quarta-feira, 30 de abril de 2014

Hélder Rodrigues corre pela Wings for Life

O piloto Hélder Rodrigues vai participar na Wings for Life World Run Portugal, o maior evento de corrida alguma vez realizada à escala global e que pretende juntar milhares de pessoas em todo o mundo para “correr por aqueles que não podem”.

 Enquanto embaixador desta iniciativa, Hélder Rodrigues vai estar na partida da corrida que será dada às 11h da manhã na praia da Comporta, no dia 4 de Maio.

 Para Hélder Rodrigues participar neste evento é: “uma honra e um privilégio. Fiquei muito contente com o convite e para mim faz todo o sentido apoiar uma causa tão nobre. É uma excelente forma de angariar receitas para a Fundação Wings For Life, que faz um trabalho notável, uma vez que todo o dinheiro das inscrições reverte a 100% para a investigação de uma cura para as lesões da espinal-medula. Estas iniciativas são, de facto, de louvar e por isso vou participar e dar o meu apoio a todos os que não podem correr”, referiu o atleta.

 A corrida vai decorrer em simultâneo em 35 países e o grande objetivo do evento é angariar receitas para apoiar a Fundação Wings for Life, uma entidade sem fins lucrativos, no desenvolvimento de pesquisas científicas que permitam encontrar a cura para lesões na espinal-medula.

 Em Portugal o percurso da Wings for Life World Run sai da praia da Comporta seguindo para sul onde vai passar por Melides, Santo André, Sines, Porto Covo e termina em Vila Nova de Milfontes.

Muita animação no Vinhos Ervideira Rali TT

Ação de Prevenção Rodoviária, plantação de sobreiros e festa de Todo-o-Terreno marcaram prova alentejana 

O Vinhos Ervideira Rali TT, além de ter sido muito bem disputado em termos desportivos, foi um enorme sucesso no que diz respeito a atividades sociais e culturais tendo estas decorrido em paralelo com a prova. 

O mote para o início da 26ª edição do Vinhos Ervideira Rali TT, prova organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, foi dado através da realização de uma atividade de sensibilização e prevenção rodoviária destinada aos mais pequenos. A iniciativa, promovida pela Ervideira, tinha como objetivo permitir que os mais novos entrassem em contacto com os sinais de trânsito e as regras básicas de condução e, desta forma, alertá-los para os perigos da estrada e a necessidade de se adotar uma condução defensiva.

 Também com forte cariz social foi a ação de plantação de sobreiros promovido pela Ervideira, a qual teve lugar antes do Prólogo do Vinhos Ervideira Rali TT. Os campeões Nacionais de Todo-o-Terreno das categorias Auto, Miguel Barbosa, e Buggy, Nuno Tavares, juntamente com o atual vice-campeão mundial T2, Rómulo Branco, participaram no “momento verde”, organizado há já vários anos com o apoio da Corticeira Amorim, onde foram plantados 10 sobreiros por cada equipa inscrita nesta prova.

 Para finalizar o evento, este ano e pela primeira vez o Vinhos Ervideira Rali TT realizou uma grande festa de Todo-o-Terreno que foi um verdadeiro sucesso. A iniciativa, que teve início na tarde de dia 25 de Abril após a realização do prólogo e se estendeu pela noite dentro, animou as cerca de 1500 pessoas que se deslocaram à adega Vinhos Ervideira, no lugar de Herdadinha.

 A festa de cariz popular e de acesso público foi mais uma das muitas ações complementares à competição desportiva organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artistica Reguenguense desde há 26 anos.

terça-feira, 29 de abril de 2014

João Dias com vitória empolgante

Piloto tem condições para lutar pelo título 

João Dias aos comandos de um Polaris RZR foi o grande vencedor do Vinhos Ervideira Rali TT, a segunda etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2014. Acompanhado de João Filipe, o piloto inscrito pela Diabollic/Race Punk/Novodia Cafés terminou a prova alentejana com uma vantagem de 2m43s sobre o actual campeão nacional, depois de disputados ao cronómetro 227,4 quilómetros de uma prova bastante dura e exigente.

 A equipa não começou muito bem a sua participação na prova sediada em Reguengos de Monsaraz, já que terminou o prólogo na 8ª posição. Todavia, no dia seguinte, João Dias desde cedo imprimiu um ritmo fortíssimo. Foi o mais rápido no 1º sector selectivo com 74 quilómetros de extensão, com que arrancou a segunda etapa, tendo logo aí alcançado uma vantagem de 1m09s para o 2º classificado. No derradeiro troço cronometrado da prova, com 147,65 km, voltou a ser o mais rápido e a vantagem foi de 1m27s.

 No final da corrida o piloto, naturalmente feliz com a sua vitória, não deixava de referir as várias dificuldades que teve de enfrentar para chegar ao lugar mais alto do pódio.

  “Logo no sector inicial da corrida andei bastante tempo no pó para fazer ultrapassagens aos concorrentes que partiram à minha frente. Tive algumas saídas de estrada e também problemas de temperatura que me obrigaram a levantar um pouco o pé, numa altura em que estava a dar o máximo para tentar ficar na frente da prova. Estou satisfeito com esta vitória e estou certo de que vamos ter um campeonato muito disputado”, salientou no final do Vinhos Ervideira Rali TT, João Dias, o piloto da Diabollic/Race Punk/Novodia Café. 

A próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a Baja TT Terras de Alcoutim, está já marcada para se disputar entre 31 de Maio e 1 de Junho na serra algarvia.

Alexandre Franco na Baja de Almanzora

A dupla da Scuderia Goldentrans/DURA automotive systems composta pelos alenquerenses Alexandre e Rui Franco estará já no próximo fim-de-semana á partida da Baja de Almanzora, prova pontuável para o Campeonato Ibérico de Todo o Terreno.

 Depois do excelente segundo posto na Categoria T2 em Reguengos e consequente oitavo posto na geral, a dupla de Alenquer decidiu-se pela presença na prova espanhola, procurando realizar aqui a segunda pontuação da temporada na competição e assim procurar lutar pelo título da competição ibérica.

 Falando sobre a prova, Alexandre Franco confirmou que “não estando nos nossos planos iniciais a participação no Campeonato Ibérico, essa possibilidade nunca foi excluída. Conforme o nosso resultado em Idanha-a-Nova (terceira prova do Campeonato Ibérico), iríamos pensar na possibilidade de realizar uma prova em Espanha, mas o resultado de Reguengos coloca-nos numa posição em que faz todo o sentido alinharmos na Baja de Almanzora”.

 O piloto que conta com os apoios da Goldentrans, DURA Automotive Systems e Eni reconhece ainda assim que “com a prova realizada este fim-de-semana, ficamos com muito pouco tempo para a preparação da corrida e a nossa equipa de técnica terá apenas dois dias para trabalhar no nosso carro, que também não esteve perfeito em Reguengos. Ainda assim, estamos muito motivados e esperançados em repetir um bom lugar no próximo fim-de-semana”.

 A Baja de Almanzora terá o seu início na próxima sexta-feira dia 2 de Maio, com a realização de uma Super Especial a meio do dia, para pouco depois se disputar o primeiro sector selectivo. No Sábado serão disputados mais sectores selectivos por duas vezes, com a prova espanhola a terminar no final da tarde do mesmo dia, depois de disputados cerca de 450 kms contra o cronómetro.

João Lopes esteve na luta pelo pódio

Embraiagem atrasou dupla da JL Racing 

A dupla João Lopes/Bruno Santos, aos comandos do Polaris RZR 1000 inscrito pela equipa JL Racing/Firststop/Pneudirecto não foi feliz no Vinhos Ervideira Rali TT, a segunda etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2014. O par campeão em 2012 lutava por uma posição no pódio quando problemas de embraiagem retardaram o seu andamento, levando a equipa a terminar na 7ª posição.

 A equipa começou muito bem a sua participação na prova alentejana, alcançando o 3º lugar no prólogo e continuou na luta pelo pódio até meio da corrida. Após o 1º sector selectivo o Polaris nº 303 ocupava o 4º lugar, posição que ainda se manteve na fase inicial do 2º SS.

  “Comecei a sentir problemas de embraiagem e durante 30 a 40 km o carro não passava dos 70 km/h. Parei na assistência e conseguimos reparar a avaria mas perdemos muito tempo. Depois ataquei forte até final, mas não foi possível fazer melhor. Estou bem mais adaptado a este novo Polaris e estou certo que estarei na luta pela vitória na próxima corrida, onde por sinal triunfei no ano passado”, salientou no final do Vinhos Ervideira Rali TT, João Lopes, o piloto da JL Racing/Firststop/Pneudirecto.

 A infelicidade da JL Racing nesta corrida estendeu-se também aos restantes pilotos inscritos pela equipa, já que, tanto Carlos Esteves nos Buggy/UTV, como Dinis Fortunato, na competição destinada aos Quad, foram forçados a abandonar.

 A próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a Baja TT Terras de Alcoutim, está já marcada para se disputar entre 31 de Maio e 1 de Junho na serra algarvia.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Joan ‘Bang Bang' Barreda: “estamos bem em todas as frentes: navegação, velocidade, ritmo e trabalho de equipa”

Joan Barreda took the title at the Sealine Cross-Country Rally in Qatar, and in doing so becomes the overall leader in the FIM Cross-Country Rallies Championship, switching places with Team HRC team-mate, Paulo Gonçalves.

 Joan Barreda has continued to grow since he first joined Team HRC, with the rider now having won a total of eight specials in different world championship rallies: Morocco, Abu Dhabi and Qatar, not to mention five stages from the most recent Dakar. Finally, the fastest rider on a CRF450 RALLY has achieved what previously eluded him: winning his first full rally for Honda.

  -Congratulations Joan. How does it feel to have won the Sealine, your second win in a world rally, and your first for Honda? 

-I’m really pleased. The victory in the Rallye de Pharaons in 2012 was very important to me. The first win! Besides, that win featured the same team-members ,where we began together from zero. We are now on a very positive trajectory. Winning leaves a nice flavour in your mouth, especially in a team context, just like if I’m helping Paulo; it’s the team goal that counts.

