segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Açores TT Team no pódio

• Dupla Bruno Oliveira/Vânia Paim começou por liderar a corrida 

• Problema de travões atrasou a equipa dos Açores

 Aos comandos de uma Mazda BT 50, que compete com o apoio da Hydraplan, a dupla açoriana Bruno Oliveira/Vânia Paim, conclui a sua participação na Baja TT Idanha-a-Nova subindo ao pódio entre os concorrentesdo Desafio Total Mazda, competição monomarca que se disputa a par do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

 O piloto dos Açores, campeão em 2008, liderou a corrida durante mais de uma centena de quilómetros chegando a ter, em CPH1 SS1, mais de seis minutos de vantagem para a equipa segunda classificada. Problemas de travões, que obrigaram o piloto a sair do carro por diversas vezes para os desbloquear, atrasaram de forma substancial a equipa dos Açores que, mesmo assim, consegui terminar a corrida beirã no derradeiro lugar de pódio.

  “A prova disputou-se em condições muito adversas, mas isso não foi um problema para nós e o andamento que conseguimos imprimir permitiu-nos, na fase inicial da corrida, consolidar a liderança no Desafio Mazda e ao mesmo tempo integrar o Top 10 da classificação geral”, explica Bruno Oliveira que acrescenta:

  “Infelizmente a passagem por muitas poças de água acabou por criar um problema nos travões que por diversas vezes bloquearam. Isso obrigou-me a ter de sair do carro para, com as ferramentas que levávamos connosco, conseguir reparar esse bloqueio, mas de cada vez que isso acontecia perdiam-se preciosos minutos. Desportivamente sinto que estávamos em condições e fazer melhor e até de vencer a corrida mas, por outro lado, cumprimos mais uma vez a nossa missão de promover os Açores numa prova que, sendo internacional, levou até Idanha-a-Nova equipas de vários países da Europa”.

Ruben Faria à vista do pódio

- Excelente desempenho do piloto de fábrica da KTM

 Marcada pela muita chuva que caiu durante os dois dias de prova, a Baja TT Idanha-a-Nova revelou-se um excelente treino para o piloto de fábrica da KTM, Ruben Faria, que se apresentou de regresso às competições nesta prova do nacional de TT, depois de ter fraturado o pulso no decorrer do Rali dos Sertões.

 Ruben Faria, que conta com o apoio da Motobrioso e da KTM Portugal, apresentou-se na prova beirã aos comandos de uma KTM 450 Rally moto com a qual o piloto teve naturais dificuldades na pista completamente encharcada e escorregadia do prólogo. “O estado do piso não era nada propício para as características desta moto e a minha grande preocupação foi evitar cometer erros e ter alguma queda. Vim para esta corrida com o objetivo de ganhar endurance e recuperar a forma para as competições internacionais e não posso por isso correr riscos”.

 No primeiro setor da prova Ruben Faria subiu de 10º lugar no prólogo para o a 5ª posição e veio a terminar os 233 quilómetros de corrida na 4ª posição a apenas 1m40s do pódio. “À medida que os pisos foram melhorando fui ganhando terreno aos pilotos que me precediam na classificação, mas o tempo que perdi inicialmente foi bastante. Mas isso para mim não era o mais importante. Saio daqui muito satisfeito com os progressos que consegui fazer. Esta corrida foi um excelente treino para mim ”, salientou Ruben Faria no final da Baja TT Idanha-a-Nova.

 Excelente prestação de David Megre, piloto oficial da marca austríaca que, aos comandos de uma KTM XC 250 F, venceu a Classe TT1 e foi 3º da geral, numa prova em que os dois pilotos da equipa Motobrioso / KTM terminaram no Top 20. Pedro Vargas ganhou a Classe Veteranos e Salvador Vargas foi 4º classificado na Classe Promoção.

Furo e correia “travaram” corrida de João Lopes

- Valter Martins e Luís Caseiro superam dificuldades 

A muita chuva que caiu durante os dois dias de prova, transformou por completo o figurino da Baja TT Idanha-a-Nova. Os seus percursos presentaram-se muito escorregadios e nalguns casos totalmente enlameados. Depois de ter averbado o 4º melhor tempo no prólogo a dupla João Lopes/Bruno Santos, aos comandos de um Polaris Ranger RZR XP de chassis longo arrancou para a corrida apostada em lutar pela vitória e cedo se colocou na 2ª posição a escassos segundo do líder.

 Infelizmente, a corrida do piloto de Torres Vedras e da equipa JL Racing seria “travada”, já perto do final do primeiro setor seletivo, por um furo que, mesmo assim, deixou a equipa dentro das primeiras posições. O mais complicado surgiu todavia no derradeiro troço cronometrado da prova beirã.

  “Não fomos de facto felizes nesta prova. Andámos sempre muito bem e estou convencido que poderíamos, sem percalços, ter chegado à vitória. O furo no 1º SS atrasou-nos, mas ainda poderíamos ter chegado ao pódio. O pior aconteceu a seguir quando tivemos de parar para mudar a correia. Agora vamos para Portalegre tentar a vitória absoluta, numa prova que só por si vale uma temporada”, salientou no final da corrida, João Lopes, o piloto da JL Racing que terminou a corrida em 8º lugar.

 Apesar das dificuldades da corrida os três carros da equipa JL Racing completaram com sucesso a Baja TT Idanha-a-Nova com destaque para a dupla Valter Martins/Bruno Alvarinhas que o conseguiu em condições muito adversas. Já piloto conimbricense, Luís Caseiro, mostrou a sua garra habitual e superou várias dificuldades para conseguir concluir a prova.

domingo, 29 de setembro de 2013

Rúben Faria participou na Baja TT Idanha-a-Nova

Realizou-se este fim de semana mais uma ronda do Campeonato Nacional de Todo-terreno, a Baja TT Idanha-a-nova 2013. Ruben Faria a representar a sua equipa KTM REDBULL | MOTOBRIOSO, apresentou-se na prova com a sua mota de treinos para o Rali DAKAR, a KTM 450 Rally.

 Cumprindo mais uma etápa na preparação da mítica prova, Ruben Faria rodou de forma muito regular, sendo no final da prova 3ª classificado da classe TT2.

 Ruben Faria: “Não foi fácil andar com esta mota nestes percursos, sobretudo com a chuva. Tudo correu muito bem, estou muito satisfeito com o resultado. Tenho algumas dores no pulso que parti no Rali dos Sertões por isso tenho de ter algum cuidado”.

Ruben Faria parte dentro de dias para Marrocos onde vai disputar mais uma prova da Taça do Mundo de Rali Raid, o Rallye Oilibya Maroc 2013.

sábado, 28 de setembro de 2013

Pedro Grancha “travado” pelo limpa-vidros

• Chuva e lama marcaram jornada beirã de TT 

• Dupla Pedro Grancha/Inês Ponte reforçou 2º lugar no Campeonato

 A muita chuva que caiu durante o dia de 6ª feira e manhã de Sábado, foi suficiente para transformar pistas que dois dias antes levantavam bastante pó, em percursos muito escorregadios e mesmo enlameados. Nada disso seria um problema para o BMW Evo X1, tripulado pela dupla Pedro Grancha/Inês Ponte, que ocupa a segunda posição do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, se não tivesse ocorrido um problema elétrico que impediu o funcionamento regular do limpa-vidros no decorrer da Baja TT Idanha-a-Nova.

  “Fomos a segunda equipa a partir para a prova e apesar das muitas dificuldades que o estado dos percursos levantava, tudo correu bem até quase ao final do 1º sector seletivo, quando tivemos uma ligeira saída de estrada. Não batemos em nada, nem o carro ficou danificado, mas infelizmente ficou numa posição em que não o conseguimos recolocar na pista pelos nossos meios e só passado vinte minutos é que um concorrente parou para nos ajudar”, explica Pedro Grancha que acrescenta: “Tendo em conta que mecanicamente o carro continuava impecável era nosso objetivo atacar forte no 2º sector, para tentar recuperar o máximo de posições. Todavia continuámos com pouca sorte, já que sem que conseguíssemos apurar a origem, o limpa-vidros ora funcionava, ora deixava de funcionar. As paragens foram-se sucedendo, já que muitas vezes deixámos completamente de ver para fora do carro. Nos últimos 50 km o limpa-vidros passou a funcionar normalmente e aí já conseguimos imprimir um ritmo normal. Com tudo isto o 6º lugar absoluto foi o resultado possível”.

 A dupla inscrita pela equipa PMG Motorsport ficou a apenas 1m13s do 5º lugar, ocupado por uma equipa francesa tendo reforçado, todavia, a sua 2ª posição no Campeonato.

João Oliveira vence no ano de estreia

Terminou ao final da tarde de hoje a segunda prova pontuável para o Desafio Total Mazda, a Baja TT Idanha-a-Nova. O evento levado a cabo pela Escuderia de Castelo Branco contou com enorme animação, especialmente no tocante à competição organizada pela Mazda Motor de Portugal e pela Total. A verdade é que a luta pelos lugares da frente durou praticamente durante 320 quilómetros, tantos quantos compunham este segundo dia de competição na prova raiana.

 Uma vez mais, as Mazda BT-50 do Desafio Total Mazda mostraram estar à altura das maiores exigências, desta feita num evento marcado por condições climatéricas extremamente adversas. A dupla João Oliveira/Paulo Torres levou a melhor em Idanha-a-Nova, numa prova em que contenção foi a palavra de ordem. João Oliveira revelou no final que “tivemos alguns problemas e na segunda volta, por exemplo, rodámos muitos quilómetros sem travões. A verdade é que mantivemos sempre um andamento muito controlado, tentando não correr riscos. O resultado final foi excelente...”

