quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Elisabete Jacinto treina em Marrocos

Elisabete Jacinto e a equipa OLEOBAN® já estão em Marrocos onde vão realizar uma série de testes ao MAN TGS de competição antes do início do Rali de Marrocos. Esta grande maratona africana começa já no dia 3 de Outubro com as verificações técnicas e administrativas a terem lugar em Zagora.

 A formação portuguesa está na região de Erfoud para aferir a eficácia de todas as alterações mecânicas recentemente feitas ao camião e corrigir detalhes para que tudo esteja afinado para o início da prova. Estes testes serão ainda uma mais-valia para a equipa entrar no ritmo de competição e treinar a condução e a navegação.

 Esta edição do Rallye Oilibya du Maroc será uma das mais concorridas de sempre no que respeita a categoria camião uma vez que estão inscritas 16 equipas de topo nesta classe. Para Elisabete Jacinto esta prova será certamente um desafio, mas a piloto portuguesa mantém o objetivo de lutar pela melhor classificação possível.

 O gestor da equipa, Jorge Gil, acredita que será uma corrida bem disputada, devido ao grande nível de competitividade dos principais opositores, mas o objetivo da formação lusa será verificar ao pormenor a performance do camião para reajustar as alterações mecânicas que foram concretizadas: “esta prova, embora sempre a pesar na classificação, vai-nos servir para testar todas as alterações e opções com vista ao Africa Race de 2016. A presença de tão boas equipas é um estímulo adicional a que não somos de todo indiferentes”, referiu o gestor.

 O 16º Rallye Oilibya du Maroc, que se realiza mais uma vez sob o alto patrocínio do Rei Mohamed VI, conta com a presença de cerca de 200 participantes, divididos entre as categorias de moto, quads, automóveis, SSV e camiões, que ao longo de cinco etapas vão lutar pelo lugar mais alto do pódio.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sébastien Loeb no «Dream Team» do Team Peugeot Total

Sébastien Loeb, o maior piloto de ralis de todos os tempos, vai enfrentar um dos mais exigentes desafios da sua excepcional carreira, ao juntar-se ao «Dream Team» da Peugeot no Dakar 2016, prova que disputará pela primeira vez em Janeiro próximo.

 O nónuplo Campeão do Mundo de Ralis (WRC) e recordista da Rampa de Pikes Peak vai tomar os comandos do PEUGEOT 2008 DKR para se lançar, em Janeiro próximo, na extraordinária aventura que representa o Dakar e as suas treze semanas de armadilhas, distribuídas pela Argentina e Bolívia. Juntar-se-á, então, a Stéphane Peterhansel, Carlos Sainz e Cyril Despres, formando a «Equipa de Sonho» do Team Peugeot Total.

 Titular de uma taxa de sucessos sem precedentes, com 46,2% de vitórias no WRC, Sébastien Loeb está, aos 41 anos, pronto para enfrentar este novo desafio: «Apenas descobri o desporto automóvel aos 18 anos quando disputei os meus primeiros ralis. Depois disso interessei-me por todas as formas de automobilismo e o Dakar faz parte delas. Penso que vai ser um grande desafio disputar esta prova e conduzir no meio do deserto.»

«O Dakar é muito diferente do tipo de provas que faço agora. Será muito longo, com mais de duas semanas, e preciso de ter resistência para gerir o carro em tal distância. É toda uma outra forma de abordagem de uma corrida, algo que irei descobrir em Janeiro.» 

Antes desta aventura sul-americana, Sébastien Loeb fará equipa ao lado de Carlos Sainz na disputa do seu primeiro rallye-raid, o Rallye de Marrocos, já na próxima semana (03 a 09 de Outubro), ao volante de um PEUGEOT 2008 DKR, viatura que já havia testado há alguns meses. Para Loeb, trata-se de um reencontro muito especial com Carlos Sainz, ele que já havia sido seu colega de equipa nas suas duas primeiras temporadas completas no WRC (2003 e 2004). Em Marrocos, Sainz conduzirá o mais recente PEUGEOT 2008 DKR 16, enquanto Loeb disporá de uma viatura na configuração de 2015.

  «Quando testei o PEUGEOT 2008 DKR em Junho, fiquei logo muito impressionado. E, depois disso, o carro já evoluiu muitíssimo!», precisou o campeão francês, que corre actualmente com a equipa Citroën, a mesma que acabou precisamente de conquistar o título de Campeã do Mundo FIA WTCC pela segunda vez consecutiva.

  «O que mais me marcou foi perceber até que ponto conduzir o carro do Dakar é uma experiência completamente nova. No WRC tinha por hábito contornar os obstáculos mas, com este carro, podemos passar a fundo por cima deles! Claro, há que ter a confiança suficiente para atacar desta maneira, o que obriga ainda a um certo tempo de habituação…»

  «Por outro lado, se até hoje tinha por hábito correr com base em notas muito detalhadas, nos rallye-raid é, muitas vezes, preciso encontrar a pista ideal e improvisar nas trajectórias. Vai ser também a primeira vez que vou conduzir um carro com motor diesel em competição. Isso leva a que tenha muitas coisas a descobrir e sinto-me ansioso por aprender muitas outras mais!»

 Para lá das vitórias no maior número de ralis, de classificativas e de campeonatos do que qualquer outro piloto, Sébastien Loeb tornou-se, também, no «Rei de Pikes Peak», quando há dois anos pulverizou, com a PEUGEOT e a Red Bull, o recorde da mítica rampa americana de Pikes Peak. Uma primeira colaboração com a marca francesa que faz já parte dos anais do desporto automóvel. 

Sébastien Loeb passa, agora, a integrar uma das equipas mais impressionantes jamais inscritas no Dakar. Onze vezes vencedor da prova, Stéphane Peterhansel está no seu comité de recepção: «Sébastien Loeb é uma referência no desporto automóvel. Há muitas coisas que posso ainda aprender com ele!»

 Para Cyril Despres, vencedor por cinco vezes na categoria de Motos, esta entrada é uma vantagem: «Desde que passei das duas para as quatro rodas, sinto-me cada vez mais seguro. Com a chegada do Sébastien, tudo está agora completo!»

 Quanto ao duplo Campeão do Mundo de Ralis (WRC) e vencedor do Dakar em 2010, Carlos Sainz não duvida que o seu antigo colega de equipa se adaptará rapidamente ao novo ambiente: «Não há mais nada a dizer sobre o Sébastien que o seu palmarés não o reflicta. É certo que os rallye-raid irão representar um novo desafio, mas ele é perfeitamente capaz de se adaptar sem problemas. Já tive oportunidade de constatar que aprende sempre muito depressa, independentemente do que faça.»

 Após ter demonstrado a sua maestria e a sua polivalência nos ralis, em Pikes Peak e nos circuitos, o Campeão francês mostra-se impaciente para enfrentar este novo desafio: «O Dakar é uma prova que me atrai, é uma enorme aventura! O Rallye de Marrocos irá dar-me um primeiro e interessante sabor do que é um rallye-raid. Será, para mim, uma formidável oportunidade para aprender, particularmente no meio de colegas de equipa com um palmarés tão impressionante nesta disciplina.»

 Tal como durante todos os seus nove títulos de Campeão do Mundo e todas as suas 78 vitórias no WRC, Sébastien Loeb será navegado pelo seu companheiro de sempre, Daniel Elena, de 42 anos. O Rallye de Marrocos marcará, assim, o regresso da dupla mais vitoriosa da história do desporto automóvel. Após 17 magníficas temporadas juntos, uma nova aventura começa agora para os dois acólitos!

 Tal como Loeb, também Elena nunca disputou provas de rallye-raid. O Campeão do Mundo monegasco já iniciou um intensivo treino, para se preparar da melhor forma para um dos desafios mais exigentes em matéria de navegação. Para partir à conquista destes seus novos horizontes, a equipa franco-monegasca poderá contar com um equipamento de GPS, que os guiará pelos poucos pontos de GPS revelados pelos organizadores. 

Bruno Famin, Director da Peugeot Sport, congratula-se pela chegada de Sébastien Loeb: «Tal como esperávamos desde a primeira vez em que ele trabalhou connosco, o Sébastien mostrou-se muito impressionante logo na primeira vez em que se sentou no carro. Como habitualmente, abordou os seus primeiros testes de modo cauteloso, tentando perceber o carro passo a passo. Desde logo, o seu talento natural veio acima. Sendo certo que temos vindo a aperfeiçoar o carro em numerosos pontos desde o último Dakar, a contratação de Sébastien Loeb é a peça final do nosso puzzle.»

Overdrive Racing e Hallspeed unem forças para o OiLibya Rally de Marrocos

· Russian Vasilyev aims for FIA World Cup success; Al-Rajhi back to action 

· De Villiers, Poulter, Ten Brinke, Dabrowski and Chabot in Toyota Hiluxes 

Overdrive Racing and Hallspeed will run no less than seven Toyota Hiluxes on next week’s Oilibya Rally of Morocco, the ninth and penultimate round of the 2015 FIA World Cup for Cross-Country Rallies. The event will run over five selective sections through the Moroccan deserts from Zagora to Agadir on October 5-9.

 Overdrive’s regular FIA World Cup drivers, Vladimir Vasilyev, Bernhard Ten Brinke, Marek Dabrowski and Yazeed Al-Rajhi will be joined by French newcomer Ronan Chabot, while the team joins forces with Hallspeed to run a pair of Toyota South Africa Hiluxes for Giniel de Villiers and Leeroy Poulter.

 The Moroccan event is a crucial pre-Dakar Rally test for the 52-strong Toyota team and sees them come face-to-face with many of the rivals they will face in South America in January.

 But the event is also a crucial round of the FIA World Cup and Vasilyev and fellow Russian navigator Konstantin Zhiltsov are chasing a second successive title. The Russian currently trails Qatar’s Nasser Saleh Al-Attiyah by 22 points in the standings and knows that beating the Qatari in North Africa would set up a thrilling showdown for the world title in Portugal at the end of the month.

