mário Patrão cancela a participação prevista na jornada portuguesa pontuável para o Campeonato do Mundo de Enduro, que decorrerá este fim-de-semana em Torres Vedras, regressando à competição no próximo dia 26 de Maio, por ocasião do Enduro de Castelo Branco.

João Lopes recuperou e venceu a 2ª PEC

Problemas de travões condicionaram a corrida do campeão nacional

 Depois do enorme susto que apanhou no prólogo, João Lopes, acompanhado de Bruno Santos, aos comandos de um Polaris Ranger RZR XP, voltou a ter problemas de travões no primeiro dos dois sectores seletivos que compunham o programa da 20ª edição do Raid TT a Góis. Da parte da tarde, desta segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o campeão nacional, inscrito pela equipa JL Racing conseguiu, todavia, inverter o rumo dos acontecimentos e ser o mais rápido, recuperando cinco posições na classificação geral final.

  “Depois do susto que tive no prólogo fui para a corrida com um natural receio e terei forçado demasiado os travões que se tornaram menos eficazes, o que nos obrigou a reduzir bastante o andamento”, salientou no final da corrida o piloto da JL Racing, que acrescentou: “No segundo setor e apesar de partir duma posição atrasada, já consegui andar a um bom ritmo o que até deu para vencer o troço. Se tenho andado assim no primeiro, até tinha dado para discutir a vitória”.

 Como já anteriormente foi salientado a estreia de Valter Martins aos comandos de um Polaris adaptado ficou adiada para a próxima prova do Campeonato. O antigo piloto de moto, que ficou paraplégico na sequência de um acidente sofrido em 2004, esteve presente em Góis, fazendo todo percurso da prova como carro 0, com o qual imprimiu um excelente andamento. Valter Martins será inscrito no Raid TT da Ferraria pela equipa JL Racing, que lhe preparou o Polaris.

António Maio foi ao pódio em Góis

Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy soma ainda excelente 4º lugar de Frederico Fino

Apesar de uma queda, que o atrasou bastante numa altura em que estava a discutir o triunfo, o piloto António Maio da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy terminou a 20ª edição do Raid TT a Góis na terceira posição, a escassos 10 s de Ruben Faria que foi o segundo classificado.

 A segunda etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013, que se disputou na região centro, viu ainda António Maio, aos comandos de uma Yamaha, vencer o segundo dos dois sectores seletivos da prova delineada pelo Góis Moto Clube, com Frederico Fino a secundar de forma excelente o piloto alentejano, terminando na 4ª posição.

  “Apesar de esta ser uma prova de serra onde estou menos à vontade, por comparação com as provas alentejanas, estava a sentir-me muito bem e acreditava poder lutar pela vitória. Infelizmente tive uma queda sem consequências físicas, mas que colocou a moto numa posição difícil e perdi bastante tempo até conseguir retomar a corrida” salientou António Maio no final da prova, acrescentando ainda que: “quando retomei a corrida tentei sempre dar o máximo na tentativa de recuperar posições e acabei muito perto do segundo lugar”.

 Muito satisfeito com a sua prestação estava também Frederico Fino, um dos líderes deste projeto Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy: “A prova correu-me bem. Vinha bem preparado e consegui imprimir um andamento forte e sem quebras. Estou também muito contente por a equipa ter conseguido reunir seis pilotos nesta corrida. Apenas o Miguel não terminou por infortúnio, já que a moto caiu numa ravina e foi impossível colocá-la de novo no percurso”.

 Rui Ventura terminou muito perto do Top 20, tendo ainda ocupado o 4º lugar da classificação destinada aos veteranos, enquanto Rui Porto Nunes terminou na 22ª posição e Miguel Navarro foi o 27º classificado.

domingo, 12 de maio de 2013

Lucas Moraes e Beco Andreotti vencem o Sertões Series e seguem invictos na temporada 2013

A Mem Motorsport garantiu neste sábado o 1º e 2º lugares do Sertões Series, mais que uma dobradinha, o resultado comprova a boa fase da equipe que venceu todas as etapas do Campeonato Brasileiro realizadas em 2013

 Neste sábado além da piçarra, do cascalho, das lombas e pedras, a grama deu ar da graça na pista em Avaré, SP, e quando ela está presente a concentração precisa ser total, pois basta uma freada errada e qualquer carro pode ganhar vida própria. No rally de hoje foram realizadas duas especiais de 80km cada, somados os resultados das duas, a vitória na geral foi de Lucas Moraes e Beco Andreotti, com Marcos Moraes e Fábio Pedroso em 2º, e se o ritmo estava intenso na pista, melhor para MEM Motorsport, que mostrou como sua receita é eficiente em confiabilidade e desempenho de seu time.

