sábado, 27 de fevereiro de 2016

Elisabete Jacinto participa no Rallye Aicha des Gazelles

Elisabete Jacinto vai participar em mais uma edição do Rallye Aïcha des Gazelles, prova de navegação onde só são admitidas participantes femininas que se realiza entre os dias 18 de Março e 2 de Abril.

 Este ano a piloto portuguesa fará equipa com a navegadora France Clèves com quem participou no rali do ano passado aos comandos de uma Volkswagen Amarock mas, desta vez, representará a Volkswagen Bélgica. A dupla parte novamente com o número 402 e será uma das onze equipas da categoria mais difícil da competição, a Categoria Expert.

 Elisabete Jacinto vai integrar pela oitava vez a caravana desta prova única no mundo. As características muito próprias deste rali de navegação, unicamente dedicado ao sexo feminino, atraem mulheres do mundo inteiro contudo, Elisabete é a única representante portuguesa. “Esta prova é um verdadeiro desafio e é um privilégio poder participar nela mais uma vez com a France. Agradeço por isso à VW Bélgica esta oportunidade. Tudo faremos para obter o melhor resultado possível” declarou a piloto portuguesa.

 A 26ª Edição deste rali feminino tem início no dia 18 de Março com as habituais verificações técnicas e administrativas que terão lugar em Nice, França. As equipas partem depois para Marrocos onde durante oito dias irão disputar as seis etapas que compõe a prova. O Rallye Aïcha des Gazelles termina no dia 2 de Abril com a habitual cerimónia de entrega de prémios que se realiza em Essaouira.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Pedro Ferreira aposta numa VW Amarok para o CNTT

Piloto nortenho vai dispor de um novo 4x4 

Depois de uma temporada de estreia no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, onde rubricou excelentes exibições aos comandos do Depieres Proto de duas rodas motrizes, Pedro Ferreira renova agora a sua aposta no TT, passando a dispor em 2016 de uma novíssima VW Amarok construída por Fernando Santos nas novas oficinas da Extreme Raid.

 O jovem piloto, que em 2015 foi por duas vezes 4º classificado e venceu a sua classe na prova portuguesa da Taça do Mundo, propõe-se também avançar para a internacionalização, estando nos seus planos disputar as duas provas espanholas da Taça Ibérica que, em 2016, inclui a Baja de Aragon, competição também pontuável para a Taça do Mundo.

  “Em 2015 foi o ano de descobrir tudo: a pilotagem, o ter ao meu lado um navegador, os muito variados percursos das provas, a gestão de corridas e também algumas noções de mecânica. Foi um ano de aprendizagem absoluta, que correu muito bem e agora quero dar um passo em frente. Espero continuar a evoluir, agora com uma máquina com características radicalmente diferentes e que me permitirá ter outras ambições, entre as quais destaco a internacionalização”, salienta Pedro Ferreira que acrescenta: “A escolha desta VW Amarok para a nova fase do nosso percurso desportivo, vem também nesta linha da evolução. Quero salientar ainda que continuarei a ter a meu lado o Valter Cardoso, que muito contribuiu para os sucessos alcançados em 2015.

 Em fase de conclusão a VW Amarok fará brevemente os primeiros testes no terreno e a sua estreia está agendada para a Baja Rota do Douro que se realiza a 18 e 19 de Março.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Alexandre Franco renova aposta no BMW

Alexandre Franco e Rui Franco renovam a aposta no BMW Série 1 Proto para o Campeonato Nacional de Todo o Terreno, com a Scuderia Goldentrans/DURA a ter ainda assegurada a presença na Taça Ibérica de Todo o Terreno.

 Depois da estreia na Categoria T1 em 2015, a dupla de Alenquer pretende capitalizar a experiência adquirida ao longo da temporada passada com o BMW Série 1 Proto, tendo aproveitado os últimos meses para fazer algumas evoluções no carro.

