terça-feira, 31 de março de 2015

Paulo Gonçalves vence 3.ª etapa em Abu Dhabi

Piloto português subiu ao segundo lugar da classificação geral, distando agora 5min04s da liderança pertencente a Marc Coma 

Paulo Gonçalves venceu hoje a terceira etapa do Abu Dhabi Desert Challenge, prova inaugural do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno de 2015 e que decorre até ao próximo dia 2 de abril na capital dos Emirados árabes.

 O piloto português, oficial Honda na equipa HRC, venceu a tirada de 279 quilómetros cronometrados sobre as dunas de Abu Dhabi, com um tempo total de 3h38min49s, o que permitiu subir uma posição à geral onde agora ocupa o segundo lugar a 5min04s do líder Marc Coma.

“Foi uma boa especial, arranquei numa posição bastante boa, aproveitei a oportunidade, venci a etapa, recuperei uma posição na classificação geral do rali, sou agora segundo a sensivelmente 5 minutos do líder. Faltam dois dias de corrida pela frente, vou continuar a lutar dia a dia”, comentou Paulo “Speedy” Gonçalves no final da terceira tirada.

 A quarta e penúltima etapa do Abu Dhabi Desert Challenge 2015 cumpre-se com mais 272 quilómetros cronometrados nas dunas dos Emirados Árabes.

Elisabete Jacinto recupera lugar de pódio

A piloto portuguesa Elisabete Jacinto, navegada pela belga France Clèves, subiu à terceira posição da classificação geral da categoria Expert, do 25º Rallye Aïcha des Gazelles, após concluir em terceiro lugar a quarta etapa, uma dura jornada maratona. A dupla, que segue aos comandos da Volkswagen Amarok número 402, está empenhada em disputar os lugares da frente desta competição e assegurar uma posição no pódio.

 A equipa formada por Elisabete Jacinto e France Clèves arrancou esta madrugada para a quinta jornada, também ela uma etapa maratona, cujo grande desafio será a travessia do Erg Chegaga e do Lago Iriki.

 Elisabete Jacinto, que hoje volta a dormir no deserto, revelou-se satisfeita com o trabalho que tem sido desenvolvido até ao momento: “a primeira etapa maratona correu bem. Durante estes dias tão longos fazem-se sempre opções menos corretas, mas de uma forma geral foi uma boa jornada. Tentámos ir o mais em linha recta possível e fizemos boas escolhas de percurso. A France é uma excelente navegadora e acredito que estamos a ser muito competitivas. Este Rallye des Gazelles está a ser um desafio enorme porque as etapas são muito duras e longas. Além do mais temos feito percursos inéditos que são bastante complexos. No entanto, continuamos muito concentradas nos nossos objectivos e queremos chegar ao fim bem classificadas”, revelou ontem Elisabete Jacinto à chegada ao acampamento.

 A quinta etapa do Rallye Aïcha des Gazelles, que se realiza hoje e amanhã entre Oulad Dîss e Foum Zguid, atravessa as areias do Erg Chegaga e prevê-se que seja a mais exigente de toda a prova. A jornada de dois dias conta com 280 quilómetros de distância ideal e terão que ser cumpridos 12 pontos de validação obrigatória. A navegação não será fácil e o vento vai ser o grande inimigo das participantes. O desafio para as concorrentes da categoria Expert será ainda maior uma vez que terão ainda que passar pelo Lago Iriki. Esta zona exige uma navegação muito complexa e pode mesmo ser classificada como a mais difícil de todo o rali. Hoje as participantes voltam a pernoitar debaixo do céu estrelado do deserto marroquino.

Grande etapa para Paulo Gonçalves. Segunda vitória em etapas para a Honda CRF450 Rally

Portuguese rider Paulo Goncalves grabbed the third stage victory in the Abu Dhabi Desert Challenge, climbing up one place into second spot in the general rankings. Noteworthy specials too from Barreda – home in fourth – and Brabec in seventh.

 The Honda CRF450 RALLY was back in a starring role in the dunes of the Liwa Desert where the third of a five-stage Abu Dhabi Desert Challenge played out. After Joan Barreda’s win yesterday, today it was team-mate Paulo Goncalves’ turn to stamp his authority on a 400 kilometre stage, which included a 272.8 km timed special.

 Joan Barreda took advantage of a new rule that allows the first three finishers to choose their starting positions among the first six starters. The Spanish rider set out from sixth place, put pedal to metal and was soon forging ahead of the pack, opening the way for a long stretch of the special stage. The adversaries did finally catch up and Barreda had to content himself with a fourth final place.

 Paulo Gonçalves, on the other hand, took full advantage of the day, pushing hard from the start, before going on to take his first triumph so far in the 2015 Abu Dhabi Desert Challenge. The win permits him to move up one spot on the overall leaderboard. The Portuguese supremo now lies in second in the general some five minutes off the leader.

 Ricky Brabec, for his part, finishes the day with a positive balance sheet. After enduring a dune-filled stage in extreme temperatures hovering around 50 degrees, the American rookie crossed the line in seventh, holding on to his position in the general rankings.

Paulo Gonçalves: Today was a really good special. I had a great starting position, I won the stage and I’m in second place in the general standings. Tomorrow will be more difficult but there are still two days ahead. I’m pleased because I’m still in the running for the victory. The bike is working perfectly in the hardest conditions of the year so far. We will keep pushing.

RUBEN FARIA SEXTO EM DIA QUENTE NO ADDC

Após ter terminado o dia mais longo do Abu Chabi Desert Challenge realizado ontem, Ruben Faria e a sua KTM 450 Rally cumpriram hoje a terceira etapa da prova, ultrapassando assim a primeira metade da competição que se realiza no emirato até ao próximo dia 2 de Abril. Hoje, novamente com muita dunas e navegação pela frente, Ruben Faria foi sexto classificado para manter a quinta posição da classificação geral após uma etapa onde viu o seu colega de equipa e campeão do mundo, Marc Coma, assumir novamente o comando da competição.

‘Hoje foi novamente um dia exigente, como é hábito. Muita areia e acima de tudo muito calor. Andámos com temperaturas a rondar os 50° positivos e isso torna a nossa condução muito complicada. Sabia que alguns iriam atacar desde o início mas ao quilómetro 100 passei o Balooshi. Depois a navegação tornou-se mais complicada e ainda apanhei um susto num salto que me surpreendeu. Não caí mas resolvi baixar um pouco o ritmo para conseguir também uma boa posição para o arranque de amanhã.’ 

Daí Ruben Faria ter assegurado a sexta posição para estar bem posicionado amanhã face aos seus adversários e os da KTM, tanto mais que ao abrigo das novas regras os primeiros três da etapa podem escolher a sua posição de saída no dia seguinte entre os seis primeiros. Uma opção táctica e que pode ajudar Ruben Faria a subir na classificação nos derradeiros dois dias de prova.

‘Nada está perdido em relação ao resultado final, antes pelo contrário. Estar no quinto posto depois de dois anos de ausência desta prova é muito bom para mim, excepção feita aos três primeiros as diferenças entre nós são muito curtas e recuperáveis. Hoje o Quintanilla subiu mas amanhã vai estar em desvantagem no momento da partida, como é hábito nestas provas.’

Amanhã os concorrentes enfrentam a penúltima etapa da prova com 258 quilómetros marcados novamente por muitas dunas e navegação.

Paulo Gonçalves persegue nova vitória no Abu Dhabi Desert Challenge 2015

Piloto português ocupa o terceiro lugar da classificação geral provisória a 5m33s do segundo lugar do espanhol Marc Coma 

Paulo Gonçalves cumpriu hoje a segunda de seis etapas que compõem a edição de 2015 do Abu Dhabi Desert Challenge, primeira jornada do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, com a obtenção de forma estratégica do 12.º melhor tempo da tirada, exatamente o mesmo registado pelo espanhol Marc Coma, tido uma vez mais como principal adversário do piloto português na luta pelo título mundial.

“Foi um dia muito especial, muito bom, que começou ao estilo de Motocross. Rodámos juntos quase todo o dia, era importante terminar na frente na parte final, de modo a escolher a ordem de partida entre os pilotos da frente para amanhã. No final, todos abrandaram o ritmo, por isso vamos ver qual será a estratégia para amanhã. A moto está a comportar-se de forma perfeita perante uma prova tão difícil como é o Abu Dhabi Desert Challenge com um monte de areia e altas temperaturas. Estou muito satisfeito com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Team HRC”, comentou Paulo “Speedy” Gonçalves.

 O piloto português, Vice-Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno em 2014 e 2.º classificado no Dakar 2015, ocupa agora o terceiro lugar da geral, a 9min03s do líder britânico Sam Sunderland e a 5min33s de Marc Coma.

 Depois da etapa de hoje, Paulo Gonçalves partirá do 12.º posto para a terceira etapa, na perseguição a Coma e à vitória final. Pela frente está mais uma “especial” cronometrada de 272 quilómetros pelas dunas de Abu Dhabi.

RUBEN FARIA QUINTO NO DIA MAIS LONGO DO ADDC

Ruben Faria conseguiu hoje a quinta posição na segunda etapa do Abu Dhabi Desert Challenge que decorre no Emirato Árabe até ao próximo dia 2. Com um total de 511 quilómetros dos quais 279 eram cronometrados a jornada ficou marcada pela partida em linha para os pilotos das motos, que receberam ordem de arranque em vagas de dezena e meia de motos. Depois da partida foi uma corrida ao longo das duas até ao final da especial, com Ruben Faria a fechar o dia no quinto posto, ocupando agora idêntica posição em termos de classificação geral.