  Invictos

Lucas Moraes e Beco Andreotti largaram sem o peso do favoritismo. Na MEM cada corrida é tratada como única, cada vitória a soma do esforço conjunto. O resultado? 3 vitórias consecutivas nas 3 etapas do Campeonato Brasileiro realizadas até o momento. "Não me sinto muito à vontade quando o assunto é grama, mas mantive o carro na mão em todos os quilômetros de cada especial. Nela é ainda mais difícil controlar o carro que, por exemplo, na terra com piçarra. Estou muito feliz por mais esta vitória, por nosso carro estar em seu melhor rendimento e pelo excelente desempenho do Beco e trabalho da MEM. Especialmente hoje, queria muito vencer para dedicar esta vitória à minha mãe, Beatriz Lemgruber, fã nº 1, ela é a minha campeã ", fala Lucas.

 Marcos Moraes e Fábio Pedroso perderam tempo na 1ª especial após o carro "apagar" e demorar voltar à prova. Na segunda, eles aceleraram para recuperar o tempo perdido e mesmo assim, ficaram a 40 segundos de Lucas e Beco. "Os dois fizeram uma prova perfeita, era o dia deles! Na verdade, acho que este tem sido o ano deles, as vitórias comprovam isso e eles encaram cada rally com muita disciplina e determinação. Estão de parabéns! Quanto a nós, depois do resultado da 1ª especial sabíamos que o melhor que podíamos fazer era buscar tempo para garantir a dobradinha da MEM. Tarefa cumprida!", finaliza Marcos.

 Confira o resultado do Sertões Series - Avaré:

 1º) Lucas Moraes/Beco Andreotti - 2h11min40s
2º) Marcos Moraes/Fabio Rogerio Pedroso - +10min26s
3º) Marcus Cotton/Eduardo Pereira e Costa - +11min26s
4º) Luiz Facco/Filipe Bianchini de Oliveira - +11min33s
5º) Regis Braga/Kika Braga - +18min19s

sábado, 11 de maio de 2013

João Lopes ficou sem travões no prólogo

Piloto apanhou um susto monumental

 O campeão nacional João Lopes, apanhou esta tarde um susto monumental quando o seu Polaris Ranger RZR XP ficou sem travões no prólogo da 20ª edição do Raid TT a Góis, a segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, em virtude de uma pedra ter danificado a respectiva tubagem. 

O piloto da equipa JL Racing, acompanhado de Bruno Santos, conseguiu, com muito sangue frio, evitar o despite num troço todo ele disputado em percurso de serra e com muitos precipícios e foi ainda capaz de levar a sua máquina intacta até ao final do sector selectivo, averbando o 11º tempo.

  “Foi uma sensação pela qual espero nunca mais voltar a passar. Sentir o pedal do travão completamente ineficaz no final de uma recta e quando tinha uma curva pela frente, foi arrepiante. Fiz o que pude para manter o Polaris na estrada e felizmente consegui. Depois viemos muito catelosamente até ao final”, salientou o piloto da JL Racing, que acrescentou: “Perante a situação que vivemos o resultado é o menos importante, mas também já me habituei a que, nesta disciplina, com tanta competitividade, tudo é possível acontecer em 300 quilómetros de corrida, pelo que amanhã iremos partir empenhados em lutar por um bom resultado final”.

 Entretanto a estreia de Valter Martins aos comandos de um Polaris adaptado e que seria inscrito pela equipa JL Racing ficou adiada para o Raid TT da Ferraria. O antigo piloto de moto, que ficou paraplégico na sequência de um acidente sofrido em 2004, está mesmo assim presente em Góis, fazendo o percurso da prova como carro 0.

