quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cidade do TT instalada em Portalegre

A mais carismática e mediática prova do TT nacional está de novo na cidade de Portalegre. Na sua 27ª edição a prova desenhada pelo ACP Motorsport irá novamente levar ás pistas alentejanas os mais cotados e rápidos pilotos nas duas e quatro rodas, com classificações elegíveis para os campeonatos nacionais de TT nos automóveis e motos, Taça FIM de Bajas e também para a Taça do Mundo FIA de Rallyes TT.

Um vasto leque de pilotos e máquinas cumpriram hoje os habituais procedimentos de verificações técnicas e administrativas, enchendo ao longo de todo o dia o imenso Parque-Fechado reservado aos veículos de competição que marcam presença nesta edição 2013 da prova. Ao mesmo tempo os pilotos reconheceram os 5500 metros de perímetro do prólogo, a realizar amanhã e que servirá para escalonar a ordem de partida de todas as categorias em competição.

 Nos automóveis, e com os títulos nacionais decididos em todas as categorias o encerramento da época irá colocar livres de pressão todos os principais pilotos portugueses, entre eles Miguel Barbosa, que faz parte igualmente da lista de prioritários FIA.

  “Vamos encarar a prova como sempre o fizemos. Tal como no ano passado não estamos a discutir o título e por isso vamos querer lutar pela vitória em termos absolutos sem qualquer tipo de pressão, o que é importante. Não estamos a lutar pela competição internacional mas sim pela vitória em Portalegre, uma prova sempre especial.”

 Palavras do piloto de Lisboa que enfrenta a prova novamente aos comandos do seu Mitsubishi Racing Lancer com o qual se sagrou em 2013 campeão nacional pela sexta vez na sua carreira, a terceira consecutiva. Barbosa não define desde já uma estratégia e prefere desenhar a prova de acordo com as circunstâncias da mesma.

  “Não faz sentido definir já uma estratégia até porque devido ao facto de sermos prioritários já escolhemos os pneus que vamos utilizar no Sábado e caso as condições de piso se alterem tudo se transforma em termos de estratégia. Por isso vamos entrar ao ataque para o prólogo amanhã e depois tomaremos as nossas opções para o dia seguinte.”

 A prova portuguesa, que novamente encerra o calendário da Taça do Mundo tem motivo especial de interesse para os portugueses devido ao duelo que o luso-angolano Rómulo Branco trava pela vitória absoluta na categoria T2, uma luta quase desigual face a Alexander Baranenko, que chega a Portugal com 14 pontos de vantagem para o piloto do Mitsubishi, que não pontuou na prova anterior e perdeu a liderança do campeonato.

 Em termos absolutos, o líder da Taça do Mundo é o polaco Krzysztof Holowczyc que aos comandos do seu Mini All 4 Racing precisa apenas de somar uma dezena de pontos em Portugal para se sagrar vencedor da Taça do Mundo, tarefa aparentemente mais simples depois de confirmadas as ausências de Jean Louis-Schelesser e Joan Roma.

 A competição automóvel tem a hora de arranque para esta 27ª Baja de Portalegre definida para as 14 horas e 30 minutos de amanhã, rumo ao prólogo localizado a cerca de meia dezena de quilómetros da cidade alentejana.

Tudo ou nada

Se nos automóveis a Baja de Portalegre terá decisões apenas a nível internacional, nas duas rodas perspectivasse uma das edições mais discutidas de sempre. António Maio chega à prova na frente da classificação absoluta, mas os magros três pontos de vantagem para o rival Mário Patrão deixam tudo em aberto para o final desta derradeira jornada do campeonato onde o duelo entre estes dois especialistas na prova do ACP Motorsport deixa antever um elevado nível de acção e emoção.

 Nas últimas nove edições da prova as vitórias foram divididas entre ambos os pilotos, com Mário Patrão a vencer por quatro vezes, ficando as restantes cinco para Maio, as últimas três de forma consecutiva. Contas feitas ás reais possibilidades de ambos, Mário Patrão terá sempre que vencer para se sagrar novamente campeão nacional, caso contrário Maio será sempre campeão nacional pela primeira vez na sua carreira.

  ‘É algo que persigo há muitos anos. Vou encarar a prova como o tudo ou nada nesse capítulo mas Portalegre é uma prova especial, até porque aqui tenho sempre muito apoio de amigos e familiares. Mas é com o pensamento na vitória que vou partir para ambos os dias de competição.’

Quanto a Mário Patrão, a opção táctica é mais cautelosa, mesmo sem esconder que perante a possibilidade de o traçado se manter seco terá que apostar também no prólogo.

  ‘Perspectiva-se uma prova a seco pelo que saír na frente será importante. Terei por isso que apostar no prólogo para tentar saír na frente do António na manhã de Sábado. Esta é a mais longa prova do ano e por isso temos também que saber dosear o esforço físico e o desgaste da moto, mas estou preparado para lutar até ao final...no Sábado logo veremos!’

 Se o prato forte desta Baja de Portalegre é a luta pelo título absoluto, também na classe TT1 se trava ainda a luta do título. Domingos Santos terá que vencer a classe e esperar que David Megre fique abaixo do terceiro lugar na categoria reservada ás motos de menor cilindrada.

 Com os títulos nos quads e UTV’s já entregues, a prova conta igualmente para a Taça do Mundo de Bajas, com a competição internacional a encerrar a época aqui em Portalegre. Nesse particular capítulo apenas está por decidir o primeiro lugar entre os moto 4 onde o polaco Kamil Wisniewski precisa apenas de três pontos para se sagrar vencedor face ao espanhol Daniel Aguilar.

 Os piloto das motos, UTV’s e Buggys enfrentam o prólogo amanhã de manhã nos arredores de Portalegre, com a ordem de partida para o primeiro a ser dada ás oito horas e trinta minutos.

E o Brasil está em Portugal

Marcos Moraes e Du Sachs já estão em terras lusas em busca de um resultado que os leve ao título mundial. Lucas Moraes e Beco Andreotti também estão por lá e garantem a formação completa da MEM Motorsport na última etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country

 O Portalegre é uma competição internacional das mais prestigiadas do Campeonato Mundial. Apesar do contexto festeiro da prova, ela é dura e tem por tradição ser desafiadora e seletiva. Outro fator que torna Portalegre especial é o fato de ser a etapa de encerramento da temporada e ser palco de disputas incríveis!

  E tem mais

Na categoria T2, Marcos Moraes e Du Sachs tem como principais concorrentes os portugueses, Rômulo Branco e João Seródio, em 2º lugar no mundial, e os russos, Alexander Baranenko e Roman Elagin , atuais líderes da competição. A torcida vai enlouquecer a favor dos "portugas", os russos terão que segurar a onda e a dupla brasileira vai correr por fora!

  "Para sermos campeões temos que ser perfeitos na pista e ainda contar com a sorte a nosso favor e as dificuldades a favor da concorrência. Matematicamente é possível, e eu acredito na matemática sempre.", comenta Marcos Moraes.

  E a outra dupla

Lucas competiu o Portalegre em 2012, quando conquistou o 2º lugar no campeonato nacional (no Portalegre há distinção entre os concorrentes FIA e os nacionais). Desta vez, ele leva seu navegador, Beco Andreotti, e juntos eles querem ser ainda mais competitivos.

  "Vamos correr na T1, o equivalente ao protótipo nacional. A mesma categoria que competi no ano passado. Nosso carro será uma Pajero com preparação da Ralliart italiana, a mesma equipe do Marcos e Du. A expectativa é a melhor possível, ainda mais por não estar chovendo, mesmo após os dias de mal tempo que castigaram a Europa recentemente. Sabemos que a competitividade aqui é enorme e é isso que nos motiva para estar aqui: a qualidade técnica dessa competição aliada ao excelente nível de competitividade.", conta Lucas.

 A MEM Motorsport chegou hoje a Portugal, já realizou as vistorias técnicas e administrativas. Nesta sexta-feira, 01, acontece o prólogo que também pontua como 1ª etapa. No sábado, 02, aí sim, será o dia decisivo que definirá os campeões mundiais de 2013!

Ataque à Taça do Mundo em Portugal

• MINI ALL4 Racing driver Krzysztof Holowczyc wants the title 

At the end of a thrilling FIA Cross Country Rally World Cup season, the Baja Portalegre, held this weekend (01st/02nd November) in Portugal, will be the decider in the fight for the title. Poland’s Krzysztof ‚Holek‘ Holowczyc and his German co-driver Andreas Schulz will give their very best to take over the current World Cup leader Jean-Louis Schlesser and secure the title, with their MINI ALL4 Racing. In addition to Holowczyc, his compatriot Martin Kaczmarski and his Portuguese co-driver Filipe Palmeiro will race the Baja Portalegre.

 Holowczyc travels to Portugal with a nine-point gap to the French World Cup leader. Should he succeed in stealing Schlesser’s lead and winning the title it would be the sixth consecutive World Cup triumph for the Trebur based team. The Baja Portalegre will be kicked off on Friday with a 5.52-kilometre ‘Super Special’. On Saturday, the competitors will have to contest two special stages with distances of 200.41 and 212.61 kilometres respectively.

  “It definitely will be a thriller,” said Monster Energy X-raid Team Manager Sven Quandt. “The Baja Portalegre is an event with a limited special-stage mileage. Therefore, everything must work perfectly from the first to the last kilometre.”

