domingo, 18 de janeiro de 2015

RUBEN FARIA ALCANÇA SEXTO POSTO NO DAKAR 2015

Terminou ontem em Buenos Aires a edição 2015 do Dakar. Após duas intensas e duras semanas de competição nas pistas da Argentina, Chile e Bolivia os 78 pilotos que resistiram a uma prova bastante dura foram recebidos em ambiente de festa na capital argentina. No dia de despedida as fortes chuvas que se abateram na região da derradeira especial obrigaram a que esta fosse encurtada pois o piso enlameado era demasiado perigoso para os pilotos de todas as categorias e assim terminou o Dakar um pouco mais cedo que o previsto.

 Ruben Faria fechou esta sua participação num brilhante sexto posto, resultado muito positivo especialmente tendo em conta que o piloto da KTM chegou à prova ainda em recuperação de duas intervenções cirúrgicas à clavícula direita fracturada no dia 1 de Novembro.

‘É uma emoção enorme estar no final depois de ter abandonado no terceiro dia no ano passado. A questão de saber se conseguiria terminar manteve-se durante quase todo o ano e estar aqui em Buenos Aires no final de mais um Dakar é uma emoção imensa. O Dakar correu muito bem com excepção a um ou dois dias no Chile em que senti maiores dificuldades.’

 Na derradeira especial deste Dakar, que consagrou os vencedores da prova nas suas diversas categorias, Ruben Faria foi o 16º mais rápido, garantindo assim a sexta posição da classificação geral, o segundo melhor entre os portugueses, após uma prova onde mais uma vez a equipa do piloto da Olhão garantiu a vitória, a 14ª consecutiva para a KTM.

‘Correu tudo muito bem a equipa conseguiu mais uma vitória, o Marc fez um excelente trabalho e toda a equipa trabalhou para se conseguir o resultado desejado. Quero aproveitar também para felicitar o Paulo Gonçalves, que foi um piloto muito forte e um grande adversário do Marc. Acho que estamos todos de parabéns e agora...venha o Dakar 2016.’ 

Terminou assim de forma perfeita mais uma participação de Ruben Faria na mais importante prova do TT mundial, na qual foi segundo classificado em 2013. Após o regresso a Portugal o piloto dará continuidade à recuperação definitiva da lesão na clavícula para estar na sua melhor forma aquando do arranque de mais uma edição do campeonato do mundo Cross-Country e Rallies onde estará presente com a equipa austríaca.