António Maio em 3º lugar no prólogo

Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy com seis pilotos em Góis

 O piloto António Maio da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy averbou esta tarde o 3º tempo no prólogo da 20ª edição do Raid TT a Góis, a segunda etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013 que este fim-de-semana se está a disputar na região centro.

 António Maio aos comandos de uma Yamaha gastou, nos quase 12 quilómetros de traçado escolhido pelo Góis Moto Clube, mais 3,22s que o actual campeão nacional Mário Patrão, um resultado que deixou o piloto alentejano bastante satisfeito.

  “Ultimamente tenho arrancado quase sempre na frente para as corridas, mas nesta prova disputada num percurso de serra acredito que é mais conveniente partir atrás dos meus mais directos adversários mas não queria perder muito tempo para eles, pelo que o resultado deste prólogo é excelente” salienta o piloto alentejano, que acrescenta: “Amanhã vou poder contar com um percurso já marcado e também ter mais facilidade em controlar o andamento dos meus dois rivais, mas sei que vai ser uma prova muito renhida”.

 A formação apoiada pela Yamaha inscreveu seis pilotos nesta prova de Góis. Frederico Fino, um dos líderes deste projeto a par de Fernando Pinhel, realizou um excelente 6º tempo no prólogo, onde Rui Porto Nunes foi 23º. A equipa conta ainda com as participações de Rui Ventura (28º), Miguel Navarro (30º) e Miguel Guerra (31º).

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Marcos Moraes e Lucas Moraes aceleram juntos em Avaré, SP, no Sertões Series, neste sábado

Este ano eles tem ritmos e objetivos diferentes, mas neste final de semana no Sertões Series tanto Marcos Moraes quanto Lucas vão acelerar pra deixar a concorrência na poeira

 Neste final de semana, específicamente no sábado, 33 carros disputarão mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, em Avaré, SP. Na pista de terra vermelha, trechos travados e retas com velocidade máxima definida pela coragem de quem acelera sua máquina. Serão 119 km totais, dos quais 80 cronometrados e que se repetem em duas especiais. E para dar uma pitada de pó, a chuva não chegou por lá e a poeira está garantida.

  MEM

Depois de cumprir 3 etapas do mundial, e por isso se ausentar da última etapa do brasileiro no Rio Grande do Norte, Marcos Moraes está de volta. Nesta etapa, como Du Sachs assina a direção técnica da competição, ele sai do banco de navegador e dá lugar a Fábio Pedroso. " Esta é uma competição importante para a MEM, Lucas vem se destacando, segue invicto no campeonato e a equipe está empenhada para que ele consiga alcançar seu objetivo, que é o título do brasileiro em 2013. Quanto a mim, estou com saudades de acelerar no T-REX, nosso carro é um protótipo sempre pronto a abocanhar mais uma vitória para o seu currículo. E digo mais, em 2014 quero que ele seja o 1º carro de rally totalmente desenvolvido e projetado no Brasil a competir no mundial de cross country", afirma Marcos.

 Lucas Moraes e Beco Andreotti estão em uma excelente fase. Abriram o ano com a vitória geral no Rally de Barretos, depois conquistaram também o RN 1500 e agora chegam ao Sertões Series com a responsabilidade de garantir mais um bom resultado. "Nós entendemos que vencer é sensacional, mas manter a boa performance e garantir seguidas vitórias é um enorme desafio. Estamos chegando a Avaré com o intuito de acelerar como se esta fosse a etapa mais importante da temporada, porque para nós cada ponto é de uma importância enorme. Nossos concorrentes estarão no Sertões e eu não, preciso de cada ponto que possa conquistar", explica Lucas.

Mário Patrão à procura da vitória no Raide de Góis

Piloto da Suzuki é recordista de títulos de Todo-o-Terreno em Portugal

 Depois de um arranque de temporada seguro nas planícies alentejanas de Reguengos de Monsaraz, Mário Patrão compete agora no centro do país à procura da vitória naquela que é a segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno de 2013.

 O Raide de Góis comemora este ano a sua vigésima edição, pelo que o Moto Clube local está em festa com mais uma prova digna do seu vasto historial.

 Confiante num bom resultado, o senense Mário Patrão confessa estar apostado em lutar até ao fim por mais uma vitória na prova beirã.

