segunda-feira, 31 de março de 2014

Vitória em TT1 e 2º lugar à geral

• Infelicidade volta a bater à porta de António Maio

 A equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy esteve em destaque no Raid TT da Ferraria, que este fim-de-semana se disputou na vila alentejana do Gavião, ao colocar Sebastian Buhler como vencedor da classe TT1, com o novo recruta da equipa a alcançar ainda um notável 2º lugar absoluto, tendo em conta que o piloto participou na prova com uma moto de apenas 250cc.

 A equipa viu, todavia, a infelicidade bater de novo à porta de António Maio que sofreu uma queda aparatosa ainda na fase inicial da corrida. Socorrido numa primeira fase pelos adversários que o seguiam em pista, Hélder Rodrigues e Rúben Faria, entre muito outros, o piloto seria posteriormente transportado para o hospital onde felizmente não foram detetadas fraturas e o seu estado de saúde não inspira cuidados.

 O piloto e a equipa agradecem todo o apoio recebido e enaltecem o espirito de solidariedade que foi muito para além do mero dever de circunstância. Apesar de ainda muito combalido António Maio não deixa de “enviar um muito obrigado a todos os que me apoiaram neste momento mais complicado. Foi bom sentir a enorme amizade e preocupação sincera daqueles que connosco competem”.

 O piloto de Alcoutim Luís Teixeira completou a boa prestação de Sebastian Buhler ao ser o 2º classificado da classe TT3, enquanto David Ferreira cumpriu com sucesso a sua primeira participação pela equipa. Já Frederico Fino, que permaneceu quase uma hora com António Maio até este ser evacuado, entendeu que já não se justificava nem tinha condições para prosseguir a sua participação na prova.

 Para Sebastian Buhler, que está a fazer a sua primeira temporada completa na modalidade “esta vitória é muito importante. Acho que andei bem, diverti-me bastante mas também tive uma queda que felizmente não teve consequências, para além de estar um pouco dorido. Estou muito satisfeito com a equipa e da sua estrutura extremamente profissional que me proporcionou as condições para alcançar este resultado, entre outras coisas através da excelente Yamaha YZ 250F com que estou a competir e da sua notável suspensão Reiger, que faz uma enorme diferença em relação aquilo a que estava habituado”.

 Também Luís Teixeira se congratulou pela entrada “neste novo projeto, onde estou muito satisfeito pela Yamaha YZ que tenho à minha disposição e pelo trabalho que nela tem sido feito pelo Fernando Pinhel. Estou certo de que ainda iremos conseguir fazer bastante melhor, mas este 2º lugar foi já um bom prémio para o nosso esforço”.

 Ainda bastante abalado pela pouca sorte de António Maio, Frederico Fino destacou que “toda a equipa deseja ao António uma rápida recuperação e desejamos vê-lo o mais rapidamente possível de regresso aos treinos e às competições. Pela minha parte depois de ter estado junto do António e vê-lo partir para que a sua situação fosse avaliada no hospital não tinha condições para prosseguir em prova”. 

A próxima etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o Ervideira Rali TT disputa-se a 25 e 26 de Abril, em Reguengos de Monsaraz.

Mário Patrão entrou a ganhar na nova temporada de Todo-o-Terreno

Hexacampeão Nacional dominou a competição na Ferraria

 Mário Patrão entrou com o pé direito na temporada de 2014 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, por ocasião da primeira jornada, disputada nos percursos alentejanos da Ferraria, no município de Gavião.

 Depois da recente participação na maior prova de Todo-o-Terreno do mundo, o Dakar, o piloto de Seia concentrou forças na preparação de mais uma temporada nacional e, apesar de não se encontrar a cem por cento, surgiu na Ferraria determinado a manter em sua posse o título de “Mr. Baja”. Mais rápido na passagem pelo prólogo de 45 quilómetros na tarde de Sábado, “batendo” a concorrência mais direta em 37,4 segundos, Mário Patrão continuou a ganhar vantagem na manhã de Domingo para terminar com uma margem de segurança final na ordem dos 4m29s para o segundo classificado.

  “Foi uma grande prova, entrei rápido no Sábado e quis estar toda a prova ao ataque. Na primeira volta de Domingo consegui estar igualmente rápido e a uma dada altura soube que tinha margem de segurança para poder fazer uma prova mais tranquila até ao final. É sempre importante entrar a vencer, a confiança e a motivação sobem com os resultados e assim espero continuar a progredir. Este é um ano de grandes apostas, vamos por isso trabalhar junto com toda a equipa e patrocinadores para estarmos sempre no melhor caminho”, salientou o piloto do Crédito Agrícola, RR-Motos e Suzuki.

 A próxima prova do “Nacional” de Todo-o-Terreno acontece a 25 e 26 de Abril em Reguengos de Monsaraz.

Campeões impõem-se no arranque do Campeonato Nacional de TT

• Mário Patrão (Motos), Beto Borrego (Quads) e Nuno Tavares (Buggy/UTV) foram os vencedores

 O Raid TT da Ferraria, que este fim de semana se disputou tendo a vila de Gavião como seu centro nevrálgico, viu os campeões nacionais de 2013 confirmarem o seu estatuto ao vencerem prova inaugural do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Depois dos 40 quilómetros de setor seletivo da primeira etapa onde Mário Patrão (Motos) e Beto Borrego (Quads) já tinham sido os mais rápidos, domínio que se acentuou no dia seguinte, foi na competição Buggy/UTV onde se assistiu a uma maior animação na luta pelas primeiras posições e onde o campeão Nuno Tavares acabou por se impor.

  Patrão ganha e Maio volta a cair

Numa prova onde se esperava assistir a novo duelo Patrão vs Maio, cedo se percebeu que o piloto da Yamaha vinha condicionado pelo acidente sofrido na semana anterior. Infelizmente para António Maio e para a corrida, o piloto voltou a sofrer uma violenta queda, que acabaria por condicionar a corrida de vários pilotos que pararam para o socorrer e que apesar de o novo sistema GPS ter permitido que o tempo de paragem lhes fosse descontado, o certo é que muitos partiram psicologicamente condicionados para os quilómetros que se seguiram.

 Aos comandos da sua Suzuki, o atual campeão nacional Mário Patrão foi claramente o mais rápido nas duas rodas, seguido do jovem Sebastian Buhler, colega de equipa de Maio na Yamaha, que de forma notável levou a sua moto da Classe TT1 a um brilhante lugar no pódio. Terceira posição para o também vencedor da classe TT3, Fauto Mota (KTM). O atual campeão TT1, Domingos Santos (Damotor) terminou a prova na 4ª posição, à frente de Hélder Rodrigues (Honda), enquanto Ruben Faria (KTM) terminou na 7ª posição. De salientar que foram estes dois consagrados pilotos os primeiros a parar para socorrer António Maio e que junto dele permaneceram durante largos minutos. De acordo com as mais recentes informações a queda de António Maio, apesar de violenta e de ter deixado o piloto bastante combalido, não originou nenhuma fratura.

  Beto Borrego confirma favoritismo entre os Quads

 Crónico vencedor na competição destinada aos Quad, Beto Borrego (Yamaha), o atual campeão, confirmou a seu grande favorito. A sua prova ficaria todavia marcada por um acidente, logo na fase inicial do percurso, que deixou a sua Yamaha sem travões nas rodas dianteiras. Isso não o impediu de ir alargando a sua vantagem para o piloto que terminou na segunda posição, o regressado Ricardo Carvalho (Yamaha), antigo campeão da modalidade, que se cifrou no final em 5m42s. Com 3m39ss de desvantagem para o 2º classificado terminou Rui Cascalho (Yamaha) no derradeiro lugar do pódio. 4º lugar e vitória entre os veteranos para António Moreira (Yamaha), enquanto nas posições seguintes ficaram Dinis Fortunato (Honda) vencedor da Classe Promoção e Miguel Nina (Suzuki), piloto que triunfou na classe Stock.

  Competição muito animada nos Buggy/UTV 

Na competição destinada aos Buggy & UTV, a terceira corrida do fim-de-semana a ser disputada e toda ela sob uma forte carga de água, o triunfo acabou por pertencer ao campeão Nuno Tavares (Polaris 900) que se impôs face aos irmãos espanhóis Robert e Teo Viñaras, ambos em Polaris 1000. Depois de uma primeira etapa marcada por uma má escolha de pneus a dupla campeã de 2012, João Lopes/Bruno Santos (Polaris 1000) rubricou o 2º melhor tempo na etapa de Domingo e ascendeu ao 4º lugar, a apenas 10s da derradeira posição do pódio.

 Com as cinco primeiras posições separadas por apenas 2m23s, fechou este Top 5, Jorge Monteiro, o regressado campeão de 2010 que, aos comandos de um CanAm, foi o primeiro a quebrar a hegemonia dos Polaris. Excelente sexto lugar para o estreante Luís Morais (Polaris) que se impôs face ao Rage de Bruno Martins.

 Vitória na Classe Buggy para António Ferreira num Rage Sport, numa corrida que teve ainda a estreante Rita Oliveira a triunfar entre as senhoras e onde a dupla Dorothee Ferreira/Bernardette Vanderschelden foi forçada a abandonar, vítima de acidente na segunda etapa.

 A próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o Ervideira Rali TT disputa-se a 25 e 26 de Abril, em Reguengos de Monsaraz.

sábado, 29 de março de 2014

Elisabete Jacinto sobe ao pódio em Marrocos

Elisabete Jacinto termina a sua sexta participação no Rallye Aicha des Gazelles com mais uma subida ao pódio. Hoje na cerimónia de entrega de prémios, que se irá realizar em Essaouira, a portuguesa vai receber pela quinta vez um troféu daquela que é a maior prova de todo-o-terreno do mundo exclusivamente destinada às mulheres.