 Uma série de percalços afectaram a prova da dupla Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves que chegaram a estar parados com o motor “calado” numa ribeira. A verdade é que a tenacidade do piloto de Portalegre ajudou na conquista de mais um importante segundo lugar no Desafio Total Mazda: “Foi muito duro! Tivemos problemas de travões, furámos e o “macaco” quebrou, enfim, nem sei como conseguimos chegar aqui,” esclareceu Etelvino Carvalho.

 Bruno Oliveira/Vânia Paim chegaram apostados em fazer esquecer os desaires anteriores e mesmo sem regressarem a casa totalmente satisfeitos, o terceiro lugar no Desafio é um prémio para a forma abnegada como se entregaram numa prova das mais duras que realizaram: “a bomba central de travões apoquentou-nos durante todo o dia e isso condicionou muito o nosso andamento. O terceiro lugar é bom, face ao tanto que tivemos que enfrentar aqui em Idanha-a-Nova,” afirmou Bruno Oliveira.

 No quarto lugar em termos de Desafio ficou a dupla Rui Lopes/Francisco Cabral que depois uma primeira parte do sector sem problemas de Maio, na segunda metade ficaram retidos num morro em consequência de uma saída de estrada. Igualmente pouco afortunado nesta segunda ronda do ano, João Rato/Jorge Amaral tiveram de contentar-se com o quinto lugar entre os concorrentes ao Desafio Total Mazda. O piloto alentejano vencedor do Desafio nos últimos dois anos parecia ter tudo para garantir o segundo lugar na prova, mas uma penalização atribuída no final retirou-lhe essa possibilidade e ainda a liderança da competição, que passou para as mãos de João Oliveira.

 A próxima prova do Desafio Total/Mazda terá lugar por ocasião da Baja 500 Portalegre, que terá lugar nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro.

  Classificação Desafio Total Mazda (Após a Super Especial):

1º João Oliveira/Paulo Torres (Mazda BT-50/Santogal), 6h13m57,67s
2º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves (Mazda BT-50/Elpídio e Horacio), 6h35m50,56s
3º Bruno Oliveira/Vânia Paim (Mazda BT-50/Hydraplan), 6h41m31,96s
4º Rui Lopes/Francis Cabral (Mazda BT-50/Hydraplan), 6h57m04,21s
5º João Rato/Jorge Amaral (Mazda BT-50/ Xanauto), 7h03m04,21s

  Desafio Total Mazda (Após duas provas)

1º João Oliveira, 40 pontos
2º Etelvino Carvalho, 36
3º João Rato, 35
4º Bruno Oliveira, 15
5ºs Miguel Paião e Rui Lopes, 12

Nuno Matos abandona em Idanha-a-Nova após ficar sem turbo no Opel Mokka Proto

Após uma vitória e um terceiro lugar nas últimas duas edições da prova, Nuno Matos e Filipe Serra experimentaram, desta feita, o amargo sabor da desistência na Baja TT Idanha-a-Nova, a quinta e penúltima etapa do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT).

 Depois de ontem ter concluído as duas passagens pela Super Especial no terceiro lugar da classificação geral, a dupla de Portalegre partiu hoje para a segunda e decisiva etapa determinada em lutar por aquele que seria o seu primeiro pódio da temporada.

 Porém, os problemas começaram logo após os primeiros quilómetros do Setor Seletivo, quando a equipa deixou de poder contar com um dos dois turbos do Opel Mokka Proto: “Apenas 4 ou 5 km depois da partida, ficámos sem o turbo das altas rotações, o que desde logo condicionou o nosso andamento. Apesar deste contratempo, mantivemos a concentração e a nossa postura competitiva, procurando apenas antecipar as passagens de caixa de modo a não subir muito a rotação do motor”.

 A tática parecia estar a surtir efeito, com Nuno Matos a perder apenas um lugar na geral à passagem por CP1 (km 63), cedendo pouco mais de 5 minutos para o líder. Contudo, e embora sentindo-se cada vez mais confiante e à vontade com a escolha de pneus para esta segunda etapa, a verdade é que seria novamente o turbo a estragar os planos à equipa.

  “Cerca do km 100, ficámos também sem o turbo das baixas rotações, pelo que a desistência tornou-se inevitável. Foi realmente pena porque estávamos a andar cada vez melhor e a retirar grande gozo da condução nas condições em que se encontrava a pista. Enfim, vamos agora começar a preparar a Baja Portalegre e tentar, pelo menos, terminar esta época com um resultado positivo”, concluiu Nuno Matos.

António Maio vence em Idanha

Piloto da Yamaha confirma liderança do Campeonato 

António Maio averbou esta tarde uma excelente vitória na Baja TT Proença-Oleiros, a sexta e penúltima jornada do Nacional de Todo-o-Terreno 2013. Com este resultado o piloto da Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy passou a assumir de forma isolada a liderança do Campeonato, que partilhava com o atual campeão Mário Patrão.

 Aos comandos de uma Yamaha YZ 450F, António Maio terminou a prova com uma vantagem de 1m18,7s sobre Mário Patrão, depois de ter sido hoje o mais rápido em ambos os sectores seletivos disputados.

  “Estou muito satisfeito com a minha prestação e com mais uma vitória alcançada esta temporada. Ataquei forte desde o início e quando consegui alcançar o Mário Patrão, que tinha partido um minuto à minha frente, limitei-me a controlar. No segundo sector voltei a andar forte para manter a vantagem. Agora tudo se irá decidir em Portalegre, uma prova que me é particularmente grata” salientou o piloto alentejano.

 Frederico Fino estreou com sucesso a nova Yamaha, apesar de um percalço no 2º sector que o atrasou bastante. “Foi muito importante ter trazido esta moto, apesar de não estar totalmente preparada. No primeiro troço superou inclusive as minhas expectativas e estava muito bem classificado, mas no 2º sector caí num buraco e demorei imenso tempo para de lá sair ” salientou o piloto.

 Já Rui Porto Nunes viu a sua corrida marcada por uma queda logo na fase inicial “o que me deixou muito afetado psicologicamente, porque só me vinha à memória um acidente muito semelhante onde fraturei um braço. A partir daí e tendo também em conta a minha pouca experiência de pilotar à chuva e com lama, acabei por ter uma prestação muito aquém daquilo que seria de esperar”. A formação apoiada pela Yamaha contou ainda com a participação de Rui Ventura (22º), Miguel Navarro (25º) e Miguel Guerra (26º).

Carlos Sousa abandona Grande Rali da China a 100 km da meta após princípio de incêndio no seu Great Wall

Liderando a classificação desde a terceira etapa e dispondo de uma vantagem de quase 29 minutos para os seus mais diretos perseguidores à entrada para a última etapa, Carlos Sousa e Miguel Ramalho foram hoje surpreendidos por uma princípio de incêndio no seu Great Wall que obrigou a dupla portuguesa a abandonar o Grande Rali da China a apenas 100 km da meta. Um final verdadeiramente inglório para a equipa que em janeiro de 2014 regressará ao rali Dakar para defender, pelo terceiro ano consecutivo, as cores do maior fabricante automóvel da China.

 Aquela que prometia ser a etapa de consagração para Carlos Sousa e Miguel Ramalho transformou-se, afinal, num verdadeiro pesadelo para dupla portuguesa da Great Wall, que desde a terceira etapa liderava folgadamente a primeira edição do Grande Rali da China…

 Com 28m16s de vantagem na classificação para o seu colega de equipa da Great, o chinês Zhou Yong, o piloto português parecia ter a sua corrida perfeitamente controlada, tanto mais que prometia adotar um andamento cauteloso nos últimos 246 km cronometrados, precisamente para se colocar a salvo de qualquer imprevisto mecânico.

 Contudo, e de forma totalmente inglória, o “azar bateu à porta” de Carlos Sousa na 13ª e última etapa do Grande Rali da China, depois de um curto-circuito, a 100 km do final, desligar o carro e precipitar um princípio de incêndio que destruiu por completo a instalação elétrica do SUV Haval

  “Foi um final frustrante! De um momento para o outro, o carro desligou-se e, apesar de todas as nossas tentativas, não mais conseguimos voltar a ligá-lo. A instalação elétrica ficou destruída na sequência de um curto-circuito cuja origem ainda desconhecemos. Nem mesmo a equipa de assistência rápida foi capaz de solucionar o problema, uma vez que o cabo elétrico que alimenta os injetores ficou queimado, impedindo o carro de voltar a funcionar”, explicou, desolado, Carlos Sousa.

“Estivemos cerca de duas horas junto ao carro a fazer todo o tipo de experiências, mas nada resultou. Depois de tantos quilómetros e de tanto esforço, não merecíamos este desfecho. Mas as corridas são mesmo assim e, mesmo apesar desta inglória desistência, a participação nesta prova revelou-se uma experiência fantástica, quer pela beleza das etapas e paisagens que aqui encontrámos, quer pelas importantes conclusões que retirámos em termos de afinações, nomeadamente ao nível das novas suspensões e da nova gestão eletrónica do motor. Nesse capítulo, acho que podemos encarar o próximo Dakar com renovado otimismo”, destacou o piloto português, vencedor de 7 etapas do Grande Rali da China.

