sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Al-Attiyah vence o prólogo e Barbosa é o melhor português

Apostado em vencer a Baja Portalegre 500, Nasser Al-Attiyah começou da melhor maneira a sua participação nesta edição ao vencer o prólogo. O piloto do Ford HRX entrou muito forte e estabeleceu o tempo de 4m35,83s. Quem esteve praticamente ao mesmo nível foi Miguel Barbosa. O campeão nacional perdeu apenas 0,7s e ficou na segunda posição. O terceiro tempo foi para Ricardo Porém. O jovem de Leiria está na discussão do campeonato e, para já, perdeu 6,71s para Al-Attiyah. 

A prova foi disputada com o piso totalmente seco. O piloto do Qatar foi o segundo a ir para a pista e bateu o seu rival e líder da Taça do Mundo, Vladimir Vasiliev por quase 30 segundos. Contudo, esta diferença explica-se pelo toque que o russo deu com o Mini e que resultou na roda traseira danificada. Ainda assim, o piloto mantém-se em competição apesar de não ido além do 21º tempo. 

Mais equilibrado foi o duelo entre os pilotos que disputam o título nacional. Barbosa, em Mitsubishi Racing Lancer, ganhou vantagem mas Ricardo Porém, que corre com um Mini All4 Racing, ficou a apenas seis segundos de distância. Tendo em conta que qualquer um precisa de superar o outro para ser campeão, antevê-se um despique emocionante ao longo dos cerca de 400 quilómetros que os concorrentes nos automóveis têm pela frente amanhã.

 Logo a seguir terminou o brasileiro, Reinaldo Varela, que ficou a 6,8s de Al-Attiyah na Toyota Hilux e Boris Gadasin colocou o seu G-Force Proto no quinto posto. João Ramos, que regressa à competição em Portalegre e se estreia aos comandos de uma Hilux, ficou com o sexto tempo a 10,93s do mais rápido. Filipe Campos, que também está de volta após três anos de interregno, não foi além do décimo registo com o Mini.

 Na categoria T2, o já campeão nacional, Alexandre Franco, foi o melhor. O português bateu Eduardo Mota e o russo, Andrey Rudskoy. No evento exclusivamente nacional, Hélder Oliveira foi o mais forte e bateu Lino Carapeta por 4,1s. Na terceira posição ficou o regressado à competição, Luís Dias. 

Nasser Al-Attiyah escolheu ser o primeiro na pista

 O regulamento da Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo-o-Terreno define que os dez mais rápidos no prólogo escolhem as posições em que vão sair para os sectores selectivos de amanhã.

A ordem de saída é a seguinte:

 1 - Nasser Al-Attiyah
2 - Ricardo Porém
3 - Miguel Barbosa
4- Reinaldo Varela
5 - Boris Gadasin
6 - João Ramos
7 - Marek Dabrowski
8 - Rómulo Branco
9 - Filipe Campos
10 - Nuno Matos

 Amanhã, os concorrentes têm cerca de 400 quilómetros pela frente divididos por dois sectores selectivos. O primeiro piloto a sair para a estrada arranca do parque fechado às 6h45 e tem a partida para o primeiro sector às 7h15.

Equipe Mitsubishi Petrobras, com Sousa e Fiuza, abre mais de 8h de vantagem no Atacama Rally

Dupla vence todas as especiais desde o início do rali e segue na liderança; amanhã, sábado, é a final com chegada a La Serena

Invictos. Carlos Sousa e Paulo Fiuza, dupla portuguesa parte da Equipe Mitsubishi Petrobras, venceram todas as especiais do Atacama Rally e abriram mais de 8h de vantagem em relação ao segundo colocado na geral. Neste sábado eles enfrentarão a última prova, rumo a La Serena.

 Na especial de hoje, parte final da maratona, com largada em Cifuncho, região de Taltal, e chegada a Copiapó, os competidores a bordo do ASX Racing cumpriram 272 quilômetros em 3h41min32seg. "Tivemos que dar uma volta grande por uma diferença na planilha mas como estávamos na frente não foi um problema", conta o navegador Paulo Fiuza, que irá para sua 9ª participação no Rally Dakar em janeiro de 2015. "Aproveitamos o tempo para parar e fazer alguns ajustes e experimentos na suspensão."

 Além de um treino para o Dakar, o Atacama Rally foi uma competição de estreias. Carlos e Paulo fizeram sua primeira prova juntos. "Foi muito importante para compreendermos a equipe e ver como podemos evoluir. Duplas não se treinam, é uma questão de hábitos. Conforme os quilômetros vão passando, vamos melhorando", fala Carlos sobre seu mais novo navegador. "Encaramos até aqui verdadeiras etapas do Dakar que foram muito boas para os testes. No entanto, para ganhar corridas é preciso chegar ao fim."

 Amanhã a Equipe parte de Copiapó rumo a quinta e última especial, com 250 quilômetros cronometrados. A cidade de La Serena receberá a cerimônia de premiação às 16h (horário local). 

Guiga Spinelli e Youssef Haddad, após notarem uma variação de temperatura do motor na terceira especial, não largaram hoje. "Quando percebemos essa alteração achamos melhor parar, não seguir na etapa, que era maratona, e retornar a Copiapó, onde havia ficado nosso apoio. Aproveitamos o dia de hoje para que os engenheiros e mecânicos pudessem checar todas as possíveis razões dessa variação. Trabalhamos para que possamos largar amanhã e validar as modificações no ASX Racing", explica Guiga. "Nosso objetivo no Atacama Rally é justamente colocar os carros à prova e fazer todos os testes. Com certeza alcançamos nossa meta. É uma experiência muito útil para a equipe."

Nogueira, Alexandre e Viñaras vencem prólogo

• António Maio perdeu mais de cinco minutos 

• Dois outsiders arrancam na frente 

• Milhares de espectadores afluíram ao prólogo 

Arrancou esta tarde a mítica Baja 500 Portalegre, a sétima e derradeira jornada do campeonato promovido pela Federação de Motociclismo de Portugal. Na prova alentejana, onde não faltam inúmeros motivos de interesse, foram muitos milhares os espectadores que esta tarde acorreram ao prólogo.

 Desportivamente, Henrique Nogueira foi o mais rápido nas duas rodas, Ruben Alexandre averbou o melhor tempo entre os Quad e o espanhol Teo Viñaras impôs-se entre os Buggy /UTV, num prólogo marcado pelo problema mecânico que afetou a corrida de António Maio um dos candidatos ao título.

  Duelo Patrão vs Maio nas duas rodas

 Nas duas rodas, onde o centro das atenções é o duelo Patrão vs Maio, ambos os pilotos partem amanhã para a corrida com fortes limitações. O piloto beirão, atual campeão, vencedor em 2013 e comandante do campeonato, fraturou o pulso há um mês em Góis. Já o piloto alentejano irá partir para o troço de 380 km da derradeira posição, com uma desvantagem superior a 5m na sequência de um problema que teve na sua moto já muito perto do final do troço de 5 Km quando esta se calou após a passagem pela segunda ribeira do traçado, forçando o piloto a empurra-la à mão até à linha de meta.

 Henrique Nogueira promete intrometer-se neste duelo, assim como Sebastian Buhler, o já campeão TT1 e 3º no prólogo onde ficou logo atrás de Mário Patrão, piloto a quem a curta distância do prólogo não deu para se ressentir da lesão.

  Ruben Alexandre à frente de Carvalho e Borrego

 Nos Quad, onde a disputa pelo título é travada entre Ricardo Carvalho e Beto Borrego, foi o jovem Ruben Alexandre quem averbou o melhor tempo e parece apostado em entrar na luta pela vitória. Ricardo Carvalho tudo tentou para partir à frente, enquanto Beto Borrego confessou ter optado por estrategicamente partir atrás do seu adversário direto. Na 4ª posição ficou, André Mendes, outro piloto que também se pode intrometer na luta pela vitória na corrida.

  Nos UTV/Buggy espanhóis foram mais fortes

 Na competição destinada aos UTV/Buggy, os irmãos espanhóis Teo e Roberto Viñaras impressionaram pela vantagem que conseguiram para o 3º classificado e pela curta distância de 0,21s que os separou. O 3º classificado foi António Ferreira que, aos comandos de um Rage, foi o mais rápido da classe Buggy. Num intervalo de 7s igual ao que separou o 2º do 3º classificado, entram depois mais oito concorrentes atrás de António Ferreira entre os quais o campeão e vencedor da Baja 2013, Nuno Tavares, o campeão 2012, João Lopes e o campeão 2014 Jorge Monteiro. A luta promete ser muito renhida.

 Amanhã na Baja 500 Portalegre os concorrentes irão enfrentar uma etapa com partida do Crato e chegada a Portalegre, composta por um troço único cronometrado com 380 quilómetros de extensão.

Açores TT Team vence prólogo da Baja 500 Portalegre

Bruno Oliveira em 4º o Evento Nacional 

Bruno Oliveira, navegado por Paulo Marques, aos comandos da Mazda Proto do Açores TT Team, foi hoje o mais rápido entre os concorrentes do Desafio Total Mazda, ocupando ainda a quarta posição absoluta do Evento Nacional desta Baja Portalegre 500.

  “Esta Baja começou da melhor forma para nós e logramos conseguir um excelente resultado. A nossa meta é como sempre levar a nossa máquina até final e amanhã vamos trabalhar para que isso aconteça. Fiquei impressionado com a moldura humana da prova e isso foi extremamente motivador“ salienta o piloto do Açores TT Team, Bruno Oliveira.

 Amanhã, os concorrentes vão enfrentar uma etapa composta por dois troços cronometrados distintos, com 200,41 e 212,61 quilómetros, respetivamente.