 A dupla inscrita pela equipa oficial da Volkswagen Vehicules Utilitaires, composta por Elisabete Jacinto e Valérie Dot, fez uma recuperação brilhante na derradeira jornada da prova ao realizar o melhor percurso do dia. Foi com este triunfo na sexta e última etapa que a equipa conseguiu alcançar o tão ambicionado segundo posto da classificação final. Em primeiro lugar ficou a dupla com o número 161, formada pela britânica Jeanette James e pela francesa Anne Marie Borg, também elas da equipa Volkswagen.

 Elisabete Jacinto iniciou a competição de forma cautelosa, mas com o decorrer da competição foi diminuindo gradualmente a diferença que tinha relativamente às suas mais diretas opositoras. A dupla luso-francesa fez uma gestão refletida da prova, todavia, os problemas mecânicos que se manifestaram na Volkswagen Amarok no final da segunda etapa maratona deixaram alguma preocupação. Foi o engenho e persistência da equipa que permitiu a superação de todas as dificuldades. Apesar das contrariedades Elisabete Jacinto e Valérie Dot terminaram em terceiro lugar a exigente etapa maratona marcada pela travessia do Erg Chegaga e continuaram a sua aproximação aos lugares da frente.

 No final, todo o esforço foi compensado e Elisabete Jacinto mostrou-se satisfeita por alcançar mais um troféu: “este rali foi, sem dúvida, muito bem disputado e com uma organização notável. Foi uma prova muito emocionante e bastante renhida pois o nível de competitividade das concorrentes é muito elevado. Relativamente à nossa prestação acho que estivemos bem. Talvez uma ou outra decisão que tomamos que não tenha sido a melhor e com isso comprometemos a nossa vitória. O meu objetivo era vencer, no entanto ainda não foi possível. Sinto que se continuar a aperfeiçoar o meu trabalho posso fazer melhor e sei que posso ganhar este rali. De qualquer forma, neste momento, tanto eu como a Valérie estamos muitos felizes com a posição alcançada porque a prova foi, de facto, muito difícil”, afirmou Elisabete Jacinto.

 A 24ª edição do Rallye Aicha des Gazelles chegou ao fim. Foram oito dias de competição onde a dureza dos percursos não demoveu as 320 participantes de superarem todos os obstáculos e chegar ao fim desta aventura. No final da cerimónia de entrega de prémios ficará, por certo, a promessa do regresso.

Mário Patrão, Beto Borrego e Teo Viñaras lideram no arranque do Nacional de TT

Disputou-se hoje a primeira etapa do Raid TT da Ferraria, a prova inaugural do Campeonato nacional de Todo-o-Terreno. Nos 40 quilómetros de setor seletivo os mais rápidos nas três categorias foram Mário Patrão (Motos), Beto Borrego (Quads) e Teo Viñaras (Buggy/UTV).

  Duelo Patrão vs Maio nas duas rodas

Aos comandos de uma Suzuki, o atual campeão nacional Mário Patrão foi claramente o mais rápido nas duas rodas, mas António Maio (Yamaha) vem de uma semana atribulada onde se tentou da melhor forma possível recompor de um acidente no fim-de-semana passado no Troféu Yamaha. Terceiro tempo para o jovem Sebastian Buhler, colega de equipa de Maio na Yamaha, que foi também o mais rápido da Classe TT1. Na classe TT3 o melhor tempo pertenceu a Pedro Afonso em KTM, 6º da classificação geral, à frente de Ruben Faria (KTM), enquanto Hélder Rodrigues averbou o 4º tempo.

  Beto Borrego confirma favoritismo entre os Quads

 Crónico vencedor na competição destinada aos Quad, Beto Borrego (Yamaha), o atual campeão, confirmou a seu grande favorito. O 2º melhor tempo foi para o regressado Ricardo Carvalho (Yamaha), antigo campeão da modalidade, a 2m24s de Beto Borrego e com 22s de vantagem para Rafael Acúrcio (Suzuki). Destaque para o 5º tempo de Ricardo Sousa (Yamaha), atual campeão de Quad Cross.

  Espanhóis dominam Buggy/UTV

 Na competição destinada aos Buggy & UTV o domínio pertenceu aos irmãos espanhóis Teo e Robert Viñaras, com o atual campeão Nuno Tavares a averbar o 3º tempo. Destaque para o facto de ao nível de marcas o domínio da Polaris ter sido avassalador, colocando oito viaturas no Top 10.

 O Raid TT da Ferraria termina amanhã com uma dupla passagem por um percurso com 80 km.

Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy em destaque na 1ª etapa

Na 1ª etapa do Raid TT da Ferraria, que esta tarde se disputou, a equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy esteve em destaque, colocando dois dos seus pilotos nos três primeiros lugares. António Maio, ainda em recuperação de uma queda sofrida no passado fim-de-semana, averbou o 2º tempo, enquanto o jovem Sebastian Buhler registou a terceira melhor marca nos 40 quilómetros de troço seletivo, com que arrancou a primeira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2014.

 Para além da boa prestação desportiva, alicerçada ainda no facto de Sebastian Buhler ter sido o mais rápido da Classe TT1 e António Maio e Luís Teixeira os segundos mais rápidos, respetivamente da Classe TT2 e TT3, a formação liderada por Frederico Fino e Fernando Pinhel mantém a tradição de ser aquela que maior número de pilotos inscreve nas provas da modalidade, tendo-se apresentado na prova alentejana com cinco pilotos.

 Para António Maio “este não era o início de temporada que eu desejava, mas depois de ter sido obrigado a passar a maior parte da semana a recuperar de uma queda, sinto que o meu esforço foi recompensado e estou satisfeito com a minha prestação de hoje. Amanhã vou tentar ser ainda mais rápido e lutar pela vitória”.

 Para Sebastian Buhler “este novo projeto é muito interessante e estou bastante satisfeito com a minha prestação. Diverti-me imenso num troço que era um misto de areia e terra, muito do meu agrado”.

 Como responsável de equipa, mas também piloto, Francisco Fino mostrava-se no final da 1ª etapa “muito satisfeito com a prestação global da equipa. A mim, a etapa não me correu particularmente bem, mas cá estarei amanhã para tentar retificar”.

 Depois de hoje ter sido disputado um troço de quarenta quilómetros, a 27ª edição do Raid TT completa-se amanhã com uma dupla passagem por um percurso com 80 km.

Ruben Faria de regresso à competição

No arranque da edição 2014 do Campeonato Nacional TT Ruben Faria regressou igualmente hoje à competição depois do acidente que o colocou foram do Dakar 2014. A primeira prova da nova temporada realiza-se este fim-de-semana na região alentejana do Gavião, em mais uma edição do Raid TT Ferrarria. 

Neste primeiro dia de competição os pilotos enfrentaram uma única passagem a um sector selectivo com 45 quilómetros de extensão, percurso no qual Ruben Faria foi o sétimo classificado aos comandos da KTM 350 com que vai estar presente no campeonato interno em 2014. No final o piloto de Olhão perdeu dois minutos e 28 segundos para o primeiro classificado, terminando o dia na sétima posição.

  ‘Não posso dizer que foi um bom início, mas ao mesmo tempo não posso me esquecer que não ando de moto em ritmo competitivo desde a queda do Dakar. Fisicamente estou bem mas faltam-me alguns automatismos no andar de moto, especialmente com estas motos mais pequenas e leves. Mas correu tudo bem, não quis correu demasiados riscos com uma moto que mesmo sendo excelente perde para as 450 nas longas rectas do Alentejo.’

 Amanhã Ruben Faria e a restante caravana do campeonato nacional de TT enfrentam uma dupla passagem a um sector selectivo mais longo – 80 quilómetros de extensão – que decidirá a classificação final desta primeira prova do campeonato nacional 2014.

  ‘Amanhã será um dia mais longo mas muito semelhante em termos de traçado. Quero acima de tudo chegar ao final em segurança e recuperar o meu ritmo. Na passada semana estive na Áustria em treinos fisicos com a equipa, agora falta apenas ganhar ritmo, algo que os quilómetros ajudam a aparecer naturalmente.’

 Ruben Faria está assim de volta à competição depois do Dakar 2014, amanhã tentar recuperar da sétima posição em que terminou hoje a jornada de abertura.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Nacional de TT arranca no Gavião

• Mário Patrão, Beto Borrego e Nuno Tavares defendem os títulos 
 • Hélder Rodrigues e Ruben Faria presentes na prova alentejana 
• Competição Buggy/UTV promete muita animação

 Depois de quase cinco meses de interregno, o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno está de regresso. A vila do Gavião recebe este fim-de-semana a primeira jornada desta temporada de 2014, numa corrida organizada pelo Clube Ferraria.

  Duelo Patrão vs Maio. Pilotos do Dakar são outsiders

Aos comandos de uma Suzuki, o atual campeão nacional Mário Patrão surge naturalmente apostado em defender um título para o qual terá como principal adversário António Maio, em Yamaha, com quem travou um duelo na temporada passada onde apenas um segundo foi determinante na decisão do título. Luís Ferreira que, aos comandos de uma KTM, chegou a cotar-se como o mais forte candidato ao título, acabou por abdicar depois de uma queda em Proença/Oleiros e este ano optou por não disputar o campeonato.

 O Raid TT da Ferraria terá, entretanto, como um dos seus vários polos de interesse, a presença, pontual em termos de CNTT, dos pilotos de fábrica dos construtores Honda e KTM, Hélder Rodrigues e Ruben Faria, ambos a competirem na classe TT2, tal como Patrão e Maio. Poucas serão as provas, por esse mundo fora, que poderão ostentar na sua lista de inscritos, pilotos desta nomeada.

 Entre as novidades para esta temporada, de destacar o facto de Sebastian Buhler passar a integrar a equipa da Yamaha, disputando a classe TT1, juntamente com o atual campeão Domingos Santos e o seu mais direto adversário David Megre (KTM). Na classe TT3, o campeão Fidelino Rino (Yamaha) terá como principais adversários, Luís Teixeira, ele que foi o campeão em 2012 e que este ano integra a equipa Yamaha e os veteranos Pedro Afonso e Fausto Mota ambos em KTM.

