segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Helder Oliveira estreou DEpieres 2RM

• Andamento do piloto de Barcelos superou as expectativas 

• Veio de transmissão partido forçou desistência quando ocupava a 6ª posição 

Apresentado recentemente, o DEpieres 2RM construído por Fernando Santos nas oficinas da DEpieres teve, no passado fim-de-semana, estreia em competição com Helder Oliveira aos comandos, navegado por Nuno Rodrigues da Silva. O andamento da máquina de duas rodas motrizes superou as expectativas iniciais tendo em conta os escassos quilómetros de treinos efectuados e a necessidade de múltiplas afinações.

 A equipa iniciou a competição com o 7º tempo absoluto na primeira passagem pela super-especial de 6860 metros de extensão, que teve partida e chegada na Sr.ª do Almortão. O registo de 6m25s seria repetido na 2ª passagem, o que colocou o DEpieres 2RM a partir dentro do Top 10 para a sua primeira abordagem a uma corrida. No dia seguinte e com algumas alterações face ao comportamento registado no prólogo, o desempenho nos primeiros 175,97 quilómetros de SS1 foi muito positivo, mau grado um problema de suspensão sentido a partir de meio do troço. A dupla terminava SS1 na 6ª posição a escassos 44s do 5º lugar.

 Infelizmente, um veio de transmissão partido, ainda na fase inicial do 2º sector selectivo, viria a forçar a desistência, mas o piloto faz um balanço muito positivo. “Foi a minha primeira experiência aos comandos de uma máquina de duas rodas motrizes em todo-o-terreno e sinto que evolui bastante ao longo dos quilómetros que fui efectuando”, salienta Helder Oliveira que acrescenta: “Em relação à máquina, esta teve um desempenho muito positivo embora, estou certo de que poderemos melhorar muito com treino e a procura das afinações mais indicadas para este tipo de terreno. Há alguns pormenores a corrigir, que só agora nos apercebemos. Podia ter sido melhor, já que o objectivo era levar o carro até ao final, mas estou bastante satisfeito”.

 A dupla Helder Rodrigues/Nuno Rodrigues da Silva estará de regresso nos próximos dias 26 e 27 de Setembro, para disputar o Rali TT Rota do Douro, a próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.