 Vasilyev was forced to miss two crucial mid-summer events after undergoing a medical procedure, but he bounced back to form with sixth position in last month’s Baja Poland, where fellow Overdrive entrants, Ten Brinke and Dabrowski, finished third and fifth. Dutchman Ten Brinke and Pole Dabrowski will be partnered by Belgian Tom Colsoul and Pole Jacek Czachor in their Toyotas.

 Al-Rajhi started the season strongly before missing several rounds of the FIA World Cup, but the Saudi was one of the stars of last year’s Dakar Rally with Overdrive Racing and knows the importance of a good test in Morocco to boost his confidence heading into the end of the season. He finished second in Egypt this year and fourth in the Abu Dhabi Desert Challenge and has an impressive record in desert-type cross-country events with German navigator Timo Gottschalk.

 Last year, Overdrive Racing and Toyota South Africa brought six of their Toyotas to the finish of the Rally of Morocco in Marrakech, but De Villiers will be hoping to improve on that 17th overall, after a fastest time on the final stage could not make up for earlier delays that cost him crucial time. The South African is a former winner of the Dakar Rally and the Rally of Morocco and has been a regular visitor to the podium in South America with the Toyota team.

 Frenchman Ronan Chabot joins Overdrive Racing to run a Hilux with additional support from Toyota France. Chabot has competed in the Dakar Rally since 2003 in a variety of cars and achieved his best finish of seventh overall in 2013 after earning 12th place the previous year. Gilles Pillot will co-drive.

  “For sure, Zagora will be the centre of the motor sport world at the start of October,” said Overdrive Racing’s team director Jean-Marc Fortin. “We have a strong team for Morocco and know that we will face some very strong opposition there, especially with the announcement of the Peugeot line-up. This is fantastic for the profile of our sport. It’s a chance for our teams to fine-tune our logistics and work together before the Dakar Rally in January. 

 “Having a strong team means we do have the possibility of using team orders if need be. Vladimir knows the situation in the FIA World Cup and we will see what develops. Nasser (Al-Attiyah) will want to show his speed to the others and compare himself, so we will have our own strategy. We also welcome Ronan (Chabot) and Gilles (Pillot) to the team.”

 After scrutineering checks and administration in Zagora on October 3 and 4, the Oilibya Rally of Morocco will be contested over five selective sections, starting with a 330km loop around the Zagora bivouac and through a sea of demanding sand dunes on Monday, October 5.

 A slightly shorter second section of 244km winds its way through the Draa wadis and valleys on October 6 and a third selective of 274km offers varied terrain around M’hamid on October 7.

 The fourth stage sets out from Zagora in the south of the country on October 8 and reaches Agadir via a long liaison and a special stage of 293km. The final section on October 9 loops around Agadir, before the rally finishes in the historic Moroccan city.

 FIA World Cup for Cross-Country Rallies – positions after round 8:

1. Nasser Saleh Al-Attiyah (QAT) 201 pts
 2. Vladimir Vasilyev (RUS) 179 pts
 3. Reinaldo Varela (BRA) 97 pts
 4. Marek Dabrowski (POL) 92 pts
5. Miroslav Zapletal (CZE) 84 pts
 6. Erik van Loon (NLD) 72 pts
7. Yazeed Al-Rajhi (SAU) 66 pts
 8. Bernhard Ten Brinke (NED) 37 pts
 8. Orlando Terranova (ARG) 37 pts
10. Yuriy Sazonov (KAZ) 36 pts

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Ricardo Megre vence Desafio Polaris em Idanha

Ex-piloto de velocidade reforça liderança 

Idanha-a-Nova recebeu os concorrentes para a sexta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno num evento também pontuável para o Campeonato Europeu de Bajas, Baja FIM World Cup e Desafio Polaris. A jornada destinada aos pequenos mas muito interessantes ACE 570A era a terceira das quatro etapas desta competição monomarca que aposta na procura de novos valores no âmbito das competições de todo-o-terreno em Portugal.

 Depois de uma vitória muito renhida na Baja TT Proença-a-Nova/Oleiros/Mação, onde o triunfo premiou uma excelente corrida de Filipe Ferreira, a segunda corrida organizada pela Escuderia Castelo Branco viu a vitória sorrir a Ricardo Megre.

 No prólogo com 6,86 quilómetros de extensão, disputado como tem sido tradicional nesta prova na Sra. do Almurtão, próximo de Idanha, o mais rápido foi o ex-piloto de velocidade Ricardo Megre, que se superiorizou a Filipe Ferreira. Alexandre Freitas, que tinha sido forçado a abandonar em Proença, foi o terceiro mais rápido, à frente e Joana Lopes.

 Para o dia seguinte os concorrentes deste Desafio, que utiliza o ACE 570, o UTV de menor cilindrada produzido pelo construtor americano Polaris, tinham pela frente um troço com 104 quilómetros de extensão e as cerca de três dezenas de quilómetros da fase inicial do troço seguinte da prova, que não era percorrido na íntegra por estes pilotos. O início da corrida foi dominado por Filipe Ferreira mas o piloto da Guarda cedo ficou fora de prova, abrindo caminho para o triunfo de Ricardo Megre. Alexandre Freitas terminou na 2ª posição, a 22m46s de Ricardo Megre, enquanto o terceiro lugar de Joana Lopes, irmã do novo campeão nacional UTV/Buggy, permitiu-lhe ascender ao 2º lugar disputadas que estão três jornadas deste Desafio Polaris ACE.

 Classificação do Desafio Polaris ACE 570 (após 3 provas)

 1º Ricardo Megre (JL Racing), 52 pontos; 2º Joana Lopes (JL Racing), 34; 3º Filipe Ferreira (Garonda), 29; 4º Alexandre Freitas (JL Racing), 22.

sábado, 26 de setembro de 2015

Alexandre Franco conquista segundo lugar em Guadalajara

Alexandre e Rui Franco levaram o BMW Série 1 Proto da Scuderia Goldentrans/DURA a um excelente segundo posto absoluto no Rally TT Guadalajara, prova do Campeonato Espanhol de Todo o Terreno.

 Depois do terceiro lugar obtido no prólogo de abertura da prova, a dupla alenquerense sabia que teria uma boa posição para iniciar o segundo e verdadeiro dia de competição, onde quatrocentos quilómetros divididos por três sectores selectivos prometiam dificuldades à extensa caravana do Campeonato Espanhol.

 Alexandre e Rui Franco cedo começaram a ganhar terreno para os dois primeiros, mas o pó acabou por se tornar num adversário complicado, levando-os a perderem tempo precioso, acabando mesmo por perder uma posição na pista para aquele que viria a ser o vencedor da prova, claramente mais habituado às condições encontradas em Guadalajara.

 A dupla da Scuderia Goldentrans/DURA viria a terminar o sector matinal no sexto posto, mas daí em diante a recuperação foi a nota dominante, vindo a impor um ritmo alto com o BMW Série 1 Proto, que não só lhes valeu a segunda posição absoluta no final da prova, como ainda venceriam o derradeiro sector selectivo.

 No final da prova, Alexandre Franco contava que, “foi um fim de semana em grande! Com o terceiro lugar no prólogo pensavámos não vir a ter problemas com o pó, o que acabou por não ser verdade. Após o cerca de trinta quilómetros no pó do segundo classificado do prólogo, não conseguimos por falta de visibilidade chegar a distância mínima para “disparar” o sentinela e acabámos por nos perder no sector. Com esta situação perdemos o terceiro lugar e mais tarde cairíamos até ao sexto posto. Depois disto foi tentar não desconcentrar e atacar km a km para recuperar todo o tempo perdido. No segundo sector ainda voltámos a ter alguma dificuldade, mas no último foi sempre a fundo até ao segundo posto absoluto e á vitória no derradeiro sector selectivo. Estamos muito felizes por este que é até agora o nosso melhor resultado absoluto de sempre e também pelo carinho e apoio das pessoas na estrada que gritavam por “el português!”. Enche-nos de orgulho e motiva-nos também para voltar….”, contou o piloto apoiado pela Goldentrans, DURA e PR Car.

 Depois do Rallye TT Guadalajara, a Scuderia Goldentrans/DURA terá agora pela frente a Baja de Portalegre no mês de Outubro, derradeira prova do Campeonato Nacional de Todo Terreno.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Elisabete Jacinto pronta para o Rali de Marrocos

A piloto Elisabete Jacinto está a ultimar os detalhes para a sua participação no 16º Rallye Oilibya du Maroc, um dos mais importantes ralis de todo-o-terreno da atualidade, que vai decorrer entre 3 e 9 de Outubro. Esta prova é considerada pelas grandes equipas da modalidade a prova de teste antes das grandes maratonas de todo-o-terreno mundiais, a saber, o rali Dakar e o Africa Eco Race, as quais se iniciam já no final deste ano e se estendem até meados de Janeiro.

 A categoria camião desta edição do Rallye Oilibya du Maroc será disputada ao mais alto nível. Neste momento, está confirmada a presença de sete equipas desta classe onde estão incluídos nomes sonantes como o checo Ales Loprais que integra a equipa De Rooy, a qual se apresenta à partida desta prova com três camiões IVECO. Nas restantes categorias estão inscritos pilotos de destaque aos comandos de viaturas da Mini e da Toyota. Nas motas estarão presentes as equipas oficias da KTM, Honda e Yamaha.

 Para Elisabete Jacinto a participação nesta prova africana assume particular importância uma vez que lhe permitirá manter um bom nível de competitividade: “Este rali é sempre um ponto alto no nosso calendário desportivo pois aqui o grau de competitividade é sempre muito grande. Da nossa parte, uma vez que fizemos várias alterações no camião ao nível da cabine, suspensão e coluna de direção, não o podemos encarar apenas numa perspetiva competitiva, acima de tudo vai servir para aperfeiçoar todas estas alterações. Contudo, confesso que gostaria muito que estivesse tudo bem feito e que pudéssemos obter uma boa classificação”, referiu a piloto portuguesa.