Nuno Matos com motivação suplementar na jornada que encerra o Campeonato de Portugal de TT 2013

Como é tradição, cabe ao ACP e à Baja de Portalegre 500 a responsabilidade de encerrarem o calendário do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) e também da Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno. Apesar da fortíssima e numerosa concorrência, tanto nacional como internacional, Nuno Matos e Filipe Serra querem despedir-se desta época da melhor maneira, apostando no “fator casa” e na fiabilidade do Opel Mokka Proto para lutarem por um resultado dentro do top-5 da geral…

 Juntando este ano um total de 376 concorrentes à partida no conjunto das várias categorias em disputa (motos, quads, buggys e automóveis), a Baja Portalegre 500 marca, como habitualmente, o ponto final em mais uma época nacional e internacional de Todo-o-Terreno.

 Com início já na próxima sexta-feira, dia 1 de novembro, a 27ª edição da mais antiga e carismática prova do calendário português contará com as presenças de Nuno Matos e Filipe Serra no habitual Opel Mokka Proto que estrearam no início deste ano.

 Correndo “em casa” e diante do seu público, a dupla de Portalegre parte com a motivação em alta e determinada em fechar esta época da melhor maneira possível: “Sem nada a perder em termos de Campeonato, queremos dar o nosso melhor nesta prova e lutar declaradamente por um lugar entre o top-5 da geral absoluta. Face à qualidade da lista de inscritos, é evidente que este não será um objetivo fácil de concretizar… Mas, apesar de tudo, sinto que é um resultado poderá estar ao nosso alcance. Espero apenas ter a pontinha de sorte que nos tem faltado nas últimas provas”, revela Nuno Matos, na véspera de arrancar para a sua 17ª participação na Baja Portalegre 500.

  “Acompanho esta prova já desde a sua primeira edição e sou um assíduo participante desde 1997, primeiro como navegador do meu irmão e, a partir de 2001, como piloto”, recorda Nuno Matos.

 Já na sua 27ª edição, a Baja Portalegre 500 será disputada ao longo de duas etapas que perfazem 418 quilómetros cronometrados. As hostilidades abrem ao início da tarde de sexta-feira com a habitual Super Especial nas imediações da cidade, num percurso de 7 km, prosseguindo depois no sábado com dois troços de 200 e 215 km, respetivamente, intercalados por uma paragem na assistência. A chegada está prevista para cerca das 15h30.

Mário Patrão na luta pelo título em Portalegre

Piloto de Seia quer vencer na maior prova de Todo-o-Terreno de nacional, a mítica Baja Portalegre 500 

Mário Patrão disputa a partir desta Sexta-feira a derradeira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A mítica Baja Portalegre 500 encerra a temporada de 2013 com mais uma prova de referência mundial, com Mário Patrão envolvido na luta pelo título final.

 Em Portalegre, Patrão parte à defesa do título Absoluto nas motos e quer retomar às lides daquela que é a 27.ª edição da maior prova de Todo-o-Terreno levada a cabo em Portugal. Este ano, o programa principal da Baja Portalegre 500 decorre nos dias 1 e 2 de Novembro.

  “Estamos em Portalegre para encerrar mais um ciclo do ‘Nacional’ de Todo-o-Terreno, ainda mais com a luta pelo título em aberto. É um enorme prazer poder estar envolvido no ponto alto daquela que é a clássica do TT nacional, a Baja Portalegre. É uma prova de renome onde se faz um Campeonato praticamente aparte. Treinei para vencer, apesar das lesões que me afetaram este ano, mas quero estar ao mais alto nível e lutar pela renovação de mais um título de Campeão Nacional. Espero poder contar com uma massa adepta ao mais alto nível a apoiar esta grande festa este final de semana em Portalegre”, comentou o piloto da RR Motos, Suzuki e Crédito Agrícola.
Depois das habituais verificações técnicas e documentais, o piloto de Seia enfrentará na tarde de Sexta-feira o habitual prólogo de ordem de partida, com uma extensão de 5,5 quilómetros, enquanto no Sábado o programa contempla um único Setor Seletivo de 352 quilómetros a abraçar as localidades de Gavião, Ponte de Sor, Alter do Chão, Avis, Fronteira Sousel e, naturalmente, a município de Portalegre.

Açores TT Team na grande festa europeia de TT

• Promoção aos Açores em grande evento internacional 

• Piloto campeão, aposta no pódio 

Na grande festa europeia do todo-o-terreno que, no próximo fim-de-semana, terá lugar no Alto Alentejo, onde se disputa a mítica Baja 500 Portalegre, Bruno Oliveira, fazendo dupla com Vânia Paim, apresenta-se aos comandos de uma Mazda BT 50 com a qual a equipa promove de forma eficaz o arquipélago dos Açores.

 Nesta que é a derradeira etapa do Campeonato de Portugal e da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, Bruno Oliveira aposta em alcançar um lugar de pódio entre os concorrentes ao Desafio Total Mazda, competição onde o piloto dos Açores já se sagrou campeão em 2008.

  “A Baja de Portalegre é um dos grandes eventos desportivos de cariz internacional que Portugal recebe todos os anos. São aos milhares os espectadores que se deslocam até ao Alentejo o que, aliado à grande visibilidade internacional da prova, nos proporciona ter uma excelente montra para o nosso projeto de divulgação dos Açores. Desportivamente a nossa aposta é terminar a corrida e conseguir mais um pódio”, salienta Bruno Oliveira

 A Baja 500 Portalegre arranca amanhã com a realização das verificações administrativas e técnicas. Na 6ª feira terá lugar o prólogo e no Sábado disputam-se os dois sectores seletivos com mais de quatro centenas de quilómetros cronometrados.

João Lopes apresenta Polaris para 2014

Polaris RZR do campeão 2012 agora com 165 cavalos 

João Lopes o piloto da equipa JL Racing, campeão de Portugal em 2012, prepara já a temporada de 2014, onde aposta na reconquista do título e prepara a sua entrada nas competições internacionais. Acompanhado de Bruno Santos, o piloto de Torres Vedras participa este fim-de-semana na derradeira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013, a mítica Baja 500 Portalegre, aos comandos de um Polaris Ranger RZR XP de chassis longo, o qual apresenta agora um motor a debitar 165 cavalos.

  “Ao longo desta temporada apostámos no desenvolvimento deste Polaris com um chassis longo que nos parece ser a configuração mais adequada para as provas de todo-o-terreno, tanto as que se disputam em Portugal como também para as grandes maratonas onde temos em mente vir a participar num futuro próximo”, salientou João Lopes o piloto da JL Racing que acrescenta: “Tivemos a oportunidade a meio deste ano de fazer um trabalho para televisão em conjunto com o Miguel Barbosa que se mostrou muito bem impressionado com o equilíbrio da nossa máquina à qual em seu entender pecava apenas pela falta de potência. Agora que já temos o conjunto suficientemente testado foi exatamente por aí que fizemos a nossa aposta e nada melhor que a Baja 500 de Portalegre para fazer o grande teste”.

 A Baja 500 Portalegre arranca amanhã com a realização das verificações administrativas e técnicas. Na 6ª feira terá lugar o prólogo e no Sábado disputam-se os dois sectores seletivos com mais de quatro centenas de quilómetros cronometrados.

Fausto Mota de regresso ao nacional de TT

Ruben Faria ainda em recuperação da lesão do pulso

 Depois da ausência forçada de Luís Ferreira, na sequência da queda na Baja TT Proença-Oleiros, a equipa KTM / Motobrioso Racing Team vê-se também privada, para a Baja 500 Portalegre, da participação de Ruben Faria, ainda em recuperação da lesão do pulso que teve lugar no Rali dos Sertões.

 Apesar destas contingências, a equipa KTM / Motobrioso Racing Team, que ao longo desta do CNTT desenvolveu um excelente trabalho juntamente com a KTM, não podia deixar de estar presente numa prova mítica como é a Baja 500 Portalegre, e desafiou Fausto Mota a competir na prova alentejana com a KTM com que Luís Ferreira disputou as cinco primeiras corridas da temporada, tendo vencido em três delas. 

Fausto Mota, que subiu ao pódio na edição de 2011 da Baja 500 Portalegre, tem dedicado este ano a provas internacionais, tendo tido uma participação destaque no Rali dos Sertões. Nesta derradeira prova da temporada também irá participar David Megre, piloto oficial da marca austríaca que, aos comandos de uma KTM XC 250 F, irá travar uma importante luta na Classe TT1 que o poderá levar ao título nacional. 

Destaque ainda para a presença dos pilotos da equipa Motobrioso/KTM, Pedro Vargas, que lidera a Classe Veteranos e Salvador Vargas que ocupa o 5º lugar na Classe Promoção. Para além destes, a Motobrioso irá também apoiar os seus clientes que irão participar na Baja 500 Portalegre com motos de preparação Motobrioso. É o caso de Nuno Comprido e Pedro Caldeira nas duas rodas e de André Carita, Miguel Nina, José Carreira e Rui Terenas nos Quad.

 A Baja 500 Portalegre arranca amanhã com a realização das verificações administrativas e técnicas. Na 6ª feira terá lugar o prólogo e no Sábado disputam-se os dois sectores seletivos com mais de quatro centenas de quilómetros cronometrados.

Pedro Grancha vai lutar pelo pódio

• Pódio em Portalegre permite ascender a prioritário FIA 

• Piloto de Cascais à beira de se sagrar vice-campeão nacional

 A dupla Pedro Grancha/Inês Ponte participa, a partir de amanhã, na Baja 500 Portalegre, a derradeira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, competição que é simultaneamente a última jornada da Taça do Mundo da modalidade. 

Nesta prova organizada Automóvel Clube de Portugal a dupla apresenta-se aos comandos de um BMW Evo X1 inscrito pela equipa PMG Motorsport e Pedro Grancha tem pela frente dois grandes desafios: alcançar um resultado que lhe permita sagrar-se vice-campeão nacional e tentar chegar até um dos três lugares no pódio, o que lhe permitiria entrar no lote restrito dos pilotos com o estatuto de prioritário FIA.