  Beto Borrego é favorito entre os Quads

 Crónico vencedor na competição destinada aos Quad, Beto Borrego, o atual campeão, continua a ser o grande favorito. De salientar que, nesta disciplina, estão ausentes, nesta prova de abertura, o atual vice-campeão André Mendes, bem com Ruben Alexandre ou André Carita, piloto que triunfou na Baja 500 Portalegre. A grande novidade é o regresso do antigo campeão Ricardo Carvalho, a quem Beto Borrego sucedeu, em 2011, na equipa Yamaha. Outros nomes a ter em linha de conta para 2014, são os dos pilotos Rui Cascalho, Rafael Acúrcio e Luís Engeitado, o campeão Stock 2013.

  Buggy/UTV prometem espetáculo

Para os Buggy & UTV, a mais jovem disciplina da modalidade, esta será a sua quinta temporada e se dúvidas ainda subsistissem de que está plena de pujança e fortemente competitiva, a lista de inscritos da prova organizada pelo Clube Ferraria é bem esclarecedora. São perto de três dezenas os inscritos, quando em 2013 quase nunca se atingiu a vintena e são inúmeras as novidades. O grande destaque vai – e isso já era naturalmente previsível – para a enorme proliferação dos novos Polaris RZR 1000, cujas primeiras unidades começaram a competir em finais do ano passado.

 Todavia e ao contrário do que aconteceu na passagem do RZR 800 para o RZR 900, onde de um ano para o outro os primeiros desapareceram totalmente de cena, esta transição para o RZR 1000 promete ser mais progressiva. Em boa parte pela dificuldade administrativa na legalização das novas máquinas, mas também porque há quem entenda que é necessário um maior desenvolvimento até que o Polaris 1000 esteja simultaneamente competitivo e fiável. A primeira jornada do campeonato irá por certo ser esclarecedora ou não a esse respeito. Certo é que já estão perto de uma dúzia de Polaris 1000 em Portugal mas apenas metade deles irão apresentar-se no Raid TT da Ferraria.

 O campeão Nuno Tavares é um dos pilotos que ainda irá utilizar o RZR 900 tal como João Dias, sendo que ambos são fortes candidatos ao título. Já João Lopes, o campeão 2012, é dos que aposta no novo modelo, tal como os dois irmãos espanhóis Viñaras, sendo que Roberto foi o vice-campeão de Portugal em 2013, Vítor Santos (que tal como João Lopes foi campeão nos Quad), Carlos Esteves e Carlos Miranda. De regresso ao Campeonato está Jorge Monteiro, o primeiro campeão da disciplina, que apesar de já ter o seu Polaris RZR 1000, irá competir, por agora, com o CanAm Maverick que estreou na Baja 500 Portalegre.

 Outra grande novidade para 2014 tem a ver com a existência de campeonato separados para UTV e Buggys para além do campeonato absoluto. O franco crescimento, em qualidade e quantidade destes últimos, assim o justificou. Também aqui há muitas novidades, imediatas e futuras. Para já são novas as máquinas que vão apresentar António Estevão e o regressado Pedro Mendes, bem como o Rage Comet do piloto português radicado em Moçambique, Pedro Perino, que se juntam ao M-Trux Baja Proto de João Matias e ao cada vez mais consistente Rage Sport de António Ferreira.

 Nos UTV e para além da grande maioria de pilotos que irá competir com o amaricano Polaris teremos, nesta prova de abertura da temporada e para além do já citado CanAm de Jorge Monteira, o Rage Nytro que vai ser utilizado apenas nesta prova pelo actual representante do construtor inglês em Portugal, Bruno Martins ele que irá utilizar a partir do Vinhos Ervideira um buggy Rage Comet, igual ao de Pedro Perino. A estes juntam-se ainda os Articat de Pedro Antunes e Pedro Baiona.

 Como se pode verificar pelo que acabámos de enumerar são tantos os argumentos a confirmar o crescendo desta disciplina que até dá para perder o folego. A prova da Ferraria promete e o campeonato também. Prognósticos para vencedores são mesmo muito complicados, já que para isso não chegam os dedos de uma mão.

 A nível regulamentar, uma novidade significativa prende-se com a utilização obrigatória de um sistema GPS de localização, que permite saber o posicionamento de cada piloto no percurso, e inclusive comunicar com ele em caso de paragem. Este sistema otimiza a segurança nas provas, pois em caso de acidente possibilita uma deslocação de meios de apoio mais rápida e eficaz.

 Quanto ao Raid TT da Ferraria em si, compreende um troço de quarenta quilómetros no sábado e uma dupla passagem por um percurso com 80 km no Domingo.

Mário Patrão inicia na Ferraria nova defesa dos títulos de Todo-o-Terreno

Senense tem em sua posse o maior número de títulos consecutivos

 Tem início este fim-de-semana mais uma temporada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, competição que tem como “homem-líder” o piloto Mário Patrão, seis vezes Campeão Nacional Absoluto consecutivas.

 Novamente aos comandos de uma Suzuki, num projeto vivamente apoiado pela instituição financeira Crédito Agrícola, Mário Patrão surge na Ferraria pronto para manter em sua posse o domínio do Todo-o-Terreno nacional, num ano em que a aposta internacional se afirma igualmente preponderante.

  “Vamos dar início a mais uma temporada desportiva de Todo-o-Terreno, preparei-me para estar na Ferraria pronto para um bom desempenho, ainda que derivado à minha recente participação no Dakar muito trabalho tenha sido feito de última hora. Estou confiante, a equipa trabalhou bem e junto com todos os patrocinadores e todos os meus apoiantes creio que podemos fazer um grande trabalho em 2014”, salientou o piloto de Seia.

 A ação na Ferraria, no município de Gavião, tem início este Sábado, 29 de Março, com um Prólogo de 45 quilómetros, enquanto no Domingo os concorrentes enfrentarão em duas voltas um percurso de aproximadamente 80 quilómetros desenhado nas planícies alentejanas.

Elisabete Jacinto vence etapa final

Elisabete Jacinto e Valérie Dot terminaram com uma vitória a sua participação no Rallye Aicha des Gazelles, resultado que lhes permitiu subir ao segundo lugar absoluto da classificação geral. A equipa realizou o percurso da sexta e última etapa, que tinha como distância ideal 120 quilómetros e oito pontos de validação obrigatória, de forma quase perfeita fazendo um desvio de apenas 4,7 km do trajeto em linha reta. Com esta vitória Elisabete Jacinto e Valérie Dot subiram três lugares na tabela geral e terminam esta grande competição feminina no ambicionado pódio.

 Ultrapassados os problemas mecânicos que inquietaram a dupla luso-francesa na última parte da segunda etapa maratona, Elisabete Jacinto e Valérie Dot partiram para a jornada final com a perseverança que as caracterizou ao longo de todo o rali. Foi com este espírito que cumpriram toda a etapa sem falhas e conseguiram alcançar o segundo lugar: “o dia correu-nos muito bem. Os mecânicos trabalharam com afinco no nosso carro e conseguiram resolver a fuga de óleo derivada dos problemas no cárter. Assim, partimos confiantes que as coisas iam correr bem. E foi isso que aconteceu. Fizemos uma etapa com calma e sem pressões, boas escolhas de trajeto e estamos muito felizes com a classificação final. Nunca baixámos os braços e os resultados estão à vista”, contou Elisabete Jacinto.

 A grande festa final do 24º Rallye Aicha des Gazelles terá lugar amanhã em Essaouira com a grande cerimónia de entrega de prémios e a gala onde as participantes vão poder festejar o encerramento de mais uma edição deste magnifico rali.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Elisabete Jacinto no Top5 apesar de problemas mecânicos

Elisabete Jacinto e Valérie Dot continuam convictas que a conquista de um lugar de pódio no Rallye Aicha des Gazelles está ao seu alcance. Apesar dos problemas mecânicos que, já na reta final, surgiram na Volkswagen Amarok, a dupla luso-francesa completou a quinta etapa da competição - uma longa e exigente jornada maratona de dois dias em completa autonomia – em terceiro lugar. Com este resultado a equipa mantém a quinta posição da geral e tudo está em aberto na luta pelos primeiros lugares. A diferença de Elisabete Jacinto para o segundo posto, ocupado por Catherine Houlés e Mèlanie Suchet, é de apenas 2,23 pontos.

 A dupla da Volkswagen Amarok número 160 ultrapassou com sucesso o percurso proposto que tinha como distância ideal 300 quilómetros, tendo validado os 14 pontos de passagem obrigatórios, mas mesmo antes de chegar ao último CP a equipa deparou-se com um problema no cárter do motor que teve uma fuga de óleo.

 Com muito engenho e tenacidade Elisabete Jacinto e Valérie Dot conseguiram terminar a etapa: “esta jornada maratona foi uma emoção. O primeiro dia correu muito bem e fizemos todo o percurso sem problemas. Na segunda parte da maratona estávamos a fazer um bom trajeto, mas quando chegámos à última bandeira reparámos que o motor estava a perder óleo. A fuga era pequena e, por isso, íamos parando para colocar óleo. A determinada altura o motor começou a aquecer demasiado e foi o enorme espirito de equipa deste rali que nos salvou porque acabamos por ter que ser rebocadas por outras concorrentes até ao acampamento” afirmou Elisabete Jacinto.

 Elisabete Jacinto e Valérie Dot cumprem hoje a sexta e última etapa do 24º Rallye Aicha des Gazelles que começa e termina em Foum-Zguid. Depois da jornada de hoje as participantes dirigem-se a Essaouira onde terá lugar a habitual festa de entrega de prémios.

Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy aposta em todas as frentes

Com a temporada TT de 2014 prestes a arrancar, a equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy mantém a tradição de ser aquela que maior número de pilotos inscreve nas provas da modalidade. Todavia a formação liderada por Frederico Fino e Fernando Pinhel acrescenta este ano mais uma particularidade ao apresentar pilotos em todas as classes.