 Para a formação OLEOBAN esta é uma das competições mais relevantes do seu calendário desportivo não só por ser uma prova de sucesso - que reúne alguns dos melhores piloto de todo-o-terreno do mundo – mas, também pela dificuldade e exigência que apresenta aos seus participantes transformando-se, assim, numa grande aventura.

 A equipa OLEOBAN® parte já no próximo dia 28 de Setembro para Marrocos com vista a realizar treinos de afinação ao camião que recentemente sofreu profundas alterações mecânicas.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PEUGEOT 2008 DKR16 mais musculado

Mais larga, mais comprida e mais potente, a besta surge talhada para a conquista de novos territórios! 

Desde que o PEUGEOT 2008 DKR cruzou a linha de meta à chegada do último Dakar, o gabinete de estudos não cessou de trabalhar na concepção de uma viatura ainda mais acutilante. Beneficiando dos ensinamentos retirados da prova de Janeiro último, ela continua fiel ao seu audacioso conceito de «duas rodas motrizes».

 Num primeiro olhar, percebe-se que o PEUGEOT 2008 DKR16 apresenta uma morfologia diferente, fruto das suas vias mais largas e de uma maior distância entre eixos, medidas que lhe conferem agora uma musculatura bem mais desenvolvida. Já de si muito curtas, as projecções dianteira e traseira viram-se ainda mais reduzidas, a fim de melhorar as capacidades de travessia desta leoa aventureira. Sejam dunas de areia, pistas rochosas ou riachos, está pronta a saltar e a devorar todas as armadilhas que fazem do Dakar uma das derradeiras grandes aventuras à face da Terra.

 Em complemento a estas evoluções, a aerodinâmica foi, naturalmente, profundamente revista. O capot dianteiro e a tomada de ar instalada no tejadilho foram completamente modificadas, de modo a permitirem um óptimo equilíbrio aerodinâmico entre a frente a traseira, assim como um melhor escoamento do ar. Estes retoques conferem-lhe um visual ainda mais agressivo e voraz.

 Debaixo da sua pele em carbono, o PEUGEOT 2008 DKR16 não foi avaro em transformações. As suspensões foram assim consideravelmente alteradas, para enfrentarem terrenos tão variados e acidentados. Também as novas jantes, agora em monobloco de magnésio, estão associadas a pneus Michelin ainda mais robustos, mais leves e mais performantes.

 O capot esconde, também ele, o seu leque de novidades. Apesar do restritor que lhe foi imposto, o motor V6 3.0 bi-turbo diesel ganhou ainda maior potência. A sua faixa de utilização foi aumentada, o que será particularmente precioso nas etapas mais sinuosas.

 Evidentemente que todas estas alterações foram pacientemente testadas pelos pilotos do Team Peugeot Total ao longo de um intenso programa de ensaios. Com a experiência das suas 17 vitórias no Dakar, em duas e quatro rodas, Stéphane Peterhansel, Carlos Sainz e Cyril Despres conduziram activamente o desenvolvimento do seu novo carro. Alguns dos componentes do PEUGEOT 2008 DKR16 foram já devidamente aprovados com sucesso, equipando os carros vitoriosos no recente China Silk Road Rally.

 Presente em Marrocos, na sessão de testes que validou as mais recentes opções técnicas do 2008 DKR16, Bruno Famin, Director da Peugeot Sport, descreve a filosofia que orientou a sua concepção: «Não existe nenhuma alteração que se sobreponha a outra. Trata-se, sim, de uma série de evoluções em diferentes domínios, que esperamos que, uma vez operando em conjunto, levem a uma melhoria global. Os principais pontos em que nos concentrámos foram a estabilidade do carro e a facilidade de utilização do motor.»

  «Sob a carroçaria, as suspensões e o motor evoluíram substancialmente. Os testes efectuados, assim como a ‘dobradinha‘ obtida na China, mostram que estamos no bom caminho. O nosso nível de preparação está bem melhor do que o de há um ano, antes do nosso primeiro Dakar. Nessa altura, tudo era novidade para nós! Mas sabemos que ainda nos falta acumular muita experiência, antes de estarmos verdadeiramente aptos a enfrentar um Dakar, em que sabemos que os percursos e as condições de corrida podem ser extremamente variados,» complementou. 

Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz puderam comprovar os avanços que representa a nova viatura em termos de comportamento, potência e tracção. O piloto francês mostra-se impaciente para entrar em competição ao volante desta versão de 2016: «Sentimos realmente que o carro é mais comprido, mais largo e que tem um centro de gravidade mais baixo, ficando muito mais estável! Isso vai permitir-nos abordar as curvas mais depressa. Apreciámos também as diferenças ao nível do motor, mostrando-se não apenas mais potente, como é também agora possível explorar toda essa potência, mesmo a baixos regimes. Cabe-nos a nós saber utilizar da maneira mais eficaz todos estes cavalos, naquilo que é um desafio bem agradável! Não estamos ainda no máximo das nossas capacidades, mas os testes já realizados mostraram-se, até agora, muito produtivos.»

 Enquanto os seus colegas de equipa estavam na China, empenhados no percurso do China Silk Road Rally, Carlos Sainz concentrou-se em fazer milhares de quilómetros de testes, procurando as melhores afinações para o PEUGEOT 2008 DKR16. Com tantos quilómetros ao volante, o piloto espanhol tem já uma ideia muito precisa de todo o seu potencial: «Os testes correram muito bem e a viatura não apresentou qualquer problema. O seu potencial é bem mais elevado do que era o do carro do ano passado por esta altura! A fiabilidade é, também, muito satisfatória. Mudámos muitos elementos em domínios que são cruciais, a tal ponto que podemos considerar que se trata de um carro totalmente novo, quando comparado com o de 2015.»

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Alexandre Franco quer lutar pela vitória em Guadalajara

Alexandre e Rui Franco vão levar o BMW Série 1 Proto da Scuderia Goldentrans/DURA até ao Rallye TT Guadalajara, prova pontuável para o Campeonato Espanhol de Todo o Terreno e que na temporada passada os consagrou como Campeões Ibéricos.

 A dupla de Alenquer vem de um excelente quarto posto na Baja TT Idanha-a-Nova, quinta prova do Campeonato Nacional de Todo o Terreno e agora o objectivo passa por conquistar mais um bom resultado.

 Segundo Alexandre Franco, “depois de termos participado nas duas últimas edições da Taça Ibérica de Todo o Terreno, acabámos por fazer bons amigos do outro lado da fronteira e ficámos fãs de algumas corridas espanholas. Esta é um bom exemplo e este regresso deve-se precisamente a isso, pois foi a prova que mais gostámos, uma vez que conta com um traçado rápido mas contando também com zonas mais técnicas e de pura condução. A envolvência da prova com a cidade também é fantástico e estamos muito felizes por lá regressar”, começou por dizer o piloto apoiado pela Goldentrans, DURA e PR Car.

 Com a prova espanhola a não contar para nenhuma das competições em que a Scuderia Goldentrans/DURA apostou para esta temporada, Alexandre Franco admite que a dupla vai “para esta prova libertos de qualquer tipo de pressão. Vamos apenas para disfrutar daquela que espero ser uma grande prova e com o objectivo claro de podermos lutar pela vitória á geral”.

 O Rallye TT Guadalajara terá lugar nos dias 25 e 26 de Setembro nos arredores de Guadalajara (Madrid), contando com um prólogo de cerca de 5 kms no primeiro dia de competição, ficando reservados para sábado mais de 400 kms cronometrados, divididos por três sectores selectivos.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Evolução do MAN TGS promete mais competitividade

Elisabete Jacinto continua a apostar na evolução do seu MAN TGS por forma a torná-lo ainda mais competitivo e, desta forma, tentar fazer frente aos fortes adversários que vão alinhar, juntamente com a equipa OLEOBAN®, nas próximas competições do calendário do todo-o-terreno.

 Estão, assim, em fase de acabamento as alterações desenvolvidas ao longo do ano no camião de competição. A equipa procedeu à instalação de uma nova cabine, com o arco de segurança consolidado com esta, o que obrigou a uma grande alteração no equipamento existente no interior da mesma. Neste sentido, o tablier original foi substituído por fibra de carbono desenhada pela própria equipa tendo por base as suas necessidades.

 A coluna de direção original foi substituída por uma de direção de competição o que permitiu uma maior precisão de condução por parte da piloto em pistas muito sinuosas. Esta coluna é complementada pela instalação de um amortecedor de direção para o qual foi concebida uma nova estrutura de suporte, uma vez que as anteriores tentativas não foram eficazes. Equipou-se ainda o MAN TGS com novos amortecedores de chassi e de cabine tendo sido desenhada e construída uma nova estrutura para os amortecedores de cabine.

“Para competir em camião não basta saber conduzir. Exige que seja a equipa a desenvolver todos os aspetos técnicos! Foi um grande desafio levar a cabo todas estas alterações e confesso que deram muitas dores de cabeça. Contudo, não deixa de ser gratificante perceber que o MAN tem um cunho cada vez mais pessoal e que o conseguimos tornar mais competitivo. É claro que agora falta testar para ter a certeza de que tudo está a funcionar bem... Mas, vai ser no Rali de Marrocos, onde o desgaste vai ser maior, que vamos ter a certeza de que o trabalho ficou bem feito” explica Elisabete Jacinto.

 A equipa OLEOBAN® prepara-se agora para testar as alterações recentemente executadas estando já marcado o primeiro treino para os dias 19 e 20 de Setembro no campo da Brigada Mecanizada em Santa Margarida.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Michael Metge preparado para a grande aventura

It’s been a mere two months since Michael Metge joined the ranks of Team HRC Rally and preparations for the first race are almost complete. Over recent weeks the French rider has been through a vigorous training regime which will allow him to debut aboard the Honda CRF450 RALLY in Morocco. Now is training with the team in Spain.

 Never a day goes by when Michael Metge isn’t – in some way or another – dedicated to Team HRC, aware as he is of the enormity of the task at hand, that of winning the Dakar Rally. What with all the gym workouts, the bike training, the office work and labouring over the finer details of his forthcoming objectives; this year there will be no holidays for Michael. The rider, who hails from Nimes, France, was convened last month by the official Honda team, where he was received by new team-mates Joan Barreda, Paulo Gonçalves and Jeremías Israel who took part in a stage alongside Team HRC’s technical staff.

