sábado, 6 de dezembro de 2014

Iveco e FPT Industrial presentes no Dakar 2015

O Team PETRONAS De Rooy Iveco irá participar na próxima edição do Dakar, a mais famosa prova de ‘off-road’ do mundo. Serão três os camiões Iveco oficialmente inscritos na prova, tendo como objectivo a conquista de um lugar no pódio.

 Uma vez mais juntas e prontas para lutar por um lugar no pódio do Dakar 2015, a Iveco e a FPT Industrial irão marcar, de novo, presença no mais exigente rali do mundo – o Dakar – como patrocinadores oficiais do Team PETRONAS De Rooy Iveco. O anúncio foi feito na conferência de imprensa realizada nas instalações da CNH Industrial Village em Turim (Itália) no passado dia 2 de dezembro, perante representantes de diversos órgãos de comunicação social internacionais.

 Durante a manhã discursaram Pierre Lahutte, Presidente da Marca Iveco, Riccardo Buratti, Director de Engenharia de Motores da FPT Industrial e Claudio Pastoris, CEO da Sparco, fornecedor de equipamento de competição a nível global.

Em nome da PETRONAS estiveram presentes Giuseppe D’Arrigo, Director Regional para a Europa, e Andrea Dolfi, Global OEM Liaison & Director de Competição, Pesquisa & Tecnologia. Gerard De Rooy, líder do Team PETRONAS De Rooy Iveco, apresentou os restantes membros da formação e delineou as características principais e desafios da prova de 2015.

 Em linha com as suas identidades aventureiras, as duas marcas do grupo CNH Industrial irão fornecer veículos, peças e motores para a equipa holandesa Team PETRONAS De Rooy Iveco com vista ao próximo Dakar. Pierre Lahutte, Presidente da Marca Iveco, comentou: “2015 representa um marco importante para a Iveco. É o ano que se inicia com o título de ‘Van do Ano Internacional 2015’ que foi atribuído ao nosso Daily por um painel de 23 jurados, jornalistas representantes das maiores publicações internacionais sobre veículos comerciais. É, também, o ano em que celebramos o 40º aniversário da nossa marca. Não haveria maneira melhor de celebrar estes sucessos do que começar o ano novo do que ocupar a primeira posição no pódio do Dakar”.

 A 37ª edição do Dakar – a sétima em solo sul-americano – começará em Buenos Aires (Argentina) a 4 de Janeiro e terminará na mesma cidade no dia 17, após 13 etapas disputadas numa rota em forma de anel. Os 414 veículos inscritos terão de cobrir mais de 9.000 km de estradas, trilhas e dunas, através da Argentina, Chile e Bolívia.

  O Team PETRONAS De Rooy Iveco

Após ter conquistado o 2º lugar na edição de 2014 da prova, o holandês Gerard De Rooy irá liderar, de novo, a equipa, aos comandos de uma versão sleeper-cab da Iveco Powerstar. Aos 34 anos e tendo vencido o Dakar em 2012, o holandês regressa à prova com mais determinação e entusiasmo do que nunca, estando pronto a enfrentar os desafios extremos que o rali apresenta a cada ano.

 Numa segunda Powerstar estará o seu compatriota Hans Stacey, vencedor do Lisboa-Dakar em 2007 e membro do Team PETRONAS De Rooy Iveco desde 2011. O terceiro veículo, um day-cab Trakker Evolution 3, será conduzido pelo piloto espanhol Pep Vila, veterano dos ralis e um histórico no seio da equipa no Dakar.

  Os veículos de competição Iveco: robustez, fiabilidade e performance mesmo nos terrenos mais exigentes

A equipa holandesa contará com três veículos Iveco no Dakar de 2015: duas Powerstar (especificamente, um protótipo Strator construído na Holanda com base num chassis, mecânicas e cabina Iveco, inspirado no Powerstar, fabricado e comercializado pela Iveco Austrália) e um Trakker 4x4, fabricado em Espanha. Para além dos camiões de competição, o Team PETRONAS De Rooy Iveco conta com seis unidades Trakker de apoio e assistência (um 8x8, quatro 6x6 e um 4x4).

 O Iveco Trakker é um veículo de fora de estrada usado em pedreiras, com uma cabine totalmente nova, projectada para melhorar a condução e o conforto a bordo, elementos hoje reconhecidos como essenciais na produtividade e segurança de um veículo. Este veículo pode operar em terrenos acidentados e difíceis, tais como as superfícies que os condutores irão percorrer na América do Sul, apoiando-se em motores Cursor da FPT Industrial, que asseguram potência e fiabilidade. A principal característica do veículo é sua robustez, sendo que cada componente individualmente, logo desde o chassis em aço de elevada resistência, garante uma performance duradoura.

 O Trakker representa o conceito best in class, não só em termos de utilização diária, mas também nos ambientes mais desafiantes, tendo sido projectado para operar sob todas as condições meteorológicas e sobre todos os tipos de terreno, de estradas de terra a trilhas extremas de off-road, garantindo o máximo conforto, segurança e a potência.

 Os veículos estão equipados com três bacquets de competição, dotadas de cintos de segurança e barras de protecção. Possuem caixas de velocidades ZF que garantem desempenho e ergonomia, nelas incluindo-se transmissões manuais Ecosplit de 9 e 16 velocidades, equipadas com um sistema de servo-assistência do tipo servo-shift, que oferece uma experiência de condução mais confortável e segura, e as caixas automáticas Eurotronic de 12 e 16 velocidades, com selector de velocidades incorporado na coluna de direcção, melhorando o conforto do condutor.