 Com o Campeonato Nacional de Todo o Terreno a arrancar apenas em Março, Alexandre Franco aproveitou para avançar que “depois de um ano de aprendizagem na Categoria T1, quer a nível de pilotagem, quer ao nível do desenvolvimento do carro, as nossas expectativas agora são mais altas. Fomos desenvolvendo o carro a vários níveis ao longo da época passada e na fase final da mesma, o carro já estava num nível aceitável. Restava-nos tratar de alguns problemas ao nível do arrefecimento do motor, algo que só neste defeso poderia ser trabalhado, pelo que dentro de três semanas esperamos já poder fazer os primeiros quilómetros com o carro, de forma a também ganharmos ritmo para a nova temporada”. 

O piloto de Alenquer comentou que a dupla vai “renovar as apostas no Campeonato Nacional de Todo o Terreno e na Taça Ibérica de Todo o Terreno, com a particularidade da competição ibérica este ano contar com duas provas da Taça do Mundo, o que torna este desafio ainda mais interessante. Os objectivos passam por continuar a aprender ao nível do T1 e tentar estar junto dos melhores, de forma a podermos lutar por pódios nas duas competições”.

 O Campeonato Nacional de Todo o Terreno e Taça Ibérica de Todo o Terreno arrancam nos dias 18 e 19 de Março, com a realização da Baja TT Rota do Douro.

Quem sucede a João Rato e João Ratinho?

Mazda e Total apresentam 9ª temporada do Desafio 

João Rato e João Ratinho. São estes os dois nomes que integram a mais recente actualização do palmarés do Desafio Total/Mazda, fruto do excelente conjunto de resultados alcançado em 2015. Em 2016, naquela que será a sua 9ª edição ininterrupta, o Desafio voltará a colocar os Mazda Proto em competição directa, antecipando-se um significativo crescendo em termos de competitividade.

 No final da nova temporada de 2016 irão atribuir-se os títulos aos sucessores da dupla que hoje se consagrou em Palmela, no Restaurante D. Isilda, estrutura edificada no sopé da Serra do Louro, integrada no Parque Natural da Serra da Arrábida. João Rato e João Ratinho receberam, assim, os ceptros conquistados nas categorias de Pilotos e Navegadores, decorrente do conjunto de pontuações obtidas na época passada. Recorde-se que, em conjunto, esta dupla venceu três provas – Baja TT Proença-a-Nova/Oleiros/Mação, Baja TT Idanha-a-Nova e Baja 500 Portalegre – acumulando depois João Rato como resultado particular a totalidade de pontos em disputa nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, maratona que o piloto liderou na passagem das 12 horas e que depois viria a vencer.

 A construção do caminho para ambos os títulos foi possível graças à excelente preparação do seu Mazda Proto, num processo que esteve a cargo da PCR Motorsport, distinguida nesta cerimónia com o troféu de “Melhor Preparador”, destacando-se, igualmente, o suporte da Hydraplan, entidade que recebeu o galardão de “Melhor Concessionário Mazda”.

 Neste encontro premiaram-se, ainda, Etelvino Carvalho (laureado em 2013) e o seu navegador Pedro Marcão, dupla que secundou os ‘Campeões’ de 2015. Foram também chamados para receber os respctivos troféus Bruno Oliveira (vencedor da edição de estreia do Desafio, em 2008) e Rui Lopes, os 3º e 4º classificados nos Pilotos, e ainda Paulo Marques, 3º nos Navegadores). Os restantes pilotos e navegadores que disputaram provas em 2015 não participaram no número suficiente de eventos para constar das respectivas classificações.

  Competitividade acrescida em 2016

 Para 2016, a Mazda Motor de Portugal e a Cepsa Portuguesa, representante no nosso país da marca de Lubrificantes Total, voltam a apostar no todo-o-terreno nacional com esta singular iniciativa monomarca, mantendo-se também os dois já habituais parceiros, EuropAssistance e Avivar.