  – Since last June you are the new rider on the Honda CRF450 RALLY. Tell me about your career and how you’ve got this far?

– For me, the bike is everything. Mainly, it’s a way of having fun. I’ve been riding since I was four years old and I am lucky enough to have parents that had a fantastic plot of land where it was easy to train. My brother and I built a cross circuit using my dad’s bulldozer. I started with the motocross championship, where I won the Languedoc-Roussillon, then I moved on to enduro and rode for various teams and combined that with working for the family business. The motorcycle was an amusement and a hobby. Gradually I was heading towards rally, because I think that it’s in the family’s gene. My father rode the Dakar six times and my cousin Réné was heavily involved and ever since I was small I’ve dreamt about it too. From when I was five or six, I wanted to accompany my dad to the Dakar with the PW50.

 Three years ago I got to do my first Dakar with Yamaha thanks to a good finish in the Sardinia Rally with a third place on the final day. The following year I was Cyril Despres’ water-carrier. It was an honour because in France and for me personally, Cyril is a great rally rider and to be at his side was a real honour; I learnt a lot. I have never met anyone in the world of motorcycling as professional as he is.

 It’s the icing on the cake to be with Honda. I’ve had posters on my wall since I was young of J.M.B., McGrath… We have always had Honda at home which is why it is so incredible to make a step like this. With Joan, the fastest rider, Paulo and Jeremías, I think that I’ve got a lot that I can learn from them; they are really fast riders.

  – What does rally mean to you? 

– Rally, and the Dakar – which is the highest level of rally – is an adventure race. I started in motocross, but I quickly moved to enduro because I loved the naturalness, the adventure…. The Dakar is a great adventure where you have to be very autonomous and handle yourself. It really is the adventure that attracts me to the Dakar. Also, it’s a team sport which requires a professional environment and that way you are able to enjoy everything to do with the race.

  – How do you define yourself? 

– I would define myself as….. I don’t know. I don’t want to blow my own trumpet, but…. I think I’m a great worker. I’ve got where I am without ever being given anything. I’ve made it this far by hard work and sheer effort. I’m perseverant and proud of myself. Plus, I try and ask myself every day how it is possible to get better, because there can be no resting on your laurels once you’ve got into a good team. You’ve got to force yourself to be competitive.

  – Your younger brother Adrien is an official rider for Honda Brazil! 

– Yeah, that’s right. It’s a Honda family! It’s amazing as he competes in enduro and rally and is currently second in the standings behind the champion, his team-mate Azevedo. Adrien came to France a couple of weeks ago and we trained together. I’m very proud of what he’s achieved, because to go to Brazil wasn’t an easy decision to make.

  – One of your great qualities is mechanics. 

– Before doing rally I worked as a mechanic in Nantes in a workshop. And before that I was in the family business in charge of the mechanics of all the vehicles. This meant that I learnt a great deal. In fact, everything that I did before has come in useful: bike-riding, mechanics, water-carrier…. So, if I have to help my team-mates out, I’m available.

  – You’ve put in a bit of mileage on the Honda CRF450 RALLY. How would you define it?

– The initial feeling that I had was that it is easy to ride, very agile, easy to handle, light… Straight away I felt at ease on the bike. Also, I’d have to point out the engine which is very efficient at low revs and is very powerful at the top end too. To sum up: it’s an easy yet very effective bike.

  – In the four years that you have been in the world of rally, how has the navigation been going? 

– I’m going to keep working at it because I think that in rally there are riders who navigate really well and others who just follow the tracks; I want to be in the first group. My job will be to help Paulo and Joan, both of whom are really good at navigating, so I will do everything to keep learning which is really important. Last year’s Dakar wasn’t very difficult for the navigation but I’ve got to keep pushing in that sense because the Dakar is an adventure and the navigation is super-important. I’m lucky enough to have been given great advice by the rest of the team. Joan has trained me really well in Zaragoza and I will try to keep following Joan’s inspiration.

  – Next races will be the Morocco Rally and the Dakar 2016 with Bolivia and Argentina. What do you think that the Dakar 2016 will be like? 

– Undoubtedly it will be a very full Dakar, intense from the start. Also, there will be a lot of technical track in the Bolivian heights. It will be very physical as it is every year. I hope that there will be a lot of technical stages which is my cup of tea. I believe that it’s necessary to prepare a lot physically and be as fit as possible. Chile and Peru is not on the route; last year there were some stages in Chile that were very simple and not such fun to ride. I prefer Argentina and the technical tracks rather than the boring straight ones.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Vitória e Pódio para Sebastian Buhler

Título absoluto será discutido em Portalegre 

Apesar da lamentável ausência de António Maio, vítima de uma queda quando treinava para a prova organizada pela Escuderia Castelo Branco, a Equipa Yamaha Pinhelworks esteve em excelente plano na Baja TT Idanha-a-Nova que no passado fim-de-semana se disputou na região beirã.

 Nesta que foi a sexta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o jovem Sebastian Buhler alcançou o segundo triunfo em outras tantas provas disputadas nesta temporada na Classe TT1, ao qual adicionou a segunda posição da classificação geral, subindo por isso ao pódio absoluto, tal como já este ano tinha acontecido na sua anterior participação na Ferraria.

 O campeão TT1 estava muito feliz no final da corrida porque “me deu um enorme prazer regressar às corridas. A equipa disponibilizou-me uma moto muito bem preparada e as pistas eram magníficas. Havia zonas muito rápidas o que tornava impossível acompanhar o ritmo para lutar pela vitória absoluta mas ter terminado em segundo lugar foi muito bom. Na classe TT1 a competitividade é muito grande e por isso a vitória tem outro significado.

 Menos feliz foi o campeão nacional da classe TT3 Luís Teixeira que mesmo assim alcançou um excelente 2º lugar na Classe tendo terminado à geral logo atrás de Hélder Rodrigues. “O meu adversário direto estava muito forte. Não tenho tido a possibilidade de treinar tanto quanto gostaria e isso reflete-se numa corrida dura, longa e rápida como esta”. 

No final de mais uma corrida Frederico Fino, responsável da equipa Yamaha Pinhelworks não podia deixar de lamentar a ausência de António Maio. “Poderíamos estar agora a festejar um título que o António bem merece, mas vamos ter de aguardar pela Baja de Portalegre. São infelizmente contingências das corridas. Continuamos a acreditar que tudo vai correr bem e vamos trabalhar para isso. Quanto à minha corrida teve duas partes distintas. A primeira muito bem e uma segunda de que não gostei nada, mas continuo à procura de ritmo pois estive este ano muito tempo parado”. António Maio necessita de apenas 11 pontos para conquistar o título de campeão Nacional absoluta.

A Equipa Yamaha Pinhelworks continua também na luta pelo título na classe TT3 onde o atual campeão ocupa o segundo lugar. A próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno será a mítica Baja 500 Portalegre que se disputa de 22 a 24 de Outubro.

Projeto Meritis repete lugar no Top 10

Mário Ferreira chegou a rodar na 5ª posição 

Com um excelente 7º lugar alcançado na Baja TT Idanha-a-Nova, entre quase três dezenas de equipas, a dupla Mário Ferreira/Carol Baltazar continua a progredir muito positivamente no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 Aos comandos de um Polaris RZR 1000, esta equipa que ostenta as cores do projeto Meritis, associação de apoio a jovens que se destacam nas suas carreiras, repetiu o resultado alcançado na Baja Cidade Europeia do Desporto e soma o seu terceiro Top 10 consecutivo numa modalidade extremamente competitiva.

 Mário Ferreira que partiu para a corrida após ter alcançado a 10ª posição no Prólogo chegou mesmo a ocupar a 5ª posição na fase inicial do segundo dos dois setores seletivos que compunham a prova. Todavia um problema na correia do seu Polaris, obrigou o piloto Meritis a abrandar o ritmo nos últimos 70 quilómetros, acabando por terminar no 7º posto da tabela classificativa UTV/Buggy.

“Aproveitámos a pausa de cerca de dois meses no Campeonato para resolver problemas de travagem no nosso Polaris e chegámos a Idanha prontos para enfrentar uma corrida com quase 300 quilómetros ao cronómetro. Tentámos entrar ao ataque. Obviamente que não foi tarefa fácil. Há muitos e bons concorrentes na classe, mas fomos forçando o andamento e na fase inicial do segundo troço já éramos quintos da geral. Depois, a correia começou a patinar e fui forçado a abrandar o ritmo para não correr o risco de abandonar. Queria concluir a corrida numa boa posição. Foi o que aconteceu. Terminámos em 7º lugar. Foi uma prova dura, mas muito bem organizada, com muito público a assistir, o que nos permitiu levar o projeto Meritis a mais pessoas. Não podia estar mais satisfeito. Agora há que continuar a trabalhar porque ainda nos falta a mítica Baja de Portalegre”, referiu no final da corrida Mário Ferreira.

 Nos dias 22, 23 e 24 de Outubro disputa-se a mítica Baja Portalegre 500, a última jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

MRacing conquista mais um pódio, mas não consegue evitar o sabor agridoce

"Esta foi uma corrida feliz mas que não deixa de ter um sabor menos doce. Fomos com grande expectativa de ter um grande resultado de conjunto e no fim de contas apenas um dos três carros conseguiu terminar. O prólogo foi perfeito, tínhamos os três carros no TOP 6, um deles muito perto da liderança e partimos numa posição privilegiada para a corrida. 

 No início da corrida em que já estávamos na liderança com o Ricardo Porém, este teve um furo que, na tentativa da recuperação das posições perdidas, levou a um sobreaquecimento de travões, que nos levou a optar pela desistência após percebermos que os problemas eram piores do que aparentavam, pois consideramos que não seria profícua uma corrida em que só acabaria por aumentar os danos. 