 O Dakar representará uma ocasião importante para a Iveco testar a performance dos seus produtos em situação real, pois cada veículo irá ser sujeito a enormes desafios e enfrentar condições extremas, numa oportunidade de se testarem os seus níveis de fiabilidade e de performance.

  Os Motores

Todos os veículos Iveco presentes no Dakar 2015 estarão equipados com motores Cursor 13 da FPT Industrial, que geram até um máximo de 900 cv de potência. Graças à contínua investigação e desenvolvimento, o bloco Cursor 13 de seis cilindros em linha adopta as mais avançadas tecnologias disponíveis, nelas incluindo-se o mais recente sistema de injecção Common Rail HD, que garante pressões até aos 2.200 bar. Estes motores fornecem uma elevada potência, rapidez de resposta e alta densidade de potência, garantindo a máxima robustez e fiabilidade, bem como baixos custos de operação. Para garantir um alto nível de fiabilidade, a FPT Industrial analisa as suas mecânicas ao longo de milhares de horas de testes rigorosos, complementando-os com testes em condições reais, em competições e desafios desportivos extremos, como o Dakar.

  O Dakar 2015

A próxima edição disputar-se-á em três países da América do Sul – Argentina, Chile e Bolívia – entre os dias 4 e 17 de Janeiro. Começará em Buenos Aires (Argentina) e terá um percurso em forma anelar, até se atingir Iquique (Chile), regressando, de novo, à capital argentina. Para além da partida e final da prova, a Argentina irá contar com mais seis especiais. O resto da prova corre-se no Chile, havendo uma etapa na Bolívia, numa rota de 9.000 km que evolui através de uma paisagem de deserto e rochas.

 Tal como no ano passado, serão diferentes os percursos para automóveis, camiões, motos e quadriciclos. Particularizando, a rota dos camiões terá menos 1.000 km de modo a evitar que os veículos pesados passem pelas salinas da Bolívia. Esta decisão também resultou do desejo de se respeitar e proteger o ambiente nesta ao longo desta espectacular como extenuante prova. A presente edição conta com 414 veículos inscritos, entre 164 motos, 138 jipes, 48 quads e 64 camiões, envolvendo 665 pilotos, em representação de 53 países.

  Siga a equipa em www.iveco.com/dakar 

A Iveco está a ultimar os preparativos que irão manter os seus fãs actualizados ao longo de todo o rali, através do portal www.iveco.com/dakar. Ali poder-se-á saber tudo sobre os veículos do Team PETRONAS De Rooy Iveco, desde os preparativos que antecedem a prova, mas também seguir depois, passo a passo, a corrida, fruto das actualizações diárias feitas a partir da América do Sul. O site irá narrar uma jornada realizada na mais difícil e exigente prova de off-road do mundo.

 Publicado em inglês e espanhol, o portal terá actualizações diárias com os resultados alcançados pelo Team PETRONAS De Rooy Iveco’s, para além de outros conteúdos multimédia, obtidos directamente a partir da corrida em si.

 Em complemento, as redes sociais da Equipa – Facebook, Twitter e YouTube – serão actualizadas todos os dias, com todas as novidades da prova, resultados, vídeos e fotos. Há, ainda, uma área dedicada à história da Iveco no Dakar, numa retrospectiva dos sucessos da equipa nas estradas implacáveis de uma competição que, a cada ano, atrai milhões de espectadores.

 Finalmente, a secção “Do Dakar para o seu trabalho” oferece aos clientes Iveco a possibilidade de descobrir todos os conteúdos do modelo Trakker, conhecido por sua fiabilidade no trabalho quotidiano, em locais como pedreiras mas, também, em situações extremas como as do Dakar. Tal confirma que este tipo de evento é uma excelente oportunidade para se testar o desempenho e a fiabilidade do modelo sob condições extremamente desafiantes.

  A Iveco e o seu envolvimento desportivo

O Dakar é parte da bem mais abrangente estratégia de comunicação da Iveco, marca que, tendo em conta a sua forte identidade internacional e a contínua busca de iniciativas que correspondam com a sua vitalidade e energia, manteve sempre laços estreitos com o mundo da competição. O envolvimento da Iveco no Dakar reforça a forte ligação da marca com os principais nomes do desporto internacional. Entre as mais recentes colaborações inclui-se uma vasta gama de iniciativas desportivas, incluindo uma parceria com a formação australiana All Blacks, campeã da Taça do Mundo de Rugby, e o papel da Iveco como Fornecedora Oficial de equipa de competição da Ferrari.

  Dakar 2015 – A Equipa

  Iveco nº 501
Gerard De Rooy – Piloto (Holanda)
Jurgen Damen – Navegador (Bélgica)
Darek Rodewald – Mecânico (Holanda)

  Iveco nº 504
Hans Stacey – Piloto (Holanda)
Serge Bruynkens – Navegador (Bélgica)
Bernard der Kinderen – Mecânico (Holanda)

  Iveco nº 509
Pep Vila Driver – Piloto (Espanha)
Xavi Colome Roqueta – Navegador (Espanha)
Michel Huisman – Mecânico (Holanda)