 Para a 27ª edição do Raid TT da Ferraria, competição que se disputa no próximo fim-de-semana, 29 e 30 de Março, naquela que será a primeira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2014, a equipa conta na Classe TT2 com Frederico Fino e António Maio, sendo este último um crónico candidato ao triunfo em todas as provas que disputar.

 As maiores novidades da equipa surgem todavia nas Classe TT1 e TT3, onde Sebastian Buhler e Luís Teixeira são candidatos às primeiras posições nas respetivas classes, sendo que Luís Teixeira foi já campeão em 2012.

 Fazendo também estreia na formação da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy, bem como no Campeonato Nacional, David Ferreira é a sua aposta para a Classe Promoção. O piloto alentejano tem sido ainda um excelente reforço da equipa na árdua tarefa de preparação da sua estrutura para esta temporada que se apresenta com sete provas no seu calendário. Embora não podendo comparecer a esta prova de abertura da temporada a equipa conta ainda com Rui Ventura piloto que compete na Classe Veteranos. 

Para 2014 a equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy conta com motos totalmente novas, cujos primeiros testes estiveram a cargo de Frederico Fino nas duas derradeiras competições de 2013. Novidade são também os apoios dados à equipa pela OZ energia, Multiplay, Polisport e AQD, que se juntam aos já existentes no ano passado e que transitaram para esta temporada que arranca no próximo fim-de-semana no Alentejo.

 Para Frederico Fino “este número tão elevado de pilotos que a equipa inscreve tem naturalmente a ver com a qualidade da estrutura que os apoia, da excelência das motos Yamaha, mas também do ambiente extremamente agradável que a equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy consegue criar nestas provas”.

 A 27ª edição do Raid TT da Ferraria compreende um troço de quarenta quilómetros no sábado e uma dupla passagem por um percurso com 80 km no Domingo.

Dakar 2015 será exigente

Após a apresentação do Dakar 2015 decorrida ontem em Paris são muitos os pilotos que começam já a pensar naquela que será a 37ª edição da mediática prova. A América do Sul será mais uma vez o cenário da competição, com partida e chegada em Buenos Aires depois de 9.000 quilómetros de competição e um total de 13 etapas desenhadas em três países distintos: Argentina, Bolivia e Chile.

 A prova será realizada entre os dias 4 e 17 de Janeiro e ao longo da competição todas as categorias irão enfrentar etapas-maratona, já conhecidas nas motos e moto 4, mas agora também destinadas aos automóveis e camiões. Uma grande maratona onde mais uma vez Ruben Faria irá estar presente.

  ‘O Dakar 2015 será mais uma vez exigente, sem dúvida. Vamos percorrer uma quilometragem total muito semelhante ao que estava desenhado em 2014, mas o regresso à Argentina irá abrir a corrida muito mais, pois os pilotos mais velozes terão certamente mais pistas para brilhar. A Bolivia e o Chile voltam a receber a prova, com etapas complicadas, especialmente as desenhadas a maior altitude que irão ser mais desgastante para a mecânica e para nós pilotos. Mas de uma forma geral é um Dakar duro que está novamente em perspectiva.’

Ruben Faria faz parte da equipa KTM que ao longo do ano 2014 irá preparar a participação na prova, defendendo as vitórias conquistadas nos últimos anos pela dupla Després e Coma, este o vencedor em 2014. Mas Ruben Faria quer também ele estar na melhor forma na hora do arranque da edição 2015 depois do abandono em 2014.

  ‘Este ano abandonei cedo demais, mas é um assunto que está esquecido. No meu programa a longo de 2014 estão previstas várias provas internacionais e muitas sessões de testes. Já estivemos em Espanha a testar novas soluções na moto e na Áustria para nos prepararmos fisicamente. São muitos meses de trabalho que temos pela frente e quero estar a 100% quando começar o Dakar 2015.’

 Ruben Faria terminou em 2013 no segundo lugar naquela que foi a melhor prestação de sempre de um piloto português no Dakar, posição que quer melhorar em 2015, num Dakar aliciante e duro como foi ontem apresentado em Paris.

Owaid Mansi e Hamad Nasser vencem o Ha'il International Rally

• Khalaf Joan Al-Shammeri edged into second; Al-Shuhail in third 

• Abdul Majeed Khulaifi wins bike/quad category on a Kawasaki

 The Saudi Arabian duo of Owaid Mansi and Hamad Nasser snatched victory from Khalaf Joan Al-Shammeri and Joan Al-Shammeri on the final selective section of the FIA-sanctioned Ha’il International Rally, Saudi Arabia’s premier off-road motor sport event, across the An Nafud desert on Thursday.

 They reached the finish of the 146.02km section at Kna’ in a time of 2hr 19min 07sec and that was sufficient to overhaul their fellow Toyota Land Cruiser rivals to take the biggest win of their careers. Ahmed Al-Shuhail set the quickest time on the final section to confirm third overall in his Nissan.

  “The rally was very strong this year and the organisation was far better than in previous years,” said Khalaf Joan, who stopped on Wednesday’s stage to check that Khalid Al-Jafla was okay when he ground to a halt with mechanical issues and that sporting gesture may well have cost him the title.

  “There has been a very strict compliance with the FIA regulations, which is a good step for this event and for the sport in the region. There were lots of changes on the leader board and that made it very interesting. I’m delighted to finish in this position, but one place higher would have been even better.” 

Once all the time penalties and route vagaries had been assessed, Khaled Joan Al-Shammeri began the final 146.02km with a slender lead of just 1min 13sec over Owaid Mansi after nearly 13 hours of racing. Ahmed Al-Suhail was promoted to third when Mutair Al-Shammeri was handed a hefty time penalty and Salman Al-Shammeri was fourth. Ahmed Al-Sabban had made steady progress as the event progressed and started the last stage in eighth overall with his Ford Raptor.

 Ibrahim Al-Muhanna made the early running from the start at Dlehan and was the quickest driver at the second passage control, the Nissan man running a mere one-second quicker than Al-Shuhail. Overnight leaders Khaled Joan and Owaid Mansi were down in 13th and 11th positions and Mansi had earned the unofficial overall lead.

 Al-Shuhail claimed the virtual stage lead at PC3 from Muhanna and Ahmed Al-Sabban, but the two leaders were struggling as the pressure intensified at the top of the leader board over the closing kilometres. Al-Shuhail held on to claim the stage win by 3min 10sec from Al-Muhanna and guaranteed himself at least third overall. But Mansi stayed far enough ahead of Khalaf Joan to claim the win.

 Meshal Al-Khaledi headed into the final selective section with a lead of 18min 46sec over Abdul Majeed Khulaifi in the motorcycle and quad category. The Saudi Yamaha rider just needed to stay out of trouble over the closing kilometres to record the biggest win of his career. Hamid Al-Hedyyan started the last stage in third overall.

 But Al-Khaledi failed to reach the first passage control and this handed the virtual overall lead to Khulaifi who held third on the special at PC2 behind Ahmed Al-Nasser and Al-Hedyyan. Al-Nasser held on to comfortably win the final stage and Al-Khaledi confirmed the overall win.

 This year’s event was organised by the Saudi Arabian Motor Federation (SAMF) and was staged under the patronage of His Royal Highness Prince Saud Bin Abdul Mohsen Bin Abdul Aziz, Governor of Ha’il, President of the Supreme Commission for Ha’il Development and the Head of the Supreme Commission of the Ha’il Rally.

 Cars tackled a total of 856.70km of competition in a route of 1,685.83km. Bikes raced across 455.14km in a shorter route of 1,523.94km

 The SAMF runs under the chairmanship of His Royal Highness Prince Sultan Bin Bandar Al-Faisal and the event was organised in conjunction with the High Authority for the Development of Ha’il.

 Positions after final leg – Thursday (unofficial @ 13.15hrs):

*Cars

1. Owaid Mansi (SAU)/Hamad Nasser (SAU) Toyota 15hr 18min 34sec
2. Khalaf Joan Al-Shammeri (SAU)/Joan Al-Shammeri (SAU) Toyota 15hr 25min 00sec
3. Ahmed Al-Shuhail (SAU)/Abdulaziz Ashfour (SAU) Nissan 15hr 28min 51sec
4. Ibrahim Muhanna (SAU)/Ali Obaid (ARE) Nissan 15hr 50min 54sec
5. Salman Al-Shammeri (SAU)/Rasheed Al-Tiwyawi (SAU) Toyota 16hr 23min 06sec
6. Ali Al-Kitbi (ARE)/Rashid Al-Shamsi (ARE) Nissan Patrol 16hr 41min 51sec
7. Ahmed Al-Sabban (SAU)/Adel Hussein (QAT) Ford Raptor 16hr 49min 43sec
8. Niaf Al-Otaibi (SAU)/Fahad Al-Sfiani (SAU) Nissan 16hr 49min 48sec
9. Motab Saud (SAU)/Issa Masoud (SAU) Toyota 17hr 00min 37sec
10. Rajih Al-Shammeri (SAU)/Mubarak Al-Shammeri (SAU) Nissan 17hr 31min 52sec
11. Fares Al-Mshna (SAU)/Abdullah Al-Qnon (SAU) Nissan 17hr 54min 50sec

quarta-feira, 26 de março de 2014

Dakar 2015: Team HRC preparada para mais um grande desafio

Today Paris played host to the presentation of the 2015 edition of the Dakar Rally. The World’s toughest test kicks off on January 4th 2015 on a route that once again will wind its way through South America taking in Argentina, Bolivia and Chile, before coming to an end on January 17th.

 It was the Pavillion Kléber in the French capital that hosted the official presentation of the 2015 Dakar Rally – Argentina – Bolivia – Chile - this morning. Team HRC, will be taking part for the third consecutive year, in this, the 37th edition of the legendary off-road race.

 The race gets underway in Buenos Aires, Argentina on the January 4th 2015 and finishes up in the very same capital some 9000 kilometres later on the 17th after crossing Argentina, Chile and Bolivia. Iquique (Chile) will accommodate the race’s rest-day. Competition manager, Etienne Lavigne, stressed that the route will be very full-on and offer a great challenge to all the participants.