- It’s the first victory with Honda and the second in the World Rally Raids. You have won a lot of stages of different rallies, but the race victory has evaded you a bit. You were close in Morocco, and at the beginning of the 2014 Championship in Abu Dhabi, you missed the chance on the opening day of the race. 

-Yes. Last year I wasn’t able to compete in many races. In Morocco the team objective was the priority. The aim from day one was to help Paulo to win the title. But I’m really happy to be here, and in spite of beginning the championship with a few minor problems on the first day, I’m now the leader, and this means that we are both fast and consistent. We have been really good on all fronts; navigation, speed, pace, and teamwork. This means that we are not only fast but ambitious too.

  -You started very strong, winning the first stage of the Sealine Cross-Country Rally. Was winning the first stage an important part of winning the overall rally? 

-Yes. It didn’t do me any favours starting out as I did. It was more to Marc or Paulo’s advantage to start out from behind. But I knew that the biggest chance of winning this rally lay in the opening stage. A short stage of just 160 kilometres, where I was able to navigate well, in fact, perfectly, and I was able to get away. In the final days with 400 km stages, breaking away was practically impossible because the group would always catch you up. In the first, shorter stage, I knew that I’d have to try and break away to make the difference, and then change the strategy that had been set in Abu Dhabi.

  -This type of rally with a lot of sand and dunes, and complicated navigation... does it make it easy to throw away everything that you’ve achieved the day before? 

-That’s the way it is. In a rally like the Dakar, it happens a lot, but here with such an intense rally with such difficult navigation, you can’t make a break because you’ve got to always be reading the roadbook. You’ve got to be constantly looking at it, and whoever is behind sees your tracks, follows you, and finally catches you up. I think that what I did here in Qatar on the first day is the first time that it has happened; that a rider crosses the finish-line alone. It’s something really unusual. I think it made a a real difference what I did on the first day.

  -You’re first in the World Championship. Your rival Marc Coma is second. 

-Marc has been the reference point these last few years. He’s a rider with a lot of experience and a lot of speed. He gives his all. That’s why the win feels that much better.

  -The Honda CRF450 RALLY has once again shown its reliability. 

-I think that they followed the same line as in Dakar. These races serve as a way of putting in more mileage. We have reached a very high level with a very reliable bike. If we can continue to work in this way, we should be able to keep going forward, especially in view of the next Dakar.

  -This race wasn’t planned. Seeing how it went so well, will you now change the plan or carry on with the one established in the Dakar? 

-We will continue as planned. It is a plan thought up for the Dakar 2015, to prepare us properly, and includes some extra rallies. But we’re not just thinking about the World Championship, but about the next Dakar, so that we arrive there at the highest possible level.

domingo, 27 de abril de 2014

Scuderia Goldentrans/DURA abre temporada com segundo posto

A dupla Alexandre Franco/Rui Franco em representação da Scuderia Goldentrans/DURA terminou o Vinhos Ervideira Rali TT no segundo posto da categoria T2, depois de terem dominado a prova durante grande parte da mesma. 

A equipa alenquerense entrou bem na prova organizada pela Sociedade Artística Reguenguense, assumindo-se desde logo como uma das mais rápidas, apesar de terem realizado as duas passagens pela Super Especial de abertura sem direcção assistida.

 Já no sábado, cerca de trezentos quilómetros de prova esperavam a dupla da Nissan Navarra, com Alexandre e Rui Franco a cedo assumirem o segundo posto na Categoria T2, para com pouco menos de metade do primeiro sector realizado, assumirem a liderança.

 Essa liderança durou cerca de meia prova, até que um furo os fez perder minutos preciosos, valendo-lhes a queda para o terceiro posto da categoria. Um forcing final ainda os levou a recuperar até ao segundo posto no T2, assegurando ainda um excelente oitavo posto da geral, numa prova onde pontificavam as mais competitivas viaturas da categoria T1.

 Alexandre Franco começou por admitir que pretendia “entrar forte para esta primeira prova e desde cedo percebemos o andamento dos nossos adversários, o que nos deixou claro que era possível chegar á vitória. Tivemos vários problemas a nível técnico, desde a direcção assistida logo na super especial até que mais tarde a falta de potência do motor se fez sentir de forma evidente logo no primeiro sector selectivo, facto esse que não nos deixou abrir uma diferença de mais de um minuto para o segundo classificado no T2. Já no segundo sector, fomos surpreendidos por um furo e com a perda desses seis minutos, as nossas chances de começar o campeonato a vencer, caíram por terra em definitivo”.

 Segundo o piloto que conta com os apoios da Goldentrans/DURA Automotive Systems e Eni, “apesar destas dificuldades técnicas que nos impediram de conquistar o triunfo em Reguengos, o balanço é bastante positivo, pois percebemos o andamento dos nossos principais adversários do campeonato e sabemos que podemos ganhar, pelo que deixamos a luta adiada para o Algarve, onde esperamos obter a primeira vitória na categoria T2.”

 A próxima prova do Campeonato Nacional de Todo o Terreno será a Baja Terras de Alcoutim, numa organização do Clube Automóvel do Algarve que terá lugar nos dias 31 de Maio e 1 de Junho, numa prova que se começa a assumir como uma das mais duras da temporada.

sábado, 26 de abril de 2014

Carlos Pinto estreia-se a vencer no Desafio Total Mazda

Caiu o pano sobre a edição de 2014 do Vinhos Ervideira Rali TT, prova que, uma vez mais, contou com a presença dos concorrentes ao Desafio Total Mazda. A competição levada a cabo pela Mazda e pela Total deu um interessante colorido a um evento marcado pela dureza dos pisos e pelo nível de exigência global do percurso, que motivou, aliás, uma lista considerável de abandonos. Uma vez mais, os Mazda Proto deram mostras de grande competência e competição aguerrida não faltou, com o vencedor a ser conhecido só mesmo com o cortar da meta.

 A dupla Carlos Pinto/Miguel Sanchez foi a grande vencedora desta primeira prova do Desafio Total Mazda 2014. Este foi o primeiro triunfo da equipa, sendo que para o navegador este triunfo tem um valor adicional, já que se tratou da sua estreia absoluta em competição. Melhor debute era impossível para Miguel Sanchez!

A primeira metade desta etapa complementar foi reveladora da dureza da prova alentejana e logo nesta fase tudo parecia indicar Bruno Oliveira podia sair de Reguengos de Monsaraz com um bom resultado, já que era ele o líder entre os carros do Desafio, isto apesar de o seu Mazda Proto não estar no pleno das suas capacidades. Atrás de Bruno Oliveira surgia a dupla Carlos Pinto/Miguel Sanchez que mostravam, acima de tudo, vontade de chegar ao fim, evitando todo o tipo de armadilhas do percurso.

 Após a primeira passagem, ficaram pelo caminho, Pedro Dias da Silva/Mário Castro e Etelvino Carvalho/Valter Cardoso. O piloto de Tomar viu a suspensão do Mazda Proto quebrar a escassos seis quilómetros do final da primeiro passagem pelo sector selectivo, enquanto o vencedor do Desafio em 2013 foi obrigado a parar em consequência da quebra da caixa de velocidades.

 Mantendo a toada da manhã e mesmo importunado por algumas crises, Carlos Pinto só tinha razões para festejar no final da prova, já que acabou mesmo por vencer, fruto de uma cuidadosa gestão do esforço na segunda passagem pelo sector selectivo. Claramente satisfeito com este resultado, o piloto afirmou estar “muito contente com este regresso ao Campeonato e ao Desafio, que, de facto, não podia ter corrido melhor. É verdade que beneficiei com os azares alheios, mas também eu tive problemas, nomeadamente quando se soltou o capot e ainda com um furo... Vamos continuar a fazer o melhor que sabemos. Há que pensar prova e prova e tentar gerir a temporada desta forma.”

 Na estreia da nova silhueta Mazda CX-5 Bruno Oliveira cumpriu o objectivo principal desta sua viagem até Reguengos de Monsaraz e que passava por terminar a prova. Destacando o facto de se tratar do arranque deste seu novo projecto, o piloto afirmou no final que: “estou, acima de tudo, contente por ter chegado ao fim, ainda para mais depois dos problemas que tivemos no carro e que nos acompanharam desde Sexta-feira. Este segundo lugar é bom e abre-nos boas perspectivas para as seguintes provas da temporada.”

 Desta forma, Carlos Pinto é o primeiro líder do Desafio Total Mazda 2014, somando 25 pontos, mais sete do que Bruno Oliveira que é o segundo. A competição para os Mazda Proto regressa com a Baja TT Oleiros/Proença/Mação, que terá lugar nos dias 27 e 28 de Junho.

  Classificação Final:

 1º Carlos Pinto/Miguel Sanchez (Hydraplan), 5h7m57,4s
 2º Bruno Oliveira/Vânia Paím (Hydraplan), 5h10m14,0s

António Maio regressa ao pódio

Equipa com quatro pilotos no Top 10

 Depois de um mês em que esteve impossibilitado de treinar, tanto a nível físico como de moto, António Maio regressou este fim-de-semana à competição no Vinhos Ervideira Rali TT, onde conquistou o terceiro lugar absoluto e a 2ª posição na Classe TT2. Apesar de ainda se ressentir da queda que sofreu no Gavião, o piloto da Yamaha Pinhelworks Ray Energy teve um excelente desempenho numa prova feita com a muita garra que lhe é reconhecida.

 Também na segunda posição das respectivas classes ficaram Sebastian Buhler (TT1) e Luís Teixeira (TT3), sendo que ambos terminaram entre os seis primeiros da classificação geral, o que permitiu um magnífico resultado de conjunto da Yamaha Pinhelworks Ray Energy.