Bruno Oliveira lidera caravana Mazda Proto

Na 1ª Etapa da Baja 500 Portalegre

 Bruno Oliveira/Paulo Marques (Hydraplan) foram a dupla em destaque na primeira etapa da Baja 500 Portalegre em termos de Desafio Total Mazda. Esta primeira etapa era composta na totalidade pelo Prólogo de 5,52 Kms que serviu para alinhar as equipas para o dia de amanhã, a etapa rainha da prova do ACP. Com cinco equipas à partida esta penúltima prova de 2014 o Desafio Total Mazda, a única competição monomarca que anima o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno acolhe a estreia de mais um Mazda Proto com silhueta CX-5, propriedade de Rui Lopes (apoiado pelo Concessionário Hydraplan).

 Bruno Oliveira levou a melhor entre os Mazda Proto e foi ainda o quarto mais rápido do Evento Nacional, cumprindo o Prólogo em 5m24,6s. O piloto do Team Açores revelava-se contente, mas ainda assim não deixou de referir que “senti a traseira do meu Mazda Proto muito solta e o carro atravessou-se em algumas zonas. Tirando isso correu tudo bem. Espero que assim continue amanhã.” 

Logo atrás, a apenas 3,1s de Oliveira ficou a dupla Etelvino Carvalho/Valter Cardoso (Elpídio e Horácio), eles que jogam nesta jornada caseira uma decisiva carta na defesa do título assegurado em 2013. No final o piloto de Portalegre referia que: “a pista estava muito escorregadia e isso obrigou-nos a rodar com mais cuidado. De qualquer modo correu bem e amanhã temos muita corrida pela frente...” 

Apesar de uma entrada algo abrupta na ribeira quase no final do Prologo e onde viriam a danificar a frente do Mazda Proto, a dupla que lidera o Desafio Total Mazda, Carlos Pinto/Tomaz Sanchez (Hydraplan) foram os terceiros mais rápidos no Prólogo. Tendo muitos quilómetros pela frente mas um objectivo único, garantir desde já a conquista do Desafio, Carlos Pinto esclarecia no final que “tivemos este percalço na ribeira e acabámos por ter que trabalhar um pouco mais para voltar a por o nosso carro em condições. Amanhã é que é a valer e temos que saber gerir o esforço numa prova tão exigente.” Pelo facto de ter alinhado nesta quarta prova do ano, Tomaz Sanchez, por seu turno, já garantiu o título de navegadores, uma vez que na última prova do Desafio (24 Horas de Fronteira) apenas são atribuídas pontuações aos pilotos.

 Rui Lopes, que estreou hoje a nova silhueta CX-5 no seu Mazda Proto, teve uma prova sem sobressaltos e alcançou a quarta melhor marca do Desafio neste Prólogo. “Correu bem e diverti-me. O carro esta mais fácil de guiar, principalmente em curva...” afirmou o piloto.

 Um toque na fase final do Prólogo impediu Pedro Dias da Silva/Jorge Conde de terminar o Prólogo. O acidente resultou em mazelas na direcção e transmissão do Mazda Proto e a equipa será obrigada a trabalhar noite dentro para tentar regressar à corrida amanhã de manhã. “a traseira do carro escorregou demasiado pouco antes da descida para a ribeira. A frente esquerda embateu numa árvore, partindo a direcção,” esclareceu Pedro Dias da Silva.

 Para amanhã estão reservados 413 quilómetros divididos por dois sectores selectivos, respectivamente, às 07h15 (SS2 com 200,4 km) e as 12h30 (SS3 com 212,6 km). A chegada ao pódio, de novo na NERPOR, está prevista para as 16h30.

  Classificação após o Prólogo:

 1º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Hydraplan) 5m24,6s
2º Etelvino Carvalho/Valter Carodoso (Elpídio e Horácio), 5m27,7s
3º Carlos Pinto/Miguel Sanchez /Hydraplan), 5m47,5s
4º Rui Lopes/Francisco Cabral (Hydraplan), 6m06,2s
5º Pedro Silva/Jorge Conde (Auto Júlio),...

Nuno Matos e Filipe Serra arrancam nos dez primeiros

Equipa sentiu o forte apoio do muito público presente

 Nuno Matos e Filipe Serra estiveram entre as dez equipas mais rápidas do prólogo da Baja Portalegre 500, a prova que encerra os calendários da Taça do Mundo de TT e do campeonato nacional da especialidade. A equipa do Opel Mokka Proto obteve o nono melhor registo do dia a 14,5s do vencedor, Nasser Al-Attiyah.

 Motivada pelo forte apoio do muito público que marcou presença no prólogo como é habitual, a equipa encontrou a pista mais destruída do que o normal mas acabou por fazer o mesmo tempo do ano passado. Contudo, se em 2013 isso resultou no quinto tempo, desta vez Nuno Matos e Filipe Serra ficaram com o nono registo, o que revela como a edição deste ano está competitiva.

  “Saímos mais atrás do que estamos habituados e por isso encontrámos a pista muito de-gradada e escorregadia. Apesar de ser mais difícil controlar o carro, não deixámos de andar e creio que fizemos um bom tempo. Estou satisfeito com a nossa prestação. O Opel Mokka Proto esteve irrepreensível e o público foi fantástico. As pessoas apoiaram-nos do início ao fim e sentimos essa emoção enquanto estivemos em prova”, sublinhou Nuno Ma-tos.

Com o nono tempo no prólogo, Nuno Matos e Filipe Serra acabaram por entrar no lote de pilotos que decidiria a ordem de partida dos dez primeiros para os sectores selectivos de amanhã. A formação portalegrense foi a segunda a escolher, logo a seguir a Filipe Campos, e acabou por ficar no décimo posto, a posição desejada para arrancar.

  “Não queríamos sair entre os da frente para não termos de abrir a pista. O regulamento dizia que tínhamos de colocar o nosso nome à frente ou atrás do Filipe Campos, que foi o primeiro a escolher. Assim, começámos por estar em segundo, mas com a escolha das res-tantes equipas, acabamos por ser os décimos a sair, que era a nossa vontade”, explicou o piloto.

 Amanhã realizam-se os dois sectores selectivos que perfazem cerca de 400 quilómetros contra o relógio. A competição tem início marcado para as 7h15 e a o vencedor deverá ser conhecido por volta das 16h00.

Prólogo Dramático para António Maio

Moto do piloto “calou-se” à passagem pela ribeira 

O piloto António Maio iniciou de forma menos feliz a sua participação na Baja Portalegre 500, derradeira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, ao ver a sua moto “calar-se” já quase no final do Prólogo que se disputou hoje. Com o tempo perdido no prólogo coloca o piloto na derradeira posição a pouco mais de 05m do primeiro classificado.

 Sebastian Buhler, que já detém o título de campeão TT1 e que até ao momento ocupa o 3º lugar absoluto, foi o melhor piloto da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy ao averbar o terceiro melhor tempo absoluto no prólogo.

 Após um início de temporada brilhante em que se estreou a vencer em casa, Alcoutim, Luís Teixeira, já campeão TT3, ressentiu-se, no prólogo de hoje, da queda que teve a semana passada, tendo terminado a Super Especial na 18ª posição.

 Para o mais jovem piloto da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy, Sebastian Buhler, “o prólogo correu muito bem. O piso estava bastante escorregadio, mas consegui fazer tudo bem. Diverti-me imenso e estou satisfeito com o resultado. Partir para a corrida de amanhã na terceira posição é ótimo”.

 Luís Teixeira, que partiu para esta Baja Portalegre 500 no 4º posto da geral do Campeonato, salienta: “tive uma queda a semana passada e ressenti-me ao passar na ribeira. Senti muitas dores e terminei o prólogo já com muita dificuldade. Vou tentar recuperar antes da corrida de amanhã, mas vou fazê-la com cautela, tentando dar o meu melhor, embora consciente que não estou nas melhores condições.

António Maio que já venceu a Baja Portalegre 500 por cinco vezes, refere que, “não estava à espera de ter este percalço. Entrei forte na segunda passagem pela ribeira e a mota calou-se. Tentei perceber o que era, mas não consegui descobrir o problema e tive de a trazer até à linha de chegada, cerca de 700m. Foi muito violento. Perdi cerca de 5 minutos, mas não vou baixar os braços e amanhã vou à luta, vou tentar dar o meu melhor, quero ganhar esta corrida”.

Frederico Fino, chefe de equipa adianta que “não estamos a começar da melhor forma. O que aconteceu ao António nunca tinha acontecido, são contingências da corrida e estou certo que o António vai lutar por conseguir a vitória absoluta, que é o nosso grande objectivo”. “O Sebastian fez um prólogo perfeito e o Luís completou-o com algumas limitações. Estou certo que ambos vão lutar pelo melhor resultado possível, acrescenta Frederico Fino.

 A Baja Portalegre 500 continua amanhã, Sábado, dia em que os concorrentes irão enfrentar uma etapa com partida do Crato e chegada a Portalegre, composta por um troço único cronometrado com 380 quilómetros de extensão.

João Belo e Lino Silva acompanham os melhores do Mundo

Equipa cumpre prólogo sem problemas 

Motivados com o regresso ao Alentejo para competirem numa prova pontuável da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, João Belo e Lino Silva foram os 17º mais rápidos no prólogo da Baja Portalegre 500. A equipa do Opel Astra Proto cumpriu os 5,52 km sem quaisquer problemas e, apesar de ter encontrado condições mais difíceis do que é habitual, ultrapassou todos os obstáculos para amanhã partir mais à frente do que estava definido pela lista de inscritos.

 Quando entraram em competição, João Belo e Lino Silva encontraram o piso da pista já muito degradado e com condições mais precárias ao nível da tracção. Contudo, a equipa adoptou um andamento vivo para acompanhar os melhores do Mundo e chegou ao fim com o sentimento de dever cumprido. “O prólogo foi muito trabalhoso. Encontrámos o piso deteriorado e creio que a escolha de pneus não terá sido a mais indicada”, afirmou João Belo. Para o piloto do Opel Astra Proto, o resultado alcançado é positivo. “Considerando que é uma corrida da Taça do Mundo, não estivemos nada mal. O nível é muito elevado e as diferenças são curtas. Em todo o caso, penso que podíamos ter feito um pouco melhor”, esclareceu João Belo.