‘Foi um dia espectacular e muito rápido. Depois da partida todos atacamos as dunas em ritmo muito forte mas não quisemos correr riscos exagerados. Estive sempre por perto do Marc e com isso os mais rápidos acabaram por descolar na frente do pelotão. Ao mesmo tempo tinhamos que pensar em estar numa boa posição no dia de amanhã e por isso a opção foi mesmo segurar o andamento numa opção estratégica. O objectivo foi cumprido pois quisemos estar longe da confusão inicial de uma partida deste tipo e salvaguardar a posição de arranque para a especial de amanhã.’

 Ruben Faria perdeu o quarto posto na geral para o veloz austríaco Matthias Walkner, mas está a apenas 30 segundos do seu colega de equipa e a cerca de 4 minutos do terceiro posto da geral. Amanhã Ruben Faria cumpre a terceira etapa deste ADDC 2015 aos comandos da sua KTM Rally 450, uma especial com 272 quilómetros nas dunas daquele que é o maior Emirato dos Emiratos Árabes Unidos.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Elisabete Jacinto cumpriu complexa etapa maratona

A equipa com o número 402, formada por Elisabete Jacinto e France Clèves, completou ao final da tarde de hoje, a primeira jornada maratona do 25º Rallye Aïcha des Gazelles. Depois de passar a noite no deserto, a dupla luso-belga cumpriu com sucesso a quarta etapa deste grande rali de navegação tendo assinalado todos os 13 pontos de passagem obrigatória com consistência e regularidade.

 Esta etapa tinha como distância ideal um total de 335 quilómetros, realizados entre as cidades marroquinas de Mech Irdane e Oulad Drîss, distribuídos por dois dias, durante os quais as participantes permaneceram em completa autonomia sem usufruir da habitual ajuda da equipa de mecânicos. Esta jornada maratona ficou ainda marcada pela extrema dureza das travessias de montanha, onde, mais uma vez, Elisabete Jacinto e France Clèves colocaram à prova a fiabilidade da sua Volkswagen Amarok, e pela escassez de pontos de referência de navegação nas passagens de areia.

 Numa altura em que faltam apenas três dias para o final desta prova, a piloto Elisabete Jacinto continua a demonstrar uma grande capacidade de concentração e destreza permanecendo, assim, numa posição cimeira da tabela classificativa, que de resto foi alcançada logo no primeiro dia desta competição dedicada em exclusivo às mulheres.

 A classificação referente a esta etapa será disponibilizada amanhã, uma vez que as equipas deste rali poderão terminar cada uma das especiais até às 12 horas do dia seguinte. Recorde-se que após a 3ª etapa Elisabete Jacinto ocupava o quarto posto da classificação geral da Categoria Expert.

 Amanhã inicia-se a quinta etapa do Rallye Aïcha des Gazelles que será novamente uma jornada maratona. Os próximos dois dias vão ser, possivelmente, os mais desafiantes de toda esta prova de navegação. Para além das participantes terem que atravessar as complexas dunas do Erg Chegaga, estão guardados para esta etapa os percursos mais duros de toda a competição. A poucos dias do final deste grande evento as classificações começam a ficar definidas. Mas, até ao fim muito pode acontecer.

Barreda Reemerge com vitória na segunda etapa

Shaking off yesterday’s troubles which ruled out any chance of winning the overall rally, Joan Barreda today re-established himself with a second-stage triumph in the Abu Dhabi Desert Challenge. Paulo Gonçalves remains in third and Brabec finishes among the top riders.

 The longest stage in the Abu Dhabi Desert Challenge got underway with a motocross-style start and concluded with a rampant Joan Barreda clocking the best score in the timed special. It was certainly no easy day out in the Al Garbia desert for the Spaniard aboard the Honda CRF450 RALLY. With no reference points ahead to guide him, Barreda showed some classy navigational skills that saw him romp home 11 minutes ahead of the stage’s runner-up.

 Likewise, Paulo Gonçalves did a fine job of keeping Marc Coma in check, trailing him in the overall by 5’33.

 Ricky Brabec, Team HRC’s rookie, crossed the line in sixth and also occupies sixth on the overall leaderboard.

Joan Barreda: I’m satisfied. Today was a great day after the bad one yesterday. I rode a good pace, opening the way all day alone. I had a problem yesterday but we have figured out what it was and are working to get it sorted out; it’s the same specification that we had in the Dakar. Some things are being worked on that will be at our disposal from the summer onwards. I really have great faith in the work that Honda is doing on the bike.

domingo, 29 de março de 2015

RUBEN FARIA EM QUARTO NO PRIMEIRO DIA DE ADDC

Depois de uma cerimónia inicial marcada por um prólogo realizado no asfalto do circuito Yas Marina no Abu Dhabi, Ruben Faria iniciou hoje juntamente com todos os seus colegas de equipa e adversários a fase séria do Abu Dhabi Desert Challenge. Neste primeiro dia os pilotos enfrentaram hoje a primeira etapa nas areias do Emirato, com um total de 404 quilómetros dos quais pouco mais de 262 foram cronometrados.

 Um primeiro dia de contacto com as areias que marcam esta primeira prova do campeonato do mundo e onde Ruben Faria foi o quarto classificado a pouco mais de 11 minutos do vencedor, o campeão do mundo e seu colega de equipa, Marc Coma. Um arranque seguro, sem exageros para se colocar numa posição que lhe permita atacar as próximas etapas no grupo da frente.

‘Hoje foi o regresso ao deserto e ás maratonas do campeonato do mundo. Depois do dia de ontem em asfalto, onde ninguém arriscou nada, esta primeira etapa a sério serviu de alguma forma para ganhar de novo ritmo e confiança com a moto. Tenho treinado com ela em Portugal mas após dois meses sem quilometragem extensa é sempre necessária essa habituação. Por isso foi um dia de alguma forma tranquilo, onde a navegação desempenhou um papel importante. Ser quarto neste arranque é positivo e agora quero pensar nas restantes etapas para poder lutar por um lugar de pódio, o meu principal objectivo nesta primeira prova do campeonato.’

Ruben Faria cumpriu assim o primeiro dia de uma prova onde esteve ausente nos últimos anos, mas onde já venceu uma especial, chegando ao ‘bivouac’ sem grandes dificuldades e já a pensar na segunda etapa da prova, a mais longa do evento deste ano com um total de 511 quilómetros dos quais 279 serão cronometrados.

Elisabete Jacinto continua a lutar pelo pódio

Elisabete Jacinto, navegada pela belga France Clèves, ocupa o quarto posto da classificação geral da categoria Expert do Rallye Aïcha des Gazelles depois de concluir a terceira etapa da competição em nono lugar. A dupla com o número 402, aos comandos de uma carrinha Amarock inscrita pela equipa oficial da Volkswagen Vehicules Utilitaires, mantém-se na disputa pelo pódio registando uma penalização de apenas 500 metros em relação à equipa 420, composta pelas francesas Christine Hunka e Delphine Bichoffe, que ocupa o terceiro lugar da tabela classificativa.

 A terceira etapa desta prova de navegação, cujo percurso teve início e chegada em Nejjakh, contou com a travessia das dunas do Erg Chebbi. Por ser uma jornada mais complexa Elisabete Jacinto e France Clèves optaram por assinalar os setes pontos obrigatórios cumprindo o caminho mais rápido. Após a terceira especial a liderança da categoria Expert é assumida pela equipa 407, formada pelas francesas Carole Montillet e Valérie Dot.

 No final da jornada, Elisabete Jacinto mostrou-se satisfeita face às opções assumidas: “Hoje foi um dia especial. Atravessámos o Erg Chebbi, de Norte a Sul, sem pegar nas pás. Não nos enterrámos uma única vez. Acabámos cedo e conseguimos descansar o que é muito importante. Este é um rali muito estratégico e a determinada altura o cansaço começa a ser nosso inimigo. É nessas ocasiões que ficamos mais frágeis e os erros começam a ser maiores. Por isso optámos por terminar cedo para conseguirmos repor as energias. Os dois últimos CPs foram feitos com alguma tranquilidade e às cinco horas chegámos ao acampamento. De resto até agora está tudo a correr bem. Eu e a France fazemos uma boa equipa e o carro está impecável”, contou a portuguesa na chegada ao acampamento.

 Hoje as participantes do Rallye Aïcha des Gazelles arrancaram bem cedo para a primeira de duas etapas maratona que compõe este rali. Estas especiais destacam-se por serem mais longas e têm a duração de dois dias em completa autonomia. Isto significa que ao final do dia as participantes terão que pernoitar no deserto e não terão à sua disposição a habitual assistência mecânica. Nesta primeira maratona as participantes terão que cumprir um total de 335 quilómetros de distância ideal e assinalar 13 pontos de passagem.

Paulo Gonçalves começa com 3.º lugar no Abu Dhabi Desert Challenge

Piloto português perdeu algum tempo após uma paragem no final da primeira etapa para prestar auxílio ao espanhol Joan Barreda 

Paulo Gonçalves iniciou hoje em Abu Dhabi a primeira prova do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, conquistando neste arranque do Abu Dhabi Desert Challenge 2015 o terceiro melhor tempo cronometrado.