 In the most recent edition of the Dakar Rally, Team HRC entered five official riders aboard the new Honda CRF 450 RALLY machine. Hélder Rodrigues finished in fifth overall position, Joan Barreda seventh and Javier Pizzolito came in 23rd. Of the three riders competing on the pre-production model, two managed to finish the rally: Laia Sanz was the top female rider finishing 16th, while her team-mate Pablo Rodríguez in the Honda Argentina Rally Team was 32nd. The new production Honda CRF 450 RALLY will soon be available for any of the teams or riders interested.

 In addition, Honda will, for the third consecutive year, be ‘Dakar’s Official Bike’ as well as the race’s ‘Official Supplier’.

 Team HRC will shortly announce the definitive line-up of the new team that will take part in the various challenges that lie ahead in both 2014 and the Dakar 2015.

 Team HRC will be participating in the first test of the FIM Cross-Country Rally World Championship, at the Abu Dhabi Desert Challenge, which takes place from the 4th to 10th April

 Martino Bianchi - Team HRC - General Manager: The 2015 edition of the Dakar looks set to be an interesting one. Having the start and finish both in Buenos Aires, will bring in a lot of spectators, and the Bolivian and Chilean stages will be equally thrilling. Iquique really is the ideal setting for the rest-day, and you can be sure that the organisers will come up with some important stages in the Chilean dunes. It will be a Dakar that, as always, has plenty to be discovered. Team HRC is doing its utmost to prepare for this, the World’s toughest and most prestigious race. The official team line-up will be announced next week, as well as the 2014 programme of events in preparation for the big one in January 2015 in South America.

Hélder Rodrigues seguro de que o Dakar vai manter a dureza que o caracteriza

Foi esta tarde apresentada em Paris a edição de 2015 do Dakar. A próxima edição da mítica competição de todo-o-terreno regressa ao formato inicial da sua primeira edição sul-americana com partida e chegada a Buenos Aires na Argentina com passagem pelo Chile embora desta vez e em complemento ao percurso da edição de 2009 se inclua também a passagem pela Bolívia.

 Para Hélder Rodrigues piloto oficial do construtor nipónico Honda “a opção de ter a prova com partida e chegada a Buenos Aires torna as coisas mais fáceis em termos de logística e de preparação da prova” refere Hélder Rodrigues, piloto da Honda apoiado pela Red Bull e MEO, que acrescenta:

   “Mas seja qual for o traçado que a partir dessa opção seja escolhido, estou seguro de que a prova vai manter a dureza que teve este ano, com especiais muito trabalhosas, longas quilometragens e muita dificuldade. Só assim é possível ter um rali exigente e interessante, seja para os pilotos como para quem acompanha a prova ”.

 Com uma aposta da clara da Honda numa vitória no Dakar a temporada de Hélder Rodrigues conta ainda com a participação no Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno, cuja primeira prova o Abu Dhabi Desert Challenge arranca a 3 de Abril nos Emiratos Árabes Unidos.

Representante do Brasil nos carros, Equipe Mitsubishi Petrobras aprova as novidades do Dakar 2015

Maior prova de rali cross-country do mundo terá largada e chegada em Buenos Aires

 Quase três meses após o término da edição 2014, o Rally Dakar apresenta as novidades para a próxima prova, em janeiro de 2015. Assim como em 2009, primeiro ano da competição na América do Sul, a largada e chegada serão em Buenos Aires, na Argentina, em um trajeto que também passará por Chile e Bolívia.

  "É sempre bom partimos de Buenos Aires. Além de ser uma festa muito bonita, facilita nossa logística com a largada e chegada no mesmo local", afirma o piloto Guilherme Spinelli, que participa da prova ao lado do navegador Youssef Haddad. "Nos três anos que a largada foi na capital argentina, mais de um milhão de pessoas foram às ruas para acompanhar nossa partida. Foi emocionante", relembra.

 Outro grande desafio será a etapa maratona, onde os pilotos não poderão ter assistência de suas equipes de apoio. "Só em 2009, no primeiro ano da prova na América do Sul, tivemos etapa maratona para todos os veículos. Depois disso, foi somente para motos e quadriciclos e agora teremos novamente para os carros e caminhões. Será um novo desafio, pois percorreremos uma grande quilometragem em dois dias, sem o apoio de nossa equipe", explica Youssef.

 A passagem pela Bolívia também é novidade para a Equipe Mitsubishi Petrobras. "Será a primeira vez que faremos uma prova por lá e, sem dúvida, teremos um belo visual nos salares e desertos bolivianos", reforça o piloto. Na última edição, apenas as motos fizeram o trecho boliviano, enquanto os carros seguiram pela Argentina. 

Apesar de não ter revelado as quilometragens, o Rally Dakar continuará a dividir o percurso para os competidores das diferentes categorias, privilegiando o melhor traçado para cada tipo de veículo.

 O próximo grande desafio da Equipe Mitsubishi Petrobras será o Rally dos Sertões, maior prova off-road do País, no mês de agosto

First Stop com aposta forte no Nacional de TT

- João Lopes e Carlos Esteves vão dispor de novíssimos Polaris RZR 1000 

- Piloto de Torres Vedras quer voltar a ser campeão

 A competição de Buggy/UTV do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno vai contar, em 2014, com um novo e ambicioso projecto. Em parceria com a JL Racing, a Fist Stop - um conceito de parceria de agentes especializados em pneus que oferecem padrões muito elevados de assistência técnica aos seus clientes – vai estar presente, apostando numa equipa altamente credenciada e que irá utilizar dois novíssimos Polaris RZR 1000.

 Aos comandos destas máquinas, de origem americana, vão estar os pilotos João Lopes e Carlos Esteves. João Lopes apresenta um currículo notável, com diversos títulos nacionais de Quad a que acresce o facto de se ter sagrado Campeão Nacional de Buggy/UTV no seu ano de estreia, em 2012. Carlos Esteves é um piloto com muita experiência e que luta frequentemente pelas primeiras posições das provas que disputa.

 A equipa JL Racing /First Stop/Pneu Directo irá disputar as sete provas do Campeonato Nacional de 2014, que se inicia no Gavião, Alentejo, no final deste mês de Março, terminando em finais de Outubro, com a disputa da mítica Baja 500 Portalegre. Em Setembro, o CNTT vai a Idanha-a-Nova para disputar uma competição que é também pontuável para a Taça do Mundo de Bajas.

 A derradeira participação da equipa em 2014 terá lugar no último fim-de-semana de Novembro onde João Lopes e Carlos Esteves irão participar nas 3 Horas TT Vila de Fronteira, prova que antecede as famosas 24 Horas TT, uma competição internacional com transmissão em directo pela televisão e que no ano passado teve cerca de 50000 espectadores presentes no Terródromo Vila de Fronteira.

Khalaf Joan na liderança provisória do Ha'il Rally

• Emirati Khalid Al-Jafla loses lead with technical issues in stage 

• Meshal Al-Khaledi extends bike lead; Ahmed Al-Nasser wins stage 

• Wednesday stage win for Emirati driver Ali Al-Kitbi in a Nissan

 The Saudi Arabian Toyota Land Cruiser crew of Khalaf Joan Al-Shammeri and Joan Al-Shammeri were the unofficial new leaders of the FIA-sanctioned Ha’il International Rally, Saudi Arabia’s premier off-road motor sport event, after the fourth selective section across the An Nafud desert on Wednesday.

 Third overall at the start of the day, the Saudis inherited the outright lead when the UAE’s Khalid Al-Jafla stopped with technical issues. Khalaf Joan reached the stage finish with the unofficial ninth quickest time and that was sufficient to take a slender lead over Owaid Mansi and Hamad Nasser in another Toyota. 

Wednesday’s fourth leg offered 256.55km of desert competition for the cars in a route of 485.41km and 104.45km for the bikes, which started an hour after the cars.

 Rajeh Al-Shammeri was the form driver through the first two passage controls and he had built up a virtual stage lead of 1m 05sec over Mutair Al-Shammeri by PC2.

 Overnight leader Khalid Al-Jafla incurred a 33-minute penalty at the overnight halt and still led the event by 17min 42sec at the restart. He left Ha’il second on the road in his Chevrolet Buggy, but the Emirati had lost 14 minutes by PC1 and then stopped in the stage for over an hour and lost his outright lead trying to fix a technical problem, before stopping again.

 Built in Dubai, his Buggy was designed around the concept of a T3 Polaris RZR and evolved into a two-wheel drive Buggy with a Chevrolet LS1 and PBS transaxle. The car now runs with a Chevrolet LFX 3.6-litre V6 engine and an Albins transaxle in the T1 class.

 Rajeh Al-Shammeri continued to lead from Ali Al-Kitbi and Mutair Al-Shammeri at the third passage control, although time penalties imposed on Wednesday morning from the previous day’s stage had changed the look of the top 10. Behind Al-Jafla, Owaid Mansi was promoted to second overall and Khalaf Joan Al-Shammeri climbed into third position, ahead of Ahmed Shuhail and Mutair Al-Shammeri.

 Rajeh Al-Shammeri, who began the day in 17th overall after first day woes, was the first to cross the finish line and set a target time of 4hr 02min 03sec. But Al-Kitbi was running well from a starting position of ninth overall and 15th on the road and he recorded the fastest time of the day of 4hr 01min 48sec in his Nissan Patrol.

 Meshal Al-Khaledi headed the bike contingent into the penultimate stage with an overall lead of 2min 18sec, but it was fifth-placed Ahmed Al-Nasser who took up the running and was quickest at PC1. Al-Nasser held on to claim the stage win with a Honda CRF, but Al-Khaledi extended his unofficial overall lead in the bike and quad categories on his Yamaha.

 Majid Al-Jerpiea had stopped on Tuesday’s stage to assist the injured Waleed Khalid Zabeidi, who had fallen in the desert. Al-Jerpiea stayed with his fellow Saudi until the Civil Defence helicopter arrived to ferry the stricken rider to the Khalid hospital for treatment.