 Amanhã realizam-se os dois sectores selectivos que perfazem cerca de 400 quilómetros contra o relógio. A competição tem início marcado para as 7h15 e a o vencedor deverá ser conhecido por volta das 16h00.

Paulo Gonçalves nomeado para Atleta Masculino do Ano

Piloto português sagrou-se Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno em 2013 e Vice-Campeão em 2014 

Paulo Gonçalves está uma vez mais nomeado para Atleta Masculino do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal. Para o efeito contribuíram os seus últimos resultados no panorama desportivo do Todo-o-Terreno mundial, já que em 2013 se sagrou Campeão do Mundo e este ano garantiu ainda o vice-título depois de mais uma intensa luta com o espanhol Marc Coma.

 Candidato pela Federação de Motociclismo de Portugal, Paulo Gonçalves foi eleito um dos cinco finalistas para a distinção do Atleta Masculino do Ano, concorrendo “contra” Rui Costa (Ciclismo), Pedro Fraga (Remo), Rui Sousa (Ténis) e ainda Marcos Freitas (Ténis de Mesa).

  “É sempre um prazer ver ser reconhecido o meu trabalho e, em especial, o Motociclismo português. Este é um desporto pelo qual lutei toda a minha vida e no qual sinto falta de um maior interesse em geral. No entanto, nos últimos anos, tem sido mais do que provada a força de Portugal no Todo-o-Terreno mundial, quer seja no Campeonato do Mundo quer seja no Dakar. É para mim muito importante poder representar essa força e ver esse meu esforço e dedicação serem recompensados. Apelo ao voto, mas deixo também o apelo a todos os desportistas que, tal como eu, lutam incessantemente por se afirmarem nas diversas áreas. Estamos, por isso, todos de parabéns”, salientou Paulo “Speedy” Gonçalves.

 A 19.ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal terá lugar no próximo dia 12 de Novembro, no Casino Estoril. A votação online está já a decorrer em galacdp.sapo.pt/votacao. Esta votação terá um peso de 60%, sendo que os restantes 40% virão dos presentes no Casino Estoril.

Rómulo Branco no top ten do prólogo

Luso angolano foi quarto entre os pilotos do CPTT 

A dupla formada por Rómulo Branco e João Serôdio, que se apresenta aos comandos de uma Toyota Hilux, completou hoje o prólogo da Baja Portalegre 500, a última prova do Campeonato de Portugal, no oitavo lugar da classificação geral assumindo-se como o quarto melhor entre os pilotos do CPTT. 

O piloto luso angolano cumpriu a Super Especial de 5,52 quilómetros, que se realizou hoje em Portalegre, em 4m50s e mostrou-se satisfeito com a forma como iniciou a competição: “o prólogo correu bem e não tivemos problemas a assinalar. A nossa prestação foi bastante positiva porque conseguimos imprimir um andamento regular e consistente. O objetivo da equipa é alcançar o pódio, mas temos noção do nível elevado de competitividade desta corrida uma vez que os nossos adversários são muito fortes. O prólogo tinha um percurso fantástico e havia milhares de pessoas a apoiar e a aplaudir-nos durante todo o traçado. A adesão do público a esta Baja Portalegre 500 é verdadeiramente fantástica”, revelou Rómulo Branco no final desta etapa. 

Amanhã os pilotos enfrentam uma etapa com partida e chegada a Portalegre, composta por dois troços cronometrados com 200,41 e 212,61 quilómetros, respetivamente.

Ricardo Porém/Manuel Porém no pódio do Prólogo

O MINI All4 Racing nº 522 terminou o prólogo da Baja Portalegre 500 no 3º lugar, num troço que não trouxe surpresas de maior aos irmãos Porém e que serviu para confirmar as excelentes indicações do teste realizado ontem, onde a dupla teve o primeiro contacto com a montada da equipa alemã X-Raid. Para amanhã mantém-se a promessa de vitória, rumo à conquista do título absoluto de pilotos do CPTT.

 Ricardo e Manuel Porém completaram os 5,52 km do Prólogo da Baja Portalegre 500 com um crono de 4m42,54s, representando o 3º melhor tempo entre as equipas que concorrem à prova principal desta conceituada prova de cariz internacional. Adicionalmente, foram os melhores representantes da equipa alemã X-Raid, deixando o MINI All4 Racing dos colegas Filipe Campos/Joana Sotto Mayor a cerca de 8 segundos e, também, a dupla Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltsov que teve um contratempo no troço.

 Aqui adoptando uma toada adequada à dimensão da prova, que conta amanhã com um duplo sector que totaliza cerca de 450 km, Ricardo Porém referiu que “tudo correu bem, de acordo com o que tínhamos estipulado, servindo para nos entrosarmos com o nosso MINI. Trata-se apenas de um prólogo de pouco mais de 5 km, se bem que nos dê uma dose adicional de confiança a obtenção do 3º melhor tempo sem termos arriscado. Já manhã temos pela frente dois sectores selectivos muito longos, com armadilhas e com uma batalha pelos lugares da frente, onde queremos estar”.

 Quanto a objectivos, nesta prova contando com um MINI oficial da equipa alemã, a Ricardo Porém mantém-se fiel ao anunciado, apostando na conquista do título absoluto de Pilotos do Campeonato de Portugal de TT, tabela que lidera à entrada para esta última jornada do ano. “Quero vencer a Baja Portalegre 500 e, com isso, garantir o meu primeiro título absoluto como piloto. Conto com as melhores condições, nomeadamente com o MINI All4 Racing e o apoio da estrutura da X-Raid e dos elementos que habitualmente me acompanham no TT. É a prova mais importante do campeonato e a que nos poderá dar maior exposição, com todas as vantagens inerentes.”

Acrescente-se que Ricardo Porém conta, nesta altura com 9 pontos de vantagem sobre o seu principal adversário e que uma vitória vale 25 pontos, havendo ainda 5 pontos adicionais para os pilotos mais regulares do ano. Em função da evolução dos acontecimentos, numa prova com muitos adversários de renome, muito longa, técnica e, por vezes, traiçoeira, haverá muitas outras contas a fazer.

 Em termos competitivos, a Baja Portalegre 500 conta amanhã (Sábado), com pouco menos de 450 km contra o cronómetro, divididos entre dois sectores selectivos, o primeiro com 200,52 e o segundo com 248,11 km. A saída para a estrada a partir das instalações da NERPOR está agendada para as 07h15 da manhã, enquanto a chegada ao pódio, no mesmo local, está prevista para as 16h30.

  Classificação do Prólogo – Baja Portalegre 500 

1º Nasser Al-Attiya / Mathieu Baumel – Ford, 4m35,83s
2º Miguel Barbosa / Mário Castro – Mitsubishi, a 0,71s
3º Ricardo Porém / Manuel Porém – MINI All4 Racing, a 6,71s (…)

  Classificação do CNTT 2014 - Pilotos

1º Ricardo Porém, 91 pontos; 2º Miguel Barbosa, 80; 3º Rómulo Branco, 74 (…)

SELECTOR DE CAIXA ATRASA PRÓLOGO DE RUBEN FARIA

Juntamente com os restantes 78 pilotos admitidos à partida da 28ª edição da Baja de Portalegre Ruben Faria cumpriu hoje na Herdade das Coutadas o prólogo da prova organizada pelo ACP Motorport. Com pouco mais de 5500 metros de extensão o primeiro confronto da prova alentejana levou vários milhares de espectadores à herdade próxima de Portalegre, com Ruben Faria a não conseguir melhor que a 14ª posição depois de cumprir grande parte do percurso sem o selector de caixa de velocidades da sua KTM Rally.

‘Pouco depois do arranque da prova verifiquei que o selector se tinha partido. Isso obrigou-me a manter a mesma relação de caixa durante bastante tempo pois não conseguia trocar de relação de forma normal. Acabei por me atrasar e descer alguns lugares na classificação do prólogo.’

 Ruben Faria enfrentará amanhã os mais de 400 quilómetros do sector selectivo com a sua KTM Rally 450 para tentar subir o mais possível na classificação mas ao mesmo tempo não esquece os seus objectivos para a prova que encerra o campeonato nacional de TT. 

 ‘Estou aqui acima de tudo para treinar. Amanhã vou procurar encontrar rapidamente o meu ritmo e vou manter o mesmo até ao final. Logo veremos onde termino pois também não me posso esquecer que estou aos comandos de uma moto de maiores dimensões, apesar de muito rápida.’

 A prova terá o seu início junto ás piscinas municipais do Crato logo ao início da manhã, para terminar novamente na Herdade das Coutadas junto à cidade de Portalegre

Miguel Barbosa com excelente início

Piloto do BP Ultimate Vodafone Team foi também o mais rápido dos pilotos do Campeonato Nacional 

Miguel Barbosa, aos comandos de um Mitsubishi Racing Lancer, foi o segundo mais rápido do prólogo que se disputou hoje na Baja Portalegre 500, sexta e derradeira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Acompanhado por Mário Castro, o piloto do BP Ultimate Vodafone Team foi ainda o mais rápido entre os concorrentes que disputam o Campeonato Nacional, ao concluir a Super Especial de hoje de 5.52Km em 04m36s, a escassas centésimas de Nasser Al-Attiyah, primeiro classificado nesta que é também a etapa final da Taça do Mundo da modalidade.

  "O prólogo não podia ter corrido melhor. O piso estava bastante escorregadio, mas correu tudo bem, sem problemas. Havia muito público a assistir, o que também é motivador. Estamos satisfeitos com o resultado do prólogo e motivados para o dia de amanhã. Queremos dar o nosso melhor e vencer esta que é a prova rainha do todo-o-terreno nacional”, salienta o piloto do BP Ultimate Vodafone Team, Miguel Barbosa.

 A Baja 500 Portalegre continua amanhã, dia em que os concorrentes terão de enfrentar uma etapa composta por dois troços cronometrados distintos, com 200,41 e 212,61 quilómetros, respetivamente.

Alexandre e Rui Franco vencem Prólogo em Portalegre e sagram-se Campeões Nacionais de T2‏‎

A dupla alenquerense sagrou-se já esta sexta-feira Campeã Nacional de Todo o Terreno na Categoria T2, sendo ainda a mais rápida da categoria no prólogo de abertura da Baja de Portalegre.