 O Alejandro Martins, no final da primeira volta teve uma saída de pista que danificou seriamente a direcção. Chegando à assistência optou também por abandonar a corrida pois já tinha percorrido mais de 200 kms com o carro novo e, tendo em vista a corrida de Marrocos, concluiu que era o mais acertado. 

 O lado bom foi o excelente resultado do Hélder Oliveira que com este segundo lugar está mais próximo da liderança do campeonato e permite-nos ir para a última prova com muita expectativa de disputar o título com o Nuno Matos e Miguel Barbosa e seguramente iremos fazer o melhor e vender muitíssimo cara a nossa derrota se assim tiver de ser." Explica Manuel Russo da MRacing.

Rita Oliveira foi segunda senhora em Idanha-a-Nova

Piloto da Vangest concentra-se agora na Baja Portalegre 500 

Rita Oliveira, acompanhada por Luís Engeitado, terminou mais uma jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno no segundo lugar entre as senhoras da categoria Buggy/UTV. Aos comandos do seu Polaris RZR 1000, a piloto da Vangest voltou a estar em destaque numa prova que se distinguiu pelo número recorde de mulheres inscritas. Ao todo, distribuídas pelas diversas categorias, estiveram nesta Baja TT Idanha-a-Nova 18 pilotos e navegadoras do sexo feminino. 

Apesar de ter arrancado para a prova com boas expetativas, Rita Oliveira acabou por não ficar inteiramente satisfeita com o resultado alcançado: “Não tive problemas nenhuns nesta corrida, mas não fiquei animada com a minha prestação. O fato de ter ficado parada todos estes meses foi bastante negativo para mim pois afetou muito o meu andamento. Só na reta final da corrida é que senti que estava pronta para dar o máximo e por isso sinto que esta competição ficou aquém das minhas expetativas em termos desportivos. Apesar de nem tudo ter corrido como desejei consegui alcançar o 11º posto e fui segunda entre as senhoras. Acima de tudo foi um bom treino para a Baja Portalegre, que acontece já daqui a um mês, e agora quero trabalhar para que nessa prova esteja tudo perfeito para conseguir uma boa classificação”, afirmou a piloto.

 A uma prova do fim do campeonato, Rita Oliveira mantém o 2º lugar entre as senhoras. Nos dias 22, 23 e 24 de Outubro disputa-se a mítica Baja Portalegre 500 a última jornada do Campeonato Nacional de todo-o-Terreno.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Mário Patrão, Beto Borrego e João Lopes vencem em Idanha

· João Lopes sagrou-se campeão ao vencer pela quarta vez esta temporada 

· Beto Borrego ganhou mas já não pode ser campeão 

· Mário Patrão estreou-se a vencer e adiou luta pelo título para Portalegre 

· Ricardo Megre venceu Desafio Polaris

 Sob um calor abrasivo e com o muito pó a dificultar a progressão dos pilotos, a Baja TT Idanha-a-Nova, sexta e penúltima etapa do campeonato nacional de todo-o-terreno, sagrou o primeiro campeão nacional da temporada 2015. Com uma excelente organização da Escuderia Castelo Branco a prova disputada no concelho beirão de Idanha-a-Nova teve como vencedores Mário Patrão nas motos, Beto Borrego nos Quad e João Lopes nos UTV, com este último a festejar antecipadamente o regresso aos títulos nacionais, onde já soma seis conquistas.

  Patrão ganha mas a Maio só lhe faltam 11 pontos para ser campeão

A prova das motos ficou marcada pela ausência de António Maio piloto que somava à partida para esta corrida vitórias em todas as provas. O piloto da Yamaha caiu nos treinos e fraturou uma clavícula. A jornada beirã teve no campeão Mário Patrão um incontestável vencedor. Depois de uma vitória clara no prólogo, o piloto da KTM geriu de forma confortável a sua corrida, que teve no campeão TT1, Sebastian Buhler, o segundo classificado. O companheiro de Maio na Yamaha foi muito pressionado por Gustavo Gaudêncio que chegou à liderança da classe e ao 2º lugar absoluto com a sua Honda, mas que, na ponta final da corrida, seria travado pelo pó lançado pela KTM de Fausto Mota, que partira para a corrida à sua frente.

A 4ª posição seria ocupada por Ruben Faria, candidato ao título TT1 e que reforçou o seu 3º lugar absoluto à geral. Quinto lugar final para Fausto Mota (KTM), o mais rápido de entre os concorrentes à Classe TT3, que ficou à frente de Hélder Rodrigues com o piloto oficial da Yamaha a optar por utilizar nesta prova a sua moto de Dakar.

Com estes resultados António Maio necessita apenas de ser 5º classificado em Portalegre para se sagrar campeão absoluto, o mesmo acontecendo na Classe TT2. Já na classe TT1 o duelo está ao rubro entre Ruben Faria e Gustavo Gaudêncio com este a ter uma ligeira vantagem já que lhe basta ser segundo para ser campeão no ano de regresso às competições. O mesmo se passa nas TT3, onde a Fausto Mota um 2º lugar é suficiente para destronar o campeão Luís Teixeira que é o seu mais direto rival.

Quem já conquistou o título foi Luís Aguiar, o piloto da KTM que é o vencedor 2015 do Troféu Veteranos. Vitória na promoção para Tiago Santos e entre as senhoras para Rita Vieira.

  Beto Borrego ganha mas fica fora da disputa do título

Entre os Quad foi Beto Borrego em Yamaha quem venceu e convenceu, mas o resultado da corrida não lhe permite pensar em reconquistar o título. Para este, o melhor posicionado é o piloto da Suzuki, Tiago Gomes que foi segundo classificado em Idanha. O piloto, que é mais conhecido pelas suas notáveis exibições em Free Style, continua na liderança do campeonato, todavia muito pressionado pelo veterano António Moreira que foi 3º classificado. Em caso de vitória de António Moreira em Portalegre, Tiago Gomes terá ser 2º classificado para poder conquistar o tal almejado título de campeão.

Em Idanha, David Jacinto, Marco Baltazar e Filipe Martins, respetivamente em Yamaha, Suzuki e Kawasaki, terminaram nas posições seguintes.

  6º título nacional para João Lopes

Aos comandos de um Polaris RZR 1000 João Lopes, campeão em 2012 impôs-se no confronto direto com os seus principais adversários, mas desta vez teve de superar um fortíssimo ataque de Vítor Santos que chegou a passar pela liderança da prova até que, tal como o vencedor, foi atrasado por problemas na sua máquina. No início de ambos os setores do derradeiro dia de prova, a Baja TT Idanha-a-Nova ficaria entretanto privada de dois dos principais concorrentes, Teo e Roberto Viñaras e ambos pelo mesmo problema: diferenciais partidos.

Com todas estas incidências “saltou” para o 2º lugar Miguel Jordão, companheiro de equipa dos pilotos espanhóis, que foi ainda o vencedor da classe Promoção e é o novo 2º classificado do campeonato absoluto. Na 3ª posição Vítor Santos venceu também a classe de veteranos, enquanto o 4º lugar alcançado por Pedro Santinho Mendes o coloca em 3º lugar no campeonato, a apenas um ponto de Miguel Jordão, mas com mais um resultado. Apenas na 5ª posição surge um piloto que não se apresentou aos comandos de um Polaris RZR 1000. Estamos a falar de Avelino Luís que pilotou um CanAm Turbo. Com problemas de travões Dorothee Ferreira, 9ª da geral, venceu a Taça das Senhoras e ocupa agora o 5º lugar no campeonato absoluto.

  Ricardo Megre vencedor do Desafio Polaris Quanto ao Desafio Polaris, a mais recente aposta em termos de promoção e procura de novos valores no âmbito das competições de todo-o-terreno em Portugal, coube à Beira Baixa e à Escuderia Castelo Branco, organizar a terceira jornada destinada aos pequenos Polaris ACE 570.

O experiente e ex-piloto de velocidade Ricardo Megre venceu o prólogo, à frente de Filipe Ferreira, vencedor em Proença, mas na corrida o piloto da Guarda cedo ficou pelo caminho. Ricardo Megre finalizou a sua corrida, que para os Polaris Ace terminava no CP1 de SS2, à frente de Alexandre Freitas, enquanto o terceiro lugar foi ocupado por Joana Lopes, irmã do novo campeão UTV/Buggy.

  Os Hobby animaram a festa

Com mais de duas dezenas de pilotos Hobby à partida, a prova de Idanha-a-Nova foi particularmente animada tendo em conta que nestes estavam incluídos uma dezena de senhoras, numa aposta muito bem sucedida, até porque quase todas completaram com sucesso os mais de 280 quilómetros de corrida. António Castanheira e Joni Fonseca ambos em KTM foram os mais rápidos entre os participantes nas duas rodas e nos Quad.

 Classificações do Campeonato Moto: 1º António Maio, 80 pontos; 2º Mário Patrão, 71; 3º Ruben Faria, 59; 4º Fausto Mota, 54; 5º Gustavo Gaudêncio, 53; 6º Hélder Rodrigues e David Megre, 46.

Quad: 1º Tiago Gomes, 84; 2º António Moreira, 78; 3º Beto Borrego, 60; 4º André Carita, 24; 5º Alexandre Silva, 22; 6º Ruben Alexandre, André Jesus e Bruno Ferreira, 17.

UTV/Buggy: 1º João Lopes, 80; 2º Miguel Jordão, 56; 3º Pedro Santinho Mendes, 55; 4º Teo Viñaras, 50; 5º Dorothee Ferreira, 49; 6º Vítor Santos, 38

Mário Patrão domina TT em Idanha-a-Nova

Piloto de Seia esteve sempre na liderança da penúltima prova do “Nacional” de Todo-o-Terreno, a Baja TT de Idanha-a-Nova. 

Mário Patrão venceu este fim-de-semana a Baja TT de Idanha-a-Nova, penúltima ronda da temporada de 2015 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, relançando as contas para o título que será entregue dentro de aproximadamente um mês na celebração da 29.ª edição da Baja Portalegre.