 This year’s event is being organised by the Saudi Arabian Motor Federation (SAMF) and is being staged under the patronage of His Royal Highness Prince Saud Bin Abdul Mohsen Bin Abdul Aziz, Governor of Ha’il, President of the Supreme Commission for Ha’il Development and the Head of the Supreme Commission of the Ha’il Rally.

 The SAMF runs under the chairmanship of His Royal Highness Prince Sultan Bin Bandar Al-Faisal and the event is being organised in conjunction with the High Authority for the Development of Ha’il.

 Tomorrow (Thursday), is the final leg of the event and the cars will tackle a 146.02km selective section between Olehan and Kna’ in a day’s route of 296.59km. The bikes and quads will cross the same stage, but start one hour after the cars. The ceremonial finish will be at the Maghwat Conference Centre.

 Positions after leg 3 – Wednesday (unofficial @ 15.48hrs):

*Cars

1. Khalaf Joan Al-Shammeri (SAU)/Joan Al-Shammeri (SAU) Toyota 12hr 56min 14sec
2. Owaid Mansi (SAU)/Hamad Nasser (SAU) Toyota 12hr 58min 07sec
3. Mutair Al-Shammeri (SAU)/Kamel Al-Shammeri (SAU) Toyota 13hr 21min 36sec
4. Ahmed Al-Shuhail (SAU)/Abdulaziz Ashfour (SAU) Nissan 13hr 31min 35sec
5. Salman Al-Shammeri (SAU)/Rasheed Al-Tiwyawi (SAU) Toyota 13hr 47min 55sec
6. Ibrahim Muhanna (SAU)/Ali Obaid (ARE) Nissan 13hr 50min 28sec
7. Ali Al-Kitbi (ARE)/Rashid Al-Shamsi (ARE) Nissan Patrol 13hr 52min 44sec
8. Niaf Al-Otaibi (SAU)/Fahad Al-Sfiani (SAU) Nissan 14hr 26min 36sec
9. Motab Saud (SAU)/Issa Masoud (SAU) Toyota 14hr 47min 07sec
10. Ahmed Al-Sabban (SAU)/Adel Hussein (QAT) Ford Raptor 14hr 48min 01sec

terça-feira, 25 de março de 2014

Elisabete Jacinto na luta pelo pódio

Elisabete Jacinto e Valérie Dot estão a disputar de forma aguerrida os lugares da frente do Rallye Aicha des Gazelles. A dupla que segue aos comandos da Volkswagen Amarok nº 160 terminou a quarta etapa, uma dura jornada maratona, à frente das segunda e terceira classificadas da tabela geral, as equipas 118 (Catherine Houlès e Mélanie Suchet) e 188 (Syndiely Wade e Florence Pham). Neste momento, Elisabete Jacinto figura no quinto lugar da geral com uma diferença de apenas 2,26 km para o segundo posto. 

Elisabete Jacinto e Valérie Dot arrancaram hoje para a quinta jornada, também ela uma etapa maratona, com uma penalização total de 38,59 km, mas continuam a ganhar terreno às adversárias mais diretas. Contam ainda com um largo avanço de 8,35 km para a sexta classificada mantendo, desta forma, a luta pelo pódio.

 A jornada de dois dias, que se realiza entre hoje e amanhã, atravessará as areias do Erg Cheggaga, prevê-se que seja a mais exigente de todo o rali e será nela que as classificações finais se vão definir. Serão 300 quilómetros de distância ideal com 14 pontos de validação obrigatória entre Tinfou e Foum-Zguid. Hoje será mais um dia em que as participantes terão que pernoitar debaixo do céu estrelado do deserto marroquino sem passar pelo bivouac. Nesta altura, o cansaço começa a ser imenso e qualquer erro pode comprometer a classificação final.

 Amanhã cumpre-se o último dia desta segunda etapa maratona do Rallye Aicha des Gazelles. O desafio começa com a travessia das dunas do Erg Cheggaga, continua com a passagem pelo Lago Iriki e termina com os desfiladeiros de M’daouer.

3ª EXPEDIÇÃO AO MONTADO – PREPARATIVOS ENTRAM NA RECTA FINAL

- FALTA MENOS DE UM MÊS PARA A EXPEDIÇÃO 
- SANTANA DO MATO VOLTA A RECEBER A CARAVANA DA “EXPEDIÇÃO” 
- “ALTA SEGURANÇA” NO EVENTO.

 Faltam pouco mais de 20 dias para a 3ª Expedição ao Montado, que irá para a estrada no próximo domingo dia 13 de Abril. Por estes dias decorrem as inscrições, com a caravana a ficar cada vez mais composta e a ter um colorido bastante interessante com a variedade de viaturas já inscritas e faixa etária dos participantes.

 Nestas últimas semanas de trabalho no evento a organização conseguiu já terminar os preparativos no que diz aos aspetos gerais e pode passar para os acertos de pormenor com algum avanço face ao calendário previsto.

 Também numa fase já bastante adiantada estão os reconhecimentos e a preparação do roadbook. No que diz respeito a este detalhe, este ano apesar da Expedição ser realizada na zona já conhecida, uma percentagem substancial do percurso é diferente da edição do ano passado, destacando-se ainda a introdução de muitos quilómetros que nunca foram usados. Por percorrer estradas de terra batida entre as localidades e propriedades que iremos visitar, a “Expedição” utilizará sempre caminhos bastante antigos, e este ano iremos percorrer uma das ligações que foi substituída por uma estrada nacional ligando duas localidades por um troço muito pouco usado nos dias de hoje. Este caminho percorre uma densa mancha de montado, terminando numa zona de arneiros hoje em dia usados para a criação de gado.

 VISITA A SANTANA DO MATO

 De regresso ao grupo de parceiros da Expedição ao Montado está a Freguesia de Santana do Mato. De todas as freguesias do Concelho de Coruche, esta será aquela que tem uma ligação mais direta com o Montado, e é dentro dos seus limites que está a maior mancha de sobreiros do Concelho. Desde há muito que a população encontra sustento nas atividades relacionadas com o Sobreiro, quer seja na extração de cortiça, quer seja nas lenhas. Perde-se na memória a verdadeira origem desta povoação. Tal como no restante concelho são encontradas provas arqueológicas de ocupação muito remota, mas como verdadeiro núcleo habitacional o mais longe que se consegue chegar com absoluta certeza é ao ano de 1758, em que a cara do Padre Manuel de Matos da Silva caracteriza a população deste lugar. A Expedição percorrerá vários lugares e propriedades de Santana do Mato, e irá fazer duas paragens nesta freguesia. A primeira paragem será para o Almoço, depois de percorridos quase 70 quilómetros de estradas e estradões no vale do Sorraia. O local da refeição será no Centro Social de Santana do Mato, bem no centro desta localidade. Esta primeira paragem será um evento por si só, pois não só os participantes terão uma excelente refeição tradicional, um javali no espeto e ainda os doces do “Água na Boca”, como terão ainda a muito divertida apresentação do Grupo Conta-Cenas.

 Depois de regresso á estrada, e apenas um punhado de quilómetros de distância estará a visita aos Fornos de Carvão do Sr. António Joaquim Neves. Nesta exploração poderemos ver como se produz carvão de forma tradicional mas recorrendo a técnicas e equipamentos modernos, onde se consegue manter toda a tradição na produção de um dos combustíveis mais antigos da humanidade, juntando a necessária rentabilidade dos tempos modernos.

 À QUALIDADE ALIA-SE A SEGURANÇA.

 Desde a primeira hora apostada em colocar no terreno um evento que se distingue dos outros pela qualidade, a organização da 3ª Expedição ao Montado decidiu incluir na caravana uma equipa de enfermeiros. Assim mesmo sabendo que não será o percurso a colocar problemas, a organização procurou salvaguardar a caravana de pequenos imprevistos. Assim, tal como em 2013 a estrutura da Expedição volta a ter uma dimensão relevante, e que proporcionará aos participantes um verdadeiro dia de aventura e diversão nos montados de Coruche.

 APROXIMA-SE O FECHO DAS INSCRIÇÕES.

 Por agora, e até ao próximo dia 9 decorre o prazo para os interessados se inscreverem nesta aventura por terras de Coruche. A caravana já tem tal como em 2013 um colorido muito interessante, não só pela diversidade das viaturas presentes, como também pela lista de participantes, que pela primeira vez tem um grande número de crianças inscritas. Os interessados em participar na 3ª Expedição ao Montado têm assim ainda um pouco mais de duas semanas para se inscreverem, embora a organização apele para que o façam o quanto antes. De salientar que o dia 9 é definitivo para as inscrições. Além deste dia não serão aceites inscrições. As inscrições podem ser feitas através do site oficial, clicando a no seguinte link: 

http://www.todoterreno.pt/expedicao2014/index.php/participantes/inscricoes.html

 SOBRE A EXPEDIÇÃO.

 A Expedição ao Montado é um evento organizado pela X-Adventure em parceria com o Todoterreno.pt, contando com o apoio da Quinta da Arriça, do Município de Coruche, do Coruche Inspira, do Museu Municipal de Coruche, do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, da Freguesia de Santana do Mato, da União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra, da Herdade da Torrinha, do Monte das Gamas, do "Água na Boca", do Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, da Associação Cultural de Coruche Conta-Cenas, de António Joaquim Neves – Carvão Madeiras e Cortiça, da Red Bull , da Mercearia Catita.

 O "Media Oficial" da Expedição é o site www.todoterreno.pt, e os "Media Partner Oficiais" são a revista Offroad 4x4, e os sitios de internet 16Válvulas e MaisTT

 O site oficial da Expedição está acessível em www.todoterreno.pt/expedicao2014

 A página oficial do evento no facebook está acessível em:
https://www.facebook.com/events/217731641746626/?fref=ts

 Video oficial, versão “PRE-PRODUÇÃO”: https://www.youtube.com/watch?v=v1PPet-WXeQ

Dupla dos Emirados Al-Jafla/Malik na liderança do Ha'il Rally após etapa de Terça-Feira

• Flying Emirati Khalid Al-Jafla storms to day’s stage win in Buggy 
• Meshal Al-Khaledi heads motorcycle/quad times at PC2 
• Massive time penalties cost Mutair Al-Shammeri his overnight lead 

The UAE crew of Khalid Al-Jafla and Ahmad Malik stormed through the field to take an unofficial outright lead in the FIA-sanctioned Ha’il International Rally, Saudi Arabia’s premier off-road motor sport event, after the third leg and the second desert selective section across the An Nafud desert on Tuesday.