 O piloto de Esposende, oficial Honda pela HRC, rodou na frente da etapa até aos últimos quilómetros do dia, altura em que parou para apoiar um dos seus colegas de equipa, o espanhol Joan Barreda, com problemas elétricos na sua Honda. Apesar do tempo perdido, Paulo Gonçalves conseguiu ainda ser o terceiro mais rápido do dia ao longo dos 260 quilómetros cronometrados, gastando mais 5min33s que o vencedor da tirada, o espanhol Marc Coma.

“Hoje disputámos o primeiro dia do Abu Dhabi Desert Challenge, um dia bastante difícil à semelhança do que era esperado, com muita areia, muitas dunas e bastante calor. Andei bastante bem mas perto do final tinha o meu companheiro de equipa parado com um problema elétrico e parei para ajudá-lo, perdi algum tempo e atrasei-me mas de todas as maneiras consegui ainda ser terceiro classificado da geral”, referiu Paulo Gonçalves no final da primeira etapa em Abu Dhabi.

 Instalado no terceiro lugar da geral, Paulo Gonçalves parte para o segundo dia decidido a fazer melhor e recuperar o tempo perdido nesta fase inicial da prova. “Amanhã temos uma partida ao estilo de Motocross, a corrida está ainda no início, faltam quatro dias, mais de mil quilómetros, vamos continuar na luta, temos ainda muita areia e muita duna pela frente”, acrescentou.

 A segunda etapa do Abu Dhabi Desert Challenge 2015 terá lugar no deserto do Liwa, oferecendo aos concorrentes mais de 500 quilómetros naquela que será a etapa mais longa da prova, dos quais 279 serão contra o relógio.

Alexandre Franco quarto na Baja TT Rota do Douro

A Scuderia Goldentrans/DURA não poderia esperar melhor resultado na estreia com o BMW Série 1 Proto no Campeonato Nacional de Todo o Terreno, com Alexandre e Rui Franco a conquistarem um excelente quarto posto na Baja TT Rota do Douro.

 A dupla alenquerense fez a sua estreia com uma viatura da Categoria T1 e a expectativa era grande no seio da Scuderia Goldentrans/DURA, com esta aposta no BMW Série 1 Proto a apresentar-se como um novo desafio para a equipa.

 Depois das duas passagens pelo Prólogo de abertura da prova, Alexandre e Rui Franco colocavam o BMW Série 1 Proto no oitavo posto da geral, com esses primeiros quilómetros da prova a servirem para dupla perceber um pouco mais sobre o carro preparado pela JR Sport. No sábado esperavam os concorrentes uma dupla passagem por um sector selectivo de cerca de cento e quarenta quilómetros, que incluía a passagem por algumas das especiais do próximo Rally de Portugal.

 Após o primeiro sector selectivo, Alexandre e Rui Franco já haviam ascendido ao sexto posto, com um furo a impedir então um começo sem problemas. Já no segundo sector selectivo, um problema de travões e de rendimento no motor da BMW da dupla da Scuderia Goldentrans/DURA quase comprometeram o resultado final. Valeu então a persistência da dupla de pilotos para uma reparação de fortuna a cerca de cem quilómetros do final da prova para que fosse possível a conquista de um excelente quarto posto final.

 No final da prova, o piloto que conta com os apoios da Goldentrans, DURA Automotive Systems, ENI e PR Car contava que “esta foi uma prova bastante produtiva para nós. Tinhamos como objectivo rodar o máximo possível em ambiente de corrida, uma vez que tinhamos rodado muito pouco com o carro. Fomos ganhando confiança e a condução foi ficando cada vez mais fácil, mas na verdade o carro é completamente diferente da Nissan T2 a que estavámos habituados. Se por um lado o grau de dificuldade aumenta, porque agora tudo se passa mais depressa, por outro lado permite passar pelo mau piso sem ‘aliviar’ o que é simplesmente impressionante!”.

 Alexandre Franco contava ainda que “no primeiro sector fomos ganhando confiança e no segundo já vinhamos com outro ritmo, mas antes de CP1 (40 kms) uma fuga de óleo de travões levou-nos a parar algum tempo em pleno sector para remediar da forma possível o problema que sentimos no nosso BMW Série 1 Proto. Depois tivemos ainda problemas de rendimento no motor do nosso carro, mas conseguimos assegurar um excelente quarto posto final, terminando a prova que era o nosso principal objectivo para esta corrida. Agora vamos continuar a trabalhar para que a nossa habituação se faça da forma mais rápida possível e que possamos poder lutar por um lugar no pódio”.

 A próxima prova da Scuderia Goldentrans/DURA terá lugar nos dias 17, 18 e 19 de Abril e será a Baja de Almanzora, segunda prova da Taça Ibérica de Todo o Terreno e na qual a dupla regressará com a Nissan Navara T2.

Team HRC com bom início do Abu Dhabi; Barreda perde tempo

Team HRC overcomes various setbacks to make it through the first day of the Abu Dhabi Desert Challenge with Paulo Gonçalves and Ricky Brabec finishing the special among the front-runners in third and fifth respectively.

 The asphalt of the Yas Marina circuit in the pre-rally build-up has given way to the sands of the Al Garbia region in the Abu Dhabi Desert Challenge. Riders were today confronted with a 260 kilometre timed special in high-temperature first stage that spanned a total of 404 kilometres.

 Rally raid’s top guns let it be known from the start that the flavour of the day was all-out attack. Team HRC, with Joan Barreda at the helm, immediately took command, arriving at refuelling in top positions.

 Spaniard Barreda had the misfortune to suffer an electrical fault some 40 km from the finish and dropped valuable time before getting the Honda CRF450 RALLY back on track and finishing the special.

 Paulo Gonçalves, stopped briefly to lend a hand and sort out the glitch, conceding some time to his adversaries in the process, which he will hope to make up in tomorrow’s lengthy stage.

 American rookie Ricky Brabec, in his maiden outing in the FIM Cross-Country Rallies World Championship, found himself amid top-class competition and put in a worthy debut astride the Honda CRF450 RALLY.

 Tomorrow the Liwa Desert will offer the longest stage in the competition with competitors looking to tackle more than 500 kilometres of desert, 279 km of which is against the clock. Start will be as motocross style.

Paulo Gonçalves: I had a fairly difficult day today with high temperatures and a lot of sand and dunes. I was having a tough time at the start, but I started to feel better as the speed picked up after the refuelling. I found Juan with a problem with some 40 km still to go and I stopped to help out. I lost a bit of time, but the important thing is to finish. There are four days left and I hope to be in the running for the victory.

Coma inicia Abu Dhabi Desert Challenge na frente

Red Bull KTM’s multi Dakar Rally winner Marc Coma seized the initiative in the first stage of the Abu Dhabi Desert Challenge to lead the field at the end of the opening day. Coma was fastest over the 262.3 km timed special stage, one minute 21 ahead of KTM factory teammate Sam Sunderland. The rally is the first round of the 2015 FIM Cross Country Rallies World Championship.

 Other members of the KTM factory team were also well in contention after the first day in the desert with Ruben Faria in fourth and the team’s latest signing, Matthias Walkner of Austria in sixth. Moh Al Balooshi of KTM UAE was a solid seventh, Pablo Quintanilla of Chile eighth, Armand Monleon of Poland ninth and Juan Salvatierra of Bolivia tenth to give KTM eight of the top ten after Day One. 

Following a largely ceremonial Super Special on Saturday, riders got down to business on Sunday with their first foray into the Liwa Desert. Coma completed the stage of 404 km of which 262 km was timed special in three hours 12 minutes and 54 seconds to finish with a narrow 1minute 21 margin to Sunderland, the team’s British rider who is based in the UAE and very familiar with the local terrain.

 Marc Coma: “Today everything went well. We managed to set a good pace and we won ahead of Sam Sunderland, who we know is fast. I didn’t want to risk anything in the first part but then I was able to attack more, especially in the second part of the special.”

 Speaking before the rally Coma said Abu Dhabi is a race where any advantage is good. “It is a rally with little navigation and where every small detail can be decisive. We have to be very attentive and apply the maximum concentration. The conditions in Abu Dhabi are always very hard and the temperatures are very high,” he added.

 Sunderland, who has narrowly missed victory the two last years is looking to take the maximum advantage out of riding in the familiar terrain while Austria’s Matthias Walkner, who was impressive in his first Dakar Rally said before the start that he was hoping for a top 10 finish and wanted to keep working on his navigation. The Red Bull KTM Factory riders are competing on the KTM 450 RALLY.

 Coma has won this event seven times, the highest number of KTM victories for a single rider. KTM riders have won every year except three since 1995 when motorcycles were first including on the program. Some 108 riders are contesting the motorcycle category this year, which is also the 25th edition of the Desert Challenge.

 Monday’s Stage Two is 511 km of which 279 km is timed special.