  “A prova de Portalegre é só por si um dos grandes eventos desportivos de nível mundial que anualmente se realizam em Portugal. É uma prova que junta milhares de espectadores, com um traçado excelente, ao qual está também associada a dureza das grandes competições mundiais. Estamos apostados em conseguir um bom resultado, mas estamos cientes de que a concorrência é muito forte”, salienta Pedro Grancha.

 A Baja 500 Portalegre arranca amanhã com a realização das verificações administrativas e técnicas. Na 6ª feira terá lugar o prólogo e no Sábado disputam-se os dois sectores seletivos com mais de quatro centenas de quilómetros cronometrados.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O mau tempo que se abateu sobre a região de Portalegre na semana passada suscitou algumas dúvidas quanto ao eventual estado do percurso da 27ª Edição da Baja Portalegre 500, contudo a avaliação do traçado pela equipa do Automóvel Club de Portugal na segunda-feira afastou qualquer receio.

Na verdade, tudo deixa antever uma grande jornada de final de época da Taça do Mundo FIA de Ralis Todo-o-Terreno, da Taça do Mundo FIM de Bajas e dos Campeonatos Nacionais de TT da FPAK e da FMP, onde são três os títulos ainda em disputa.

 Jaime Santos, da organização da Baja Portalegre 500, fez a primeira avaliação e mostra-se muito satisfeito: “Já estivemos no terreno e, independentemente do mau tempo da semana passada, o estado do percurso é muito bom. Houve algumas ribeiras que tiveram muito caudal de água, mas está a baixar e as previsões climatéricas são de céu limpo, pelo que a tendência é para melhorar ainda mais. Além disso, as Câmara têm sido incansáveis da reparação das zonas que foram mais afectadas.” 

“De todas as formas, e como sempre, vamos continuar a acompanhar a situação e responderemos de forma imediata a qualquer contratempo que possa surgir, mas estou em crer que o que vamos ter de fazer são as demarcações definitivas do percurso, conforme estava inicialmente planeado, e dar a bandeira de partida para mais uma edição da Baja,” remata Jaime Santos.

Campeonatos discutem-se na Baja Portalegre 500

É já no próximo dia 31 de Outubro que tem início a 27ª Edição da Baja Portalegre 500, prova que marca o final dos calendários de Todo-o-Terreno nacionais e internacionais, e que se reveste de extrema importância para vários dos 214 pilotos inscritos nas duas e quatro rodas. E se no que toca aos Campeonatos Nacionais de Todo-o-Terreno (automóveis), Quads e UTV/Buggy, e à Taça FIA de Bajas os Campeões de 2013 já são conhecidos, o mesmo já não se pode dizer das restantes competições que fazem parte da prova do Automóvel Club de Portugal.

 No que respeita à Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno, Krzysztof Holowczyc (Mini All4 Racing) está em excelente posição para se sagrar Campeão na bela cidade de Portalegre. Sem a oposição dos dois primeiros classificados Jean-Louis Schlesser e Nani Roma, o polaco necessita apenas de dez pontos para levar de vencida a competição. Mas não é tudo. A classificação dos T2 também está em aberto, aqui com o despique a ser entre Alexander Baranenko e Rómulo Branco. O russo conta com 14 pontos de vantagem depois do luso-angolano ter ficado a zeros na Baja da Polónia e não viu o seu protesto ser aceite, pelo que terá de se apresentar ao seu melhor nível para anular a diferença e garantir a coroa.

 Já no Campeonato Absoluto de Motos o panorama apresenta-se mais emocionante, com António Maio e Mário Patrão a levar a luta pela glória até à meta. Separados por três pontos, tudo pode acontecer nesta jornada decisiva. Maio nem necessita de terminar à frente do rival, mas para Patrão isso pode não bastar, já que dada a diferença pontual e os resultados obtidos ao longo da época o piloto da Suzuki tem que garantir mais quatro pontos que o actual líder.

 Em relação às competições que já estão decididas, Miguel Barbosa conquistou o sexto ceptro na pretérita jornada, em Idanha a Nova, o mesmo se passando com Nuno Fortunato Tavares, a fechar a corrida ao título dos UTV/Buggy, e com Roberto Borrego no que toca ao ceptro absoluto dos Quads. Já o italiano Alessandro Ruoso, nas 450cc, e o piloto de São Marino Alex Zanoti, mais de 450cc, arrebataram os ceptros nas respectivas categorias na ronda marroquina do calendário.

 Em termos competitivos, e como em outros anos, a prova contará com um só Sector Selectivo de 400 km em linha para Motos, Quads e UTV/Buggy, e com o já conhecido figurino de dois SS para o Automóveis, o primeiro com 170 km e o segundo com 230 km, distâncias que serão disputadas na totalidade ao longo do dia de sábado, isto depois do Prólogo de sexta-feira determinar a ordem de partida.

 Parte integrante desta Baja Portalegre 500 será também a Mini Baja. Dando continuidade ao que se revelou uma ideia de sucesso, o ACP Motorsport volta a desafiar os mais novos a participarem na Mini Baja no dia 1 de Novembro. Dedicada em exclusivo às duas rodas, a final será disputada na totalidade do percurso do Prólogo, enquanto os pilotos mais velhos vão contar com maior quilometragem.

 Estão assim reunidos todos os ingredientes para uma grande e emocionante festa do Todo-o-Terreno à qual o público, certamente, não recusará a chamada.

António Maio preparado para vencer … e conquistar o título

Piloto da Yamaha pode vencer pela sexta vez em Portalegre

 Com cinco vitórias nas últimas seis edições da Baja 500 Portalegre, António Maio parte para a derradeira jornada do Nacional de Todo-o-Terreno 2013 apostado em averbar mais um triunfo na mítica prova alentejana, com a particularidade de esta lhe abrir as portas a um título nacional absoluto que o piloto persegue há vários anos. Com a vitória alcançada na Baja TT Idanha-a-Nova, o piloto da Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy passou a assumir, de forma isolada, a liderança do Campeonato, que anteriormente partilhava com o atual campeão Mário Patrão.

 Aos comandos de uma Yamaha YZ 450F, António Maio terá todavia pela frente uma prova muito exigente e um adversário muito forte, mas o piloto alentejano já demonstrou estar nesta temporada há altura deste enorme desafio.

  “A prova de Portalegre é de facto a competição que mais me enche as medidas. Gosto muito da prova e desde 2005 que tenho tido a felicidade de terminar sempre num dos lugares de pódio. Agora o desafio é ainda maior porque está em jogo um título nacional. Vou dar o meu melhor sabendo que conto com o apoio de uma equipa que tem sido extraordinária e de uma máquina que me tem permitido ir sempre um pouco mais além do que imaginávamos ser possível” salientou o piloto alentejano.

 Nesta 27ª edição da prova alentejana, Frederico Fino vai utilizar de novo a Yamaha que estreou com sucesso em Idanha. “Apesar de a equipa estar naturalmente focada em proporcionar ao António todas as condições para chegar ao título, eu vou continuar a testar a moto que iremos utilizar no próximo ano e Portalegre é um local excelente para o fazer. Vou fazer a minha corrida, mas gostava também de terminar entre os primeiros” salientou o piloto.

 A formação apoiada pela Yamaha conta ainda com a participação de Rui Porto Nunes, que este ano tem disputado as primeiras posições na Classe Promoção e ainda Miguel Guerra, Rui Ventura e Miguel Navarro.

Nuno Matos juntou mais de 1.500 pessoas em Portalegre na 1ª edição da Fábrica de Pilotos

Nuno Matos e a sua equipa proporcionaram, no passado domingo, um dia diferente a cerca de 70 crianças da região de Portalegre que, por breves, mas inesquecíveis momentos, puderam ocupar por o lugar de Filipe Serra no Opel Mokka Proto que desde o início da época compete no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Antecipando a Baja Portalegre 500, a ação juntou mais de 1.500 pessoas no Espaço Robinson… 

Superando as melhores expetativas, a Fábrica de Pilotos, projeto conjunto entre a equipa de Nuno Matos e várias instituições de capital do Alto Alentejo, constituiu um verdeiro sucesso. No total, foram mais de 1.500 as pessoas que, no passado domingo, visitaram o Espaço Robinson, no centro de Portalegre, onde laborou, durante mais de um século, a icónica fábrica de cortiça da cidade.

  “Esta iniciativa foi a forma de homenagearmos dois dos principais símbolos desta localidade, a Baja Portalegre 500 e a Fábrica Robinson”, explica Nuno Matos, que desafiou quase meio milhar de crianças do primeiro ciclo da região de Portalegre a participar num desafio que tinha como aliciante prémio um co-drive no Opel Mokka Proto. No final, foram quase 60 os vencedores...

  “Logo quando começámos a receber os trabalhos feitos pelos alunos percebemos que a Fábrica de Pilotos iria ser algo em grande, algo que superaria em muito as nossas melhores expetativas”, conta o piloto de Portalegre com enorme entusiasmo.

 Mas a Fábrica de Pilotos foi muito mais que isto… Durante um dia inteiro, a antiga fábrica abriu as suas portas à população, proporcionando um leque bastante variado de iniciativas, a maioria delas especialmente pensadas para os mais novos, mas também outras a pensar nos mais velhos: desde insufláveis a um circuito com carrinhos a pedais; desde uma pista com sinais de trânsito a operações de desencarceramento e até workshops de cocktails não alcoólicos pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo.

 De resto, também instituições de solidariedade como a CERCI e a APPACDM estiveram envolvidas na organização desde grande e inesquecível evento, que contou ainda uma exposição de fotografias sobre a participação do piloto na Baja de Portalegre e, claro, uma mostra que reuniu todos os trabalhos a concurso realizados pelos alunos das escolas básicas de Portalegre.