 Para António Maio “o meu objectivo nesta prova era conseguir superar o facto de ter estado este tempo todo parado e não ter treinado. Por outro lado, queria alcançar um bom resultado para me manter na disputa do título. Infelizmente, tive no primeiro sector selectivo, uma pequena queda que me condicionou nos quilómetros seguintes. Só da parte da tarde é que me comecei a sentir cada vez melhor e isso reflectiu-se no andamento. A moto esteve impecável e agora cabe-me a mim ganhar ritmo para tentar chegar de novo às vitórias”.

 Para Sebastian Buhler, 4º classificado à geral, “a prova correu-me bem. Era um pouco perigosa e traiçoeira e nem sempre estava bem marcada, por isso tive de ser muito cuidadoso. Fui recuperando posições e estou muito satisfeito com o meu resultado, com a minha moto e com todo o apoio da equipa. É excelente estar neste tipo de estrutura que me permite concentrar exclusivamente na pilotagem”.

 Na 6ª posição e 2º entre os TT3 terminou Luís Teixeira, para quem “os progressos que temos vindo a fazer na preparação da moto vão dando os seus frutos e este foi mais um bom resultado a anteceder a prova de Alcoutim onde, jogando em casa, irei mais do que nunca lutar pela vitória”

O piloto Frederico Fino, que partilha com Fernando Pinhel a liderança desta equipa, terminou o Vinhos Ervideira Rali TT na 9ª posição depois de “ter gostado mais da prova do que estava a espera. Continua a ter partes horríveis, mas teve outras bastante interessantes. Não comecei bem, fui melhorando e estou satisfeito com a minha prestação, mas mais do que isso com o resultado da equipa. Penso que no global fizemos um excelente trabalho”.

 David Ferreira, que no prólogo realizou o 23º tempo, acabou por desistir depois de se ter magoado no pulso devido a uma queda.

Vitória para Miguel Barbosa (Auto), Mário Patrão (Moto), Beto Borrego (Quad) e João Dias (Buggy/UTV)

Com as vitórias de Mário Patrão na competição moto, Beto Borrego em Quad, João Dias em Buggy/UTV e Miguel Barbosa, nos automóveis terminou mais uma edição, a 26ª do Vinhos Ervideira Rali TT. A prova alentejana, que contou com a participação de quase 200 pilotos, foi fortemente disputada em todas as categorias.

  Miguel Barbosa vence categoria automóvel

 O atual campeão nacional de todo-o-terreno Miguel Barbosa, aos comandos de um Mitsubishi Racing Lancer, arrecadou mais uma vitória no Vinhos Ervideira Rali TT, desta feita, a sua oitava conquista nesta prova.

  “Foi um bom arranque para nós. É sempre bom começar com o pé direito e com esta vitória ganhámos 25 pontos que são muito importantes. Travámos uma luta renhida com o Ricardo Porém e com o Rómulo Branco, o que é excelente em termos de competitividade particularmente porque é um bom espetáculo para o público. Neste momento, estou satisfeito com o resultado, pois o meu objectivo foi cumprido”, referiu Miguel Barbosa no final da etapa.

 Apesar do primeiro lugar, Miguel Barbosa não teve uma vitória fácil, uma vez que o piloto luso angolano Rómulo Branco esteve sempre no seu encalço, tendo terminado a competição com uma curta distância de 2m56s do líder. Rómulo Branco teve um desempenho notável neste Vinhos Ervideira Rali TT, onde participou aos comandos de uma Toyota Hilux, ao assegurar o 2º lugar da geral na sua estreia na categoria T1. Excelente andamento também para Ricardo Porém que completou o terceiro lugar do pódio.

 No que diz respeito à classe T2 a vitória coube a Jorge Cardoso (Isuzu D-Max). Entre os T8 venceu César Sequeira (Nissan Navara). O lugar mais alto do pódio do Desafio Total Mazda pertenceu a Carlos Pinto, logo seguido por Bruno Oliveira.

  Mário Patrão com vitória na categoria Moto 

A vitória na competição destinada à categoria moto do Vinhos Ervideira Rali TT coube a Mário Patrão, que gastou 2h58m a cumprir os 227 quilómetros cronometrados que compunham o traçado da corrida. Logo atrás ficou Domingos Santos, primeiro TT1, com uma diferença de 5m15s para o líder.

“Esta prova de Reguengos não costuma ser muito favorável para mim, mas felizmente este ano correu tudo bem e consegui ganhar. De manhã ganhei vantagem sobre o meu adversário e alcancei um tempo confortável que me permitiu gerir o 2º SS com alguma tranquilidade, sem ter que arriscar nada. Foi um bom resultado e estou feliz com o trabalho feito”, revelou Mário Patrão. 

Mário Patrão (Suzuki), atual campeão nacional da categoria, conseguiu uma tranquila vitória nesta prova, uma vez que António Maio (Yamaha) ainda está em recuperação devido à queda que sofreu na primeira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Este piloto da Yamaha completou o pódio das motos. Mário Patrão termina esta 26ª edição do Vinhos Ervideira Rali TT com mais uma vitória e reforça a liderança no campeonato. Sebastian Bühler, que ficou em quarto da tabela classificativa, foi o segundo TT1. O primeiro lugar da categoria TT3 foi ocupado por Fausto Mota, o quinto da geral. Em sexto ficou Luís Teixeira que foi ainda segundo na classe TT3.

  Beto Borrego líder na categoria Quad 

A competição destinada aos Quad decorreu sem surpresas com Beto Borrego (Yamaha), atual campeão nacional, a vencer o Vinhos Ervideira Rali TT. O piloto da equipa Race Punk gastou 3h03m43s a cumprir os 227 quilómetros cronometrados da prova.

  “Estou feliz com mais uma vitória, principalmente porque nesta prova já se realizaram três edições que integraram a competição quad eu subi ao lugar mais alto do pódio em todas elas. De manhã entrei com alguma cautela e não quis arriscar para poder atacar no troço da tarde. Consegui gerir muito bem a corrida e espero que continue a correr tudo bem até ao final do campeonato”, contou Beto Borrego.

 Na segunda posição ficou Ricardo Carvalho, a 1m54s do líder, e o terceiro classificado foi Luís Engeitado.

  João Dias vence categoria Buggy e UTV

 A competição dos Buggys e UTVs foi, uma vez mais, fortemente disputada com várias equipas a protagonizarem a luta pelo primeiro lugar. A vitória acabou por recair na dupla João Dias/ João Filipe que, aos comandos de um Polaris, cumpriu os dois sectores selectivos num total de 3h09m08s. Logo atrás ficou o actual Campeão Nacional, Nuno Tavares, também em Polaris, com um atraso de 2m43. O pódio completou-se com o Polaris RZR de Vitor Santos.

  “Correu tudo bem. Tivemos uns problemas com a temperatura do carro que, felizmente, conseguimos resolver. Os nossos adversários estavam muito próximos de nós, mas conseguimos dar sempre o nosso melhor,” referiu João Dias.

BONS ARES PELA ERVIDEIRA

O 4º lugar final alcançado por Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva no Ervideira Rali TT não fugiu muito aos planos concebidos pela equipa Oceanotrade Racing Team. Para a prova de abertura de 2014 este poderá mesmo ter sido o terreno ideal para que Paulo Graça voltasse a "fazer mão" à sua Nissan Nava Off Road. Sem necessitar forçar andamentos, tudo correu da melhor forma.

"Foi uma corrida sem problemas e uma prova limpa. Se existissem mais quilómetros, até poderia ter sido melhor. Somos uma equipa de resistência, e só começamos a gostar ainda mais da competição, quanto mais horas temos de troços. Correu tudo muito bem, esperando que nas restantes provas do campeonato se possa melhorar ainda mais", referiu Paulo Graça com forte entusiasmo.

 O Oceanotrade Raging Team começa assim a temporada com um resultado muito positivo, que contribui para que Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva possam encarar a época de 2014 com excelente disposição.

Rómulo Branco estreou-se em 2º

Piloto luso-angolano chegou a estar a segundos do comando da prova 

O piloto luso-angolano Rómulo Branco rubricou hoje uma excelente prestação, naquela que foi a sua estreia aos comandos de uma máquina T1, a classe rainha do Todo-o-Terreno. Pilotando uma Toyota Hilux, Rómulo Branco, acompanhado de João Serôdio, terminou o Vinhos Ervideira Rali TT na 2ª posição, a 2m56s do campeão nacional Miguel Barbosa depois de, durante boa parte da prova, o duelo entre ambos ter sido extremamente renhido.

 Na prova de abertura do Campeonato de Portugal, o actual vice-campeão mundial da classe T2, mostrou-se bastante competitivo e apenas um pequeno erro o afastou da luta pela vitória, numa altura em que a desvantagem para o futuro vencedor tinha baixado para 12s (CP3).

“Estou muito satisfeito, tanto pelo resultado desportivo, como pela forma como me senti perfeitamente adaptado a este novo carro. É uma máquina de um nível muito superior àquela com que competi nos últimos anos. Fui cauteloso no prólogo, que era bastante escorregadio e traiçoeiro, mas hoje na corrida senti que tinha condições para aumentar o andamento e consegui melhorar a minha posição e inclusive diminuir a desvantagem para o Miguel. Tive um pequeno deslize ao efectuar um gancho. Alarguei um pouco a trajectória e o carro acabou por ficar assente no bordo da curva. Fui passado pelo Porém, que eu já anteriormente tinha ultrapassado, e só quando, alguns minutos depois, um carro da organização me puxou, é que me foi possível retomar a corrida. A vitória ficou fora do meu alcance, mas consegui manter o 2º lugar, o que para início de novo projecto é um excelente resultado”, salientou no final do Vinhos Ervideira Rali TT, o piloto luso angolano Rómulo Branco.

 O Campeonato de Portugal regressa no próximo mês de Maio, com Rómulo Branco e João Serôdio a participarem na Baja TT Terras de Alcoutim.