Abu Dhabi Desert Challenge FIM Cross Country Rallies World Championship Round 1
Results First Stage – 404 km, of which 262.3 km Timed Special

 1, Marc Coma, ESP, KTM 3 hours 12.54
2, Sam Sunderland, GBR, KTM at 1.21
3, Paolo Goncalves, POR, Honda at 5.33
4, Ruben Faria, POR, KTM, at 11.07
5, Ricky Brabec, USA, Honda at 11.54
6, Matthias Walkner, AUT, KTM at 13.59
7, Mohammed Al Balooshi, UAE, KTM at 14.10
8, Pablo Quintanila, CHO, KTM at 16.50
9, Armand Monleon, POL, KTM at 22:06
10, Juan Salvatierra, BOL, KTM at 289:28

sábado, 28 de março de 2015

Elisabete Jacinto em segundo na etapa aproxima-se do primeiro lugar

A dupla número 402, formada pela portuguesa Elisabete Jacinto e pela belga France Clèves, aos comandos de uma Volkswagen Amarok, foi a segunda equipa da categoria Expert a cumprir com maior exatidão os 180 quilómetros de distância ideal que compunham o trajeto da segunda etapa do Rallye des Gazelles. Com este resultado a formação luso-belga continua a assegurar a permanência no terceiro lugar deste grande rali de navegação 100% feminino e conseguiu ainda encurtar a distância para a equipa 403, composta pela britânica Jeannete James e a francesa Anne Marie Borg, que, neste momento, lidera a competição.

 Elisabete Jacinto, a única participante portuguesa nesta competição, cumpriu os oito pontos obrigatórios do percurso, que ligou Mech Irdane a Nejjahk, no entanto optou, juntamente com a sua navegadora, por seguir pelo trajeto mais rápido: “a grande dificuldade das etapas da categoria Expert é ao nível da navegação. Por vezes torna-se difícil interpretar o relevo que está marcado no mapa e com a escassez de referências no terreno é muito complicado tomar decisões. A certa altura demos connosco sentadas com as cartas no chão e debaixo do sol quente a tentar interpretar o relevo aparentemente incompreensível. No final optámos pelo caminho mais rápido em detrimento do mais curto. Mas, conseguimos encontrar todas as bandeiras e chegámos ao acampamento antes do pôr-do-sol”, revelou a portuguesa.

 Hoje disputa-se a terceira etapa do Rallye Aïcha des Gazelles que tem um trajeto circular com partida e chegada em Nejjakh. A distância ideal diverge entre 70 e 110 quilómetros. A grande dificuldade aguardada para este dia será, sem dúvida, a entrada nas majestosas dunas, com mais de 400 metros, do Erg Chebbi. Será uma etapa complexa onde as referências de navegação serão escassas. As participantes da categoria Expert terão que localizar sete pontos obrigatórios.

Team HRC inicia Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno no Abu Dhabi

It will be symbolic special stage at the Yas Marina Circuit in Abu Dhabi that raises the curtain on the 2015 FIM Cross-Country Rallies World Championship. Paulo Gonçalves will be out to defend his victory in last year’s edition.

 With the competition now celebrating twenty-five years of history, including twenty years of motorcycle racing, the Abu Dhabi Desert Challenge has kicked off once more. Portugal’s Honda CRF450 RALLY ace Paulo Gonçalves is poised to begin the event after having picked up top honours last time round in an event that also saw a first triumph for Honda. ‘Speedy’ Gonçalves sets out as current world championship runner-up.

 Also on the Emirate’s start-line will be Team HRC companions Joan Barreda – third in the 2014 FIM Cross-Countries Rallies World Championship – and American rookie Ricky Brabec, winner of the 2014 Bajas 250, 500 and 1000.

 The Yas Marina circuit has, for the last three days, become the competition headquarters and as pre-race activities begin to wind down, the track has witnessed a display from motorcycle rally’s elite, although for the time being without the clock. The chronometer comes out for tomorrow’s first stage that will cover 404 kilometres, including the timed special of 262.36 km that will take the participants out into the Liwa Desert in the Al Garbia region.

HÉLDER OLIVEIRA ESTEVE SEMPRE NA LUTA

COLEÇÃO DE AZARES LEVAM A DESISTÊNCIA 

A OceanoTrade Racing Team esteve presente na prova inaugural do Campeonato Nacional de Todo o Terreno com Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva a tripularem a Nissan Navara Off Road. Depois de um Prólogo considerado normal, uma verdadeira coleção de problemas condicionou uma participação que poderia ter sido positiva. Problemas de eletrónica ainda na ligação para o setor inaugural e durante todo o troço, impediram a equipa de chegar mais longe. Com o problema resolvido na assistência, o motor da Nissan Navara “calou-se” em definitivo no início do último troço.

“Logo na ligação para o troço da manhã o carro começou a falhar. Ainda parámos numa área de serviço para tentar resolver o problema, mas não conseguimos, optando por fazer os 140 km com o carro a falhar. Apesar disso ainda conseguimos terminar na 4ª posição. Na paragem do dia, a assistência decifrou o problema e partimos esperançados para o segundo setor. No entanto, logo ao quilómetro oito, o motor calou-se. Depois da eletrónica foi um problema na cambota. Com o carro em condições normais, poderia ter disputado o 2º lugar com o Nuno Matos e o Pedro Grancha”, concluiu Hélder Oliveira.

 Para Paulo Graça, líder da OceanoTrade Racing Team, a confiança em Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva é total, lamentando a coleção de azares que obrigou a equipa a desistir.

“A Navara estava em perfeitas condições, mas todos estes azares fazem parte das corridas. Lamento o sucedido, esperando que na próxima prova o Hélder possa contar com o carro ao seu nível”, referiu Paulo Graça.

 Enquanto conseguiu, Hélder Oliveira esteve sempre na luta pelos lugares cimeiros. Apesar dos problemas que sentiu desde os primeiros quilómetros, o piloto de Barcelos nunca deixou fugir os concorrentes mais diretos. A equipa já projeta a próxima prova do calendário do TT nacional.

Pódio com sabor a vitória no arranque do campeonato

Nuno Matos e Filipe Serra terminam Baja TT Rota do Douro em segundo 

Nuno Matos e Filipe Serra entraram com o pé direito no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2015. A formação alentejana disputou a Baja TT Rota do Douro e alcançou o segundo lugar absoluto numa demonstração de rapidez e consistência. No Opel Mokka Proto, a equipa de Portalegre apenas perdeu para Miguel Barbosa, que venceu a ronda inaugural da época.

 Com dois sectores selectivos pela frente, Nuno Matos e Filipe Serra começaram o dia com alguma expectativa. Depois do terceiro lugar obtido no prólogo, a dupla queria ver onde se situava perante a concorrência em condições normais de corrida. O início calculista não impediu que a equipa subisse ao segundo lugar a meio do primeiro sector. Contudo, no final do mesmo, ocupava a posição com que tinha arrancado de manhã.

 Na ronda da tarde, e conscientes que o segundo posto estava a menos de um minuto, Nuno Matos e Filipe Serra imprimiram uma toada mais viva, como comprovam os tempos realizados em comparação com a primeira passagem. A dupla portalegrense recuperou da desvantagem para Pedro Grancha e Pedro Velosa e acabou no segundo posto absoluto.

  “Não podíamos desejar um resultado melhor. Depois do trabalho que fizemos durante o Inverno, estávamos entusiasmados e curiosos para validar as alterações concretizadas. Contudo, não tínhamos ideia do que isso podia valer em termos de classificação, principalmente porque sabíamos que havia várias equipas inscritas com ambição aos lugares cimeiros da classificação. O nosso andamento no prólogo deixou-nos ainda mais motivados mas sempre com os pés bem assentes na terra. Foi com essa postura que partimos para o dia de hoje e estamos extremamente contentes com o lugar obtido. Creio que era extremamente difícil pensar em subir mais. Os nossos objectivos para esta prova foram cumpridos e as expectativas da equipa superadas”, afirmou Nuno Matos.

 Com este resultado, Nuno Matos soma 20 pontos e ocupa a segunda posição no campeonato. A equipa começa agora a preparação da segunda prova da temporada, a Baja TT de Reguengos que se realiza nos dias 1 e 2 de Maio, em Reguengos de Monsaraz.

  Classificação final da Baja TT Rota do Douro

1º M. Barbosa/M. Ramalho Mitsubishi Racing Lancer 4h31m24s
2º N. Matos/F. Serra Opel Mokka Proto a 5m58s
3º P. Grancha/P. Velosa BMW Evo X1 a 10m00s
4º A. Franco. R. Franco BMW Serie 1 Proto a 47m33s
5º P. Ferreira/V. Cardoso Depieres ZRM a 49m49s

TEAM TANQUELUZ MOSTROU ANDAMENTO PARA A NOVA ÉPOCA

Lino Carapeta capotou quando era 5º classificado 

Lino Carapeta e Rui António mostram-se desapontados após o abandono na Baja TT Rota do Douro. O popular Bowler amarelo até mostrou resultados durante a primeira metade da prova, conseguindo manter sempre a 5ª posição conquistada no Prólogo, perante equipas teoricamente mais competitivas. Numa altura em que o Team Tanqueluz se preparava para solidificar a excelente posição que ocupava, o Bowler Proto acabaria por capotar logo nos primeiros metros do segundo setor seletivo.

