sexta-feira, 26 de junho de 2015

Africa Race apresentado

Teve lugar ontem, dia 23 de Junho pelas 19H00 no Altis Belém Hotel em Lisboa, a Conferência de Imprensa de apresentação da 8ª Edição do rali AFRICA ECO RACE, que irá decorrer entre os dias 27 de Dezembro de 2015 e 10 de Janeiro de 2016.

 Nesta apresentação estiveram presentes, dirigentes desportivos, pilotos, navegadores e diversos órgãos de comunicação social. René Metge, diretor de prova e responsável pela escolha do percurso e elaboração dos road-books, desde a primeira edição, revelou aos presentes os traços gerais da prova e as novidades da 8ª edição do rali.

 As verificações administrativas e técnicas deverão ter lugar no Principado do Mónaco, no dia 27 de Dezembro de 2015 e a partida para mais uma edição do AFRICA ECO RACE deverá ser dada pelo Príncipe Alberto do Mónaco.

 De 29 de Dezembro a 3 de Janeiro, os participantes disputarão as 5 etapas em solo marroquino, que segundo René Metge serão como habitualmente, as mais duras para as máquinas. Tal como na última edição, na primeira etapa em Marrocos a navegação será muito difícil. A última etapa a disputar antes do dia de descanso, habitualmente muito rápida, será aumentada até aos 487 km, de forma a reduzir a longa ligação até Dakhla. A exemplo das quatro últimas edições, o dia de descanso decorrerá junto à costa Atlântica na praia de Dakhla, onde os concorrentes poderão retemperar as forças e recuperar as máquinas, para as sempre muito difíceis e decisivas etapas da Mauritânia.

 Na Mauritânia, a próxima edição do rali voltará mais uma vez a percorrer as tradicionais zonas de Chingueti e Atar, permitindo recuperar percursos verdadeiramente espetaculares. René Metge vai tentar manter a mais difícil etapa da última edição, Azougui – Azougui, com uma travessia de dunas particularmente complicada.

 A segunda parte da prova será composta por 6 decisivas etapas em solo mauritano, todas elas com um elevado grau de dificuldade, muitas e longas travessias de dunas e difícil navegação. A última etapa na Mauritânia será completamente nova, e inclui a travessia de um erg de dunas douradas mas difíceis, o que deverá manter a competitividade da prova até ao último quilómetro.

 Depois do último bivouac já no Senegal, e para cumprir a tradição, a chegada desta grande aventura terá lugar mais uma vez no mítico Lago Rosa em Dakar, no dia 10 de Janeiro de 2016.

 Está já confirmada a 7ª participação da piloto Elisabete Jacinto no seu MAN TGS, do piloto de moto João Rolo em KTM e dependendo da sua recuperação física do piloto Paulo Ferreira acompanhado de Jorge Monteiro, que tripularão uma Pickup Toyota Overdrive. Quase confirmada está também a participação do piloto de moto Victor Oliveira, estando somente dependente do apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Outra novidade é que este ano, o AFRICA ECO RACE aceita candidaturas de voluntários para integrarem a organização no terreno.