segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Regresso à competição preparado com teste intensivo

Nuno Matos e João Belo realizaram sessão conjunta

 As duplas Nuno Matos/Filipe Serra e João Belo/Lino Silva cumpriram uma sessão de testes durante o dia de ontem com o objectivo de prepararem a segunda fase do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que começa daqui a duas semanas com a Baja TT Idanha-a-Nova. Cada uma das equipas fez diversas experiências nos respectivos carros, o Opel Mokka Proto e o Opel Astra Proto, e aproveitou para recuperar o ritmo perdido depois do interregno competitivo.

 No caso de Nuno Matos e Filipe Serra, a formação portalegrense regressou aos comandos do Opel Mokka Proto depois de uma paragem mais prolongada para garantir que as alterações efectuadas no carro o tornariam mais fiável e competitivo. Num dia em que as temperaturas passaram os 40 graus ao sol, a dupla alentejana efectuou 120 quilómetros no percurso escolhido para a sessão.

  “Foi um dia importante para nós. Voltámos a andar no carro e pudemos verificar que o tempo em que estivemos parados serviu para promover uma série de mudanças no Opel Mokka Proto que nos deixam motivados para as restantes corridas do campeonato. É certo que é praticamente impossível recriar as condições de corrida na sua plenitude, mas ainda assim, este teste permitiu-nos perceber que havia margem para melhorar. Acreditamos que a difícil decisão que tomámos de parar e não participar nas últimas duas provas antes da pausa de Verão foi a mais acertada, porque o carro está melhor do que na última vez que tínhamos andado com ele. Agora já só queremos voltar à competição”, afirmou Nuno Matos.

 Para João Belo e Lino Silva, este teste também foi o regresso aos comandos do Opel Astra Proto, embora a paragem tenha sido menos duradoura. Para além de recuperar ritmo, a equipa preocupou-se em encontrar as melhores afinações de suspensão. A equipa andou quase 100 quilómetros.

  “Estivemos parados durante muito tempo. A última vez que andámos no carro foi na prova de Oleiros e por isso este teste foi importante. Primeiro, para voltar a sentir o carro. Depois, porque foram feitas algumas alterações que nos parecem terem dado resultado. Temos um novo set-up na suspensão que torna o Astra Proto mais rápido. Também optámos por uma repartição de travagem diferente e temos uma direcção mais directa. Como esteve muito calor, aproveitámos para simular o ambiente que deveremos encontrar já na próxima prova, em Idanha-a-Nova”, explicou João Belo no final do dia.

 A sessão de testes realizou-se nas região de Castelo Branco, onde foi possível ensaiar com condições semelhantes às que as equipas vão encontrar na próxima prova do Campeonato Nacional, a Baja TT Idanha-a-Nova, que se realiza nos próximos dias 12 e 13.