  “Foi um dia em que saímos todos de coração cheio. Aquilo que começou por ser um evento pensado apenas para as crianças tornou-se em algo ainda maior, com um série de atividades para toda a família. Aconteceu tudo em apenas duas semanas e no início estávamos muito longe de imaginar o sucesso e o alcance que teria este evento, que sinceramente superou as expetativas de todos”, resume Nuno Matos.

  “Temos de agradecer a presença de todos, porque foram as pessoas que visitaram a Fábrica de Pilotos que transformaram este domingo num dia inesquecível. E não nos podemos esquecer muitas as entidades envolvidas, como a Fundação Robinson, a Câmara Municipal de Portalegre, a Escola de Hotelaria e Turismo, bem como a GNR, os Bombeiros Voluntários de Portalegre, a CERCI, a APPACDM e a Kids Zone”, concluiu o piloto em jeito de agradecimento.

Título mundial na mira de Rómulo Branco

• Piloto luso angolano com percurso notável em 2013 

• Rómulo Branco conta com o apoio do público português 

Quando faltam já poucos dias para o arranque da mítica Baja 500 Portalegre, derradeira etapa da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, é importante salientar e reforçar que esta modalidade tão querida aos portugueses, poderá acrescentar mais um título mundial lusófono à sua recente lista de conquistas.

 Um título que, em caso de ser conseguido, irá ser repartido com Angola, já que estamos a falar do luso angolano Rómulo Branco, atualmente em 2º lugar da Taça do Mundo em T2 e que faz equipa com João Serôdio, português e também ele em 2º lugar da classificação destinada aos navegadores.

 Para aqui chegar o piloto arrancou com um segundo lugar na Baja Itália, naquela que foi a sua estreia aos comandos de um Mitsubishi Pajero. Seguiu-se outra estreia, a de participações em provas de deserto. No Abu Dhabi Desert Challenge o piloto utilizou um Nissan Patrol alugado a uma equipa local e terminou a corrida numa excelente 4ª posição entre os T2.

 Na segunda experiência de deserto, na prova disputada no Qatar, o resultado foi ligeiramente inferior (6 º lugar) devido a uma sequência de problemas mecânicos que o piloto e o seu navegador conseguiram superar mas desportivamente a situação foi agravada pela vitória daquele que se viria a mostrar ser o seu mais direto rival.

 De regresso à europa e aos comandos do Mitsubishi Pajero, inscrito pela Raliart Itália, o piloto conquistou a sua primeira vitória em provas do mundial de TT ao triunfar na Baja España Aragon, resultado que viria a repetir no mês seguinte na Baja Hungria.

 Esta sequência de resultados levou Rómulo Branco até a liderança da Taça do Mundo. Infelizmente, na Baja da Polónia, quando o piloto apostava em reforçar a liderança, problemas mecânicos obrigaram-no a arrastar-se até ao final da prova, tentando pontuar para minimizar as percas.

 Todavia divergências na interpretação dos regulamentos, entre a direção da prova e o colégio de comissários desportivos, impediu a dupla luso angolana terminar dentro da classificação o que associado à posterior anulação do Rali dos Faraós a leva a partir para Portalegre com a obrigação de ganhar e de ver mais três concorrentes T2 colocarem-se à frente de Alexander Baranenko, piloto russo que tem feito todo o campeonato aos comandos de um Toyota Land Cruiser.

 Um percurso notável, tendo em conta a reduzida experiência internacional do piloto numa Taça do Mundo onde as provas de deserto pontuam a dobrar. Nas provas tipo baja, o piloto mostrou ser muito forte e por isso Rómulo Branco acredita que pode chegar ao título e para o conseguir conta com os sempre fortes incentivos do público português.

  “Estou muito motivado para esta derradeira prova da Taça do Mundo. Tem sido uma temporada fantástica embora com alguns percalços. O facto de a disputa do título se disputar em Portugal é claramente uma mais-valia para nós, mas sei que vou ter que lutar muito e ser muito rigoroso para conseguir chegar à vitória entre os T2, até porque são mais de uma dezena de equipas que estão inscritas e todas elas com muita capacidade de fazer um bom resultado. Inclusive na prova anterior do campeonato português foi um T2 que ficou em 2º lugar da classificação geral. Gostava de ter chegado até aqui noutra posição que teria acontecido não fora a absoluta injusta que ocorreu na Polónia depois de termos cumprido na íntegra as indicações dadas pela direção da prova”, salienta Rómulo Branco que acrescenta:

  “Sei que vou contar com o apoio do público português que aos milhares irá acompanhar como sempre a prova alentejana, uma sensação única nas provas do mundial de TT. Tradicionalmente as provas de todo-o-terreno não têm muitos espectadores, seja porque se desenrolam em locais afastados dos grandes centros, seja porque o percurso se estende por dezenas ou centenas de quilómetros, mas em Portalegre é impressionante a quantidade de espectadores que se junta ao longo de quase todo o percurso que dá para sentir verdadeiramente quando nos estão a apoiar”.

 A Baja 500 Portalegre, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, realiza-se entre os dias 31 de Outubro e 2 de Novembro.

  Classificação da Taça do Mundo - Pilotos T2 (após 6 provas) 1º Alexander Baranenko (RUS), 122 pontos; 2º Rómulo Branco (POR), 108; 3º Marcos Moraes (BRA), 97; 4º Denis Berezovskiy (KAZ), 50; 5º Ahmed Al Shegawi (SAU), 50.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Alexandre Franco confiante num bom resultado em Portalegre

Depois de assegurarem o Vice-Campeonato na Categoria T2, Alexandre e Rui Franco partem agora confiantes para a Baja de Portalegre, onde esperam obter mais um bom resultado, de forma a fechar a temporada da melhor forma.

  “Depois de termos garantido o vice-Campeonato Nacional na Categoria T2, vamos para Portalegre livres de qualquer tipo de pressão e apenas concentrados em terminar o melhor posicionados possível, naquela que é a mais longa e certamente a prova mais difícil do campeonato”, começou por dizer Alexandre Franco.

 O piloto de Alenquer destaca que “a Baja de Portalegre conta com uma espectacular lista de inscritos, quer a nível nacional, como internacional, pelo que será tremendamente gratificante fazer parte de uma caravana assim, tanto mais que aqui se decidirá o título Mundial de T2”.

 No que a objectivos particulares diz respeito, a dupla da Scuderia Goldentrans/DURA Automotive Systems vai “tentar imprimir um ritmo rápido como temos vindo a fazer até aqui, aliado a alguma frieza em algumas zonas de forma a que a nossa Nissan Navarra chegue ao final da prova. Estou confiante e muito empenhado em concluir este fim-de-semana em grande, pelo que nos resta esperar que chova bastante na região de Portalegre, de forma a termos uma prova parecida com a do ano passado, onde apesar de não termos terminado, foi sem dúvida a prova que mais gostámos”, completou o piloto que conta uma vez mais com a Nissan Navarra preparada e assistida pela Prolama Competições.

 A Baja 500 Portalegre que conta a maior lista de inscritos da presente temporada do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, arranca já na próxima sexta-feira com a realização do habitual prólogo, para no sábado terem lugar dois sectores selectivos que totalizam cerca de quatrocentos quilómetros.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Garantir vice-campeonato T8 na Baja Portalegre 500 é o objectivo

Nesta que é a ultima prova com Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e numa época que nem sempre correu de feição à BPinhão Racing Team, pelos percalços sentidos em quase todas as provas, o facto de ainda se manter na “corrida” ao vice-campeonato T8 é uma circunstancia digna de registo.

 Bruno Pinhão disse, “efectivamente esta não foi a época que nós planeamos no início do ano, em que tudo o que nos podia ter corrido mal, correu-nos mal, tivemos muitos problemas mecânicos que nos fizeram desistir de provas que estávamos a liderar. No entanto, não desistimos de lutar e o facto de ainda estarmos a disputar o vice-campeonato é que realmente importa.”

 A 27ª Baja Portalegre 500 é a maior e mais importante prova do Campeonato de Portugal de Todo-Terreno, onde estão os melhores do mundo da modalidade uma vez que faz parte da Taça do Mundo FIA de Ralis Todo-o-Terreno e em que já estão inscritos cerca de 75 concorrentes nos automóveis e mais de 200 nas motos, nesta que é a mais antiga e mítica prova do todo terreno nacional, “é sem duvida nesta prova que conseguimos dar o maior retorno e notoriedade aos nossos patrocinadores, uma vez que é uma prova televisionada em directo nas televisões nacionais e também por canais estrangeiros, bem como o publico que acorre às classificativas para assistir. Apostamos na vitória da categoria para podermos garantir o vice-campeonato e ser maior ainda o retorno dado aos nossos patrocinadores, aos quais não quero deixar de agradecer, porque sem eles não seria possível aqui estar, nomeadamente à Maxxis Tyres, à Adega Cooperativa Vidigueira Cuba e Alvito, ao Vale da Rosa, à Inogás e RNM Representações Náuticas e Motorizadas. Queria deixar também uma palavra de apreço e agradecimento ao nosso preparador, patrocinador e amigo MECA Motorsport por todo o trabalho efectuado na preparação e desenvolvimento do nosso carro”, disse Bruno Pinhão.

 A 27ª Baja Portalegre 500 é uma prova organizada pelo Clube Automóvel de Portugal e realiza-se nos próximos dias 1 e 2 de Novembro e poderá acompanhar o desenrolar da prova e da equipa Bpinhão Racing Team no blog bpinhaoracingteam.blogspot.pt .

domingo, 27 de outubro de 2013

João Vivas acaba a época na Baja Portalegre

Depois de terminado o campeonato nacional de motocross João Vivas, piloto da Yamaha BRC CFL Valvoline, regressa à competição na 27ª Baja Portalegre.