 O piloto português, aos comandos de uma KTM 450cc, foi o mais rápido desde o início da prova tendo começado a impor claro domínio logo na tarde de sexta-feira com a vitória no prólogo de 7 quilómetros de extensão que definiria a ordem de partida para os setores seletivos cronometrados de sábado. Desde então, Patrão assumiu sempre a dianteira da “maratona” e no final registou uma vitória folgada com vantagem cifrada em 2min58seg para o segundo classificado depois de cumprido um total aproximado de 300 quilómetros a contrarrelógio.

  “Estou bastante satisfeito com o resultado desta prova. Chegámos à vitória e mais que isso provámos uma maior adaptabilidade à KTM que se mostra cada vez mais uma moto de grandes caraterísticas. Tudo correu de feição, finalmente longe de contratempos, estamos a entrar no ritmo a que temos vindo a mostrar nestes últimos anos e é esse o caminho que quero continuar a percorrer. Consegui estar sempre na frente desta Baja TT de Idanha-a-Nova, foi uma prova muito bem desenhada e que me deu muito conforto disputar. Vamos continuar a trabalhar, o campeonato termina em Portalegre, está tudo em aberto. Um obrigado a toda a minha equipa de assistência, patrocinadores e apoiantes”, disse Mário Patrão.

 Mário Patrão segue no segundo lugar das tabelas classificativas referentes às categorias Absoluto e TT2, em ambas a 9 pontos da liderança. A última prova do “Nacional” de Todo-o-Terreno acontece em Portalegre, com a 29.ª edição da mítica Baja Portalegre agendada para os dias 23 e 24 de outubro.

Scuderia Goldentrans/DURA conquista quarto posto em Idanha

A Scuderia Goldentrans/DURA regressou aos bons resultados no Campeonato Nacional de Todo o Terreno, com a dupla Alexandre Franco / Rui Franco a levarem o BMW Série 1 Proto a um excelente quarto posto na prova organizada pela Escuderia Castelo Branco.

 Depois do oitavo tempo no somatório das duas passagens pela Super Especial de abertura, a dupla alenquerense atacou o primeiro sector selectivo com confiança, começando cedo a recuperar terreno. Apesar de um problema lombar ter estado a afectar o piloto Alexandre Franco ao longo das últimas semanas, o ritmo imposto permitiu entrar para o derradeiro selector selectivo no sexto posto.

 O ritmo da prova era elevado e a dupla do BMW Série 1 Proto foi fazendo os possíveis por recuperar mais lugares, acabando por terminar a Baja TT Idanha a Nova num excelente quarto posto, com os problemas de fiabilidade que do carro germânico a parecem debelados após uma primeira metade de temporada bastante difícil.

 Após a prova, o piloto que conta com os apoios da Goldentrans, DURA Automotive Systems e PR Car comentava que “finalmente tivemos uma prova sem problemas! Logo no início da corrida percebemos que a concorrência estava muito forte e o nosso trabalho seria andar á espreita de uma falha que pudéssemos aproveitar. Fomos andando rápido e mantendo uma distância que nos permitisse aproveitar problemas alheios e assim fomos subindo na classificação, uma vez que a minha condição fisíca não me permitia andar ao nosso máximo. Tivemos que nos concentrar em ser regulares ao longo da corrida. Penso que fizemos uma corrida inteligente e ao mesmo tempo com muito espirito de sacrificio. Agora esperar recuperar o mais rápido possível, pois dentro de duas semanas vamos até Espanha em busca de mais um bom resultado”.

domingo, 13 de setembro de 2015

Pódio para Bruno Oliveira em Idanha

Equipa apoiada pelas Termas da Ferraria venceu prólogo e terminou corrida em 2º lugar

Depois de ter iniciado a sua participação na Baja TT Idanha-a-Nova com mais um categórico triunfo no prólogo, a dupla Bruno Oliveira/Paulo Marques terminou a corrida beirã com num excelente 2º lugar entre os concorrentes inscritos no Desafio Total/Mazda.

 Aos comandos da Mazda CX-5 Proto do Açores TT Team, Bruno Oliveira travou ao longo dos quase 300 quilómetros de corrida um duelo extremamente animado com o vencedor João Rato, que terminou separado por quatro minutos após quase seis horas de competição.

  “Quero em primeiro lugar realçar o excelente comportamento da nossa Mazda que esteve irrepreensível. Para isso muito contribuiu o trabalho notável da nossa equipa de assistência que, após o regresso da Hungria, trabalhou de forma magnífica e muito esforçada. Fizemos uma corrida muito boa e quero dar os parabéns ao João pela vitória alcançada, já que nós tudo demos para lá chegar. Conseguimos fazer como é sempre o nosso propósito: o dois em um. Ou seja, conseguir uma boa prestação desportiva e simultaneamente aproveitar o mediatismo destas competições para levar as Termas da Ferraria até milhares de pessoas”, salienta Bruno Oliveira, o piloto da Mazda CX-5 cuja decoração que visa promover o magnífico ícone açoriano que são as Termas da Ferraria, na ilha de S. Miguel nos Açores.

Pedro Ferreira ultrapassou com sucesso difícil teste

Piloto nortenho terminou no Top 10 e mantém-se nos lugares cimeiros do Campeonato 

Aos comandos do Depieres Proto de duas rodas motrizes, Pedro Ferreira teve pela frente um dos mais duros e difíceis desafios na temporada em que faz a sua estreia na competição e onde por isso mesmo está a descobrir cada uma das provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 Na Baja TT Idanha-a-Nova, quinta etapa desta temporada de 2015 e segunda das duas corridas organizadas pela Escuderia Castelo Branco, Pedro Ferreira, acompanhado por Valter Cardoso, viu a sua prestação no prólogo prejudicada “por uma afinação menos adequada da nossa máquina, que tinha um comportamento pouco eficaz num tipo de piso em que nunca tinha guiado. No final das duas passagens pelo troço de sete quilómetros expliquei isso mesmo e a equipa trabalhou afincadamente na procura de uma solução mais adequada e de facto, no dia seguinte, o carro esteve muito melhor”, explica Pedro Ferreira que teria então pela frente mais um enorme teste nesta sua fase de evolução.

  “Parti para a corrida atrás de concorrentes que são claramente menos rápidos mas o pó era de tal forma espeço e mantinha-se no ar que não me permitia aproximar o suficiente do carro da frente para que o sentinel, testado pela primeira vez nesta prova do CNTT, pudesse ser ativado. Foi uma luta constante entre a vontade de ultrapassar e a preocupação em não cometer qualquer erro que nos colocasse fora de prova. Acho que foi a melhor corrida que fiz desde que me estreei no TT pese o facto de o resultado ter ficado um pouco longe daquilo que ambicionava e que em condições normais conseguiria fazer”, explicou o piloto nortenho no final da corrida.

 O lugar no Top 10 alcançado nesta Baja TT Idanha-a-Nova mantém Pedro Ferreira nas primeiras posições do Campeonato quando falta apenas disputar a mítica Baja 500 Portalegre que terá lugar em Outubro.

RUBEN FARIA COM QUARTO POSTO EM IDANHA-A-NOVA

Ruben Faria conseguiu ontem em Idanha-A-Nova a quarta posição na penúltima prova do campeonato nacional de TT. Aos comandos da sua KTM o piloto de Olhão concluiu o derradeiro dia de prova na quarta posição da classificação geral e terceiro posto da classe TT1, uma posição que deixa a decisão do campeonato para a derradeira ronda do ano a realizar em Portalegre.

 Ruben Faria foi sempre quarto classificado na prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco, e depois de ser precisamente quarto no final da Super Especial realizada na sexta-feira, com apenas sete quilómetros de extensão, ontem conseguiu manter esse mesmo quarto posto em ambos os troços desenhados pela organização, concluindo assim a prova no mesmo quarto posto.

  ‘Foi uma corrida muito técnica como se esperava. As pistas desta região não são fáceis e obrigam a uma grande concentração e atenção com o percurso. Mas consegui um bom ritmo desde o primeiro momento de prova e no final a quarta posição foi boa em termos de campeonato geral e o terceiro lugar igualmente positivo na classe. Fica tudo por decidir em Portalegre, uma prova onde no ano passado não tive a melhor das sortes mas onde me sinto bastante confortável.’

 A derradeira prova do ano, a conhecida Baja de Portalegre, vai assim decidir o título nacional na classe TT1, onde Ruben Faria é um dos candidatos, ele que lutará igualmente por um lugar no pódio da classificação geral do TT.

OCEANOTRADE RACING TEAM NO 2º LUGAR

Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva levaram a Oceanotrade Racing Team ao 2º lugar na prova da Escuderia de Castelo Branco, contribuindo com mais um pódio para a excelente época que a equipa tem realizado.

 Em Idanha-a-Nova Hélder Oliveira voltou a assinar uma exibição muito positiva e a Nissan Navara mostrou-se sempre à altura das exigências do piloto.

“Foi mais um pódio! Acabámos por ter uma luta muito interessante com o Nuno Matos, que chegou mesmo a ser ao segundo. No 2º setor tivemos uma saída de estrada que nos fez perder algum tempo, mas depois o Nuno também teve problemas, e acabámos os últimos quilómetros apenas a controlar. É praticamente impossível fazer melhor que isto, embora não fique particularmente feliz com o 2º lugar, pois acho que o João Ramos foi o piloto mais rápido em pista. Mas não me quero meter em questões regulamentares”, disse Hélder Oliveira.

 A Oceanotrade Racing Team quer estar presente em Portalegre, a última prova da temporada, voltando a confiar a Nissan Navara a Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva. O responsável pela equipa ficou naturalmente feliz com este resultado.

  “Os meus parabéns ao Hélder e ao Nuno por mais um resultado fabuloso. A Navara esteve irrepreensível ao longo de toda a prova, o que nos satisfaz bastante. Vamos agora aguardar por Portalegre, onde a Oceanotrade Racing Team volta a confiar totalmente nesta dupla, que já nos deu quatro pódios esta temporada” referiu com satisfação Paulo Graça.

sábado, 12 de setembro de 2015

Miguel Barbosa vence Baja TT Idanha-a-Nova

Piloto sobe a primeiro depois de penalização de João Ramos 

Miguel Barbosa foi o vencedor da Baja TT Idanha-a-Nova. O piloto foi o mais forte na penúltima ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno e aproximou-se do primeiro lugar da competição. Hélder Oliveira concluiu em segundo, a 3m44s, enquanto Pedro Grancha ficou na terceira posição.