  “Partimos tranquilos para a abordagem ao último setor. No entanto, logo aos 800 metros da especial, numa lomba seguida de uma curva para a esquerda, acabámos por capotar. Foi num local onde muitos outros concorrentes saíram, e nós não tínhamos tirado notas corretas para esta situação. Foi pena, pois estava tudo a correr conforme o planeado. Desta vez não houve problemas mecânicos, o erro foi mesmo nosso… No entanto, a posição que ocupava mostrou bem a evolução que o carro teve desde o ano passado. Por isso mesmo, ficámos desolados por não ter conseguido terminar. Apesar de tudo, estamos confiantes para a próxima prova em Reguengos”, afirmou Lino Carapeta.

 Apesar da infeliz ocorrência, o Team Tanqueluz conseguiu tirar excelentes conclusões em relação à preparação do Bowler Proto, com Lino Carapeta e Rui António a mostrarem-se animados em relação a resultados futuros no Campeonato Nacional de Todo o Terreno.

PEDRO GRANCHA CONQUISTOU O PÓDIO NO DOURO

• FURO NA RETA FINAL DEIXOU FUGIR O 2º LUGAR 

Pedro Grancha e Pedro Velosa levaram o BMW Evo X1 ao 3º lugar na Baja TT Rota do Douro. A PMG Motorsport foi a principal opositora da equipa vencedora, até que um impertinente furo a meio do segundo setor seletivo obrigou a equipa a perder mais de seis minutos, sendo forçada a abdicar de um 2º lugar que lhe parecia destinado.

 Apesar de um veio da transmissão partido após um salto na 2ª passagem pelo Prólogo, que a assistência Filipesport resolveu com elevado grau de profissionalismo, Pedro Grancha abriu o dia mais longo da Rota do Douro com excelente ritmo, solidificando o 2º lugar com o decorrer da prova. À passagem do quilómetro 60 do segundo setor, um furo obrigou a equipa a parar, perdendo uma posição no pódio. No entanto, na prova de abertura de 2015, um lugar no pódio acaba por ser um resultado positivo.

  “É na verdade um bom começo, embora sem azares, pudesse ter feito um pouco melhor. O problema que tivemos no Prólogo foi totalmente resolvido pela nossa assistência e mostrámos bom ritmo no dia de hoje, apesar de muito pó que apanhámos tanto na primeira como na segunda passagem, devido a concorrentes mais lentos. Foi pena termos furado, precisamente numa altura em que estávamos a tentar dilatar a vantagem para o Nuno Matos. Existem alguns acertos a fazer no carro, mas isso é uma situação absolutamente normal. Perante esta primeira experiência do ano, pensamos que a nossa posição será sempre dentro do pódio”, afirmou Pedro Grancha no final da Baja TT Rota do Douro.

 Pedro Grancha e Pedro Velosa terminaram na 3ª posição a 11m00 do vencedor e a cerca de quatro minutos do 2º classificado. A PMG Motorsport já está a pensar na Baja TT de Reguengos a disputar nos dias 1 e 2 de maio.

Pedro Ferreira com estreia brilhante

Piloto nortenho foi 5º à geral e triunfou na classe de duas rodas motrizes 

A estreia de Pedro Ferreira em provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno foi excelente. O jovem piloto nortenho, que se apresentou aos comandos do Depieres Proto 2RM, completou a sua participação na Baja TT Rota do Douro com um 5º lugar absoluto, resultado notável que foi conquistado aos comandos de uma máquina de duas rodas motrizes.

 Acompanhado de Válter Cardoso, Pedro Ferreira cumpriu com sucesso os quase 300 quilómetros propostos para esta Baja TT Rota do Douro pelo GAS Gondomar Automóvel Sport.

 Naturalmente satisfeito, Pedro Ferreira não escondeu a importância ”de ter conseguido, numa prova de estreia, terminar sem problemas de maior. Estou numa fase de aprendizagem e o importante é fazer quilómetros. O resultado hoje era secundário mas estou muito feliz por termos conseguido terminar na 5ª posição. A prova tinha um traçado muito interessante e variado. Conseguimos fazer uma corrida com muita cabeça e concentração. O Válter esteve muito bem e a nossa máquina portou-se de forma impecável”, salientou o piloto no final da corrida.

 A próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno terá lugar a 1 e 2 de Maio com a disputa do Rali TT Vinhos Carmim competição que terá Reguengos de Monsaraz com centro nevrálgico.

Miguel Barbosa conquista vitória e assume liderança

Piloto do BP Ultimate Vodafone Team dominou a corrida e terminou com folgada vantagem

Com uma excelente vitória esta tarde alcançada na Baja TT Rota do Douro, a dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho inicia assim a temporada de 2015 na liderança do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Aos comandos do Mitsubihi Racing Lancer, o piloto do BP Ultimate Vodafone Team dominou a corrida desde os quilómetros iniciais e completou os 291,3 quilómetros, desta prova organizada pelo GAS Gondomar Automóvel Sport, com uma vantagem de 6m58s para o segundo classificado.

 Depois de já ter conquistado seis títulos absolutos nesta disciplina Miguel Barbosa não podia ter começado da melhor forma um campeonato onde o principal objetivo é a conquista de mais um título de campeão.

 Naturalmente satisfeito Miguel Barbosa destacou o facto de “esta ter sido uma prova magnífica, com uma organização que soube evoluir e preparar um traçado muito variado e interessante. Quanto à nossa prova tudo funcionou da forma que se pretendia, o Miguel esteve muito bem e o Mitsubishi não teve qualquer problema. Vamos ter de continuar a trabalhar para melhor a suspensão mas, para início de campeonato, foi tudo muito positivo”.

 No regresso às competições depois de um ano de paragem Miguel Ramalho destacou “a qualidade do percurso que se manteve impecável nas duas passagens. Na segunda volta fomos mais cautelosos porque não valia a pena forçar o andamento”.

 A próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno terá lugar a 1 e 2 de Maio com a disputa do Rali TT Vinhos Carmim, competição que terá Reguengos de Monsaraz com centro nevrálgico.

Helder Oliveira forçado a abandonar

Apesar dos problemas piloto de Barcelos ocupava a quarta posição 

Depois de uma boa prestação no prólogo, o segundo dia da Baja TT Rota do Douro foi madrasto para Helder Oliveira que, acompanhado de Nuno Rodrigues da Silva, começou a ter problemas na Nissan Navara Off Road logo pela manhã, quando a máquina começou a falhar, obrigando inclusivamente o piloto de Barcelos a penalizar quatro minutos à entrada do primeiro setor seletivo.

 Apesar das limitações inerentes a esta situação, que se manteve ao longo do troço, Helder Oliveira conseguiu terminar os 140 quilómetros na 4ª posição. Na assistência, em Amarante, os técnicos da MRacing tentaram descobrir e resolver o problema, tendo sido trocada uma bobine. Nos primeiros quilómetros do derradeiro setor da prova a Nissan não voltou a falhar, mas uma ponta da cambota partida viria a ditar a desistência precoce de um piloto que ambicionava lutar por um lugar no pódio desta jornada de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

  “Estou naturalmente desanimado com tudo o que aconteceu hoje. De manhã não conseguia tirar partido do potencial do carro, porque ele estava sempre a falhar e da parte da tarde, quando em princípio o problema estava resolvido, acabei por ser forçado a desistir. Espero ter mais sorte em Reguengos, numa prova de que gosto bastante”, referiu Helder Oliveira.

 A próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno terá lugar a 1 e 2 de Maio, com a disputa do Rali TT Vinhos Carmim, competição que terá Reguengos de Monsaraz com centro nevrálgico.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Elisabete Jacinto permanece no terceiro lugar do Rallye des Gazelles

Elisabete Jacinto e France Clèves, aos comandos da Volkswagen Amarok com o número 402, concluíram a primeira etapa do Rallye Aïcha des Gazelles em terceiro lugar e mantêm a mesma posição na classificação geral. A dupla luso belga conseguiu assinalar os sete pontos obrigatórios do percurso, que teve novamente partida e chegada em Mech Irdane, tendo-se afastado mais de três quilómetros dos 180 que compunham a especial. A competição continua a ser liderada pela formação 403, que é composta pela britânica Jeannete James e a francesa Anne Marie Borg.

 A equipa 402, formada por Elisabete Jacinto e France Clèves, cumpriu o trajeto da primeira jornada sem problemas, no entanto, Elisabete Jacinto reconheceu que foi um dia desafiante: “a primeira etapa foi muito dura e difícil. Não tivemos tempo para nada, nem sequer para comer. O percurso era longo e como queríamos chegar ao acampamento o mais cedo possível tomámos a decisão de andar sempre depressa. Foi um dia bastante complicada porque tínhamos muitas passagens de montanha e apanhámos muita pedra. Levámos a nossa Volkswagen Amarok perto do seu limite. Felizmente correu tudo bem e não tivemos problemas nenhuns”, revelou a portuguesa.

 Hoje está a decorrer a segunda etapa deste 25º Rallye Aïcha des Gazelles, a qual termina amanhã pelo meio-dia. A distância ideal desta especial é de 190 quilómetros e faz a ligação entre Mech Irdane e Nejjakh onde será instalado o acampamento. O dia será longo e marcado por várias travessias de oueds que poderão trazer dificuldades acrescidas às participantes pois a escassez de pontos de referência vai complicar a navegação. As participantes da categoria Expert terão que encontrar oito pontos de passagem.

