sábado, 25 de abril de 2015

Rali TT Vinhos Carmim com excelente lista de inscritos

- Mais de duas centenas de participantes 

- Máquinas de topo em todas as disciplinas 

Arranca já no próximo dia 1 de Maio a 27ª edição do Rali TT Vinhos Carmim 2015, competição organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 Terceira jornada para Moto, Quad e Buggy/UTV do campeonato promovido pela FMP e segunda etapa do campeonato Auto, organizado pela FPAK, o Rali TT Vinhos Carmim 2015, que terá a cidade de Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho como centro nevrálgico, vai reunir um magnífico rol de máquinas e deverá congregar mais de duas centenas de participantes.

 Em 2014 a prova alentejana teve como vencedor Miguel Barbosa (Mitsubishi) na competição auto, enquanto na corrida destinada a motos, quads e buggy/UTV triunfaram respetivamente Mário Patrão (Suzuki), Beto Borrego (Yamaha) e João Dias (Polaris), mas os candidatos aos triunfos são inúmeros nas quatro disciplinas que em conjunto competem neste grande festa do Todo-o-Terreno.

 Se os campeões nacionais de 2014 partem como favoritos, a luta pelas primeiras posições em todas as competições e classes promete ser muito intensa e animada. Aliás, não seria a primeira vez que na subida aos lugares mais altos do pódio desta competição se registariam surpresas.

  Miguel Barbosa com palmarés impressionante 

Na competição auto, Miguel Barbosa, acompanhado de Miguel Ramalho, que irá estar aos comandos do Mitsubishi Racing Lancer com que triunfou no ano passado, apresenta um palmarés onde constam nada menos que 8 vitórias numa prova onde, desde 2002, ano em que se estreou a vencer, subiu sempre ao pódio, com exceção de 2006, tendo a prova sido ganha nesse ano por João Ramos. Este último assume-se, este ano, como o mais direto rival de Miguel Barbosa, ao participar aos comandos de numa muito competitiva Toyota Hilux Overdrive. Miguel Barbosa soma também seis títulos de campeão nacional três dos quais nos últimos anos.

  São muitas as novidades que se irão apresentar em Reguengos de Monsaraz 

Para além destes dois pilotos são muitos os candidatos a lutar por uma posição entre os primeiros e algumas as novidades que serão apresentadas em Reguengos de Monsaraz. De entre estes, o destaque vai para Paulo Ferreira, piloto que vai estrear em Portugal a Toyota Hilux que o francês Christian Levielle levou até ao 6º lugar no Dakar. Em máquina idêntica vai estar também Alejandro Martins. 

Em máquinas construídas em Portugal pela Depieres Competição apresentam-se, Nuno Matos num Opel Mokka Proto, Pedro Grancha no BMW Serie 1 Proto que, em 2014, deu o título de campeão a Ricardo Porém; André Amaral num Mercedes e o atual campeão T2 Alexandre Franco pilotado um BMW, entre outros. Hélder Oliveira continua a apostar na Nissan Navara Off Road, enquanto o jovem Pedro Ferreira, que na Baja Rota do Douro se estreou no Depieres Proto 2RM, vai agora utilizar a Nissan anteriormente pilotada por Paulo Ferreira. Rui Sousa numa Isuzu D-Max, José Mendes no Astra Proto com nova motorização e Lino Carapeta, vencedor da prova em 2010 em Bowler, fazem também parte desta excelente lista de participantes na prova.

  António Maio, Tiago Gomes e João Lopes lideram respetivos campeonatos 

Com duas provas já disputadas é de registar o domínio de António Maio nas motos e João Lopes entre os UTV/Buggy, pilotos que venceram tanto em Góis como na Ferraria. Nos Quad as vitórias foram repartidas entre Tiago Gomes, que lidera o campeonato e Beto Borrego que tenta recuperar o título perdido em 2014.

  Duelo (condicionado) Patrão vs Maio nas duas rodas 

Numa temporada em que, nas duas rodas, tudo aponta para o tradicional duelo Patrão vs Maio, as quedas do atual campeão em ambas as corridas pode fazer pender a balança para António Maio. Na Classe TT1, o campeão Sebastian Buhler esteve ausente por doença na jornada de abertura mas venceu na Ferraria depois de ter sido Luís Oliveira a vencer em Góis, mas a não marcar presença na prova seguinte. Posto isto, é Ruben Faria quem lidera nesta sua aventura pela classe das motos de menor cilindrada. Na Classe TT2, António Maio lidera à frente de David Megre e Hélder Rodrigues, enquanto na Classe TT3 a liderança pertence a Fausto Mota que reparte com o atual campeão, Luís Teixeira, as vitórias em 2015.

  Tiago Gomes surpreende nos Quad 

Entre os Quad a surpresa deste início de temporada dá pelo nome de Tiago Gomes. O piloto de Freestyle venceu a primeira corrida e foi terceiro na Ferraria. Beto Borrego, que deverá continuar a dar espectáculo, venceu na Ferraria de forma destacada. Os seus mais diretos adversários, têm sido este ano, para além de Tiago Gomes, as jovens promessas Bruno Ferreira e Ruben Alexandre.

  João Lopes ataca título contra adversários de peso 

Na competição destinada aos Buggy/UTV, que deverá ultrapassar as três dezenas de participantes, a classificação após as duas provas já disputadas coloca o campeão 2012, João Lopes, à frente do vencedor desta corrida de Reguengos de Monsaraz em 2014, João Dias. São muitos os candidatos à vitória sendo de destacar os nomes dos espanhóis Roberto e Teo Viñaras, Vitor Santos e o líder da competição Buggy, Bruno Martins.

 Todavia a grande mais-valia desta disciplina é a proximidade de andamento entre os mais rápidos, jovens, senhoras e veteranos incluídos e a performance das suas máquinas ao nível dos mais rápidos dos automóveis. Entre os concorrentes ao novo Desafio Polaris ACE 570, destaque para o nome de Ricardo Megre que deixa a velocidade e passa para o todo-o-terreno.

 Com um figurino idêntico ao dos anos anteriores, esta jornada, que é a segunda etapa do Campeonato para automóveis e a terceira para as restantes disciplinas, inicia-se com um prólogo de 5 quilómetros de extensão, a disputar na tarde de 6ª feira, dia 1 de Maio e que terá lugar em Monsaraz, junto ao Centro Náutico.

 No dia seguinte, os automóveis farão uma dupla passagem por um troço cronometrado com cerca de 150 quilómetros, enquanto para motos, quads e buggy/UTV está reservada uma passagem por este mesmo troço, sendo a sua prova complementada com nova passagem por cerca de 80 km deste setor. Para além de pontuável para os Campeonatos Nacionais de Todo-o-Terreno, o Rali TT Vinhos Carmim 2015 está também incluído na edição de 2015 da Taça Nacional de Todo-o-Terreno, do Desafio Total/Mazda e da Taça Ibérica.

Em destaque e como novidade para a edição deste ano, apresenta-se a classe Hobby, aberta a motos, quads e UTV/Buggy e ainda o Desafio Polaris ACE que, com uma inscrição de apenas 150 euros, permitirá aos pilotos disputarem o prólogo e o sector seletivo de 150 km.