segunda-feira, 30 de março de 2015

Elisabete Jacinto cumpriu complexa etapa maratona

A equipa com o número 402, formada por Elisabete Jacinto e France Clèves, completou ao final da tarde de hoje, a primeira jornada maratona do 25º Rallye Aïcha des Gazelles. Depois de passar a noite no deserto, a dupla luso-belga cumpriu com sucesso a quarta etapa deste grande rali de navegação tendo assinalado todos os 13 pontos de passagem obrigatória com consistência e regularidade.

 Esta etapa tinha como distância ideal um total de 335 quilómetros, realizados entre as cidades marroquinas de Mech Irdane e Oulad Drîss, distribuídos por dois dias, durante os quais as participantes permaneceram em completa autonomia sem usufruir da habitual ajuda da equipa de mecânicos. Esta jornada maratona ficou ainda marcada pela extrema dureza das travessias de montanha, onde, mais uma vez, Elisabete Jacinto e France Clèves colocaram à prova a fiabilidade da sua Volkswagen Amarok, e pela escassez de pontos de referência de navegação nas passagens de areia.

 Numa altura em que faltam apenas três dias para o final desta prova, a piloto Elisabete Jacinto continua a demonstrar uma grande capacidade de concentração e destreza permanecendo, assim, numa posição cimeira da tabela classificativa, que de resto foi alcançada logo no primeiro dia desta competição dedicada em exclusivo às mulheres.

 A classificação referente a esta etapa será disponibilizada amanhã, uma vez que as equipas deste rali poderão terminar cada uma das especiais até às 12 horas do dia seguinte. Recorde-se que após a 3ª etapa Elisabete Jacinto ocupava o quarto posto da classificação geral da Categoria Expert.

 Amanhã inicia-se a quinta etapa do Rallye Aïcha des Gazelles que será novamente uma jornada maratona. Os próximos dois dias vão ser, possivelmente, os mais desafiantes de toda esta prova de navegação. Para além das participantes terem que atravessar as complexas dunas do Erg Chegaga, estão guardados para esta etapa os percursos mais duros de toda a competição. A poucos dias do final deste grande evento as classificações começam a ficar definidas. Mas, até ao fim muito pode acontecer.