quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Equipe Mitsubishi Petrobras, com Carlos Sousa e Paulo Fiuza, vence 1ª especial do Atacama Rally

Com largada em La Serena e chegada em Copiapó, na região do deserto, duplas da Equipe fazem dobradinha; Spinelli/Haddad completam em 2º

Copiapó, 28 de outubro de 2014 - A Equipe Mitsubishi Petrobras começou muito bem o Atacama Rally, etapa final do campeonato sul-americano de rali cross-country. Já na primeira especial, com 363 quilômetros, os portugueses Carlos Sousa e Paulo Fiuza abriram vantagem e venceram, com o tempo de 4h48min55seg.

  "Foi uma etapa longa, com muita pedra, de alto nível. Fomos rápido e apenas seguramos um pouco o ritmo por causa do piso, para evitar furos de pneu. Na parte final, voltamos a andar forte", explica o navegador. "Amanhã já vamos ter alguns quilômetros de dunas e será nossa primeira experiência com o carro nessas condições."

 Foi a estreia de Sousa pela equipe e também ao lado do navegador Fiuza. "Já andei com muitos navegadores e posso dizer que gostei de hoje. Isso nos dá confiança para as próximas etapas", garante. "Há muito tempo que não competia, desde o Dakar. Depois dos testes que fizemos creio que o carro está muito bom. Amanhã testaremos como o ASX Racing se comportará em altas temperaturas."

 Os brasileiros Guiga Spinelli e Youssef Haddad, que marcaram o tempo de 4h54min11seg, estão em segundo na geral, apenas 5min16seg atrás dos primeiros. "O ASX Racing continua evoluindo. As mudanças pós Rally dos Sertões foram boas e terminamos a especial de hoje com mais uma lista de modificações para amanhã, quando vamos encarar dunas. Então terei uma nova experiência com o carro", adianta Guiga. "O resultado foi ótimo para a Equipe."

 A dupla teve apenas um furo de pneu, causado por uma pedra. "Estávamos num ritmo muito bom, acompanhando o Carlos e o Paulo, mas tivemos a infelicidade de furar um pneu na primeira metade da especial", conta o navegador. "Sem dúvida nenhuma foi uma prova de nível do Dakar. Melhor treino, impossível."

 Amanhã as duplas e os ASX Racing encaram uma etapa em laço, com largada e chegada em Copiapó, que somará 339 quilômetros cronometrados. "Será mais um dia longo e cansativo. No deserto, o rali exige muito das duplas e também dos veículos", adianta Youssef. "Vamos continuar trabalhando nos ajustes necessários e nos pontos de evolução." 

Apesar do bom resultado, Sousa reforça o objetivo do rali. "O importante é fazermos os quilômetros e sairmos dos carros com o máximo de informações. O resultado é secundário, nosso foco é o Dakar", garante. A Equipe Mitsubishi Petrobras segue testando setups e estratégias para o próximo grande desafio das duplas, o Rally Dakar, que começa dia 4 de janeiro de 2015.

 A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, Axalta e Protune.