 Durante os próximos dias 1 e 2 de Novembro o piloto alentejano irá carimbar a sua 2ª participação na prova mais carismática do Todo-o-Terreno em Portugal.

 O piloto de 20 anos que conseguiu na última temporada do campeonato nacional de motocross o 3º lugar na categoria Mx1, não tem muita experiência nos raids e vê nesta participação uma excelente oportunidade para evoluir neste tipo de provas.

  “Esta vai ser a minha segunda participação na Baja Portalegre e da experiência que tenho sei que é uma prova complicada porque são muitos quilómetros sem paragens. Esta prova é uma referência no todo-terreno a nível nacional e internacional por isso, é um privilégio poder participar. Apesar da temporada para mim já ter terminado há algum tempo, sinto-me preparado para enfrentar todas as dificuldades desta baja, e o principal objetivo será sempre terminar nos lugares cimeiros mas aponto para um top 5 absoluto, visto não ter experiência neste tipo de provas. Mas tenho a certeza que vou dar o meu melhor pois quero fechar esta época desportiva com chave de ouro para assim poder agradecer mais uma vez aos meus patrocinadores.”

 Aos comandos da sua Yamaha YZ 450F o piloto da Barbaças Racing Corporation irá disputar o prólogo de 5,52 km na sexta-feira e durante o dia de sábado terá pela frente 380 km cronometrados. 

Agradecimentos aos patrocinadores Yamaha Speedcity, Polisport, Valvoline, CFL, Motoni, CrossPro , Masac, Laspc, AQD, Centroquimica e Mário Pelixo Construções.

De regresso a Portalegre

Em contagem decrescente para o fim da temporada de 2013 do Desafio Total/Mazda, realiza-se nos próximos dias 1 e 2 de Novembro a Baja Portalegre 500,a prova mais esperada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

 A última prova realizada em Setembro, a Baja TT Idanha-a-Nova, revelou-se uma prova ingrata para João Rato uma vez que, na fase inicial, teve que lutar contra os problemas de travões que afectaram a sua pick-up e depois de uma recuperação fantástica durante o 2º Sector Selectivo a penalização de 49 minutos sofrida, relegou o piloto da Xuxas Team Sport para o 5º posto entre as Mazdas BT-50.

  “Em Idanha-a-Nova as coisas não correram como eu tinha planeado, mas os problemas mecânicos acontecem quando menos estamos à espera e apesar de não ter travões tentei recuperar o tempo perdido. Consegui fazer uma excelente recuperação e no segundo sector selectivo consegui mesmo andar em segundo lugar da geral. No entanto, um erro fez com que não respeitássemos um controle de velocidade e acabámos por ser penalizados em 49 minutos. Agora, na Baja Portalegre quero recuperar os pontos perdidos e conseguir amealhar mais uma vitória. A 27ª Baja Portalegre 500 marca a minha 16ª participação nesta prova, e será 8ª vez que o faço aos comandos de um automóvel. É uma prova que eu gosto muito de fazer e apesar de sabermos que vai ser uma corrida muito difícil dada a dureza do piso, eu estou a correr em casa e quero vencer.”

Para a penúltima prova do Desafio Monomarca João Rato volta a ter como navegador José Motaco, seu co-piloto durante a época de 2011 e com quem se sagrou campeão no Desafio Mazda nesse ano.

"Foi com entusiasmo e vontade de ajudar que aceitei o convite para me voltar a sentar ao lado do João Rato, depois de em 2011 ter-mos vencido o Desafio ELF/Mazda. Na Baja Portalegre espero uma corrida dura, com um primeiro SS onde, se chover, os barros poderão causar alguns problemas e depois um segundo SS mais ao meu gosto, onde é preciso manter a concentração em níveis elevados devido ao misto de mau piso e zonas rápidas. Quanto a objetivos, Portalegre é sempre uma lotaria, mas vamos tentar resistir às adversidades e lutar para vencer entre os concorrentes do Desafio Total Mazda, de forma que o João possa voltar a ficar numa posição mais favorável para poder discutir a vitória final no Desafio Total Mazda que só termina nas 24h TT Vila de Fronteira." 

O prólogo disputa-se na sexta-feira dia 1 de Novembro e durante o dia de sábado a dupla da Xuxas Team Sport terá pela frente cerca de 420 km cronometrados, divididos em duas etapas.

 Agradecimentos à Xuxas Team Sport, Kraftwerk e Manrepauto.

sábado, 26 de outubro de 2013

Mais um sucesso para a Honda CRF450 Rally com a vitória de Sam Sunderland no Merzouga Rally

Sam Sunderland continues the Honda CRF450 RALLY success story, this time with a victory in the Merzouga Rally. His TEAM HRC team-mate Hélder Rodrigues finished second.

 It was a spectacular start to the two African rallies with the new Honda CRF450 RALLY taking two consecutive victories, having won nine of the twelve stages disputed. Although it was just a week ago that Paulo Gonçalves won the Morocco Rally and the World Championship, it was the turn today of young British rider Sam Sunderland in the Merzouga Rally. This, of course, was the final test before TEAM HRC heads out to Argentina to confront its next challenge with the Honda CRF450 RALLY: the Dakar.

 The final stage couldn’t have been more spectacular. The participants headed out in line from Erfoud and rode just a 72 kilometre route through the Erg Rissani and Erg Chebbi dunes, where the race came to its close. First across the line was Sam Sunderland, who picked up his second stage win, as well as becoming the overall race winner, after holding onto the lead from the third stage.

 Not far behind was his TEAM HRC team-mate, Portuguese rider Hélder Rodrigues, who took second place, and thus the double for the team in their first Merzouga Rally outing.

 Sam Sunderland: Yeah, it’s perfect. Just before the Dakar. It’s nice for confidence. The week went really well. The bike was flawless. The team did really well. Everybody was working together for the same thing and in the end we won. We came first and second. I’m really happy as it’s been a long time since I raced. To finish like this is the best it can be, just before the Dakar. I’ve a lot of confidence now. We’ve just got to keep working. It has proved that I’m moving in the right direction. The last two races we’ve come away with victory, it’s really important for the team spirit. I’m really happy to be winning

Sam Sunderland ganha Merzouga Rally 2013

Passava pouco das 9 da manhã quando os 63 concorrentes ainda em prova largaram em linha para o derradeiro sector selectivo com 50,92 km por entre fora de estrada em areia, alguma pista e alguns quilometros dentro do Erg Chebbi até ao controle final em Merzouga.

 Uma partida com os pilotos alinhados por detras das suas motos que os obrigaram a correr para as mesmas antes de partirem todos numa nuvem de pó para enfrentar os ultimos quilometros de emoções.

 Tal como se esperava a vitória final foi para o ingles Sam Sunderland, em Honda, com Helder Rodriges na segunda posição e Olivier Pain a fechar o podio.

 Classificação da etapa

1 Sam Sunderland 0:58:00 ENG HONDA Team HRC
2 Helder Rodrigues +0:05 PRT HONDA TEAM HRC
3 Gerard Farres +2:50 ESP GASGAS Gas Gas
4 Arnold Brucy +3:38 FRA KTM Rando Raid Maroc
5 Jordi Viladoms +5:03 ESP GAS GAS Gas Gas JVO Team
6 Henk Knuiman +5:05 HOL KTM KTM Knuiman
7 Cesare Zacchetti +7:24 ITL KTM Africa Dream
8 Antonio Gimeno +7:46 ESP KTM KTM Knuiman
9 Olivier Pain +4:02 FRA YAMAHA Yamaha Racing
10 Andrea Mancini +7:58 ITL BETA Beta Machetti
11 Bianchi Prata +9:11 PRT HUSQVARNA Bianchi Prata
13 Victor Oliveira +16:14 PRT HUSQVARNA Bianchi Prata
35 Alexandre Azinhais +35:13 PRT HUSQVARNA Bianchi Prata

 Classificação geral

1 Sam Sunderland 14:25:49 ENG HONDA Team HRC
2 Helder Rodrigues +15:42 PRT HONDA Team HRC
3 Olivier Pain +37:21 FRA YAMAHA Yamaha Racing
7 Bianchi Prata +2:42:22 PRT HUSQVARNA Bianchi Prata
13 Victor Oliveira +12:19:14 PRT HUSQVARNA Bianchi Prata
34 Alexandre Azinhais +22:04:34 PRT HUSQVARNA Bianchi Prata

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Mais uma dobradinha para o Team HRC no Rally de Merzouga

The riders of TEAM HRC notched up another double in the Merzouga Rally with a win for Hélder Rodrigues and Sam Sunderland runner-up in the fifth stage. It was the Honda CRF450 RALLY that really marked the difference at the head of today’s race.

 After a cold night back at the camp at the foot of the Erg Chebbi, it was time to get back to the stage with a lot of dunes, some dusty track and a lot of rocks.

 It was TEAM HRC who once again shone at the Merzouga Rally with some great results: Hélder Rodrigues won spectacularly in the fifth stage, which was the second leg of the marathon, with Sam Sunderland finishing in second place.

 The British rider, who set out in first position after winning yesterday’s stage on the new Honda CRF450 RALLY, kept the lead until refuelling, where his team-mate Hélder Rodrigues caught him up. The two of them rode together until practically the end of the special. Sunderland hangs on to his first place in the overall standings.

 The Portuguese rider Hélder Rodrigues meanwhile retakes second place on the overall leader-board after a penalty he picked up for missing a waypoint was overruled in the review of the stage. It was decided that he had actually passed through the point.

Hélder Rodrigues vence e recupera 2ª posição

• Piloto da Honda triunfou na etapa maratona 

• Participação condicionada por problemas nos equipamentos de navegação 

Hélder Rodrigues foi hoje o mais rápido na 5ª etapa do Merzouga Rally, a segunda parte da longa etapa maratona desta prova marroquina. Entre a 4ª e a 5ª etapa os pilotos tiveram apenas 15 minutos para eles próprios repararem as suas motos, que ficaram em parque fechado durante a noite, não podendo por isso ser assistidas como habitualmente pelos seus mecânicos.