 Mas Carlos Sousa leva ainda outras certezas desta sua primeira experiência em solo asiático: “Depois das várias conversas que fui tendo com os responsáveis da Great Wall, ficou praticamente assente que este projeto vai ter continuidade para lá do Dakar 2014 e que a equipa está determinada em realizar um grande investimento nesta modalidade, que está a ter cada vez maior popularidade e projeção aqui na China. Enfim, são boas notícias que deverão ser confirmadas e divulgadas muito em breve pela Great Wall”, concluiu Carlos Sousa, que hoje mesmo iniciou a sua viagem de regresso a Portugal.

Carlos Sousa e Miguel Ramalho (Great Wall) perto da vitória no Grande Rali da China

Carlos Sousa e Miguel Ramalho estão a 246 quilómetros da consagração do Grande Rali da China. Os portugueses partem para a derradeira etapa do “Dakar” asiático com quase meia hora de vantagem para o colega de equipa Zhou Yong e, em condições normais, nada os impedirá de chegar à vitória. É grande, portanto, a expetativa em relação ao dia de amanhã. Está em jogo mais um importante sucesso para a dupla nacional, mas também um moralizador triunfo para a Great Wall, o maior fabricante automóvel privado da China!

 Os portugueses Carlos Sousa e Miguel Ramalho estão a 24 horas de fazer história, como os primeiros vencedores do Grande Rali da China, uma espécie de “Dakar” asiático face à extensão, dureza e meios envolvidos na organização. A dupla da Great Wall parte para os 246 quilómetros que compõem a última etapa com 28m16 de vantagem sobre o mais direto adversário e tudo se conjuga para que o hino nacional se faça ouvir no maior país da Ásia Oriental, mas também o mais populoso do mundo!

 Como admite Carlos Sousa, “se tudo correr normalmente, a vitória não nos escapará. Claro que, em 246 quilómetros, muita coisa pode acontecer, mas apesar da vantagem sobre o segundo classificado, vamos partir para a derradeira etapa bastante concentrados, de modo a evitarmos as eventuais armadilhas do terreno”.

 Os portugueses, que venceram mais de etapa das etapas até agora disputadas, confessam a satisfação “pela forma como a prova tem corrido. Tem sido uma excelente experiência e, não raras vezes, demos por nós a imaginar que estávamos de regresso ao Dakar de África. Com as paisagens mais inóspitas, com os imensos desertos e, sobretudo, com percursos quase virgens. Não temos dúvidas que o Grande Rali da China tem condições para ser uma das grandes provas mundiais de todo-o-terreno, ainda que tenha de rever muitas situações ao nível da organização”.

 Mas para além da experiência em solo asiático, os portugueses congratulam-se com o facto de terem adquirido “algum ritmo para o próximo Dakar e, acima de tudo, desenvolvido imensos testes com o Great Wall. A marca efetuou um bom trabalho de desenvolvimento, sobretudo ao nível das suspensões. Em relação ao motor, os progressos são praticamente irrelevantes, mas talvez ainda seja possível melhorar até à próxima edição do Dakar”.

 Nesse sentido, Carlos Sousa realça “o entusiasmo e a motivação dos responsáveis da marca durante estes dias. O impacto mediático da equipa tem sido incrível e eu confesso que, poucas vezes na minha carreira, dei tantas entrevistas e autógrafos. A Great Wall vive uma enorme euforia e o futuro pode ser bastante risonho, pois os seus responsáveis estão a ponderar um investimento muito mais forte e ambicioso na modalidade, nomeadamente no Dakar”

Amanhã, sábado, disputa-se a derradeira etapa do Grande Rali da China, numa extensão de 246 quilómetros.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Chuva condiciona andamento da BPinhao Racing Team

A dupla Bruno Pinhão/José Motaco conseguiu hoje no prólogo um fantástico tempo em SSS1 sendo o sétimo à geral e o primeiro T8 revelando um andamento fortíssimo face a viaturas mais recentes e mais competitivas. No entanto a SSS2 foi mais lenta, consequência da imensa chuva que caia na altura.

  "Fizemos uma passagem limpinha sem qualquer erro, dai o bom resultado. No entanto para a segunda passagem decidimos levantar o pé e não arriscar, tendo em conta as condições metereologicas extremas que se faziam sentir na altura, que nos obrigou a parar 4 ou 5 vezes para conseguir ver o troço"

 Amanha a BPinhao Racing Team é o 12' carro a sair para a estrada, em que o primeiro carro tem hora agendada de partida para as 12h25 para os 325km que compõe este sector selectivo. A chegada prevê-se cerca das 18h00 a Idanha-a-Nova.

Açores TT Team em 3º no prólogo

• Chuva e lama no primeiro dia de prova 

• Equipa francesa travou andamento do piloto dos Açores

 Bruno Oliveira, fazendo dupla com Vânia Paim, averbou hoje a 3ª melhor marca entre os concorrentes aos Desafio Total Mazda que estão a disputar a Baja TT Idanha-a-Nova, quinta etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Aos comandos de uma Mazda BT 50, o piloto dos Açores, Campeão em 2008 nesta competição monomarca, foi hoje confrontado com um piso marcado pelas fortes chuvadas que se abateram sobre a região beirã, onde a prova se realiza.

  “O facto de chover e as pistas estarem enlameadas, até é próprio do todo-o-terreno e não teríamos sido tão penalizados neste prólogo se não tivesse partido à nossa frente um buggy francês, de duas rodas motrizes, que muito rapidamente apanhámos e que foi impossível ultrapassá-lo até ao final da primeira passagem pelo troço”, explica Bruno Oliveira que acrescenta: “Na segunda passagem, mesmo tendo partido com uma margem de dois minutos – uma atenção dada pela organização – voltámos a apanhar esse concorrente, felizmente já perto do final. Poderíamos ter alcançado uma melhor classificação mas, não havendo pó, amanhã iremos tentar recuperar e melhorar a nossa classificação”.

 A 2ª etapa da Baja TT Idanha-a-Nova será amanhã disputada num sector seletivo com uma distância total de 325 km.

Pedro Grancha em 2º lugar do prólogo

• Prólogo marcado por forte chuvada 

• Dupla Pedro Grancha/Inês Ponte ocupa 2º lugar no Campeonato

 Aos comandos do BMW Evo X1 inscrito pela equipa PMG Motorsport, a dupla Pedro Grancha/Inês Ponte completou hoje a primeira etapa da Baja TT Idanha-a-Nova no 2º lugar. Nesta que é quinta e penúltima etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, onde a dupla ocupa a segunda posição, o dia de hoje ficou marcado pelas fortes chuvadas que tornaram muito difícil a dupla passagem pela Super Especial de 9,04 km de extensão.

  “Na primeira passagem tivemos uma ligeira saída de estrada que nos fez perder alguns segundos, mas que não teve mais nenhuma consequência para além do tempo perdido. O piso estava muito escorregadio e forçou-nos a ser ainda mais cautelosos”, explica Pedro Grancha que acrescenta. “Na segunda passagem correu tudo bem e isso permitiu-nos chegar ao 2º lugar. Não é que me importasse de sair para a corrida da terceira posição, mas ficou satisfeito por termos alcançado este resultado”.

 Amanhã na Baja TT Idanha-a-Nova será disputado um sector seletivo com uma distância total de 325 km.

João Lopes foi 4º em Prólogo enlameado

Valter Martins e Luís Caseiro em dificuldade 

Marcado por uma forte chuvada, disputou-se hoje o prólogo da Baja TT Idanha-a-Nova, a 6ª jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013. O Campeão Nacional João Lopes, acompanhado de Bruno Santos, aos comandos de um Polaris Ranger RZR XP de chassis longo, averbou o 4º melhor tempo a apenas 4s da terceira melhor marca.

 O piloto de Torres Vedras e da equipa JL Racing, que já averbou duas vitórias nas cinco provas anteriormente disputadas, superou sem grande dificuldade a forma adversa como os 9,04 km de extensão da super-especial se apresentaram.

  “Estas três semanas antes desta prova foram muito mais complicadas que este prólogo. Tivemos de trabalhar arduamente para ter o carro em condições para esta corrida, mas tudo indica que a nossa máquina está de novo de excelente saúde. Pistas enlameadas fazem parte do todo-o-terreno e prefiro-as assim do que quando levantam muito pó e tornam as ultrapassagens extremamente complicadas. O 4º lugar é uma boa posição para partir para uma corrida com estas características”, salientou João Lopes o piloto da JL Racing.

 A equipa JL Racing conta ainda nesta Baja TT Idanha-a-Nova com a dupla Valter Martins/Bruno Alvarinhas e o piloto conimbricense Luís Caseiro, mas ambos tiveram problemas que os impediram de repetirem as boas prestações a que já nos habituaram. Amanhã a competição reparte-se por dois sectores seletivos, o primeiro com uma extensão de 162,5 km e o segundo com 62,09 km.

António Maio em 2º no Prólogo

Frederico Fino estreou nova Yamaha com um 5º lugar 

António Maio averbou esta tarde a segunda posição no prólogo da Baja TT Proença-Oleiros, a sexta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013. Um resultado que irá permitir ao piloto da Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy ter um maior controlo da corrida que amanhã se disputa. De salientar que António Maio lidera a classificação geral do Campeonato em igualdade de pontos com o atual campeão Mário Patrão piloto que foi o mais rápido na Super Especial hoje disputada.

“Normalmente gosto de sair na frente e por isso tento sempre ser o mais rápido no prólogo. Todavia desta vez e face as condições em que as pistas se vão apresentar amanhã, depois da forte carga de água que hoje caiu aqui em Idanha é claramente mais vantajoso sair atrás” salientou o piloto alentejano.