  “Estou confiante para alcançar um bom resultado em Góis, temos trabalhado diferentes pormenores para que possa estar ainda mais competitivo nesta segunda ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Espero poder ser um dos animadores da prova, lutando até ao último metro pela vitória”, disse o piloto da RR Motos, Suzuki e Crédito Agrícola.

 Do figurino da prova fazem parte dois dias de competição. Já este Sábado, 11 de Maio, a caravana de pilotos enfrenta o habitual prólogo com 11 quilómetros de extensão e no Domingo será a vez de um percurso de 107 quilómetros ser percorrido por duas vezes pelas bonitas paisagens serranas circundantes ao concelho de Góis.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy na sua máxima força

- Seis pilotos no regresso do nacional de TT a Góis 

- António Maio promete lutar pelas primeiras posições

 No próximo fim-de-semana 11 e 12 de Maio o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013 regressa à região centro para disputar a 20ª edição do Raid TT a Góis e equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy apresenta-se na sua máxima força inscrevendo seis pilotos.

 2º Classificado na prova de abertura do campeonato, disputada no Alentejo, António Maio é um forte candidato aos primeiros lugares desta corrida, numa temporada em que o seu grande objetivo passa pela conquista do título nacional. A formação apoiada pela Yamaha conta ainda com Frederico Fino, um dos líderes deste projeto a par de Fernando Pinhel e ainda com o jovem ator Rui Porto Nunes, que regressou em excelente forma às competições, na prova disputada em Reguengos de Monsaraz. Em Góis a este trio oficial da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy, juntam-se ainda Miguel Guerra e os veteranos Rui Ventura e Miguel Navarro.

  “Arranquei para esta temporada muito motivado, depois do ano menos feliz de 2012. O meu grande objetivo é a conquista do título nacional e nesse sentido vou a Góis apostado em lutar por uma das primeiras posições” salienta o piloto alentejano, António Maio. Já Frederico Fino destaca o facto “de a equipa contar com todos os seus elementos neste prova da região centro. É um motivo de grande satisfação a equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy apresentar-se na 20ª edição de Góis com seis pilotos e faço votos que todos consigam terminar. Seria fantástico”.

João Lopes na defesa do título

Piloto regressa a Góis onde só competiu de Quad

 O campeão nacional João Lopes, aos comandos um Polaris Ranger RZR XP de chassis longo, vai participar a 11 e 12 de Maio na 20ª edição do Raid TT a Góis, a segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 Inscrito pela equipa JL Racing e que será, como habitualmente, acompanhado de Bruno Santos, defende esta temporada o título nacional alcançado em 2012, na sua época de estreia na disciplina Buggy/UTV. Na prova inaugural de 2013, disputada em Reguengos de Monsaraz e onde estreou a sua nova máquina, o piloto de Torres Vedras conquistou um excelente 2º lugar.

  “Pelo que se viu em Reguengos este promete ser um campeonato muito disputado. Pela nossa parte vamos lutar em todas as provas por um lugar entre os primeiros”, salientou o piloto da JL Racing, que acrescentou: “Esta corrida em Góis vai ser a primeira que lá disputarei de UTV já que a última na anterior edição em 2011, competi de Quad e terminei em 3º lugar”.

 A participação da equipa JL Racing na prova da região centro conta ainda com a estreia absoluta de Valter Martins aos comandos de um Polaris. O antigo piloto de moto que ficou paraplégico na sequência de um acidente sofrido em 2004, regressa assim as competições em todo-o-terreno, ele que em 2002 se sagrou vice-campeão mundial júnior de Enduro.

domingo, 5 de maio de 2013

Direcção assistida trai Ricardo Porém

· O Evoque CaTTiva passou pela liderança da prova; 

 · Perda da direcção assistida levou ao abandono.

 Ricardo Porém regressou este fim-de-semana à competição, no “Rally TT Comarca Del Jiloca 2013”. O jovem piloto aceitou o convite que lhe foi endereçado pela equipa CaTTiva Sport e participou na segunda tirada do Campeonato Espanhol ao volante do Evoque CaTTiva.