 O piloto português da Honda, apoiado pela Red Bull e TMN e que ganhou a etapa inicial, viu a sua participação nas etapas seguintes condicionada por problemas nos seus instrumentos de navegação, que inclusive originaram uma penalização de 30 minutos, por supostamente ter falhado um way point, situação que o piloto sempre assegurou não ter acontecido. A organização do Merzouga Rally acabou por reconhecer a razão do piloto. Desta forma e apesar de isso o ter privado de lutar pela vitória, Hélder Rodrigues ascendeu após a etapa de hoje ao 2º lugar.

  “Esta é uma prova muito exigente ao nível da navegação mas disputada em pistas muito interessantes. Em complemento à participação no Rali de Marrocos é um excelente teste para nós pilotos e para as motos. Apesar de alguns problemas com que não contava, tenho tentado andar rápido todos os dias”, salientou o piloto Honda, apoiado pela Red Bull e TMN.

 Amanhã disputa-se a derradeira etapa do Merzouga Rally. Uma etapa muito especial, com apenas 72 km de extensão e uma partida tipo “Le Mans” no Erg Rissani, que antecede uma zona em areia muito mole. Segue-se uma zona rápida num oued e uma ainda mais rápida no lago Merzouga, antes de os pilotos entrarem pela última vez nas imponentes dunas do Erg Chebi, por onde passaram em quase todas as etapas.

Outro dia outro vencedor!

Depois de uma noite fria passada no acampamento no sopé do Erg Chebbi sem a companhia das assistencias os concorrentes atacaram a 5º etapa que os levou por duas vezes a atravessar o Erg Chebi e depois rumo ao norte atraves de fora de pista, travessias de rios secos e claro pistas rápidas de pedra negra!

 De novo os pilotos da Honda levaram a melhor sobre a toda concorrencia e chegaram juntos ao controle final com Helder Rodrigues a assinar mais uma vitória final.

 Para amanhã, ultima etapa do Merzouga Rally 2013, os concorrentes vão ter uma pequena etapa com 50,92 de sector selectivo com uma partida em linha num chott (lago seco) para todos os concorrentes e que terminará nas areias do Erg Chebbi, em Merzouga.

 Classificação da etapa

1 Helder Rodrigues 3:47:36 PRT HONDA TEAM HRC
2 Sam Sunderland +2:06 ENG HONDA Team HRC
3 Olivier Pain +4:02 FRA YAMAHA Yamaha Racing
4 Frans Verhoeven +4:26 HOL YAMAHA Yamaha Netherlands Verhoeven
5 Jordi Viladoms +7:16 ESP GAS GAS Gas Gas JVO Team
6 Alexandre Azinhais +9:06 PRT HUSQVARNA Bianchi Prata
7 Henk Knuiman +17:01 HOL KTM KTM Knuiman
8 Bianchi Prata +23:28 PRT HUSQVARNA Bianchi Prata
9 Antonio Gimeno +24:20 ESP KTM KTM Knuiman
10 Alex Busquets +49:19 ESP GAS GAS Gas Gas JVO Team
14 Victor Oliveira +58:47 PRT HUSQVARNA Bianchi Prata

 Classificação geral

1 Sam Sunderland 13:42'39 ENG HONDA Team HRC
2 Helder Rodrigues +15:37 PRT HONDA Team HRC
3 Olivier Pain +29'31 FRA YAMAHA Yamaha Racing

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Nova etapa novo lider

O primeiro piloto largou eram 8 da manhã para um sector selectivo de 200,85 km para uma parte inicial que atravessou o planalto dos Monumentos a que se seguiu um fora de estrada entre os “khettaras”, poços tradicionais da região. Uma passagem espectacular no sopé da montanha que serviu como pano de fundo do filme “A Mumia” levou-os, em fora de estrada, para uma travessia do Erg Chebbi numa extensão de 50 km pondo de novo à prova maquinas e homens antes de cruzarem a linha de chegada e entrarem em parque fechado no acampamento «Belle Étoile», na face norte do Erg.

 A Honda voltou a dar cartas com os seus dois pilotos no topo da tabela. O inglês Sam Sunderland que partiu na segunda posição ganha seguido de Helder Rodrigues e Olivier Pain (Yamaha) a completar o podio do dia.

 Para amanhã os concorrentes vão ter uma etapa de 219 km dos quais 218,56 km de sector selectivo que os levará de novo e por duas vezes às areisas do Erg Chebbi a que se seguiram pistas rápidas, fora de pista onde se espera uma navegação dura e dificil até chergarem ao norte de Erfoud onde voltaram a enfrentar fora de pista e erva camelo antes de entrarem no paddock no hotel Xaluca em Erfoud.

Classificação da etapa

1 Sam Sunderland 3:07:33 ENG HONDA Team HRC
2 Helder Rodrigues +06:49 PRT HONDA TEAM HRC
3 Olivier Pain +16:58 FRA YAMAHA Yamaha Racing
4 Gerard Farrés +19:02 ESP GAS GAS Gas Gas JVO Team
5 Jordi Viladoms +21:05 ESP GAS GAS Gas Gas JVO Team
6 Frans Verhoeven +25:00 HOL YAMAHA Yamaha Netherlands Verhoeven
7 Nicolás Cardona +37:52 VEN YAMAHA Pedrega Team
8 Henk Knuiman +39:09 HOL KTM KTM Knuiman
9 Marc Guasch +39:56 ESP GAS GAS Gas Gas JVO Team
10 Andrea Mancini +41:55 ITA BETA Team Dirt Racing Beta
13 Bianchi Prata +48:14 PRT HUSQVARNA Bianchi Prata
29 Victor Oliveira +1:38:10 PRT HUSQVARNA Bianchi Prata
 Alexandre Azinhais PRT HUSQVARNA Bianchi Prata

 Classificação geral

1 Sam Sunderland 10:08'07 ENG HONDA Team HRC
2 Olivier Pain +27'35 FRA YAMAHA Yamaha Racing
3 Gerard Farrés +41'05 ESP GAS GAS Gas Gas JVO Team

Grande vitória de Sunderland e da Honda CRF450 RALLY na etapa maratona

British TEAM HRC rider Sam Sunderland rode to an unchallenged victory in a fantastic stage which helps consolidate his position at the top of the leader-board. Team-mate Hélder Rodrigues finished second in this the fourth special of the Merzouga Rally.

 The first leg of the marathon stage produced good results for the riders of TEAM HRC. Sam Sunderland started out in second place with a clear goal: to win the special on the new Honda CRF450 RALLY. He was soon able to overtake yesterday’s stage winner, opening the route for more than two hundred kilometres without any navigational errors, finishing a clear first 249 kilometres later. Hélder Rodrigues looked to make up time today, starting out in seventh position after a misreading cost him a 30’ penalty. But he was unable to keep the pace of his team-mate.

 Hélder had to accept the second place some 6’49 behind Sam, although it was undoubtedly a great stage for the two Honda riders. The rest of the pack finished with a deficit of more than fifteen minutes off the Portuguese rider, who now occupies the fifth overall position.

 Once back at the camp in the Merzouga dunes, the bikes are not allowed to receive any mechanical assistance. The riders will be sleeping in specially-prepared hammocks before the second leg of the marathon stage begins tomorrow.

Cinco Mazda BT-50 presentes na prova mais afamada do calendário

João Oliveira e João Rato, os vencedores das anteriores jornadas do Desafio Total/Mazda 2013, e também Etelvino Carvalho, Bruno Oliveira e Rui Lopes. São estes os pilotos que nos dois primeiros dias de Novembro irão disputar a Baja Portalegre 500, a próxima jornada do calendário 2013. Evento de referência do CPTT - Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, apresenta-se, este ano, como o terceiro encontro da iniciativa co-organizada entre a Mazda Motor de Portugal e Cepsa Portuguesa (Total).

À semelhança do que aconteceu há menos de um mês, em Idanha-a-Nova, este evento contará, por isso, à partida com uma mão-cheia de Mazda BT-50, cujos pilotos irão querer ocupar o lugar mais alto do pódio e inscrever o seu nome no rico palmarés da prova, ainda para mais numa altura em que todos os pontos conquistados são importantes.

 À entrada do evento que marcará a chegada a meio da temporada do Desafio 2013, quatro pontos separam João Oliveira de Etelvino Carvalho. O primeiro, recorde-se, estreou-se a vencer na Baja TT Idanha-a-Nova e o segundo tenta alcançar aquele que será o seu primeiro sucesso entre os seus pares. Atrás dele, a apenas 1 ponto, encontra-se João Rato, o detentor dos dois títulos de 2012 e 2011 e vencedor da jornada inaugural deste ano, em Reguengos. Seguem-se, com pouco menos de metade dos pontos do líder, Bruno Oliveira e Rui Lopes, estes com três pontos a separá-los.

 Dado o relativo equilíbrio registado na prova que há um mês se disputou em Idanha, todos eles poderão ter algo a dizer no que se refere à vitória, contando com a tradicional robustez das pick-up Mazda BT-50 para ultrapassarem as dificuldades de uma prova como a Baja 500 Portalegre, com um traçado do agrado de todos mas reconhecidamente duro. Este ano a organização definiu um percurso composto pela habitual Super-Especial de 5,52 km (a correr-se na 6ª Feira, dia 1) e dois traçados complementares de 200 e 215 km, a disputar no sábado e que, muito naturalmente, irão estabelecer o escalonamento final.

 Quem sucede a José Motaco entre os Navegadores? 