 Na estreia da nova Yamaha, Frederico Fino averbou um interessante 5º tempo no prólogo. “A moto chegou muito recentemente e nem houve tempo para ser devidamente preparada para competição, mas queria muito testá-la e fiquei muito satisfeito com este resultado” salientou o piloto.

 Rui Porto Nunes que alcançou o 5º lugar da Classe Promoção completou o prólogo no Top 20. A formação apoiada pela Yamaha contou ainda com a participação de Rui Ventura (24º) , Miguel Guerra (29º) e Miguel Navarro (32º).

 A Baja TT Idanha-a-Nova prossegue amanhã, Sábado, onde vão ser disputados dois sectores seletivos, o primeiro com uma extensão de 162,5 km e o derradeiro com 62,09 km.

Desafio Total Mazda coloca dois carros no “Top Ten”

Teve lugar ao início da tarde nos arredores de Idanha-a-Nova a Super Especial da prova que marca o regresso à competição das Mazda BT-50 do Desafio Total Mazda. Foi sob uma chuva diluviana que as cinco formações inscritas na Baja TT Idanha-a-Nova se fizeram à pista para a dupla passagem pela Super Especial que compunham este primeiro dia da prova levada a cabo pela Escuderia de Castelo Branco.

 Pois as unidades que disputam o Desafio Total Mazda causaram furor neste debute na prova raiana, com a dupla da Xuxas Team Sport João Rato/Jorge Amaral a garantir nada mais nada menos que o sexto lugar em termos de geral, liderando, a classificação do Desafio. Sem correr riscos, até porque os perigos ao longo da pista eram muitos, o piloto de Portalegre rodou “sem problemas. Foi um dia calmo em que apenas quisemos rolar de forma segura numa especial que, devido à chuva, se tornou muito exigente e perigosa.”

 O segundo melhor do Desafio foi o também portalegrense Etelvino Carvalho, que paralelamente a garantir o 10º melhor tempo à geral, mesmo tendo cumprido a prova com “a visibilidade muito condicionada, porque o pára-brisas andou quase sempre embaciado. Podíamos ter sido mais rápidos, mas a verdade é que a pista estava muitíssimo escorregadia.”

 Muito prejudicado “por ter alcançado na pista um carro mais lento que não nos deixou ultrapassar”, Bruno Oliveira/Vânia Paim tiveram de contentar-se com a 11ª posição no final do dia, terceiros do Desafio Total/Mazda, à frente de João Oliveira/Paulo Torres, que fizeram o melhor possível “sob condições muito complicadas, especialmente por causa da lama...” A encerrar o pelotão Mazda em prova ficaram os regressados Rui Lopes/Francisco Cabral, 20ºs ao cabo de um dia a BT-50 da equipa Solar do Bitoque rolou “sem quaisquer tipo de problemas. Andámos com cuidado até porque ainda há muita prova pela frente”. O Sector Selectivo de amanhã, com 325 Kms, arranca pelas 12h45. O final da prova está previsto para as 18h00.

  Classificação Desafio Total Mazda (Após a Super Especial):

 1º João Rato/Jorge Amaral (Mazda BT-50/ Xanauto), 19m07,21s
2º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves (Mazda BT-50/Elpídio e Horacio), 20m00,56s
 3º Bruno Oliveira/Vânia Paim (Mazda BT-50/Hydraplan), 20m08,96s
 4º João Oliveira/Paulo Torres (Mazda BT-50/Santogal), 20m49,67s
5º Rui Lopes/Francisco Cabral (Mazda BT-50/ Hydraplan), 23m47,21s

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Iniciada contagem decrescente

Tudo a postos para a 4ª edição do Merzouga Rally que decorrerá de 20 a 26 de Outubro no sul de Marrocos e que contará com uma centena de concurrentes nas categorias de moto, quad e SSV/UTV.

 A prova deste ano convenceu algumas das equipas oficiais para nela fazerem o seu derradeiro teste para pilotos e máquinas antes do Dakar 2014. Helder Rodrigues e Sam Sunderland do Team HRC Honda, Paulo Gonçalves do Team HRC Speedbrain, Olivier Pain e Frans Verhoeven do Team Yamaha e o Team Gas Gas com a formação completa com Jordi Viladoms, Gerard Farres, Marc Guash e Dani Oliveras.

 Na categoria SSV/UTV serão 12 as equipas que tomarão a linha de partida já no próximo dia 20 de outubro. O Team Los Amigos irão defrontar Xtreme Plus e o Club Deportivo Delfi.

 Os concorrentes irão enfrentar-se em 6 etapas num total de 1.250 km, um warm up de 120 km permitirão aos pilotos familiarizarem-se com os diferentes tipos de terreno, uma etapa maratona no terceiro dia com acampamento, em tendas, em pleno deserto e o Grande Prémio das Dunas.

 O Merzouga Rally será a terceira e ultima etapa do Rally Pro Series, o campeonato promovido por Edo Mossi e que conta com um prémio final de €7.500 para a categoria Rally e prémio igual para a categoria Rally Lite.

Mário Patrão recupera bem e quer vencer em Idanha-a-Nova

Piloto de Seia fraturou recentemente um pulso mas mantém-se em busca da renovação dos títulos nacionais de Todo-o-Terreno 

Mário Patrão cumpre no final desta semana a penúltima jornada da edição de 2013 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, em Idanha-a-Nova. O piloto de Seia está praticamente recuperado da fratura de um pulso que o “parou” ao longo de seis semanas e quer estar na prova do interior de Portugal à procura da renovação de mais dois títulos.

  “Sinto-me cada vez melhor relativamente à minha lesão e cada dia que passa mais confiante. Vai ser uma prova decisiva, é a penúltima deste ano do ‘Nacional’ de Todo-o-Terreno e é muito importante fazer um resultado muito positivo. Acredito que farei um bom resultado nesta prova, também ela pontuável para o ‘Europeu’ de Bajas. O Campeonato este ano está muito interessante, foi pena a lesão do Luís Ferreira a quem dedico as rápidas melhoras, a competição precisa dele. Agradeço e convido igualmente todos os apoiantes a fazerem parte desta festa do Todo-o-Terreno nacional em Idanha-a-Nova”, comentou o piloto da RR Motos, Suzuki e Crédito Agrícola.

 Em termos pontuais, Mário Patrão comanda a categoria Absoluto e separa-se por apenas um ponto da liderança da classificativa referente à categoria TT2.

 A cargo da organização Escuderia Castelo Branco, Idanha-a-Nova recebe assim a sexta prova do “Nacional” de Todo-o-Terreno a 27 e 28 de Setembro, pontuável também para o formato europeu da modalidade. No programa desportivo da jornada, o “Mr. Baja” enfrenta no primeiro dia uma Super-Especial de 8 quilómetros, enquanto no Sábado terá pela frente dois Setores Selectivos com a extensão de 170 e 107 quilómetros cada um.

Açores TT Team aposta no pódio

• Equipa promove os Açores em mais uma prova internacional 

• Aposta forte num Desafio Mazda onde o piloto já foi campeão 

Bruno Oliveira regressa amanhã, na Baja TT Idanha-a-Nova, à competição monomarca onde se sagrou Campeão em 2008. Fazendo dupla com Vânia Paim, o piloto dos Açores apresenta-se na prova beirã aos comandos de uma Mazda BT 50 que ostenta de forma inconfundível a magnífica imagem dos Açores.

 Nesta que é a quinta etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e a segunda jornada de 2013 do Desafio Total Mazda, a equipa volta a pautar a sua presença pela promoção da imagem dos Açores através da competição, sendo de destacar que na prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco vão estar presentes várias equipas estrageiras, dado a prova estar inscrita no calendário internacional.

“No ano passado tivemos um excelente desempenho nesta corrida e vamos tentar fazer o mesmo este ano. A nossa aposta em termos desportivos é conseguir alcançar o pódio, o que seria uma forma excelente de complementar a promoção dos Açores que continuamos a levar a cabo em que etapa do nacional de TT ”, salienta Bruno Oliveira.

 A Baja TT Idanha-a-Nova arranca na 6ª feira com uma dupla passagem por uma super-especial com 9,04 km de extensão para, no Sábado, ser disputado um sector seletivo com uma distância total de 325 kms.

Ruben Faria de regresso ao nacional de TT

Luís Ferreira ausente devido à queda em Proença-Oleiros 

Apesar de vitorioso na Baja TT Proença-Oleiros, Luís Ferreira será o grande ausente da Baja TT Idanha-a-Nova que se disputa a partir de amanhã. O piloto KTM / Motobrioso Racing Team teve de ser hospitalizado após a corrida, na sequência de uma queda já na parte final da prova e não está ainda em condições de regressar às competições. De regresso ao nacional de TT está por outro lado Ruben Faria. 

Piloto de fábrica da KTM e que conta com o apoio da Motobrioso e da KTM Portugal, o consagrado Ruben Faria está de regresso às competições depois de, no passado mês de Julho, ter fraturado o pulso no decorrer do Rali dos Sertões. Antes, Ruben Faria tinha participado com sucesso na prova algarvia que teve Alcoutim como base, tendo terminado a corrida na 4ª posição. Para o piloto algarvio “é importante estar de regresso quando se aproximam as grandes competições internacionais. Já retomei os treinos com a equipa oficial da KTM e esta prova vai-me servir para ganhar a endurance que necessito para ganhar forma e estar à altura dos meus próximos desafios”. 

Vencedor de três das cinco provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Luís Ferreira está obrigado e fazer um repouso que não é minimamente compatível com andar de moto. “Numa temporada em que estou num projeto muito interessante com a KTM e a Motobrioso e para o qual já se tinham alcançado excelentes resultados é claro que esta paragem é um enorme balde de água fria”, salienta o piloto KTM / Motobrioso Racing Team.