 Alexandre e Rui Franco apenas precisam arrancar do parque de partida para assegurarem em definitivo o título para a Scuderia Goldentrans/DURA, mas a dupla de Alenquer queria comprovar uma vez mais que tem sido a mais forte na temporada, vencendo mesmo o prólogo na categoria T2, batendo todo o pelotão da Taça do Mundo na categoria.

 Após o prólogo Alexandre Franco diz que "este título representa uma alegria muito grande para todos na Scuderia Goldentrans/DURA. Trabalhámos muito para obter este título e conquistá-lo em Portalegre, batendo toda a armada T2 da Taça do Mundo tem ainda um significado maior para todos. Queria agradecer a todos sem excepção pela conquista deste título".

  "Vamos fazer a festa nas próximas horas e depois descansar, pois amanhã teremos mais 450 kms muito duros e exigentes, onde vamos ter que gerir a mecânica da Nissan Navara, pois dentro de quatro dias arrancamos para Espanha, onde vamos procurar obter o título Ibérico de Todo o Terreno", finalizou Alexandre Franco.

 Amanhã (sábado) seguem-se mais dois sectores selectivos nesta 28ª Edição da Baja de Portalegre.

Carlos Sousa e Paulo Fiuza, da Equipe Mitsubishi Petrobras, seguem em 1º no Atacama Rally

A bordo do ASX Racing, dupla de portugueses vence terceira especial e se mantém na liderança

A Equipe Mitsubishi Petrobras se mantém líder do Atacama Rally após especial de 364 quilômetros que passou por trechos do Dakar e chegou a Cifuncho, na região de Taltal. Carlos Sousa e Paulo Fiuza, a bordo do ASX Racing, venceram mais uma etapa, seguem invictos e estão mais de 6h à frente do 2º colocado na geral.

"A especial foi dura, com navegação difícil. Me lembrava bem do trecho, que já fizemos no Dakar, e sempre há muitas baixas", recorda o piloto Carlos. "Passamos por uma série de armadilhas e fomos bem. Estamos um pouco apreensivos para amanhã, porque não se pode mexer no carro, mas vamos com fé."

 Copiloto de Sousa, Paulo Fiuza ficou satisfeito com a performance. "Viemos num ritmo forte, de Dakar, até o final. Andamos muito bem, o que é ótimo para nós como dupla e como treino", fala. "Em uma etapa como essa as maiores dificuldades são do terreno. Mas completamos essa parte da maratona e amanhã seguiremos tranquilos." 

A dupla portuguesa, quando viu Guiga Spinelli e Youssef Haddad parados no trecho, tentou ajudar. "Não conseguimos colaborar e seguimos. Chegamos a ser ultrapassados por alguns carros e depois retomamos nossa posição", conta Carlos.

 Spinelli e Haddad não completaram a especial. "Percebemos uma variação na temperatura do motor e optamos por não seguir. Retornamos a Copiapó, onde está nosso apoio, para a equipe avaliar e trabalhar no carro. É importante entender o que está acontecendo pois no Dakar vamos encarar desafios pesados", explica o piloto.

  "Todos os imprevistos nos servem como aprendizado. A especial de hoje costuma estar no roteiro do Dakar e quando chegar a hora, esse problema não pode se repetir", conclui Youssef. 

A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, Axalta e Protune.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Mário Patrão enfrenta fratura em luta pelo título na Baja de Portalegre

Piloto de Seia estará à partida da Baja de Portalegre em recuperação de uma fratura contraída no Raide de Góis 

Mário Patrão inicia amanhã, Sexta-Feira, 31 de Outubro, aquela que é a 28.ª edição da mítica Baja Portalegre 500, última prova pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Apesar de ainda se encontrar a recuperar da lesão contraída na ronda anterior, em Góis, o piloto de Seia optou por estar à partida e dar o tudo por tudo pela renovação do título nacional.

 Somados já seis títulos consecutivos na categoria Absoluto do “Nacional” de Todo-o-Terreno, Mário Patrão procura em Portalegre alcançar o seu sétimo cetro nacional, marca que continua a fazer do piloto do interior o mais ganhador de sempre em competições de Todo-o-Terreno em Portugal.

  “Infelizmente a cicatrização da fratura no primeiro metacarpo da mão direita não se deu ainda por completo, passaram poucas semanas desde que contraí a lesão e a ordem médica repousar. Ainda assim, optei por estar à partida e fazer os possíveis para poder chegar ao final da prova em Portalegre. Sei que não estou em condições de vencer, mas farei de tudo para compensar o forte apoio que tenho recebido e a vontade de todos aqueles que se deslocarão a Portalegre para me ver”, explicou o piloto do Crédito Agrícola, RR Motos e Suzuki.

 A edição 2014 da Baja Portalegre 500 tem início na Sexta-Feira com o habitual prólogo de ordem para a partida, seguindo-se no Sábado um único setor seletivo de 380 quilómetros cronometrados desde o Crato até Portalegre.

Rómulo Branco já verificou para a Baja Portalegre

João Serôdio a um passo de conquistar o título de campeão nacional de navegadores 

A dupla formada por Rómulo Branco e João Serôdio, que se apresenta aos comandos de uma Toyota Hilux, já cumpriu as verificações administrativas e técnicas da Baja Portalegre 500, a última jornada do Campeonato de Portugal e da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno. O piloto luso angolano pretende terminar este primeiro ano de estreia na classe rainha do TT num lugar de pódio dando continuidade aos bons resultados alcançados ao longo de toda a época de 2014.

 Para alcançar a meta traçada, a equipa realizou ontem uma série de testes no habitual Shakedown onde o principal objetivo é afinar os últimos detalhes para a derradeira prova do campeonato.

 Rómulo Branco revela que está preparado para esta mítica prova alentejana: “queremos finalizar a nossa época desportiva da melhor maneira possível. Assim, a nossa ambição para esta Baja Portalegre 500 é terminar com um bom resultado. Vamos lutar para conquistar os nossos objetivos fazendo uma prova sem erros. De modo a preparar a nossa corrida realizámos um conjunto de testes na nossa Toyota os quais foram muito importantes para detetar eventuais falhas que possam ser resolvidas antes de entrarmos em competição”, referiu o piloto.

 João Serôdio, o co-piloto de Rómulo Branco, poderá sagrar-se campeão nacional de navegadores necessitando apenas de um segundo lugar para alcançar este título, o primeiro da sua carreira no todo-o-terreno: “fico muito satisfeito se vencer o título de campeão de navegadores, no entanto, estou focado em fazer o que é melhor para equipa e o meu primeiro objetivo é conseguir um bom resultado em conjunto com o Rómulo”, revelou João Serôdio.

 Amanhã realiza-se a super especial desta Baja Portalegre 500. No Sábado, os pilotos enfrentam uma etapa com partida e chegada a Portalegre, composta por dois troços cronometrados com 200,41 e 212,61 quilómetros, respetivamente.

Ricardo Porém só pensa na vitória

Líder do campeonato à entrada da Baja Portalegre 500, Ricardo Porém sabe que a vitória é um dos poucos resultados que lhe garante o título de 2014. Por isso, o jovem piloto preparou a 28ª edição da clássica alentejana com todo o afinco e está prestes a estrear-se ao volante de um Mini All4 Racing preparado pela X-Raid.

  “Não procurámos este carro por causa da decisão do campeonato. Foi uma oportunidade que me proporcionaram e acabamos por juntar o útil ao agradável. Sei que tenho um carro mais competitivo para ganhar”, explicou Ricardo Porém.

 Já hoje, o líder do campeonato nacional fez os primeiros quilómetros ao volante do Mini. Num terreno perto de Alter do Chão, Porém cumpriu cerca de 100 quilómetros. Nesta sessão procurou conhecer o carro e adaptá-lo ao seu estilo de pilotagem. “Temos tudo afinado e o objectivo é a vitória. Ainda não temos a estratégia definida mas sabemos que é preciso andar depressa”, afirmou.

 A Baja Portalegre 500 começa amanhã com as verificações técnicas e administrativas. No sábado realiza-se o prólogo e para sábado estão reservados dois sectores selectivos para os automóveis e um para as motos.

Tudo a postos para a 28ª Edição da Baja Portalegre 500

A Baja Portalegre 500 pode ir para a estrada na próxima sexta-feira dia 30 de Outubro, mas a verdade é que está já tudo a postos na NERPOR para esta 28ª edição da prova do Automóvel Club de Portugal, uma jornada decisiva no que toca aos ceptros da Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo-o-Terreno, bem como no que toca aos Campeonatos Nacionais de TT Autos e Motos.

 O dia de hoje foi reservado aos últimos preparativos em termos da instalação das áreas de assistência das 301 formações inscritas, bem como da montagem das máquinas de competição que irão para o terreno já nesta sexta-feira, 31 de Outubro, e serviu também para o público ter o primeiro contacto com os participantes daquela que é a mais mítica prova de Todo-o-Terreno nacional.

 Amanhã os pilotos têm pela frente um dia de Verificações, começando pelas Documentais e seguindo-se as Técnicas, ambas a desenrolarem-se ao longo de quase todo o dia de quinta-feira. Enquanto isso, os pilotos têm também a oportunidade de levarem a cabo o Reconhecimento dos 5,52 km do Prólogo. A fechar o dia, a publicação das Listas de Ordem de Partida para a prova.

 Quanto às previsões climatéricas, prevê-se um dia de sol com 25ºC de temperatura.