 Será uma 9ª edição do Desafio Total/Mazda em que se esperam várias novidades, com mexidas de pormenor no Regulamento e um esperado crescendo de participantes, face ao número de viaturas que estão em preparação, dotadas do kit de carroçaria CX-5 que a Mazda disponibiliza.

 Estará, assim, em luta pela vitória no Desafio 2016 e, também, pelos melhores lugares à geral nas diferentes provas, um conjunto acrescido de Mazda Proto, que nos dois últimos anos tem colorido não só algumas das provas do Nacional de TT, como também a festa de encerramento da disciplina, em Fronteira. Todos terão associada a imagem KODO inerente ao visual do Mazda CX-5, um SUV/crossover de enorme sucesso comercial no nosso mercado e além-fronteiras.

 Neste domínio, o Calendário do Desafio Total/Mazda 2016 compõe-se de cinco eventos, sendo a seguinte a sua estrutura:

 Data Prova Organizador

30 Abril a 01 Maio Baja TT de Reguengos S. A. Reguenguense
 17 a 18 Junho Baja TT do Pinhal Escuderia Castelo Branco
 09 a 10 Setembro Baja TT de Idanha-a-Nova Escuderia Castelo Branco
 27 a 29 Outubro Baja TT Portalegre 500 ACP Motorsport
24 a 27 Novembro 24 Horas TT Vila de Fronteira ACP Motorsport

 Em termos de Pontuações, os pontos a atribuir por prova dividem-se pelo top 10, com 25, 18 e 15 pontos, respectivamente, para os lugares do pódio das quatro Bajas, sendo atribuídos aos restantes, por ordem de classificação, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos.

 Em Fronteira e ao contrário dos últimos anos, em que a prova atribuiu uma dupla pontuação dividida pelas classificações à 12ª hora (25% dos pontos) e Final (75%), na edição de 2016 os pilotos terão mesmo de atingir o final das 24 Horas para alcançarem a totalidade de pontos em jogo. Aqui a vitória valerá, assim, 50 pontos, o 2º lugar 36 pontos e o 3º atribuirá 30 pontos (mais 5 pontos do que uma vitória numa baja). As restantes pontuações têm a mesma estrutura das bajas tradicionais, mas duplicando-se os pontos atribuídos.

 O Pacote de Prémios para este ano é, igualmente, bastante significativo, com um total de 53.500 euros em disputa. Contempla 6.000 euros para cada Baja, 1.500 dos quais para o piloto vencedor, montantes que duplicam em Fronteira. No final do ano irão reforçar-se os orçamentos dos cinco primeiros pilotos classificados no Desafio 2016, com 6.500 euros para o ‘Campeão’, 5.000 para o 2º classificado e 3.000 para o 3º, 1.750 para o 4º e 1.250 euros para o 5º mais pontuado.

 Para além das taças entregues a todos os pilotos e navegadores classificados, por prova e no evento de consagração, destaca-se o conjunto de Prémios Prestígio que premeiam o “Melhor Concessionário Mazda” e o “Melhor Preparador”, ambos inerentes à equipa que vier a sagrar-se vencedora. 

Classificações do Desafio Total/Mazda 2015

 Pilotos: 1º João Rato, 143 pontos (Campeão); 2º Etelvino Carvalho, 80,5 pontos; 3º Bruno Oliveira, 40,5 pontos; 4º Rui Lopes, 36.

Navegadores: 1º João Ratinho (Campeão), 93 pontos; 2º Pedro Marcão, 52 pontos; 3º Paulo Marques, 33 pontos.

 Palmarés do Desafio Total/Mazda
 Ano Piloto Navegador
 2015 João Rato João Ratinho
2014 Carlos Pinto Miguel Sanchez
2013 Etelvino Carvalho Nuno Gonçalves
2012 João Rato José Motaco
2011 João Rato José Motaco
2010 João Pais João Rato
2009 João Pais
 2008 Bruno Oliveira