 Também David Megre, piloto oficial da marca austríaca irá participar na sexta e penúltima jornada do Campeonato Nacional de TT. Aos comandos de uma KTM XC 250 F o piloto ocupa o 2º lugar da Classe TT1. Destaque ainda para a presença de dois pilotos da equipa Motobrioso / KTM: Pedro Vargas, que lidera a Classe Veteranos e Salvador Vargas que ocupa o 5º lugar na Classe Promoção. 

A Baja TT Idanha-a-Nova arranca amanhã 6ª feira com uma Super Especial que terá 9,04 km de extensão para, no dia seguinte, serem disputados dois sectores seletivos. O primeiro parte e termina em Monfortinho tendo uma extensão de 162,5 km. O segundo volta a partir de Monfortinho, mas termina em Idanha-a-Nova numa distância de 62,09 Km.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Hélder Rodrigues em atividade radical

• Piloto aproveitou evento do TMN Dream Team para descontrair 

• Marrocos é o próximo passo no programa desportivo de Hélder Rodrigues 

Numa pratica que já vem sendo habitual os atletas do TMN Dream Team tiveram o seu encontro anual. O motociclista Hélder Rodrigues foi um dos que marcou presença em Sesimbra, para uma manhã absolutamente radical. Ao grupo de atletas do TMN Dream Team, a que se juntaram alguns convidados, foi proposto um desafio matinal de Coasteering, que consistiu em percorrer a linha de costa, recorrendo a natação, escalada, rappel, saltos para a água, slide e caminhada.

 Para além de Hélder Rodrigues, a equipa do TMN Dream Team contou com Inês Correia (kitesurf), Patrícia Figueiredo (kick boxing), Rui Machado (ténis), Rodrigo Albuquerque (skate), Francisco Mendes Rosa (hipismo), Marta Simões (ski aquático), António Cardoso (bodyboard tow out), Emanuel Pombo (BTT – downhill) e André Neres (escalada). O único ausente, por motivos desportivos, foi Tiago “Saca” Pires (surf). Da parte da tarde o desafio continuou com uma atividade de Paintball.

“Foi um dia magnífico de convívio, excelente camaradagem e reencontro dos atletas desta equipa multidisciplinar. Acho que o apoio que a TMN dá a atletas de várias modalidades é importantíssimo para o desporto português e pela minha parte tento retribuir com os melhores resultados possíveis. Quanto à atividade, o coasteering foi um enorme desafio, muito bem estruturado e com muita adrenalina. Saltar de mais de 10 metros de altura foi extremamente desafiante, tendo em conta os locais de onde saltávamos para a água. Para mim foi uma atividade ótima, que serviu de forma excelente para contrabalançar com o ritmo muito intenso de treinos e corridas do último mês e meio", explicou o piloto Honda, apoiado pela Red Bull e TMN.

 No programa de Hélder Rodrigues seguem-se treinos em Marrocos e a participação na derradeira etapa do Campeonato do Mundo que também aí será disputada de 13 a 19 de Outubro.

Desafio Total Mazda 2013 regressa ao activo na Baja TT Idanha-a-Nova

Com 5 Mazda BT-50 inscritas

 Completam uma mão cheia as Mazda BT-50 que se irão apresentar à partida da Baja TT Idanha-a-Nova, pontuável para o Desafio Total/Mazda 2013, numa organização da Escuderia Castelo Branco, a disputar já no final desta semana. Será a segunda prova do calendário desta iniciativa única no panorama do TT português, após um longo intervalo que remonta ao Vinhos Ervideira Rali TT, levado de vencida pela ‘pick-up’ BT-50 de João Rato e Jorge Amaral que, assim, voltam a surgir como a dupla a bater pela concorrência.

 Opositores onde se integram os nomes de Etelvino Carvalho e João Oliveira, ambos também presentes na jornada de arranque do Desafio co-organizado pela Mazda Motor de Portugal e pela Cepsa Portuguesa, tendo o primeiro passado pela liderança da prova de Reguengos de Monsaraz. Mas, desta feita, há que contar com os regressados Bruno Oliveira e Rui Lopes, pilotos sempre muito competitivos e que terão, decerto, algo a dizer na discussão dos lugares da frente.

 Quatro ases que querem privar João Rato de uma segunda vitória em 2013, rumo ao que poderia desenhar-se como um eventual terceiro título consecutivo. Antecipa-se, por isso, uma prova com animação acrescida face ao primeiro encontro do ano, que serviu de demonstração da robustez das Mazda BT-50 japonesas, tendo chegado ao final as mesmas quatro unidades que se haviam apresentado à partida. 

Disputando-se num traçado desenhado naquela região da Beira Baixa, a Baja TT Idanha-a-Nova arranca pelas 16h30 desta sexta-feira (dia 27), com a dupla passagem pela Super Especial de 9,04 km, resultado de conjunto que define a ordem de partida para o Sector Selectivo do dia seguinte e que conta para a Classificação Final.

 No sábado (dia 28) perfilam-se os 325 km do Sector Selectivo desta segunda jornada do Desafio Total Mazda 2013. A partida do pódio do primeiro concorrente inscrito está agendado para as 12h25 e o arranque para o Sector Selectivo para as 12h45. O final da prova está previsto para as 18h00.

 A título de informação, refira-se que a Lista de Inscritos da Baja TT Idanha-a-Nova atribuiu o nº 9 à Mazda de João Rato/Jorge Amaral e o nº 10 à da dupla Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves. As BT-50 de João Oliveira/Paulo Torres e Bruno Oliveira/Vânia Paim têm, respectivamente, os nºs 12 e 19 nas portas, e a de Rui Lopes/Francisco Cabral o nº 26.

António Maio numa luta emocionante pelo título

- Piloto alentejano lidera Campeonato Nacional 

- Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy com seis pilotos na prova beirã

 António Maio tem sido um dos protagonistas de uma das mais interessantes lutas pelo título nacional de todo-o-terreno dos últimos anos. Disputadas que estão cinco provas o piloto alentejano parte para a Baja TT Idanha-a-Nova na liderança do campeonato, embora em igualdade de pontos com o atual campeão Mário Patrão. Aos comandos de uma Yamaha YZ 450F o piloto da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy é por isso um dos candidatos à vitória na prova que arranca na próxima 6ª feira, sob a batuta da Escuderia de Castelo Branco.

“É uma prova com um percurso que é bastante do meu agrado. Vou naturalmente dar o meu máximo para conseguir chegar à vitória num campeonato que está extremamente renhido. Tenho pena que o Luís Ferreira não possa estar presente e desejo-lhe rápidas melhoras”, salientou o piloto alentejano.

 Com seis pilotos inscritos na prova beirã a formação da Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy mantém-se como a mais representada nas provas de TT. Para Frederico Fino que tem vindo a melhorar as suas prestações desportivas “esta é uma prova que me agrada e onde irei tentar lutar por uma das primeiras posições na corrida”, salienta o piloto que a par de Fernando Pinhel é um dos líderes deste projeto. “Como equipa continuamos a trabalhar no sentido de proporcionar ao António Maio as melhores condições para conseguir chegar ao título neste campeonato que tem estado ao rubro e onde lamentamos agora a ausência forçada do Luís Ferreira”. 

A formação apoiada pela Yamaha conta ainda com a participação de Rui Porto Nunes e Rui Ventura, que ocupam respetivamente o 2º lugar da Classe Promoção e o 3º da Classe Veteranos, Miguel Guerra e Miguel Navarro. A Baja TT Idanha-a-Nova arranca na 6ª feira com uma super-especial de 9,04 km de extensão para, no Sábado, serem disputados dois sectores seletivos, o primeiro com uma extensão de 162,5 km e o derradeiro com 62,09 km.

João Lopes vai lutar pela vitória em Idanha

- Polaris RZR do campeão totalmente recuperado

 - Luís Caseiro e Valter Martins completam formação do JL Racing

 O Campeão Nacional João Lopes, acompanhado de Bruno Santos, apresenta-se a partir de 6ª feira em Idanha-a-Nova para disputar a 6ª jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013, a Baja TT Idanha-a-Nova. Aos comandos de um Polaris Ranger RZR XP de chassis longo, o piloto de Torres Vedras e da equipa JL Racing, que já averbou duas vitórias nas cinco provas disputadas esta temporada, quer regressar aos triunfos, depois do revés que foi a sua primeira desistência desde que se transferiu para esta nova disciplina do TT no início de 2012, ocorrida há três semanas em Proença-a-Nova.

“Trabalhámos muito ao longo destas três semanas para nos podermos apresentar nesta prova na máxima força e discutirmos a vitória. É uma prova com um traçado interessante onde tudo faremos para superar o momento de pouca sorte que tivemos na anterior corrida”, salientou João Lopes o piloto da JL Racing.

 Na Baja TT Idanha-a-Nova a equipa JL Racing inscreve ainda a dupla Valter Martins/Bruno Alvarinhas e o piloto conimbricense Luís Caseiro, ambos aos comandos de Polaris XP900. A prova arranca na 6ª feira com uma super-especial de 9,04 km de extensão para, no Sábado, serem disputados dois sectores seletivos, o primeiro com uma extensão de 162,5 km e o derradeira tendo 62,09 m.