Mário Patrão vence no “Ervideira” e mantém-se líder invicto no campeonato

Piloto de Seia garantiu um confortável triunfo naquela que foi a segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 

Mário Patrão foi o grande vencedor da segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o Vinhos Ervideira Rali TT, em Reguengos de Monsaraz, e mantém-se “intocável” nas contas do campeonato.
O piloto de Seia, campeão em título, começou a jornada com o segundo melhor tempo na Super-Especial da Herdadinha, realizada ao início da tarde de Sexta-Feira, 25 de Abril, junto à Adega Ervideira, posição que lhe deu uma partida favorável este Sábado para a conquista da vitória final, esta conseguida num total de 2h58m, menos 5m15s que o segundo classificado da prova alentejana.

  “Objetivo cumprido, saio do “Ervideira” com a liderança nos campeonatos Absoluto e TT2 e com uma vitória confortável. É esta a linha que pretendo manter esta temporada, para poder chegar ao final do ano com os títulos assegurados. Foi uma prova muito bem concebida, consegui estar desde início ao ataque e pouco depois da partida já tinha a liderança da prova, desde então foi só gerir e continuar a dar um bom espetáculo a todos os presentes. Agradeço desde já a força e apoio de todos, bem como a todos os patrocinadores”, comentou o piloto do Crédito Agrícola, RR-Motos e Suzuki.

 Mário Patrão regressa à atividade a 18 de Maio no Enduro de Castelo Branco.

Nuno Matos abandona mas mostra a competitividade

Potencial confirmado na primeira prova do ano 

O Vinhos Ervideira Rali TT abriu a temporada do Todo-o-Terreno nacional e Nuno Matos e Filipe Serra mostraram, com o Opel Mokka Proto, que podem contar com a equipa na discussão dos primeiros lugares em todas as provas do campeonato. A dupla alentejana andou sempre entre as melhores, mas a quebra de uma barra traseira esquerda no carro ditou o abandono, a apenas 75 quilómetros do final da ronda realizada em Reguengos de Monsaraz.

 Depois de ter sido a quarta mais rápida no somatório das duas passagens pela super-especial realizada ontem, Nuno Matos e Filipe Serra entraram para o primeiro sector selectivo de hoje com a estratégia bem definida. O objectivo passava por não assumir riscos. E se assim o definiram, melhor o fizeram. A equipa de Portalegre cumpriu os primeiros 147,65 km do dia sem qualquer problema e chegou à assistência intermédia na quarta posição.

 À partida para o derradeiro sector selectivo, nova volta pelos 147,65 quilómetros do percurso desenhado pela organização, e a mesma táctica: continuar a andar num ritmo consistente mas sem riscos. “Estávamos a fazer um tempo melhor do que de manhã. Sentia-me bastante bem e na passagem pelo primeiro CP da tarde estávamos na segunda posição. Decidimos continuar sem arriscar mas com um ritmo ligeiramente mais vivo e estava tudo a correr bem”, afirmou Nuno Matos. Infelizmente, quando faltavam 75 quilómetros para a meta, a barra traseira esquerda cedeu e Nuno Matos e Filipe Serra não puderam continuar em competição. 

“Estou triste porque não conseguimos chegar ao fim, mas também estou contente e entusiasmado. As ilações que tiramos são positivas. Estou muito mais adaptado ao carro e as alterações que fizemos durante a preparação para o campeonato funcionaram. Mostrámos que temos potencial para andar com os melhores, principalmente num ano em que o campeonato está tão competitivo”, sublinhou o piloto portalegrense. 

Terminada a primeira prova do campeonato, Nuno Matos e Filipe Serra já olham para a próxima ronda, a Baja Terras de Alcoutim que se realiza entre os próximos dias 31 de Maio e 1 de Junho. A formação alentejana ruma ao Algarve com o intuito de discutir os melhores lugares e somar os primeiros pontos na época.

 Classificação final do Vinhos Ervideira Rali TT 

1º Miguel Barbosa/Pedro Velosa Mitsubishi Racing Lancer 4h03m36,4s
2º Rómulo Branco/João Serôdio Toyota Hilux a 2m56,0s
3º Ricardo Porém/Hugo Magalhães BMW Série 1 Proto a 5m24,5s
4º Paulo Graça/Nuno R. Silva Nissan Navara Off Road a 20m24,1s
5º João Cardoso/Luís Marques Evoque Cattiva a 23m54,7s

Ricardo Porém sobe ao pódio e cumpre objectivos

Terceiro lugar é final premeia uma exibição consistente no regresso do piloto ao Campeonato Nacional de TT. 

 Temporada prossegue no Algarve no final de Maio. 

Terminou ao início da tarde, na Adega Ervideira, a edição de2014 do Vinhos Ervideira Rali TT, prova de abertura da temporada 2014 do Campeonato Nacional de TT. A dupla Ricardo Porém esteve em plano de evidência ao assegurar um brilhante terceiro lugar final, posição que vai plenamente ao encontro dos objectivos da equipa para este arranque de temporada e que passavam por terminar entre os três melhores. 

O piloto de Leiria entrou com o pé direito e imprimiu um andamento forte manhã cedo, tendo mesmo liderado a classificação logo após os primeiros 35 quilómetros de prova. Foi, no entanto, atrasado por um furo que o fez perder cerca de dois minutos e meio. Ainda assim, ao cabo dos primeiros 147 quilómetros o seu atraso para a liderança da prova era de apenas um minuto, o que revela bem a consistência de andamento da dupla Ricardo Porém/Hugo Magalhães, que terminou a manhã no derradeiro lugar do pódio. 

Na derradeira fase da prova, as coisas complicaram-se e fazer melhor do que o terceiro lugar era virtualmente impossível: “cerca de trinta quilómetros após o arranque para a segunda passagem ficámos sem escovas do limpa pára-brisas e isso dificultou muito a minha tarefa. Sabíamos que esta segunda metade da corrida ia ser dura e a verdade é que era impossível fazer melhor, até porque nos últimos quilómetros comecei a sentir o motor a falhar,” esclareceu o piloto.

 Em jeito de balanço, Ricardo Porém sublinhou que “este resultado está dentro daquilo que tínhamos como objectivo. Estou muito contente com a aquilo que conseguimos e agora há que começar a trabalhar para daqui a cerca de um mês voltarmos a mostrar o nosso valor e tentarmos assegurar mais uma resultado positivo.” 

 O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno tem agora uma pausa, regressando nos dias 31 de Maio e 1 de Junho com a Baja Terras de Alcoutim, prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve. 

Classificação Final:

1º Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Mitsubishi Racing Lancer), 4h3m36,4s
2º Rómulo Branco/João Serôdio (Toyota Hilux), a 2m56s
3º Ricardo Porém/Hugo Magalhães (BMW Serie 1 Proto), 5m24.5s

Miguel Barbosa, Nuno Tavares e Rómulo Branco promovem “momento verde”

O campeões Nacionais de Todo-o-Terreno das categorias Auto, Miguel Barbosa, e Buggy, Nuno Tavares, juntamente com o actual vi-campeão mundial T2, Rómulo Branco, participaram no “momento verde” promovido pela Ervideira, uma iniciativa que teve lugar antes do Prólogo do Vinhos Ervideira Rali TT. 

Organizada há já vários anos com o apoio da Corticeira Amorim, esta ação envolve a plantação simbólica de sobreiros e está relacionada com um compromisso assumido pela Ervideira de plantar 10 sobreiros por cada equipa inscrita nesta prova.

 A Ervideira tem a consciência e o respeito ambiental na lista das suas prioridades e quer contribuir para um mundo melhor, florestando as suas propriedades no Monte da Ribeira.

Mário Patrão vence na categoria Moto

A vitória na competição destinada à categoria moto do Vinhos Ervideira Rali TT coube a Mário Patrão, que gastou 2h58m a cumprir os 227 quilómetros cronometrados que compunham o traçado da corrida. Logo atrás ficou António Maio com uma diferença de 4m38s para o primeiro lugar.

 Mário Patrão (Suzuki), atual campeão nacional da categoria, conseguiu uma tranquila vitória nesta prova, uma vez que António Maio (Yamaha) ainda está em recuperação devido à queda que sofreu na primeira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 Mário Patrão termina esta 26ª edição do Vinhos Ervideira Rali TT com mais uma vitória e reforça a liderança no campeonato.

 O terceiro lugar da classificação geral coube a Domingos Santos que foi ainda o vencedor da classe TT1. Logo de seguida ficou Sebastian Bühler que ficou em quarto da tabela classificativa e segundo TT1. O primeiro lugar da categoria TT3 foi ocupado por Fausto Mota, o quinto da geral. Em sexto lugar ficou Luís Teixeira.

Regresso à competição soube a pouco

João Belo e Lino Silva abandonaram após 50 quilómetros de prova 

João Belo e Lino Silva voltaram ao Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno com ambições maiores fruto da aposta no Opel Astra Proto, carro enquadrado na principal categoria da modalidade. A dupla começou a primeira prova da temporada, o Vinhos Ervideira Rali TT em bom plano, mas as boas indicações dadas no dia de ontem não se prolongaram para a jornada de hoje e a equipa acabou por abandonar durante o primeiro sector selectivo do dia.

 Com o 12º tempo após as duas passagens na super-especial, João Belo e Lino Silva a 11ª equipa a partir para os quase 300 quilómetros contra ao cronómetro. Contudo, à passagem pelo quilómetro 40 do primeiro sector selectivo, a formação do Opel Astra Proto deixou a competição devido a problemas no motor do carro.

“Estávamos a andar muito bem. Já devíamos estar na sexta ou na sétima posições, o que é bastante positivo pois saíamos do 11º lugar. A adaptação ao ritmo competitivo foi fantástica. Andámos sem arriscar, sempre muito certinhos e a fugir de todos os obstáculos que nos pudessem causar problemas. Foi uma pena porque estava tudo a correr tão bem. Mas as corridas são mesmo assim e agora temos de pensar na próxima”, afirmou o piloto.

 Com a presença assegurada em todas as provas do campeonato português, João Belo e Lino Silva apontam, agora, atenções para a próxima jornada da competição, a Baja Terras de Alcoutim que se realiza entre os próximos dias 31 de Maio e 1 de Junho.