Título Nacional de Motos decide-se novamente em Portalegre

Tal como em 2013 a Baja de Portalegre volta a ser decisiva quanto ao título absoluto nas duas rodas e novamente serão Mário Patrão e António Maio a discutir o número 1. Cinco segundos apenas valeram a Patrão o título no passado ano, mas António Maio está de volta á sua prova favorita apostado em vingar a penalização e a derrota global da época anterior.Ambos os pilotos chegam ás pistas da Baja de Portalegre com possibilidade de alcançar o título, com Mário Patrão a chegar à prova com magra vantagem de apenas dois pontos antes do arranque da competição. Mas na jornada anterior Patrão foi vitima de uma queda violenta e fracturou a sua mão direita, pelo que poderá chegar ao Alentejo em inferioridade física depois de ter sido mesmo forçado a renunciar à sua participação no Rally de Merzouga, ficando igualmente em dúvida a sua presença na prova do ACP Motorsport devido ao prazo de seis semanas para a recuperação ser superior ao intervalo temporal entre as provas de Góis e Portalegre.Nas classes TT1 e TT3 os títulos estão decididos, com Sebastien Buhler e Luís Teixeira a enfrentarem de forma mais descansada a longa Baja de Portalegre.Terceiro lugar chega o ceptro dos Quads para Borrego

À semelhança das motos também o Campeonato Nacional de Quads está ainda por decidir. A prova do Automóvel Club de Portugal será por isso também animada na sempre espectacular categoria dos motos 4, onde Roberto Borrego e Ricardo Carvalho lutam pelo título nacional absoluto.No arranque para a Baja Portalegre 500 Ricardo Carvalho está em desvantagem pontual e em caso de vitória estará sempre dependente da posição final do adversário, ao qual basta terminar em terceiro para se sagrar novamente campeão nacional. Roberto Borrego é por isso o principal candidato ao título e o que maior favoritismo reúne na bolsa de apostas antes do arranque da competição, mas a Baja de Portalegre é sempre uma ‘caixinha de surpresas’ e tudo pode também acontecer nesta categoria que conta igualmente na sua lista de inscritos com um lote de pilotos que podem ‘ajudar’ qualquer um dos dois candidatos ao título a sagrar-se vencedor do campeonato nacional na tarde do próximo Sábado.Tudo decidido nos UTV/BuggyA única classe totalmente decidida no arranque da Baja de Portalegre é a reservada aos UTV e Buggy. Jorge Monteiro é o campeão nacional absoluto em 2014 depois de vencer em Góis, enquanto que Bruno Martins é já campeão nacional entre os Buggy.Mas nem por isso a prova deixará de ser animada pois são muitos os pilotos que marcam presença na prova do ACP Motorport. ~

 Naturalmente que Jorge Monteiro quer fechar o ano com mais um triunfo mas a concorrência não estará novamente disposta a deixar brilhar o piloto do Polaris, como é o caso de João Lopes que tem também que segurar a vantagem pontual para terminar o ano no segundo posto, sendo que na luta pela terceira posição do campeonato estão três pilotos separados por apenas seis pontos.A todos eles juntamos igualmente Bruno Martins que não só aspira a ser terceiro classificado no campeonato mas igualmente em alcançar a vitória absoluta aos comandos do seu Rage, o melhor dos buggy na classificação geral do campeonato.

 Tal como em 2013 a Baja de Portalegre volta a ser decisiva quanto ao título absoluto nas duas rodas e novamente serão Mário Patrão e António Maio a discutir o número 1. Cinco segundos apenas valeram a Patrão o título no passado ano, mas António Maio está de volta á sua prova favorita apostado em vingar a penalização e a derrota global da época anterior.

 Ambos os pilotos chegam ás pistas da Baja de Portalegre com possibilidade de alcançar o título, com Mário Patrão a chegar à prova com magra vantagem de apenas dois pontos antes do arranque da competição. Mas na jornada anterior Patrão foi vitima de uma queda violenta e fracturou a sua mão direita, pelo que poderá chegar ao Alentejo em inferioridade física depois de ter sido mesmo forçado a renunciar à sua participação no Rally de Merzouga, ficando igualmente em dúvida a sua presença na prova do ACP Motorsport devido ao prazo de seis semanas para a recuperação ser superior ao intervalo temporal entre as provas de Góis e Portalegre.

 Nas classes TT1 e TT3 os títulos estão decididos, com Sebastien Buhler e Luís Teixeira a enfrentarem de forma mais descansada a longa Baja de Portalegre.

  Terceiro lugar chega o ceptro dos Quads para Borrego

 À semelhança das motos também o Campeonato Nacional de Quads está ainda por decidir. A prova do Automóvel Club de Portugal será por isso também animada na sempre espectacular categoria dos motos 4, onde Roberto Borrego e Ricardo Carvalho lutam pelo título nacional absoluto.

 No arranque para a Baja Portalegre 500 Ricardo Carvalho está em desvantagem pontual e em caso de vitória estará sempre dependente da posição final do adversário, ao qual basta terminar em terceiro para se sagrar novamente campeão nacional. Roberto Borrego é por isso o principal candidato ao título e o que maior favoritismo reúne na bolsa de apostas antes do arranque da competição, mas a Baja de Portalegre é sempre uma ‘caixinha de surpresas’ e tudo pode também acontecer nesta categoria que conta igualmente na sua lista de inscritos com um lote de pilotos que podem ‘ajudar’ qualquer um dos dois candidatos ao título a sagrar-se vencedor do campeonato nacional na tarde do próximo Sábado.

  Tudo decidido nos UTV/Buggy

 A única classe totalmente decidida no arranque da Baja de Portalegre é a reservada aos UTV e Buggy. Jorge Monteiro é o campeão nacional absoluto em 2014 depois de vencer em Góis, enquanto que Bruno Martins é já campeão nacional entre os Buggy.

 Mas nem por isso a prova deixará de ser animada pois são muitos os pilotos que marcam presença na prova do ACP Motorport. Naturalmente que Jorge Monteiro quer fechar o ano com mais um triunfo mas a concorrência não estará novamente disposta a deixar brilhar o piloto do Polaris, como é o caso de João Lopes que tem também que segurar a vantagem pontual para terminar o ano no segundo posto, sendo que na luta pela terceira posição do campeonato estão três pilotos separados por apenas seis pontos.

 A todos eles juntamos igualmente Bruno Martins que não só aspira a ser terceiro classificado no campeonato mas igualmente em alcançar a vitória absoluta aos comandos do seu Rage, o melhor dos buggy na classificação geral do campeonato.

Portalegre, o palco de todas as decisões

A 28ª edição da Baja Portalegre 500 vai definir quem são os vencedores da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno e os campeões nacionais da modalidade em 2014. Com várias classificações em aberto, são muitas as equipas presentes na última prova da temporada com ambições desportivas.

 Nas contas da Taça do Mundo, Vladimir Vasiliev (Mini All4 Racing) chega a Portalegre na frente da classificação com 216 pontos. O russo tem uma vantagem de 20 pontos sobre o segundo classificado, Nasser Al-Attiyah. Quando há 30 pontos para o vencedor da Baja Portalegre 500, o piloto do Qatar ainda aspira à vitória na taça, mas não terá a vida facilitada. Para ficar com o troféu, tem de vencer e Vasiliev não pode fazer melhor do que quinto. Se for esse o caso, os dois ficam empatados com 226 pontos, mas nessa situação Al-Attiyah tem vantagem porque somará três vitórias no ano, enquanto o seu rival tem apenas uma.

 Com uma lista de inscritos tão extensa e de tanta qualidade, haverá, certamente, muitas equipas que poderão baralhar as contas dos que participam na Baja Portalegre 500 com um troféu na mira. Isso acontece, também, entre aqueles que querem vencer o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Ricardo Porém é, neste momento, o líder da competição com 91 pontos, enquanto Miguel Barbosa, que ocupa a segunda posição, tem 80. Contudo, e porque os regulamentos ditam que cada piloto deita fora as duas piores pontuações do ano, quem quiser ser campeão em 2014 terá de vencer a Baja Portalegre 500.

 Para o jovem leiriense que se estreia ao volante de um Mini All4 Racing, só a vitória lhe interessa. Mesmo assim, Barbosa terá de ficar em terceiro. Se for segundo, empatam pontualmente e o actual detentor do título fica com o campeonato porque tem mais vitórias na temporada. Se o piloto do Mitsubishi Racing Lancer triunfar, então soma 110 pontos e as contas ficam arrumadas a seu favor, seja qual for o resultado do até então líder do campeonato.

 Na categoria T2, aquela em que os carros são mais parecidos com os de série, Alexandre Franco participa na Baja Portalegre 500 para fazer a festa, pois já assegurou a conquista do título. No T8, a luta está em aberto, com o líder, Filipe Carvalho, e o segundo classificado, César Sequeira, separados por dez pontos.

 A 28ª Baja Portalegre 500 realiza-se entre os próximos dias 30 deste mês e 1 de Novembro. Na quinta-feira haverá lugar às verificações técnicas, enquanto na sexta se disputará o prólogo. No sábado, e para encerrar a festa, os concorrentes competem em dois sectores selectivos, um de manhã e outro durante a tarde.

Ricardo Porém testou MINI All4 Racing

O piloto Ricardo Porém esteve, esta tarde, no Alto Alentejo a realizar um teste de habituação ao Mini All4 Racing, com o qual vai disputar a edição de 2014 da Baja 500 Portalegre, prova que estará na estada já este fim-de-semana. Ricardo e Manuel Porém aproveitaram o dia de hoje para cumprir aproximadamente 100 quilómetros de testes num dia que serviu também para piloto e navegador se inteirarem igualmente dos detalhes relativos a estrutura da X-Raid, equipa responsável pela construção, desenvolvimento e manutenção do Mini All4 Racing.

 Muito satisfeito, no final deste intenso dia de trabalho, Ricardo Porém afirma ter ficado “maravilhado com o carro. Não consigo mesmo destacar um ponto ou outro. É tudo tão bom, travagem, aceleração, colocação em curva, facilidade de condução, qualidade de construção, etc... Isto é de outro Mundo. O teste correu bem e consegui rapidamente ambientar-me ao carro e ao funcionamento da equipa. Acho que agora temos reunidas todas as condições para assegurar um bom resultado e, assim, atingir os nossos objectivos. Quero aproveitar ao máximo a oportunidade que me foi dada de alinhar nesta prova aos comandos do carro mais competitivo do TT a nível Mundial.”