 Mas a Baja Portalegre 500 também volta a ser a prova que atribuirá o troféu dos navegadores de 2013, pois a jornada seguinte do Desafio Total Mazda 2013, as 24 Horas de Fronteira, dada a sua especificidade, apenas atribuirá pontos aos condutores, fazendo-o numa dupla pontuação. No capítulo dos co-pilotos, registe-se o regresso em Portalegre de José Motaco, ele próprio detentor dos troféus de 2011 e 2012, ao lado de João Rato.

 Com esta inscrição, Motaco apenas virá baralhar as contas finais deste título, de momentoem discussão entre Paulo Torres, co-piloto de João Oliveira (com 40 pontos) e Nuno Gonçalves, navegador de Etelvino Carvalho (com 36 pontos), já que Jorge Amaral (35 pontos), que nas duas provas anteriores acompanhou Rato, estará ausente do Desafio. Tal como nos respectivos condutores, é de apenas quatro pontos a diferença entre ambos, num ‘tempero’ extra que, decerto, ajudará a que o conjunto das duplas se aplique a fundo neste exame. No que se refere a Vânia Paim, que navega Bruno Oliveira, conta com 15 pontos, mais três do que Francisco Cabral, o escudeiro de Rui Lopes.

 Contemplando um percurso que recupera estradões usados nas primeiras edições da prova, em Ribeira de Seda e Avis, ou inéditos, em Ponte de Sor, integrando passagens por zonas já mais habituais, a Baja 500 Portalegre promete marcar a diferença. O arranque para a estrada está agendado para as 14h00 de sexta-feira (1 Novembro), iniciando-se meia hora depois a Super Especial (SS1), desenhada nos arredores daquela capital de distrito. Um aperitivo que contará para a Classificação Final da prova e que, dependendo das condições meteorológicas na região, poderá já apresentar-se bastante revolto e traiçoeiro, pois motos, quads e UTV/buggies antecipam-se ao grupo dos automóveis.

 A partir das 06h45 de sábado as duplas das Mazda BT-50 do Desafio Total Mazda saem do Parque Fechado, rumando a SS2, para o primeiro de dois troços, este com 200 km e com início às 07h15. Pelo meio-dia e depois de uma assistência, um reabastecimento (ambos de 20 minutos) e um reagrupamento (mínimo 10 minutos) os pilotos iniciam os 215 km de SS3. Dependendo da velocidade imposta entre os homens da frente, prevê-se que a prova termine a meio da tarde desse dia, então consagrando-se o nome do vencedor da categoria de Navegadores do Desafio Total Mazda 2013.

André Mendes vai lutar pelo pódio

• Piloto albicastrense já renovou o título de vice-campeão nacional 

• Vitória em Alcoutim foi o ponto alto da temporada

 Andre Mendes, aos comandos de um Quad Speedfreak, vai disputar nos dias 1 e 2 de Novembro a Baja 500 Portalegre, aquela que é a mais importante e mítica competição nacional de todo-o-terreno e que conta com uma enorme projeção internacional.

 O jovem albicastrense, que esteve em grande nível ao longo de toda a temporada, apresenta-se na prova alentejana com o título de vice-campeão nacional já assegurado e disposto a lutar por um lugar no pódio, de preferência a posição mais alta.

 Ao longo de 2013, André Mendes alcançou uma vitória na Baja TT Terras de Alcoutim e por quatro vezes foi segundo classificado. Apenas a desistência na prova de abertura da temporada o impede agora de partir para a prova organizada pelo ACP em condições de discutir o título de campeão.

 André Mendes sabe que triunfar na prova que lançou o todo-o-terreno em Portugal, ainda ele não tinha nascido, seria um feito incrível, mas mesmo tendo consciência das dificuldades que vai ter de enfrentar para o conseguir, o piloto acredita que vale a pena lutar por isso:

  “Vou partir para a prova de Portalegre sem qualquer tipo de necessidade de defender um resultado no campeonato. Os títulos já estão atribuídos, pelo que apenas tenho de me concentrar na corrida, esforçar-me por fazer o meu melhor, andar bem e contar com a excelente máquina que tenho ao meu dispor. Tenho um adversário que já mostrou ser fortíssimo, a quem apenas consegui ganhar uma corrida esta temporada e que também vai querer vencer, como outros que vão participar nesta fabulosa prova. Mas acredito que tenho a minha quota-parte de hipóteses e vou trabalhar para que possa chegar à vitória. Se não o conseguir quero pelo menos terminar num lugar de pódio”, salienta o jovem André Mendes.

 A Baja 500 Portalegre arranca no derradeiro dia do mês de Outubro, com a realização das verificações administrativas e técnicas. No dia seguinte, 1 de Novembro, terá lugar uma Super Especial, num setor seletivo com 5,52 km, cujo resultado definirá a ordem de partida para a etapa do dia seguinte, tendo em conta a particularidade do regulamento que irá permitir aos cinco mais rápidos escolher uma posição de largada entre os 20 primeiros. A etapa do dia seguinte terá uma extensão total de 380 km.

  Classificação do Campeonato Nacional de TT / Quads (após seis provas) 1º Beto Borrego, 108 pontos; 2º André Mendes, 88; 3º Rui Cascalho, 65; 4º Luís Engeitado, 57; 5º António Moreira, 50.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mudança de lider

Tal como esperado a etapa fez mudanças na classificação, um erro de navegação de Helder Rodrigues fez com que o primeiro vencedor do Merzouga Rally perde-se a liderança entregando-a ao holandes Verhoeven.

 As altas temperaturas que se fizeram sentir nas dunas de Merzouga criaram dificuldades acrescidas aos muitos “rookies” presentes na prova tendo alguns sido forçados a terminar o sector selectivo no CP4 por excesso de tempo.

 A 4ª etapa, com 200 km constituirá a primeira parte da etapa maratona, um percurso que se iniciará por pistas rapidas e fora de pista com erva de camelo terminando com a passagem por dentro do Erg Chebbi até ao acampamento na face norte do Erg onde se encontra o acampamento que acolherá os pilotos com as motos em regime de parque fechado.

 Classificação da etapa 

1 Frans Verhoeven 3:55:36 HOL YAMAHA Yamaha Netherlands Verhoeven
2 Sam Sunderland +03:24 ENG HONDA TEAM HRC
3 Gerard Farrés +08:06 ESP GAS GAS Gas Gas JVO Team
4 Jordi Viladoms +08:06 ESP GAS GAS Gas Gas JVO Team
5 Olivier Pain +10:28 FRA YAMAHA Yamaha Racing
6 Henk Knuiman +15:26 HOL KTM TEAM Henk Knuiman
7 Helder Rodrigues +15:46 PRT HONDA TEAM HRC
 8 Antonio Guimeno +16:09 ESP HUSABERG Enduro Pro
 9 Arnold Brucy +25:01 FRA KTM KTM Brucy
 10 Andrea Mancini +27:49 ITA BETA Team Dirt Racing Beta
11 Bianchi Prata +31:41 PRT HUSQVARNA Bianchi Prata
41 Alexandre Azinhais +2:42:31 PRT HUSQVARNA Bianchi Prata
53 Victor Oliveira +3:38:02 PRT HUSQVARNA Bianchi Prata

Classificação geral 

1 Sam Sunderland 7:15:34 ENG HONDA TEAM HRC
2 Olivier Pain +10:37 FRA YAMAHA Yamaha Racing
3 Helder Rodrigues +10:54 PRT HONDA TEAM HRC

Novo líder Sunderland brilha na etapa mais longa

Sam Sunderland was outstanding in the third special of the rally. The British rider’s performance for TEAM HRC earns him top place on the leaderboard of the Merzouga Rally, after finishing second in today’s stage. Tomorrow will be held the first half of the Marathon stage.

 The ‘Bereber’ stage is the longest so far in the Merzouga Rally, although it was reduced to less than that which had been previously planned, putting the riders to the test. The two TEAM HRC riders, Hélder Rodrigues and Sam Sunderland, set out in first place this morning, opening the route, after finishing first and second respectively in yesterday’s stage.

 Hélder made a slight navigational error early on and saw his team-mate Sam overtake him, thus opening the route for a section of the special in the dunes where the rider is particularly at ease on the Honda CRF450 RALLY. Nevertheless, Sunderland had problems with his road-book which gave his competitors a chance to regain some time. In spite of this setback, Sam was able to push hard and finish in second place, a position which moves him up to the top-spot on the overall leader-board. Hélder, sixth on the day, takes third place in the overall standings.

Helder Rodrigues lidera

Tres horas, vinte seis minutos e cinquenta e seis segundos foi o tempo que Helder Rodrigues necessitou para terminar os 191,69 km de sector selectivo da etapa de hoje.

Uma etapa muito dura, com muita navegação mas com um roadbook exemplar que surpreendeu mesmo os mais habituados a este tipo de provas o que fez com que alguns dos “rookies” tenham tido muitas dificuldades nas muitas horas a tentar cumprir com o percurso.

 Para amanhã a etapa mais longa da prova com 295 dos quais 245 km ao cronometro com passagens pelo erg Chebbi e alternando com pistas rapidas, sinuosas e alguma pedra.

Segunda vitória da Honda CRF450 RALLY na etapa 2 do Merzouga Rally

The success of TEAM HRC and their Honda CRF450 RALLY continues as the team commands more African raids. The second stage of the Merzouga Rally saw Helder Rodrigues and Sam Sunderland take the first two places in the stage, and likewise the top two positions in the overall standings.

 In the short prologue stage of yesterday that opened the Merzouga Rally, both Helder Rodrigues and Sam Sunderland thought that it was preferable to start from further back on this the second day of racing. The rally itself was a long and technical ride with some truly tricky orientation points that really put the riders’ navigational skills to the test.