 Na Sexta-Feira realizou-se um prólogo com cerca de 9 Km’s onde o jovem piloto, acompanhado por Henrique Silva, entrou bastante bem e rubricou o 3º melhor tempo, mesmo sem ter reconhecido previamente o traçado, ao contrário de todos os seus adversários. A apenas 2 segundos do segundo classificado, Porém começava assim com o pé direito aquele que foi o seu regresso à competição em 2013.

 O “Rally TT Comarca Del Jiloca 2013” continuou no Sábado com a disputa de um Sector Selectivo com cerca de 500 Km’s, dividido em duas partes.

 Ricardo Porém estava bastante confiante e motivado para o segundo dia, no entanto as coisas complicaram-se bem cedo: “Ao Km 2 do Sector Selectivo ficámos sem direcção assistida, contudo e como o nosso objectivo era acumular o maior número de Km's possível de forma a recolher mais informação sobre o carro, decidimos percorrer os 245 Km’s que ainda faltavam para terminar a primeira metade da especial e levar o carro até à assistência. No entanto esforço físico foi de tal forma grande que já não aguentava mais continuar a guiar e portanto decidimos parar.”

 Apesar da desistência e de todo o desgaste físico que sofreu, Ricardo Porém realça que esta participação “além-fronteiras” foi muito positiva: “Foi um teste muito bom e muito importante para o futuro do EVOQUE CATTIVA. O carro tem um potencial enorme, é sem dúvida o melhor carro de TT que já guiei e julgo que agora, com os dados recolhidos e trabalhados, irá ficar com certeza ainda mais competitivo. ”.

 O jovem piloto aproveitou ainda para agradecer à organização da prova e destacar “… a forma como a organização do Rally, bem como a organização do Campeonato de Espanha de Rallyes de Todo-o-Terreno nos recebeu e nos acolheu nesta prova, foram incansáveis!”

 O futuro do piloto continua ainda incerto, não tendo nada definido para o resto da época.

Fotografia: Pep Cifre

Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio já estão em Mafra, SC, onde acontece a 2ª etapa da Mitsubishi Cup

O atual líder do Brasileiro de Rally Cross Country está de volta às pistas, desta vez para encarar a 2ª etapa da Mitsubishi Cup. Alternando os estilos de rallys, Lucas Moraes tem despontado como favorito nas duas competições. Em Mafra, terá como navegador Kaique Bentivoglio

Localizada a 105 km da cidade de Curitiba, Mafra é uma pequena cidade com economia baseada na agropecuária e na indústria. Mas, quando o assunto é off road, sua vegetação salta à vista com seu relevo de planalto e colinas de pequena amplitude, formando uma superfície regular, quase plana, perfeita para acelerar!

  Expectativa

"Eu gosto muito da pista de Mafra exatamente por suas características que favorecem à velocidade. É uma prova que exige 110% de atenção para poder se chegar ao pódio. E apesar de vir de um excelente resultado no Campeonato Brasileiro, a Cup é uma competição completamente diferente e que me desafia muito. Nesta sexta passamos o dia em ritmo de treinos e vistorias. Não é possível treinar na pista, mas é preciso sentir o carro, ajustá-lo e deixar tudo perfeito para a largada amanhã", comenta Lucas.

  Navegação na Cup 

"Está é uma prova onde teremos uma excelente visibilidade da pista, porém chegaremos muito rápido em curvas fechadas. A navegação tem que ser precisa, pois basta errar o tempo da freada e o prejuízo é certo", finaliza Kaique.

  E mais

Como sempre, a etapa terá três baterias e a pista conta com aproximadamente 30 quilômetros. Para quem estiver lá, vale a dica: boa parte da especial poderá ser vista do lounge, que fica na parte mais alta do terreno

  Confira a programação: 

2ª Etapa da Mitsubishi Cup - Mafra (SC)

 03 de Maio - Sexta-feira 19h

- Briefing para pilotos e navegadores

 Local da Vistoria e Briefing: Universidade do Contestado (UNC) - Entrada pela Av. Presidente Nereu Ramos, altura do número 1088 - (WP -26 07' 56,4/ -49 48' 32,4")

Pista e Apoio: Fazenda Campo Novo - Estrada geral de Barracas, S/N - Mafra, SC (WP: -26°02'08,64"S/ -49 54' 42,4")