LINO CARAPETA E RUI ANTÓNIO COM NOVO ÂNIMO

UM PRÓLOGO CONSISTENTE 

A dupla do popular Bowler amarelo entrou em 2015 com uma nova alma. As duas passagens pelo Prólogo de 5 km disputado em Valongo contribuíram com excelentes indicadores para a primeira prova do ano. Lino Carapeta e Rui António alcançaram o 5º lugar, estando neste momento a 42.6 segundos do líder. Na primeira passagem a equipa assinou um crono de 4m22.36 e na abordagem seguinte ao traçado do Prólogo, melhorou o tempo, registando 4m19.28. Para Lino Carapeta foram ótimos resultados.

  “As duas passagens correram bastante bem. Fizémos um Prólogo tranquilo e sem correr riscos. Pareceu-me que o carro está em excelentes condições, mostrando sinais de bom comportamento da suspensão, denotando apenas ligeiros problemas de travões. Amanhã vamos tentar terminar a prova, mostrando um bom andamento para fiabilizar o carro. Vamos esperar pelo desafio mais duro dos dois setores que temos pela frente. Estamos com um ânimo positivo”, declarou Lino Carapeta, líder do “Team Tanqueluz”

 A Baja TT Rota do Douro parte amanhã para a região de Amarante, com duas passagens por um setor seletivo com cerca de 140 km, agendados para as 09h35 e 14h05.

Pedro Ferreira em estreia no CNTT

Piloto nortenho é o único a competir em duas rodas motrizes

 Com a realização do prólogo, esta tarde disputado em Valongo, arrancou a Baja TT Rota do Douro, competição onde Pedro Ferreira está a fazer a sua estreia em provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Acompanhado de Válter Cardoso o jovem piloto nortenho apresentou-se aos comandos do Depieres Proto, a única máquina de duas rodas motrizes a competir nesta prova organizada pelo GAS Gondomar Automóvel Sport.

 Num prólogo bastante escorregadio, Pedro Ferreira melhorou significativamente entre a primeira e a segunda passagem pelo troço de 5,28 quilómetros, conseguindo retirar quase quinze segundos ao seu tempo inicial.

  ”Não posso esconder que, nestes primeiros quilómetros de estreia, estava um pouco nervoso e o tempo da primeira passagem refletiu isso mesmo. Depois, consegui concentrar-me e fazer uma segunda passagem mais fluida. Foi pena ter tido um problema nas escovas do limpa-vidros na passagem pela água, sem o qual a marca obtida poderia ter sido ainda melhor. Mas estou bastante satisfeito e muito motivado para o dia de amanhã, onde nos esperam 300 quilómetros e seguramente muito mais histórias para contar”, salientou no final do prólogo Pedro Ferreira.

 A Baja TT Rota do Douro prossegue amanhã com a partida para o primeiro sector seletivo a ser dada em Amarante. Serão 143 quilómetros, disputados nas serras do Marão e Alvão. Após uma neutralização, em Amarante, os concorrentes arrancam para uma segunda e derradeira passagem pelo mesmo troço cronometrado.

Helder Oliveira em 4º no prólogo

Piloto de Barcelos parte em excelente posição para a corrida 

Helder Oliveira, acompanhado de Nuno Rodrigues da Silva, averbou esta tarde o 4º melhor tempo no prólogo da Baja TT Rota do Douro, a jornada de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Aos comandos de uma Nissan Navara Off Road o piloto de Barcelos terminou o primeiro dia de corrida a escassos cinco segundos do terceiro classificado e irá partir para a jornada de amanhã numa excelente posição.

  “Fiz um bom primeiro troço, sem falhas, mas onde se notou um pouco falta de habituação ao carro e às corridas. Na segunda passagem tentei forçar um pouco mais o andamento e efetivamente estivemos mais rápidos em vários pontos do traçado, mas falhei uma travagem e perdi aí alguns preciosos segundos. Apesar disso, estou satisfeito e muito motivado para a etapa de amanhã”, salienta Helder Oliveira, piloto que conta com o apoio operacional da MRacing.

 A Baja TT Rota do Douro prossegue amanhã com a partida para o primeiro sector seletivo a ser dada em Amarante. Serão 143 quilómetros, disputados nas serras do Marão e Alvão. Após uma neutralização, em Amarante, os concorrentes arrancam para uma segunda e derradeira passagem pelo mesmo troço cronometrado.

Excelente início de campeonato para Nuno Matos

Terceiro lugar após o prólogo na Baja Rota do Douro 

A temporada de 2015 começou da melhor forma para Nuno Matos e Filipe Serra. Presente na primeira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a Baja TT Rota do Douro, a formação de Portalegre foi a terceira mais rápida nas duas passagens pelo prólogo e terminou o primeiro dia de competição nessa mesma posição.

 Com um percurso muito rápido e uma zona espectáculo que proporcionou grandes momentos ao público que assistiu à passagem dos automóveis, Nuno Matos e Filipe Serra adoptaram uma toada viva mas sem assumir riscos. O Opel Mokka Proto mostrou-se competitivo e a equipa sentiu-se muito bem com o andamento evidenciado.

“Estamos muito satisfeitos com a nossa prestação no prólogo da Baja Rota do Douro. Viemos a esta prova com o intuito de somar pontos e perceber onde nos situamos face aos nossos adversários. Depois dos primeiros quilómetros numa pista bastante rápida, conseguimos andar entre os melhores e isso deixa-nos entusiasmados para os dois sectores selectivos de amanhã”, afirmou Nuno Matos à chegada ao parque de assistência.

 Amanhã, o programa da Baja TT Rota do Douro é constituído por duas passagens num percurso com cerca de 140 quilómetros. O primeiro sector selectivo tem início marcado para as 9h35, enquanto o segundo começa às 14h05. O vencedor da primeira jornada do campeonato deverá ser conhecido depois das 16 horas.

 Classificação no prólogo Baja TT Rota do Douro

1º J. Ramos/V. Jesus Toyota Hilux 7m59,04s
2º M. Barbosa/M. Ramalho Mitsubishi Racing Lancer a 8,69s
3º N. Matos/F. Serra Opel Mokka Proto a 25,85
4º H. Oliveira/N. Rodrigues Silva Nissan Navara a 31,56s
5º L. Carapeta/R. António Bowler Proto a 42,60s

Michel Périn retira-se da competição, mas mantém-se na X-Raid

Michel Périn made his decision to retire from active motorsport. But the French navigator continues his partnership with X-raid as consultant and mentor for navigators and drivers as well as advisory in FIA matters for the Trebur based team. Périn achieved four Dakar victories during his career – his last one in 2014 with Nani Roma in a MINI ALL4 Racing.

 Sven Quandt, CEO X-raid GmbH: “It was Michel’s decision, but we are very happy that he still will work with us and this is the most important thing. We won many races together with him. He was in our first ever built MINI ALL4 Racing in 2011 and together with Nani he took the third Dakar victory for us last year. His experience in the off-road sport is enormous and his support for us in the future will be very important without any question. I want to thank Michel for his outstanding achievements and effort during all the years being in one of our race-cars, even if he will continue to work with us, this is a key moment in his career.”

Elisabete Jacinto e France Clèves arrancam em terceiro

Volkswagen Amarok da dupla 402 no prólogo do Rallye Aicha des Gazelles 

Disputado que está o prólogo do 25º Rallye Aïcha des Gazelles cujo percurso, com partida e chegada em Mech Irdane, tinha uma distância ideal de 50 quilómetros, Elisabete Jacinto e France Clèves ocupam, neste momento, o terceiro lugar da classificação da categoria Expert, onde se inserem as participantes mais experientes e candidatas à vitória desta competição.

 A dupla luso belga completou o trajeto, que incluía quatro pontos de passagem obrigatória, com um desvio de apenas 3,60 quilómetros para a distância ideal penalizando, desta forma, mais 600 metros do que a primeira classificada, a equipa formada pela britânica Jeannette James e a francesa Anne Marie Borg, a mesma que venceu a última edição desta prova.

 No final da etapa Elisabete Jacinto revelou-se satisfeita com o trabalho realizado: “este ano o percurso do prólogo não foi nada simples. Tínhamos muitas passagens de montanha difíceis e íngremes e passámos oueds com muita erva de camelo. Mas, eu e a France conseguimos desenvolver uma boa estratégia e acho que funcionamos muito bem juntas. Apesar de ter corrido tudo bem e sem contrariedades de maior, já depois de encontrada a última bandeira, furámos e acabámos por concluir o prólogo já de noite, facto que nunca me tinha acontecido em sete participações”, contou a portuguesa.

 Hoje as equipas iniciaram bem cedo o percurso da primeira etapa em torno da região de Mech Irdane, onde as “Gazelas” irão encontrar as primeiras dunas deste rali. A distância ideal desta especial será de 180 quilómetros e as participantes da categoria Expert terão que assinalar sete pontos de passagem obrigatória. A classificação resultante deste desempenho será publicada amanhã, uma vez que as equipas poderão terminar cada uma das etapas até às 12 horas do dia seguinte. Recordamos que neste rali vence a equipa que efectuar o menor número de quilómetros no total de percurso proposto pela organização.