Açores TT Team lidera Desafio Total Mazda após SS1

O piloto do Açores TT Team, Bruno Oliveira, que faz dupla com Vânia Paim, conquistou a primeira posição do Desafio Total Mazda após ter sido disputado o primeiro troço cronometrado de 150 quilómetros do Vinhos Ervideira Rali TT.

 A dupla açoriana destacou-se ainda ao subir até ao nono lugar da classificação geral: “estou muito satisfeito com este resultado. O carro está a ter uma performance excelente e, apesar de ainda estarmos a afinar detalhes, estamos a ter um andamento regular. Está a ser uma boa competição e estou contente por estar na frente do Desafio”, revelou Bruno Oliveira.

 Para esta tarde está programada mais uma passagem por um troço cronometrado com cerca de 150 quilómetros.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Açores TT Team em 3º no Desafio Total Mazda

O piloto do Açores TT Team, Bruno Oliveira, que faz dupla com Vânia Paim, alcançou, no prólogo do Vinhos Ervideira Rali TT, o terceiro lugar do Desafio Total Mazda.

 A equipa açoriana apresentou-se à partida da prova alentejana, que é a primeira etapa do Campeonato de Portugal e do Desafio Total Mazda, com um novo projecto e a grande aposta de Bruno Oliveira para este arranque é testar e evoluir o carro: “o prólogo correu bastante bem. Partimos com alguma cautela porque ainda estamos a afinar alguns detalhes. O projecto é novo e, por isso, ainda não tínhamos tido tempo para testar as alterações que fizemos. O troço do prólogo serviu para afinar o que estava em falta. Ainda assim, conseguimos o 3º lugar no Desafio Total Mazda o que foi muito positivo. O nosso objectivo é chegar ao fim e, acima de tudo, perceber todas as potencialidades do carro”, referiu Bruno Oliveira.

 Hoje para a competição destinada aos automóveis do Vinhos Ervideira Rali TT está programada uma dupla passagem por um troço cronometrado com cerca de 150 quilómetros.

António Maio vence prólogo

António Maio venceu hoje o prólogo do Vinhos Ervideira Rali TT, a segunda jornada do campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O piloto da Yamaha Pinhelworks Ray Energy conseguiu recuperar da queda aparatosa que sofreu em Gavião e cumpriu os 5 km de percurso em apenas 4m40s.

  “Foi um bom arranque. Ainda estou em recuperação, mas tentei andar o melhor possível. Para amanhã, apesar de talvez não ser a melhor estratégia, vou sair à frente. Estou muito motivado para esta prova e, por isso, dei o meu melhor para vencer o prólogo” referiu António Maio.

 Luís Teixeira, terminou no terceiro lugar, a apenas 4s do seu companheiro de equipa António Maio, vencendo, ainda, a categoria TT3. “A moto está cada vez melhor e isso permitiu-me fazer um bom prólogo”, salientou o ex-campeão nacional TT3.

 Sebastian Buhler, que esteve em destaque no Raid TT da Ferraria, ao alcançar um 2º lugar absoluto, terminou o prólogo de hoje em segundo lugar da classe TT1, na oitava posição geral. “A pista estava muito escorregadia e por isso fui um pouco mais na defensiva”, salientou o jovem piloto.

 Frederico Fino, líder da equipa, que se apresenta aos comandos de uma Yamaha YZ450 F, foi o 5º piloto da classe TT2 tendo cumprido o percurso em 5m03s. A participação da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Energy completou-se com David Ferreira que realizou o 23º tempo.

 Amanhã disputa-se o segundo dia de competição do Vinhos Ervideira Rali TT. O percurso destinado às motos terá um primeiro troço de 80 km e no segundo os concorrentes terão que cumprir 150 quilómetros cronometrados.

Arrancou o Vinhos Ervideira Rali TT 2014

Vitória no prólogo para Miguel Barbosa (Auto), António Maio (Moto), Beto Borrego (Quad) e António Ferreira (Buggy/UTV) 

Começou hoje, em Reguengos de Monsaraz, a 26ª edição do Vinhos Ervideira Rali TT, competição organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense. A prova alentejana de todo-o-terreno é a segunda jornada do campeonato para Moto, Quad e Buggy/UTV, que é promovido pela FMP, e a primeira da competição automóvel, organizada pela FPAK.

 No prólogo, que se disputou junto à adega Vinhos Ervideira, no lugar de Herdadinha, o destaque foi para Miguel Barbosa, na competição Auto; António Maio nas Moto, Beto Borrego nos Quad e António Ferreira na competição Buggy/UTV, pilotos que se sagraram vencedores nas respectivas categorias. Este curto troço, composto por 5 quilómetros para moto, quad e buggy/utv e de 11 para os automóveis, deu o mote para o início de uma corrida que se prevê bastante animada.

  Vitória de Miguel Barbosa nos automóveis 

A competição auto começou sem surpresas com Miguel Barbosa, aos comandos de um Mitsubishi Racing Lancer, a evidenciar a sua supremacia sobre os seus mais diretos adversários. O actual campeão nacional gastou 8m58s a cumprir os 11 quilómetros da dupla passagem pelo troço escolhido para prólogo. Em segundo lugar ficou Ricardo Porém (BMW) e o terceiro posto foi ocupado pelo estreante na categoria T1, Rómulo Branco (Toyota).

“Hoje o dia correu bem. Fizemos o prólogo sem cometer erros e o carro teve uma performance excelente. O meu navegador, Pedro Velosa, fez um trabalho exímio. Este prólogo não é fácil e, por vezes, é até um pouco traiçoeiro. Sendo o primeiro embate de 2014 é importante começar bem. Amanhã vou entrar ao ataque porque há um lote de concorrentes muito competitivos nesta prova e, por isso, o objectivo é manter a concentração para não perder os lugares da frente”, afirmou Miguel Barbosa.

 Na competição destinada aos T2 o destaque vai para Nuno Tordo (Nissan) que foi o mais rápido no prólogo. Já na classe T8 o vencedor foi Tiago Avelar (Lynx). A primeira posição do Desafio Total Mazda foi ocupada por Pedro Dias da Silva.

  António Maio vence prólogo na categoria Moto 

O prólogo do Vinhos Ervideira Rali TT na categoria Moto foi bastante disputado. A discussão pelos primeiros lugares foi protagonizada por António Maio (Yamaha) e Mário Patrão (Suzuki), tendo o primeiro vencido a Super Especial ao cumprir o percurso em 4m40s.

  “Foi um bom arranque. Ainda estou em recuperação, mas tentei andar o melhor possível. Para amanhã, apesar de talvez não ser a melhor estratégia, vou sair à frente. Estou muito motivado para esta prova e, por isso, dei o meu melhor para vencer o prólogo” referiu António Maio.

 Em segundo lugar ficou o actual campeão nacional, Mário Patrão, também ele um sério candidato à vitória deste Vinhos Ervideira Rali TT. Na terceira posição encontra-se Luís Teixeira (Yamaha) que é, ainda, o primeiro classificado da categoria TT3. No que diz respeito à classe TT1, a vitória coube ao piloto João Lourenço (KTM) que terminou o prólogo em sétimo da geral.

  Beto Borrego foi o vencedor entre os quads

 Na competição destinada aos Quad o vencedor do dia foi Beto Borrego (Yamaha), o actual campeão nacional da categoria.

“Este prólogo foi excelente e diverti-me muito. Apesar de tudo, senti que o piso estava muito escorregadio e tive alguma cautela para não acelerar em demasia. Não quis cometer erros. Amanhã vou apostar mais no segundo troço e vou dar o meu melhor para vencer a competição”, revelou o piloto.

Segunda posição para o ex-campeão Ricardo Carvalho e terceiro tempo para Ricardo Sousa, o actual campeão de Quad Cross, ambos em Yamaha.

  António Ferreira venceu prólogo na categoria Buggy e UTV 

A competição destinada à categoria dos Buggy e UTV foi, uma vez mais, fortemente disputada. Hoje, no prólogo do Vinhos Ervideira Rali TT a vitória coube ao buggy de António Ferreira que já no ano passado se destacou nesta mesma competição.

  “Em 2013 também ganhei o prólogo desta prova. Sem dúvida, que este carro se adapta muito bem a este traçado e eu tirei partido destas características ao aproveitar todo o potencial da máquina. Amanhã sei que vai ser um dia difícil e o mais provável é ser ultrapassado pelos meus adversários. No entanto, o meu objectivo é chegar ao fim da prova e, se possível, vencer a competição destinada aos Buggy”, revelou o vencedor do prólogo da categoria Buggy e UTV.

 O segundo lugar foi ocupado por Vítor Santos enquanto o ex-campeão João Lopes, assegurou o terceiro posto da classificação geral.

 Amanhã o Vinhos Ervideira Rali TT cumpre uma dupla passagem por um troço com 150 quilómetros para a competição dos automóveis, enquanto para as Moto, Quad, Buggy e UTV está destinado um primeiro troço com cerca de 80 km e um segundo com 150.

Rómulo Branco em 3º no prólogo

Piloto luso-angolano estreou-se em T1 no Campeonato de Portugal 

O piloto luso-angolano Rómulo Branco assegurou esta tarde a 3ª posição no prólogo do Vinhos Ervideira Rali TT a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno

 Tendo pela frente um novo e aliciante desafio, ao apresentar-se aos comandos de uma Toyota Hilux, concebida pela Overdrive, o actual vice-campeão mundial da classe T2, estreou-se em Portugal na classe rainha do TT.

 Acompanhado pelo seu habitual navegador, João Serôdio, o piloto luso angolano iniciou esta nova fase da sua carreira com um excelente tempo em ambas as passagens e sempre muito próximo do 2º classificado.