Pedro Grancha quer ser vice-campeão

• Dupla Pedro Grancha/Inês Ponte em busca do 5º pódio consecutivo 

• Piloto de Cascais ocupa 2º lugar no Campeonato

 Depois de, na Baja TT Proença-Oleiros terem reassumido o 2º lugar da classificação absoluta do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, o piloto Pedro Grancha e a sua navegadora Inês Ponte irão participar, no próximo fim-de-semana, na Baja TT Idanha-a-Nova, competição onde estão apostados em conquistar o 5º pódio consecutivo desta temporada.

 Nesta prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco a dupla irá ostentar o nº 2 no BMW Evo X1 inscrito pela equipa PMG Motorsport e Pedro Grancha assume que o seu grande objectivo é, a partir de agora, conquistar o vice-campeonato. O facto de o título já ter sido atribuído quando ainda faltam disputar duas provas não parece todavia, ao piloto de Cascais, ser muito dignificante para a imagem do campeonato.  

“Fomos ao pódio em todas as quatro provas já disputadas e apesar de em todas elas o vencedor ter sido o mesmo, não me parece equilibrado ver o título atribuído após 2/3 do campeonato. Apesar desta incongruência desportiva, vamos trabalhar para manter o nosso nível competitivo e conseguir mais um lugar no pódio”, salienta Pedro Grancha.

 A Baja TT Idanha-a-Nova arranca na 6ª feira com uma dupla passagem por uma super-especial com 9,04 km de extensão para, no Sábado, ser disputado um sector seletivo com uma distância total de 325 kms.

Nuno Matos regressa ao palco onde se estreou a vencer à geral no Campeonato de Portugal de TT

Após o inglório desfecho de há três semanas na Baja Proença-Oleiros, Nuno Matos e Filipe Serra estão de regresso à Beira Baixa e à prova onde festejaram, há exatamente dois anos, a sua primeira vitória à geral no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT).

 Antecipada para sexta-feira e sábado, devido às Eleições Autárquicas do próximo domingo, a Baja TT Idanha-a-Nova constitui a quinta e penúltima jornada do ano e a segunda consecutiva com o selo organizativo da Escuderia de Castelo Branco. Já com o principal título decidido desde a última prova, Nuno Matos e Filipe Serra encaram esta segunda deslocação do ano à Beira Baixa com natural expetativa, até em face dos resultados aqui alcançados nas últimas edições (venceram em 2011 e foram terceiros em 2012), embora sem esconderem, também, alguma apreensão pela resolução tardia do problema que ditou o seu abandono em Proença-a-Nova.

“A seguir a Portalegre, esta é uma das minhas provas preferidas em todo o calendário, já que foi precisamente aqui que me estreei a vencer no Campeonato português há dois anos, então ainda com o Opel Astra. Em circunstâncias normais, deveríamos estar bastante otimistas e confiantes à entrada para esta jornada, cujo traçado muito aprecio... Mas a verdade é que não conseguimos preparar da melhor forma esta prova! O facto de termos partido o veio primário da caixa de velocidades na anterior Baja complicou tudo, de tal forma que só deveremos ter o carro totalmente pronto no dia anterior à partida”, explica Nuno Matos.

“Sabíamos que o calendário iria ser apertado, mas fomos surpreendidos por um problema logístico no envio das peças desde França… Neste momento, não temos ainda o veio primário em Portugal, pelo que estamos já a preparar uma solução de recurso que nos permita estar à partida desta prova”, revelou o piloto de Portalegre.

 Nesse contexto, Nuno Matos prefere ser algo mais cauteloso na hora de estabelecer um objetivo mais ambicioso: “Apesar de termos tido alguns azares este ano, acho que já provamos o enorme potencial deste projeto. Apontar a um pódio seria o meu objetivo natural, mas face a todas as condicionantes já referidas, o meu principal objetivo é mesmo conseguir estar à partida com o carro em perfeitas condições. A partir daí, vamos definindo metas”, resume Nuno Matos.

 Juntando automóveis, motos, quads e buggies, a Baja TT Idanha-a-Nova será disputado ao longo de 343 km, nos quais estão incluídos uma dupla passagem pela Super Especial, a realizar na tarde de sexta-feira, e um Setor Seletivo único com 325 km, a percorrer na tarde de sábado. A chegada dos concorrentes ao final está prevista para cerca das 18h00.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Alexandre Franco só pensa na vitória em Idanha-a-Nova

Alexandre e Rui Franco asseguraram o vice-campeonato da Categoria T2 na ronda anterior, mas agora em Idanha-a-Nova o objectivo da equipa é muito claro: Obter a primeira vitória da temporada.

 Depois de uma tremenda luta pela vitória na Baja TT Proença-Oleiros, que os levou a terminar em segundo a pouco mais de meio minuto dos vencedores, a dupla alenquerense assegurou o vice-título na Categoria T2, partindo para mais uma prova organizada pela Escuderia Castelo Branco com o claro intuito de vencer.

  “Partimos para esta prova com o Vice-Campeonato garantido na Categoria T2 e o nosso objectivo passa exclusivamente por tentar atingir a vitória em Idanha-a-Nova”, começou por dizer o piloto da Scuderia Goldenstrans/DURA Automotive Systems.

 Alexandre Franco contou-nos ainda que “esta é uma prova que gostámos muito de fazer o ano passado. Foi uma prova rápida mas também com algumas zonas de condução. Não será porventura a prova mais adequada para o nosso carro, mas vamos dar tudo para oferecer uma vitória á nossa equipa”.

“Em termos de campeonato, ainda não mandámos a toalha ao chão, mas sabemos que será bastante difícil poder chegar ao título pois não dependemos de nós, mas enquanto as contas estiverem em aberto, tudo pode acontecer, ainda que seja tremendamente difícil, como tal, o nosso objectivo para esta prova passa por andar de pé no fundo”, finalizou Alexandre Franco, que fazendo dupla com o seu irmão Rui Franco, tem sido uma das boas sensações do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, ocupando mesmo um excelente sexto posto absoluto.

 A Baja TT Idanha-A-Nova vai ter lugar nos dias 27 e 28 de Setembro, sendo composta por dupla passagem por uma Super-Especial de 9,8 kms na sexta-feira, para no sábado se cumprirem mais 325 kms em sector selectivo.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

João Rato preparado para a re-abertura do Desafio Total/Mazda

Depois da pausa prolongada do Desafio Total/Mazda a competição regressa já nos próximos dias 26 e 27 de Setembro, com a Baja TT Idanha-a-Nova.

 Com uma vitória no Vinhos Ervideira Rali TT, a única prova do desafio disputada até ao momento, João Rato quer continuar na liderança na competição monomarca e conquistar mais uma vitória.

 Para a prova deste fim-de-semana o piloto do Xuxas Team Sport voltará a ter como navegador Jorge Amaral, sendo o objectivo da dupla continuar a lutar pela renovação do título alcançado nas duas épocas passadas.

“Depois de uma pausa prolongada estou optimista para esta prova e quero lutar pela renovação do título de campeão do Desafio Total/Mazda. Sabemos que o piso vai estar muito duro e as temperaturas destes últimos dias fazem-nos antever que vai ser uma prova bastante complicada e que vai exigir de nós muito esforço.” 

A Baja TT Idanha-a-Nova que se disputa no próximo fim-de-semana é organizada pela Escuderia de Castelo Branco e compreende um percurso de 338 km, antecedidos por uma dupla passagem pela super-especial de 8,50 km no dia de sexta-feira. Agradecimentos especiais à equipa técnica, patrocinadores e parceiros Xuxas Team Sport.

domingo, 22 de setembro de 2013

Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio garantem o 2º lugar na 4ª etapa da Mitsubishi Cup

Com este resultado, eles mantêm a liderança da competição na categoria Triton ER Máster, e sabem que cada segundo conquistado será decisivo na próxima etapa

 Foram 3 baterias de 32km, em uma pista sinuosa e rápida, perigosa e perfeita para garantir um disputa intensa entre alguns dos melhores pilotos do Brasil. Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio andaram forte, não pouparam nada e brigaram por preciosos segundos.

  " Nós queríamos muito vencer, mas hoje conquistamos o segundo lugar nas duas primeiras voltas e o terceiro na ultima. A pista estava incrível, com cana alta, piso duro, curvas que pediam domínio e exigiam fortes retomadas. Os concorrentes são excelentes e por isso a vitória é sempre fundamental para nos mantermos na briga pela conquista da temporada", explica Lucas.

  Confira o resultado

4ª etapa - L200 Triton ER Master

1) José Helio G. Rodrigues Filho / Weidner Moreira - 45 pontos
2) Lucas Moraes / Kaique Bentivoglio - 41 pontos
3) Felipe Ewerton Cezar Da Silva / Rodrigo Mello - 40 pontos
4) Marco Falchetti / Ivo Renato Mayer - 35 Pontos
5) Armando Bispo / Leopoldo Albuquerque Filho - 34 Pontos

 Acumulado - L200 Triton ER Master

1) Lucas Moraes / Kaique Bentivoglio - 164 Pontos
2) Marco Falchetti / Ivo Renato Mayer - 140 Pontos
3) Armando Bispo / Leopoldo Albuquerque Filho - 132 Pontos
4) Jose Helio Goncalves Rodrigues Filho / Weidner Moreira - 128 Pontos
5) Felipe Ewerton Cezar Da Silva / Rodrigo Mello - 123 Pontos

 Que venha a próxima etapa, nos dias 19 e 20 de outubro, em uma etapa dupla em Mogi Guaçu (SP

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Hélder Rodrigues em alta voltagem

• Regressou dos EUA e já foi ao pódio em Todo-o-Terreno e em Enduro 

• Treinos e competição em Marrocos na agenda do pré-Dakar

 Se o mês de Agosto foi passado a treinar nos EUA, o regresso a Portugal manteve Hélder Rodrigues em alta voltagem. O piloto oficial da equipa Honda tem até ao final do ano um programa deveras intensivo, o que não é para admirar num atleta de alta competição que assume ter por meta vencer o Dakar 2014, aquele que é um dos mais importantes eventos mundiais de desporto motorizado.