 Jafla was in impressive form on the day’s stage with his Chevrolet Buggy and won the special after starting from fifth overall and seventh position on the road this morning, despite losing time near the stage finish. 

Former winner Rajeh Al-Shammeri began the day 25th on the road and in 29th overall after massive time penalties, but he battled through the field to record the second quickest time. Several of the top runners hit problems during the stage.

 Tuesday’s third leg and second desert selective section started at Jubbah and finished at Kna’ for the cars and at Al Muhaffar for the bikes and quads. The cars ran for 192.68km of competition and the bikes and quads tackled a competitive section of 105.05km.

 Unofficial overall leader Mutair Al-Shammeri was handed a 1hr 52min time penalty at the overnight halt and this pushed the Saudi down to 15th in the overall rankings and handed the lead to Farhan Al-Shammeri. The original leader had placed his Toyota on a trailer after the special stage and reached Ha’il without actually driving the road section!

 Farhan Al-Shammeri duly arrived at the start of Tuesday’s stage with an 8min 39sec advantage over Khaled Al-Shammeri, with Motad Saud retaining third and Ridha Lafi moving up to fourth place. Thirty-one of the original 36-car entry started the day’s action, but Mufadi Al-Shammeri stopped at the stage start and Ahmed Al-Qashimi suffered technical issues shortly afterwards.

 Fifth-placed Khalid Al-Jafla was the fastest of the leading group at PC1, but newly instated leader Farhan Al-Shammeri had already dropped 18 minutes and lost his advantage to Khalid Al-Shammeri.

 Mutair Al-Shammeri was still permitted to run first on the road and he began to drop time as the pack chased him down, but Al-Jafla was driving superbly in the Buggy and the Emirati reached PC2 well clear of the chasing group. Ali Al-Kitbi and Ahmed Al-Shuhail were running in a virtual second and third through the stage after starting further down the field. Saleh El-Hout, former winner Rajeh Al-Shammeri and Saleh Al-Abdulali were also pushing hard at the rear of the car entry.

 Al-Jafla lost time near the end of the special and arrived at the finish with Mutair Al-Shammeri, but he still climbed up the leader board. Khaled Al-Shammeri also finished well ahead of the chasing pack but there was no position for the Saudi at PC4 and he had the risk of time penalties to follow. Many of the front-runners struggled through the closing kilometres and Ridha Lafi was the fourth driver to cross the finish line. 

Sultan Al-Masood was handed the overall motorcycle/quad lead at the Maghwat conference centre on Monday evening after Ahmed Al-Nasser incurred a fistful of time penalties and the Saudi headed into Tuesday’s stage with a 28-second lead over Meshal Al-Khaledi once tracking and route vagaries had been taken into account.

 But the Saudi stopped shortly after the start and Meshal Al-Khaledi and Abdul Majeed Khulaifi hit the front, with Al-Khaledi well clear at PC2, despite all the riders taking on extra water because of the heat. At PC2, Al-Khaledi had a 16min 33sec advantage over Khulaifi, with Ahmed Al-Nasser in third.

This had given Al-Khaledi the virtual overall lead. This year’s event is being organised by the Saudi Arabian Motor Federation (SAMF) and is being staged under the patronage of His Royal Highness Prince Saud Bin Abdul Mohsen Bin Abdul Aziz, Governor of Ha’il, President of the Supreme Commission for Ha’il Development and the Head of the Supreme Commission of the Ha’il Rally.

 The SAMF runs under the chairmanship of His Royal Highness Prince Sultan Bin Bandar Al-Faisal and the event is being organised in conjunction with the High Authority for the Development of Ha’il.

 Tomorrow (Wednesday), cars will tackle another demanding selective section of 256.55km through the An Nafud desert in a day’s route of 485.41km. The bikes and quads tackle a selective section of 104.5km in a longer route of 455.82km around Al Aim.

 The event finishes at the Maghwat Conference Centre on Thursday afternoon after 856.7km of competition in a total route of 1,685.83km 

Positions after leg 2 – Tuesday (unofficial @ 14.50hrs):

*Cars

1. Khalid Al-Jafla (ARE)/Ahmed Malik (ARE) Chevrolet Buggy 7hr 40min 02sec
2. Ridha Lafi (SAU)/Nawaf Onizan (SAU) Toyota 8hr 13min 11sec
3. Ahmed Al-Shuhail (SAU)/Abdulaziz Ashfour (SAU) Nissan 8hr 20min 13sec
4. Salman Al-Shammeri (SAU)/Rasheed Al-Tiwyawi (SAU) Toyota 8hr 35min 02sec
5. Abdel Al-Ghamdi (SAU)/Mohammed Al-Ghamdi (SAU) Nissan 8hr 48min 23sec
6. Ibrahim Muhanna (SAU)/Ali Obaid (UAE) Nissan 8hr 50min 21sec
7. Niaf Al-Otaibi (SAU)/Fahad Al-Sfiani (SAU) Nissan 8hr 51min 51sec
8. Farhan Al-Shammeri (SAU)/Tariq Al-Shammeri (SAU) Toyota 8hr 53min 54sec
9. Ali Al-Kitbi (ARE)/Rashid Al-Shamsi (ARE) Nissan Patrol 8hr 53min 56sec
10. Motab Saud (SAU)/Issa Masoud (SAU) Toyota 8hr 57min 45sec

segunda-feira, 24 de março de 2014

Elisabete Jacinto ultrapassou difícil etapa maratona

Elisabete Jacinto e Valérie Dot completaram ao final da tarde de hoje o segundo dia da primeira etapa maratona do Rallye Aicha des Gazelles. A jornada de dois dias, que tinha como distância ideal um total de 325 quilómetros, ficou marcada pela extrema dureza das travessias de montanha e pela escassez de pontos de referência de navegação nas longas passagens de areia.

 A dupla luso-francesa cumpriu os 12 pontos de passagem obrigatória mantendo, desta forma, a sua regularidade num rali onde tem ocupado, desde o princípio, um lugar nas posições cimeiras. Numa altura em que faltam apenas três dias para o final desta prova de navegação, a piloto Elisabete Jacinto permanece na luta pelo triunfo.

 Na chegada ao bivouac, em Tinfou, Elisabete Jacinto descreveu a aventura vivida nos últimos dois dias: “foi uma etapa dura e complexa, mas penso que conseguimos fazer um bom trabalho. Fizemos caminhos de montanha muito difíceis, no entanto acredito que fizemos boas escolhas. A Valérie tem sido exímia na navegação e está a fazer um trabalho incansável. Agora temos que nos preparar para mais uma jornada maratona o que não é fácil. O cansaço começa a fazer os seus estragos e temos que refletir muito para não haver enganos”.

 Amanhã realiza-se a quinta etapa do Rallye Aicha des Gazelles. Será mais uma jornada maratona onde as participantes terão que enfrentar as areias do difícil Erg Cheggaga. Esta etapa será o último grande desafio desta prova de navegação feminina. Para esta tirada estão guardados os trajetos mais duros de toda a competição e é nela que as classificações se definem. As equipas estão ao rubro e o desafio está lançado. Até ao final tudo pode acontecer.

domingo, 23 de março de 2014

Elisabete Jacinto mantém-se no Top5

A dupla formada por Elisabete Jacinto e Valérie Dot continua em bom ritmo no Rallye Aicha des Gazelles. Após ter sido disputada a terceira etapa desta grande competição feminina, a equipa da Volkwagen Amarok nº160 encontra-se em quinto lugar empatada com a quarta classificada, a dupla francesa composta por Carole Montillet e Chris Mayne, ambas com uma penalização de 27,22 quilómetros.

 Antes da partida para a etapa maratona, de dois dias ininterruptos e que se iniciou esta amanhã, Elisabete Jacinto mostrou-se bastante satisfeita com a prestação da equipa: “a terceira etapa correu muito bem. Não tivemos dificuldades em encontrar as bandeiras no percurso e acho que fizemos boas opções com muitos atalhos e trial à mistura. Foi um dia com muitos caminhos de montanhas e por isso tivemos que reflectir bastante para fazer uma boa trajectória. O carro está a ter um comportamento excelente e está a ser um bom rali”, revelou a portuguesa.

 A quarta etapa do Rallye Aicha des Gazelles será mais um grande desafio para as participantes desta competição exclusivamente feminina. Nesta jornada – disputada entre Merch Idane e Tinfou e que tem como distância ideal 325 quilómetros para um percurso com 12 pontos de passagem obrigatória – cumpre-se a primeira de duas etapas maratona do rali. Ao final do dia de hoje, as participantes vão passar a noite fora do bivouac, debaixo do magnífico céu estrelado do deserto marroquino e não contam com a ajuda das equipas de mecânicos para resolver quaisquer dificuldade que surja no veículo de competição.

Rómulo Branco triunfa no Campeonato de Espanha

• Piloto alcança vitória na sua segunda corrida com a Toyota Hilux T1 

• Dupla lusa angolana termina com vantagem de 27m39s

 Rómulo Branco conquistou esta tarde o triunfo no III Rallye Tierras Altas de Lorca, a prova de abertura do Campeonato de España de Rallye Todo Terreno. Aos comandos de uma Toyota Hilux Overdrive, o piloto luso-angolano terminou a corrida com uma vantagem de 27m39s para o Bowler Nemesis de José Zaragoza e com uma diferença superior a 30 minutos para o 3º classificado.