  “O resultado deste prólogo vai claramente ao encontro dos meus objectivos. Foi essencial ter feito os treinos que fiz em Itália e em Espanha, para estar aqui mais adaptado a esta nova máquina. Amanhã partimos numa boa posição, mas a corrida vai naturalmente ser exigente e muito diferente destes poucos quilómetros que aqui hoje tivemos de enfrentar. O meu objectivo é terminar entre os cinco primeiros”, salientou no final do prólogo o piloto luso angolano Rómulo Branco. 

Com um figurino idêntico ao dos anos anteriores, o Vinhos Ervideira Rali TT os automóveis farão uma dupla passagem por um troço cronometrado com cerca de 150 quilómetros.

João Belo e Lino Silva recuperam ritmo competitivo

Equipa às portas do “top-ten” na super-especial

 No regresso à competição depois de quatro anos parados, João Belo e Lino Silva arrancaram para a primeira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno com um andamento próximo dos dez primeiros. A equipa, que se estreou na principal categoria da modalidade (T1), fez os primeiros quilómetros ao volante do Opel Astra Proto e terminou as duas passagens pela super-especial da Herdadinha a 1m04,79s da formação mais rápida.

 João Belo e Lino Silva começaram a competição com o intuito de recuperar o ritmo perdido, fruto de um hiato de quatro anos sem competirem. Na primeira passagem pelo circuito de 5,5 quilómetros, a dupla do Opel Astra Proto efectuou o 12º melhor tempo, a 31,99s dos mais rápidos, Miguel Barbosa e Pedro Velosa. Na segunda volta, a equipa entrou apostada em imprimir um ritmo mais vivo mas um percalço no arranque acabou por impedir a dupla de melhorar o registo. João Belo e Lino Silva tiveram de se contentar, novamente, com o 12º posto, a 32,80s dos vencedores da especial.

“Andámos sem arriscar. Na primeira passagem aproveitámos para ganhar a mão ao carro. Estivemos muito tempo sem andar e como o teste que tivemos aconteceu há quinze dias, foi importante entrarmos desta forma. Na segunda vez que fizemos o percurso andámos razoavelmente, mas infelizmente tivemos um problema no arranque, em parte por ainda nos estarmos adaptados ao carro, e perdemos cinco ou seis segundos”, explicou João Belo à chegada ao parque de assistência do Vinhos Ervideira Rali TT.

“Estamos satisfeitos com este arranque de temporada. Amanhã saímos de uma posição simpática pois estamos na primeira parte do pelotão. O carro está impecável. Dá um prazer enorme de conduzir e nós estamos a divertir-nos imenso com esta nova experiência”, concluiu o piloto. 

Amanhã, as equipas têm um dia longo pela frente com a dupla passagem pelo sector selectivo de 154,32 quilómetros. Nesta edição, a organização do Vinhos Ervideira Rali TT decidiu inverter o sentido do percurso da prova, o que representa um desafio para os concorrentes. A primeira equipa a entrar em competição arranca às 8h30. O vencedor deverá ser conhecido por volta das 14h30, com a cerimónia de pódio agendada para as 15 horas.

Nuno Matos com bom arranque no campeonato

Super-especial vale quarto lugar à equipa alentejana 

Nuno Matos e Filipe Serra conquistaram o quarto lugar no Vinhos Ervideira Rali TT após a conclusão da super-especial que se realizou durante esta tarde. A dupla do Opel Mokka Proto andou, constantemente, entre os melhores e parte para o dia de amanhã a 33,51 segundos do líder da ronda inaugural do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 A equipa alentejana foi a quinta mais rápida na primeira passagem pelo circuito desenhado na Herdadinha, centro nevrálgico da prova realizada em Reguengos de Monsaraz, com o tempo de 4m45,67s, ou seja, ficou a 14,92s do carro mais rápido. Na segunda volta, a formação portalegrense demorou 4m46,27s a percorrer os 5,5 quilómetros do traçado e acabou por ceder 18,59s para a equipa com o melhor registo.

“Nunca fomos de arriscar tudo ou cometer loucuras nos prólogos. A primeira passagem foi limpa e correu bastante bem. Na segunda vez que fizemos o percurso, acabámos por cometer alguns excessos e com isso perdemos tempo precioso”, afirmou Nuno Matos.

 Neste regresso à competição, o piloto do Opel Mokka Proto ficou muito satisfeito com o resultado desta tarde e está motivado para o dia de amanhã. “Já sabíamos que ia haver uma enorme competitividade. Na segunda passagem pelo percurso da super-especial quase parecia que estávamos na Fórmula 1, com tempos muito próximos entre vários concorrentes. Isso é muito bom para a modalidade e estamos contentes com o nosso desempenho porque nos sentimos rápidos e amanhã vamos sair para a pista numa excelente posição”, concluiu o vencedor da Taça FIA de Bajas na categoria T2 em 2010.

 Amanhã, as equipas têm um dia longo pela frente com a dupla passagem pelo sector selectivo de 154,32 quilómetros. Nesta edição, a organização do Vinhos Ervideira Rali TT decidiu inverter o sentido do percurso da prova, o que representa um desafio para os concorrentes. A primeira equipa a entrar em competição arranca às 8h30. O vencedor deverá ser conhecido por volta das 14h30, com a cerimónia de pódio agendada para as 15 horas.

Ricardo Porém é segundo após a Super Especial

Regresso à competição do piloto de Leiria marcada por uma exibição de “encher o olho” e um resultado dentro do objectivos. 

A dupla Ricardo Porém/Hugo Magalhães deu que falar no arranque do Vinhos Ervideira Rali TT, que teve hoje a Super Especial, disputada nos terrenos da Adega Ervideira. O piloto do BMW Serie 1 assegurou a segunda melhor marca no acumulado das duas passagens pelo troço de cinco quilómetros e, assim, vai cumprindo à risca, o objectivo que havia estabelecido e que passa por assegurar o lugar entre os três primeiros em Reguengos de Monsaraz.

 Claramente satisfeito, Ricardo Porém afirmava no final da etapa que “foi um dia muito bom! Consegui o segundo lugar na Super Especial o que representa um excelente lugar para largar para o dia de amanhã. O carro esteve muito bem e sinto que posso tirar ainda mais partido dele.” 

Ciente, ainda assim, dos obstáculos a transpor numa jornada conhecida pelas “armadilhas” no percurso, o jovem piloto Leiriense esclarece que “terei que ter algumas cautelas nos cerca de 300 quilómetros dos Sectores Selectivos de amanhã. Tenho que gerir o esforço e saber onde atacar e defender ao longo deste longo percurso. A motivação é grande e espero realmente alcançar as metas que tracei para esta prova de abertura do campeonato.”

 Desta forma, Ricardo Porém será o segundo piloto a largar para a dupla passagem pela especial de 150 quilómetros ao cronometro que a organização reservou para a segunda etapa e que tem início marcado para as 8h30, aguardando-se o regresso dos concorrentes a Reguengos de Monsaraz a partir das 15h30.

  Classificação após a Super Especial:

1º Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Mitsubishi Racing Lancer), 8m58,43s
2º Ricardo Porém/Hugo Magalhães (BMW Serie 1 Proto), 23,4
 3º Alejandro Martins/José Marques (Toyota Hilux), a 33,4
4º Paulo Ferreira/Jorge Monteiro (Nissan Navara), a 35,6s
5º João Ramos Vítor Jesus (Toyota Rav 4), a 37,7s

Pedro Dias da Silva lidera Desafio Total Mazda

Teve lugar esta tarde nos terrenos da Herdadinha (Reguengos de Monsaraz) a dupla passagem pela Super Especial de cerca de cinco quilómetros que marcou o início das hostilidades na edição de 2014 do Desafio Total Mazda. Desta feita e num dia de sol e sob olhar atento de uma multidão de espectadores, o estreante no Desafio Pedro Dias da Silva, que levou o seu Mazda Proto ao 13º lugar após este primeiro dia de prova.

O piloto de Tomar, conseguiu fazer valer a sua experiência nos ralis, e imprimiu um andamento forte apesar de “ter feito poucos quilómetros com o Mazda Proto. Ainda estou a habituar-me ao carro, mas acho que fizemos um bom arranque, que, para já, nos vai valendo o melhor lugar entre os carros do Desafio. Todavia, amanhã ainda temos muito rali pela frente...” 

 Com quatro carros à partida, o arranque de mais uma edição do Desafio Total Mazda contou com a presença do “campeão” em título, Etelvino Carvalho, que alcançou a segunda melhor marca, a escassos nove segundos no líder. O piloto de Portalegre esclarecia no final que: “sentimos alguns problemas no eixo traseiro do Mazda Proto. Por outro lado, ainda não conseguiu habituar-me às notas (de ralis) do meu novo navegador, mas isso será resolvido com mais quilómetros.” 

Um dos Mazda Proto sobre o qual recaíram muitas atenções foi o tripulado por Bruno Oliveira, 3º classificado esta tarde, e que sublinhou o facto de “ainda não estar totalmente habituado às alterações que foram feitas no carro, nomeadamente em termos de caixa de velocidades. Rodei com algumas cautelas no sentido de não correr riscos. A prova ainda agora está a começar e tenho de tentar fazer uma boa gestão de corrida para colher os melhores resultados.”

 Carlos Pinto, que regressa este ano à competição levada a cabo pela Mazda e pela Total teve uma prova sem sobressaltos e onde o objectivo foi “cumprir o percurso e evitar problemas. Estamos sem “terra trip” e isso complica a vida ao meu navegador, Miguel Sanchez, que se está a estrear em competição. Acima de tudo, foi divertido e isso também é importante. Amanhã vamos tentar andar o melhor que conseguirmos!” 

Para a etapa de amanhã o organizador reservou uma dupla passagem pelo percurso de aproximadamente 140 quilómetros, num dia de prova que tem arranque agendado para as 8h30. O final da prova está previsto para as 15h30.