 A prova começou de feição para João Ramos. O piloto do Porto estabeleceu o melhor tempo no prólogo e passou para a frente da prova. No primeiro sector selectivo de hoje andou sempre na frente mas cedeu perante a pressão de Barbosa que ficou com o melhor registo. Ainda assim, o piloto da Toyota Hilux manteve o comando por um segundo.

 À tarde, a distância entre os dois primeiros chegou a ser de 1m23s com vantagem para Ramos mas após a tomada de tempos, os dois ficaram separados por pouco mais de meio minuto. Contudo, Ramos viria a sofrer uma penalização de duas horas e Barbosa ficou com o triunfo.

  “Esta vitória foi vital. Teve uma importância extrema para o campeonato numa prova onde atacámos desde o início e que contou com vários pilotos sempre em destaque. Tive cuidado nas zonas de mau piso, onde já sabia que iríamos perder. Depois deste triunfo fica tudo em aberto para um bom final de campeonato”, afirmou Miguel Barbosa.

 Segundo classificado no final, Hélder Oliveira congratulou-se com “mais um pódio” mas não se mostrou particularmente feliz com este segundo lugar porque o João Ramos foi o piloto mais rápido em pista”. Para o piloto da Nissan Navara, “foi uma luta interessante com o Nuno Matos. Disputada sempre ao segundo”, disse. “Acabámos por perder tempo no início do segundo sector com uma saída de pista. Mas depois também aconteceu um azar qualquer ao Nuno e a partir daí só tivemos de controlar. Era praticamente impossível fazer melhor”, disse.

 O azar de Nuno Matos que Hélder Oliveira mencionou foi um problema no diferencial do Opel Mokka Proto. O piloto de Portalegre atrasou-se durante o sector da tarde e teve de se contentar com o quinto posto. Com esse resultado conseguiu, ainda assim, manter a liderança no campeonato.

 Na categoria T2, Eduardo Mota bateu a concorrência e deixou César Sequeira a quase oito minutos de diferença. Já no T8, o vencedor foi Avelino Reis. A Baja TT Idanha-a-Nova também pontuou para o Desafio Mazda, competição em que João Rato se impôs. 

Classificação final da Baja TT Idanha-a-Nova

1º M. Barbosa/M. Ramalho Mitsubishi Racing Lancer 4h53m44,0s
2º H. Oliveira/N. Silva Nissan Navara Offroad a 3m44s
3º P. Grancha/P. Velosa BMW Evo X1 a 15m43s
4º A. Franco/R. Franco BMW Série 1 Proto a 25m11s
5º N. Matos/F. Serra Opel Mokka Proto a 29m18s

Nuno Matos mantém a liderança antes da derradeira prova

Piloto e co-piloto podem ser campeões em Portalegre 

Nuno Matos e Filipe Serra concluíram a Baja TT Idanha-a-Nova na quinta posição e continuam na primeira posição no campeonato nacional de todo-o-terreno. O piloto de Portalegre comanda a competição com dez pontos de vantagem sobre Miguel Barbosa e vai discutir o título em casa, na Baja Portalegre 500.

 Com uma prestação em crescendo ao longo do dia de competição, a dupla alentejana começou por subir de quinto para quarto durante o sector selectivo da manhã. À tarde, a equipa foi à procura do pódio. “Forçámos o andamento para chegar a terceiro e quando éramos os mais rápidos em pista, e já tínhamos chegado aos lugares do pódio, acabámos por perder tempo”, lamentou o piloto que se atrasou por causa de um problema no diferencial do Opel Mokka Proto.

  “Ficámos sem tracção dianteira. Chegámos a ponderar a desistência. Perdemos cerca de 20 minutos a tentar bloquear o diferencial para podermos levar o carro só com tracção traseira até ao fim. Se não fosse esse percalço, penso que daria para segurar o quarto posto. As corridas são mesmo assim. Os nossos adversários também já tiveram problemas. Resta-nos dar o nosso melhor em Portalegre”, sublinhou.

 A equipa chegou ao fim no sexto posto absoluto. Mas a penalização do vencedor permitiu-lhe subir uma posição e concluir em quinto. Com este resultado, Nuno Matos e Filipe Serra chegam ao último confronto com 100 pontos, mais dez do que os principais adversários.

 A equipa encerra a temporada em casa com a derradeira prova do campeonato. A Baja Portalegre 500 realiza-se entre os dias 22 e 24 do próximo mês.

 Classificação final da Baja TT Idanha-a-Nova

1º M. Barbosa/M. Ramalho Mitsubishi Racing Lancer a 35s
2º H. Oliveira/N. Silva Nissan Navara Offroad a 4m19s
3º P. Grancha/P. Velosa BMW Evo X1 a 16m08s

5º N. Matos/F. Serra Opel Mokka Proto a 29m53s

Miguel Barbosa vence em Idanha

Piloto do BP Ultimate Vodafone Team travou luta renhida pelo lugar mais alto do pódio 

A dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho venceu a Baja TT Idanha-a-Nova, num dia marcado por uma prestação notável ao disputar uma luta acesa e constante com João Ramos pelo lugar mais alto do pódio. Com estre triunfo, nesta que é a quinta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Miguel Barbosa reforça significativamente a sua posição de candidato ao título nacional que se decidirá na Baja TT Portalegre 500.

 Aos comandos do Mitsubishi Racing Lancer, o piloto do BP Ultimate Vodafone Team partiu hoje para a pista na segunda posição, determinada pelo resultado do prólogo e entrou ao ataque, sendo o mais rápido no primeiro de dois setores selectivos. Da parte da tarde e no mesmo traçado registou a segunda melhor marca e terminou a corrida como vencedor.

 No final da competição Miguel Barbosa revelou que “não poderia estar mais satisfeito. Foi uma prova disputada ao segundo desde o primeiro momento. É uma competição muito importante para o Campeonato. Fizemos uma prova imaculada, sem erros, a jogar ao ataque e estamos lançados na luta pelo título que só se decidirá em Portalegre. Agora é necessária muita concentração para preparar bem esta que é a última prova do Campeonato. Também penso que esta competição mexeu bastante com o público, o que prova que o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno está bem vivo e recomenda-se”.

 Miguel Ramalho mostrou-se satisfeito com o resultado e salienta que “esta competição foi marcada, desde o primeiro instante, por uma luta acesa pelo lugar de pódio. Entrámos ao ataque, não cometemos erros, o que nos permitiu conquistar o primeiro lugar. Desta maneira, ganhamos mais pontos e agora só nos resta trabalhar mais, com mais afinco e dedicação no sentido de nos preparar para o desfecho do Campeonato que será já no final de Outubro”.

 A próxima e última jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2015 disputa-se de 22 a 24 de Outubro, a mítica Baja TT Portalegre 500.

Patrão, Borrego e Lopes/Santos vencem em Idanha

João Lopes e Bruno Santos campeões nacionais de UTV-Buggy 

Mário Patrão nas motos, Roberto Borrego nos quads e a dupla João Lopes/Bruno Santos nos UTV-Buggy foram os grandes vencedores da edição deste ano da Baja TT Idanha-a-Nova. Nas duas rodas, o piloto da KTM voltou a entrar para as contas da vitória no campeonato. O triunfo de Borrego, em Yamaha, deixou as contas para o título em aberto, enquanto nos UTV-Buggy, a vila raiana coroou os novos campeões nacionais absolutos, João Lopes e Bruno Santos.

 O campeão nacional das duas rodas não deu qualquer hipótese à concorrência e conseguiu o quarto triunfo absoluto na Baja TT Idanha-a-Nova. Depois da vitória no prólogo, Mário Patrão imprimiu um ritmo suficientemente forte para se distanciar, de forma constante, da concorrência. Com este triunfo, o piloto da KTM recuperou terreno e reacendeu a luta pelo título absoluto.

“Foi tudo tranquilo. Só tive de controlar a corrida. Foi uma boa prova. Acreditei sempre que o campeonato só se resolve no fim. Apesar dos muitos azares que tive ao longo da época, está relançada a questão do título”, afirmou Mário Patrão.

 Sébastian Buhler andou praticamente sempre em segundo e, depois de perder essa posição num dos últimos controlos para Gustavo Gaudêncio, acabou por recuperar e concluir logo atrás de Patrão. “Apanhei muita pedra devido à passagem dos carros. Mas correu bem e estou muito contente com o resultado pois não corria há demasiado tempo”, sublinhou. Gaudêncio ainda sonhou com o segundo posto mas teve de se contentar com o último lugar do pódio. Mesmo assim, “foi uma corrida espectacular”.

 Na classificação a contar para a Baja FIM World Cup, Rui Oliveira foi o vencedor, enquanto no Campeonato Europeu de Bajas, Pedro Bianchi Prata ganhou. Nota ainda para a presença de Ruben Faria e Hélder Rodrigues. Os pilotos de fábrica da KTM e da Yamaha voltaram a competir em Idanha-a-Nova e, desta vez, no quarto e no sexton postos, respectivamente.

 Nos quads, Roberto Borrego liderou de princípio ao fim e obteve um triunfo contudente. Só não foi melhor porque o líder, Tiago Gomes, minimizou os danos ao ser segundo, a 5m01s, e mantém-se como o principal candidato à conquista do título nacional. “O segundo sector foi muito duro. Felizmente, pude gerir a vantagem que tinha da manhã. A moto mostrou-se fiável e acabei por conseguir uma vitória tranquila”. António Moreira foi consistente ao longo de toda a jornada e fechou os lugares do pódio, resultado que lhe permite, ainda, ambicionar à vitória no campeonato..