Equipe Mitsubishi Petrobras se mantém na frente no Atacama Rally

Carlos Sousa e Paulo Fiuza seguem liderando o rali, Guiga Spinelli e Youssef Haddad são os 3º; etapa em laço teve 339km cronometrados e trechos de dunas que fazem parte do roteiro do Dakar

 A etapa em laço, com largada e chegada em Copiapó, região do deserto do Atacama, foi "interessante e importante", conta Carlos Sousa. Ao lado do navegador Paulo Fiuza, o piloto português venceu novamente a especial. "Foi essencial para o desenvolvimento do carro. Fizemos um trecho mítico, parte do Rally Dakar."

 A etapa foi de navegação complicada e bastante visual. "Os últimos 30 quilômetros foram mais difíceis, pelas dunas", diz Fiuza. "Viemos treinar e também para que eu e Carlos possamos nos entrosar. Estamos andando num ritmo vivo, de corrida, o que nos ajuda a perceber nossos limites e também nossa capacidade." Com o tempo de 4h03min32seg, eles seguem na liderança - e têm 1h36min de vantagem em relação ao segundo colocado na geral.

 Apesar da dificuldade em transpassar dunas, Carlos explica as técnicas. "A experiência é importante. Você consegue ler as dunas e perceber se a areia está mais dura ou mais macia. E quando está frio, as dunas são mais duras. Por isso há diferença no horário que você passa", ensina.

 Já a dupla brasileira Guiga Spinelli/Youssef Haddad, mesmo enfrentando uma batida em uma pedra, completou a especial e está em terceiro na geral. "Depois de tentar por alguns quilômetros passar uma moto, o piloto freou subitamente. Tive que frear também, para não bater, e assim saí da estrada e peguei uma pedra, o que quebrou o pivô da suspensão. Infelizmente não tínhamos no carro a ferramenta necessária para a troca. Isso nos ajudará a rever a organização e a estratégia para nosso próximo desafio", fala Guiga. "Eu ficaria bem bravo com esse problema no Dakar, mas como o nosso objetivo aqui é treinar, até os imprevistos são positivos. Para o conceito do teste que viemos fazer aqui, não podia ser melhor."

 Mesmo enfrentando alguns erros na planilha, o navegador Youssef faz um balanço positivo do dia. "Viemos num ritmo muito bom. Poderíamos ter feito o conserto bem mais rápido, mas ainda assim conseguimos retomar a especial e andar forte até o final. O ASX Racing veio bem e estamos satisfeitos com os resultados das modificações."

 Os dois ASX Racing da Equipe estão aos cuidados dos engenheiros e mecânicos, que somente voltarão a ver os veículos na noite de sexta-feira, novamente em Copiapó - amanhã, quinta-feira, é a etapa maratona, com chegada a Cifuncho. "Todos os dias aprendemos coisas novas e o carro está num nível muito bom. Agora, começaremos a trabalhar nos ajustes finos em busca de ainda mais performance", adianta Sousa.

  Equipe Mitsubishi Petrobras - Resultados 2ª etapa

#300 - ASX Racing - Carlos Sousa e Paulo Fiuza - 1º lugar
#308 - Antonio Hasbun/Bryan Garvey - 2º lugar
#305 - Rodrigo Moreno/Jorge Araya - 3º lugar
#301 - ASX Racing - Guiga Spinelli e Youssef Haddad - 6º lugar

  Equipe Mitsubishi Petrobras - Resultado Geral

#300 - ASX Racing - Carlos Sousa e Paulo Fiuza - 1º lugar
#308 - Antonio Hasbun/Bryan Garvey - 2º lugar
#301 - ASX Racing - Guiga Spinelli e Youssef Haddad - 3º lugar

Taça do Mundo FIA decide-se em Portugal

• Vladimir Vasilyev to start into the final round as World Cup leader 

• Three MINI ALL4 Racing vehicles to contest the Baja Portalegre 

Nine FIA Cross Country Rally World Cup rounds have been contested and the battle for the titles has been taken down to the season finale, Portugal’s Baja Portalegre. With 216 points on their tally, Russian pairing Vladimir Vasilyev / Konstantin Zhiltsov and their MINI ALL4 racing travel to Portugal as World Cup leaders. 20 points behind Qatar’s Nasser Al-Attiyah follows in second position. 30 points will be awarded in the Baja Portalegre (31st October to 01st November, 2014) and so, the spectators may look forward to a close and hard-fought season finale. In addition, the two Portuguese pairings Filipe Campos / Joana Sotto-Mayor and Ricardo Porém / Manuel Porém also will contest the event with a MINI ALL4 Racing.

 With 20 points, Vasilyev holds a rather comfortable lead in the championship. For the Russian, finishing fourth in the Baja Portalegre will be enough for securing the title – no matter what result Al-Attiyah will achieve. In addition to being the World Cup season finale, the Baja Portalegre also represents the final round of the Portuguese Off Road Championship. There, Ricardo Porém is the championship leader, with an 11-point lead over his toughest rival. And the pairing Campos / Sotto-Mayor already can look back on successful appearances in a MINI ALL4 Racing three years ago.

 The Baja Portalegre will be started at Friday with a 5.5-kilometre prologue. Saturday comprises two special stages with distances of 200.41 and 212.61 kilometres. Both the prologue and the special stages will be contested around the city of Portalegre, not far from the Spanish border.

  “Now it counts,” says Vasilyev. “Every mistake can be the one which decides the World Cup. While Nasser Al-Attiyah has to push to try to close the gap to us, we can choose a more conservative and less risky approach. Nonetheless, we have to stay focused.”

“With 20 points, Vladimir’s lead is rather comfortable,” says X-raid Team Manager Sven Quandt. “Therefore, he can avoid taking any unnecessary risks. We know his competitiveness and finishing fourth should be feasible, for him. On the other hand, the impact of minor mistakes is far bigger in such a short Baja than in the long desert events. Therefore, he must be careful and fully focused throughout the event.”

Equipe Mitsubishi Petrobras, com Carlos Sousa e Paulo Fiuza, vence 1ª especial do Atacama Rally

Com largada em La Serena e chegada em Copiapó, na região do deserto, duplas da Equipe fazem dobradinha; Spinelli/Haddad completam em 2º

Copiapó, 28 de outubro de 2014 - A Equipe Mitsubishi Petrobras começou muito bem o Atacama Rally, etapa final do campeonato sul-americano de rali cross-country. Já na primeira especial, com 363 quilômetros, os portugueses Carlos Sousa e Paulo Fiuza abriram vantagem e venceram, com o tempo de 4h48min55seg.

  "Foi uma etapa longa, com muita pedra, de alto nível. Fomos rápido e apenas seguramos um pouco o ritmo por causa do piso, para evitar furos de pneu. Na parte final, voltamos a andar forte", explica o navegador. "Amanhã já vamos ter alguns quilômetros de dunas e será nossa primeira experiência com o carro nessas condições."

 Foi a estreia de Sousa pela equipe e também ao lado do navegador Fiuza. "Já andei com muitos navegadores e posso dizer que gostei de hoje. Isso nos dá confiança para as próximas etapas", garante. "Há muito tempo que não competia, desde o Dakar. Depois dos testes que fizemos creio que o carro está muito bom. Amanhã testaremos como o ASX Racing se comportará em altas temperaturas."

 Os brasileiros Guiga Spinelli e Youssef Haddad, que marcaram o tempo de 4h54min11seg, estão em segundo na geral, apenas 5min16seg atrás dos primeiros. "O ASX Racing continua evoluindo. As mudanças pós Rally dos Sertões foram boas e terminamos a especial de hoje com mais uma lista de modificações para amanhã, quando vamos encarar dunas. Então terei uma nova experiência com o carro", adianta Guiga. "O resultado foi ótimo para a Equipe."

 A dupla teve apenas um furo de pneu, causado por uma pedra. "Estávamos num ritmo muito bom, acompanhando o Carlos e o Paulo, mas tivemos a infelicidade de furar um pneu na primeira metade da especial", conta o navegador. "Sem dúvida nenhuma foi uma prova de nível do Dakar. Melhor treino, impossível."

 Amanhã as duplas e os ASX Racing encaram uma etapa em laço, com largada e chegada em Copiapó, que somará 339 quilômetros cronometrados. "Será mais um dia longo e cansativo. No deserto, o rali exige muito das duplas e também dos veículos", adianta Youssef. "Vamos continuar trabalhando nos ajustes necessários e nos pontos de evolução." 

Apesar do bom resultado, Sousa reforça o objetivo do rali. "O importante é fazermos os quilômetros e sairmos dos carros com o máximo de informações. O resultado é secundário, nosso foco é o Dakar", garante. A Equipe Mitsubishi Petrobras segue testando setups e estratégias para o próximo grande desafio das duplas, o Rally Dakar, que começa dia 4 de janeiro de 2015.

 A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, Axalta e Protune.

Marc Coma cumpriu primeira etapa do Atacama Rally

Red Bull KTM's Marc Coma, the 2014 FIM Cross Country Rally World Champion continues his preparation for the 2015 Dakar Rally by competing in the Atacama Rally in Chile. Coma, whose 2014 title was his sixth, finished fifth in the opening stage of the five-stage event that takes riders over familiar territory for the world’s toughest offroad event.

 Fastest in the opening stage was Chilean KTM rider Claudio Rodriguez. Joan Barreda of Spain was second fastest and Pablo Quintanilla of Chile was third fastest, also riding a KTM.

 Coma, a Red Bull athlete said after the stage that he had had trouble with his GPS and in difficult navigation conditions had to count only on his road book. “It was a very long day and my GPS broke at kilometer 40. This meant it wasn’t possible for me to push and my rhythm was slower. But in general was a good day and in very good conditions. It is also a different way of experiencing the Atacama Desert. We are here to put in some kilometers in these conditions ahead of the Dakar. Usually when we’re riding here it is in the Dakar and there’s a lot of pressure and we are very concentrated.”