 04 de Maio - Sábado

Local: Apoio, Pista e Lounge - Fazenda Campo Novo - Estrada geral de Barracas, S/N - Mafra, SC (WP: -26°02'08,64"S/ -49 54' 42,4")

 08h00 - 1ª Largada
 10h30 - 2ª Largada
 13h00 - 3ª Largada
 16h30 - Início da Premiação

Rally Dakar faz apresentação em São Paulo e mostra percurso da edição 2014

Mitsubishi Motors é o carro oficial da organização pelo segundo ano consecutivo e fornecerá 43 carros para auxiliar no levantamento e logística do maior rali do planeta

 Os corredores da Adventure Sports Fair, no Pavilhão do Ibirapuera, em São Paulo, ficaram agitados durante esta semana. Em parceria com a Mitsubishi Motors, a organização do Rally Dakar apresentou oficialmente o percurso e os detalhes da edição de 2014, que já tem a largada marcada para o dia 5 de janeiro, em Rosario, na Argentina.

 Pelo segundo ano consecutivo, a Mitsubishi Motors irá fornecer 43 veículos L200 Triton e Pajero Dakar, produzidas no Brasil, na fábrica da marca em Catalão (GO). Alguns deles receberam equipamentos de segurança iguais aos de um carro de competição, como gaiolas de proteção e itens homologados pela FIA, já que enfrentarão o mesmo trajeto dos competidores, nas mais duras condições entre dunas, estradas e montanhas.

  "A Mitsubishi Motors do Brasil tem o orgulho de estar novamente presente no Rally Dakar. Somos a marca de maior sucesso em competições off-road e não poderíamos estar de fora do maior rali do mundo. Além da importância do Dakar no cenário mundial, usamos a prova para desenvolver e aprimorar cada vez mais os nossos produtos e comprovar para o mundo toda a resistência de nossos veículos", afirma Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors. 

Os visitantes da Adventure Sports Fair poderão conhecer de perto esses veículos e comprovar a resistência, conforto e praticidade que a organização do Rally Dakar terá durante a prova.

 Também estão expostos dois carros de competição: o Lancer Racing, da Equipe Mitsubishi Petrobras, e a L200 Evolution do X Rally Team, além de veículos da Mitsubishi Motors, como a nova L200 Triton Savana ADX, feita especialmente para exposições e feiras.

 Para o Rally Dakar, a Mitsubishi Motors também está disponibilizando um caminhão de peças e uma equipe de profissionais altamente qualificados que acompanharão toda a prova, auxiliando os competidores que correm com veículos da marca. A edição de 2013 do maior rali do mundo reuniu 745 competidores de 53 países diferentes.

  Equipe Mitsubishi Petrobras

Formada pelo piloto tetracampeão do Rally dos Sertões, Guilherme Spinelli, e o navegador Youssef Haddad, a Equipe Mitsubishi Petrobras já conta os dias para a largada da próxima edição do Dakar e está empolgada com o novo percurso.

  "Nossa expectativa é muito boa. Estreamos o ASX Racing na edição deste ano e agora teremos ainda mais experiência com o carro. Ao longo do ano, fizemos ajustes e vamos desenvolvê-lo cada vez mais. O veículo já se mostrou muito bom e teremos um carro ainda melhor para 2014. Vamos caprichar ao máximo para terminarmos bem colocados", garante Guiga.

 A Equipe Mitsubishi Petrobras participará pelo sexto ano consecutivo do maior rali do mundo. "Teremos uma prova ainda mais dura em relação aos anos anteriores, com mais quilometragem de especiais e menos de deslocamentos, ou seja, os dias serão mais longos e cansativos. O fato do rali se concentrar mais próximos aos Andes fará com que a prova tenha mais montanhas, serras, subidas e descidas, mas sem deixar de lado a característica principal, areias e dunas. Com certeza a organização irá tornar a prova ainda mais desafiadora", completa Guiga.

Vídeo: CNTT no Vinhos Ervideira Rali TT

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Vídeo: Helder Oliveira no Vinhos Ervideira Rali TT

Vídeo: João Lopes foi ao pódio no Vinhos Ervideira Rali TT

Vídeo: Helder Rodrigues no Vinhos Ervideira Rali TT