 Portuguese rider Helder Rodrigues set off from 28th position this morning, and was able to get the best out of his Honda CRF450 RALLY against the clock in the 200 kilometres special. Finishing some two minutes ahead of TEAM HRC team-mate, Sam Sunderland. The British rider’s second place finish pays tribute to his continually improving navigational skills. Both riders are on top of the standings of the Merzouga Rally. 

Hélder Rodrigues: I feel great. It was a day of difficult navigation and picturesque tracks. I started out in twenty-eighth place and I pushed pretty hard until the refuelling. Once there, I was able to see that I had set a good time and from there on I tried to keep in control and not steer off the good track. It was a tough day for the navigation, with a lot of routes, tracks, rocks.... I very full-on day.

 Overall After Stage 2:

 1 Helder Rodrigues 03:30'06 PRT HONDA TEAM HRC
2 Sam Sunderland +01'28 ENG HONDA Team HRC
3 Olivier Pain +05'01 FRA YAMAHA Yamaha Racing
4 Gerard Farrés +20'10 ESP GAS GAS Gas Gas JVO Team
5 Jordi Viladoms +21'09 ESP GAS GAS Gas Gas JVO Team
6 Arnold Brucy +23'29 FRA KTM KTM Brucy
7 Alessandro Botturi +30'18 ITA SPEEDBRAIN Team Speedbrain
8 Frans Verhoeven +31'26 HOL YAMAHA Yamaha Netherlands Verhoeven
9 Marc Guasch +44'46 ESP GAS GAS Gas Gas JVO Team
10 Antonio Gimeno +47'30 ESP KTM EnduroPro

Vitória categórica da MAN no Rali de Marrocos

A equipa OLEOBAN/MAN Portugal teve uma atuação notável na 14ª edição do Rallye Oilibya du Maroc, conquistando o primeiro lugar da classe camiões. Com este resultado a equipa portuguesa trouxe para a MAN mais uma importante vitória numa das mais cotadas competições mundiais de Todo-o-Terreno, repetindo o triunfo alcançado em 2010.

 O team composto por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho venceu três das seis etapas disputadas, numa prova em que a concorrência na categoria camião era muito forte, com nove equipas inscritas na respetiva classe, das quais sete concluíram a competição. A equipa lusa bateu-se de forma notável com adversários muito poderosos entre os quais se destacavam os Tatra, da formação checa Bonver Dakar Project e os GINAF da equipa oficial, com o holandês Kees Koolen a terminar em segundo lugar na categoria camião.

 A extrema dureza do traçado, que cruzou extensas passagens de areia, os longos cordões de dunas do Erg Chebbi e Erg Chegaga, bem como zonas inéditas de montanha e pistas que alternaram entre o sinuoso e o muito rápido, confirmou toda a robustez e fiabilidade do MAN TGS que percorreu os 2051 quilómetros, distribuídos por seis dias de prova, sem qualquer problema mecânico.

 Elisabete Jacinto, piloto oficial da MAN Portugal, elogiou a performance do seu MAN TGS em competição e a qualidade da navegação do seu co-piloto: “o José Marques foi, mais uma vez, exímio no seu desempenho. Para além disso tenho de destacar a grande fiabilidade do nosso MAN e o excelente trabalho de manutenção que tem sido feito pela equipa e que nos permitiu fazer as etapas sem qualquer tipo de problemas”.

 A piloto alcançou ainda uma excelente posição no top 20 da classificação conjunta auto/camião, colocando o MAN TGS no 17º posto absoluto, entre os 56 concorrentes que terminaram uma prova que contou com 73 equipas na lista de inscritos.

 Após esta participação no Rali de Marrocos, a equipa OLEOBAN/MAN Portugal centra agora as suas atenções no Africa Eco Race 2014, a grande maratona africana que se inicia nos últimos dias do mês de Dezembro de 2013.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio vencem a rodada dupla da Mitsubishi Cup em Mogi Guaçu, SP

A dupla paulista confirma a boa fase, supera a concorrência e garante a vitória na mais difícil etapa da Cup 2013 

Se vencer uma etapa da Mitsubishi Cup já é um desafio, vencer duas seguidas, em um mesmo final de semana, é tarefa para quem tem off road e velocidade na veia! Lucas Moraes e Kaique Bentivóglio entraram na pista neste domingo deixando de fora todos os títulos e conquistas passadas, mas atentos a usar toda a sua experiência em prol de um único objetivo: a vitória. Sim, é verdade que todos largam com o mesmo intuito, mas só um vence. O que o diferencia do restante? Um conjunto de fatores, que vai desde o talento até a garra de sentir curva por curva, domar o carro segundo a segundo e, de tanto empenho, ser o mais rápido dentre os desafiantes aos limites do dia.

  Aspas 

"A pista de hoje foi diferente da de ontem. Em comum somente uns 3 km e as características básicas: piso de terra batida, ainda enlameado, escorregadio, rodeado por plantações de cana e entrecortadas por curvas de nível. Ao todo 33km de ritmo intenso e 1000% de concentração. O Kaique fez uma navegação perfeita, que foi fundamental para o nosso rendimento conjunto. E aí, vencemos de novo! Sensacional poder comemorar esse título porque a Cup é um prova de pressão intensa, de briga por décimos de segundos, e tivemos a tranquilidade necessária para nos manter crescentes, fazendo um 2º lugar na 1ª volta e depois dois primeiros nas duas baterias finais", conta Lucas.

  "A próxima etapa será a última da temporada e decisiva para o título. Mas, só por hoje ainda estou me sentido na pista. Foi incrível! O Lucas foi perfeito. Foram, ao todo, seis especiais no limite e sem cometer um erro sequer. Já estamos prontos para a decisão, determinados a fazer nosso melhor e conscientes que nossos concorrentes vem com tudo! Vai ser a prova mais disputada da temporada", fala Kaique.

  E por falar na próxima

Dia 23 de novembro, em Campinas, a Mitsubishi Cup fará a sua última etapa da temporada 2013. A diferença entre as duplas na categoria Triton ER Máster, na qual Lucas e Kaique lideram, é bem acirrada. Por isso, desde já eles sabem a responsabilidade que terão para superar os concorrentes e garantir mais uma vitória. E quanto a isso, só há mais uma coisa a dizer: pode vir quente Cup, a gente vai ferver!

Team HRC preparado para o Merzouga Rally

Helder Rodrigues and Sam Sunderland have passed today the administrative and technical checks of the Merzouga Rally that will start in Erfoud tomorrow and ended on next Saturday. The race will involve new testing with the CRF450 RALLY that already won at his debut the OilLybia Morocco Rally .

 Following the successful outcome OiLibya Rally of Morocco, where the TEAM HRC won the race and gets the FIM World Championship Cross-Country Rallyes title at the hands of Paulo Goncalves, TEAM HRC is preparing their riders for next Dakar. In this case, Helder Rodrigues and Sam Sunderland take the new Honda CRF450 RALLY at the Moroccan land again, racing the fourth edition of the Merzouga Rally. 

The race, with a total of 1109 kilometers, will start on Monday January 21 with the celebration of a 'Warm Up' and a prologue, which will decide the starting order for the next day's stage.

  Hélder Rodrigues: This will be our second rally with the new Honda CRF450 RALLY, it will be good for me in order to get more time on the bike, with road books, nagivation, and with the team. I would like to do a good results and enjoy the race. We will also test same small details towards Dakar.

Rómulo Branco vai lutar por título mundial

• Vitória em Portalegre pode dar título a piloto luso angolano 

 • Rómulo Branco já venceu em Espanha e na Hungria

 A conquista de títulos mundiais por parte de pilotos nacionais poderá ainda não ter terminado em 2013. Se nas duas rodas Paulo Gonçalves se sagrou Campeão do Mundo, nos automóveis a derradeira etapa da Taça do Mundo terá lugar em Portugal, na mítica Baja 500 Portalegre, onde a dupla Rómulo Branco/João Serôdio se irá apresentar com justificadas ambições para conquistar o título destinado aos pilotos que competem com veículos da classe T2.

 O piloto luso angolano ocupa atualmente, em parceria com o seu navegador João Serôdio, a 2º posição depois de já este ano ter triunfado em duas das seis corridas disputadas. Apesar da desvantagem para o piloto russo Alexander Baranenko, que soma apenas um triunfo, a vitória na prova portuguesa para onde Rómulo Branco parte com natural favoritismo poderá levá-lo à conquista do título.

  “Quero em primeiro lugar felicitar o Paulo Gonçalves pela brilhante conquista deste título mundial, numa modalidade onde os pilotos portugueses têm, de há largos anos a esta parte, demonstrado uma enorme qualidade, que felizmente está agora a ser reconhecida pelas principais equipas e construtores mundiais. O Todo-o-Terreno é uma modalidade muito querida aos portugueses e também em Angola onde a modalidade cresce a olhos vistos. Somos reconhecidos pela qualidade das provas, pela capacidade de quem as organiza e também pelos resultados desportivos que conseguimos alcançar”, salienta Rómulo Branco que acrescenta:

  “Pela minha parte estou firmemente apostado em conquistar mais um título que dê muita alegria tanto a portugueses como angolanos. Vou claramente apostado em triunfar em Portalegre e acredito que com o apoio da equipa da Raliart, que prepara o nosso Mitsubishi Pajero, seja possível superar a desvantagem que atualmente me separa do Baranenko”.

 A Baja 500 Portalegre, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, realiza-se entre os dias 31 de Outubro e 2 de Novembro

  Classificação da Taça do Mundo - Pilotos T2 (após 6 provas) 1º Alexander Baranenko (RUS), 122 pontos; 2º Rómulo Branco (POR), 108; 3º Marcos Moraes (BRA), 97; 4º Denis Berezovskiy (KAZ), 50; 5º Ahmed Al Shegawi (SAU), 50.