 The Spanish rider said prior to the rally that while everyone wants to win, the main objective this week was to put in some kilometers in the Atacama without taking any undue risks. Since the 2014 Dakar his only ride in South America this year was at the Rally dos Sertoes in Brazil in August. 

Coma, who took his fourth Dakar crown in January, finished the opening stage with a deficit of 21 minutes 15 seconds. He will endeavor to make up time in what will be another long and tiring stage on Wednesday with around 340km of timed special. Stage three is a marathon stage. Coma is riding the KTM 450 Rally machine. The Atacama Rally is in five stages and concludes on Friday. 

Rally Stage One Results:

 1, Claudio Rodriguez, CHI, KTM
 2, Joan Barreda, ESP, Honda at 5:59
3, Pablo Quintanilla CHI, KTM at 11.43
4, Jeremias Israel, CHI, Honda at 16.30
5, Marc Coma, ESP, KTM at 21.15

Campeã Rita Oliveira estreia-se em Portalegre

Navegada por João Rato, disputa a baja alentejana ao volante pela primeira vez 

Rita Oliveira e o seu navegador João Rato disputam, de 30 de Outubro a 1 de Novembro, mais uma edição da Baja 500 Portalegre a derradeira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A equipa apresenta-se na prova alentejana aos comandos do Polaris RZR 1000 preparado pela Filipe Sport, com o qual a piloto da Vangest já conquistou esta temporada o título feminino.

 Em ano de estreia como piloto, Rita Oliveira tem agora pela frente mais um desafio e com a ajuda do experiente João Rato está apostada em ultrapassar todas as dificuldades daquela que é a mais importante competição nacional da modalidade.

  “O meu principal objetivo é chegar ao final. Gostava de juntar a isso uma boa classificação, uma posição no Top 10 seria excelente. Por outro lado quero usufruir ao máximo desta última prova do campeonato, onde tanto gostei de participar e disfrutar desta mítica prova onde pela primeira vez participo ao volante. Encontrar no palanque de chegada o meu pai e a minha irmã Ana, que participam na competição auto, seria a cereja no topo do bolo”, refere Rita Oliveira.

 A Baja 500 Portalegre inicia-se com as verificações documentais e técnicas que terão lugar na 5ª feira, dia 30 de Outubro. No dia seguinte terá lugar a primeira etapa, com a realização da super especial prólogo. No Sábado, primeiro dia de Novembro, os concorrentes irão enfrentar uma etapa com partida do Crato e chegada a Portalegre, composta por um troço único cronometrado com 380 quilómetros de extensão.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

António Maio em busca do título

Todos os pilotos Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy vão lutar por vitórias 

Depois da exibição notável, conseguida no Raid TT a Góis, onde preencheu todos os lugares do pódio com os seus três pilotos, a Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy enfrenta, na Baja 500 Portalegre, o seu derradeiro desafio de uma temporada onde já conquistou inúmeros sucessos. 

Conquistados que estão os títulos TT1 e TT2, por parte de Sebastian Buhler e Luís Teixeira, a principal missão da Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy centra-se agora na conquista do título absoluto por parte de António Maio. De 30 de Outubro a 1 de Novembro, em mais uma edição da Baja 500 Portalegre, nesta que é a derradeira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o piloto alentejano, que já por seis vezes conquistou a mítica Baja agora organizada pelo ACP, terá de vencer o duelo que o opõe ao atual campeão Mario Patrão para conquistar o tão ambicionado título de campeão nacional absoluto, o que permitirá à equipa fazer o pleno nesta temporada de 2014.

 Depois de um início de temporada marcado por uma queda, António Maio apresenta-se em Portalegre não escondendo o seu otimismo, salientando que “depois de ter superado a fase complicada do início de temporada e ter lutado para aqui chegar em condições de disputar o título, o que pareceria altamente improvável, só posso estar otimista e confiante. É a prova de que mais gosto, onde me sinto melhor e estou muito bem preparado fisicamente, como também no plano técnico tudo está pelo melhor. Tenho tido um apoio extraordinário desta magnífica equipa, que trabalha de forma incansável para que tudo esteja a 100% na minha Yamaha. Vou lutar para conquistar o título que eles merecem”.

 Ocupando o 3º lugar absoluto e com o título da classe TT1 já assegurado, o mais jovem piloto da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy, Sebastian Buhler, não se cansa de salientar que tem tido “um enorme prazer em disputar todas as corridas desta temporada. Foram seis competições com características muito variadas e que me permitiram evoluir de forma muito consistente como piloto de todo-o-terreno. O título que alcancei motiva-me muito para, também agora em Portalegre, conseguir alcançar um bom resultado. Vou fazer isso por mim, mas também por esta equipa que apostou em mim e que tem sido incansável no trabalho desenvolvido”.

 Também Luís Teixeira já é campeão TT2 e na classificação geral ocupa o 4º posto a escassos 2 pontos do seu companheiro de equipa. A sua evolução tem sido evidente e a ambição de lutar com os mais rápidos tem sido notória. Para Portalegre e sem a pressão da disputa do título já assegurado em Góis, o piloto algarvio assume ir “tentar dar o meu melhor numa prova onde a moldura humana é fantástica e onde um bom resultado é ainda mais valorizado. Evolui imenso nesta temporada com o apoio desta magnifica equipa, que me disponibilizou uma moto que, de prova para prova foi ficando cada vez melhor”. 

Frederico Fino, chefe de equipa e também piloto, volta a não participar na prova, concentrando os seus esforços no lado de fora desta Baja 500 Portalegre. “Os resultados da equipa estão a superar as nossas melhores projeções e de prova para prova estamos a conseguir ser ainda mais ambiciosos. É todavia impossível fazer melhor do que é Góis mas, estou seguro de que cada piloto da equipa vai dar o máximo nesta mítica prova de Portalegre. No final cá estaremos para fazer o balanço”.

 A Baja 500 Portalegre inicia-se com as verificações documentais e técnicas que terão lugar na 5ª feira, dia 30 de Outubro. No dia seguinte terá lugar a primeira etapa, com a realização da super especial prólogo. No Sábado, primeiro dia de Novembro, os concorrentes irão enfrentar uma etapa com partida do Crato e chegada a Portalegre, composta por um troço único cronometrado com 380 quilómetros de extensão.

Equipe Mitsubishi Petrobras chega ao Chile para desafio no deserto do Atacama

Com dois ASX Racing e duas duplas - uma brasileira e uma portuguesa - Equipe vai encarar o Atacama Rally como treino para o Rally Dakar 2015 

Dois pilotos, dois navegadores, dois ASX Racing. A Equipe Mitsubishi Petrobras está completa em La Serena, cidade litorânea do Chile, para o Atacama Rally, etapa final do campeonato sul-americano de rali cross-country. Depois de feitas as vistorias, a Equipe participou do briefing e da largada promocional, na Plaza de Armas.

 A primeira especial larga amanhã, terça-feira, rumo a Copiapó, já no deserto do Atacama. Guiga Spinelli/Youssef Haddad e Carlos Sousa/Paulo Fiuza estão prontos para encarar areia e muitas dunas. "Estamos animados com a prova porque não andamos há meses no deserto e queremos testar todas as modificações que fizemos nos veículos", explica o piloto Guiga Spinelli, pentacampeão do Rally dos Sertões. "Desde a vitória no Sertões, que foi uma prova basicamente de estradas, estamos trabalhando nos carros e esta será uma competição para validarmos os setups. Também começaremos a pensar nas estratégias para o Dakar, em janeiro."

 Já o navegador Youssef Haddad, que venceu o Sertões ao lado de Guiga, fará seu retorno a uma prova de deserto. "Depois da lesão que sofri em janeiro e que nos fez abandonar o Dakar, não andei mais na areia. Mas estou recuperado, tenho feito uma intensa preparação física desde então e me sinto pronto para encarar o desafio", explica.

 Também a bordo de um ASX Racing estarão os portugueses Carlos Sousa e Paulo Fiuza. "Corri com Guiga, no Baja Aragon, na Espanha, onde fizemos um sexto lugar, e agora será minha estreia ao lado de Carlos pela Equipe Mitsubishi Petrobras", conta Fiuza.

 O Atacama Rally terá mais de dois mil quilômetros de provas na região do deserto do Atacama e passará por trechos que costumam estar no roteiro do Rally Dakar. Serão cinco dias de especiais, sendo uma em laço e uma maratona. "Estou indo para minha 16ª participação no Dakar e esse rali será um excelente treino. Espero trazer minha experiência para colaborar com a equipe no desenvolvimento e acerto dos carros", conclui Sousa.

  "Será um rali longo, com especiais grandes. Podemos esperar que seja disputado e tenha muita adrenalina", declarou Gerardo Fontaine, diretor geral da competição.

  Equipe Mitsubishi Petrobras

Carlos Sousa e Paulo Fiuza são portugueses e sempre foram destaque nas competições internacionais. Agora, unem-se para defender as cores da Equipe Mitsubishi Petrobras - a dupla já está confirmada também para o Rally Dakar 2015, que começa dia 4 de janeiro.

 Já a parceria entre Guiga Spinelli e Youssef Haddad completou cinco anos em 2014. Sempre os melhores brasileiros nas competições internacionais que participaram, a dupla passou a defender as cores do Brasil e da Petrobras, o que deu origem à equipe Mitsubishi Petrobras. "Nossa parceria sempre funcionou muito bem. No Rally dos Sertões, último que corremos, andamos na frente desde o segundo dia e a navegação do Youssef, mais uma vez, foi impecável", exalta Guiga, que venceu a competição e soma cinco títulos.

 Três vezes campeão do Rally dos Sertões ao lado de Guiga, Youssef comemora a boa parceria. "A excelência vem da repetição. Quanto mais corremos juntos, melhor fica nosso entrosamento", conta o navegador.

 A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, iCarros, Axalta e Protune.