 Uma excelente vitória, naquela que foi a segunda participação de Rómulo Branco aos comandos desta nova máquina da Categoria T1 e com a qual o piloto irá disputar o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, a sua grande aposta para esta temporada. Acompanhado do seu habitual navegador, João Serôdio, o actual vice-campeão mundial da classe T2, confirmou assim os progressos feitos na adaptação à condução da Toyota Hilux, iniciados uma semana atrás na Baja Itália, prova pontuável para a Taça do Mundo.

  “Estou muito satisfeito com esta vitória. Triunfar numa prova do campeonato espanhol é sempre muito relevante. Mas acima de tudo estou ainda mais satisfeito por este resultado surgir na sequência da nossa cada vez maior adaptação a esta excelente máquina que este ano vamos ter o prazer de pilotar. O traçado deste rali era magnífico, muito técnico e muito exigente, mas que dava um enorme prazer ao nível de pilotagem. À parte um furo, que nos obrigou a uma curta paragem, toda a prova correu sem qualquer tipo de incidentes. Agora estamos naturalmente ansiosos pela participação na prova de abertura do Campeonato de Portugal, cientes todavia que ainda falta muito ao nosso percurso de transição do T2, com que nos últimos anos competimos, para esta Toyota Hilux, uma excelente máquina da categoria rainha do TT”, referiu, no final da corrida, o piloto luso angolano Rómulo Branco.

 O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno tem início marcado para 25 e 26 de Abril, com o Alentejo a receber mais uma edição do Vinhos Ervideira Rali TT.

sábado, 22 de março de 2014

Rómulo Branco na liderança em Lorca (Espanha)

• Piloto da Toyota venceu prólogo e lidera após 1ª etapa 

• Traçado variado ajuda piloto na adaptação à nova máquina

 Rómulo Branco, acompanhado de João Serôdio, aos comandos de uma Toyota Hilux Overdrive está no comando do III Rallye Tierras Altas de Lorca, prova de abertura do Campeonato de España de Rallye Todo Terreno, completada que foi, esta tarde, a 1ª etapa da competição.

 O piloto luso-angolano, que encara esta participação como um teste para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno - a sua grande aposta para esta temporada - gastou 1h39m07s para percorrer o sector selectivo SS! com 112,04 km de extensão, no qual terminou com uma vantagem de 2m31s para o segundo classificado, José Hinojo, piloto que venceu esta corrida em 2013 e com uma diferença de 7m49s para a formação que ocupa a 3ª posição.

 Da parte da manhã, a dupla Rómulo Branco/João Serôdio já tinha averbado o melhor tempo nos 7,6 quilómetros de prólogo, o que lhe permitiu abrir a pista. Esta é a segunda participação, no espaço de uma semana, do actual vice-campeão mundial da classe T2 aos comandos da sua nova Toyota Hilux, depois de, no anterior fim-de-semana, ter estado em Itália onde disputou a segunda etapa da Taça do Mundo.

  “É muito bom poder fazer estas duas provas antes do campeonato português arrancar, porque esta transição para um carro T1, com estas características, necessita de uma adaptação que tem de ser progressiva. Esta prova espanhola tem um tipo de traçado bem diferente da prova italiana, alternando zonas bastante rápidas com outras muito técnicas, com muitas mudanças de direcção e por vezes com valas e pedras. É excelente para ganhar a mão ao carro, que é magnífico. Se o mais importante nesta nossa participação é esta adaptação, não posso negar que, estar na frente da corrida, é sempre muito positivo e estou satisfeito por isso”, referiu o piloto luso angolano Rómulo Branco no final da 1ª etapa.

 A prova espanhola que se está a disputar em Lorca, próximo de Múrcia, no Sul de Espanha termina amanhã depois de se disputar um derradeiro sector selectivo (SS2) com 175,36 km.

Elisabete Jacinto em ascensão no Rallye des Gazelles

Elisabete Jacinto e Valérie Dot subiram várias posições na classificação geral auto/camião, cumprida que está a segunda etapa do Rallye Aicha des Gazelles. A dupla com o número 160, aos comandos de uma Volkswagen Amarok, figura agora no quarto lugar da tabela. No primeiro posto está a equipa número 161, formada pela britânica Jeanette James e a francesa Anne-Marie Borg, vencedoras desta competição em 2009, também inscrita pela Volkswagen Vehicules Utilitaires.

 Elisabete Jacinto, que continua a sua subida aos lugares cimeiros do rali, confessa que tem sido uma competição muito disputada, mas ainda está confiante num bom resultado “estamos contentes com o nosso percurso até agora. Estamos a andar bem e temos cumprido a nossa rota sem grandes dificuldades. A segunda etapa do rali foi muito comprida e as referências no terreno eram poucas e acabou por ser um dia muito cansativo. Sabemos que não fomos as melhores, mas este ano a competição está muito renhida. No entanto, ainda temos muitos dias de prova pela frente e vamos continuar a lutar para cumprir o nosso objetivo”, revelou a portuguesa.

 Hoje decorre a terceira etapa desta competição que se realiza entre Nejack e Mech Irdane. O dia será marcado pela passagem do Erg Chebbi que representa o primeiro grande desafio para as participantes do 24º Rallye Aicha des Gazelles. Nesta jornada, as equipas podem optar por três caminhos diferentes todos eles com níveis de dificuldade muito semelhantes. Desta feita, a distância ideal será de 80 ou 110 quilómetros, conforme a opção do percurso, e terão que cumprir nove pontos de passagem obrigatórios.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Elisabete Jacinto no top 10 do Rallye des Gazelles

A dupla formada por Elisabete Jacinto e Valérie Dot, está entre as 10 primeiras classificadas no final da primeira etapa do Rallye Aicha des Gazelles, num total de 160 formações inscritas. A equipa luso-francesa terminou a primeira jornada com a curta penalização de 3,11 km, o que lhe permitiu assegurar a sétima posição da classificação geral auto/camião.

 Elisabete Jacinto iniciou de forma cautelosa esta grande competição feminina tendo em conta a dificuldade inerente a este rali onde vence a equipa que executa o percurso de cada etapa contabilizando o menor número de quilómetros possível e não a mais rápida. A portuguesa reconhece que o nível de competitividade este ano é grande, mas acredita que pode chegar ao ambicionado triunfo.

 Hoje está a decorrer a segunda etapa desta competição exclusiva para mulheres. Trata-se de uma nova jornada cumprida em torno de Nejack e que tem como distância ideal 192 quilómetros para um percurso com oito pontos de passagem obrigatória.

 O dia será desafiante para as participantes uma vez que os pontos de referência são escassos exigindo, desta forma, uma navegação impecável. Para além disso, as dificuldades encontradas no terreno também serão muitas: a etapa será marcada por algumas travessias de oueds (rios secos) onde a profundidade de cada um determinará o grau de complexidade da respetiva passagem.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Elisabete Jacinto destaca-se em competição feminina

A piloto portuguesa Elisabete Jacinto completou hoje a primeira etapa do Rallye Aicha des Gazelles que tinha como distância ideal um percurso de 125 quilómetros que se iniciou e terminou em Nejack. A dupla com o número 160, inscrita pela equipa oficial da Volkswagen, cumpriu os seis pontos de passagem obrigatória tentando ao máximo executar uma linha reta de forma a efetuar o menor número de quilómetros possível. Nesta prova, muito particular, todos os quilómetros além da distância ideal são considerados penalização e é em função dos mesmos que se define a classificação do rali.

 Elisabete Jacinto mostrou-se satisfeita com a etapa de hoje: “o dia correu bem. O percurso não era demasiado complexo, mas tivemos algumas dificuldades em encontrar o último ponto de passagem obrigatória o que nos deixou um pouco ansiosas. No entanto, estou contente com o trabalho que fizemos. Este rali é um verdadeiro desafio e o nível de competitividade é bastante elevado. Há equipas muito boas e sei que vai ser uma prova disputada até ao último instante”, contou Elisabete Jacinto.

 Neste momento, ainda não existem resultados uma vez que, de acordo com os regulamentos da organização, a etapa de hoje termina formalmente ao meio-dia de amanhã, altura em que as classificações oficiais serão divulgadas.

 Esta prova de navegação 100% feminina decorre em Marrocos até dia 29 de Março e é composta por seis etapas das quais duas são maratonas. Cada jornada maratona tem a duração de dois dias. Aqui a dificuldade reside no facto de as equipas serem obrigadas a montar o acampamento ao pôr-do-sol o que, por norma, significa que as participantes têm que dormir no deserto, isoladas umas das outras.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Rallye Aicha des Gazelles já começou

Elisabete Jacinto, em conjunto com a sua navegadora Valérie Dot, iniciou hoje a 24ª edição do Rallye Aicha des Gazelles ao cumprir o prólogo que tinha, como distância ideal, um percurso de 45 quilómetros.

 A dupla com o número 160 cumpriu os três pontos de passagem obrigatória sem dificuldades e no final do dia Elisabete Jacinto mostrou-se satisfeita com o arranque do rali: “o percurso de hoje foi bastante simples tanto em termos de condução como navegação. O prólogo é muito importante para podermos afinar todos os sistemas de modo a estar tudo a funcionar bem para os próximos dias. Estamos satisfeitas com o trabalho que temos vindo a desenvolver e estamos confiantes que vamos fazer uma boa prova.” 

Este primeiro dia do rali tem como principal objetivo permitir às equipas uma adaptação à metodologia do rali, sobretudo no que diz respeito às condições do terreno e à adaptação à viatura e também definir as posições de partida para a primeira etapa. A classificação no prólogo não conta para a contabilização dos resultados finais. No entanto, estabelece uma hierarquia de partida e permite dividir as equipas em cinco grupos diferentes. Cada um desses grupos percorrerá, em cada dia, um percurso diferente. Isto com o objectivo de dispersar as equipas no terreno de forma a minimizar os encontros.

 Elisabete Jacinto inicia, desta forma, a sua sexta participação nesta competição inteiramente feminina sonhando alcançar o lugar mais alto do pódio e conta com a sua navegadora Valerie Dot para alcançar os objetivos definidos.