Paulo Gonçalves em Abu Dhabi para iniciar mais um “Mundial” de Ralis

Piloto português quer repetir a vitória alcançada em 2014 na prova árabe e marcar pontos na luta pela reconquista do título mundial 

Paulo Gonçalves inicia já este Sábado, 28 de março, em Abu Dhabi, mais uma participação no Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno. O piloto de Esposende, vice-campeão do mundo na modalidade e segundo classificado na última edição do Dakar, parte novamente à conquista do título mundial que foi seu em 2013 e por pouco não permaneceu nas suas mãos na época de 2014.

 À semelhança do ano transato, o Abu Dhabi Desert Challenge, na capital dos Emirados Árabes Unidos, marca o arranque da temporada mundial com seis dias de competição compreendidos entre 28 de março e 2 de abril.

“Estamos em Abu Dhabi para aquela que será a primeira corrida do Campeonato do Mundo de Ralis de 2015, depois da vitória alcançada o ano passado as expetativas para este ano são altas, é importante é começar bem o campeonato mas para além disso é importante também sabermos que o campeonato vai ser bastante longo e é importante aliar a rapidez à regularidade de forma a não comprometer o resultado final”, referiu Paulo Gonçalves antes do início da competição em Abu Dhabi.

 Uma vez mais a integrar a equipa oficial do construtor japonês Honda, Paulo Gonçalves confessa que “a equipa HRC tem tudo preparado, estamos aqui em Abu Dhabi três pilotos com o objetivo de discutir a vitória na corrida e dentro de dois dias sensivelmente dar-se-á início ao primeiro daqueles que serão seis dias de corrida, espero que tudo corra bem à nossa equipa e que possamos sair daqui com uma vitória”.

 Em Abu Dhabi, Paulo Gonçalves terá como companheiros de equipa na formação oficial Honda o espanhol Joan Barreda e o norte-americano Ricky Brabec, líder em competições de Bajas nos Estados Unidos da América.

 A competição no Abu Dhabi Desert Challenge 2015 tem início na tarde do próximo sábado, 28 de março, com uma curta “Super Especial” cronometrada em redor do famoso Circuito de Yas Marina.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Team HRC de volta ao trabalho

The action returns once more as we bid farewell to silly season. It will be sand, dunes and competition galore as the first race of the FIM Cross Country Rallies World Championship – the Abu Dhabi Desert Challenge – fires up this weekend and Team HRC will be right there in the fray.

 Team HRC have now put the Dakar Rally escapade behind them and this weekend it will be all sights set on the next adventure, as the Emirate of Abu Dhabi looms on the horizon, signalling the first date of a new world championship.

 Paulo Gonçalves holds particularly fond memories of the event, having had his name and that of Honda etched into the winners list for the first time in last year’s edition.

 Likewise, the Abu Dhabi Desert Challenge will serve as a crucial test to scout for promising new talent who might one day make up the Team HRC ranks. The squad will thus line up stalwarts Paulo Gonçalves and Joan Barreda alongside youngster Ricky Brabec, who gets to savour the Honda CRF450 RALLY for the first time. Team HRC has signed up Brabec for the Abu Dhabi Desert Challenge to weigh up whether the American could slot into the outfit at a future date. Last year Ricky Brabec triumphed in the AMA Hare & Hound 2014 Championship, in addition to winning the San Felipe 250, Baja 500 and Baja 1000.

 The rally will consist of a short Super Special on the afternoon of Saturday March 28, to be followed by five stages out in the Liwa desert to the south of the country’s capital, made up mainly of lengthy stretches of dunes. In total, 2,091.78 kilometres and, of these, 1,306.27 km special stage.

 Martino Bianchi:  It is good to be at the race again two months after the end of the Dakar . It was a good period of repose in order to prepare the new season and make a few adjustments to the new team format. The Cross-Countries Rally World Championship races are the best way to prepare the team for the next Dakar. Also, our target here is to defend Paulo’s win last year in Abu Dhabi and Barreda’s in Qatar, where we are going to race in a few weeks. It is also a great chance to test new possibilities for team members, and as Honda is always keen to look for promising young riders, we will give the chance to let 23-year-old Ricky Brabec participate here on a HRC factory bike. I wish the team all the best. Enjoy the race and have fun, as this is one of the most enjoyable rallies of the year!

 Wolfgang Fischer:  Team HRC is ready to compete in the first round of the FIM Cross-Countries Rally World Championship of 2015 at the Abu Dhabi Desert Challenge. After a well-deserved break after the Dakar Rally, we’ve got our energy back and the riders have undergone an intensive physical training and are keen to go at the next race and show their performance. Paolo Goncalves, who was the winner of last year’s Abu Dhabi Desert Challenge and runner-up in the world championship is here to try and defend his title, with the proven assistance of his team-mate Joan Barreda, who will be hoping to get a better result after his bad luck in the Dakar. Joining the two guys is a new face in the team, a young guy from the USA, Ricky Brabec who will be here to put his talent for rally on display and get some support for the team from the younger generation. All in all, everything went well in the preparations and we are looking forward to administrative checks and the first stage in two days.

Joan Barreda: “Chegamos a Abu Dhabi ansiosos por vencer e sem pressão”

Countdown to the new rally season. It’s ten weeks since the Dakar 2015 ended and Joan Barreda is now all fired up and ready to get down to business with Team HRC at the Abu Dhabi Desert Challenge. Back to the grind!

 Joan Barreda is a man on mission: to dispel the chills and the snow of his Andorra home and get a full-emersion thaw-out in the first round of the FIM Cross-Country Rallies World Championship with the heat of the Abu Dhabi Desert Challenge. Barreda has made a trip back to his folk’s garage in his native Torreblanca, Castellón, to pack up his bags and grab one last training session before remounting the Honda CRF450 RALLY. The high temperatures and dunes of the Emirates will welcome the Team HRC star shortly.

Just a couple of days to go until the start of the 2015 FIM Cross-Country Rallies World Championship. After such an intense Dakar, the World Championship now takes us back to the sand and dune-filled rallies where you feel most at home.

Yeah, sure. After a bit of time off, we’re back and have been doing some physical training before returning to the competition. We start up with the Abu Dhabi Desert Challenge – a quite different rally from the Dakar – with a lot of sand, dunes and quite a bit of navigation. There, it’s important to be in top physical shape so as to keep a steady pace, as well as to maintain the mentality agility needed for having the strength and will to attack and win.

  Have you been able to get any rest after the Dakar? How have you been preparing the return to competition?

At the Dakar you get the top-level in every sense, because it’s the greatest test and you have to give it everything. Once it’s over, it’s fundamental to rest both physically and mentally and make sure that you really put the old season well and truly behind you. We’ve now started the first part of the pre-season. We use the start of the year to train in motocross for a few weeks to increase stamina, speed and have a bit of fun with the motocross bikes while doing some quality training.

Last year it was team-mate Paulo Gonçalves who won this race. What are we to expect this time?

Last year was a great all-round team effort that saw Paulo win the race. But you should bear in mind that these are really tight, sprint races and the difference between the riders is minimal. I think that there will be five or six riders in the running for the victory, including some of the local riders who know the race really well and could be at an advantage.

Will you be aiming at a win in the first race of the 2015 season?

I think that I arrive here in really good shape, especially physically. I’ve had a month and a half of intense training in Andorra, in both the gym and outside with other disciplines such as skiing. This, together with the training on the cross bike, which really works the agility, rhythm and manoeuvrability on the bike, means that I’m arriving in Abu Dhabi in top form for the first race. We come here with a lot of will to win and without pressure. I believe that if we keep our concentration without making any mistakes, we will be in the running for victory in the rally once again.

The first two rallies of the season, Abu Dhabi and Qatar, which you won last year and put you ahead in the championship, are very different from the ones to be disputed in Sardinia, Atacama and Morocco.

Qatar and Abu Dhabi are rallies with a lot of dunes. They are also very heterogeneous. In Abu Dhabi we navigate with a lot of GPS and waypoint eclipse (WPE) with an open arrow. In Qatar, the terrain is different: there is a lot of track and paths that are not marked. It’s rockier and needs navigation using waypoint masqué (WPM) with a closed arrow that only opens at 800 metres from the point, which complicates everything. I think that it’s the most difficult rally of the world championship. We go from a very physically demanding rally without much navigation to another which is more technical with complicated navigation.

Has your season been planned?

Although it hasn’t been confirmed yet, we think that from June we will have the Dakar 2016 bike, which we will have to run in. I probably won’t be doing all the races in the world championship. I’d also like to race in the Baja Aragón, which I missed last year while I was getting over the problem that I had in Sardinia. It’s a race on home soil that I’d like to take part in, as well as the Ruta 40 and the China Grand Rally. They are two very interesting events for this season. We’ll take it as it comes.  

Your team-mate Paulo will be fighting for the championship. He finished runner-up last year.

Honda really trusts in the teamwork that we have been doing, especially over the last year. We are on the right path and the aim is to win the Dakar. The whole season is focused on the Dakar. This allows us to prepare well and put in the kilometres, without having to battle at the extremely high pace of the world championship, which means I am able to compete in whatever other rallies I feel like to help develop and work on the bike. Paulo will be aiming at the world championship and I’ll be trying for the Dakar. It’s a great line of work and we will be fighting to achieve both aims.

We don’t know much about the Dakar 2016 yet, although soon the ASO will announce the first outline of the race.

The Dakar is trying to revamp itself, to change and to explore new territories. We hope that it continues that way and keeps on adding new countries because over the last few years we have been repeating quite a lot. I’d personally like it if we entered Peru, although there are many factors that will be involved in deciding the Dakar route. We’ll know about it in three weeks.