 Em Portugal, Hélder Rodrigues regressou às competições participando e subindo ao pódio tanto na Baja TT Proença-Oleiros como no Enduro da Figueira da Foz. Na prova de TT foi 3º classificado na Classe TT2 enquanto na de Enduro terminou em 3º lugar na Classe Elite 2 a menos de um segundo do 2º lugar. Nesta emblemática prova teve uma excelente prestação nas especiais de areia onde foi sempre muito rápido.

  “É muito importante manter este ritmo intenso de treino e estas corridas integram-se de forma perfeita nesse plano. Tenho obviamente de ter o máximo cuidado tendo em conta os compromissos oficiais, mas tento sempre dar o meu melhor e ganhar aquela velocidade pura que nas grandes maratonas de todo-o-terreno é sempre um pouco sacrificada pela exigência seja da navegação, como das longas distâncias. A minha participação em Proença e Oleiros foi bastante positiva, mas gostei muito de ter regressado à Figueira da Foz, uma prova emblemática do Enduro em Portugal, que congregou muita gente e que teve especiais muito interessantes, com destaque para a de areia", explicou o piloto Honda, apoiado pela Red Bull e TMN.

Luís Ferreira ausente na Baja TT Idanha-a-Nova

Queda violenta na Baja TT Proença Oleiros deixou marcas

 Luís Ferreira que, aos comandos de uma KTM 505 SX-F preparada pela Motobrioso, venceu três das cinco provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, não irá participar na Baja TT Idanha-a-Nova. O piloto KTM / Motobrioso Racing Team teve de ser hospitalizado após a queda na Baja TT Proença-Oleiros, competição onde se sagrou vencedor absoluto.

 Uma queda violenta, a poucos quilómetros do final da Baja TT Proença-Oleiros poderia ter ditado o abandono ou a perca da liderança na corrida, que o piloto da KTM vinha exercendo desde o início da prova. Todavia, Luís Ferreira foi rápido a levantar-se e sem danos de monta na sua máquina levou-a até à vitória. Infelizmente para o piloto, a violência do embate deixou marcas e a recuperação impede-o agora de participar na próxima jornada de um campeonato, onde estava em excelente posição para conquistar o título.

  “Mal terminei a prova fui ao hospital por uma questão de prevenção, mas aparentemente estava tudo em ordem. Todavia na 2ª feira não me senti bem e no dia seguinte voltei a ir ao hospital onde foi detetado um corte no fígado e uma hemorragia que me obriga e fazer um repouso que não é minimamente compatível com andar de moto. Claro que é com muita pena minha que isso acontece, logo numa temporada em que estou num projeto muito interessante com a KTM e a Motobrioso no qual já se tinham alcançado excelentes resultados”, explicou o piloto KTM / Motobrioso Racing Team.

sábado, 14 de setembro de 2013

Carlos Sousa prolonga ligação à Great Wall Motors e vai disputar o Grande Rali da China a partir deste domingo

Preparando o regresso ao Rali Dakar em janeiro de 2014, de novo para representar as cores do maior fabricante automóvel privado da China, a Great Wall Motors, Carlos Sousa vai participar, já a partir deste domingo e até ao próximo dia 29 de setembro, na 1ª edição do Grande Rali da China. A prova, uma espécie de Dakar asiático, será disputada ao longo de 6 mil quilómetros e 15 etapas, ligando a capital Pequim à província de Gansu, no noroeste da China…

 Oito meses depois de completar o seu 14º Dakar, terceiro ao serviço da equipa Great Wall Motors, Carlos Sousa está de regresso à competição, iniciando, já a partir deste domingo, 15 de setembro, em Pequim, a participação na primeira edição do Grande Rali da China, considerado uma espécie de Dakar asiático, quer pela sua extensão, quer pelos meios envolvidos na sua organização.

 Com estatuto de cabeça-de-cartaz da prova idealizada e dirigida pelo francês Hubert Auriol, Carlos Sousa, que recentemente prolongou a sua ligação à Great Wall Motors, será um dos 120 participantes a largar, amanhã, do Estádio Olímpico de Pequim, para esta longa e debutante maratona, disputada ao longo de 6.008 quilómetros, divididos por 15 etapas.

  “Será a minha estreia competitiva no continente asiático e uma oportunidade fantástica para ganhar algum ritmo competitivo e preparar a participação no próximo Dakar”, afirma Carlos Sousa, que nesta participação voltará a fazer dupla com Miguel Ramalho.

“É uma prova completamente nova, pelo que não sei o que poderemos esperar em termos de dificuldades. Em todo o caso, acredito que a passagem pelo deserto de Gobi(o quinto maior do mundo em extensão) poderá constituir o ponto alto deste rali”, admite o piloto, sem rejeitar alguma dose de favoritismo.

“Vou entrar nesta prova para dar o meu melhor e, se possível, lutar pela vitória, aproveitando a nossa experiência. Sei que há algumas equipas europeias inscritas, embora a grande maioria sejam pilotos locais, cujo nível competitivo desconheço. A exceção é mesmo o meu colega de equipa – o chinês Zhou Yong – que se preparou bastante para esta prova e poderá ser um forte adversário, pelo seu conhecimento privilegiado do terreno”.

  “Em todo o caso” – e tal como sublinha Carlos Sousa –, “mais do que o resultado desportivo, quero mesmo é fazer quilómetros e validar as últimas evoluções introduzidas no SUV Haval, nomeadamente ao nível das suspensões e da gestão eletrónica do motor. Duas novidades que, pelo que já pude constatar em França, durante um curto teste que realizámos no final de agosto, poderão representar um importante salto competitivo em termos de performance. Agora, é preciso encontrar o melhor setting”, revela o português, já com os olhos postos no Dakar 2014.

“Costumo sempre dizer que, se uma equipa quiser ter a ambição de lutar por um pódio no Dakar, precisa evoluir o seu carro a cada seis meses… Continuamos muito longe do potencial e dos meios à disposição das principais equipas do pelotão, mas vamos, pelo menos, procurar não baixar a nossa performance”, conclui Carlos Sousa, que nas três últimas participações no Dakar com a Great Wall Motors garantiu sempre um fantástico 6º lugar da classificação final.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

João Lopes azarado em Proença prepara já Idanha

- Primeira desistência do campeão nacional 

- Luís Caseiro levou a nova máquina até ao 7º lugar

 A equipa JL Racing não foi feliz no regresso Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013 que teve lugar na Baja TT Proença-Oleiros. A dupla atual campeã nacional Buggy/UTV, João Lopes/Bruno Santos, foi forçada a abandonar a poucos quilómetros do final da corrida, numa altura em que ocupava a 2ª posição. Também a dupla Valter Martins/Bruno Alvarinhas não completou a prova, depois de uma saída de estrada no prólogo ter deixado a sua máquina bastante danificada. Luís Caseiro, que se estreou aos comandos de um Polaris XP900, também teve a sua corrida marcada por problemas, mas terminou na 7ª posição.

 Aos comandos do Polaris Ranger RZR XP de chassis longo, João Lopes começou a corrida com um bom ritmo, ocupando a 2ª posição, mas a poucos quilómetros do final de SS1 o piloto de Torres Vedras, começou a sentir problemas que o relegaram para a 5ª posição. A paragem na assistência permitiu à equipa ultrapassar todas as situações que motivaram o seu atraso e voltou a recuperar a 2ª posição em SS2 pouco antes de ser obrigada a parar, de forma definitiva, com um princípio de incêndio, que a dupla felizmente conseguiu extinguir.

  “Não foi definitivamente o nosso fim-de-semana. Andámos sempre bem, ultrapassámos os primeiros problemas, mas acabámos por averbar a nossa primeira desistência desde que participo nesta modalidade. Vamos colocar mãos à obra, recuperar a máquina para Idanha, onde teremos de estar fortes para regressar à luta pelas primeiras posições”, salientou João Lopes o piloto da JL Racing.

Açores TT Team com teste positivo

• Equipa dos Açores matêm protagonismo nas competições de TT 

• Dupla Bruno Oliveira/Vânia Paim com teste positivo na prova beirã

 Mantendo como imagem de marca a forma sempre inovadora, atrativa e dinâmica como promove os Açores através da excelente montra que é o campeonato nacional de Todo-o-Terreno, a dupla Bruno Oliveira / Vânia Paim marcou presença na Baja TT Proença-Oleiros onde se apresentou aos comandos da muito laureada Mazda BT 50 como que o piloto já conquistou o único troféu monomarca desta disciplina do desporto motorizado que actualmente se disputa.

 Nesta que foi a quarta etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, a equipa averbou um excelente 8º lugar absoluto no prólogo, manteve um ritmo bem forte durante a corrida, sendo todavia forçada a desistir por um pormenor mecânico. Sendo este um teste para a próxima participação na Baja TT Idanha-a-Nova onde, no final do mês, regressa o Desafio Total Mazda, a equipa dos Açores faz um balanço positivo da sua presença na prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco, onde surgiu agora apoiada pela Hydraplan, novo concessionário Mazda em Alverca.

