sábado, 28 de novembro de 2015

AC Nissan Proto da família Andrade pulveriza recorde do Terródromo

Foram quase oito segundos que Cédric Duplé, um dos pilotos que corre no AC Nissan Proto de Mário Andrade, tirou ao melhor tempo alguma vez realizado no Terródromo de Fronteira. O francês o BMC JMS EV2 estabeleceu o registo de 9m30,67s, menos 7,35s do que a anterior melhor marca assinada por José Pedro Fontes em 2013, e assegurou novo recorde no circuito alentejano.

 Alexandre Andrade, Cédric Duplé, Yann Morize e Miguel Campos partem, assim, da pole-position para a corrida da 18ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira. A equipa do AC Nissan Proto partilha a primeira linha da grelha com o Nissan MGR 206cc de Antoine Galland, que ficou a 27,12s do melhor tempo na sessão de treinos cronometrados. O terceiro mais rápido foi o BMC Emmepi de Paolo Bacella, a 31,58s da pole.

 Para Alexandre Andrade, o recorde alcançado deve-se a um conjunto de factores. “As condições da pista e o tempo seco tornam tudo mais rápido. Além disso, trocámos o motor do carro que já tinha muitos quilómetros. Este funciona melhor do que o anterior. Também está a travar melhor e mudámos de marca de pneus”, disse o jovem piloto que amanhã terá a responsabilidade de fazer a partida no AC Nissan Proto.

 Este registo não é, porém, representativo para o resultado final, no domingo. “É bom partir em primeiro, mas não é importante. É uma maneira de mostrar que estamos cá e está tudo a funcionar bem”, explica.

 Os treinos cronometrados foram dominados pelos carros da categoria E, reservada aos modelos que habitualmente disputam o campeonato de resistência francês. Em oitavo surge o melhor T1 que é, também, a melhor formação totalmente portuguesa. Alejandro Martins, Ricardo Porém, Paulo Marques e João Rosa demoraram 10m17,89s a cumprir os mais de 17 quilómetros do Terródromo com um Mitsubishi Pajero.

 A equipa vencedora no ano passado, com o Caze Nissan Buggy pilotado por Jean Cristophe Brochard, Stéphane Santucci e Mickael Caze, ficou com o 14º melhor tempo da sessão.