  Veículos da Equipe Mitsubishi Petrobras

#300 - ASX Racing - Carlos Sousa e Paulo Fiuza
#301 - ASX Racing - Guiga Spinelli e Youssef Haddad

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Prolama na luta pelo título de Equipas…

* Rui Sousa aposta na ISUZU D-Max, 
 * Edgar Condenso, estreia Evoque 
 * Alexandre Franco confirma Titulo T2 
* Jorge Cardoso, vai a jogo para o Vice- campeonato T2

 A Prolama Competição volta a estar na Baja de Portalegre com cinco duplas, apostadas em lutar pelo melhor lugar em cada categoria, e com objectivos bem distintos. Existe no entanto em toda a formação de Vila Nova da Rainha um objectivo comum, a conquista dos pontos necessários para que a Prolama conquiste pela terceira vez a Taça Nacional de Equipas.

 Rui Sousa, volta a ter Carlos Silva no banco direito e tem testado a D-Max Proto de forma a realizar uma prova calculista, subindo na classificação com o passar dos quilómetros; “…estamos conscientes da nossa capacidade e das características da nossa ISUZU, por isso vamos imprimir um ritmo adequado a cada momento da prova. Conhecemos muito bem o tipo de traçado da Baja e sabemos bem como gerir todo o esforço do carro, por isso vamos aguardar os acontecimentos e ajustar em cada momento a nossa estratégia, que passa naturalmente por estar entre os primeiros à chegada…” concluiu Rui Sousa.

 O team Consilcar apresenta a grande novidade da Prolama em Portalegre, com Edgar Condenso e Nuno Silva a estrear o Evoque Cattiva, carro que lhes vai permitir um andamento acima do que estão habituados, conforme referiu o piloto; “…é um grande desafio para nós voltar a pilotar um carro da categoria T1. Já o fizemos no passado, e foram corridas muito divertidas. Espero conseguir evoluir com este carro de uma forma despreocupada para retirar todo o prazer de pilotar este fantástico carro. Esperamos estar entre os primeiros, mas o principal objectivo é terminar a prova…” declarou no final do primeiro teste Edgar Condenso.

 Os irmãos Franco da Goldentrans/Dura, estão á partida da Baja de Portalegre com o intuito claro de confirmar o Titulo T2, para o qual toda a Equipa trabalhou de forma exemplar durante o ano. “…vai ser uma prova de emoções fortes, trabalhamos durante o ano para a conquista deste titulo e agora será o culminar de todo o processo. De qualquer forma vamos gerir a nossa prova de uma forma tranquila, para não comprometer a nossa participação na Baja de Guadalajara no fim-de-semana seguinte á Baja de Portalegre…” explicou Alexandre Franco.

 Por fim Jorge Cardoso e Paulo Torres, vão enfrentar a luta mais feroz do fim-de-semana. Em igualdade de pontuação com o segundo classificado do agrupamento T2, Jorge Cardoso necessita superar o seu adversário para tornar-se Vice-Campeão Nacional, logo no primeiro ano de participação no Nacional TT; “…não foi um ano perfeito, mas sabia que a aprendizagem seria fundamental, por isso estou tranquilo e vou encarar esta primeira Baja em automóvel com algum cuidado. A passagem dos pontos mais difíceis, terão de ser abordados de forma diferente do que estou habituado nas motos, e não quero correr riscos. No final veremos como ficam as contas do campeonato…” concluiu o piloto da Srvilegumes / Hortas do Ribatejo.

 A Baja de Portalegre tem inicio sexta-feira,(dia 31) pelas 14:00 horas com a disputa do prólogo nos arredores de Portalegre; seguindo-se o prato forte no Sábado (dia 1/11) a partir das 7:00 horas, num percurso de mais de 400 quilómetros ao cronómetro, com uma paragem na feira de Portalegre por volta das 10:00 horas da manhã.

Ricardo Porém/Manuel Porém em Portalegre com a X-Raid

Objectivo é vencer a assegurar o 1º título absoluto 

O piloto de Leiria promete ser um dos protagonistas da prova organizada pelo ACP, na qual vai alinhar aos comandos de um MINI All4 Racing da equipa alemã X-Raid. Ricardo Porém assume que quer vencer a prova e conquistar o título absoluto de pilotos.

 A escassos dias do arranque da edição de 2014 daquela que é a mais badalada prova de Todo-o-Terreno que actualmente se disputa em solo nacional, a dupla Ricardo Porém/Manuel Porém e os seus patrocinadores anunciam com orgulho que vão alinhar na Baja 500 Portalegre aos comandos de um MINI All4 Racing e incluídos na equipa Oficial MINI, a alemã X-Raid.

 Apostando tudo numa jornada de decisões em termos de Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno a estrutura onde milita o jovem piloto de Leiria decidiu dar este importante passo, que para Ricardo Porém tem o significado adicional de “a X-Raid ser uma equipa de topo a nível Mundial que, além de ter uma estrutura ímpar e de ser responsável pelos melhor carros de todo-o-Terreno da actualidade, tem também uma experiência inigualável nesta disciplina. Desta forma, estou focado num bom resultado, mas também numa etapa importante de aprendizagem,” esclareceu. 

Naturalmente, o que preside a esta associação entre o piloto e a X-Raid é o objectivo da conquista do título de absoluto de pilotos, classificação que Ricardo Porém lidera à entrada para jornada de encerramento do Campeonato Nacional de TT. “Estamos apostados em vencer a prova e assim garantir o primeiro título absoluto de pilotos. Esse é principal objectivo em que nos focámos. Quero ter condições óptimas para disputar esta prova que não só é a mais importante do campeonato, como é aquela que nos poderá dar maior exposição.”

 Antes do arranque da prova, Ricardo Porém vai realizar um teste de habituação ao Mini All 4 Racing disponibilizado pela X-Raid, sendo que este ensaio vai servir igualmente para que o piloto possa fazer os acertos necessários para que na Sexta-feira, na partida para o Prólogo, esteja tudo a postos para um ronda que o piloto pretende que seja vitoriosa.

 Tendo como centro nevrálgico a cidade de Portalegre (instalações da NERPOR - Núcleo Empresarial da Região de Portalegre), a Baja 500 Portalegre vai para a estrada pelas 14h00 de Sexta-feira (31 Outubro), tendo início, meia hora depois, a Super Especial (SSS1) de 5,52 km.

Para o dia seguinte, Sábado, o Automóvel Club de Portugal reservou 413 km do percurso, divididos por dois sectores selectivos com 200,4 e 212,6 km, respectivamente, a disputar a partir das 7h15m. A chegada ao pódio, de novo na NERPOR, está agendada para as 16h30.

  Classificação do CNTT

 1º Ricardo Porém, 91 Pontos
 2º Miguel Barbosa, 80
 3º Rómulo Branco, 74
 4º José Mendes, 44
 5º Alexandre Franco, 43

João Lopes apostado em conquistar a vitória

Equipa JL Racing reforçada com Marco Araújo, piloto do Team Angola 

João Lopes e o seu navegador Bruno Santos disputam, de 30 de Outubro a 1 de Novembro, mais uma edição da Baja 500 Portalegre a derradeira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Aos comandos do Polaris RZR 1000 com o qual já venceu esta temporada, o piloto do JL Racing/Firststop/Pneudirecto está apostado em lutar pela vitória na mais importante competição nacional da modalidade.

 Na mítica competição organizada pelo ACP a equipa da JL Racing conta desta vez com um segundo Polaris RZR 1000 para a dupla Marco Araújo/Marco Mineiro, formação integrada também no projeto Team Angola, que congrega os vários pilotos que provenientes de Angola vieram até Portugal para disputarem esta prova.

  “A Baja de Portalegre é uma prova extraordinária com uma moldura humana fabulosa. Triunfei em 2004, quando corria de Quad, mas nunca consegui vencer em UTV. Vamos trabalhar e lutar para que seja desta vez. Vencer aqui é como vencer um campeonato e queria muito dar essa alegria a todos os que me tem apoiado”, salienta João Lopes, o piloto da JL Racing/Firststop/Pneudirecto.

 A Baja 500 Portalegre inicia-se com as verificações documentais e técnicas que terão lugar na 5ª feira, dia 30 de Outubro. No dia seguinte terá lugar a primeira etapa, com a realização da super especial prólogo. No Sábado, primeiro dia de Novembro, os concorrentes irão enfrentar uma etapa com partida do Crato e chegada a Portalegre, composta por um troço único cronometrado com 380 quilómetros de extensão.

Helder Oliveira faz estreia internacional do DEpieres 2RM

• Piloto de Barcelos aposta no 2RM português para jornada da Taça do Mundo 

• Condições meteorológicas facilitam tarefa da equipa 

Helder Oliveira vai fazer, na próxima edição da Baja 500 Portalegre, a estreia internacional do DEpieres 2RM, o mais recente protótipo construído em Portugal nas oficinas de Fernando Santos. A dupla Hélder Oliveira/Nuno Rodrigues da Silva disputa, de 30 de Outubro a 1 de Novembro, a derradeira jornada da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno que é também a etapa final do Campeonato Nacional da modalidade.

  “Esta é a terceira corrida que vou fazer com a máquina de duas rodas motrizes construída pelo Fernando Santos e que vai agora fazer a sua estreia numa competição internacional. A Baja 500 Portalegre é uma corrida que me agrada muito, com características muito próprias e estou muito motivado para este novo desafio, tendo particularmente em conta que as condições meteorológicas prometem facilitar a nossa tarefa”, explica Helder Oliveira que acrescenta: “Temos vindo a desenvolver o carro e estou convencido que as alterações que foram introduzidas tanto ao nível de suspensão como de direção e ainda a nova opção de pneus, nos vão permitir sermos bem mais competitivos. Só tenho pena que a Peugeot não faça a sua estreia em Portugal, como chegou a ser falado, porque a nossa participação na classe de duas rodas motrizes seria bem mais animada”. 

Iniciando-se com as verificações documentais e técnicas que terão lugar na 5ª feira, dia 30 de Outubro, a Baja 500 Portalegre arranca desportivamente no dia seguinte, com a realização do tradicional prólogo. No Sábado, os concorrentes irão enfrentar uma etapa composta por dois troços cronometrados distintos, com 200,41 e 212,61 quilómetros, respetivamente.