  Título UTV-Buggy decidiu-se em Idanha-a-Nova 

João Lopes e Bruno Santos foram os grandes vencedores entre os UTV-Buggy e conquistaram o campeonato nacional. A dupla do Polaris confirmou o primeiro lugar no campeonato mas não teve tarefa fácil. Enquanto Vítor Santos não sentiu problemas no seu UTV, foi o piloto a solo que passou pela dianteira. Entretanto, partiu-se a correia do alternador do Polaris RZR e cedeu o primeiro posto a Lopes/Santos. À tarde, a dupla tinha tudo para se sagrar campeã mas passou por algumas peripécias. “A tampa do depósito ficou mal colocada e perdemos gasolina. Como não conseguimos resolver o problema, tivemos de parar por duas vezes para reabastecer. Estou muito feliz pela conquista do campeonato mas tivemos um sector cheio de stress”, disse o piloto que nem festejou quando terminou. Só na assistência é que a equipa se apercebeu realmente do feito e pôde celebrar de forma condigna.

 Classificação final da Baja TT Idanha-a-Nova (Motos)

1º Mário Patrão KTM 450 SX-F 3h41m32s
2º Sebastian Buhler Yamaha YZ 250F a 2m58s
3º Gustavo Gaudêncio Honda CRF 250 R a 3m14s

 Classificação final da Baja TT Idanha-a-Nova (Quads)

1º Roberto Borrego Yamaha YFZ450R 3h46m38s
2º Tiago Gomes Suzuki LTR a 5m01s
3º António Moreira Yamaha YFZ 450 R a 9m09s

 Classificação final da Baja TT Idanha-a-Nova (UTV-Buggy)

1º João Lopes/Bruno Santos Polaris RZR XP 4h03m55s
2º Miguel Jordão Polaris RZR a 1m37s
3º Vítor Santos Polaris RZR 1000 XP a 2m16s

PEDRO GRANCHA SOBE AO PÓDIO

• UM TESTE BASTANTE POSITIVO 

Apesar de uma paragem demasiado longa, Pedro Grancha e Pedro Velosa não perderam o ritmo. Numa prova dura e exigente, a PMG Motorsport respondeu de forma positiva às diversas alterações feitas ao BMW Evo X1 e os resultados foram surgindo com o decorrer da prova. Apesar de alguns imprevistos de percurso, a Baja TT Idanha-a-Nova transformou-se num teste necessário antes de enfrentar Portalegre, a prova que irá encerrar o calendário de 2015. O 3º lugar final acaba por ser um justo prémio e um excelente incentivo para toda a estrutura da PMG Motorsport.

  “Foi um bom teste, onde se registaram evoluções muito positivas. O resultado acabou por ser excelente, dentro do possível, devido às condicionantes do motor. No segundo setor até vínhamos a ganhar tempo, mas um furo acabou por nos quebrar o excelente ritmo que já tínhamos adquirido. A partir daí foi só rolar para terminar. Faço um balanço bastante positivo desta nossa participação, estando logicamente muito satisfeito por ter acabado no pódio. Agora vamos começar a preparar Portalegre e tentar encontrar o ponto ideal para o BMW Evo X1”disse Pedro Grancha.

 Pedro Grancha e Pedro Velosa voltam a somar pontos importantes para o Campeonato Nacional de TT que tem a derradeira prova agendada para os dias 22 a 24 de outubro com a Baja TT Portalegre 500.

João Rato/João Ratinho vencem em Idanha-a-Nova

Terceira prova do Desafio Total Mazda 2015 muito disputada 

A terceira das cinco provas que fazem parte do calendário do Desafio Total Mazda 2015 teve lugar este fim-de-semana na região da Beira Baixa, tendo como centro nevrálgico Idanha-a-Nova. A ronda levada a cabo pela Escuderia Castelo Branco contou com enorme animação proporcionada pelos pilotos do Desafio, que se bateram do primeiro ao último quilómetro na luta pela vitória, que acabou por sorrir a à dupla João Rato/João Ratinho. De referir também que dos quatro Mazda Proto que alinharam na prova, todos conseguiram chegar ao final, facto assinalável dada a dureza desta Baja.

 A equipa alentejana no Mazda Proto apoiado pelo concessionário Mazda Hydraplan levou a melhor sobre os demais, com um ataque forte no segundo Sector Selectivo que lhes permitiu ascender do segundo ao primeiro lugar no Desafio, por troca com Bruno Oliveira. Com este resultado, João Rato começa a ficar destacado na liderança da classificação da competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal e pela Total, ele que em três provas soma dois triunfos e um segundo lugar. No final desta Baja TT Idanha-a-Nova João Rato revelava a sua satisfação com o resultado obtido, esclarecendo que “este é um excelente resultado para nós e um merecido prémio para toda a equipa. De manhã tivemos um problema de excesso de pressão do no turbo, mas a equipa técnica resolveu tudo e a verdade é que na segunda metade atacámos para poder lutar pela vitória, mesmo com a caixa de velocidades a dar algumas dores de cabeça. Foi um dia duro, mas o resultado foi óptimo. Estamos todos de parabéns.”

 Quanto a Bruno Oliveira/Paulo Marques, depois de terem dominado toda a manhã, na segunda metade da prova acabaram por ver-se ultrapassados por João Rato. “Fizemos o que pudemos, mas quando percebi que ele estava muito mais rápido optei por não correr mais riscos. Tenho que dar os parabéns à minha equipa, mas também ao João Rato que fez uma corrida soberba,” esclareceu o piloto.

 Apostado em fazer quilómetros e ganhar uma maior habituação ao Mazda Proto, Etelvino Carvalho, acompanhado por Pedro Marcão, assegurou a terceira posição, esclarecendo que “foi uma prova dura. Tivemos uma saída de estrada de manhã e ficámos fora da pista durante mais de 12 minutos. Esse percalço acabou por ditar o nosso resultado...”

 Apesar de terem terminado a prova, a dupla Rui Lopes/Francisco Cabral acabou por ser excluída da classificação por terem excedido o tempo máximo para cumprir o segundo Sector Selectivo, na sequência de problemas mecânicos que os atrasaram de sobremaneira.

 Com este resultado; João Rato está mais destacado na liderança do Desafio Total Mazda 2015, totalizando 68 pontos, contra 40 de Etelvino Carvalho que é o segundo classificado. No terceiro posto está Bruno Oliveira com 18 pontos. O Desafio Total Mazda prossegue com a disputa da Baja 500 Portalegre (ACP), que estará na estrada entre os dias 22 e 24 de Outubro.

 Classificação – Desafio Total Mazda

1º João Rato/João Ratinho (Hydraplan), 5h53m51s
2º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Mazda Proto/Hydraplan), 5h57m57s
3º Etelvino Carvalho/Pedro Marcão (Mazda Proto/Elpídio e Horácio), 6h02m07s

 Desafio Total Mazda (Após 3 provas)

1º João Rato, 68 pontos
2º Etelvino Carvalho, 40 pontos
3º Bruno Oliveira, 18 pontos

Mais um pódio para Helder Oliveira

Piloto de Barcelos mantém terceira posição no campeonato 

Helder Oliveira, acompanhado por Nuno Rodrigues da Silva, conquistou hoje na Baja TT Idanha-a-Nova mais um lugar de pódio no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O piloto de Barcelos terminou esta quinta jornada do CNTT na terceira posição com uma curta diferença de 4m19s para o primeiro classificado. Esta é a quarta vez, nesta temporada de 2015, que Helder Oliveira alcança um lugar entre os três primeiros. Com este resultado o piloto prossegue para a última prova do Nacional de TT em terceiro estando, neste momento, a 14 pontos do líder.

 A corrida começou bem para Hélder Oliveira que, depois de partir esta manhã do quarto posto, rapidamente alcançou o terceiro lugar o qual segurou com perseverança e consistência até ao final da competição: “felizmente correu tudo bem nesta competição. Ao nível da mecânica não tivemos problemas e foi uma corrida disputada ao segundo. Na primeira passagem estivemos a lutar pelo terceiro lugar com o Nuno Matos e terminámos com uma vantagem de apenas cinco segundos. Já na segunda atacámos o que pudemos para não perder o pódio e, desta forma, conseguimos manter a terceira posição. Ficámos muitos satisfeitos com a conquista de mais um pódio, esse era o nosso objetivo, e agora vamo-nos concentrar para a última jornada para, se possível, melhorar os resultados”, comentou Helder Oliveira.

João Lopes vence em Idanha e é novo Campeão Nacional

Ao vencer esta tarde a Baja TT Idanha-a-Nova, sexta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o piloto João Lopes, acompanhado Bruno Santos, aos comandos de um Polaris RZR 1000 inscrito pela JL Racing/Firststop/Pneudirecto, sagrou-se campeão nacional de todo-o-terreno. Com o título agora alcançado, João Lopes soma seis no Campeonato Nacional da modalidade, mais concretamente quatro em Quad e dois em UTV/Buggy.

Ricardo Porém/Jorge Monteiro abandonam

Uma avaria na bomba de travões da Toyota Hylux Overdrive impediu o Campeão Nacional em título de dar seguimento à excelente exibição que vinha a realizar na prova da Beira Baixa.

 A dupla Ricardo Porém/Jorge Monteiro viu, ao início da tarde de hoje, interrompida a excelente performance que vinham realizando na Baja TT Idanha-a-Nova, tendo sido forçados a abandonar antes do arranque para o segundo Sector Selectivo.

 O piloto de Leiria entrou ao ataque esta manhã, mostrando de imediato qual era o seu objectivo na Baja da Escuderia de Castelo. Mas, primeiro um furo e depois a avaria da bomba de travões da Toyota Hylux fizeram com que a equipa não chegasse retirar o seu carro do Parque de Assistência entre os dois Sectores Selectivos de hoje.

“Começámos bem, mas com o problema que tivemos, acumulámos um atraso enorme e era desnecessário arrancar para a pista tão atrasados. De qualquer modo, a experiencia com este carro foi muito e acumulámos conhecimentos muito relevantes que nos vão ser úteis no futuro. Tenho pena de não ter conseguido andar mais, até porque depressa percebemos que podíamos fazer qualquer coisa interessante em termos de resultado final...”