Regarding the bike. Will there be any changes made to the one that you rode in the last Dakar?

The base will be the same as they did a lot of work on the chassis for the last Dakar. There might also be some minor details concerning the engine and weight, but all that is to be defined later.

ÉPOCA INTERNACIONAL COMEÇA NO ABU DHABI PARA RUBEN FARIA

Aos comandos da KTM Rally 450 Ruben Faria inicia no Abu Dhabi a sua temporada internacional 2015. Depois do Dakar o piloto de Olhão está agora na primeira prova do campeonato do mundo de Cross Country e Rally, o Abu Dhabi Desert Challenge, prova que comemora o seu 25º aniversário, sendo esta a vigésima edição onde também as motos estão presentes.

 Ruben Faria e os seus adversários vão enfrentar uma Super Especial junto ao circuito Yas Marina, onde serão igualmente feitas as verificações técnicas e administrativas. A Super Especial realiza-se no Sábado, 28 de Março, com as restantes etapas a serem depois desenhadas no deserto de Liwa entre os dias 29 de Março e 2 de Abril. No total os pilotos vão cumprir 2092 quilómetros dos quais 1307 serão de especiais cronometradas, ou seja, 64% da distância total da competição.

‘Sabe sempre bem estar de volta ao campeonato do mundo. Depois do Dakar este é o primeiro confronto do campeonato do mundo e num evento bem especial, com muita areia e navegação. Gosto bastante deste prova e depois de dois anos de ausência espero voltar a conseguir um bom resultado como da última vez. É para isso que trabalho e sinto que estou numa excelente forma para lutar pelo pódio no arranque deste novo ano.’ 

A última vez que Ruben Faria esteve presente no Abu Dhabi Desert Challenge foi em 2012, tendo conseguido na altura a quarta posição final e a vitória na segunda das cinco especiais realizadas na mesma região.

Alexandre Franco estreia-se com o BMW Série 1 Proto no Douro

A Scuderia Goldentrans/DURA com os pilotos Alexandre Franco e Rui Franco faz esta semana a estreia competitiva com o BMW Série 1 Proto na Baja TT Rota do Douro, prova inaugural do Campeonato Nacional de Todo o Terreno.

 Campeões Nacionais na Categoria T2 e vencedores da Taça Ibérica de Todo o Terreno, a dupla de Alenquer dá este ano o salto para a Categoria T1, apostando num competitivo BMW Série 1 Proto. 

Depois dos excelentes resultados obtidos com a Nissan Navara T2, a dupla da Scuderia Goldentrans/DURA conta agora com uma viatura bem mais competitiva e terá igualmente o aliciante de estar a correr na categoria principal do Nacional de Todo o Terreno.

 Consciente do desafio de passar para uma viatura mais competitiva e de encontrar uma concorrência com bastante mais experiência, Alexandre Franco começou por dizer que “para esta prova, levamos como objectivo principal conhecer o carro. Fizémos apenas sessenta quilómetros e pese embora a primeira sensação tenha sido bastante positiva, não foram os quilómetros suficientes para podermos entrar com a confiança que nos era habitual com a Nissan, pelo que teremos que entrar algo cautelosos e ir ganhando confiança ao longo da prova. Ainda assim, tenho bastante curiosidade em perceber onde nos situamos face à concorrência”.

 O piloto que conta com os apoios da Goldentrans, DURA Automotive Systems, ENI e PR Car confia que “pelas notícias, vamos ter um campeonato bastante disputado, algo que nos deixa bastante motivados, pois é com um ambiente com esta exigência competitiva que podemos crescer ainda mais. Esta é igualmente uma nova fase no nosso projecto e não podiamos deixar de agradecer aos nossos patrocinadores que tornaram possível a concretização do mesmo nestes moldes para esta temporada”.

 A Baja TT Rota do Douro arranca na próxima sexta-feira com um prólogo de cinco quilómetros que se disputará nos arredores de Valongo, para no sábado se disputarem duas passagens pelo sector selectivo que será disputado nas Serras do Alvão e Marão.

Joan Roma no Sealine Cross-Country Rally com o MINI All4 Racing

· QMMF gains FIA waiver to make route navigation more challenging 

· Entries close for Sealine Cross-Country Rally on Thursday, April 2 

There is just over a week to go before entries officially close for this year’s Sealine Cross-Country Rally, the third round of the 2015 FIA World Cup for Cross-Country Rallies and round two of the FIM Cross-Country Rallies World Championship, which will take place on April 18-24.

 Officials at the Qatar Motor and Motorcycle Federation (QMMF) have received interest from across the world from teams keen to face the challenges of five gruelling selective sections across the Qatar desert.

 Two-time Dakar Rally winner Joan ‘Nani’ Roma is the latest addition to the list of entrants already received for the Sealine event, which gets underway from the Losail International Circuit on Monday, April 20.

 Roma, 43, won the Dakar Rally on a factory KTM motorcycle in 2004 and followed in the foot steps of the French duo of Hubert Auriol and Stéphane Peterhansel to repeat his winning feat in a car – a Mini All4 Racing – in 2014. The Spaniard has yet to announce his co-driver for this year’s Sealine event, although Frenchman Michel Périn has been his regular navigator in recent years.

 Roma began his enduro racing career as early as 1991 by finishing second in the 125cc category of the Spanish Junior Cross-Country Championship. He graduated to the senior European series the following season and went on to win a sequence of gold and bronze medals at the prestigious International Six Days Enduro (ISDE). He first competed in the Dakar Rally in 1996 and began to carve out a career on two wheels in cross-country rallying, initially with the BMW team and then with KTM.

 Roma’s first taste of rallying in a car was in the 2004 Qatar Baja at the wheel of a Mitsubishi Pajero MPR9 with the late Henri Magne as his co-driver. He finished second that time out behind Al-Attiyah’s Chevrolet Pro Truck and went on to finish third, second and fourth in the Dakar Rally before his victory in 2014.

 The German X-raid team that runs factory and customer Mini All4 Racings won the Sealine Cross-Country Rally last year with Qatar’s leading driver Nasser Saleh Al-Attiyah and has entered a strong driver line-up this year.

 One notable addition to the X-raid customer line up will be the young Briton Harry Hunt, who is also set to tackle the Abu Dhabi Desert Challenge this coming weekend with the experienced German navigator Andreas Schulz. Hunt has made the switch from more conventional special stage rallying - where he won the Intercontinental Rally Challenge (IRC) 2WD Cup for the second time in 2012 - and will compete in Qatar for the first time.

 The QMMF continues to make ground-breaking improvements within the organisation of the Sealine event and the federation has been granted an FIA waiver for sporting and environmental reasons in connection to the way that competitors navigate their way across the selective sections through the desert.

  “To validate any route waypoint, a competitor must pass within 90 metres of it this year,” said clerk of the course Pedro Almeida. “In the current FIA regulations, to validate a WPE (eclipse waypoint) or a WPM (hidden waypoint), which represents 95% of the waypoints at the Sealine event, a competitor must pass within 200 metres of it.

  “This means in the regulations for our event this year, validating waypoints becomes a more accurate task for co-drivers and makes it more difficult for drivers, especially in sand dunes and difficult terrain.”

OceanoTrade Racing Team com Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva

FORTE PRESENÇA POR TERRAS DO DOURO 

A Nissan Navara Off Road da OceanoTrade Racing Team vai estar em ação na prova inaugural do Campeonato Nacional de Todo o Terreno a 27 e 28 de março. Na região do Alto Douro Vinhateiro, vai desencadear-se o primeiro embate do ano do TT nacional, com a Baja Rota do Douro organizada pelo Gondomar Automóvel Sport.

 Hélder Oliveira regressa à competição acompanhado por Nuno Rodrigues da Silva e aos comandos de um carro que lhe garante elevados níveis de competitividade e fiabilidade.

  “Efetuámos duas provas com esta Navara em 2012, Ervideira e Portalegre, e gostei bastante. É um carro muito competitivo, que nos poderá permitir entrar no pódio, pois vencer será muito complicado, tendo em conta a forte concorrência. A Baja Rota do Douro tem um percurso interessante, com zonas rápidas e encadeadas, pelo meio de paisagens fabulosas. Estamos a tentar montar um projeto com esta Navara para este ano, mas para já apenas posso garantir as duas primeiras provas da época. Tudo irá depender dos resultados”, disse Hélder Oliveira. 

Apesar de Paulo Graça estar impedido de participar na prova inaugural da temporada por motivos profissionais, a OceanoTrade Racing Team está em boas mãos:

  “Existe uma forte relação de toda a equipa com o Hélder e com o Nuno e estamos convictos que tudo farão para alcançar um bom resultado neste início de época. A Nissan Navara está, como sempre, em perfeitas condições, indo por certo contribuir para que realizem uma prova em excelentes condições. Temos total confiança na equipa para este arranque do TT nacional”, referiu Paulo Graça.

 A Baja TT Rota do Douro tem partida marcada para a próxima 6ª feira em Vila Nova de Gaia, com duas passagens por um Prólogo de 5 km na zona de Valongo. No sábado, em plena área considerada pela UNESCO como Património da Humanidade, a prova conta com duas passagens por um setor com cerca de 140 km que se desenrola na região de Amarante.