  Classificação Após a Super Especial:

 1º Pedro Dias da Silva/Mário Castro (Auto Júlio), 10m21,1s
2º Etelvino Carvalho, Valter Cardoso (Elpídio e Horácio), 10m30,9s
3º Bruno Oliveira/Vânia Paím (Hydraplan), 10m35,0s
4º Carlos Pinto/Miguel Sanchez (Hydraplan), 10m43,4s

Hélder Rodrigues vence última etapa e fica em 3º

O piloto Hélder Rodrigues, aos comandos de uma Honda CRF450 Rally, venceu hoje a quinta e última etapa do Sealine Cross Country Rally, a segunda jornada do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno que se disputou no Qatar. Com este resultado o piloto da Honda, apoiado pela Red Bull e MEO, conseguiu assegurar o terceiro lugar da classificação geral.

 Hélder Rodrigues cumpriu o troço cronometrado da derradeira etapa em 4h17m59s.

  “Este último dia de corrida no Qatar foi muito positivo. O Joan venceu a corrida e eu consegui terminar em terceiro lugar. Estou muito feliz com a minha classificação mas, acima de tudo, estou muito satisfeito com o resultado da equipa. A Honda esteve muito bem nesta prova e a vitória foi merecida. Só me resta agradecer o apoio de todos” salientou Hélder Rodrigues.

 A próxima competição do piloto da equipa Honda HRC será em Junho altura em que vai competir no Rali da Sardenha, em Itália.

Finalmente a normalidade

No dia de encerramento do Sealine Rally 2014 Ruben Faria conseguiu fazer finalmente uma especial sem problemas aos comandos da sua KTM Rally 450. Após quatro dias marcados por problemas com a moto e um erro de navegação que o afastou da discussão pelos lugares cimeiros da prova, o piloto de Olhão cumpriu hoje a derradeira especial da competição e fechou da melhor forma este seu primeiro rally do ano ao assinar o segundo posto na etapa.

‘Finalmente conseguimos um dia completamente limpo. Fiz uma especial sem problemas e no final consegui a segunda posição. Foi bom fechar a prova desta forma porque mostrei que posso ser competitivo e que a nossa moto continua a evoluir. Foram cinco dias muito complicados, com muito calor e navegação, que se revelaram igualmente muito importantes para mim do ponto de vista físico porque desde o Dakar que não estava tanto tempo aos comandos da minha moto. Nesse aspecto senti-me sempre muito bem e agora que acabou tenho que fazer um balanço positivo desta semana. O resultado não foi o desejado, mas acabámos por testar bastante e na especial final ser segundo soube muito bem.’

 Ruben Faria cumpriu hoje a derradeira especial da prova, com 363 quilómetros de extensão, terminando num excelente segundo posto este dia de despedida do Sealine Rally, a segunda prova do campeonato do mundo Cross-Country e Rallies 2014. O piloto da KTM assumiu a segunda posição na passagem pelo primeiro posto de controle, depois de ter sido o último na linha de partida, não mais largando essa posição até ao final da especial, terminando a 1 minutos e seis segundos do vencedor

Duo polaco Dabrowski e Malysz terminam em 3º e 4º no Qatar

· Brazilians Varela and Gugelmin confirm fifth overall in third Toyota 

· Tyre woes and axle damage sidelines Saudi’s Yazeed Al-Rajhi 

The Polish Overdrive Toyota duo of Marek Dabrowski and Adam Malysz completed the demanding five-day Sealine Cross-Country Rally, round four of the 2014 FIA World Cup for Cross-Country Rallies, in third and fourth overall in their Team Orlen cars to keep their hopes alive in the title race.

 Held in punishing heat over five desert selective sections, where the emphasis was on the co-driver and accurate navigational skiils, Malysz and navigator Maciej Marton fell behind FIA World Cup leader Vladimir Vasilyev on the final stage and then slipped behind their Polish colleagues Dabrowski and Jacek Czachor late in the stage and finished fourth.

 The Brazilian duo of Reinaldo Varela and Gustavo Gugelmin were fifth in the third of the surviving Toyota Hiluxes. Qatar’s Nasser Saleh Al-Attiyah confirmed the overall victory.

 Saudi Arabian driver Yazeed Al-Rajhi – the winner of the Russian and Italian Bajas with the Toyota team – held second overall for a time before a series of four punctures cost him dearly and the Saudi damaged the rear axle of his Hilux trying to reach the finish of the third stage.

 Business commitments meant that Kazakh driver Kanat Shagirov was forced to miss the event in the fifth Overdrive Toyota.

  “A big thanks to all my team for their hard work over the last month in Abu Dhabi and then here in Qatar,” said Overdrive team director Jean-Marc Fortin. “It’s a little frustrating not to have challenged harder for second position, because I really felt that Yazeed could match and beat Vladimir and gain some more championship points. Maybe we were a little inconsistent at times. 

“It was good to see Reinaldo win the stage today and to have three cars inside the top five of such a difficult rally is no mean feat.”

 Twenty-two cars started the international section of the five-day rally and Al-Attiyah snatched the early advantage in the short opening 164.18km stage. Dabrowski and Varela had been as high as third and fourth overall after the second passage control, but the Pole rolled near the finish and the Brazilian was badly delayed with navigational woes.

 The four Overdrive Toyotas duly began the punishing second 396.46km loop stage from fourth, fifth, eighth and 13th overall, with Al-Rajhi and Malysz leading the way. The Saudi hung on to Al-Attiyah’s coat tails through the early kilometres and was holding a strong second position until the lost his way no less than three times and finished the stage in third. “I started well and was driving well,” said the Saudi. “Then we lost our way. It is easy to do that in Qatar. There were three Minis going round and round until one of us found the track. I lost four or five minutes, but the goal was to be in front of Vladimir (Vasilyev) and I achieved that.” 

Dabrowski, Malysz and Varela reached the stage finish with the fifth, sixth and seventh quickest times and held seventh, fourth and 10th overall at the overnight halt.

 The third loop stage of 411.76km was the longest of the entire event and covered much of the remote south of Qatar. Al-Attiyah continued to edge in front, but Varela enjoyed a useful stage performance and finished second behind the Qatari and climbed to sixth. The fourth and fifth times for Malysz and Dabrowski moved them up to third and fourth overall, but that was at the expense of Al-Rajhi.

 The Saudi had been running as high as second on the stage before collecting a series of three flat tyres. He only carried three spare wheels on the Hilux and, when he punctured for a fourth time and tried to continue on the rim, he damaged the rear of the car and the axle failed before the final series of sand dunes. The mistake cost the Saudi his place on the leader board and he retired.

 The fourth stage was the most difficult in terms of navigation and many of the leading drivers had problems. Malysz followed Dabrowski to the stage finish in convoy and the pair recorded the fourth and second quickest times. That was sufficient for Malysz to overhaul Vasilyev and snatch second overall. Dabrowski and Varela were fourth and fifth heading into the final 362.97km special.

 Vasilyev managed to find a way past Malysz to claim second on the final stage and Dabrowski also edged in front of his Team Orlen colleague to snatch third. Varela was in superb form and the fastest time of the day confirmed that he finished in a solid fifth position.

 In a compact total Sealine Cross-Country Rally route of 1,912.95km, 1,739.55km were competitive.

Pilotos da KTM terminam em 2º e 4º no Sealine Rally

KTM Rally Factory Riders Marc Coma and Jordi Viladoms, both of Spain, wrapped up the Sealine Rally in second and fourth place respectively after the conclusion of the final Leg 5 in the desert of Qatar on Friday. The rally was the second round of the FIM Cross Countries World Championship.

 Coma, who raced to the finish line together with overall winner Joan Barreda conceded defeat by just one minute 23 seconds after almost 20.5 hours and five days of hard desert racing in temperatures over 40 degrees Celsius and very difficult navigation.

 Teammate Jordi Viladoms finished fifth in the final leg to miss his podium third by a narrow margin. Portugal’s Ruben Faria wound up his week with a very solid final leg, finishing second to stage winner Helder Rodrigues. Faria was out of the final reckoning because he did not finish Leg 2. Sam Sunderland, the team’s latest signing retired in Leg 4 with a suspected wrist fracture.

 Coma said he was still happy with his second place. “We added some good points for the World Championship and we again did a good job. We had a consistent race with a good pace, just as we did in the first round in Abu Dhabi. It is very difficult to be competitive in all the stages because they are really different races. These rallies are also short and it is only the small details that decide the outcome. We tried right up until the end of the last stage but it was not been possible to break away from the group of riders.” 

Final overall Results

1, Barreda 20 hours 28.46
2, Coma 20:30.09
3, Rodrigues, 20:30.36
4, Viladom, 20:36.05
5, Goncalves, 20:38.16
6, Mohammed Al-Balooshi, ARE, KTM 23:41.22

"Bang Bang" Barreda vence no Qatar e é o novo líder do campeonato

Joan ‘Bang Bang’ Barreda takes the title at the Sealine Cross-Country Rally in Qatar. This is his first triumph in a world championship race with the Honda CRF450 RALLY, and in doing so becomes the championship's new leader. 

The fifth and final stage of Qatar's Sealine Cross-Country Rally, once again saw Team HRC in winning mood. This is now the team's third consecutive win in the World Rally Raids, since the debut of the new Honda CRF450 RALLY in the Morocco Rally. In addition, it is the season's second win after the race in Abu Dhabi a fortnight ago.

 Joan ‘Bang Bang’ Barreda was clearly man of the day, as he picked up his second World Rally Raids win, the first on a Honda. The rider who hails from Castellón, set out with a win in the first stage of the Sealine Cross-Country Rallies, at a cracking pace, and imposed himself once more in the third race. In the final special, he rode an intelligent ride, catching his main rival and then keeping him in check until the finish-line.

 It was Hélder Rodrigues who took the final stage victory, earning himself a place on the final podium too, after a string of steady daily performances.

 Fellow-countryman Paulo Gonçalves was left regreting an error on the competition's first day which left him without better options for the final classification. Today's sixth place finish leaves him with a fifth overall final place in this edition of the Sealine. Team HRC riders thus have won 4 of the 5 stages, with all the team's machines finishing without a single mechanical fault.