  “A nossa presença nesta Baja de Proença e Oleiros tinha como objetivo testar a nossa máquina, particularmente nos pontos que no passado nos deram problemas. Acabámos por desistir por uma mera questão de um fusível, enquanto tudo o resto esteve bem, pelo que o teste foi muito positivo. Muito bom foi ainda o facto de a nosssa presença continuar a suscitar uma grande empatia, derivado da imagem dos Açores que transportamos no nosso carro”, destaca o consagrado Bruno Oliveira.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Team HRC testou a nova CRF450 Rally

The first series of tests throughout August and early September of the all-new Honda CRF450 RALLY have been completed by TEAM HRC Rally as the team and its five riders prepare for the forthcoming Dakar. 

TEAM HRC's riders, led by Helder Rodrigues, Joan Barreda and Paulo Goncalves, put the new bike through its paces in the Californian desert near Barstow alongside Sam Sunderland and Javier Pizzolito, with the assistance of expert American rider Johnny Campbell.

 The CRF450 RALLY has been rebuilt from the ground up based on the demands arising from the last edition of the Dakar '13. The brand new machine and the official HRC riders will make their debut in the next Oilibya Maroc Rally to be held in Morocco from 13th to 19th October.

Katsumi Yamazaki - TEAM HRC Rally director
 We are really happy with the way the tests have gone until now. We have reached all the goals which we set ourselves at the start of this new project. The new CRF450 RALLY is lighter, more powerful, reliable and handles well and easier. We now have another month of intensive tests and racing in Morocco to fine tune a few final details, but the immediate feedback from all the riders for the new machine was extremely positive.

Alexandre Franco garante Vice-Campeonato T2

Alexandre e Rui Franco com a Nissan Navarra da Scuderia Goldentrans/DURA Automotive Systems foram os segundos classificados na Categoria T2 na Baja TT Proença-Oleiros, garantido virtualmente o vice-campeonato no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

 A dupla alenquerense partia apostado em conquistar a primeira vitória na sua primeira temporada completa no campeonato e durante toda a prova fez jogo igual com os líderes do campeonato.

 Alexandre Franco começou por reconhecer que “foi uma prova muito disputada. Talvez tenha sido a mais disputada desde o início do campeonato para nós. No sábado, ficámos a cerca de um segundo do primeiro classificado da categoria na Super Especial. Na repetição da mesma e porque julgávamos que seria mais vantajoso sair atrás, gerimos o andamento e ficámos a apenas um segundo do líder após as duas super especiais”.

 O equilíbrio era a tónica dominante na Categoria T2 e esta acabaria mesmo por ser a grande luta da Baja TT Proença-Oleiros, com Alexandre e Rui Franco a partirem confiantes que chegaria a primeira vitória na temporada.

  “No domingo a prova foi excelente. Andámos sempre com um ritmo forte desde o começo, mas no primeiro sector enganámo-nos numa bifurcação e isso custou-nos cerca de dois minutos, com a diferença no final do primeiro sector a cifrar-se em pouco mais que essa diferença. No segundo sector selectivo atacámos e ao fim de cinquenta quilómetros já rodávamos no pó do Edgar Condenso, acabando a diferença no final dos 300 kms de prova por ficar em pouco mais de meio minuto”, continuou o piloto da Scuderia Goldenstrans/DURA Automotive Systems.

 Naquela que é primeira temporada a tempo inteiro para a dupla de Alenquer, Alexandre Franco destacou que “com o resultado nesta prova, garantimos já o Vice-Campeonato na Categoria T2 e coloca-nos ainda no sexto posto no campeonato absoluto, o que é extremamente motivador para todos os que estão envolvidos neste projecto, uma vez que a classe T1 está ao rubro, com mais de dez viaturas de topo. Colocarmos a nossa Navarra T2 no ‘meio deles’ é excelente. Quanto ao T2 ainda não damos a luta do título por terminada, mas sabemos agora que as contas estão mais complicadas, mas não impossíveis”, contou ainda o piloto que ajudou a Prolama a conquistar a quarta dobradinha na presente temporada.

 O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno regressa já dentro de três semanas, com a realização da Baja de Idanha-a-nova, que irá para a estrada nos dias 27 e 28 de Setembro.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Lesão no pulso condicionou Mário Patrão entre Proença e Oleiros

Piloto de Seia recupera de uma fratura mas mantém a dianteira da classificação

 O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno regressou ao seu ativo em mais uma edição da Baja Proença-Oleiros, com organização do clube Escuderia Castelo Branco. Mário Patrão enfrentou esta quinta de sete jornadas em convalescença de uma fratura num pulso, lesão que limitou o seu melhor progresso nos trilhos da região centro do país.

 Ainda no Sábado, o piloto do Município de Seia averbou o terceiro melhor tempo no prólogo de cerca de dez quilómetros de extensão. Também no Domingo, Mário Patrão manteve igual posição ao longo dos quase duzentos mil metros de percurso ao cronómetro.

  “Foi uma prova bastante dura para mim, vinha de um período de seis semanas sem poder treinar e a minha lesão no pulso ainda está a cicatrizar. Senti muitas dores mas, felizmente, consegui terminar a prova que era o meu objetivo principal. Quero deixar uma palavra de agradecimento em especial a todo o público, amigos, assistentes e, claro, a todos os patrocinadores. O Campeonato está em aberto e até ao final vou-me concentrar em lutar pela renovação dos títulos”, comentou o piloto que defende as cores da instituição financeira Crédito Agrícola.

 Estando ainda por disputar as últimas duas jornadas da temporada de TT nacional, o piloto da Suzuki mantém a perseguição aos títulos nas categorias TT2 e Absoluto, categorias onde já soma um total de catorze conquistas.

 Mário Patrão deverá agora participar na penúltima jornada do Campeonato Nacional de Enduro, a 15 de Setembro, na Figueira da Foz. O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prossegue a 28 e 29 de Setembro em Idanha-a-Nova.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sexto Título para Miguel Barbosa

FERREIRA, BORREGO E DIAS/PASSOS BRILHARAM NAS MOTOS / QUADS E UTV-BUGGIES

 Miguel Barbosa e Miguel Ramalho, aos comandos do Mitsubishi Racing Lancer, foram os vencedores incontestados da Baja Proença – Oleiros 2013, prova organizada pela Escuderia Castelo Branco na zona do pinhal interior, onde o piloto acabou por garantir – sem surpresas – mais um título absoluto em Todo-o-Terreno.

 Sem qualquer tipo de oposição, pode dizer-se que Miguel Barbosa começou o seu domínio na Super Especial, precisamente o percurso em que se apercebeu de que poucos adversários teria no dia seguinte, já que Helder Oliveira dava um toque e atrasava-se e Nuno Matos não completava a Super Especial, com um problema de transmissão no Opel Mokka. Ficava para dar luta ao penta-campeão nacional, o BMW de Pedro Grancha e… pouco mais, pelo que não foi difícil à equipa do Mitsubishi ir ampliando a sua vantagem nos dois setores seletivos e garantir uma vitória absolutamente merecida.

 Na super-especial, também o Evoque Cattiva de Henrique Silva, se atrasava de forma irremediável, o que fazia com que para a oposição a Grancha, restassem apenas o BMW de Oliveira – reparado durante a assistência após a SSS – e ainda a Nissan Off Road de paulo Graça, já que o BMW de André Amaral poucos quilómetros faria no setor – mas o certo é que o fim de semana não iria ser o mais agradável, para o piloto de Barcelos, que acabou por perder cerca de seis minutos logo no início do setor– um cabo solto - e desistiu quase no final do segundo pelo que e a tarefa de Barbosa ficou ainda mais facilitada.

 No início do primeiro setor, “Tucha” capota, ao entrar no pó depois de deixar passar o Mokka de Nuno Matos, interrompendo a especial para os que o seguiam e que acabaram por fazer neutralizados, a distância de CPH1 a CPH2, o que alterou de alguma forma a classificação, principalmente entre os T8.

 No segundo setor tudo mais calmo e a vitória a sorrir a Miguel Barbosa, que assim renova pela sexta vez o seu título absoluto de Todo-o-Terreno com toda a justiça. Por atribuir ficam os títulos de T2 e T8, com Edgar Condenso a reforçar a liderança após triunfar nesta prova e César Sequeira a perder para Bruno Pinhão entre os T8, mas a conseguir mais pontos, que lhe dão um novo alento para o Campeonato. Entre os TT Classic e a Promoção, a vitória foi para Fernando Cunha / Vitor Fragoso, numa Nissan Navara.

  MOTOS / QUADS E BUGGIES MUITO ANIMADOS

 Nas motos o triunfo foi discutido a palmo entre Luis Ferreira e António Maio, com o piloto de Borba a atacar a fundo no prólogo – que ganhou – mas a não conseguir resistir aos ataques de Ferreira, que apenas não passou à frente em CPH 1 no primeiro setor, para depois caminhar de forma irresistível para o triunfo. Debilitado, Mário Patrão não deu a devida luta, ficando em terceiro lugar a mais de cinco minutos do vencedor e à frente de Helder Rodrigues, que perdeu mais de 15 minutos para Ferreira.

 No que respeita aos Quads a discussão do triunfo foi entre Roberto Borrego e André Mendes, com o piloto da Yamaha a garantir mais de oito minutos de vantagem sobre o seu adversário e Marco Baltazar a terminar em terceiro a quase 18 minutos do vencedor.

 Finalmente nos UTV – Buggies, João Dias e Nuno Passos mantiveram a invencibilidade do prólogo, garantindo a vitória com 1m38 de vantagem sobre Nuno Tavares, colocando-se Roberto Galart e Cristobal Mora no terceiro posto desta categoria que está cada vez mais competitiva.