 The final result of the second championship race leaves Joan Barreda in command of the championship replacing team-mate and reigning world champion Paulo Gonçalves at the head of the leader-board, with a one point advantage over Marc Coma in second place in the World Rally Raids table.

 Team HRC's next port of call will be in Europe with the Sardinia Rally Race, the fourth in the World Championship calendar, to be held on the picturesque Italian island from 7 to 12 June.

  Joan Barreda: "I'm really pleased. Finally, after a whole week of really hard work, I've made it. I'm really happy for the victory, for the team, and for Honda. We have won here in Qatar, and we are leading the world championship too. This is a just reward for all the hard work that the team has done."

Al-Attiyah wins Sealine Cross Country Rally in Qatar

• Vladimir Vasilyev extends his FIA World Cup lead 

 • Another win for the MINI ALL4 Racing


 Just two weeks after the triumph in the Abu Dhabi Desert Challenge, X-raid celebrates its next success. In Qatar’s Sealine Cross Country Rally, local hero Nasser Al-Attiyah and his French navigator Mattieu Baumel proved to be invincible, in their MINI ALL4 Racing – and won the event. Vladimir Vasilyev and his navigator, Konstantin Zhiltsov, finished second place and secured with their MINI ALL4 Racing valuable points to their FIA World Cup tally.

 Meanwhile, Martin Kaczmarski (POL) and his co-driver Filipe Palmeiro, contesting the event for LOTTO X-raid Team, had to cope with a dose of bad luck just in the final stage. The young Pole hit a rock, resulting in a broken suspension. And for Krzysztof Holowczyc (POL) and Andreas Schulz (GER), the rally also proved to be anything but a walk in the park. Following a radiator problem in stage three, their battle for the top positions was over.

  “This was a successful rally for us,” beamed Team Manager Sven Quandt. “We now hold the World Cup lead and in addition, we added a lot of points to our tally. And to be honest, we never had doubts that Nasser is able to win his home event. After all, he knows the region like the back of his hand. Nonetheless, it was a hard race with an extremely difficult navigation for everybody.”

Results 5th Stage:

1. R. Varela (BRA)/G. Gugelmin (BRA) Toyota – 3h 27m 37s
2. N. Al-Attiyah (QAT)/M. Baumel (FRA) MINI ALL4 Racing - 3h 41m 58s
3. V. Vasilyev (RUS)/K. Zhiltsov (RUS) MINI ALL4 Racing - 3h 48m 23s
4. M. Zapletal (CZE)/M. Marton (POL) Hummer H3 – 4h 00m 57s
5. M. Dabrowski (POL)/J. Czachor (POL) Toyota - 4h 04m 18s
...
8. K. Holowczyc (POL)/A. Schulz (GER) MINI ALL4 Racing - 4h 20m 24s
...
dnf M. Kaczmarski (POL)/F. Palmeiro (POR) MINI ALL4 Racing

  Overall Results after last Stage:

1. N. Al-Attiyah (QAT)/M. Baumel (FRA) MINI ALL4 Racing - 17h 22m 51s
2. V. Vasilyev (RUS)/K. Zhiltsov (RUS) MINI ALL4 Racing - 18h 39m 47s
3. M. Dabrowski (POL)/J. Czachor (POL) Toyota - 18h 59m 47s
4. A. Malysz (POL)/R. Marton (POL) Toyota - 19h 02m 51s
 5. R. Varela (BRA)/G. Gugelmin (BRA) Toyota – 19h 17m 21s
...
10. (tbc) K. Holowczyc (POL)/A. Schulz (GER) MINI ALL4 Racing
 ... dnf. M. Kaczmarski (POL)/F. Palmeiro (POR) MINI ALL4 Racing

Paulo Gonçalves perdeu a liderança no Qatar mas mantém-se na luta pelo título

Piloto português, Campeão do Mundo em 2013, terminou o Sealine Cross-Country Rally na quinta posição 

Paulo Gonçalves ficou fora do pódio final no Qatar mas mantém-se na luta pela título mundial na edição de 2014 do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno. O piloto português, campeão em título, terminou no quinto posto final o Sealine Cross-Country Rally, segunda prova da temporada, cuja vitória final “sorriu” igualmente à Honda pelas mãos do espanhol Joan Barreda Bort.

 Depois da vitória na etapa anterior, Paulo Gonçalves foi o primeiro a entrar em pista na derradeira etapa qatariana, sendo naturalmente alcançado pelos pilotos que partiram nas posições seguintes. O piloto de Esposende acabou o dia com o sexto melhor tempo, perdendo mais 11m57s que o compatriota Hélder Rodrigues, o mais rápido na especial de 362,97 quilómetros.

  “Depois de três vitórias consecutivas no "Mundial", não consegui chegar ao pódio no Qatar. Ainda assim, estou muito satisfeito com o meu trabalho. O resultado final não foi o melhor, mas mostrei velocidade, tenho mota, tenho uma grande equipa e estou na luta pela vitória. Se não tivesse cometido o erro da primeira etapa creio que teria terminado na luta pela vitória final!”, disse Paulo “Speedy” Gonçalves. 

Concluídas as duas primeiras jornadas, Paulo Gonçalves ocupa agora a terceira posição do “Mundial” de Ralis Todo-o-Terreno a apenas três pontos do segundo classificado, Marc Coma, e quatro do primeiro, Joan Barreda.

 Ausentes na prova do Egipto, uma opção de segurança por parte das equipas oficiais, Paulo Gonçalves e a equipa oficial Honda HRC continuam a temporada na Sardenha de 7 a 12 de Junho de 2014.

Al-Attiyah, Abu Issa e Barreda são os vencedores do Sealine Rally

· Final stage wins for Varela, Rodrigues and Abu Issa 

· Vasilyev, Coma and Sonik finish second; Kaczmarski breaks a wheel 

Qatar’s Nasser Saleh Al-Attiyah, Spain’s Joan Barreda and Qatar’s Mohammed Abu Issa confirmed victories in the car, motorcycle and quad categories at the Sealine Cross-Country Rally on Friday. Final stage victories fell to Brazil’s Reinaldo Varela, Honda’s Helder Rodrigues and Abu Issa, although the Rodrigues stage time remains provisional.

 Al-Attiyah and French co-driver Matthieu Baumel’s winning margin was 1hr 16min 56sec. The Qatari duly confirmed his second victory in the progressive Sealine event in three years. He moves into contention for a second FIA World Cup success and will now represent the X-raid team at next month’s Pharoahs Rally in Egypt.

  “This was a very tough race and I am so happy to win at home,” said Al-Attiyah. “I am also very pleased for Matthieu. This was a big test for him and we made only one small mistake all week. That was a superb job with such difficult navigation. I tried not to damage the car and drive safely, but also quickly. The Mini was perfect.”

 FIA World Cup leader Vladimir Vasilyev and last year’s winning co-driver Konstantin Zhiltsov managed to overhaul Poland’s Adam Malysz (Toyota) to claim second position in a second Mini All4 Racing. Malysz fell behind team-mate Marek Dabrowski as well and slipped to fourth over the closing kilometres.

 Barreda played the Honda motorcycle tactics to perfection to catch KTM’s Marc Coma on the stage and race with the defending champion to the finish to claim a second successive FIM Cross-Country Rallies World Championship win for Team HRC Rally.

  “This is really good,” said a delighted Barreda. “We are all now, as a team, at a high level. The bikes, the riders and the mechanics are all working together and it is nearly one year ago in Sardinia since KTM won a World Championship race. We have been improving all the time and Paolo’s (Goncalves) win in Abu Dhabi and my win here is fantastic. I was disappointed after the Dakar, but this is special.”

 Coma held on to seal second position, a mere 1min 23sec behind Barreda, and the unofficial fastest time on the final stage moved Rodrigues into an unofficial final podium place.

  “You know I push as hard as I could, but the starting order did not work in our favour at all,” said Coma. “I lost some vital time on the first day and this is a short race and there is no way to make up that time. I am still happy with my performance.”

 Thirty-four minutes lost on day three after navigational delays cost Poland’s Rafal Sonik dearly and he was never going to be able to recoup that loss and prevent the host nation’s Abu Issa from taking a hard-earned quad title by a comfortable margin.

  “A great feeling to win here and brilliant to cross the last dunes where I normally come and play,” said Abu Issa. “My strategy was to follow Rafal this morning and catch him and I did that. But, then I punctured and had to stop and then had to catch him again."


2014 Sealine Cross-Country Rally – overall positions after SS5 – unofficial @ 13.00hrs:


  Cars

 1. Nasser Saleh Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (FRA) Mini All4 Racing 17hr 22min 51sec
2. Vladimir Vasilyev (RUS)/Konstantin Zhiltsov (RUS) Mini All4 Racing 18hr 39min 47sec
3. Marek Dabrowski (POL)/Jacek Czachor (POL) Toyota Hilux 18hr 59min 47sec
4. Adam Malysz (POL)/Rafal Marton (POL) Toyota Hilux 19hr 02min 51sec
5. Reinaldo Varela (BRA)/Gustavo Gugelmin (BRA) Toyota Hilux 19hr 17min 21sec
6. Miroslav Zapletal (CZE)/Maciej Marton (POL) Hummer H3 20hr 30min 42sec
7. Andrey Cherednikov (KAZ)/Dmitro Tsyro (KAZ) Toyota 21hr 20min 20sec unne

  Bikes

1. Joan Barreda (ESP) Honda CRF 450 20hr 28min 46sec
2. Marc Coma (ESP) KTM 450 20hr 30min 09sec
3. Helder Rodrigues (PRT) Honda CRF 450 20hr 30min 36sec*
4. Jordi Viladoms (ESP) KTM 450 20hr 36min 05sec
5. Paolo Goncalves (PRT) Honda CRF 450 20hr 38min 16sec
6. Mohammed Al-Balooshi (ARE) KTM 450 23hr 41min 22sec

  Quads

 7. Mohammed Abu Issa (QAT) Honda TRX 680 24hr 44min 56sec
8. Rafal Sonik (POL) Honda TRX 700 25hr 17min 12sec